Issuu on Google+

COSTA NORTE 19 anos de lealdade com o leitor

R$ 1,00

www.costanorte.com.br - Edição 1205 - 17 a 23 de novembro de 2012 - Diretor Presidente: Ribas Zaidan

Itutinga Pilões será destino do programa estadual Roda SP

GUArUJÁ

Pedro rezende

set

CUbAtão

Índice define plano de ação contra a dengue na cidade

PAG. 08

PAG. 07

bertioGA

Prefeitura é quem vai ocupar novos quiosques jcn

Essa foi a solução encontrada pela municipalidade de Bertioga para dar uma destinação emergencial aos equipamentos durante esta Temporada de Verão. Os novos quiosques da Praia da Enseada, construídos na 1ª fase da obra de reurbanização da orla e entregues em meados deste ano, aguardam o processo de licitação para poderem ser ocupados. São três conjuntos com dois boxes cada. Esta semana, o secretário municipal de Planejamento, José Marcelo Marques, também detalhou o andamento das principais obras da cidade. Entre elas, a futura rodoviária e o portal da av. 19 de Maio.

PAG. 05

sAntos

Três veículos se envolvem em acidente na Rio-Santos PAG.13

Problema maior é que depredações, como a quebra de vidros, já foram registradas nos novos quiosques; intuito agora é que equipamentos sirvam como pontos de apoio turísticos.

Ações contra a dengue também são intensificadas no município PAG.07

bertioGA

divulgação

sAntos

CNE revela os alunos vencedores da sua 4ª etapa

Cidade começa a instalar as estações de bicicletas

PAG.06

Bertioguense vence concurso da Marinha

bertioGA

bertioGA

PAG.08

bertioGA

“Com cerca de 4,5 milhões de km², a Amazônia Azul faz parte da Zona Econômica Exclusiva do Brasil. Para ter um melhor aproveitamento de toda a riqueza e potencialidade nacional, é necessário que haja responsabilidade na sua preservação”. É o que diz parte da redação ‘Amazônia Azul’, feita pelo aluno Matheus Hiroshi, de 13 anos.

PAG.06

Neim Jardim Raphael realiza a sua II Mostra de Arte PAG.09

Esportista local vence a Geral do Circuito Sesc de Corridas PAG.12 itAnhAém

bertioGA

Governo inicia ampliação do Hospital Regional

Aumento do ônibus pega o povo de surpresa

PAG.04

PAG.04

sAntos/GUArUJÁ

Feriado prolongado vai contar com uma nova balsa para a travessia maria Paula

são sebAstião

“A chegada do ferry boat é uma ótima notícia com o início da Temporada, e o sistema de travessias de balsa é vital para a vida de toda a Baixada Santista, particularmente Santos e Guarujá, que são cidades com economias que dependem desse sistema”. Foi o que disse o presidente da Dersa, Laurence Lourenço, na inauguração do equipamento FB-29, nesta quarta-feira (14), em Santos.

PAG. 07

2 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

| jornal Costa norte

seletivo de guarda-vidas Os inscritos como guarda-vidas temporários, em Ilhabela, devem comparecer na próxima terça (20), às 8h30, na Praia do Perequê, em frente ao Hotel Pelicano, para fazer a prova natatória de 500m e a corrida de 1.700m na areia.

oPortunidadE

BERTIOGA

PAT realiza intermediação de mão-de-obra dA REpORTAGEm jcnorte@uol.com.br

O

PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Bertioga, em parceria com a Sert (Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho), está disponibilizando um novo meio de interação com as políticas de emprego vinculado ao Ministério do Trabalho, do governo federal. O PAT oferece um sistema de intermediação gratuita entre trabalhadores em busca de uma colocação profissional e empregadores que disponibilizarem vagas de emprego. De acordo com o diretor municipal de Assuntos do Trabalho, Edison Pereira da Costa, este mecanismo proporciona o

cadastramento tanto de trabalhadores em busca de oportunidades, como das empresas que atuam no município, e de outros órgãos que admitam mão de obra. “Procurando o PAT, o empregador terá gratuitamente o anúncio de suas vagas, o acesso a um amplo banco de dados, o recebimento de candidatos, cujo perfil se enquadre nas vagas oferecidas, além de um local propício para a realização de entrevistas, nas instalações do PAT com toda a infraestrutura necessária” citou o diretor. Edison alerta aos contratantes que o programa ‘MTE Mais Emprego’ é uma ferramenta que oferece benefícios e agilidade nos procedimentos de

eXPeDieNte JorNAl CostA Norte ltDA - ePP redação e Publicidade: Av. 19 de Maio, 695 – Jd. Albatroz Bertioga/SP – CEP.: 11.250-000 - Fone/Fax: (13) 3317-1281 e-mail: jcnorte@uol.com.br Diretores: Ronaldo Berlofi Zeidan e Roberto Berlofi Zeidan edição: Lúcia Bakos (MTb: 39.479) reportagens: Eliana Cirqueira (MTb: 47.163) e Maria Paula (MTb: 1623 ) Fotos: JCN impressão: Diário do Grande ABC Circulação: Baixada Santista e Litoral Norte As páginas sociais são de total responsabilidade de seus autores, assim como a veracidade dos classificados gratuitos.

LINKFORT_anuncio_297x260.indd 1

jcn

ProcEdimEnto amPlia a PossiBilidadE admissão dE PEssoas quE Buscam oPortunidadEs dE traBalho No Verão Outra recomendação é que os interessados procurem as unidades do PAT, para conferir se existem oportunidades nas áreas em que atuam. Tânia lembra ainda que com a proximidade do Verão, período em que o município recebe um grande número de turistas, aumenta o número de vagas oferecidas nas mais diversas áreas de atuação, ampliando as possibilidades

para quem realmente quer e precisa trabalhar. CoNtAtos Para que as empresas se utilizem deste serviço, basta ligar (13) 3319-9700 ou comparecer pessoalmente ao PAT, nos seguintes endereços: Espaço Cidadão – Centro, na av. Anchieta, 392; ou no Espaço Cidadão – Boracéia, na rua José Costa, 138.

Posto também oferece vagas de emprego

Serviço é disponibilizado nas unidades do Espaço Cidadão Boracéia ou Centro

contratação para as empresas e demais empregadores. AtuAlizAção Para favorecer ainda os propósitos da instituição, Tânia Mara, coordenadora do PAT de Bertioga destaca a importância de se manter atualizado os cadastros realizados pelas pessoas que buscam uma oportunidade no mercado de

trabalho. “É necessário que as pessoas interessadas em conquistar um emprego tenham os seus cadastros atualizados, com informações precisas, principalmente sobre os seus contatos, como telefone, fixo ou celular, e-mail, afinal, as vagas disponibilizadas precisam ser preenchidas com rapidez, e nesse caso, a informação é fundamental”, afirmou.

O PAT (Posto de Atendim e n t o a o Tr a b a l h a d o r ) d e Bertioga está com ofertas de emprego. Interessados devem comparecer uma das duas unidades do município – cen-

tro e Boracéia, munidos dos documentos pessoais (carteira de trabalho, PIS, RG e CPF). Nos dois locais, o atendimento acontece de segunda a sextafeira, das 9h às 16h.

CoNFirA As VAgAs: - AJUDANTE GERAL – Ensino Fundamental - AJUDANTE DE MECÂNICO – Ensino Médio - AUXILIAR DE ESCRITÓRIO – Ensino Médio - BALCONISTA – Ensino Fundamental - BARMAN – Ensino Fundamental - GARÇOM – Ensino Fundamental - PADEIRO – Ensino Fundamental - RECEPCIONISTA ATENDENTE (TEMPORÁRIO) – Ensino Superior Cursando - VIGIA (TEMPORÁRIO) – Ensino Fundamental

11/9/12 6:13 PM

JORNAL COstA NORte | Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

eNCONtRO COm pRefeitOs Disponibilizar informações para o cumprimento das regras que disciplinam a prestação de contas na gestão pública. É com este propósito que o TCE-SP promoverá 2 palestras para os prefeitos eleitos e reeleitos. A 1ª é dia 28, às 15h, em Barueri. A participação independe de prévia inscrição. CUBATÃO

gestão (1997/2000).

RessACA CíviCA Acabou finalmente a ressaca cívica, provocada pelas eleições de 07 de outubro, na Câmara de Cubatão, onde somente Doda (PSB), Dinho (PT) e Aguinaldo Araujo (PDT), dos 11 vereadores, conseguiram a reeleição. Com o fim da ressaca, acabou também o marasmo nas sessões do Legislativo.

CRise séRiA É mais séria do que muitos pensam a crise financeira da prefeitura de Cubatão provocada, segundo a prefeita Márcia Rosa, pela queda de arrecadação de mais de 40% do previsto no Orçamento de 2012. As primeiras medidas para equilibrar as finanças determinaram o bloqueio de compras da prefeitura.

RessACA CíviCA ii Durante a sessão desta terçafeira (13), o tempo fechou entre os vereadores Dinho e Doda. Com palavras de calibre grosso, disputaram o direito de apresentar pedido de CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar as causas da morte de um menino registrada, semana passada, no Pronto Socorro Infantil.

CRise séRiA ii Além disso, Márcia Rosa suspendeu a realização do Carnaval (desfiles das Escolas de Samba e dos blocos), do Festival Nordestino ‘Danado de Bom’ e da representação teatral ‘Caminhos da Independência’. Os secretários continuam desautorizados a efetuar qualquer compra que não tenha o carimbo “emergência”.

ApROvAdA Com maioria na Câmara, acabou prevalecendo o requerimento do vereador Dinho que vai presidir a CEI para investigar as causas da morte do menino Lucas. Os demais membros da comissão são os vereadores Aguinaldo Araujo e o socialista Doda, representando a oposição à administração petista.

CRise séRiA ii Para tentar receber faturas atrasadas que somam R$ 1,9 milhão e pagar os salários atrasados dos vigilantes que prestam serviço à prefeitura, a Marvin Segurança Patrimonial entrou com ação no Ministério do Trabalho. A audiência está marcada para o próximo dia 22.

GABineTe nO hOspiTAl Para tentar reverter a crise instalada no sistema de saúde, o vereador situacionista, Aguinaldo Araújo, afirmou esta semana que vai sugerir à prefeita Márcia Rosa (PT) que leve seu gabinete para dentro do hospital. Vereadores da oposição lembraram que essa medida já foi adotada pelo prefeito Nei Serra em sua última

Fim dA GReve Os 260 motoristas e cobradores da Viação Translíder, responsável pelo transporte coletivo de Cubatão, suspenderam nesta quinta-feira (15) a greve que durou 03 dias, com a promessa de receber neste final de semana (17 e 18) os salários atrasados. De acordo com Paulo Passos, assessor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários,

www.costanorte.com.br > 3

COLuNA

ALBATROZ

a prefeitura de Cubatão deve R$ 4,5 milhões à empresa. Fim dA GReve ii Além de não perderem os dias parados, os empregados da Translíder devem receber um aumento de 2% como forma de compensação pelo atraso dos salários. Paulo Passos afirmou ainda que a prefeitura se comprometeu em parcelar a dívida com a empresa: “Só não ficou claro em quantas parcelas, nem quando”. A prefeitura deixou de repassar à Translíder o subsídio de R$ 0,75 por passageiro. misTéRiO Nos corredores do Palácio Piaçaguera é dado como certo que, para o 2º mandato, Márcia Rosa vai realizar uma “reengenharia” no 1º escalão da Administração. No entanto, as mudanças continuam em segredo. Nem mesmo os secretários que gozam de maior confiança da prefeita arriscam um palpite: “Ninguém sabe o que vai mudar, nem quem fica ou quem sai. Mas, que vai mudar, vai”, afirmam.

GUARUJÁ deleGAdA Guarujá deve ser uma das cidades a firmar convênio com o Governo do Estado, nos próximos meses, para a implantação da ‘Operação Delegada’. A Assembleia Legislativa do Estado aprovou projeto de lei encaminhado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), que estende a medida para todo o Estado. deleGAdA ii Pela lei, os municípios po-

derão firmar convênios com a Secretaria de estado da Segurança Pública, para que os policiais militares possam trabalhar nos dias de folga, aumentando a sensação de segurança nas vias públicas, nos municípios onde estão lotados. O bico, que na verdade sempre existiu, mas sempre foi proibido, passa a ser institucional e quem paga por ele é a prefeitura. denGUe Os casos de dengue estão se multiplicando por diferentes bairros de Guarujá, razão pela qual a Secretaria Municipal da Saúde acendeu o farol vermelho e passou a concentrar as ações nas localidades onde o mosquito vem privilegiando na hora de criar seus filhotes. O tema ganhou destaque na última sessão do Legislativo. AnO leTivO Começa na próxima semana o processo de matrículas nas unidades de Ensino Infantil para o ano de 2013. A Secretaria da Educação realizará o procedimento a partir da próxima quinta-feira (22) até o dia 30. A medida contempla as crianças da modalidade pré-escola, ou seja, que tenham 04 e 05 anos de idade, e que completem 06 anos, a partir de 1º de abril de 2013. FOTOGRAFiA Estão abertas as inscrições para curso de fotografia, que começam no dia 07 de dezembro. São oferecidas 20 vagas. As aulas serão ministradas pelo professor Valter Gomes. Para participar, o aluno deve ter a partir de 15 anos e possuir uma máquina digital.

FOTOGRAFiA ii Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura (av. Presidente Vargas, 266, Parque Estuário), de segunda a sexta-feira, munidos de RG e comprovante de residência. As aulas acontecem no Memorial Vertical (rua Firmino Jorge da Costa Neto, 250, Vila Júlia), às sextas-feiras, das 14h às 17h.

BeRTiOGA mUlTAs de TRânsiTO O vereador Jurandyr José Teixeira das Neves (PTB) apresentou requerimento na Câmara, na sessão desta terça-feira (13), pedindo ao Departamento de Trânsito da cidade que informe o número de multas efetuadas em 2011 e 2012. A intenção é comparar os dados, já que no período da campanha eleitoral, ele diz que sofreu sete multas por falta de cinto de segurança, sendo do mesmo agente de trânsito e no mesmo local. O vereador acredita que sofreu perseguição política e que houve abuso por parte do agente. denGUe O vereador Taciano Goulart (PRP) fez indicação pedindo ao Executivo que intensifique a fiscalização no combate a dengue por conta do período da Alta Temporada, quando é maior a proliferação do mosquito. A indicação foi aprovada por todos os vereadores. denGUe ii Vale lembrar que essa semana a prefeitura estará participando da Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue. Na segunda (19) acontecerá distribuição de

Câmara de Bertioga realiza audiência do Orçamento 2013 PrevisãO de desPesa é de mais de r$ 367 mi; PrOjetO deve ser aPrOvadO antes dO reCessO, em 15 de dezemBrO

material informativo aos alunos da 4ª série das escolas municipais. denGUe iii Na terça (20), a mesma ação será para os alunos da 4ª série das escolas estaduais, e na quarta (21) terá pedágio informativo, das 9h às 11h, na av. Anchieta, 1.103, Jardim Lido. E, na quinta (22) , os 09 municípios da Baixada Santista, realizarão, simultaneamente, às 12h, uma ação simbólica. Em Bertioga acontecerá o ‘Abraço ao Forte São João’, no centro, com a presença dos alunos da cidade. CReChe nAs FéRiAs O vereador Marcelo Vilares (PTB) apresentou indicação para que a prefeitura mantenha as creches em funcionamento durante o período das férias escolares. O principal motivo, segundo ele, é o número de mães que trabalham e não têm onde deixar os filhos. A indicação foi aprovada por todos os legisladores. ROUBO A BARCOs O número de roubos a barcos ancorados, entre outros equipamentos, em Bertioga, vem aumentando, de acordo com o vereador Ney Lyra (PRP). Ele apresentou indicação solicitando maior fiscalização por parte do policiamento aquático, realizado pela PM. O pedido foi aprovado. UsO de espAçOs A Câmara aprovou ainda, em 1ª discussão, a concessão, a título oneroso, de uso de espaços físicos da Administraçã, à instituição financeira para o funcionamento de postos bancários.

Despesas previstas Legislativa – R$ 10,70 milhões Administração – R$ 38,8 milhões Segurança Pública – R$ 1,05 milhão Assistência Social – R$ 8,1 milhão

AnA ClÁUdiA GOmes anaclaudia@costanorte.com.br

A

Câmara Municipal de Bertioga realizou audiência pública nesta segundafeira (12) para discussão da proposta orçamentária para o exercício de 2013, que estima a receita e fixa a despesa do município. A previsão de gastos é de R$ 367.631.585. Desse valor, são destinados ao Poder

Executivo R$ 304.331.585; ao Poder Legislativo, R$ 10,7 milhões; e ao Bertprev, 56,6 milhões. A audiência foi aberta ao público, entretanto, o comparecimento foi baixo. De acordo com o secretário geral da Câmara, Audi Muquer, essa fase é de aprovação da proposta. Após a audiência, o PL (Projeto de Lei) segue para apreciação dos vereadores. “Antes do recesso legisla-

tivo, que ocorre a partir de 15 de dezembro, o projeto deverá ser aprovado. Acredito que a apreciação ocorra no final de novembro e início de dezembro”, previu. seCReTARiAs As Secretarias cuja previsão é de maior gasto são: Planejamento e urbanismo: R$ 80,7 milhões; Educação: R$ 70,1 milhões; Saúde: 69,1 milhões; e Administra-

ção: R$ 38,8 milhões. (veja quadro) Para Reserva de Contingência está previsto um gasto de R$ 46,9 milhões. Segundo Muquer, essa despesa referese a emergências ou calamidades, cujo valor pode ser remanejado. Pela proposta do Executivo, os créditos adicionais suplementares, isto é, acréscimos de dotação orçamentária, podem ser remanejados em até 5% do

orçamento. GAsTOs Entre as despesas previstas estão a construção de escola no Guaratuba, no valor de R$ 2,2 milhões, a construção da uPA (unidade de Pronto Atendimento), no valor de R$ 725 mil, e a construção e melhoria do novo prédio da Câmara, R$ 525 mil. A proposta orçamentária completa pode ser consultada no site www.camarabertioga. sp.gov.br.

Previdência Social – R$ 6,5 milhões Saúde – R$ 69,1 milhões Educação – R$ 70,1 milhões Cultura – R$ 850 mil Urbanismo – R$ 80,7 milhões Habitação – R$ 5,8 milhões Gestão Ambiental – R$ 6,3 milhões Comércio e Serviços – R$ 6,08 milhões Desporto e Lazer – R$ 2,2 milhões Encargos Especiais – R$ 10,03 milhões Reserva de Contingência – R$ 46,9 milhões

4 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

| jornal Costa norte

royalties até dia 30 A presidente Dilma Rousseff tem até o dia 30 para decidir sobre o projeto que redistribui os royalties do petróleo. O texto chegou à Casa Civil dia 09, data a partir da qual a presidente tem 15 dias úteis para decidir sobre o projeto.

COMUNIDADE

BERTIOGA

Aumento da passagem de ônibus pega a população de surpresa NovA tArifA de r$ 2,80 começA A ser cobrAdA sábAdo (17), três diAs Após A AprovAção No poder LegisLAtivo Maria Paula

mARIA PAulA mariapaula@costanorte.com.br

A

Câmara Municipal de Bertioga aprovou o novo reajuste da passagem de ônibus da cidade, nesta terça-feira (13). De R$ 2,65, a tarifa passa a custar R$ 2,80, a partir deste sábado (17). Com apenas três dias de aprovação pelo Legislativo, o novo preço da passagem deve pegar a população de surpresa, já que a publicação do aumento foi feita na edição do BOM (Boletim Oficial do Município) desse feriado do dia 15. De acordo com o secretário geral da Câmara, Aude Muquer de Oliveira, a Câmara não tem autonomia para decidir sobre o valor da tarifa. A Casa apenas aprova ou reprova o decreto. NO cONTRATO O presidente da Ceat (Comissão de Estudos e Análise do Transporte Coletivo Urbano) da cidade, Expedito Dias Romão, informou que o aumento anual está previsto

Novo preço vale para os ônibus que circulam no município

no contrato com a prefeitura, cabendo a Ceat reajustá-lo, conforme o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), pesquisado pelo IBGE, que aponta o índice

de inflação sobre os produtos alimentícios, educação, entre outros itens. O último cálculo apresentado pelo INPC foi de 6,55%, semelhante ao repassado para a nova tarifa

de ônibus. O novo decreto manteve os 50% de desconto sobre a tarifa para os estudantes de Bertioga. AumENTO ANTERIOR

O reajuste anterior aconteceu em maio do ano passado, quando a passagem subiu de R$ 2,50 para R$ 2,65. A proposta da Viação, dessa vez, era de reajustar a tarifa em R$ 3,88, mas não foi aceita pela Ceat. Segundo Romão, a contrapartida da Viação foi entregar 06 novos ônibus, que já estão em circulação. Além do repasse estimado pelo INPC, a Comissão analisa a planilha de custos da empresa, que informa os valores gastos com manutenção, peças, combustível e mão de obra. O presidente da Ceat informou ainda que apenas 02 km do itinerário dos ônibus não são asfaltados e que a empresa não pode solicitar grandes aumentos alegando alto custo de manutenção por conta das ruas esburacadas. “A maioria do percurso efetuado pela Viação é feita sobre o piso de asfalto, em condições técnicas ideais”. PEsquIsA Romão disse também que a prefeitura pretende realizar, no próximo ano, uma pesquisa para avaliar se houve aumento

de usuários no transporte urbano da cidade. Segundo ele, a última pesquisa, em 2010, mostrou que 1.416.720 pessoas utilizaram os coletivos durante um período de três meses. A Viação Bertioga assinou contrato de 15 anos com a prefeitura, em outubro de 2008, ou seja, a empresa ainda tem mais 11 anos de prestação de serviços na cidade.

Senhor Dias é o presidente da Ceat

ITANHAÉm

governo dá início ao processo de ampliação do Hospital regional

ElIANA cIRquEIRA eliana@costanorte.com.br

O

governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve neste sábado (10) na Baixada Santista para anunciar o início do processo de licitação para ampliação e reforma do Hospital Regional de Itanhaém, que atenderá também os municípios de Mongaguá, Itariri e Pedro de Toledo. A unidade hospitalar terá aumento de 153% no número de leitos, passando de 91 vagas para 240. No total, serão investidos, com verba do Estado, R$ 60 milhões. “Começamos essa obra em 90 dias. Haverá um novo prédio de oito andares, com

11.500 m² de área construída, 30 leitos de UTI, sendo 20 de UTI e 10 de semi-UTI, e mais 120 leitos operacionais. O hospital ficará com 240 leitos e terá ainda um heliponto. Será um prédio mais moderno para atender o Litoral Sul, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe até Juquiá”, afirmou Alckmin. INTERlIGAdO O novo prédio a ser construído será interligado a antiga estrutura do hospital, que também será reformada. A unidade ainda contará com 10 novas especialidades médicas: neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular, urologia, cirurgia pediátrica, cardiologia, endocrinologia, nutrologia, nefrologia e pneumologia. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o projeto do anexo contará com inovações em sustentabilida-

de: sistema de aquecimento solar: arquitetura voltada ao aproveitamento da iluminação natural, com luz solar; sistema hidráulico com torneiras de baixo consumo, aproveitamento da água da chuva e sistemas de coleta seletiva de resíduos. Eliana cirquEira

Novo prédio será interligado à antiga estrutura, e terá oito andares

COMUNICADO SABESP

Alckmin esteve na unidade hospitalar na tarde de sábado (10) anunciando investimento de R$ 60 milhões

SABESP PEDE QUE POPULAÇÃO ECONOMIZE ÁGUA. CHUVAS ESTÃO ATÉ 80% INFERIORES À MÉDIA HISTÓRICA. DEVIDO À FALTA DE CHUVA NOS ÚLTIMOS MESES, MENOS ÁGUA CHEGOU AOS MANANCIAIS QUE ABASTECEM O LITORAL PAULISTA. Desde agosto, o volume de chuva está até 80% menor que a média histórica. No feriado, a população do litoral deve dobrar. Por isso, é fundamental economizar água. Medidas simples podem ajudar a garantir o abastecimento de todos: • Feche a torneira enquanto escova os dentes. • Reduza o tempo no banho. Ao se ensaboar, feche o registro. • Evite lavar quintais, calçadas ou carros. • Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. • Ligue a máquina de lavar roupa e/ou louça quando estiver com a capacidade completa. Mais dicas de economia de água no site www.sabesp.com.br. Para outras informações, ligue para a central de atendimento ao cliente: 0800 055 0195. O atendimento funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive feriados. A ligação é gratuita. Água. Sabendo usar, não vai faltar.

JORNAL COstA NORte | Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

www.costanorte.com.br > 5

CAmiNhãO dO Peixe Incentivar o hábito da alimentação saudável e a baixo custo. Este é o objetivo do ‘Caminhão Feira do Peixe’, do governo federal. Dia 27, ele estará na Praça do Comércio, s/nº, Morrinhos II, em Guarujá, a partir das 9h.

COMUNIDADE

BERTIOGA

Prefeitura é quem vai ocupar os novos quiosques da praia EquiPEs das sEcrEtarias da saúdE E dE turismo E mais a Guarda civil municiPal darão atEndimEnto aos turistas nos locais

anaclaudia@costanorte.com.br

O

s novos quiosques da Praia da Enseada, centro de Bertioga, serão ocupados pela prefeitura, por meio de diversas Secretarias. Essa foi a solução encontrada pela municipalidade para dar uma destinação emergencial aos equipamentos durante esta Temporada de Verão. Os equipamentos, construídos na 1ª fase da obra de reurbanização da orla e entregues em meados deste ano, aguardam o processo de licitação para poderem ser ocupados. São três conjuntos com dois boxes cada. Segundo o Legislativo, o PLC (Projeto de Lei Complementar) a ser votado na Câmara está em fase de análise nas comissões da Casa, podendo não entrar na pauta este ano e a questão ficar para ser decidida na próxima

POnTOs dE APOIO A prefeitura pretende disponibilizar equipes das Secretarias da Saúde e de Turismo e da GCM (Guarda Civil Municipal) para atendimento aos turistas. Os quiosques servirão como pontos de apoio. Essa medida foi necessária, segundo o secretário de Planejamento, José Marcelo Marques, em virtude da não aprovação pelo Legislativo, em regime de urgência especial, do projeto que determina a forma de ocupação dos quiosques. O projeto foi protocolado na Câmara pelo Executivo e, durante sessão ordinária, os vereadores votaram pela tramitação normal. Desta forma, não há previsão de votação

em plenário. Na ocasião, o presidente da Câmara, Marcelo Vilares (PTB), informou que se tratava de um projeto complexo e que era necessária melhor análise por parte dos vereadores.

jcn

legislatura. O problema maior é que depredações, como a quebra de vidros, já foram registradas nos novos quiosques.

sujEIRA A ocupação emergencial dos quiosques é uma forma de evitar a depredação e sujeira que já vem ocorrendo. Mais uma vez, nessa semana, a reportagem do JCN (Jornal Costa Norte) constatou que, durante a noite, moradores de rua invadem os equipamentos para dormir e usar como banheiro. ABERTOs Segundo o diretor de Serviços Urbanos, Nelson Simões, funcionários da empresa Monte Azul, responsável pela limpeza urbana da cidade, foram destacados para reali-

Funcionários da Monte Azul se revezam na limpeza dos equipamentos

zar a limpeza dos quiosques e dos banheiros públicos. “O sistema já está funcionando e vai permanecer até o dia 15

rodoviária deve levar seis meses para entrar em funcionamento

ElIAnA CIRquEIRA eliana@costanorte.com.br

A

Rodoviária Municipal de Bertioga, localizada no bairro Vista Linda, próxima à rodovia Rio-Santos (SP-55) deverá levar seis meses para entrar em funcionamento. A informação é da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos do município. Prevista para ser entregue inicialmente em junho deste ano, a obra ainda não foi concluída e, no local, somente a estrutura principal está pronta. De acordo com o secretário da pasta, José Marcelo Marques, a implantação de ‘alças’ de acesso entre a rodovia e a av. Marginal (onde a rodoviária está localizada) também pode prejudicar o funcionamento da rodoviária. Isso porque essa melhoria tem que ser realizada em conjunto pela municipalidade e o DER (Departamento de Estradas e Rodagens), órgão responsável pela via estadual. EmPREEndImEnTO Para a conclusão da obra da rodoviária, ainda faltam ser feitas: pavimentação; piso; pátio, onde os ônibus farão o embarque e desembarque; e todo o entorno do terminal de passageiros. A construção do terminal rodoviário, que abrange uma área de cerca de 1.100 m² (área construída), conta com investimento de R$ 1,18 milhão, sendo R$ 1 milhão proveniente de verba parlamentar e o restante é

ROTATóRIAs Outra questão que Marques apontou como problema é a obra de acesso entre a rodovia Rio-Santos e a av. Marginal, que dão acesso ao futuro Terminal de Passageiros. “Pretendíamos aguardar a execução da obra [pelo DER], ou ao menos o projeto ficar pronto, para podermos interligar a rodovia com a marginal, dando acesso até o trecho da Rodoviária”, informou. Mas, de acordo com o secretário, o DER informou, na última semana, que a instalação dessa rotatória provavelmente não acontecerá nesse momento.

Em dezembro, as duas pistas da avenida serão abertas ao tráfego

“O DER fez a licitação desses acessos [em trechos da rodovia, em Bertioga] e a notícia que tive é que provavelmente essa licitação vá ser cancelada e terão que fazer uma nova. Parece que houve um problema com referência ao volume de aterro necessário nessa área”, destacou. O secretário ainda informou que o município, a partir de agora, começa a estudar ‘alternativas’ de acesso a Rodoviária, para que a obra possa ser entregue até fevereiro e o local esteja funcionando até meados de 2013.

AnA CláudIA GOmEs anaclaudia@costanorte.com.br

O 1º trecho da obra de duplicação da av. Anchieta, em Bertioga, que vai da av. 19 de Maio até o Jardim Rio da Praia, será entregue ainda este ano. A informação é do secretário de Planejamento, José Marcelo Marques, que participou do programa ‘Café da Manhã’, da TV Costa Norte – Canal 48 UHF, nesta quarta-feira (14). Entre as obras que estão em andamento na cidade, esse trecho será o único entregue este ano, de acordo com o secretário. As duas pistas da via serão liberadas para o tráfego, entretanto, a iluminação e a ciclovia não estarão finalizadas. “Ainda precisamos entrar em contato com a concessionária de energia elétrica e será concluída a licitação para a ciclovia”, revelou Marques, reforçando a importância da liberação da via em função da distribuição do trânsito para os bairros.

dER Questionado, o DER informou, por meio de nota, que “estuda a contratação de projeto executivo para execução de obras de implantação do dispositivo [rotatória]. Cabe ressaltar que o DER contará com a participação da prefeitura para a viabilização da obra, uma vez que as melhorias executadas por este órgão serão realizadas no trecho sob jurisdição estadual. A contrapartida do município será na melhoria do viário urbano para acesso ao Terminal.”

Trabalhos A obra da av. Anchieta contempla a duplicação da via até

CiClovia O secretário fez um balanço das demais obras que estão em andamento na cidade. A ciclovia da av. Anchieta, que vai da av. 19 de Maio até a rua Raphael Costábile, não será concluída até o fim do ano. A pista de circulação de bicicletas foi aberta, entretanto, segundo Marques, o pontilhão em frente ao condomínio Centerville não será concluído este ano. “É uma empreiteira pequena que teve dificuldades financeiras. O prazo já venceu e estamos pressionando a empresa para conclusão. Infelizmente, a lei de licitação é assim, a empresa apresenta certidões e está apta, e no meio do percurso aparecem os problemas”. Canal A obra de reurbanização da av. Vicente de Carvalho, no Canal de Bertioga, também sofreu um atraso, de acordo com o secretário. “Pretendíamos terminar até dezembro, mas durante as intervenções, ocorreu uma rachadura no muro de contenção do Canal. Foi um imprevisto”, disse. O secretário afirmou que serão realizados serviços de manutenção para

evitar prejuízos ao comércio na área. Transbordo O terminal de transbordo, que está sendo construído no Jardim Albatroz II e que faz parte do SIT (Sistema Integrado de Transporte) também não será entregue. “A obra está adiantada e basicamente são estruturas metálicas que serão instaladas no local”, informou o secretário, reforçando que a obra não será entregue até o mês que vem. uPa e portal O secretário ainda fez um balanço de outras obras prometidas pela atual Administração, como é o caso da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o portal de entrada da cidade, na av. 19 de Maio. “A prefeitura já recebeu R$ 40 mil do Governo do Estado para a elaboração do projeto básico [da UPA]”, disse Marques. Ainda serão elaborados os projetos executivos. O valor da obra é de R$ 1 milhão, o início está previsto para abril de 2013 e o prazo de conclusão é de 1 ano. Já para o portal da cidade, cujo projeto executivo foi aprovado, o processo de licitação deverá ser aberto nos próximos dias. “É uma obra rápida, uma vez que são somente estruturas metálicas. Mas ainda tenho que analisar o projeto”, afirmou Marques, que retornou de férias esta semana.

cidade ganha loja da subway Franquia da sanduicheria inaugura na próxima quartafeira (21) AnA CláudIA GOmEs anaclaudia@costanorte.com.br

ertioga ganha, na próxima B quarta-feira (21), uma loja da franquia Subway, especializada

Terminal abrange área de 1.100 m² e conta com investimento de R$ 1,18 milhão

o bairro Indaiá, iluminação, drenagem e ciclovia. Os trabalhos tiveram início em março deste ano e a previsão de entrega é de 18 meses.

BERTIOGA

Eliana cirquEira

Obra depende de ‘alças’ de acesso na rodovia Rio-Santos

construídos na orla da praia. A prefeitura já disponibilizou os banheiros públicos aos banhistas da praia.

Primeiro trecho da obra da anchieta será entregue ainda este ano

BERTIOGA

contrapartida da prefeitura. A execução do empreendimento é da empresa PS Engenharia Construção e Comércio Ltda. A obra começou a ser realizada no início de 2011. “Enquanto edificação, ela [a rodoviária] está concluída, falta fazer a pavimentação dos pátios onde os ônibus vão parar. É uma obra que necessitou de um aterro de mais de 80cm [de altura]. Esse aterro, tivemos que fazer e esperar certo tempo para compactar e depois poder concluir a pavimentação”, explicou o secretário.

de fevereiro do ano que vem”, informou. Os funcionários se revezam durante o dia, das 7h às 21h, nos três quiosques

em sanduíches diferenciados. A loja vai funcionar na av. Anchieta, 2027, no centro, das 11h às 23h. A pré-inauguração aconteceu nesta sexta-feira (16). A Subway é conhecida pelo

sistema self-service e pelas mais de seis milhões de combinações de sanduíches. A franquia conta com mais de 900 lojas no Brasil. Para conhecer as combinações e fazer um sanduíche personalizado basta acessar o site www.subway.com.br. Qualidade De acordo com os proprietários, os irmãos Gustavo e Fernando Bandeira, a loja de Bertioga conta com todas as características das demais. “A decoração e o padrão de qualidade seguem as determinações da franquia, além de ficar bem no centro de Bertioga”, comentou Gustavo.

jcn

AnA CláudIA GOmEs

Loja funciona das 11h às 23h, na av. Anchieta, 2027, centro

6 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

| jornal Costa norte

Viagem do ConheCimento Alunos dos 8º e 9º anos da EM Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, em São Sebastião, participaram terça (13), da prova da Olimpíada de Geografia, promovida pelo Desafio National Geografic Brasil 2012.

COMUNIDADE

BERTIOGA

CNE revela os vencedores da 4ª etapa AluNos dAs EmEif’s dElphiNo stoCklEr E BorACéiA, E mAis A EmEf GiusfrEdo sANtiNi forAm os vitoriosos anaclaudia@costanorte.com.br

U

ma verdadeira demonstração de respeito aos espaços coletivos foi demonstrada por meio de cartazes confeccionados pelos alunos do 1º ano da rede municipal de ensino de Bertioga, que participaram do CNE (Costa Norte Escola: Comunicando para Educar). Esta foi a 4ª etapa do concurso que já aconteceu em cinco edições. Os vencedores dessa etapa foram Guilherme Ishida Ramos Ribeiro, do 1° ano A, da Emeif Profº Delphino Stockler de Lima, em 1º lugar; Césio Silva Oliveira, do 1° ano C, da Emeif Boracéia, em 2º

lugar; e Joyce de Sousa Pereira, do 1° ano A, da Emef Giusfredo Santini, em 3º lugar. Eles desenvolveram cartazes com o tema ‘Preservação dos Espaços Coletivos’.

alunos encaminharam trabalhos e destes, 41 foram selecionados pelos professores para passar pela avaliação da equipe de jornalistas do JCN (Jornal Costa Norte).

TRABAlhOs Nesta etapa, mais de 650

ÚlTImA ETAPA A última etapa da 5ª edição

do CNE já teve início. Os alunos do 5º ano do ensino municipal de Bertioga já começaram a elaborar textos informativos com o tema ‘Interelações entre qualidade ambiental e qualidade de vida’ e têm até o próximo dia 28

para finalizar os trabalhos. A festa de encerramento desta edição do CNE acontece no dia 12 de dezembro, quando todos os vencedores, entre alunos, professores, diretores e escolas, receberão a premiação.

APOIO O CNE – Comunicando para Educar conta com apoio da Sabesp/Governo do Estado de São Paulo, Brasil Terminal Portuário, Mare Incorporadora, Sobloco Construtora, Buriqui Costa Nativa e Sesc Bertioga. reprodução

AnA CláudIA GOmEs

Na ordem, os trabalhos que conquistaram o 1º, 2º e 3º lugares e mostram a importância no respeito aos espaços coletivos

Maria paula

BERTIOGA

redação de bertioguense vence concurso da marinha do Brasil mARIA PAulA mariapaula@costanorte.com.br

“C

om cerca de 4,5 milhões de km², a Amazônia Azul faz parte da ZEE [Zona Econômica Exclusiva] do Brasil. Para ter um melhor aproveitamento de toda a riqueza e potencialidade nacional, é necessário que haja responsabilidade na sua preservação, controle na sua exploração e investimentos na realização de ações que visem não só capacitar

TVCN_297x260.indd 1

e modernizar a Marinha do Brasil, como também instruir e conscientizar os governantes e a população do nosso país sobre a importância da Amazônia Azul”. É o que diz parte da redação ‘Amazônia Azul’, feita pelo bertioguense Matheus Hiroshi, de 13 anos. Ele é aluno da 8ª série do ensino Fundamental do Colégio Saber, Sistema Anglo, e conquistou o 1º lugar pela Baixada Santista no Concurso de Redação da Marinha do Brasil. Hiroshi também passou

vitorioso na 2ª etapa estadual do concurso e, agora concorre com os melhores do Brasil. PREmIAçõEs Na última quarta-feira (14), o jovem recebeu como premiação da etapa distrital –que corresponde a São Paulo e parte de Minas Gerais –, um tablete, troféu e certificado. O evento ocorreu no 8º Distrito Naval, na Vila Mariana, capital. No próximo dia 19, a

premiação válida pela Baixada ocorrerá em Santos. Além do 1º colocado, mais duas alunas da mesma turma de Hiroshi, Luiza Moreira Novaes e Ruth Maria de Godói também ficaram em 2ª e 3ª colocadas pela Baixada. A coordenadora pedagógica do Colégio Saber, Licínia Bezerra de Almeida e a diretora Maria Aparecida Fernandes atribuíram os resultados positivos à dedicação dos alunos e ao apoio dos professores.

O campeão Matheus Hiroshi, ladeado por Luiza e Ruth, 2ª e 3ª colocadas pela Baixada e a coordenadora pedagógica Licínia

11/14/12 3:47 PM

jornal Costa norte | Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

www.costanorte.com.br > 7

PPa 2014/2017 Ilhabela realizará 07 audiências públicas para elaboração do PPA (Plano Plurianual), que estabelece metas e diretrizes de governo para o período de 2014 a 2017. A 1ª plenária será realizada dia 20, às 19h, no sul da ilha, no Centro Educacional e Cultural ‘Prefeito Roberto Fazzini’, na Praia Grande.

COMUNIDADE

SANTOS/GUARUJÁ

Feriado prolongado conta com nova balsa para travessia entre municípios EMBArCAçãO DIMINUIrá O tEMpO DE EspErA EM três MINUtOs, CAINDO DE 20 pArA 17 MINUtOs mariaoaula@costanorte.com.br

“A

chegada do ferry boat é uma ótima notícia com o início da Temporada, e o sistema de travessias de balsa é vital para a vida de toda a Baixada Santista, particularmente Santos e Guarujá, que são cidades com economias que dependem desse sistema”. Foi o que disse o presidente da D ers a (D esenvolvimento Rodoviário S/A), Laurence Casagrande Lourenço, durante a inauguração do novo equipamento FB-29, quartafeira (14), na Ponta da Praia,

em Santos. A embarcação diminuirá o tempo de espera em três minutos, caindo de 20 para 17 minutos. A nova balsa com capacidade para 50 veículos começou a operar logo após a inauguração. São esperados que mais de 295 mil veículos utilizem as balsas durante este feriado prolongado. O evento contou com a presença do atual prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa (PMDB) e também do eleito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). O secretário estadual de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho não compareceu.

CApACidAde A chegada da FB-29 é a segunda das cinco novas adquiridas pela Dersa, a ser entregue para o sistema de Travessias Litorâneas do Estado, e custaram R$ 5,9 milhões. A primeira, FB-26, com capacidade para 38 veículos foi entregue em agosto deste ano. Pela primeira vez, desde o início de sua operação, a Travessia Santos/Guarujá irá funcionar com nove embarcações. A FB-29 aumentará a capacidade operacional da travessia de 1.300 para 1.500 veículos por hora. Até o final deste ano está prevista a entrega de mais dois novos ferry boats,

que somados têm a capacidade de transportar 120 veículos e custarão R$ 14,3 milhões para o Estado.

Maria Paula

MARiA pAULA

LiTORAL NORTe O secretário de Estado dos Transportes também citou a entrega de uma nova embarcação na Travessia São Sebastião/Ilhabela, no Litoral Norte, como mais uma conquista da Dersa. A FB-30, com capacidade para 70 veículos também foi entregue na quarta-feira (14), em São Sebastião. A novidade é que esta balsa terá banheiros e área abrigada com bancos para maior conforto dos usuários.

Além da Baixada, outra balsa foi entregue no Litoral Norte

SÃO SeBASTiÃO

GUARUJÁ

Ações contra a dengue são intensificadas também em São Sebastião

Índice define plano de ação contra a dengue

dA RepORTAGeM jcnorte@uol.com.br

O

Verão vem chegando e a preocupação dos serviços de saúde pública com a dengue redobram. As ações que são realizadas durante o ano passam a ser intensificadas pela prefeitura de Guarujá. Recentemente, o Estado divulgou mapeamento onde consta Guarujá como um dos 13 municípios paulistas com indicação de maior vulnerabilidade para a transmissão da dengue. A cidade obteve índice

de infestação de 2,9%. De 1º a 11 de outubro, a Coordenação Municipal de Controle e Combate à Dengue coletou amostras em recipientes que continham larvas e mapearam as regiões com maior positividade. O resultado demonstrou que a Área 1 – que compreende os bairros Perequê, Jardim Acapulco, Jardim Pernambuco, Parque Enseada, Jardim Virginia, Cidade Atlântica e Enseada – é a que apresenta maior propensão à proliferação do mosquito. A área 1 é formada por uma população de 40 mil pessoas, o que corresponde a quase 13 mil imóveis. ViGiLâNCiA “Neste sentido, reforçare-

mos as atividades nos pontos que apresentaram, no estudo, índice acima das expectativas. O Lira [Levantamento de Índice Rápido] é um levantamento realizado antes da Temporada e serve para diagnosticar locais propícios ao surgimento da doença”, explicou a coordenadora de Controle e Combate à Dengue, Ana Lúcia da Cruz. ATeNdiMeNTO Conforme a prefeitura, para os casos de menor complexidade, a população deve procurar a Rede de Atenção Básica (Unidades Básicas e de Saúde da Família). Os casos de maior gravidade serão encaminhados para as referências, que são as UPAs (Unidades Pronto Atendimentos) e, no caso de

internação, o Hospital Emílio Ribas II.

dA RepORTAGeM Pedro rezende

Levantamento foi feito antes da temporada

Área 1 é formada por uma população de 40 mil pessoas

jcnorte@uol.com.br

S

ão Sebastião foi um dos 13 municípios chamados pela Secretaria de Estado da Saúde para receber apoio nas ações de combate a dengue, com o objetivo de evitar uma epidemia com a chegada do Verão. Apesar de a cidade apresentar queda significativa nos números de casos em 2011 e 2012, os quatro tipos de dengue já circularam em São Sebastião, o que a torna mais suscetível à doença. De acordo com Antônio Nisoli, secretário adjunto da Saúde, o município tem uma geografia e clima bastante propícios para a proliferação da dengue e, por esse motivo, todo cuidado se faz necessá-

rio. Isso teria levado o Estado a incluir São Sebastião na lista das cidades que requerem cuidados. De ponta a ponta De janeiro a novembro de 2011 foram emitidas 1256 notificações de suspeitas de dengue, que resultaram em 364 confirmações da doença. No mesmo período neste ano, ocorreram 1179, com 90 casos confirmados. No ano passado, a Administração implantou a Casa da Dengue, que melhorou a estrutura dos trabalhos de prevenção das equipes de controle da dengue. Para a próxima Temporada é estudada a possibilidade de ampliação das equipes, de modo que consigam intensificar os trabalhos de ponta a ponta da cidade.

8 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

| jornal Costa norte

Mudanças na Coleta O setor de Limpeza Pública, da prefeitura de Ilhabela, vai alterar o horário de coleta de materiais recicláveis no ‘Gleba 1’. A partir de segunda (19), o caminhão vai passar na parte da manhã na Barra Velha Gleba I (parte baixa do bairro). No sul da Ilha, a mesma mudança ocorrerá a partir de 20/11.

AMBIENTE

BERTIOGA

Projeto de repovoamento de robalo pode vir por meio do Programa Petrobras Ambiental IdEIA é fAzEr uM dIAgNósTIco dAs EspécIEs quE sE ENcoNTrAM No MANguE E No cANAl eliana@costanorte.com.br

C

om foco no repovoamento da espécie de peixe robalo, que pode estar escassa nos rios de Bertioga, a FMU (Faculdade Metropolitana Unidas), o Campb (Circulo do Menor Patrulheiro de Bertioga) e a Colônia de Pescadores da cidade, a Z-23, promoveram encontro na segunda (12), para apresentar o projeto que concorrerá ao patrocínio do programa ‘Petrobras Ambiental’. O evento ocorreu na Casa da Cultura, centro, e contou com a participação de representantes do Terceiro Setor, pescadores e setor público. O robalo tem várias espécies, que são encontradas principalmente em regiões litorâneas e é importante para a pesca artesanal e a esportiva. “A ideia é fazer um diagnóstico das espécies que se encontram no mangue e no

Canal [de Bertioga] e ver a necessidade ou não de repovoamento. Caso exista, serão produzidos alevinos [filhotes de robalo], sendo que parte deles será para repovoar o ambiente marinho. Outra parte será utilizada num sistema de produção em tanque rede, que pode abastecer o mercado consumidor, sem predar tanto esse peixe no mar”, explicou

Luciano Eduardo Polaquini, professor da FMU e um dos idealizadores do projeto. COmplExO Polaquini ainda destacou que o projeto é complexo e inclui programa para resgate social, cultural e ambiental. “Nós o denominamos ‘Bertiágua’. No sentido de olhar para essa questão da água e buscar

maneiras de impactar menos. Será feito monitoramento da qualidade física, química e microbiana da água. Também será implantada junto à comunidade de pescadores uma indústria ou sala para m, informou. RECuRsOs O Campb é quem está solicitando o recurso financeiro do Programa Petrobras Ambien-

maria paula

ElIAnA CIRquEIRA

Encontro contou com a participação de representantes do Terceiro Setor

tal, visando atrair para a cidade cursos profissionalizantes e opção a oportunidade do primeiro emprego para os jovens. A explicação é do presidente da entidade, José Martins Filho. “O Campb também está fazendo uma vinculação junto ao Governo do Estado para trazer a Retec [Rede de Ensino Médio Técnico] para Bertioga, com curso de capacitação na área ambiental. E dessa maneira a gente consegue completar esse quadro”, ressaltou Martins. COlônIA Z-23 Já o presidente da Colônia de Pescadores Z-23, João do Espírito Santo, afirmou que os professores da FMU estão há mais de um ano trabalhando junto com os pescadores nesse projeto de repovoamento. Ele contou que o repovoamento é importante porque “a espécie está escassa em Bertioga”. Além disso, o presidente da Z-23 contou que a possibilidade da instalação de uma fábrica

de gelo para os pescadores da cidade é outro ponto forte do projeto. “A fábrica de gelo é um anseio dos pescadores de Bertioga. Eles se deslocam para outros municípios para trazer gelo de caminhão, de embarcação. O gelo é muito importante. Os pescadores saem para pescar e precisam ter o gelo. Se a gente conseguir essa fábrica, será uma vitória muito grande”, afirmou. OuTROs RECuRsOs Ainda de acordo com o professor da FMU, o projeto será apresentado até o dia 19 de dezembro à Petrobras, caso não receba o patrocínio, eles irão buscar outros recursos. “A ideia do projeto não é excluir ninguém, é somar esforços. Temos prazo até o dia 18 para submeter pela internet e dia 19 pelo Correio. Se não der certo, a gente vai buscar outras formas de patrocínio, com certeza sai”, previu Polaquini.

sAnTOs

CuBATãO

Cidade inicia instalação das estações de bicicletas públicas

Itutinga Pilões será mais um destino do ‘Roda SP’

sistema de atendimento será diário: das 6h às 22h para retirada

a ser fornecido com antecedência. A operação do sistema será diária: das 6h às 22h, para retirada da bicicleta, e até a 0h, para devolução.

dA REpORTAGEm

30 mInuTOs jcnorte@uol.com.br A utilização será permitida pelo tempo máximo contínuo s turistas que visitam de 30 minutos, e sua devoluSantos não precisam ção poderá ser feita em qualmais lotar o rack bagageiro quer uma das estações. Pasdo automóvel com bikes. Já sados 15 minutos, o usuário começaram a ser poderá novamente instaladas as estruretirar outra bike, Hoje, há 30,4 turas para o sistema seguindo as meskm de pistas de utilização gramas normas. exclusivas tuita de bicicletas Haverá um núpara ciclistas, públicas, em cinco mero de veículos que interligam pontos da orla mae estações maior as zonas leste rítima: emissário que o inicialmente e noroeste submarino, perto projetado, porque do Canal 1 / Canal os locais não se li2 / Canal 3, perto mitarão à orla e aos da Concha Acústica centros comerciais / Aquário / Ferry-boat para o do Gonzaga e Aparecida. Guarujá. O projeto consiste em comÀ dIspOsIçãO partilhar o uso do veículo de Ao invés de 100 bicicleforma gratuita, desde que a tas, agora serão 300; e as pessoa esteja previamente ca10 estações para retirada ou dastrada, por meio de um site, devolução foram aumentadas

para 30. A ampliação representa grande benefício para o cidadão, que poderá aproveitar o sistema para deslocamento em outros bairros. Até o próximo dia 25 estarão à disposição 150 veículos, pois já se encontrarão instaladas mais 10 estações, além das citadas.

dA REpORTAGEm jcnorte@uol.com.br

O

COnTEmplAdOs Os outros locais contemplados são: Orla, altura do Canal 4 (Praça Santo Antônio do Embaré) / Rua Francisco Hayden (próximo ao Clube Internacional de Regatas) / Av. Pinheiro Machado com rua Moura Ribeiro / Av. Francisco Glicério, altura do Canal 2 / Av. Ana Costa com av. Francisco Glicério (Estação da Cidadania) / Sesc - Rua Vergueiro Steidel / Rua Lobo Viana (em frente à Universidade Santa Cecília) / Praça Rebouças / Rua Othon Feliciano / mais uma estação no Ferry boat. Outras 15 estações serão disponibilizadas daqui a dois meses. Francisco arrais

O

Inclusão no roteiro foi pedido da prefeitura

Projeto consiste em compartilhar uso do veículo de forma gratuita

núcleo Itutinga Pilões, no PESM (Parque Estadual da Serra do Mar), em Cubatão, fará parte do roteiro do ônibus turístico do programa do Governo do Estado, ‘Roda SP’. O Parque Anilinas, no centro da cidade, incluído no ano passado, continuará na rota. Para acertar soluções diversas que englobam a extensão do percurso no município, o secretário municipal de Turismo, Luiz Carlos Costa, e a diretora da mesma pasta, Fernanda Pontes Carvalho, receberam representantes do Estado na manhã desta quarta-feira (14). O encontro foi no Anilinas, de onde se deslocaram para o Itutinga Pilões. Vieram para tratar do assunto a assistente técnica de Turismo do Estado, Flávia Caruso de Souza, a monitora ambiental Nayla Fargnoli e o coordenador do Programa de Uso Público e Educacional Ambiental, Irani Quirino, estes do Parque Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. ATEndIdO Luiz Carlos Costa mostrou-se entusiasmado com mais esse passo na direção do fomento do turismo na cidade. Disse que a inclusão do município no roteiro do ‘Roda SP’ foi um pedido da Administração atendido pelo Governo do Estado. “É uma

oportunidade de mostrar que Cubatão não é só indústrias, e as atrações turísticas são orgulho para os moradores da cidade”. TóTEm Na oportunidade, ficou acertada a instalação de um totem que marcará a parada do ônibus junto a entrada do Novo Anilinas, na rua Bernardino de Pinho Gomes. E mais adiante serão estabelecidos os dias da semana e os horários do ônibus do ‘Roda SP’, já para esta Temporada de Verão. A viagem intermunicipal com o veículo do ‘Roda SP’ permite aos visitantes conhecer diferentes atrativos da Região Metropolitana, pagando uma única passagem. O secretário e a diretora de Turismo, juntamente com representante da CMT (Companhia Municipal de Trânsito) e os funcionários

do Estado, analisariam os melhores acessos a Itutinga Pilões, levando em consideração as especificidades de tráfego das vias que ligam o local ao centro da cidade. Deverá haver outras reuniões para testar as possíveis opções. ATRAçõEs Além das atrações urbanas do Parque Anilinas, cinema, teleférico, equipamento de arborismo, quadras de esportes, fora ambientes ajardinados com espelhos d’água, o visitante contará com o contraponto de elementos de ecoturismo de Itutinga Pilões. O núcleo reúne, entre belezas naturais, o Museu Cadeia Velha e as “trilhas interpretativas”. Estas constam de caminhadas no PESM, com monitoria que facilita a apresentação de conteúdos ligados aos ecossistemas, segundo Nayla Fargnoli.

jornal Costa norte | Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

www.costanorte.com.br > 9

Festival GastronômiCo AtÊ 09/12 acontece o 6º Festival Gastronômico de Guarujå. O evento Ê coordenado pela Aceg e conta com apoio da prefeitura e do Convention Visitors & Bureau. Neste período, 33 restaurantes oferecem pratos a preços promocionais. Detalhes: http:// www.guaruja.sp.gov.br/informacoes-uteis/festival-gastronomico

CULTURA

BerTIoga

â&#x20AC;&#x2DC;Revela Bertiogaâ&#x20AC;&#x2122; tem prĂŠ-lançamento TRade TuRĂ­sTico conhece um pouco mais soBRe a mosTRa foTogRĂĄfica que aconTece a paRTiR do dia 28 anaclaudia@costanorte.com.br

R

epresentantes do trade turĂ­stico de Bertioga participaram do prĂŠ-lançamento do â&#x20AC;&#x2DC;1Âş Revela Bertiogaâ&#x20AC;&#x2122;, que aconteceu terça-feira (13), na Casa da Cultura. A exposição fotogrĂĄfica acontece de 28 de novembro a 02 de dezembro, no Parque dos Tupiniquins, centro. Durante o prĂŠ-lançamento, o secretĂĄrio de Turismo, Du Zuppani, adiantou que estĂĄ surpreso com a qualidade das fotos enviadas pela comunidade para participar da

www.revelabertioga.com.br. TambÊm no site Ê possível fazer o cadastramento para as expediçþes fotogråficas. Trabalhos de mais de 20 fotógrafos de renome nacional e internacional deverão estar na mostra. O evento Ê uma realização da Secretaria de Turismo local e conta com apoio dos Conselhos Municipais de Turismo e de Políticas Culturais.

Programação O â&#x20AC;&#x2DC;1Âş Revela Bertiogaâ&#x20AC;&#x2122; vai contar com exposiçþes, palestras, oficinas e expediçþes fotogrĂĄficas. Toda programação pode ser conferida no site

Novo olhar A expectativa do prefeito Mauro Orlandini, que participou do prĂŠ-lançamento do â&#x20AC;&#x2DC;1Âş Revela Bertiogaâ&#x20AC;&#x2122;, ĂŠ de que o evento se torne um marco de

um novo olhar para a cidade. â&#x20AC;&#x153;AlĂŠm disso, ĂŠ uma oportunidade de divulgar a cidade e fomentar o turismo, uma vez que vai envolver hotĂŠis, pousadas, agĂŞncias de viagens e de passeios de barcoâ&#x20AC;?. valor agregado â&#x20AC;&#x153;Ă&#x2030; um produto muito bom, que vai agregar valor ao meu negĂłcioâ&#x20AC;?, considerou Adriana Veronesi, proprietĂĄria da Pousada ClariĂ´, no IndaiĂĄ. Para ela, serĂĄ uma oportunidade de mostrar para os turistas um pouco mais sobre a cidade. â&#x20AC;&#x153;Inclusive eu jĂĄ coloquei um link do evento no site da minha pousada para divulgar ainda maisâ&#x20AC;?.

BerTIoga

â&#x20AC;&#x2DC;Limiarâ&#x20AC;&#x2122; ĂŠ a obra a ser lançada por elaine Velasco neste sĂĄbado (17), na casa da cultura

elIaNa cIrqueIra eliana@costanorte.com.br

â&#x20AC;&#x2DC;L

imiar: entre o cĂŠu e o infernoâ&#x20AC;&#x2122; conta a histĂłria de uma jovem dividida entre dois amores, e os mistĂŠrios que cercam esse triângulo amoroso, que envolve amor e Ăłdio na mesma proporção. A obra ĂŠ de autoria da escritora Elaine Velasco, que estarĂĄ na noite deste sĂĄbado (17), na Casa da Cultura de Bertioga, para apresentar o 1Âş livro da sua trilogia de Literatura FantĂĄstica. Elaine escolheu Bertioga para visitar por conta da sua proximidade com a cidade. Professora de MatemĂĄtica e Educação FĂ­sica, ela morou no municĂ­pio. Começou a

lecionar em Bertioga, hĂĄ alguns anos, na EE Armando Belegarde, onde conheceu seu atual marido. Juntos, eles acabaram indo morar e trabalhar no Interior de SĂŁo Paulo, em RibeirĂŁo Branco. Ela ĂŠ especialista em GestĂŁo e SupervisĂŁo Escolar e cursa Licenciatura Plena em Letras. ouTras oBras Atualmente, alĂŠm da de-

dicação ao ensino, a escritora tambĂŠm estĂĄ envolvida com as duas outras obras que compĂľem a trilogia. SĂŁo elas: â&#x20AC;&#x2DC;Abismoâ&#x20AC;&#x2122; (em processo de publicação) e â&#x20AC;&#x2DC;RefĂşgioâ&#x20AC;&#x2122; (em elaboração). Toda a obra de Elaine ĂŠ lançada pela Editora Dracaena, em âmbito nacional, e o booktrailler estĂĄ disponĂ­vel na internet, pelo elainevelasco.blogspot.com.br. Com a ajuda inspiradora arquivo pessoal

Livro ĂŠ o 1Âş de uma trilogia voltada ao pĂşblico adolescente e adulto

SĂĄbado (17), pĂşblico poderĂĄ conversar com a autora, a partir das 19h.

de estĂłrias famosas mundialmente como â&#x20AC;&#x2DC;CrepĂşsculoâ&#x20AC;&#x2122; e â&#x20AC;&#x2DC;DiĂĄrios de Vampirosâ&#x20AC;&#x2122;, Elaine deixou sua fascinação pelos seres mĂ­sticos tomar forma no romance de Ester, que se divide entre Samuel, um homem lindo e sedutor, e Miguel, um amigo leal e companheiro. Antigos segredos de famĂ­lia e diversos mistĂŠrios cercam essa narrativa de amor, â&#x20AC;&#x153;proibida tanto pelas leis divinas quanto pelas leis infernaisâ&#x20AC;?. auTĂłgrafos A obra estarĂĄ disponĂ­vel para aquisição na Casa da Cultura, que fica na avenida ThomĂŠ de Souza, 130, centro, em frente a Praia da Enseada. O pĂşblico poderĂĄ conversar com a autora e conhecer melhor sua obra neste sĂĄbado (17), a partir das 19h. A entrada ĂŠ gratuita e a escritora deve fazer uma â&#x20AC;&#x2DC;leituraâ&#x20AC;&#x2122; de â&#x20AC;&#x2DC;Limiarâ&#x20AC;&#x2122; aos presentes.

BerTIoga

festa da cultura caiçara acontece såbado que vem (24) aNa claudIa gomes anaclaudia@costanorte.com.br

A

7ª Festa da Cultura Caiçara, de Bertioga, acontece såbado que vem (24), na sede do Indaiå Futebol Clube, das 13h às 19h. O objetivo do evento Ê resgatar a cultura cai-

çara por meio da culinåria. Durante a festa, o público poderå apreciar pratos feitos a base de peixe e outros como a caldeirada e o marisco lambe-lambe. Os ingressos custam R$ 35 (sem a camiseta alusiva ao evento) e R$ 40 (com a camise-

ta). Eles dĂŁo direito a comida e bebida e podem ser obtidos na sede do clube, que fica no IndaiĂĄ, durante este final de semana (17 e 18) ou pelos telefones (13) 9760-1508 e (13) 9730-0227. exPecTaTIva De acordo com um dos

organizadores, Haroldo Ramos, em sua 1ÂŞ edição, a festa reuniu cerca de 15 pessoas e, ao longo dos anos vem atraindo um pĂşblico ainda maior. â&#x20AC;&#x153;A expectativa ĂŠ que mais de 60 pessoas prestigiem o nosso eventoâ&#x20AC;?, afirmou.

MEGA PROMOĂ&#x2021;Ă&#x192;O PARCELAMOS EM ATĂ&#x2030; 12X NO CARTĂ&#x192;O Â&#x2039;)BCJMJUBĂ&#x17D;Ă?P "#

3FOPWBĂ&#x17D;Ă?PEF$/) 3FDJDMBHFNEF$/) .VEBOĂ&#x17D;BQBSB$BUFHPSJBi%w

3317.2867 id 7*78762

13

auto.escolapersonal@hotmail.com

Av. Anchieta, 2.257 - Jd. Albatroz - Bertioga-SP

(em frente ao Krill)

      

  

   

    

JCN

mostra. â&#x20AC;&#x153;A convocatĂłria foi uma grande surpresa. NĂŁo vi o nome dos fotĂłgrafos, sĂł as imagens, e tenho certeza que todos vĂŁo ficar impressionados com o potencial do olhar dos bertioguensesâ&#x20AC;?. Segundo Zuppani, a curadoria destacada para avaliar os trabalhos tem sido bastante rigorosa. â&#x20AC;&#x153;O objetivo ĂŠ buscar a qualidade e nivelar pelo altoâ&#x20AC;?, comentou o secretĂĄrio.

Representantes de pousadas, hotÊis e agências de viagem participaram do prÊ-lançamento

BerTIoga

neim Jardim Raphael realiza a sua ii mostra de arte arquivo/JCN

aNa claudIa gomes

Em 2011, estudantes usaram como tema obras do pintor holandĂŞs Vincent van Gogh

Agora, alunos farĂŁo releitura dos trabalhos da artista Tarsila do Amaral aNa claudIa gomes anaclaudia@costanorte.com.br

O

Neim (NĂşcleo de Educação Infantil Municipal) Jardim Raphael, em Bertioga, realiza a sua II Mostra de Arte, na prĂłxima sexta-feira (23), na unidade, que fica na rua dr. Pedro Uzzo, 75. Este ano, o tema da mostra serĂĄ da artista brasileira Tarsila do Amaral. No ano passado, a mostra teve como tema o pintor holandĂŞs Vincent van Gogh. A mostra fica aberta ao pĂşblico das 9h Ă s 14h. Segundo a diretora do Neim, MĂ´nica Regina Prates, o objetivo ĂŠ levar um pouco de cultura e arte para as crianças e seus familiares. Os temas fazem parte da apostila Opet utilizada na rede municipal de ensino, mas, de acordo com MĂ´nica, a iniciativa procura ir alĂŠm da apostila. â&#x20AC;&#x153;NĂŁo podemos nos render somente Ă  apostila,

vamos adaptando, procurando melhorar o material. Por isso, tivemos essa ideiaâ&#x20AC;?. Na Tv MĂ´nica e a professora Aparecida Brasil participaram do programa â&#x20AC;&#x2DC;CafĂŠ da ManhĂŁâ&#x20AC;&#x2122;, da TV Costa Norte â&#x20AC;&#x201C; Canal 48 UHF, na terça-feira (13), com o apresentador AlĂŞ Morales. O programa vai ao ar Ă s 9h deste sĂĄbado (17), com reprise Ă s 13h do mesmo dia. emoção O tema da mostra ĂŠ adaptado a cada faixa etĂĄria, utilizando pincel, pintura a dedo e outros materiais. â&#x20AC;&#x153;Muitos pais atĂŠ subestimam a capacidade das crianças. â&#x20AC;&#x153;Uma das crianças atĂŠ mostrou para a mĂŁe como foi feito e a mĂŁe se emocionouâ&#x20AC;?, revelou a professora Aparecida Brasil. Idade O Neim Jardim Raphael atende 108 crianças de atĂŠ 03 anos e 11 meses, do Infantil II ao Infantil IV.

10 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

| jornal Costa norte

sarau arte Buriki Bertioga realiza na noite do dia 30, mais um Sarau Arte Buriki, com muita música, poesia, dança, entre outras atrações, no Parque dos Tupiniquins, centro. A participação é aberta ao público, em geral. Contatos para participar: sarau.bertioga@gmail.com ou (13) 3319-9150.

CULTURA

BeRtIOGa

‘Natal Iluminado’ começa a ser preparado pelo município Tema para esTe aNo é ‘NaTal da paz’; luzes esTão programadas para serem acIoNadas em 14 de dezembro jcnorte@uol.com.br

O

s preparativos para as festas de fim de ano, em Bertioga, que visam decorar as ruas, avenidas e pontos turísticos da cidade já começaram no Albergue Municipal – Casa de Passagem Renascer. Peças estão sendo fabricadas por meio da reciclagem de garrafas pet, ferro de construção, madeiras e espelhos, para colocar em prática o projeto ‘Natal Iluminado’, que nesta edição terá como tema a paz. As peças estão sendo confeccionadas, todas na tonalidade prata, por um grupo de homens assistidos pelo

Albergue, com o envolvimento de todas as Secretarias e da comunidade local. Além da reciclagem estão sendo reaproveitados enfeites natalinos de anos anteriores, como árvores, bolas, estrelas, anjos, entre outras peças. “O projeto possui inúmeros benefícios diretos e indiretos como o enfoque socioambiental, reciclagem e transformação quanto ao conceito do que é realmente lixo. Na verdade, é um trabalho de inclusão social, com mãode-obra dos participantes do projeto social que desenvolvemos aqui no Albergue com homens em situação de rua”, explica a assistente social e coordenadora da ação, Sílvia

O TEMPO Sábado

Domingo

Chuvas Isoladas

Possibilidade de Pancadas de Chuva

Metas Nessa edição, a meta é decorar a entrada de Bertioga (Jardim Albatroz); algumas intervenções na av. 19 de Maio; Praça dos Emancipadores; av. Anchieta (centro) e Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João (centro), onde estarão concentradas peças temáticas relacionadas ao ‘Natal da Paz 2012’. As peças começam a ser montadas no próximo dia 26 e a previsão é que as luzes sejam acionadas em 14 de dezembro.

Novas peças começam a ser montadas no próximo dia 26, em variados pontos

eNcaNTo cIgaNo

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Segunda

Terça

Variação de Nebulosidade Variação de Nebulosidade

Quinta

Sexta

Parcialmente Nublado

Parcialmente Nublado

Quarta

Predomínio de Sol

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL 2012

Repartição dependente do Ministério da Marinha Invulgar; Divirta-se no show incomum humorístico

Característica do nariz de Narizinho (Lit.)

Garantir; Nenhuma afiançar coisa Habitante da Raposa Serra do Sol (RR)

CONsULtas COM CaRtas CIGaNas

Endemoninhado Verbo do benfeitor

MARCELO DI SHADAY

(13) 9767-3868 - 9701-5906

Os casais em início de namoro

praIas

E-mail: marcelodishaday@hotmail.com Twiter: www.twiter.com/CartomantCigano

Impropria

fases da lua

Ornatos distintivos de reis Prender

Obstáculo da corrida em circuito "off-road"

Fonte: DHN

Divisões do teatro indicadas no ingresso

Ave de cujo fígado se faz patê fino

Cordão do ritual de orações católicas Lesão comum em digitadores (sigla)

Metal alcalino de relógios atômicos

Guerrilha que atua no País Basco

Comida; refeição (pop.)

Otávio Augusto, ator paulista

(?) Vargas: de 1930 a 1945 (BR) Objeto de estudo da Antropologia

Bens que a mulher recebe ao casar

"Love is in the (?)", de Paul Young Interjeição que exprime lamento

23/09 A 22/10

Seu coração pede uma nova aventura, e você está disposto (a) a encarar um novo projeto, uma nova situação, enfim, você está decidido (a) a mudar o quadro de sua vida. Esta será a semana do pontapé inicial, onde tudo começa a se resolver de uma maneira mais favorável. Não tenha medo de encarar seus novos desafios, pois estes fazem parte da sua nova vida.

Você terá a resposta que tanto deseja esta semana, e vai colocar um fim em sua ansiedade. É hora de planejar novas etapas de sua vida, chega de imprevistos desfavoráveis, tente manter o equilíbrio ao lidar com as questões que te rondam. No amor, talvez este não seja o momento ideal para cobranças, tente conversar e se entender melhor com a pessoa amada.

adaGa

21/04 A 20/05

23/10 A 21/11

Dias de luz, momentos de paz e energia positiva, fim de uma fase ruim, início de uma fase mais proveitosa onde tudo pode ficar melhor. Não se deixe levar pelo medo, pelas ansiedades particulares que te rondam, agora é hora de ir atrás de seus novos projetos e encarar as realidades de todas as questões. Desistir? Jamais, você está apenas começando, muitas coisas hão de acontecer de maneira favorável pra você.

As coisas nem sempre são do jeito que você quer, não tente achar um atalho para resolver os seus problemas. Tudo tem a sua hora certa, e no momento você pode estar à procura de uma solução rápida, mas só o tempo te trará a resposta ideal. No amor, período tranquilo, onde você se entende melhor com a pessoa amada.

Receita antidesidratação

BANCO

87

Solução

pIadas

http://www.orapois.com.br/

AdvogAdo EspErto Modo dE prEpAro Tempere os filés com alho, sal e pimenta. Deixe descansar por 20 minutos. Coloque numa frigideira uma colher de chá de margarina e frite dois deles. Coloque outra colher e frite mais dois, Misture o vinho, a água e o amido de milho e jogue na frigideira, juntamente com a salsa. Mexa bem e deixe engrossar, temperando com sal a gosto. Cubra os filés com o molho e sirva.

MOedas

21/03 A 20/04

COROa

R A R O

2 colher(es) (sobremesa) de margarina Qualy Sadia 1 xícara(s) (café) de vinho branco 1 xícara(s) (café) de água 1 colher(es) (chá) de amido de milho quanto baste de salsinha

Abandonado; desprezado (bras.)

(?) Grael, iatista Rogério (?), goleiro

Senhor (síncope) Um dos fundadores do Pink Floyd

Z

N

IngrEdIEntEs 4 unidade(s) de filé de frango Sadia 1 dente(s) de alho amassado(s) quanto baste de sal quanto baste de pimentado-reino preta

E

A

filé de frango ao molho de salsa

D

C A A P I A T

http://cybercook.terra.com.br/

Base do nosso sistema métrico

I A F A T D E O S R

23/11 04h24 0.4 11h08 1.0 17h15 0.6

N P A D O D O S A A S R U S I E A D N T O O O L E R S I O E R S O A R I O

22/11 03h26 0.4 10h23 0.9 16h24 0.7 23h24 1.1

R

21/11 02h30 0.4 10h00 0.9 14h49 0.8 18h38 0.8

A

20/11 06h56 1.0 13h17 0.8 19h02 0.8 22h08 0.9

pUNHaL

Introdução Letra muda da de texto língua por- jornalístico tuguesa Tipo

Total das vendas de uma empresa

A

17/11 18/11 19/11 04h38 1.3 00h00 0.2 00h51 0.2 11h09 0.7 05h13 1.2 12h28 0.8 15h45 1.0 11h53 0.8 15h41 1.0 15h43 1.0 21h23 0.8

Função trigonométrica (Mat.)

I

Tábua das marés

Retirar-se Oswaldo (?), sanitarista

"Sereia" de rios da Amazônia

Acompanhe também o programa ‘Praia Zen’, às 15h de todos os sábados, pela rádio Praia FM - 106,1 ou pelo site: www.praiafm.com.br.

Aspirina (sigla) A classe do pária

(?) bem: cair bem

E

06/12 12:32

Fonte: INPE/DAS

Extinta banda de rock Cerimônia

A B I T O N A N D A I R R O A L A M E G A A R S C E W A T O O E R O T E C A S

28/11 11:47

MINGUaNte

R E I X A S C O R A U R Z L C A E R N G I A D R O

20/11 11:32

CHeIa

G A N S O

13/11 19:08

CResCeNte

P R O R E T O S

NOVa

3/air. 4/lead — seno. 5/césio. 11/roger waters.

Própria Enseada Vista Linda Indaiá Riviera Guaratuba São Lourenço

Maria Carrijo. Devem ser utilizadas cerca de 150 mil garrafas pets, além de outros materiais recicláveis.

Renata de BRito

da RepORtaGeM

Depois de ser preso, o advogado chega para o cliente com a proposta: -Se me pagar 20 mil reais eu te tiro da cadeia! -Feito!disse o cliente. Em seguida o advogado chamou o delegado que imediatamente soltou o preso que de tanta felicidade falou para o advogado: -Você é o melhor advogado que eu já vi, mas me diga que provas você apresentou para que me soltassem? Ai o advogado: - Nenhuma, só tive que pagar 500 reais de fiança!

CaNdeIas

MaCHadO

21/05 A 20/06

22/11 A 21/12

Dias de luz, de novas oportunidades pessoais, é hora de correr atrás de seus objetivos, pois você está em busca de novos ideais, e vai conseguir resolver todos os problemas que estão ao seu redor. Uma nova oportunidade trabalhista surge e ilumina os seus caminhos de maneira favorável. Resolva as suas questões amorosas, coloque um fim em discussões banais.

Momentos de luz, sorte e energia pessoal, fase de alegrias, fim das dúvidas em seu coração. É hora de colocar em ordem a sua vida particular, resolver de vez certos pormenores que tanto te rodeiam e nunca tem a resposta ideal. Seu coração pede aventuras, e você estará disposto (a) a encontrar novos lugares, reorganizar a sua vida trabalhista de maneira favorável, e vai encontrar a luz ideal para os seus caminhos.

ROda

FeRRadURa

21/06 A 20/07

22/12 A 20/01

Você pode estar enganado (a) diante de uma questão pessoal , embora ainda haja algumas situações diversas no meio do caminho, o momento é oportuno para equilibrar a sua mente. Tente tranquilizar o seu coração, pois em breve você vai lidar com algumas questões mais importantes, quer sejam profissionais, quer sejam amorosas, e será preciso colocar tudo em ordem para poder lidar com todas as questões.

É hora de buscar o equilíbrio, a paz pessoal, encontrando a luz desejada para os seus caminhos. Momento oportuno para resolver todas as questões que estão ao seu redor. Mantenha a luz e a paz em seu coração, você precisa captar boas energias astrais para recomeçar, reconstruir a sua vida. Controle os seus impulsos, e mostre toda a sua capacidade em questões trabalhistas.

estReLa

taÇa

21/07 A 22/08

21/01 A 19/02

É hora de colocar tudo em ordem, você terá uma semana trabalhista bem agitada, porém, vai conseguir resolver algumas questões pessoais. Não se deixe levar pelo medo, pelas angústias pessoais que te cercam, é hora de dar a reviravolta favorável, colocando em ordem a sua vida pessoal. No amor, a palavra é paciência, ouça o que a pessoa amada tem a te dizer antes de agir.

Momentos de boas energias astrais, é hora de colocar em ordem todos os seus objetivos pessoais. Procure focar melhor os seus objetivos, pois ainda existem certos problemas particulares que precisam serem resolvidos. Fase positiva para o amor, momentos de luz e tranquilidade nesta área, bom momento para replanejar a sua vida amorosa de maneira positiva.

sINO

CapeLa

23/08 A 22/09

20/02 A 20/03

Dias de luz e paz pessoal, momento de reorganizar os seus projetos, encontrando a solução para algumas questões pessoais. É hora de vencer, de alcançar maiores objetivos, esta será uma semana de bons fluídos astrais que elevarão o seu ego, pois você vai ficar muito mais confiante em tudo o que faz , reorganizando a sua vida pessoal de maneira agradável.

Fim de uma fase um pouco crítica, momento de reorganizar todos os seus objetivos pessoais. Embora tudo pareça muito confuso, ainda existem certos pormenores que farão com que você mude de opinião, principalmente em questões trabalhistas. Não se deixe levar pelas aparências, muitas vezes alguém pode te enganar tentando mostrar ser uma pessoa de boa índole, mas na verdade tudo pode ser uma grande armadilha. Cuidado!

JORNAL COstA NORte | Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

www.costanorte.com.br > 11

FestA dA CONsCiêNCiA A cantora paulistana Negra Li é a grande atração musical da Festa que comemora o Dia da Consciência Negra (20), em Ilhabela. O show gratuiyo acontece às 22h30 de sábado (17), na Praça de Eventos e Lazer do Galera.

CULTURA

BErTIoGa

Agora sim Danilo Miranda é mesmo um ‘Cidadão Bertioguense’ VereADor Toninho roDrigues é o AuTor DA inDiCAção Ao gerenTe Do sesC Do esTADo De sP, esPeCiAlisTA nA áreA CulTurAl ElIana cIrquEIra eliana@costanorte.com.br

C

Tocando junTo A proposta do novo co-

disciplina, o foco, e a cultura da música erudita é o que vamos trazer com bastante força”. O coordenador pretende apresentar os primeiros trabalhos da orquestra até o final do próximo ano.

ordenador é trabalhar com o ensino coletivo, o que não acontece na maioria dos conservatórios, proporcionando assim um maior número de alunos por hora/aula. “Esse método poderá triplicar, em alguns casos, o número de alunos atendidos em uma só hora. Os alunos aprendem a tocar juntos instrumentos de corda, naipes de madeira, de metais, que possibilitam as aulas coletivas. Depois de formar todos esses naipes é só montar a orquestra”, conclui Inácio. O professor de música ainda pretende incorporar ao estilo MPB a música erudita. “A

currículo O maestro disse que está muito animado com o convite de trabalho e encantado com

Bertioga. O músico mantém residência fixa em São Paulo, mas pretende, num futuro próximo, se estabelecer por aqui. No currículo, Moisés Inácio traz um curso de regência na cidade de Vaasa, na Finlândia com o maestro Sergio Igor Chnee; formação em tuba na Universidade Santa Marcelina e regência na Emesp (Escola de Música do Estado de

SP). Consta ainda um curso livre na universidade Cantareira; regência orquestral com o maestro Roberto Farias e, recentemente finalizou curso com o maestro Clarck Travel. Além dos trabalhos que assumiu em Bertioga, o maestro mantém um grupo de ‘Quinteto de Metais’. Toda sua paixão pela regência surgiu indo à igreja.

BerTiogA

Aprecie as atrações culturais gratuitas da cidade: Música é cultura – O Duo Howard-Levy (acordeon e violão de 7 cordas) é a atração do projeto ‘Música é Cultura’ deste sábado (17), a partir das 20h, na Casa da Cultura (av. Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada, centro). Nesse concerto, os dois interpretam diversos clássicos de Luiz Gonzaga e apresentam toda a multiplicidade de gêneros que ele criou e atuou. A entrada é gratuita.

fotos : eliana cirqueira

ontratado para coordenar o departamento musical da ACCB (Associação Civil Cidadania Brasil), por meio do Centro Cultural de Bertioga, o novo maestro Moisés Inácio tem um longo trabalho pela frente, que é formar a Orquestra Sinfônica do município. Em 15 dias, por exemplo, ele pretende acabar com a lista de espera do local, que está em torno de 200 pessoas. Também tem o objetivo de ampliar o projeto musical visando atender, principalmente, alunos da rede de ensino municipal. “Essa orquestra não

formará profissionais, mas as crianças de 08 a 13 anos terão a oportunidade de conhecer os instrumentos e aprender a tocar”, disse Inácio. De acordo com ele, os alunos terão uma oportunidade única de conhecer instrumentos de difícil acesso. “É a educação por meio da música que vem para transformar a vida desses jovens”, confia o maestro, especializado em tuba. Segundo ele, as inscrições já estão abertas para os interessados em ingressar na orquestra e podem ser realizadas no Centro Cultural.

teatro infantil – O projeto Teatrada, também do Sesc-Bertioga em parceria com o município acontece na Casa da Cultura, neste domingo (18), às 11h, com o espetáculo ‘Zoo-ilógico’, da Cia. Truks. Trata-se de 02 amigos que resolvem fazer um piquenique no Zoológico, mas não dá muito certo. A entrada é livre.

jcn

Marcos Laurenti, gerente do Sesc-Bertioga e Danilo Miranda, o homenageado

Oficina de Cinema - O programa estadual Ponto MIS desenvolverá na próxima segunda-feira (19), uma oficina de cinema denominada ‘Projeto Dogma – Mais próximo do cinema cru’, direcionada para interessados com idade a partir de 14 anos. São oferecidas 30 vagas. As inscrições já estão abertas na Casa da Cultura ou pelo telefone (13) 3319-9150. A participação é gratuita. arte Nossa – Esse projeto da prefeitura é desenvolvido diariamente na Casa da Cultura, com exposição e venda de artesanato local. Normalmente, o público pode visitar o espaço de segunda a sexta-feira, e aos domingos, das 10h às 18h; e aos sábados, das 10h às 22h. arte no Parque - No Parque dos Tupiniquins, o visitante também poderá conferir a feira de artesanato local, denominada ‘Arte no Parque’, aberta sempre aos sábados, a partir das 16h.

Vilares, presidente da Câmara, o homenageado Danilo Miranda, vereador Toninho e o prefeito Orlandini

Arte no Indaiá – Outro espaço destinado à exposição e venda de trabalhos artesanais da comunidade, em Bertioga, é a Feira de Artesanato do Cantão do Indaiá, na praça Senador José Ermírio de Moraes, no Jardim Indaiá, das. Criada pela AMAI (Associação dos Moradores Ativos do Indaiá), a feira funciona aos fins de semana, a partir das 10h. Há peças decorativas feitas com cabaças, tecidos, madeiras, entre outros materiais.

12 > www.costanorte.com.br

Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

Mais de Mil no Granfondo

| jornal Costa norte

Divulgação

Flávio Santos ‘Baiano’, do Team Funvic, de Pindamonhangaba, conquistou domingo (11), a edição 2012 do Granfondo do Brasil de Ciclismo, em Ubatuba. A prova contou com mais de mil ciclistas de várias partes do país.

EsportE

BertioGa

Esportista local vence o Circuito Sesc Com o tEmpo dE 36 minutos, João dos santos FErrEira, Conquistou o pódio da disputa eliana@costanorte.com.br

tes de municípios da região, Interior e da capital. Outro que se destacou na classificação

Geral foi o esportista Otaviano José dos Santos, com a 5ª colocação.

Circuito Sesc de Corridas, realizado no último domingo (11), em Bertioga, teve como vencedor na classificação Geral, o esportista João dos Santos Ferreira, da equipe bertioguense. A prova foi realizada com 10 km de percurso. A largada foi na Praia da Enseada, às 9h, em frente à unidade do Sesc, com todo o trajeto feito pelas areias da praia. De acordo com a organização do evento, foram cerca de mil atletas inscritos para a competição, com representan-

Eliana CirquEira

O

Feminina Já na prova feminina, o ponto máximo do pódio ficou com Rosa Maria Bezerra, na categoria 50 a 54 anos. Já Vanessa Silvano conquistou o 2º

Equipe da cidade foi destaque na competição de domingo passado (10)

Clube de Xadrez aguarda por uma sede para oficializar o esporte

mariapaula@costanorte.com.br

O

Clube de Xadrez de Bertioga, que conta com a prática do esporte em todas as manhãs de sábados, na Casa da Cultura, centro, aguarda por uma sede para ser oficializado no município. O xadrez chega à cidade trazendo o título de campeão nos Jogos Estudantis de 2012 e abre espaço para um novo modelo de entretenimento. A coordenadora e idealizadora do projeto, a professora Dayse Camargo, afirma que mantinha, há alguns anos, o mesmo projeto no bairro São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, mas com sua vinda para Bertioga, foi extinto. Fiéis adeptos Inaugurado em agosto, o Clube de Bertioga já tem adeptos fiéis, entre eles, o campeão dos Jogos Estudantis da cidade, Mateus Hiroshi, de 13 anos, que também ganhou o Concurso de Redação da Marinha

Bons resultados Tamb ém co n q u is tar am bons resultados os atletas Ubelso de Oliveira, na categoria 20 a 24 anos, e Dogival Campos do Nascimento, na categoria 30 a 34 anos, ambos com o 1º lugar. O jovem Babilon de Moraes ficou com o 2º lugar na competição entre 20 e 25 anos. Ainda entre os participantes da cidade, Joseildo Ferreira do Nascimento atingiu a 3ª posição na categoria Comerciário. Um dos novos destaques de Bertioga é Rodrigo Ferrari, que levou o 3º na disputa de 18

a 20 anos. A equipe também teve destaques na categoria 30 a 34 anos, com Lucinéia Pereira, que ficou com a 5ª posição e João Lucas Filho, que também obteve a 5ª colocação, na categoria 35 a 39 anos. Cidades O Circuito Sesc de Corridas está na sua 7ª edição e é realizado em 15 cidades, todos os anos, desde 2006. De acordo com a organização do evento, ele é voltado principalmente para atletas amadores. Para mais informações sobre as competições do Sesc, o site da entidade é o www.sescsp.org.br.

do Brasil pela Baixada Santista (vide matéria na pág 06). Outro enxadrista que não perde uma semana de treino é Maikon Douglas, de 10 anos, que gosta do esporte por ser um jogo de estratégia. mais vezes A grande dificuldade, diz a coordenadora, é encontrar um espaço para manter o atendimento mais vezes na semana. Hoje, o xadrez só funciona nas manhãs de sábado e isso desestimula os jogadores, porque uma única partida pode demorar muito mais tempo. “Às vezes, eles estão no meio da partida e precisamos parar porque chegou a hora de fechar a Casa da Cultura”, acrescenta Dayse.

Jackson Santos vence 2ª etapa do Circuito Bertioguense de Surf da reportaGem

voluntários O Clube de Xadrez funciona com doações de jogos e com o trabalho de monitores voluntários para ensinar quem não sabe jogar. De acordo com a coordenadora, a necessidade de um maior número de monitores também é uma realidade. Entre esses voluntários está o trabalho do metalúrgico Antonio Luiz que doou ao clube várias apostilas explicando o passo-a-passo do xadrez para os iniciantes. Um dos objetivos futuros é utilizar os espaços públicos da orla da Praia da Enseada, que contam com novas mesinhas, algumas com o desenho do tabuleiro, para a prática do esporte. Maria Paula

maria paula

na categoria 30 a 34 anos.

BertioGa

BertioGa

Hoje, unidade funciona com doações e o trabalho de monitores voluntários

“Este é o segundo ano que eu participo. Apesar do sol, diria que para mim, hoje, [a prova] serviu como um treino. Esse trecho da chegada, com areia solta, é o que mata [pede maior esforço do atleta]. Queria fazer o tempo de 33 minutos, mas fiz em 36. Fui muito bem. Só tenho a agradecer a todos. Graças a Deus fui vitorioso”, declarou João dos Santos Ferreira.

jcnorte@uol.com.br

C

om ondas de até meio metro no último fim de semana (10 e 11), em São Lourenço, Bertioga, aconteceu a 2ª etapa do Circuito Bertioguense de Surf, que reuniu cerca de 90 atletas. Realizada pela Assub (Associação de Surf e Poliesportiva de Bertioga), em parceria com a prefeitura, a competição teve disputa acirrada na final da categoria Pro/Am. Mesmo com uma interferência, o atleta Jackson Santos se recuperou nos 25 minutos de bateria e fez a melhor onda da competição, garantindo o título nessa 2ª fase. Ele continua na briga para faturar o campeonato e levar uma moto 125 cc. A última etapa do Circuito será nos dias 08 e 09 de dezembro, na Praia da Enseada, centro.

BertioGa

Etapa final do Aquathlon Series 2012 é adiada para o dia 25 da reportaGem jcnorte@uol.com.br

A

Independente da faixa etária, xadrez atrai a todos

Dri PiMEntEl

eliana Cirqueira

tendendo à solicitação da prefeitura de Bertioga e do Corpo de Bombeiros, a TH5 Eventos decidiu alterar a data da etapa final do Aquathlon Series 2012, que estava pro-

gramada para este sábado (17). A prova foi transferida para o próximo dia 25, com largada a partir das 9h30, no Cantão do Indaiá (Praia da Enseada). O motivo para o adiamento foi o feriado prolongado da Proclamação da República, (15) que se estendeu, em alguns

municípios até o Dia da Consciência Negra (20), com previsão da vinda de mais de 300 mil veículos para o Litoral, dificultando tanto a circulação como hospedagem dos competidores. Mais informações no www. th5eventos.com.br/aquathlon/ index.asp

Aumente as vendas do seu negócio. Agende uma visita com nossos consultores. Não há custos.

13 3317.1281

JORNAL COstA NORte | Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

www.costanorte.com.br > 13

DeLegADA ApROvADA A Assembleia Legislativa de SP aprovou terça (13), o projeto de lei que prevê a ampliação da ‘Operação Atividade Delegada’ para todo o Estado. A ação autoriza os PMs a desempenharem suas funções nos dias de folgas. O governador Alckmin deve sancionar o projeto já nos próximos dias.

SEGURANÇA

BertioGa

Menor assalta posto de gasolina e troca tiros com a PM AcusAdo, conforMe A PolíciA roubou r$ 134 e MAis celulAr de uM frentistA: foi Pego Maria Paula mariapaula@costanorte.com.br

D

epois de roubar um posto de gasolina, em Bertioga, um menor de idade trocou tiros com a polícia e acabou ferido e detido, na noite desta quarta-feira (14). Conforme a polícia, A.W.O.S., de 17 anos, residente de Jacareí, assaltou o Auto Posto Farol, levando R$ 134 e um celular de um frentista do local. De acordo com o PM Sidnei Santos Araújo, que estava acompanhado do parceiro José Santos Araújo Lino, efetuando ronda pela área, testemunhas informaram sobre o ocorrido; A polícia saiu então no encalço do acusado. O infrator passava de bicicleta pela rua lateral do posto e ao ser avistado pela polícia, o menor pulou o muro de uma residência e acabou ficando encurralado.

CNE_anuncio jornal_5o ano_297x260.indd 1

Dois tiros Os policiais afirmam que deram voz de prisão, enquanto o infrator dizia que só sairia morto do local e disparou dois tiros contra os militares. Revidando de imediato, o menor foi ferido na mão direita, momento em largou a pistola calibre 6,35mm. Rendido pelos policiais, A.W.O.S. foi encaminhado ao Pronto Socorro de Bertioga para uma cirurgia da retirada do projétil que estava alojado em sua mão.

saNtos

três veículos se envolvem em acidente na rio-santos aNa cláuDia GoMes anaclaudia@costanorte.com.br

T

rês veículos se envolveram em um acidente na tarde desta sexta-feira (16), no km 236 da rodovia Rio-Santos, no bairro Caruara, em Santos. Informações preliminares da Polícia Rodoviária davam conta de que um dos veículos teria invadido a pista contrária. Pelo menos três pessoas ficaram feridas e foram socorridas ao Pronto Socorro do distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.

Perícia O delegado de Bertioga que estava no plantão, José Aparecido Cardia registrou o flagrante e recolheu as armas dos policiais para perícia. A vítima recuperou todo o dinheiro e mais o celular. Já o menor foi encaminhado à Fundação Casa (antiga Febem).

10/26/12 6:11 PM

14 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

IMÓVEIS

CLASSIFICADOS

ANUNCIE GRÁTIS (13) 3317-1281 E-MAIL: CLASSIFICADOSGRATUITOS@COSTANORTE.COM.BR SEGUNDA E TERÇA, DAS 09H ÀS 18H QUARTA, DAS 09H ÀS 14H

IMÓVEIS

CASA DE ESQUINA, INDAIA, R: Dos Jornalistas, c/ 2 dorms e demais dependecias e vagas p/ automóvel, R$ 150 mil, (13) 97318958/ 3316-8584/ 90*110102. COMPRO CASA OU LOTE PAGO A VISTA, em dinheiro, somente direto com proprietário e com escritura. (11) 96372-3537

Bertioga CASAS & APTOS.

CASA C/ PISCINA em frente a av. Anchieta, R$ 260 mil, quintal grande, pode fazer comércio, (13) 3307-7745/ 9734-7745

ALUGA-SE

CHÁCARA NO CAIUBURA, C/ 4 QUARTOS, sala, cozinha, banheiro e sala de jantar no terreno de mil metros quadrado, R$ 100 mil, (13) 3319-4167/ 8832-8824

CASA INDAIÁ, temporada, final de semana e anual; grande; Sky; churrasqueira; garagem; s/piscina; frente p/praia; (13) 3313-1477.

CASA EM BORACÉIA, 3 DORMS, 1SUIT, 3 WCS, MORADIA NOS FUNDOS,250M² ac. 5 vgs cobertas R$ 320 mil, (11) 9953-22535, (13) 8160-0628.

CASA P/ FIM DE ANO, R$ 300 diária, pacote de 10 dias, 2 dorms, sala, coz e WC, churras, perto praia. (13) 3317-4609/ 97581244/ (11) 5588-0798 CASA P/ TEMPORADA, mobiliada, próximo ao correio, (13) 9774 3675 KIT NET, MOBILIADA p/ até 2 pessoas, centro, perto da praia, a partir R$ 500, incluso água e luz, (13) 3317-4614/9112-9314/ 8152-3626 QUARTO, SEMI MOBILIADO, p/ 1 pessoa, a partir de R$ 250, incluso água e luz. (13) 3317-4614/9112-9314/ 8152-3626 SUÍTES, JD. RAFAEL, temporada ou finais de semana, local familiar, (13) 3316-2614/ (11) - 9-9580-3492 CASA, PROX. AS CASAS BAHIA, C/ 1 DORM, sala, coz, WC, A.S, varanda, vaga p carro p/ até 2 pessoas. (13) 9761-0248. EDÍCULA + ÁGUA E LUZ, Jd. Rio da praia, R$ 500, (13) 3317-1047/ 9736-1282 CASA P/ TEMPORADA, P/ 8 PESSOAS, Jd. Rio da praia, (13) 3317-1047/ 9736-1282 CASA, MAITINGA R$ 1000, pacote incluso IPTU, quintal bem grande, (13) 9734-7745/ 3307-7745, Regina PROCURO CASA PARA ALUGAR, NAS PROXIMIDADES DO PRONTO SOCORRO, (13) 9796 7107 / Junior SUÍTE, COM PIA DE COZINHA DENTRO, R$ 300, perto da prefeitura, (13) 3316-4197/ 8838-8950 CASA P/ FIM DE ANO, R$ 300 DIÁRIA, 2q, sala, coz, banheiro e churras, preferência pacote de10 dias, Akimi, (13) 3317 4608/ 9758-1244/ (11) 5588-0798 QUARTO, COZINHA, BANHEIRO E ÁREA DE SERVIÇO, (13) 9625-7147 KIT NET, NOVA, BORACÉIA, mobiliada, atrás do super mercado Krill, mensal. (13) 3312-1163/ 8194-8487 CASA, MAITINGA, MENSAL, R$ 1000, na Rua 11, (13) 3307-7745/9734-7745

CASAS & APTOS. VENDE-SE APTO NA VISTA LINDA. R$ 120 mil, (possibilidade de financ pela Caixa, (13) 97890535/ 9206-0304/ Gildasio. APTO, MAITINGA, c/ 2 dorms (1 suíte), vaga, varanda c/ vista p/ mar, 100m da praia, c/ pisc, churras e salão de festa, R$ 260 mil, (13) 3317-6325/ (11) 8268-4063 APTO, MAITINGA, c/ 2 dorms (sendo 1 suíte), 1 vaga, varanda c/ vista p/ mar, 100m da praia, c/ pisc, churras e salão de festa, R$ 260 mil, (13) 3317-6325/ (11) 8268-4063

SOBRADO, CENTRO NOBRE, C/ 3 DORMS (2 suítes), 2 garagens, 200mtos da praia, financio ou permuto, na região, 55%, R$ 275 mil, (13) 3317-7730/ manoel.caval@ hotmail.com COMPRO CASA OU LOTE PAGO À VISTA em dinheiro, somente direto com proprietário e com escritura. (11) -9-6372-3537 CASA RIO DA PRAIA, COM 2 QUARTOS, sala, coz, 2 wc, garagem, area de serviço e churras, R$ 95 mil a vista, aceito carro, Doc OK, (13) 9606-1483, Moises COD. 3478 – CASA, CHÁCARA VISTA LINDA, perto da Portal Kit, (13) 9704-6942 COD. 3476 – CASA OU TROCO, CHACARA VISTA LINDA, (13) 8115-9679/ 97547787 COD. 3481 – CASA, C/ PISCINA NO INDAIÁ, R$ 250 mil, (13) 3307-7745/ 97347745 COD. 3485 – VILÁGIO, VILA AGAÓ, c/ 2 dorms, sala, 2 WC, coz. Americana, garagem, Área de serviço, preço de ocasião, (13) 7850-2283 SOBRADO, JD. ALBATROZ, 4 p, 2 sl, uma copa cozinha, 3 var, p. eletrônico, gar. cob. p/ 2 carros + edícula, R$ 220 mil, (13) 78090173/ 3311-6277/ 82*137037 COD 3438 - SOBRADO C/ 2 SUÍTES, 1 banheiro , 2 vagas, living 2 ambientes. ref.31, (13) 3313-2474/ 9755-5542 COD. 3439 - COBERTURA DUPLEX, próx. ao krill, V. panorâmica, 3 dorms, snd 2 suítes, 2 vagas, R$ 280 mil + 100 mil parc., ref.32, (13) 3313-2474/9755-5542 COD. 3440 – CASA,VISTA LINDA, 5x14, acabada, corredor individual, R$ 25 mil, ou troco por outra da baixada, (11)-9-75287302 COD. 3441 – CASA, SÃO RAFAEL, R: Augusto Ribeiro Pacheco – n°420, c/ 2 q, sala, coz, gar, p/ 2 carros, R$ 150 mil, aceito contraposta, (13) 3311-7006 COD. 3442 - APTO CITY MAR, 2 quartos, sala, coz, WC e área, vaga, 40 mil + 5 anos de prestações, (13) 9735-6222/ 9718-8778 COD. 3445 - VILÁGIO, MAITINGA, 2 dorms, 2 WC, pisc e churras, R$ 170 mil, ref 33, (13) 3313-2474/9755-5542 COBERTURA DUPLEX, 3 DORM, snd 2 suites, c/ sacadas, coz, Amer, sl, 2 vagas, churras e pisc, á 300m da praia. Vila Clais, R$ 320 mil, doc. OK, (13) 3317-3786/ 3316-3540 APTO, 1 DORM, SL, COZ, 1 WC, 1 vaga, Vila Itapanhaú, doc. OK, aceita Financiamento, (13) 3317-3786/ 33163540. VILLÁGIO, C/ 2 DORM., SL, COZ, 2 WC, 1 vaga, Vila Itapanhaú, Próx. ao P.S., doc. OK Aceita Financiamento. (13) 3317-3786/ 3316-3540.

| JORNAL COSTA NORTE

COD. 3471 – CASA, SITIO SÃO JOÃO + edícula nos fundos, + terreno 10x30, R$ 45 mil. (13) 9776-9922 COD. 3414 - SOBRADO, C/ 3 DORMS (snd 2 suites), + 1 qto opc, sala, coz. amer, pisc. e churras, 2 vagas, a 200m da praia, centro, R$ 300 mil, (13) 9760-0644 APTO VILÁGIO, VILA AGAÓ, C/ 2 DORMS, sala, coz, amer, área de serviço, 2 WC, sacada e 1 vaga, 800mts da praia, preço de ocasião, direto c/ o proprietário, (13) 7850-2283 COD. 3400 – CASA NOVA, JD. INDAIA, c/ 2 dorm (sendo 1 suíte), 250m da praia, facilito, ref.26. (13) 97555542/ 3313-2474 COD. 3401 INDAIÁ, c/ á 180m da ref.27. (13)

– SOBRADO NOVO, JD. 2 dorms (sendo 1 suíte) praia, preço de ocasião, 9755-5542/ 3313-2474

PONTOS COMERCIAIS ALUGA-SE / VENDE-SE VENDO CARRINHO COCO E DE MILHO, ótimo preço, na praia de Guaratuba, (13) 9639-8470.

COD. 7892 - VENDO SALÃO COMERCIAL, + casa em piso superior c/ 5 cômodos + edícula nos fundos, na rua Osvaldo Cruz, Vicente de Carvalho 2, (13) 9746-9444

ALUGO SALÃO PARA FINS COMERCIAIS, (comercial), end. R: C N° 97, Jd. Ana Paula, esquina c/ Rod. Anchieta. (13) 9724-4874/ 9766-2762/ 9709-9606.

CASAS & APTOS.

PASSO LOCADORA, no Indaiá, Av. Anchieta, n° 11558, (13) 3313-2433

COD. 3407 - CASA C/ EDÍCULA, Vista linda, c/ 3 dorm, 2 WC, sala, coz., varanda, amplo quintal. Doc. OK , R$ 130 mil. (13) 3311-6064 / 9703-9705 COD. 3410 - CASA COND. CENTER VILLE, 04 dorm (sendo 1 suíte), 03 WC, Sl. Conj c/ coz., churras, pisc fe gar. p/ 4 carros. R$ 400 mil, (13) 3317-3013 / 3316-3540

COD. 3418 - SALÃO COMERCIAL, EM VICENTE de Carvalho 2, R Osvaldo Cruz, (13) 9781-3863/9610-4516

COD. 3412 - APTO, 3º ANDAR, c/ 01 dorm., sala, coz., lav, 01 wc, 1 gar., churras coletiva, Vila Itapanhaú, R$ 100 mil, (13) 3317-3013/ 3316-3540 CASA, EM VICENTE DE CARVALHO 2, c/ 2 dorms, sala, coz, lav, WC e gar, R$ 98 mil e não aceito financiamento, (13) 9768-9931 APTO, PROX. AO MAR e com vista para o mesmo c/ 2 dorms (sendo 1 suite), 1 vaga, R$ 260 mil, (13) 33176325/ 11-9- 8268-4063 CASA GEMINADA NO JD. PAULISTA, 2 QUARTOS,1 SUÍTE, wc social, sala 2 amb,coz amer, 2 vagas, área de serviço, doc ok, escritura definitiva, aceita financ, bancário, R$ 155.000 (13) 3317-3617/ (13) 9713-6967. COD. 3360 - CASA JD. DAS CANÇÕES, prox, ao SESC, ao lado da praia, 2 quartos, sala, coz, WC, varanda + 300m², (13) 9782-4930 COD. 3342 - CASA NO INDAIÁ, p�� na areia, vista total, 3 dorms , (sendo 1 suíte), churras, living 3 amb, 3 vagas, ref. 21, (13) 3313-2474/ 9755-5542

ALUGA SE, BARRACA DE FEIRA, Aldeir, (13) 9614-5417

COD. 3395 - ALUGO SALÃO AV. ANCHIETA, 5.659, Jd. Ana Paula, (13) 9702-0607 COD. 3385 - VENDO LANCHONETE, toda equipada, (13) 9706-1392, Carlos COD. 3386 - VENDO LAN HOUSE, (13) 9706-1392, Carlos COD. 3406 - VENDO CARRINHO DE AMBULANTE com as rodas quebradas, atrás do muro do SESC, R$90, Roberto, (13) 9618-8720

VENDE-SE / ALUGA- SE VENDO CARRINHO DE PRAIA, praia da pitangueiras, Guarujá, com 50 cadeiras de alumínio e 30 guarda sóis, nono R$ 16 mil, (13) 9751-3712 VENDO SOBRADO, c/ 2 lojas embaixo, 1 suíte, quarto, WC, sala, coz, área de serviço e sacada, R$ 100 mil, Vila Edna, Guarujá, (13) 9751-3712 VENDO CASA EM CUBATÃO, Vale Verde, c/ 3 dorms, e salão comercial, R$ 180 mil, aceito caminha ¾, como parte de pagamento, (13) 9145-2838 VENDO SOBRADO, EM VICENTE DE CARVALHO, GUARUJÁ, c/ 4 quartos, 3 banheiros sociais, sala, cozinha e área nos fundos, (13) 3352-4338

VENDO CAFÉ na praça de alimentação do Shopping Riviera de São Lourenço, (11) 7872-4734 / 4485-3128

CHÁCARA EM SUZANO C/ 1000M, c/ casa, 3 dorms, (sendo 1 suite), sala, cozinha, churas e varanda, R$ 150 mil. (13) 9705-1488/ 9716-6621

COD. 3344 - VENDO CARRINHO DE COCO, na praia de Guaratuba, (13) 9639-8470

COD. 3482 – VENDO/ TROCO, CASA, EM ITANHAÉM, belas artes, c/ 2 q, sl 2

ALUGO PRÉDIO COMERCIAL NA VISTA LINDA, Bertioga, Gustavo da costa Silveira, 690, (13) 8134-6874 VENDO COMÉRCIO, CHÁCARA VISTA LINDA, R. 10, n° 51, 5x11, (11) 8538-7911/ Eliete/ Laerte VENDO DISTRIBUIDORA DE AMENDOIM + seladora r balança de precisão, com mais de 100 pontos de venda, R$ 12 mil, João, (13) 8102-3955

LOTES & TERRENOS

COD. 3331 – APTO, CITY MAR, 2 quartos, sala, coz, WC, e área vaga, R$ 40 mil + 5 anos de prestações, (13) 9735-6222/ 9718-8778

VENDE-SE / ALUGA-SE

COD. 1598 - OU TROCO POR CASA NA VILA Itapanhau/ Maitinga, Apto no Buriquioca, 4° andar, c/ elevador, R$ 120 mil quitado, prox. ao hospital, ótima vista, (13) 8167-3376

VENDO ÁREA C/ PROPRIEDADE, para qualquer tipo de comercio, rod. rio santos. (13) 7802-6010 / 7802-2803.

COD. 3309 - APTO DUPLEX, PÉ NA AREIA, novo, decorado, R$ 1.200.000, Meg Salvatore, (12) 97156693/ 7850-3903/ 54*56332

VENDO TERRENO DE ESQUINA, no Jd. Moreli, 209m², prox. ao cemitério, contrato de compra e venda R$ 50 mil, (13) 96074709

CASA, JD. DAS CANÇÕES, c/ 2 dorms, sendo 1 suíte, R$ 160 mil, (13) 9715-0243

VENDO TERRENO, JD VISTA ALEGRE, todo documentado, atrás murado, R$ 62 mil, direto com o proprietário, (13) 32211370/ 3468-0273/ 9781-3094

CASA, VISTA LINDA, 300M², c/ 2 casas construídas e separadas, sala quarto, coz e WC, gar. p/ + de 10 carros, deck c/ churras, R$ 170 mil, (13) 8110-0030/ 9787-0753/ 3311-6383

COD. 3151- VENDO/TROCO CASA, em Itanhaém, bairro belas artes, 2 quartos, coz e WC, edícula nos fundos c/ 2 quartos, gar. coberta, churras, (13) 97028126/9602-6359/ 8822-8934

VENDO MINI MERCADO, AMBIENTE FAMILIAR, LUCRATIVO, 20 ANOS DE ATIVIDADE, R$ 46 mil em estoque, movimento de 25 a 30 mil por mês fora de temporada, por apenas R$ 55 mil, a vista, (13) 33118995/ horário comercial

PASSO SALÃO DE BELEZA,em Vicente de Carvalho 2, (13) 9779-7327

COD. 3411 - CASA C/ EDÍCULA, 01 dorm., sala, coz., 01 wc. edicula: 1 dorm., sala, coz., 01 banh. Vista Linda - R$ 90 mil, (13) 3317-3013 / 33163540

COD. 3140 – VENDO/TROCO, Chácara na divisa de São Sebastião/Caraguá, c/ 2500m², ótima casa, lago c/ peixes, pisc, churras e árvores frutíferas, (13) 9736-0469/ 3317-1944

VENDO CHÁCARA, SEM EDIFICAÇÃO, desmatada, Sítio São João, entrada na Vila Jerusalém, lote 15, R$ 35 mil, (13) 88077612/ 9665-0995 VENDO TERRENO NO CAIBURA, 1000m², Av. Principal, R$ 50 mil, (13) 8832-8824/ 3319-4160, Claudio

ambientes, coz e WC, c/ edícula, (13) 97028126/9602-6359/ 8822-8934/ 88537940 COD. 6369 - VENDO CASA EM VICENTE DE CARVALHO, GUARUJA, QUARTO, COZ, SALA, AREA DE SERRVIÇO, WC, QUINTAL C GARAGEM, (13) 8866-0359 COD. 3364 - VENDO OU TROCO CASA EM SÃO PAULO por casa em Bertioga. Estudo proposta (13) 3317-2305/8144-6343, Maria COD. 3347 - SITIO P/ ALUGAR P/ RETIRO RELIGIOSO, festas e eventos, em Mogi das Cruzes, Acomodações p/80 pessoas, www.sitiofestaseventos.blogspot.com COD. 3348 - VENDO APTO EM SP, QUITADO reformado, fica na Castro Alves, do lado te rmin COD. 3341 - TROCO CASA EM MAIRINQUE/SP, 2 dormitórios, por casa, em Bertioga, R$ 150 mil, Inês/Antonio, (13) 3317-6296 VENDE-SE 4 SOBRADOS, terreno 10x25 bem localizado, VC, avaliado R$ 280 mil, c/ escritura, saída independente c/3 garagens, tratar c/Wagner Porfirio, (13)88136550/(13) 9712-4346 COD. 3310 - TROCO CASA E CARRO EM SP por uma casa em Bertioga, 5 cômodos, salão comercial, 2 gar, terreno de 250m², 11 6838-8957 (Tim)/ 6889-9084 (oi) SITIO P/ ALUGAR P/ RETIRO RELIGIOSO, festas e eventos. Mogi das Cruzes - Acomodações p/ 80 pessoas, www.sitiofestaseventos.blogspot.com VENDO/ TROCO (POR TERRENO EM BERTIOGA), terreno em Itanhaém, Jd. Marabraz 2, Parque das Gaivotas, R$ 20 mil, (11) 4648-7344/ 9203-0672 COD. 3138 - TROCO CASA VENDO EM CARAGUA, sobrado, 156m², 70 mil, 2 qa, 2 wc sala e coz, qualquer região, (12) 9769-7073 AP DUPLEX, PÉ NA AREIA, novo e decorado, R$ 1.200.000, Meg Salvatore, (12) 7850-3903/ ID 54*56332 VENDO AP NO GUARUJA, MOBILIADO C/ 120M², NA PRAIA DA ENSEADA, C/ DOC OK, R$ 300 MIL, (13) 9799-5309/ RIBEIRO

AVISO AOS LEITORES DO JCN O Jornal Costa Norte não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios aqui publicados, e alerta seus leitores para que confirmem a veracidade da oferta mencionada para que não sejam vítimas de golpistas: * NÃO EFETUE DEPÓSITO EM CONTA BANCÁRIA; * NÃO ENVIE DINHEIRO OU CHEQUE; * NÃO INFORME SEUS DADOS OU ENVIE CÓPIA/ORIGINAL DOS SEUS DOCUMENTOS SEM ANTES TER A CERTEZA DA INTEGRIDADE DA OFERTA. Qualquer dúvida, ligue (13) 3317-1281.

Alcoólicos Anônimos Você quer parar de beber e não consegue? Procure Alcoólicos Anônimos. Não paga taxa, nem mensalidade.

Grupo Indaiá (Bertioga) Rua Moacir Prado Nº 462 antigo CAPS Reuniões: 2ª, 4ª, 6ª às 20h00

VENDO TERRENO NA VISTA LINDA, R$ 63 mil, doc. ok, desmatado, (13) 3307-7745/ 9734-7745 VENDO CHÁCARA NA VISTA LINDA, 6000m², R$ 160 mil, perto da rio santos, Adilson, (13) 9727-9375 VENDO CHÁCARA NO CAIUBURA, c/ casa, R$ 70 mil, 440m², (13) 33077745/9734-7745 VENDO TERRENO 1000M², na Av. principal do Caiubura, IPTU em ordem, R$ 50 mil, Cláudio, (13) 3319-4160/ 8832-8824 VENDO TERRENO NA VISTA LINDA c/ 300m², R$ 65 mil, doc. ok e desmatado, (13) 3307-7745/9734-7745

IMÓVEIS OUTRAS CIDADES

DEDETIZADORA EXCEL DESCUPINIZAÇÃO | DESINSETIZAÇÃO | DESRATIZAÇÃO

IMÓVEIS

Baixada e L. Sul

(13) (11)

PONTOS COMERCIAIS & LOTES ALUGA-SE/VENDE-SE COD. 3484 - OCASIÃO, VENDO TERRENO NO JD. VIRGINIA 2, ao lado do colégio Miguel Stefano, R$ 125 mil, aceito carro, (13) 7850-2283/ Guarujá COD. 3378 - VENDO TERRENO EM PERUÍBE, bairro Oasis, lote 16, quadra 93, 250m², (12) 9742-3036

GUIA DE PRODUTOS & SERVIÇOS DO JCN Imóveis

Mercados

CONDOMÍNIO TERRAS DE GILEADE III, Vista Linda,Bertioga-SP, Marcasa Empreendimentos Imobiliários, www.marcasa.com. br, (13) 3327-4043 / (13) 3345-5036.

Para reformas construção

&

MADEIREIRA 3G, *serraria própria*, Rod. Rio-Santos, km 218,5 - nº 1550, atendimento@madeireira3g.com.br, (13) 3311-6303 / ID 96*35120. TINTAS PALMARES, Av. 19 de Maio, 752/760, Jd. Albatroz, vendasbertioga@tintaspalmares.com.br, (13) 3317-5498. ELETROCALHAS, Av. 19 de Maio, 899, Jd. Albatroz, www.eletrocalhas.com.br, jrbucheri@uol.com.br, (13) 3317-5716 / (13) 3317-1597.

SUPERMERCADO ELETRO-MAGAZINE ALBATROZ, Av. 19 de Maio, 1118, Jd. Albatroz, www.supermercadoalbatroz.com.br, (13) 3317-1439.

Para você sua familia

&

Restaurantes Pizzarias

&

PIZZARIA FRATELLO, *disk pizzas e esfihas*, (13) 3317-3357 / (13) 3317-6247 / (13) 3317-3535.

Para o seu lar

TIM NOVA BERTIOGA, (13) 3316-3700 (Bertioga) / (13) 3372-5973 (Cubatão).

MULTIFILTROS, *água é vida, valorize a sua*, (13) 3317-7215.

ÓPTICA & RELOJOARIA NOVA BERTIOGA, *promoção: sua idade é seu desconto*, (13) 3317-1505 (Bertioga) / (12) 3865-4128 (Boissucanga).

CASA DAS EMBALAGENS, *embalagens descartáveis, artigos para festas e decoração*, Av. 19 de Maio, 215, Jd. Albatroz, (13) 3317-1907.

KASUAL MAGAZINE, *tudo em 10X sem juros*, Av. Anchieta, 1740-A, Centro, www. kasualmagazine.com.br.

MULTIBOMBAS, *bombas é na multibombas - vendas e consertos*, Av. Anchieta, 2241, Jd. albatroz, (13) 3317-2553.

COD. 3363 - VENDO CARRINHO DE INOX, c/ 50 cadeiras de alumínio e 30 guarda-sóis, pitangueiras, Guarujá, 3 meses de uso, R$ 16 mil, (13) 9751-3712 COD. 3346 - ALUGA-SE, PONTO COMERCIAL, JURÉIA / SÃO SEBASTIÃO, frente p/ Rod. Rio-Santos (km 186) 105m² de loja + 150m² p/ exposição WC adaptado p/ deficiente físico/4 vagas, (12) 3867-1310 ALUGO/ VENDO APTO COMERCIAL, EM FRENTE AO HOSPITAL SANTO AMARO, R$ 250 mil, aluguel R$ 1500, (13) 9719-5019/ 3342-6000/ 3355-4289

(11)

3317.5955 2952.6731 9161.1086

excelsandro@yahoo.com.br

JORNAL COSTA NORTE | Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

VEÍCULOS

|

DIVERSOS

|

EMPREGOS

ANUNCIE GRÁTIS (13) 3317-1281 E-MAIL: CLASSIFICADOSGRATUITOS@COSTANORTE.COM.BR SEGUNDA E TERÇA, DAS 09H ÀS 18H QUARTA, DAS 09H ÀS 14H

MOTOS VEÍCULOS & ACESSÓRIOS

VENDE-SE YAMAHA INTRUDER, 06, R$ 1800, (13) 9109-0991

CARROS VENDE-SE PÓLO CLASSIC, 01, 4 portas, direção hidráulica, trava elétrica, motor 1.0, 16 válvulas, bom estado R$ 9 mil, (13) 3317-6325/ (11) 8268-4063

NEO 115CC YAMAHA 05 doc, R$ 3 mil. Quadriciclo MVK 110 cc, 08, semi-automático, R$ 4.200. (13) 9777-4653/ 118*18305 QUADRICICLO ACELLERA, 11, AUTO, R$ 11 mil. Quadriciclo importado, 08, automático, 150 cc, R$ 3 mil (13) 97774653/118*18305

CLASSIFICADOS OFEREÇO-ME CASEIROS, CASAL SEM FILHOS, (13) 9633-4573/ 9638-0870 ARRUMADEIRA OU NA PARTE LIMPEZA de seg. a sexta, p/ temporada, 6 anos de referência, (13) 3019-7884/ 8863-6742 AJUDANTE GERAL, AJUDANTE DE COZINHA de segunda a sexta, (13) 96200975/8115-9676 ARRUMADEIRA, (13) 8804-4320/ 91136752/ 9606-0767/ 8816-3938

CG 150 TITAN, ES, 2009, ÓTIMO ESTADO, 12 mil km, (11) 2153-6191

BABY SYSTER, (13) 8804-4320/ 91136752/ 9606-0767/ 8816-3938

FORD FIESTA SEDAN, prata, 05, 4 portas, completo, banco de couro, flex, rodas aro 15, pneus balão, R$ 25 mil, (13) 7807-7552

CB 300 R0KM, DOURADA, FREIO, COMPLETA, doc ok, a vista R$ 9800, ou financio R$ 1200 + parcelas, (13) 8134-4949

DIARISTA, Silvania, (13) 3311-7324/ 9770-8010

GOL MIL, 1.0, 97, 8 VÁLVULAS, R$ 8 mil, gasolina, (13) 9779-0872

XRE 300, 0KM, R$ 10500, a vista, ou entrada de R$ 1200 + 48 parcelas de R$ 287, (13) 8134-4949

UNO, LICENCIADO, vermelho, 85, em bom estado, R$ 4600, (13) 3311-9794/91429823 FUSCA, DESMONTADO, completo, (13) 9665-0995

sem

NEO YAMAHA 115C, 2006, R$ 3.000, (13) 9777-4653

pintura,

TOPIC, 98, R$ 12 MIL, (13) 9109-0991 FIESTA SEDAN, 05, 1.0, completo, R$ 19 mil, (13) 9736-8112, Cibele GOL, 97, GOL MI, bolinha, trava, vidro elétrico, som e doc OK, c/ 2 portas, verde musgo, (13) 9791-9551/ 3311-8067 PÓLO CLASSIC 01, 4 portas direção hid trava elétrica motor 1.0 16 válvulas, bom estado 9 mil reais XSARA PICASSO, 07, doc. ok, completo c/ ar, direção, air bag, cd, gás, prata, R$ 25.600, (13) 3316-7852 ESCORT, 86, álcool, doc. ok, pintura e motor ruim. R$ 2.100, (13) 9703-0873 STRADA FIRE, 1.3, GAS, 03/04, vinho, dir. hidráulica, só 50.000 Km, carro de mulher, R$ 19 mil, (13) 9154-2929/ (11) 9-95588075 L 200, ESPORTE, BANCO DE COURO, air bag duplo, rodas de liga leve, turbinada, cambio automático, 2005, R$ 46 mil, (13) 9703-4042/ 119*50573 CLASSIC PRATA, 06, em perfeito estado, R$ 16 mil, (13) 3316-4197/ 8838-8950 COROLLA, 1.6, XLI, 06, CINZA, AUTOMÁTICO, completo, banco de couro, rodas, som, 63 mil km, R$ 34 mil. (13) 3251-1011/ 9713- 0332 KOMBI STANDARD COM KIT GÁS, 03, Roberto, (13) 8133-6666 PALIO, 97, 1.6, OU TROCO POR MOTO, (13) 9760-4398 GURGEL, 81, PRATA, 100% FIBRA, estofamento novo, R$ 10 mil, (13) 3317-7130 KADET, 98, BRANCO, 2.0, COMPLETO, 2° dono, o step nunca foi usado, com manual. (13) 3316-2506, Luis ESCORT, 86, ÁLCOOL , DOC. OK, pintura e motor ruim. Parcelo em 12x, R$2100, (13) 9703-0873 FIAT UNO, 1000, 94, PNEUS NOVOS, excelente estado, R$ 5500, troco por moto, (13) 9606-1483, Moises PALIO, 05, COMPLETO, 2 PORTAS, R$ 3 mil de entrada + transferência, parc. De R$ 550, pago 20 parcelas. (13) 9755-1499, Everton CORSA CLASSIC 1.0, AR QUENTE E FRIO, alarme, regulador de retrovisor, som, desembaçador Traseiro, Doc OK. (13) 9787-4294/ 8120-6212

TRABALHO C/ FORMATAÇÃO DE COMPUTADORES, notebooks e instalação de programas em geral,/ (13) 8861-8029/ 3316-6352/ dellvidaloka2009@hotmail.com INSTALAÇÃO DE ANTENA E ATUALIZAÇÃO e configuração AZbox e similares, (13) 9706-9965, jacielramalho@live.com LUIZ HERRERA, CABELEIREIRO PROFISSIONAL, atendo a domicilio, (13) 9727-7561

EMPREGOS & OPORTUNIDADES ADMITE-SE CERVERA CONTRATA: VENDEDORA TEMPORÁRIA, p/ CERVERAc/ exp. comercial, p/ loja de calçados femininos, enviar CV: guchi.toshi@gmail.com ANALISTA DE CRÉDITO, empresa de grande porte em prestação de serviço, contrata para inicio imediato registro em carteira + vale transporte + vale refeição + salário fixo, enviar currículo: dma2002@bol.com.br SERRALHEIRO E AJUDANTE DE SERRALHEIRO, entregar currículo, R: 8, 106, Chácara Vista Linda, (13) 7807-8605. VENDEDOR C/ EXPERIÊNCIA p/ o Bazar Birutas na Vista Linda, R: Nicolau Miguel Obeidi, 1290, (13) 3311/ 6076 ENCANADOR PARA OBRA EM BERTIOGA, Vista Linda, urgente, (13) 3017-6690 EMPREGADA DOMÉSTICA, com referências, (13) 3317-5557 REVENDEDORAS DA LUMI p/ catalogo, (13) 9773-9513/8185-1619 CORRETOR P/ ATUAR NO INDAIÁ, agendar entrevista com Juliana, (13) 3313-2474 SAMBUCA CONTRATA PIZZAOILO, AUX. DE COZINHA, GARÇOM E FORNEIRO, após às 18h30, R: Miguel Said Bichir, n° 238, esquina c/ a João Ramalho, falar c/ Alessandro PRAIA MAR CONTRATA RECEPCIONISTA E AUX. ADMINISTRATIVO, (13) 33132496/ ivaneiderh@grupopraiamar.com.br HOTEL COSTA DO SOL CONTRATA RECEPCIONISTA, AJUDANTE DE SERVIÇOS GERAIS, MANUTENÇÃO HIDRÁULICA E ELÉTRICA E COZINHEIRA, c/ experiência, levar CV, Guaratuba, Quadra A - AM, n° 06. HOMEM P/ SERVIÇOS GERAIS, com mais de 25 anos, ensino médio completo e que seja casado, (13) 3313-2062

COD. 3489 – KOMBI, 10, Autofin/ent. 2.200 + parc. R$ 634, sem burocracia, facilito aprovação, (12) 3341-0223/8862-0849

COZINHEIRO C/ PRÁTICA, AJUDANTE, BAR MAN, GARÇOM para café da manha, 2 vagas p/ cada função, na Alameda das Conchas, 241, mód 06, Riviera - Restaurante Jeriqua, Agende um horário, (13) 3319-6010

COD. 3490 – MB, 712, R$ 50 mil, ent.3.200+parc. R$ 614, sem burocracia, facilito aprovação, (12) 33410-223/8862-0849

STAR HAIR, ADMITE MANICURE, Chacara Vista Llinda, estrada 01, n 521, (13) 96066842/ 8157-7976

www.costanorte.com.br > 15

TÉCNICO DE ENFERMAGEM, p/ cuidados na casa do paciente, c/ experiência e coren ativo. (13) 9763-4037 DJ PRIMO, SOM E LUZ PARA FESTAS, preço e qualidade. (13) 9703-0873 VENDO PERFUMES IMPORTADOS, (13) 9625-7147 ACEITO DOAÇÃO DE TV, ARMÁRIO, MESA, sofá, cama, geladeira, (13) 9747-5343 CARRETO NO LITORAL, (13) 9639-8470 TANIHARA FESTA – FAZEMOS EVENTOS C/ PINTURA ARTÍSTICA, tatuagem maluca, pasteis, espeto de frutas no chocolate, entre outros, (19) 3213-6413/ 9236-4541 FAÇO ARTESANATO EM MADEIRA MDF, sob encomenda, traga sua amostra que faço, qualquer quantidade. (13) 33132234, Edgar COD. 0000 - FILMAGEM E FOTOS DE EVENTOS: festas, casamentos, formaturas, vídeos institucionais, eventos religiosos, edição de imagens. Tenha seus melhores momentos gravados em DVD (formato internet), André (13) 9655-3059.

DIVERSOS REFORMULAÇÃO E CRIAÇÃO DE SITES, SITES. Cartões de visitas, impressões digital. (13) 9630-6660, www.presshost.com.br VENDO APARELHO NEXTEL I886, bom estado, R$ 250, (13) 9640-6112 VENDO COMPUTADOR CIA, c7 m, completo monitor, 15P, CRT, processador 6300mhz, 1.60Hz, 1 Gb Mem. RAM HD 250 GB, (13) 9633-4573 VENDO PEÇA: MACACO JACARÉ, uma girafa e um compressor, (13) 9665-0995 Vendo computador HP, completo, ótimo estado, R$ 400, (13) 9706-9965, jacielramalho@live.com VENDO SUPER JET KAWAZAKI, 650 cc, 91, c/ carreta rodoviária, R$ 5.500, (13) 9777-4653/ ID:118*18305 VENDO GUARDA ROUPA CEREJEIRA, 4 portas, madeira, 6 gavetas e estante cerejeira clara, R$ 250, (13) 3352-4338/ 96440355 VENDO CNPJ COM MAIS DE 30 ANOS, ramo de restaurante ou lanchonete, R$ 20 mil, (13) 3316-2614/ (11)-9-9580-3492 VENDO 2 MÁQUINAS DE LAVAR, Brastemp, branca, 8kg, 220watss, R$ 350 cada, (13) 3352-6769/ 3342-7992/ 9100-7459 VENDO LUMINÁRIAS, P/ ILUMINAÇÃO residencial, R$ 50 cada, (13) 3352-6769/ 3342-7992/ 9100-7459 VENDO SOFÁ, 3 LUGARES, R$ 200 e sofá de 2 lugares, R$ 150, ambos de tecido, (13) 9604- 1072 VENDO 2 MOTORES COMPLETOs para belina, CHT 1.6, álcool e outro a gasolina, (13) 3313-2228/8143-7028 VENDO FILHOTES DE YORKSHIRE com pedigree, machos e fêmea, (12) 3892-1394/ 8154-0148/ 8828-5522 VENDO PINCHER, RAÇA NUMERO 2, 3 anos, preta, fêmea, sem filhotes, R$ 150, (13) 3317-5838/ 9610-3285

COD. 3469 - SOM E LUZ PARA FESTA com DJ, preço e qualidade, (13) 9703-0873, DJ Primo

EMPRESA BUSCA PARCEIROS PARA DIVULGAÇÃO. Indicações com êxito, serão gratificados com reserva técnica. Informações: Bertioga.2@lucsol.com.br

COD. 3477 - DIARISTA, AUX. DE LIMPEZA, ajudante de cozinha, disponibilidade, (13) 9724-8351/ 8115-9679, Roberta

COMPRO CASA OU LOTE PAGO À VISTA, em dinheiro, somente direto com proprietário e com escritura. (11) 9-6372-3537

COD. 3447 - RECEPCIONISTA C/ 2 ANOS e meio de exp. Aux. de monitoramente, boa aparência e ótimo atendimento, (13) 97970497, Andrea

VENDO LANCHA 15PES, motor 50HP, completo, R$ 15 mil, (13) 7807-7805

COD. 3448 - TRABALHO 3X POR SEMANA, ou de segunda a sexta, (13) 88636742/3029-3549 COD. 3449 - SERVIÇOS GERAIS, ajudante de cozinha e diarista, c/ 13 anos de experiência. (13) 8018-7489. COD. 3429 - MARIDO DE ALUGUEL, (13) 9767-1969 COD. 3430 - CASEIRO SOLTEIRO, em Bertioga ou São Paulo, c/ curso de segurança, (13) 9616-8096/ celo-titan@ hotmail.com COD. 3431 - CAÇA VAZAMENTO, toda região santista e Bertioga, redução do valor da conta de água, Marcelo, (13) 9757-8064 COD. 3384 - 2 IRMÃOS, MANUTENÇÃO DE JARDIM E PISCINA, troca de areia e manutenção bomba, (13) 8142-1442/ 8825-7184 Cod. 3405 - Formatação em geral e retirada de vírus. Consultoria geral. Roberto, (13) 9618-8720

VENDO BARCO DE ALUMÍNIO, Leve forte, 4.8 metros, motor 25hp, R$ 3500, (13) 7807-7805 PROCURO CASA PARA ALUGAR PERTO DO PRONTO SOCORRO OU NO CENTRO, (13) 9796-7107 / Junior VENDO BARCO MARAJÓ 16, ano 91, motor 50 HP Mercury, maio 2012, 1 hora de uso, motivo: doença, (13) 9745-2006/ 3317-1195 VENDO PLAY STATION 2, c/ 2 controles, 1 memory card e mais um monte de jogos, R$ 330, (13) 9620-4232 VENDO PERFUMES IMPORTADOS, (13) 9625-7147 VENDO JET SKI SEA DOO XP LIMIT, impecável, 97, R$ 15.500, aceito troca por carro, (13) 3317-5959 VENDO BIKE DE CORRIDA, speed, R$ 1000, (13) 9727-6592 VENDO PRANCHÃO, SEMI NOVO, 9.8, shape do Luciano leão, R$ 800, (13) 97276592 VENDO 8 LUMINÁRIAS, R$ 70 cada, Guarujá, (13) 9100-5968/ 9100-7459/ 3342-7992 VENDO 2 MAQUINAS DE LAVAR ROUPA, Brastemp, branca, 8KG, 220w, R$ 300 cada, (13) 9100-5968/ 9100-7459/3342-7992

EDITOR WEB

VENDO FOGÃO DE 6 BOCAS, branco, Dako, c/ depurador branco, R$ 200, (13) 9100-5968/ 9100-7459/ 3342-7992

O SESC está recrutando profissionais para o cargo de Supervisor de Divulgação e Atendimento, na função de Editor Web.

VENDO KIT CASAMENTO, C/ 10 COLUNAS, 60 toalhas de mesa, 60 capas de cadeira e 1 arco, (13) 3317-5885/ 9726-5854

O profissional realizará a edição diária da home page da unidade, além de atuar na comunicação em redes e mídias sociais; nos canais oficiais da instituição; na criação e execução de estratégias online para comunicação e disseminação de conteúdo; bem como na produção e edição de material multimídia para o site.

LOJA VIRTUAL KIREIMIX, aguardamos sua visita, acesse: kireimix.loja2.com.br e estamos cadastrando promotores: contatokireimix@gmail.com

Todos os interessados devem possuir, até a data limite de inscrição, graduação completa, em qualquer curso, sendo desejável vivência anterior na função.

ESTAMOS CADASTRANDO NOVOS DISTRIBUIDORES p/ trabalhar c/ empresa para tratamento de perda de peso. Informações: patymakiyama@hotmail.com/ skype: patriciamakiyama76

Oferecemos salário mensal de R$ 4.062,00 para 40 horas de trabalho semanais, incluindo finais de semana e feriados, além de benefícios próprios de empresa de grande porte. Os interessados devem realizar os seguintes procedimentos para habilitar sua inscrição nessa oportunidade: acesse o endereço eletrônico sescsp.org.br/oportunidadesdetrabalho; clique no ícone Oportunidades de Trabalho; clique no ícone Mais Detalhes; clique no link de acesso ao Descritivo de Seleção para verificar todas as condições estabelecidas para o processo seletivo; e, após a leitura do Descritivo, clique no ícone Candidatar-se. A inscrição de candidatos interessados deve ser feita entre às 10h do dia 21/11 e às 15h do dia 23/11/2012. Atendendo ao artigo 93 da Lei 8213/91, se aprovada no processo seletivo, a pessoa com deficiência terá prioridade na contratação.

VENDO GELADEIRA 2 PORTAS BOSCH, said bay Said, com gelo e água na porta R$ 1500, (13) 3313-3242 VENDO GELADEIRA BRASTEMP 340 litros, R$ 250, (13) 3313-3242 RENDA EXTRA COM SOFTWARE, download grátis. http://www.siterendanaweb.xpg. com.br/ Rodrigo.luis64@hotmail.com VENDO TV GRADIENTE, 29 polegadas, R$ 200. (13) 3317-1742.

musculares, sabonete de aroeira, (13) 96145417

anos, bem forte e bem cuidado, motivo mudança, (13) 3313-3334

VENDO NOTEBOOK, Intel c/ Windows vista, R$ 400, (13) 9747-4047

COD. 3390 - VENDO 2 BONECAS, bebe de borracha R$ 50, semi nova, (13) 3313-3334

VENDO VAPORIZADOR VICK, novo na caixa, (13) 9747-4047

COD. 3391 - VENDO CONJUNTO DE SOFÁ 2 E 3 LUGARES, preto corino, bom estado, R$ 420, (13) 3317-2248/9747-6614

COMPRO CASA OU LOTE PAGO À VISTA em dinheiro, somente direto com proprietário e com escritura. (11)-9-6372-3537 VENDO MESA DE SNOOKER COMPLETA, R$ 800, (13) 3317-2684, Claudete VENDO CANOA HAVAIANA, OC1 (1 LUGAR), branca, R$ 1800, (13) 9717-8995/ 9704-5789 COD. 3467 – VENDO BI CAMA DE SOLTEIRO, c/ 2 colchões e geladeira Consul Practice 230, (13) 9645-8464/ 9624-3108 COD. 3468 – VENDO MÁQUINA DE COSTURA, interlock, industrial, usada, R$ 400, (11) -9-7387-8440 COD. 3470 - VENDO MOTOR DE MOTO, Honda Bross, 150 cc, R$ 1500, (13) 81629583 COD. 3483 - VENDO MINI CAMA, azul, c/ colchão, 2 meses de uso, R$ 250, (13) 9709-1805 COD. 3486 - VENDO BARCO FIBRA BB, 4 metros, R$ 1.600, (11) -9- 9770-9403 COD. 3487 - QUER EMAGRECER s/ perder a saúde e disposição? Faça seu programa p/ perder peso e tenha uma vida saudável e renovada. contatokireimix@gmail.com COD. 3488 - VENDO FREEZER VERTICAL, Continental 230, (13) 3317-3088 VENDO TV LG 29 POLEGADAS, stereo, R$ 250, (13) 3317-4559/Pedro VENDO NINTENDO WII, C/ 20 JOGOS R$ 600, João (13) 9725-2708 VENDO TV SONY, TELA PLANA, 38 polegadas, R$ 500, João (13) 9725-2708 VENDO DVD, LG, R$ 150, João (13) 97252708 COD. 3416 - VENDO JOGO DE SOFÁ, preto, c/ 2 e 3 lugares, marca, Itália, em couro, novo, R$ 800. (13) 8100-7434/ Pedro/ 91895729/Edna. COD. 3451 - PÉROLA NEGRA PROMOVE auto make up, c/ a profissional Layane Oliveira. Dia 15/10, R$ 40, Joyce, (13) 97070452 COD. 3452 – VENDO GELADEIRA CÔNSUL PRACTICE, R$ 230, (13) 9645-8464/ 9624-3108 COD. 3453 – VENDO ANTENA PARABÓLICA c/ 2 pontos, R$ 320, (13) 3317-2618/ 8181-4481 COD. 3454 - VENDO CAMA MADEIRA MACIÇA com 4 gavetas embutida, colchão, Probel, R$ 1 mil, (13) 3317-2618/ 8181-4481 COD. 3455 - VENDO FAX DA PANASONIC R$ 200, novo, máquina de lavar, Brastemp, 11KG semi nova, R$ 700, (13) 3317-2618/ 8181-4481 COD. 3456 - VENDO POLICORTE P/ ALUMÍNIO, R$ 1500. Bote inflável, 2x1, Av. 19 de maio, n° 530, R$ 1200, Jd. Albatroz, ao lado do caçula COD. 3457 - VENDO TV DE 32”, c/ tubo, Gradiente, R$ 250, (13) 3313-3242

COD. 3403 - CURSO DE PETRÓLEO E GÁS, Comercio Exterior a distancia. Mídias em EAD a distancia. Através de ambiente virtual de aprendizagem. bebetoss@gmail. com COD. 3403 –VENDO CAMA DE CASAL BOX, MOLA c/ colchão, Sensor Geladeira Consul Practice 230, Bi Cama de solteiro c/ 2 colchões. (13) 9645-8464/9624-3108 COD. 3404 – VENDO RACK DE MADEIRA vermelho, R$ 80. (13) 9793-4237/ 97837288 COD. 3405 – VENDO COMPUTADOR POSITIVO, R$ 450, (13) 9793-4237/ 97837288. COD. 3406 - TV TOSHIBA, 20 POLEGADAS, R$ 200. (13) 9793-4237/ 9783-7288 COD. 3409 - VENDO GELADEIRA BRANCA 240L, R$ 200. (13) 9793-4237/ 97837288 VENDO BARCO DE ALUMÍNIO, 4m marujo leve forte c motor de 25 HP Johnson, R$ 3500, 7807-8605 VENDO MESA E COMPUTADOR, 1.10, mais cadeira giratória e impressora, R$ 300, (13) 3317 2221/ 9787-0903 VENDO BIKE ARO 28, com amortecedor, R$ 250, (13) 3317-2221/ 9787-0903 VENDO ESCADA DE MADEIRA, 7.20, R$ 200, 3317 2221/ 9787-0903 VENDO MÁQUINA DE CORTE VINCO, com 45 facas, R$ 15 mil, (13) 3223-5575 VENDO NINTENDO WII, c/ 20 jogos R$ 600, João (13) 9725-2708 VENDO TV SONY, TELA PLANA, 38 polegadas, R$ 500, João (13) 9725-2708 VENDO TV PHILIPS, TELA PLANA, c/ DVD, 29 polegadas, R$ 350, João, (13) 9725-2708 VENDO DVD, GRADIENTE, R$ 100, João (13) 9725-2708 CARRINHO DE BEBE COR DE ROSA, semi novo, Dardara, R$ 100, (13) 96430920 VENDO UM JIPE DA BARBIE, ELÉTRICO, R$ 220, (13) 8838-8950/ 3316-4197 TV LED, 32 POLEGADAS, CONVERSOR DIGITAL, H-BUSTER 0km na caixa, R$ 850, (13) 3317-6325/ 11- 9- 8268-4063 COD. 3374 - VENDO LOTE DE ROUPA P/ LOJA, arara, manequim, balcão, entre outros, Guarujá, Edna, (13) 9751-3721

COD. 3459 - VENDO CADEIRA DE RODAS, motorizada, com rotação, R$ 3500, (13) 3313-3242

COD. 3376 - VENDO ESTUFA, TAMANHO MÉDIO, para esterilização de material, R$ 70, (13) 8178-7389/ 3317-2847

COD. 3460 - VENDO RELÓGIO MASCULINO, R$ 50, digital, (13) 3313-3334

COD. 3264 - VENDO CADEIRA DE RODAS motorizada, 24volts, c/ 5 rotações p/ adulto, R$ 3500, (13) 3313-3242

COD. 3432 - VENDO JIPE DA BARBIE, elétrico, R$ 220, (13) 8838-8950/ 3316-4197 COD. 3433 -VENDO LANCHA DE 15 PES com motor de 50Hp, completa, (13) 78078605, José COD. 3434 - VENDO FOGÃO E GELADEIRA usada, R$ 120, (13) 8838-8950/ 33164197 COD. 3435 - VENDO BARCO DE ALUMINIO 4.80 motor 25HP, R$ 3500. (13) 78078605, José COD. 3436 - VENDO LANCHA C/ MOTOR DE 50HP, R$ 15 mil e vendo bike triciclo dreambike, R$ 400, (13) 7807-8605, José COD. 3437 - VENDA DE FILHOTES DE PASTOR ALEMÃO (nascidos 02/08/2012). Vermifugados aos 30 dias c/ Drontal Puppy e vacinados c/ V-10 dia 20/09. Duas fêmeas disponíveis; pais no local; dopoeta@gmail. com (12) 8119-2159, c/ Roberto, São Sebastião. COD. 3382 - VENDO GELADEIRA 340L, bom estado, R$ 300, (13) 9600-0519 COD. 3389 - DOA SE CACHORRA, uma mistura de pastor alemão c/ vira lata, c/ 2

COD. 3265 - VENDO COMPUTADOR, usado R$ 500, (13) 3313-3242 COD. 3267 - VENDO MAQUINA DE LAVAR roupa, bom estado, R$ 300, (13) 3313-3242 COD. 3268 - MAQUINA DE ASSAR FRANGO, capacidade p/ 30 frangos, semi nova, fogão industrial alta e baixa rotação, forno 6 bocas, (13) 3311-8908/ 9753-3989 COD. 3269- VENDO CPU C/ 1 GB de memória, mouse, teclado e caixa de som, R$ 300, (13) 9638-0870/ 9633-4573 COD. 3270 – VENDO PISCINA DE PLÁSTICO de 2 mil litros, (13) 9638-0870/ 96334573 COD. 3272 - VENDO 8 LUMINÁRIAS, R$ 50, cada, (13) 9100-5968/ 9100-7459 COD. 3273 VENDO MAQUINA FOTOGRÁFICA profissional, Minolta, (13) 9100-5968/ 9100-7459 COD. 3274 - VENDO CX SOM c/ módulo 1000w, R$ 700, lava louças Brastemp nova, R$ 300, Cristiane, (13) 9778 5901, 9736 1800, Antonio

EMPRESA EM BERTIOGA CONTRATA HOMEM ou MULHER para

VENDO PRODUTOS NATURAIS, remédio para pressão alta, gastrite, gel para dores

LIMPEZA

COM VERA, (13) 7803-6739.

EDITAIS DE PROCLAMAS Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: RAPHAEL DA SILVA GONÇALVES, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão garçom, nascido em Santo André-SP, no dia 29/06/1993, residente e domiciliado na Av. Anchieta n° 6561, Vista Linda, Bertioga-SP, filho de INÁCIO WANDERLEY GONÇALVES ALMEIDA, e de MARIA DO SOCORRO DA SILVA GONÇALVES. STHEFANY DOS SANTOS RAFAEL, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão estudante, nascida em Santo Antonio da Platina-SP, no dia 24/08/1996, residente e domiciliada na Rua C, n° 444, Jardim Ana Paula, Bertioga-SP, filha de ADRIANO RAFAEL, e de LUZIENE DOS SANTOS. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 08 de novembro de 2012. Misleide dos Prazeres Valentim Escr. Autorizada

Nº 3361

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: DEJALMA CARLOS CARDOSO DA MOTA, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão garçom, nascido em Senhor do Bonfim-BA, no dia 11/08/1984, residente e domiciliado na Rua Dr. José da Costa Silva Sobrinho, n° 830, Jardim Indaiá, Bertioga-SP, filho de VALMIR CARLOS DA MOTA, e de MARIA LUIZA CARLOS CARDOSO DA MOTA. MARIANA SILVA DE MORAES, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão do lar, nascida em Guarujá-SP, no dia 16/01/1990, residente e domiciliada na Rua Dr. José da Costa Silva Sobrinho, n° 830, Jardim Indaiá, filha de EZEQUIEL JOSÉ DE MORAES, e de NADIR DAS DORES SILVA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 09 de novembro de 2012. Misleide dos Prazeres Valentim Escr. Autorizada

Nº 3362

Nº 3363

Nº 3364

Nº 3365

Nº 3366

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: VALDIR BISPO XAVIER, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão serviços gerais, nascido em Estância-SE, no dia 27/12/1958, residente e domiciliado na Rua Carvalho Santana, n° 44-A, Jardim Paulista, Bertioga-SP, filho de JOSÉ MARINHO XAVIER, e de RITA BISPO DA CONCEIÇÃO. ACIDALIA RAIMUNDA BARBOSA, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão do lar, nascida em Nossa Senhora das Dores-SE, no dia 07/11/1964, residente e domiciliada na Rua Carvalho Santana, n° 44-A, Jardim Paulista, Bertioga-SP, filha de JOSÉ FRANCISCO BARBOSA, e de RASÁLIA RAIMUNDA BARBOSA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 12 de novembro de 2012. Mariane Jéssica de Sousa Izidoro Escr. Autorizada

COD. 3398 - VENDO KIT GÁS, COMPLETO, para S10, Santana e outros, (13) 91950533

COD. 3375 – EXCURSÃO PARA APARECIDA do Norte, dia 13 de outubro, (13) 9725-7852

Nº 3360

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: JORGE ANTONIO DE OLIVEIRA JORDÃO, nacionalidade brasileira, estado civil divorciado, profissão aposentado, nascido em Santos-SP, no dia 22/01/1959, residente e domiciliado na Estrada 04, n° 202, Vista Linda, Bertioga-SP, filho de AMÉRICO DE OLIVEIRA JORDÃO, e de DIVA JORDÃO. ROSANA RIBEIRO GONÇALVES, nacionalidade brasileira, estado civil divorciada, profissão funcionária pública, nascida em Santos-SP, no dia 27/10/1961, residente e domiciliada na Estrada 04, n° 202, Vista Linda, Bertioga-SP, filha de ANTONIO DOS SANTOS GONÇALVES, e de ADRIANA RIBEIRO GONÇALVES. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 10 de novembro de 2012. Mariane Jéssica de Sousa Izidoro Escr. Autorizada

COD. 3393 - VENDO VESTIDO DE NOIVA, c/ renda chantilly e saia em seda, n° 36, (13) 3317- 2248/ 9747-6614

COD. 3458 - VENDO MÁQUINA USADA, Brastemp, 5KG, R$ 250, (13) 3313-3242

Nº 3359

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: AGOSTINHO DE JESUS NASCIMENTO, nacionalidade brasileira, estado civil divorciado, profissão empresário, nascido em São Paulo-SP, no dia 18/02/1960, residente e domiciliado na Rua Quatorze (14), n° 148, Chácara Vista Linda, Bertioga-SP, filho de AGOSTINHO NASCIMENTO, e de ASCENDINA DIAS NASCIMENTO. GISLENE DE OLIVEIRA, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão assessora de diretório, nascida em Mogi das Cruzes-SP, no dia 12/03/1986, residente e domiciliada na Rua Quatorze (14), n° 148, Chácara Vista Linda, Bertioga-SP, filha de ISRAEL IBRAIM DE OLIVEIRA, e de FERMINA RODRIGUES DE OLIVEIRA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 08 de novembro de 2012. Misleide dos Prazeres Valentim Escr. Autorizada

COD. 3392 - VENDO PIA DE GRANITO, C/ CUBA, marrom, 2x57, R$ 250, (13) 33172248/ 9747-6614

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: PAULO HERCULANO DOS SANTOS SILVA, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão caseiro, nascido em Palmares-PE, no dia 18/01/1982, residente e domiciliado na Rua João Ramalho, n° 1419, Jd. Lido, Bertioga-SP, filho de SOLIDONIO HERCULANO DA SILVA , e de MARIA APARECIDA DOS SANTOS. TATIANA SILVA CELESTINO, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão vendedora, nascida em São Bernardo do Campo-SP, no dia 12/07/1983, residente e domiciliada na Rua João Ramalho, n° 1419, Jd. Lido, Bertioga-SP, filha de AFONSO REIS CALESTINO, e de QUITÉRIA DOMINGOS DA SILVA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 12 de novembro de 2012. Misleide dos Prazeres Valentim Escr. Autorizada

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: VENICIUS DINIZ, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão arquiteto, nascido em Descanso-SC, no dia 30/12/1984, residente e domiciliado na Rua Dr. Mauricio Fang, n° 606, Boracéia, Bertioga-SP, filho de ALTAMIRO CORRÊA DINIZ, e de LOURDES CADONÁ DINIZ. MICHELI CARINA LAZAROTTO, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão turismóloga, nascida em São Miguel do Oeste-SC, no dia 07/10/1981, residente e domiciliada na Rua Dr. Mauricio Fang, n° 606, Boracéia, Bertioga-SP, filha de ISAIR LAZAROTTO, e de LÚCIA TEREZINHA LAZAROTTO. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 09 de novembro de 2012. Mariane Jéssica de Sousa Izidoro Escr. Autorizada

Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: JUSCELINO NASCIMENTO DOS SANTOS, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão estudante, nascido em Guarujá-SP, no dia 11/06/1990, residente e domiciliado na Travessa Luiz Pereira de Campos, n° 1200, Jd. Paulista, Bertioga-SP, filho de JULIO SILVA DOS SANTOS, e de MARIA VANUSA VITOR DO NASCIMENTO. STEPHANNY SANTIAGO LIMA SILVA, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão estudante, nascida em São Paulo-SP, no dia 18/10/1992, residente e domiciliada na Rua Projetada B1, n° 153, Vicente de Carvalho II, Bertioga-SP, filha de ROBSON HUDSON LIMA SILVA, e de GILZETE SANTIAGO SILVA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 12 de novembro de 2012. Mariane Jéssica de Sousa Izidoro Escr. Autorizada

16 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 17 a 23 de novembro de 2012 - Edição 1205

| JORNAL COSTA NORTE

Vip

Celebridades em foco

Edison Prata MTb: 66575 (13) 7850-2283 edisonprata@ig.com.br

UM NOVO CONCEITO EM COLUNA SOCIAL

A FENACTUR (Federação Nacional de Turismo) e o Clube do Feijão Amigo estará participando de jantar em comemoração aos 23 anos do NAOUM PLAZA HOTEL, o único e luxuoso hotel 5 estrelas do Distrito Federal. Também serão homenageados o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles e outros ilustres convidados e clientes do hotel, atestando que o Feijão Amigo é mesmo um clube de amizade. O evento ocorre no dia 19 de novembro de 2012, no Centro de Convenções do NAOUM PLAZA HOTEL.

Rogério Lopes Zilli, Patrícia Franco, a criança Esther do Nascimento Magalhães Zilli, Danielle do Nascimento Magalhães Zilli e Hugo Rinaldi

É isso aí, amigos sempre juntos: Paulo Alexandre Barbosa e Ribas Zaidan.... Este é um verdadeiro pai com aço, o secretário da Câmara Municipal de Guarujá, Carlos Antonio de Souza, orgulhoso, com o filho, Arthur Licate de Souza, campeão do XIII Campeonato Internacional de Jiu Jitsu (no Ibirapuera, em São Paulo) na categoria faixa branca, 60 kilos.

Momentos que marcam. O apoio do presidente da Câmara de Guarujá, José Carlos Rodrigues ao amigo Paulo Alexandre Barbosa, prefeito eleito na cidade de Santos...

Quem está de idade nova é o empresário Hugo Ramos de Almeida (centro) que recentemente completou 70 primaveras. E, conferindo o niver do empresário, os amigos Chico Pelucio (à direita) e Luiz Bevilacqua (à esquerda)

A melhor coisa que existe é estar com pessoas que aprendemos a amar e respeitar, principalmente quando tem churrasco e chopp GERMÂNIA. Nesta foto, o empresário Renato Garcia (centro), proprietário da distribuidora do chopp em Bertioga e Guarujá, com o colunista Edison Prata e Gabriel Pinheiro (à direita)....

Olha eles aí pessoal: Zé Luiz, Michel Tuma Ness, Luis Avelino, Ricardo Auad e Aires Leal, em um dos melhores “point” de Guarujá, o restaurante Avelino’s Pitangueiras, local onde os amigos se encontram....

O empresário José Roberto Buchala e esposa. PARQUE ITAPEMA SHOPPING, visite....

Somente na RADIAL radiadores você tem uma verdadeira variedade de serviços. Confira o bom atendimento e o que a RADIAL faz por você e pelo seu carro, caminhão, tratores e outros mais. Visite

A bela Patrícia Figueiredo e o glorioso Marcos Veiga....

Amigos do Rotary Club Guarujá homenageiam o médico Marco Antonio pelo serviços realizados e a dedicação ao munícipe de Guarujá. Em close, os amigos rotarianos Betim, Dr. Clovis Del Fiol, o homenageado Dr. Marco Antonio, Dr. Kenity Takahashi e Reinaldo...


Jornal Costa Norte