Page 1

Publicação da Instituição Amélia Rodrigues - Nº 35 - Julho 2013 - Santo André - SP

Arraiá da Amélia Rodrigues No dia 08 de junho de 2013 tivemos uma noite encantadora. Noite mágica que foi recebida com a expectativa e o entusiasmo de nossas crianças. Como uma grande família, as crianças, os amigos e os funcionários de nossa Instituição se alegraram em um cenário repleto de surpresas, guloseimas e aventuras. Músicas, pipocas, cachorros-quentes, doces, risadas, bandeirolas, danças e brincadeiras, como estrelas cadentes lançaram sua luz, transformando esta festa, tão brasileira, em uma eterna lembrança. Nossos agradecimentos aos colaboradores e colaboradoras que ajudaram na realização deste evento.

A alegria da Páscoa No extrovertido dia 28/03/2013 as crianças e os adolescentes da casa receberam a radiante visita do Coelho da Páscoa. O evento foi recheado de bombons e ovos de chocolate – presentes distribuídos com muito amor e atenção aos educandos. Houve também bastante diversão no pátio, onde foram montadas as lindas mesas para o lanche da criançada, além de muita música acompanhada de bom humor, carinho, alegria e urros de vitória. Agradecemos ao professor Marcelo Mendes e seus alunos (Faculdade Metodista), Ticket Alimentos, Colégio Objetivo, Faculdade de Direito São Bernardo, Funcionários daAlcoa, Frad Ind. e Comércio de Calçados e Colégio Pueri Domus, ao Coelho pela imensa ternura, e aos funcionários e voluntários da Instituição, sem os quais não seria possível criar mais um glorioso capítulo em nossa história.


Editorial

Sociedade - Família - Escola Esta tríade tem nas mãos o futuro das novas gerações. O problema é conseguir a sinergia delas, ou seja, a sincronização de trabalho, esforço e, sobretudo, interesse, direcionados para o tema. Onde situar as funções da família e da escola na Sociedade? Deve a Escola cuidar apenas do conteúdo, da instrução formal, da cidadania? E a família, apenas dos valores da educação, dos valores morais, dos sentimentos? Quanto à missão da escola, é pública e notória a má qualidade que vem desempenhando, com seu baixo índice de eficiência, sem falar do problema da degradação, da violência em seus múltiplos aspectos, inclusive o “bullying”. As causas dessas distorções são muito complexas, pois envolvem questões de natureza socioeconômica, cultural, política e também espiritual. O eminente Prof. Rivail (Allan Kardek), formado na escola do gênio da pedagogia, Johann Heinrich Pestalozzi, recebeu deste grande influência na sua educação. Mais tarde, já na elaboração da Doutrina Espírita, teve a oportunidade de afirmar que a formação do caráter, educação moral, deve ser forjada no recesso do lar, pelos pais, que são os primeiros professores, pois o lar deve ser a primeira escola. Entretanto, Pestalozzi entendia que o papel do pedagogo (professor) é o de desenvolver a individualidade da criança em lugar de simplesmente transmitir-lhe conhecimentos. Naquela época, realmente, os pais enviavam seus filhos para colégios (muitos internatos)

para serem educados em todos os sentidos, com disciplina rígida, sobretudo nos dirigidos por padres e freiras. Hoje, a situação é bem diferente. A própria legislação impede que pais e professores tomem qualquer medida disciplinar, sob pena de processos. A situação atual é de grande preocupação. Pesquisas apontam que os alunos estão desinteressados, indisciplinados e são percebidos, junto com a família, como os principais problemas da sala de aula. Há um jogo de empurra entre a família e a escola sobre a incumbência pela formação das crianças e adolescentes. A nosso ver, essa tarefa é de ambos e da sociedade como um todo. Nosso foco aqui, enquanto instituição que trabalha com crianças e adolescentes, de famílias de baixa renda, é oferecer-lhes a oportunidade de desenvolver valores que sejam bons para si e para os outros. O ideal seria que houvesse uma parceria entre escola e família em que a educação moral fosse contemplada, juntamente com a instrução, para completar a plena cidadania, base de nossa missão. Concluindo, o que se observa em nossa sociedade atual é a preocupação em desenvolver as faculdades e os lados brilhantes das crianças negligenciando a conscientização de seus deveres e de seu destino futuro. Devemos capacitá-las e equipá-las com nossos bons exemplos, carinho e amor. Acriança deve estar preparada não só para

O coraçãozinho de Dona Amélia quer falar com você. Ele notou que você ainda não faz parte da Família Amélia Rodrigues. Venha para cá. Seja nosso associado colaborador.

2

triunfar na vida material, mas deve, igualmente, vencer as más tendências, pautando sua conduta em princípios morais sadios. Não podemos mais adiar a questão. O movimento que está nas ruas é um grito de alerta pedindo mudanças políticas, etc. Isto é democracia, é o exercício da cidadania. Mas as causas que geraram tudo isso estão atrás, na base, que é a família, em que se forja o caráter da criança, futuro cidadão. Este editorial foi elaborado com base na matéria de capa e seguintes da “Revista Reformador”, da FEB, junho de 2013, com adaptações apropriadas ao nosso trabalho socioeducativo. Se você quiser saber mais sobre o assunto leia o texto completo de autoria de Christiano Torchi, a quem agradecemos e parabenizamos pelo excelente trabalho.

Uma Publicação da: Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues Presidente: Terezinha Sardano 1º Vice-presidente: Miguel Sardano / 2ª Vice-presidente: Baldir Padilha Rua Silveiras, 17 – Vila Guiomar - Santo André SP - CEP: 09071-100 - Tel. (11) 3186.9788 www.ameliarodrigues.org.br Colaborador: João Paulo Insuela Marques (textos) Revisão: Miguel Sardano, Terezinha Sardano e Rosemarie Giudilli Cordioli. Equipe Técnica Adriana Padilha Protti e Andréa dos Santos Projeto Gráfico e Diagramação: Marco Beller – (11) 4438.8834 Impressão: Lis Gráfica e Editora - Tel. (11) 3382.0777 - Tiragem 5.000 Copyright Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo deste informativo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da entidade.


Dia das Mães Dia Mundial do Brincar O dia 10/05/2013 foi embelezado pela emocionante homenagem ao dia das mães. Nesta sexta-feira, no Salão Joanna de Ângelis, após um delicioso café e pouco antes do generoso sorteio para a distribuição de presentes às mães, inúmeras crianças e adolescentes uniram as suas vozes e sentimentos para cantar a iluminada música do mestre Tim Maia, canção que consagraram a alma da maternidade. Obrigado a todos, funcionários, voluntários e professor Cristiano pela enorme contribuição.

O Dia Mundial do Brincar, instituído pela UNESCO - ONU em 28 de maio de 1999 (na Conferência Internacional de Brinquedotecas) é uma data em que a educação nasce através da diversão. A principal missão deste evento, que ocorre em todo planeta, é impulsionar o desenvolvimento físico e intelectual das crianças por meio de atividades lúdicas e educativas, conquistando cada vez mais o reconhecimento mundial de que é possível apreender a ser um grande cidadão por meio

de uma boa brincadeira. Assim, em continuidade a esta tarefa, em 28/05/13, as crianças e os adolescentes de nossa Instituição deslumbraram-se com um dia cheio de brincadeiras, arte e diversão. E para encerrar com “chave de ouro” este evento, houve um concurso de desenho, por meio do qual 04 crianças foram sorteadas e premiadas com brinquedos. Nossos profundos agradecimentos aos que ajudaram nesta nobre realização

Agradecemos a All Net-Núcleo de Formação Profissional, unidade de São Caetano do SulSP, pela organização da generosa campanha do agasalho. Recebemos como doação 2.220 peças.

Em 29 de maio de 2013 o Colégio Pueri Domus (Unidade Jardim) doou gentilmente alimentos às crianças de nossa Instituição. Nossos agradecimentos ao Colégio pela bondosa colaboração.

Quinta-feira, dia 02 de maio (2013), novamente nós tivemos a grandiosa assistência da Faculdade de Odontologia da Universidade Metodista. Graças à amável visita do Dr. Marcelo e seus alunos, os educandos puderam apreender excelentes medidas para higiene bucal. Percorrendo de classe em classe, fazendo da gentileza um lema para educação, os profissionais da área de saúde orientaram inúmeras crianças em prol de uma vida mais saudável. Agradecemos ao Professor Dr. Marcelo e aos alunos da Universidade Metodista, que vêm nesses três bem-sucedidos anos trabalhando conosco.

Agradecemos ao Colégio Singular pelas doações de alimentos e produtos de limpeza.

Eu apoio

Agradecemos à empresa Marcello Borgerth Produções e Eventos pela doação de 500 latas de leite para as nossas crianças.

3


02

01

04

03

07

05


08

09 11 10

06

Dia a Dia 12

Amélia Rodrigues

Acompanhe o que aconteceu no primeiro semestre de 2013 01.Pré I - Biblioteca; 02.Berçário – Alimentação; 03.Pré I e II – Momento de História; 04 04.Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Aula de Dança; 05.Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Aula Poliesportivo; 06.Parceria Microcamp - Curso de Inglês; 07.Bercário - Alimentação; 08.Nível III – Oficina de Jogos; 09.Berçário - Musicalização; 10.Pré I - Escovação; 11.Pré II - Contação de História (Biblioteca); 12.Pré I – Oficina de Artes.


Aconteceu

Diversão no Hopi Hari No resplandecente dia 11/04/2013, ao doce frescor do outono, momento em que a claridade parecia anunciar a chegada de um novo tempo. Te m p o c o n d e c o r a d o p o r c o n q u i s t a s , aprendizados e redobradas lições de companheirismo, as 80 crianças do Serviço de Convivência vivenciaram uma encantadora tarde no Parque Hopi Hari. Nossos agradecimentos ao Parque pelo gentil patrocínio e ao vereador Edson Sardano por ter ajudado a concretizar este sonho.

Dança no Colégio Stocco

Em 26/03/2013 tivemos uma maravilhosa tarde no Buffet Toca do Leão. Admirados, fazendo de cada segundo uma linda surpresa, 66 crianças em ritmo de festa, embarcaram em dois elegantes ônibus para saborear três horas de muita música, brincadeira e diversão. Logo na chegada, correram contentes e de braços abertos a fim de se deliciarem com salgadinhos, brigadeiros, sucos, refrigerantes e um fabuloso bolo de chocolate. Nossos profundos agradecimentos ao Buffet pelo convite e à calorosa recepção.

Para animar ainda mais a sua Festa Junina, no dia 29/06/13 as crianças (de 07 a 12 anos) do Serviço de Convivência de nossa Instituição foram convidadas pelo Colégio Stocco para apresentar o lindo espetáculo de dança, Pica-Pau, que foi recebido com muito carinho e admiração. Aproveitando a ocasião, as crianças foram convidadas a participar da festa. Agradecemos ao Colégio Stocco pelo convite e ao prof. Edgard Rosa.

Ida ao teatro

No dia 16 de março de 2013, as crianças (de três a cinco anos de idade) alegraram-se com a peça A Galinha Pintadinha , que foi apresentada no Teatro Procópio Ferreira.

Tel: (11) 3186-9756

6

Agradecemos à Fundação Abrinq (Rede Nossas Crianças) e parceiros por tornar possível esta maravilhosa diversão.


Aconteceu

Leite nas férias de julho

Ao sábado, dia 23 de março de 2013, novamente a Instituição Amélia Rodrigues com o gentil apoio dos funcionários, voluntários e da comunidade realizou pelo bem de suas crianças a noite da pizza. A festa

Tel: (11) 2884-6500 / 4997-4499

também foi animada pela Banda DM (Deixa o Menino), que mais uma vez ajudou a engrandecer esta noite e a transformá-la em um inesquecível momento de alegria. Obrigado a todos pela imensa generosidade.

Tel: (11) 4392-2944 www.belgametal.com.br

Tel: (11) 4977-8720 www.protecin.com.br

Como fazemos habitualmente, todos os anos, no final de junho nossas crianças levaram para suas casas leite em pó, para consumo durante as férias de julho. Promover um hábito alimentar saudável às nossas crianças e garantir que voltem nutridas às aulas é um dos nossos objetivos.

Tel: (11) 4978-1531 www.chicaroni.com.br

Tel: (11) 4992-8989 www.ossel.com.br

7


Depoimento

Feliz dia das Mães, Papai! Sr. João Vieira Santos é pai de quatro filhos, sendo que três deles frequentam a Instituição. Nascido no Piauí morou um tempo no Amapá e diz que pensa muito antes de voltar para sua terra junto de seus familiares. Está há 29 anos em SP e por causa de sua paixão pelo cuidado e ensino que é oferecido para seus filhos pela nossa Instituição ele não consegue imaginar se existe algum lugar em sua terra natal que possa oferecer tudo o que recebe aqui. Como muitas pessoas ele também veio para o Estado de São Paulo ainda adolescente, em busca de emprego. Trabalhou em diversas empresas se deparando com baixos salários e decidiu trabalhar por conta. Hoje é pedreiro e procura administrar o seu horário de trabalho de modo que possa desfrutar o maior tempo possível com seus filhos. Morador do núcleo Tamarutaca e separado da mãe de seus filhos cerca de sete meses, cuida dos quatro filhos sozinho e com muito orgulho diz: "Sou eu quem faz a comida, arruma a casa e cuida das crianças; tenho vivido o tempo todo

pra eles e não me arrependo". E ele enfatiza que nesse período tem recebido apoio, orientação e palavras de ânimo da Amélia Rodrigues. Por volta de nove anos atrás teve o privilégio de matricular seus filhos na Instituição e conta como foi: A mãe das crianças tentou várias vezes conseguir vaga para as crianças aqui e na época tínhamos três filhos, de repente eu decidi tentar e não sei o que aconteceu que consegui logo na primeira vez! Seu João, como é conhecido entre os funcionários da Instituição, diz ter um imenso carinho e enfatiza: "Com todo respeito, amo muito a todos aqui". Teve a oportunidade de ter os quatro filhos frequentando a creche e um deles conseguiu bolsa de estudos no colégio da polícia militar (Cruz Azul) para o ensino fundamental. Agradece por todo o aprendizado e atenção que os filhos vêm recebendo e foi o que os ajudou a se tornarem filhos obedientes, educados e saudáveis, facilitando o diálogo familiar. Aqui

eles se sentem em casa. Seu João insiste em dizer que ele e seus filhos são recebidos com cuidado, dedicação, carinho e preocupação por parte de toda a nossa equipe.

A Amélia Rodrigues nunca sairá do meu coração e por isso sempre estou presente em todos os eventos e oportunidades. Se precisarem de qualquer coisa falo que estou disponível. Até ganhei presente no dia das mães, finaliza todo sorridente. João Vieira Santos

Momentos de Reflexão O Dinheiro

Receita de Beleza

O dinheiro é fator preponderante em nossa vida. Resolve muitas situações, mas nem sempre permite aquilo que, em certas ocasiões, constitui nosso mais profundo desejo.

Eis aqui uma boa receita, para melhorar sua aparência sem o uso de cosméticos...

Por exemplo: Podemos comprar: A CAMA - mas não O SONO A COMIDA - mas não O APETITE O LIVRO - mas não A INTELIGÊNCIA O LUXO - mas não A BELEZA UMA CASA - mas não UM LAR O REMÉDIO - mas não A SAÚDE A CONVIVÊNCIA - mas não O AMOR A DIVERSÃO - mas não A FELICIDADE O CRUCIFIXO - mas não A FÉ

Para seus lábios, use a verdade... Para sua voz, use a oração... Para seus olhos, a simpatia... Para suas mãos, a caridade... Para suas atitudes, a retidão... Para seu coração, o amor... Procure manter um sorriso, todo o tempo... Aprenda a obter da vida alegria e dividi-la generosamente aos outros.

Autores Desconhecidos

8

Coleta de Óleo de Fritura Usado Tel: (11) 3382-1188 www.giglio.com.br

Tel: (11) 3186-9756

Fique Por Dentro 35  

Fique Por Dentro é uma publicação da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, entidade sem fins lucrativos que atende 214 cr...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you