2 minute read

A doReinvenção Sistema Financeiro

Next Article
ENVIANDO DINERO

ENVIANDO DINERO

Brasileiro: Rumo a uma Nova Era

O sistema financeiro brasileiro está passando por uma transformação significativa impulsionada por avanços tecnológicos, mudanças regulatórias e uma demanda crescente por serviços mais ágeis, acessíveis e inclusivos. Essa reinvenção visa permitir que mais pessoas participem da economia formal e desfrutem dos benefícios oferecidos pelo setor.

Um dos principais impulsionadores dessa transformação é a ascensão das fintechs no país. Com modelos de negócios inovadores, tecnologias avançadas e um foco excepcional na experiência do cliente, que desafiam as instituições financeiras tradicionais a se renovarem. Além disso, a implementação do Open Banking e do Open Finance promove ainda mais a concorrência e a inovação, permitindo que as empresas criem soluções financeiras mais integradas e colaborativas.

Uma das mudanças mais significativas no sistema financeiro brasileiro foi o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos PIX pelo Banco Central, impulsionado pela digitalização dos pagamentos e incentivando a adoção de soluções mais eficientes. O PIX tem sido amplamente adotado e já se tornou uma âncora para o desenvolvimento de produtos inovadores pelo BC junto ao Open Finance, nos quais destacam-se a iniciação de pagamentos via Pix e o Pix Internacional

A iniciação de pagamentos permite que os usuários façam transferências diretamente de diferentes ambientes digitais. Já o Pix Internacional torna as remessas para outros países mais eficientes e baratas. O BC está estudando diferentes formas de integração direta com sistemas de pagamento utilizados em outros países.

Outro aspecto importante da transformação do sistema financeiro é a utilização da inteligência artificial, que transformará completamente a forma como realizamos pagamentos. Essa reinvenção em resposta às demandas de uma economia digital impacta diretamente o mercado de pagamentos cross border e cria um ambiente propício para que empresas como a WEpayments, que surgiu juntamente com o PIX, desenvolvam soluções disruptivas para empresas transfronteiriças.

Podemos considerar que a WEpayments é uma fintech precursora do PIX Internacional e nossa expertise nos dá bases sólidas para atender empresas de remessa online com uma gama de serviços de pagamento e Fxs. Como panorama do mercado de remessa, em 2022, o BC registrou o maior ingresso de dinheiro do exterior nos últimos 30 anos: 4,7 bilhões de dólares. Nos anos 90, esse valor era de apenas um bilhão. A "conveniência das transferências instantâneas" é o principal impulsionador desse crescimento.

O aumento da concorrência entre as empresas de remessas que desejam uma fatia desse mercado, apresenta desafios na diferenciação por meio de serviços de valor agregado, preços competitivos e uma experiência excepcional para o cliente, a fim de se destacar.

Uma maneira de enfrentar esses desafios é aproveitar as oportunidades de parceria com um provedor de pagamentos cross border sediado no Brasil, como a WEpayments, que garante uma experiência local com a melhor infraestrutura tecnológica.

Ter um parceiro estratégico no Brasil permite entender as complexidades do sistema financeiro local e seguir os requisitos de conformidade e as regulamentações específicas do setor. Essa expertise ajuda as empresas de remessa a navegarem sem esforço por processos complexos, garantindo a conformidade e mitigando os riscos de forma eficaz das suas operações.

This article is from: