Page 1

Publicação da Instituição Amélia Rodrigues - Nº 34 - Abril 2013 - Santo André - SP

A Instituição Amélia Rodrigues, no dia 11 de outubro, viveu mais um dia feliz. Graças às doações de doces e brinquedos, crianças e adolescentes tiveram a alegria de festejar esse momento tão especial. Agradecemos aos funcionários do Aramaçan, da Engebrás, da Faculdade Estácio, do Colégio Stocco, também à empresa Lara, à Ana Carolina Siqueira e amigos, ao casal Dani e Ton e ao professor Marcelo Mendes e alunos, da Faculdade Metodista. Obrigado a todos pelo bem que proporcionaram a essas crianças.

Comemoração no Parque Aquático

Em 26 de outubro, adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em comemoração ao dia das crianças, tiveram um refrescante dia repleto de brincadeira e diversão no Parque Wet'n Wild. Passatempo garantido pelo gentil patrocínio do Colégio Eduardo Gomes, com a colaboração do professor de matemática, Marcelo Maurício dos Santos, e alunos do oitavo ano.


Editorial O depoimento do autor é chocante. É o desabafo de uma consciência de pai extremoso, que não soube direcionar sua família para o verdadeiro objetivo da vida. É uma contribuição preciosa que está oferecendo ao mundo, como sinal de advertência a outros pais, cujo procedimento não é diferente. Transcrevemos na íntegra, o depoimento dramático do jornalista Hélio Fraga, de Belo Horizonte, MG, em seu livro A Família, Último Lugar? Edições Paulinas – São Paulo – 1987, obra esgotada.

DECLARAÇÃO DE BENS O pai moderno, muitas vezes perplexo, aflito, angustiado, passa a vida inteira correndo atrás do futuro e se esquecendo do agora. Na luta para edificar este futuro, ele renuncia ao presente. Por isso, é um homem ocupado, sem tempo para os filhos, envolvido em mil atividades – tudo com o objetivo de garantir o seu amanhã. E com que prazer e orgulho, a cada ano, ele preenche sua declaração de bens para o Imposto de Renda. Cada nova linha acrescida foi produto de muito esforço, muito trabalho. Lote, casa, apartamento, sítio – tudo isso custou dias, semanas, meses de luta. Mas ele está sedimentando o futuro de sua família. Se ele parte um dia, por qualquer motivo, já cumpriu sua missão e não vai deixar ninguém desamparado. E para ir escrevendo cada vez mais linhas na sua relação de bens, ele não se contenta com um emprego só – é preciso ter dois ou três; vender parte das férias, em vez de descansar junto à família; levar serviço para fazer em casa, em vez de ficar com os filhos; e é um tal de viajar, almoçar fora, discutir negócios, marcar reuniões, preencher a agenda – afinal, ele é um executivo dinâmico, faz parte do mundo competitivo, não pode fraquejar. No entanto, esse homem se esquece de que a verdadeira declaração de bens, o valor mais alto, aquele que efetivamente conta, está em outra

página do formulário do Imposto de Renda – mais precisamente, naquelas modestas linhas, quase escondidas, onde se lê “relação dos dependentes”. Aqueles que dependem dele, os filhos que ele colocou no mundo, e a quem deve dedicar o melhor de seu tempo. Os filhos são novos demais, não estão interessados em lotes, casas, salas para alugar, aumento de renda bruta – nada disso. Eles só querem um pai com quem possam conviver, dialogar, brincar. Os anos vão passando, os meninos vão crescendo, e o pai nem percebe, porque se entregou de tal forma ao trabalho – vulgo construção do futuro – que não viveu com eles, não participou de suas pequenas alegrias, não os levou ou buscou no colégio, nunca foi a uma festa infantil, não teve tempo para assistir à coroação da menina – pois um executivo não deve desviar sua atenção para essas bobagens. São coisas de desocupados. Há filhos órfãos de pais vivos, porque estão “entregues” – o pai para um lado, a mãe para o outro, e a família desintegrada, sem amor, sem diálogo, sem convivência. E é esta convivência que solidifica a fraternidade entre os irmãos, abre seu coração, elimina problemas, resolve as coisas na base do entendimento. Há irmãos crescendo como verdadeiros estranhos, porque correm de um lado para o outro o dia inteiro – ginástica, natação, judô, balé, aula de música, curso de Inglês, terapia, lição de piano, etc. – e só se encontram de passagem em casa, um chegando, o outro saindo. Não vivem juntos, não saem juntos, não conversam – e, para ver os pais, quase é preciso marcar hora. Depois de uma dramática experiência pessoal e familiar vivida, a única mensagem que tenho para dar – e que tem sido repetida exaustivamente em paróquias, encontros familiares, movimentos e entidades – é esta : não há tempo melhor aplicado do que aquele destinado aos filhos. Dos 18 anos de casado, passei 15 anos correndo e trabalhando, absorvido por muitas tarefas,

Nova diretoria da Instituição Amélia Rodrigues 2013/2015 Presidente: 1º Vice-Presidente: 2º Vice-Presidente: Tesoureiro Geral: 1ª Tesoureiro: 2º Tesoureiro: Secretário Geral: 1º Secretário: 2º Secretário:

2

Terezinha Santa de Jesus Sardano Miguel de Jesus Sardano Baldir Padilha Heloísa Caires Vergílio Cordioli Filho Paulo da Costa Rosemarie Giudilli Cordioli Marília Grillo Edson de Jesus Sardano

Conselho Fiscal: José Roberto de Oliveira Sidnei de Oliveira Ramos Júlia Luiza Padilha José Carlos da Silva Maria das Graças Júlia de Freitas Alcides Navarro

Rua Silveiras, 17 – Vila Guiomar - Santo André SP - CEP: 09071-100 - Tel. (11) 3186.9788 www.ameliarodrigues.org.br

envolvido em várias ocupações, totalmente entregue a um objetivo único e prioritário : construir o futuro para três filhos e minha mulher. Isso me custou longos afastamentos de casa, viagens, estágios, cursos, plantões no jornal, madrugadas no estúdio da televisão, uma vida sempre agitada, atarefada, tormentosa, e apaixonante na dedicação à profissão escolhida – e que foi, na verdade, mais importante do que minha família. E agora, aqui estou eu, de mãos cheias e de coração aberto, diante de todos vocês, que me conhecem muito bem. Aqui está o resultado de tanto esforço: construí o futuro, penosamente, e não sei o que fazer com ele, depois da perda do Luiz Otávio. De que valem casa, carros, sala, lote, e tudo o mais que foi possível juntar nesses anos todos de esforço, se ele não está mais aqui para aproveitar isso com a gente? Se o resultado de 30 anos de trabalho fosse consumido agora por um incêndio, e desses bens todos não restasse nada mais do que cinzas, isso não teria a menor importância, não iria provocar o menor abalo em nossa vida, porque a escala de valores mudou, e o dinheiro passou a ter um peso mínimo e relativo em tudo. Se o dinheiro não foi capaz de comprar a cura e a saúde de um filho amado, para que serve ele? Para ser escravo dele? Eu trocaria – explodindo de felicidade – todas as linhas da declaração de bens por uma única linha que eu tive de retirar, do outro lado da folha : o nome do meu filho na relação dos dependentes. E como me doeu retirar essa linha na declaração de 1983, ano base de 82.

Uma Publicação da: Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues Presidente: Terezinha Sardano 1º Vice-presidente: Miguel Sardano / 2ª Vice-presidente: Baldir Padilha Rua Silveiras, 17 – Vila Guiomar - Santo André SP - CEP: 09071-100 - Tel. (11) 3186.9788 www.ameliarodrigues.org.br Colaborador: João Paulo Insuela Marques (textos) Revisão: Miguel Sardano, Terezinha Sardano e Rosemarie Giudilli Cordioli. Equipe Técnica Adriana Padilha Protti e Andréa dos Santos Projeto Gráfico e Diagramação: Beller Design Gráfico – (11) 4438.8834 Impressão: Lis Gráfica e Editora - Tel. (11) 3382.0777 - Tiragem 5.000 Copyright Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo deste informativo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da entidade.


Projeto do Ano

Aprendendo a viver

Em continuidade à tarefa de incentivar a leitura e a reflexão, a equipe pedagógica da Instituição Amélia Rodrigues concluiu o seu projeto de 2012: A Transformação não é uma questão de escolha, mas de sobrevivência. Faça a sua parte! Com a realização de trabalhos educativos, o projeto se alicerçou em dois clássicos da literatura infantil: o conto maravilhoso A Pequena Vendedora de Fósforos escrita por H.C.Andersen e o conto de fadas O Corvo dos Irmãos Grimm. É importante ressaltar o grande poder humanizador da literatura, tangenciada que é pela emoção, pelo sentimento, e, ao conciliar imaginação, reflexão e ludicidade, ela assume a sua função de instrumental didático, imprescindível à formação da ética e da cidadania. E por acreditar no poder transformador da literatura é que a equipe de educadores, em perfeita interação com a proposta, desenvolveu o seu trabalho anual, cujo encerramento culminou com a produção e apresentação de uma peça teatral, cuja temática esteve pautada nos aspectos basilares dos contos estudados.

Eu apoio

Gincana da Solidariedade

Projeto Saúde Bucal

Esporte com Diversão

A Microcamp (unidades Santo André e São Bernardo), em espírito de fraternidade com seus alunos arrecadou 96,2kg de leite em pó, 20.600 copos descartáveis e 45 camisas brancas. Agradecemos a feliz iniciativa.

Com a missão de promover o bem-estar às crianças, adolescentes e gestantes, em parceria com a Faculdade Metodista e com a ajuda de especialistas na área da saúde, foi realizado uma série de atividades preventivas, educativas e de orientação para higiene bucal. Agradecemos ao professor Dr. Marcelo Mendes e seus alunos.

Incentivando a prática esportiva o Instituto Mauá de Tecnologia, com o apoio do Professor Eduardo Linzmayer, doou 19 skates confeccionados pelos próprios alunos. Lição de companheirismo e união que levaremos para o resto de nossas vidas.

Brinquedos e Bolo Agradecemos à padaria Bella Vitória pela iniciativa de estimular a solidariedade em seus clientes em benefício de nossas crianças, arrecadando brinquedos e doando um lindo e delicioso bolo para a festa de Natal.

Um carinho Alimentos Somos gratos ao Colégio Cruz Azul (da Polícia Militar) pela doação de alimentos.

Nossos agradecimentos à Dna. Cidinha (promotora dos produtos Natura, Avon, Jequiti e Boticário) pela doação dos produtos de beleza para o nosso Natal.

3


02

01

04 03

05

06

11


07

08 09

10

12

Dia a Dia Amélia Rodrigues

Acompanhe o que aconteceu no segundo semestre de 2012 01.Pré I - Colcha de retalho; 02.Nível II – Artes; 03.Pré II – Fantasia; 04.Berçário – Musicalização; 05.Berçário – SHANTALA (Fisioterapeuta); 06.Aniversariantes do mês; 07.Pré I e II - Momento da História; 08.CETIP – Microcamp; 09.Formação de Educadores 10.Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Poliesportivo; 11.Berçário – Alimentação; 12.Nível III – Oficina de Jogos.


Aconteceu

Com o apoio de funcionários, voluntários e da comunidade a Instituição Amélia Rodrigues realizou em 10/11/12 mais uma Noite da Pizza, dando um novo passo em direção ao progresso de seu trabalho. Ademais, o evento foi animado com a talentosa Banda DM (Deixa o Menino), que contribuiu para que essa noite fosse um momento mágico, surpreendente e colorido.

Feira da Solidariedade De 06 a 08/12/12, na Praça do Carmo, ocorreu a Feira da Solidariedade, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santo André, mediada pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a FEASA (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André). Nesse evento foram vendidos os artigos confeccionados na nossa oficina de costura, e artesanato (incluindo panos de prato, pijamas, chinelos, roupas de cama etc.) Agradecemos às funcionárias e voluntárias que colaboraram para a realização desse evento.

Em 08/11/12 foi realizada a 13ª Edição do Prêmio Investidor Social, momento de reconhecimento aos empresários que participam do Projeto Investidor Social e apóiam os projetos socioeducativos da Casa. O evento contou com a participação das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que apresentaram o espetáculo: “África, um sorriso negro”.

6

Projeto Gestante Na exuberante tarde do dia 20/12/12 tivemos um café especial para celebrar o encerramento do curso para gestantes (segundo semestre). Com a importante missão de educar,

mostrando as bases para a saúde da gestação e a construção de uma família, lições que podem ser usadas para o resto da vida, e através das quais compreendemos que cuidar de nós próprios é cuidar simultaneamente daqueles que amamos, o Projeto Gestante trouxe, no dia 20 de dezembro de 2012 para Instituição, as principais diretrizes do pré-natal, e com a feliz participação de vários profissionais da saúde: dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiras, nutricionistas e voluntários. As mães que frequentaram 80% das aulas receberam, no final do curso, o enxoval completo para seus bebês. Agradecemos à Dorinha pela coordenação.

Crianças nas Nuvens Diversão no Em parceria com a British Airways, no dia 10 de novembro de 2012, 29 crianças da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues vislumbraram o extenso horizonte sobrevoando São Paulo e Rio de Janeiro no famoso Jumbo. Belo exemplo de carinho e boa vontade da consagrada empresa aérea e seus funcionários.

Buffet Kid Beeruta Graças ao Buffet Kid Beeruta, meninos e meninas da Educação Infantil, em comemoração à formatura da pré-escola, vivenciaram uma tarde repleta de doces, salgadinhos, brincadeiras, videogame e muita ternura.


Aconteceu

Almoço de Confraternização Em comemoração ao encerramento das atividades do ano de 2012, que foi coroado de vitórias, lutas e aprendizados, os funcionários e voluntários da Instituição se reuniram no dia 21 de dezembro para um almoço de confraternização, na sede da Instituição.

A carreata de Natal da ABC Rádio Táxi O dia 08 de dezembro de 2012 foi abençoado com o solidário trabalho da ABC Rádio Táxi. A carreata atravessou o centro de Santo André encerrando seu trajeto na Instituição Amélia Rodrigues, onde houve uma bonita festa, com pipoca, brincadeiras, cachorro-quente e distribuição de presentes pelo Papai Noel. A criançada pulou de alegria.

Cestas de Alimentos Nos dias 17 e 18 de dezembro de 2012 foram entregues cestas de alimentos para as famílias das crianças e adolescentes assistidos pela nossa Instituição. Agradecemos ao apoio de todos por mais essa conquista.

Entrega de leite Acreditando que somente seja possível realizar um bem amando a boa luta, pois trabalho sem paixão é sofrimento, assim como a paixão sem o esforço não é dedicação, no ensolarado dia 19 de dezembro de 2012 a Instituição, como faz todos os anos, mobilizou-se para a entrega do leite às crianças e adolescentes. Alimento a ser consumido no período das férias.

Mais uma vez a festa de Natal conquistou o sorriso de nossas crianças. Pois entre explosões de cores e alegrias, surgindo num belo e iluminado carro de bombeiros, o Papai Noel distribuiu guloseimas e presentes, alegrando e adocicando esse dia tão sonhado. A nossa gratidão ao Papai Noel pelo carinho e dedicação, bem como ao 8º Grupamento de Bombeiros de SantoAndré por ter gentilmente cedido o veículo, assim também a todos que doaram presentes contribuindo para esta realização.

Tel: (11) 2884-6500 / 4997-4499

A Dança das Crianças No dia 20 de dezembro de 2012 as crianças e adolescentes terminaram o ano com chave de ouro. Elas apresentaram um brilhante espetáculo de dança na quadra da Instituição. Momento inesquecível para os pais que dia após dia trabalham pelo bem de seus filhos. O nosso reconhecimento aos funcionários e voluntários pelo apoio, e também às crianças pela emocionante apresentação.

Tel: (11) 4392-2944 www.belgametal.com.br

Tel: (11) 4977-8720 www.protecin.com.br

No dia 08 de dezembro de 2012 foi celebrado o encerramento das atividades do Colégio Anchieta com a bela participação de canto das crianças da Instituição Amélia Rodrigues. Em agradecimento, colaboradores e colaboradoras do Colégio fizeram uma campanha de brinquedos e bombons que foram entregues no Natal.

Tel: (11) 4978-1531 www.chicaroni.com.br

Tel: (11) 4992-8989 www.ossel.com.br

7


Depoimento

A importância é mútua Givanilda Sena da Silva Alves (Dida) destaca seu agradecimento à instituição

A funcionária Givanilda Sena da Silva Alves, que nasceu no Estado de Alagoas, chegou a São Paulo nos anos 90 com o sonho de transformar sua vida para melhor. Inicialmente, ela enfrentou muitas dificuldades, privações,

8

humilhações, mas com perseverança e muita vontade de vencer ela foi conquistando o seu espaço. Givanilda se casou aqui em São Paulo e tem duas filhas: Danielly (12) e Estefane (6). Conta ela que Danielly veio para a Creche Amélia Rodrigues com três meses de idade. Nesse período ela trabalhava em “casa de família” o dia todo para ajudar no sustento da filha. Contudo, o ambiente acolhedor da Amélia conquistou logo o coração de “Dida”, como ela é carinhosamente chamada por todos, e “quando me dei conta lá estava eu trabalhando na Amélia. É uma alegria muito grande poder estar nesta Casa que me recebeu com tanto carinho e principalmente com respeito!”. Em 2007 nasceu a Estefane que também começou a frequentar a creche ainda bebê. “Pra mim foi uma bênção ter conhecido esta creche. Aqui as minhas filhas têm tudo – desde estudo, orientação, alimentação, e muito carinho.

Coleta de Óleo de Fritura Usado Tel: (11) 3382-1188 www.giglio.com.br

Sou muito agradecida por tudo isso”. Os anos foram se passando e Dida foi se mostrando uma funcionária exemplar e, aos poucos, fomos descobrindo, por trás daquele jeito tímido, um ser humano espetacular. Parabéns Dida, pelo seu sucesso e por tudo o que você tem feito por nós. Você é muito importante para a famíliaAmélia Rodrigues.

Tel: (11) 3186-9756

Fique Por Dentro 34  

Fique Por Dentro é uma publicação da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, entidade sem fins lucrativos que atende 214 cr...