Issuu on Google+

Fotos: Divulgação

Gazetinha DO OESTE

História de pescador... lo, que também foi eleito por eles como santo padroeiro. Não é raro escutar pescadores contando para quem quiser ouvir “causos” nos quais São Pedro fez milagres. Quando o dia não está bom para fisgar peixes, Pedro é o primeiro santo requisitado para, quem sabe, fazer as coisas melhorarem. Liziane Ricardo

liziane.ricardo@gazetaoeste.com.br

Turminha, quem nunca ouviu um tio, o pai ou até mesmo um primo comentando a frase: “Ah isso é história de pescador”. Então hoje nós iremos falar um pouco destes homens que se tornaram uma espécie de símbolo, fazendo de simples pescarias um ‘marco’ do qual terá suas histórias sempre lembradas por seus companheiros. A prática da pesca existe desde o tempo que o Brasil era povoado apenas pelos índios, quando os peixes faziam parte de seu sustento diário, tendo apenas os alimentos provindos da caça, da pesca e da colheita. Hoje a pescaria é mais conhecida como uma prática de lazer.

Conhecidos por suas histórias repletas de misticismo, os pescadores brasileiros comemoram o seu dia em todo dia 29 de junho. Pelo fato de ostentarem o estigma de “mentirosos”, a escolha pela data chega a ser motivo de polêmica. Muitos pensam que, na verdade, 1º de abril é além do “Dia da Mentira”, também o “Dia do Pescador”. Mas é aí que se enganam. A DATA A explicação pela escolha de 29 de junho tem origem cristã. Nesta data o calendário católico celebra o “Dia de São Pedro”. Além de ser considerado um dos santos mais populares entre os religiosos, Pedro era pescador. Por isso a identificação dos pescadores com o apósto-

MENTIRA X VERDADE Verdadeiras ou não, as histórias contadas pelos pescadores ganharam muita fama por que eles sempre aumentam o tamanho do peixe, o peso e ainda tem muita imaginação quando vão contar um causo noturno recheado de suspense. Ainda tem aqueles que não pescam nada e para não voltar pra casa com as mãos vazias, passam numa peixaria e compram um peixão e fingem que o pescou, e em cima deste episódio ainda completam a história apontando as dificuldades que tiveram para conseguir aquele peixe. No meio sertanejo existem dezenas de músicas que abordam causos contados por aqueles que vivem na beira do rio, ou que usam

a pesca como “desculpa” para sair de casa sem levar a mulher. TIPOS DE PESCADORES Existem basicamente três tipos de pescadores: profissionais, amadores e ribeirinhos. Profissionais são aqueles que dependem do pescado como fonte de renda. Algumas vezes esses acabam ultrapassando os limites com o uso de apetrechos de pesca em massa, como redes e anzóis de galho, e acabam multados ou até presos por desrespeitarem as cotas estaduais de pescado. Os pescadores amadores precisam ter a licença de pesca para praticar a atividade tanto embarcada como desembarcada, também respeitando cotas e o período de reprodução dos peixes, a piracema, que na maioria das bacias brasileiras vai de novembro a março. Já o pescador profissional sabe de todos os truques para uma boa pescaria: conhece a época de reprodução das espécies de peixes de sua região (e respeita conforme a lei!), sabe escolher a isca e o anzol certo e também conhecem o local mais adequado para pescaria.


Para Colorir


Labirinto

Está no Cinema A ERA DO GELO 4

A louca perseguição de Scrat sempre à caça de sua noz inquieta, perseguição à qual ele tem se dedicado desde os primórdios dos tempos, tem consequências que mudam o mundo e causam um cataclismo continental que leva Manny, Diego e Sid a viverem a maior aventura de todos os tempos. Nessa maré de mudanças, Sid acaba reencontrando sua Avó turrona, e o bando ainda tem de lidar com uma horda de piratas decididos a impedi-los de voltar para casa.

Gênero: Infantil • Duração: 96 min • Censura: Livre


Criança em Ação

Bebê do Centenário! O Rafael Lopes de Paula, filho de Daniela Cristina da Silva Lopes e Glauber Lopes de Paula, nasceu às 00h23 exatamente no dia 1º de Junho de 2012. Com 3,270 Kg e 48 centímetros. E amanhã essa fofura completa 1 mês de vida!

Quem também fará aniversário na quarta dia 4 de julho é a Maria Eduarda que é fã da Gazetinha. Parabéns linda! Seus pais Márcia e Mário, a Melissa e seu irmão Mário Junior também te mandam um beijão!

Galera confiram a pose de modelo que o Theo de 1 ano e nove meses fez para a foto da Gazetinha. Ele é o orgulho dos pais Matheus de Oliveira Costa e Alessandra Gontijo Costa.

No último dia 26 de junho o Bruno Eugênio Corrêa completou 12 anos. È com muita alegria que seus pais Elizabete e Eugênio lhe mandam os Parabéns e que ele tenha muita saúde e felicidades!

Correio Gazetinha Envie sua foto, ou a foto de seu filho em ação. Seja na escola, em uma viagem, num simples passeio, ou em casa. Os garotinhos que estiverem fazendo aniversário, também sairão na coluna Aniversariantes. E-mail: liziane.ricardo@gazetaoeste.com.br Endereço: Rua Rio Branco, 948 – Bairro Porto Velho – Divinópolis/MG – CEP: 35500-430 – Telefone: 37 3222-6322


Gazetinha edição 1855