Issuu on Google+

Conselheiros venezianos disfarçados. A polícia dos Doges da Sereníssima República nos seus (deles) calcanhares. Escondiam-se desde a queda de Marino Faliero em 1355. Corria o ano de 1985 quando os fotografei. Dico Kremer | Fotógrafo | @dicokremer

ZINE O DIA

PRIMEIRO

QUÍMICA DO AMOR DADOS ESQUIZOFRÊNICOS SE VOCÊ QUER TREPAR COSTA RICA ENTENDER O BRASIL INOVAÇÃO APPS FOTOGRÁFICOS FALANDO COMO PIRATA FÁBULA DA CAVEIRA VALDO E VINO ;;;

#3

ON EST LE

1/3/11

PREMIER

MARS


Março chega para levar embora 25% do ano de 2011, com os 3/4 restantes ainda dá pra fazer muitas coisas interessantes. Quando o carnaval passar, muitos vão acordar da ressaca para finalmente começar o ano e outros já estarão 3 meses à frente. Você está em qual grupo?

DADOS ESQUIZO

UM Rafael Antunes | Criação

50% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA PERTENCE À CLASSE C.

A QUÍMICA DO AMOR O   frio   na   barriga,   o   calor   na   pele   e   o   suor   nas   mãos   que   se   sente   ao   ver   aquela   pessoa   do   seu   i n t e r e s s e   mais   específico   não   tem   absolutamente   nada   de   psicológico.   Tá   bom   que   os   cientistas  não  sabem  ao  certo  o  

que   causa   a   liberação   dessas  substâncias,  mas  o  fato  é  que  essas  sensações   são  causadas  pela  produção  de  alguns  compostos  como   a   adrenalina,   noradrenalina,   feniletilamina,   dopamina   e   as  endorfinas  -  parentes  da  morfina.  É  a  famosa  paixão   se  espalhando  pelo  corpo.   Então   vamos   supor   que   o   lance   com   o   alvo   escolhido   tenha  vingado  e  vocês  já  estão  há  algum  tempo  juntos.   É  natural  que  aquela  sensação  de  euforia  dos  primeiros   dias   passe,   porque   o   corpo   começa   a   se   acostumar   com  a  presença  daquelas  substâncias  e,  com  isso,  elas   passam  a  não  surtir  mais  efeito.  A  verdade  nua  e  crua  é   que  a  grande  maioria  das  pessoas  se  separa  quando  isso   acontece.   Mas,   se   por   um   acaso   você   escolheu   aquela   pessoa  para  ser  o  seu  alvo  permanente,  o  cérebro  passa   a  aumentar  a  produção  das  endorfinas  gradativamente,   de  forma  que  o  frio,  o  calor  e  o  suor  se  transformam   em   uma   sensação   de   paz,   tranquilidade,   segurança   e   felicidade.  Eis  o  amor.   E  você  aí  achando  que  tudo  o  que  tem  química  é  ruim... Gabriela  Mateos  |  Criação  |  @gabimateos

DOIS

71%

DOS EXECUTIVOS DE MARKETING AFIRMAM QUE SUAS EMPRESAS TÊM RESISTÊNCIA EM TRABALHAR COM CLASSES SOCIAIS MAIS BAIXAS. João Guilherme | Criação | @guilherme2712


TRES

Rafael Antunes | Criação

51%

DAS BRASILEIRAS GASTAM MAIS DE R$100 POR MÊS COM BELEZA.

# GENERALIZAR É HUMANO, E MUITAS VEZES É UM ERRO MESMO. Tiago Pizzolo | Planejamento | @tiagopizzolo

Nem toda pinga é cachaça, nem todo fogo é fumaça. Nem todo mexicano é bigode, nem todo pandeiro é pagode. Nem toda salsa é cubana, nem todo chinelo é havaiana. Nem todo México é pimenta, nem toda meia idade é cinquenta. Nossa mania de generalizar muitas vezes esconde o que nosso mundão tem de melhor: nossa diversidade. E nessa bagunça que a diferença fez com o mundo, vale sempre a pena sair do nosso quadrado e se jogar, ver o que existe por aí. Ano passado eu me joguei, morei um ano na Costa Rica, e olha só um pouco do diferente que encontrei por lá: 200 METROS LESTE, 50 METROS SUL DO OUTLET MALL, EDIFÍCIO BRANCO COM GRADE VERDE Esta linha aí de cima era meu endereço na Costa Rica. Toda essa ladainha para explicar onde eu morava é necessária porque lá as ruas não têm nome e as casas não têm número. Para resolver isso, muito simples: escolha um ponto de referência próximo à sua casa e utilize os pontos cardeais para dizer o quão distante ela é de lá. Cada quadra equivale a 100m. Depois, faça uma breve descrição de sua querida habitação (portão amarelo, parede verde), e está pronto seu endereço. A PIADINHA TÍPICA DE BRASILEIRO Com todo o respeito, venho aqui dizer que lá eu pegava uma ou duas busetas diariamente. É isso aí, eu ia de busão para o trabalho (e busão em espanhol é exatamente a palavra citada ali em cima). Coletivas, confortáveis, meio usadas, coloridas, Costa Rica te oferece variedade de escolha.

CRIATIVIDADE  E  INOVAÇÃO Coronel Rolf Smith e os sete níveis pensamento inovador.

“Ser criativo é pensar sobre o seu modo de pensar” NÍVEL 1 // EFICÁCIA: Fazer as coisas certas. NÍVEL 2 // EFICIÊNCIA: Fazer as coisas da maneira certa.

thinking-expedition.com

VARIEDADE DE ESCOLHA? OK, NEM EM TUDO. Confesso que não sou um consumidor fiel quando o negócio é comprar leite. Se a embalagem não está zoada, a marca me parece familiar e o preço é o mais baixo do supermercado, é esse mesmo que eu levo. Na Costa Rica nem fazer esta varredura entre as tetra paks eu precisava: só encontrei 1 (uma!) marca de leite integral nos supermercados de lá (até parece o Brasil, que a cada bezerro que nasce, uma marca diferente aparece na prateleira). Mas o pior está por vir: o melhor amigo do estudante universitário, Nissin Instantâneo Miojão, só possui três sabores, sendo que a semana possui sete dias.

NÍVEL 3 // MELHORAR: Fazer melhor as coisas certas. NÍVEL 4 // ENXUGAR: Livrar-se das coisas supérfluas. NÍVEL 5 // COPIAR: Fazer as coisas boas que outras pessoas estão fazendo. NÍVEL 6 // SER DIFERENTE: Fazer coisas que ninguém mais está fazendo. NÍVEL 7 // BUSCAR O IMPOSSÍVEL: Fazer coisas que não podem ser feitas.

LIVROS PARA ENTENDER O BRASIL

Entender o país da bola e da piada pronta é coisa complicada, mas deveria ser obrigatório a todos refletir um pouquinho sobre nosso Brasil. Existem 3 livros que dizem muito sobre nós, sobre por que somos assim. É claro que não existem respostas prontas, mas lendo-os é possível ter uma compreensão melhor de coisas tão amplas de nossa sociedade como: os Sarneys da política, a falta de educação, o pobre endividado em milhões de prestações das Casas Bahia…

Casa-‐Grande & Senzala,

de Gilberto Freyre A formação patriarcal do Brasil, com os senhores capitães coronéis mandando e desmandando em suas terras, mulheres e trabalhadores. Tá tudo aí.

Raízes do Brasil,

de Sérgio Buarque de Holanda A sujeira que Gilberto Freyre não viu é escavada aqui por Sérgio Buarque. Ele indentifica quem manda no Brasil: os patriarcas rurais, os patrimonialistas urbanos e a burguesia.

Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado Furtado analisa a formação e os problemas econômicos que nos condenam a ser para sempre o “país do futuro”, que nunca chega.

P.S.: Provavelmente muitos não irão lê-los, afinal, somos brasileiros.

COMEÇANDO DE LEVE O DIA No país que cabe três vezes dentro do Acre, tem gente que come, sim senhor, feijão com arroz no café da manhã. Como se não bastasse encher o pandulho desta maneira pela manhã, eles batizaram este prato típico de gallo pinto e pedem nas cantinas que venha acompanhado com ovos. Vai, tá de sacanagem comigo? FORÇANDO A AMIZADE Sacanagem mesmo é o que eles podem fazer com a sua cerveja. Peça uma em um bar e muito provável ela não virá muito gelada, mas virá com um… copo de gelo! Muchas gracias por colocar água na minha cerveja, garçom. O PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO Costa Rica não vai te surpreender por sua arquitetura, seu prédio mais alto possui 19 andares. A terra deste país treme, assusta, algumas muitas vezes ao ano. O trânsito é meio caótico, e o transporte público uma bagunça. De vez em quando algum vulcão “inativo” resolve acordar e colocar povoados sob alerta. As chuvas não perdoam, caem devotamente todo santo dia durante sete meses, pelo menos. Caem com ela, estradas, barrancos, casas e, infelizmente, algumas vidas. Mas chega de falar de coisa ruim! Todos estes inconvenientes citados praticamente desaparecem quando a gente lembra que a Costa Rica é conhecida por suas reservas biológicas (25% do seu território está protegido contra o desmatamento), por ser um país que desde 1948 decidiu abolir seu exército e investir na educação, por possuir um povo com alma positiva, feliz, vibrante. Uma alma latina, no melhor sentido da palavra. O resultado não poderia ser outro: em 2010, Costa Rica foi considerada o país mais feliz do mundo. Parece que o bordão nacional, “Pura Vida”, faz mesmo todo o sentido por lá. Afinal, os ticos realmente sabem vivê-la assim, intensamente.


Cuidado: aplicativos altamente viciantes Foi-se o tempo em que era necessário uma câmera enorme e muitas lentes maiores ainda para fazer fotos bacanas. Claro que elas continuam, pelo menos por enquanto, oferecendo recursos que nenhuma outra poderia, mas câmeras de bolso, celulares e principalmente os aplicativos para iPhone não têm deixado a desejar. Aliás, os apps são a bola da vez e merecidamente. Eles são dezenas e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Pra facilitar sua vida, seguem os principais aqui embaixo: Instagram: o mais popular, além de estar na lista de aplicativos mais baixados. Apesar de ser free, ele oferece filtros bem legais e, na verdade, isso é tudo. Você pode compartilhar as fotos em quase todas redes sociais e ele também tem uma própria, em que os usuários podem seguir e serem seguidos pelos outros. Mas o mais interessante é o chuncho que esse app permite: dá pra tirar a foto com outro aplicativo, salvar no smartphone e publicar usando o Instagram. Hipstamatic: é ainda mais legal do que o Instagram, mas é pago. Ele permite fazer combinações entre opções de lente, flash e tipos de filme. Que causam efeitos, cores, luzes e molduras diferentes. Também permite que as imagens sejam compartilhadas nas redes sociais (mas sem o chuncho). ShakeItPhoto: Uma polaroid, só que mais leve. A diferença é que apesar do som da revelação e do macete de chacoalhar o gadget pra foto aparecer mais rápido, ela não vai sair impressa em suas mãos. É uma pena, mas vale a brincadeira. ProCamera: Esse aplicativo não tem filtros tão legais, nem outros recursos engraçadinhos. Ele - não sei como melhora a qualidade da câmera do iPhone. E também permite algumas edições na imagem. Eu diria que é o mais funcional e indispensável de todos os apps de fotografia. LightMeter (pago) e Pocket Light Meter (free): Também são do grupo dos que facilitam a vida. Eles funcionam perfeitamente como um fotômetro, ou seja, o filme da sua câmera analógica está 95% salvo com o auxílio desses aplicativos. Magic Shutter: Um dos preferidos, possibilita longas exposições, ou seja, light paitings e quaisquer outras pirações que esse recurso permite. iDof: Esse aplicativo também está na lista dos mais bacanas. Sabe aquela técnica chamada Tilt-Shift? Ela faz com que as paisagens pareçam maquetes e as pessoas, bonequinhos. O iDof faz justamente isso.

QuadCamera: Ele transforma a câmera do iPhone em uma multilentes, possibilitando fotos divididas e sequenciais. Ele permite retratos de 4 linhas por 2 colunas, 4×1 e 2×2, além do quadro normal. IncrediBooth: Simula aquelas antigas cabines de fotografias 3x4, a la Amelie Poulan, e entrega as tirinhas com aparência antiga.

Como falar como um AHOY! Pirata Levantar âncoras, marujos. Chegou a hora dos cães sarnentos aprenderem a dominar a língua dos vermes do mar.. E se vocêS não aprenderem, haverá uma pequena caminhada na prancha. YO-HO! "AAAARRRRRGH!" "Levantar âncoras!" "Preste atenção, verme!" "Ahoy, meus caros!" "aye aye" "Yarr." "Yarr! "Ya-ha-harr!" "Yarr?" "Yarrgh" "Me exploda" "Um latido divertido!" "Onde está o tesouro?"

descontentamento geral "Vamos lá!", "vamos nessa!" "Pare aí, rapaz, você tá numa encrenca!" "Olá, meus amigos!" "sim, entendido" "Sim, concordo!" "Entendo sua opinião e concordo plenamente" "Você está certo!" "Desculpe, o que você disse?" "Eu respeitosamente reconheço que você está certo, e eu errado." "Não! Sério? Que surpresa.. " "Uma boa história!" "Onde está o tesouro?"

Allan Vistuba | Criação | @allanvis

AOS AMANTES DA FOTOGRAFIA

EM MÉDIA, CADA BRASILEIRO BEBEU

QUATRO 80 LITROS DE CAFÉ EM 2010. A FÁBULA DA CAVEIRA Era  uma  vez...  um  lugarzinho  no  meio  do  naaaaada,  chamado,   de   forma   meramente   fictícia,   Santa   Rosa   Del   Pipoco.   Um   lugar   onde   a   paz   não   passava   de   uma   palavrinha   de   três   letras,  começada  em  p  e  terminada  em  az.  Lá,  e  somente   lá,  o  38  era  praticamente  um  número  cabalístico.  Sim,  você   entendeu  bem,  era  bala  pra  tudo  que  é  lado.  Era.  Até  que   um   belo   dia   um   sujeito   de   boina   preta   apareceu   no   barraco   e   distribuiu   alguns   sopapos,  botando  toda  aquela  negada  para   correr.   Tudo   isso   com   muita   classe,   claro.   E   foi   assim   que   ele   acabou   com   o   tráfego   naquela   região,   que   hoje   em   dia   enfrenta   centenas  de  kilômetros  de  engarrafamento. Tiago Cocuroci | Criação | @tiagocucaracha

FIM.

Barbara Vanzo | Criação | @babisienha

CINCO NÚMERO DE BRASILEIROS COM APLICAÇÕES MILIONÁRIAS CRESCEU 11% EM 2010. VALDO E VINO AÇÃO E EMOÇÃO Cláudio Soares // Criação

Vino, proteste aí contra o Kadhafi. Ah, é. Fora, Kadhafi.

Comprei um barril de petróleo, vai subir legal. Ah, é. Investimento.

Mandei meu currículo pra Dilma. Ah, é. País rico.


ZINE O DIA PRIMEIRO - CS Revue #3