Page 1

Boletim de Circulação Interna da I. A. E. "Amélia Rodrigues" Ano 5 - nº 11 - Outubro /2005

I

Vem aí a 6ª Edição do Prêmio Investidor Social

R CIAL

PRÊM

ESTIDO

SO

O

INV

Investir no social é acreditar no futuro

Para divulgar as empresas socialmente responsáveis que têm colaborado com a Instituição Amélia Rodrigues, estaremos comemorando no dia 27 de outubro de 2005, a 6ª Edição do Prêmio Investidor Social, no Teatro Municipal de Santo André. Como em todas as atividades promovidas pelo Projeto Investidor Social, estamos contando com o apoio da imprensa para a divulgação e a cobertura jornalística do evento e também com a participação de empresários como apoiadores do evento. Apoie você também o nosso evento! Mais informações pelo telefone (011) 4990-9788 ou pelo e-mail recursos@investidorsocial.org.br com Rosana e recursos2@investidorsocial.org.br com Denize.

Sacolas de Natal A Instituição Amélia Rodrigues já está distribuindo as suas tradicionais sacolas de Natal para quem deseja proporcionar melhores condições para as crianças e adolescentes assistidos pela Instituição e suas famílias. Os interessados podem escolher entre sacolas para crianças e adolescentes de 3 meses a 16 anos com kit pedagógico e de higiene; com roupas e um presente, ou então uma sacola com alimentos da cesta básica para uma família. As sacolas com as respectivas listas podem ser retiradas na Amélia Rodrigues e devem retornar até o dia 26 de novembro. Mais informações pelo telefone (11) 4990-9788, com Adriana.

Acontece

Baratão da Amélia Rodrigues atrai mais de 400 pessoas O nosso último Baratão, realizado no dia 10 de setembro permitiu que as famílias da região fizessem boas compras com ótimos preços. Além das peças de roupas usadas doadas para a Amélia Rodrigues, o Baratão contou com outra atração: a C&A participou cedendo roupas, calçados e acessórios novos! O resultado foi um público recorde que horas antes do início da promoção já aguardava para entrar.

Alcançar os objetivos do milênio: uma meta ainda distante Veja como podemos ajudar o Brasil a atingir os Oito Objetivos do Milênio: um pacto assinado com 191 países-membros da ONU para ser cumprido até 2015. Págs. 2 e 3

Págs. 2 e 3

Nossas crianças no Hopi Hari A união das empresas Belga Vidros, Belga Metais e a SOW com o Clube da Família, permitiu que nossas crianças tivessem um dia inesquecível no Hopi Hari

Clube da Família: uma forma de participação social Conheça um programa simples, mas muito eficiente para "socorrer" famílias em casos de emergência. Pág. 4

Pág. 4

Oficina de Costura: capricho a toda prova Ela oferece pequenas reformas à comunidade e produz peças que são vendidas em bazares da entidade. Tudo com doações de retalhos, tecidos, aviamentos, linhas...

Noite da pizza teve saldo positivo

Pág. 4

Pág. 4

Além da confraternização e muita alegria, a festa rendeu R$ 4.555,00 para a Instituição dar continuidade aos seus projetos educativos e assistenciais.

Pág. 4


Editorial

Um momento decisivo Segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o momento para combater a pobreza é agora. Pela primeira vez na história, países desenvolvidos e em desenvolvimento começam a aceitar suas responsabilidades em relação aos mais pobres, apoiando as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que devem ser atingidas até 2015. O progresso do mundo nos próximos 10 anos só vai ocorrer se todos os seus habitantes tiverem condições de vida que atendam às condições humanas básicas de educação, saúde e trabalho. Atingir essas metas é um grande desafio, mas com uma parceria mundial entre ricos e pobres, certamente será possível.

Mesmo assim, todos nós precisamos ter em mente que essa parceria não se dá apenas entre governos e grandes empresários. Todos nós temos responsabilidade pelas pessoas que nos cercam e juntos, poderemos modificar a nossa realidade, formando grupos de voluntários para ajudar a desenvolver cada uma das metas do milênio em nossas casas, nas escolas e nas comunidades mais carentes de nossa cidade. Vamos ficar atentos para apoiar as oportunidades de melhorar a vida de alguém, favorecer a educação de uma criança carente, dar trabalho ao chefe de uma família, apoiar iniciativas que permitam a geração de renda em comunidades marginalizadas... Só assim o mundo será melhor para nossos filhos e netos. Terezinha de Jesus Sardano - Presidente

Alcançar os objetivos do milênio: uma meta distante (mas não impossível!) O Brasil, em conjunto com 191 países-membros da ONU, assinou em setembro de 2000 um pacto de desenvolvimento, conhecido como os Oito Objetivos do Milênio. Segundo esse pacto, até 2015 deveremos atingir um conjunto de oito objetivos para que possamos viver num mundo mais justo e melhor para todos. A notícia triste é que o Brasil, se mantiver a tendência da última década, deverá cumprir apenas dois desses objetivos: o número dois, que prevê que "até 2015, todas as crianças, de ambos os sexos, terminem um ciclo completo de ensino básico" e o Objetivo número 4, cuja principal meta é "eliminar a disparidade entre os sexos no ensino primário e secundário, se possível até 2005, e em todos os níveis de ensino, até 2015". Os principais entraves para o avanço do nosso país são as discrepâncias regionais, raciais e de renda. Alcançar as outras metas só será possível com a colaboração de todos nós, começando com pequenas atitudes dentro de nossas casas, no nosso bairro e na nossa comunidade. Só com a solidariedade e o voluntariado poderemos transformar a sociedade em que vivemos e melhorar a qualidade de vida de todos os brasileiros. Conheça os Oito Objetivos e algumas ações que você poderá ajudar a realizar.

Apoio

2


Combater a Fome Para combater a fome em regiões metropolitanas e rurais, é importante criar grupos de voluntários para distribuir alimentos e auxiliar na capacitação de pessoas das comunidades carentes para a produção de alimentos básicos. Um bom exemplo são as padarias comunitárias, cursos para aproveitar integralmente os alimentos, cascas de frutas, etc. Estimular a agricultura familiar e comunitária de subsistência.

Atingir o Ensino Básico Universal Apoiar programas de criação de oportunidades e estímulo no acesso ao ensino fundamental e a melhoria da qualidade. Colaborar na prevenção e erradicação do trabalho infantil, tanto em regiões metropolitanas, como rurais. Apoiar programas de implantação de projetos educacionais complementares, com envolvimento familiar, visando estimular a permanência do aluno na escola.

Promover a Igualdade entre os Sexos e a Autonomia das Mulheres Implantação de programas de capacitação e melhoria na qualificação das mulheres Criação de oportunidades de inserção da mão-de-obra feminina, em atividades alternativas consideradas masculinas.

Reduzir a Mortalidade Infantil Apoiar programas de acesso à água potável para populações carentes, principal causador das doenças infecciosas infantis Promover campanhas de conscientização no combate a Aids, visando a prevenção de crianças portadoras do vírus e também o acesso, das crianças portadoras do HIV e outras doenças infecciosas, a medicamentos específicos. Promover atividades educacionais, em comunidades carentes, de esclarecimento sobre higiene pessoal e sanitária, aleitamento materno e nutrição infantil.

Melhorar a Saúde Materna Apoiar iniciativas comunitárias de atendimento à gestante (pré e pósparto) e melhoria da saúde materna, fixas e ambulantes. Apoiar programas de saúde da mulher, facilitando acesso a informações sobre planejamento familiar, DST, prevenção do câncer de mama, gestação de risco e nutrição.

Combater o HIV/AIDS, Malária e outras Doenças Apoiar programas de mobilização e informação no combate à Aids e outras doenças epidêmicas como malária, tuberculose, dengue, febre amarela nas empresas e na comunidade. Incentivar programas de doações e d i s t r i b u i ç ã o d e re m é d i o s à s populações de risco e baixa renda. Incentivar programas de prevenção na disseminação de informação sobre saúde sexual e reprodutiva para jovens e adultos, através de ações de voluntariado.

Garantir a Sustentabilidade Ambiental Apoiar a coleta seletiva de lixo separando materiais recicláveis dentro de casa e encaminhá-los para comunidades que reutilizam esses materiais. Guardar sobras de óleo utilizado na cozinha e encaminhá-las para comunidades que produzem sabão artesanal com óleo utilizado. Além de contribuir com a preservação ambiental você estará colaborando com a geração de renda para famílias carentes.

Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento Participar de programas de apoio à formação e capacitação técnica profissional dos jovens menos favorecidos, visando sua inclusão no mercado de trabalho. Apoiar programas de geração de novas oportunidades de absorção e recrutamento de jovens nas pequenas e médias empresas. Apoiar programas de parceiras para a inclusão digital da população menos favorecida. Promover programas de formação e disseminação das novas tecnologias, em especial, da informação, que promovam também a inclusão de portadores de deficiência.

Apoio

3


Notícias da I. A. E. Amélia Rodrigues Clube da Família

Uma forma de participação social As mães ou responsáveis por crianças e adolescentes atendidos na Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues participam do Clube da Família, um programa simples, mas muito eficiente para "socorrer" famílias em casos de emergência. Atualmente, o clube conta com a participação de 146 mães, que contribuem mensalmente com R$10,00. Esse dinheiro compõe um fundo destinado a empréstimos aos necessitados, ajudando a solucionar rapidamente problemas do dia-a-dia. "As próprias mães analisam cada caso, decidem como o dinheiro será aplicado e formam comissões para fiscalizar a sua utilização", diz a Assistente Social da Instituição Amélia Rodrigues, Gislaine Revite Carvalho. Na maioria das vezes, o fundo é usado para comprar remédios, óculos, aparelhos ortopédicos, ou fazer reformas para melhorar as condições sanitárias nas moradias, melhorando a qualidade de vida na comunidade e dando melhores condições para nossas crianças crescerem saudáveis.

Nossas crianças no Hopi Hari A união das empresas Belga Vidros, Belga Metais e a SOW com o Clube da Família, formado por mães de crianças e adolescentes que freqüentam a Instituição Amélia Rodrigues permitiu que nossas crianças tivessem um dia inesquecível no Hopi Hari, parque temático localizado na cidade de Vinhedo, em São Paulo. A direção do Hopi Hari, ofereceu à Instituição desconto de 50% nos passaportes que permitem passar um dia no parque. A outra metade, foi doada pelo Clube da Família, e para completar, a Belga Metais e a Belga Vidros, nossos Investidores Sociais, ofereceram os ônibus para o transporte e a SOW. Diesel. Indústria. Comércio. Parafusos. Peças. Importação e Exportação Ltda os lanches. O resultado foi um dia de muita alegria e novas experiências para as nossas crianças. Parabéns a todos que ajudaram a transformar mais um sonho em realidade.

A Noite da Pizza foi um sucesso! A Noite da Pizza, realizada em 13 de agosto foi um sucesso, graças ao trabalho dos voluntários da Amélia Rodrigues, que incansáveis e com bom humor, animaram a noite com sua alegria e nada menos que 400 pizzas deliciosas! "Graças ao empenho de todos que trabalham na Amélia Rodrigues conseguimos vender 526 convites e promover uma noite especial e alegre, embalada pelas canções do nosso grupo de jovens", diz dona Terezinha Sardano, a presidente da Instituição. Além da oportunidade da confraternização proporcionada pela festa, a renda também foi considerável: R$ 4.555,00 para a Instituição dar continuidade aos projetos educativos e assistenciais que desenvolve.

Oficina de Costura: capricho a toda prova Na oficina de Costura da Amélia Rodrigues, as atividades não param. Enquanto duas funcionárias se encarregam de arrumar as roupas e brinquedos utilizados na creche e fazer serviços de consertos e pequenas reformas à comunidade, uma equipe de dez voluntárias trabalha confeccionando peças para serem vendidas em bazares da entidade. São colchas, almofadas, panos de prato, toalhas... tudo aproveitando retalhos de tecidos e aviamentos doados. "Aqui, tudo se transforma, com criatividade e muito carinho. Por isso, todas as doações são muito bem-vindas", diz Maria José, funcionária da Oficina. Se você tem roupas para reformar, anote os preços: barra de calça comum R$ 5,00; barra italiana R$ 7,00; zíper comum R$ 5,00; zíper de jeans 7,00; ajustes na cintura com pences R$ 2,50 e ajustes no cós R$ 5,00. E lembre-se: toda a renda da Oficina de Costura é destinada aos trabalhos assistenciais e educacionais da Instituição Amélia Rodrigues.

4

Expediente

É uma publicação da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues Rua Silveiras, 17 - Vila Guiomar - Santo André - SP - Cep: 09071-100 Tel: (11) 4990-9788 - www.ameliarodrigues.org.br Reportagem: Vitoria Facchina - imprensa@investidorsocial.org.br Programação Visual e Diagramação: m2propaganda - 4990-8622 Impressão: Unic Gráfica e Editora Ltda. - 4991-2488

Fique Por Dentro 11  

Fique Por Dentro é uma publicação da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, entidade sem fins lucrativos que atende 214 cr...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you