NoticiasCVPDCEAgosto2016

Page 1

Publicação mensal Nº16, Agosto de 2016

EDITORIAL Por:

Manuela Filipe

IDAS À PRAIA E PIQUENIQUES EM JULHO E AGOSTO Em Julho e Agosto os Centros de Dia da Madorna e Parede organizam actividades semanais conjuntas. As idas à praia e os piqueniques quinzenais proporcionam aos utentes momentos de lazer, ar puro, caminhada, banhos de mar ricos em iodo e banhos de sol que fomentam a retenção de vitamina D e sombra. A boa disposição impera sempre que saímos! AM

Apesar de nos encontrarmos em pleno Verão, estação do ano de que gosto bastante pelos dias de Sol que nos transmitem uma energia positiva e nos fazem sentir mais felizes, têm-me afectado notícias divulgadas pela comunicação social, de resto semelhantes a casos que tenho vivenciado ao longo da minha experiência profissional, dando conta de actos da maior insensibilidade praticados por familiares ou pretensos amigos dos mais velhos. Tão reprováveis procedimentos têm a ver, de uma maneira geral, com atitudes de abandono mais ou menos dissimulado, de maus tratos físicos e psicológicos e, em muitos casos, com a apropriação de bens, levando a que, na sua ingenuidade, os idosos percam o controle do pouco, ou muito, que amealharam ao longo de vidas de trabalho, confiando, por exemplo, a gestão do património imobiliário ou das contas bancárias a pessoas sem escrúpulos, que os esbanjam em benefício próprio, levando-os a viver situações de verdadeira carência. Embora tal nos possa causar estranheza, sobretudo quando as vítimas são cidadãos que, apesar da avançada idade, estão no uso das suas faculdades, convém termos presente estarmos perante um ser que viu partir os seus entes mais chegados e por isso tem necessidade de carinho, cedendo facilmente ao calor humano com que fingem rodeá-lo e ele toma como verdadeiro. No entanto, devo reconhecer que nem tudo se passa assim, pois ao longo das minhas mais de três décadas dedicadas à população sénior, também me deparei com histórias de sentido oposto, tendo felizmente conhecido muito gente de carácter, que sendo familiar, amigo ou vizinho de idosos, os trata de maneira atenta, carinhosa e desinteressada, acima de tudo com valores. E são esses os valores com que me identifico e os exemplos que deveremos tomar como bons na sociedade.

(continua Pág. 2)

NECESSITAMOS VOLUNTÁRIOS À semelhança de acções já realizadas, em 2016 vamos receber 150 seniores provenientes de Juntas de freguesias do concelho de Lisboa. Iremos necessitar da vossa preciosa ajuda para servir almoços a este grande grupo. Necessitaremos do vosso apoio nos dias 5, 6, 7 e 8 de Setembro entre as 11h e as 15h para colocar mesas, todos o material de refeição, servir refeições, recolher material e arrumar e preparar tudo para o dia seguinte. Precisamos de 10 voluntários para cada dia pelo que vos pedimos que indiquem em que dias nos poderão ajudar. No dia 02 de Setembro pelas 15h teremos reunião de preparação deste grande evento no refeitório da Parede. Solicitamos a vossa resposta para: dcostaestoril.asocial@cruzvermelha.org.pt ou dcostaestoril.eventos@cruzvermelha.org.pt Solicitamos ainda que a vossa resposta mencione o nome completo, nº BI ou CC, NIF e data de nascimento. Gratos pela vossa colaboração solidária.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.