NoticiasCVPDCENovembro2016

Page 1

Publicação mensal Nº19, Novembro de 2016

EDITORIAL Por:

Manuela Filipe

Sou muito sensível a odores e, para além do agrado que me provocam muitos deles, há alguns que considero verdadeiramente especiais, pois remetem-me para recordações felizes, da minha infância ou juventude. Recentemente, ao princípio da noite, quando eu realizava mais uma das habituais caminhadas pelo passeio que ladeia a baía de Cascais, apreciando os reflexos de luz que proporcionam uma visão mágica daquele lugar, quando uma ponta de vento me fez chegar às narinas um cheiro bem conhecido e talvez um dos que mais aprecio. Olhei e, uns metros adiante, lá estava um dos típicos triciclos que vendem castanhas assadas, de onde saiam rolos de um fumo espesso e acinzentado. Nessa altura pensei que se tinham reunido vários factores que me deixam feliz: os dias outonais de calor e sol brilhante, o cheiro a castanhas, os magustos nas adegas da minha região onde se prova a jeropiga e a água-pé e, fruto de um pouco de tudo isto, a lenda do generoso S. Martinho. Dei então comigo a recordar a história inspiradora que nos fizeram chegar do soldado romano, Martinho de Tours que, quando cavalgava de Itália rumo à sua terra em França, ao cruzar os Alpes debaixo de grande tormenta e de um vento forte e gelado, viu sair-lhe ao caminho um mendigo andrajoso que tiritando de frio lhe pediu esmola. Nada tendo para lhe dar, Martinho empunhou a espada e, de um golpe, cortou a sua capa ao meio, dividindo-a com o pobre homem. Nesse preciso momento, como se tratasse de um reconhecimento divino por tão nobre gesto, as nuvens dissiparam-se, o mau tempo passou e o Sol brilhou e aqueceu esse dia de Outono como se fosse Verão. (continuação pág.2)

1º ANIVERSÁRIO DO POLO DA MADORNA No dia 2 de Novembro de 2016 realizámos a celebração do 1º aniversário da Geração+/Centro de Dia, da Madorna. Contámos com a presença dos utentes, voluntários, colaboradores e da Presidente desta Delegação, Dra. Manuela Filipe. Pela manhã, para além dos discursos habituais, visionámos um filme alusivo às acções desenvolvidas ao longo dos últimos 12 meses e cantámos os parabéns, acompanhados de um magnífico bolo. Durante a tarde organizou-se um período aberto à comunidade em que todos os trabalhos expostos e o Espaço, ficaram disponíveis para visita. AM CAMINHADA SOLIDÁRIA Na manhã do passado domingo, dia 30 de Outubro, a Delegação da Costa do Estoril promoveu, no Pólo de Janas, uma caminhada solidária em benefício da Amigas do Peito, Associação Humanitária de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, com quem temos estabelecida uma parceria. O evento, que mereceu, também, o patrocínio dos ginásios Holmes Place, representados na ocasião pela CEO Dra. Sofia Sousa e por mais três elementos da sua equipa, bem como do Satélite Familiar – Serviços de Enfermagem ao Domicílio, registou a presença de um animado e numeroso grupo com mais de cem participantes, realizando-se num fabuloso dia de Sol, ao longo de um percurso de 6 quilómetros, por entre os magníficos pinhais e campos da aldeia de Janas, inseridos no Parque Natural Sintra-Cascais e tendo como fundo a encantadora Serra de Sintra e os seus nobres palácios. Durante o trajecto foi efectuada uma paragem técnica junto à famosa Capela de São Mamede, onde a ocasião foi aproveitada para registar o convívio numa fotografia de grupo. A caminhada desenrolou-se em tom sempre animado e teve o apoio de quatro voluntários liderados pelo monitor José Guilherme, natural e residente no Mucifal a quem aqui deixamos expressos os nossos sinceros agradecimentos. Após terem concluído o percurso, os intervenientes puderem deliciar-se com uma típica feijoada, confeccionada por voluntárias das aldeias de Janas e Mucifal apoiadas pela equipa da voluntária Vânia Garcia e de outros voluntários da Cruz Vermelha.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.