5 minute read

Evento recebeu grande público e deu forte projeção ao município

“Superou todas as expectativas!” Esta é avaliação da comissão organizadora da 11ª Festa da Uva e do Rodeio Nacional de Monte Alegre dos Campos. Para ilustrar a afirmação, os números de público surpreendem. No sábado (28), por exemplo, foram mais de quatro mil pessoas no show nacional da dupla João Bosco & Vinícius, um recorde e superior à população do município. Foram várias as ocasiões em que o Parque de Eventos José Aderbal Duarte ficou lotado. Para os organizadores, “o sucesso deve-se à união dos poderes Executivo, Legislativo, patrocinadores, produtores e moradores”.

De acordo com o secretário de educação, Joacir Tavares, os preparativos começaram em setembro de 2022. “Toda a administração se envolveu para desenvolver a programação do evento” destacou. Foram distribuídos mais de seis mil quilos de uva e vinho doce. “Todas as pessoas que participaram da festa tiveram acesso para experimentar uma uva de excelente qualidade” comemorou o vice-prefeito, Volmir Tavares.

Advertisement

O desfile de carros alegóricos é um exemplo da participação da comunidade nas mais diversas atividades da festa. A narração foi de Sérgio Poletto, responsável por este serviço desde a primeira edição do evento, ainda na

Capela São Francisco. “Na época era organizado pelo grupo de jovens. Tenho o maior prazer em estar todo este tempo junto nas onze edições. A inovação é que as comunidades também participaram, mostrando o que cada uma tem”, lembrou Poletto.

Nele foram contadas as histórias da produção de uva, dos agricultores e dos imigrantes italianos, que trouxeram a fruta para a região. Entre as mais de 20 alegorias, a do Grupo da Feira da Agricultura Familiar foi a que conquistou o primeiro lugar.

Não faltou espaço para a fé. A missa campal, celebrada pelo Frei Volmir Warken foi o momento de agradecer a colheita e reforçar a esperança para a próxima safra. “ O agricul- tor é vários profissionais em um só, pois ele semeia, planta, colhe, beneficia o produto. Estão expostos às intempéries do tempo, como o granizo, a seca, a geada e esta celebração em ação de graças vai além do agradecimento “, ressaltou o religioso.

O Espaço da Agricultura Familiar contou com dez expositores, que levaram desde o artesanato local até os produtos agroecológicos. “A festa levou o nome do município para a região e nós estamos juntos” destacou Charlene Carraro, representante da Agroindústria Carraro, que distribui os produtos de Monte Alegre para todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e algumas cidades de outros estados. Também foi oportunidade de apresentar novas potencialidades, como as pequenas frutas, que vem ganhando espaço em meio à agricultura familiar. “Já são mais de 200 produtores envolvidos, sendo quatro de mirtilo, 80 de framboesa, com aproximadamente 10,6 hectares e 133 de amora, com uma área de 47,27 hectares plantados”, revela o extensionista da Emater, Eduardo Pagot.

No que diz respeito ao Rodeio, o espaço da campeira quase ficou pequeno, devido ao grande número de competidores nas mais diversas modalidades de laço e gineteada. Para o patrão do CTG Querência de Monte Alegre, Hilton Lisboa Junior, o evento saiu acima do esperado. “Foi muito grande o nú- mero de participantes e do acampamento. Na medida do possível estamos melhorando a estrutura e Administração Municipal também tem auxiliado bastante para que todos fiquem melhor acomodados”, reforçou o patrão.

A rainha, Sergiane Poletto Indicatti lembrou que foi um grande trabalho de divulgação. As soberanas da Festa da Uva percorreram muitos quilômetros fazendo convites e divulgando as potencialidades do município. Autoridades e convidados foram recepcionados na Casa do Prefeito, um espaço de integração, valorizado pela visita de lideranças de toda a região. “É um prazer para nós ver a cultura e os produtos de cada município, Monte Alegre dos Campos está de parabéns!”, elogiou a prefeita de Muitos Capões e presidente da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser), Rita Pereira. Na parte artística, várias bandas e conjuntos abrilhantaram o evento. João Luiz Corrêa & Grupo Campeirismo, Opus Dei, Kauan Furacão, Os Vacarianos, Eder e Maurício e DJ Vini Vibe foram algumas das atrações. O show nacional de João Bosco & Vinícius mobilizou a solidariedade, afinal os ingressos foram trocados por alimentos não perecíveis, totalizando uma marca de 3,6 toneladas, que serão utilizadas na confecção de cestas básicas, destinadas às famílias cadastradas junto ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Premiação do desfile de carros alegóricos

1º LUGAR: Feira de Produtos Ecológicos – Eunira Carraro

2º LUGAR: Feira do Produtor – Antônio Lima

3º LUGAR: Serraria antiga – Paulo Daros

4º LUGAR: Cultivo da Parreira – Marizete Poleמּo

5º LUGAR: Red Bull – Dalvan Poleמּo e Gabriel Poleמּo

6º LUGAR: Tropeiros – Sérgio Indicaמּi

7º LUGAR: Ecologistas – Associação dos Ecologistas de Monte Alegre dos Campos

8º LUGAR: Utensílios para produção de vinho – Adoir Rech

9º LUGAR: Monjolo – Jucelino Jordani

10º LUGAR: Mostarola - Giacir Giordani

TODOS OS CARROS RECEBERAM PRÊMIOS DE PARTICIPAÇÃO, SENDO QUE:

*O primeiro lugar foi contemplado com brinde da empresa Agrimar

*Já o segundo recebeu um vale-compras do Atacadão dos Móveis

*O terceiro prêmio dá direito a um ano de cortes de cabelo na barbearia

PitStop, mais brindes como queijo e maçã da empresa Dalaio

Resultados Do Rodeio Nacional Do Ctg Quer Ncia De Monte Alegre

LAÇO MOCHO

Força A - Murilo Barbosa

Força B - Ivo Neto, Fabrício Nunes, Guilherme e Guilherme

Força C - Deivid Alves, Valdecir Rech e Murilo

TAÇA

Força A - Kaue Casagrande e Gustavo

Vieira, Dil Rigon e Diego Rigon, Guilherme

Figueiredo e Murilo Barbosa

Força B - Leonardo Machado e Leonardo Zenato, Artur Rech e Artur Pazeמּo, Rafael Soldera e Rodrigo Padilha, Fabrício Nunes e Tiago Borges, Marlon Costa e Renan Miranda.

DUPLA OFICIAL DO RODEIO

Força A - Marcelo Lima e Marcelo Neri

Força B - Pedro de Jesus e Marlonei Delfes, Reginaldo Oliveira e Olavo Luz

Força C - Mateus e Jorge, Vitor Manico e Rafael Salib, Almir Passarin e Solano

Passarin

LAÇO QUARTETO

Força A - Os Guadérios: Tiago Borges, Pedro de Jesus, Marlonei Delfes e Fabricio

Nunes

Força B - Fazenda Lagoa Azul: Kaue

Casagrande, Lucas Moraes, Joe Moraes e Gustavo Vieira

Os Tauras: Hilton Junior, Andrigo Rocha, Deivid Alves e Marcos Carvalho

Força C - Os Capatazes: com Mauricio, Marcio, Leandro e Maicon Estância da Boa Vista: Mateus Carraro, Robson Carraro, João Sousa e Pedro Kuser

Laço Pai e Filho - Eder Bizzoמּo e Marco Antônio, Diego Sandi e Artur Rech, Valtoir Moreno e Marcelo Lima, João Alexandre e Evandro

LAÇO PAI E FILHA

Magno Silveira e Stafanie Gabriele

LAÇO IRMÃOS - Gnaço e Zoreia, Lucas e Joe, Mario Luis e Borginho, Rafael e Gabriel

VETERANO Borginho, Renato e Mário Luiz

Vaqueano - Osvaldino

PIÁ - Davi Rigon, Luis Gustavo e

Heitos Lemos

GURI - Guilherme Longhi e Artur Rech

PRENDINHA - Leticia Rech, Ana Júlia e Maria Eduarda

PRENDA - Vanessa Santos

VACA-PARADA

BONEQUINHA - Lara Rigon

PIAZITO - 1º Deivid Rigon, 2º Heitor Lemos

PIAZINHO

1º Gustavo Melo, 2º Benicio Casagrande

GINETEADA

1º Kevin Ribeiro

2º Lucas Parizoמּo

3º Marcos Machado

4º Kaua Silva

5º Mauricio Trindade

AGROINDÚSTRIA LEVA A MARCA DE MONTE ALEGRE PARA VÁRIOS ESTADOS BRASILEIROS

LIVRO DE ADHEMAR PINOTTI PODE SER COMPRADO EM “FOTOCÓPIA”

A obra “Só Para Lembrar” acaba de ser liberada para venda no sistema de “fotocópia” na Foto Ismael (Totonho), localizada na Rua Marechal Floriano, 621, centro de Vacaria. De acordo com o autor, o advogado, pesquisador e historiador

Adhemar Pinotti, o custo da cópia completa é de R$ 42.

Lançado em 2011, o livro mostra um pouco da história de Vacaria e alguns pontos dos Campos de Cima da Serra em fotos e legendas.

Pinotti também salienta que quem quiser colaborar financeiramente com o autor, pode enviar qualquer importância para o PIX 170.852.680-34.

This article is from: