Page 1

Publicação da Instituição Amélia Rodrigues - Nº 40 - Jul/Ago/Set de 2014 - Santo André - SP

O delicioso sabor da amizade

Quais os ingredientes necessários para se formar uma boa amizade? Na Instituição Amélia Rodrigues, os educandos aprendem dia a dia os elementos fundamentais para composição desta receita. Segundo a educadora Mara Santos, desde o começo do ano as crianças aprendem uma série de valores. Para estimular a reexão sobre o tema Amizade, a princípio foi proposta uma roda de conversa. “Deixamos as crianças falarem sobre o assunto. É interessante porque cada um, do seu jeito, exemplica esse valor”, comentou. Para xar o conceito, a educadora lança mão de diversos recursos: vídeos, colagem, desenho em cartazes e jogos. Porém, a parte mais gostosa cou por conta da preparação culinária que recebeu o nome de Torta Esperta dos Amigos. A tarefa ocorreu dentro do Torta Esperta dos Amigos - Ingredientes: 01 Xícara (chá) de brócolis (só as ores) 01 Xícara (chá) de cenoura ralada bem na 01 Xícara (chá) de maionese 02 Colheres (sopa) de catchup 01 Lata de sardinha bem escorrida e picada. ½ Colher (chá) de orégano 01 Pacote de pão de forma sem casca Sal e tempero a gosto

Projeto Alimentação, em que as crianças são orientadas acerca do valor nutricional dos alimentos.

Cooperação Além de cenoura, sardinha e brócolis, a cooperação e a participação também compuseram a receita. “Cada um cou responsável por uma parte do trabalho. Procuramos mostrar, de forma lúdica, que do mesmo modo que os ingredientes, nós precisamos estar unidos para formar algo”, explicou Mara. Participativas, as crianças armaram Modo de fazer: Em um recipiente misture brócolis, cenoura, sal, tempero, 4 colheres de sopa de água e leve à panela de pressão por 4 minutos. Retire com cuidado, espere amornar e coloque no liquidicador. Junte com metade da maionese e bata até formar uma pasta. Reserve. Em uma vasilha, misture bem o restante da maionese, o catchup, a sardinha e o orégano. Forre o fundo de

g o s t a r muito da atividade. “Quando um amigo ajuda ou outro ele devolve o favor. Há uma troca”, resumiu Juan. Fazem parte da turma também Ana Beatriz, Camily, Chrystian, Davi e Estefane, além de Henrique, João, Julia, Kauan, Laura, Marjorie, Pedro e Otávio. Para a educadora, os resultados têm sido graticantes. “Quando surgem conitos, percebo que as crianças procuram resolver sozinhas e depois trazem a solução citando os valores que foram ensinados”, comentou. Todas as atividades realizadas na Amélia Rodrigues têm por base o Projeto Anual. O tema deste ano é Diversidade Cultural, um exercício primoroso de aprender e estar com o outro, e a sua importância na formação da criança.

um recipiente com as fatias de pão, coloque a pasta (cenoura/brócolis) e espalhe. Cubra com mais uma camada de pão e espalhe a sardinha. Termine espalhando a última camada de pão. Misture maionese e catchup e espalhe pela torta. Leva para geladeira por cerca de 1 hora e sirva a seguir. Rendimento: 12 porções.


Editorial

Outubro - mês das crianças (Será?) O discurso é velho, mas o panorama não mudou. Muitas comemorações são programadas na Semana da Criança. Todos reconhecemos que a criança é o futuro e precisa de educação. Como escreveu o grande educador francês professor Hyppolite Léon Denizard Rivail (Allan Kardec), a verdadeira educação é a doméstica, do lar, transmitida pelos pais, seus primeiros mestres. Há também a questão do presente que os pais oferecem aos lhos. Não se pode negar que em torno do evento gira o fator comercial, como em todas as datas comemorativas. Já está vinculado ao processo e à nossa cultura. Como todos nós percebemos, o mundo caminha hoje numa velocidade incrível, em todos os sentidos. Ideias, conceitos, prognósticos estão sempre sofrendo mudanças. A mídia comanda e forma opiniões. Por exemplo, a morte de um candidato à Presidência da República muda o rumo do processo eleitoral e até o futuro do país. Nossa opinião caminha em direção ao futuro da

criança, sobretudo daquela desprovida de necessidades básicas. O que nossa criança precisa é de mais atenção, mais cuidado na sua formação física, moral e espiritual. O que vamos dizer não é novidade, é um lembrete oportuno. Para a criança, o melhor presente é a presença dos pais, sua dedicação e participação efetiva em suas vidas. A falta de tempo dos pais ou responsáveis gera a carência na alma infantil. A vida moderna ampliou o leque das “necessidades”. Quanta coisa existe hoje em nossas vidas que há 50 anos não existia tais quais: televisão, celular, internet, equipamentos de som. Carro era artigo de luxo, atualmente é quase necessidade, por falta de transporte público. Daí a mulher, mãe, deixar o lar para trabalhar fora (porque dentro ela sempre trabalha) para engrossar o orçamento doméstico. Por falta de um bom atendimento na rede pública surgiram os planos de saúde, que levam uma fatia dos salários. O mesmo ocorre com a escola.

Crianças são orientadas sobre Resistência às Drogas e à Violência

|Aula é ministrada por PM - Foto: Divulgação

2

A maneira mais ecaz de se combater o mal é por meio da educação. Por essa razão, os educandos da Amélia Rodrigues, com idades entre 8 e 10 anos, estão participando, desde o nal de agosto, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Ação conjunta entre as Polícias Militares, Escolas e Famílias, o Proerd tem por objetivo prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes. Com duração de 10 semanas, a aula é

ministrada pelo Policial Militar Carreira e acompanhada pelas crianças, com auxílio de apostila. “Tudo que aprendo aqui passo para as outras pessoas. Minha madrinha fumava e, agora, está parando porque eu pedi”, comentou Keila, educanda da Instituição. Já Yasmin fez um alerta sobre a saúde. “O cigarro tem muitas substâncias que fazem mal. Quem fuma pode morrer”, disse. E Rayanny complementou: “a fumaça estraga a nossa vida”. Lucas achou muito legal ter um policial conversando com a turma. ”A violência começa com atitudes erradas”, pontuou. Preocupada, Laís relatou: “a maioria dos jovens estão morrendo por causa das drogas”. Atento às orientações, Rafael enfatizou: “quando a gente aprende desde cedo porque não usar drogas, a gente pode passar a lição para os que usam. Assim, eles podem até parar e o mundo ca melhor”.

Aumenta cada vez mais o número de escolas particulares porque o ensino público fundamental é péssimo. Como nossa preocupação atual e prioritária é a qualidade de vida das famílias, conforto, segurança, etc., o lado afetivo, emocional, moral e espiritual ca prejudicado, vai para segundo plano. Tudo isso tem a ver com a criança, futuro cidadão, formado para o mundo da competição, caminho do estresse e da depressão. Está, pois, na hora de nos conscientizarmos das reais necessidades das crianças, ou seja, o que é importante, de fato, para os nossos lhos... Dia da criança é o dia a dia. Podemos presenteá-la, mas sejamos nós o seu presente.

Uma Publicação da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues Presidente: Terezinha Sardano 1º Vice-presidente: Miguel Sardano 2º Vice-presidente: Baldir Padilha Rua Silveiras, 17 – Vila Guiomar - Santo André SP - CEP: 09071-100 - Tel. (11) 3186.9788 eventos@ameliarodrigues.org.br www.ameliarodrigues.org.br Textos: Suzete Botasso Revisão: Miguel Sardano, Terezinha Sardano, Nádila Gilotti e Rosemarie Giudilli Equipe Técnica Adriana Padilha Protti e Andréa Santos Projeto Gráfico e Diagramação: Marco Beller – (11) 4438.8834 Impressão: Lis Gráfica e Editora - Tel. (11) 3382.0777 Tiragem 5.000 Copyright Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo deste informativo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da entidade.


Noite da Pizza é prestigiada por mais de 450 pessoas Boa Pizza, boa música, boa companhia. Foi assim o clima oferecido para mais de 450 pessoas que prestigiaram a Noite da Pizza com Música, realizada dia 23 de Agosto, na Instituição Amélia Rodrigues. Pela primeira vez no evento, João Jorge de Oliveira diz ter gostado muito da festa. “Achei muito organizada”, armou Oliveira, que estava acompanhado da mulher, Naides. “Moro em Ourinhos, interior do Estado, e estou passando férias na casa da minha lha, em Santo André. Quando recebi o convite não pude recusar. Espero voltar no próximo ano”, comentou. Para Adilson Leite da Silva, que compa-

receu com os familiares, a noite foi adorável. “Encontramos um ambiente muito agradável e familiar, com recepção calorosa por parte dos colaboradores”, comentou. O convidado elogiou também as pizzas e o som. “A Banda DM tocou Hits desde os anos 70 até sucessos do momento. E colocou todos para dançar”, disse. “O evento foi excelente, pois uniu um ambiente familiar e de alto astral a uma música de altíssima qualidade”, relatou Alessandra Montezzo, que foi ao evento com as amigas. “Os serviços de mesa foram dignos de um bom restaurante. Espero voltar na próxima edição. Parabéns a todos os envolvidos”, elogiou.

|Evento contou com voluntários - Fotos: Divulgação

Parceiros do Bem Conhecedores do propósito da Instituição Amélia Rodrigues em arrecadar, por meio da festa, recursos para investir no bem-estar das crianças e suas famílias, empresários da região uniramse à entidade prestando apoio e patrocínio ao evento. Entre as empresas participantes estavam: Aja Alimentos, Banda DM, Bella Ester Presentes, Conservas Olé, Ossel, Pantera Imóveis, Queijos Joana e Studio Embalagens. A todas, e também à grande equipe de voluntários que trabalharam na Noite da Pizza, a Instituição agradece a colaboração que foi de vital importância para que o evento ocorresse com êxito.

|Público aprovou as deliciosas pizzas servidas no local no sistema de rodízio

Empresas que patrocinaram e apoiaram a Noite da Pizza

3


Fotos: Arquivo


Acompanhe o que aconteceu no terceiro trimestre de 2014 01. Festa dos Aniversariantes do mês - 02. Exposição do Circo - Sesc 03. Berçário - Estimulação no Espelho - 04. Maternal II A - Oficina de Artes Plásticas 05. Formação Pedagógica - 06. Fase II A - Projeto Gibi 07. S.C.F.V*- Programa Amigos do Zippy - 08. Fase I - Oficina de Música 09. S.C.F.V* - Oficina de Dança - 10. Fase II A - Oficina de Comunicação Oral 11. Berçário I - Massagem (Shantala) - 12. Fase I - Projeto Alimentação *S.C.F.V - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos


Aconteceu

Emenda parlamentar de Luciano Batista destina R$ 229 mil à Amélia Rodrigues A Instituição Amélia Rodrigues foi beneciada com verba de R$ 229 mil reais do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria de Desenvolvimento Social. O convênio, assinado em 21 de julho, é fruto de Emenda Parlamentar de autoria do atual Deputado Estadual Luciano Batista (PTB). Batista esteve pela primeira vez na Instituição em 2011, onde pôde conhecer de perto o atendimento às crianças e aos adolescentes. Na ocasião, teve a oportunidade de constatar alguns problemas que poderiam ser resolvidos com a destinação de emenda. “Fiquei impressionado com a dedicação que os pequenos são assistidos. É um ambiente educacional adequado que desenvolve o potencial das crianças em situação de vulnerabilidade social. Essa verba ajudará muito no atendimento”, destacou. Terezinha Sardano, Presidente da Amélia Rodrigues, diz estar agradecida com a sensibilidade de Batista. “O deputado entendeu o objetivo do trabalho que rea-

|Daniele Ferreira, Vergílio Cordioli, Terezinha Sardano, Luciano Batista e Ivete Ribeiro - Foto: Divulgação

lizamos ao fazer a emenda, cuja verba irá nos beneciar com a compra de uma Van, para o transporte das crianças, e um Caminhão-baú para retirada de doações”, declarou. “Espero continuar colaborando no ano que vem e nos outros com esta entidade que merece muito a nossa atenção”,

nalizou Batista. Estiveram presentes na assinatura da emenda a representante da Diretoria Regional de Desenvolvimento Social Grande São Paulo ABC, Daniele Ferreira, o 1º tesoureiro da Amélia Rodrigues, Vergílio Cordioli e a advogada Ivete Ribeiro.

Obrigado! As crianças da Instituição Amélia Rodrigues agradecem as doações feitas neste trimestre. Continuamos contando com a colaboração de todos!


Aconteceu

Instituição conquista verba em projetos da Coop e Alcoa No mês de agosto, a Instituição Amélia Rodrigues recebeu duas grandes notícias. A entidade foi contemplada com recursos nanceiros resultantes de projetos enviados ao Instituto Alcoa e à Coop. Segundo a assessora de captação de recursos, Nádila Gilotti, foram quase R$ 60 mil reais em verba a ser aplicada em diversas áreas da Instituição para compra de materiais e equipamentos. “O processo com a Alcoa envolveu diversas etapas e critérios rígidos de avaliação de formulação do projeto, que teve início em janeiro”, explicou. “Com o recurso adquirimos equipamentos para a ocina de manutenção, cozinha, costura e mobiliário”.

Já a ação com a Coop, iniciada em maio, envolveu, além da apresentação do projeto, visita técnica de representantes da Cooperativa de Consumo à Amélia Rodrigues. “Solicitamos o material necessário para confecção de uniformes das crianças e também equipamentos adequados para o parquinho”, disse Nádila. Outra boa notícia também recebida pela Instituição, em agosto, foi a verba proveniente de emenda parlamentar do atual Deputado Estadual Luciano Batista (veja página 6). Com o valor recebido, R$ 229 mil reais, foram adquiridos: uma van para o transporte das crianças e um caminhão-baú para a arrecadação de doações.

|Crianças terão novo parquinho Foto ilustrativa

energias físicas e espirituais”, relatou. “A luta é contínua, mas graças a Deus, nos 27 anos de atividades não nos tem faltado a presença de “anjos” em nosso caminho, que nos ajudam a manter a chama viva do trabalho em favor do próximo, principalmente da criança”, armou.

Gratidão

|Limpeza ganhou novo equipamento - Foto: Divulgação

Matriz - Pq. Novo Oratório Unidade - Pq. das Nações Unidade - Vila Pires

2884.6500 4997.4499 4972.8899

A Presidente da Amélia Rodrigues, Terezinha Sardano, arma que os recursos vieram em momento oportuno. “As doações recebidas foram a solução para as necessidades que tínhamos e que precisávamos equacionar com urgência”, considerou. “A manutenção da Instituição consome não apenas recursos nanceiros, mas também nossas

Tel: (11) 4978-1531 www.chicaroni.com.br

Tel: (11) 4977-8720 www.protecin.com.br

|Costura recebeu máquina bordadeira - Foto: Divulgação

Tel: (11) 4992-8989 www.ossel.com.br

7


Depoimento

Exemplo de sucesso pelo trabalho Quando o talento, a dedicação e o esforço se encontram com a oportunidade, o resultado é garantido. E José Carlos Lucio Jr., educando da Instituição Amélia Rodrigues dos 14 aos 16 anos, soube empregar seus dons transformando-se hoje, com 28 anos, em empresário bem-sucedido. Diretor Comercial da ABRE, empresa de recrutamento e seleção de jovens estudantes que buscam por oportunidade de estágio, José Carlos agradece à Amélia Rodrigues por grande parte do conhecimento técnico e de valores que aprendeu no período em que esteve vinculado à entidade.

Boa formação “Lembro-me que ia para escola no período da tarde. Então, aproveitava as manhãs e o nal do dia para fazer as ocinas oferecidas na Instituição: violão, canto, música, dança, além de aulas de informática, português, práticas de escritório e computação”, comentou. Solidário, José Carlos também aproveitava as oportunidades de ser útil, prestando trabalhos voluntários na Institui-

ção. “Valores como cooperativismo, ajuda ao próximo e união foram reforçados nesta fase da minha vida”, armou. Foi por intermédio da Amélia Rodrigues que o jovem conseguiu o seu primeiro emprego no Banco do Brasil. Passou por outras empresas do setor nanceiro, mas formou-se em Marketing, sua paixão. Desenvolveu esse talento com mais ênfase no Clube Atlético Aramaçan, até chegar a oportunidade de conhecer a ABRE onde, por conta das experiências e perl empreendedor, tornou-se sócio em pouco tempo. Paralelamente a essas atividades, José Carlos atua desde adolescente como palhaço em apresentações circenses e eventos lantrópicos. “Hoje faço parte de um grupo de animação para hotéis e festas, nos nais de semana, o Tulim Pim Pim” , observou.

Base sólida O Diretor da ABRE alerta para o fato que muitos adolescentes criados em comunidades carentes acabam com visão deturpada sobre o sucesso, tendo por referência o caminho do tráco.

Mantenha uma criança sorr

Seja um Sócio-Colaborador A partir de R$ 20,00 mensais (11) 3186.9788

indo

|José Carlos: “valores reforçados” - Foto: Divulgação

“Quando o jovem tem a oportunidade de participar de uma instituição como a Amélia Rodrigues, conhece um mundo diferente”, pontuou. Aos empresários, José Carlos faz um pedido: “Ser Investidor Social não é somente contribuir para ver o Logo da empresa ligado à uma causa social. É muito mais que isso. É formar cidadãos, pessoas de bem que vão contribuir para a sua empresa e para a sociedade”.

Fique Por Dentro 40  

Fique Por Dentro é uma publicação da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, entidade sem fins lucrativos que atende 214 cr...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you