Issuu on Google+

Livros do PNL 4.º ano

Título: Ynari, a menina das cinco tranças Autor: Ondjaki Editora: Caminho N.º de Exemplares: 10 B E: CE Centro Sinopse: Livro recomendado para leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais. Ynari é uma menina com cinco tranças e muita vontade de conhecer outras aldeias. Perto do rio, Ynari encontra um homem pequenino e descobre que a guerra também faz parte do mundo. Com a ajuda das suas cinco tranças, a menina vai mostrar que as crianças, com magia e ternura, podem mudar todas as aldeias e acabar com todas as guerras. Numa viagem de sensibilidade e sabedoria, com estrelas e cores, é possível inventar ou destruir palavras. Brincando com os sentidos da vida e da paz, Ynari redescobre uma palavra antiga cheia de uma magia nova: «amizade»

Título: Vem aí o Zé das Moscas Autor: António Torrado Editora: Civilização N.º de Exemplares: 10 B E: CE Sul Sinopse: Livro recomendado para leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais. O Zé das Moscas andava sempre com as moscas atrás dele e zumbirem. Zzzzzz, zzzzz... já não podia mais! Teve de ir resolver o seu problema e lá foi ele, de porta em porta à procura de cura... Estas histórias, umas em prosa, outras em verso, umas mais ingénuas, outras mais maliciosas, provêm todas da mesma voz antiga e anónima que as projectou no tempo, de geração em geração. António Torrado, com a habilidade dos velhos contadores, recuperou-as e imprimiu-lhes a sua inconfundível marca autoral.

Título: Marta, cabeça de vento Autor: Paula Alexandra Carreira Editora: Papiro N.º de Exemplares: 12 B E: CE Centro Sinopse: Livro recomendado para leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II. Tal como todas as histórias… Era uma vez uma menina que gostava de brincar sem nunca mais parar. Adorava fazer amigos, entretê-los com as suas conversas sem fim, falar com tudo o que a rodeava. A Marta Cabeça de Vento vivia as suas fantasias livremente. Um dia, porém, a sua alegria transformou-se em aborrecimento. Foi viver para um lugar sem magia, sem nada para fazer. Até mesmo o vento, fiel companheiro de todas as aventuras, estava ausente. Mas a amizade falou mais alto e o rosto de Marta voltou a brilhar…

1


Título: A lenda do viajante que não podia parar Autor: Concha López Narváez Editora: Everest N.º de Exemplares: 12 B E: CE Sul Sinopse: Livro recomendado para leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III. Um estranho acontecimento transforma o débil Kostia num jovem vigoroso e forte como uma árvore. Mas a sua sorte tem um preço e por isso nunca poderá permanecer mais de três dias com as pessoas que encontra no caminho. Queres saber porquê?

Título: O segredo do rio Autor: Miguel Sousa Tavares Editora: Oficina do Livro N.º de Exemplares: 12 B E: CE Centro Sinopse: Livro recomendado para leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I. À inquietação de um dos filhos em saber por que é que as estrelas não caem do céu, Miguel Sousa Tavares escreveu O Segredo do Rio, um conto que é já uma referência obrigatória na literatura infantil em Portugal. Mas que segredos pode esconder um rio? À primeira vista, esta é a história de amizade entre um rapaz que vive sozinho no campo e um peixe (uma carpa) que vive no ribeiro para onde o rapaz ia brincar. No final, percebemos que o grande segredo do rio está consagrado na gratidão que os une. Sem uma vertente moralista, esta é uma obra de aprendizagem da vida e dos seus mistérios, das relações humanas e da descoberta de sentimentos. Escrita há seis anos atrás, é agora reeditada pela Oficina do Livro, tendo Fernanda Fragateiro renovado as ilustrações, aumentando ainda mais a magia deste livro.

Título: O meu primeiro Fernando Pessoa Autor: Manuela Júdice Editora: D. Quixote N.º de Exemplares: 12 B E: CE Sul Sinopse: Livro recomendado para leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III. Fernando Pessoa (1888-1935) nasceu e morreu em Lisboa e a sua obra é hoje mundialmente conhecida. A pensar nos mais novos, este livro apresenta a vida deste poeta genial, utilizando uma linguagem simples e apontando apenas os marcos fundamentais dos 47 anos que viveu. De uma forma acessível a todos, através de poemas de Fernando Pessoa, o texto de Manuela Júdice e as ilustrações de Pedro Proença dão a conhecer esta figura cimeira da literatura portuguesa e mundial. Manuela Júdice, ex-directora da Casa Fernando Pessoa, optou por não partilhar apenas os poemas mais infantis deste nosso imenso escritor, e chega até, de uma forma leve e despreocupada (ainda que com seriedade), a introduzir a problemática dos heterónimos. Obra destinada a aproximar os jovens leitores actuais da vida e obra de uma dos maiores poetas portugueses, O meu primeiro Fernando Pessoa apresenta-se como uma biografia do poeta que, para além de possibilitar

Título: Sonhos na palma da mão Autor: Luísa Dacosta Editora: Asa N.º de Exemplares: 7 B E: CE Centro Sinopse: Livro recomendado para a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II. A avó de uma menina conta-lhe a história de um rouxinol vindo da China. A menina, curiosa e inquieta por natureza, logo imagina toda uma outra história sobre um passarinho que pousa sonhos na palma da mão.

2


Título: Viagem no branco Autor: João Paulo Cotrim Editora: Afrontamento N.º de Exemplares: 1 B E: CE Sul Sinopse: Livro recomendado leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais. Afinal parece que no branco também há coisas. Diz quem por lá passou. Em co-autoria com Miguel Rocha, responsável pela ilustração, João Paulo Cotrim cria, a partir de uma estrutura dialogante, um conjunto de sugestões ligadas à imaginação, tendo como ponto de partida uma fantástica viagem no branco. Da leitura do diálogo percebem-se imediatamente duas perspectivas diferentes sobre a realidade: uma muito presa ao mundo empírico, caracterizada por várias limitações, tanto do ponto de vista físico como onírico; outra claramente conotada com a imaginação, com o sonho e com a criatividade, capaz de dar do mundo uma visão muito pessoal. O convite à viagem funciona, pois, como um apelo a uma dimensão fantástica, onde não existem limites para as fantasias e para a imaginação das personagens. As ilustrações recriam ambas as visões da realidade, assim como a sugestão final de abertura da narrativa, uma espécie de apelo ao sonho e à imaginação do pequeno leitor.

Título: Canção da rocha, da onda e da nuvem Autor: João Paulo Cotrim Editora: Afrontamento N.º de Exemplares: 2 B E: 1 CE Centro / 1 CE Sul Sinopse: Livro recomendado para leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais. "Olho Vivo" é uma colecção diferente, desde logo no seu ponto de partida: João Paulo Cotrim escreveu cada uma destas histórias a pensar num ilustrador em concreto, num detalhe do seu estilo, num traço da sua personalidade. É, portanto, de um desafio que se trata, que ganha corpo numa narrativa gráfica onde o texto e a imagem se fundem de um modo em que é impossível dizer se é o texto que ilumina o desenho ou se é a ilustração que desperta a palavra. Para todas as idades.

Título: Beatriz e o plátano Autor: Ilse Losa Editora: Asa N.º de Exemplares: 1 B E: CE Sul Sinopse: Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com Natureza/Defesa do Ambiente nos 1º, 2º, 3º e 4º anos. A história de uma menina — a Beatriz — que todos os dias vê diante da sua janela um enorme plátano, de tronco grosso e copa farta. Para Beatriz, aquela árvore fazia parte da sua vida, tal como um bom amigo. Ora, certo dia, as autoridades decidem deitar o plátano abaixo, a pretexto de árvore tão antiga não se enquadrar na moderna paisagem que elas tinham planeado para a cidade. E é a determinação da Beatriz em defesa do seu "velho amigo" que acaba por dissuadir as ditas autoridades de levarem a cabo o seu plano.

3


Título: 2 histórias de Natal Autor: Alice Vieira Editora: Caminho N.º de Exemplares: 1 B E: CE Sul Sinopse: Livro recomendado para projectos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos. Uma criança não quer acreditar que o Pai Natal não existe, como os pais lhe querem fazer crer. Um Pai Natal que acha que também tem direito a receber presentes. São duas histórias de Alice Vieira, com belíssimas ilustrações de João Caetano, para oferecer aos mais pequenos (e que os graúdos também vão gostar de ler) neste Natal. «Quando o despertador tocou, a casa inteira parecia ainda adormecida. Lavínia sentou-se na cama e, de repente, lembrou-se que o Natal estava à porta. "Meu Deus", exclamou, "tanta coisa para fazer e eu aqui deitada!" Não tardaria a ver a Mãe chegar a pedir-lhe o pequeno-almoço, ou o Pai a resmungar porque queria ter ficado mais tempo na cama. "Adultos...", pensou, "é preciso ter muita paciência com eles..." A Mãe andava agora com aquela mania de que o Pai Natal não existia! Lavínia sorrira, e cheia de boa vontade lá lhe explicara que isso era mentira, que ela não devia acreditar em tudo o que lhe diziam no emprego. O emprego era para onde Lavínia levava a Mãe e o Pai todos os dias. Lá estavam outros adultos, e todos brincavam muito uns com os outros, até que chegava o momento de voltarem para casa. Depois era a hora de tomar banho, Lavínia contava-lhes uma história e eles adormeciam. Mas nestes últimos tempos, com o Natal à porta, andavam muito excitados. — O Pai Natal não existe. Eu sei — dizia a Mãe. — O Pai Natal é mentira. Toda a gente sabe — dizia o Pai. Então Lavínia, cheia de paciência, contava-lhes a história verdadeira do Pai Natal, e todo o trabalho que ele tinha na noite de 24 de Dezembro, para escorregar pelas chaminés abaixo e deixar, na cozinha de cada criança, aquilo que cada criança tinha pedido. — E como é que ele cabe na chaminé? — perguntava a Mãe. — Não se está mesmo a ver que é mentira? — dizia o Pai. Lavínia sorria, sorria sempre. Eram tão engraçados, os adultos! O pior é que o tempo passava muito depressa. Não tardariam a ficar crianças, e então perdiam a graça toda. Era aproveitar agora. [...]»

Título: Natal! Natal! Autor: Ana Maria Magalhães Editora: Caminho N.º de Exemplares: 1 B E: CE Centro Sinopse: Livro recomendado para projectos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos. Cinco histórias de Natal que agradam a pessoas de todas as idades e enchem o coração de ternura. Uma peça de teatro para ler ou representar em família ou na escola, centrada em figuras que têm andado um pouco esquecidas: «As rainhas magas». Todas têm em comum a celebração do Natal. Na primeira história, o Pai Natal contrata um rapaz muito guloso, que troca as prendas a distribuir; na seguinte, três bruxas reclamam por nunca receberem prendas; quando queremos chegar a horas à nossa terra para celebrar o Natal em família e só temos contratempos, quase choramos de raiva – assim aconteceu com o João Bicudo; o quarto conto relata-nos o milagre dos sacos cheios dos pobres que deram o pouco que tinham; no último conto, um engarrafamento na estrada, em noite de Natal, transforma-se em presépio, com o nascimento inesperado de uma criança. Na peça final, as mulheres dos reis magos também vão adorar o Menino Jesus.

4


Livros PNL 4º Ano