Page 1

Leitura para fĂŠrias


BALADA DA PRAIA DOS CÃES

Autor : José Cardoso Pires Edição : 19ª ed Publicação : Dom Quixote, 2002 Descrição Física : 256 p.

• O romance do autor excelentíssimo faz-nos regressar a 1960, quando um cadáver é farejado na Praia do Mastro. A investigação à vítima, um major em rota de colisão com o regime vigente, é descrita por entre relatórios, rodapés biográficos, narrativas paralelas incluindo a história antes da descoberta macabra e a sua relação com três cúmplices.


DIÁRIO DE UM KILLER SENTIMENTAL

Autor : Luis Sepúlveda Edição : 10ª ed. Publicação : Asa, 2006 Descrição Física : 151 p.

• O autor chileno conquista com primeiros parágrafos destes: "O dia começou mal, e não é que eu seja supersticioso, mas acho que em dias como este o melhor é não aceitar nenhuma encomenda, ainda que a recompensa tenha seis zeros à direita." Noir oblige, entra em ação a femme fatale...


O FIM DO HOMEM SOVIÉTICO

Autor : Svetlana Aleksievitch Edição : 1ª ed. Publicação : Porto Editora, 2015 Descrição Física : 468 p.

• Investigadora e jornalista multipremiada, dedicou os últimos 35 anos a uma pesquisa pela insondável alma russa e pelas mágoas do dito homem vermelho, ou seja, da nação que emergiu depois de Gorbatchov, esperançosa num futuro brilhante. Vencedora do prémio Médicis Ensaio 2013, esta obra, com o revelador subtítulo Um Tempo de Desencanto…


À procura de Alaska

Autor : John Green Edição : 6ª ed. Publicação : ASA, 2014 Descrição Física : 254 p.

• Na escuridão atrás de mim, ela cheirava a suor, luz do sol e baunilha, e, nessa noite de pouco luar, eu pouco mais podia ver além da sua silhueta, mas, mesmo no escuro, consegui ver-lhe os olhos - esmeraldas intensas. E não era só linda, era também uma brasa. Alaska Young. Lindíssima, esperta, divertida, sensual, transtornada, e completamente fascinante.


A viagem do elefante

Autor : adapt. João Amaral Edição : 1ª ed. Publicação : Porto Editora, 2014 Descrição Física : 119 p.

• Este álbum de João Amaral adapta para BD o romance homónimo de José Saramago. Como diz Pilar del Rio, no prefácio que para ele escreveu, o caminho até Viena é tortuoso: João Amaral sabe-o bem porque o esteve a desenhar durante mais de dois anos passo a passo. Estava em sua casa e também ouviu os barritos do elefante, pelo que se pôs a delimitar a zona para que nenhum leitor se perdesse na aventura de ler.


A incrível história secreta da língua portuguesa

Autor : Marco Neves Edição : 1ª ed. Publicação : Guerra & Paz, 2017 Descrição Física : 213 p.

• Intriga, amor, violência, ciúme, paixão, tragédia... Tudo isto fez parte da vida de quem falou português ao longo dos séculos, uma língua que começou a ser germinada na voz daqueles que, há quase 2000 anos, na Galécia, falavam um latim popular com sotaque celta. A história surpreendente da nossa língua, contada como um romance.


Maus

Autor : Art Spiegelman Edição : 1ª ed. Publicação : Bertrand, 2014 Descrição Física : 296 p.

• Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polaco sobrevivente de Auschwitz, narrada por si próprio ao filho, o cartoonista Art Spiegelman. O livro é considerado um clássico contemporâneo da BD. Foi publicado em duas partes: a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prémio Pulitzer de literatura. A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica.


Persépolis

Autor : Marjane Satrapi Edição : 1ª ed. Publicação : Bertrand, 2015 Descrição Física : 351 p.

• «Estamos em 1979 e, no Irão, sopram os ventos de mudança. O Xá foi deposto, mas a Revolução foi desviada do seu objetivo secular pelo Ayatollah e os seus mercenários fundamentalistas. Marjane Satrapi é uma criança de dez anos irreverente e rebelde, filha de um casal de classe alta e convicções marxistas. Vive em Teerão e, apesar de conhecer bem o materialismo dialético, ter um fetiche por Che Guevara e acreditar que consegue falar diretamente com Deus, é uma criança como qualquer outra, mergulhada em circunstâncias extraordinárias.


Vamos comprar um poeta

Autor : Afonso Cruz Edição : 1ª ed. Publicação : Caminho, 2016 Descrição Física : 101 p.

• Numa sociedade imaginada, o materialismo controla todos os aspetos das vidas dos seus habitantes. Todas as pessoas têm números em vez de nomes, todos os alimentos são medidos com total exatidão e até os afetos são contabilizados ao grama. E, nesta sociedade, as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. A protagonista desta história escolheu ter um poeta e um poeta não sai caro nem suja muito - como acontece com os pintores ou os escultores - mas pode transformar muita coisa.


Um postal de Detroit

Autor : João Ricardo Pedro Edição : 1ª ed. Publicação : D. Quixote, 2016 Descrição Física : 223 p.

• Em Setembro de 1985 dá-se um choque frontal de comboios em Alcafache. Algumas das vítimas mortais, presas nas carruagens a arder, nunca chegam a ser identificadas. No dia seguinte, a mãe de Marta recebe um inesperado telefonema informando que a mochila da filha - estudante de Belas-Artes - apareceu entre os destroços….


O monge que vendeu o seu ferrari

Autor : Robin S. Sharma Edição : 1ª ed. Publicação : D. Quixote, 2015 Descrição Física : 197 p.

• Julian Mantle é um modelo de sucesso: um advogado de renome, duro, dinâmico e viciado no trabalho. Devido ao seu estilo de vida cheio de stress, preocupações e desequilíbrios, acaba por sofrer um enfarte. Esta crise leva-o a encarar a sua própria espiritualidade e tomar uma decisão revolucionária: vender todos os seus bens e partir numa viagem de autodescoberta.


Fala-lhes de batalhas, de reis e de elefantes

Autor : Mathias Énard Edição : 3ª ed. Publicação : D. Quixote, 2015 Descrição Física : 159 p.

• Um encantador romance histórico do autor de Zona, vencedor dos prémios Goncourt des lycéens e do Livro em PoitouCharentes. 13 de Maio de 1506: ao desembarcar em Constantinopla a, Miguel Ângelo sabe que enfrenta o poderio e a cólera de Júlio II, papa guerreiro e mau pagador, para quem deixou preparada a edificação de um túmulo em Roma.


Autor : Amin Maalouf Edição : 3ª ed. Publicação : Edições 70, 2015 Descrição Física : 306 p.

• Cada vez que encaramos as cruzadas é através dos relatos dos Cruzados. Mas há também aqueles que foram invadidos pelos Cruzados e que foram os habitantes desses territórios. Justamente por esse motivo, Amin Maalouf publica As Cruzadas Vistas Pelos Árabes. Eis o outro lado do binóculo! Interessa comprovar que as versões orientais e ocidentais não coincidem de todo. Nós escrevemos a nossa própria visão; durante esse tempo, eles escreveram a deles.


Goa ou o guardião da aurora

Autor : Richard Zimler Edição : 1ª ed. Publicação : Porto Editora, 2017 Descrição Física : 381 p.

❑ Na Goa de finais do século XVI, e apesar dos enormes esforços da Inquisição no sentido de proibir nativos hindus e imigrantes judeus de praticar as suas crenças religiosas, a família Zarco, a viver nos limites do território colonial, mantém-se fiel às suas raízes luso-judaicas. Tiago e a irmã Sofia gozam uma infância serena, aprendendo com o pai a arte de ilustrar manuscritos e com a cozinheira Nupi o mundo inebriante das festividades hindus.


A biblioteca : contos

Autor : Zoran Zivkovic Edição : 4ª ed. Publicação : Cavalo de Ferro, 2016 Descrição Física : 101 p.

❑ Livro surpreendente, desconcertante e divertido, vencedor do prestigiado World Fantasy Award e traduzido com sucesso em muitos países, A Biblioteca reúne seis histórias fantásticas relacionadas com a experiência do livro e da leitura, fazendonos pensar em Jorge Luis Borges e na sua biblioteca infinita, mas também no universo de Kafka ou de Umberto Eco.


Kafka à beira-mar

Autor : Haruki Murakami Edição : 19ª ed. Publicação : Casa das Letras, 2016 Descrição Física : 589 p.

❑ Kafka à Beira-Mar narra as aventuras (e desventuras) de duas estranhas personagens, cujas vidas, correndo lado a lado ao longo do romance, acabarão por revelar-se repletas de enigmas e carregadas de mistério. São elas Kafka Tamura, que foge de casa aos 15 anos, perseguido pela sombra da negra profecia que um dia lhe foi lançada pelo pai, e de Nakata, um homem já idoso que nunca recupera de um estranho acidente de que foi vítima quando jovem, que tem dedicado boa parte da sua vida a uma causa - procurar gatos desaparecidos.


Dicionário de erros falsos e mitos do português

Autor : Marco Neves Edição : 1ª ed. Publicação : Guerra & Paz, 2018 Descrição Física : 229 p.

❑ Depois de fazer a barba, com um sorriso nos lábios, passe no café e peça: "Queria um copo de água." Pelos vistos, não há nada de mal nisso. Há muitas expressões que usamos no nosso dia-a-dia e que várias vezes ouvimos dizer que estão erradas. Estarão mesmo? Será que posso dizer "amigo meu", "beijinhos grandes", "fazer a barba", "bicho-carpinteiro", "mal e porcamente", "copo de água", "saudades tuas"? Marco Neves defende que sim!


A mulher que prendeu a chuva e outras histórias

Autor : Teolinda Gersão Edição : 5ª ed. Publicação : Sextante, 2014 Descrição Física : 106 p.

❑ A mulher que prendeu a chuva reúne 14 contos que partem da vida quotidiana mas se abrem, insensivelmente, a outros mundos - oníricos, fantásticos, terríveis ou absurdos - que nem por isso deixam de nos pertencer e de ser o lugar onde habitamos


O labirinto dos espíritos

Autor : Carlos Ruiz Zafón Edição : 1ª ed. Publicação : Planeta Manuscrito, 2016 Descrição Física : 845 p.

❑ Na Barcelona de fins dos anos de 1950, Daniel Sempere já não é aquele menino que descobriu um livro que havia de lhe mudar a vida entre os corredores do Cemitério dos Livros Esquecidos. O mistério da morte da mãe, Isabella, abriu-lhe um abismo na alma, do qual a mulher Bea e o fiel amigo Fermín tentam salvá-lo.


O rouxinol

Autor : Kristin Hannah Edição : 1ª ed. Publicação : Bertrand, 2016 Descrição Física : 502 p.

❑ Na tranquila vila de Carriveau, Vianne despede-se do marido, Antoine, que parte para a frente da batalha. Ela não acredita que os nazis vão invadir a França. mas é isso mesmo que fazem, em batalhões de soldados em marcha, em caravanas de camiões e tanques, em aviões que enchem os céus e largam as suas bombas por cima dos inocentes. Quando um capitão alemão reclama a casa de Vianne, ela e a filha passam a ter de viver com o inimigo, sob risco de virem a perder tudo o que têm.


Istambul

Autor : Orhan Pamuk Edição : 1ª ed. Publicação : Presença, imp. 2018 Descrição Física : 365 p.

❑ Neste livro, Orhan Pamuk fala sobre as primeiras impressões de melancolia que invadem os habitantes de Istambul e os unem nas memórias colectivas de um povo: o de viverem sobre as ruínas das glórias imperiais num país a tentar modernizar-se e permanentemente a receber influências do cruzamento entre este e oeste.


A pousada da Jamaica

Autor : Daphne Du Maurier Edição : 2ª ed. Publicação : Presença, imp. 2010 Descrição Física : 287 p.

❑ Pousada da Jamaica é uma obra-prima do romance de mistério, que se passa na Cornualha no ano de 1820. Mary Yellan, uma jovem de vinte e três anos, vê-se obrigada, após a morte da mãe, a ir viver com uma tia num local ermo e isolado onde esta, juntamente com o marido, explora a Pousada da Jamaica.


Uma pequena sorte

Autor : Claudia Piñeiro Edição : 1ª ed. Publicação : D. Quixote, 2018 Descrição Física : 252 p.

❑ Uma mulher regressa à Argentina vinte anos depois de a ter deixado para fugir de uma tragédia. Mas aquela que regressa é outra: já não tem a mesma aparência e a sua voz é diferente. Nem tem sequer o mesmo nome. Será que aqueles que a conheceram em tempos a vão reconhecer? Será que ele a vai reconhecer?. - Mary Lohan, Marilé Lauría ou María Elena Pujol - a mulher que ela é, a mulher que foi e a mulher que terá sido -, volta aos arredores de Buenos Aires, ao subúrbio onde formou uma família e viveu, e onde irá enfrentar os atores do drama que a fez fugir.


A vida no céu

Autor : José Eduardo Agualusa Edição : 1ª ed. Publicação : Quetzal, 2013 Descrição Física : 184 p.

❑ A Vida no Céu é um romance distópico, num futuro que se segue ao Grande Desastre, e em que o Mundo deixou de ser onde e como o conhecemos. Encontrando-se o globo terrestre inteiramente coberto por água, e a temperatura, à superfície, intolerável, restou ao Homem subir aos céus. Mas essa ascensão é literal (não é alusiva ou simbólica): a Humanidade, reduzida agora a um par de milhões de pessoas, habita aldeias suspensas e cidades flutuantes dirigíveis gigantescos denominados Tóquio, Xangai ou São Paulo -, e os mais pobres navegam o ar em pequenas balsas rudimentares..


O remorso de Baltazar Serapião

Autor : Valter Hugo Mãe Edição : 1ª ed. Publicação : Porto Editora, 2017 Descrição Física : 278 p.

❑ As mulheres assistem ao mundo como presas dos homens. A história do mundo revela tempos em que a mulher mais não é do que um instrumento da vida do homem. Neste romance, valter hugo mãe torna impossível ignorar este facto.. - Criador de uma linguagem exuberante, e deitando mão à mais rica imaginação, o autor explica o amor a partir do ponto de vista tremendo do machismo.


Os loucos da rua Mazur

Autor : João Pinto Coelho Edição : 1ª ed. Publicação : Leya, cop. 2017 Descrição Física : 311 p.

❑ Quando as cinzas assentaram, ficaram apenas um judeu, um cristão e um livro por escrever. Paris, 2001. Yankel - um livreiro cego que pede às amantes que lhe leiam na cama recebe a visita de Eryk, seu amigo de infância. Não se veem desde um terrível incidente, durante a ocupação alemã, na pequena cidade onde cresceram - e em cuja floresta correram desenfreados para ver quem primeiro chegava ao coração de Shionka.


O mensageiro do rei

Autor : Francisco Moita Flores Edição : 2ª ed. Publicação : Casa das Letras, 2017 Descrição Física : 331 p.

❑ D. Manuel II foi o nosso último rei. Tinha dezoito anos, quando mataram seu pai, D. Carlos, e o príncipe real Luís Filipe, em 1908. De súbito, caía sobre a cabeça do jovem a obrigação de reinar um país onde os monárquicos não se entendiam, decadentes, caciques traiçoeiros e republicanos que recorriam a todos os métodos, da grande oratória á intriga mesquinha, para que a República deixasse de ser um sonho.


O homem que perseguia a sua sombra

Autor : David Lagercrantz Edição : 1ª ed. Publicação : Dom Quixote, cop. 2017 Descrição Física : 385 p.

❑ Lisbeth Salander cumpre uma curta condenação no estabelecimento prisional feminino de Flodberga e faz o possível por evitar qualquer conflito com as outras reclusas, mas ao proteger uma jovem do Bangladesh que ocupa a cela vizinha é imediatamente desafiada por Benito, a reclusa que domina o bloco B. Holger Palmgren, o antigo tutor de Lisbeth, visita-a para a informar de que recebeu documentos que contêm informações sobre os abusos de que ela foi vítima em criança.


Um homem chamado Ove

Autor : Fredrik Backman Edição : 1ª ed. Publicação : Presença, 2016 Descrição Física : 311 p.

❑ À primeira vista, Ove é o homem mais rabugento do mundo. Sempre foi assim, mas piorou desde a morte da mulher, que ele adorava. Agora que foi despedido, Ove decide suicidar-se. Mal sabe ele as peripécias em que se vai meter. Um jovem casal recém-chegado destrói-lhe a caixa de correio, o seu amigo mais antigo está prestes a ser internado a contragosto num lar, e um gato vadio dá-se a conhecer.


Nós matámos o cão-tinhoso

Autor : Luís Bernardo Honwana Edição : 2ª ed. Publicação : Cotovia, 2014 Descrição Física : 147 p.

❑ Nós matámos o Cão-Tinhoso é publicado em língua inglesa e obtém grande divulgação e reconhecimento internacional. Após a independência do seu país, desempenhou diversos cargos políticos chegando a ser Ministro da Cultura. "Não sei se realmente sou escritor. Acho que apenas escrevo sobre coisas que, acontecendo à minha volta, se relacionem intimamente comigo ou traduzam factos que me pareçam decentes.


Apenas um dia

Autor : Gayle Forman Edição : 1ª ed. Publicação : Presença, 2015 Descrição Física : 341 p.

❑ A vida de Allyson Healey que sempre foi planeada e organizada, muda no momento que conhece Willem, um ator de espírito livre, que a convida a ir com ele a Paris e a adiar todos os seus planos. Allyson não consegue resistir e decide acompanhá-lo, uma decisão inesperada que a leva a vinte e quatro horas de romance, liberdade e intimidade que irão mudar a sua vida. Apenas Um Dia é um romance que nos fala de amor, mágoa, viagens, identidade e das contingências provocadas pelo destino, mostrando que, por vezes, para nos encontrarmos a nós próprios, temos de nos perder primeiro...


Os da minha rua

Autor : Ondjaki Edição : 6ª ed. Publicação : Caminho, cop. 2012. Descrição Física : 150 p.

❑ Como num filme, sempre me acontecia isso: eu olhava as coisas e imaginava uma música triste; depois quase conseguia ver os espaços vazios encherem-se de pessoas que fizeram parte da minha infância. De repente um jogo de futebol podia iniciar ali, a bola e tudo em câmara lenta, um dia eu vou a um médico porque eu devo ter esse problema de sempre imaginar as coisas em câmara lenta e ter vergonha de me dar uma vontade de lágrimas ali ao pé dos meus amigos.


A desumanização

Autor : Valter Hugo Mãe Edição : 1ª ed. Publicação : Porto Editora, 2013 Descrição Física : 238 p.

Passado nos recônditos fiordes islandeses, este romance é a voz de uma menina diferente que nos conta o que sobra depois de perder a irmã gémea. Um livro de profunda delicadeza em que a disciplina da tristeza não impede uma certa redenção e o permanente assombro da beleza.


Uma fortuna perigosa

Autor : Ken Follett Edição : 1ª ed. Publicação : Presença, 2015 Descrição Física : 565 p.

Inglaterra, 1866. O verão anuncia-se quente e, numa tarde de maio, um jovem morre afogado numa pedreira inundada de água. O incidente ocorre em Windfield School, uma escola frequentada por rapazes oriundos de classes abastadas, permanece encoberto em mistério conduzindo a uma trágica saga de amor, poder e vingança que envolve sucessivas gerações de uma família de banqueiros.


A rapariga no comboio

Autor : Paula Hawkins Edição : 6ª ed. Publicação : TopSeller, 2015 Descrição Física : 319 p.

Todos os dias, Rachel apanha o comboio... No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente. Até que um dia... Rachel assiste a algo errado com o casal...


As serviçais

Autor : Kathryn Stockett Edição : 2ª ed. Publicação : Saída de Emergência, 2014 Descrição Física : 463 p.

Skeeter tem vinte e dois anos e acabou de regressar da universidade a Jackson, Mississippi. Mas estamos em 1962, e a sua mãe só irá descansar quando a filha tiver uma aliança no dedo. Aibileen é uma criada negra, uma mulher sábia que viu crescer dezassete crianças. Quando o seu próprio filho morre num acidente, algo se quebra dentro dela. Minny, a melhor amiga de Aibileen, é provavelmente a mulher com a língua mais afiada do Mississippi.


A confissão da leoa

Autor : Mia Couto Edição : 5ª ed. Publicação : Caminho, 2013 Descrição Física : 270 p.

❑ Um acontecimento real - as sucessivas mortes de pessoas provocadas por ataques de leões numa remota região do norte de Moçambique - é pretexto para Mia Couto escrever um surpreendente romance. Não tanto sobre leões e caçadas, mas sobre homens e mulheres vivendo em condições extremas. A Confissão da Leoa é bem um romance à altura de Terra Sonâmbula e Jesusalém, já conhecidos do leitor português.


Siddhartha

Autor : Hermann Hesse Edição : 21ª ed. Publicação : Dom Quixote, 2013 Descrição Física : 155 p.

❑ Prémio nobel da literatura. - Nascido na Índia, no século VI a.C., filho de um brâmane, Siddhartha passa a infância e a juventude isolado das misérias do mundo, gozando uma existência calma e contemplativa. A certa altura, porém, abdica da vida luxuosa, protegida, e parte em peregrinação pelo país, onde a pobreza e o sofrimento eram regra.


NESTAS FÉRIAS DE VERÃO…

…NÃO NOS VAMOS ESQUECER DOS LIVROS!

Profile for Biblioteca Secundária de Peniche

Leituras para Férias  

Leituras para Férias  

Profile for creesp
Advertisement