Page 1


o รฃ รง a t n e s e r Ap


Apresentação Este manual de identidade tem por finalidade auxiliar na aplicação da marca em diversos veículos de comunicação. Aqui se encontram todas as ferramentas necessárias para a sua correta aplicação. O intuito é criar um padrão de utilização, tornando possível sua identificação pelo público e consequentemente levando-a ao crescimento e solidificação do patrimônio mais valioso de uma entidade: sua marca. Com a utilização das normas aqui aplicadas no processo de comunicação, a marca será valorizada como instituição, alcançando assim seus objetivos e transmitindo com clareza sua imagem.

Manual da Marca | Apresentação

03


Introdução

Conceito de Marc

a

Clotilde Perez menciona em seu livro *1 que a origem da marca se deu antes do uso da escrita, quando os homens já utilizavam uma designação verbal para identificar suas propriedades diferenciando-a das demais. Marca é o nome de uma empresa ou produto, por meio dela a empresa transmite toda sua personalidade e essência. De acordo com Clotilde, somente por volta de 1990 a marca ganhou espaço e passou a ocupar um lugar de renome dentro da empresa, sendo considerada o seu principal patrimônio, recebendo assim, maior atenção e investimentos contínuos. Tal fato deve-se ao uso da marca ter se tornado um fator de diferenciação altamente importante no posicionamento da empresa no mercado. Ela possibilita o reconhecimento, apreciação e memorização dos bens e serviços da empresa pelo consumidor. Para uma marca se tornar reconhecida e ocupar um espaço de destaque, o logotipo que a representa deve ser de fácil assimilação nos diferentes meios de aplicação, caso contrário a marca perderá muito de seu valor e prestígio. Para tanto, faz-se necessário um breve estudo estratégico de inserção do logotipo nos veículos existentes. Segundo Ana Luisa Escorel *2, "Logo" em grego significa conhecimento e também denota palavra. O significado de Typo é padrão e também pode significar grafia. Na concepção do logotipo, o designer é incumbido de elaborar algo que transmita a essência do que se quer comunicar. É preciso passar visualmente toda personalidade, filosofia e valores da entidade tornando a marca de fácil assimilação, memorização e reconhecimento no mercado.

*1 Livro Signos da Marca Expressividade e Sensorialidade, p.6; *2 Livro o Efeito Multiplicador do Design, p.58.

Os principais critérios a serem tomados na criação do logotipo são os seguintes: • O logo deve expressar um sentido que seja facilmente percebido; • Deve ser legível, ter boa visibilidade e deve ser possível reproduzi-lo em qualquer formato e processo; • Deve possuir coerência com o discurso da empresa e incorporar sua imagem; • Ser resistente à fragmentação, sendo identificável mesmo em partes separadas.

Manual da Marca | Apresentação

04


Introdução

Identidade Visual A identidade visual de uma empresa, além de uma representação gráfica da mesma, pode ser considerada um de seus maiores patrimônios, pois é por meio dela que são transmitidos visualmente conceitos, filosofia e valores, bem como reconhecimento no mercado. O desenvolvimento de uma identidade visual requer cuidado na definição de um conceito para representar a marca, pois assim, será criado um símbolo que caracterizará sua personalidade. Neste processo faz-se necessário o pleno entendimento da essência da empresa. É preciso estudar seu histórico, o mercado de atuação e a concorrência com a finalidade de criar algo inovador que diferencie a marca das demais, destacando-a no mercado.

Manual da Marca | Apresentação

05


Introdução

Manual de Identid

ade

O manual de identidade informa o bom uso e a aplicação da marca, facilitando sua correta disseminação nos diversos meios de comunicação e mídia, assim como sua identificação e, posteriormente, memorização. O manual ainda traz uma série de recomendações, especificações e normas essenciais para a correta utilização do logotipo.

Manual da Marca | Apresentação

06


Introdução

DNA da Marca O DNA é o conjunto de atributos que expressam a identidade da marca. É a partir destas características que são desenvolvidos os projetos que integram a identidade do estúdio: a marca, todo o material de comunicação e divulgação, a plataforma (visão, missão e valores). É importante que estas características sejam mantidas sempre em todos os meios de comunicação da empresa.

Inovação Autêntica | Curiosa | Dinâmica

Qualidade Exigente | Detalhista | Parceria

Compromisso Transparente | Presente | Realizadora

Manual da Marca | Apresentação

07


Sumário

APRESENTAÇÃO Conceito de Marca Identidade Visual Manual de Identidade Missão - Visão - Valores COMPONENTES DO LOGOTIPO Logomarca e Assinatura (Apresentação da Marca) Justificativa do Nome e Elementos Estruturais Definição da Marca Identidade das Cores Assinaturas da Marca Assinaturas Complementares CONSTRUÇÃO Malha Construtiva - Símbolo Gráfico Proporções Assinaturas (1) Proporções Assinaturas (2) Área de Proteção Logotipo Área de Proteção - Símbolo Gráfico Redução Mínima Relevo CORES Cromático Monocromático Positivo e Negativo Contraste e Luminosidade Aplicação em Fundis Fotográficos APLICAÇÃO DOS CÓDIGOS Cores Institucionais - Especificações Técnicas Tipografia Institucional Tipografia Auxiliar Identidade Auxiiar PAPELARIA

Manual da Marca | Apresentação

08


s e t n e n o p Com o p i t o g o L o d


Apresentação da M

arca

Símbolo

Tipograma

centro automotivo Tagline

Manual da Marca | Componentes do Logotipo

09


Justificativa do Log oti e Elementos Estru po turais PROPORÇÕES As proporções são medidas por meio do sistema modular que é indispensável ao projeto. É a partir dele que se constroem os elementos componentes da identidade em uma estrutura geometricamente organizada, tornando adaptáveis a todos os sistemas de medição. SÍMBOLO O símbolo da Cassia é de primordial importância na identidade da agência. Ele carrega consigo tudo o que a agência tem por objetivo transmitir. Sua correta utilização e aplicação estão descritas aqui. TIPOGRAFIA A utilização de uma família tipográfica faz-se altamente necessária e indispensável para a normatização dos padrões de comunicação textual da entidade vigente. TIPOGRAMA O tipograma é constituído pela forma de representação visual de uma marca, na qual é constituída por signos tipográficos reunidos e agrupados de forma particular. ASSINATURA A assinatura se define nas variações da utilização do símbolo gráfico com o tipograma e textos complementares como dados do estúdio na papelaria, por exemplo. CORES

*4 A cor como informação a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores, p.15.

A cor é compreendida como um dos elementos da sintaxe da linguagem visual*4. No processo de criação da identidade visual, a padronização da informação cromática é essencial para o desempenho da marca. Uma paleta de cores bem definida e específica é imprescindível, assim como a utilização de cores auxiliares, aplicações em preto e branco e negativo.

Manual da Marca | Componentes do Logotipo

11


Justificativa do Logo e Elementos Estrut tipo urais

Definição da M Identidade das Caorca res DEFINIÇÃO DA MARCA A Edu Rodas é uma marca mista, composta por uma mistura de elementos nominativos e figurativos. Os elementos normativos são compostos pela tipografia com tipogramas exclusivos. A tipografia tem como característica o equilíbrio entre razão e emoção, utilizando harmonicamente linhas retas e curvas. Estas linhas formam os tipogramas que representam a marca juntamente com os elementos figurativos. Os elementos figurativos são compostos por formas orgânicas, utilizando linhas curvas. Estas linhas formam um desenho, neste caso uma roda estilizada que representa o produto principal da marca, com os movimentos necessários os elementos figurativos juntos tornam a marca dinâmica, contemporânea e representativa. Os elementos normativos e figurativos têm a função de realizar a fácil identificação, compreensão e memorização da marca. A força deste conjunto de elementos tem o objetivo de posicionar positivamente a marca, assim como aumentar sua participação no mercado.

centro automotivo IDENTIDADE DAS CORES Preto O extremo oposto do branco, o preto é a ausência total da luz. É importante ressaltar que o preto é uma cor elegante quando corretamente aplicado, sendo também uma cor luxuosa. Vermelho Força, vitalidade, atenção, sensualidade, paixão, amor, força e calor são o que o vermelho representa. Aumenta as formas por ser uma cor com muita força visual, além de ter um grande peso visual.

Manual da Marca | Componentes do Logotipo

12


Justificativa do Logo e Elementos Estrut tipo urais

Assinaturas da Ma

rca

Apresentamos neste t贸pico como se apresentam as assinaturas principais da marca. No arquivo est茫o representadas como assinatura_01 e assinatura_02. assinatura_01

centro automotivo assinatura_02

centro automotivo

Manual da Marca | Componentes do Logotipo

13


Justificativa do Logo e Elementos Estrut tipo urais

Assinaturas Complementares Para obtermos mais versĂľes e a marca se comportar de forma mais versĂĄtil para utilizarmos de outras formas sem comprometer a identidade, foram criadas assinaturas complementares.

Manual da Marca | Componentes do Logotipo

14


o รฃ รง u r t s n o C


Construção

Malha Construtiva Símbolo Gráfico A malha construtiva possui um tamanho de 23 x 8 módulos (largura x altura). Cada módulo tem seu tamanho definido em Y x Y, corresponde à largura total da construção, dividida em 23 partes iguais.

Esta é a malha construtiva do símbolo gráfico. Para a reprodução fiel em quaisquer meios estão aplicados neste tópico orientações da construção do símbolo gráfico sobre malhas.

Y 2 2

2 4

2 2

2

Y

23

2

2

8

2 2

82

2 8

2

2 2 8 2 8

Manual da Marca | Construção

16

8


Construção

Malha Construtiva Tipograma O espacejamento entre as letras que compõem o logotipo (Tipograma) foi feito a partir do módulo representado em azul , correspondente à espessura da letra " " , dividida em 11 partes iguais.

3

3

11 3

Esta é a malha referencial do logotipo. Aqui estão todos os dados que orientam e possibilitam sua reprodução fiel em quaisquer meios.

3

3

2

3

x x

2

4 4

3

A malha possui um tamanho de 70 x 8 módulos(largura x altura). O módulo utilizado para suaconstrução, está representado em azul e amarelo com suas devidas proporções evidenciadas pelo gráfico.

70 2

3

2

9

4

2 8 8 4 8 8

x x 8

x x

2 8

Manual da Marca | Construção

17

8 2 2 8 8 2

8

x x


Construção

Proporções Assinaturas (1) As assinaturas foram construídas a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (tipograma, símbolo e tagline). O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra " u " do logotipo.

É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.

A fonte escolhida e que melhor se encaixa para a tagline "Centro Automotivo" é a "Rockwell" e o tipograma tem em suas informações o desenvolvimento do tipo especialmente para a marca.

1/3

1/3

Manual da Marca | Construção

18


Construção

Proporções Assinaturas (1) As assinaturas foram construídas a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (tipograma e tagline). O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra " u " do logotipo.

É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.

A fonte escolhida e que melhor se encaixa para a tagline "Centro Automotivo" é a "Rockwell" e o tipograma tem em suas informações o desenvolvimento do tipo especialmente para a marca.

1/3

1/3

Manual da Marca | Construção

19


Construção

Área de Proteção Logotipo As assinaturas possuem área de proteção para que seu objetivo seja de preservar, proteger e manter intacto a integridade da marca. Assim podemos aplicar em vários veículos de comunicação impressos e on-line

A Letra « u « do tipograma é a referência que utilizaremos para executarmos todas as construções da área de proteção.

Manual da Marca | Construção

20


Construção

Área de Proteção Símbolo Gráfico No símbolo gráfico o método utilizado para construir a área de proteção é equivalente à altura total do símbolo representado por quadrados YxY divididos em 3 partes iguais.

Y Y

Manual da Marca | Construção

21


Construção

Redução Mínima Devido aos diversos meios de produção gráfica e mídias, deve-se tomar devidas precauções com relação ao tamanho mínimo permitido para que não haja distorções nem perda de qualidade e legibilidade para o reconhecimento da marca. 20mm

20mm

20mm

20mm

10mm

10mm

Manual da Marca | Construção

22


Construção

Relevo

O logotipo pode ser utilizada na versão em relevo, apropriada para situações que necessitem de acabamentos com restrições e simplificações quanto à forma, como por exemplo clichês para formação de relevo em papéis.

Manual da Marca | Construção

23


s e r o C


Cores

Cromático Neste tópico apresentamos as cores institucionais da marca. Esta é a aplicação principal e seu uso é preferencial.

Os valores RGB, CMYK e PANTONE podem ser encontrados nos tópicos - Aplicação dos Códigos/Cores Institucionais - Aplicações Técnicas deste manual de identidade.

Manual da Marca | Cores

25


Cores

Monocromรกtico Versรฃo monocromรกtica da marca.

Manual da Marca | Cores

26


Cores

Positivo e Negativ o Vers達o positivo e negativo da marca.

Manual da Marca | Cores

27


Cores

Contraste e Luminosidade Ao aplicar a marca em fundos coloridos sempre é importante considerar o contraste entre a cor de fundo e a cor da marca. Apresentamos exemplos de aplicação em fundos coloridos institucionais e suas variadas tonalidades, avaliando o contraste, e estudos de luminosidade, com a marca em sua versão preto e branca sendo aplicada em escala de cinza.

Manual da Marca | Cores

28


Cores

Aplicação e Fundos Fotográm fic

os

Em fundos fotográficos a aplicação do logotipo deve ser na versão positiva ou negativa de acordo com o fundo (claro ou escuro). É permitido a aplicação da marca em cromático quando houver um contraste aceitável.

Manual da Marca | Cores

29


o รฃ รง a c Apli s o g i d รณ C s o d


Aplicação dos Có

digos

Cores Institu onai s Especificaçõesci Técnic

as

Aqui apresentamos os valores cromáticos da marca nas escalas PANTONE, CMYK, RGB e Hexadecimal.

Pantone Process Black PC

Pantone 485C

R55 G52 B053

R207 G000 B000

C20 M0 Y0 K100

C11 M100 Y100 K6

Hexadecimal #606062

Hexadecimal #Cf0000

Manual da Marca | Aplicação dos Códigos

31


Aplicação dos Có

digos

Tipografia Institucional A fonte utilizada para a tagline é a «Rockwell»

Rockwell ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 : , . ; ’ ! ? @%&*()-+[]{}

Manual da Marca | Aplicação dos Códigos

32


Aplicação dos Có

digos

Tipografia Auxilia

r

A família tipográfica adotada para títulos e textos de peças publicitárias e mídias impressas é a "Rockwell". Para arquivos de documentos de texto e planilhas a fonte que deve ser utilzada a família regular e regular bold "Bistream Vera Sans". Para arquivos digitais como por exemplo: e-mail e site sugerimos o uso da família da fonte regular e regular bold «Arial».

Rockwell ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 : , . ; ’ ! ? @%&*()-+[]{}

Bistream Vera Sans ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 : , . ; ’ ! ? @%&*()-+[]{}

Bistream Vera Sans ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 : , . ; ’ ! ? @%&*()-+[]{}

Arial ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 : , . ; ’ ! ? @%&*()-+[]{}

Arial ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 : , . ; ’ ! ? @%&*()-+[]{}

Manual da Marca | Aplicação dos Códigos

33


Aplicação dos Có

digos

Identidade Auxilia

r

Utilizou-se uma identidade auxiliar para reforçar os significados e a personalidade da marca. Foram feitas versões em imagens coloridas para serem usadas nos diferentes meios de comunicação de acordo com a necessidade. Todas estas opções são sugestões e por terem imagens diferenciadas, é permitido muitas variações conforme a necessidade das peças sempre com o tema relacionado ao produto da Edu Rodas Centro Automotivo

Manual da Marca | Aplicação dos Códigos

34


Manual Edu Rodas  

Manualç de Identidade Visual Edu Rodas

Advertisement