Page 1

COSTA NORTE 22 anos de lealdade com o leitor

R$ 1,00

www.costanorte.com.br - Edição 1272 - 1 a 7 de março de 2014 - Diretor-presidente: Ribas Zaidan

BERTIOGA

Quadrilha rouba agência bancária no paço municipal JCN

Um bando composto por dez homens armados com fuzis, fez dois guardas municipais reféns e explodiu e roubou a agência da Caixa Econômica Federal, localizada no Paço Municipal de Bertioga, na madrugada de sexta-feira, 28. A quadrilha fugiu de barco, levando o dinheiro dos caixas eletrônicos e do cofre. Os coletes dos guardas também foram roubados. O valor subtraído da agência não foi informado pela Caixa Econômica Federal. Ninguém foi preso.

PAG.13 BERTIOGA

DIRCEU MATHIAS/PMB

Bloco Banda da Costa promete muita animação no Carnaval

PAG.11

A explosão danificou toda a agência bancária e a quadrilha fugiu de barco. Polícia Federal investiga o caso

BERTIOGA

SÃO SEBASTIÃO

Indaiá e ciclovia da avenida Anchieta ganham iluminação

Ex-prefeito Juan Garcia recebe condenação O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo condenou Juan Manoel Pons Garcia por improbidade administrativa, na segunda-feira, 24. A pena é de suspensão dos direitos políticos por três anos, pagamento de multa por condenação, entre outros.

DIRCEU MATHIAS/PMB

Na quarta-feira, 26, o bairro Indaiá foi beneficiado com 64 pontos de iluminação, dentro da programação da prefeitura de Bertioga de instalar 200 novos pontos nas ruas da cidade. O primeiro bairro contemplado foi Boraceia, com 48 novos pontos. Na quinta, 27, foi a vez do acionamento-teste das luminárias de 75 postes da ciclovia, entre a avenidas 19 de Maio e Anchieta, no bairro Maitinga. O total é de 125 pontos de iluminação, que vão até o bairro Ana Paula; o projeto pretende atingir toda a ciclovia, até o Indaiá.

PAG.5

UPA do Vista Linda pode sair em sete meses

BERTIOGA

Incentivo ao esporte na Riviera DIVULGAÇÃO

BERTIOGA

Unidade, que será construída em área de 1,4 mil m², na rua Eduardo Correia da Costa Júnior, entre a rodovia Rio-Santos e a avenida Anchieta, terá capacidade para até 150 atendimentos, e médicos em 24 horas de funcionamento.

PAG.6

PAG.9

No Indaiá, a empresa instalou o equipamento e a iluminação foi disponibilizada na hora RENATA DE BRITO/PMB

GUARUJÁ

Prefeitura retoma as obras da avenida Oswaldo Cruz PAG.6

PAG.6 DIVULGAÇÃO POLÍCIA CIVIL

BERTIOGA

Você conhece estes homens? PAG.13


2 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

| jornal Costa norte

Cuidado ao volante A Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), estima que entre 390 e 520 mil veículos utilizem as rodovias para descer a serra em direção à Baixada Santista durante o feriado de Carnaval. Com tanta movimentação na região, nunca é demais ter prudência ao volante. Se beber, não dirija! ediToRiAl

ARTigo

Tempos carnavalescos Chegamos ao Carnaval, a alegre festa esperada por muitos. O intenso calor destes dois primeiros meses de 2014, mais a temporada de verão, com um grande número de turistas, a reforma do mobiliário urbano da cidade, e a atratividade proporcionada pelo mar e pelas belezas naturais, indicam que a Festa de Momo, em Bertioga, será movimentada e muito alegre. Tal cenário otimista se justifica haja vista a temporada de verão diferenciada que tivemos. Constantes são os depoimentos dos empreendedores do comércio e do setor de serviços da cidade dando conta de que os resultados são muito satisfatórios. Não é para menos, as praias apresentam excelente balneabilidade, e as intervenções urbanísticas deram um novo visual para a cidade, agora mais bonita e gostosa de se viver e visitar. Temos jardins na praia, ciclovias, melhor iluminação nas vias públicas, novo calçadão à beira do canal e um atracadouro de balsas mais condigno com a cidade. Sim, tudo novo e, parte disso, com a assinatura do renomado arquiteto Ruy Othake, garantia de um status a mais. Mas, como não vivemos com as lentes do Dr. Pangloss, sabemos, também, que nem tudo são flores. Os abusos cometidos na orla da praia, os preços praticados pelo comércio local, aí incluídos os ambulantes, os crimes violentos dos últimos dias e a escassez de produtos alertam para que medidas preventivas sejam adotadas. Não devemos admitir que o mobiliário urbano, tão festejado, seja maltratado. Que moradores de rua, transeuntes incivilizados e turistas mal comportados deixem sujeira e emporcalhem o bem público. É Carnaval, teremos mais do mesmo? A festa não pode parar por uma bala de revólver; não se pode parar num leito hospitalar devido a uma doença adquirida por causa da sujeira; não pode vencer o desânimo causado pelo abandono da coisa pública. Por tudo isso, o cidadão reclama por mais polícia na rua, fiscalização na praia, nos jardins, nos espaços públicos. Suplica-se por mais atenção para com a nossa cidade. Este cidadão também tem seus deveres a cumprir: aconselha-se moderação, cuidados com o sol, com a comida, com os excessos. Atenção, comerciante, com o abuso nos preços; atenção, prestador de serviços, com o valor de seu trabalho. O Carnaval vai passar e, porque queremos estar juntos por muitos carnavais mais, é bom trilhar o caminho do meio.

Região

Sabesp pede fim do desperdício da redação

S

egundo feriado de maior movimento para o litoral paulista, espera-se, neste Carnaval, entre 1,5 milhão a 2 milhões de turistas, além do contingente de 1,7 milhão de moradores. E um dos reflexos da estação mais quente do ano é o aumento do consumo de água, que nesta temporada de verão, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), já superou os 350 litros por habitante/dia, mais que o triplo do recomendado pela ONU (de 110 litros por habitante/dia). Diante disso, a companhia destaca a importância da colaboração de moradores e turistas que passarão o Carnaval na região para o uso consciente da água, mudando pequenos hábitos do dia a dia que economizam volumes significativos para o bolso e para a preservação dos recursos hídricos. A estatal promete montar um esquema especial para garantir o funcionamento pleno dos sistemas de saneamento e o bom atendimento à população.

Um grupo formado por mais de 400 técnicos vai trabalhar em esquema de plantão 24 horas; atendentes móveis (com motocicletas) tornarão mais rápido o caminho ao local da ocorrência. Além disso, serão usados 11 geradores de energia elétrica e 89 equipamentos automotivos, entre mini retro, retroescavadeira, empilhadeira, caminhões-pipa (45 unidades) e outros equipamentos acoplados. evite o desperdíCio e eConomize água: - Escove os dentes com a torneira fechada; - Tome banhos curtos, de 3 minutos; - Utilize apenas a vassoura. Não use mangueiras para limpar quintais e calçadas; - Não lave carros; - Procure utilizar a máquina de lavar roupas em toda a sua capacidade; - Verifique as instalações hidráulicas internas do imóvel, evitando vazamentos.

eXPedieNte

JorNal CoSta Norte Redação e Publicidade: Av. 19 de Maio, 695, Sala 1C – Jd. Albatroz Bertioga/SP – CEP.: 11.250-000 - Fone/Fax: (13) 3317-1281 E-mail: jcnorte@uol.com.br, costanorte@costanorte.com.br Diretores: Ronaldo Berlofi Zeidan e Roberto Berlofi Zeidan Edição: Eleni Nogueira (MTb: 47.477/SP) Impressão: Diário do Grande ABC Circulação: Baixada Santista e Litoral Norte

as páginas sociais são de total responsabilidade de seus autores, assim como a veracidade dos classificados gratuitos.

OPINIÃO

Diversão com responsabilidade

Época de carnaval combina com alegria, festa e muita “curtição”. Quando tudo isso é realizado com responsabilidade, a festa fica completa. Entretanto, o abuso do álcool e a falta de alguns cuidados importantes podem trazer sérios danos à saúde. As consequências são os acidentes de trânsito e as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), que explodem nesta época. Tais doenças são um problema de saúde pública. Elas são causadas por diferentes micro-organismos transmitidos pelo contato sexual desprotegido com um indivíduo infectado. Outra forma de transmissão está no compartilhamento de agulhas e seringas por usuários de drogas. Desde a década de 1980, a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), ou vírus da AIDS, deixou o mundo em alerta para a epidemia desta doença incurável. No Brasil, em 2013, as estimativas de infecções por transmissão sexual foram de 930 mil casos de sífilis; 1,5 milhão de casos de gonorreia; 1,9 milhão de casos de clamídia; 640 mil casos de herpes

por Claudio Murta*

genital; e 685 mil casos de condiloma acuminado. Já os registros de HIV chegaram a quase 40 mil notificações de casos novos. As DSTs não escolhem faixa etária, condições socioeconômicas ou educacionais. Atualmente, o HPV e a sífilis estão entre as DSTs mais comuns atendidas nos consultórios médicos. O HPV é um vírus que causa verruga nos órgãos genitais, e pode provocar o câncer de colo de útero nas mulheres. Porém, é preciso ficar atento também às uretrites, cujos principais sintomas são a dor ao urinar e a secreção pelo canal uretral, causadas principalmente por gonorreia e clamídia. Neste Carnaval, vamos aproveitar as festas e quebrar a cadeia de transmissão das DSTs. Tais doenças podem ser evitadas com uso do preservativo em todo ato sexual. O preservativo forma uma barreira que impede a transmissão e quebra esse ciclo vicioso. Apesar de simples e barato, o preservativo encontra diversas barreiras infundadas e só tem um motivo para não ser usado: a desinformação.

* Claudio Murta é urologista e coordenador do Centro de Referência da Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde, administrado em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM)

Após o Carnaval, acerte as contas com o Leão da redação

D

ia 6 de março tem início o prazo para a entrega de declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2014. Dia 30 de abril é a data final para o compromisso do contribuinte com o fisco, a exemplo dos anos anteriores. Dia 28 passado, foi a data limite para as empresas fornecerem o informe de rendimento anual de seus empregados. Quem ainda não recebeu, pode cobrar. Dentre as mudanças para a prestação de contas com o Leão, este ano, está a atualização dos rendimentos tributáveis, que tiveram reajuste de 4,5% - passaram de R$ 24.556,65 para R$ 25.661,70. Isso significa que, quem teve renda anual maior do que esse último valor, em 2013, terá de declarar. Também será obrigado a fazer o envio à Receita quem teve rendimentos isentos, não tributáveis ou tributos exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil (como indenizações, por exemplo). Da mesma forma, os que tinham em

ARTigo

dezembro bens que superem R$ 300 mil, e quem obteve ganho de capital ao vender bens ou direitos ou investiu em Bolsa de Valores no ano passado devem

enviar informações. A receita prevê aumento do número de declarações a ser entregues neste ano para 27 milhões, contra 26 milhões, no ano passado.

IR

Banco Central não é retranqueiro

A cada reunião do Copom, como a da terça e quarta-feira passadas (25 e 26 de fevereiro), os empresários, trabalhadores, investidores e todos aqueles com intenção de financiar algum bem ou fazer aplicações financeiras ficam ansiosos pela divulgação da Selic. Os encontros do Comitê de Política Monetária (Copom) até parecem jogo da Seleção Brasileira neste ano da Copa do Mundo, mobilizando a atenção nacional. Ultimamente, contudo, os encontros não têm causado surpresa, pois o resultado é sempre favorável aos juros altos. Nesse intrincado jogo contra o recrudescimento da inflação, o Banco Central e o Copom não podem ser taxados de retranqueiros pela imprensa e toda a galera... Fechar-se na defesa da Selic elevada é o que lhes resta num cenário em que União, estados e municípios demonstram total indisciplina tática quanto à política fiscal. O governo federal corta despesas aquém do desejável e anunciou o cumprimento da meta de superávit primário aos 45 minutos do segundo tempo, enquanto prefeituras e governos estaduais sequer conseguiram cumprir tal objetivo, nem na prorrogação. E, de quebra, liberaram-se os supersalários no Congresso Nacional. Gastando acima do que deveria, o setor público brasileiro aumenta sua dívida e tem de pagar mais pela sua rolagem no mercado financeiro. Cria-se um grave círculo vicioso! Toda essa pressão recai sobre o Banco Central, que adota as medidas necessárias para atender a sua prioridade absoluta, ou seja, impedir o aumento da inflação, o pior de todos os males. Infelizmente, essa tática defensiva tem efeitos colaterais inevitáveis. Dentre eles, o que mais afeta e incomoda a torcida brasileira

O diretor-executivo da Confirp Consultoria Contábil Richard Domingos dá uma dica: “Os primeiros dias são os mais interessantes para o envio e, isso, por dois motivos: quem entrega o material com antecedência receberá sua restituição antes, além disso, em caso de problemas, o contribuinte terá tempo para resolvê-los, evitando a necessidade de realizar uma declaração retificadora, depois do prazo de entrega”.

CertifiCação digital Os contribuintes que possuem certificado digital, cerca de um milhão de trabalhadores, poderão contar com este benefício da Receita Federal na hora de preencher a declaração de Imposto de Renda automaticamente, só necessitando da validação. No futuro, isso será repassado para todos os contribuintes que optam pelo modelo simplificado. Quem não quiser ter a declaração pré-preenchida não precisará do certificado, que custa pelo menos R$ 100.

por Antoninho Marmo Trevisan*

é o modesto placar do PIB, com ínfima performance em 2013. Há direta correlação entre a expansão da produção e a geração de riqueza com a variação da taxa de juros. Quando alta, esta é como uma bola de efeito, que vai ziguezagueando entre os mercados, setores de atividade, bancos, investidores e todos os elos da economia, e acaba entrando no gol. Não há como conciliar juro alto e crescimento substantivo. Em 2014, a manutenção da Selic em patamares elevados é ainda mais preocupante, pois se soma a outros fatores conjunturais que conspiram contra nosso PIB. O primeiro deles é a drástica redução nos índices pluviométricos neste verão, ameaçando os níveis das barragens das hidrelétricas, ressuscitando a ameaça de apagões e/ou do encarecimento da energia elétrica. E, como se sabe, esse é um dos fatores inibidores de investimentos. Há que se considerar, ainda, a nova política monetária dos Estados Unidos, que passa a atrair mais interesses do capital internacional, reinvertendo o fluxo dos investimentos, que buscaram muito o Brasil após a crise mundial de 2008. Outro fator a ser levado em conta é o ano eleitoral, que sempre aguça as especulações entre os agentes do mercado, ao léu das pesquisas e dos debates. Assim, em meio às incertezas, é natural que as projeções e expectativas sejam permeadas de ceticismo, como a do avanço de apenas 1,9% da produção industrial em 2014, conforme o Boletim Focus do Banco Central. Este, além de informar o mercado e defender a meta inflacionária com as unhas e os dentes dos juros altos, não tem alternativas, pois a linha burra da incontinência fiscal deixa o crescimento do PIB sempre impedido...

*Antoninho Marmo Trevisan, presidente da Trevisan Escola de Negócios, membro do Conselho Superior do MBC - Movimento Brasil Competitivo e do CDES - Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.


JORNAL COstA NORte | Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

CANAL de dReNAgem Esta semana, foi realizada a limpeza do canal de drenagem da avenida Anchieta, entre os bairros Jardim Albatroz e Maitinga. Segundo a administração pública, o serviço será realizado periodicamente em outros pontos da cidade. com o parlamentar, a bagunça das crianças que utilizam a estrutura como trampolim para banhos nas águas do canal impede a prática da pesca e do turismo. Píeres em mau estado ii Capellini também reclama de que o atracadouro da Polygon náutica, no Jardim Veleiros, está deteriorado. o vereador reivindica que a prefeitura construa outro atracadouro público no local, para melhor acomodar os turistas e pescadores. marinas sem aPoio além de pedir mais incentivo ao microempreendedor, o vereador Toninho Rodrigues (DEM) fez uma indicação na qual solicita a ratificação de áreas da zona de suporte náutico, especificamente no bairro do Indaiá. De acordo com o parlamentar, um trecho localizado na rua Manoel Mendes Ventura (aprovada 291) encontra-se em local estratégico para suporte ao turismo, e merece atenção do poder público. Banco do Povo os empréstimos da unidade do Banco do Povo de Bertioga, em 2013, foram quase 20% maiores do que no ano anterior. levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda revelou que, em 2013, foram concedidos R$ 593 mil em microcréditos, enquanto em 2012, foram R$ 501 mil. Para mais informações sobre o Banco do Povo, basta acessar o site www.bancodopovo.sp.gov.br, ou ir até a unidade de Bertioga, que fica no Espaço Cidadão-Centro (avenida anchieta, nº 392). o telefone é 3319 9712. Píeres em mau estado i o presidente da Câmara luis Henrique Capellini (PRoS) criticou a situação dos píeres da cidade. o primeiro é o licurgo Mazzoni, no canal de Bertioga (Centro). Ele pede a troca das cordas de proteção, colocação de bancos, e fiscalização. De acordo

urBanizaÇÃo Por conta da dificuldade de acesso principalmente dos trabalhadores que fazem o percurso Indaiá e Riviera, a vereadora Márcia lia (PRB) apresentou indicação para que sejam feitos trabalhos de urbanização no trecho interno que dá acesso entre as duas localidades. Ela ainda requereu do DER e do Departamento de Trânsito de Bertioga atenção especial com a sinalização no trecho da rodovia Rio-Santos que cruza o bairro Jardim Rafael, próximo á garagem da Viação Bertioga. caminhada o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e aconselhamento (CTa), realiza, no próximo dia 7, uma caminhada para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A concentração será em frente à Câmara Municipal, às 8h30. De lá, o grupo de mulheres, acompanhado por um carro de som, segue pela rua Rafael Costábile, depois avenida anchieta, seguindo até o canteiro central da avenida 19 de Maio, próximo à praça dos Emancipadores, onde encerra a caminhada. zoonozes o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fechou o mês de janeiro com 565 atendimentos a animais, entre cães e gatos. Foram realizados 178 procedimentos clínicos veterinários, 275 castrações e 112 imuni-

Coluna

alBaTRoZ

zações contra a raiva. o CCZ também realizou durante o mês a desratização em 26 imóveis, por solicitação, no Rio da Praia, Jardim Rafael e Vista linda, e atendeu a 57 chamados fora do setor. De segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, o CCZ realiza a vacinação antirrábica animal, na própria sede, que fica na rua Manoel Gajo, 2.644, no Parque Estoril. Mais informações sobre os serviços prestados pela Zoonoses podem ser obtidas pelo telefone 3316 4079.

Will Pazin

Will Pazin

Bertioga

www.costanorte.com.br > 3

Quase caindo o vereador alecrim (PR) pediu reparos no entorno de um poste localizado em frente à farmácia municipal. Segundo o parlamentar, devido a fortes chuvas, o poste ficou com a parte inferior danificada, assim como o trecho da rua onde está localizado, na praça Vicente Molinari. Ele alerta que o equipamento encontrase ao lado de um ponto de ônibus e, por estar torto, pode cair a qualquer momento.

cuBatÃo cev o vereador Ivan da Silva (PDT), o Ivan Hildebrando, presidirá nova Comissão Especial de Vereadores (CEV) para tratar dos problemas dos conjuntos habitacionais Bolsões 7 e 9; Residencial Rubens lara; e Imigrantes 1 e 2. Em 2013, o vereador presidiu uma comissão sobre o assunto e fez reuniões diversas tentando solucionar os problemas dos moradores destes conjuntos.

caminhoneiros Os vereadores de Cubatão interromperam a sessão ordinária de terça-feira, 25, para conversar com representantes de caminhoneiros, e trabalhadores de oficinas mecânicas do Jardim Casqueiro. Eles protestavam contra o fim do estacionamento para caminhões em algumas ruas do bairro.

cação Ambiental, avenida Prestes Maia s/n – Tombo); e da Rodoviária (avenida Santos Dumont, s/n – Santo Antônio), atenderão munícipes e turistas das 9 às 17 horas. outras informações pelo telefone 3344 4600.

uti unidade de Terapia Intensiva (uTI) dentro da unidade Básica de Saúde (uBS) da Vila dos Pescadores. Este é o pedido do vereador Ricardo de oliveira (PMDB), o Ricardo Queixão, em requerimento aprovado na sessão ordinária de terça-feira. o pedido do parlamentar deve-se ao fato de que o bairro é atravessado por uma linha férrea, o que pode eventualmente atrasar socorros e o transporte de doentes ao pronto-socorro municipal.

santos O Projeto de Lei 118/2013, que prevê a proibição do uso de aparelhos de som portáteis ou instalados em veículos automotores estacionados nas vias públicas de Santos, foi aprovado em sessão ordinária da Câmara Municipal. Intitulada como ‘lei do Silêncio urbano’, a proposta tem autoria do vereador Douglas Gonçalves e foi apresentada em junho de 2013. O Poder Executivo deve regulamentar a lei no prazo máximo de 60 dias, contados da data de sua publicação, com entrada em vigor a partir de então.

guarujá

sÃo seBastiÃo

mais seguranÇa o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo Fernando Grella afirmou que Guarujá vai ter reforço no policiamento durante o período do Carnaval, e que a cidade ganhará mais policiais militares após a contratação de seis mil novos policiais, dentro do plano de segurança do estado. o anuncio foi feito durante encontro ocorrido na quarta-feira, 26, na sede da secretaria, em São Paulo, com o vice-prefeito de Guarujá Duíno Fernandes e com o secretário municipal de Defesa e Convivência Social Wagner Pereira da Silva.

taxa de PreservaÇÃo Os vereadores de São Sebastião aprovaram, na sessão do dia 25, a Moção de Apelo 001/14, de autoria do parlamentar Ernane Primazzi (PSC), solicitando providências ao prefeito de Ilhabela Antônio Colucci, referente à taxa de preservação ambiental cobrada em seu município. De acordo com Ernaninho, a medida está prevista na Lei Municipal 547/2007, de 1 de março de 2008, entre outras coisas, com o objetivo de limitar a entrada de veículos no arquipélago, mas ele não concorda que os moradores de São Sebastião sejam obrigados a arcar com mais essa despesa, além do pedágio.

informaÇões turísticas Não haverá alteração no horário de atendimento nos postos de informação da cidade. as unidades da praia das Pitangueiras, na Secretaria Municipal de Turismo (avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 723 - Centro); da praia do Tombo – Bandeira Azul (no Núcleo de Edu-

iPtu i o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou, na quarta-feira, 26, provimento ao agravo regimental interposto pela Fiesp/Ciesp, que questionava decisão do desembargador relator Márcio Bartoli, proferida

Placas de ruas

A fim de evitar confusões relacionadas a nomes de ruas e melhorar o trabalho dos entregadores desorientados, o vereador Pacífico Jr (PROS) reapresentou uma antiga indicação para que sejam colocadas placas indicativas em ruas, praças e avenidas. Ele defende que esta medida ajudará a “embelezar a cidade”.

na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 200461866.2014.8.26.0000, decidindo pela manutenção da eficácia da lei Complementar Municipal nº 167/2013, que trouxe alterações aos valores venais dos imóveis no município de São Sebastião/SP. iPtu ii o voto do desembargador relator foi acompanhado por unanimidade pelos demais desembargadores integrantes do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo. Com esta decisão, a Lei nº 167/2013, que aumentou os valores venais dos imóveis no município de São Sebastião, permanece com sua eficácia mantida, pelo que a cobrança do IPTu e os respectivos carnês enviados aos contribuintes deverão ser pagos regularmente. rio BoiÇucanga a qualidade do esgoto tratado e despejado no rio Boiçucanga, costa sul de São Sebastião, foi uma das preocupações da comunidade do bairro de mesmo nome abordadas pelo vereador Ercílio de Souza (SDD) no Requerimento nº 60/2014, aprovado na sessão de terça-feira, 25. Ele solicitou à administração municipal que envie ao legislativo informações sobre como estão sendo realizados os testes, além de dados sobre a qualidade do esgoto tratado e despejado no rio. regiÃo juros reduzidos o governador Geraldo alckmin anunciou, na segunda-feira, 24, no Palácio dos Bandeirantes, redução da taxa de juros do Banco do Povo Paulista (BPP) de 0,5% para 0,35% mensais. Quando foi implantado, em setembro de 1998, o BPP cobrava taxa de juros de 1% ao mês. Em setembro de 2009, houve redução para 0,7% e, em novembro de 2011, caiu a 0,5%.


4 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

Social

| COSTA NORTE

“A escola de samba com seu enredo, o formato do espetáculo, é a síntese de todos os signos da vida cultural brasileira. Ela consegue se manter porque se transforma.” Haroldo Costa

Alto Astral

Por Durval Capp Filho durcapp@gmail.com

AS MEMÓRIAS DE UM GUARDA-ROUPA Eis o tema apresentado pelo Castelinho Atelier: um mix de brechó, antiquário, atelier de arte e fantasias de épocas. As moçoilas desfilaram fantasias de época e sugestões de fantasias para o Carnaval.O desfile elencou desde a década de 1900 até os anos 2000, finalizando com a contemporaneidade das excêntricas produções brechó Castelinho (by Gaby Ramos), tudo em prol do Centro Profissionalizante Santo Antônio (CPSA).

Vanessa Faro homenageou sua mãe como na década de 1980

Charles Chaplin nos idos de 1930, figura performática

A jovem Lígia caracterizou-se como “dama” dos anos 1910

Fantasia de Vivian: “Uma linda mulher”, de 1990

Admiráveis bailarinas de Can Can (ano de 1900)

Katy Perry (dos anos 2000)

Fantasia de Betty Boop (meados de 1930)

Holly (Bonequinha de Luxo), marca dos anos 1960

A artista plástica Bel Braga exibiu o correto contemporâneo (by Gabi Ramos)

Amy Winehouse, ícone dos anos 2000

imento l a r o p Abada raia FM - Trio Elétrico e d a c P Tro - Rádio ca: Krill ulando de tro

rá circ Trio esta ntos, exceto o a d n u g me go e Se a dos ali , Domin ar a troc tu fe e Sábado ra çucar irros pa Sal e A pelos ba M! RAIA F ões da P ç o m ro p ado nas Fique lig

Pontos


JORNAL COstA NORte | Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

www.costanorte.com.br > 5

MAis MédiCOs Cambury, na costa sul de São Sebastião, será o primeiro bairro do município a receber um profissional do programa Mais Médicos. Monica Aguirre, médica argentina, foi recebida na sexta-feira, 28, pelo prefeito Ernane Primazzi, e também pelo secretário de Saúde Urandy Rocha Leite.

COMUNIDADE

reGIÃO

Condesb elege novo presidente mAyumi KitAmurA

Na reunião do conselho também foram homologados R$ 296 mil, para o programa Praia Acessível, em Bertioga

Pela primeira vez conselheiros escolheram o presidente por votação, desde a criação do órgão, em 1997

Mayumi Kitamura

O

Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) elegeu seu novo presidente, o prefeito de Itanha-

ém Marco Aurélio Gomes, que sucede a prefeita de Peruíbe Ana Maria Preto. O eleito disputou o cargo com a prefeita de Cubatão Marcia Rosa, e marcou a história do Condesb, por ser o primeiro escolhido

por votação, desde a criação do órgão, em 1997. Os demais presidentes foram designados por aclamação. Marco Aurélio, que também é o prefeito mais novo da história de Itanhaém, inicia seu

mandato com projetos de integração, principalmente porque, neste ano, deve ser concluído o trabalho de apresentação do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista (PMDE-BS).

“Quando falamos de integração, nos referimos à importância de os prefeitos se unirem para que possamos apresentar trabalhos que venham ao encontro das necessidades de toda a região metropolitana”, disse. Para seu mandato, com validade até o dia 26 de fevereiro de 2015, o prefeito tem expectativas de aumento da segurança na região: “O governo do estado está concluindo um trabalho interessante com relação ao sistema de monitoramento das regiões metropolitanas, e aguardamos um sinal positivo para o estado assumir este investimento também na Baixada Santista”, revelou. Ele ressaltou que esta é uma das prioridades do órgão, que pretende, ainda, conhecer o processo, seu valor e a origem do investimento. recursOs Na reunião que definiu o novo presidente do Condesb, foram homologados dois projetos, um para a destinação de R$ 804.465,39 para a reforma do centro de convenções de

Itanhaém, e de R$ 296 mil, para o programa Praia Acessível, em Bertioga. O conselho também discutiu e aprovou o primeiro plano de aplicação de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Baixada Santista, que determina a destinação de verbas para o primeiro semestre aos municípios. O valor aprovado para ser aplicado e dividido é de R$ 5.162.199,95. Divisão esta baseada no tamanho do município, no número de habitantes e na contribuição mensal do próprio município para o fundo. 1º Plano Aplicação de Recursos do Fundo – 2014

Bertioga – R$ 252.428,15 Cubatão – R$ 629.467,20 Guarujá – R$ 672.788,40 Itanhaém – R$ 330.828,60 Mongaguá – R$ 254.115,60 Peruíbe – R$ 282.117,60 Praia Grande – R$ 551.124,00 Santos – R$ 1.255.347,00 São Vicente – R$ 641.783,40

BertIOGa

Ex-prefeito recebe condenação

Finanças têm balanço positivo do quadrimestre

Posto Pirica II motivou as condenações

Marina Aguiar

O

ex-prefeito de São Sebastião Juan Manoel Pons Garcia recebeu uma nova condenação por improbidade administrativa, na segunda-feira, 24, pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Garcia terá como pena a suspensão dos direitos políticos por três anos, pagamento de multa por condenação, entre outros prejuízos. De acordo com o Processo nº 000449036.2012.8.26.0587, o ex-prefeito responderá por desapropriação sem interesse público. Garcia foi acusado de impedir a construção de um posto de gasolina antes de sua posse como prefeito, em 2004. O juiz da 1ª Vara Civil de São Sebastião Ivo Roveri Neto alega que Garcia não teve motivos plausíveis para o embargo. “A cada oportunidade de manifestação, a prefeitura informava um objetivo a ser implementado no local: ora alça de acesso à malha viária, ora uma praça para deleite público, ora

uma pista de skate, em seguida, eventualmente, um corredor de escoamento de exportações”, declarou o juiz. O empresário Paulo Batista da Costa de Souza, proprietário do posto localizado na avenida Manuel Hipólito do Rego, nº 1077, no bairro do Pontal da Cruz, obteve mandado de segurança e concessão da ordem para cassar o embargo. Depois de muitos recursos e dez anos de processo, o exprefeito foi condenado a pagar multa no valor correspondente a três vezes o valor da última remuneração recebida em todo o tempo de exercício na prefeitura, devidamente atualizada; e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, também pelo prazo de três anos. O caso, tratado como abuso de poder, foi negado por Garcia. Em resposta às acusações, ele esclarece que acredita em especulação

política. O ex-prefeito explica que a licença da construção do posto foi emitida em 2004, pelo então prefeito Paulo Julião, e que estava irregular devido à Lei de Uso e Ocupação do Solo vigente à época, quando não se podia construir mais de um posto de gasolina na região central. “Não houve nenhuma tentativa de prejudicar o proprietário, conforme cita o Ministério Público; não havia motivo para estar contente ou descontente com a licença do empresário, apenas não poderia permitir a construção daquele posto de gasolina, pois a Lei Municipal nº 225/78 proibia, sendo esta lei existente muito antes do meu mandato”, justificou. Garcia ainda afirma que está tranquilo quanto à acusação e vai recorrer da decisão de primeira instância, pois houve cerceamento de sua defesa. Ele alega que acabou sendo impedido de apresentar provas. Outras acusações No dia 5 de fevereiro, o exprefeito foi condenado à perda dos direitos políticos por oito anos. O caso, conhecido como “mensalinho”, decorreu em condenação, também, do ex-secretário de Obras Thales Guilherme Carlini. Eles foram denunciados pela participação em um esquema de cobrança de propina de empreiteiras contratadas sem licitação para a realização de serviços de até R$ 15 mil. A decisão, a qual cabe recurso, condenou, ainda, o então secretário de Administração Alberto Guilherme Carlini e a empresa Faber Serviços, por improbidade administrativa.

Antonio Pereira JCn

Adelson PimentA/são sebAstião

sÃO seBastIÃO

“A

s contas públicas municipais fecharam o quadrimestre com um superávit de R$ 36 milhões”. A afirmação foi feita pela secretária de Administração e Finanças da prefeitura de Bertioga Miriam Cajazeira Martins, durante audiência pública de prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2013 (outubro, novembro e dezembro), realizada sexta-feira, 28, nas dependências da Câmara Municipal. O balanço apontou R$ 303 milhões de arrecadação em execução de receitas e despesas orçamentárias da ordem de R$ 266 milhões. Segundo a secretária, as despesas estão no limite do permitido, mas isso não se deve apenas à folha salarial. “Quando fizemos a reforma administrativa, nós calculamos bem e fizemos o que de fato poderíamos fazer. O que teremos que controlar agora são as horas extras e os adicionais”.

BertIOGa

Moradores do Indaiá reclamam de descaso Antonio Pereira

A

pós duas reclamações semelhantes, divulgadas nas edições 1115 e 1131 do Jornal Costa Norte (JCN), nos anos de 2012 e 2013, respectivamente, moradores do conjunto habitacional Neda I, no bairro Indaiá, continuam com os mesmos problemas de infraestrutura. A maioria deles, relacionada a um vasto matagal existente no fundo das residências. Outra reclamação não menos importante é sobre a água que, segundo os moradores, está amarelada há uma semana. A equipe do JCN esteve no local, na quinta-feira, 27, e conferiu de perto os problemas apontados. O aposentado Valdir Piedade da Silva reclamou da falta de limpeza no bairro. “Esses dias, um cobra apareceu aqui do nada

e quase pegou minha netinha de um ano”, disse. Ele também declarou que, na última semana, a água das torneiras apresentou uma pigmentação amarelada semelhante a ferrugem. “Não dá nem para beber nem para lavar roupa”, complementou. Outro reclamante, o cozinheiro Severino Borges Ramos de Lima, também avistou uma cobra recentemente e reforça as cobranças do vizinho. “São pedidos antigos e nós não podemos deixar no esquecimento. A vala passando atrás das casas é um grande absurdo”. Em nota, a Sabesp, responsável pela distribuição de água na localidade, informou ter realizado vistorias técnicas na região na tarde do mesmo dia, onde realizou manutenção preventiva nos cavaletes dos imóveis, solucionando a situação apontada.

A companhia também garantiu a potabilidade da água fornecida a todos os imóveis abastecidos pela empresa, atendendo à Portaria 2.914, do Ministério da Saúde (quanto à distribuição de água para consumo humano), e explica que alterações na cor estão relacionadas a um fenômeno físico que pode acontecer dentro das redes de distribuição. Também por meio de nota, a prefeitura afirmou que serão realizados serviços de limpeza das ruas e roçada de mato na localidade (proximidades do Passeio das Bromélias), após o período de Carnaval. “Vale ressaltar que a Secretaria de Obras implantou uma nova logística de manutenção de ruas que irá atender todos os bairros. Nessa localidade, especificamente, a previsão é de que o serviço aconteça a cada 60 dias”.


6 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

| jornal Costa norte

novo enDereço A Casa do Educador passará, provisoriamente, para a avenida Henrique Costábile, 208, no Jardim Veleiros. O atual imóvel, na rua Jorge Ferreira, 586 (Centro) abrigará o Centro de Educação Especializado (CEE), para atender, inicialmente, um grupo de 33 crianças com necessidades especiais.

ComunidadE

Bertioga

UPA Vista Linda pode sair até setembro Novo equipamento terá capacidade para até 150 atendimentos, e médicos em 24 horas de funcionamento dirceu Mathias/PMB

Ordem de serviço foi assinada na segunda-feira, 24, pelo prefeito Mauro Orlandini

U

m avanço para o município no atendimento à saúde, em especial às vítimas de acidentes de trânsito que

ocorrem na SP-55 (rodovia Rio-Santos) e na SP-98 (rodovia Mogi-Bertioga). Assim define o prefeito Mauro Orlandini em relação à nova unidade de saúde da cidade, com previsão de

Bertioga

entrega para setembro. Ele diz: “A UPA estará estrategicamente localizada, o que agilizará o atendimento a acidentes, pois o tempo de resposta será reduzido consideravelmente, em relação

dirceu Mathias/PMB

Orlandini assina nova liberação de verba do Fehidro Da redação

O

prefeito Mauro Orlandini esteve na Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, na quarta-feira, 26, para assinar documento de autorização para o repasse de R$ 800 mil do Fundo de Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). No último dia 29, ele já

O bairro Indaiá foi beneficiado com 64 pontos de iluminação

E

sta semana, Bertioga ficou mais iluminada. Na quarta-feira, 26, o bairro Indaiá foi beneficiado com 64 pontos de iluminação, dentro da programação da prefeitura de Bertioga de instalar 200 novos pontos nas ruas da cidade. O primeiro bairro contemplado foi Boraceia, com 48 novos pontos. Na quinta, 27, foi a vez do acionamento das luminárias de 75 postes da ciclovia, entre a avenidas 19 de Maio e Anchieta, no bairro Maitinga. O acionamento foi apenas um teste e será repetido nos próximos dias, atingindo o total de 125 pontos de iluminação, que vão até o bairro Ana Paula; o projeto pretende atingir toda a ciclovia, até o Indaiá. Neste bairro, 27 ruas foram beneficiadas. Os locais atendidos já contam com postes e foram instalados os braços e as luminárias. A empresa responsável pela obra é a Reazo Engenharia e Construções Ltda., vencedora da licitação. Da mesma forma como ocorreu em Boraceia, também no Indaiá, a empresa instalou a luminária, e a iluminação foi disponibilizada na hora. “As luminárias representam muito mais que iluminação, significam segurança”, comentou o prefeito Mauro Orlandini. O vereador Antônio Rodrigues Filho acompanhou o início dos trabalhos no Indaiá e lembrou que

Conquista O Ministério da Saúde garante investimentos somente a municípios com mais de 50 mil habitantes. De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Bertioga conta, apenas, com 47 mil habitantes,

portanto, não poderia ser contemplada. Entretanto, com base em estudos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, foi comprovado que a população da cidade supera 54 mil habitantes. Os dados ajudaram nas gestões do prefeito Mauro Orlandini com representantes do Ministério da Saúde e permitiram a liberação de verbas para o equipamento. O estudo foi elaborado a partir de informações de atendimentos de urgência e emergência na rede pública da cidade e de variação da população de acordo com a quantidade de lixo coletada. Também foram consideradas as casas de veraneio que ficam ocupadas durante os finais de semana e feriados, mesmo em meses de baixa temporada, além de turistas que procuram as praias da cidade.

Bertioga

Mais luzes para a cidade

Da redação

de classificação de risco; consultórios, incluindo um odontológico; salas para suturas, medicação, inalação, radiologia e coleta de material; sala de gesso; eletrocardiograma; sala de hidratação e de urgência; salas de observação, adulto e infantil; área administrativa; almoxarifado; refeitório; e sala de repouso para funcionários. O valor da obra é de R$ 2,17 milhões, provenientes do Ministério da Saúde, por intermédio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

são processos antigos para ampliação da iluminação no bairro. “Isso é segurança e tranquilidade para a comunidade. É muito importante a prefeitura atender aos pedidos dos vereadores, que, na verdade, representam o povo”. O aposentado Antônio Fernandes Jardim mora no Indaiá há 25 anos, próximo à rua Daniel Ferreira, que dá acesso à avenida Anchieta, e se disse feliz. “Para mim é muito bom, mas fico mais satisfeito porque vejo muitas crianças passarem por essa rua à noite”. O empresário Antônio José Zacarias, que mora no bairro há um ano, também elogiou a iniciativa: “Além de demonstrar progresso, a iluminação traz muito mais segurança. As pessoas podem circular pelas ruas à noite”. Outros bairros também receberão os serviços: Chácara Vista Linda (1° e 4° setor), com 23 pontos; (2° e 3° setor) com 29; Jardim Paulista, com dois; Jardim Moreli com quatro; e Vista Linda, com 30 pontos. A empresa vencedora da licitação é cadastrada na Elektro e todo o projeto foi aprovado pela concessionária de energia elétrica. O valor total do serviço é de R$ 148 mil e será custeado pela Contribuição de Iluminação Pública (CIP), cobrada em Bertioga desde junho do ano passado, como estabelece a Lei Municipal 1.049/12. O valor arrecadado é repassado para um fundo específico de iluminação.

havia assinado outra liberação de verba no valor de R$ 1,2 milhão, também do Fundo. As verbas, no total de R$ 2 milhões, serão utilizadas para execução de obras de microdrenagem no bairro Indaiá. Serão realizados serviços de drenagem superficial, com instalação de tubulação, boca de lobo, poços

de visita, guia e sarjeta. O projeto atende duas bacias hidrográficas. As águas pluviais de ambas as bacias serão canalizadas para os canais das avenidas Lucas da Cruz Carvalho e Anchieta, e da rua do Telégrafo, obras já concluídas. Com os serviços de microdrenagem, oito ruas da região do Indaiá passarão por intervenção:

Mariano Laet Gomes; São Francisco do Sul; Rua do Vereador; Oscar Martins Pinheiro; Washington Cruzeiro de Aguiar; Prudêncio Nunes; Sabino Abdala; e David Pimenta. Ano passado, o município recebeu R$ 750 mil do Fehidro para execução de obras de microdrenagem das ruas Ivo Henrique e Ênio Barbato, no Centro.

Bertioga

guarujá

Uniformes escolares novamente serão entregues com atraso

Retomadas as obras de revitalização da Oswaldo Cruz

antonio Pereira

O

s pouco mais de nove mil alunos da rede municipal de ensino de Bertioga novamente iniciaram o ano letivo com roupas do dia a dia e uniformes de anos anteriores. Acontece que, a exemplo do que aconteceu no ano passado, os uniformes escolares para os alunos da educação infantil; ensino fundamental; e educação para jovens e adultos (EJA) ainda não foram entregues. O fato gerou reclamação dos pais e responsáveis, que conversaram com a reportagem do Jornal Costa Norte (JCN), na quintafeira, 20, quinze dias após a volta às aulas, nas imediações da EMEF Giusfredo Santini. Para a diarista Nilza Alves Barbosa, o problema é muito grande porque, além de utilizarem as roupas de uso diário, os alunos, sem o uniforme, perdem inclusive a identificação, caso se faça necessário. “É muito ruim porque, até agora, a prefeitura não nos passou uma posição. Semana passada

teve uma reunião, mas nada ficou definido”, disse. Outra que também reclama é a dona de casa Josilda Dantas: “Tem que ter a responsabilidade de entregar logo porque as crianças precisam. Isso é uma identificação”. O atraso na entrega já era uma das principais preocupações do secretário de Educação Ivan de Carvalho, que, em entrevista ao JCN, em novembro passado, quando tomou posse da pasta, apontou o serviço como uma prioridade. Na ocasião, Carvalho inclusive confirmou que o kit de uniformes seria composto por duas camisetas de meia manga; uma camiseta de manga longa; e duas bermudas, e que as meninas utilizariam short-saia. Em nota, a prefeitura de Bertioga informou que “está aguardando os uniformes e os kits escolares para os próximos dias. A data de entrega do uniforme será oficializada, por e-mail, à secretaria, pela empresa responsável pelo fornecimento, assim como a dos kits escolares. Informaremos oportunamente”.

Da redação

O

s moradores e comerciantes de Vicente de Carvalho comemoram a retomada das obras de revitalização da avenida Oswaldo Cruz. A obra é proveniente de convênio da administração pública municipal com o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), do governo de São Paulo. Durante vistoria, o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Duino Verri Fernandes explicou o cronograma de intervenções aprovado pela prefeita Maria Antonieta de Brito, com objetivo de concluir a primeira etapa das obras e, na sequência, iniciar a segunda etapa da revitalização, que prevê o asfaltamento da via até

a avenida Santos Dumont e a padronização das calçadas. O técnico em segurança eletrônica Francisco Estevan disse que a expectativa dos moradores para o retorno das obras era grande. “Todos que moram ou trabalham aqui na Oswaldo Cruz temos uma expectativa muito grande com relação às obras que estão sendo realizadas nesse momento”. Importante via da cidade, a Osvaldo Cruz possui aproximadamente 1.700 metros de extensão; em sua revitalização, foram executados mais de 1.600 metros de drenagem ao longo de toda avenida, que recebeu também 6.000 metros de guias e sarjetas novas, além de 84 rampas de acesso e mais de 150 vagas de estacionamento, graças à implantação dos canteiros centrais. Pedro rezende/PMG

Da redação

ao atendimento que ocorre no pronto-socorro, na região central da cidade”. A UPA a ser construída no Jardim Vista Linda, em uma área de 1,4 mil m², na rua Eduardo Correia da Costa Júnior, entre a rodovia Rio-Santos e a avenida Anchieta, é considerada de porte I (para cidades entre 50 e 100 mil habitantes). Terá capacidade para até 150 atendimentos, e médicos em 24 horas de funcionamento. A ordem de serviço foi assinada na segunda-feira, 24, pelo prefeito Mauro Orlandini e representantes da empresa vencedora da licitação, a Global Engenharia e Meio Ambiente Ltda. Esta semana, a empresa iniciou a preparação do terreno para a obra. A UPA contará com ambientes para recepção; sala de espera e de acolhimento; sala

Importante via da cidade possui aproximadamente 1.700m


jornal Costa norte | Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

www.costanorte.com.br > 7

Defeso Do Camarão O defeso do camarão começa neste sábado, 1, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Até o dia 31 de maio, fica proibida a pesca dos camarões dos tipos branco, rosa, santana e sete barbas. A Instrução Normativa Ibama nº 189/2008 foi criada para proteger o período de reprodução e crescimento das espécies.

AMBIENTE

BERTIOGA

Mais um supermercado à vista Estabelecimento do grupo Pão de Açúcar deve ser construído às margens da rodovia Rio-Santos Antonio PereirA

antonio Pereira

“N

ão podemos precisar uma data, mas um novo supermercado deverá ser construído em breve, em Bertioga”. A afirmação foi feita por Marisa Roitman, secretária municipal de Meio Ambiente e presidente do Conselho Comunitário de Defesa do Meio Ambiente (Condema), em reunião realizada na Casa da Cultura, na terça-feira, 25. O encontro teve a presença de aproximadamente 15 pessoas, entre representantes do poder público e da sociedade civil organizada. Também se discutiu a liberação do barcoescola da prefeitura para uso da iniciativa privada, e mais o programa Município Verde Azul, do governo estadual. Segundo Marisa, a rede interessada em expandir negócios na cidade é o Grupo Pão de Açúcar, que já tem uma loja no bairro Riviera, e que procurou a secretaria, no final do ano passado, com interesse em áreas de compensação ambiental. “Eles estiveram conosco em dezembro e, na ocasião, nós aproveitamos para pedir uma doação de equipamentos como televisores, sons e computadores para ser utilizados em ações educativas. Surpreendentemente, nós fomos atendidos com uma doação de R$ 20 mil em

Presidente do Condema divulgou que workshop do programa Município Verde Azul acontecerá nos dias 10 e 11 de março equipamentos”, ressaltou. Apesar da generosa doação, a secretária disse que não cometerá erros na aprovação dos projetos, como ela própria reconheceu ter acontecido em relação ao Supermercado Semar Center. “Naquela ocasião, nós estávamos muito empolgados com a chegada deles na cidade e acabamos por deixar algumas exigências de lado, mas nós vimos os transtornos que isso gerou e exigiremos determinados estudos como o de impacto de vizinhança”, exemplificou. Caso haja entendimento e aprovação, a nova rede deverá localizar-se na rodovia Rio-San-

tos (SP-55), na altura da avenida 19 de Maio, próximo à balança de alta precisão do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). A área, ainda não adquirida, mede 17 mil m² e pertence a um empresário da cidade.

MunIcípIO VERdE Azul Detentora do selo Município Verde Azul, pelo quinto ano seguido, a cidade realizará um workshop especial sobre o programa nos dias 10 e 11 de março. Na ocasião, Bertioga receberá três técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente que ministrarão palestras em local ainda a ser definido.

Outro tema abordado na reunião foi a liberação do barco-escola Arca do Saber, da prefeitura, para empresas privadas o qual teve boa aceitação dos presentes. O equipamento, antes disponibilizado apenas para alunos de escolas municipais, poderá ser alugado por, aproximadamente, R$ 650,00, para uso de 38 pessoas, por um período de duas horas de atividades. Nos dias 22 e 23 de março, a chalana estará à disposição de professores, coordenadores e diretores de escolas particulares de todo o estado interessados em conhecê-la, de forma gratuita.

BERTIOGA

Conselho do Perb aprova Plano Emergencial de Uso Público mayumi Kitamura

A

s comunidades que vivem dentro e no entorno do Parque Estadual Restinga Bertioga (Perb) foram um dos temas debatidos na reunião do conselho consultivo que delibera questões relativas à unidade de conservação de proteção integral. Na pauta, os membros também aprovaram o Plano Emergencial de Uso Público, para análise e liberação pela Fundação Florestal. A aceitação do documento definirá as regras e limites de trilhas na área. O Perb foi instituído em 9 de dezembro de 2010 após uma série de estudos indicativos da necessidade de preservação da área de 9.312,32 hectares. Contudo, antes desta data, o local já possuía algumas comunidades, assim como eram utilizadas suas trilhas. A questão social agora se tornou um ponto fundamental de discussão, pois esbarra na questão ambiental devido ao risco de expansão das comunidades que vivem dentro ou no entorno do parque. O gestor do Perb Carlos Sérgio dos Santos levantou a hipótese de manter as comunidades já consolidadas, localizadas em Boraceia e Guaratuba, com o devido controle para evitar

que se expandam. As demais seriam retiradas para recuperação ambiental. O conselho avaliou esta alternativa, mas ponderou que cada caso terá que ser estudado individualmente, para não dar margem à expansão ou invasões. O engenheiro e membro do conselho consultivo Paulo Velzi disse: “Acho que este é o grande `xis´ da questão, e que nós vamos ainda debater e discutir bastante. Isso deveria ter sido feito antes de se criar o parque. Lamentavelmente, isso não foi feito. O problema está aí, precisa ser resolvido e não vai ser rápido”, avaliou. Na primeira quinzena de março, será realizada uma reunião com representantes da prefeitura para discutir o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista. Este plano é uma iniciativa do governo do estado para beneficiar, ao longo de cinco anos, 25 mil famílias que atualmente residem em áreas de riscos geotécnicos ou socioambientais. Os prefeitos da costa litorânea assinaram o termo de adesão ao projeto no último dia 12. Os recursos do projeto somam R$ 1,198 bilhão, sendo R$ 607,5 milhões financiados pelo Banco do Brasil, e R$ 590,5 milhões, pelo governo estadual.


08 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

| Costa Norte

Social

Apaixonados por Bertioga Marcos Pertinhes/ PMB

ALÊ

Gil aleMão

Diretores e professores das escolas municipais no barcoescola Arca do Saber. No detalhe, Fátima Aparecida Dias Barreto, diretora da Emeif Rio da Granja Marcos Pertinhes/ PMB

Marcos Pertinhes/ PMB Gil aleMão

Cacique Adolfo (violão) e os amigos da aldeia Ribeirão Rio Silveira, de Bertioga, realizaram seus batismos (quando as crianças e adultos não índios recebem seus nomes guaranis)

ALÊ

E rolou uma panquecada, e um campeonato de surfe beneficentes, no Verdes´Mar, em apoio à Casa de Adulão, que recupera dependentes químicos em Bertioga. Abraços aos amigos da Igreja Bola de Neve e aos vereadores Márcia Lia e Pacífico

Dirceu Mathias PMB

Gil aleMão

Marcos Pertinhes/ PMB

por Alê Morales

Os amigos Elise Hau, Fernanda e Leandro Sudan, do Num Impurra que é Pió, na Praia FM. Ao lado, o comandante Ribas Zaidan canta o samba do bloco acompanhado pelo compositor Jorginho Jamelão

Marcos Pertinhes PMB

alÊ

Prefeito Mauro Orlandini, prefeita Márcia Rosa (Cubatão) e o prefeito de Itanhaém Marco Aurélio, novo presidente do Condesb

Vereador Toninho Rodrigues e prefeito Mauro Orlandini inauguram nova iluminação no Indaiá

Este é o “Clube da Luluzinha’ da Câmara Municipal de Bertioga, em reunião ordinária no novo calçadão da avenida Vicente de Carvalho

ANUNCIE! No classiNorte você anuncia gratuitamente.

Ligue (13) 3317-1281 e faça já o seu.


jornal Costa norte | Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

www.costanorte.com.br > 9

aulas de handebol A Diretoria de Esportes oferecerá aulas de handebol para as categorias juvenil (15 a 17 anos) e adulto (acima de 18 anos), masculino e feminino. Interessados devem procurar o Ginásio de Esportes Municipal Alberto Alves de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Informações: (13) 3317 2004.

ESPORTE

Guarujá

Eduardo Motta vence e convence no Rip Curl Com apenas 12 anos, atleta sagrou-se campeão da categoria grommet da redação

O

surfista guarujaense Eduardo Motta, de apenas 12 anos, morador da Prainha Branca, foi o principal nome da terceira e última etapa do principal circuito sub 16 do país - o 15º Rip Curl Grom Search, disputada na praia de Pitangueiras, junto ao Canto do Maluf, em Guarujá, no final de semana passado, dias 22 e 23 de fevereiro. Com direito a torcida uniformizada, Dudu venceu a sua categoria, a grommet, alcançando 100% de aproveitamento, e ainda foi o segundo na iniciante, uma categoria acima da sua, desbancado nos segundos finais por Samuel Pupo, de São Sebastião, que também se sagrou campeão da categoria mirim. Ao sair do mar, Eduardo Motta foi carregado nos ombros pelos pais e “desfilou” até o palanque, cercado de familiares e amigos uniformizados com camisas alusivas ao seu título no Rip Curl Grom Search e gritando: “Mottinha”. O surfista comemorou muito, princi-

palmente, por ter vencido as três etapas. “Estou muito feliz, venho treinando bastante com o meu pai e deu tudo certo. E quase ganhei a iniciante hoje, mas o Samuel virou

na última onda, mas mesmo assim estou bem feliz”, disse o surfista, cercado pela torcida. “É bem legal. É tudo família, os primos e as fãs”, afirmou o campeão grommet. Valclei lemos

Dudu venceu as três etapas do campeonato

BErtIOGa

O atleta de São Sebastião Samuel Pupo levou o título principal do circuito, a categoria mirim. Na feminina, prevaleceu o favoritismo de Kayane Reis, de Saquarema (RJ), para conquistar o bicampeonato. Como prêmio, os dois representarão o Brasil no Rip Curl Grom Search International, em abril de 2015, e também ganharão intercâmbios, com curso de inglês de um mês na Austrália, no Holmes College, incluindo passagens aéreas e hospedagem em casa de família. A premiação também contou com kits com produtos Rip Curl; fones de ouvido Skullcandy; câmeras fotográficas a prova d’água GoPro; e assinaturas anuais da revista Fluir, além de troféus. Os atletas participantes do evento esportivo doaram alimentos não perecíveis ao CRPI - Centro de Recuperação da Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá – que atua há 50 anos, com uma trajetória de excelência no atendimento de crianças e adolescentes com deficiência.

rEGIÃO

Atletismo local se destaca Bertioguenses dominam pódio de iniciantes no Fast Biathlon no Circuito Ilhabela antonio Pereira

A

equipe de pedestrianismo da prefeitura de Bertioga conquistou cinco troféus na primeira etapa do Circuito Ilhabela de Corrida de Rua. A prova, de 9 quilômetros, foi disputada no domingo, 23, por mais de duzentos atletas na capital da vela sob for calor, na praia do Perequê. Para Dogival Campos do Nascimento, que ficou com a 3ª colocação geral no evento, o balanço foi positivo e a intenção, a partir de agora, é treinar ainda mais forte com vistas a melhorar os resultados. “Eu,

particularmente, prefiro essas provas longas, que exigem resistência”, reforçou. Além de Dogival, a equipe bertioguense foi representada por outros quatro atletas nos pódios, por categoria: José da Costa Lima, 1° lugar (50-54 anos); Aline Souza, 2° lugar (35-39); José Rodrigues Nascimento, 2° lugar (40-44); e João Bosco, 2° lugar (45-49). No próximo domingo, 2, a equipe disputará a segunda etapa do Circuito Amigos da Riviera, no bairro Riviera, em Bertioga. Esta será a segunda etapa do circuito, iniciado em janeiro. JcN

Dogival Campos e José Rodrigues disputarão o Circuito Amigos da Riviera, no próximo domingo, 2

DiVulgação

Gabriel Brunasi, Renato Gracia e Magnum Dias exibem orgulhosos os troféus

antonio Pereira

O

s bertioguenses Gabriel Brunasi (sem patrocínio) e Renato Gracia (Gescom), ambos da equipe da Academia Power Center, fizeram bonito na natação e na corrida e conquistaram, respectivamente, o primeiro e o terceiro lugar na categoria iniciantes, na etapa inaugural do Circuito CRD3 de Fast Biathlon. O evento foi disputado sob forte calor e mar calmo, na praia do bairro Aparecida, em Santos, no domingo, 23. A prova foi disputada em seis diferentes categorias por mais de 150 competidores. O outro destaque de Bertioga na prova foi Magnum

Dias, também da Power Center, que ficou com a 4ª colocação na categoria para atletas com idades entre 35 e 39 anos. “Foi uma prova muito boa, com três baterias de 250 metros de natação por um quilômetro de pedestrianismo, e eu consegui chegar ao meu limite, marcando três vezes o tempo de 9m06s”, disse o quarto colocado, patrocinado por Açaí do Maguinho, Supermercado Albatroz, Pizzaria Varanda e Chique de Due a Rigor. A próxima etapa do circuito será disputada no dia 6 de abril. O CRD Fast Biathlon é patrocinado por Sabesp, Água Marinha, Fitness Shop e Treino Online.

BErtIOGa

Forma Turismo monta espaço esportivo na Riviera da redação

D

urante todo o período, de 1 a 9 de março, a Forma Turismo, maior operadora nacional especializada em viagens de formatura, promove ação de incentivo à prática de esportes na praia de Riviera de São Lourenço. Em parceria com a Escola de Surfe da Riviera e intitulado de #formabeach,o

projeto disponibilizará aulas de surfe e stand up padlle (pagas à escola de surfe), além de atividades gratuitas como slackline, personal crossfit, taco, beach volley, futvolley e arena kids, com brinquedos diversos para crianças, e organização de grupos de corrida e caminhada com acompanhamento de monitor da Forma Turismo. O espaço funcionará no Módulo 01, na praia,

entre 8h e 18 horas. O projeto #formabeach, organizado pela operadora há mais de uma década, atende milhares de banhistas todos os anos no litoral de São Paulo, contribuindo para a divulgação e prática de esportes diferenciados para públicos de todas as faixas etárias. Além das ações esportivas, a Forma Turismo promove o projeto Praia Lim-

pa, com distribuição gratuita de sacolas plásticas para os banhistas, uma ação ambiental importante para a limpeza da praia. “Para a Forma Turismo, o incentivo à prática esportiva é essencial para que consigamos despertar o interesse dos jovens em se exercitarem cada vez mais, mantendo a saúde e a qualidade de vida”, comentou Fábio Depret, diretor da Forma Turismo.


10 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

| jornal Costa norte

1(67(&$51$9$/ )$d$$68$3$57(

(&2120,=(Ă&#x2030;*8$ A chegada de milhares de turistas ao litoral e o forte calor fazem o consumo de ĂĄgua aumentar excessivamente. Consciente desse problema e sabendo sempre que a ĂĄgua nĂŁo ĂŠ inďŹ nita, a Sabesp pede a toda a população que faça o uso racional da ĂĄgua. Por isso, ďŹ que atento aos desperdĂ­cios

)$Â&#x201E;$$68$3$57( â&#x20AC;˘ TOME BANHOS RĂ PIDOS. â&#x20AC;˘ NĂ&#x192;O LAVE CARROS E CALĂ&#x2021;ADAS COM MANGUEIRA. â&#x20AC;˘ ENSABOE TODA A LOUĂ&#x2021;A ANTES DE ENXAGUĂ -LA. â&#x20AC;˘ LAVE SUA ROUPA UMA VEZ POR SEMANA. â&#x20AC;˘ FIQUE DE OLHO NOS VAZAMENTOS INTERNOS DA SUA CASA.

e denuncie os vazamentos.

A Ă GUA Ă&#x2030; UM BEM DE TODOS. A SUA CONSCIĂ&#x160;NCIA Ă&#x2030; FUNDAMENTAL NESTE MOMENTO.


jornal Costa norte | Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

www.costanorte.com.br > 11

Carna roCk Bertioga Realizado pelo Skina Rock Bar, em parceria com o Dragões Moto Clube, o evento contará com a banda Arkan, da capital, e com o Pink Floyd Cover, além de bandas da região. Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis, a serem doados para a Igreja Católica. Sábado, dia 1, a partir das 14hs. O Skina Bar fica na Av. Tomé de Souza, 8455.

CULTURA

BERTIOGA

banda da Costa agitará o Carnaval MARINA AGUIAR

Neste sábado e domingo, os trios elétricos do Sistema Costa Norte estarão nos bairros para trocar abadás por alimentos

abadás já podem ser retirados nos postos de troca. o supermercado Krill é um deles Marina aguiar

O

carnaval da Banda da Costa está chegando para animar Bertioga. O bloco, já tradicional, tem 14 anos, e desfilará na avenida da praia no quarto dia de folia, segunda-feira, 3. Os foliões que quiserem se unir a essa grande festa devem trocar 2 kg de alimentos pelos abadás (camisetas), nos postos de troca em vários pontos da cidade. O bloco terá concentração às 17 horas, na avenida Thomé de Souza, em frente à pista de skate João Carlos Ferreira Mathias dos Santos. O desfile seguirá pela avenida da praia no senti-

do Centro, com o trio elétrico, e terminará na Tenda de Eventos, onde a festa continua com muito agito e marchinhas. O samba-enredo de 2014 continua o mesmo do último ano: uma coletânea de todos os 14 anos de Banda da Costa. De acordo com o coordenador do bloco, Ricardo Freitas, o samba deste ano será o Me Dá um Beijo na Boca, tema de 2012. “O pessoal gostou muito desse enredo, pegou, e não vamos trocar tão cedo. Está na ponta da língua da galera”, afirmou. A letra é de Serginho Santa Cruz, e a música, de Bira Moreno e Noquinha, da Vai Vai; a

música é uma homenagem ao Sistema Costa Norte de Comunicação e seu presidente Ribas Zaidan. PEGUE SEU ABADá Os postos de troca deste ano encontram-se nos supermercados Krill, do Centro (av. Anchieta, 2300) e de Boraceia (Dr. Manoel Hypólito Rego, 775 rodovia Rio-Santos); e na sede da Rádio Praia FM (av. 19 de Maio, 695). Todos os alimentos arrecadados serão doados para entidades, como a Apae, e famílias carentes da cidade. Além dos postos de troca, os foliões interessados podem

TEMPO Quarta

Pancadas de Chuva a Tarde

Pancadas de Chuva a Tarde

Quinta

Sexta

Chuvas Isoladas

www.coquetel.com.br Transmissão feita em tempo real (TV)

Chuvas Isoladas

Água e areia, no campo de golfe Estar na (?): ser alvo de gozação

NOVA CRESCENTE

01/03 05h

08/03 10:27

CHEIA

16/03 14:08

MINGUANTE

A praia de Maresias, na costa sul de São Sebastião, receberá uma novidade esse ano. A prefeitura e a Somar (Sociedade Amigos de Maresias) promovem o 1º Carnaval Eletrônico, na Praça Internacional do Surfe, de sábado a terça, 1 a 4 de março, a partir das 21h, com animação do DJ Fivaldo Xaveiro. O evento terá ainda o desfile do bloco tradicional de Maresias, no qual homens se vestem de mulher. Aristides Petrela Neto, presidente da Somar, tem boa expectativa. Ele diz: “Acredito

TábuA dAs MARés 02/03 03:17 1.4 09:53 0.3 15:34 1.4 22:11 0.0

03/03 03:36 1.4 10:19 0.3 15:54 1.4 22:53 0.1

Oliver Reed: atuou em "Gladiador"

Substância liberada durante a sinusite

ENCANTO CIGANO

05/03 04:19 1.3 11:15 0.4 16:47 1.2 -

06/03 00:04 0.4 04:49 1.2 11:43 0.5 17:13 1.1

Japão, Chile ou Índia Confiante (fem.)

Agência brasileira reguladora do setor de combustíveis (sigla) "Emenda", em PEC

Doença como a necrofilia (Psiq.)

folhado de maçã

Ponto final do rio Resposta afirmativa

VIllA CAFé/TUdo GoSToSo

Golfo de (?): "braço" do mar da Arábia, no Índico Edifício (abrev.)

Etapa da prática educativa escolar Detestado; abominado Ministro da Fazenda no Governo de Dilma (2013)

6 maçãs grandes 200 g de açúcar 1 pau de canela 1 placa de massa folhada 1 gema 1 colher de sopa de leite Açúcar para polvilhar

Momento de acreditar em seus objetivos, buscando a luz para os seus caminhos de maneira positiva, livrando-se de negatividades que possam atrapalhar seus pensamentos. É hora de focar com força e determinação, fugindo dos imprevistos que possam atrapalhar seus bons planos. Se preciso for, afaste-se de algumas pessoas pessimistas que só sugam a sua energia.

Jimmy (?), guitarrista do Led Zeppelin

CANDEIAS

A gente (pop.)

Instituição mantida pelo comércio (sigla)

MACHADO

21/05 A 20/06

22/11 A 21/12

Depois de um período de indecisões, seguese um período de luz e muita paz pessoal onde você consegue dar a volta por cima com mais força e convicção. O seu coração antes duvidoso agora carrega a certeza de que tudo pode ser resolvido de maneira mais favorável. Confie em seu talento e siga em frente com seus novos objetivos.

Momentos de alegria, luz e paz espiritual. Fase de recomeço, onde tudo pode ser diferente dentro de alguns dias. O seu coração antes duvidoso agora segue tranquilo com fé e convicção, aceitando os fatos e focando melhor os seus objetivos. É hora de seguir com fé e determinação, pois tudo pode ser melhor dentro de alguns dias.

121

AM

mulher desapareCIda

P I A d A s

23/10 A 21/11

(?) do sol: poente

S E N S A Ç Ã O T E R M I C A

Descasque e lave as maçãs, retire os caroços, corte em cubinhos, coloque em uma panela e junte o açúcar, o pau de canela e meio litro de água. Leve ao fogo mexendo de vez em quando até obter uma compota, retire e reserve. Ligue o forno a 180º. Estenda a massa folhada numa bancada polvilhada com farinha e corte retângulos de massa. Numa tigela, misture a gema com o leite, pincele as bordas da massa e dobre. Coloque uma folha de papel vegetal no fundo da forma e disponha por cima os folhados. Pincele com a restante da mistura da gema e polvilhe com açúcar. Leve ao forno durante 25 minutos ou até que estejam dourados. Retire do forno, deixe ficar morno e sirva.

Fase de indecisões onde tudo pode começar a mudar, a fazer mais sentido para você. Tente manter a paz para os seus caminhos, colocando em ordem seus pensamentos e sentimentos. Não é hora de se prender a valores desnecessários, mude o que for preciso em sua vida. Crie novas oportunidades em seus caminhos.

Solução

Como fazer

23/09 A 22/10

ADAGA

3/can. 4/page — road. 5/proof. 10/obstáculos — power point.

BANCO

Depois de um período de indecisões você desperta para as realidades da vida, segue com mais força e convicção buscando o equilíbrio e a paz pessoal. Momento de reconquistar o seu espaço, de refazer os seus planos, de deixar de lado as infantilidades amorosas e seguir com mais foco e objetivo em questões trabalhistas.

21/04 A 20/05

Imposto sobre carros (sigla) "Dirigir", no câmbio do carro automático

Momento onde você passa a raciocinar sobre os acontecimentos e começa a ver tudo de maneira diferente, apostando cada vez mais em seu potencial, se desprendendo do passado criando novas oportunidades no presente. As questões amorosas que te rondam em breve serão solucionadas, tente manter a paz e o equilíbrio diante das questões.

COROA

Dirige (uma orquestra)

Cidade da Praça de Cibeles (Europa)

MOEDAS

Estrutura que representa a razão (Psican.)

Formato do bambolê

Utensílio de pesca Estrada, em inglês

Lêdo Ivo, escritor de "Ninho de Cobras"

IngredIentes

Instrumento de Duke Ellington Colocou

Vestido (para o baile de carnaval) Prova, em inglês Privado; desprovido

PUNHAl 21/03 A 20/04 Programa para criar slides (Inform.)

Fonte: tudogostoso.com.br

RECEITA

MARCELO DI SHADAY

(13) 9767-3868 - 9701-5906

Acompanhe também o programa ‘Praia Zen’, às 15h de todos os sábados, pela rádio Praia FM - 106,1 ou pelo site: www.praiafm.com.br.

Poder, em inglês Devoto; religioso

(?) Áurea: aboliu a escravidão no Brasil

07/03 00:53 0.6 05:13 1.1 11:38 0.5 17:51 1.0

CONSUlTAS COM CARTAS CIGANAS

"Saudosa (?)", música de Adoniran Barbosa Temperatura aparente do corpo

Forma da casquinha do sorvete

Hiato de "voo" (Gram.)

Fonte: DHN 04/03 03:58 1.3 10:51 0.3 16:15 1.3 23:26 0.3

que venham umas mil pessoas por noite. Maresias é conhecida internacionalmente pela música eletrônica, esse é um dos pontos altos da praia. O público que vem aqui gosta disso, e é aqui que fica um dos maiores clubes de música eletrônica do mundo. Por tudo isso, o que queremos é aproveitar o momento”. De acordo com o presidente, o DJ fará um mix entre as canções de Carnaval e as músicas eletrônicas que embalam as pistas de dança mundo afora. O evento é aberto ao público.

E-mail: marcelodishaday@hotmail.com Twiter: www.twiter.com/CartomantCigano

23/03 22h

Fonte: INPE/DAS

bado, 1, puxado pela banda Skala, que animará o local das 22 às 3 horas. O trio ficará na praça Senador José Ermírio de Moraes, na qual aconteceram os shows do Verão Azul Bertioga 2014. O tradicional Bloco da Soloteia contará, também, com um trio elétrico pelas ruas do bairro Jardim São Lourenço, na segunda-feira de Carnaval. Já em Boraceia, na faixa de areia, em frente ao condomínio Morada da Praia, um trio elétrico fará a festa com músicas variadas, das 22 horas a 1 hora da madrugada. A partir desse horário, haverá o Carna Eletronic, comandado pelo DJ Fábio Walsarys, até as 4 horas da manhã.

Carnaval eletrônico na praia de Maresias

© Revistas COQUETEL

Radar de trânsito (pop.) Ulisses Costa, locutor esportivo e radialista

O arma- A sílaba mento sem o usado em acento guerras tônico

U L O C O N C A P A I I P O P O M W ED E R EG P O Ã O I P E N A N T EG

Pancadas de Chuva a Tarde

Terça

P A C R D A A L E S N P T E R R A O N A Ç D O S M A

Pancadas de Chuva

Segunda

fAsEs dA LuA

01/03 03:08 1.4 09:24 0.3 15:19 1.4 21:36 0.0

da Praça de Eventos, a partir das 22 horas, com repertório de marchinhas e enredos de escolas de samba. Um tenda montada na praça Primavera contará com shows noturnos realizados em parceria com o Sesc Bertioga, de domingo a terça, 2 a 4 de março. Carnaval Pierrô e Colombina, marchinhas, canções carnavalescas e populares infantis farão parte da programação que acontece das 20h30 às 11h30. A festa ainda conta com as bandas Mania de Samba, no dia 2; Bloco Zig Zaguiá, dia 3; e Conversa de Botequim, dia 4. No bairro do Indaiá, haverá um trio elétrico a partir de sá-

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Domingo

A S T O I N A O O F A E N T T A S L I I A D D O

Nublado e Pancadas de Chuva

FOlIA NA CIDADE A abertura oficial do Carnaval 2014 aconteceu na sexta-feira, 28, em Vicente de Carvalho II. O prefeito Mauro Orlandini entregou a chave da cidade ao Rei Momo e, logo em seguida, o Bloco Bisnetos de Cacique botou pra quebrar junto com o trio elétrico. Já no centro, a atração principal foi o Bloco das Vagabundas, que começou cedo, às 17 horas, e não teve pressa de acabar. O bloco reuniu homens vestidos de mulheres, na orla da praia da Enseada. Neste sábado, 1, quem anima o centro é o bloco Num Impurra Qué Pió, a partir das 20 horas. Já no domingo, 2, o Bisnetos de Cacique volta para a avenida. A banda Trilha Sonora animará as cinco noites de folia, na tenda

C O B B E B ER L T I M U C P R O A C A R F O Z V S I M A V A O D R G U I

Sábado

conseguir os abadás nos próprios bairros. Os trios elétricos do Sistema Costa Norte de Comunicação estarão nos bairros Riviera de São Lourenço e Indaiá, no sábado, 1, a partir das 9 horas. Já no domingo, 2, no mesmo horário, um trio estará em Vicente de Carvalho II e, outro, no Jardim Rio da Praia, Mangue Seco, Jardim Rafael e Núcleo Ana Paula. A Banda da Costa tem apoio de: Supermercados Krill; Incorporadora Mare; SRW Imobiliária; SRW Engenharia; e Construtora Phoenix.

Um cara chega todo apressadinho e pergunta pra um caipira que tá por ali, na beira do rio, pescando: - Por acaso o senhor não viu a minha mulher passar por aqui? - A sua muié é uma moça loira, de blusa branca e saia verde? - Isso mesmo! Que bom. Se você viu, ela não deve estar muito longe! E o caipira: - Também acho! A correnteza do rio hoje tá fraca… Fonte: piadascurtas.com.br

RODA

FERRADURA

Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e boas vibrações que fortalecem o círculo familiar de maneira positiva e findam-se os mal-entendidos que há tempos precisavam de soluções. Momento de recomeçar, de criar uma nova história de maneira mais positiva, virando a página e seguindo um novo conceito pessoal.

Momento de reconciliar seus pensamentos e sentimentos, fase onde tudo pode ser diferente a partir do momento em que você aceitar os fatos e seguir em frente com mais fé e determinação. Chegou o momento de refazer seus planos, acordando para a vida de maneira positiva, se desprendendo de energias nada favoráveis, seguindo com mais fé e determinação.

ESTRElA 21/07 A 22/08 COROA

TAÇA

21/06 A 20/07

22/12 A 20/01

21/01 A 19/02

Momento de recomeçar, de reconstruir os seus sonhos com fé e convicção. É hora de reagir com fé e determinação, depois de um período de tropeços e indecisões, chegou o momento de reconstruir a sua vida de maneira positiva, colocando em ordem seus pensamentos, sentimentos e principalmente as suas ações. Fortaleça os seus caminhos !

Momento de buscar a luz para os seus objetivos, mantendo a paz interior para os seus caminhos. No meio de inúmeras questões, o seu coração pode duvidar até mesmo questionar o porquê de alguns fatos. Mas os acontecimentos do cotidiano mostram de maneira clara tudo o que você deseja. Siga com fé e tudo vai ficar bem.

SINO

CAPElA

Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e alegrias se segue com mais força e convicção. Mantenha o foco e busque seus objetivos com força, fé e determinação. Procure resolver de maneira pacífica os tropeços amorosos que você vem passando, é hora de manter a paz e resolver tudo de uma vez.

Esta é uma fase onde tudo pode acontecer de maneira diferente. Busque a luz para os seus caminhos; fuja dos desentendimentos desnecessários; vá em busca de novidades que trarão a paz para o seu coração. Essa é uma fase de mudanças, aceite-as e siga com fé e determinação diante de novos caminhos mais proveitosos.

23/08 A 22/09

20/02 A 20/03


12 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

| Costa Norte

Social

No Clique

por Cláudio Milito Vanessa de Paula/PMI

Os músicos Beto di Franco e Tarcísio, no projeto cultural Música na Praça, no Perequê, em Ilhabela

O chefe de gabinete da prefeitura de Ilhabela Cezar De Tullio reuniu-se, na segunda-feira passada, 24, com o vice-presidente da Federação Paulista de Fubebol Reinaldo Carneiro Bastos, em São Paulo

gIulIa PaCheCo/ FundaCI

gIulIa PaCheCo/ FundaCI

O prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi e a secretária de Educação Angela Couto, na entrega de kits de material escolar para alunos da Escola Municipal da Topolândia

O secretário de Esportes de Ilhabela Flávio César, o jogador de rugby Matheus Sampaio Silva e o prefeito Toninho Colucci, na prefeitura de Ilhabela

CláudIo RodRIgues/PMI

Tim Mazzo e a Banda Captadores em show na praça Elvira Estorace, domingo passado, 23, em Ilhabela

Sebrae de São Sebastião leva empresários para a Feira do Empreendedor 2014, em São Paulo

Lua Mendes, Juliane Papini, Gaby Nogueira, Cidinha, Adriana Coelho, Henrique Lima e Yasmim Papini, no aniversário de Juliane Papini, em São Sebastião

Yasmim Papini e Henrique Lima

Juliane Papini e Roger Azevedo, em São Sebastião


JORNAL COstA NORte | Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

www.costanorte.com.br > 13

A quem ReCORReR No Carnaval, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Bertioga atenderá no número 153. A Defesa Civil no 199. Para denunciar crimes ambientais, poluição sonora, entre outros, acionar a GCM ou a Diretoria de Operações Ambientais pelos telefones 3317 7073 e 3317 6902. Para Polícia Militar ligue 190 e SAMU 192.

SEGURANÇA

BERTIOGA

Quadrilha fortemente armada rouba CEF MAYUMI KITAMURA

Crime aconteceu na madrugada de sexta-feira, no paço municipal. Bandidos armados com fuzis fizeram guardas municipais de reféns BERTIOGA

Polícia prende quatro menores por assalto à beira-mar Antonio Pereira

Q

mayumi Kitamura

A

agência bancária da Caixa Econômica Federal, instalada no paço municipal, foi roubada por uma quadrilha fortemente armada, na madrugada de sexta-feira, 28. Os ladrões fizeram dois guardas municipais como reféns e, após a explosão e roubo dos cofres, fugiram pelo rio Itapanhaú. Por volta das 4 horas da manhã, o bando composto por dez homens armados com fuzis chegou de lancha e estourou o portão de acesso à sede da prefeitura. Em seguida, os guardas municipais que se encontravam no local foram algemados e o veículo da própria corporação foi utilizado pelos assaltantes para fazer o trajeto até a agência bancária, instalada a apro-

ximadamente 200 metros de distância da margem do rio. A explosão danificou toda a agência bancária e a quadrilha fugiu de barco, levando o dinheiro dos caixas eletrônicos e do cofre. Os coletes dos guardas também foram roubados. A Polícia Militar foi acionada pela Guarda Civil, mas não houve troca de tiros no local, a fim de garantir que os reféns não fossem feridos. De acordo com o secretário de Segurança e Cidadania de Bertioga Eduardo Silveira Bello, houve depois um confronto entre os bandidos e a Polícia Militar no Portinho do Caruara. “Graças a Deus ninguém foi ferido; só houve danos materiais que estão sendo apurados pela Polícia Federal. Por se tratar de uma instituição federal, o crime torna-se federal”.

A data do roubo coincide com o pagamento dos servidores públicos de Bertioga que, inclusive, recebem pela Caixa Econômica, por isso, há a possibilidade de que agência estivesse bem abastecida durante a madrugada. A Polícia Federal esteve no local para fazer a perícia e procurar por pistas que possam levar à quadrilha. Para piorar, o paço municipal não possui sistema de monitoramento por câmeras. O valor subtraído da agência não foi informado pela Caixa Econômica Federal. No mesmo período em que ocorreu a ação criminosa na prefeitura de Bertioga, outro caixa eletrônico era roubado, este no terminal da SantosBrasil, no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.

BERTIOGA

PolícIA cIvIl

Antonio Pereira

A

Polícia Civil de Bertioga finalizou, na tarde de sexta-feira, 28, o retrato falado de uma dupla de suspeitos por roubar veículos nos bairros Maitinga, Indaiá e Boraceia. O suspeito 1 é branco, mede aproximadamente 1,60m, tem cabelo casta-

suspeito 2 nho escuro, olhos castanhos escuros e porte físico médio. Já o suspeito 2 é negro, mede aproximadamente 1,80m, tem cabelo castanho escuro, olhos castanhos escuros e porte físico magro. Quem tiver informações que possam auxiliar as investigações pode denunciar de forma anônima pelos telefones 181 e (13) 3317 1411.

Em caso de tragédia, de quem será a culpa?

Esta foi a terceira operação realizada este mês Antonio Pereira

P

Polícia divulga retrato falado de ladrões de veículos

suspeito 1

BERTIOGA

JcN

Equipe da Polícia Federal realizou perícia na agência

uatro menores de idade foram detidos após assaltarem um casal de turistas de Mogi das Cruzes, que voltava para o carro depois de um banho de mar na praia do bairro Indaiá, em Bertioga. O crime aconteceu no final da tarde de domingo, 23, quando os bandidos, portando um simulacro de arma de fogo, roubaram uma bolsa com joias e objetos de valor, além de R$ 35,00. Após a ação da polícia, todos os pertences foram devolvidos às vítimas. Ninguém ficou ferido.

trulhamento no bairro e fomos informados via rádio que aconteceu esse roubo, e que os bandidos estariam armados. Já com as informações em mãos, conseguimos localizar os bandidos, que ainda estavam no bairro, e recuperar os bens”. Quem tiver informações que possam auxiliar os serviços de investigação destes ou outros casos pode ligar, de forma anônima, para a Polícia Civil, pelos telefones: 181 ou (13) 3317 1411. O reconhecimento dos acusados pode ser feito mediante fotografias na própria delegacia.

Segundo o delegado José Aparecido Cardia, a prisão teve sucesso graças à agilidade da Polícia Militar, mas esse tipo de ocorrência é sempre ruim, uma vez que denigre a imagem da cidade perante os visitantes. “Todos eles têm mais de 1,80 metro de altura, mas são menores de idade, o que é uma pena. É um crime que vem acontecendo naquelas imediações, e a polícia age de forma contundente sempre que possível”. Responsável por conduzir o flagrante, o soldado da Polícia Militar Genival Santana dos Santos descreveu como foi a ação: “Nós estávamos em pa-

iso escorregadio, falta de extintores de incêndio e ausência de saída de emergência. O estabelecimento descrito é uma casa noturna apelidada informalmente de ‘Inferninho’, no bairro Indaiá, em Bertioga. Após inúmeras denúncias de tráfico de drogas e prostituição infantil, o local foi alvo de uma força-tarefa conjunta da Guarda Civil Municipal e do Conselho Tutelar, com monitoramento da Polícia Militar, na madrugada do domingo passado, dia 23. A ação culminou com a intimação do proprietário Luís Flávio da Silva Barbosa pelo Conselho Tutelar, devido a presença de menores de idade. No entanto, apesar das irregularidades, o estabelecimento continuará funcionando por conta de um pedido de licença, para funcionar como bar e música ao vivo, o qual deu entrada na prefeitura dois dias antes da ação. A administração pública terá 30 dias para deferir ou não o pedido. O proprietário defende que o local não é frequentado por menores, e diz que a documentação

necessária está sendo providenciada para permanecer aberto. “Esse local é o meu ganha-pão. Nós conferimos o documento de identidade de quem entra. Agora, nós vamos providenciar os documentos que eles (fiscais) estão pedindo, e manter tudo funcionando”, afirmou. Apesar do som alto e da presença de Djs, a licença de funcionamento do local é apenas para bar. Porém, após uma fiscalização anterior da prefeitura, dia 16 passado, o dono ficou de providenciar a documentação necessária, mas, no momento da nova fiscalização, ele não apresentou o protocolo de comprovação da entrada da documentação. O pedido só foi encontrado na prefeitura, no dia seguinte. A AçãO Durante a ação de vistoria, inúmeras pessoas correram para uma única saída, evitando contato com guardas e com a própria reportagem do Jornal Costa Norte (JCN). Vale lembrar que uma saída paralela, no fundo do estabelecimento, estava fechada com um cadeado. Para o comandante da Guarda

Civil Municipal Sérgio Oliveira Barbosa, a corporação não poderia barrar a saída porque geraria um tumulto ainda maior. “Uma ação dessas merece atenção especial. Eram muitas pessoas e, por isso, nós chegamos com calma, deixando as pessoas esvaziarem o local”, explicou ele, lembrando que o estabelecimento também é muito escuro e que, em caso de incêndio, muita gente poderia ser pisoteada, a exemplo da tragédia de Santa Maria (RS), ocorrida ano passado. Também presente na ação, a conselheira tutelar Maria Aparecida de Oliveira lamentou a presença de menores e desmentiu o proprietário neste sentido. “Nós observamos uma grande presença de menores, inclusive com a presença de um parente do dono, que já vinha sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar. Essa situação não pode continuar; o que acontece aqui é um absurdo”, disse. O trabalho da conselheira baseouse na portaria 001/2005 do foro distrital de Bertioga, que proíbe a entrada de crianças e adolescentes menores de 16 anos em casas noturnas, salvo se em caso de comemorações familiares. A multa prevista para este tipo de situação varia entre três e vinte salários mínimos, aplicando-se o dobro em caso de reincidência. Esta foi a terceira força-tarefa do tipo realizada em Bertioga somente este mês e, até o momento, nenhuma interdição foi efetuada. As datas e os locais das ações seguintes não são divulgadas pelos órgãos competentes para não comprometer os trabalhos.

somEntE 28/02 E 01/03/2014


14 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

CLASSIFICADOS

IMÓVEIS ANUNCIE GRÁTIS de segunda a quarta-feira das 09h às 17h (13) 3317-1281 - e-mail: classificadosgratuitos@costanorte.com.br

AVISO AOS LEITORES DO JCN

| JORNAL COSTA NORTE

O Jornal Costa Norte não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios aqui publicados, e alerta seus leitores para que confirmem a veracidade da oferta mencionada para que não sejam vítimas de golpistas:

NÃO EFETUE DEPÓSITO EM CONTA BANCÁRIA | NÃO ENVIE DINHEIRO OU CHEQUE | NÃO INFORME SEUS DADOS OU ENVIE CÓPIA OU ORIGINAL DOS SEUS DOCUMENTOS SEM ANTES TER A CERTEZA DA INTEGRIDADE DA OFERTA. Qualquer dúvida, ligue (13) 3317-1281. 1 suíte, sala 2 amb., coz, wc, área 300 mts. R$ 380 mil, (13) 3311-7371/ (11)97255-3306.

IMÓVEIS

CÓD. 5577- CASA C/ 2 DORM., sendo 1 suíte, sala, WC, banheiro e garagem, R$150 Mil (13) 3317-6055/ 99746-8067. CÓD. 5578.- SOBRADO NO INDAIÁ, c/ 5 suítes, c/ piscina, salão de jogos, vagas coberta p/ 6 carros, R$ 650 mil, (13) 33131178/ 99653-1097.

Bertioga CASAS & APTOS. ALUGA-SE ALUGO SUÍTES/QUARTOS Próximos ao Pronto Socorro - CONDOMÍNIO FECHADO. - ÓTIMO AMBIENTE. - QUARTOS NOVOS, PARA UMA PESSOA.

(13)99731-4484 CÓD. 5647- CASA, C/ PISCINA ou pé na areia, para feriados e temporada, (13) 9774-7745- Regina CÓD. 5648- CASA NO MAITINGA, c/ 2 doms., e demais dependências, mobiliado p/ fins de semana e temporada, (13) 981230210/ 99601-1581. CÓD. 5649- SUÍTE, R$ 350 por mês, (13) 3316-4197/ 98838-8950. CÓD. 5650- CASA ,P/ FINS DE SEMANA e temporada, prox. a praia, c/ 2 dorm., sala, cozinha, wc e garagem, disponível para o carnaval (11) 2801- 8842/ 94985-7831. CÓD. 5651- 3 CASAS, p/ temporada e definitivo, 2/ dorms. cada e demais dependências, (13) 3317-1727/99714-7711. CÓD. 5652- CASAS P/ CARNAVAL e fins de semanas, comporta 12 pessoas, 50 reais por pessoa, (13) 3317-1727/99714-7711. CÓD. 5610- CASA, c/ sala e coz. americana, dorm., área de serviço e wc, p/ casal sem filhos, R$500, (13)996540911/98809-7686. CÓD. 5611- CASA P/ TEMPORADA, 2 dorm. , 1 suíte, sala, cozinha, banheiro e garagem p/ 2 carros. Fazemos pacotes, (13) 3203-1411/ 7822-2714. CÓD. 5612- QUARTOS INDIVIDUAIS e coletivos no Indaiá, (13) 3317-5604/ 9653-1097. C Ó D . 5 5 7 4 - A PA R TA M E N TO , E M V I S TA L I N D A , p a r a o f e r i a d o d e c a r naval, c/ 2 dorm., sala, cozinha, wc, e área de serviço, (13)9700-8650/ 99788-3673.

Cód. 5580- Apartamento no Maitinga, 2 dorm., sendo 1 suíte, sala,coz. am., área de serviço, 1 vaga p/ carro, 150 metros da praia ,R$280, mil (13) 3317-5604/ 9653-1097. CÓD. 5616-CASA, EM VISTA LINDA, 2 doms., coz., área de 300 mts, bem construída. R$ 200 mil, ( 13)3311-7371/ (11) 97255-

VENDE-SE / ALUGA-SE CÓD. 5584- VENDE-SE TERRENO, com barracão, 18 x 14 metros, no bairro VCII, próximo a Rio Santos. (13) 99661-0656. CÓD. 5663- VENDO TERRENO, 12X30, a uma quadra da Anchieta, no Indaiá, c/ doc. ok, murado e aterrado, ac. troca em imóvel do meu interesse, R$ 125 mil, (13) 9774-7745. CÓD. 5664- VENDO TERRENOS, na Chácara Vista Linda, c/ escritura e contrato de compra e venda, (13) 99723-6369.

CÓD. 5581APARTAMENTO NO MAITINGA, 2 dorm., sendo 1 suíte, sala,coz. am., área de serviço, 1 vaga p/ carro, 300 metros da praia ,R$200mil (13) 3317-5604/ 9653-1097.

CÓD. 5620- VENDO CASA, COM LOTE de esquina, 750m² ótimo para construtor, (13) 3311-6216.

CÓD. 5583- CHALÉ PRÉ- FABRICADO, de concreto, aprovado pela prefeitura, terreno 135 m², murado R$ 68 mil + 400 mensais (13) 981280082/ 3316-4397.

IMÓVEIS OUTRAS CIDADES

Cód. 5579- Sobrado, em Vilas Maitinga, 2 suítes, sala, cozinha americana, área de serviço, 2 vagas p/ carro, R$250,mil, (13) 3313-1178/ 99653-1097.

PONTOS COMERCIAIS & LOTES

PONTOS COMERCIAIS ALUGA-SE / VENDE-SE CÓD. 5659- VENDO, SALÃO COMERCIAL, 120m² com duas casas nos fundos, na rua Osvaldo Cruz, 1057- Jd. Paulista (13)3317-2589. CÓD. 5660- PASSO PONTO de praia, (13) 99594-9696. CÓD. 5661- ALUGO LANCHONETE completa, c/ tudo dentro ou, p/ outro fim comercial, prox. Ao PS, ambiente familiar, R$1 mil, (13) 99755-5567 / 3317-1694 / 997332297.. CÓD. 5662- VENDO, BANCA de jornal, c/ o ponto, em frente a Anchieta a 500 mts da praia, R$20 mil, (13) 99655-8431- Camarão. CÓD. 5618- VENDO, URGENTE, L A N C H O N E T E e s o r v e t e r i a , Av. . A n chieta, 100- Centro, em frente a feira de artesanato, R$ 200 mil, aceit o p r o p o s t a , ( 11 ) 9 7 1 7 6 - 7 2 2 2 / ( 1 3 ) 3317-2560. Juvenal. C Ó D . 5 6 1 9 - A L U G O I M Ó V E L , PA R A FINS COMERCIAIS, prox. ao Pronto socorro, R$ 2.100, (13) 99727-6592. CÓD. 5551- ALUGO CASA, P/ FINS COMERCIAIS, na rua Luiz Pereira de Campos, R$ 2.100 mensais, (13)99727-6592.

VENDE-SE / ALUGA- SE CÓD. 5528- VENDO TERRENO, na Enseada - Guarujá, 12x30, murado e aterrado, ótimo local, R$180 mil, (13)30172711/8852-0131.

CASAS & APTOS. VENDE-SE / ALUGA- SE C Ó D . 5 5 5 2 - V E N D O A PA R TA M E N TO , n a Vi l a M a i a – G u a r u j á , c / 2 dorms.,sendo 1 suíte c/ hidromassagem, elevador e garagem, (13)3386-3145/3326-5145.

Procura-se Técnico Contábil em Bertioga (13) 98151-9743 cv p/ cfguariniello@gmail.com

ADMITE-SE

C Ó D . 5 5 7 5 - A PA R TA M E N TO , C / 3 DORM., sendo 1 suíte, no Parque E s t o r i l , R $ 1 . 4 0 0 ( 1 3 ) 3 3 1 3 - 11 7 8 / 99653-1097. C Ó D . 5 5 5 0 - A L U G O A PA R TA M E N TO , n o v o , 2 d o r m s , n o E d i f í c i o M a l i b u , f r e n t e p / Av. A n c h i e t a , n o M a i t i n ga, (13) 99165-5565.

LOTES & TERRENOS

CINEGRAFISTA Que resida em Bertioga

(13)7803-6739

CASAS & APTOS. VENDE-SE CÓD. 5653- SOBRADO, NO JD. PAULISTA, lado praia, c/ 3 suítes e salão com churrasqueira, R$340 mil, (13)33177730/99661-5329. CÓD. 5654- PRÉDIO RESIDENCIAL, no JD. Paulista, c/ 8 apartamentos e, renda de 5 mil reais , R$1.200.000, (13) 3317-7730/ 99661-5329. CÓD. 5655- VENDO OU TROCO, casa c/ 3 cômodos, na rua Projetada B1, 95, R$ 80 mil, tratar c/ Ceará (13) 99755-4122. CÓD. 5656- CASA NO INDAIÁ, c/ piscina, a uma quadra da praia, (13) 9774-7745- Regina. CÓD. 5657- VENDO OU TROCO, casa c/ 3 dorms., sala e cozinha americana, WC e lavanderia, c/ escritura e IPTU OK, R$55 Mil (13) 99735-0634. CÓD. 5658- CASA NO INDAIÁ, a 100 metros do mar, c/ 2 dormitórios, sala, coz., churrasqueira, 4 vagas na garagem. R$ 230 mil, ( 13)99644-5956 ou (11)99563-2659. CÓD. 5613- CASA NO RIO DA PRAIA, 2 dorm., sala, coz., copa, wc, gar. coberta p/ 4 carros, mobiliada c/ ventilador de teto, escritura ok, (11) 4127-6211/ 97295-3336. CÓD. 5614- CHÁCARA, C/ 6 QUARTOS, 2 coz, piscina gde, chur. e garagem p/ 10 carros, 450 mil, (13) 3319-4160/9744-3092. CÓD.5615- CHÁCARA, 1000², 2 dorm., sala, coz. + 3 dorms., semi-acabados, 135 mil, (13) 3319-4160/9744-3092. CÓD. 5617- CASA, EM VISTA LINDA, p/ moradia e renda, 4 suítes c/ frigobar e TV +

GUIA DE PRODUTOS & SERVIÇOS DO JCN Imóveis

Mercados

CONDOMÍNIO TERRAS DE GILEADE III, Vista Linda,Bertioga-SP, Marcasa Empreendimentos Imobiliários, www.marcasa.com. br, (13) 3327-4043 / (13) 3345-5036.

Para reformas construção

&

SUPERMERCADO ELETRO-MAGAZINE ALBATROZ, Av. 19 de Maio, 1118, Jd. Albatroz, www.supermercadoalbatroz.com.br, (13) 3317-1439.

Para você sua familia

&

MADEIREIRA 3G, *serraria própria*, Rod. Rio-Santos, km 218,5 - nº 1550, atendimento@madeireira3g.com.br, (13) 3311-6303 / ID 96*35120.

ÓPTICA & RELOJOARIA NOVA BERTIOGA, *promoção: sua idade é seu desconto*, (13) 3317-1505 (Bertioga) / (12) 3865-4128 (Boissucanga).

TINTAS PALMARES, Av. 19 de Maio, 752/760, Jd. Albatroz, vendasbertioga@tintaspalmares.com.br, (13) 3317-5498.

HB AUTO PEÇAS, oficina, funilaria e peças para automóveis, Av.Anchieta,10882, Jd.Indaiá (13) 3311-9063.

Restaurantes Pizzarias

&

PIZZARIA FRATELLO, *disk pizzas e esfihas*, (13) 3317-3357 / (13) 3317-6247 / (13) 3317-3535. RESTAURANTE E LANCHONETE NOVA FORTALEZA, Av.Anchieta, 97, Centro (13)3317-4027

Para o seu lar

MULTIBOMBAS, *bombas é na multibombas - vendas e consertos*, Av. Anchieta, 2241, Jd. albatroz, (13) 3317-2553.

BERTIOGA NEWS O seu Guia em Bertioga

www.bertioganews.com DIVULGUE SUA EMPRESA

(13) 3317-3677 / ID. 13*871619


JORNAL COSTA NORTE | Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

VEÍCULOS

|

DIVERSOS

|

EMPREGOS

ANUNCIE GRÁTIS de segunda a quarta-feira das 09h às 17h (13) 3317-1281 - e-mail: classificadosgratuitos@costanorte.com.br

AVISO AOS LEITORES DO JCN

www.costanorte.com.br > 15

CLASSIFICADOS

O Jornal Costa Norte não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios aqui publicados, e alerta seus leitores para que confirmem a veracidade da oferta mencionada para que não sejam vítimas de golpistas:

NÃO EFETUE DEPÓSITO EM CONTA BANCÁRIA | NÃO ENVIE DINHEIRO OU CHEQUE | NÃO INFORME SEUS DADOS OU ENVIE CÓPIA OU ORIGINAL DOS SEUS DOCUMENTOS SEM ANTES TER A CERTEZA DA INTEGRIDADE DA OFERTA. Qualquer dúvida, ligue (13) 3317-1281. Enviar currículo c/ foto, deptopessoalpraiamar@gmail.com, (13) 3313-2495.

EMPREGOS & OPORTUNIDADES

VEÍCULOS & ACESSÓRIOS

ADMITE-SE

CARROS VENDE-SE CÓD. 5665- AUDI A3, ano 98, autom á t i c o , c o m p l e t o , c / t e t o s o l a r, e s tofado de couro e roda aro 16, R$ 16.500, (13) 99795-8038. CÓD. 5666- KOMBI FURGÃO, ano 94, ótimo estado de conservação, (13) 99594-9696. CÓD. 5667- TRAILER c/ 3 dormitórios, (13) 99594-9696. C Ó D . 5 6 6 8 - M I N I VA N TO W N E R , 2 0 1 0 , p r a t a , D P VAT p g , p n e u s n o vos, 40 mil km, (peq. ptos de ferrugem), único dono, R$ 13.900, (13) 9 8 1 3 5 - 6 8 8 8 / 3 3 1 7 - 11 8 2 - L u i z . CÓD. 5669I D E A AT T R A C T I V E , 1 . 4 , p r a t a , 2 0 1 2 , c o m a r, R $ 3 4 . 9 0 0 , a c . t r o c a , ( 1 3 ) 9 8 11 4 - 5 3 1 8 C Ó D . 5 6 7 0 - PA R AT I a n o 2 0 0 1 , p r a t a , d i r. h i d r á u l i c a , c o m p l e t o , R $ 11 mil, (12) 3892-1394/8163-0455. CÓD. 5621- GOL MI, ANO 97, 8 válvulas, 2ª dona, R$10 mil, aceito proposta, (13) 99779-0872. CÓD. 5622- PEUGEOT 206, 1.6, 2p, 2001, envelopado, completo, 2º d o n o , I P VA 2 0 1 4 o k , R $ 1 3 m i l , ( 1 3 ) 99732-7459 - Stell. C Ó D . 5 6 2 3 - P E R U A P E U G E O T, 2 0 7 , SW XR S, ano 2008, mod. 2009, comp., bem conservada, R$ 21.800, ( 1 3 ) 3 3 11 - 7 3 7 1 / ( 11 ) 9 7 2 5 5 3 3 0 6 . CÓD. 5585- UNO, 4 PORTAS, ano 98, doc. ok, R$6 mil (13) 99796-6902. CÓD. 5586MONDEO SW, 1997, a z u l , 2 . 0 , 1 6 V, m e c â n i c o , 4 p o r tas, vidros elétricos, R$10 mil (13) 99746-0513. CÓD. 5587- FOX TREND, 1.0, 2012, doc. ok, direção hidráulica, trava elétrica e alarme, 30 mil km , na garantia R$27.900, (13)99727-6592. CÓD. 5588- GOL 96, precisa funilaria, R$ 3 mil, (13)9778-8898. C Ó D . 5 5 8 9 - S I E N A C E L E B R AT I O N , 2010, completo, prata, R$21 mil, (13) 99713-8150. C Ó D . 5 5 5 3 - V E N D O PA L I O , 2 0 1 0 , flex, vermelho, 2 portas, único dono, em perfeito estado de conservação, R$17.500, (13) 997798309. C Ó D . 5 5 5 4 - VA N , R E F R I G E R A D A , Ducato Multi, 2.8, 2007, teto alto, c/ serviço p/ baixada, 2º dono, pronta p / t r a b a l h a r. R $ 5 7 m i l , a c e i t o c a r r o a t é R $ 2 8 m i l , ( 1 3 ) 3 3 1 3 - 1 7 6 3 ( 11 ) 7826-0887. C Ó D . 5 5 5 5 - V E N D O F I AT U N O , 2010, 47 mil km originais, R$ 15mil, (13) 3317-3220/ 99777-8892.

MOTOS VENDE-SE CÓD. 5624- KS ,ANO 2003 ,125 cc,R$ 2.500,00, (13) 99777-4653 CÓD. 5556- VENDO MOTO, NX 200, ano 99, roxa, IPVA, seguro e licenciamento pago, c/ baú e capacete, transf. grátis, valor a combinar, (12) 981721191/ 996321420.

PAT BERTIOGA, 09h às 16h, 2ª a 6ª feira, doc.: CPF, RG, PIS, cart.trab. Atendentedebalcãop/peixaria(06),masc/fem.,ens.fund.,prev. treinamento;aux.limpeza(01),masc.,exp.;cozin heiro(02)fem.,ens.fund,exp.;lider de serviço de limpeza(01),fem.ens.fund.exp, exp.em coor. equipe de trabalho;promotor de vendas(03), masc/fem,ens.médio,exp(temp.60d);recepcio nistap/hotelaria(01),masc/fem,ens.fund.,inglês básico,hor.noturno. PAT SÃO SEBASTIÃO (CENTRO/COSTANORTE: segunda à sexta, das 8h às 17h, Rua João Cupertino dos Santos, 245, Centro – São Sebastião - (12) 3892-4606 / 3892-1600:açougueiro(5); ajudante de

armador (1);ajudante de cozinha (3); ajudante geral (4);ajudante de serralheiro (1);alinhador de pneus (1);assistente administrativo(2); assistente social(1);aux. adm.bilingue(1); aux.de dopa(1); aux.de escritório(1);aux.de lavanderia)1); aux. de limpeza (5);babá(1);borracheiro(1);camare ira(2);caseiro(1);cozinheiro(4);cuidador de idoso(1); chapeiro(1);churrasqueiro(1);do méstica(8);faxineira(1); garçom(5);gerente de hotelbilingue(1); jardineiro(3);manic ure(3);manobrista(1);marinheiro aux.de convés(1); mecânico de autos(1);moço de convés(1);motoboy(2);motorista de ô n i b u s(1 );o p e rad ord e rá d i o (1 );o p e ra d or de retro escavadeira(1); operador de telemarketing(1);panfleteiro (1);pizzaiolo(2); professor(6);psicólogo (1); recepcionistade hotel bilingue(1);recepcionista de hotel (3); serrador de mármore (1);serralheiro(1); serviços gerais (1); sushiman(1); tapeceiro(1); vendedor(2); vendedor externo(4).

PAT CARAGUÁ-Rua Taubaté,520-Bairro Sumaré-(12)3882-5211Levar documentos pessoais: Ajudante de motorista, supervisor de vendas, recepcionista de hotel, empregada doméstica, operador de caixa, camareira de hotel, atendente de balcão, motorista de caminhão, oficial de serviços gerais, ajudante na instalação de antenas (tv), porteiro de edifícios, açougueiro, ajudante de serralheiro, copeiro, ajudante de obras, pedreiro, cozinheiro, mecânico de autos, vigilante, balconista de lanchonete, confeiteiro, recepcionista atendente, padeiro, costureira, veterinário, tosador de animais domésticos, alinhador de direção, borracheiro, auxiliar de mecânico de autos, chapeiro de lanchonete, carpinteiro de obras, promotor de vendas, motorista entregador, assistente administrativo, vendedor interno, vigia, auxiliar de padeiro, garçom, pizzaiolo, funileiro de veículos, motorista de caminhão-basculante, faxineira, tapeceiro, impressor digital, instalador de painéis, serralheiro de metal, pintor de automóveis, técnico de enfermagem, depiladora, manicure, cabeleireiro, chapa (movimentador de mercadoria), representante comercial autônomo, cumim, vendedor porta a porta, instalador de antenas, professor de inglês, professor de espanhol, coordenador pedagógico, instalador de toldos, mecânico industrial, auxiliar de limpeza, auxiliar de pizzaiolo, auxiliar de cabeleireiro, ajudante de cozinha, barman, salgadeiro e motoboy.

CÓD. 5671- USINA DE ITATINGA, admite carpinteiro, turbineiro c/ qualificação profissional, auxiliar de linhas férreas e ajudante, interessados levar currículo no End. Av. 19 de maio, 752, piso superior. CÓD. 5672- FARMACÊUTICO(A) responsável, horário: 15h00min as 21h00min, salário: de R$ 2.000 a R$ 3.200, enviar currículo c/ foto p/ curriculo@drogalove.com (13) 3317-5307. CÓD. 5625- RECEPCIONISTA, MAIOR DE IDADE, disp. p/ trabalhar aos fins de semana e feriados, residir de pref. no Indaiá.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A presidente da AMAI - AMIGOS E MORADORES ATIVOS DO INDAIÁ, A SRª MARIA DO CARMO MORAES RUBIO, CONVOCA todos os interessados em concorrer à ELEIÇÃO DA DIRETORIA para o BIÊNIO 2014/2016, a ser realizado no dia 14 de março de 2014 às 15:00 horas, as inscrições das chapas poderão ser feitas até o dia 13 de março de 2014 na Rua Eurico Massaru Matsutani nº 184, Jardim Indaiá, Município de Bertioga, Estado de São Paulo. Bertioga, 25 de Fevereiro de 2014. MARIA DO CARMO MORAES RUBIO Presidente

CÓD. 5607-- AUX. ADMINIST.,BERTIOGA, c/ ens. Médio C.., exp. Comp. Fat. hospitalar, conhec. tabelas SUS, CBHPM, AIH e pacote Office. CV recursos.humanos@ hospitalbertioga.org.br CÓD. 5590- ATENDENTE P/ PLANTÃO, comissão + ajuda de custo, (13) 3311-6216. CÓD. 5591- AUXILIAR ADMINISTRATIVO, c/ conhecimento corel draw, (13) 3317-3059. CÓD. 5592- PEDREIROS urgente, (13) 3317-5481. CÓD. 5557- COZINHEIRA(O), c/ urgência, (13)3316-6275/ 99700- 1535. CÓD. 5560- DIVULGADOR /Secretaria, tratar: (13)3316-2663 CÓD. 5558- AJUDANTE GERAL, motorista e administrativo, todos do sexo masculino c/ experiência, enviar currículo p/ eng.edsonjr@gmail.com CÓD. 5559- MECÂNICO, Avenida 19 de maio, 884, (13) 3317- 1544/ 7811-2809.

OFEREÇO-ME CÓD. 5675- AJUDANTE GERAL, ajudante de cozinha, babá, domestica mensal e serviços temporários, (13) 3317-7573/ 96206498. CÓD. 5676- AULAS DE STAND-UP (remada em pé), maiores informações, (13) 99661-2929 c/ Thiago. CÓD. 5677- AJUDANTE GERAL, ajudante de cozinha, domestica mensal e serviços temporários, (13) 3317-7573/ 9620-6498. CÓD. 5626- SERVIÇO GERAL na área da limpeza, líder de limpeza e telefonista, (13) 99720-1873/ 98839-4606/ ID 117*65686. CÓD. 5627- CUIDADOR DE IDOSOS, formada técnico em enfermagem, c/ experiência, (13) 9600-7535. CÓD. 5628- INSTALO EM BERTIOGA, TV digital banda KU (livre), sem pagamento mensal, canal Vasco, Córdoba internacional, IRAQ, SUDAN, etc. (11) 95127-6605 TIM - ENG° JOSÉ. CÓD. 5629- AULAS DE REFORÇO, no Indaiá, matemática e física, para ensino médio e concursos. Engº José (11) 951276605 (TIM). CÓD. 5593- RECEPCIONISTA, auxiliar de escritório, administrativo ou designer gráfico, c/ disponibilidade de horário, (13) 33171806/(13) 98163-8158. CÓD. 5594- CASEIRO, (13) 98151-6545/ 997919774. CÓD. 5595- ESTÁ C/ PROBLEMAS EM SUA CASA? Armário c/ porta quebrada, queimou o chuveiro, torneira vazando, chame o marido de aluguel, ele resolvera seu problema, (13) 3317-5268. CÓD. 5561- SERVIÇOS DE INFORMÁTICA para em empresas e particulares, RMLabs solutions, (13) 99618-8720, Roberto. CÓD. 5562- DESBLOQUEIO CELULARES, remoção de vírus, migração p/ Windows 7, entre outros serviços p/ residências e empresas, (13) 99618-8720 - Roberto COD. 0000 - FILMAGEM E FOTOS DE EVENTOS: festas, casamentos, formaturas, vídeos institucionais, eventos religiosos, edição de imagens. Tenha seus melhores momentos gravados em DVD (formato internet), (13) 96553059, c/ André.

DIVERSOS

pai e mãe no local, (13) 99739-3474 - Rogério. CÓD. 5680- VENDO, DUAS PORTAS de aço, p/ comércio, 1,60 de largura e um balcão de madeira, (13) 3317-1153. CÓD. 5681- VENDO, AR CONDICIONADO, marca LG, 7.500 BTUS, 220W, R$300, (13) 99755-5567 / 3317-1694 / 99733-2297. CÓD. 5682- VENDO, DEPURADOR de ar branco, 220W, R$100, (13) 99755-5567 / 3317-1694 / 99733-2297. CÓD. 5683- VENDO, FILHOTES de Maltês, R$1.200 fêmea e R$1.000 macho, (12) 3892-1394/8163-0455. CÓD. 5685- VENDO, GELADEIRA pequena, R$150, (13) 3316-4197/ 98838-8950. CÓD. 5686- VENDO, LANCHA 16 pés, motor 40 HP, R$16 mil, (13) 3316-4197/ 98838-8950. CÓD. 5687- VENDO, MAQ. DE LAVAR roup,a Brastemp, semi nova, 10 meses de uso, 13 kg, lava e centrifuga, 11 prog., comp. por R$1.500, vendo por R$ 450, (13) 99700-0109. CÓD. 5688- VENDO, MAQUINA DE LAVAR roupa, Electrolux, 8 kg, R$ 400, (13) 3313-3242. CÓD. 5689- VENDO, MOTOR DE POPA Evinrude, 15 HP, R$ 2 mil (13) 3313-3242. CÓD. 5690- VENDO, TV 29 polegadas, Samsung R$ 400, (13) 3313-3242. CÓD. 5691- VENDO, MAQUINA de corte vinco, c/ 45 facas, R$ 10 mil, (13) 32235575/ 3223-1429 CÓD. 5692 – VENDO, FREEZER horizontal, duas portas, R$1.100, (13) 99636-9991/ 99604- 2862. CÓD. 5674- OXI-SANITIZAÇÃO: poderoso contra germes, bactérias, odores, acaro, sem produtos químicos. (13) 3317 6179 / 13-98138 1385 / ID: 107*24352. CÓD. 5632- VENDO, CARRINHO de churrasco, semi novo, impecável, R$1.500, (13) 997687388.

Programação de Car naval - 2014

CÓD. 5631 - PROCURO PESSOA, que me faça feliz, quem estiver realmente interessado ligue: (13) 99624-3072/ 98151-4524/ 98825-5951- Amanda.

SEX

Danilo de Abreu

SAB

Sollano

CÓD. 5633- VENDO, POLTRONA/ CAMA no Indaiá, (190 cm), R$160. Engº José (11) 95127-6605 (TIM). CÓD. 5634- VENDO, XBOX COMPLETO, c/ Kinect + 2 jogos e, controle sem fio, só falta a fonte, Tudo por apenas R$700, (13) 7814 3011. CÓD. 5630- CONSÓRCIO DE IMÓVEIS, melhor que financiamento, sem entrada obrigatória, inclusive para lotes,(13) 33116216 CÓD. 5596- VENDO BARCO, de camarão e peixes diversos, c/ 7 metros, motor 18HP, pronto p/ pesca, doc. ok, preço a combinar, urgente, motivo de saúde, (13) 9792-9382.

DOM SEG

( pagode de mesa )

Banda DMR Trio aperto de mão

(choro)

CÓD. 5597- VENDO MAQUINA DE AÇAÍ, semi nova, revisada, R$ 9 mil, (13) 996369991/ 99604- 2862. CÓD. 5598- DOA-SE FILHOTE de cachorro, 8 meses, super brincalhão, ótimo p/ crianças, (13) 3311-6216. CÓD. 5599- VENDO MAQ., CONF. CHINELOS, ótimo preço, c/ manual, vídeo e nf, pronta entrega,R$ 2.800 ou R$ 3.400, c/ 50 pares de chin. já prontos e lista de fornecedores. (13) 99611-2358. CÓD. 5601- VENDO LONG BOARD, ótimo estado, R$700, (13) 99727-6592. CÓD. 5602- VENDO, CAMA ELÁSTICA, de 3,5 metros, semi nova, foi montada apenas 3 vezes, R$ 1.100, (13) 9795-9096. CÓD. 5603- EXCURSÃO, P/ O ZOOLÓGICO, no dia 23 março, (13) 997257852/3317-8118 - Mazinho excursões CÓD. 5604- EXCURSÃO, p/ Aparecida dia 10 de maio (13) 99725-7852 / 3317-

8118 - Mazinho excursões CÓD. 5605- VENDO BARCO, MARAJÓ, 5 m, motor ano 2012, 50 HP Mercuri, c/ ou sem carreta rodoviária, (13)33171195/99745-2006. CÓD. 5563- VENDO, TELHAS DE BARRO usadas, 5 cumeeiras fibrocimento, 1 antena TV assinatura, 60 cm, (13) 996188720- Roberto. CÓD. 5564- VENDO, SOFÁ-CAMA sim-

ples, sem encosto, com almofada, R$150 (13) 3317-2248/ 99747-6614. CÓD. 5565- VENDO, TV 29 polegadas, R$150, (13) 3317-2248/ 99747-6614. CÓD. 5566- VENDO, TV 29 polegadas, R$ 180, (13) 99614-2765- Claiton REFORMULAÇÃO E CRIAÇÃO de sites, cartões de visitas, impressões digital, (13) 996306660, www.presshost.com.br

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, c/ bolsa auxílio (R$ 460,00),documentos necessários: RG / CPF; INSCRIÇÕES NO PAT OU NO SITE, www. viarapida.sp.gov.br,. CÓD. 5673- HIGIENIZAÇÃO veicular, lavagem c/ cera.+ aplic. ozônio, tratar: (13) 3317 6179 / 13-98138 1385 / 11- 7843 2863 / ID: 107*24352. CÓD. 5678- VENDO, LAVATÓRIO profissional Itália, + Boneca c/ cabelo médio, 50% natural + apostilas e utensílios p/ cabelos, (13)3317-7515/ 99747-7997. CÓD. 5679- VENDO, FILHOTE de Labrador,

EDITAIS DE PROCLAMAS Nº 3797

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: RENATO EXPEDITO LEITE DE SOUZA, nacionalidade brasileira, estado civil divorciado, profissão técnico de telefonia, nascido em São Paulo - SP, no dia 22/02/1980, residente e domiciliado na Avenida Anchieta, nº 8578, apto. 2, Vista Linda, Bertioga - SP, filho de EXPEDITO NUNES DE SOUZA, e de EROTILDES ESMERALDA LEITE. CLAUDIA REGINA CARVALHO NEVES, nacionalidade brasileira, estado civil divorciada, profissão do lar, nascida em São Paulo - SP, no dia 08/08/1980, residente e domiciliada na Avenida Anchieta, nº 8578, apto. 2, Vista Linda, Bertioga - SP, filha de CECICILIA MARIA CARVALHO NEVES. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 20 de fevereiro de 2014. Cristiane de Barros Silva Escrevente Autorizada

Nº 3801

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: ANELITO MACHADO MOTA, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão marinheiro, nascido em Águas Formosas - MG, no dia 16/01/1958, residente e domiciliado na Avenida Anchieta, nº 100, Casa 02, Centro, Bertioga – SP, filho de JOSÉ MACHADO MOTA, e de MARCINDA PEREIRA DOS SANTOS. DURVALINA PINHEIRO DOS SANTOS, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão aposentada, nascida em Águas Formosas- MG, no dia 31/01/1969, residente e domiciliada na Avenida Anchieta, nº 100, Casa 02, Centro, Bertioga – SP, filha de ANTONIO PINHEIRO DOS SANTOS, e de SEBASTIANA RODRIGUES SOARES. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 24 de fevereiro de 2014. Cristiane de Barros Silva Escrevente Autorizada

Nº 3798

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: ADRIANO MOREIRA AQUIRINO, nacionalidade brasileiro, estado civil solteiro, profissão garçom, nascido em Santos- SP, no dia 30/01/1990, residente e domiciliado na Rua Francisco Hermano Vasconcelos, nº 227, Jardim Rafael, Bertioga – SP, filho de SEBASTIÃO QUIRINO, e de ELISABETE RODRIGUES MOREIRA. ARLEANE RODRIGUES DE LIMA, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão gerente, nascida em Natal- RN, no dia 14/09/1978, residente e domiciliada na Rua Francisco Hermano Vasconcelos, nº 227, Jardim Rafael, Bertioga-SP, filha de ANTONIO FERNANDES DE LIMA, e de MERIA ZILDENIR RODRIGUES DE SOUZA LIMA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 21 de fevereiro de 2014. Cristiane de Barros Silva Escrevente Autorizada

Nº 3802

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: MATHEUS DE ARAUJO MADURO, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão zelador, nascido em Guarujá - SP, no dia 10/04/1987, residente e domiciliado na Rua Largo do Jatoba, nº 35, Mod. 06, Riviera de São Lourenço, Bertioga – SP, filho de JOSÉ CARLOS MADURO, e de MARIA IMPERATRIZ DE ARAUJO MADURO. JÉSSIKA VANESSA GONÇALVES MIGUEL, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão estudante, nascida em Santa Helena - PB, no dia 10/11/1991, residente e domiciliada na Rua Largo do Jatoba, nº 35, Mod. 06, Riviera de São Lourenço, Bertioga – SP, filha de MARIA DA PIEDADE GONÇALVES MIGUEL. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 24 de fevereiro de 2014. Cristiane de Barros Silva Escrevente Autorizada

Nº 3799

Nº 3800

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão pintor, nascido em São Paulo - SP, no dia 31/05/1988, residente e domiciliado na Rua A, nº 1162, Lote 44, Jardim Ana Paula, Bertioga – SP, filho de GILMAR DE OLIVEIRA, e de ROSANGELA MARIETTE. JOCEILMA DE JESUS SILVA, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão auxiliar de limpeza, nascida em Itaju do Colônia - BA, no dia 23/04/1991, residente e domiciliada na Rua A, nº 1162, Lote 44, Jardim Ana Paula, Bertioga – SP, filha de JUAREZ DA SILVA ROSA, e de MARIA APARECIDA DE JESUS. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 24 de fevereiro de 2014. Cristiane de Barros Silva Escrevente Autorizada

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: GILBERTO FERREIRA DE SOUZA, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão marinheiro particular, nascido em Guarujá - SP, no dia 01/04/1984, residente e domiciliado na Rua Sebastião Arantes, nº 85, Jardim Veleiros, Bertioga – SP, filho de JOÃO CANDIDO DE SOUZA, e de BENEDITA FERREIRA DE SOUZA. DAIANE REIS SANTOS, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão assistente administrativo, nascida em Ibicuí - BA, no dia 12/02/1992, residente e domiciliada na Rua Dr. da Costa Silva Sobrinho, nº 85, Indaiá, Bertioga – SP, filha de DJALMA CARDOSO DOS SANTOS, e de EDINEIDE REIS SANTOS. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 24 de fevereiro de 2014. Cristiane de Barros Silva Escrevente Autorizada

Nº 3803

Nº 3804

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: CARLOS ANDRÉ MARÇAL DE OLIVEIRA, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão marítimo, nascido em Camamu - BA, no dia 28/10/1974, residente e domiciliado na Rua Mestre Pessoa, nº 430, Vila Tamoios, Bertioga – SP, filho de MANUEL BONFIM BARROS DE OLIVEIRA, e de MARIA DE LOURDES RAMOS MARÇAL. MARCIA REGINA FONSECA, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão auxiliar de cozinha, nascida em Bertioga - SP, no dia 12/04/1972, residente e domiciliada na Rua Mestre Pessoa, nº 430, Vila Tamoios, Bertioga – SP, filha de HAROLDO FONSECA, e de MARIA TERESA DA COSTA FONSECA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 25 de fevereiro de 2014. Cristiane de Barros Silva Escrevente Autorizada

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: SÁVIO HERRIQUE FERREIRA ALENCAR, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão comerciante, nascido em Goianésia – GO, no dia 05/04/1984, residente e domiciliado na Rua Engenheiro José Sanchez Ferrari, nº 1030, Vicente de Carvalho II, Bertioga – SP, filho de OSMAR FERREIRA MENDES, e de MARIA ZILDA DE ALENCAR. LILIAN LUIZA DE OLIVEIRA, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão comerciante, nascida em Itumbiara - GO, no dia 25/01/1985, residente e domiciliada na Rua Engenheiro José Sanchez Ferrari, nº 1030, Vicente de Carvalho II, Bertioga – SP, filha de ROTISHILDES JOSÉ DE OLIVEIRA, e de ITAMIRA LUIZA DE OLIVEIRA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 25 de fevereiro de 2014. Cristiane de Barros Silva Escrevente Autorizada


16 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 01 a 07 de março de 2014 - Edição 1272

Celebridades em foco UM NOVO CONCEITO EM COLUNA SOCIAL

13- 3316 2557 3317 6453 Chopp & Cerveja

| JORNAL COSTA NORTE

Edison Prata MTb: 66575 (13) 7850-2283 edisonprata@ig.com.br

Em Bertioga, o jovem empresário Cadú Zaidan despede-se da vida boa de solteiro. A recepção de despedida reuniu amigos e parentes. Na foto: Roberto e Cadú Zaidan, Larissa Guerra, Ronaldo e o paizão Ribas Zaidan

O testemunhal ficou por conta dos amigos mais íntimos e parceiros do dia a dia. Alegria, muito chope e um excelente churrasco. Em uma só voz, o pessoal deseja mil felicidades ao novo casal

O jovem Cadu e Larissa curtirão uma vida a dois. Felicidades e que Deus abençoe o mais novo casal

Quem também curte a boa vida de casado é o empresário Roberto Zaidan, que, ao lado de sua Natália Alvim e do filho Kaique, é só alegria

A soma de amigos de lá com amigos de cá é igual à felicidade total O bom da vida é simplesmente estar com quem você gosta; é por isso que este colunista social (centro) curte bons momentos entre os empresários Marquinhos e Celsinho, no badalado restaurante Cucina Di Polettho, no bairro Santa Rosa, em Guarujá

Quem esteve por lá foi a prefeita Maria Antonieta de Brito, parabenizando a ação Enquanto tudo é glamor, este pessoal deu um duro danado na contrução de um centro de capacitação, inaugurado na Apae, em Vicente de Carvalho. Seu presidente, o interventor Dr. Fernando do Monte (centro) e a diretora Mônica Silva agradecem a cooperação e a colaboração da Cutrale, neste ato, representada por seu diretor de relações trabalhistas Carlos Otero de Oliveira

O supervisor e coordenador da Apae, responsável pela edificação e pela construção do espaço

O vereador Nelsinho agradeceu o empenho dos funcionários da Apae e, principalmente, da empresa Cutrale

Parece que o local preferido do secretário Elcio Maceió e seus amigos é a Cucina Di Polettho

Rogério Talles, da loja Sr. Ozônio, em Bertioga, está na Radial, a loja top do litoral, quando o assunto é radiador, com nosso amigo Jairo

A.V.C.B * Projetos * Montagem * Materiais / Equipamentos * Assessoria

(13)7814-0470 / ID96*165593 Atendemos todo o litoral NIPPAN FIRE PROTECTION

www.nippan.com.br

Revista

Jornal Costa Norte  

Edição 1272

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you