Page 1

Publica

Am éli a Ro dri gu çã o da Ins tit uiç ão

es - An o 10 - nr 30

- Ag os to 20 11 - Sa

nto An dré - SP

Am él ia em núm ero s Iniciamos o atendimento com apenas 10 assistidos na Educação Infantil – berçário. Hoje atendemos a 254 crianças e adolescentes de três meses a 18 anos nos projetos socioeducativos. R$ 500,00 é o gasto mensal de cada criança inserida nos projetos. Para manter o atendimento contamos com a colaboração de sócios contribuintes (que doam a partir de R$ 20,00 por mês), além da promoção de eventos beneficentes, parcerias públicas e privadas e colaboração de profissionais (médicos, dentistas, costureiras e outros) voluntários. Faça parte desta família. Torne-se um colaborador. Informações pelo telefone (11) 3186-9788.

O Projeto São Paulo Social, comandado pelo Departamento de Marketing do São Paulo FC, doou alimentos à nossa Instituição. O programa organiza as várias iniciativas de Responsabilidade Social do Tricolor, angariando apoio e colaboração das diversas empresas parceiras do clube. “Recebemos 600 quilos de arroz, 150 quilos de feijão carioca, 80 pacotes de macarrão espaguete, 40 pacotes de macarrão parafuso, 40 pacotes de macarrão pene, 40 pacotes de biscoito recheado, 80 pacotes do biscoito cream cracker, 90 quilos de feijão preto e 60 quilos de feijão branco”. A nossa Instituição repartiu a doação com a Casa do Caminho Ananias.

Projeto p edagógic o mudança, mas à transformação de pensamentos, hábitos e à conduta da criança, considerando a “Amélia Rodrigues”, uma Instituição comprometida com as ações educativas. Eles desenvolveram com a oficina de costura os mascotes do Sr. Miguel e Sra. Terezinha Sardano, Sr. Paulo (tesoureiro), Amelinha (referência a Amélia Rodrigues) e Dr. Antonio (médico voluntário). A equipe trabalhou diversas atividades. Destacamos o “Projeto Semeando Virtudes” que envolveu todas as turmas com o objetivo de desenvolver o emocional e enfatizar a valorização ao próximo. O tema abordado resgata valores indispensáveis à vida social e física do indivíduo. A escolha desse tema visa não somente à

A nossa cozinha e refeitório receberam pisos novos doados pelo Sr. Franklin Lopes de Freitas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Além da doação e depois de conhecer o trabalho desenvolvido na Instituição, o empresário somou a Metalplac ao núcleo de empresários do Projeto Investidor Social (Ação de Marketing Social). A obra foi empreitada pelo sr. Clóvis que concluiu a reforma no prazo estabelecido (período de recesso) e foi generoso quanto a cobrança do serviço. Aos dois, os nossos agradecimentos.


Nunca é demais falarmos sobre a formação moral de nossos filhos, que serão os pais e mães de família, que comporão a sociedade de amanhã. A humanidade atual, tão avançada em tecnologia, não é feliz, pois vive em pânico. A violência grassa em toda parte. Os vícios comprometem a vida de nossa juventude. O sexo vulgarizou-se. A corrupção é o cardápio da administração pública. Tudo isso compõe a estatística macabra da atualidade. É impossível delinear o futuro da humanidade. No sermão profético, Jesus previu, há dois mil anos, o triste desfecho da espécie humana que, embora cultive religiões, procede como materialista. Existe alguma perspectiva salvacionista que possa mudar o rumo incerto para aonde caminha a humanidade? A resposta é sim e não se trata de nada milagroso. Falamos da Educação. Não da educação (instrução) transmitida pela escola formal e sim da educação doméstica, transmitida no recesso do lar, pelos pais ou responsáveis, que devem ser os primeiros educadores, assim como o lar deve ser a primeira escola. O lar deve ser a oficina forjadora do caráter de nossas crianças. É imprescindível passar para nossos filhos a religião, que professamos, dando-lhes uma fé religiosa, marcada pelo nosso exemplo. Damos aos nossos filhos tudo aquilo (material) que está ao nosso alcance, mas de um modo geral, descuidamos de sua formação espiritual. Nossos filhos precisam de pão, mas acima de tudo, precisam de Deus no coração.

A psicóloga Elaine Ramazzine ministrou uma das palestras na Instituição na programação da tarde com o tema Relações Interpessoais.

Formação Os nossos funcionários participaram de uma formação continuada no período de recesso (julho). Na Instituição tivemos palestras de

capacitação com profissionais voluntários e temas variados. Participamos ainda da 15ª Semana de Formação Profissional da FEASA (de 18 a 22 de julho).

No Dia das Mães recebemos da representante da Avon e da Natura, Srª. Maria Aparecida Guedes (Cidinha – Tel – 11. 2325-0428) a doação de produtos dessas marcas famosas para presentear as mães assistidas.

O Marcello Borgerth Produções e Eventos doou 762 latas de leite para as nossas crianças.

A Fres-Coco doou 10 quilos de coco integral para o preparo dos doces da Festa Junina da Amélia Rodrigues, ocorrida no dia 11 de junho. Homenagem As nossas crianças e adolescentes, como todos os anos, confeccionaram um cartão para honrar os Bombeiros de Santo André pelo “dois de julho”, Dia do Bombeiro.

A Easycomp Tec Ensino em Comp. e Editora Ltda. cedeu a licença para o uso do software Easycomp para o Curso de Informática oferecido pela Instituição.

Miguel Sardano: Vice-Presidente

Uma Publicação da: Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues Presidente: Terezinha Sardano 1º Vice-presidente: Miguel Sardano 2ª Vice-presidente: Baldir Padilha Rua Silveiras, 17 – Vila Guiomar - Santo André SP - CEP: 09071-100 - Tel. (11) 3186.9788 www.ameliarodrigues.org.br Jornalista Responsável: Keila Andrade Passos – Mtb: 36691 imprensa@ameliarodrigues.org.br Revisão: Miguel Sardano, Terezinha Sardano e Rosemarie Giudilli Cordioli. Equipe Técnica Adriana Padilha Protti e Andrea dos Santos Projeto Gráfico e Diagramação: Beller Design Gráfico – (11) 4438.8834

Em julho tivemos a formatura da primeira turma deste ano do Projeto Gestante. O curso aborda os principais cuidados com a gestante e o bebê. Terezinha Sardano discursou acerca da importância e da responsabilidade da mãe na educação dos seus filhos, estendeu os votos de um bom parto a todas e ofereceu os “ouvidos” da Instituição que estão sempre prontos para atendêlas para orientações. As mães participaram de um café da tarde e receberam kit´s com peças para o enxoval (confeccionadas pela Oficina de Costura).

Impressão: Lis Gráfica e Editora - Tel. (11) 3382.0777 - Tiragem 5.000 Copyright Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo deste informativo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da entidade.

Uma manhã diferente com shows de mágicas e brincadeiras. Assim foi a animada visita do personagem Ronald McDonald que esteve em março em nossa Casa.

UNIDADE VILA HUMAITÁ


Dia das Mães

Cria nças partic ipam de atividade do PROERD A Polícia Militar promoveu mais uma série de aulas do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) para a Educação Infantil. O PROERD é desenvolvido por policiais militares treinados e preparados para transmitir uma mensagem de valorização à vida, e ressaltar a importância de se manter longe das drogas.

O Dia das Mães foi comemorado com um delicioso café da manhã e presentes. As crianças também fizeram presentes especiais para as mães.

As crianças do Nível II, III, Pré I e II participaram em abril de uma visita pedagógica ao Zoológico. Os olhares ficaram atentos às diferenças entre as diversas espécies ali abrigadas, aplicando conceitos aprendidos em sala de aula, questionando instrutores e arriscando palpites. Sem dúvida alguma, a visita a um Zoológico é um dos encontros mais significativos nessa etapa da vida, capaz de despertar posturas que certamente terão impacto na formação, principalmente com relação ao respeito e à harmonia com a natureza, especialmente com os animais.

Educ a ndos ga nharam ovos de choc olate na Pásc oa

No dia 14 de maio tivemos mais uma edição da noite da pizza que tem como objetivo a arrecadação de recursos para a manutenção dos projetos. Agradecemos a todos os amigos e colaboradores que estiveram presentes ao evento.

Dia a Dia: Ac ompanhe abaixo u m pou c o do que ac onteceu neste segu ndo trimestre de 2011

Nível I - Bebê e o Mascote do projeto

Nível I - Dia do Índio

Nível II - Criança contando história

Nível II - Hora do almoço

Nível III - Atividade outono

Nível III - Contação de história

Pré I - Atividade “Advinha quem é”

Pré I - Oficina de fantasias

Pré II - Atividade “do Jornal”

Pré II - Momentos de leitura

CJ - Oficina de dança

CPA - Oficina teatral

Doação: Cacau Show

Registramos o nosso agradecimento a todos os colaboradores que tornaram este momento possível com a doação dos ovos.

Doação: Tempo Melhor

Doação: Alcoa

Crian ças foram à Cidade do Livro As crianças do Pré I e II foram à Cidade do Livro no dia 12 de julho. Elas participaram do Projeto Kids, que atende à faixa etária de 3 a 8 anos. As crianças embarcam para uma cidade cenográfica por meio de uma coleção de livros gigantes, com personagens que interagem e ensinam a importância do livro e ajudam a formar desde cedo o hábito da leitura. Agradecemos o convite e a doação dos ingressos.


Ac ompa nha ndo Gerações A Instituição comemora bodas de prata acompanhando gerações e destaca neste informativo o Projeto Gestante. São cerca de 25 mães inseridas ao Projeto por semestre. As histórias são diversas. São jovens grávidas que frequentaram o curso na barriga das mães e agora participam do Projeto, e mães que participam pela segunda vez do curso. Uma dessas mulheres é Fernanda de Carvalho, 34 anos. Ela é mãe de Paloma Verônica de Carvalho, 18 anos e participa pela segunda vez do Projeto, sendo a primeira na gestação da jovem. “Eu ganhei a Paloma muito nova e nem sabia como lidar com aquela novidade. O curso

me deu algumas orientações e me ajudou num dos momentos lindos da minha vida”, conta. O nascimento de Paloma foi um divisor de águas na vida da mãe que teve de trabalhar para sustentar a pequena. “O pai da Paloma morreu um dia depois que ela nasceu. Ficamos sozinhas e lutamos. A Instituição me acolheu naquele momento e ela ficou no berçário. Eu trabalhava o dia todo e sabia que ela estava sendo cuidada com zelo. Na verdade, a Instituição iniciou o zelo por nós no curso. Tenho muita gratidão e confiança nesse trabalho”, conta. Fernanda está grávida de outra menina e foi uma das formandas do primeiro semestre.

Paloma e Fernanda

Érika e Silvana

“Agradeço a Deus por esta oportunidade que foi e é um braço forte para mim e outras tantas mães que conheço”, disse emocionada. Silvana Cristiane de Deus, 48 anos, participou há 23 anos do Projeto Gestante durante a gestação da Érika Cristiane de Deus Dias. No início de julho estava com a filha no evento de formatura e Érika fez a inscrição para iniciar o curso no segundo semestre. Érika está grávida de três meses. “Falei para ela participar porque sei que vai aprender muito”, afirma Silvana.

Festa de encerramento Tivemos muitas brincadeiras, doces e salgados na Festa de Encerramento do primeiro semestre. O evento promoveu a interação dos assistidos.

Participamos nos dias 5, 6 e 7 de maio da Feira do Voluntariado. O evento foi organizado pela Prefeitura de Santo André e a Instituição teve a oportunidade de expor artesanatos variados tais como: pano de prato, bolsa, toalha, bijuteria, pijama e outros. Agradecemos a todos os voluntários envolvidos nessa estratégia de captação de recursos, ressaltando que todas as peças são produzidas pela oficina de costura por meio de doações de retalhos. Quem quiser colaborar com doações basta entrar em contato com a Instituição.

Pa ss eio de av ião A nossa tradicional Festa Junina foi um sucesso. O pátio da Instituição deu espaço para muita diversão, apresentação de belíssimas coreografias, barracas com brincadeiras, pratos típicos e a integração com os familiares e amigos dos assistidos que

todos os anos nos honram com a presença. Para realizar a festa contamos com as doações de amigos e colaboradores. Nossa gratidão. Confiram alguns momentos abaixo. Fotos de Érika Picon

Adolescentes atendidos pela Instituição Amélia Rodrigues tiveram a oportunidade de voar. A atividade foi proporcionada pela British Airways, com o voo “Criança nas Nuvens”. Eles voaram no dia nove de abril saindo de Guarulhos. Foi um vôo panorâmico sobre São Paulo, Santos e Rio de Janeiro de aproximadamente uma hora de duração.

Consultoria e Contabilidade para o Terceiro Setor

Fique Por Dentro 30  

Fique Por Dentro é uma publicação da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, entidade sem fins lucrativos que atende 214 cr...