AGRUPAMENTO
ESCOLAS
![]()
AGRUPAMENTO
ESCOLAS
12.ºI
Foi um percurso longo, feito de vários desafios, mas ambos estamos de parabéns porque conseguimos formar uma verdadeira equipa que sempre remou para o lado que realmente importava:aconclusãodoCurso. Assim, termino este ciclo com o sentimento de dever cumprido porque ensinei-vos tudo que sei e instruí-vos com carinho e dedicação.
Acredito que crescestes em todos os níveisedesfrutastestodasasvalências que o Curso e a Escola vos proporcionou. Com isto, espero que se sintam mais preparados para os voosmaioresqueterãopelafrente. Custa dizer adeus, sobretudo quando existe uma empatia tão grande e uma amizade como aquela que ganhei convosco. Vão estar sempre presentes no meu coração. Anseio que alcancem o maior sucesso e que consigamconcretizartodosossonhos.
" O sucesso é a meta, o esforço é sempreocaminho".
Nodia3denovembroosalunosdaturma do 12. °I, Técnico de Planeamento Industrial, acompanhados da prof.ª e DT, CristinaRibeiro,deslocaram-seàBiblioteca MunicipaldeEstarreja(BME)paravisitarem e aproveitarem das valências do espaço "GAMING", respondendo a um desafio proposto pela Dr.ª Mónica Varum responsável pela BME: mostrar a importância do jogo como ferramenta capaz de promover a criatividade e o respeito pelas regras, contribuindo para a socializaçãoeintegração.
Alunos adoraram a experiência que lhes foi possibilitada, interagiram dinamicamenteeprometeramvoltar.
Porqueofuturoexigeumfortesentidode competências empreendedoras e adaptação à mudança, alicerçado no desenvolvimento e enriquecimento de competências e de comportamentos de inovação, de autonomia e de criatividade, a Câmara Municipal de Estarreja em parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja, através do seu Núcleo/Clube de Empreendedorismo, levou a cabo a oitava edição do TOP CAMPUS ESCOLA, proporcionando, nesta edição, dois dias de intensa formação, a 19 dos nossos jovens alunos do ensino profissional, CursoTécnicodeGestão(12.ºH) eCurso Técnico dePlaneamentodeManutenção (12.º I), que decorreu a 20 e 21 de dezembro,noCicloCriativodeEstarreja.
Exponor, QUALIFICA - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego
Hoje, marcando presença na Exponor, QUALIFICA - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, acompanhando alunos do 12.º H, Técnico de Gestão e 12.º I, Técnico de Planeamento Industrial em Metalurgia eMetalomecânica.
[Projeto Rotas & Intervenções Culturais]
Uma visão, um encontro com a criação artística levou esta iniciativa a umpatamar de inovação, ao integrar a Arte nos Cursos Profissionais, promovendo a criatividade, despertando o interesse dos alunos para o mundo artístico, atraindo-os de uma forma naturaleespontânea.
Nesta envolvência, a arte, em toda a sua diversidade, reuniu jovens dos diversos cursos profissionais da Escola Secundária de Estarreja que, estimulados pelos seus professores, Adélia Felgueiras, Cristina Ribeiro, Fernanda Matos, José Cunha, Liliana Oliveira, Nuno Branco e Joaquim Matos, ousaram registar, segundo o seu próprio olhar, como veriam representado o seu curso numa tela artística, assente no modelo económico denominado de Economia Circular, promovendo a reutilização, a recuperação e a reciclagem de materiais.
A vontade de expressarem artisticamente o seu curso deu-lhes a oportunidade de poderem deixar fluir as suas emoções ao nível da interpretação da área profissional que escolheram, provocando discussões várias, capazes de veicular a quem apreciar os diferentes significados dos diversos trabalhos,realizados.
https://photos.google.com/photo/AF1QipPyg6r6jsKqQFy7rmaPQHT0fqozggteFfr1s21Q
A mobilidade decorre em dois países, AlemanhaeIrlanda,com oito jovens em representação de vários cursos profissionais, Gestão, Cozinha e Pastelaria, Programação e Sist. Informáticos, Planeamento Industrial e Turismo Rural, que acompanhados dos professores, Irene Santos e Paulo Santos(coordenadordoprojeto),chegaram,ontem,a DublineaBerlim.
Entusiasmados, os nossos alunos iniciam hoje a sua “aventura” com um conjunto de reuniões nas empresas afetas à sua área profissional, numa experiênciaúnica,tornando-osagentesmaisrecetivos àmudança,numaperspetivamaisvastadoacessoao empregoeaomercadodetrabalhoeuropeu.
Votosdeumaexcelenteexperiênciaeestadiaatodos os nossos alunos nesta nova e tão importante etapa das suas vidas, no desempenho de novas funções/formaçãoprofissional.
O corredor do Bloco D da Escola Secundária de Estarreja apresenta um ambiente escolar alegre e acolhedor, um espaçoartístico.
Importante é a linguagem expressiva da arte que os professores do departamento da mecânica, que através das suas atividades curriculares, tentam potencializar a criatividade dos seus alunos na conjugação perfeita de se interrogarvalores,padrõeseconceções. O reconhecimento é o estímulo, a motivação necessária para que o aluno seempenheadarsempreoseumelhor.
Localmaisprivilegiadoparaaaquisição de conhecimentos e formação de alunos tendo em perspetiva o desenvolvimento de práticas que possamlevarparaamelhorpreparação nassuasvidasprofissionaisefuturas.
Foram grandes a responsabilidade e a relevância que se apresentaram nos nossos caminhos…
Tudo o que nos transmitiram transpuseram os conteúdos curriculares. Pois, na hora de colher os frutos do longo trabalho, é importante olhar para todos os que sempre trabalharam e estiveram disponíveis para enfrentar os obstáculos que foram aparecendo. O Sucesso éfeitodeumaunião…
Muito obrigado pela vossa dedicação, paciência e carinho ao ensinarem. Nós só podemos agradecer por terem feito parte das nossas vidas, e termos a certeza de que tudo o que aprendemos, vamos levar para toda a vida. Aos nossos professores, toda a nossa gratidãoecarinho!
A Escola Sede, Secundária de Estarreja conta com um espaço exterior amplo com abundantes zonas verdes, espécies arbóreas,arbustivaseherbáceasdiversas e, um campo desportivo inserido numa envolvênciarefrescante.