PROTESTIZANDO - BIÊNIO POÉTICO

Page 1




2


2ª Edição 2015

3


Daniel Brito, 2015.

Projeto gráfico de capa, diagramação, ilustração e revisão por Daniel Brito

Esta obra pode e deve ser reproduzida no todo ou em parte, além de ser liberada sua distribuição gratuita em qualquer meio ou forma, nos termos desta licença, preservando referência ao autor original.

4


SUMÁRIO I - NTRODUÇÃO

007

II - VERSOS SUBVERSIVOS

009

III - POETIZANDO

047

IV - CONCRETAGEM

081

V

- AMOR E DESPUDOR

119

VI - À SOPHIA

157

VII - REFLEXÕES EM PROSA

183

5


6


I - NTRODUÇÃO VINTE E DOIS ANOS DE IDADE E AINDA DANDO MEUS PRIMEIROS PASSOS NO MUNDO DA POESIA. ESTA QUE TEM CADA VEZ MAIS ME GUIADO PELOS CAMINHOS DA CRIATIVIDADE, DA EXPRESSÃO, DO CONHECIMENTO, INFLUENCIADO MEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ME MOTIVADO NO ENGAJAMENTO PARA COM O DESENVOLVIMENTO DO COLETIVO. COMO UM APRECIADOR DA ATITUDE FAÇA-VOCÊ-MESMO, DA LITERATURA/POESIA MARGINAL, DA FILOSOFIA DO COPYLEFT E DA LICENÇA POÉTICA, LANÇO MEU PRIMEIRO LIVRO DE FORMA INDEPENDENTE, FUGINDO DE QUALQUER FORMA DE CENSURA QUE ELE PUDESSE VIR A SOFRER SE FOSSE PUBLICADO POR MEIOS BUROCRÁTICOS, OS QUAIS PRIVAM AS PESSOAS DE PROPAGAR E ABSORVER CONHECIMENTO DE FORMA LIVRE. ''PROTESTIZANDO - BIÊNIO POÉTICO'' É UMA COMPILAÇÃO DE DOIS ANOS DE POESIA, QUE REÚNE DESDE ALGUNS DOS VERSOS ONDE EXPRESSO A MINHA SUBJETIVIDADE - QUE ESTÁ EM CONSTANTE DESENVOLVIMENTO - ATÉ ALGUNS DOS POEMAS QUE ESCREVI DESDE O INÍCIO DE TUDO, NO FINAL DE 2012. ESTES QUE FORAM FRUTOS DA MINHA CRIATIVIDADE, REFLEXÕES EXISTENCIAIS, RELAÇÕES AMOROSAS, INDIGNAÇÕES, DEVANEIOS E DE MUITAS OUTRAS COISAS QUE TODOS NÓS SENTIMOS E VIVENCIAMOS EM NOSSA BREVE EXISTÊNCIA, E QUE EU NÃO CONSEGUI SOMENTE GUARDÁ-LAS DENTRO DO PEITO. POR ISSO, POR MEIO DESTE LIVRO, LIBERTO TODOS ESTES PENSAMENTOS PARA INVADIREM AS RUAS, OS SARAUS, AS MENTES E OS CORAÇÕES DAS PESSOAS PELOS QUATRO CANTOS DO MUNDO. 7


8


II - VERSOS SUBVERSIVOS: “NÃO VIM AO MUNDO PARA ACUMULAR CAPITAL E ME CONSOLO EM TE DEIXAR ESTA HERANÇA CULTURAL.” - O LEVANTE

99


10


SONETO ACRÓSTICO

RECORRENDO AO ESTUDO E À REFLEXÃO ELE MUDA A SI E O QUE ESTÁ AO SEU REDOR. VERSANDO SOBRE FORMAS DE REVOLUÇÃO, O POETA ESTÁ SEMPRE LUTANDO POR ALGO MELHOR. LAVRANDO DIVERSOS IDEAIS EM SUA MENTE, UTOPIAS FLORESCEM EM SEU CORAÇÃO. CARREGA CONSIGO UMA PRIMAVERA INSURGENTE, INCONFORMADO, ESCREVE ESPINHOS EM SUA COMPOSIÇÃO. ODIADO, AMADO OU IGNORADO, NA SOCIEDADE ONDE VIVE ATUA FAZENDO SUAS INTERVENÇÕES. REVOLUCIONÁRIO É UM SER ENGAJADO, INTERAGE E SOBREVIVE, OUSANDO TRANSFORMAÇÕES.

11


CONQUISTAR

NÃO, EU NÃO VIVO PARA CONQUISTAR CAPITAL, NEM MESMO PAÍSES. ISSO PARA MIM É PENSAR PEQUENO... ESTOU DE OLHO MESMO É NO MUNDO. QUERO CONQUISTÁ-LO COM MINHA ARTE. MAS, PENSANDO BEM, O MUNDO É PEQUENO TAMBÉM. QUER SABER? VOU CONQUISTAR TODO O UNIVERSO! USAREI AS CORDAS DA TEORIA PARA UNIR VERSOS NOS COMETAS NÔMADES. E VOU ALÉM, COM ÁCIDAS CRÍTICAS SOBRE A EXPLORAÇÃO DA TERRA E DA VIDA IREI AZEDAR A VIA LÁCTEA. NÃO, EU NÃO VIVO PARA CONQUISTAR CAPITAL. ESTOU MESMO INTERESSADO É NO ESPAÇO SIDERAL. 12


DESIGUALDADE

NOS DEGRAUS DA DESIGUALDADE EDIFICA-SE A SOCIEDADE. FOMENTAM A NOSSA GANÂNCIA PARA NÃO PENSARMOS EM IGUALDADE. ONDE ALGUNS POUCOS QUE TÊM MUITO DISCURSAM COM VEEMÊNCIA: NÃO SAEM DAS VALAS DA POBREZA DEVIDO À PRÓPRIA INCOMPETÊNCIA. MAS ELES NÃO MAIS ME ENGANAM COM TAIS DISCURSOS INCOERENTES, POIS SEI QUE TODA SUA RIQUEZA É ORIUNDA DA EXPLORAÇÃO DA GENTE. SUPEREMOS NOSSA IGNORÂNCIA E TAMBÉM A ALIENAÇÃO, USANDO COMO BASE O CONHECIMENTO PARA ALCANÇARMOS A LIBERTAÇÃO.

13


CLOUD PALAVRAS SOBEM PARA A NUVEM PERMEADAS DE MENTIRAS E RANCORES, CAUSANDO TEMPESTADES TERRÍVEIS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES.

VENENO LENTO O DINHEIRO É VENENOSO, SUA PEÇONHA É A AVAREZA. SE VOCÊ NÃO FOR CUIDADOSO, PODERÁ SER MAIS UMA PRESA.

FUTEBOL COPA NA FAVELA BOLA MURCHA VAI NO GOL PEDRAS PARALELAS

MILITÂNCIA A LUTA SOCIAL CALA, AOS POUCOS, A DESIGUALDADE GRITANTE.

CIDADE GRANDE ASFALTO FERVENTE SOB O SOL DA MEGALÓPOLE A CHAPA É QUENTE 14


DESCENDENTS I'M THE ONE TALKING ONE MORE DAY: EVERYTHING SUX IN THIS PLACE.

HAICAPITALISTA DINHEIRO NO BOLSO COMPRAM FORÇA DE TRABALHO QUERENDO DESCONTO

FUTURO COM A TERRA DOENTE CAIREMOS DE JOELHOS, FITADOS PELO POENTE DE UM SOL VERMELHO

ORIENTE MÉDIO FOGO NO PAVIO EXPLOSIVOS PELAS RUAS VIDAS POR UM FIO

15


ATUALIDADE MODERNIDADE LÍQUIDA A CONTA É CORRENTE E A ÁGUA SE DISSIPA

BIQUEIRA TROCA DE TIRO: DESCARTOU OS PINOS PARA LER E CHEIRAR LIVROS ANTIGOS.

CRER DEMASIADAS DIVINDADES E VÁRIOS PRINCÍPIOS, MAS SE IMPERA A CRUELDADE, O DESFECHO É PRECIPÍCIO.

E$CURO NÃO ME VENDO, POIS CONTEMPLAR A NATUREZA NÃO TEM PREÇO.

16


AÇÃO DIRETA

OS PEÕES SE UNIRAM E SE REBELARAM. AS TORRES ONDE OS REIS VIVIAM ELES ABALARAM. OS MILITARES SOBRE CAVALOS ELES ENFRENTARAM. ATÉ A PODEROSA RAINHA ELES DERRURAM. OS BISPOS FUGIRAM NO INÍCIO DO COMBATE: XEQUE-MATE! BALA PERDIDA VAGAVA LONGE DE SUA MORADA, UMA PISTOLA CALIBRE 7.65 MM. SEM GPS, SEM BÚSSOLA E SEM DESTINO, FOI PEDIR INFORMAÇÕES A UM MENINO.

FLUXO LENTO DIARIAMENTE ABEL MIRA MARIN: TRÂNSITO À PRIMEIRA VISTA.

AMBULÂNCIA ACIDENTE TRÁGICO A SIRENE AFIADA TRASPASSA O TRÁFEGO 17


BIOTERRORISMO

UMA AMEAÇA INVISÍVEL É PROPAGADA PELOS ARES. DE CARACTERÍSTICA INDIVÍSIVEL E QUE MATA AOS MILHARES. EXPLORAM A MÃE NATUREZA E DESENVOLVEM NOVAS ARMAS PARA AUMENTAREM SUAS RIQUEZAS NA VENDA DA CURA ALMEJADA. DIZIMANDO SEM FAZER DISTINÇÃO ENTRE COR DE PELE, CREDO OU CLASSE. ELIMINANDO SEM HESITAÇÃO E RESOLVENDO ALGUNS IMPASSES. UM TERRORISMO MICROSCÓPICO QUE VISA UMA PANDEMIA, VITIMANDO TODOS OS TRÓPICOS E FAVORECENDO HEGEMONIAS.

18


HABITAT SOBRENATURAL OLHOS QUE VEEM O FUTURO NAS PALMAS DE NOSSAS MÃOS. OUVIDOS QUE ESCUTAM DOS ASTROS O QUE FAZER PARA ALCANÇAR SATISFAÇÃO. PASTORES QUE PROVEEM A CURA ATRAVÉS DA ORAÇÃO, MAS ESTA SÓ É ADQUIRIDA SE NO PROCESSO HOUVER O CIFRÃO. NÚMEROS, OBJETOS E NEGÓCIOS, A SORTE E O AZAR; A BASE DOS SUPERSTICIOSOS PARA A RIQUEZA ALCANÇAR. ESPÍRITOS QUE, INVISIVELMENTE, VAGAM AO NOSSO REDOR CAUSANDO VÁRIOS INFORTÚNIOS OU ENTÃO ALGO DE MELHOR. DIVERSOS DEUSES E DEMÔNIOS REPRESENTAM O BEM E O MAL. ONISCIÊNCIA E ONIPOTÊNCIA NO HABITAT SOBRENATURAL.

19


PROPAGANDO IDEIAS COMPOR NÃO É ORDEM. POETIZAR, PROTESTAR, TODOS PODEM. OS VERSOS DÃO OUTRA VISÃO DE COMO AS COISAS SÃO, UMA OUTRA OPINIÃO. AS PESSOAS SE IDENTIFICAM, TAIS IDEIAS AS EDIFICAM, ATÉ MUITOS COMPARTILHAM. UM PENSAMENTO COERENTE INFILTRA-SE NA NOSSA MENTE E NOS TORNA MAIS CONSCIENTES DO MUNDO QUE CERCA A GENTE.

BOCA TRÁFICO NO MORRO CRIANÇAS SÃO AVIÕES DE CARNE E OSSO

CALÇADA RESISTÊNCIA VERDE VIDA IRROMPE NAS PEDRAS PLANTAS INSURGENTES 20


SURFAR

NÃO ME VENHAM COM SEUS PRECONCEITOS QUERENDO ME CRIMINALIZAR. ANDAR DE SKATE É UM ESPORTE, UMA FORMA DE ME LIBERTAR. NA SELVA DE PEDRA O ASFALTO É O MEU MAR. PRA VOCÊ É UMA PRISÃO QUANDO O TRÂNSITO IMPERAR. VOCÊ RESPIRA O CO2 QUE PROPAGA EM DEMASIA. EU ASPIRO INSPIRAÇÃO E EXPIRO POESIA.

21


AMIZADE DO CÃO VOU DE BUSÃO DA PERIFERIA ATÉ O CENTRO. DURANTE O TRAJETO VEJO MUITA GENTE VIVENDO, VEJO MUITA GENTE SOFRENDO. VEJO GENTE REVIRANDO OS LIXOS À PROCURA DE ALIMENTO, E ENCONTRANDO APENAS RESQUÍCIOS, RESTOS QUE OS MANTÊM VIVENDO. HÁ NA COLA DO INDIVÍDUO SOFREDOR, OUTRO SER, QUE SENTE A MESMA DOR. É O SEU FIEL AMIGO QUE NESTA TRISTE REALIDADE TAMBÉM ESTÁ INSERIDO, O SEU COMPANHEIRO CANINO. AMIZADE DO CÃO, PREENCHEM MUTUAMENTE O VAZIO DA SOLIDÃO.

22


AGREGAÇÃO DE VALORES NÃO VIVO PARA AGREGAR À CONTA BANCÁRIA VALORES MONETÁRIOS. VIVO PARA AGREGAR A NÓS, SERES PENSANTES, VALORES AOS IDEÁRIOS.

CORRENTE DA IGNORÂNCIA

RÉDEA MENTAL DO DESENVOLVIMENTO RACIONAL: A LIMITAÇÃO INTELECTUAL. PARA UMA EVOLUÇÃO REAL E REVOLUÇÃO SOCIAL, ROMPÊ-LA É ESSENCIAL.

SAPATO POBRES CRIANÇAS QUE BRINCAM NA CALÇADA. SEUS SAPATOS SÃO PÉS PRETOS DE MARCAS CICATRIZADAS. CENTRO FLORESTA DE PEDRA AS SEQUOIAS DE CONCRETO ARRANHAM O CÉU 23


A(R)TEANDO FOGO

MUROS COLORIDOS, PREENCHIDOS COM ARTE; REFLEXIVAS, DE COMBATE, ILUSTRANDO A CIDADE. GRAFITAR, SE ESGUEIRAR, A(R)TEAR FOGO COM TINTA NA POLUIÇÃO VISUAL DA PAISAGEM PROPAGANDISTA.

24


FAVELA ONE DAY IN RIO: A.M. SUN BURNS. P.M. KILL.

DISPARO COGNITIVO IDEIAS ENGATILHADAS. O DISPARO! ALVO ALVEJADO, DIRETO NA MENTE. ENQUANTO RECOBRA OS SENTIDOS, A IGNORÂNCIA ESCORRE, LENTAMENTE, E O SENSO CRÍTICO É INSURGENTE.

VITAMINA DO CAPITALISTA SUOR COM SUMO.

INVASÃO ÁGUA MOLE EM TERRA IMUNDA TANTO CAI ATÉ QUE INUNDA. 25


PROCESSO RIMÁVEL

SUBVERSÃO INCONTESTÁVEL NO MEU PROCESSO RIMÁVEL. CRITICO ESTE SISTEMA DEPLORÁVEL, SÓ ÀS VEZES SOU AMÁVEL. SOU AMIGÁVEL COM QUEM É AGRADÁVEL, E QUE TORNA UM SIMPLES MINUTO EM UM MOMENTO MEMORÁVEL.

A SUA VERDADE DITA COMO INVIOLÁVEL, PARA MIM NÃO É INCONTESTÁVEL, É TOTALMENTE REFUTÁVEL.

É DETESTÁVEL O SER AUTORITÁRIO, CONSIDERO ESTE INDIVÍDUO COMO ALGUÉM ABOMINÁVEL.

A IGNORÂNCIA É CURÁVEL, COM ESTUDO É DECLINÁVEL. O CONHECIMENTO É ALCANÇÁVEL, DISSEMINÁ-LO É VIÁVEL, NAS MENTES É CULTIVÁVEL E NO TEMPO ELE É DURÁVEL.

26


INCÊNDIO ESPECULADORES IMOBILIÁRIOS BRINCAM COM FOGO NA FAVELA, MAS SEMPRE OS QUE SE QUEIMAM SÃO OS POBRES QUE MORAM NELA.

INDIVIDUAL WORLD WIDE WEB: IT'S JUST ME AND MY SELFIE.

KAMIKAZES PÁSSAROS SUICIDAS QUE CORTAM OS ARES. AGUERRIDOS EM VIDA, SUCUMBEM NOS MARES.

OUTONO ELEITORAL O VENTO SOPRA FRIO E AS FOLHAS CAEM NA RUA E NO MEIO-FIO, O CHÃO CINZA SE ESVAI.

27


AVENIDA GUARAPIRANGA ANDANDO PELA RUA, PENSANDO NO PRETÉRITO. COMPONDO E ASSASSINANDO A MÉTRICA SEM RESPONDER A INQUÉRITO. NO CÉU A COR CINZA ME ADVERTE: HAVERÁ CHUVA, HAVERÁ ENCHENTE. NÃO É PIOR DO QUE CHUVA DE CANIVETE, MAS VAI DESOLAR MUITA GENTE. OBSERVO MUITOS INDIVÍDUOS, PRESOS E ESTRESSADOS EM SEUS CARROS, CAUSANDO UM TRÂNSITO MALDITO E VIVENDO RESIGNADOS. CAMINHANDO E REFLETINDO SOBRE MEUS IDEAIS, A CADA DIA QUE PASSA ME EDIFICO MAIS E MAIS. SEMPRE MELHORANDO MINHAS RELAÇÕES SOCIAIS E DESENVOLVENDO MEUS VALORES MORAIS. SOB A PONTE, A ÁGUA DO CÓRREGO CORRE, POLUÍDA. É COM ESTE TIPO DE IMAGEM QUE A REALIDADE DA PERIFERIA É CONSTITUÍDA. SÃO MUITAS AS FAMÍLIAS QUE TÊM SUAS CASAS DESCONSTRUÍDAS, MAS MESMO ASSIM VÃO À LUTA PARA CONSEGUIR MUDAR DE VIDA. REFLITO SOBRE AS JORNADAS DE JUNHO E O POVO NAS RUAS; SOBRE A LUTA DO MOVIMENTO MÃES DE MAIO CONTRA A JUSTIÇA NULA. ESTOU INSERIDO NUMA SOCIEDADE INJUSTA, MAS NÃO ME ABATO: PERIFERIA NÃO SE CALA, PERIFERIA LUTA! 28


MAIS-VALIA DROGA DE TRABALHEIRA QUE ME FATIGA SEM DÓ, NO FINAL DA CARREIRA ESTAREI SÓ O PÓ.

CIRQUE DU CONGRÈS SUAS MÁSCARAS CAÍRAM ENQUANTO ELES TENTAVAM FAZER TODOS DE BOBO. TOMATES EXPLODIRAM, AS MENTIRAS SURGIRAM E O CIRCO PEGOU FOGO.

ILHAS DE CALOR ALASTRAM-SE PELO GLOBO AS ILHAS DE CALOR. TEMPERATURAS ALARMANTES, O CINZA PREDOMINA COMO COR. NA SEGUNDA NATUREZA IMPERA A PAVIMENTAÇÃO. O QUE EXISTE DA PRIMEIRA É UM RESQUÍCIO DE VEGETAÇÃO. ARQUITETURAS DISTINTAS EXPÕEM AS DESIGUALDADES SOCIAIS, ENQUANTO AS ILHAS DE CALOR RUMAM À PROPORÇÕES CONTINENTAIS. 29


INSTITUCIONALIZAÇÃO RELIGIÃO INSTITUCIONALIZADA, EXPLORA A MASSA ALIENADA. FALSOS DISCURSOS QUE MOLDAM MENTES. INTOLERÂNCIA, DISCRIMINAÇÃO, GANÂNCIA, CORRUPÇÃO.

HUMAN i21 INTEL INSIDE ME. I ACT LIKE A MACHINE. WORKING MORE AND MORE, DAY BY DAY, AND ALWAYS EARNING THE SAME. AND I KNOW... IN THE FUTURE I’LL BECOME OBSOLETE. I’LL THINK ABOUT EVERYTHING I DID: “HOLY SHIT! I JUST LIVED LIKE A MACHINE!”

30


CPTM SOBRE OS TRILHOS, TREM-NAMENTO DE CHOQUE. PESSOAS AMONTOADAS, RESISTINDO, DESACOMODADAS.

"SEGURE SUA CARGA. NA SAÍDA, CUIDADO, SENÃO VAI PRA VALA!"

LITE(R)AT(U)R(A) MARGINAL QUE AS PALAVRAS TRANSCENDAM A LINHA DO TEMPO. QUE OS VERSOS SAIAM DO CADERNO NO FUNDO DA GAVETA. QUE A POESIA SEJA LEVADA PARA A RUA OU ATÉ OUTRO PLANETA.

MULTIDÃO MARÉ DE HUMANOS FINDA O EXPEDIENTE TSUNAMI URBANO

31


POSSESSED TO SKATE NOS CORRIMÃOS CORREM PÉS. ANTES DO CHÃO, O REVÉS. VIAS SANGUÍNEAS, ADRENALINA. CORRE NA FACE ÁGUA SALINA. ANDAM PESSOAS, PASSAM IMAGENS. CORTO O VENTO, CORRO A PAISAGEM. PEGANDO ONDA, MARÉ ASFALTADA. TOCO O MAR, CURVA FECHADA. SURFO O SOLO NO MEU TUBARÃO. NUNCA ME AFOGO, CAIO NO CHÃO.

32


SOFTWARE SOCIAL NASCEU. SISTEMA OPERACIONAL VERSÃO BETA, EM APERFEIÇOAMENTO. CONECTOU-SE À REDE E CONTRAIU UM VÍRUS, O TERRÍVEL PRECONCEITO. INSTALANDO-SE DE CONHECIMENTO MOVEU ELE PARA A QUARENTENA E OTIMIZOU TODO O SISTEMA.

TEMPO PERDIDO POR MUITO TEMPO ENQUANTO JOVEM, ILUDIDO E DESATENTO, PASSOU BATIDO O DESEJO PELA VERDADE, O SABER, O APRENDER, O CONHECIMENTO. MAS AGORA, NO MOMENTO, COM ALENTO, ME MANTENHO ATENTO. QUESTIONO, ME POLITIZO, APRENDO. RECUPERO UM TEMPO PERDIDO QUE FOI DESPENDIDO COM LIXO TELEVISIVO.

33


RESISTÊNCIA E EXISTÊNCIA SE VOCÊ NÃO RESISTE, LOGO, SUCUMBE. A TERRA TE ENGOLE E VOCÊ VIRA ESTRUME.

SUBMERSÃO O CONFORMISMO SUBMERGE G R A D A T I V A M E N T E NUM ABISMO CRIADO PELO SENSO CRÍTICO. TORRENCIAL ÔNIBUS ILHADOS ARQUIPÉLAGO DE CARROS SOBRE O ASFALTO 34


REPRESENTAÇÃO OS ELEITORES VÃO ÀS URNAS ESCOLHER QUEM IRÁ LHES REPRESENTAR, ACREDITANDO PIAMENTE NOS DISCURSOS DOS QUE QUANDO ELEITOS VÃO LHE IGNORAR. NÃO SE ENGAJAM EM CAUSAS POLÍTICAS PARA A SOCIEDADE MELHORAR. VIVEM NUMA REALIDADE FATÍDICA E NÃO FAZEM NADA PARA TENTAR MUDAR. CRIMINALIZAM OS QUE TENTAM ALGO DE BOM POR TODOS FAZER. TÊM SUAS OPINIÕES SEMPRE FORJADAS PELO QUE VEICULA EM SUAS TV’S. DEMOCRACIA REPRESENTATIVA VIGORA NO CONGRESSO, MAS NÃO NOS PERMITE TER VOZ ATIVA E NÃO HÁ ORDEM E NEM PROGRESSO. VÁRIAS COLIGAÇÕES PARTIDÁRIAS ONDE CORROMPEM-SE VALORES. APRENDEMOS SÓ NA PRÁTICA A NÃO CONFIARMOS NESTES ATORES.

35


SUFIX-

DETON-AÇÃO! DA ESCRAVIZ-AÇÃO, DA EXPLOR-AÇÃO, DA DESUMANIZ-AÇÃO DA POPUL-AÇÃO. INDAG-AÇÃO! A SUPER-AÇÃO DA ALIEN-AÇÃO, A APLIC-AÇÃO DA ARGUMENT-AÇÃO. POETIZ-AÇÃO! CONOT-AÇÃO E DENOT-AÇÃO, A ATIV-AÇÃO DA IMAGIN-AÇÃO. DEMOCRATIZ-AÇÃO! A TRANSFORM-AÇÃO DA ORGANIZ-AÇÃO, A INDIGN-AÇÃO PERANTE A REPRESENT-AÇÃO.

36


-AÇÃO

COMUNIC-AÇÃO! A PROPAG-AÇÃO DE INFORM-AÇÃO, CONTRA A MANIPUL-AÇÃO E MONOPOLIZ-AÇÃO. OCUP-AÇÃO! DOS EDIFÍCIOS SEM UTILIZ-AÇÃO, TRANSFORMÁ-LOS EM HABIT-AÇÃO E LUTAR CONTRA A ESPECUL-AÇÃO. POLITIZ-AÇÃO! INTER-AÇÃO E ORGANIZ-AÇÃO, A VALORIZ-AÇÃO DA SOCIALIZ-AÇÃO. INSUBORDIN-AÇÃO! NA APLIC-AÇÃO DA SUFIX-AÇÃO. A MINHA GER-AÇÃO GERA A AÇÃO.

37


PERCEBER NÃO CONSIGO FINGIR QUE NÃO ESTOU VENDO. O MUNDO ESTÁ A RUIR, É O QUE ESTÁ ACONTECENDO. NÃO CONSIGO VIVER NA TERRÍVEL ACOMODAÇÃO, HÁ ALGO EM MIM QUE ME FAZ QUERER REALIZAR UMA TRANSFORMAÇÃO. NÃO CONSIGO FINGIR QUE NÃO EXISTE O PRECONCEITO. PARA VIVER EM HARMONIA É PRECISO TER RESPEITO. NÃO CONSIGO FINGIR QUE NÃO EXISTE POBREZA. É NECESSÁRIO AGIR PARA SUPRIMIR SUA GRANDEZA. NÃO CONSIGO FINGIR QUE NÃO SOU IGNORANTE, MAS PREZO O ATO DE ME INSTRUIR E PESQUISAR EM VÁRIAS FONTES. NÃO CONSIGO FINGIR QUE NÃO ME INTERESSO POR POLÍTICA, POIS É UMA CIÊNCIA NECESSÁRIA PARA MUDARMOS ESTA REALIDADE FATÍDICA. NÃO CONSIGO FINGIR QUE NÃO HÁ O AQUECIMENTO GLOBAL, A POLUIÇÃO DO AR E DAS ÁGUAS, UM PROBLEMA MUNDIAL. É DIFÍCIL SOBREVIVER NESTA REALIDADE DA QUAL SOMOS ORIUNDOS, MAS IDEALIZO FORMAS DE MELHORIA E FAÇO O QUE POSSO:

"SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO." 38


FENÔMEMO

LEMBRO QUE SUA OCORRÊNCIA PRIMEIRA FOI NO MÊS DE NOVEMBRO, EM 2010. ERA UMA SEXTA-FEIRA CORRIQUEIRA QUE FOI MARCADA POR ESTE REVÉS. NA TELEVISÃO, NOS JORNAIS E NA INTERNET, NOTÍCIAS SOBRE BURACOS NEGROS QUE SE ABRIAM EM LOJAS PELO BRASIL; ATRAINDO E SUGANDO O DINHEIRO DAS PESSOAS CUJA EXISTÊNCIA ERA DOMINADA POR UM VAZIO. ESTUDIOSOS DIZIAM QUE ELAS ERAM LEVADAS PARA UM TIPO DE UNIVERSO PARALELO, ONDE A FELICIDADE SE ENCONTRAVA NO CONSUMO E COM OS OBJETOS ELAS MANTINHAM FORTES ELOS.

39


MATEMÁTICA SOCIAL SE FOR CHEGAR, CHEGA PRA SOMAR. TENTE DIVIDIR O QUE VOCÊ SABE PARA O CONHECIMENTO SE MULTIPLICAR. ENTÃO ASSIM A NOSSA IGNORÂNCIA IRÁ SE SUBTRAIR.

SER MARGINAL NA POETIZAÇÃO, A REALIDADE EM EBULIÇÃO. NO GRAFITE, UMA AQUARELA DE SUBVERSÃO. SER MARGINAL É GRITAR (COMO E) PELO OPRIMIDO E INCITÁ-LO À AÇÃO.

PULSAÇÃO O MEU CORAÇÃO É UMA BOMBA RELÓGIO. SE NÃO EXPLODE DE ALEGRIA, EXPLODE DE ÓDIO.

40


GLOBALIZADAMENTE

FIBRAS ÓTICAS. NOTÍCIAS CAÓTICAS. PESSOAS NEURÓTICAS.

41


O RAP É O HINO QUE NOS MANTÊM VIVOS ( I ) OUVI JÁ DE MANHÃ NA MINHA QUEBRADA O SOM DE UM TIRO NÃO MUITO DISTANTE. E SEM PARAR AS SIRENES TOCAVAM, ROMPENDO A CALMA D'UM SOL RADIANTE. UM SENHOR QUE CAMINHAVA FOI FERIDO E NÃO TEVE MUITA SORTE. NO SEU PEITO, BALA ALOJADA, QUE ACABOU LEVANDO ELE PARA A MORTE.

COVIL DE COBRAS NO LEGISLATIVO QUE NÃO AJUDA AQUELE QUE PADECE. PARA ELES FODA-SE O COLETIVO, ] MAIS UM SALÁRIO ACHAM QUE MERECEM.

ESCÓRIA ARMADA E CRIMINOSA: VAZE! VAZE!

DEMOCRACIA REPRESENTATIVA QUE NÃO OUVE A VOZ DO NOSSO POVO, NO TEU PRESENTE SÓ VEJO AVAREZA. QUE REFORMADA! OUÇA O ÍNDIO E A MULHER QUE AQUI BATALHA. FAVELAS, MORROS GRITAM NO BRASIL: VAZA! VAZA! SER VIL!

42


O RAP É O HINO QUE NOS MANTÊM VIVOS ( II ) O POBRE CIDADÃO NÃO TEM CONVÊNIO E TEM QUE RECORRER AO HOSPITAL PÚBLICO. PRECÁRIO, POIS FALTOU INVESTIMENTO, ] SUA QUALIDADE É DO TERCEIRO MUNDO. MAS IMPERA A CORRIDA POR STATUS, GRANA, JÓIAS COM FULGORES. ENQUANTO EM PRATOS FALTA COMIDA E O DESCASO AUMENTA JUNTO COM AS DORES.

HOMOFÓBICO, RACISTA E CRETINO, SENTADO NA CADEIRA DO SENADO, ] QUE QUANDO FALA PROFERE A FÓRMULA ] PARA QUEM QUISER SE TORNAR UM OTÁRIO.

ESCÓRIA ARMADA E CRIMINOSA: VAZE! VAZE!

QUE OS QUE LUTAM POR JUSTIÇA SEJAM FORTES, NÃO PERCAM SUAS VIDAS NA LABUTA, NÃO ENTREGUEM O DESTINO SÓ À SORTE. REVOLUCIONÁRIA! É A PERIFERIA QUE TODO DIA AQUI BATALHA. FAVELAS, MORROS GRITAM NO BRASIL: VAZA! VAZA! SER VIL!

43


GUERRA ACORDAR VIVO É UM DESEJO, A MORTE É COEXISTENTE, ELA ACONTECE NUM LAMPEJO, VIVER É SER SOBREVIVENTE. GOVERNOS DITATORIAIS NA IMPOSIÇÃO DE ORDENS, UTILIZANDO VÁRIOS MÉTODOS, SÃO MUITAS BOMBAS QUE EXPLODEM. CONFLITOS ENTRE MILÍCIAS CAUSAM A MORTE DE VÁRIOS CIVIS. EXPLODEM CARROS E HOMENS-BOMBA, DISSEMINAM O CAOS PELO PAÍS. CRIANÇAS COM ARMAS EM PUNHO, NÃO SABEM O QUE É A INFÂNCIA, ACATANDO AS ORDENS DOS ADULTOS DOS QUAIS ESTÃO SOB LIDERANÇA. SEI QUE DARWIN TEORIZOU SOBRE A SELEÇÃO NATURAL, MAS O QUE VÊ-SE NO CAMPO DE GUERRA É COMO UMA SELEÇÃO MARCIAL. INTERVENÇÕES DIPLOMÁTICAS TENTAM SUPRIMIR A ANIQUILAÇÃO, MAS HÁ MUITAS RELAÇÕES DE INTERESSE QUE IMPEDEM TAL AÇÃO.

44


MEDO PODEROSOS EXPLORAM A FORÇA DE TRABALHO DE ONDE SEU PODER É ORIUNDO. PODEROSOS EXPLORAM A FÉ DO RELIGIOSO PROMETENDO-LHE A SALVAÇÃO DO SUBMUNDO. PODEROSOS TÊM MEDO DO PENSAMENTO, POIS ELE PODE REVOLUCIONAR O MUNDO.

UNDERGROUND MESMO SENDO ALGO CLANDESTINO, HÁ QUEM SE FASCINE. AQUI NÃO SE ESCREVE BEST-SELLER, AQUI SE FAZ ZINE.

QWERTY ENCONTRAVAM-SE, MAS NÃO SOCIALIZAVAM. FALAVAM, MAS NÃO CONVERSAVAM. OLHAVAM, MAS NÃO OBSERVAVAM. TOCAVAM, MAS NÃO ACARICIAVAM: D I G I T A V A M . 45


VERSANTE AGE COM DESENVOLTURA, DE PREFERÊNCIA EM LUGARES LOTADOS. COM CANETA E PAPEL SEMPRE À MÃO, NÃO SAI DE CASA DESARMADO. NO MICROFONE COM PEITO ABERTO, UMA VOZ QUE NÃO QUER CALAR. MENTE CARREGADA DE IDEIAS E PREPARADA PARA ATIRAR. EXPERIÊNCIAS, DEVANEIOS E FATOS DESFERIDOS NO OUVIDO POR MEIO DE ONDAS SONORAS, TORNANDO OS OUVINTES MAIS SENSATOS SOBRE O QUE ACONTECE MUNDO AFORA. UMA MENTE ALVEJADA PELAS PALAVRAS DO POETA, ESCRITOR VERSANTE, NÃO SERÁ PREJUDICIALMENTE MODIFICADA, MAS NADA SERÁ COMO ANTES.

46


III - POETIZANDO: “LA POESIA NON È DI CHI LA SCRIVE, È DI CHI... GLI SERVE!” - IL POSTINO

47 47


48


100 LICENÇA A POÉTICA NÃO PEDIU LICENÇA, JÁ CHEGOU CHUTANDO A TAMPA DA CANETA E ORDENANDO: - AGORA, ESCREVA!

49


ACROMANIA - VOCÊS POETAS SÃO LOUCOS! FALAM COISAS QUE NINGUÉM ENTENDE, QUE NÃO EXISTEM E FICAM MUDANDO OS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS. - SOFREMOS DE UM NEOLOGISMO CRÔNICO. - PARECE SER ALGO GRAVE. POR ACASO É CONTAGIOSO? - SIM. - AFASTA-TE PARA A LONGITUDE DO HORIZONTE, NÃO QUERO PROVER TAL LOUCURA! FIQUE PARA ALÉM DO POENTE ALARANJADO... - NÃO TEM MAIS CURA.

CAÓTICO ROMPI COM A CALMARIA, DECIDI CORRER RISCOS NUMA FOLHA VAZIA.

CRIATIVO LINHAS À DERIVA A MINHA MENTE TRANSBORDA ALGUMAS PALAVRAS

50


D.P.S. (DEAD POETS SOCIETY) BREATHE POETRY. CARPE DIEM WAS THE NEW MEANING OF THEIR LIVES. NOT MEDICINE, LAW OR ECONOMY, BUT STUDYING AND DOING WHAT THEY REALLY LIKED. IN THEIR MINDS DREAMS, IN THEIR HEARTS LOVE. AGAINST SOME RULES AND BELIEFS, AND ALWAYS LEARNING MORE. BUT THERE WAS AN OBSTACLE - TOO STRONG THAT NEIL COULD NOT FIGHT. HE SEPARATED HIS PAST OF AN UNPLEASANT FUTURE PUTTING AN END IN HIS OWN LIFE.

51


EPOPÉIA DA QUEBRADA ÀS MARGENS DO CÉU HÁ UM CANTINHO, NA REGIÃO SUL. NA LARGA PAISAGEM AS ÁGUAS NÃO SE MESCLAM AO HORIZONTE AZUL. SÃO PAULO. SÃO MARIAS. SÃO JOSÉS. SÃO FRANCISCAS, GUERREIRAS DO GRAJAÚ. QUE ALI JÁ VIVENCIARAM HISTÓRIAS DE MEL E FEL, AS QUAIS NÃO CONSIGO DISCORRER NAS POUCAS LINHAS DESTE PAPEL. MAS QUANDO, UM DIA, EU ME TORNAR UM POETA DE MUITAS PALAVRAS, ESCREVEREI UMA EPOPÉIA SOBRE TAIS LUTAS TRAVADAS.

52


CONVERSA DE ELEVADOR - FINALMENTE O TEMPO TEM MELHORADO. - UMA PENA QUE TEM PASSADO TÃO RÁPIDO.

DES APP EGO NÃO ME FAÇA SENTIR SUA AUSÊNCIA MESMO DIANTE DA SUA PRESENÇA.

HAICACÓFATO COM SANGUE NO ÁLCOOL PARTO DA MESA DO BAR: - GARÇOM, VOU-ME JÁ.

MOVIMENTO VOU OUTROS TROCAR DE RESPIRAR NOVOS

ARS NATURA ARTE NATURAL HORIZONTE DEGRADÊ EM EXPOSIÇÃO

53

ALUGAR....... LUGARES, LUGAR,..... ARES.


LUNÁTICA NOVA ALVORADA A LUA AINDA BRILHA PARA CONTEMPLÁ-LA

LUX A TARDE RELUZ PERSIANAS DESCERRADAS FATIAM A LUZ

RECLUSÃO VIDRAÇA NO PRÉDIO A PLANTA DENTRO DA SALA FALECE DE TÉDIO

REVER ÁGUA ESPELHADA TODAS AS ÁRVORES DA MARGEM ENTRARAM NO RIO

54


GÍRIA NÃO, DIALETO SAPO: - SAI, É PÓ! PAES: - EI, SAPO! É O PISA! É O PISA! SAPO: - AÍ, POSE! PISA: - OI, PAES! POESIA? PAES: - OI, SE PÁ! PISA: - SE AIPO. SAPO: - EI, SOPA? PISA: - É SÓ PIA. SAPO: - OPA, SEI... PAES: - AÍ, PESO! SAPO: - PÔ, AI SE SOA: PEI!

55


SOBRENOME POESIA NO SEU SEMBLANTE UMA BELEZA QUE ME FAZ QUERER SER SEU AMANTE. NO SEU MODO DE ANDAR UM BELO GINGADO, QUE A CADA LINHA INSPIRA AS RIMAS, OS SONOROS VOCÁBULOS. SUA VOZ É MACIA COMO O LÁPIS DESLIZANDO SOBRE O PAPEL. É HARMONIOSA E AGRADÁVEL COMO O CANTO DO PÁSSARO QUE VOA NO CÉU. SEU OLHAR PENETRANTE É COMO AS PALAVRAS QUE ADENTRAM NA MENTE. SÃO BELOS E CHEIOS DE ATITUDE, NÃO IMPORTA SE SÃO CASTANHOS, AZUIS OU VERDES. SEUS CABELOS SÃO LISOS COMO AS LINHAS DO CADERNO, OU PODEM SER ENCARACOLADOS COMO NA CALIGRAFIA QUE ESCREVO. SUA MÉTRICA É LIVRE, NÃO SEGUE PADRÕES DE BELEZA. É COMO UMA POESIA SUBVERSIVA E AINDA ESBANJA ESBELTEZA. POSSUI O SENTIMENTO NECESSÁRIO PARA SE EXPRESSAR E COMPREENDER, TAMBÉM O INTELECTO E CONHECIMENTO CAPAZ DE NOS SURPREENDER. 56


QUERER É PODER

QUERO PARTICIPAR, QUERO ME ENVOLVER. QUERO CRIAR, QUERO DESENVOLVER. QUERO POETIZAR, QUERO ESCREVER. QUERO QUESTIONAR, QUERO ENTENDER. QUERO ESTUDAR, QUERO CONHECER. QUERO ME EXPRESSAR, QUERO DIZER. QUERO ERRAR, QUERO APRENDER. ,RANOICULOVER OREUQ .RETREVBUS OREUQ QUERO CONVERSAR, QUERO DEBATER. QUERO IMAGINAR, QUERO FAZER. QUERO AMAR! QUERO VIVER!

57


MUNDOS DOS LIVROS ALGUNS TANTOS LIVROS NOS LEVAM A OUTROS MUNDOS; A MUNDOS ALEGRES, A MUNDOS TACITURNOS. OS OLHOS PERCORREM AS PÁGINAS, AS PALAVRAS PENETRAM NA MENTE, ENTRAMOS NUM MUNDO IMAGINÁRIO, EM UM MUNDO CRIADO POR GENTE. A CADA PÁGINA VIRADA UMA JORNADA A SER PERCORRIDA. O HERÓI DESVENDA MISTÉRIOS ENQUANTO LUTA PELA VIDA. MUNDOS DE AMORES PLATÔNICOS, MUNDOS DE AMORES VIVIDOS, MUNDOS DE AMORES INSANOS, DE AMORES NÃO CORRESPONDIDOS. A LEITURA É COMO UMA VIAGEM, A IMAGINAÇÃO É SUA AMIGA, EM QUALQUER MOMENTO E IDADE, TORNANDO MAIS INTERESSANTE A VIDA.

58


59


GUERREIRO SER FORTE DE FATO É ABRAÇAR A VIDA MESMO SEM TER OS BRAÇOS.

( INSPIRADO EM NICHOLAS JAMES VUJICIC ) TESTAMENTO CARO ANO NOVO, DEIXO PARA VOCÊ O MEU LEGADO. NÃO DESPERDICE O SEU TEMPO, POIS SEUS DIAS ESTÃO CONTADOS.

DANÇA A CANETA DANÇA SOBRE O PAPEL NUM RITMO REGIDO PELA INSPIRAÇÃO DE MOMENTOS DOCES, ASSIM COMO O MEL, PROPORCIONADOS AO CORAÇÃO.

POÉTICA NOITE DE SARAU LUA CHEIA COMPARECE COM SUA POESIA 60


TEMPUS AMPULHETA, A HISTÓRIA ESCRITA EM GRÃOS DE AREIA.

DIÁLOGO GOSTAVA MUITO DE CONVERSAR COM TUDO: PESSOAS, ANIMAIS, PLANTAS. SÓ NÃO SE DAVA BEM COM A CALADA DA NOITE.

FELICITAD NÃO BUSCO O SENTIDO DA FELICIDADE LENDO AS METÁFORAS DOS LIVROS DE AUTO-AJUDA. RECORRO À REFLEXÃO, POIS SEI QUE CARREGO CONSIGO O SENTIDO DA ALEG(O)RIA.

AVOAR PÁSSARO À TOA NO GALHO A OBSERVAR O TEMPO QUE VOA

61


FRANCISCA

A PESSOA MAIS IMPORTANTE QUE EXISTE NO MUNDO. UMA MULHER QUE EU AMO E DE SER FILHO TENHO ORGULHO. TEM POR MIM UM AMOR INCONDICIONAL, MESMO QUANDO, ÀS VEZES, AJO DE FORMA IRRACIONAL. O SEU PERDÃO É UMA CHANCE PARA MUDAR CERTAS ATITUDES, PARA AGIR COM RESPONSABILIDADE E ADQUIRIR NOVAS VIRTUDES. O QUE TENHO E SOU DEVO TUDO A ELA. A AMAREI PARA SEMPRE MINHA DOCE VELHA.

62


LUVA QUANDO EPOPÉIAS NÃO ME CAEM MUITO BEM SEMPRE O HAICAI

HAICAI DE REVOLUÇÃO SAIU DE UM PONTO CIRCULOU SEU PRÓPRIO EIXO DEPOIS CAIU TONTO

HAICAI MATEMÁTICO MUNDO PARALELO UM VERDE MENOS AZUL IGUAL AMARELO

HAICAI À ISAAC NEWTON BOM FRUTO MADURO CAI NA CABEÇA DO GÊNIO DESVENDA O MUNDO

ILÍADA MIL VERSUS.

63


LINGUAGENS CONHECENDO LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO SOU CAPAZ DE DECIFRAR E CRIAR COMPLEXOS ALGORITMOS. APRENDENDO A COMPLEXA LINGUAGEM DO CORAÇÃO SOU CAPAZ DE DECIFRAR E EXPRESSAR AQUILO QUE SINTO.

NATUREZA A LUZ DA LUA BEIJA A ÁGUA CUJA VIDA MARINHA RESGUARDA.

INCIDENTE EM ANTARES CADAVÉRICO VERÍSSIMO. CÉLERE AQUI E AGORA JÁ É OUTRORA.

64


SAUDADE O QUE EU FAÇO COM ESSA SAUDADE QUE BATE E ME ABATE? QUERIA PRENDÊ-LA ATRÁS DAS GRADES DO MEU INCONSCIENTE. PENSANDO BEM, ELA TAMBÉM É BOA NA REALIDADE. ANTES, A CAUSA DA ANSIEDADE, MAS DEPOIS TORNA UM REENCONTRO NUM MOMENTO DE PURA FELICIDADE.

65


METAMORFOSE SOU ÁGUA. SE ME TRATAM COM FRIEZA MEU CORAÇÃO CONGELA, DENTRO DE UM ABRAÇO ELE SE DERRETE. SE COGITO DEMAIS PENSAMENTOS EVAPORAM E SE TORNAM VERSOS. QUANDO ME PRECIPITO DESÁGUO, DEPOIS REFLITO. NÃO TENTE ME PRENDER, POIS ESVAIO POR ENTRE GARRAS POSSESSIVAS. SOU ÁGUA, MAS NÃO QUALQUER ÁGUA. UMA VEZ CONTIGO POSSO TE DEIXAR TODA MOLHADA. TE DEIXO PROVAR O MEU SABOR, POIS NÃO SOU INSÍPIDO, DEIXO UM GOSTINHO DE QUERO MAIS.

66


NÃO SOU INODORO, O MEU PERFUME PODE IMPREGNAR O SEU MOLETOM, O SEU TRAVESSEIRO E O SEU EDREDOM. NÃO SOU INCOLOR, MINHAS MOLÉCULAS SÃO PARDAS DEVIDO A MISCIGENAÇÃO, E CARREGO NO MEU PEITO UM VERMELHO CORAÇÃO. MUDO DE FORMA. MINHA MENTE NÃO É UM CUBO HERMÉTICO DE GELO. RUMO À OCEANOS ÁRTICOS PARA TORNAR O MEU SABER EM ICEBERG. SENDO ESSA ÁGUA, EU SEMPRE IREI VIVER, POIS FAÇO PARTE DE UM CICLO QUE NÃO HÁ DE MORRER.

67


POETIZANDO A VIDA VERSOS NARRANDO UM ACONTECIMENTO, UM SENTIMENTO. MUSICALIZANDO QUALQUER MOMENTO DENTRO DO TEMPO. EST(R)ELA NOITE DE ECLIPSE SE ENTRE EU E A LUA ELA CONVERGISSE BUSCA PROCURA-SE: TEMPO PERDIDO. CONSONÂNCIA RITMO ORQUESTRADO A SINFONIA DOS GRILOS CALA O LADRADO

TESOURO CAMINHAVA COM O FERNANDO EM PESSOA QUANDO ENCONTREI A ROSA DO GUIMARÃES NOS CAMPOS DE HAROLDO.

68


BIRITA DOSE DOSE DOSE DOSE

DE DE DE DE

ALEGRIA, AMIZADE, MELANCOLIA, SAUDADE.

DOSE DOSE DOSE DOSE

DE DE DE DE

LEMBRANÇA, LAMENTO, ESPERANÇA, ESQUECIMENTO.

BLACKOUT AGORA SOU SÓ EU, LUZ DO CÉU, CANETA E PAPEL. FLORA TECIDO FLORIDO POETISA QUE DECLAMA UM JARDIM BELÍSSIMO

CONCISÃO MEUS POEMAS SÃO DE POUCAS PALAVRAS, QUE SE RECUSARAM FICAR CALADAS. 69


CINCO SENTIDOS NO UNIVERSO POÉTICO OS SONS ESCUTAM OUVIDOS, OS TOQUES SENTEM A PEL, AS PAISAGENS APRECIAM OS OLHOS, OS ODORES CHEIRAM NARINAS, OS SABORES DEGUSTAM LÍNGUAS, E AS PALAVRAS DIZEM BOCAS.

CONSTELAÇÕES OUVI DIZER QUE O AMOR TRANSCENDE BARREIRAS, GALÁXIAS E DIMENSÕES. AGORA UMA DÚVIDA QUE NÃO QUER CALAR: ESTRELAS CAEM COMO CADENTES PARA ENCONTRAR AS AMADAS NO MAR?

70


DEDO-DURO LÁPIS DE POETA, DA TRISTEZA, É UM DELATOR, MAS SE SUA PONTA QUEBRA ELE NÃO APONTA DOR.

DEPRESSÃO ERA TANTA MELANCOLIA QUE ELA SENTIA QUE NEM A SOLIDÃO LHE FAZIA COMPANHIA.

ESCREVER PAPEL EM BRANCO NA CANETA EM RISTE CORAÇÃO MANDA

TINTA FRESCA MENTE DE ARTISTA EM QUASE TODO MOMENTO PINTA UMA IDEIA

71


FERINA COM SUA LÍNGUA AFIADA CORTAVA TODOS OS SEUS LAÇOS.

FINAIS INFELIZES DEPOIS DE MUITAS TEMPESTADES AS LÁGRIMAS CONSTANTES CAUSARAM EROSÃO E TORMENTO. PERMANECERAM NA ZONA DE RISCO, MAS ISSO ACABOU CULMINANDO EM UM TERRÍVEL DESMORONAMENTO.

FLORES DIVERSAS CORES. DIVERSOS ODORES. AGRADÁVEIS PRESENTES PARA NOSSOS AMORES. SINTETIZAM A BELEZA DA NATUREZA.

72


SEMEAR SEMEEI EM PALAVRAS O QUE SENTIA. ELAS FLORESCERAM E SE TORNARAM POESIA.

HAICRY I HAVE NO MORE TEARS BECAUSE WHEN YOU LEFT THEY BECAME SEA

INFÂNCIA LEMBRO DAS PIPAS DOMINANDO OS ARES COMO NUM BAILE DE VÉUS. E EU ME CONTENTAVA COM MINHA DODRADURA DE PAPEL NO CANTINHO DO CÉU.

NOITE LUA MINGUANTE SORRI SEDUTORA PARA O CÉU AMANTE

73


INSÔNIA EU AQUI ACORDADO COM A SAUDADE MARTELANDO NO PEITO. QUERIA PODER SOMENTE CONSEGUIR PREGAR OS OLHOS.

LIBERTAR NÃO IREI LHE PRENDER NEM SEGURAR. SE VOCÊ QUER SER LIVRE PARA VOAR: AU REVOIR!

EXPRESSÃO LINHAS DO MEU TEMPO ABRIRAM-SE AS CORTINAS PRO ATO DOS SENTIMENTOS

74


MESA DE BAR QUANDO BEBO É SEMPRE UM P(R)O(BL)EMA.

75


NO TRÂNSITO EU NO ÔNIBUS, PRESO NO TRÂNSITO. ELE EM SEU CARRO TAMBÉM ESTAVA. ENQUANTO ELE RECLAMAVA, POR VIAS LITERÁRIAS - LIVREMENTE MEU PENSAMENTO TRAFEGAVA.

OXIGÊNIO A POESIA ESTÁ NO AR QUE RESPIRO. VERSAREI ATÉ MEU ÚLTIMO SUSPIRO.

FRONTAL CORAÇÃO DE PEDRA ATACA, ME DEIXANDO EM PEDAÇOS.

76


THOUGHT IMMERSED IN MYSELF I BECAME IN VERSE.

SENTIR O POEMA QUE NÃO SE LÊ SENTINDO, OÃN ZAF .ODITNES

PORTO SEGURO NOS TOMBOS DA VIDA RECORRA SEMPRE A QUEM TE PREZE. ABRAÇO É REDE QUE AMOR TECE.

QUILOMBO ZUMBI DOS PALMARES MORREU MAS AINDA VIVE NA MENTE DE MILHARES

77


GOIABEIRA NOVO DIA NASCE OS PASSARINHOS FESTEJAM NA COPA DA ÁRVORE

LIMPIDEZ LÂMPADA LUNAR VAGA-LUMES TURBINADOS TENCIONAM POUSAR

VALSA DA ESTAÇÃO OUTONO NO PARQUE AS FOLHAS DANÇAM NO CHÃO AO SOM DE UM VENTO

MONARQUIA FRUTO-REALEZA ABACAXI COROADO IMPERA NA MESA

78


SOL O SOL TEMPESTEIA NO SERTÃO ÁRIDO E ATINGE NOSSAS CABEÇAS COM CERTEIROS RAIOS.

SPECIAL GOLDEN HEARTED PEOPLE IN THEIR CHEST A TREASURE

NARCISO NÃO ACREDITAVA NO GEOCENTRISMO, NÃO CONHECIA O HELIOCENTRISMO; A TEORIA QUE DEFINIA SEU MUNDO ERA O EUCENTRISMO.

PERDA NÃO HÁ TECNOLOGIA QUE COMPUTA DOR.

79


PAZ

AMOR ACIMA DE TUDO.

80


IV - CONCRETAGEM: "A PINTURA É UMA POESIA MUDA E A POESIA É UMA PINTURA QUE FALA." - SIMÔNIDES DE CEOS

81

81


82


DA CRIATIVIDADE

83


AO PÉ DA LETRA

84


BOOM

85


ANSIEDADE

86


VIII

87


POESIA ELEVADA AO CUBO

88


MEIA NOVE

89


PROCESSANDO

90


(Nテグ) OPOSTOS QUE C ATRAEM

91


BARULHO

92


DA ESTUPIDEZ HUMANA

93


DESEJO

94


PALÍNDROMO DO DESAMADO

95


PROCRASTINAR

96


POLIMORFIA

97


SONETO DA MORTE

98


LAÇOS

99


100


PALAVRAS QUE ANESTESIAM

101


DE VOLTA PARA O FUTURO

102


SOMOS ÁTOMOS

103


(EVOLU)IR

104


DUAS CARAS

105


DO SORRISO

106


PASSATEMPO

107


CÍRCULO

108


109


SONETO A HUNG MING

110


A GALILEU GALILEI

111


G E O M E T R I A

112


D E S D O B R A D U R A

113


HERMETISMO

114


SOPRO

115


VISIBILIDADE

116


FINAL

117


CRIPTO

118


V - AMOR E DESPUDOR: “DA MINHA BOCA PARTEM CARINHOS QUE DISPENSAM PALAVRAS.” - CARLOS LATUFF

119 119


120


DA DIFERENÇA

POESIA É QUANDO A GENTE GOZA, PALAVRAS SÃO POEMAS E PROSA.

121


(A)MAR VOCÊ AMO! SOU RIO. CORRENTE ESSA QUE AFLUI EM TI. COM VOCÊ QUERO SÓ MAR.

AFEIÇÃO AGASALHEI-A COM MEUS BRAÇOS. ELA RECOSTOU A CABEÇA NO MEU PEITO, COM CALMA. MEU CORAÇÃO PAROU DE BATER E COMEÇOU A ACARICIÁ-LA. AMOR PROFUNDO ELA PEDIU PRA EU IR BEM FUNDO! BEM FUNDO! BEM FUNDO! EU FUI... PARAR EM OUTRO MUNDO. 122


AMANTES

TROCA DE OLHARES LIBIDINOSOS. CORPOS UNIDOS E FERVOROSOS. SUOR EXALANDO DE TODOS OS POROS. AMBAS AS RESPIRAÇÕES RÁPIDAS, OFEGANTES, DEVIDO ÀS PENETRAÇÕES PROFUNDAS E CONSTANTES. NAS MENTES PREDOMINAM OS PENSAMENTOS OBSCENOS, OS PENSAMENTOS IMPUROS, ALMEJANDO PARA O FUTURO: O ORGASMO MÚLTIPLO, O ORGASMO MÚTUO.

123


AMBÍGUO

DEDO MÉDIO É ÓDIO

E

PRAZER: FODE

E MANDA SE FODER.

AMIZADE ERA UMA VEZ NÓS QUE FELIZMENTE NÃO ARREBENTARAM SE TORNARAM UM LAÇO

CA(MI)SINHA BEM-VINDO AO LAR. POR FAVOR, APENAS VISTA-SE ANTES DE ENTRAR.

124


ARTE ERÓTICA EU DE PINCEL, ELA DE QUADRO.

ASSALTO - POETA, COM ESSE SEU BEIJO VOCÊ VAI ACABAR ROUBANDO O MEU CORAÇÃO. - ROUBEI JÁ, FLOR.

BUD A CADA GOLE QUE ELA DAVA O MEU CIÚME AUMENTAVA. POR QUE NÃO A MINHA BOCA À DAQUELA GARRAFA?

CLÍMAX DURANTE O NOSSO TERREMOTO ENTREI EM ERUPÇÃO DENTRO DE SEU VULCÃO.

125


ATRAÇÃO EU ERA VIDRADO NELA, MAS ELA NÃO ME NOTAVA. ERA COMO SE EU FOSSE TRANSPARENTE.

BEIJO ROUBADO NÃO PERCEBI, ELA ME QUIS.

BOQUETE PRIMEIRO EU ENTREI, DEPOIS TOQUEI SUA CAMPAINHA. O TETO ERA CÉU DE ONDE NÃO CAEM ESTRELAS CADENTES. MAS QUE EU TRANSFORMEI EM VIA LÁCTEA.

126


SONETO DA TEORIA DO AMOR

A EXPLOSÃO QUE DEU ORIGEM AO UNIVERSO DEVE TER EXPLODIDO DENTRO DO MEU PEITO. ORQUESTRANDO PALAVRAS EM VERSOS TENTAREI EXPLANAR ESTE GRANDE EVENTO. TUDO ACONTECEU MUITO DE REPENTE, QUANDO UM VAZIO DOMINAVA O MEU SER. FOI ENTÃO QUE NA MINHA FRENTE, EM MEIO AO CAOS, SURGIU VOCÊ. TÃO BELA, RADIANTE E CHEIA DE VIDA QUE NO VÁCUO DO MEU PEITO SUA IMAGEM CAUSOU FUROR. FOI ALGO RÁPIDO E À PRIMEIRA VISTA, AGORA SÓ ME RESTA SABER SE O QUE SINTO É AMOR.

127


CARIOCA FOI UM PAPO VAI, PAPO VEM A NOITE TODA, E EU QUERENDO PUXAR AQUELE 'S' PARA MINHA BOCA.

CASA COMIGO? ME ESQUIVEI DE COMETAS, BURACOS NEGROS E OUTROS MUNDOS SÓ PARA LHE TRAZER ESTE ANEL DE SATURNO.

COMBUSTÃO EU COM PAU, ELA COM FOGO.

LON GI DE TU ÀS VEZES, PROMETEMOS MANTER CONTATO, MAS DEPOIS DE UM ROMANCE CAMINHOS DIFERENTES TENDEM A NOS DEIXAR FORA DE ALCANCE. 128


CONTEMPORANEIDADE

a.C. eu ñ sei como era, mas d.C. inventaram o cel. uma moça me add no FB me convidando para tc. dps d mt bate-papo nós nos tornamos amgs. morávamos longe um do outro: "queria mt estar ctg". mtas trocas d msgs expressando a nossa sdd. d uma coisa eu tinha ctz: nascia um amr d vdd. um dia com uma glr, viajamos no mês de abril, para uma festa da amg dela lá na pqp. eu ñ parava d reclamar. ela explodiu: vsf! respondi: amr, desculpa. dá um bj, amo vc.

129


CAVALGADA

TRATOU DE ARMAR A SELA E LOGO APÓS MONTOU, SAINDO A CAVALGAR. COM PRAZER NO OLHAR, INICIOU SUA JORNADA, SABIA AONDE CHEGAR. PERCORREU O MEU CORPO E O APOGEU DA AVENTURA CONSEGUIU ALCANÇAR.

130


CONCHINHA O SOM QUE RESSOA NA NOSSA CONCHA NÃO É O DO MAR INCONTIDO, SÃO OS SONS DE SUSSURROS DITOS AO PÉ DO OUVIDO.

CONVITE MEU CORAÇÃO PEDIU UMA CERVEJA E SE ACOMODOU NUMA MESA DENTRO DO MEU PEITO. SENTINDO-SE SOLITÁRIO E QUERENDO UMA COMPANHIA, ESCREVEU UMA PLACA QUE DIZIA: AMOR: SENTE-SE AQUI.

EMBRIAGADO NA SUA FONTE NATURAL AOS SORVOS EU ME EMBEBEDO. CO(R)PO QUE NÃO ESVAZIA, UM OCEANO INTERNO.

131


SEU PRESENTE NÃO QUERO LHE DAR NENHUM PRESENTE MATERIAL, POIS SEI QUE O TEMPO O DEGENERA, PODE SER QUEBRADO, ESQUECIDO, É MORTAL. POR ISSO LHE PRESENTEIO COM MEUS VERSOS RIMEIROS, QUE CUJAS PALAVRAS QUE OS COMPÕEM VERTEM DO FUNDO DO MEU PEITO (APAIXONADO). ESQUEÇA AS JÓIAS E OUTRAS COISAS FÚTEIS, PRESENTEAREI VOCÊ COM INESQUECÍVEIS ATITUDES.

"QUE NÃO SEJA IMORTAL, POSTO QUE É CHAMA, MAS QUE SEJA INFINITO ENQUANTO DURE."

132


DECLARAÇÃO DOS SEUS LÁBIOS FEBRIS PARTIAM OS BEIJOS MAIS QUENTES DE TODO O UNIVERSO. NUM DIA FRIO DE INVERNO, ELA BEIJOU MINHA PROSA QUE SE DERRETEU EM VERSOS.

DESEJO INCONTIDO A CAMA GRITAVA RUÍDOS E SUAS PERNAS TREMIAM. NÃO SUPORTAVA TAMANHA LIBIDO, AS ESTRUTURAS CEDIAM.

DIA BOM ACORDEI DE MANHÃ, ABRI A PERSIANA E OLHEI PELA BRECHA. MEU OLHAR: JÁ NELA.

133


DESILUSÃO NUM SILENCIOSO DESVIO DO OLHAR ELA ME DISSE O QUE EU NÃO QUERIA OUVIR. RESPONDI SEM PALAVRAS E DA CEGUEIRA DA PAIXÃO CURADO EU ME VI.

DÍSPAR IDADE NÃO ME CHAME DE NOVINHO, MAS ME CHAME DE NOVO QUANDO DESEJAR O GOZO.

DISTÂNCIA DEPOIS DAQUELE ENCONTRO NOSSA RELAÇÃO COM A DISTÂNCIA DEU CRIA À SAUDADE. EU SENTIA A DOR DO "- FICA?" ELA SENTIA A DOR DO "- PARTO."

134


FRIO TORSO COM DORSO, PELE COM PELE, E A MINHA LIBIDO EM SUA FORMA CONCRETA. PELAS SUAS PAREDES ÚMIDAS E FERVENTES ESTAR ENVOLVIDO É O MAIOR DOS ACONCHEGOS. E UMA VEZ DENTRO DO SEU CORPO, EM QUESTÃO DE MINUTOS ME DERRETO TODO.

135


DO ENCONTRO DOS Lテ。IOS

LHE DESFERI UM INTENSO BEIJO E SORVI TODO O SEU BRILHO LABIAL. UM LONGO BEIJO COM DESEJO SEGUIDO D'UM ESPASMO CARNAL.

136


ACESA SEU FOGÃO ESPERA COMIDA.

JANELA TE VI ANDANDO EM TERRA PLANA NUMA DEFINIÇÃO HD. SENTI ATÉ O SEU PERFUME DE DENTRO DA MINHA SALA 4D.

CULTA LÊ PLATÃO, LÊ SARTRE, LEMINSKI.

ESPANHOLA É UM PRAZER VERDADEIRO PENETRAR A FRONTEIRA DOS TEUS FARTOS SEIOS.

137


ENTRELINHAS

NO PRAZER HÁ P A Z NAS ESTÓRIAS E R AS NOS SONHOS SON O NA BELEZA EL A

138


COMPANHIA UM GRÃO DE AREIA NO MEIO DA MULTIDÃO, MAS QUE PREENCHE A CRATERA DA MINHA SOLIDÃO.

TATO AQUELE MOMENTO QUE SUA PELE ARDE COMO FERRO EM BRASA. E COM ALENTO EU TOCO-LHE AS PARTES: VOCÊ GOZA E ME ABRAÇA. ENLA(N)CE ALGUNS CARREGAM NO CORAÇÃO UMA ALIANÇA FORTE E REAL, ENQUANTO OUTROS CARREGAM NO DEDO APENAS UM PEDAÇO DE METAL.

(DES)VESTIDOS ELA DE VESTIDO, EU DESVESTIDO. ELA SEM VESTIDO, EU REVESTIDO. 139


MUITO PRAZER

MEU OLHAR VAGAVA PERDIDO, MUITOS SEMBLANTES A FITAR. ENTÃO SEU OLHAR CATIVO SE TORNOU ALGO SEM PAR. PEDI PARA MEU AMIGO CUPIDO UMA FLECHA EM TI ACERTAR, PARA QUE NOSSOS DESTINOS PUDESSEM ENTÃO SE CRUZAR. PORÉM ELE NÃO TEVE ÊXITO, POIS É RUIM DE PONTARIA. DECIDI ENTÃO EU MESMO LHE ATINGIR COM POESIA.

140


MEU SILENCIOSO VIOLÃO NO MEU SONHO A GENTE DANÇA TENDO O CÉU COMO SUPORTE. NAS NUVENS A GENTE TRANSA, POR FAVOR, NÃO ME ACORDE.

O SEXO E O VERSO NO SEXO QUE INSPIRA O VERSO HÁ O DESPUDOR NO CONTEXTO. HÁ O TESÃO IMENSO E O ORGASMO INTENSO.

PERFUME TINHA ME ESQUECIDO O QUÃO BOM É O CHEIRO DO SEU PERFUME, MAS O VENTO SOPROU FORTE E REFRESCOU A MINHA MEMÓRIA.

141


JANTAR ELA ESTAVA FAMINTA NESTA REFEIÇÃO DERRADEIRA. NO INÍCIO FUI CADEIRA, LOGO APÓS, PRATO PRINCIPAL. QUANDO SERVI A SOBREMESA ELA ENGOLIU ATÉ O FINAL.

MANHÃ NADA É MAIS ESTIMULANTE DO QUE OS DOCES BEIJOS QUE PARTEM DE LÁBIOS VERMELHO CAFÉ.

NINFOMANÍACA PARA APAGAR O SEU FOGO SÓ EXISTE UMA MANEIRA: COLOCAR LENHA NA FOGUEIRA.

142


FUGINDO DO CAOS QUERIA FUGIR COM VOCÊ DO CAOS DESTA CIDADE. DORMIR E ACORDAR JUNTOS, CAMINHAR POR TODA A TARDE. NAMORAR O DIA INTEIRO, SEM QUE NINGUÉM NOS ATRAPALHE. INTERAGIR COM A NATUREZA QUE INSPIRA NOSSA ARTE. SEMPRE TRANSAR AO AR LIVRE, ONDE NINGUÉM NOS ESPIE. SENTIR UMA PLENA TRANQUILIDADE FUGINDO DO CAOS DESTA CIDADE.

PONTO FALAREI QUE A BATERIA DO CELULAR TINHA ACABADO. FALAREI QUE OS ÔNIBUS ESTAVAM TODOS LOTADOS. FALAREI QUE O TRÂNSITO ESTAVA ENGARRAFADO. MAS O REAL MOTIVO DO ATRASO FOI UM BEIJO DEMORADO.

143


JUNTOS A GENTE AMA, A GENTE TRANSA. O TESÃO EXPLODE, A GENTE FODE.

LEITURA CORPORAL LER VOCÊ ME DÁ GOSTO. TE LEIO DA PRELIMINAR ATÉ O GOZO.

NÃO ME CONFORMO NÃO ME CONFORMO EM CONVERSAR CONTIGO E NÃO PODER OUVIR O SOM DA TUA VOZ. NÃO ME CONFORMO NA FOTOGRAFIA VER O TEU SORRISO E NÃO PODER LHE DAR UM BEIJO FEROZ. NÃO ME CONFORMO EM FECHAR OS OLHOS PARA DORMIR, PENSAR EM NÓS, MAS NÃO ESTARMOS JUNTOS A SÓS.

144


HUMILDE

NÃO SOU UM PRÍNCIPE NEM MORO EM UM CASTELO. SOU UM HUMILDE POETA COMPONDO VERSOS SINGELOS. DOS TEUS LÁBIOS SUGO O NÉCTAR QUE ME MANTÉM APAIXONADO. A TUA PELE MACIA EU EXPLORO COM MEU TATO. TEU SUSSURRO NO MEU OUVIDO ME PROVÉM MOMENTOS DE PLENITUDE, ESQUEÇO DOS PROBLEMAS DO MUNDO, SINTO UMA PAZ DE GRANDE MAGNITUDE. NÃO PRECISO DE NENHUMA JOIA, NEM PRECISO DE BARRA DE OURO. MINHA RIQUEZA É TUA EXISTÊNCIA QUE ME INSPIRA O DIA TODO.

145


TESTE PROVA DE AMOR: É REALMENTE FELIZ QUEM GABARITOU.

ELA DONA DA BOCA DE ONDE PARTEM SORRISOS COMPLETOS E LARGOS QUE IRRADIAM FELICIDADE, E QUE CUJOS LÁBIOS ME ALIMENTARAM COM BEIJOS SUCULENTOS E FARTOS SACIANDO A NOSSA VONTADE.

SEPARAÇÃO SE NOSSOS CORAÇÕES NÃO TIVESSEM PARTIDO, NÓS PODERÍAMOS ESTAR ANDANDO JUNTOS AINDA.

IMPUDOR

146


PRIMEIRA E ÚLTIMA VEZ NAQUELA FESTA NÃO PEGUEI O SEU E-MAIL NEM O SEU NÚMERO, DE FATO. TUDO O QUE TROCAMOS FOI SÓ COM TATO.

147


PENSAMENTO PENSO NELA E SINTO UM FRIO NA BARRIGA. DAQUELES QUE A GENTE SENTE QUANDO ESTÁ EM QUEDA LIVRE. ACHO QUE ESTOU CAÍ(N)DO POR ELA.

UNIVERSAL

APESAR DE FALARMOS IDIOMAS DIFERENTES, NUM CERTO MOMENTO A MINHA LÍNGUA CHEGOU NO SEU OUVIDO DE FORMA FLUENTE. ELA A DOMINOU NO INSTANTE DECORRENTE, ENQUANTO CONVERSÁVAMOS EM SILÊNCIO DURANTE UM LONGO BEIJO.

GOL ELA ME DEU BOLA, EU TOQUEI DE VOLTA.

148


RELAÇÃO

NOSSA RELAÇÃO FOI MARCADA POR ALTOS E BAIXOS, ALTOS E BAIXOS, ALTOS E BAIXOS. ELA POR CIMA E EU POR BAIXO. COMO PODEM LÁBIOS QUE NÃO PROFEREM UMA PALAVRA ME PROVOCAREM TANTO? PARECIA ATÉ QUE ELES DIZIAM: - TÁ OLHANDO O QUE? CAI PRA DENTRO! ISSO FAZIA MEU SANGUE SUBIR PRA CABEÇA... "FODA-SE." (EU PENSAVA) E ELA LIA MEUS PENSAMENTOS. ERAM CACETADAS, PAULADAS, (ES)PORRADAS. MAS COM CAFUNÉ ERA COMO TUDO TERMINAVA.

149


PROFUNDEZA O QUE CHAMAMOS DE PAIXONITE AGUDA PODE SER SOMENTE A PONTA DO ICEBERG.

RAPIDINHA GOZAMOS (N)O MOMENTO.

SOURIRE A LUZ BRILHA NO TETO, NO CÉU A LUA SORRI. ENTRE QUATRO PAREDES, A SUA LINGERIE.

SOLTO SE CONTRA A TIMIDEZ EU NÃO TIVESSE LUTADO, NÃO TERIA ME SAFADO.

150


PROVOCANTE ELA SUSSURRAVA INDECÊNCIAS ENQUANTO EU, LENTAMENTE, TIRAVA SUA CALCINHA. - E AGORA? ELA PERGUNTOU. MINHA RESPOSTA JÁ ESTAVA NA PONTA DA LÍNGUA.

151


RECONCILIAÇÃO RESOLVÍAMOS NOSSOS CONFLITOS NO CALOR DO ATRITO.

RELAÇÃO TEXTUAL NA INTRODUÇÃO UTILIZEI-ME DA LINGUÍSTICA. NO DESENVOLVIMENTO CONJUGAMOS O VERBO AGLUTINANDO NOSSOS SUBSTANTIVOS. TUDO ISSO ACABOU CULMINANDO NUM DESFECHO NO SUPERLATIVO.

TOCANTE

ESCREVEREI UM POEMA QUE IRÁ TE TOCAR ATÉ VOCÊ GOZAR.

152


QUANDO ELA PASSOU QUANDO ELA PASSOU TUDO O QUE ERA CINZA SE TRANSFORMOU: SUA BOCA ESCARLATE COLORIU O CINZA DA PAISAGEM. SEU CORPO PERFUMADO ASFIXIOU O ODOR DAS CINZAS DE CIGARRO. MEXEU COM A MINHA MASSA CINZENTA, DESORDENANDO TO DO MEU SIS TE MA.

153


QUE HAJA

LUZ

NÃO É QUE DO ESCURO EU TENHA MEDO, É QUE GOSTO DE VER ONDE ESTOU (ME) METENDO.

154


FICAR MESMO QUE NÃO NAMOREMOS OU CASEMOS, ESPERO SER SIGNI FICANTE PELO MENOS.

SER NATUREZA ERA COMO SE FÔSSEMOS UM ANOITECER ERÓTICO NO CAMPO: UM LONGO CAMINHO SEGUIA DESDE A SUA NUCA ATÉ DOIS BELOS MORROS SIMÉTRICOS. A MINHA LUA CHEIA PENETRAVA SUA NOITE, E AMBOS VÍAMOS ESTRELAS.

SIMPLICIDADE O PRE$ENTE DELE: UM DIAMANTE DE SANGUE SEM AO MENOS UMA PROSA. O PRESENTE MEU: UM POEMA SOBRE NÓS JUNTAMENTE COM UMA ROSA.

155


POLIAMOR SE A QUÍMICA É PERFEITA NÃO IMPORTA QUANTAS LIGAÇÕES NÓS FAZEMOS.

156


V - À SOPHIA: "Ó FILOSOFIA, GUIA DA VIDA!" - MARCO TÚLIO CÍCERO

157

157


158


SOPHIA ME SENTIA PERDIDO E RESIGNADO NESTE MUNDO. VIVENDO CHEIO DE DÚVIDAS, SEM IDEAIS, SEM RUMO. TRILHAVA POR UM CAMINHO GUIADO PELA ALIENAÇÃO. NÃO INDAGAVA, NÃO CRITICAVA, VIVIA NA ACOMODAÇÃO. MAS ENTÃO NUM BELO DIA CONHECI SOPHIA. LINDA, INTELIGENTE, CHEIA DE SABEDORIA. COMEÇAMOS ENTÃO UMA SÉRIA RELAÇÃO PERMEADA DE AMOR, CONHECIMENTO E REFLEXÃO. GOSTO MUITO DESTA 'RELAÇÃO', ASSIM MESMO, COM APÓSTROFO. COMO EU A AMO, LOGO, NOS CASAMOS, AGORA EU SOU UM FILÓSOFO. NUNCA A BEIJEI NEM FIZEMOS SEXO OU COISAS ASSIM. ELA É INTANGÍVEL, ABSTRATA, VIVE DENTRO DE MIM.

159


PROTESTIZANDO

SUBVERSIVAMENTE EU VERSO, MINHAS RIMAS SÃO DE PROTESTO, SE HÁ ALGO QUE ME INCOMODA NÃO FICO CALADO, ME MANIFESTO. FALO O QUE PENSO E VIVO O QUE FALO, NÃO SOU MAIS ALGUÉM QUE VIVE ACOMODADO, SOU DIFERENTE DE MUITOS QUE PISAM NESTE CHÃO, QUE ESTÃO SEMPRE CAINDO EM CONTRADIÇÃO. MINHA POESIA NÃO É FEITA PARA GERAR RENDA, É PARA FAZER QUE O LEITOR PENSE E ENTENDA QUE A ARTE SUBVERSIVA NÃO ESTÁ A VENDA, NÃO É ALGO QUE É FEITO SOB ENCOMENDA. SOBREVIVO NESTE SISTEMA DIA-A-DIA, AO MEU LADO TENHO AMIGOS E FAMÍLIA, DELES O DINHEIRO NÃO ME DISTANCIA, POIS MESMO SEM MUITO DELE BONS MOMENTOS A GENTE VIVENCIA. CRITICANDO OS MEIOS DE INFORMAÇÃO CONVIDO OS LEITORES PARA UMA REFLEXÃO: O QUE PENSAM SOBRE A MANIPULAÇÃO DAS NOTÍCIAS QUE PASSAM NA TELEVISÃO E DO CONTEÚDO FÚTIL QUE PREENCHE A PROGRAMAÇÃO? NA POLÍTICA, O REPRESENTANTE INESCRUPULOSO, QUE ROUBA E CAUSA INDIGNAÇÃO SEMPRE E DE NOVO. TEM QUE HAVER UMA MUDANÇA NESTE SISTEMA TODO, TEM QUE HAVER UMA INTERVENÇÃO DO POVO.

160


NÃO TENHO PROBLEMAS COM A FÉ INDIVIDUAL, O QUE ME INDIGNA É A ATITUDE CLERICAL DE ENGANAR USANDO AS PALAVRAS DA BÍBLIA SOBRE O PEDESTAL, ] EXPLORANDO O POVO PARA MULTIPLICAR O PRÓPRIO CAPITAL. ME MANTENHO ATENTO AOS EFEITOS DO USO DE ENTORPECENTES, QUE COM O PASSAR DO TEMPO DESTROEM A MENTE, TORNAM AS PESSOAS EM SERES DEPENDENTES, TRANSFORMANDO SUAS VIDAS EM ALGO DECADENTE. CONFORME CRESCEMOS NA IDADE, ADQUIRIMOS EXPERIÊNCIA E RESPONSABILIDADES, QUE NA VIDA CULMINAM EM DRÁSTICAS MUDANÇAS, ESTIMULANDO O NOSSO DESENVOLVIMENTO E A NOSSA CONFIANÇA. SURGE UM IMENSO DESEJO PELO SABER QUE É SEMPRE SUPRIDO AO FILOSOFAR. É BOM SEMPRE ESTAR COM ALGO A LER, POIS ISSO É A BASE PARA UM IDEÁRIO FORMAR. NA BUSCA PELO CONHECIMENTO ABRIMOS OS OLHOS PARA A REALIDADE, NO MEU SER PREDOMINA UM SENTIMENTO: TENTAR MELHORAR ESTA SOCIEDADE. HOJE SÓ ME RESTAM AS LEMBRANÇAS DA INOCÊNCIA QUE TINHA NA ADOLESCÊNCIA E INFÂNCIA. FUTEBOL, VIDEO GAME E CORRER PELA VIZINHANÇA, ÉPOCA EM QUE A DIVERSÃO ERA A ÚNICA IMPORTÂNCIA.

161


BÚSSOLA QUANDO ME SINTO PERDIDO NÃO ENTREGO MEU DESTINO À SORTE, POIS SEMPRE UMA DOSE DO FILOSOFAR ME DIRECIONA PARA O NORTE.

DOGMATISMO NÃO AO DOGMATISMO! ABISMO DO NÃO PENSAR. ACEITAR IDEIAS SEM QUESTIONAR? NEM PENSAR! SENSO CRÍTICO PARA FORMAR UM IDEÁRIO É NECESSÁRIO. RELEVAR QUEM ESCREVE EM PROSA, POEMAS E EXPLORA OS FONEMAS, OS PENSAMENTOS REVELA E A EXISTÊNCIA RELEVA. 162


O ABRIR DA MENTE SERES COM MENTES HERMÉTICAS QUE SE NEGAM A PENSAR. ACREDITANDO EM FALÁCIAS PROFÉTICAS DAQUELES QUE QUEREM NOS ALIENAR. PELO QUE VEICULA NA GRANDE MÍDIA SE DEIXAM SEMPRE INFLUENCIAR. A MESMA QUE ALIMENTA A PERFÍDIA E O CONSUMISMO SEM PAR. NOS APRESENTAM PADRÕES ESTÉTICOS PARA SEGUIRMOS E PARA SERMOS ACEITOS. NOS TIRAM OS LIVROS QUE TRABALHAM O NOSSO INTELECTO E NOS DÃO UM MANUAL PARA ALCANÇAR UM CORPO PERFEITO. SÃO MUITOS OS QUE SUBESTIMAM A PRÓPRIA CAPACIDADE DE CRIAÇÃO. SEMPRE RECORRENDO AO CONSUMO, NÃO SABEM O QUE É AUTOGESTÃO. UMA VEZ INSERIDOS NESTA REALIDADE BUSQUEMOS SEMPRE EXPLICAÇÕES E RESPOSTAS. NÃO DEIXEMOS QUE EM NOSSOS PENSAMENTOS IMPEREM SUPOSTAS VERDADES IMPOSTAS.

O MITO DA CAVERNA REAL NATUREZA ALGUNS OLHOS VEEM SOMBRAS OUTROS A BELEZA

163


SÓCRATES, O PERIGO DO PODER INDAGAVA SOBRE O VIVER. INSTIGAVA O CONHECER. ACUSADO DE SUBVERTER DO POVO O MODO DE PROCEDER. CONSIDERADO UMA AMEÇA PELO PODER, UMA ESCOLHA TEVE QUE FAZER: O NÃO-FILOSOFAR OU DEIXAR DE VIVER. A MORTE FOI O SUCEDER. AUTO-ENVENENAMENTO. SEUS IDEAIS MORREU DEFENDENDO E ETERNIZARAM-NO NO TEMPO.

( SÓCRATES INSTIGAVA OS JOVENS A QUESTIONAREM ATRAVÉS DA PRÁTICA DO PENSAMENTO, AO INVÉS DE SE TORNAREM VELHOS ATRAVÉS DA ARTE DO NÃO PENSAR E DE ACEITAR SEM QUESTIONAR, O QUE RESULTARIA EM SERES DOGMÁTICOS, OS QUAIS NÃO TRAZEM EVOLUÇÃO AO MUNDO, E AINDA IMPEDEM O SEU PROGRESSO. FOI ACUSADO DE CORROMPER A JUVENTUDE COM SUAS IDEIAS E POR NÃO RECONHECER OS DEUSES DO ESTADO, PRINCIPALMENTE POR DIZER QUE OUVIA UMA VOZ, DE UM ÚNICO DEUS, A LHE ORIENTAR EM SEUS QUESTIONAMENTOS, CONTRARIANDO O SISTEMA RELIGIOSO POLITEÍSTA GREGO. PELO FATO DE SÓCRATES ENSINAR A JUVENTUDE A QUESTIONAR CERTAS NORMAS ESTABELECIDAS, PESSOAS INFLUENTES DA SOCIEDADE ATENIENSE VIRAM ISSO COMO UM PERIGO, ENTÃO, CONDENARAM-NO A MORTE. )

164


165


IGNORÂNCIA O FILÓSOFO CÍCERO ADVERTE: FILOSOFIA É O MELHOR REMÉDIO PARA A MENTE. EM CASO DE SUSPEITA DE DÚVIDAS, O DICIONÁRIO DEVERÁ SER CONSULTADO.

SOBRE AS VERDADES QUERO SAIR: VER A CIDADE! E SABER DA VERACIDADE DAS VERDADES.

BANHO DE CHUVA COM A PRECIPITAÇÃO TORRENCIAL DA ÁGUA INFLAMA UM DESEJO DE ENTRAR EM CONTATO COM A NATUREZA. SENTIR CADA GOTA TOCAR MINHA PELE E EXPELIR DOS MEUS POROS TUDO O QUE HÁ DE IMPUREZA. COM OS OLHOS FECHADOS, OUÇO UM SUSSURRO AO PÉ DO MEU OUVIDO. É UM VENTO INVISÍVEL, IMPONENTE E SUBVERSIVO, ME FAZENDO REFLETIR A VIDA, O QUE ALMEJO, VIVI E VIVO.

166


ERA UMA VEZ ERA UMA VEZ UMA TERRA LONGÍNQUA, DESPROVIDA DE ESCASSEZ. UMA TERRA ONDE A INSPIRAÇÃO NÃO MÍNGUA, RELATO ISSO A VOCÊS. OS QUE ALI HABITAVAM REFUTAVAM A BUSCA INCONSEQUENTE POR BENS MATERIAIS. PREZAVAM A EXPRESSÃO DOS PENSAMENTOS E A BUSCA DE RESPOSTAS PARA QUESTÕES EXISTENCIAIS. ERA UMA TERRA ONDE PESSOAS ENCANTAVAM E PRESENTEAVAM AS OUTRAS COM SUAS ATITUDES E COMPOSIÇÕES POÉTICAS. POESIAS PERMEADAS DE PUROS SENTIMENTOS, METÁFORAS E OUTRAS FIGURAS DE LINGUAGEM QUE VERTIAM DE SUAS MENTES FRENÉTICAS. ERA UMA TERRA ONDE O ALTRUÍSMO ERA SEMPRE ENSINADO PARA AS CRIANÇAS, PARA QUE UMA VEZ TENDO CRESCIDO REFUTASSEM O SENTIMENTO DE INTOLERÂNCIA. ERA UMA TERRA FANTÁSTICA, QUE FOI CRIADA POR UM POETA. MAS QUE NÃO ERA DE TODO IMAGINÁRIA, POIS ELE DE CERTO MODO VIVIA NELA.

167


FLORESCER A IGNORÂNCIA É COMO O ASFALTO QUE NÃO DEIXA A FLOR NASCER. ESTUDAR É IRROMPER ESTA ESTRUTURA E O SABER OBTER. RESPIRAR, SENTIR O VENTO E SE VER LIVRE DOS PRECONCEITOS. DESPAVIMENTAR A NOSSA MENTE, QUE FOI HERMETIZADA DURANTE NOSSO CRESCIMENTO. UM DIA OUVI UM FORTE SOM COMO O DE UMA BRITADEIRA. ERA A FILOSOFIA QUE ROMPIA A CAMADA DE PETRÓLEO E AREIA. ME AJUDANDO A SAIR DO BURACO NO QUAL ESTAVA PRESO. ME AJUDANDO A FLORESCER E A OBTER CONHECIMENTO.

168


LONGEVIDADE REFLITO SOBRE A EFEMERIDADE DA VIDA E A LONGEVIDADE DA ARTE, E COM O PENSAMENTO QUE EM MIM SUSCITA EMERGE JUNTO A CRIATIVIDADE. FAÇO DA COMPOSIÇÃO POÉTICA A MINHA FORMA DE EXPRESSÃO, VERSANDO DE FORMA LIVRE E CONTRA AS FORMAS DE OPRESSÃO. COM CRIATIVIDADE INSURGENTE ESCREVO PALAVRAS E TRAÇO FORMAS, AS QUAIS UMA VEZ DENTRO DA MENTE PODEM CULMINAR EM REFORMAS. PROPAGO PENSAMENTOS QUE FORAM ADQUIRIDOS E QUE POR MEIO DE REFLEXÕES FORAM ALCANÇADOS NA FORMA DE VERSOS SUBVERSIVOS NUMA FOLHA DE PAPEL A4. PODEM MATAR O NOSSO CORPO, MAS NÃO NOSSA ARTE NEM PENSAMENTOS, POIS ELES PODERÃO SER SEMPRE LEMBRADOS INDEPENDENTE DO ESPAÇO E DO TEMPO.

169


MOMENTO NUMA INTERSECÇÃO DO ESPAÇO-TEMPO ALGO ACONTECEU, EU ME LEMBRO. NUM LUGAR QUALQUER A GENTE SE CONHECEU, NUM MOMENTO. UMA CRUZADA DE OLHAR, UMA CONVERSA TROCADA NUM EVENTO. ESTES FATOS OCORRIDOS ME FAZEM PENSAR SOBRE A VIDA ATÉ O MOMENTO. O QUE SERIA DE MIM SE EU NÃO TIVESSE CONHECIDO A TI? O QUE TERIA CONQUISTADO? QUEM TERIA CONHECIDO? ESTARIA VIVO AQUI? NÃO USO COMO JUSTIFICATIVA O FATO DE ALGUÉM EU TER PERDIDO PARA EU TER ME DESENVOLVIDO. MAS O QUE REFLITO É: QUEM EU SERIA HOJE SE ELA ESTIVESSE AQUI COMIGO? CREIO QUE ESTOU TRILHANDO O CAMINHO CERTO, MESMO SABENDO QUE O FUTURO SEJA ALGO INCERTO. MINHAS CONQUISTAS, PERDAS E TRISTEZAS ME EDIFICAM, DECERTO. DEVO ISSO A TODOS QUE PARTILHAM COMIGO MOMENTOS BONS OU ATÉ MESMO RUINS DE PERTO. 170


MONOTONIA

A MONOTONIA QUERIA FAZER PARTE DO MEU COTIDIANO. DEVORAR MEU TEMPO DIA APÓS DIA, ANO APÓS ANO. "TRABALHE PARA VIVER VIVENDO A TRABALHAR. ESTUDE SOMENTE UMA GRADE CURRICULAR A FIM DE SE GRADUAR. VIVA UMA VIDA SEM DESENVOLVIMENTO NEM BUSCA DE RESPOSTAS PARA SUAS QUESTÕES. VIVA NA RESIGNAÇÃO E ACOMODAÇÃO, E SEJA INDIFERENTE QUANTO ÀS REVOLUÇÕES." REPLIQUEI QUE SUA EXISTÊNCIA PARA MIM ERA UMA LÁSTIMA. POR QUE VIVER UMA VIDA MONÓTONA SE POSSO VIVER UMA VIDA FANTÁSTICA?

171


NÃO ME CALO PERMEIO MEUS VERSOS COM RIMAS DE PROTESTO, E NÃO ME CALO. PROTESTO ARGUMENTADO, SUBVERSIVAMENTE RIMADO, NÃO VIVO ESTAGNADO, E NÃO ME CALO. COM MÉTODO SOCRÁTICO VIVO E FORMO MEU IDEÁRIO, ENFRENTANDO O CAOS DIÁRIO, E NÃO ME CALO. REFUTO O PENSAMENTO DOGMÁTICO, ME ATENTO AO SISTEMA POLÍTICO E AO MONOPÓLIO MIDIÁTICO, E NÃO ME CALO.

172


FÓRMULA NA NATUREZA NADA SE PERDE OU SE CRIA. SOU PASSADO, PRESENTE, FUTURO SEM FORMA DEFINIDA. O CONHECIMENTO ME TRANSFORMA, A IGNORÂNCIA ME DEFORMA. SOU UM TIPO DE MATÉRIA QUE PRIMA SER OBRA, QUE EVITA SER MASSA BRUTA DE UMA MINORIA GANANCIOSA. QUANDO A INSPIRAÇÃO, EM MIM, SOBRA, ABRO A PORTA PARA ELA TRANSBORDAR MUNDO AFORA.

POETA SÓCRATES NÃO RECORRIA NEM À CANETA NEM AO PAPEL: APENAS DECLAMAVA. PREFERIA ESCREVER DIRETO NAS MENTES DAQUELES QUE O CERCAVA.

173


SENTIDO DA VIDA QUEM NUNCA SE QUESTIONOU QUAL É O SENTIDO DA VIDA? DE TUDO O FIM, O PRINCÍPIO, QUAL É A MELHOR SAÍDA? SEI QUE MEU TEMPO É AGORA, BOM PROCEDER PRA VIVER. APROVEITAR O MOMENTO E RESISTIR PRA NÃO MORRER. OBSERVO A COMPLEXIDADE DA IMENSIDÃO UNIVERSAL. MEU PENSAMENTO VIAJA ATÉ O ESPAÇO SIDERAL.

CRIANÇA NA SALA DE AULA QUERENDO FUGIR DA ESCOLA, SOLTAR PIPA, IR PRO CAMPINHO ] CORRER ATRÁS DE UMA BOLA.

ENTÃO ME LEMBRO DA POBREZA ] QUE ASSOLA NOSSO MUNDO, GERADA PELA EXPLORAÇÃO DO GANANCIOSO IMUNDO.

NÃO CONDENO TAL ATITUDE, POIS QUEREM SÓ DIVERSÃO. QUE FIQUEM LONGE DAS DROGAS, ] MAS PREZEM A EDUCAÇÃO.

NESTE SISTEMA ECONÔMICO FOME POR GRANA IMPERA. GRANDE EVENTO GASTRONÔMICO, ] O PRATO PRINCIPAL É A TERRA. ]

MINHA MÃE NUNCA ESTUDOU, MAS JÁ TRAMPOU DE DOMÉSTICA, ] MEUS ESTUDOS SEMPRE APOIOU, ] HOJE EU ESTUDO A DIALÉTICA. ] FILOSOFIA É O MELHOR REMÉDIO PARA A MENTE, JÁ DIZIA MARCO CÍCERO, FILÓSOFO EMINENTE.

174


O QUE FALAR DO GRANDE SÓCRATES, ] FILÓSOFO QUE ADMIRO? MATO A IGNORÂNCIA COM PERGUNTAS ] QUE PARTEM COMO TIROS. ME TORNANDO CONSCIENTE DA MINHA CAPACIDADE, ME ARTICULO E PROPAGO IDEIAS ] POR TODA ESTA CIDADE. IGNORAM O PENSAMENTO COLETIVO ] E FOMENTAM O INDIVIDUAL, FAZENDO AUMENTAR AINDA MAIS ] A DESIGUALDADE SOCIAL.

POESIA ENGATILHADA, CANETA NA MINHA MÃO. GRITO POÉTICO É UMA ARMA, GRANADA DE INTERVENÇÃO. O CARRO DO ANO NÃO É O MEU SONHO DE CONSUMO, POIS TÔ LIGADO DO IMPACTO QUE ELES CAUSAM NO MUNDO.

TEMOS QUE NOS CONSCIENTIZAR, ] NOS INSTRUIR COM OS LIVROS, PREZAR PELA COLETIVIDADE E SUPRIMIR O EGOCENTRISMO.

A MINHA CRÍTICA EU FAÇO AOS QUE CRIMINALIZAM A REVOLUÇÃO ] DOS QUE VÃO LUTAR NAS RUAS POR TODA A POPULAÇÃO.

QUAL É O SENTIDO DA VIDA? QUAL É O SENTIDO DA VIDA? DE TUDO O FIM, O PRINCÍPIO, QUAL É A MELHOR SAÍDA? QUAL É O SENTIDO DA VIDA? QUAL É O SENTIDO DA VIDA? DE TUDO O FIM, O PRINCÍPIO, QUAL É A MELHOR SAÍDA?

175


TEMPO A MINHA FINITUDE ESTÁ CONTIDA NA SUA INFINITUDE. MEU PRESENTE É EFÊMERO, UM BREVE MOMENTO, QUE TORNA-SE MEU PASSADO VIVIDO. ATÉ O DERRADEIRO SUSPIRO RESISTIREI SOBREVIVENDO, TEMPO.

176


177


UNIVERSO NA MINHA MENTE SEU REFLEXO É DE ALGO ULTRACOMPLEXO. PROCURO NAS DESCOBERTAS E EXPLICAÇÕES UM NEXO. TUDO ESTÁ CONEXO? FICO PERPLEXO. QUESTIONANDO O ESPAÇO-TEMPO BUSCO POR RESPOSTAS IMEDIATAS. NÃO ADIANTA! NO MOMENTO, MELHOR APENAS CONTINUAR VIVENDO. NA TRAJETÓRIA DA VIDA AS RESPOSTAS IRÃO APARECENDO. (ESPERO)

178


UM DIA... UM DIA EU DESCOBRI QUE AS NUVENS NÃO SÃO FEITAS DE ALGODÃO, QUE O CÉU NÃO É AZUL PORQUE REFLETE O MAR, É POR CAUSA DO FENÔMENO DE REFRAÇÃO. UM DIA EU PERCEBI QUE NAS MELHORES RELAÇÕES SOCIAIS AJUDA-SE SEM ESPERAR ALGO EM TROCA, E QUE ISTO NOS TORNA MAIS ÉTICOS DO QUE UM DIA A GENTE FORA. UM DIA EU ACREDITEI NA ETERNIDADE DO AMOR, MAS NUM DIA QUALQUER A FANTASIA FINDOU E O TEMPO SE ENCARREGOU DE CURAR A DOR. UM DIA EU PERCEBI QUAL É A MINHA VERDADEIRA RIQUEZA, SÃO MEUS IDEAIS, FAMÍLIA E AMIGOS, NÃO PRECISO DE STATUS DE REALEZA. UM DIA EU PERCEBI QUE NÃO SEREI TOTALMENTE FELIZ ENQUANTO HOUVER TANTA GENTE SOFRENDO, MAS TAMBÉM NÃO POSSO VIVER TRISTE, FELICIDADE É NECESSÁRIA PARA CONTINUAR VIVENDO. UM DIA EU PERCEBI QUE MEU CONHECIMENTO SERÁ O MEU LEGADO, REFLITO E ME EXPRESSO POR MEIO DA ARTE, NÃO ACUMULO MATÉRIA COM VALOR AGREGADO.

179


VITA BREVIS A VIDA É UM PERÍODO DE TEMPO NO QUAL TEMOS QUE APROVEITAR CADA MOMENTO. UM PASSADO QUE PODE SER LEMBRADO OU ESQUECIDO, UM PRESENTE QUE DEVE SER BEM VIVIDO, UM FUTURO QUE PODE SER ALMEJADO OU TEMIDO. TEMOS QUE ESCOLHER O QUE FARÁ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA, O QUE DEIXAREMOS NAS MEMÓRIAS DE QUEM COMPARTILHOU CONOSCO MOMENTOS DESTA TRAJETÓRIA.

"CARPE DIEM. APROVEITEM O DIA. TORNEM SUAS VIDAS EXTRAORDINÁRIAS." DESTA CITAÇÃO SEMPRE ME RECORDO: SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS.

180


POST MORTEM SEI QUE UM DIA A MORTE ME FARÁ UMA VISITA. QUE ELA NÃO CHEGUE ME ATROPELANDO NEM ME DILACERANDO, QUE SEJA SORRATEIRA. QUE ESTEJA DISPOSTA A TOMAR UMA XÍCARA DE CAFÉ OU DE CHÁ, SE PREFERIR. SE ME VER LIGADO EM APARELHOS ESTÁ DECIDIDO: É HORA DE PARTIR. NÃO QUERO SER ALIMENTO PARA OS DECOMPOSITORES. QUERO QUE MEU CORAÇÃO BATA NOUTRO PEITO E EXPERIMENTE NOVOS AMORES. O QUE RESTAR DE MIM, QUERO QUE SEJA CREMADO, DENTRO DE UM CAIXÃO NÃO QUERO SER NENHUM FARDO. SÓ VIVE EM VÃO QUEM CONSTRÓI ALTOS MUROS AO PRÓPRIO REDOR, E NÃO GRANDIOSAS PONTES QUE AS LEVEM PARA UM LUGAR MELHOR. TENDO A FAMÍLIA E A POESIA SEMPRE AO MEU LADO, CONTO MEUS DIAS EM VERSOS AUTOBIOGRÁFICOS. 181


VIVO

VIVO SEM REGALIA. CULTIVO MEU SER COM ARTE E FILOSOFIA. EXPRIMO A VIDA ATRAVÉS DA POESIA.

182


VII - REFLEXÕES EM PROSA “UMA VIDA NÃO EXAMINADA NÃO MERECE SER VIVIDA.” - SÓCRATES

183 183


184


SOBRE APRENDER

ATÉ MEUS DEZESSETE ANOS DE IDADE EU POUCO ESTUDAVA FORA DA SALA DE AULA, NÃO ERA UM LEITOR MUITO ÁVIDO E NÃO ME INTERESSAVA POR POESIA, MAS DESDE QUANDO TERMINEI O CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR, EM 2011, TENHO ORGANIZADO DIVERSOS PLANOS DE ESTUDOS NOS QUAIS EU APRENDA NÃO SÓ O CONTEÚDO DE UMA GRADE CURRICULAR, MAS INDO ALÉM, PESQUISANDO, LENDO E ESTUDANDO OS MAIS DIVERSOS ASSUNTOS A FIM DE FORMAR UM IDEÁRIO. PERCEBO QUE NAQUELA ÉPOCA O MEU CONCEITO SOBRE APRENDER ERA OUTRO, ESTAVA MAIS FOCADO EM QUERER SABER O QUE ESTAVA ESCRITO (PENDENDO PARA O DECORAR), AO INVÉS DE PENSAR SOBRE O ASSUNTO, FAZENDO MINHAS CRÍTICAS E REFLEXÕES COM O INTUITO DE FORMAR UMA OPINIÃO. TENHO PENSADO SOBRE ESTA QUESTÃO DO APRENDIZADO, NA QUAL VEJO QUE, MUITAS VEZES, HÁ APENAS A DECLAMAÇÃO DE PENSAMENTOS QUE FORAM LIDOS DE OUTROS AUTORES. NÃO PENSO QUE ISSO É ALGO RUIM, POIS LENDO SUAS OBRAS PODEMOS FORMAR NOVAS IDEIAS ACERCA DE CERTOS ASSUNTOS. É COMO DIZ ITALO CALVINO EM SEU LIVRO “POR QUE LER OS CLÁSSICOS”: “4. TODA RELEITURA DE UM CLÁSSICO É UMA LEITURA DE DESCOBERTA COMO A PRIMEIRA.”, E “6. UM CLÁSSICO É UM LIVRO QUE NUNCA TERMINOU DE DIZER AQUILO QUE TINHA PARA DIZER.”. PORTANTO, COM BASE NESTE PENSAMENTO, PODEMOS REVER O NOSSO CONCEITO SOBRE APRENDER BASEADO NA LEITURA DE GRANDES FILÓSOFOS, TEÓRICOS E PENSADORES, QUE NOS LEGARAM SUA VASTA GAMA DE CONHECIMENTOS E TRABALHAR O NOSSO LIVRE PENSAR. PARA MIM, ATUALMENTE, O APRENDER NÃO SE RESUME EM APENAS LEMBRAR O QUE CERTO PENSADOR ESCREVEU OU DISSE EM CERTA OBRA OU OCASIÃO, É FAZER CRÍTICAS, REFLETIR E ATÉ MESMO REFUTAR IDEIAS A FIM DE FORMAR UMA OPINIÃO SOBRE O

185


ASSUNTO. PARA MIM, O APRENDER NÃO É SÓ ME ALIMENTAR DE TEXTOS E TEORIAS PARA DEPOIS VOMITAR TUDO O QUE FOI LIDO. UMA IDEIA QUE PARTILHO SOBRE O CONHECIMENTO ADQUIRIDO COM BASE NO APRENDIZADO E NA LEITURA É: “A SABEDORIA, POR SUA VEZ, CONSISTIRIA NÃO APENAS NO CONHECIMENTO TEORÉTICO DAS ESSÊNCIAS, IDEIAS, CAUSAS OU PRINCÍPIOS DAS COISAS, MAS NA VIDA DE ACORDO COM ESSE CONHECIMENTO, POIS SÓ O ACORDO, OU A HARMONIA, DA VIDA TEORÉTICA E DA VIDA PRÁTICA PODERIA PROPORCIONAR A EUDAMONÍA, QUER DIZER, A ‘FELICIDADE’, RAZÃO DE SER DA FILOSOFIA.”. “NUMA EVENTUAL DISCUSSÃO SOBRE COTAS RACIAIS, REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, DESCRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS, APENAS PARA MOBILIZARMOS TEMAS PRESENTES NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA, O SOCIÓLOGO NÃO É CAPAZ DE DAR A PALAVRA FINAL E MOBILIZA, A TODO O MOMENTO, AUTORES E CONCEITOS DE SUA TRADIÇÃO OS QUAIS O SENSO COMUM DESCONHECE. POR OUTRO LADO, NÃO É DESEJÁVEL QUE ELE SEJA CAPAZ DE ENCERRAR ESSAS E OUTRAS DISCUSSÕES, POIS A POSSIBILIDADE DE VISÕES PLURAIS QUANDO TRATAMOS DE ASSUNTOS DE NATUREZA MORAL É BEMVINDA.” TEMOS QUE APRENDER A APRENDER, A ENSINAR E A PRATICAR O QUE FOI APRENDIDO, DE FORMA QUE NOSSOS ATOS E OPINIÕES NUNCA SEJAM EMBASADOS SEM UM SENSO CRÍTICO, NEM QUE OS MESMOS SEJAM IMPOSTOS COMO UMA VERDADE ABSOLUTA, TEMOS QUE FAZER UM CONVITE À REFLEXÃO, A FIM DE TORNAR ESTA SOCIEDADE MAIS HARMONIOSA NA TROCA DE IDEIAS E NAS NOSSAS RELAÇÕES. 

186


(SOBRE)VIVER

VIVER É COMPLICADO, MAIS AINDA QUANDO NOS TORNAMOS CONSCIENTES DAS CONSEQUÊNCIAS DOS NOSSOS ATOS OU DA NOSSA CONDIÇÃO DE INÉRCIA EM NOSSAS RELAÇÕES, SEJAM ELAS SOCIAIS, AMOROSAS, FAMILIARES, COM A NATUREZA ETC., E TAMBÉM DIANTE DOS ACONTECIMENTOS QUE OCORREM A TODO O MOMENTO MUNDO AFORA. HÁ OS QUE ACREDITAM QUE UM DIA VIVERÃO EM UM MUNDO PERFEITO, SEM CONFLITOS, SEM MORTES, SEM DOR, SEM TRISTEZA E NEM OUTROS MALES COMO OS QUE ASSOLAM ESTA SOCIEDADE: NUM PARAÍSO. HÁ OS QUE NÃO ACREDITAM NO PARAÍSO E QUE UM MUNDO PERFEITO NUNCA IRÁ EXISTIR, DEVIDO AO EGOÍSMO DOS SERES HUMANOS. PENSO QUE O EGOÍSMO ESTÁ PRESENTE EM CADA UM DE NÓS, EM UNS DE MAIS, EM OUTROS DE MENOS, MAS ACHO QUE ALGUMAS PESSOAS NÃO ENTENDEM QUE, NESTE MUNDO ONDE IMPERA UM DESEJO POR ACUMULAÇÃO DE RIQUEZAS E UMA BUSCA INCONSEQUENTE POR BENS MATERIAIS (UMA CORRIDA POR ASCENSÃO DO STATUS SOCIAL), HÁ TAMBÉM PESSOAS QUE PREZAM PELO BEM ESTAR DO COLETIVO, SUPRIMEM O EGOÍSMO E SE ENGAJAM EM CAUSAS BUSCANDO UMA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA PARA TODOS. PERCEBO QUE EM MUITOS DISCURSOS HÁ A CRIMINALIZAÇÃO DOS QUE, ATUALMENTE, LUTAM POR MELHORIAS, ASSIM COMO NOSSOS ANTEPASSADOS LUTARAM PARA QUE GOZÁSSEMOS DE UMA MAIOR IGUALDADE NESTA RELAÇÃO DE CLASSES EM QUE VIVEMOS. ACHO QUE ESTAS PESSOAS DEVEM PENSAR QUE NUM BELO DIA, OS SENHORES FEUDAIS FORAM ILUMINADOS POR UMA LUZ DE BONDADE E DECIDIRAM LIBERTAR OS ESCRAVOS; QUE TODOS OS DIREITOS QUE USUFRUÍMOS PARTIRAM DA BOA VONTADE DOS POLÍTICOS QUE NOS REPRESENTAM; QUE AS EMPRESAS BENEFICIAM OS FUNCIONÁRIOS

187


COM VALE REFEIÇÃO, VALE TRANSPORTE, SEGURO DE SAÚDE ETC. POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE; QUE OS ESTUDANTES PAGAM MEIA-ENTRADA EM EVENTOS E LUGARES PORQUE AS INSTITUIÇÕES ABRIRAM MÃO DE OBTER UM MAIOR LUCRO EM PROL DE UMA INCLUSÃO CULTURAL. APOSTO QUE UMA BOA PARTE DAS PESSOAS NÃO SABE OU SIMPLESMENTE IGNORA O FATO DE QUE ISSO TUDO FOI CONQUISTADO COM CONSCIENTIZAÇÃO E LUTA, ONDE OS ESCRAVOS SE REBELARAM E DECIDIRAM SE LIBERTAR, FORMANDO OS QUILOMBOS; ONDE POR MEIO DE ORGANIZAÇÃO E PRESSÃO POPULAR, FORAM APROVADOS PROJETOS E LEIS QUE BENEFICIASSEM O POVO; ONDE OS OPERÁRIOS FIZERAM DIVERSAS GREVES REIVINDICANDO MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO; ONDE GRUPOS ESTUDANTIS SE ORGANIZARAM E REIVINDICARAM MENORES PREÇOS EM PROL DE UMA INCLUSÃO CULTURAL ETC., OU SEJA, MUITOS LUTARAM E ATÉ MESMO PERDERAM A VIDA PARA QUE TIVÉSSEMOS MELHORIAS NA NOSSA QUALIDADE DE VIDA COMO CIDADÃOS, ESTUDANTES E TRABALHADORES. A PARTIR DO MOMENTO EM QUE EU ME TORNEI CONSCIENTE DE QUE NESTA SOCIEDADE EU SOU UM AGENTE TRANSFORMADOR, VENHO ESTUDADO, REFLETIDO E TOMADO ATITUDES DE FORMA A VIVER A MINHA VIDA, MAS SEMPRE PREZANDO PELA HARMONIA NAS MINHAS RELAÇÕES E ME ENGAJANDO EM CAUSAS QUE EU POSSO E ACHO QUE VALEM A PENA. ATUALMENTE, FAÇO (FAN)ZINES, SOCRASTICKERS E PARTICIPO DE ALGUMAS INTERVENÇÕES ONDE PROPAGO CONHECIMENTO E POESIA, SEMPRE EM BUSCA DE UMA (R)EVOLUÇÃO SOCIAL. MAS NÃO PRETENDO PARAR POR AÍ, AINDA TENHO MUITO QUE APRENDER E A REALIZAR PELA FRENTE, HÁ MUITAS LUTAS A SEREM TRAVADAS. NEM TODA LUTA SE FAZ COM PROTESTOS NAS RUAS, HÁ LUTA TAMBÉM EM ATOS DE CONSCIENTIZAÇÃO E SOLIDARIEDADE: FAÇAMOS A NOSSA PARTE. 

188


189


190


191


192


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.