2 minute read

Produtos cerâmicos para um ambiente construído mais seguro

Francisco

Utilizada numa vasta gama de aplicações desde há milhares de anos, a cerâmica oferece hoje produtos de alta qualidade que desempenham um papel crítico nas nossas habitações e edifícios, estando profundamente enraizada na nossa economia, sociedade e cultura. Viajando para diversas cidades europeias, de Faenza a Delft, de Castelló de la Plana a Limoges, de Sassuolo a Stoke-on-Trent, encontraremos o património da indústria cerâmica europeia e veremos a versatilidade dos produtos cerâmicos nos materiais de construção, dos tijolos às telhas, da louça sanitária aos pavimentos e revestimentos. Na fileira casa, na louça de mesa ou decorativa, nos trens de cozinha ou nas facas. E poderíamos falar nas muitas aplicações em refratários e cerâmicas técnicas ou simplesmente quando usamos os travões (de cerâmica) da nossa viatura.

São produtos com características únicas de resistência ao calor e ao fogo, podendo resistir a temperaturas muito elevadas. A cerâmica tem propriedades isolantes e térmicas desde logo porque as argilas cozidas são naturalmente isolantes. A sua elevada inércia ajuda a regular a temperatura interior dos edifícios e desempenhar um papel determinante no conforto térmico. Pode durar milhares de anos e ser facilmente reciclada, reduzindo o desperdício e contribuindo para uma economia circular.

São também produtos seguros, são inertes e não emitem substâncias no ambiente, preservando a qualidade do ar interior. Os pavimentos e revestimentos cerâmicos podem ter propriedades antibacterianas e durante a pandemia desempenharam um papel na limitação da propagação de vírus e bactérias, fornecendo superfícies inertes fáceis de desinfetar.

Pelas suas elevadas propriedades técnicas, a inovação nestes produtos envolve a procura da sua multifuncionalidade, de forma a associar novas funções que promovam a sua utilização em novos espaços. Um exemplo de aplicação decorre do atual envelhecimento da população que torna as nossas casas numa ferramenta de apoio. O ambiente construído, enquanto espaço onde, tendencialmente, a franja da população sénior passa mais tempo, desempenha um pa- pel crucial no combate ao isolamento e na criação de maior e melhor qualidade de vida. As necessidades recaem na instrumentação dos espaços, permitindo um ambiente mais interativo, colaborativo e com capacidade de avaliação funcional não-intrusiva.

O projeto ACTIVAS é um exemplo do qual resultará um conjunto de soluções inovadoras para uma Vida Ativa, Segura e Saudável que contribuirão para a definição de um novo conceito de habitat, dotando esta franja crescente da população da segurança necessária para que tenham melhor qualidade de vida. Estas soluções são dirigidas a segmentos de mercado diversos como o residencial, mas também a hospitais, centros de idosos, lares e hotéis.

Uma das soluções em desenvolvimento envolve a sensorização de materiais cerâmicos, dotando-os de novas funções para deteção de inundações e gases tóxicos, inferindo situações de perigo de inundação ou incêndio. Estes sistemas fazem uso de eletrónica impressa diretamente no cerâmico (screen-printing) e, em comparação com os sensores de eletrónica convencional, tornam clara a possibilidade de uma integração mais invisível e adaptável a diferentes ambientes, conduzindo a soluções não-intrusivas e fáceis de instalar e remover.

Novos desafios com um propósito idêntico – a procura de um ambiente construído mais seguro para todos.

(Artigo publicado na Revista Construção Civil e Obras Públicas, do Diário de Coimbra)