1 minute read

Especial: relações possíveis

Ensino CTS e Educação Especial: relações possíveis

A tecnologia e a ciência são atividades sociais que têm ligação direta com o desenvolvimento humano, portanto, todo cidadão tem o direito de ter acesso e conhecer as questões sociais, políticas, sociais e culturais de seu meio social, do mundo moderno. Nesse sentido, a alfabetização científica denota importante apoio ao homem para conhecer e compreender o desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade.

Advertisement

Para qualquer cidadão é indispensável um posicionamento crítico frente às relações entre ciência, tecnologia e sociedade e, a partir desse ensino, a visão da ciência para o aluno tem relação com o dia a da dele, de forma a trabalhar um tema de importância dentro do contexto real.

Posto isso, o enfoque CTS, por se constituir de maneira contextualizada e interdisciplinar, tem possibilidade de contribuir com a proposta de inclusão educacional, assim como, com a inclusão social, uma vez que podem auxiliar os alunos a se reconhecerem capazes de participar e intervir, não somente no processo de ensino aprendizagem, mas na sociedade em que vivem, de maneira cidadã.

Com isso, a relação da Educação Especial com o ensino CTS se refere às possibilidades de oferecer ao aluno condições para construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia em situações vividas, diariamente. Consequentemente, cabe ao professor, mediar situações de aprendizagem que ajudem o aluno a se apropriar de conceitos e conteúdos em ensino de Ciências, para que ele venha compreender essa relação e suas implicações em seu meio social.