Page 1

Ano 1, nº 8, 1 de março de 2011

Refletindo sobre a atuação do Projeto Cuidando do Futuro no ano de 2010, concluímos que é preciso, nesse primeiro momento de 2011, reacender o farol dos Pontos de Luz, tornar as Casas do Meio do Caminho uma realidade atuante nos municípios de Santa Luzia e Itapecuru-Mirim, e fazer a cidade adotar o hospital como ‘seu’, diminuindo o muro que o separa da cidade. Registramos aqui algumas ações realizadas, na incansável tentativa de atingir nossas metas e, consequentemente, reduzir a mortalidade infantil neonatal no Estado do Maranhão. Confira!

Jan, 31 – SÃO LUIS. Reunião de Planejamento das ações do Projeto para os meses de fevereiro e março de 2011. Discussão dos diários de campo realizados nos hospitais dos municípios de Presidente Dutra, Chapadinha, Timon, Buriti, Bacabal, Vargem Grande, Coroatá e Santa Inês, discutindo estratégias para facilitar a interação das comunidades com os hospitais. A reunião contou com a presença dos Educadores do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) e a equipe do Projeto Cuidando do Futuro.

- Visite o nosso Blog: www.projetocuidandofuturo.blogspot.com.

Fev – PAÇO DO LUMIAR. Reunião na Secretaria Municipal de Saúde, com a participação de coordenadores dos Programas da Atenção Básica do Estado e dos coordenadores da Atenção Básica do Município. Foram discutidas questões referentes a garantia de assistência em saúde às comunidades, na tentativa de encontrar uma proposta de parceria entre as coordenações, com o compromisso de maior empenho do Estado no apoio ao sistema de saúde do município. Na oportunidade, aproveitando a presença do diretor da unidade mista do Maiobão, Dr. Phio Camarão, foi solicitado desta instituição, atender com resolutividade os partos das gestantes deste município, proposta esta que ficou de ser avaliada e posteriormente discutidas com as partes interessadas. Estas discussões foram coordenadas pela Secretária Adjunta de Ações Básicas em Saúde do Estado, Cristina Loyola, e pela Secretária Municipal de Saúde, Mauriane Moura. (foto abaixo)

CUIDANDO DO FUTURO NAS REDES SOCIAIS

O Projeto Cuidando do Futuro agora faz parte de algumas das principais redes sociais do mundo: Twitter, Orkut e Blog. Na tentativa de manter canais abertos de comunicação e divulgação de suas ações, o Projeto aposta nessas novas formas de interação, fomentando discussões e troca de experiências no trabalho e cuidado em saúde. - Siga-nos no Twitter: @CuidandoFuturo www.twitter.com/CuidandoFuturo - Adicione nossa comunidade no Orkut: Amigos do Cuidando do Futuro

Fev, 8 – ITAPECURU-MIRIM. Visita do Prof. Tião Rocha, presidente do CPCD, e da Profª Cristina Loyola, coordenadora geral do Projeto, ao município (foto abaixo), objetivando a divulgação da Casa do Meio do Caminho. Com a presença de Pontos de Luz, Presidentes de Associação de Moradores, Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, Coordenadores da Secretaria de Saúde e profissionais do Hospital ‘Adélia Matos Fonseca’, a visita contou com a cobertura da emissora local de TV que a divulgou no programa noturno ‘Notícias da Saúde’. 1


Ano 1, nº 8, 1 de março de 2011

Da equipe do Projeto Cuidando do Futuro, estiveram presentes Janete Nakatani, Coordenadora Técnica, Ledjane Leite, responsável técnica pelo município, os Anjos da Guarda, Patrícia Resende e Aurelice Fonseca, e todas as Cuidadoras Solidárias. Ao final, as pessoas foram convidadas a visitar a Casa.

Fev, 9 – SANTA LUZIA. Acompanhados de Janete Nakatani, coordenadora técnica do Projeto Cuidando do Futuro, Prof. Tião Rocha e Profª Cristina Loyola participaram, na Praça do Meio Caminho, de uma roda de conversa onde a Casa do Meio do Caminho (foto abaixo) foi apresentada e os Cuidadores Solidários expuseram o andamento de suas atividades junto à comunidade. Já no auditório da Escola ‘Acadêmicos José Sarney’, os visitantes uniram-se a Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde, para uma discussão sobre os novos rumos do Projeto no município e sobre a possível formação de um grupo de “Amigos do Hospital”. Por fim, visitaram o Hospital Municipal ‘Pedro dos Reis Fernandes Neto’, onde foram constatadas significativas melhorias na estrutura.

Jan e Fev – SÃO LUÍS. Oficina de texto para os Anjos da Guarda, coordenada pela Professora Doutora da Universidade Federal do Maranhão, Veraluce Lima dos Santos, para análise e revisão dos capítulos do livro do Projeto, a ser lançado no 1º semestre de 2011. (foto abaixo)

BALSAS – Pontos de Luz fazem um Clarão! A enfermeira Maria Luiza Nunes, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, da Unidade Básica de Saúde da ‘Trizidela’, tem feito um minucioso levantamento de voluntários (Pontos de Luz). Com isso, o transporte de gestantes e puérperas vem sendo realizado gratuitamente pelos Pontos de Luz identificados. Em reunião periódica, esses voluntários dividem suas experiências e expectativas em relação ao Projeto. Desse exercício, foram elaborados dois livros: ‘Diário de Luz’, com a transcrição dos relatos, e ‘Pontos de Luz’, com o registro de contatos constantemente atualizado dos voluntários.

Fev, 10 – SÃO JOSÉ DE RIBAMAR. Solenidade de entrega de enxovais doados pelo Projeto Cuidando do Futuro, a 70 mulheres, entre gestantes e puérperas. O Prefeito, Gil Cutrim e a secretária municipal de saúde, Cristina Moreira Lima, discursaram sobre a relevância do Projeto na transformação do cuidado em saúde, e a necessidade da continuidade das ações. Na oportunidade, a responsável técnica do Projeto no município, a enfermeira Patrícia Sampaio, apresentou o vídeo institucional e explanou sobre as atividades já realizadas ali. Também 2


Ano 1, nº 8, 1 de março de 2011

estiveram na solenidade, os secretários municipais de Juventude, de Transportes e de Turismo, além dos Agentes Comunitários de Saúde, Cuidadores Solidários e Anjos da Guarda.

co Pinheiro, responsável técnica no município, Assunção Melo, entre outros.

__________________________________________

Fev, 10 – SÃO LUÍS. Reunião do Professor Tião Rocha com a coordenação e os supervisores do Cuidando do Futuro. Na oportunidade, foi debatida a continuidade das ações do Projeto e necessidade de intensificação das formas de divulgação, através da inserção em redes sociais e aprimoramento do mailing.

Este é um Projeto do

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO Parceiros: Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social Secretaria Estadual de Saúde Secretaria Adjunta de Atenção Básica Fundação Sousândrade de Apoio a UFMA Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento Secretarias Municipais de Saúde

Rua Jorge Damus, nº 257, Caratatiua – São Luís, MA (98) 3253 6750 / 3253 6662 cuidandofuturo@saude.ma.gov.br

Fev, 23 – CODÓ. Entrega de kits de enxovais (foto

Este informativo contou com a contribuição de Cristina Loyola, Fernanda Carneiro, Ledjane Leite, Ana Lúcia Chaves, Assunção Melo, Janete Nakatani, Nestor Fonseca, Luana Campos e Jamesson Ferreira.

abaixo). A solenidade foi enriquecida com um belo café da manhã e orientações sobre cuidados com os recém-nascidos. Foram realizados também, por um grupo de enfermeiros, testes rápidos de HIV em gestantes e puérperas. O evento contou com a presença do Secretário de Saúde, Cláudio Paz, diretor do Pronto Atendimento Médico (PAM), Sr. Chi3

Cuidando Notícias | Ano 1 - nº 8  

Informativo Cuidando Notícias | Ano 1 - nº 8 - Projeto Cuidando do Futuro, parceria entre Governo do Maranhão - Centro Popular de Cultura e...