CRA Virtual Agosto/Setembro 2021

Page 1

BOLETIM DO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO PARANÁ ANO XXI

O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO NA RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DO PAÍS Página 12

No 243 AGO/SET 2021

ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA HISTÓRIA RECENTE, MAS CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS Página 9

CÓDIGOS MALICIOSOS (VÍRUS/MALWARES)

Página 15

CRA-PR Conselho Regional de Administração do Paraná


2

BOLETIM DO CRA-PR | No 243

PALAVRA DO PRESIDENTE Adm. Sérgio Pereira Lobo Presidente do CRA-PR

É HORA DA RETOMADA

EXPEDIENTE

2020 começou com a expectativa de que a economia brasileira deslancharia. Em pouco tempo, entretanto, vimo-nos imersos em uma pandemia sem precedentes na história recente. O último ano e meio não tem sido nada fácil. Todos as esferas da sociedade, sem exceção, foram atingidas: economia, saúde, educação. No mercado, o fechamento do varejo, as medidas de isolamento social, a falta de matéria-prima e a escassez até mesmo de contêineres geraram inúmeros reflexos. Alguns setores se adaptaram e conseguiram crescer mesmo em uma conjuntura de crise, já outros sofreram mais.

O avanço da vacinação e a reabertura do comércio, entretanto, dão o tom da retomada. Nesse cenário, o administrador exerce um papel crucial na condução das empresas rumo à recuperação econômica. Com a qualificação e a especialização necessárias, esse profissional guia as companhias para uma tomada de decisão estratégica e inteligente. O administrador, afinal de contas, ajuda a companhia a transformar seus planos em realidade, a controlar recursos, a atingir metas e superar desafios, dentro de um planejamento afiado – e adaptável, caso haja necessidade. Com a liderança e a re-

siliência que são inerentes à sua atuação, o administrador vai engajar sua equipe neste momento decisivo para a economia nacional. Seja em momentos de crise ou de normalidade econômica, uma boa gestão profissional é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa, ainda mais em contextos de alta competitividade. Agora, essa gestão se tornou ainda mais ágil de inovadora, e sei que os administradores do Paraná estão entre os mais capacitados do país para esse processo rumo ao futuro. Boa leitura!

O Boletim CRA é um informativo do Conselho Regional de Administração do Paraná Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 1565 Cep: 80250-100 Curitiba/PR Fone/Fax: (41) 3311-5555 | Internet: www.cra-pr.org.br | E-mail: cra-pr@cra-pr.org.br | Presidente: Adm. Sérgio Lobo | Diretoria de Comunicação e Marketing – DCM: Adm. Edson Antonio Miura (Diretor), Adm. Joiceli dos Santos Fabricio (Diretora Adjunta), Adm. Julio Cesar Cristoffer Vieira (Membro) | Editoração: V3COM | Jornalista Responsável: Ricardo Voigt (DRT: 2860/11/50 – PR) | Fotos: Supervisão de Eventos, Arquivo e Freepik.com. Periodicidade mensal – Distribuição exclusiva pela Internet.


AGOSTO/SETEMBRO | 2021

3

DICAS DICAS LIVROS E FILMES QUE TODO PROFISSIONAL DA ADMINISTRAÇÃO DEVE CONHECER Boa comunicação, resiliência e saber trabalhar em equipe são algumas das qualidades essenciais para um bom administrador. Com a democratização de conteúdos midiáticos, o aprendizado sobre a profissão ultrapassou as portas das instituições de ensino. Pensando nisso, separamos alguns livros e filmes que têm muito a ensinar aos profissionais da Administração – além de servirem como fonte de inspiração para os empreendedores. Confira:

O Discurso do Rei (2010)

FILMES

Direção: Tom Hooper Baseado em uma história real, o filme narra a trajetória do Rei George VI (vivido por Colin Firth), da Inglaterra, alçado ao trono após a repentina abdicação de seu irmão, Eduardo VIII. Devido a um sério problema de gagueira, o até então príncipe não conseguia realizar seus discursos em público. Ao longo da trama, George conhece um fonoaudiólogo que o ajuda a enfrentar o seu maior desafio e adquirir autoconfiança e preparo para assumir seu papel real. Talvez a principal lição trazida pelo longa seja a de que uma boa comunicação e o apoio das pessoas certas é fundamental para a construção de uma carreira de sucesso. Além disso, superar adversidades e ter uma boa inteligência emocional é primordial. Afinal, o que você faria se encontrasse dificuldades para realizar uma atividade importante que está sob sua responsabilidade? Disponível através de streaming nas plataformas Prime Video, HBO Max, HBO GO, para alugar no Google Play e Claro Video e também para compra no Google Play.

A Rede Social (2010) Direção: David Fincher Seguindo a linha de filmes biográficos, “A Rede Social” conta, com algumas licenças poéticas, a trajetória de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) na criação do Facebook, abordando desde o início da empresa, que nasceu no dormitório do empreendedor na Universidade Harvard, até sua popularização como a maior rede social do mundo. A produção mostra como a dedicação nos primeiros passos de um trabalho, o espírito empreendedor – aliado ao “pensar fora da caixa” – e a resiliência na busca por objetivos podem levar um profissional longe. Certamente, uma excelente inspiração para aqueles que desejam iniciar seu próprio negócio. Disponível através de streaming nas plataformas HBO Max, HBO GO e Oi Play, para alugar no Google Play, Looke, Claro Video, Microsoft e Apple tv e também para compra no Google Play, Microsoft, Apple tv e Looke.


4

BOLETIM DO CRA-PR | No 243

Steve Jobs (2015) Direção: Danny Boyle O fundador da Apple (interpretado no filme por Michael Fassbender) é, sem dúvidas, um dos personagens mais inspiradores da história recente. Para administradores, a trama, que se desenrola nos bastidores de três lançamentos icônicos da marca, é uma verdadeira aula. Forte personalidade, muita dedicação ao trabalho, além da busca pela inovação e a capacidade de entender os consumidores são algumas das características marcantes do personagem. Além disso, o filme também leva o telespectador a aprender com os erros de Jobs que, bem ou mal, fizeram parte da caminhada de sucesso do empreendedor. Disponível através de streaming na plataforma Netflix, para alugar no Google Play e Claro Video e também para compra no Google Play.

FILMES

Invictus (2009) Direção: Clint Eastwood Precisar lidar com problemas que parecem impossíveis faz parte do dia a dia de um administrador. Por isso, conhecer estratégias para se chegar à resolução dos desafios é primordial. É isso o que podemos aprender com Nelson Mandela, interpretado por Morgan Freeman, em “Invictus”. O filme mostra um Mandela recém-eleito à presidência da África do Sul, num momento em que o país ainda estava muito fragilizado, social e economicamente, em razão do apartheid. Por meio da paixão nacional por um esporte, o rúgbi, o presidente consegue unir a população com a ajuda do capitão da seleção sul-africana da prática (Francois Pienaar, que no filme é vivido por Matt Damon). Aos administradores, o longa deixa lições sobre a importância de se trabalhar com as estratégias certas, escolher aliados, saber negociar e motivar a sua equipe. Disponível através de streaming nas plataformas HBO Max, HBO GO e Oi Play, para alugar no Google Play, Looke, Microsoft e Apple tv e também para compra no Google Play, Microsoft e Apple tv.

O Homem que Mudou o Jogo (2011) Direção: Bennett Miller Outro longa que utiliza o esporte para trazer aos administradores grandes exemplos de práticas que podem ajudá-los no cotidiano da profissão. O telespectador acompanha a história de um time de beisebol que está perdendo importantes atletas. Com a ajuda de um jovem recém-formado em economia (Peter Brand, interpretado por Jonah Hill), o gerente do time, Billy Beane (Brad Pitt), muda sua estratégia de gestão e consegue reverter a situação da equipe. A produção mostra como a escolha dos aliados certos, o pensamento disruptivo e a utilização de novas tecnologias são cruciais para uma gestão inteligente e de sucesso. Disponível através de streaming na plataforma Claro video e também para compra no Google Play, Microsoft e Apple tv.


AGOSTO/SETEMBRO | 2021

5

Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração Ed Catmull e Amy Wallace Cofundador da Pixar, Ed Catmull apresenta ao público a história do estúdio, que revolucionou o cinema de animação. Para aqueles que buscam inspiração sobre como desenvolver uma empresa de sucesso, com criatividade e ousadia, a obra é obrigatória para a estante. Ainda, o livro mostra a importância do trabalho em equipe, além de dar dicas a respeito da formação do melhor time para uma empresa. Disponível em formato físico e e-book.

High Output Management

LIVROS

Andrew Grove O livro do fundador da Intel é um verdadeiro guia para administradores. Na obra, Andrew Grove aborda técnicas essenciais para o recrutamento e indica as melhores formas para fazer com que uma equipe de colaboradores aprimore sua produtividade. Disponível em formato físico e e-book.

O Príncipe Nicolau Maquiavel Um clássico da filosofia. O livro de Maquiavel traça algumas linhas para a compreensão dos sistemas e governos, assim como das relações sociais. Assim, a obra indica caminhos para a tomada de decisões, pautada pela ética e moralidade – essenciais para um profissional da Administração. Disponível em formato físico e e-book.


6

BOLETIM DO CRA-PR | No 243

LIVROS

A Marca da Vitória: A Autobiografia do Criador da Nike Philip H. Knight A obra é uma autobiografia do criador de uma das maiores marcas mundiais de equipamentos esportivos, a Nike. A empresa foi fundada em 1964, inicialmente como Blue Ribbon Sports, a partir da ideia de Knight de criar algo dinâmico e diferente: um tênis de alta qualidade e baixo custo. Ao apontar o caminho da companhia até o sucesso, o livro aborda alguns pontos importantes para o êxito de qualquer organização, como a liderança forte, o investimento naquilo em que se acredita e o fato de se aproveitar as oportunidades. Além disso, inovação, persistência e gestão também fazem parte dos pilares desta jornada.

Como o Google funciona Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg Ainda sobre os gigantes da tecnologia, este livro elenca importantes lições sobre o funcionamento e gerenciamento do Google, buscador mais utilizado do mundo. Assim, estratégia, cultura corporativa, tomada de decisões, contratação de funcionários, adaptação e inovação – fundamentais para os profissionais de Administração – são alguns dos temas abordados. Disponível em formato físico e e-book.

Disponível em formato físico e e-book.

PARTICIPE! Envie suas sugestões para o e-mail boletim@cra-pr.org.br


AGOSTO/SETEMBRO | 2021

DEFESA DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO NA ÁREA DE PERÍCIA A Diretoria de Fiscalização e Registro, em conjunto com a Câmara de Perícias do CRA-PR, enviou ofícios a todas as esferas da Justiça no Paraná, com o objetivo de esclarecer e defender a atuação do profissional de Administração com relação a perícia judicial. Na Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, o diretor de Fiscalização e Registro, Adm. Sérgio Francisco Pedroso, juntamente com o Coordenador da Câmara de Perícia, Adm. Marcello Crispiniano Padula, entregaram em mãos o ofício para o Corregedor-Geral da Justiça, Des. Luiz Cesar Nicolau. No documento, é informado que o profissional de Administração de nível superior, de acordo com sua área específica de formação, exerce nos âmbitos judicial, extrajudicial e arbitral a função de perito judicial, administrador judicial e gestor judicial e que é sua exclusividade a realização da perícia judicial nas causas cíveis e trabalhistas, como nas outras matérias de suas especialidades e competências. Também está expressa a diferença com relação às perícias contábeis, as quais envolvem exclusivamente registro de atos e fatos em livros contábeis, balanço patrimonial e classificação contábil.

A Administração Financeira é uma área especializada que envolve conhecimentos específicos em mercados de capitais, investimentos e gestão de finanças, tratando com cálculos de juros simples e compostos, índices econômicos, noções de risco e retorno, fluxo de caixa, dentre outros. Como demanda todas essas habilidades, a perícia judicial financeira deve ser feita por um profissional de Administração para ter o embasamento técnico necessário, oferecendo ao magistrado e às partes envolvidas uma visão segura dos cálculos apresentados. Também compete à Administração a prerrogativa de desempenhar a Administração Judicial, pois, na recuperação de empresas, fiscaliza-se o devedor e o cumprimento do plano de recuperação judicial, isto é, a gestão da empresa. Como resultado, o Corregedor-Geral da Justiça providenciou um despacho para os Magistrados de Primeiro Grau, solicitando que sejam observadas as instruções do CRA-PR. Assim, valorizamos a classe dos profissionais de Administração e sua importância nas funções em que sua qualificação técnica é determinante para a obtenção do resultado esperado.

7

PRÊMIO CFA GUERREIRO O Plenário do Conselho Federal de Administração aprovou, ad referendum, o novo regulamento do Prêmio CFA Guerreiro Ramos. O Prêmio tem como objetivo reconhecer formalmente profissionais e acadêmicos da Administração pelo desenvolvimento de trabalhos que caracterizem práticas inovadoras ou pesquisas científicas capazes de transformar e melhorar continuamente a Administração Pública brasileira. Os participantes poderão concorrer em duas categorias. A primeira, Pesquisa Científica, é destinada a estudantes de graduação com registro no CRA e que tenham desenvolvido pesquisa científica na área da Administração. Participam os trabalhos que evidenciam um conjunto de procedimentos sistemáticos baseados em métodos científicos capazes de produzir conhecimentos e encontrar soluções relacionadas a problemas da gestão pública. Já a categoria Práticas Inovadoras é voltada aos profissionais de Administração devidamente registrados que tenham coordenado, executado, participado ou implementado práticas inovadoras de gestão em qualquer esfera da Administração Pública. Participam os trabalhos que evidenciem práticas inovadoras de gestão pública cujos resultados tenham contribuído efetivamente para a melhoria da prestação de serviços com criação de valor público. As inscrições vão de 5 de julho a 5 de outubro e devem ser realizadas exclusivamente no sistema online de inscrições: http://cfa.org.br/guerreiroramos.


8

BOLETIM DO CRA-PR | No 243

1 8 D E AG O STO

2 5 D E AG O STO

Encontro de Administradores do CRA-PR Em mais um Encontro de Coordenadores de Cursos de Administração/Tecnologias do Paraná promovido pelo CRA-PR, profissionais com forte atuação na área acadêmica discutiram os temas mais atuais abordados nos cursos de Administração do Paraná. O evento foi realizado em 25 de agosto.

Abertura do Mês da Administração no Paraná O CRA-PR preparou uma programação especial para comemorar o Mês da Administração. Logo no primeiro dia, apresentou a agenda de setembro, com ações e eventos para valorizar profissionais da área, em uma live com troca de experiências sobre ferramentas de gestão.

8 DE S E T E M B RO

Os principais desafios da profissão de Administrador O diretor de Formação Profissional, Adm. Sérgio Kazuo Tsuru, participou no dia 8 de setembro da Semana do Administrador da Faculdade da Indústria, de São José dos Pinhais, realizada em parceria com o CRA-PR. Ele foi o convidado da palestra virtual Os principais desafios da profissão de A d m i n i s t ra d o r, que contou com a audiência de mais de 150 pessoas, entre profissionais e estudantes.

15/ 1 6 D E S ET E M B RO

Por que fiscalizar a atuação do administrador? O tema da live de 18 de agosto foi a importância de fiscalizar a atuação dos profissionais de Administração. Os convidados debateram sobre os perigos de contratar profissionais não habilitados, inclusive na área de gestão de condomínios.

1 DE S E T E M B RO

EVENTOS - ACONTECEU EM AGOSTO E SETEMBRO

Fórum Estadual de Administração do Paraná – 2021 Nos dias 15 e 16 de setembro, recebemos diversos profissionais da Administração para compartilhar com nossos registrados conhecimentos sobre temas atuais da nossa sociedade, com olhar sobre marketing, tecnologia, gestão e o papel do profissional de Administração.


AGOSTO/SETEMBRO | 2021

ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA HISTÓRIA RECENTE, MAS CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS Profissão foi regulamentada em 1965; de lá para cá, setor se desenvolveu junto com as tecnologias para evoluir cada vez mais

Com uma história ainda curta, mas essencial para o desenvolvimento do país, a Administração no Brasil remonta ao ano de 1952, quando as empresas nacionais começaram a perceber a necessidade de se ter profissionais qualificados em sua gestão.

A criação da Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP), fundada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), foi o primeiro passo para

9


10

BOLETIM DO CRA-PR | No 243

Arquivo EBAP

a formação especializada dos futuros administradores em território brasileiro. Desde a regulamentação da profissão, em 1965, por meio da Lei n. 4.769, a evolução das tecnologias foi essencial para acompanhar as mudanças no setor. “A utilização das tecnologias existentes foi uma das principais disrupções que acompanhamos”, afirma o administrador José Nicolelis, diretor de eventos do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR). “O aprimoramento das ferramentas vem ocorrendo de forma bastante preponderante, aliada à capacitação pessoal para fazer frente aos novos modelos. Os administradores estão muito ligados nisso porque a maioria dos processos de gestão são dependentes dessa habilidade”. Para o administrador Sérgio Tsuru, diretor de

Registro da inauguração da Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (EBAP/FGV)

“A utilização das tecnologias existentes foi uma das principais disrupções que acompanhamos” adm. José Nicolelis, diretor de eventos do CRA-PR

formação profissional do CRA-PR, a evolução da profissão nos últimos anos acompanhou as tendências mundiais. “A conectividade e o volume de informações a serem processadas em tempo real nos fizeram correr mais. Há pouco tempo, o lançamento de um produto realizado em países do chamado ‘primeiro mundo’ demorava, em média, cerca de 10 anos para ser lançado no Brasil. Hoje, lançamentos passaram a ser globalmente simultâneos, com impactos diretos em nosso setor”. Entre os benefícios desse avanço, destaca-se a flexibilidade para o desempenho das atividades. A pandemia da Covid-19 acelerou uma tendência que já vinha se desenhando: a versatilidade na atuação dos administradores. Algumas questões tiveram que ser adequadas e agora, por exemplo, ficou mais fácil fazer a gestão à distância. “Isso vai possibilitar avançarmos em questões ligadas ao modelo híbrido de gestão, no qual é possível gerir processos burocráticos e estratégicos, que necessitam mais do administrador ativamente”, pontua Nicolelis.


AGOSTO/SETEMBRO | 2021

“A conectividade e o volume de informações a serem processadas em tempo real nos fizeram correr mais. (...) Hoje, lançamentos passaram a ser globalmente simultâneos, com impactos diretos em nosso setor”

adm. Sérgio Tsuru, diretor de formação profissional do CRA-PR

Adobe Stock

Desafios Por outro lado, ainda há pontos em relação às tecnologias emergentes nos quais a profissão vai precisar se reinventar. A gestão física, logística e humana deverá formar profissionais cada vez mais generalistas especializados, que saibam de tudo para dar conta das novas demandas e acompanhar as tendências de mercado. Importante destacar também que o futuro está muito ligado à questão da sustentabilidade, sendo que os administradores deverão fazer frente a essa missão. “Quanto aos desafios, ter uma ‘demarcação bem definida’ ainda é a maior dificuldade da categoria. Com frequência, temos ouvido que determinado órgão, autarquia ou empresa não ‘vai bem’, mas isso é porque falta administração”, explica Tsuru. Para os representantes do CRA-PR, é preciso valorizar as habilidades dos profissionais especializados em “fazer os negócios fluírem”.

11

A evolução da profissão nos últimos anos acompanhou as tendências mundiais

“Um advogado não consegue fazer uma reestruturação organizacional sem a ajuda de um administrador. Um engenheiro não faz a gestão da obra sem a gestão do setor financeiro. Vejo que nosso papel é muito relevante, mas ainda precisamos demarcá-lo, para que os demais profissionais contratem um administrador para as funções de gestão que lhe cabem”, diz Nicolelis. Papel fundamental Se a transformação digital está cada vez mais presente no cotidiano de diversos setores, o mesmo ocorre nas universidades e órgãos de regulação. Nesse sentido, o aprimoramento da formação, a inserção de novas tecnologias, a adequação de cenários e uma maior fiscalização serão necessários para fortalecer a profissão. Assim, instituições de ensino e conselhos de representação têm um papel fundamental para fazer com que o ofício da Administração se desenvolva e seja valorizado mais e mais.


12

BOLETIM DO CRA-PR | No 243

O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO NA RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DO PAÍS No segundo trimestre de 2021, o PIB nacional recuou 0,1%; capacidade de inovação e criatividade por parte dos gestores é fundamental para retomada A pandemia do novo coronavírus acelerou diversos processos e mudanças no mercado e nas relações sociais. Com esse novo cenário, soft skills como inovação, reinvenção, adaptabilidade, resiliência e capacidade de formar redes se tornaram fundamentais para a recuperação do país, processo no qual profissionais de Administração assumem um papel essencial. “Com a redução de vendas durante os últimos meses, o setor empresarial sofreu sérias dificuldades para honrar compromissos com fornecedores, salários e outras despesas de manutenção da empresa”, afirma a administradora Roselis Mazzuchetti, vice-presidente

do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR). “Com isso, criatividade e inovação por parte dos gestores, principalmente, foram fundamentais para a retomada das atividades nesse contexto”. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia nacional perdeu fôlego após ter avançado nos três primeiros meses de 2021. No segundo trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,1%. Para atuar nessa nova realidade, o profissional deve, primeiro, compreender os impactos individuais em seu negócio e, assim, delimitar os caminhos para ultrapassar as barreiras impostas. “Ser adaptável e estar apto a atuar em múltiplos contextos, compreender quais competências devem ser desenvolvidas e aplicadas, utilizar os recursos disponíveis e perceber os movimentos que as corporações estão fazendo nos momentos de crise são pontos essenciais para o setor e para os profissionais que atuam no mercado”, ressalta Roselis. Desta forma, mapear oportunidades e ameaças que refletem nos negócios – como ambiente político, social, econômico –, conhecer os pontos fortes e fracos do empreendimento e saber como atenuar os efeitos negativos e valorizar as potencialidades são responsabilidades do administrador. “Além de dirigir [as empresas], nós, administradores, aprendemos a planejar, organizar e controlar. Precisamos colocar nossos conhecimentos e habilidades em atitudes práticas. Hoje, já há muitas ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar os gestores na


AGOSTO/SETEMBRO | 2021

condução da recuperação ou na ampliação de um negócio”, explica a vice-presidente do CRA-PR. Como as tecnologias podem auxiliar no processo? Se por um lado as medidas restritivas decorrentes da pandemia da Covid-19 paralisaram a economia, por outro foram o gatilho para uma rápida aceleração na adm. Roselis Mazzuchetti, adoção de novas vice-presidente do Consetecnologias, que lho Regional de Adminisse tornaram essentração do Paraná ciais para a retomada. No segmento empresarial, a adesão de novas ferramentas, seja por meio de pequenas ações ou automações completas, é responsável também pela conquista de resultados consistentes nas instituições, como a redução de custos graças à otimização dos trabalhos e o aumento da produtividade, uma vez que os processos se tornam mais ágeis. Agora, os colaboradores podem focar no negócio e não mais em um simples controle ou preenchimento de planilhas e relatórios. Ainda em razão das mudanças de comportamento por conta da pandemia, a capacidade de tecnologias como o armazenamento em nuvem também ganhou destaque. Assim como os sistemas das empresas ficaram mais acessíveis com o trabalho remoto, gestores de instituições puderam tomar decisões sem custos de deslocamento ou dependência de recursos e locais, facilitando a movimentação estratégica da empresa. Além disso, em momentos de crise ou de recuperação, as empresas possuem um controle

mais eficiente de indicadores financeiros e de produtividade, fazendo da tomada de decisão mais rápida, assertiva e confiável. A tecnologia, afinal de contas, faz com que a empresa consiga

“Ser adaptável e estar apto a atuar em múltiplos contextos, compreender quais competências devem ser desenvolvidas e aplicadas, utilizar os recursos disponíveis e perceber os movimentos que as corporações estão fazendo nos momentos de crise são pontos essenciais para o setor e para os profissionais que atuam no mercado”

enxergar o passado, o presente e o futuro. Público e privado Nessa conjuntura de retomada, as ações dos setores público e privado são complementares, vez que políticas governamentais impactam diretamente nas empresas privadas, enquanto estas são essenciais para que a economia gire. “No Brasil, durante a pandemia, isso ocorreu por meio de políticas monetárias e fiscais, como a ampliação de benefícios, renegociação de dívidas de estados e municípios, garantia de recursos para a saúde e para a pesquisa e expansão de crédito”, conclui Mazzuchetti. O papel do CRA-PR Para profissionais de Administração registrados, o CRA-PR tem desenvolvido atividades como cursos, webinars, debates e estudos sobre as diretrizes nacionais e resoluções governamentais, entre outras ações, para auxiliar na qualificação dos profissionais da área.

13


14

BOLETIM DO CRA-PR | No 243

CRA-PR TRABALHA PELA INSERÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA Em agosto, o CRA-PR, por meio da Câmara de Gestão Pública, propôs uma parceria à Associação dos Municípios do Paraná para difundir a utilização do Índice de Governança Municipal às 399 prefeituras do estado. Lançado em 2016, o IGM é uma ferramenta do Sistema CFA/CRA que avalia e permite comparar a gestão dos municípios em três dimensões – finanças, gestão e desempenho –, considerando áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, entre outras. Para os gestores públicos, o índice serve como fonte de dados para embasar tomadas de decisão, tornando o planejamento mais assertivo, melhorando a utilização dos recursos disponíveis e os serviços pres-

tados à comunidade. Já para a sociedade, é uma forma de integração do governo com os cidadãos, que têm à disposição informações monitoradas pelo Sistema CFA/CRAs originadas em fontes oficiais. Em outra iniciativa, a Câmara de Gestão Pública assinou um termo de cooperação técnica com o Observatório Social de Maringá, órgão que promove a coesão social por meio da transparência e da otimização do uso dos recursos públicos. Com isso, o CRA-PR passa a oferecer cursos sobre o IGM, que já têm contado com a participação de membros do OSM, e se disponibiliza a indicar, quando solicitado, profissionais que possam contribuir tecnicamente com o trabalho realizado pelo Observatório, na condição de voluntários na fiscalização da gestão pública

Adm. Fabrízio Meller da Silva, coordenador da Câmara de Gestão Pública do CRA-PR, e João Vinicios de Souza, secretário executivo da AMP

da Prefeitura Municipal de Maringá, da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, melhorando sua eficiência com uma equipe capacitada para os desafios do órgão, ao mesmo tempo que promove a empregabilidade dos administradores também na gestão pública. Em contrapartida, o OSM se compromete a divulgar a marca do CRA-PR entre seus apoiadores, participar e colaborar quando possível na divulgação de atividades e eventos em favor da gestão pública, do controle social e da transparência para a correta aplicação de recursos públicos. Como resultado, nos dias 1º e 2 de setembro, o Observatório deu treinamento para a comunidade, agora com a participação de mais profissionais da Administração.

Adm. Fabrízio Meller da Silva com o presidente do CRA-PR, Adm. Sérgio Pereira Lobo


AGOSTO/SETEMBRO | 2021

CÓDIGOS MALICIOSOS (VÍRUS/MALWARES) – Por Rafael Vianna | Analista De Sistemas do CRA-PR

Assim como se diz que “a arte imita a vida”, o mundo digital – em grande parte –também o faz. Basta olhar atentamente para a forma como golpes e fraudes digitais ocorrem para perceber que eles nada mais são do que as enganações da vida digitalizadas. Não obstante, além de pandemias de vírus genéticos, tem-se que lidar com infecções cibernéticas e aprender como se defender dessas ameaças digitais que podem causar tanta dor de cabeça quanto as naturais. Em primeiro lugar, é interessante entender de onde vieram os malwares. Originados em pesquisas acadêmicas e em experiências de entusiastas, esses códigos buscavam entender e explorar as formas de alterar o comportamento dos computadores. Fora do mundo acadêmico, os primeiros vírus conhecidos – em grande parte – buscavamnada mais que chamar atenção, incomodar o usuário e tirar sarro da

situação – comoforam os casos dos famosos “ping-pong” e “cascade”. Em suma, era a busca pelo “estado da arte”, pelo vírus que seria capaz de ganhar mais espaço e ser o mais marcante.Posteriormente, o número de interessados em códigos maliciosos cresceu, assim como os motivos envolvidos em seu uso, passando de mera “arte” a interesses ilícitos. Começaram, então, a manipular arquivos e programas, visando desestabilizar sistemas. Porém, até este momento, os danos limitavam-se às máquinas infectadas. O salto para anova era dos códigos maliciosos se deu com a capacidade adquirida de se obter ocontrole remoto dos dispositivos e manipular os dados das pessoas. Dessa forma, osperigos e as possibilidades se tornaram infinitas, ganhando escala global, sem se limitarmais a um computador ou uma rede infectada. Assim como um dispositivo pode

15


16

BOLETIM DO CRA-PR | No 243

sercontrolado do outro lado do mundo, os dados também podem ser enviados para lá. Por fim, resta saber que, assim como a tecnologia continuará evoluindo, os códigos maliciosos também o farão. Contudo, nem tudo está perdido: a indústria e os governostêm percebido a importância da cyber segurança e investido cada vez mais nodesenvolvimento de mecanismos de proteção (como antivírus de nova geração, IDS eIPS) e legislação cibernética (como a GDPR e a LGPD). Dessa forma, resta a velha máxima de que prevenir é melhor que remediar, o que, no caso, significa que é preciso buscar conhecer quais são os códigos maliciosos mais comuns e como investir na devida proteção. Principais códigos maliciosos Vírus O que é: um código que insere cópias de si mesmo dentro do código de outros programas ou arquivos. O programa infectado continua, em geral, funcionando como o usuário espera, porém passa a executar também – em segundo plano – as atividades contidas no código embutido pelo vírus. Como funciona: um vírus não entra em operação sozinho, mesmo que se baixe umarquivo infectado, pois fica encubado aguardando a execução do arquivo para ser ativado. É preciso que o usuário execute explicitamente o arquivo para que ele entre em execução. Ao entrar em execução, o vírus busca programas e arquivos com vulnerabilidades específicas para inserir cópias de seu código neles e continuar se propagando. Após a infecção, o vírus pode permanecer escondido esperando umcomando remoto do atacante, aguardando uma data para ativação, ou pode executar atividades pré-programadas. As atividades maliciosas executadas podem ser variadas eem geral envolvem manipulação e roubo de dados. Worm O que é: diferentemente do vírus, este é um pro-

grama completo. Seu objetivo éconsumir recursos de rede e computacionais se propagando pelas redes de computadores e infectando máquinas através de vulnerabilidades dos sistemas. Ao infectar uma nova máquina, o worm cria cópias de si e tentar enviá-las novamente pelarede. Como funciona: primariamente, sua infecção ocorre pela execução indevida doarquivo malicioso. Ao entrar em ação, o programa busca novos alvos com o uso de técnicas como scans de rede ou aplicações. Após a identificação dos alvos, são realizadas cópias de si mesmo e iniciadas as tentativas de envio por meio das vulnerabilidades existente. As cópias enviadas pelo worm podem ser ativadas pela exploração de vulnerabilidades contidas em sistemas nas máquinas de destino ou pela abertura indevida pelo usuário. O worm não se insere em outros arquivos ou programas, mas utiliza as vulnerabilidades existentes para se propagar, ele é o próprio arquivo replicado e enviado. Bot O que é: um malware que permite o controle remoto de um dispositivo a partir de comandos enviados via rede. Em geral, a infecção por um bot não visa apenas o roubo de dados da máquina, mas também transformá-la em um “robo” ou “zumbi” que será utilizado pelo atacante para realizar ataques. Quanto maior o número de máquinas infectadas, maior será a botnet (rede ou exército de zumbis) construída e maior será o poder de ataque do invasor. Como funciona: de forma semelhante ao worm, o bot é um programa completo que entra em atividade ao ser executado erroneamente pela vítima ou através de alguma vulnerabilidade de um sistema instalado na máquina após outro computador da rede serinfectado. Ao entrar em ação, ele busca enviar cópias de si pela rede pela realização descans e buscas de conexões e vulnerabilidades existentes em outras máquinas. As ações mais comuns realizadas por bots são envio de spams,


AGOSTO/SETEMBRO | 2021

ataques de DDOS (Distributed Denial of Service) e camuflagem da identidade do atacante, repassando os ataques desejados. Spyware O que é: um programa que tem por finalidade espionar as atividades do usuário ecoletar dados sobre o equipamento, o usuário, os programas usados e as atividades realizadas para enviá-los a terceiros. Pode ser instalado no computador ou estar contido em outros programas, por exemplo no navegador web. Como funciona (mais comuns): Keylogger – captura tudo o que é digitado noteclado do usuário, salva e então envia para o atacante. Screenlogger – é uma evolução do Keylogger criada para superar o uso de teclados virtuais ou autenticações em que ousuário clica na senha em vez de digitá-la, capturando a tela do usuário no momento em que o mouse ou o teclado são utilizados. Adware – programas ou extensões, geralmente web, que monitoram a atividade do usuário para apresentar propagandas e tentar direcionar/induzir as escolhas da vítima. Backdoor O que é: um programa ou mecanismo incluído após ataque ou infecção paragarantir que o invasor possa voltar a se conectar com a máquina de forma fácil e direta. Como funciona: pode ser incluído sozinho por programas ou arquivos infectados, porém é mais comum que seja instalado por um atacante manualmente ou por outromalware que previamente infecte o computador. Cavalo de Troia O que é: um programa “impostor”, com todas as características e funcionalidadesdo programa legítimo, porém executa também ações maliciosas. Os trojans, comotambém são conhecidos, não entram em atividade sozinhos (em regra) e neces-

sitam quea vítima os execute de forma equivocada (ou que um atacante os instale). Ao serem executados, provêm ao usuário todas as atividades para as quais foram projetados e das quais o usuário necessita, mas em segundo plano executam ações como ações adicionais como baixar outros códigos maliciosos da internet, instalar backdoors, alterar arquivos, redirecionar a navegação do usuário, entre outros. O que os torna tão perigosos é que podem ser utilizados em quase todos os tipos de arquivos ou programas. Rootkit O que é: um conjunto de programas e mecanismos que permitem a permanência de um invasor ou malware em uma máquina. Seu foco não é invadir um equipamento oureplicar a invasão, mas manter o controle da máquina em sigilo. Como funciona: em geral, possui mais de uma “parte” com funções que podem ser apagar logs do sistema para esconder a presença da invasão, instalar outros códigos maliciosos (como backdoors), alterar a configuração do sistema e o conteúdo de arquivospara manipular o funcionamento do equipamento, etc. Como se proteger de códigos maliciosos: primordialmente, use um antivírus de qualidade – inclusive nos celulares – e o mantenha sempre atualizado. Não utilize programas pirata e de origem duvidosa. Desative o download automático de arquivos em navegadores e a execução automática de mídias removíveis nos computadores. Desative a execução automática de macros em aplicativos de escritório. Verifique sempre se quem enviou o arquivo queria mesmo enviá-lo e se você esperava receber tal arquivo.Mantenha todos os programas sempre atualizados. Utilize, se possível, firewall ou IPS para evitar conexões indevidas de malwares através da rede. Se tiver dúvidas, não abra oarquivo ou clique nos links indicados. Realize scans periódicos com o antivírus no computador.

17



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.