__MAIN_TEXT__

Page 1

1


L

ivros

Ficção 3 Drama 28 Poesia 30 Não Ficção 35 Técnicos 38

M

úsica

CD Áudio 43

C

inema

Filmes 46

2


icção

3


A Rainha Ginga José Eduardo Agualusa É a história de uma relação de amor e de combate permanente entre Angola e Portugal, narrada por um padre pernambucano que atravessou o mar e recorda personagens maravilhosos e esquecidos da nossa história - tendo como elemento central a Rainha Ginga e o seu significado cultural, religioso, étnico e sexual para o mundo de hoje.

Publicação Lisboa : Quetzal, 2014 Colecção (Língua comum. José Eduardo Agualusa) ISBN 978-989-722-160-6

Persuasão Jane Austen «Apesar da ténue sombra das guerras napoleónicas, Persuasão continua a não ter espaço para a Revolução Francesa nem para os debates abolicionistas; mas é revolucionário noutro sentido. Mais radical ainda do que ser um romance antiaristocracia e prómeritocracia, parece ser também um romance antifamília e próafinidade. É um livro ferozmente contra a obrigação de aceitar o que nos cabe à nascença e a favor de procurar o que queremos em lugares mais improváveis.» Do Posfácio

Publicação Lisboa : Relógio d'Água, 2014 Colecção (Clássicos) ISBN 978-989-641-476-4

4


Longbourn Jo Baker Jo Baker conseguiu a proeza de pegar num clássico e reimaginá-lo, com brilhantismo, a partir do ponto de vista dos criados. Enquanto no andar de cima tudo gira em torno das perspetivas de casamento das meninas Bennet, no andar de baixo os criados vivem os seus próprios dramas pessoais, as suas paixões e angústias.

Publicação Queluz de Baixo : Presença, 2014 Colecção (Grandes narrativas ; 574) ISBN 978-972-23-5249-9

O Pianista de Hotel Rodrigo Guedes de Carvalho É uma entrada para um mundo regido pela linguagem da música, pela sua força e beleza, presentes no ritmo de cada frase, de cada parágrafo rigorosamente medido. Livro em camadas, nele se cruzam diversos planos, diversas histórias perpassadas pelo poder redentor da música que entra e rasga, a solidão, a dor e o vazio das pessoas que habitam nestas páginas. Com um vasto subtexto, a densidade das personagens está carregada de mistérios que nos prendem a sucessivas interrogações.

Publicação Alfragide : D. Quixote, imp. 2017 ISBN 978-972-20-6270-1

5


Os gatos Fialho de Almeida Fialho de Almeida viveu entre 1857 e 1911, uma época de grandes ressentimentos políticos e sociais. Na sua escrita investe contra tudo e contra todos. Os textos seleccionados foram publicados, mensalmente, durante 6 anos, e constituem a obra mais característica do panfletário que Fialho de Almeida foi acima de tudo.

Publicação [Lisboa] : Verbo, imp. 2017 Colecção (Clássicos Verbo) ISBN 972-22-2586-3

Quem me dera ser onda Manuel Rui Um romance delirantemente divertido e luminosamente redentor Angola, poucos anos depois da independência. Estamos mais precisamente em Luanda, em anos de esquemas de sobrevivência. Um pai de família desencanta um porco e leva-o para o seu apartamento, no sétimo andar de um prédio. Os filhos, Zeca e Ruca, apaixonam-se perdidamente pelo porquinho.

Publicação Lisboa : Guerra e Paz, imp. 2016 Colecção (Clube do livro SIC) ISBN 978-989-702-216-6

6


A Guerra dos Tronos As Crónicas de Gelo e Fogo

George R. R. Martin Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.

Publicação S. Pedro do Estoril : Saída de Emergência, imp. 2014 Colecção (Bang! ; 35) ISBN 978-989-637-010-7 (v. 1)

Ciranda de pedra Lygia Fagundes Telles Ciranda de Pedra já considerado pelo crítico brasileiro António Cândido de Mello e Souza o marco da maturidade intelectual da autora, assistimos ao universo de Virgínia, uma menina que após a separação dos pais irá dividir o tempo a cargo de cada um, embora com um sentimento de enorme desajuste e inconformismo. Em casa da mãe, um local de pequenas dimensões, terá de saber lidar com a sua doença e aceitar o padrasto como autoridade, assim como Luciana, a governanta. Quando visita o pai, um prestigiado advogado, que ostenta uma mansão, Virgínia apenas se sente feliz junto à ciranda de anões de pedra com uma fonte, local que costuma visitar….

Publicação Barcarena : Presença, 2008 Colecção (Grandes narrativas ; 398) ISBN 978-972-23-3965-0

7


Doze segredos da língua portuguesa Marco Neves Um livro essencial para quem se preocupa com o português e, ao mesmo tempo, não quer ficar preso a mitos e ideias-feitas sobre a nossa língua. abismo mental -, é também à história indirecta da relação entre vários continentes - a uma geopolítica - que inequivocamente assistimos.

Publicação Lisboa : Guerra & Paz, 2016 Colecção (Não ficção. Língua portuguesa) ISBN 978-989-702-190-9

Naquela ilha Ana Simão «Parece que ainda estou a ouvir aquela voz nova. Fecho os olhos e procuro-a dentro de mim. Consigo escutá-la. Gosto dela. É uma voz rouca de mel, serena e macia. Foi a única voz que ouvi quando regressei a mim. Estava tão perto e as outras tão longe. Não sei quanto tempo estive ausente, mas foi aquela voz que me trouxe à vida. Nunca a vou esquecer. Nem quero. Percebi naquele instante que estava viva e em segurança. E isso foi bom. Não sei quem é. Queria tanto agradecer-lhe: salvou-me a vida. Não sei como o vou encontrar. Já perguntei, mas ninguém sabe.»

Publicação Queluz de Baixo : Marcador, 2016 ISBN 978-989-754-267-1

8


A louca da casa Rosa Montero Um romance? Um ensaio? Uma autobiografia? A Louca da Casa é, em qualquer dos casos, a obra mais pessoal de Rosa Montero: uma viagem através do misterioso universo da fantasia, da criação artística e das recordações mais secretas da própria autora, que neste livro empreende uma viagem ao mais profundo do seu ser através de um jogo narrativo pleno de surpresas, onde literatura e vida se misturam num cocktail afrodisíaco de biografias alheias e de autobiografia romanceada

Publicação Porto : Livros do Brasil, 2017 Colecção (Miniatura. Nova série ; 1) ISBN 978-972-38-2974-7

Soldados de Salamina Javier Cercas Cercas criava uma nova forma de abordar a Guerra Civil de Espanha, construindo o seu relato sem apriorismos ideológicos. Um soldado republicano pôde matar um militar fascista, mas não o fez. Cercas transforma esse soldado que teve um gesto de piedade num herói. Os leitores fizeram o mesmo.

Publicação Porto : Livros do Brasil, 2017 Colecção (Miniatura. Nova série ; 2) ISBN 978-972-38-2976-1

9


A um Deus desconhecido John Steinbek As antigas crenças pagãs, as grandes epopeias gregas e os relatos da Bíblia servem de base a este romance extraordinário, que Steinbeck demorou cinco longos anos a escrever. Cumprindo a promessa feita ao pai antes da sua morte, Joseph Wayne parte para o Oeste com o desejo de criar uma quinta próspera na Califórnia.

Publicação Porto : Livros do Brasil, 2017 Colecção (Miniatura. Nova série ; 3) ISBN 978-972-38-2982-2

Novela de xadrez Stefan Zweig Os passageiros de um navio que parte de Nova Iorque com destino a Buenos Aires descobrem que a bordo segue com eles o campeão do mundo de xadrez, um homem arrogante e pouco amigável. Rapidamente se forma um grupo que procura testar os seus conhecimentos de xadrez jogando com o campeão, apenas para conhecer uma clamorosa derrota. É então que um misterioso passageiro avança para os aconselhar, e o rumo dos acontecimentos se altera. Onde adquiriu ele este domínio magistral do jogo do xadrez, e a que custo? Nesta extraordinária novela psicológica o autor oscila, com inigualável mestria, entre um enorme suspense e uma reflexão pungente sobre o nazismo.

Publicação Porto : Livros do Brasil, 2017 Colecção (Miniatura. Nova série ; 4) ISBN 978-972-38-2989-1

10


Sinais de Fogo Jorge de Sena Entre a Lisboa dos últimos tempos de liceu e a Figueira da Foz do veraneio, um jovem Jorge vê-se despertar para o amor, para a sexualidade, para a realidade política e social, num momento em que a guerra civil está prestes a eclodir em Espanha e em que em Portugal a ditadura dá os seus primeiros sinais inequívocos. E, simultaneamente, este jovem descobre-se poeta.

Publicação Porto : Livros do Brasil, 2017 Colecção (Miniatura. Nova série ; 5) ISBN 978-972-38-3006-4

A quimera de Praga Laini Taylor Pelos quatro cantos do mundo, marcas de mãos negras começam a aparecer nas portas, gravadas a fogo por estranhos seres alados, saídos de uma fenda no céu. Numde um demónio começa a ficar perigosamente reduzido. E nas ruelas labirínticas de Praga, uma jovem está prestes a embarcar numa jornada sem retorno. a loja escura e empoeirada, o abastecimento de dentes humanos

Publicação Porto : Porto Editora, 2015 Colecção (Entre mundos ; 1) ISBN 978-972-0-04427-3

11


Dias de sangue e glória Laini Taylor Karou, antiga estudante de Arte, quimera revenante e aprendiz de ressurrecionista, tem finalmente as respostas que sempre procurou. Sabe quem é e o que é. Porém, com este conhecimento vem outra verdade que ela daria tudo para desfazer: amou o inimigo e foi traída, e um mundo inteiro sofreu por isso.

Publicação Porto : Porto Editora, 2015 Colecção (Entre mundos ; 2) ISBN 978-972-004737-3

Sonhos de deuses e monstros Laini Taylor Dois mundos estão à beira de uma guerra cruel. Através de um assombroso ardil, Karou assumiu o controlo da rebelião das quimeras e tem a intenção de as desviar do caminho da vingança extrema. O futuro depende dela.

Publicação Porto : Porto Editora, 2015 Colecção (Entre mundos ; 3) ISBN 978-972-0-04766-3

12


As raparigas cintilantes Lauren Beukes Dizem que o que não nos mata torna-nos mais fortes. E se a morte voltar para tentar de novo? CHICAGO, 1931: Harper Curtis, um vagabundo paranoico e violento, dá de caras com uma casa que possui um segredo tão chocante como a natureza distorcida de Curtis: permite viajar entre o passado e o futuro. Ele usa-a para perseguir as suas raparigas cintilantes - e tirar-lhes o brilho de uma vez por todas.

Publicação Porto : Porto Editora, 2014 ISBN 978-972-0-04496-9

Uma herança perfeita Penny Vincenzi A House of Farrell é a casa criadora de The Cream, um distinto produto de beleza que tem atraído o público feminino à elegante loja na Berkeley Arcade, desde a sua fundação em 1953. Mas o mundo da cosmética está em mudança e a outrora gloriosa House of Farrell encontra-se em declínio, com as suas clientes em debandada a serem tentadas por marcas modernas que entretanto surgem no mercado.

Publicação Porto : Porto Editora, 2015 ISBN 978-972-0-04756-4

13


Manual de pintura e caligrafia José Saramago «O Manual de Pintura e Caligrafia é uma obra ímpar no género da literatura autobiográfica entre nós e oferece-nos, no seu conjunto, um semental de ideias e uma carta de rumos da ficção de José Saramago até à data. Nele se fundem as escritas de uma complexa e rica tradição literária e a experiência de um tempo vivido nos logros do quotidiano e das vicissitudes da história, que será a substância da própria arte.» Luís de Sousa Rebelo

Publicação Porto : Porto Editora, 2014 ISBN 978-972-0-04656-7

O evangelho segundo Lázaro Richard Zimler No Novo Testamento, ficamos a saber que Jesus ressuscitou um amigo próximo de nome Lázaro. Contudo, em parte alguma do Evangelho segundo São João - que contém este episódio -, se menciona como é que ele realizou o milagre ou se teria algum motivo especial para o fazer. Em O Evangelho segundo Lázaro, Richard Zimler preenche estas e outras lacunas, narrando a história da perspetiva de Lázaro, descrevendo como ele e Jesus se conheceram em crianças, a transcendência da ligação que os une e o momento em que Lázaro acordou no túmulo, desorientado e sem qualquer memória de uma vida após a morte.

Publicação Porto : Porto Editora, 2016 ISBN 978-972-0-04854-7

14


Um homem chamado Ove Fredrik Backman À primeira vista, Ove é o homem mais rabugento do mundo. Sempre foi assim, mas piorou desde a morte da mulher, que ele adorava. Agora que foi despedido, Ove decide suicidar-se. Mal sabe ele as peripécias em que se vai meter. Um jovem casal recém-chegado destrói-lhe a caixa de correio, o seu amigo mais antigo está prestes a ser internado a contragosto num lar, e um gato vadio dá-se a conhecer.

Publicação Queluz de Baixo : Presença, 2016 Colecção (Grandes narrativas ; 635) ISBN 978-972-23-5825-5

O menino de Cabul Khaled Hosseini No Novo Testamento, ficamos a saber que Jesus ressuscitou um amigo próximo de nome Lázaro. Contudo, em parte alguma do Evangelho segundo São João - que contém este episódio -, se menciona como é que ele realizou o milagre ou se teria algum motivo especial para o fazer. Em O Evangelho segundo Lázaro, Richard Zimler preenche estas e outras lacunas, narrando a história da perspetiva de Lázaro, descrevendo como ele e Jesus se conheceram em crianças, a transcendência da ligação que os une e o momento em que Lázaro acordou no túmulo, desorientado e sem qualquer memória de uma vida após a morte.

Publicação Barcarena : Presença, 2013 Colecção (Grandes narrativas ; 559) ISBN 978-972-23-5128-7

15


O Japão é um lugar estranho Peter Carey «Revela-nos aquilo a que muita gente ainda não terá dado a atenção necessária: que há uma nova geração de adolescentes ocidentais a crescer, nesta primeira década do século XXI, sob a influência da cultura popular japonesa. Peter Carey conduz o filho e é conduzido (levando-nos a nós também nessa viagem) pelos labirintos de uma cultura cheia de códigos mais ou menos impenetráveis para um estrangeiro.»

Publicação Lisboa : Tinta-da-China, 2011 Colecção (Literatura de viagens / Carlos Vaz Marques) ISBN 978-972-8955-91-5

Nós matámos o cãotinhoso Luís Bernardo Honwana Luís Bernardo Honwana nasceu na então cidade de Lourenço Marques (Moçambique) em 1942 e cresceu em Moamba, pequena cidade do interior onde seu pai trabalhava como intérprete. Aos 17 anos passou a viver na capital da colónia. Aí estudou e aí se iniciou precocemente na actividade jornalística. Apoiou a luta pela libertação, foi preso em 1964 e ficou encarcerado por três anos. Em 1969, em pleno colonialismo, e com a guerra colonial no auge, Nós matámos o Cão-Tinhoso é publicado em língua inglesa e obtém grande divulgação e reconhecimento internacional.

Publicação Lisboa : Cotovia, 2014 Colecção (Bolso Cotovia) ISBN 978-972-795-261-8

16


A sétima porta Richard Zimler «Em 1990, Richard Zimler encontrou, numa cave de Istambul, sete manuscritos do século xvi escritos pelo cabalista Berequias Zarco. Um deles narrava o pogrom de Lisboa e o autor utilizou-o para cenário do seu livro O Último Cabalista de Lisboa. Mas, o que revelavam os outros seis manuscritos? Em Berlim, na década de trinta, Isaac, um descendente de Berequias Zarco e detentor dos manuscritos, está determinado a descobri-lo. Convencido de que o pacto entre Hitler e Estaline anuncia uma profecia apocalíptica prestes a concretizar-se, Isaac Zarco procura arduamente descodificar aqueles textos cabalísticos medievais para assim salvar o mundo. Passado durante a ascensão de Hitler ao poder, e coincidente com o período da perseguição nazi aos...»

Publicação Porto : Porto Editora, 2011 ISBN 978-972-0-04628-4

O mensageiro do rei Francisco Moita Flores D. Manuel II foi o nosso último rei. Tinha dezoito anos, quando mataram seu pai, D. Carlos, e o príncipe real Luís Filipe, em 1908. De súbito, caía sobre a cabeça do jovem a obrigação de reinar um país onde os monárquicos não se entendiam, decadentes, caciques traiçoeiros e republicanos que recorriam a todos os métodos, da grande oratória á intriga mesquinha, para que a República deixasse de ser um sonho. Reinou trinta meses. Teve seis governos e a obrigação de casar com uma princesa. Os reis europeus recusaram-lhe filhas e netas, antevendo a queda da realeza, e á falta de princesa, apaixonou-se por uma deusa francesa: Gaby Deslys. Linda! O amor entre os dois foi o único legado coerente do seu reinado. Rigoberto era o mensageiro que lhe levava notícias do amor distante. Também ele apaixonado por Gardénia.

Publicação Lisboa : Casa das Letras, 2017 ISBN

978-989-741-697-2

17


A filha da mãe Os pedacinhos que faltavam

Maria Cecília Garcia "Estavam domesticadas, amarguravam-se, e essa amargura traduzia -se num combate feroz contra tudo o que era diferente, eram as piores inimigas de si próprias e daquelas que ousassem sair do redil. A emancipação que as mulheres procuravam afigurava-se-lhes como algo demoníaco que não podiam aceitar, pois punha em causa toda a sua vida. Foi um tempo em que a aldeia se dividiu e onde cresceu a maledicência e o julgamento, e só serenou quando essa luta era contra as suas próprias filhas"

Publicação Lisboa : Chiado Editora, 2018 ISBN 978-989-52-3934-4

Dicionário de erros falsos e mitos do português Marco Neves Depois de fazer a barba, com um sorriso nos lábios, passe no café e peça: "Queria um copo de água." Pelos vistos, não há nada de mal nisso. Há muitas expressões que usamos no nosso dia-a-dia e que várias vezes ouvimos dizer que estão erradas. Estarão mesmo? Será que posso dizer "amigo meu", "beijinhos grandes", "fazer a barba", "bicho-carpinteiro", "mal e porcamente", "copo de água", "saudades tuas"? Marco Neves defende que sim! Este é um dicionário diferente ao mesmo tempo útil e divertido, é uma homenagem à língua portuguesa, tal como ela existe nas mãos de quem escreve e nos lábios de quem fala...

Publicação Lisboa : Guerra & Paz, 2018 ISBN 978-989-741-697-2

18


O labirinto dos espíritos Carlos Ruiz Zafón Na Barcelona de fins dos anos de 1950, Daniel Sempere já não é aquele menino que descobriu um livro que havia de lhe mudar a vida entre os corredores do Cemitério dos Livros Esquecidos. O mistério da morte da mãe, Isabella, abriu-lhe um abismo na alma, do qual a mulher Bea e o fiel amigo Fermín tentam salvá-lo. Quando Daniel acredita que está a um passo de resolver o enigma, uma conjura muito mais profunda e obscura do que jamais poderia imaginar planta a sua rede das entranhas do Regime. É quando aparece Alicia Gris, uma alma nascida das sombras da guerra, para os conduzir ao coração das trevas e revelar a história secreta da família. embora a um preço terrível….

Publicação Lisboa : Chiado Editora, 2018 ISBN 978-989-52-3934-4

A mulher que prendeu a chuva e outras histórias Teolinda Gersão Prémio Fundação Inês de Castro A mulher que prendeu a chuva reúne 14 contos que partem da vida quotidiana mas se abrem, insensivelmente, a outros mundos - oníricos, fantásticos, terríveis ou absurdos - que nem por isso deixam de nos pertencer e de ser o lugar onde habitamos.

Publicação Lisboa : Sextante, imp. 2014 ISBN 978-989-8093-01-1

19


O Passado que Seremos Inês Botelho Elisa tem medo da lua e de janelas sem cortinas. Pensa de mais e quer entender o mundo nas suas múltiplas facetas. Alexandre, pelo contrário, avança sem grandes reflexões, preocupado em aproveitar cada momento do presente antes que as responsabilidades o amarrem. Romance de iniciação à idade adulta, O Passado Que Seremos dános o(s) retrato(s) de uma geração e dos caminhos onde procura encontrar a "sua" verdade.

Publicação Porto : Porto Editora, 2010 ISBN 978-972-0-04085-5

Cebola crua com sal e broa da infância para o mundo

Miguel Sousa Tavares Eterno contador de histórias, o autor dá vida aos seus primeiros anos: da infância à juventude, dos jornais à política. O testemunho de uma vida única com a História contemporânea de Portugal como fundo. Uma quinta no Marão e a escola igual para todos. Os Verões nas praias da Granja e de Lagos. "Melville" e a pesca da lula "ao candeio". Uma casa diferente e alternativa. Marcelo e as lutas estudantis. O pai e o 25 de Abril. A PIDE e as loucuras do PREC. O trabalho no Estado....

Publicação Lisboa : Clube do Autor, imp. 2018 ISBN 978-989-724-405-6

20


O rouxinol Kristin Hannah Na tranquila vila de Carriveau, Vianne despede-se do marido, Antoine, que parte para a frente da batalha. Ela não acredita que os nazis vão invadir a França. mas é isso mesmo que fazem, em batalhões de soldados em marcha, em caravanas de camiões e tanques, em aviões que enchem os céus e largam as suas bombas por cima dos inocentes. Quando um capitão alemão reclama a casa de Vianne, ela e a filha passam a ter de viver com o inimigo, sob risco de virem a perder tudo o que têm. Sem comida, dinheiro ou esperança, e à medida que a escalada de perigo as cerca cada vez mais, é obrigada a tomar decisões impossíveis, uma atrás da outra, de forma a manter a família viva. Isabelle, a irmã de Vianne, é uma rebelde de dezoito anos, que procura um objetivo de vida com toda a paixão e ousadia da juventude...

Publicação Lisboa : Bertrand, 2016 ISBN 978-972-25-3209-9

Istambul Memórias de uma cidade

Orhan Pamuk O Prémio Nobel da Literatura 2006 traça um retrato magistral da cidade onde habita. De uma forma intimista e ao mesmo tempo muito visual, o autor recria um engenhoso modo de evocar a sua cidade de eleição. Neste livro, Orhan Pamuk fala sobre as primeiras impressões de melancolia que invadem os habitantes de Istambul e os unem nas memórias colectivas de um povo: o de viverem sobre as ruínas das glórias imperiais num país a tentar modernizar-se e permanentemente a receber influências do cruzamento entre este e oeste...

Publicação Queluz de Baixo : Presença, imp. 2018 ISBN 978-972-23-3976-6

21


Horizontes em branco Uma viagem pelo mundo na senda dos efeitos do aquecimento global

José Abecasis Soares José Maria Abecasis Soares fundou a Associação Ice Care em 2009, reunindo uma equipa de profissionais - um especialista em montanha, um engenheiro do ambiente e uma meteorologista. Este projecto definiu-se em torno de dois objectivos principais: primeiro, dar visibilidade mediática às consequências do aquecimento global sobre o degelo dos glaciares, através de expedições aos cinco glaciares classificados como património mundial e que a Unesco identificou como os mais severamente afectados pelas alterações climáticas (Jungfrau-Aletsch na Suíça, Quilimanjaro na Tanzânia, Huascarán no Peru, Ilulissat na Gronelândia e o Sagarmatha no Nepal); segundo, trabalhar se com as populações locais, que carecem de apoio e de preparação para minimizar o impacto do recuo dos gelos...

Publicação Barcarena : Presença, cop. 2010 ISBN 978-972-23-4457-9

A pousada da Jamaica Daphne Du Maurier A Pousada da Jamaica é uma obra-prima do romance de mistério, que se passa na Cornualha no ano de 1820. Mary Yellan, uma jovem de vinte e três anos, vê-se obrigada, após a morte da mãe, a ir viver com uma tia num local ermo e isolado onde esta, juntamente com o marido, explora a Pousada da Jamaica. Mas Joss Marlyn, o marido da tia Patience, é um homem obscuro e violento, e uma atmosfera ameaçadora e sinistra envolve aquele lugar. Suspense, paixão e aventura numa obra reveladora da capacidade única de Du Maurier para captar o espírito perturbador, quase sobrenatural, dos locais que elege como cenário dos seus romances.

Publicação Barcarena : Presença, imp. 2010 ISBN 978-972-23-4313-8

22


Uma pequena sorte Claudia Piñeiro Uma mulher regressa à Argentina vinte anos depois de a ter deixado para fugir de uma tragédia. Mas aquela que regressa é outra: já não tem a mesma aparência e a sua voz é diferente. Nem tem sequer o mesmo nome. Será que aqueles que a conheceram em tempos a vão reconhecer? Será que ele a vai reconhecer? Mary Lohan, Marilé Lauría ou María Elena Pujol - a mulher que ela é, a mulher que foi e a mulher que terá sido -, volta aos arredores de Buenos Aires, ao subúrbio onde formou uma família e viveu, e onde irá enfrentar os atores do drama que a fez fugir. Ainda não compreende porque aceitou regressar ao passado que se havia proposto esquecer para sempre...

Publicação Alfragide : D. Quixote, 2018 ISBN 978-972-20-6449-1

O fiel defundo Germano Almeida Toda a gente foi apanhada de surpresa, pelo que ninguém tentou impedir o inesperado assassinato do mais conhecido e traduzido escritor das ilhas, breves momentos antes do início da cerimónia de apresentação do que acabou por ser a sua última obra. E, no entanto, nesse dia o vasto auditório transbordava de uma festiva multidão de fãs e outros curiosos, todos impacientes ante a expectativa de ter um autógrafo no já muito badalado livro que se preparavam para adquirir. De modo que a ninguém terá passado pela cabeça que um evento daquela natureza, sempre aguardado com geral e grande ansiedade, poderia vir a ter um desfecho tão inesperado quanto brutal, especialmente tendo em conta a qualidade das pessoas envolvidas na tragédia.

Publicação Alfragide : Caminho, 2018 ISBN 978-972-21-2928-2

23


A vida no céu romance para jovens e outros sonhadores

José Eduardo Agualusa A Vida no Céu é um romance distópico, num futuro que se segue ao Grande Desastre, e em que o Mundo deixou de ser onde e como o conhecemos. Encontrando-se o globo terrestre inteiramente coberto por água, e a temperatura, à superfície, intolerável, restou ao Homem subir aos céus. Mas essa ascensão é literal (não é alusiva ou simbólica): a Humanidade, reduzida agora a um par de milhões de pessoas, habita aldeias suspensas e cidades flutuantes - dirigíveis gigantescos denominados Tóquio, Xangai ou São Paulo -, e os mais pobres navegam o ar em pequenas balsas rudimentares. Carlos Benjamim Moco é o narrador da história. Tem 16 anos e nasceu numa aldeia, Luanda, que junta mais de cem balsas. O desaparecimento do pai fará com que Benjamim decida partir à sua procura.

Publicação Lisboa : Quetzal, 2013 Colecção Língua comum. José Eduardo Agualusa ISBN 978-989-722-110-1

Estuário Lídia Jorge Estuário é um livro sobre a vulnerabilidade de um homem, de uma família, de uma sociedade e do próprio equilíbrio da Terra, relatados pelo olhar de um jovem sonhador que se interroga sobre a fragilidade da condição humana. Edmundo Galeano andou pelo mundo, esteve numa missão humanitária e regressou à casa do pai sem parte da mão direita. Regressou com uma experiência para contar e uma recomendação a fazer por escrito, e na elaboração desse testemunho passou a ocupar por completo os seus dias….

Publicação Alfragide : Dom Quixote, 2018 Colecção Obras de Lídia Jorge ISBN 978-972-20-6513-9

24


O remorso de Baltazar Serapião Valter Hugo Mãe As mulheres assistem ao mundo como presas dos homens. A história do mundo revela tempos em que a mulher mais não é do que um instrumento da vida do homem. Neste romance, valter hugo mãe torna impossível ignorar este facto. Criador de uma linguagem exuberante, e deitando mão à mais rica imaginação, o autor explica o amor a partir do ponto de vista tremendo do machismo. Esta é a aventura de um homem que, casando com a moça mais bonita da sua terra, se deixa corromper pelo preconceito e pela pobre tradição….

Publicação Porto : Porto Editora, imp. 2017 ISBN 978-972-0-04734-2

A resignação Luís Miguel Rocha Em dezembro de 2012, Bento XVI recebeu de uma comissão de cardeais um relatório de 300 páginas sobre o mediático caso "Vatileaks". Dois meses depois, no dia 11 de fevereiro de 2013, evocando razões de saúde, e ciente da gravidade da sua decisão, o Papa anunciou ao mundo que resignaria ao trono de São Pedro. Não se sentia capaz, física e espiritualmente, para continuar a exercer o cargo. Que segredos comprometedores guarda o extenso relatório? A resignação terá acontecido por razões de saúde, como o Bento XVI anunciou, ou por pressões políticas que jamais serão tornadas públicas? Os mistérios de tão inesperada decisão serão agora revelados.

Publicação Porto : Porto Editora, imp. 2018 ISBN 978-972-0-03092-4

25


Até lá abaixo 3 homens, 1 jipe e 150 dias de aventuras em África

Tiago Carrasco Em 2010, o jornalista Tiago Carrasco e dois amigos, o fotógrafo João Henriques e o cameraman João Fontes, decidiram largar os seus empregos mal pagos e concretizar um velho sonho: atravessar o continente africano de automóvel. O pretexto que arranjaram foi o Mundial de Futebol, que se realizava em África pela primeira vez, mas a viagem seria muito mais do que um longo passeio destinado a celebrar o desporto mais popular do mundo - seria, sim, o maior desafio da vida destes três homens….

Publicação Alfragide : Oficina do Livro, cop. 2014 ISBN 978-972-23-4457-9

Viagem a Itália Johann Wolfgang Goethe Obra escrita a partir dos diários de Goethe, Viagem a Itália é, como o próprio nome indica, uma descrição da viagem que o autor empreendeu a Itália, entre 1786 e 1788, e que constituiu uma peça marcante no seu percurso estético e filosófico. "Quando, em 3 de Setembro de 1786, Goethe não regressa das termas de Karlsbad a Weimar, mas, em vez disso, parte em segredo e incógnito para Itália, está apenas a levar à prática uma decisão pessoal adiada e um imperativo cultural de que nenhum homem de letras, intelectual ou artista pode prescindir a partir de meados do século XVIII. A Itália tornara-se, para a aristocracia já desde o século XVIII, e para a burguesia culta no seguinte, no objectivo último e incontornável do grand tour europeu."...

Publicação Lisboa : 11-17, imp. 2018 Colecção Biblioteca Johann Wolfgang Goethe ; 002 ISBN 978-972-25-3607-3

26


Perguntem a Sarah Gross João Pinto Coelho Em 1968, Kimberly Parker, uma jovem professora de Literatura, atravessa os Estados Unidos para ir ensinar no colégio mais elitista da Nova Inglaterra, dirigido por uma mulher carismática e misteriosa chamada Sarah Gross. Foge de um segredo terrível e procura em St. Oswald's a paz possível com a companhia da exuberante Miranda, o encanto e a sensibilidade de Clement e sobretudo a cumplicidade de Sarah. Mas a verdade persegue Kimberly até ali e, no dia em que toma a decisão que a poderia salvar, uma tragédia abala inesperadamente a instituição centenária, abrindo as portas a um passado avassalador...

Publicação Alfragide : BIS, imp. 2018 ISBN 978-989-660-496-7

Os loucos da rua Mazur João Pinto Coelho Quando as cinzas assentaram, ficaram apenas um judeu, um cristão e um livro por escrever. Paris, 2001. Yankel - um livreiro cego que pede às amantes que lhe leiam na cama - recebe a visita de Eryk, seu amigo de infância. Não se veem desde um terrível incidente, durante a ocupação alemã, na pequena cidade onde cresceram - e em cuja floresta correram desenfreados para ver quem primeiro chegava ao coração de Shionka. Eryk - hoje um escritor famoso está doente e não quer morrer sem escrever o livro que o há de redimir. Para isso, porém, precisa da memória do amigo judeu, que sempre viu muito para além da sua cegueira. Ao longo de meses, a luz ficará acesa na Livraria Thibault. Enquanto Yankel e Eryk mergulham no passado sob o olhar meticuloso de Vivienne

Publicação Alfragide : Leya, cop. 2017 ISBN

97978-989-660-457-8 8-972-25-3607-3

27


rama

28


À espera de Godot Samuel Beckett

«Inventor da farsa metafísica, misturador do trágico, do burlesco e do cómico, com Beckett fica-nos a certeza de estarmos perante uma obra rigorosa, feita a partir de um universo que não é só de vazio e desolação mas de fluxos emotivos, que imobilizam ou agitam as suas personagens.» Diário de Notícias

Publicação Lisboa : Cotovia, imp. 2015 Colecção (Livros cotovia Teatro) ISBN 978-972-795-008-9

29


oesia

30


As flores do mal Charles Baudelaire

Poeta e crítico francês (1821-1867). Autor de Les Fleurs du Mal, influenciou a estética poética das gerações posteriores.

Publicação Lisboa : Relógio d'Água, D.L. 2011 Colecção (Poesia) ISBN 978-972-708-762-4

Bairro ocidental Manuel Alegre

No ano em que celebram os 50 anos daquele que é provavelmente o livro de poesia mais lido e cantado, Praça da Canção, Manuel Alegre publica um novo livro de poesia que é um Praça da Canção dos nossos dias. Uma voz de protesto e de indignação, um retrato inconformado da Pátria e das ditaduras que nos governam, nomeadamente a dos mercados, são temas presentes neste poderoso Bairro Ocidental.

Publicação Lisboa : Dom Quixote, imp. 2015 Colecção (Obras de Manuel Alegre) ISBN 978-972-20-5745-5

31


A divina comédia Dante Alighieri

Longo poema épico e teológico, A Divina Comédia divide -se em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Não há uma datação exacta da obra, mas presume-se que tenha sido escrita entre 1304 e 1321, ano da morte de Dante.

Publicação Lisboa : Quetzal, imp. 2013 Colecção (Textos clássicos) ISBN 978-972-564-942-8

Véspera da água Eugénio de Andrade

Publicado pela primeira vez em 1973, «Véspera da Água» é um dos livros de Eugénio de Andrade onde, porventura, está mais presente o ofício da poesia e o exercício extremo da razão e da depuração da escrita. Disse Eugénio de si próprio não ser «[.] um poeta inspirado, o poema é em mim conquistado sílaba a sílaba.» Como diz Carlo Vittorio Cattaneo, «Esta predisposição a racionalizar o processo criativo encontra um dos seus mais altos momentos em "Véspera da Água", uma obra dentre as mais complexas e homogéneas do poeta.» O prefácio da presente edição é assinado por Federico Bertolazzi, que nos lança este repto: «O leitor que estiver disposto a abandonar o cais seguro das suas certezas poderá empreender a mais fascinante das navegações, num domínio para ele descortinado [.].»

Publicação Porto : Assírio & Alvim, 2014 Colecção (Obras de Eugénio de Andrade ; 7) ISBN 978-972-37-1740-2

32


Livro sexto

Sophia de Mello Breyner Andresen Embora, cronologicamente, este seja o sétimo livro de poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, a autora optou por lhe chamar «Livro Sexto» para vincar a opção que tinha anteriormente tomado relativamente ao livro O Cristo Cigano - de facto o seu sexto livro - retirando-o da sua obra poética. Uma opção que só abandonou já neste novo século. No seu prefácio a esta edição, Gustavo Rubim diz-nos que este livro «[.] tem assim essa particularidade de o seu título funcionar como uma data, uma data necessariamente poética. Sendo o sexto, ele distingue-se por não ser apenas mais um numa série de livros. Antes aquele que sai da série no momento em que a prolonga, como se o próprio livro logo no título definisse, como escreveu Carlos Mendes de Sousa, "um limiar, o anunciar de um momento de viragem no trajecto da poeta".»

Publicação Porto : Assírio & Alvim, 2014 Colecção (Obras de Sophia de Mello Breyner Andresen) ISBN 978-972-37-1783-9

Cem poemas para salvar a nossa vida Org. Francisco José Viegas

O que une um poema do Antigo Egito a um soneto de Jorge Luis Borges? O que liga um poeta da dinastia Ming, da China, à obra de Luís de Camões ou de Cesário Verde? A procura da beleza. E - para os leitores, todos nós - o desejo de salvação num mundo que corre demasiado depressa ou numa vida que às vezes nos parece sem sentido.

Publicação Lisboa : Quetzal, 2014 Colecção (Poesia ; 1) ISBN 978-989-722-207-8 (v. 1)

33


Praça da canção Manuel Alegre Nos 40 anos da 1º edição do mais famoso e mais cantado livro de poemas de Manuel Alegre. Edição especial ilustrada por José Rodrigues e com manuscritos do autor.

Publicação Lisboa : Dom Quixote, 2005 ISBN 972-20-2863-4

Navegação de acaso Nuno Júdice Nuno Júdice é hoje uma das vozes mais valorizadas e singulares da literatura contemporânea, pela sua permanente luta contra o indizível da palavra e da poesia. O mistério, a criação e a revelação do absoluto e do sagrado são explorados por Júdice nessa tão sua tentativa de modelar nas formas que a língua lhe colocou à disposição ou na "liberdade" que a linguagem lhe permite e "autoriza". Distinguido com os mais importantes prémios de poesia portugueses, entre eles, o Pen Clube (1985), Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus, (1990), e o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (1994). Em 2013 recebeu o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana

Publicação Lisboa : Dom Quixote, 2015 ISBN 978-972-20-5364-8

34


Não ficção

35


Esse cabelo Djaimilia Pereira de Almeida Esta é a história de uma menina que aterrou despenteada aos três anos em Lisboa, vinda de Luanda, e das suas memórias privadas ao longo do tempo, porque não somos sempre iguais aos nossos retratos de infância; mas é também a história das origens do seu cabelo crespo, cruzamento das vidas de um comerciante português no Congo, de um pescador albino de M’banza Kongo, de católicas anciãs de Seia, de cristãos-novos maçons de Castelo Branco - uma família que descreveu o caminho entre Portugal e Angola ao longo de quatro gerações com um à-vontade de passageiro frequente. E, assim, ao acompanharmos as aventuras deste cabelo crespo - curto, comprido, amado, odiado, tantas vezes esquecido ou confundido com o abismo mental -, é também à história indirecta da relação entre vários continentes - a uma geopolítica - que inequivocamente assistimos.

Publicação Alfragide : Teorema, imp. 2015 ISBN 978-972-47-5038-5

E assim sucessivamente Abel Barros Baptista Em E Assim Sucessivamente, Abel Barros Baptista encontra uma natureza cómica na essência das peripécias humanas. Em nenhum outro livro se pode encontrar, por exemplo, a ligação entre certo ministro das finanças e o Amor de Perdição, a explicação para a ameaça bolchevique e para a obsessão do ministro da educação com os exames, para a arte e o gosto dos erros de linguagem, para a renúncia do Papa, para o desejo de escrever tudo em minúsculas, ou enfim para a extraordinária invenção do clister neurológico.

Publicação Lisboa : Tinta-da-China, 2015 ISBN 978-989-671-267-9

36


A maçã de Cézanne… e eu D.H. Lawrence O grande esforço de Cézanne foi empurrar para longe a maçã e deixá-la viver a sua própria vida Quando [Cézanne] dizia aos seus modelos: "Sejam uma maçã! Sejam uma maçã!", exprimia o que é prólogo da queda; não só a dos idealistas, tanto os jesuítas como os cristãos, mas a do colapso de toda a nossa forma de consciência substituindo- a por outra. Se o ser humano fosse essencialmente uma Maçã, como era para Cézanne, caminharíamos em direcção a um novo mundo de homens: um mundo com muito pouco para dizer, com homens que conseguiriam, apenas com o seu lado físico e uma verdadeira ausência de moral, manter-se tranquilos….

Publicação Lisboa : Sistema Solar, imp. 2016 ISBN 978-989-99307-4-2

O pequeno caminho das grandes perguntas José Tolentino Mendonça Há um momento em que percebemos que são as perguntas (e não as respostas) que nos deixam mais perto do sentido. Sabemos que as respostas são úteis, sim, e que precisamos delas para continuar a viver - mas a vida transforma as próprias respostas em perguntas ainda maiores. A espiritualidade tem de ser uma oportunidade para o reencontro com interrogações fundamentais, mesmo se desacreditadas num quotidiano que nos dispersa de forma cada vez mais absorvente: "Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? A quem pertenço? Por quem ou por que coisa posso ser salvo?"…

Publicação Lisboa : Quetzal, imp. 2018 Colecção Obras de José Tolentino Mendonça ISBN 978-989-722-411-9

37


38

tĂŠcnicos


O livro da ciência Coord. Georgina Palffy

O Livro da Ciência está repleto de explicações curtas e concisas que evitam o jargão técnico, diagramas passo a passo que desembaraçam teorias complicadas, citações clássicas que tornam memoráveis as descobertas científicas e ilustrações espirituosas que melhoram e jogam com a nossa compreensão da ciência. Seja qual for a sua compreensão do assunto, quer seja um estudante interessado ou um cientista de sofá, vai encontrar muita coisa para o estimular neste livro.

Publicação Barcarena : Marcador, 2016 Colecção (Grandes ideias de todos os tempos) ISBN 978-989-754-266-4

Psiquiatria fundamental

Coord. Carlos Braz Saraiva e Joaquim Cerejeira

A obra Psiquiatria Fundamental reúne não só o conhecimento mais relevante da Psiquiatria mas também as mais recentes perspetivas fisiopatológicas, abordagens diagnósticas e estratégias terapêuticas, sendo o seu valor acrescido pela inclusão de temas como promoção da saúde mental e prevenção da doença mental, Psiquiatria da infância e adolescência, suicídio e comportamentos autolesivos, urgências psiquiátricas, aspetos médicolegais e síndromes psiquiátricas raras, entre muitos outros.

Publicação Lisboa : Lidel - Edições Técnicas, imp. 2017 ISBN 978-989-752-071-6

39


Biologia celular e molecular

Coord. Carlos Azevedo, Cláudio E. Sunkel Ao longo dos anos, esta obra tem evoluído e abarcado não só a Biologia Celular clássica mas também os desenvolvimentos da Biologia Molecular, que tanto tem marcado o avanço nesta área. Encontramo-nos agora perante a 5.ª edição, na qual houve mudanças significativas, embora se tenham mantido as mesmas linhas de orientação. Procurou-se aprofundar e continuar a realçar o desenvolvimento e a importância da Biologia Molecular, bem como incorporar novas áreas do conhecimento; melhoraram-se e aprofundaram-se alguns textos anteriores, nomeadamente em aspetos científicos e didáticos, facilitando a sua utilização em áreas científicas novas.

Publicação Lisboa : Lidel - Edições Técnicas, imp. 2012 ISBN 978-972-757-692-0

Teoria da investigação criminal a arte de ser detective

Francisco Moita Flores Em todos nós, com maior ou menor intensidade, existe um detective fascinado pela descoberta de crimes e de mistérios. Herdámos esta curiosidade da literatura policial, das séries televisivas e dos filmes que construíram as nossas vidas. O amplo noticiário sobre polícias e crimes é, por outro lado, outra fonte de atenção sobre vidas marginais. Descobrir quem cometeu determinado delito é um misto de segredo e perplexidades. Francisco Moita Flores deixa-nos um ensaio sobre os percursos e construções de informação que funcionam como ferramentas para descobrir actos criminosos à luz da investigação criminal moderna….

Publicação Alfragide : Casa das Letras, imp. 2015 ISBN 978-989-7413-44-5

40


O sono

efeitos da sua privação sobre as defesas orgânicas

Ângelo Soares Chamar a atenção para a necessidade, que é vital, de ter um bom sono com um acordar suave é a finalidade deste livro. Após definir o sono, é assinalado o efeito de toda a actividade cerebral enquanto se dorme e evidenciado o trabalho dos neurónios e respectivos neurotransmissores, quer na aquisição de funções como a memória, a capacidade criativa e o pensamento abstracto, quer na preservação da imunidade, essencial às defesas do organismo. A privação provocada do sono reflecte-se na vida diária, na eficácia profissional ou escolar e acaba por desencadear graves problemas de saúde física e mental…

Publicação Lisboa ; Porto : Quetzal, cop. 2010 ISBN 978-972-757-663-0

Eutanásia, suicídio ajudado, barrigas de aluguer para um debate de cidadãos

Miguel Oliveira da Silva Eutanásia, suicídio ajudado, barrigas de aluguer são questões que a todos afectam, que não nos podem deixar indiferentes. As respostas que lhes damos - e as que lhes saibamos vir a dar - afectam a nossa vida, a nossa dignidade, os valores que praticamos e legamos aos nossos filhos. São questões que exigem um informado e sereno debate de cidadãos, timbre de uma genuína democracia participativa...

Publicação Alfragide : Caminho, cop. 2017 ISBN 978-972-21-2875-9

41


Evolução do pensamento geológico nos contextos filosófico, religioso, social e político da Europa

A. M. Galopim de Carvalho Este livro é a prestação devida aos muito que, desde a Antiguidade, pedra sobre pedra, ergueram o maravilhoso edifício que alberga as ciências da Terra. O facto de a esmagadora maioria das personalidades lembradas nesta obra serem homens deve-se unicamente à condição de inferioridade imposta no passado às mulheres, a quem o ensino era praticamente vedado, à semelhança do que estamos a assistir em sociedades do presente por fundamentalistas islâmicos….

Publicação Lisboa : Âncora, cop. 2014 Colecção (Sopas de pedra) ISBN 978-972-780-436-8

42


CD Áudios

43


Evolve Imagine Dragons 1ª : I don't know why 2ª : Whatever it takes 3ª : Believer 4ª : Walking the wire 5ª : Rise up 6ª : I'll make it up to you 7ª : Yesterday 8ª : Mouth of the river 9ª : Thunder 10ª : Start over 11ª : Dancing in the dark

Publicação [S.l.] : Interscope Records, © 2010 Descrição Física 1 disco (CD) (ca 39 min.) : stereo

Raise Vibration Lenny Kravitz 1ª : We Can Get It All Together 2ª : Low 3ª : Who Really Are the Monsters? 4ª : Raise Vibration 5ª : Johnny Cash 6ª : Here to Love 7ª : It's Enough! 8ª : 5 More Days 'til Summer 9ª : The Majesty of Love 10ª : Gold Dust 11ª : Ride 12ª : I'll Always Be Inside Your Soul

Publicação [S.l.] : Roxie Records, © 2018 Descrição Física 1 disco (CD) (ca 64 min.) : stereo

44


Focused Richie Campbell 1ª : That's How We Roll 2ª : Get With You 3ª : Love Is an Addiction FT. Ikaya 4ª : More Than Air 5ª : Sacrifice My Life 6ª : Chill 7ª : Gonna Leave You 8ª : Good for Me 9ª : Going Out 10ª : Society 11ª : What a Day 12ª : Piece of Bread 13ª : Angel By My Side FT. Turbelence 14ª : It Takes a Revolution FT. Anthony B 15ª : Don't Panic

Publicação [Lisboa] : Sony Music Portugal, © 2012 Descrição Física 1 disco (CD) (ca 55 min.) : stereo

Dua Lipa 1ª : Genesis 2ª : Lost in Your Light (FT.Miguel) 3ª : Hotter Than Hell 4ª : Be the One 5ª : IDGAF 6ª : Blow Your Mind (Mwah) 7ª : Garden 8ª : No Goodbyes 9ª : Thinking 'Bout You 10ª : New Rules 11ª : Begging 12ª : Homesick 13ª : Dreams 14ª : Room for 2 15ª : New love 16ª : Bad together 17ª : Last dance

Publicação [S.l.] : Warner Music Uk, © 2017 Descrição Física 1 disco (CD) (ca 60 min.) : stereo

45


ilmes

46


Os verdes anos real. Paulo Rocha Um rapaz de 19 anos, Júlio, vem para Lisboa a fim de tentar a sua sorte como sapateiro. No dia em que chega a Lisboa, um acidente fá-lo conhecer Ilda, uma rapariga da mesma idade, empregada doméstica num prédio perto do local de trabalho de Júlio. À medida que o filme se desenrola, vai nascendo um romance de amor entre os dois, mais forte da parte de Júlio, que ciumento, sentindo-se numa atmosfera estranha e hostil, desconfia permanentemente de Ilda, facto que a leva a romper o namoro. Num momento de cólera, impulsivo, Júlio acaba por matá-la.

Publicação Lisboa : Midas : Cinemateca Portuguesa, 2015 Descrição Física 1 DVD (ca 84 min.) : p/b., son. : 19 cm

América, anos 30 real. Tim Robbins América, anos 30, na angústia da Grande Depressão. Enquanto greves ocorrem por todo o país, Nova Iorque fervilha com os germes de uma revolução cultural. Nelson Rockefeller (John Cusack) encomenda ao artista mexicano Diego Rivera (Ruben Blades) uma pintura para a entrada do Rockefeller Center, enquanto a propagandista italiana Margherita Sarfatti (Susan Sarandon) oferece Da Vincis a milionários que ajudam a angariar fundos para o esforço de guerra de Mussolini. Um ventríloquo alcoólico (Bill Murray) tenta ver-se livre dos comunistas, enquanto um jovem de 22 anos, Orson Welles (Angus MacFadyen) dirige o seu grupo - Federal Theatre - numa provocatória produção de 'The Cradle Will Rock', que é encerrada na véspera da estreia por soldados do exército americano.

Publicação Lisboa : Lusomundo Audiovisuais, 2002 Descrição Física 1 DVD (ca 116 min.) : color., son. ; 19 cm

47


Proof - entre o génio e a loucura real. John Madden Catherine (Gwyneth Paltrow) é uma jovem mulher que há vários anos cuida do seu pai, um brilhante mas instável génio matemático chamado Robert (Anthony Hopkins). À beira do 27º aniversário, Catherine terá de lidar com a chegada inesperada da irmã e ainda de gerir as atenções de Hal, um antigo estudante do pai que espera encontrar inéditos nos cadernos de Robert. Catherine descobrirá também que o amor, a fé e a sanidade são difíceis de provar.

Publicação Lisboa : Castello Lopes Multimédia, 2006 Descrição Física 1 DVD (ca 96 min.) : color., son. ; 19 cm

A cortina rasgada real. Alfred Hitchcok Um cientista americano (Paul Newman) vai para Copenhagen a fim de participar de um congresso internacional e física e leva sua noiva/assistente (Julie Andrews). Lá ela intercepta uma mensagem destinada a ele e descobre que seu noivo está desertando para Berlin Oriental, onde pretende conseguir fundos para seu projeto.

Publicação Lisboa : Universal, 2012 Descrição Física 1 DVD (ca 123 min.) : color., son. ; 19 cm

48


O segredo de Brokeback Mountain real. Anne Lee Wyoming, 1963. Ennis del Mar e Jack Twist conhecem-se quando procuram emprego no rancho de Joe Aguirre. Ambos parecem ter certezas quanto ao que querem da vida -um emprego estável, um casamento feliz e uma família constituida. Quando são destacados para trabalharem na remota região de Brokeback Mountain, os dois jovens sentem-se unidos por uma força maior que resulta numa relação de camaradagem e intimidade profunda

Publicação [E.U.] : Focus, 2006 Descrição Física 1 DVD (ca 129 min.) : color., son. ; 19 cm

Um casal surreal real. Tom Cairns 7.00 am. Assim que o dia começa, Marie (Julianne Moore) toma uma decisão: deixar o seu alienado e insensível marido Bruce (Matthew Broderick) que parece mais interessado nos detalhes do seu aborrecido dia-a-dia do que na insatisfação e infelicidade de Marie. Uma comédia de Tom Cairns, a partir da peça homónima de Wallace Shawn, sobre uma mulher à beira de um ataque de nervos e o desmoronar do seu casamento. O filme estreou em Sundance, mas acabou por falhar o circuito comercial, passando directamente para DVD.

Publicação [S.l.] : New Films International, 2008 Descrição Física 1 DVD (ca 87 min.) : color., son. ; 19 cm

49


À procura da Terra do Nunca real. Marc Forster "À Procura da Terra do Nunca" é um conto mágico inspirado na vida do escritor James Barrie, que deu vida ao célebre "Peter Pan", um dos maiores heróis das histórias infantis. Um génio literário, Barrie aborrecia-se com os temas da época e buscava inspiração para uma nova peça. E inesperadamente encontrou-a onde menos esperava, quando se cruza com uma bela viúva e os seus quatro filhos, os Llewelyn Davis. Barrie torna-se amigo dos cinco e transforma-se no seu companheiro de histórias e aventuras, onde todos se transfiguram em cowboys e índios, piratas, reis e fadas. Os jovens Llewelyn Davis acabam por ser baptizados "Os Rapazes Perdidos da Terra do Nunca".

Publicação Lisboa : Castelo Lopes, 2005 Descrição Física 1 DVD (ca 97 min.) : color., son. ; 19 cm

Os Irmãos Grimm real. Terry Gilian Matt Damon (Identidade Desconhecida, Supremacia e Heath Ledger (O Patriota, Coração de Cavaleiro) juntam-se para lhe trazer uma das mais fantásticas aventuras do ano. Neste conto mágico, baseado na vida dos lendários contadores de histórias, Will e Jake Grimm (Damon Ledger) deslumbram pequenas povoações com muita imaginação e elaboradas ilusões. Mas quando são obrigados a enfrentar as forças malignas da Raínha (Monica Bellucci), numa floresta encantada onde jovens raparigas dasaparcem sob circunstâncias misteriosas, encontram muitas das personagens fantásticas e situações emocionantes que estão presentes nos seus contos! Do aclamado realizador de 12 Macacos, Brazil, e Monty Python e o Cálice Sagrado, com este fabuloso filme irá certamente... viver feliz para sempre!

Publicação Lisboa : Castello Lopes - Multimédia, 2006 Descrição Física 1 DVD (ca 113 min.) : color., son. ; 19 cm

50


Biutiful real. Alejandro Gonnzález Iñárritu A odisseia de Uxbal (Javier Bardem), um pai solteiro entre conflitos, que se perde e encontra pelos labirintos do submundo de Barcelona, e que, acima de tudo, tudo fará para salvar os seus filhos e reconciliar-se com um amor perdido enquanto a sua morte parece cada vez mais próxima. Amor e espiritualidade, crime e culpa, conjugam-se para levar Uxbal, com negócios escuros na exploração de imigrantes ilegais e uma suposta capacidade de comunicar com os mortos, até ao seu destino de herói trágico... "É um requiem", resumia o realizador Alejandro González Iñárritu ("Babel", "21 Gramas", "Amor Cão").

Publicação Lisboa : Castello Lopes - Multimédia, 2011 Descrição Física 1 DVD (ca 142 min.) : color., son. ; 19 cm

A Rainha real. Stephen Frears Após a morte da princesa Diana em um acidente de carro, a rainha da Grã-Bretanha Elizabeth II e o primeiro-ministro Tony Blair se esforçam para chegar a um acordo sobre como a família real deve responder publicamente à tragédia. em meio a tudo está a necessidade da família de privacidade e a demanda pública por um externo show de luto.

Publicação Dafundo : LNK Video, 2007 Descrição Física 1 DVD (ca 98 min.) : color., son. ; 19 cm

51


Northfork real. Michael Polish Dentro de dois dias, a cidade de Northfork deixará de existir. Estamos em 1955 e Northfork está prestes a ficar submersa, para dar lugar a uma central hidroeléctrica. Grande parte da população aceitou ser deslocada para um local seguro acima do nível das águas, à excepção de alguns resistentes que defendem estoicamente as suas casas. Uma equipa de seis homens é então destacada para remover os últimos habitantes, antes que seja tarde de mais. Uns esperam um sinal... outros, um milagre... mas, de uma forma ou de outra, todos terão de dizer adeus.

Publicação Lisboa : New Age Entertainment, 2004 Descrição Física 1 DVD (ca 103 min.) : color., son. ; 19 cm

Chicago real. Rob Marshall A promessa de aventura e de oportunidades oferecida pela Chicago de 1929 fascinam Roxie Hart (Renée Zelwegger), uma aspirante a cantora e bailarina, aparentemente inocente, cujo único desejo é seguir o caminho dourado da artista de Vaudeville Velma Key (Catherine ZetaJones). Roxie vê o seu desejo concretizar-se quando, acusadas de crimes diferentes, ambas vão parar à prisão. Sob os cuidados desonestos de Morton (Queen Latifah), a encarregada da prisão, Roxie encontra-se com o lendário advogado Billy Flynn (Richard Gere), que aceita a sua defesa por uma quantia que considera irrisória. No decurso do processo, a fama de Roxie cresce, contrariamente à vontade do seu mentor, mas a astura Miss Kelly ainda tem umas quantas surpresas para o 2º acto...

Publicação Dafundo : LNK Video, 2003 Descrição Física 1 DVD (ca 108 min.) : color., son. ; 19 cm

52


O ilusionista real. Neil Burger Num mundo onde nada é o que parece ser, um ilusionista e um inspector de polícia enfrentam-se, tentando determinar onde acaba a realidade e começa a magia. Eisenheim (Edward Norton) é um misterioso mágico que quebra as leis da natureza em frente de uma plateia perplexa. Mas para o Inspector-Chefe da polícia de Viena (Paul Giamatti), um homem dedicado a fazer cumprir a lei, a magia não tem lugar.

Publicação S. João da Madeira : Prisvideo, 2007 Descrição Física 1 DVD (ca 104 min.) : color., son. ; 19 cm

Destruir depois de ler real. Joel Coen, Ethan Coen Osbourne Cox (John Malkovich) é um analista que trabalha para a CIA. Ao chegar em uma reunião ultra-secreta ele descobre que foi demitido. Revoltado, ele resolve se dedicar à bebida e a escrever um livro de memórias. Katie (Tilda Swinton), sua esposa, fica espantada ao saber da demissão de Osbourne, mas logo deixa o assunto de lado por estar mais interessada em Harry Pfarrer (George Clooney), um investigador federal casado que é também seu amante. Paralelamente Linda Litzke (Frances McDormand), funcionária de uma rede de academias, faz planos para uma grande cirurgia plástica que deseja realizar. Ela tem em Chad Feldheimer (Brad Pitt), um professor da academia, seu melhor amigo. Até que um dia um CD perdido cai nas mãos de Linda e Chad, entregue por um faxineiro da academia...

Publicação Lisboa : Castello Lopes - Multimédia, 2007 Descrição Física 1 DVD (ca 91 min.) : color., son. ; 19 cm

53


O visitante real. Tom McCarthy Walter Vale, um professor de economia de 60 anos na Universidade de Connecticut, perdeu a paixão pelo ensino e leva uma vida rotineira, tentando preencher o vazio da sua existência a aprender a tocar piano, mas sem grande sucesso... Quando é forçado a deslocar-se a Nova Iorque para uma conferência, descobre que o seu apartamento foi ocupado por um jovem casal de imigrantes ilegais. Walter acaba por deixar que os dois jovens fiquem temporariamente com ele. Sensibilizado pela sua gentileza, Tarek, músico dotado, acaba por retribuir dando-lhe aulas de djembê. Aos poucos, Walter vai recuperar a alegria de viver, tornando-se amigo de Tarek. E quando a polícia prende Tarek e ameaça deportá-lo, Walter vai iniciar uma verdadeira cruzada para salvar o amigo.

Publicação Lisboa : Castello Lopes - Multimédia, 2009 Descrição Física 1 DVD (ca 99 min.) : color., son. ; 19 cm

Amargo amanhecer real. Joey Lauren Adams Lucy (Ashley Judd) é uma mulher de trinta e poucos anos, que acorda sistematicamente com uma ressaca e um homem na sua cama, para o qual ela não quer sequer olhar. Mas quando um novo e interessante homem chega à cidade e a desafia a mudar, Lucy apercebe-se que precisa de entrar em contacto com o seu passado familiar e com a pessoa que se tornou, e partir numa viagem de descoberta que poderá mudar o curso da sua vida

Publicação Lisboa : Castello Lopes - Multimédia, 2007 Descrição Física 1 DVD (ca 93 min.) : color., son. ; 19 cm

54


Manobras na Casa Branca real. Barry Levinson Adaptado da obra homónima de David Mamet, "Manobras na Casa Branca", apresenta uma visão crítica, em forma de farsa, sobre a presidência e sobre as campanhas puritanas anti-Clinton. A menos de duas semanas das eleições, um escândalo ameaça a candidatura do presidente a um segundo mandato. Mas antes do incidente poder causar danos irreversíveis, um misterioso homem é chamado à Casa Branca para resolver o problema. O homem é Conrad Brean (Robert De Niro), cuja profissão consiste em manipular a imprensa e, através dela, o povo americano. Brean consegue desviar as atenções do escândalo do presidente para uma história mais importante: uma guerra...

Publicação [S. l.] : Prisvideo, 2007 Descrição Física 1 DVD (ca 93 min.) : color., son. ; 19 cm

Al capone real. Steve Carver Capone conta-nos a história do patrão do crime Al Capone (Ben Gazzara). Capone inicia a sua ascensão, com apenas 11 anos, através das várias hierarquias do submundo. Quando se torna um dos membros do Gang Five Points comandado pelo seu amigo Johnny Torrio (Harry Guardino), Capone começa a ambicionar mais alto. Depois de se mudar para Chicago, faz a sua jogada e ordena o assassinato do amigo do seu tio. Assim que assume o comando, Capone torna-se um dos mais poderosos gangsters de Chicago.com o negócio da prostituição em mãos e o controlo absoluto de todos os negócios ilegais, Capone deixa-se envolver pelo deslumbramento do poder, acabando por se envolver com as suas próprias prostitutas e eventualmente contrair sífilis...

Publicação Twentieth Century Fox Home Entertainment, 2010 Descrição Física 1 DVD (ca 96 min.) : color., son. ; 19 cm

55


Houdini o último grande mágico

real. Gillian Armstrong Em 1926, o incrível mágico Harry Houdini (Guy Pearce) é o maior artista do mundo. As pessoas reúnem-se para assistirem avidamente às suas surpreendentes proezas. Mas o homem por trás do mágico vive torturado pela morte da mãe. Resolve então oferecer dez mil dólares a quem conseguir comunicar com o espírito da falecida. Mary (Catherine Zeta-Jones), uma bela e sedutora mulher, aceita o desafio, mas Houdini suspeita que ela é apenas mais uma vigarista. No entanto, Houdini acaba por ser seduzido pelo charme de Mary e deixa-se envolver perigosamente, ao ponto de resolver arriscar um número nunca antes tentado.

Publicação Dafundo : LNK Audiovisuais, 2008 Descrição Física 1 DVD (ca 97 min.) : color., son. ; 19 cm

Um milagre de Natal real. Chazz Palminteri Uma mulher divorciada aguarda por notícias que dêem conta da melhoria do estado de saúde da sua mãe. Um jovem polícia destrói continuamente a relação com a sua noiva através de um ciúme insustentável. A assombração de uma reencarnação entra na vida do polícia. O desejo de um natal feliz assola a mente de um outro jovem de 12 anos. A histórias cruzam-se em busca de milagres. É véspera de Natal em Nova Iorque e, com uma pequena ajuda de cada uma, cinco pessoas vão descobrir um novo sentido no dia de Natal. Enquanto Jules, encontra a coragem para deixar o passado para trás, a própria história trágica de Artie, mostra a Michael, onde é que a inveja pode levar, trazendo renovação para a relação de Michael com Nina. Entretanto, Rose, descobre uma nova esperança quando Charlie, um amigo inesperado, a lembra que ninguém está só.

Publicação Dafundo : LNK Audiovisuais, 2006 Descrição Física 1 DVD (ca 93 min.) : color., son. ; 19 cm

56


High school musical real. Kenny Ortega Troy (Zac Efron), o popular capitão da equipa de basquetebol e Gabriella (Vanessa Anne Hudgens), a linda e inteligente membro do clube académico, quebram todas as regras da sociedade académica de East High quando decidem participar no casting para o musical da escola. Ao tornarem o seu sonho realidade, todos irão aprender sobre aceitação, trabalho em equipa e como serem eles próprios. E está tudo preparado com divertidíssimas canções e danças muito fixes! Interpretado pelos melhores talentos, High School Musical celebra o poder da música neste espectacular filme musical que não te vai deixar ficar sentado no sofá!

Publicação Lisboa : Lusomundo, 2006 Descrição Física 1 DVD (ca 98 min.) : color., son. ; 19 cm

Birth o mistério

real. Jonathan Glazer Dez anos depois da morte do marido, Anna (Nicole Kidman) começa a recuperar a alegria de viver e a ganhar forças para iniciar um novo capítulo na sua vida sem Sean. Decide voltar a casar, com Joseph - um homem simpático que a galanteou durante os seus últimos anos de viúva. A decisão é do agrado da sua mãe e dos seus restantes familiares. Mas subitamente Anna começa a receber cartas que parecem escritas pelo seu falecido marido... E uma criança clama ser a reincarnação de Sean.

Publicação Lisboa : Prisvideo, 2006 Descrição Física 1 DVD (ca 96 min.) : color., son. ; 19 cm

57


Zatoichi real. Takeshi Kitano Japão século XIX. Zatoichi é um viajante cego que ganha a vida a fazer massagens e a jogar, mas por detrás da sua humilde aparência, Zatoichi revela-se um mestre nas artes do sabre. Durante a travessia de uma montanha, Zatoichi encontra uma pequena cidade subjugada pelo temível gang de Ginzo, que recentemente recrutara Hattori, um jovem e exímio samurai. Numa casa de jogo, Zatoichi e um amigo cruzam-se com duas geishas que vêm à cidade para vingara morte dos pais. Quando Zatoichi encontra os homens de Ginzo, o confronto é inevitável

Publicação Lisboa : Atalanta Filmes, 2004 Descrição Física 1 DVD (ca 101 min.) : color., son. ; 19 cm

O jogo de Mr. Ripley real. Lilliana Cavani "O Jogo de Mr.Ripley" conta a história de Tom Ripley (John Malkovitch), um homem que tenta a todo o custo persuadir um chefe de família, honesto e trabalhador, a assassinar uma pessoa em troca de uma grande soma de dinheiro. Ripley tenta arrastá-lo para uma espiral de violência e crime, mas a situação descontrola-se.

Publicação S. João da Madeira : Prisvideo, 2003 Descrição Física 1 DVD (ca 105 min.) : color., son. ; 19 cm

58


Sob suspeita real. Stephen Hopkins Estamos em Porto Rico, no Festival de São Sebastião, as ruas estão repletas de pessoas frenéticas, até que um brutal crime acontece. Obcecado em resolver este caso, o veterano chefe de polícia Victor Benezet (Morgan Freeman) está disposto a tudo para atingir o seu objectivo. Nem que, para tal, tenha de por em causa um dos homens mais poderosos da ilha, Henry Hearst (Gene Hackman). Os dados estão lançados e o duelo que vão travar poderá por em causa a vida de ambos.

Publicação S. João da Madeira : Prisvideo, 2003 Descrição Física 1 DVD (ca 107 min.) : color., son. ; 19 cm

O assassínio de Richard Nixon real. Niels Mueller Samuel J. Bicke (Sean Penn) é um homem de 44 anos que quer acreditar em algo - em qualquer coisa. Porém, a confiança em si mesmo e no mundo que o rodeia vai sendo destruída pouco a pouco. Separado da mulher, Marie (Naomi Watts), que recusa a reconciliação que ele tanto anseia, e posto de parte pelo irmão Julius (Michael Wincott), um homem de negócios cujo sucesso ridiculariza os seus sucessivos problemas profissionais, Bicke luta ainda para manter um trabalho que detesta. A única coisa boa na sua vida é o sonho de abrir um serviço de reparação de pneus, com o seu amigo Bonny (Don Cheadle). Numa sociedade marcada pela corrupção política e pela Guerra do Vietname...

Publicação Dafundo : LNK Audiovisuais, 2005 Descrição Física 1 DVD (ca 91 min.) : color., son. ; 19 cm

59


Censurado real. Brian De Palma Com a acção centrada num pequeno grupo de soldados americanos estacionados num posto de controlo no Iraque, CENSURADO explora através de múltiplos pontos de vista as pressões a que estão sujeitos os jovens militares e a forma como são afectados pelo cenário de guerra. História ficcionada inspirada em acontecimentos verídicos, CENSURADO é uma experiência cinematográfica única que obriga os espectadores a questionarem-se sobre a forma como as notícias e o mundo lhe são entregues diariamente.

Publicação Dafundo : LNK Audiovisuais, 2008 Descrição Física 1 DVD (ca 86 min.) : color., son. ; 19 cm

O comboio dos mortos real. Ryûhei Kitamura Leon Kaufman (Bradley Cooper) é um fotógrafo cujo mais recente trabalho sobre a vida nocturna na cidade desperta o interesse da dona de uma galeria de arte (Brooke Shields) que o desafia a explorar o lado negro da humanidade num próximo trabalho. Acreditando estar no caminho para o sucesso, Leon procura obsessivamente o mais grotesco que a cidade os seus habitantes têm para lhe oferecer. Mas quando Leon se cruza acidentalmente com um assassino em série (Vinnie Jones) que anda a aterrorizar os passageiros do Metro, rapidamente percebe que pode vir a não viver para expor o seu trabalho. Baseado num conto do mestre do terror Clive Barker

Publicação Dafundo : LNK Audiovisuais, 2009 Descrição Física 1 DVD (ca 98 min.) : color., son. ; 19 cm

60


Rambo real. Ted Kotcheff Quando o chefe da polícia de uma pequena cidade decide, sem razão aparente, deter um vagabundo que pede boleia, está longe de imaginar que ele é John Rambo, um herói da guerra do Vietname, que vai responder a essa agressão com uma verdadeira guerra de guerrilha, que coloca tudo a ferro e fogo.

Publicação Lisboa : Universal Pictures, 2001 Descrição Física 1 DVD (ca 90 min.) : color., son. ; 19 cm

Cidade de Deus real. Fernando Meirelles A protagonista de "Cidade de Deus" é a favela com o mesmo nome, situada na zona Oeste do Rio de Janeiro, que surgiu nos anos 60 e se tornou um dos locais mais perigosos da cidade. O filme, de Fernando Meirelles, a partir do romance homónimo de Paulo Lins, divide-se em três partes que, do final dos anos 60 ao início dos anos 80, seguem a vida de vários miúdos, a partir do olhar do narrador, Buscapé. Buscapé é um menino de onze anos, pobre, negro, aterrorizado com o futuro predestinado de se tornar bandido imposto pelo ambiente violento, revoltado pela escravatura dos trabalhos que são impostos aos negros. Buscapé tem um sonho, o de se tornar fotógrafo profissional, apesar de tudo estar contra ele. Dadinho é um garoto da mesma idade que se muda para a Cidade de Deus e sonha ser o bandido mais perigoso do Rio de Janeiro. Admira Cabeleira e a sua "turma" e vai ser Cabeleira que lhe dá a oportunidade de matar pela primeira vez. Dadinho cresce a matar e também cumpre o seu sonho, tornando-se um pequeno líder de um gang com grandes ambições.

Publicação Lisboa : New Age Entertainment, 2003 Descrição Física 1 DVD (ca 124 min.) : color., son. ; 19 cm

61


O gladiador real. Ridley Scott Maximo, General das Legiões Romanas, é querido por todos, até o Imperador, Marco Aurélio, que antes de morrer o escolhe como sucessor, pondo de lado o seu próprio filho, Comodo. Este, movido pelo ódio, prepara uma conspiração contra Maximo, condenando-o a ele e à sua família à morte. Maximo tenta salvar a sua mulher e o seu filho, mas quando chega é demasiado tarde. Maximo regressará a Roma como Gladiador, em busca de vingança.

Publicação Lisboa : Lusomundo Audiovisuais, 2012 Descrição Física 1 DVD (ca 149 min.) : color., son. ; 19 cm

Joana d'Arc real. Luc Besson Joana d'Arc (Milla Jovovich) é apenas uma criança quando a sua irmã é violada e assassinada diante dos seus próprios olhos, durante o saque da sua aldeia pelo exército inglês. A partir de então, a religião e a oração são o seu único consolo. Quando atinge a maturidade, Joana acredita que Deus fala consigo, incitando-a a liderar um exército que perseguirá os invasores e trará paz à sua terra. A sua determinação supera a descrença inicial dos seus amigos e familiares e acaba por inspirar e liderar o país... até à sua morte trágica!

Publicação Lisboa : Lusomundo Audiovisuais, 2017 Descrição Física 1 DVD (ca 112 min.) : color., son. ; 19 cm

62


Rei Artur a lenda da espada

real.Guy Ritchie Quando o rei Uther Pendragon, pai de Artur, é assassinado, Vortigern usurpa o direito à coroa e torna-se rei dos Bretões. Abandonado à sua sorte ainda muito pequeno, Artur acaba por viver nas ruas de Londonium - actual Londres - sem recordar o passado ou conhecer a sua origem. À medida que o tempo passa, Artur cresce, revelando um espírito combativo que o torna capaz de sobreviver aos constantes perigos e uma capacidade de liderança que conquista o respeito e a admiração de todos os que o rodeiam. Mas a sua vida altera-se quando consegue tirar a lendária Excalibur, a espada mágica cravada numa rocha que apenas o legítimo herdeiro do trono seria capaz de remover.

Publicação Lisboa : NOS Lusomundo Audiovisuais, 2017 Descrição Física 1 DVD (ca 121 min.) : color., son. ; 19 cm

Cleópatra real. Joseph L. Mankiewicz Este é um dos filmes mais famosos sobre Cleópatra, quanto mais não seja pela duração, que apela à resistência dos espectadores... Um clássico dos anos 60 e do cinema dos grandes estúdios, "Cleópatra" coloca Taylor, Burton e Harrison num triângulo amoroso que tem o "élan" dos grandes dramas históricos. Os cenários monumentais, o guarda-roupa de sonho e a magia do Egipto renderam a esta mega-produção quatro Óscares da Academia em 1964. Cleopatra tenta usar as tensões internas de Roma a seu favor, seduzindo Júlio César, com quem tem um filho. Mas a traição assassina César e a rainha regressa ao Egipto. Marco António é também seduzido pela bela rainha, formando com ela uma dupla que enfrentará, no entanto a oposição de Octávio.

Publicação Santa Maria da Feira : Pris Audiovisuais, 2013 Descrição Física 3 DVD (ca 239 min.) : color., son. ; 19 cm

63


Um amor de perdição real. Mário Barroso Adaptação livre do romance "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco, o segundo filme de Mário Barroso conta a trágica e apaixonante história de Simão Botelho. Simão é um adolescente, infantil, solitário, intransigente, narcisista, destrutivo e suicida, que atrai como uma aura fatal todas as pessoas com quem se cruza. E Teresa existirá ou será apenas uma aparição, uma imagem na cabeça de Simão? Um pretexto para uma revolta amoral e violenta, para um amor de perdição?

Publicação Lisboa : Clap Filme, 2009 Descrição Física 1 DVD (ca 81 min.) : color., son. ; 19 cm

A última fronteira real. Sean Penn The last face - a última fronteira centra-se em torno de um caso de amor entre o Dr. Miguel Leon (vencedor do oscar, Javier Bardam), um médico socorrista, e a Dra. Wren Peterson (vencedor do oscar, Charlize theron), a diretora de uma agência humanitária de ajuda internacional. Contra o devastado pano de fundo provocado pela guerra na Libéria, Miguel e Wren devem encontrar uma maneira de manter a sua relação viva em condições extraordinariamente difíceis lutando a sua paixão mútua pelo valor da vida combinada com a intensidade das suas opiniões diametralmente opostas e sobre a melhor maneira de resolver as atrocidades que os rodeia.

Publicação Santa Maria da Feira : Pris Audiovisuais, 2017 Descrição Física 1 DVD (ca 126 min.) : color., son. ; 19 cm

64


Amigos improváveis real. Eric Toledano, Olivier Nakache Na sequência de um acidente de parapente que o deixou tetraplégico, Philippe (François Cluzet), um aristocrata francês de meia-idade, decide contratar alguém que o apoie nas suas rotinas diárias. É então que conhece Driss (Omar Sy), um jovem senegalês de um bairro problemático, recém -saído da prisão. Driss é, segundo todas as aparências, alguém totalmente inadequado à função, porém Philippe, estabelecendo com ele um vínculo imediato, contrata-o. Assim, com o passar dos dias, aqueles dois homens com vidas tão díspares vão encontrar coisas em comum que ninguém julgaria possíveis, nascendo entre eles uma amizade que, apesar de improvável, se tornará mais profunda a cada dia.

Publicação Lisboa : Lusomundo audiovisuais, 2012 Descrição Física 1 DVD (ca 107 min.) : color., son. ; 19 cm

Desligados real. Henry Alex Rubin Várias histórias interligadas por uma rede de contactos que têm em comum o uso excessivo, e tantas vezes perverso, da internet. A vida de um casal altera-se ao verificar que a sua vida privada está exposta "online"; uma mulher descobre que seu filho humilha um colega e o leva ao suicídio; um advogado bem-sucedido e obcecado pelo trabalho torna-se incapaz de comunicar com a família mais próxima; e uma jornalista, ao investigar a história de um menor que se exibe num "site" para adultos, acaba envolvida num caso de polícia que porá em causa não apenas a sua carreira como também a sua credibilidade pessoal.

Publicação Algés : Outsider Films, 2013 Descrição Física 1 DVD (ca 111 min.) : color., son. ; 19 cm

65


Inteligencia Artificial real. Steven Spielberg Esta é a história de um pinóquio dos tempos virtuais, de um menino-robô que quer ser de carne e osso, num contexto conflitual humanos e robôs. David, um pequeno andróide de 11 anos de ultimíssima geração - uma máquina capaz de amar -, é adoptado por uma família, mas não consegue conquistar o afecto dos pais. Sonha por isso com encontrar a Fada Azul, a única que poderá transformá-lo num menino de verdade.

Publicação Lisboa : Lusomundo audiovisuais, 2012 Descrição Física 1 DVD (ca 140 min.) : color., son. ; 19 cm

Ladrões com muito estilo real. Zach Braff Há já várias décadas que Willie, Joe e Albert (Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin, respectivamente) são amigos inseparáveis. Reformados e com pouco que fazer, levam uma vida tranquila e rotineira. Mas quando descobrem que, por culpa do banco, perderam todo o dinheiro que lhes garantia uma reforma condigna, ficam sem saber o que fazer. É então que Joe, ao testemunhar um aparatoso assalto a um banco, encontra aí a solução para todos os problemas. Se, a princípio, os companheiros acham a ideia estapafúrdia, depressa o desespero e a atraente visão de viver uns últimos anos sem preocupações financeiras os convence a alinhar no plano. O grande problema é que nenhum deles sabe, sequer, empunhar uma arma.

Publicação Lisboa : Lusomundo audiovisuais, 2017 Descrição Física 1 DVD (ca 92 min.) : color., son. ; 19 cm

66

Profile for Biblioteca Secundária de Peniche

Revista da CRE  

Revista da CRE  

Profile for creesp
Advertisement