DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA
VAI FICAR TUDO BEM
Publicação mensal Nº 61, Maio de 2020
EDITORIAL
Por: Manuela Filipe
A ACADEMIA DIGITAL Cumprem-se durante o presente mês de Maio cinco anos sobre a data em que, em boa hora, foi lançado o Boletim Informativo, um instrumento de comunicação e informação capaz de mostrar, embora de forma sucinta, as diversas iniciativas desenvolvidas ao longo dos anos pela Cruz Vermelha da Costa do Estoril, quer seja na sede da Parede, como nos vários pólos espalhados pelo concelho de Cascais, ou até mesmo em outras regiões onde foi necessário estarmos presentes com as equipas que constituímos para o efeito. Para além disso, a publicação a que dedicamos muito carinho, revelou-se ainda de grande utilidade em termos da detalhada apresentação de cada um dos serviços de que dispomos internamente, bem como, por exemplo, na divulgação das numerosas e regulares actividades desenvolvidas pela Academia Sénior presencial. Ao mesmo tempo, o Boletim tem acolhido, mensalmente, importantes testemunhos das vivências entre nós de professores e alunos, o que proporciona aos leitores um conhecimento bastante real do significado e impacto desta resposta socioeducativa, do mesmo modo que não deve ser ignorada a colaboração de alguns dos nossos funcionários, bem como, a nível externo, de especialistas em diferentes áreas, entre as quais relevo as da Saúde, Geriatria, Social e da Comunicação, Aliás, permitam-me a tal propósito referir os elogios e palavras de incentivo que regularmente me chegam a partir de leitores, sejam eles ligados à delegação, como de outros que connosco nunca privaram e até de quem nos segue mensalmente no estrangeiro onde, imagine-se, a nossa folha informativa, para além de lida de fio a pavio, é utilizada em aulas de línguas. Pelo que acabo de partilhar convosco, quero agradecer à vasta equipa de colaboradores e também aos leitores que nos têm acompanhado desde Maio de 2015 e nos fazem acreditar ter valido a pena, há cinco anos, lançar um Boletim Informativo.
(continua pág. 2)
(Ver página 3)
ANSIEDADE PÓS-CONFINAMENTO
(Ver página 8)
AULAS ONLINE
(Ver páginas 4 e 5)
SAÚDE E BEM-ESTAR
(Ver página 9)
REABRIRAM AS CAFETARIAS DA DELEGAÇÃO Já reabriram, seguindo as directivas da DGS, as cafetarias da sede da Delegação, na Parede, com horário das 09,30 às 17,30 horas (entrada pela Av. Vasco da Gama, 243) e do Pólo de Cascais, neste caso com abertura às 09,00 e encerramento às 17,00 horas. Para além dos produtos habituais, como bolos, sandes e bebidas, estes nossos espaços servem refeições ligeiras e rápidas. Desfrute do actual tempo primaveril em ambas as esplanadas.
REFEITÓRIO DA DELEGAÇÃO EM FUNCIONAMENTO PARCIAL Também já se encontra em funcionamento, embora parcial, o refeitório da Delegação, cumprindo os requisitos fixados pela DGS e por enquanto reservado a alunos, professores, outros voluntários e com serviço apenas na esplanada. É necessária a marcação prévia de almoços através do número de telemóvel 914039097. A entrada é feita pela Praceta Barbosa de Magalhães.