Page 1

19 anos de lealdade com o leitor

R$ 1,00

JCN

www.costanorte.com.br - Edição 1154 - 26 de Novembro a 02 de Dezembro de 2011 - Diretor Presidente: Ribas Zaidan

ITANHAÉM

Sabesp vai retirar Poços das praias A

estatal entregou nesta sexta-feira (25), na sede regional da SPU (Secretaria do Patrimônio da União), em Santos, um relatório com o cronograma de retirada dos PV’s (Poços de Visita) instalados pela empresa nas praias

do município. A companhia também se comprometeu a apresentar um novo projeto para a implantação da rede coletora de esgoto naquela região da cidade. O prazo previsto é até o final de fevereiro do próximo ano.

PÁG. 06 Informação foi dada quarta (23) ao prefeito Forssell, em reunião com a presidente da Sabesp, Dilma Pena.

Projeto do portal será apresentado dia 05 BERTIOGA

Norte – Canal 48 UHF, nesta quinta-feira (24). Segundo ele, o projeto executivo será apresentado a partir das 19h, no Forte São João, centro e, após a licitação para construção, a previsão é de que o portal esteja concluído em 120 dias.

CARAGUÁ

BERTIOGA

Pesquisa aponta índice de alto desenvolvimento

Sesc pretende criar RPPN

Estudo da Firjan refere-se a 3 áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde; na escala de 0 a 1, Caraguá teve índice geral de 0,8804.

PAG. 07 BERTIOGA

PÁG. 08

Moradores e entidades são homenageadas

BERTIOGA

60 grupos no show da Praia FM no domingo (28) ARQUIVO/PEDRO REZENDE

ALÊ MORALES

Sessão solene, promovida pela Câmara Municipal para a entrega da ‘Medalha do Mérito Legislativo’ e ‘Prêmio Melhores Práticas’ aconteceu terça (22), no Sesc.

PÁG. 12

CNE: alunos criam histórias em quadrinhos

105 ligações de esgoto são liberadas

Vencedores dessa etapa do concurso são do 2º ano da rede municipal e receberam os certificados nessa semana; cerimônia de premiação para todos acontece no dia 09 de dezembro.

PÁG. 06

GUSTAVE GAMA/PMI

ILHABELA

GIANNI D’ANGELO/PMC

PÁG. 05 BERTIOGA

PÁG. 07

Lançado CD com sambasenredos 2012 A Linesg (Liga Independente das Escolas de Samba de Guarujá), em parceria com a prefeitura é quem realizou, domingo último (20), a grande festa, na quadra da Mocidade São Miguel.

PÁG. 09 BAIXADA SANTISTA

Papai Noel visita agências dos Correios Três unidades de cidades da região participam da tradicional campanha anual que visa responder às cartas das crianças ao Bom Velhinho.

PÁG. 11

LITORAL NORTE

Audiência discute a RM Vale/LN O Projeto de Lei Complementar, de autoria do Estado, que cria a Região Metropolitana será discutido na próxima segunda-feira (28), no Teatro Mário Covas, em Caraguá. A reunião foi convocada pela Assembleia Legislativa.

PÁG. 13 BERTIOGA

Veleiros tem nova iluminação Um novo conceito de luminárias foi empregado no jardim que margeia o Canal e no canteiro central da av. Henrique Costábile.

PÁG. 06

PÁG. 08

Projeto deve ser votado ainda neste ano.

BERTIOGA

capa_1154_2.indd 1

Segundo gerente da unidade, direção nacional da entidade já aprovou a reserva em área de 60 hectares. Intenção é investir em pesquisa, turismo e projetos de geração de renda que envolvam a comunidade.

GUARUJÁ

RAIMUNOD NOGUEIRA/ PMG

projeto para construção do portal da entrada de Bertioga será apresentado à comunidade no próximo dia 05. A informação é do secretário de Planejamento, José Marcelo Marques, que participou de programa da TV Costa

JCN

O

SÃO SEBASTIÃO

LITORAL PAULISTA

Jovem se Prefeito tem afoga na as contas Praia do Sesc aprovadas

O risco das mudanças climáticas

Apesar das buscas feitas pelo Corpo de Bombeiros, que contou com a ajuda do helicóptero Águia, da PM, corpo só foi encontrado na tarde de quartafeira (23), na Praia de Boracéia.

Próximo passo agora é as contas do exercício financeiro de 2009 do sebastianense Ernane Primazzi sejam votadas no Legislativo Municipal.

Por causa do aquecimento global, a maré baixa vem se elevando nas últimas décadas a uma taxa de 70cm por século, valor que deve chegar a 1m ao longo deste século. É o que pesquisa revela.

PÁG. 10

PÁG. 02

PÁG. 09

25/11/2011 23:40:16


HALSEY MADEIRA/CMSS

2 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro - Edição 1154

| COSTA NORTE

CONTAS APROVADAS

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas de SP aprovou, dia 08 último, as contas do exercício financeiro de 2009 do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi (PSC). Agora, as contas serão votadas no Legislativo Municipal.

PODER

ESTADUAL

Transição de governo é tema de seminário do Cepam INTENÇÃO É CONTRIBUIR COM OS PREFEITOS PARA UMA MUDANÇA TRANSPARENTE, DEMOCRÁTICA E RESPONSÁVEL redacao@costanorte.com.br

N

o próximo ano, os brasileiros escolhem os prefeitos que vão administrar os municípios nos próximos 4 anos. Uma transição transparente, democrática e responsável é instrumento facilitador da “troca das cadeiras” dos governos municipais. Para discutir e contribuir com esse processo, o Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) reúne, na próxima

Serviço:

Dia: 30/11, das 8h30 às 13h Local: Auditório do Cepam (av. Profº Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, SP Informações: (11) 3811-0312 Inscrições: http://eventos.cepam.sp.gov.br/seventos/

quarta-feira (30), na capital, especialistas, gestores e técnicos, no ‘Seminário sobre Transição de Governo nos Municípios Paulistas’. Para o presidente do Cepam, Lobbe Neto, “a transição responsável deve garantir a continuidade dos serviços, com transparência. Na administração pública, tudo deve ser feito com o olhar voltado para a melhoria da cidade e das condições de vida da população.” NORMAS PERTINENTES “Uma transição bem ordenada exige, antes de tudo, transparência. É preciso que a nova administração receba previamente todas as informações necessárias ao exercício de suas futuras atribuições”, esclarece o deputado estadual e presidente da Frente Parla-

GUARUJÁ

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

PRESENÇAS Falarão sobre o tema os secretários municipais de São Bernardo do Campo Nilza Aparecida de Oliveira (Orçamento e Planejamento participativo) e José Agnaldo Beghini de Carvalho (Administração e Modernização administrativa). O evento terá vídeo e faixas lembrando o vereador Romazzini.Às 19h, os participantes do debate se dirigirão à missa que haverá na Igreja Matriz, no centro de Guarujá. O CRIME Na noite de 26 de novembro de 2010, o então vereador foi chamado ao portão de sua casa quando foi alvejado com 5 tiros. Era ameaçado de morte constantemente e, dias antes do crime, tentaram arrombar sua casa.

EXPEDIENTE JORNAL COSTA NORTE LTDA - EPP Redação e Publicidade: Av. 19 de Maio, 695 – Jd. Albatroz Bertioga/SP – CEP.: 11.250-000 - Fone/Fax: (13) 3317-1281 E-mail: jcnorte@uol.com.br / redacao@costanorte.com.br Diretores: Ronaldo Berlofi Zeidan e Roberto Berlofi Zeidan Edição: Lúcia Bakos (MTb:39.479) Reportagens: Ana Cláudia Gomes Fotos: JCN Impressão: Diário do Grande ABC Circulação: Baixada Santista e Litoral Norte As páginas sociais são de total responsabilidade de seus autores, assim como a veracidade dos classificados gratuitos.

pagina_02.indd 1

MAIS PARTICIPAÇÕES O evento também contará com a presença do secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, do presidente da APM (Associação Paulista de Municípios), Marcos Monti, e do presidente da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de SP), Sebastião Misiara.

MVC faz manifesto contra a corrupção DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

M

embros do MVC (Movimento Voto Consciente) de Bertioga aderiram às manifestações previstas em âmbito nacional para o feriado de 15 de novembro último, quando se comemorou o Dia da Proclamação da República. Das 10h às 12h ocorreu uma manifestação pacífica na av. Anchieta, em frente ao Krill Supermercados, na região central. “Estamos todos indignados com a corrupção e a impunidade e mostramos isso através de faixas e cartazes com os dizeres que defendemos: Ficha Limpa já; abaixo a impunidade; no Congresso, só voto aberto; Não ao foro privilegiado; CNJ sem amarras; e reforma política já”, detalharam os manifestantes.

R$ 65 bilhões à disposição da presidenta

social. Estimula a cidadania e o compromisso da prefeitura com a sociedade”, explica Newton Raphael Gonçalves, presidente do PT municipal.

Newton: “Queremos mostrar que o PT se mantém vivo em Guarujá e que a luta de Romazzini continua”

PAINEL No painel ‘A Importância de Um Processo de Transição Democrático e Responsável nos Municípios’ serão palestrantes a técnica do Cepam, Maria do Carmo Cruz; o cientista político, Eduardo Graeff; e o coordenador da Rede Nossa SP, Oded Grajew. Graeff adianta que abordará

BERTIOGA

O jornalista exerce a função de assessoria de imprensa no Congresso Nacional, em Brasília (DF). E-mail: coletti.imprensa@yahoo.com.br

DIVULGAÇÃO

PT, em Guarujá, discute sábado (26), às 15h, na Câmara Municipal, ‘Gestão pública e Orçamento participativo’. O evento lembrará o aniversário do assassinato do vereador petista da cidade, Luiz Carlos Romazzini. O debate será o 1º do seminário ‘O jeito petista de governar’, organizado para subsidiar a elaboração de um plano de governo para o município. O orçamento participativo, afirma o partido, foi implantado com sucesso em várias administrações petistas. É um instrumento de gestão pública transparente. Permite que a comunidade decida as prioridades em obras e serviços dentro dos recursos orçamentários do município. “É um mecanismo de controle

o contexto político em que FHC (Fernando Henrique Cardoso) se preparou para o processo de transição, do qual participou, e que pode ser aplicado às circunstâncias das prefeituras. Para ele, a principal conclusão é que “a transição de governo organizada, sem traumas nem descontinuidade dos serviços essenciais, interessa tanto aos cidadãos comuns quanto aos políticos.”

COLUNA Cláudio Coletti

PT discute gestão participativa e lembra morte de Romazzini Debate será o 1º do seminário ‘O jeito petista de governar’

mentar Municipalista, Celso Giglio, que falará na abertura do evento. Para ele, “o processo de transição deve ser o produto de uma práxis bem sedimentada, de preferência, fixada por meio de normas pertinentes. Só desse modo, o processo poderá desenvolver-se com fluência e naturalidade, independentemente da boa vontade dos atores envolvidos.”

MVC

DA REPORTAGEM

A batalha agora é a votação, no Senado, da PEC que prorroga a DRU (Desvinculação de Receitas da União) até 2015. A aprovação dessa proposta, em 2º turno, na Câmara dos Deputados, na terça-feira (22) à noite, só ocorreu devido a um acordo de última hora entre governo e oposição, e a liberação do pagamento de emendas que vão beneficiar cidades em que os parlamentares têm como base eleitoral. A prorrogação da DRU até o fim do mandato da presidente Dilma Rousseff é a principal prioridade legislativa do Palácio do Planalto neste 2º semestre. Esse mecanismo vai possibilitar a presidente da República gastar como bem entender 20% dos impostos arrecadados pela União. Esses recursos estão estimados em R$ 65 bilhões só para o exercício de 2012. “Isso é abrir a porta para o descontrole, o desperdício e a corrupção. É jogar dinheiro pelo ralo”, na avaliação da oposição. Já para os governistas, “com a DRU o Brasil tem melhores condições de enfrentar a atual crise internacional. Com a desvinculação de 20% das receitas federais, o governo poderá usar esses recursos de forma ágil em áreas que estejam precisando, como em políticas sociais, no PAC e investimento a longo prazo.” O prazo disponível para os senadores aprovarem a DRU é muito curto, uma vez que ela perde validade em 31 de dezembro deste ano. Sua votação terá de ocorrer também em 2 turnos, com votos favoráveis de 54 dos 81 senadores. Mas a oposição já apresentou sua condição para facilitar a tramitação da PEC da DRU: exige, antes dessa medida, a votação da Emenda 29, que disponibiliza mais recursos para a área da saúde. A ideia do PSDB, DEM e PPS é resgatar o projeto de lei do então senador e hoje governador do Acre, o petista Tião Viana, que obriga a União a investir 10% de suas receitas em saúde. Essa iniciativa, o Palácio do Planalto quer ver bem longe, daí a expectativa de muitas emoções no Senado, neste fim de ano.

LUPI VIROU ESCUDO DE DILMA O ministro do Trabalho Carlos Lupi virou um zumbi na Esplanada dos Ministérios. Esta situação vai se prolongar até a reforma ministerial, prevista para janeiro/fevereiro, a não ser que algo muito grave venha à público até lá. A estratégia do Palácio do Planalto é usar Lupi como um para-raios, uma espécie de escudo para evitar que uma onda de denuncismo se espalhe por outros Ministérios. Com a não demissão de Carlos Lupi será dado um basta na onda que, a cada 50 dias, vem derrubando um Ministro de Estado. Foram 6, até agora. A presidente Dilma Rousseff cansou de demitir ministros para atender pauta da mídia e da oposição. Lupi vai continuar à deriva e a toda hora respondendo malfeitos. Suas funções foram totalmente esvaziadas. Foi cortado da lista de autoridades que têm acesso à presidenta. Lupi não irá mais assinar convênios com ONG´s, já que eles foram suspensos. O programa de qualificação profissional, o Projovem, foi transferido para o Ministério da Educação. As ações de geração de emprego do governo passaram para os Ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e de Ciências e Tecnologia. Restaram ao ministro Lupi apenas 2 simples tarefas: expedir carteiras de Trabalho e conceder seguro-desemprego. A presidenta espera que até a reforma ministerial, daqui um mês e pouco, o PDT esteja mais pacificado. Se ele continuar dividido, certamente vai terminar perdendo o Ministério do Trabalho. E quem está torcendo para isto acontecer é o PT, que luta nos bastidores para ter de volta esta pasta.

O ENCONTRO DO PAÍS Duas importantes leis acabam de ser sancionadas pela presidenta Dilma Rousseff: a que cria a Comissão da Verdade e a Lei de Acesso à Informação. A 1ª ficará responsável pelas investigações sobre violações de direitos humanos entre 1946 e 1988. Já a 2ª estabelece o fim do sigilo eterno dos documentos oficiais. “Hoje, o Brasil se encontra, enfim, consigo mesmo, sem revanchismo, mas sem a cumplicidade do silêncio”, afirmou Dilma referindose às 2 leis. A grande expectativa agora é saber quais os 7 brasileiros que vão integrar a Comissão da Verdade. Serão da escolha exclusiva da presidenta, e com base na conduta ética e atuação em defesa da democracia e dos direitos humanos. O sucesso dos trabalhos da Comissão vai depender dos 7 cidadãos escolhidos. Se Dilma fizer uma boa escolha, estará garantido o êxito da Comissão. Caso contrário, um fracasso da Comissão será debitado à presidenta. Ela já deu sinais que não se submeterá à pressão, escolhendo nomes independentes, para evitar o clima de revanchismo. Tais nomeações deverão ocorrer até o fim do ano. A Lei de Acesso à Informação entrará em vigor dentro de 180 dias. A partir daí, nenhum documento poderá ser mantido em segredo eternamente. Até aqueles considerados ultra-secretos, com informações imprescindíveis para a segurança do Estado, estarão protegidos por um prazo máximo de 50 anos. No caso de documentos relativos às violações de direitos humanos, não haverá mais qualquer possibilidade de segredo.

25/11/2011 23:01:46


COSTA NORTE | Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro - Edição 1154

www.costanorte.com.br > 3

NOVO MÍNIMO O governo federal anunciou ao Congresso Nacional, em Brasília (DF), a elevação do valor do salário mínimo para R$ 622,73 a partir de 1º de janeiro de 2012. A previsão era R$ 619,21, mas com a revisão aumentou R$ 3,52.

ALBATROZ

REGIÃO ZEE A proposta do ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico) da Baixada Santista será submetido à apreciação do Grupo de Coordenação Estadual em reunião na próxima quarta-feira (30), às 14h, no auditório do Consema, que fica no prédio 12 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Cetesb (av. Prof. Frederico Hermman Jr, 345, Pinheiros), na capital.

COLUNA

ZEE II Vale ressaltar que a proposta que passou por 3 audiências públicas está disponível no site www. ambiente.sp.gov.br. As contribuições colhidas durante as audiências estão sendo analisadas pelo grupo setorial da Baixada, para, eventualmente, aperfeiçoar a proposta atual. Em seguida, o documento passa pela deliberação do Consema, em reunião que acontece dia 13. PETRÓLEO E GÁS O ‘Mapeamento da Demanda e Oferta de Bens e Serviços da Cadeia de Petróleo e Gás na Baixada Santista’, estudo inédito realizado pelo Sebrae-SP, com o apoio da Petrobras, será apresentado terça (29), às 9h, no Mendes Plaza Hotel (rua Floriano Peixoto, 42, Gonzaga), em Santos. SISTEMA HIDROVIÁRIO Fortalecer e incentivar o sistema hidroviário regional foi um dos temas tratados na reunião do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada), na terça-feira (22), em São Vicente. SISTEMA HIDROVIÁRIO II A proposta é a elaboração de um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do sistema em todos os municípios e as condições de navegabilidade, tipos de embarcações, obras e gargalos. A partir disso, será possível criar o Plano Hidroviário da Baixada, que exploraria o modal para fins de transporte de carga e de passageiros, inclusive, para o setor turístico.

GUARUJÁ NA TELA Normalmente, uma sessão para discutir e votar o orçamento, em 1º turno, dura 5 minutos. Normalmente, mas não mais agora. Nesta terça (22), quando o tema entrou em cartaz, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Guarujá, os debates se arrastaram por mais de 4h, com vários discursos eloqüentes dos vereadores. ELOGIOS A transmissão ao vivo, sob a batuta da TV Costa Norte, aliás, ganhou elogios pela variedade de imagens e pela tradução simultânea com a Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), feita por associados da Associação Ki-Surdo, ONG de Guarujá que cuida da inclusão social aos deficientes auditivos. CADEIA A mais nova polêmica está na av. Adhemar de Barros e responde pelo nome de Febem. Não é um filme antigo. A unidade está sendo duplicada, a um custo de mais de R$ 4 milhões, como mostra a placa instalada pelo Governo do Estado, responsável pela obra. SAÚDE O problema reside na quantidade de providências, que a população de Guarujá e Vicente de Carvalho espera do Estado, como, por exemplo, a implantação da Unidade de Infectologia Emílio Ribas e do Laboratório Adolfo Lutz, nas dependências da Maternidade Ana Parteira, fechada há quase 3 anos. VISITA À BARUERI Uma CEI (Comissão Especial de Vereadores), presidida por Marcelo Squassoni (PRB), visitou na quinta (24) o complexo de saúde pública de Barueri. O município ocupa o 1º lugar, entre os 5.564 municípios brasileiros, no índice de desenvolvimento social, calculado pela Firjan, justamente pelas ações no setor de saúde. SOLUÇÃO CASEIRA O índice é calculado tendo como base os indicadores de saúde, educação, emprego e renda, itens nos quais Barueri também se destaca. As soluções encontradas pela cidade da Grande SP, em especial na área da saúde, serão expostas em relatório a ser elaborado pela comissão. Além de um sistema

pagina_03.indd 1

PODER que funciona de fato, o prefeito Rubens Furlan (PMDB) também mostrou aos vereadores o pomposo hospital municipal que construiu, equipou e mantém com recursos públicos do município. IMPUNIDADE Neste sábado (26), completa um ano da morte por assassinato do vereador Luis Carlos Romazzini (PT). O crime ocorreu com o vereador no exercício do mandato, mas, apesar disso, chama atenção a morosidade da Justiça em apresentar uma solução definitiva para o caso. Três acusados estão presos, mas a Imprensa não pode divulgar informações confiáveis à população, pois o inquérito tramita em sigilo de justiça. SEGURANÇA Repercutiu bem, muito bem, aliás, a notícia de que a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) venceu os entraves ambientais para a implantação de um quartel da PM no bairro Enseada. A unidade será construída com dinheiro da Construtora Sobloco em uma área de 25 mil m², na encosta do Morro da Vila Baiana. O mais importante é que o bairro já ganhou uma unidade de saúde, já conta com uma universidade e agora tem o que mais precisava: uma unidade policial.

MESTRE LU Polêmico e irreverente, o sambista e compositor Luciano de Jesus Silva, o Mestre Lu, morto há 5 anos, vai ficar imortalizado na Passarela do Samba do Jardim Casqueiro que, a partir de agora, leva seu nome. A homenagem, de iniciativa do vereador Severino Tarcício da Silva, o Doda (PSB), foi aprovada por unanimidade. IMBRÓGLIO Independentemente de declarações unilaterais dos possíveis candidatos à prefeitura contrários à realização de “prévias”, o PSDB tem reunido seu diretório executivo para discutir os procedimentos da escolha interna do partido. Nei Serra afirma que não entra em prévia, e Arlindo Fagundes que foi convidado pelo partido para disputar o Executivo. COSTURAS Petistas de alto escalão têm se movimentado bastante nos bastidores para alinhavar alianças políticas fortes, o suficiente, para garantir a reeleição de Márcia Rosa. Com pouco menos de 100 mil votos, as eleições em Cubatão são resolvidas em apenas 1 turno. Neste “1º turno”, as cartas mostram que o presidente da Câmara, Donizete Tavares, pode ser o candidato a vice-prefeito.

CUBATÃO

BERTIOGA

ALTA PLUMAGEM A presença de tucanos de alta plumagem na cerimônia de entrega das chaves de mais 481 moradias às famílias que estão sendo transferidas do Parque Estadual da Serra do Mar, sábado passado (19,) foi uma demonstração evidente da importância que o governo do PSDB dispensa a Cubatão, com investimentos que já ultrapassam R$ 1 bilhão.

IPTU De acordo com informações da Secretaria da Administração, os carnês de IPTU começam a ser distribuídos no início de janeiro de 2012. O valor do desconto da cota única ficou definido em 3%. Serão distribuídos 26 mil carnês. Ainda segundo a Secretaria, o reajuste do imposto para o próximo exercício já está praticamente definido e seria anunciado até o final da semana.

SERRA EM CUBATÃO Além do governador Geraldo Alckmin, participaram da cerimônia realizada no Bolsão 7, vários secretários de Estado como Márcio França (Turismo), Sílvio Torres (Habitação), Edmur Mesquita (Desenvolvimento Metropolitano), deputados e vereadores. Mas, a presença que mais causou frisson foi a do ex-governador José Serra. CACHIMBO DA PAZ Durante a cerimônia, à vontade entre Serra e Alckmin, a prefeita Márcia Rosa (PT) selou a paz com o Governo do Estado ao reconhecer, publicamente, que Cubatão foi privilegiado com a qualidade das casas, com obras de qualidade diferenciada dos modelos anteriores. “Em nome do povo, agradeço ao governador Alckmin pela parceria com o nosso município.” “GERALDETES” Reconhecido por sua seriedade e pelo dinamismo que impõem ao Governo do Estado, Alckmin sofreu um agradável constrangimento. O anúncio de seu nome, pelo mestre de cerimônias do Palácio Bandeirantes, veio acompanhado de um sonoro coro feminino de “lindo! Lindo!”. Ficou vermelho que nem um pimentão. BALANÇO Desde a implantação do programa de Recuperação da Serra do Mar, que vai retirar 5.350 famílias das áreas de risco, o governo do Estado, através da CDHU, já transferiu um total de 1.669 famílias e outras 631 recebem auxilio moradia de R$ 400. As áreas consolidadas da Serra do Mar, onde permanecerão 2.410 famílias, serão urbanizadas.

REUNIÃO CONDEMA O Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) realiza reunião ordinária na terça (29), às 9h, na sala de reuniões do Gabinete, no Paço. Na pauta estão os seguintes assuntos: tombamento de árvore de relevante interesse paisagístico; atualização do Código Ambiental; e tratamento e lançamento de efluentes. DESTINAÇÃO CRIANÇA O CMDCA lança neste sábado (26) a ‘Campanha Destinação Criança 2011’. A ação terá início às 13h, no Parque dos Tupiniquins, centro. O programa surgiu da articulação dos CMDCA’s dos 9 municípios da Baixada, tendo como facilitador a Receita Federal da Região de Santos. No local, as entidades que atendem criança e adolescente poderão demonstrar seus trabalhos. DESTINAÇÃO CRIANÇA II Para destinar mediante apresentação do recibo do depósito, o Conselho emitirá comprovante em favor do doador, especificando nome, CNPJ ou CPF, data e o valor efetivamente recebido em dinheiro. Esses recibos devem ser conservados pelo contribuinte, pelo prazo de 5 anos para eventual comprovação junto à Receita Federal. Fique atento ao prazo, só serão dedutíveis em 2011 as destinações feitas até dia 31/12/2010. INAUGURAÇÃO A Construtec realiza neste sábado (26), das 10h às 17h, a inauguração do stand de vendas do Edifício Splendore, que fica na av. Deputado Antonio Silvio Cunha Bueno, 140, no Jd. Rio da Praia.

EM ALTA A administração de Cubatão será tema de uma das 3 exposições do seminário que o PT realiza sábado, (26) em SP. Márcia Rosa vai falar sobre as políticas públicas priorizadas em seu governo ao lado de “pesos pesados” do partido, como o ministro da Educação, Fernando Haddad, e do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu.

BEACH SOCCER A Diretoria de Esportes abre segunda (28) as inscrições para mais uma edição da ‘Taça Cidade de Bertioga de Beach Soccer’, que será em janeiro, na Praia da Enseada, centro. Interessados devem se dirigir ao Ginásio de Esportes Alberto Alves (rua Henrique Montês, s/nº, Vl. Itapanhaú), até 30/12, de segunda a sexta, das 9h às 16h.

PEGA-PEGA O tom das divergências entre os vereadores Doda (PSB) e Dinho (PT) tem subido gradativamente a cada debate no plenário da Câmara. Na sessão de terça (22) os dois quase se pegaram longe dos microfones. Em duas oportunidades, o petista chamou Doda de mentiroso. Doda, que é advogado, quer que Dinho prove. A desavença pode ir parar na Justiça.

FORÇA JOVEM Com a participação de mais de 50 atletas – a maioria da cidade –, a Força Jovem de Bertioga (projeto ligado à Igreja Universal) e a prefeitura realizam sábado (26), a partir das 8h, o ‘1º Festival de Surf de Força Jovem’, na Praia da Enseada, em frente à Pista de Skate, no centro.

PAI DA CRIANÇA Doda elogiou a prefeita pela decisão de transformar o “elefante branco” do Teatro Municipal em um anexo do Hospital Modelo. Ele lembrou que sugeriu, por meio de requerimento, que a prefeita utilizasse as estruturas do teatro desativado para criar uma ala de queimados ou um centro de oncologia: “Não sei se atende meu requerimento, o importante é que vai atender o povo”.

PESCA DE ROBALOS O Canal de Bertioga ainda recebe sábado (26) o ‘6º Torneio de Pesca de Robalos’, organizado pela Magic Fishing School by Nelson Nakamura e Jairo Naka. A largada oficial dos barcos será a partir das 8h, em frente à Marina Acqua Azul, no Jd. Veleiros, onde também os pescadores serão recepcionados no encerramento da competição e pesagem dos peixes, às 16h. A entrega dos troféus está prevista para as 17h.

25/11/2011 23:52:07


4 > www.costanorte.com.br

Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro - Edição 1154

OPERADOR DE EMPILHADEIRA O Centro de Treinamento Profissionalizante de São Vicente e o Senai estão com 96 vagas para o curso gratuito de Operador de Empilhadeira. Inscrições, até o preenchimento das vagas, na av. Nações Unidas, 1701, Vila Margarida. Detalhes: (13) 3462-7889.

| COSTA NORTE

OPORTUNIDADE

BERTIOGA

Fabe realiza provas do vestibular JCN

INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS E PODEM SER FEITAS PELO SITE WWW.FACULDADEBERTIOGA.COM.BR NACIONAL

COLUNA BRENDA VASQUES especialista em Empreendedorismo e Plano de Negócios, MBA em Comércio Exterior e Marketing e bacharel em Economia

Empréstimos ou Financiamento: Unidade fica na av. Manoel da Nóbrega, 966, Jardim Lido

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

Fabe (Faculdade Bertioga) realiza as provas de seu vestibular para o ano 2012 neste domingo (27), das 13h30 às 16h30, na sede da entidade, que fica na av. Manoel da Nóbrega, 966, Jardim Lido. As opções de cursos são Direito, Administração, Pedagogia e Turismo, com 50 vagas em cada. As inscrições são gratuitas e dessa vez, a disputa conta com uma novidade. Os 3 primeiros colocados no vestibular ganharão um tablet. O regulamento da promoção pode ser conferido no site www.faculdadebertioga. com.br. No site também e pos-

Serviço: Telefones: (13) 3317-2444 ou 3317-7148.

pagina_04.indd 1

sível fazer a inscrição para as provas deste domingo (27). AUXÍLIO De acordo com o coordenador de Comunicação da Fabe, Guilherme Perez, o tablet pode auxiliar os alunos nos trabalhos pedagógicos. “Todo o conteúdo pode ser disponibilizado diretamente no tablet. Além disso, a Faculdade conta com sistema sem fio para navegação na internet”. EXPECTATIVA As inscrições para o vestibular este ano, segundo Guilherme, já superou as de anos anteriores. A instituição, ressaltou Guilherme, também vem realizando um trabalho de comunicação com os inscritos, alertando para as provas. “Encaminhamos e-mail e também utilizamos as redes sociais”.

Qual a minha real necessidade? Qual é a maior dificuldade para quem esta iniciando ou já tem um negócio? O caminho é ter iniciativa para começar a elaborar o seu próprio Plano de Negócios, colocar no papel as verdadeiras necessidades e deixar claro o real valor do negócio a ser explorado e do montante de capital que será investido. É bom calcular com precisão e verificar se os empréstimos são necessários de acordo com o capital de giro que a sua empresa precisa. No mundo moderno em que vivemos a palavra de ordem é investir em novidades do mercado, ou seja, ser criativo, inovador, obter conhecimento, ter talento, mas existe outra “palavrinha mágica” que é: onde encontrar recursos para todas estas atividades empresariais? Então, fica o meu slogan que: “A cada passo um custo é gerado”. As nossas dívidas começam no momento em que nos tornamos donos de nós mesmos. Para piorar, o nosso caixa nem sempre corresponde ao empreendimento desejável

e sonhado, é nesta hora que o investidor tem que ter muita cautela em adquirir alguns empréstimos, ou podemos chamar de dívidas, não importa o valor limite do cheque especial ou até mesmo do cartão de crédito, que são os itens com grande atrativo para serem usados e grandes juros para serem pagos. A saída está em planejar todos os seus custos e de preferência negociar com o próprio banco onde a pessoa já possui conta. Dica: Um crédito pessoal não deixa de ser uma boa opção. Uma das tendências do mercado é promover o microcrédito para os pequenos empreendedores, com taxas para abertura de crédito cada vez menor, com o objetivo de diminuir a desigualdade social e estimular o desenvolvimento econômico e reconhecer que as micro e pequenas empresas são grandes geradoras de emprego. O fundamental para o desenvolvimento da sua ideia é: “Não se lamentar pelo que precisa, mas sim lutar pelo que acredita”.

Estudo revela impactos positivo da Copa 2014 DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

IBR (International Business Report) 2011, da empresa de consultoria Grant Thornton, no 3º trimestre, revelou que 78% dos empresários brasileiros acreditam que a economia brasileira vai crescer ainda mais forte por sediar a Copa do Mundo em 2014. De acordo com os entrevistados, o setor de construção deve ser o mais beneficiado com o evento (40%), seguido do de Turismo (30%) e o de infraestrutura (18%). Apenas 6% acreditam que a Copa elevará o nível de emprego e os investimentos estrangeiros no país. Apesar do otimismo, a grande maioria dos empresários consultados (68%) disseram que não pretendem aumentar os investimentos em função da Copa.

25/11/2011 23:05:57


COSTA NORTE | Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro - Edição 1154

www.costanorte.com.br > 5

EXAMES DE HIV

Até 1º/12, o Estado promove a campanha ‘Fique Sabendo’ para incentivar a realização de testes gratuitos de HIV e combater o preconceito e o medo do exame. Mais informações no 0800-16-25-50.

COMUNIDADE

BERTIOGA

Os homenageados 2011 da Câmara SESSÃO SOLENE PARA ENTREGA DA ‘MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO’ E ‘PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS’ ACONTECEU TERÇA (22), NO SESC ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

Profissional Liberal: Marcos Quintana

Empresário: Alcir Scariot

IIndicação de Toninho Rodrigues (DEM) O engenheiro civil está em Bertioga desde 1992 e suas obras se baseiam no padrão de qualidade. Construiu o 1º prédio ecológico local. “Minha empresa entende sua função social de geração de emprego e renda, mas principalmente procuramos ter compromisso com o desenvolvimento sócioambiental de Bertioga”.

Indicação de Renato Faustino (PT) O empresário, mais conhecido como Tico, está em Bertioga desde 1989, quando instalou sua oficina mecânica, já tendo participado da diretoria de entidades de classe. Tico lembrou o início de seu trabalho, agradecendo aos amigos e à família. “Espero me aposentar nessa cidade e poder curtir um pouco as praias.”

Mulher do Ano: Marli de Oliveira Santos

Personalidade: Pedro Alves Cabral

Indicação de Vando da Silva (PTB) Em Bertioga desde 2004, sempre realizando trabalhos comunitários em benefício de crianças e adolescentes, como coordenadora da Pastoral da Juventude. Ao agradecer a homenagem, Marli fez um apelo: “Peço a sociedade que se emprenhe no trabalho em prol das crianças e adolescentes menos favorecidos.”

Indicação de Ney Lyra (PRP) O corretor de imóveis iniciou seu trabalho na cidade durante o lançamento da Riviera de São Lourenço e, atualmente, o expande para o centro de Bertioga. “Acreditamos em Bertioga, ela será a ‘bola da vez’. Acreditem vocês também”, pediu o homenageado, que ainda agradeceu a sua equipe de corretores.

Homem Público: Rogério Leite dos Santos

Cidadão do ano: Lairton Gomes Goulart

Indicação de Marcelo Vilares (PTB) Engenheiro Florestal, Leite está à frente da pasta de Meio Ambiente de Bertioga. Ao agradecer a homenagem, ele também agradeceu a confiança do prefeito Orlandini, que “dá carta branca para a realização dos projetos da Secretaria.” O secretário dedicou a homenagem a sua equipe de trabalho.

Indicação do vereador Alemão (PRP) Vereador constituinte e prefeito por 2 mandatos, Lairton agradeceu a homenagem e lembrou a época em que atendia, como médico, os pacientes no posto de saúde que situava-se no atual Parque dos Tupiniquins. “Vejo, feliz, que Bertioga cresceu. Melhor ser cidadão em Bertioga do que rei em qualquer parte do mundo”.

FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas)

Associação Centro de Tradições Nordestinas

Assoc. dos Condôminos Morada da Praia

A FMU vem desenvolvendo em Bertioga o programa ‘Médico Veterinário da Família’, com estudantes de Veterinária, coordenados pelos professores da entidade. A premiação foi recebida pelo professor Carlos Augusto Bonini, que agradeceu a administração da cidade por ter acolhido o projeto. “Há 11 anos buscamos esse objetivo e Bertioga nos recebeu de braços abertos”.

No ar desde 2001, a rádio Praia FM – 106,1 baseia seu trabalho na prestação de serviços à comunidade, além de fornecer entretenimento e informação. O diretor Roberto Zaidan recebeu o prêmio e mencionou cada um de seus funcionários. Também lembrou que a retribuição da emissora pela audiência da comunidade é por meio de trabalhos sociais e eventos na cidade.

O loteamento tem mais de 1,5 mil moradores e a associação conta com trabalho de administração, segurança, manutenção e preservação ambiental. O diretor executivo da entidade, Jorge Pascucci, recebeu a premiação e agradeceu aos seus 250 colaboradores. “Ninguém faz nada sozinho. Por isso dedico essa premiação a eles”.

Esportista do ano: Luiz Brum

C

onfira quem foram e o que disseram os homenageados 2011 da Câmara Municipal de Bertioga: Artista do Ano: Rômulo César Almeida da Cruz

Indicação do vereador Caio Matheus (PSDB) Rominho, como é chamado, é conhecido por cantar em restaurantes e casas noturnas de Bertioga. “Não é fácil viver da música”, comentou, completando: “Essa premiação mostra que adquiri o respeito da comunidade e isso é muita responsabilidade.”

Indicação de Taciano Goulart (PRP) Professor de Muay Tai na Diretoria de Esportes do município, desde 1992, e auxiliando atletas a conquistarem títulos na região, Brum também realiza treinamento de defesa com profissionais da área de segurança. “Ninguém consegue nada sozinho, por isso, agradeço aos meus atletas pelo desempenho”.

Servidor Público: Noeli Pereira Maester

Indicação de Pastor Clayton (PMN) A homenageada atualmente está lotada na Secretaria da Educação, onde desenvolve trabalhos na área de esporte. “Com tantos servidores públicos bons, me sinto privilegiada com a homenagem e sinto que é uma responsabilidade muito grande”.

BAIXADA SANTISTA

VLT: conclusão do projeto está prevista para maio Anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, em Cubatão ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

O

Governo do Estado deve anunciar, na próxima semana, o vencedor da licitação para o projeto executivo do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que inicialmente ligará Santos a São Vicente. O anúncio foi feito sábado passado (19), pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante entrega de casas em Cubatão. Dentro do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, o Governo concluiu mais 481 novas moradias. O projeto do VLT tem custo de R$ 10,7 milhões e o prazo para conclusão é de 6 meses. A contratação da empresa para executar o projeto está prevista para maio do ano que vem e as obras

pagina_05.indd 1

se iniciam em julho de 2012. A previsão é de que o VLT esteja funcionando em julho de 2014. “Esse é o cronograma que estamos trabalhando e, se não houver nenhum problema jurídico, será cumprido”, prometeu Alckmin. A publicação do edital para a compra dos 20 primeiros trens também já foi feita e, no próximo dia 02, haverá audiência pública, em Santos, para discussão de todo o sistema operacional.

TÚNEL O governador também anunciou que o projeto executivo

para construção do túnel ligando Santos a Guarujá será divulgado dentro de 10 dias. O valor é de R$ 39 milhões. “Simultaneamente estamos trabalhando para a liberação da licença ambiental”, revelou.

com o 3º dormitório em parte das unidades, azulejo na cozinha e no banheiro, medidor individualizado do consumo de água e gás, piso cerâmico em todos os cômodos e sistema de aquecimento solar para água do chuveiro.

CASAS O governador fez a entrega simbólica das chaves aos novos proprietários dos bolsões 7 e 9. Os imóveis são apartamentos, casas sobrepostas e sobrados, com 2 e 3 dormitórios. Todos foram projetados com melhorias, conforme padrão de qualidade da CDHU,

INFRAESTRUTURA De acordo com o secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, o Estado vai viabilizar, em parceria com a prefeitura de Cubatão, a implantação de novas escolas, creches e centros de saúde, como apoio às localidades em áreas de risco.

25/11/2011 23:19:59


6 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro - Edição 1154

DETECÇÃO DA OSTEOPOROSE De segunda (28) até 02/12, mulheres a partir dos 45 anos podem participar da ’Campanha de PréDetecção de Osteoporose‘, da prefeitura de Bertioga e que acontece no Ceme. Agendamentos nas UBS’s.

| COSTA NORTE

COMUNIDADE

ITANHAÉM

Sabesp vai retirar todos os Poços de Visita das praias do município ESTATAL TAMBÉM VAI ELABORAR NOVO PROJETO QUE SERÁ APRESENTADO ATÉ O FINAL DE FEVEREIRO DE 2012 DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

Sabesp entregou nesta sexta-feira (25), na sede regional da SPU (Secretaria do Patrimônio da União), em Santos, um relatório com o cronograma de retirada dos PV’s (Poços de Visita) instalados pela estatal nas praias de Itanhaém. A companhia também se comprometeu a apresentar um novo projeto para a implantação da rede coletora de esgoto naquela

região da cidade. A informação foi dada pelo coordenador do SPU na Baixada Santista, Sérgio Martins, que recebeu o representante da Sabesp. No cronograma, a estatal informa que os PV’s serão retirados durante todo o mês de dezembro. Até o final de fevereiro de 2012, a empresa irá apresentar um novo projeto para a implantação da rede coletora. REUNIÃO A obra foi paralisada em

setembro por determinação do órgão federal. A notícia da retirada de parte da tubulação já havia sido divulgada na quarta (23) para o prefeito João Carlos Forssell (PSDB), durante uma reunião com a presidente da Sabesp, Dilma Pena, na capital. Na ocasião, a dirigente da estatal garantiu que o plano de expansão da rede coletora no município está mantido. “Vamos implantar a rede coletora nos bairros Jardim Umuarama, onde há um conjunto da

CDHU, e no Jardim Oásis, em parceria com a prefeitura, como estava programado anteriormente”, disse.

GUARUJÁ

Clínica Depil Care é inaugurada

PRÓPRIAS O prefeito lembrou que as praias de Itanhaém estão próprias para o banho há mais de 10 anos. “E a implantação dessa rede coletora na cidade será a garantia de que a orla continuará com a balneabilidade preservada”, concluiu.

Local oferece serviços corporal e facial variados DA REPORTAGEM

em diferentes tipos de pele e cor de pêlo. O método é unissex e duradouro e tem preço único de R$ 60 por área (sessão).

redacao@costanorte.com.br

O

BERTIOGA

JCN

CNE: alunos do 2º ano criam histórias em quadrinhos Vencedores receberam os certificados esta semana ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

vencedor do Concurso ‘Costa Norte Escola: Comunicando para Educar’, o CNE, do 2º ano, de Bertioga, deu a receita para desenvolver um bom trabalho: “Fiz com muito amor e carinho”, falou Fábio Eduardo Silva de Oliveira, do 2º ano A da Emef Prof. Delphino Stockler de Lima. Ele foi o vencedor na categoria ‘História em Quadrinhos’, com o tema ‘Cuidando dos ambientes, reutilizando e reciclando materiais’. Amor e carinho também foram os ingredientes utilizados pelos alunos que ficaram em 2º e 3º lugares, Pollieny Nunes Feitosa, do 2º ano C, da Emef Giusfredo Santini, e Aldebaram da Silva Nogueira, da Emeif Dr. Dino Bueno, respectivamente. Eles também comentaram como fizeram o trabalho. “A

REPRODUÇÃO

O

professora explicou o que era reciclagem e fiz a história em quadrinhos”, revelou Pollieny. Já Aldebaram contou que a professora apresentou um vídeo. “Assim eu tive algumas idéias”, disse.

do ano acontece dia 09 de dezembro, às 19h30, no SescBertioga, situado no Jardim Rio da Praia. Além dos alunos, serão premiados também os diretores, os professores e as escolas vencedoras.

CERIMÔNIA A cerimônia de premiação para todos os alunos vencedores do concurso nesse 2º semestre

APOIO O concurso CNE é uma iniciativa do Costa Norte e conta com o apoio da prefei-

tura de Bertioga, por meio da Secretaria da Educação. Ainda tem como colaboradores a Sabesp/Governo do Estado de SP, Incorporadora Mare, Construtora Costa Hirota, Ramon Alvares Associados, Fafex Serviços de Transportes, Zogbi Engenharia, Construções, Terracom, Sobloco e Riviera de São Lourenço.

Caravana da Cidadania chega ao Rio da Praia

DA REPORTAGEM anaclaudia@costanorte.com.br

Autoridades municipais estiveram presentes na inauguração

Jardim Veleiros poderão usufruir com mais qualidade, no período noturno, deste local tão lindo, privilegiado pela natureza. Esse novo conceito potencializa a iluminação, valorizando a segurança de moradores e turistas que passeiam pelo local”, disse o prefeito Mauro Orlandini (DEM). TROCAS O assessor de gabinete do prefeito e responsável pela

implantação da iluminação, Nelson Simões detalhou que houve a troca de lâmpadas, até então de vapor de sódio, por outras de vapor metálico, fato que colabora com a eficiência da luminosidade, entre outros trabalhos executados. Ele ressaltou que antes, o canteiro central possuía 88 luminárias, e agora acabou reduzido pela metade, sendo de 4 para 2 por poste, além de uma redução de consumo de

energia em 50%. “No jardim do calçadão, foram mantidas as 4 luminárias por poste, no entanto, para favorecer a ampliação na iluminação, foi efetivada a diminuição da altura de fixação dos equipamentos em 3m”. NOVAS ETAPAS No início de dezembro, conforme a prefeitura está prevista a revitalização da iluminação na orla da Enseada. Os trechos serão da av. Thomé de Souza, desde altura da rua Rafael Costábile, até o final da via, no Maitinga. O prazo de conclusão dos serviços é para o final do mês. Em seguida, os trabalhos serão direcionados para a orla do Jardim Indaiá, porém, as previsões são já para o início de janeiro de 2012. As praças do município também devem ser beneficiadas.

PMG

JCN

Acionamento das luminárias é automático, conforme queda da luz natural

pagina_06.indd 1

DIVULGAÇÃO

BERTIOGA

Jd. Veleiros ganha novo sistema de iluminação

U

MAIS OPÇÕES A Depil Care oferece ainda serviços de fotorrejuvenescimento (capaz de amenizar rugas e linhas de expressão), fototerapias (importantes na remoção de manchas e acnes) e fisioterapia dermato funcional corporal e facial. A clinica fica na rua Benjamin Constant, 483, salas 6 e 7, centro de Guarujá. Mais informações no (13) 3025-9543.

Os alunos selecionados Fábio Eduardo Oliveira, Pollieny Nunes Feitosa e Aldebaram da Silva Nogueira, e os seus respectivos trabalhos

BERTIOGA

m novo conceito de iluminação pública, empregado no jardim que margeia o Canal de Bertioga e canteiro central da av. Henrique Costábile, no Jardim Veleiros, foi inaugurado na noite desta sexta-feira (25), pela prefeitura. As luminárias funcionam por meio do sistema fotocélula programável. O mecanismo permite o acionamento automático, de acordo com a queda da luz natural. O gasto foi de R$ 69.813,93, incluindo a compra de material e pagamento de mão de obra. “Agora, os moradores do

1º centro de fotodepilação e estética de Guarujá, a clínica Depil Care, abriu as portas segunda-feira (21). E, para marcar a inauguração, as empresárias Rosane Aragão e Talita Pio promoveram um coquetel, que contou com profissionais da área de beleza, fitness e saúde. Segundo Talita, que também é fisioterapeuta, a fotodepilação consiste na eliminação dos pêlos por ondas de luz intensa pulsada e pode ser utilizada

Emeif José de Oliveira Santos é quem recebe a ação municipal DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

P

ela 1ª vez desde que foi lançada, a Caravana da Cidadania, de Bertioga, vai atender a comunidade do Jardim Rio da Praia, neste sábado (26), a partir das 9h. A ação municipal leva ao bairro serviços de saúde, incluindo consulta médica com um clínico geral, programas sociais como o Bolsa Família, além da emissão de documentos diversos, consulta sobre CPF, CNH, IPVA entre outros. Até às 15h, a população

Endereço: A Emeif José de Oliveira Santos fica na rua Cardeal Emile Biayenda, 248, Jd. Rio da Praia.

local ainda terá disponível serviços odontológicos, na Unidade Móvel de Saúde Bucal, que atenderá o limite de 30 pacientes. O prefeito Mauro Orlandini e seus secretários municipais também devem participar, ouvindo os moradores. CATA TRECO Em paralelo, das 8h às 12h, a prefeitura realizará nas ruas do bairro a ‘Operação Cata-Treco’, que visa a prevenção contra focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Assim, a prefeitura solicita aos moradores do bairro que colaborem com o trabalho dos agentes de Saúde, retirando antecipadamente o material de seus quintais e colocando em frente às residências, para que os caminhões passem recolhendo todos os objetos descartados. E, nos pontos onde houver necessidade, ainda será feita desratização, por uma equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

25/11/2011 23:18:57


COSTA NORTE | Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro - Edição 1154

www.costanorte.com.br > 7

CASAMENTO COMUNITÁRIO Seis casais vão regularizar sua união domingo (27), no CRAS-Barra Velha, em Ilhabela. Depois, eles receberão a benção ecumênica. A cerimônia será promovida pela prefeitura, em parceria com o Cartório Civil local.

COMUNIDADE

LITORAL PAULISTA

Concluída licitação para 4 ferry boats ARQUIVO/PEDRO REZENDE

SEGUNDO A DERSA, COMPRA TEVE ECONOMIA DE R$ 9 MILHÕES AO TESOURO DO ESTADO DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

s usuários do Sistema de Travessias Litorâneas do Estado receberão mais 4 embarcações novas, com capacidade de transporte de 180 veículos, no 2º semestre de 2012. A Dersa publicou terça-feira (22), no DOE (Diário Oficial do Estado) o aviso de homologação e adjudicação para a entrega das embarcações, com prazo de construção de 8 meses. Construção de um novo flutuante para Bertioga está previsto O processo de compra dos ferry boats foi marcado pelo a construção de 2 embarcações seguiu reduzir o preço para R$ empenho da de 60m; e o 3º destina-se à 27,8 milhões. Dersa na reduconstrução de uma embarcação Balsas novas ção do valor do de 47,5m. Os 2 últimos lotes LOTES aumentarão investimento, são de embarcações destinadas A concorrência a capacidade inicialmente às travessias Santos-Guarujá e 011/2011 para a operacional de compra das 4 em- Guarujá-Bertioga. orçado (em 2010), por R$ todo o sistema de barcações foi sepaAs vencedoras foram as 36,8 milhões. empresas Apoio (lote 1), a rada em 3 lotes. O 1º travessias em, pelo Após abranInternacional Marítima (lote contempla a construmenos, 15% gente consulta 2) e a SER (lote 3). O valor ção de um ferry boat ao mercado individualizado dos lotes fede 70m, que deverá naval, a concessionária conchou, respectivamente, em R$ operar no Litoral Norte; o 2º,

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

C 7,5 milhões, R$ 14,4 milhões e R$ 5,9 milhões. PRAZOS A construção das embarcações, com previsão de conclusão em 8 meses, começará após a emissão das Ordens de Serviço, prevista para dezembro de 2011. A Dersa estima que os 4 ferry boats entrem em operação até o final de 2012.

Projeto do portal de entrada da cidade será apresentado dia 05 próximo ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

O

projeto para construção do portal da entrada de Bertioga será apresentado à comunidade no próximo dia 05. A informação é do secretário de Planejamento, José Marcelo Marques, que participou de programa da TV Costa Norte – Canal 48 UHF, nesta quinta-feira (24).

Segundo ele, o projeto executivo será apresentado a partir das 19h, no Forte São João, centro e, após a licitação para construção, a previsão é de que o portal esteja concluído em 120 dias. Sem dar maiores detalhes, Marques informou que o projeto é diferente do que já foi apresentado no início de 2010 à Aehturb (Associação dos Empresários de Hotéis e Turismo de Bertioga). “Será um projeto diferente. Vamos mostrar no dia”, disse. 19 DE MAIO Ratificando o que o prefeito

Zona Azul será implantada na 2ª quinzena de dezembro Ação acontecerá nos bairros do centro, Rio da Praia, Indaiá, Vista Linda e Riviera

BERTIOGA

Após licitação para execução, previsão de conclusão é de 120 dias

BERTIOGA

Mauro Orlandini (DEM) já havia informado em entrevista à TV Costa Norte no último dia 11, Marques confirmou que a obra da av. 19 de Maio será entregue parcialmente, até dezembro, sendo retomada no final de janeiro. “A empreiteira vai finalizar a colocação do binder nas duas pistas e o asfalto ecológico será colocado no final de janeiro, antes do período de Carnaval”, garantiu Marques, nomeado recentemente também como secretário interino da pasta de Serviços Urbanos. Ele ainda detalhou que blinder é a camada

aplicada antes do asfalto, feita de uma mistura de asfalto e pedrisco.

om a proximidade do fim de ano e o conseqüente aumento de tráfego, a Diretoria de Trânsito de Bertioga está desenvolvendo o cronograma de ações para implantação do estacionamento regulamentado, a ‘Zona Azul’. Seguindo os moldes da operação realizada no último Verão, a cobrança acontecerá em ruas e avenidas do centro, Jardim Rio da Praia, Jardim Indaiá, Jardim Vista Linda e Riviera de São Lourenço. A medida, conforme a prefeitura visa disciplinar ainda mais as ações no sistema viário da cidade. PREÇOS O diretor municipal de Trânsito, Nelson Jorge de Castro, informou que a Zona Azul vai vigorar diariamente, até o término do

Carnaval (22/02/2012), no período das 7h às 19h. O cartão para o período de 1h custará R$ 2, e para 3h R$ 5. Pelo 3º ano, a empresa contratada para execução do serviço é a DCT - Tecnologia para o Trânsito. O diretor afirmou ainda que o serviço vai gerar 60 empregos temporários. Serão vagas para agentes que venderão os cartões ou talonários, além do setor operacional. PLACAS Castro explicou também que os veículos que estiverem sem o cartão e estacionados na área de Zona Azul serão autuados, conforme indica a lei. Para tanto, placas de sinalização indicando as áreas de estacionamento regulamentado estarão afixadas nas localidades onde o serviço será implantado, e os motoristas que desobedecerem à determinação, além de serem autuados, poderão ter seus veículos removidos, por meio de guincho e conduzidos ao pátio municipal.

ORLA A obra de revitalização da orla da praia também será entregue parcialmente, conforme reforçou o secretário, cuja informação já havia sido divulgada pelo prefeito, na mesma ocasião. “Vamos concluir a Pista de Skate e parte da orla, cerca de 200m, partindo da Pista”. Segundo ele, a obra será paralisada durante o mês de janeiro e retomada antes do Carnaval.

ILHABELA

Mais 105 ligações à rede de esgoto são liberados no Itaguassu GUSTAVE GAMA/PMI

Conexões residenciais são feitas gratuitamente pela Sabesp DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), recebeu nesta quarta-feira (23) a informação do gerente da Sabesp, José de Oliveira Paulo, da liberação de mais 105 ligações à rede de esgoto, desta vez, na região da Praia do Itaguassu. “Hoje o saneamento é realidade em Ilhabela. Saímos daquele índice de 4% de esgoto coletado e tratado até 2008 para Agência de Atendimento da Sabesp: av. Princesa Isabel, 1.274, Perequê.

pagina_07.indd 1

Estação de Pré-Condicionamento, que faz o tratamento do esgoto, está localizada no Itaquanduba

36% este ano, com a meta de ultrapassar os 60% em 2012. Numa parceria entre prefeitura e Sabesp estamos conseguindo esta grande mudança e agora chegou a vez do Itaguassu”, disse o prefeito. LOCALIZAÇÕES Segundo o gerente da Sa-

besp, já estão liberadas para ligação à rede de esgoto os imóveis localizados no trecho da av. Tamandaré entre os números 473 e 887; e nas ruas Araponga, Dona Iza e Marcílio Dias. Ele ressaltou que o sistema já atenderá vários restaurantes, hotéis e pousadas. “Vai contribuir muito para a

questão da balneabilidade da praia do Itaguassu”, enfatizou José Paulo. No início do mês, a Sabesp já havia liberado a ligação à rede de esgoto para 280 imóveis localizados na Praia do Perequê. Só na região do Perequê e Jardim Eden, a Sabesp atingiu mais de mil ligações até o mês de outubro. FASE 3 As obras da Fase 3 seguem em ritmo acelerado e abrangem além do Perequê, os bairros Morro da Cruz, Itaquanduba, Itaguassu e a reversão do esgoto coletado no Saco da Capela/Vila para a nova Estação de Pré-Condicionamento do Itaquanduba, possibilitando assim a desativação da antiga estação localizada na Vila.

25/11/2011 23:59:21


8 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro - Edição 1154

MELHOR INDÚSTRIA Pelas atividades em Cubatão, a Vale Fertilizantes foi escolhida pelo 2º ano como Melhor Indústria 2011, pela Acic. A cerimônia é sábado (26), às 21h, na Vl. Paulista.

| COSTA NORTE

DESENVOLVIMENTO

LITORAL NORTE

Audiência Pública discute sobre a Região Metropolitana ENCONTRO INTEGRA AGENDA DE REUNIÕES SOBRE O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR DO ESTADO GIANNI D’ANGELO/PMC

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

PLC (Projeto de Lei Complementar), de autoria do Estado, que cria a RM Vale/LN (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) será discutido na próxima segunda-feira (28), no Teatro Mário Covas, em Caraguá, a partir das 19h. A audiência pública foi convocada pela Assembleia Legislativa. A proposta estadual é que a RM Vale/LN seja um instrumento que permita o planejamento e a gestão de questões comuns que afetam as cidades da região. Os 39 prefeitos trabalharão as políticas públicas para a população em conjunto com o Governo do Estado. O projeto foi encaminhado para a Assembleia, no início de novembro e tem previsão de ser votado ainda este ano.

Serviço: Audiência Pública sobre a RM Vale/LN Dia: 28/11, às 19h Local: Teatro Mario Covas (av. Goiás, 187, Indaiá), em Caraguá

CARAGUÁ

Pesquisa aponta cidade com índices de alto desenvolvimento Investimentos em políticas públicas motivou a chegada de empresas DA REPORTAGEM

Projeto tem previsão de ser votado na Assembleia ainda este ano

PRESENÇAS Deverão estar presentes em Caraguá o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, deputados estaduais, prefeitos e vereadores da região, ONG’s, empresários e as comunidades organizadas. GANHOS O secretário de Planejamento, Economia e Gestão de Caraguá, Roberto Annunciato, disse que os municípios terão muito a ganhar com a RM Vale/LN, porque possibilitará, além da integração territorial, a busca por recursos e solu-

redacao@costanorte.com.br

ções de problemas pontuais de várias cidades. “A região metropolitana dá outro panorama aos municípios que integram o bloco. Há a vantagem de um aumento do repasse de verbas dos governos estadual e federal”, destacou.

C

araguá é o 30º município do Brasil que apresentou índices de alto desenvolvimento no estudo anual do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do RJ), que acompanha 5.564 cidades em 3 áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Na escala de 0 a 1, Caraguá obteve índice geral de 0,8804 no ano base 2009. Os índices foram medi-

AÇÕES Com a instituição da RM Vale/LN, dividida em 5 subregiões, serão criados instrumentos de planejamento, execução e fomento das ações metropolitanas, como o Conselho de Desenvolvimento que deverá reunir Conselhos Consultivos, o Fundo e a Agência de Desenvolvimento.

dos com base em estatísticas públicas oficiais, divulgadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. CRITÉRIOS De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os critérios de análise estabelecem 4 categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto desenvolvimento (0,8001 a 1). POR ÁREA Nos índices apurados por área, Caraguá se destacou em Educação com 0,9464; em Emprego & Renda com 0,8753;

e em Saúde com 0,8196. Além de ficar à frente de suas vizinhas Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, o município também ultrapassou São José dos Campos e Jacareí, no Vale do Paraíba. Desde 2009, os investimentos na cidade marcam um novo ciclo de desenvolvimento com sustentabilidade. NOVAS EMPRESAS Os investimentos municipais em políticas públicas para a população motivou, também, a chegada de empresas e empreendimentos da iniciativa privada. Foram gerados mais empregos que colocaram Caraguá em posição de destaque em alto desenvolvimento.

ITANHAÉM

PMI

Aeroporto está sendo analisado pelo governo federal para fins turísticos Terminal já é o 9º do Estado em volume de embarque e desembarque DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

Aeroporto Regional Dr. Antônio Nogueira Ribeiro Júnior, de Itanhaém, está entre os 174 do país que estão sendo avaliados pelo governo federal para fins turísticos. A informação foi divulgada recentemente, durante o ‘Expo Airport’, evento realizado no Expo Center Norte, na capital. Com a corrida para atualizar as suas instalações e adequarse para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil está comprometido em oferecer oportunidades para que consultores internacionais desenvolvam planos diretores e projetos para que os fornecedores equipem esses projetos. Serão investidos cerca de R$ 30 bilhões nos eventos das cidades-sedes nos próximos 5 anos. Os empreendimentos já anunciados incluem a construção de novos aeroportos, modernização de terminais e novas rodovias. Neste ano

pagina_08.indd 1

Atualmente, local é responsável pelo transporte dos funcionários da Petrobras até as Plataformas de Merluza e a de Mexilhão

foi criada a Secretaria de Aviação Civil, sendo a Anac e a Infraero vinculadas a essa Secretaria. POSIÇÕES Dados divulgados recentemente pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de SP) indicam que o Aeroporto de Itanhaém já é o 9º do Estado em volume de embarque e desembarque de passageiros. Com isso, o aeródromo subiu 2 posições em relação a 2010, quando ocupava o 11º lugar. Estatísticas do Daesp apontam ainda que, considerando o número de passageiros, Itanhaém foi o 9º entre os 30 aeroportos administrados pelo Estado, com 15.896 pessoas embarcando e desembarcando

no período de janeiro a setembro de 2011. Em números de aeronaves, o aeroporto itanhaense alcançou a média de 11.113 pousos e decolagens. CAPACIDADE Com pista de pouso e decolagem de 1.350m por 30 de largura (superior à do aeroporto Santos Dumont, no RJ), o terminal de passageiros tem capacidade para pousos e decolagens de aviões de porte médio como Boeing 737, com capacidade para 100 pessoas. Atualmente, Itanhaém é responsável pelo transporte dos funcionários da Petrobras até as Plataformas de Merluza (184 km de distância da costa paulista) e a de Mexilhão (320 km), a 50 minutos de helicóptero.

25/11/2011 23:21:31


COSTA NORTE | Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro - Edição 1154

www.costanorte.com.br > 9

SOBRE PASSARELAS

A USP pretende inaugurar até 2013 uma base científica de estudos sobre a Mata Atlântica na região da Serra do Mar, em São Bernardo do Campo. Ela será construída sobre passarelas elevadas e visa atrair pesquisadores estrangeiros interessados em estudar o bioma.

AMBIENTE

BERTIOGA

Sesc pretende criar RPPN SEGUNDO GERENTE DA UNIDADE, DIREÇÃO NACIONAL DA ENTIDADE JÁ APROVOU A RESERVA EM ÁREA DE 60 HECTARES

E

m breve, Bertioga deverá contar com mais uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), a 4ª após a criação do PERB (Parque Estadual da Restinga). A iniciativa é do Sesc-Bertioga, conforme explicou o gerente da unidade, Marcos Laurenti. Segundo ele, os conselhos nacional e regional-SP do Sesc já aprovaram a criação da RPPN. Laurenti detalhou que se trata de uma área de 60 hectares, na gleba 4, localizada entre a av. Anchieta, atravessando a rodovia Rio-Santos, seguindo até a direção do rio Itapanhaú. A intenção no local é investir em pesquisa, turismo

e projetos de geração de renda que envolvam a comunidade. “Deve haver a participação do cidadão, por meio de cooperativas”, reforçou. OUTRA ÁREA O gerente também lembrou que o Sesc-Bertioga conta com uma área na gleba 5, a partir da cota 70, até o pé da Serra do Mar, totalmente preservada. “O Sesc vem zelando pelo local, com visitas semanais do pessoal que faz vigilância na área”. BAIRRO A BAIRRO Novos projetos que envolvam a comunidade também estão nos planos da direção do Sesc, como o ‘Bairro a Bairro’. Segundo o gerente, o objetivo

é levar grupos de 40 pessoas para conhecer os vários bairros da cidade. “Muitas pessoas não conhecem a própria cidade. Vamos criar grupos e visitar os bairros de ônibus, tudo com o padrão de qualidade do Sesc”.

BERTIOGA

Dia da Bandeira é festejado na Riviera DA REPORTAGEM

SOBLOCO

ANA CLÁUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

redacao@costanorte.com.br

C

omo já é tradição, a Sobloco Construtora promoveu mais um evento cívico em comemoração ao Dia da Bandeira (19), na Riviera de São Lourenço, Bertioga, nesta segunda-feira (21). Participaram cerca de 400 pessoas, entre estudantes da EE Maria Celeste Pereira Leite, Emeif Governador Mário Covas Júnior e do Colégio Metodista, junto com alunos da Fundação 10 de Agosto e do Progra-

ESPORTES Os projetos de esportes são outros em andamento. As atividades envolvem mais de 800 pessoas, segundo Laurenti. “Abrimos as inscrições e no mesmo dia se esgotaram”, comentou. O gerente lembrou ainda que os interessados podem procurar o Sesc, que avaliará a demanda para a abertura de novas vagas. Telefone: (13) 3317-7000.

LITORAL NORTE

ma Vida Saudável, além de educadores, representantes da empresa, Associação dos Amigos da Riviera, Praias Paulistas, do comércio local e moradores da Riviera. Com dias tão corridos e valores tão esquecidos, os presentes se emocionaram com a execução dos hinos e o haste-

amento das bandeiras. Para os organizadores, a sensação foi de cumprimento do dever cívico. O evento contou ainda com o desfile da Cavalaria e dos cães do Canil da Associação dos Amigos da Riviera. E, para amenizar o calor, ao final, todos saborearam um picolé.

BERTIOGA

Pesquisa analisa impacto das Chácara Vista Linda recebe mudanças climáticas na região o ‘Eco Diversão’ dia 29

DA REPORTAGEM

Ação faz parte do projeto ‘Eco Cidadão’, desenvolvido na cidade pela Avepema

redacao@costanorte.com.br

DA REPORTAGEM

P

S

o r c a u s a d o a q u e c imento global, a maré baixa (baixa mar) no Litoral Norte vem se elevando nas últimas décadas a uma taxa de 70cm por século, valor que deve chegar a 1m ao longo deste século. Essa é uma das principais conclusões de um estudo realizado pelo professor titular Paolo Alfredini, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHD), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a Poli-USP. DADOS Para chegar a esse resultado, ele analisou os dados registrados entre 1944 e 2007, pelo marégrafo da Codesp (Companhia Docas do Estado de SP), bem como os dados de 1954 a 2005 disponíveis nos marégrafos em Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba e na Bóia Oceanográfica do Cebimar (Centro de Biologia Marinha) da USP, em São Sebastião. REDE LITORAL O trabalho de Alfredini foi feito no âmbito da Rede Litoral, formada por pesquisadores e docentes da Poli, dos institutos Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), além de professores visitantes. Tratase de um projeto financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), por meio do edital de temas estratégicos Ciências do Mar, com duração de 4 anos (2010-2014).

pagina_09.indd 1

REPRODUÇÃO

GIANNI D’ANGELO

Primeiros resultados mostram que até 2100, nível das marés baixas se elevará 1m

redacao@costanorte.com.br

Meta da Poli-USP é apontar ações para mitigar os problemas da elevação do nível do mar

METAS De acordo com Alfredini, cada uma das instituições participantes da Rede Litoral desenvolve pesquisa em torno de um eixo temático, mas trocando informações e complementando atividades. “O objetivo da rede é estudar o impacto das mudanças climáticas no Litoral Norte de SP”, explica. “Nós da Poli, dentro da rede, temos como meta avaliar os aspectos ligados à hidráulica marítima e fluvial e apontar conceitualmente ações e obras para mitigar os problemas decorrentes da elevação relativa do nível do mar.”

o único que tem um potencial de navegação, embora limitado”, explica Afredini. “Por isso, nós estamos estudando as características da sua foz, onde estão as menores profundidades dele, para avaliar como as alterações climáticas, que mudam ondas e marés, podem beneficiar ou não a navegação.”

ensibilizar os moradores da Chácara Vista Linda, em Bertioga, para a preservação do meio em que vivem, bem como incentivá-los ao consumo consciente e a reciclar. Esta é a proposta do ‘Eco Diversão’, que acontece na próxima terça-feira (29), das 9h às 17h, no bairro. A ação faz parte do projeto ‘Eco Cidadão’, desenvolvido na cidade pela Avepema (Associação do Verde e Proteção do Meio Ambiente). O evento foi idealizado pelos alunos participantes do ‘Eco Cidadão’. Para tanto, uma das equipes

Endereço:

Sede social do Sindicato dos Servidores Públicos de Bertioga (rua Quatro, 38, Chácara Vista Linda).

Evento no bairro foi idealizado por alunos da equipe ‘Saruê’

de trabalho, a ‘Saruê’, visitou o bairro, conversou com moradores e conheceu a realidade local durante várias semanas. ATRAÇÕES Entre as ações previstas no evento, que é aberto ao público, em geral, está a realização de oficinas de detergente ecológico e de pintura infantil, origami, recreação e apresentação da peça infantil ‘João, o M a c a c o Av e n t u r e i r o ’ . Também haverá palestra sobre reciclagem e apre-

sentação de um grupo de capoeira. Colaboram com este evento, o Sindicato dos Servidores Públicos de Bertioga, a Padaria Manolo, o Mercado Renascer e a Padaria e Lanchonete Aquarius, além do apoio da prefeitura local. OUTROS BAIRROS Conforme a entidade, em breve, ainda serão promovidas diferentes ações em Boracéia, Rio da Praia e no Sítio São João, bairros estes escolhidos pelas equipes de trabalho do ‘Eco Cidadão’.

JUQUERIQUERÊ Além do estudo sobre as marés, a equipe da Poli, composta por Alfredini e alguns de seus alunos, está desenvolvendo outras pesquisas dentro da Rede Litoral. Um deles é um levantamento de campo na barra do Rio Juqueriquerê, em Caraguá. “É o maior rio do Litoral Norte e

25/11/2011 23:22:17


10 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro - Edição 1154

| COSTA NORTE

REFERÊNCIA DA MULHER Às 14h de quarta (30), na rua Salgado Filho, s/nº, Jd. Costa e Silva, em Cubatão, a prefeita Márcia Rosa inaugura o Centro de Referência da Mulher. O local visa promover e assegurar direitos, combatendo, auxiliando e qualificando as mulheres vitimizadas.

SEGURANÇA

BERTIOGA

Jovem morre afogado na Praia do Sesc JCN

VÍTIMA ESTAVA COM O IRMÃO, EM COLCHÃO INFLÁVEL, QUE FOI VIRADO POR UMA ONDA; OS 2 NÃO SABIAM NADAR ESTADUAL

Governo propõe transformar função de delegado em carreira jurídica Alteração aumenta a responsabilidade dos 3,2 mil profissionais de polícia do Estado DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

O

adolescente Bruno Barbosa, de 16 anos, morreu afogado na tarde de domingo passado (20), na Praia do Sesc, em Bertioga. Apesar das buscas feitas pelo Corpo de Bombeiros da cidade, que contou com a ajuda do helicóptero Águia, da PM (Polícia Militar), o corpo só foi encontrado na tarde desta quarta-feira (23), na Praia de Boracéia, próximo ao rio Parateus. Segundo a família do me-

pagina_10_cor.indd 1

nor, que acompanhava as buscas, no domingo (20) e na segunda-feira (21), Bruno e o irmão, de 18 anos, estavam no mar, com um colchão inflável e não perceberam que se afastaram da costa. Uma onda forte derrubou os jovens, que não sabiam nadar. O irmão de Bruno conseguiu sair do mar, mas o adolescente desapareceu levado pela correnteza. ENTERRO A família da vítima mora em Itaquaquecetuba. O pai dos jovens, o segurança Roberto Barbosa dos Santos, comentou

que eles não estavam acostumados com o mar. “Agora só quero encontrar o corpo do meu filho para enterrá-lo com dignidade”. ALERTA O comandante do Corpo de Bombeiros de Bertioga, o tenente Hugo Bernardes, alerta que o uso desses equipamentos pode ser perigoso, uma vez que pode levar o banhista para locais mais fundos. Ele também reforça a informação já conhecida e muito divulgada: “água no umbigo, sinal de perigo!”.

salto de qualidade importante”, declarou o governador. EXIGÊNCIAS A alteração aumenta a responsabilidade jurídica dos 3,2 mil profissionais de polícia do Estado e as exigências para ingresso na carreira, por concurso público. Se aprovada a PEC, os candidatos a delegado deverão comprovar experiência jurídica de 2 anos.

BERTIOGA DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

Porto do Forte, em Bertioga, serviu de palco para o lançamento da cartilha ‘Viver sem Drogas’, elaborada pela AMB (Associação das Mulheres de Bertioga), na noite desta segunda-feira (21). Entre os presentes no evento estava o prefeito Mauro Orlandini (DEM).

A intenção do material, segundo a presidente da entidade, Valéria Bento, que também é policial civil, é “alertar os jovens, pais, educadores e a sociedade, em geral, quanto aos perigos e conseqüências do uso de drogas, bem como dotá-los de informações e instrumentos que poderão auxiliar em sua missão de formar o caráter de nossa atual e futuras gerações.”

ALÊ MORALES

Bote do Corpo de Bombeiros auxiliou nas buscas, junto com o águia, da PM

governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou nesta quinta-feira (24), uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional), que transforma a função de delegado de

polícia em carreira jurídica, como a dos juízes, promotores, procuradores e defensores públicos. A proposta segue agora para apreciação da Assembleia Legislativa. “Essa PEC é uma aspiração de décadas dos delegados de Polícia de SP. É uma valorização do trabalho do delegado, do seu trabalho jurisdicional, uma valorização da carreira, melhor preparo para o concurso público e ingresso na carreira. É um

25/11/2011 23:23:24


COSTA NORTE | Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro 2011 - Edição 1154 DIVULGAÇÃO

www.costanorte.com.br > 11

MAIOR DA AMÉRICA LATINA

Uma exposição no Museu do Café (rua XV de Novembro, 95), Centro Histórico santista, destaca a trajetória do maior porto da América Latina: o de Santos. A mostra, que permanece até 25/03 desvenda a relação entre os negócios do café, o porto e a cidade nos últimos 120 anos. Ingressos a R$ 5.

DIVIRTA-SE ENCANTO CIGANO

BAIXADA SANTISTA

CONSULTAS COM CARTAS CIGANAS

Papai Noel visita agências dos Correios Unidades participam da campanha de cartas infantis DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

C

om a proximidade do Natal, o Papai Noel vai visitar 3 agências dos Correios na Baixada Santista, na próxima semana. As unidades participam da campanha ‘Papai Noel dos Correios 2011’. Na segunda-feira (28), às 11h30, a Agência Cubatão (av. Nove de Abril, 3488) é quem recebe o “Bom Velhinho”. No próximo dia 02, a visita ocorrerá em 2 unidades: às 11h30, na Agência São Vicente (praça Coronel Lopes, s/ nº); e às 15h30, na Agência Santos (rua Cidade de Toledo, 41). Os 3 eventos também contarão com apresentação do Coral Ectom, formado por empregados dos Correios, que cantarão músicas natalinas.

E-mail: marcelodishaday@hotmail.com Twiter: www.twiter.com/CartomantCigano

Acompanhe também o programa ‘Praia Zen’, às 15h de todos os sábados, pela rádio Praia FM - 106,1 ou pelo site: www.praiafm.com.br.

PADRINHOS E AJUDANTES Disseminar o encantamento natalino por meio da campanha só é possível com a ajuda dos mais de 110 mil empregados dos Correios e da sociedade brasileira, que podem participar atuando como ajudantes ou padrinhos. Os ajudantes de Noel são as pessoas interessadas em apoiar na leitura das cartas. Ler, cadastrar informações e separar são as principais atividades desenvolvidas nesta etapa. Já os padrinhos são aqueles que “adotam” uma cartinha, providenciando o presente solicitado pela criança.

21/03 A 20/04

23/09 A 22/10

Semana de decisões favoráveis, onde você começa a acreditar em seu potencial. Momento de decidir a sua vida pessoal, e as questões amorosas que te rondam, você começa a ter respostas favoráveis e tranquiliza seu coração. Mude seus conceitos pessoais, comece a ter um pouco mais de compreensão, e verá verdadeiros milagres acontecerem em sua vida.

Fase de pequenas dúvidas pessoais, onde você se depara com desafios um pouco constrangedores em seus caminhos. Momento de acreditar, de seguir em frente com seus objetivos pessoais, mesmo que tudo pareça ser um grande desafio, você verá que é capaz de vencer e de muito mais, progredir em questões trabalhistas. Momentos favoráveis no amor, onde tudo acontece de uma maneira favorável.

ADAGA

COROA

21/04 A 20/05

23/10 A 21/11

Novidades favoráveis em questões trabalhistas. Nova fase de alegrias e prosperidade. Momento de seguir em frente com seus novos planos trabalhistas, colocando-os em prática. No amor, momento de luz e prosperidade pessoal, onde você encontra a verdadeira alegria. Não tenha medo de arriscar, o momento é favorável para questões trabalhistas. Você só precisa focar melhor os seus objetivos.

Momentos de luz e paz pessoal, uma fase de alegrias, de prosperidade e muita sorte. Momento de buscar a sua força interna, a apostar nessa nova fase de luz que se segue. Você começa a dar a volta por cima, de uma maneira muito favorável. Deixe de lado o medo e encare os desafios que estão pela frente. Esta é uma fase de alegrias e prosperidade pessoal. Não tenha medo de arriscar, encontre a sua luz pessoal.

MACHADO

CANDEIAS

COMO FUNCIONA O apadrinhamento de cartas da campanha é feito da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e triadas pelos ajudantes. Em seguida são disponibilizadas para adoção na casa do Papai Noel e em outras unidades dos Correios. Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega postal seja feita. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.

21/05 A 20/06

22/11 A 21/12

Vibrações positivas para o amor, uma fase mais favorável se segue. Momento de buscar a alegria, a paz desejada, dê espaço para esta paz entrar em sua vida. Talvez você esteja um pouco atarefado (a) com algumas questões pessoais, mas conseguirá vencer os seus obstáculos. Momento de acreditar em sua capacidade pessoal, e investir em seus planos trabalhistas com garra e confiança.

Momentos de alegria e paz pessoal, uma fase de reencontros, de luz, energias positivas e de um novo recomeço. Momento de buscar a luz desejada, encontrando dentro de si a oportunidade que tanto deseja. Dias de luz e paz se seguem, momentos de alegrias e festas favoráveis, dias de novas buscas rumo aos seus objetivos. Não se deixe levar pelo seu lado emocional, tranquilize seu coração.

FERRADURA

RODA

www.correios.com.br/papainoelcorreios2011 ou pelos telefones 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades).

21/06 A 20/07

22/12 A 20/01

Decida-se, pois o tempo passa, e você pode se arrepender mais tarde por ter perdido tanto tempo preso (a) a uma determinada situação.Vá ao encontro da luz desejada, tente acalmar o seu coração diante de determinadas questões, e resolva tudo de uma maneira agradável, tranquila, para que você possa ficar em paz. Os momentos que se seguem são favoráveis ao trabalho, mas de desafios em questões amorosas.

Momentos de alegria e paz pessoal. Não se deixe levar pelo medo, o momento é de buscas, de respostas, de reconquistas, é hora de encarar os desafios, de aceitar as mudanças, de reencontrar a paz que você tanto deseja. Uma nova busca pessoal rumo aos seus objetivos pessoais. Não é hora de fazer corpo mole, é hora de agir de maneira favorável diante das questões que te rondam

TAÇA

ESTRELA

Confira as promoções vigentes da rádio:

Mais informações:

‘AVENIDA SILCAR ESTÉTICA AUTOMOTIVA’ Todos os sábados, no programa ‘Agito na Praia’ são sorteados 2 veículos para limpeza (simples, sem água). MULTIBOMBAS’ Toda sexta-feira, no programa ‘Forró na Praia’ é sorteado um conjunto de jantar. ‘TODA SEXTA É DIA DE CESTA’ Às sextas-feiras, durante o programa ‘Forró na Praia’, com Luri Justino, é sorteado um ouvinte do bairro que contar com o maior número de inscrições na referida promoção. O prêmio é uma cesta básica do Supermercado Albatroz. ‘ZELAR’ Já no programa ‘Praia Total’, com Cristina Gonçalves, às sextas, é sorteado um ouvinte que ganha um brinde especial da loja Zelar. E cada semana é um prêmio diferente. SORTEIOS EXTRAS De segunda a sexta, no programa ‘Forró na Praia’, com Luri Justino, ocorrem outros vários sorteios entre os ouvintes que acertarem a pegadinha do ‘O que é o que é?’. Diariamente, no decorrer da programação da Praia FM – 106,1, ainda são feitos sorteios de CD’s variados e convites para os eventos que acontecem em Bertioga. Participe você também!

Eventos terão apresentação do Coral Ectom

MOEDAS

PUNHAL

CORREIOS/SP

A CAMPANHA Realizada há mais de 20 anos, a campanha tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Em 2010, em todo o país, foram postados 1.239.084 de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, por meio da campanha, foram entregues 685.698 presentes.

MARCELO DI SHADAY

(13) 9767-3868 - 9701-5906

21/07 A 22/08

21/01 A 19/02

Dias de luz e paz pessoal, você encontra a paz desejada para seus caminhos. Não se deixe levar pelo medo, encare os novos desafios que estão pela frente. Uma luz favorável te ajudará e muito. Você terá a oportunidade de reconquistar o seu espaço. No amor, uma fase romântica se segue, te deixando em paz consigo mesmo (a), e com disposição de seguir em frente.

Dias de luz e paz pessoal, alegrias pessoais, onde você tem a oportunidade que tanto deseja em questões amorosas. Dias de paz e equilíbrio pessoal, momento de acreditar em sua capacidade, e ir em frente. Uma resposta positiva trará a oportunidade que você tanto deseja , esta será a semana dos agitos pessoais, onde você coloca a sua vida em ordem de uma maneira favorável.

CAPELA

SINO

23/08 A 22/09

20/02 A 20/03

Momento de buscar a luz desejada para a sua vida. Dias de paz pessoal, que chega junto de uma resposta favorável A você. Novidades surpreendentes surgem em seus caminhos. Você terá a oportunidade de dar a volta por cima, encontrando a luz que tanto deseja. Momentos de sorte em questões profissionais, onde tudo fica melhor, fase de reconquistas e de muita paz pessoal.

Momento de luz e paz pessoal. Dias de alegrias e novas conquistas. Você encontrará vários motivos para ficar bem, uma semana onde as respostas positivas chegam de uma maneira favorável, e você encontra a alegria que tanto deseja. Dias de luz e paz pessoal, momento de acreditar em sua capacidade, e de seguir em frente, principalmente em questões trabalhistas, onde tudo acontece de uma maneira favorável.

OTEMPO

Sábado

Domingo

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

PRAIAS Impropria Enseada Vista Linda Indaiá Riviera Guaratuba São Lourenço

Própria

FASES DA LUA

NOVIDADE E vem aí a nova promoção ‘ANIVERSARIANTE DO MÊS’. Na data do aniversário, o ouvinte pode ganhar a festa no local que escolher, com tudo pago. Para participar, basta já ter cadastro na rádio. Confira regulamento completo pelo site: www.praiafm.com.br.

NOVA

25/11 03:11

QUARTO CRESCENTE

02/12 06:53

CHEIA

QUARTO MINGUANTE

10/12 11:38

17/12 21:48 Fonte: INPE/DAS

TÁBUA DAS MARÉS PIADAS

www.piadas.com.br

Uma loira havia comprado um caixote com 19 garrafas de azeite dentro, com o custo aproximado de R$ 49,90. Chegando em casa, a mulher fica indignada e joga tudo pela janela. Por que? Porque no rótulo das garrafas estava escrito: desde 1915.

26/11 03h04 1.3 09h28 0.4 14h56 1.0 22h00 0.0

27/11 03h39 1.3 10h06 0.5 15h06 1.0 22h49 0.0

28/11 29/11 04h09 1.2 04h47 1.1 10h41 0.6 11h04 0.6 15h23 1.0 15h41 1.0 23h32 0.1

30/11 00h13 0.1 05h21 1.1 11h28 0.7 15h58 1.0

01/12 01h00 0.2 06h02 1.0 11h41 0.7 16h19 0.9

02/12 01h53 0.3 06h56 0.9 12h34 0.7 16h58 0.8 18h49 0.8 21h34 0.9 Fonte: DHN

Duas vacas estavam conversando. A primeira vaca disse: -Muuuuu! E a segunda: -Nossa, você tirou as palavras da minha boca!

pagina_11_cor.indd 1

25/11/2011 23:26:09


COSTA NORTE | Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro - Edição 1154

www.costanorte.com.br > 12

VANESSA DE PAULA/PMI

DANÇA DE RUA É ARTE

O CEC Prefeito Roberto Fazzini, na Praia Grande, em Ilhabela, recebe as coreografias do grupo ‘Dança de Rua é Arte’, da Fundaci, neste sábado (26), às 19h. A entrada é franca, mas quem quiser pode doar um brinquedo para a campanha de Natal.

CULTURA

BERTIOGA

Sessenta grupos se apresentam nos 10 anos da Praia FM – 106,1 FESTA ACONTECE DOMINGO (27) A PARTIR DAS 10H; SÃO ESPERADAS MAIS DE 35 MIL PESSOAS anaclaudia@costanorte.com.br

S

essenta atrações musicais durante todo o dia, em Bertioga. Essa é a programação da tradicional festa que comemora o 10º aniversário da rádio Praia FM-106,1, com sede na cidade. O mega evento acontece domingo (27), na Praça de Eventos, a partir das 10h. São esperadas mais de 35 mil pessoas durante todo o dia. A conhecida turma de locutores da emissora, como de praxe, também estará presente. A iniciativa é do Sistema Costa Norte de Comunicação, ao qual a rádio faz parte e tem como presidente o comunicador Ribas Zaidan. “Essa festa é uma retribuição aos nossos

ouvintes pela dedicação e audiência durante todo o ano”, comenta o empresário. CONCURSO KUDURO O ponto alto da festa, neste ano, será o Concurso de Kuduro, o ritmo africano que dominou o Brasil. Os 3 primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro. O público participante também será sorteado com tablets, celulares, aparelhos de DVD e muito mais prêmios. As inscrições antecipadas podem ser feitas na sede da emissora, que fica na av. 19 de Maio, 695, no Jardim Albatroz, ou pelo telefone (13) 3317-4642. GRUPOS Entre as atrações musicais

ARQUIVO/PEDRO REZENDE

ANA CLAUDIA GOMES

Como faz todos os anos, Zaidan agradece a presença do público estão Samprazer, Muamba Bitt (regaeton), Sou Muleke, Os de Paula, Nuance, Cupim na Mesa, Katinguelê, Liomar do Pic Novo,

Nik Roger, Rominho e Banda, Refla, Ricardinho, Biro do Cavaco, MC Primo, É Demais, Mulher Moranguinho e Kelly Santos.

BERTIOGA

Evento reunirá lideranças culturais, nacionais e internacionais, no Sesc, até 1º/12 DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

ARQUIVO/PEDRO REZENDE

Encontro debate preservação das fortalezas a partir de terça (29)

A

utoridades nacionais e internacionais estarão em Bertioga na próxima semana para participar do ‘7º Seminário de Cidades Fortificadas’ e do ‘2º Encontro Técnico de Gestores de Fortificações’, que serão realizados nas dependências do Sesc-Bertioga, entre a próxima terça-feira (29) e 1º de dezembro. O objetivo é discutir soluções para administração e preservação de fortificações no Brasil e no mundo. Gestores de construções históricas de defesa de cidades brasileiras como SC, RJ e PE, além do Exterior, como Portugal, Holanda, Bélgica e Uruguai, vão apresentar práticas bem sucedidas de administração, que permitem alcançar autonomia financeira para a preservação desses monumentos. CONTRIBUIÇÃO “Será uma grande contribuição para que possamos aprimorar nossos conhecimentos e Endereço: rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, Jd. Rio da Praia Programação completa: www.cidadesfortificadas.ufsc.br

pagina_12_cor.indd 1

Forte São João, de Bertioga, é considerado o 1º do Brasil melhorar cada vez mais a gestão adequado dos espaços; ativisobre o nosso forte, sobretudo dades artístico-culturais, entre porque temos no município a outros. 1ª fortaleza do Brasil – o Forte São João”, lembrou o secretário PRESENÇAS de Turismo, Comércio e AssunO evento, coordenado pelo tos Náuticos de Bertioga, Du diretor de Turismo e Comércio Zuppani. de Bertioga, Flávio Lessa e pelo coronel do Exército aposentado TEMAS e idealizador do Circuito dos Com a participação de estu- Fortes, Élcio Rogério Secomandiosos e mantenedores de for- di, contará com a participação tificações de cidades do Brasil de palestrantes de SP, RJ, BA e e Exterior deve ser apresentado SC, além do Uruguai, Portugal, um panorama das ações já de- Bélgica e Holanda. senvolvidas, possibilitando uma troca de experiência aos temas: ROTEIRO auto-sustentabilidade; parcerias Além das conferências, a e projetos; captação de recursos, programação inclui, também, corpo técnico; manutenção e atividades culturais no Forte conservação de edifícios e acer- São João, em Bertioga, e um vos, pesquisa e documentação; roteiro de visitas às fortalezas divulgação e difusão cultural, dos municípios de Santos e educação patrimonial, visitação Guarujá, nos 2 últimos dias do e turismo; acessibilidade; uso evento.

APOIOS O evento tem o envolvimento da UFSC (Universidade Federal de SC), da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro; Espaço Cultural Al Pie de La Muralla e apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico Cultural do Exército, Santos e Região Convention & Vistors Bureau Costa da Mata Atlântica, Sesc-SP, Fundação Cultural Exército Brasileiro, Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Projetos Fortalezas Multimídias e Fortaleza UFSC, Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural) e do Ministério da Cultura. Da Baixada Privilegiada, devido principalmente ao tamanho de sua área, a Baixada Santista abriga 8 construções militares, que exibem, além da importância histórica, a mescla de 2 tipos de arquitetura militar: a moderna e a secular.

Grupos de Bertioga também se apresentarão, como Emoção Sambelê e Mais um Lance. A programação completa pode

ser conferida no site www. praiafm.com.br. INFRAESTRUTURA O local do evento, conforme informado pelos organizadores, também vai contar com total infraestrutura para o público, como praça de alimentação e banheiros químicos. APOIO A festa de 10 anos da Praia FM - 106,1 conta com patrocínio da Riviera de São Lourenço, Sobloco, Sabesp/Governo de SP, Caixa Econômica Federal, Viação Bertioga, Tim Nova Bertioga, Ótica e Relojoaria Nova Bertioga, MM Silk, Estamparia e Confecções e apoio da prefeitura de Bertioga.

BERTIOGA

Município comemora a Consciência Negra Objetivo é conscientizar crianças e adultos sobre a igualdade racial DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

prefeitura de Bertioga e o Conselho de Participação da Comunidade Negra continuam neste sábado (26), com as atividades voltadas à discussão sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado no último domingo (20). O principal objetivo do evento, iniciado sextafeira (25), é conscientizar crianças e adultos sobre a igualdade racial. As comemorações só não aconteceram semana pas-

sada, segundo a prefeitura, para não conflitar com as atividades da 27ª Festa da Primavera, realizada entre os dias 18 e 20 passados. PROGRAMAÇÃO Neste sábado (26), a partir das 10h, acontecem os campeonatos de Basquete de Rua, Game of Skate e Breack Dance na EE Profº Armando Bellegarde, que fica na rua Bartolomeu Fernandes Gonçalves, 600, Vila Itapanhaú. Serão premiados os 3 primeiros colocados. As inscrições serão feitas no local. Para encerrar, o dia ainda promete comemorações com hip hop e pagode. As apresentações que seriam no Parque dos Tupiniquins, passarão para o Bellegarde.

Fortificações Fortaleza de Itaipu (século 20), Casa do Trem Bélico (sec. 17), Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (sec. 16), Forte Augusto (sec. 17), Forte dos Andradas (sec. 20), Forte do Itapema (sec. 16), Forte São João (sec. 16) e Forte São Felipe (sec. 16).

25/11/2011 23:27:51


13 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro - Edição 1154

| COSTA NORTE

BAZAR DE NATAL O Fundo Social de Guarujá inicia, dia 28, em sua sede, o bazar de artesanato de Natal. A mostra funcionará de segunda a sexta, das 9h às 16h, até 08/12. Os produtos comercializados são confeccionados pelos voluntários e alunos das oficinas de Patchwork e Country.

CULTURA

SÃO SEBASTIÃO

Circuito Cultural Sesi apresenta ‘MMM - A Montanha do Meio do Mundo’ PEÇA APRESENTA DESAFIOS QUE UMA MENINA TERÁ QUE ENFRENTAR PARA VENCER PRECONCEITOS E RECONHECER SUAS QUALIDADES

O

Sesi-SP, em parceria com a prefeitura de São Sebastião apresenta o espetáculo ‘MMM – A Montanha do Meio do Mundo’, do grupo Obragem Teatro e Cia, neste sábado (26). A sessão será no Teatro Municipal, às 20h, com entrada gratuita. Dirigida por Olga Nenevê e Eduardo Giacomini, a comédia tem duração de 45 minutos e promete fazer o público dar muitas risadas. O enredo conta a história da menina M.M.M. e os desafios que ela enfrentará para vencer preconceitos e reconhecer suas qualidades. Junto com seus amigos Mo, Mi e Mu, a perso-

nagem descobrirá no símbolo da montanha uma maneira para vencer seus obstáculos. LINGUAGEM A peça combina animações 2D com sequências coreográficas dos 4 atores em cena, que construíram personagens inspirados na linguagem dos quadrinhos, do cinema físico de Buster Keaton e nas obras do artista plástico Fernando Botero. YOGA ANTIGO Para finalizar a programação do final de semana, no domingo (27), às 19h, o grupo de yoga Tândava, da Costa Sul, apresentará novamente o espetáculo Proto-Mundi, desta vez, com o tema ‘Natajara – O Rei dos Bailarinos’, cujo obje-

tivo é homenagear Shiva, o ser lendário criador do yoga. Durante a apresentação, jovens e adultos executam movimentos do Yoga Antigo, como uma espécie de ballet de corpo todo, com graça, leveza e naturalidade, o que dá a impressão de que não é necessário esforço algum para realizar os movimentos.

Serviço:

Teatro Municipal: av. Dr. Altino Arantes, 02, centro Capacidade: 400 lugares Gênero: comédia infantil Duração: 45 minutos Entrada: franca (ingressos serão distribuídos 1h antes) Informações: (12) 3892-4489

GUARUJÁ

Lançado CD com sambas-enredos do Carnaval 2012 Atividade levou quase mil pessoas à sede da comunidade Azul e Branco, da Vila Júlia DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

Linesg (Liga Independente das Escolas de Samba de Guarujá), em parceria com a prefeitura, realizou no último domingo (20), em grande festa na quadra da Mocidade São Miguel, o lançamento do CD oficial do Carnaval 2012. A atividade levou quase mil pessoas à sede da comunidade Azul e Branco, da Vila Júlia. O CD lançado antecipadamente nesse mês foi comemorado pela comunidade do sam-

pagina_13.indd 1

ba por ser uma oportunidade ímpar para que as agremiações divulguem seus sambas-enredos e preparem a comunidade para o Carnaval 2012.

certo, entre elas, o apoio integral do município, a dedicação de cada uma das escolas que fazem o carnaval guarujaense e o trabalho da Linesg.

BEM CEDO “Nossa grande conquista é estar no dia de hoje [20], lançando este CD que mostra o trabalho de cada uma das escolas que fazem do Carnaval de Guarujá uma grande festa popular. Carnaval este que será em 2012 muito mais bonito do que todos os outros porque a comunidade está participando e se envolvendo com ele bem cedo”, disse a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB). Para o presidente da Linesg, Júlio Venâncio, o lançamento do CD só foi possível graças a um conjunto de coisas que deu

APRESENTAÇÃO Encerrando a noite com chave de ouro após a apresentação de cada um dos sambas-enredo, a comunidade acompanhou o show com o intérprete vencedor de 5 estandartes de ouro do Carnaval Carioca, Nêgo. Baluarte do samba brasileiro e irmão do Neguinho da Beija Flor, Nêgo, acompanhado pelas baterias das escolas Caminhos da Paz e Imperador, apresentou grandes músicas que marcaram sua carreira e não economizou em elogios a estrutura do Festa de Momo e seu crescimento nos últimos 3 anos.

ILHABELA

Domingo (27) é dia de cinema na Associação Barreiros Filme conta com Chris Hemsworth, Natalie Portman e Anthony Hopkins DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

sala de cinema da Associação Barreiros, em Ilhabela, exibe grátis neste domingo (27), às 17h, o filme ‘Thor’. A direção do filme é de Kenneth Branagh e participam os atores: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Stellan Skarsgard, Anthony Hopkins A aventura épica se inicia no planeta Terra nos dias de

hoje até o reino de Asgard. O Poderoso Thor é um arrogante guerreiro cujas ações intempestivas despertam uma guerra antiga. Como castigo, Thor é enviado à Terra e forçado a viver entre os mortais. Uma vez aqui, ele aprende o que significa ser um verdadeiro herói, depois que o vilão mais poderoso de seu mundo envia as forças negras de Asgard para invadir o planeta.

DIVULGAÇÃO

redacao@costanorte.com.br

Endereço: av. Leonardo Reale, 1770, Barreiros Mais informações: (12)38965584 ou www.associacaobarreiros.com.br.

CARAGUÁ

10º Festival do Mexilhão oferece gastronomia caiçara Evento traz novidades para este ano, como o torneio de truco e a corrida de canoa

GIANNI D’ANGELO

DA REPORTAGEM

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

E

ntre os dias 02 e 04 de dezembro acontece o 10º Festival do Mexilhão, em Caraguá. A abertura oficial ocorre na próxima sextafeira (02/12), às 19h30, na praça Irmã Lucila, no bairro Massaguaçu. Os destaques do evento gastronômico são os pratos preparados com os mariscos cultiva-

Destaque do evento são os pratos preparados com os mariscos

dos na Praia da Cocanha, como mexilhão ao molho, mexilhão no bafo, bolinho de mexilhão, mexilhão ao vinagrete e o tradicional lambe lambe. NOVIDADES Além da culinária caiçara, o evento traz novidades para este ano, como o torneio de truco, corrida de canoa e ações

ambientais. No sábado (03) e domingo (04) que vem, às 9h, haverá o tradicional passeio de barco até a ilhota da Cocanha, onde se localiza a fazenda marinha de mexilhão. O Festival do Mexilhão é realizado pelo governo municipal, em parceria com a Associação dos Maricultores da Praia da Cocanha.

25/11/2011 23:28:44


14 < CLASSIFICADOS www.costanorte.com.br

Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro - Edição 1154

| COSTA NORTE

IMÓVEIS | VEÍCULOS | DIVERSOS | EMPREGOS ANUNCIE GRÁTIS (13) 3317-1281 OU MANDE UM E-MAIL: CLASSIFICADOSGRATUITOS@ COSTANORTE.COM.BR SEGUNDA E TERÇA DAS 09 ÀS 18H QUARTA 09 ÀS 14H

CARROS VENDE-SE SAVEIRO, 93/93, álcool, lindona. Tratar: (13) 3317 3890/ 8114-6070 TOYOTA, Corolla, 2006, prata, xli, completo, automático, novo. Tratar: (13) 3316-2735. ESCORT SW ZETEC 98 1.8, revisado, ou troco por maior, valor: 9800. Tratar: (11) 3742-0315/ 97285812/ 8557-0920. CLIO CAMPUS 1.0 8V 2009, cinza, flex, R$ 20.900,00, Mizutavel (13) 3317-3685. FIT LX 1.4 8V 2004, prata, completo, gas., R$ 24.900,00, Mizutavel (13) 3317-3685. RANGER XL 2.8 2002, verde, CD, completa, diesel, R$ 39.900,00, Mizutavel (13) 3317-3685. POLO HATCH 1.6 2007, prata, completo, flex, R$ 31.900, Mizutavel (13) 3317-3685. PARATI GL 1.8 1996, verde, 4 portas, gas., valor: 12.900, Mizutavel (13) 3317-3685. PAJERO TR4 2.0 4X4 2003, prata, autom., gas., valor: 31.900, Mizutavel (13) 3317-3685. GOL CITY 1.0 8V 2003, preto, 4 portas, gás., R$ 18.900, Mizutavel (13) 3317-3685. PALIO EX 2000 1.0, VE + TE + DH, 4 portas, R$ 14.900, Mizutavel (13) 3317-3685. GOL POWER 1.6 2004, preto, 4 portas, gás.,R$ 21.900,00, Mizutavel (13) 3317-3685. PRISMA MAXX 2009 1.4, preto, completo, flex, R$ 26.900,00, Mizutavel (13) 3317-3685. GOL PLUS 2001, vermelho, 4 portas, gas., R$ 16.900,00, Mizutavel (13) 3317-3685. FUSCA 71, vermelho, doc. OK, valor: 3.500. Tratar: (13) 3317-1184 / 9633-4522 / Sonia. CORSA SEDAN 2002, prata, VE+TE+PE, doc. OK. Tratar: (13) 97600438 / Felipe. PALIO YOUNG 2000, branco, valor: 10 mil. Tratar: (13) 3316-1739 / Andreza. NEW CIVIC LXS, 08/08, prata, único dono, na garantia c/ todas as revisões, completo, impecável Tratar: (13) 33172248/3317-7679 GOL 97, chumbo, gasolina, 2 portas, 3° dono, quitado, Doc. Ok, impecável, valor: 13 mil. Tratar: (13) 3316-2520/ Fabrício PARATI GL 1.8 93, gasolina, valor de tabela. Tratar: (13) 7810-5783 F4.000 97, branco, guincho, plataforma fixa, valor: 55 mil. Tratar: (13) 9760-7840 / Alessandro. RENAULT SCÉNIC 2001, completo, valor: 17 mil, aceito proposta. Tratar: (13) 9120-6760/ 33161739/Andreza/ Osvair HONDA CIVIC 99, ver-

de, completo, valor: 6 mil, aceito proposta. Tratar: (13) 9120-6760/ 33161739/Andreza/ Osvair CORSA PICK UP 96, 117 mil km, originais, azul ou troco. Tratar: (13) 81007426 BUGGY 91, vermelho, ótimo estado, valor: 2.500. Tratar: (12) 9121-5687 SAVEIRO 93, motor novo, pneus e estofamento. Ou vendo por moto. Tratar: (13) 3317-7170/ 96081625 PALIO 1996, azul, 4 portas. (13) 9754-7638 GOL 2005 8V, MI, 4P, flex. Revis., financ., entrada de 1.400 + prestações de 451. Tratar: (12) 30210223/3341-0223. GOL 2006, 4P, preto, flex. Entrada de 1.500 + prestações de 506. Tratar: (12) 3021-0223/3341-0223. GOL BOLA 99, entrada de 900 + prestações de 312. Tratar: (12) 30210223/3341-0223. GOL BOLA 97, revisado, entrada de 900 + prestações de 283. Tratar: (12) 3021-0223/3341-0223. CORSA HATCH 98. Revis., oport., entrada de 800 + prestações de 255. Tratar: (12) 30210223/3341-0223. CORSA SUPER 01, Revis., financ., oport., entr. de 1.200 + prestações de 385. Tratar: (12) 30210223/3341-0223. CORSA SEDAN 06, flex, 1.400 + prestações de 476. Tratar: (12) 30210223/3341-0223. KA 2007, 49 mil km originais, única dona, com todas revisões em concessionária, valor: 16.500. Tratar: (13) 7808-1607 FUSCA 77, branco, valor: 3 mil. Tratar: (13) 33161974 / 9777-4653 TEMPRA IE, 8V, preto, completo e revisado. Tratar: (13) 9731-0519/ 96119324/ ID44*10345 SIENA FIRE, 2004, trava e vidros elétricos, ar quente/desembaçador traseiro, prata. Tratar: (13) 9784-5667. LOGUS 95 1.8, gás, doc. OK, valor: 6 mil. Tratar: (13) 9706-9822/ Dalva. OMEGA SUPREMA 94, vinho metálico, 2° dono, impecável, DOC Ok, completo c/teto solar. Valor: 7800. Tratar: (13) 8149-1196 GOL 94, prata, valor: 6500. Aceito troca, doc ok. Tratar: 9762-8981/9*458633 GOL PLUS 1.0, prata, 97, duas portas, valor: 11.500. Tratar: (13) 9196-6608 FUSCA 73, doc. OK, s/ motor p/ reforma, valor: 800. Tratar: (13) 9756-6327 GOL, 86, BX, doc; Ok, à ar, 1.6, original, motor ok, suspensão e amortecedores ok, Valor: 3.500. Tratar: (13) 7808-2318 GOL 8V 4P FLEX Revisado/Financ./oport.$1.400 + prest. $465. Tratar: (12) 3021-0223/3341-0223 GOL G4 FLEX 08 Revisado/oport./$1.700 + prets.$550. Tratar: (12) 3021-0223/3341-0223. CORSA HATCH 4P 01 Prata Revis./Financ./ oport.$1.100 + prest;

$373. Tratar: (12)30210223/3341-0223 CORSA Sd M 03 AZUL $1.300 + prest.422. Tratar: (12)3021-0223/3341-0223 GOL 1.6 G3 00 Revisado/Financ./oport;1.300 + prest.414. Tratar: (12)30210223/3341-0223 GOL BOLA 99 Revisado/ Financ./oport.$1.000 + prest.330. Tratar: (12)30210223/3341-0223 MONTANA conquest, 2006 flex, prata, valor: 23 mil. Tratar: (13) 97252465/ Marcelo DAEWOO ESPERO, 95, 2.0, bem conservado, prata. Tratar: (13) 9749-5325 FUSCA 78 doc ok, valor: 2500. Tratar: (13) 96236824/9700-4714/3316-4180 SAVEIRO 93/93, totalmente reformado, excelente estado. Tratar: (13) 3317-38920/8114-6070 GOL 94, branco 1.6 documentação OK rodão, passo c/ som de brinde caixas de som, corneteira c/ os módulos (13) 97340590 robson L 200, 95. Tratar: (13) 33116363 FIESTA, flex, modelo 08, c/ vidro elétrico, trava e rodas de liga leve, valor: 6 mil + 45 de 560. Tratar: (13) 9120-2450/ 3361-4333 FUSCA, 80, motor 1500, valor: 5 mil, documentação ok, com som, estofamento de couro, verde. Tratar: (12) 9137-3055 CAMINHÃO vascular, ano 76, ótimo estado, valor: 15 mil. Tratar: (13) 9764-9610 FIESTA, modelo 09, valor: 28 mil. Tratar: (13) 8805-4320/ 9119-5257 GOL 1000, quadrado, 96, gasolina, impecável, valor: 9 mil. Tratar: (13) 3317-5600 / 9732-1069 GURGEL BR 800, 91, vermelho, conservado, valor: 4.500. Tratar: (13) 9741-7066 CORSA life, prata, 05, revisado, finac/oportunidade, valor: 18 mil + prestações de 432. Tratar: (12) 3021-0223/3341-0223 CORSA 2000, pequena entrada + prestações de 359. Tratar: (12)30210223/3341-0223. SCENIC 01 e Honda 99, verde, completo, valor: 17 mil cada. Motivo: desocupar espaço. Tratar: (13) 3316-1739/ 9120-6760 TROCO Ford Fiesta 96’ + Biz + 99’ por um Ford Ká 2005 em diante. Tratar: (13) 3312-2422 CAMINHONETE, Toyota Hilux, 98, completa, valor: 37 mil. Tratar: (13) 78182385/90*61432 CITROEN, 4 portas, verde, completo, valor: 8 mil. Tratar: (13) 8101-0431. CITROEN Picasso 2007, 1.6, 16 válvulas, de couro, completo, valor: 28 mil. Tratar: (13) 3017-5601/ 96*77898 RENAULT SCENIC, 2001, completo, valor: 17 mil, ou troco por terreno. Tratar: (13) 3316-1739/ Andreza HONDA CIVIC, 99, c/ Doc ok, completo, valor: 17 mil, ou troco por terreno. Tratar: (13) 3316-1739/ Andreza F 1000, 94, completa, diesel, valor: 37.900, em

perfeito estado, ou troco no Saveiro/ Currie. Tratar: (13) 9776-6547 PICK- UP CORSA 00/01, prata, valor: 17 500. Tratar: (13) 3317-2404/ 01195248700 OU TROCO SANTANA GLS 2000, gás; 95, 4 ptas, vinho, compl., menos ar, sup; conservado, valor: 10 mil. Tratar: (13) 9794-5440 PARATI, prata, 89, 1.8, álcool, motor AP. Tratar: (13) 9718-3020 CORSA CLASSIC 2003, 4 portas, prata, ótimo estado, valor: 15. 800. Tratar: (13) 3273-2097/8114-5318 ECOSPORT, 08/08, prata, gas; automática, 2.0, completa, único dono, em perfeito estado. Tratar: (13) 3317-4121/ 81297883/ Daniel ESCORT 87, vermelho, em bom estado, álcool, valor: 2500 + 700, documentação, placa de SP. Tratar: (13) 8100-6420 GM MONZA SL/e, ano 84, motor 2.0 álcool, doc. OK. Valor: 3.500. Tratar (13) 3317-5600. TIIDA, Nissan, 10/11, automático, completo, rodas de liga leve, teto solar, prata, 7 mil km, valor: 54 mil. Tratar: (13) 7808-1650 CHEVETTE 89, Doc; e mecânica OK, valor: 3100. Tratar: (13) 96090954 CARRO, valor: 2500, aceito proposta. Tratar: (13) 8165-2668/ 9623-2297 FIESTA 2004, 1.6 class, completo, verde, gasolina, valor: 21 mil. Tratar: (13) 9743-3385/ Marcos UNO FIRE 2003, 2 portas, valor: 12.500, troco lancha, jet ou moto. Tratar: (13) 9608-1625/ 81036123. IPANEMA, 92, com kit gas, valor: 7 mil, troco lancha, jet ou moto. Tratar: (13) 9608-1625/ 81036123. RENAULT Megane, 2000, Hatch, completo, valor: 130 mil ou Troco por lancha, jet ou moto. Tratar: (13) 96081625/ 81036123. PICKU UP, corsa, 2000, prata. Tratar: (13) 81353598/ (11) 7254-7222 MONTANA SPORT 10/10, único dono 16.000km R$ 36mil aceito proposta. 7806 9927 /3313 1239 Fernando TROCO carro Elba em ótimo estado, por moto. Tratar 8130-0881/ 33174989/ Felipe FORD KA, ano 99, 1.0, cor vinho. Valor: 8 mil. Tratar: (13) 7803-0870. PEUGEOT, 2001, prata, dir. hidráulica, ar-cond., trio elétrico, único dono em excelente estado. Tratar: (13) 3312-7235/ (11) 9990-3112 FIAT tipo, completo, em bom estado. Tratar: (13) 33164140/ 9793-1075 PARATI 90, motor 1.6,, valor: 5.500, bom estado. Tratar: (13) 9744-0567 CARRETA fazendinha emplacada ou troco por moto, volto à diferença. Tratar: (13) 9703-0873 RENAULT Kango exprl10, por mais valor, ou com divida ou troco. Tratar: (13) 9728-2371/3313-2565 CHEVETE 89, doc ok, 5 anos no meu nome, alguma coisinha p/ fazer

CLASSIFICADOS na lataria, valor: 3700 13 97030873 CAMINHÃO 1113, ano 81, com caçamba de entulho, trabalhando. Tratar: (13) 3316-4113 GOL 88, 1.8, vermelho, otimo estado e doc ok, pneus e lateral novas, valor: 7,500, ou troco por moto. Tratar: (13) 9606-1483 COURRIE, 98, azul, motor 1,4, otimo estado, valor: 8 mil, ou troco por moto. Tratar: (13) 9606-1483 GOL, 89, azul, 1.6. Valor: 4.500, em bom estado. Tratar: (13) 9771-6240 S-10, 96, deluxe, preta, ótima para trabalho, valor 12.500, a vista. Tratar: (13) 3317-7170/ 9608-1625 PARATY 2001, 4 portas, prata. Tratar: (13) 9794-2527 VENDO OU TROCO KOMBI 2000, linda, placa SP aceito terreno 20 mil. Marisa 9604-3078 BLAZER 2005, advant, gás, cinza met., 2, 4,63. 500 km, revis, com manual, excelente estado. Tratar: (13) 9702-5539 SANTANA QUANTUM, ótimo estado, 94, motor 2.0, valor: 7.500. Tratar: (13) 9759-2530. PARATY 96, completa, ar condicionado com gasolina GNV, 1.6, preta, valor: 15 mil. Tratar: (13) 9718-5713. CORSA sedan, modelo novo, 2004, bege, completo. Tratar: (13) 9716-5352. GALLOPER TURBO Diesel 99 4x4 Prata, alarme, ar condicionado, vidros e travas elétricas, valor: 33 mil. Tratar: (12) 91453671/ 3896-2737/João. VENDO CAMINHÃO Ford, 11000 ano 83, cinza, valor: 17 mil. Tratar: (13) 3317-3173. VENDO UNO cs, 90, bonito, valor: 6.500. Tratar: (13) 3311-9540/ 9778-8898. VENDO GOL special, 2002, cinza chumbo, com 44 mil km originais, valor: 14 000. Tratar: (13) 3313-1393. VENDO MONZA 4 portas 94/95, valor: 6 mil. Tratar: (13) 3311-9794/ 9142-9823. VENDO HONDA civic, 2002, inteiro, revisado, completo, banco de couro roda, roda, automático, prata, único dono. Tratar: (013) 33167598/ (011) 9957-8799 VENDO PALIO edx, ano 98, com trava elétrica, direção hidráulica, mecânico ok e documentos ok, nada a fazer, valor 10.000. Tratar: 97784767/ 9771-5868. VENDO VAN branca da Volkswagen estilo fiorino, com kit gás, quitada valor 10.000. Tratar: (13) 97796110/ Cláudio. VENDO VECTRA gls 94 vinho, ótimo estado com manual e estepe original, ótimo estado. Tratar: (13) 8134-8268/ Sérgio. VENDO VOYAGE ano 94, perfeito estado, preço a combinar. Tratar (13) 9700-2687. VENDO CORSA classic 2003 prata, ótimo estado, valor 16.900. Tratar: (13) 3273-2097/ 8114-5318. VENDO GOL 1.0, 2004, 18 km. Valor 18 mil. Tratar:

(13) 3317-3329/ Urbano. VENDO ESCORT gl/87 vermelho, álcool, funilaria perfeita. Preço a combinar. Tratar: (13) 9763-5626/ Jacir. VENDO CORSA CLASSIC completo ar, cd, roda, vidro, trava e direção hidráulica, ano 2001, valor 15.000. Tratar: (13) 9703-4235. VENDO CARRO gol special 2001/2002 com 40.000 km originais, valor 14.000. Tratar: (13) 3313-1393. VENDO F 4000, diesel ano 89. Tratar: (12) 38653745/ 9767-2773.

MOTOS VENDE-SE HONDA, TITAN, 150, ES, vermelha, com partida elétrica, 2006. Tratar: (13) 9751-7537/ Fabiano BIZ, 125, 2008, cinza, valor: 5 mil. Tratar: (13) 9729-3393 BIZ , 2010 quitada, com, um ano de garantia. Tratar: (13) 9724-6796 HONDA 125 2002, impecável, toda reformada, ou negocio, valor: 2.800. Tratar: (13) 9787-0704/ Márcia. TWISTER 2005, novíssima. Valor: 5.500. Tratar: (13) 9197-6124/9771-5708. CBX 250 TWISTER 2002, preta, doc. OK. Tratar: (13) 9760-0438/Felipe. TITAN KS 06/07, valor: 3.500. Tratar: (13) 33172038/9730-4494. KASINSKI MIRAGE 2009, 250, semi-nova, quitada e financio. Tratar: (13) 97430525/ 3317-3389 CB 300, 0 km, preta, doc ok, valor: 9.800 a vista ou entrada de 1.200 + divida. Tratar: (13) 8169-0163 YBR,K , 04 modelo 05, preta.valor: 2.300. Tratar: (13). 3316-1974//9777-4653 YBR FACTOR 09, azul, partida elétrica, doc. Ok, ótimo estado. Tratar: (13) 9706-1392 / Carlos CG 150 2008, ks, doc. ok valor: 3.900. Tratar: (13) 3317-7592/ 9619-9685 CBR 600 RR 2008, preta, com 6 mil km, valor: 39 mil. Tratar: (16) 3339-6194/ 9794-6855 CB 300, 9.700, vermelha, 2010. Tratar: (16) 3339-6194/ 9794-6855 HONDA CB 300, 0 km, preta, Doc; ok, valor: 9800 a vista, ou pequena entrada mais parcelas. Tratar: (13) 8169-0162 HONDA, Cg 150, 2008, Tratar: (13) 9602-2048 SUZUKI, 125, ano 05, valor: 2.200. Tratar: (13) 81673380/ 3317-2061/ Marcelo TROCO TITAN 2005 KS, preta, por carro. Tratar: (13) 9711-6941 BIZ, 93, 5 km originais, novíssima, verde e Doc; OK, valor: 3.500. Tratar: (13) 3311-9702 NXR Bross, 2007, baixa quilometragem, documentação Ok, valor: 5 mil. Tratar: (13) 9727-6592 SUNDOWN, 200 cilindradas, prata, valor: 4.500. Tratar: (13) 81327816/3316-8209 BURGMAN, 125, 2006, documentação ok, va-

lor: 2.500. Tratar: (13) 9772-3290/ jacielbisk8@ hotmail.com HONDA BIZ, 125, 07, modelo 08, vermelha. Tratar: (13) 9795-7773 YAMAHA factor 125, vermelha, linda 9.500 km, valor: 2 mil + transferência de divida. Tratar: (13) 8156-4803/ Carlos YBR 2003/2004. Tratar: (13) 9709-2005/ Helton FALCON, 2005, preta, único dono, valor: 9500. Tratar: (13) 9791-2675/ 9738-9512/ Mauricio BIZ KS, 2010, manual, ferramentas, c/ 4 mil Km, toda original, vinho, impecável, valor: 4.300. Doc OK. Tratar: (13) 9716-6621/ Pacheco TWISTER, 2006, prata, semi- nova. Tratar: (13) 9613-7344 SUZUKI intruder 125, 06/07, IPVA e Seguro obrigatórios 2011 pagos, valor: 2.500. Tratar: (13) 9770-8460/ 3317-3398 FAZER 250, vermelha, 2008, personalizada, valor: 4500 de entrada + 8 parcelas de 370, ou troco por veiculo. Tratar: (13) 96007732 125 CG, 2002, tudo ok, valor: 3200. Tratar: (13) 9703-0873 HONDA Bros 150 KS, branca, 2007/07, valor: 3.500. Tratar: (13) 8127-0294 2 HONDA BROS 150 KS documentos ok. Tratar: (13) 8127-0294 TITAN, 2007, vermelha, documento ok, valor: 3500. Tratar: (13) 9723-7321/ Araci/ 9712-5784/ Bira HONDA POP 2007, amarela, valor: 2500. Tratar: (13) 9775-4224 XR 250 TORNADO 01/02, toda original, doc ok, valor: 5500. Tratar: (11) 9657-3497/ (13) 3317-6366 7 GALO Honda, 88, conservadíssima, vermelha. Tratar: (13) 3311-6257/ (11) 6883-7839 300 BR, 2010, vermelha, kitada valor a negociar. Tratar: (13) 3311-6257/ (11) 6883-7839 DAFRA 0 KM 2010. Tratar: (13) 3311-9789/ 9756-5149. OU TROCO BIZ 2004 KS, vermelha, 100 cilindradas, valor: 2.500, aceito proposta. Tratar: (13) 97206003/ 3317-1919. TITAN KS 2003 preta, ótimo estado. Tratar: (13) 8134-8268 SUNDOW, 2007. Valor 2.500.00 estudo proposta . Valor (13) 9713-7183 BIZ 2002. Tratar (13) 3317-4927 BROSS Branco /04 125 cc, documentação em dia, motor 0 de retifica R$ 4.000 (Aceito Notebook) - Jean (13) 33172021 / 3317 2464 TWISTER Preta 2002, Valor 7 mil reais .Tratar (11) 7366-8054 / (13) 3316-8107 HONDA bros 150cc ES 2007 - 13000km - preta R$ 5900 somente a vista. Tratar 13 8118-8670 YAMAHA YBR. Tratar com Vanessa (13) 3311-

EMPREGO ADMITE-SE MULHER, AUXILIAR DE ESCRITÓRIO com experiencia, que resida próx ao centro de Bertioga. Enviar CV: tfcontabilidade@ litoral.com.br GARÇOM E GARÇONETE período diurno e noturno. Tratar: (13) 97763980/ 3316-4237 COZINHEIRA (O), período diurno e noturno. Tratar: (13) 9776-3980/ 3316-4237 VENDEDOR(A) EXTERNO, com moto ou carro proprios p/ vaga no ramo de construção sustentavel. Enviar cv p/ bertioga.2@lucsol.com.br. MOÇAS ou rapazes p/ trabalhar em quiosque, turno diurno ou noturno. Tratar: (13) 9776-3980. PROCURO revendedoras autônomas, para venda, de kit cosméticos e perfumes. Enviar CV para: rodrigo.luis64@hotmail.com BALCONISTA, entre 30 e 50 anos, e 1 vaga para ajudante de padeiro. Tratar: (13) 3316-6380. RAPAZES, maiores de idade, para, vender chopp, na praia, ganha-se bem. Tratar: (13) 81202240/ Lourival. VENDEDORES com experiência em móveis. Tratar: Rua Anchieta, 736, centro (Em frente a viação Bertioga). AUXILIAR adm, professor de educação infantil de 1 a 5 anos. Entregar CV c/ foto: Av. Anchieta, 3900/ Maitinga, até: 04/11 PROFESSOR de ensino fundamental 2 e ensino médio de todas as áreas. Entregar CV c/ foto: Av. Anchieta, 3900/ Maitinga, até: 04/11 ASSISTENTE p/ área contábil c/ formação téc; a partir do 2° ano, em ciênc; contáb;. Enviar CV, c/ foto, pretensão salarial c/ a sigla “Tempo/ Contábil”, p/ caixa postal 01- Bertioga – SP, CEP 11250-000 PRECISO de revendedora de lingerie. Tratar: (13) 9601-2550 SECRETARIA, culta e inteligente, boa aparência. Tratar 13-9120-6760/ Andreza / CV c/ foto: andbebe70@ yahoo.com.br HOMENS maiores de idade, p/ trabalhar de ajudante geral, valor: 600, em São Lourenço, pagamos transporte. Tratar: (13) 33161683/Gislaine/Rogério MULHER para trabalhar no setor administrativo, valor: 600 + transporte. Tratar: (13) 3316-1683/ Gislaine/ Rogério MAIORES de 21 anos, c/ escolaridade média, boa aparência e disposição para ser um vencedor. Tratar: (13) 3351-9265/Jeane WIZARD Bertioga contrata assessor comercial e assistente administrativo. Tratar: (13) 3317-7416/ 3317-2730/Enviar Cv p/: bertioga@wizard.com.br PROFESSOR DE INGLÊS. Tratar: (13) 33162646 /Rua Dr. Leonardo de

Bonna, 97, perto do pronto socorro. Levar currículo. MECÂNICO AUTOS c/ 3 anos experiência, Mogimec, em Maitinga. Tratar: (13) 7809-4460/3313-3264 c/ Carlos. 1/2 OFOCIAL MECÂNICO AUTOS c/ experiência, Mogimec, em Maitinga. Tratar: (13) 7809-4460/3313-3264 c/ Carlos. 2 AUXILIARES. Deixar CV no, Passeio das Caravelas, 178, módulo 3/ Riviera 2 PORTEIROS. Deixar CV no, Passeio das Caravelas, 178, módulo 3/ Riviera MOTORISTA c/ experiência, SOMAR Material de Construção. Tratar: (11) 9624-0002 INSTALADOR de som automotivo, eletricista de auto e aplicador de insulfilm. Tratar: (13) 3317-7752/ Av. Anchieta, 1106 – Centro. PIZZAIOLO com prática no restaurante Dona DEJA, Boracéia. Tratar: (13) 97107520/ ou pessoalmente. FUNILEIRO para trabalhar na vista linda. Tratar: (13) 3317-7137 PROFESSOR DE PORTUGUÊS p/reforço; em casa. Tratar: (13) 3311-6011/ 9748-0440 MOÇA ou SENHORA p/ trabalhar em casa de família. Tratar: (13) 3313-1260/ 9781-7055 c/Elaine PRECISO de costureira industrial. Tratar: (13) 3317-1041 VENDEDOR(A) EXTERNO c/ carro próprio p/ empresa do ramo de construção sustentável. Enviar CV c/ foto p/ bertioga.2@lucsol. com.br VIGILANTE LÍDER. 2 vagas. Ensino médio completo. 6 meses exper. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice./ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. AUXILIAR ESCRITÓRIO. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. PAT Guarujá (13) 33413431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice./ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. GERENTE LOJA. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. comprov. em Carteira Trabalho. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. VENDEDOR EXTERNO. 10 vagas. Ensino médio completo. 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. PROMOTOR VENDAS. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. + conh. rotinas de banco. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. ALMOXARIFADO. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer

cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. OPERADOR CALDEIRA. 1 vaga. Curso técnico mecânica + CNH “B” + 6 meses exper. comprov. em Carteira Trabalho. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. APONTADOR (PADEF). 1 vaga. Ensino médio completo + 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. SUPERVISOR LIMPEZA. 1 vaga. Ensino médio completo + 6 meses exper. comprov. em Carteira Trabalho + conh. rotinas adm. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo. sp.gov.br. TELEOPERADOR. 723 vagas. 2º grau completo + bom vocabulário + fluência verbal + relacionamento interpessoal + informática + digitação. Santos. Cadastrar CV no site www.atento.com.br. VENDEDOR (PESSOAS C/ DEFICIÊNCIA FÍSICA). 05 vagas. Ensino médio. Salário 613. Para NET. Baixada Santista. Tratar: Plura Consultoria e Inclusão Social: (11) 3206-4455 / mayra@ plura.com.br / www.plura. com.br PROCESSO SELETIVO. 1.500 vagas. Contrato de 6 meses p/ áreas bar, cozinha, entretenimento, limpeza, recepção, restaurante e vendas. Entre 21 e 35 anos. Salário 1.109 a 3.962. Para Cias de Cruzeiros Marítimos. Enviar CV: comunicação@staffwork.com.br ou www.staffwork.com.br RECEPCIONISTA. Costa Sul. PAT São Sebastião Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. VENDEDOR em domicílio. 10 vagas. Ensino médio. 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá. Tratar: (13) 3341-3431, R Cunhambebe, 500 – V.Alice/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. OPERADOR TELEMARKETING. 6 vagas. Ensino médio completo. 6 meses exper. Guarujá. PAT Tratar: (13) 33413431, R Cunhambebe, 500 – V.Alice/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br INSPETOR NAVAL. 2 vagas. Ensino médio completo + CNH “D”. 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. ENCARREGADO LIMPEZA. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431,

EDITAIS DE PROCLAMAS Nº 2954 Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: IDÁRIO CORRÊA, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão pedreiro, nascido em Santos-SP, no dia 21/09/1954, residente e domiciliado na Rua Professor Edmundo Gomes de Queiroz, nº 339, Jd. Paulista, Bertioga-SP, filho de Inocêncio Manoel Corrêa, e de Rosa dos Santos. REGINA DE FÁTIMA, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão do lar, nascida em Paraty-RJ, no dia 15/07/1958, residente e domiciliado na Rua Professor Edmundo Gomes de Queiroz, nº 339, Jd. Paulista, Bertioga-SP, filha de Cecílio Marçal José Quirino, e de Lourdes Maria da Conceição. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 16 de novembro de 2011. Jucilene Gonçalves de Mendonça Escr. Autorizada

Nº 2955 Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: AILTON PEREIRA DOS SANTOS, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão jardineiro, nascido em Olindina-BA, no dia 22/03/1969, residente e domiciliado na Rua dos Jornalistas, nº 77, Jd. Indaiá, Bertioga-SP, filho de Júlio Francisco dos Santos, e de Alice Pereira dos Santos. ROSILENE DE SOUZA PAZ, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão manicure, nascida em Jequitinhonha-MG, no dia 30/10/1976, residente e domiciliado na Rua dos Jornalistas, nº 77, Jd. Indaiá, Bertioga-SP, filha de João Francisco da Paz, e de Maria Aparecida de Souza. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 17 de novembro de 2011. Jucilene Gonçalves de Mendonça Escr. Autorizada

Nº 2956 Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: WALTER DOS SANTOS JUNIOR, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão garçon, nascido em Santos-SP, no dia 13/02/1982, residente e domiciliado na Rua Renato Pereira da Costa, nº 115, Jd. Rio da Praia, Bertioga-SP, filho de Walter dos Santos, e de Angela Maria Moreira dos Santos. ANA MARIA OLIVEIRA SOUSA, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão recepcionista, nascida em Guarujá-SP, no dia 13/05/1989, residente e domiciliado na Rua Pr, Quadra P, lote 2, nº 21, Cond. Costa do Sol, Bertioga-SP, filha de José Fernandes de Souza, e de Antonia de Fátima Oliveira Sousa. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 17 de novembro de 2011. Jucilene Gonçalves de Mendonça Escr. Autorizada

Nº 2957 Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: DANILO ALBERTO DOS SANTOS, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão projetista, nascido em Mogi das Cruzes-SP, no dia 27/07/1983, residente e domiciliado na Rua Miguel Seiad Bichir, nº 860, Vila Agaó, Bertioga-SP, filho de Carlos Alberto dos Santos, e de Shirlei Gomes dos Santos. JUCIANE CONCEIÇÃO ROSA, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão auxiliar de caixa, nascida em Céu Azul-PR, no dia 29/05/1989, residente e domiciliado na Rua Passeio de Piratininga, nº 535, Módulo 21, Riviera de São Lourenço, Bertioga-SP, filha de José Cezário Rosa, e de Clarice da Conceição Rosa. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 19 de novembro de 2011. Jucilene Gonçalves de Mendonça Escr. Autorizada

Nº 2958 Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: DANIEL LAMAS DA SILVA COELHO, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão editor de vídeo, nascido em Santos-SP, no dia 24/01/1978, residente e domiciliado na Rua Osvaldo Cruz, nº 736, Jd. Paulista, Bertioga-SP, filho de Carlos eduardo da Silva Coelho, e de Vera Lucia Lamas Coelho. BRENDA LEMOS SANTOS, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão funcionária pública, nascida em Araucária-PR, no dia 12/07/1977, residente e domiciliado na Rua Manoel da Nóbrega, nº 185, Jd. Lido, Bertioga-SP, filha de Humberto Teixeira Santos, e de Vanda José Lemos. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 21 de novembro de 2011. Jucilene Gonçalves de Mendonça Escr. Autorizada

Nº 2959 Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: ADELSON MOLINA RIESCO, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão estudante, nascido em Santos-SP, no dia 11/03/1986, residente e domiciliado na Rua Francisco Pinto, nº 2219, Jd. Vicente de Carvalho II, Bertioga-SP, filho de Adelson Queiroz Riesco, e de Fátima Molina Riesco. IRISMAR HOLANDA MARQUES, nacionalidade brasileira, estado civil divorciada, profissão autonoma, nascida em Mossoro-RN, no dia 11/02/1981, residente e domiciliado na Rua Francisco Pinto, nº 2219, Jd. Vicente de Carvalho II, Bertioga-SP, filha de Israel Holanda de Sousa, e de Maria Marques Pereira. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 21 de novembro de 2011. Jucilene Gonçalves de Mendonça Escr. Autorizada

Nº 2960 Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: JOSÉ LUIZ SANT´ANA FILHO, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão auxiliar de serviços gerais, nascido em São Caetano do Sul-SP, no dia 22/02/1986, residente e domiciliado na Rua João Ramalho, nº 845, Jd. Lido, Bertioga-SP, filho de José Luiz Sant´Ana, e de Cleonice Venditti Sant´Ana. WALDIRENE TELES GENTIL, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão do lar, nascida em Barcarena-PA, no dia 15/10/1988, residente e domiciliado na Rua João Ramalho, nº 845, Jd. Lido, Bertioga-SP, filha de Valdecir de Almeida Gentil, e de Gracimere Jacinto Teles. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 21 de novembro de 2011. Jucilene Gonçalves de Mendonça Escr. Autorizada

Nº 2961 Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525, números I, III, IV, do Código Civil Brasileiro: MISAEL OLIVEIRA TENÓRIO, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão assistente de gerente, nascido em Eunapolis-BA, no dia 27/12/1986, residente e domiciliado na Av. Henrique Arcuri, nº 244, Boracéia I, Bertioga-SP, filho de Pedro de Jesus Tenório, e de Maria Augusta Oliveira Tenório. THAISE OLIVEIRA SANTOS, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão estudante, nascida em Salgado-SE, no dia 22/03/1993, residente e domiciliado na Rua Itapuama, Quadra 125, Lote 25, Boracéia I, BertiogaSP, filha de Givaldo Teixeira dos Santos, e de Maria Jair Lima Oliveira. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser fixado em cartório e publicado na imprensa local. Bertioga, 23 de novembro de 2011. Jucilene Gonçalves de Mendonça Escr. Autorizada

pagina_14_15_class cor.indd 2

26/11/2011 00:19:06


COSTA NORTE | Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro - Edição 1154 norte ou sul. Tratar: (13) 9730-6618 DONA CIDA costureira, aceito serviços, consertos e reformas em geral. Tratar: (13) 3311-6072/ 8608-7171 FAÇO CONSERTOS, pinturas, manutenção, reformas em geral de portões de ferro e madeira. Tratar: (13) 3311-7014/ 8135-2398 FAÇO LIMPEZA de jardins, telhados, faxina, pintura em geral e enverniza mento de moveis. Tratar: (13) 9720-2486 COMO CASEIRO em troca de moradia sem salário, sou aposentado. Tratar: (11) 9550-7906

DIVERSOS VENDE-SE / ALUGA-SE

EMPREGO OFEREÇC-ME MODA SOL CONFECÇÃO de biquínis, a partir de $4,99 a peça, conjunto de bojo,a partir de $49,99. Tratar: (13) 78032872/ 87*41679 COSTUREIRA. Bertioga. Serviços expressos (bainha, encurtes, troca de elástico, botões e zíper) e roupas sob medida. (13) 3313-1094. JARDINAGEM, MANUTENÇÃO E REFORMAS, em Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga. Tratar: (13) 7809-6522 / 8138-3936 COZINHEIRA DE FORNO E FOGÃO, DIARISTA (2 ou 3 vezes por semana) Tratar: (13) 96143031/ Linda. AJUDANTE de caminhões para qualquer lugar. Tratar: (11) 64052278 Organizo passeio, de um ou dois no Sesc Bertioga. Tratar: rodrigo.luis64@hotmail.com/ Rodrigo CONSERTO micros e periféricos, bem como informatizo pequenos negócios. Redes e Wi-fi.Tratar: (13) 9618-8720/ Roberto INSTALO windows 7, internet e configuração de softwares. Aulas de excel avulsa. Tratar: (13) 9618-8720/ Roberto FAÇO PEQUENAS viagens para São Paulo, aeroportos, compras, passeios, etc. Tratar: (13) 9618-8720/ Roberto CASEIRO sem filhos com experiência, procura trabalho em Bertioga ou região. Tratar: (13) 9702-0210/ 9613-0456 FAÇO carreto em Bertioga e região, levo no Atacadão. Tratar: (13) 9794-2527 CASAL sem filhos com experiência para trabalhar de caseiro na riviera ou região. Tratar: (13) 9613-0456/ 9702-0210 PINTURA EM GERAL. Residências, apartamentos e telhados. (11) 9957-4375 ASSIST. TÉCNICA computadores. Tratar: (13) 9752-5329. PROFESSOR de Inglês, nativo da África do Sul, para conversação. Tratar: (13) 9713-6333/ bright.future1357@yahoo.com.br FAÇO consulta online do Serasa e envio resultado por e-mail, valor: 7 simples e 10 a consulta completa. Tratar: bebetoss@ gmail.com LIMPEZA de lotes. Tratar: (13) 9759-9012 PINTURA TELHADOS. Tratar: (13) 9759-9012 MANUTENÇÃO em PC e Notebook. Tratar: (13) 8118-5802 ATENDENTE, RECEPCIONISTA ou AUX. ESCRITÓRIO exp. c/ público, boa aparência. Tratar: (13) 8108-5667/ (11) 7186-5279/Paula ACEITO encomendas de bolos, doces e salgados p/ festa, valor: 30 o cento. Tratar: (13) 9756-9202/ 8153-1128. TRABALHOS GRÁFICOS no computador: cartões de visita etc. Preço por encomenda. Tratar: (13) 9618-8720/bebetoss@gmail.com AULAS de matemática, português, informática e área de direito pra concursos. Tratar: (13) 9618-8720/ bebetoss@gmail.com CABELEIREIRO, na rua

5, n° 107, Jd Albatroz 2. Tratar: (13) 3317-6411 QUALQUER tipo de serviço, dentro da área residencial, passo, limpo, entre outros. Tratar: (13) 9614-3031 MANUTENÇÃO ou ZELADORIA. Tratar: (13) 9751-2663/ (11) 73040121/ Robson PEDREIRO, MOTORISTA c/exp. categorias A/B. Tratar: (13) 9623-6824/ 3316-4180 ATENDIMENTO GERAL, CAIXA, entre outros. Formada em Direito e cursei 1 ano de letras. Tratar: (11) 7186-5279 / (13) 8108-5667 FORMADO EM ENFERMAGEM com Coren. Tratar (13) 8108-5667/ (11) 7513-9950 PORTEIRO, AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS, entre outros. Tratar (13) 8108-5667/ (11) 7513-9950 AULA francês, c/ Francês nato. Tratar: (13) 3312-1163 ORIENTAÇÃO Psicológica PA Adultos e Adolescentes. Av. Conselheiro Nébias, 730 - Cj.61 – Centro Tratar: (13) 3317412/ 8129-7883 AULAS de excel básico e intermediário. Tratar: (13) 8100-6420 SITES e SISTEMAS. Desenvolvimento e serviço de suporte e hospedagem. Tratar: (13) 3312-1806/ Luis CASEIRA c/ moradia. Tratar: (13) 3311-7095/ Sandra AULAS de surf p/ iniciantes, intermediários e avançados, (Mensalidades ou Avulsos). Tratar: (13) 9778-0604 / ID 119*92313/e-mail: aulasurf@hotmail.com VOCALISTA c/ exp. de 15 anos, p/ igreja e casamentos, c/ repertório próprio e atualizado. Tratar: (13) 3317-4942/91585053/ Paula FAÇO frete e carreto. Tratar: (13) 9776-6547. CONSERTO máquinas de lavar roupa e fogões. Tratar: (13) 9701-0734 FAXINEIRA, AJUDANTE GERAL e DIARISTA. Tratar: (13) 9772-9397/ Roberto CALHAS, rufos, coifas e condutores, fabricação e instalação. Tratar: (13) 3311-8074/9775-6457/ 125*102567 AULAS particulares de instrumento musical, violão, guitarra, baixo e teclado. Tratar: (13) 9734-2472 QUE DELICIA, doces, salgados e congelados. Tratar: (13) 9626-6294/ 9621-2428/ 3317-3527/ Cleide/ Nice DIARISTA de 2ª a 6ª feira, SERVIÇOS GERAIS ou CASEIRA em Guarujá. Tratar: (13) 3383-1442/ 9707-7075 após as 17H. HOME CARE, c/ experiência, cursando: técnica de enfermagem. Tratar: (13) 3317-7469/ 9731-8695 JARDINEIRO - Manutenção e Reformas, desde 1997 (Sts, SV, Gjá e Bertioga ). Tratar: (13) 78096522/8138-3936 FAXINEIRA c/disponibilidade de segunda à quinta feira, c/referências Tratar: (13) 8149-8525/ 9761-3440 CARRETO em todo litoral de SP. Tratar: (13) 9794-2527 MONTA-SE BIKE sob encomenda, serviços a domicilio, peças e acessórios. Tratar: (13) 97943052/ 9608-1932 Uilson COZINHEIRA cozinheira de forno e fogão. Tratar: (11) 9496-7011 BABÁ. atendo na minha

casa. Tratar: (13) 33117099/9784-4535 PORTEIRO. Maior de idade. Tratar: (13) 8110-5942 ESTAGIÁRIO cursando Ciências Contábeis; tratar: (13) 3317-2589/ Jeferson MOTORISTA c/carteira D e ajudante oferece para trabalhar em Bertioga e região, para entrega. Tratar: (13) 8110-5942 EXECUTA-SE reforma de telhados em geral. Tratar: (13) 3319-4148/ 9752-5909 INSTALA-SE calhas rufos e coifas, orçamento sem compromisso. Tratar: (13) 3319-4148/ 9752-5909 DIARISTA E CUIDO DE CRIANÇAS. Tratar: (13) 3319-4148/ 9752-5909 VENDEDORA. Comunicativa, recepcionista, ótimo atendimento. Tratar: (13) 3317-4942/9158-5053 DESBLOQUEIO celulares: Nokia, LG, Sony Ericsson, Motorola etc, R$30; enviar modelo: bebetoss@gmail.com DECORAÇÃO c/arco de flores, pingente, torre aspiral e outros. Solicite orçamento sem compromisso. Tratar: (13) 3316-4413 PASSADEIRA c/referências, não tenho filhos menores, 52 anos. Tratar: (11) 8653-8033/ 3311-9555 AJUDANTE geral, motorista, manobrista e motoboy (s/moto). Tratar: (13) 91796102/ 9800-7187 VENDO salgados para festas e eventos a partir de 30 reais. Tratar: (13) 3311-9683 VENDO sushi, sashimi e temaki por encomenda. Tratar: (13) 9789-7982/ 8100-2128 LEVO no Atacadão, Krill e outros percursos. Tratar: (13) 9794-2527 CASEIRO. Tratar: (13) 9617-9875 FAÇO viagens p/ aeroporto de congonhas, Guarulhos ou Viracopos, entre outros. Tratar: (13) 8100-6420/bebetoss@ gmail.com CASEIRO. Casal. Tratar: (13) 9607-9875/ Eduardo EXECUTO serviços de conserto e manutenção, construções de portões, portas de madeira e ferro, orçamento sem compromisso.(13) 33117014/ 8100-7292 COZINHEIRA forno e fogão especializados em frutos do mar. Tratar: (13) 3317-7130/ Jeorgia DOMÉSTICA. Tratar: (13) 3311-7188 FAÇO declaração de imposto de renda, 2011 para pessoa física, taxa: 50. Tratar: (13) 8100-6420 CASEIRO c/experiência em Ilhabela de 3 anos, Brasília de 10 anos. Tratar: (13) 3317-2617. FAÇO filmagens de festas, aniversários, eventos empresarias e esportivos, produção em DVD. Tratar: (13) 9619-7504/ André FAÇO carreto e mudanças em Bertioga, serviço rápido. Tratar: (13) 3317-7635/ Fabio FAÇO carreto pro litoral e Atacadão. Tratar: (13) 9794-2527/ Ricardo ACEITA-SE encomenda: bombons e ovos de páscoa. Tratar: (13) 96003349/ 9626-6726 CASEIRO. Casal de aposentados. Tratar: (13) 3296-3513/ 9778-7987/ Sra. Izabel VENDO salgados e doces a partir de R$ 20 o cento. Tratar: (13) 3311-9683/ 9778-5901/ R Augusto R. Pacheco, 216 - Jd. Rafael CASEIROS. Casal. Tratar: (13) 8843-5608

TRANSPORTE de carga ou pessoal para viagens. Kombi 2007. Tratar: (11) 9550-7906 BABÁ. Meio período ou período integral, na rua da borgusese, Centro. Tratar: (13) 9797-6147 DJ com som e iluminação para festas. Tratar: (13) 9742-6263/ 3317-5362/ DJ Ana/ Roney FAÇO MANUTENÇÃO em computadores. Tratar: (13) 8845-1883/bebetoss@gmail.com DOU aulas partic. de reforço escolar. P/ concursos: Matemática e informática. Tratar: (13) 8845-1883/bebetoss@ gmail.com CONSERTO computadores, impressoras, eletrônicos, monitores de vídeo e etc. Tratar: (13) 8845-1883/ bebetoss@gmail.com DESBLOQUEIO celulares de todas as marcas via software ou cabo de dados. Tratar: (13) 8845-1883/ bebetoss@gmail.com VENDO ISCA (pitu) para pescaria de Robalos e alugo barco. Tratar: (13) 96192843/ 3317-4993/ Tião CORTO CABELO de segunda a domingo das 09 às 19h. Tratar: (13) 3317-6411/ Rua 5, 77, JD. Albatroz 2/ Chico MARIDO DE ALUGUEL, faço, pequenos reparos. Tratar: (13) 3311-7121/ 8122-9623 ACEITO ENCOMENDA de bolos. Tratar: (13) 33117121/ 8122-9623/ Jaqueline MARA ARTESANATO, artesanato em geral, brinquedos artesanais educativos e pedagógicos. Tratar: (13) 9733-6216/ 3317-1970 FAÇO FAXINA e passou roupa. Tratar: (13) 96003349/ 3317-2774 Faço serviços domésticos e cuido de crianças. Tratar: (13) 9624-3072/ 3317-4617 CASAL para trabalharmos de caseiro. Tratar: (13) 3029-4359 FAÇO SERVIÇOS domésticos e cuido de crianças. Tratar: (13) 9624-3072/ 3317-4617 CUIDADORA DE IDOSOS, em todo lugar, exterior: Portugal e Itália. Tratar: 11-4727-7185 118974-3248 /11-8911-0785 COMO CASEIRA. (11) 4727-7185/ 8974-3248 /8911-0785 MARA ARTESANATO, artesanato em geral, brinquedos artesanais educativos e pedagógicos. Tratar: (13) 9733-6216/ 3317-1970 FAÇO CARRETO 24 horas no litoral norte, para o atacado e o kril todas as quartas. Tratar: (13) 9794-2527 OFEREÇO-ME PARA passar roupa. Tratar: (13) 3317-3776 MANUTENÇÃO de micros e recargas de cartuchos. Tratar: (13) 33121806/ Luis. PROFESSOR de Informática/Computação. Licenciado estudando POS em TI. Tratar: (13) 81411275/ Luiz CASEIRO NO LITORAL

VENDO AVON com DESC. pronta entrega especial de natal (13) 9708-2965/ 9755-1499/ Karen ou Everton VENDO 2 JOGOS PARA PS3, God of war 3 e Killzone 3, valor: 180. Tratar: (13) 7817-5703/ 966*29695 VENDO, CABINE DE CELULAR, na Av. Anchieta, em frente à FNV. Tratar: (13) 8102-5241/ (11) 8557-7369 VENDO BARCO DE ALUMÍNIO, 5M, borda alta, e um motor de popa, Yamaha, tudo novo. Tratar: (13) 3313-1004 VENDO 8 LUMINÁRIAS, valor: 70 cada. Tratar: (13) 9100-5968/ 9100-7459 VENDO MAQUINA DE LAVAR, Brastemp, 110v, semi nova, valor: 300. Tratar: (13) 9100-5968/ 9100-7459 VENDO GELADEIRA, General Eletro, 110v, semi nova, valor: 300. Tratar: (13) 9100-5968/ 9100-7459 VENDO FAX, Panasonic, valor: 100 reais. Tratar: (13) 9100-5968/ 9100-7459 VENDO IMPRESSORA, Epson de tinta preta, valor: 100. Tratar: (13) 9100-5968/ 9100-7459 VENDO CARRINHO DE PASSEIO, burigotto, para crianças, semi novo, valor: 80. Tratar (13) 9634-7816 VENDO coco verde R$ 3,00 a unidade. Acima de 50 peças. Tratar: (13) 9618-8720/ Roberto VENDO potes de açai de 5 litros. R$ 50,00. Tratar: (11) 8026-6309/ Roberto ACEITO ENCOMENDAS de salgadinhos para festas, bares e lanchonetes, tipos variados. Tratar: (13) 9634-1947 MODA SOL CONFECÇÃO DE BIQUÍNIS, a partir de 4,99 a peça, conjunto de bojo, de 49,99. VENDO produtos naturais, íntimos, para dores musculares, estomacais, sabonetes de aroeira. Tratar: (13) 9614-5417/ 9712-7835. VENDO celular mp11, bluetooth, TV, rádio, c/ câmera e filmadora, valor: 100. Tratar: (13) 97934237/ 9632-2871/ Eder. VENDO X-Box 360, 4gb, desbloqueado, 2 controles + 10 jogos, valor: 1000. Tratar: (13) 9722-8680 / 3317-5696. VENDO bicicleta cargueira, valor: 350. Tratar: (13) 3317-1195/ 9745-2006. VENDO kit casamento, 50 capas de cadeira, 10 colunas, 1 arco, 2 tapetes, cortina 3x3 e toalhas de mesa. Tratar: (13) 3317-5885. VENDO filmadora CCDTR, 303, BR, camcorder, Sony. Tratar: (13) 33175600 /9732-1069 VENDO roçadeira, prof; a gás, mod. Stihl – fs290, 45 cilindradas, nova, com nota fiscal e na garantia, valor: 1300. Tratar: (11) 7158-6301 VENDO pinscher, com casa, já tomada a 1ª vacina, valor: 100. Tratar: (13) 9793-4237 VENDO boné peq; em tricô, S E palmeiras, camisa manga curta de colarinho, branco c/ botões, SPF. Tratar: (13) 9709-9352/ após

www.costanorte.com.br CLASSIFICADOS > 15 ás 10h VENDO banheira de ferro, 2 ventiladores de teto, usados, 110 W, 32 portas-balcão usadas de madeira c/ 4 vidros cada. Tratar: (13) 9709-9352/ após ás 10h VENDO 2 plainas elet, corta mármore tupia manial, martelete-furador, todas novas 220 V. Arcos de serra e, inox, martelo belota. Tratar: (13) 9709-9352/ após as 10h VENDO Pedra mármore, 0,71 x 1,15 m, a retirar. Tratar: (13) 9709-9352/ após as 10h PROCURO parceria em salão de beleza ou Lan House. Entro com os materiais. Tratar: (11) 80266309/ Roberto VENDO celular, x10, xtreme Android, 2.2, GPS, wi-fi, Java, tela 3.3, preto, 2Gb, valor: 400. Tratar: (13) 9760-0438 R&W Representações, moda feminina, atacado e varejo, prata, chinelos, óculos de sol e moda praia 2012. Tratar: (13) 97146421/ 9706-9402/ Roni/ Waléria/wrprepresentacao@gmail.com VENDO cachecóis, boinas, golas e tocas em tricô. Aceito encomendas. Tratar: (13)9720-4060/ João ramalho 658/ centro LOCAÇÃO de andaimes, equip; p/ construção, fretes e carretos para qualquer localidade. Tratar: (13) 30240444/ 9119-9625 VENDO luminárias de alumínio, semi novas, valor: 80 cada. Tratar: (13) 9100-7459/ 9100-5968/ Gutemberg ALUGO carrinho de pipoca, churros e crepe para festas e aceito encomendas de salgados e doces. Tratar: (13) 3316-2738 DOA-SE cão de guarda, Rottweiler com Dog Alemão, motivo mudança. Tratar: (13) 3311-7048/ Valdir ALUGO cadeira de roda, banho e andador e muletas. Tratar: (13) 9779-8442/8141-4443 VENDO micro computador, valor: 200. Tratar: (13) 3316-2520/ Fabrício ALUGO CADEIRAS e MESAS, para festas e eventos. Tratar: (13) 9794-2527 VENDO gesso em pó, valor: 15 o saco, Placa, valor: 9.50 e bloquete, valor: 25. Tratar (13) 33121334/ 9791-1950 VENDO utensílios, em geral de cozinha industrial, panelas grandes, freezer, e etc. Tratar: (13) 33172165/ Célia COMPRO Rottweiler, ou Pastor Alemão, filhote. Tratar: (13) 9621-9335 EXCURSÃO para o zoológico dia 11/12. Tratar: (13) 9725-7852/ Mazinho cabeleireiro VENDO Artigos Evangélicos. Preços imbatíveis. Tratar: (13) 8824-4899 VENDO mesa de snooker, nos Jd das canções, R: Jaime Pina dos Nascimento, n° 10 Tratar: (13) 3317-2684 VENDO celular mp11, com TV, filmadora, câmera, carregador e USB, valor: 150. Tratar: (13) 9632-2871/ Heder/ Carla VENDO TV, de 32 P, de tubo Sony, valor: 250. E 1 TV de 37, P, de tubo gradiente, valor: 500. Tratar: (13) 33171729/ 9725-2708. VENDO aparelho de som LG, valor: 200, DVD, britânia, valor: 100 e Home theater Philco 400. Tratar (13) 33171729/ 9725-2708. VENDO, Freezer Vertical, c/ porta de vidro para bebidas, usado em bom estado TRATAR: (13) 9705-4066 VENDO bike, pata ambos os sexos, valor: 150. Tratar: (13) 7817-5703/ Juliana VENDO mesa tampa de vidro, 6 cadeiras estofadas, aparador e espelho, valor: 1200. Tratar: (13) 9606-1750 VENDO raridade, móveis antigos, chippendale, (estilo rococó inglês – 1896/ 1924), 22 peças. Tratar:

ADQUIRA CONVITE ANTECIPADO R$ 5,00 - 9708-2965 KAREN

ABANDONO DE EMPREGO SR. DAVID ROBERTO DE FREITAS - CTPS 0015232 - série 00366-SP Esgotados nossos recursos de localização, e tendo em vista encontrar-se em local não sabido, convidamos o Sr. David Roberto de Freitas, portador da CTPS Nº 0015232 - série 00366-SP, a comparecer em nosso escritório, a fim de retornar ao emprego ou justificar as faltas desde 26/11/2011, dentro do prazo de 24hs a partir desta publicação, sob pena de ficar rescindido, automaticamente, o contrato de trabalho, nos termos do art. 482 da CLT. GAIANA RESTAURANTE - LTDA, Largo dos Coqueiros, s/ nº , Riviera de São Lourenço - Bertioga-SP, ( 13 ) 3316-5701 / Agnaldo M. Siqueira - Dpto Pessoal.

AV.ANCHIETA, 3370 - MAITINGA - PRÓX.PADARIA BELLA CASA ADQUIRA CONVITE ANTECIPADO R$ 5,00 - 9755-1499 EVERTON

(13) 3313-1205/ horário comercial VENDO banheira Jacuzzi de canto, excelente estado com todo encanamento bomba e aquecedor. Completa. Tratar: (13) 97052904 VENDO carrinho de churrasco, completo, 400. Tratar: (13) 9728-2313/ Sergio VENDO geladeira, marrom, Electrolux, valor 300. Tratar: (13) 9795-9964 INDICAÇÃO. Recomendo dar nome do Padre Fernão Luiz Carapeto a uma rua de Bertioga. José Carlo So. VENDO ipod touch, semi-novo, 32Gb, 3ª geração c/ fone novo, impecável, c/ NF, valor: 700 (a vista). Tratar: (13) 3317-6071/ Gustavo VENDO barco de alumínio de 5M, borda alta, c/ motor Yamaha, 15HP, tudo novo. Tratar: (13) 3313-1004 VENDO TV 29p, aywa, valor: 300. Tratar: (13) 3317-2221/9787-0903 VENDO maquina de costura industrial, overloque da união, máquina de bordar de joelho marca BARATO, JUQ mod; DDW 126. Tratar: (13) 3311-6942 VENDO celular, valor: 180 reais. Tratar: (13) 9636-6232/ Leandro VENDO celular, 2 chips com tv e radio,valor: 100. Tratar: (13) 8839-5964 VENDO carrinho de passeio, WS, verde c/ detalhe vermelho em bom estado, valor: 80. Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029 VENDO cadeira de refeição, burigotto, valor: 40. Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029 PROCURO casa individual para alugar no Rio da Praia, valor até R$ 500,00. Tratar: (13) 97514660 / 9719-1213 VENDO celular, mp10, c/2 chips e TV; valor: 90. Tratar: (13) 9624-1052/ 9161-6300 VENDO som de carro Sanyo; módulo de 1000W, trava Mul-T-Lock, alarme Car System e antena elétrica; valor: 800. Tratar: (13) 8120-2240/ 9788-8223 VENDO ar condicionado, parede, 7500 btus; ótimo estado; valor: 180. Mostramos s/compromisso. Tratar: (13) 3311-9683 VENDO kit completo para trabalhos de douração, talheres, tesouras etc. Tratar: (13) 3022-0277 VENDO cinta, nova na caixa, tamanho G, valor: 200. Tratar: (13) 32681149/ (11) 8555-6861 CURSO GRATUITO no SENAI Bertioga para Eletricista Instalador Residencial (das 13:30 às 17:30h). Para outubro. Duração de 160 horas. Inscrição: levar RG e CPF na Av. Tomé de Souza, 11.833, Jd. Indaiá (ao lado do Campo de Futebol Indaiá); informações: (13) 33132104. CURSO GRATUITO no SENAI Bertioga para Pedreiro Assentador (aos sábados, das 08:00 às 17:00h). Início em 17/09. Duração de 160 horas. Inscrição: levar RG e CPF na Av. Tomé de Souza, 11.833, Jd. Indaiá (ao lado do Campo de Futebol Indaiá); informações: (13) 3313-2104. CURSOS GRATUITOS no SENAI Bertioga: Assistente Administrativo, Leitura e Interpretação de Desenho de Construção Civil, Pintura Decorativa, Pintor de Obras, Pedreiro Revestidor, Instalador Hidráulico e Informática, além de outros à sua disposição. Informações: (13) 3313-2104. Inscrição: levar RG e CPF na Av. Tomé de Souza, 11.833, Jd. Indaiá (ao lado do Campo de Futebol Indaiá); VENDO 02 máq. costura industrial: uma reta e uma pesponteira. Tratar: (13) 3311-6072/ 96087171/ Cida VENDO bomba de encher pneu de bike, porta garrafão de água mineral, panela de pressão, clock, valor: 10 cada. Tratar: (13) 3317-4614/ Ana VENDO freezer consul, vertical, de 7 gavetas, valor: 250. Tratar: (13) 33174614/Ana VENDO pedal DST-2, onner, novo, valor: 240, ou troco por Wah Tel. Tratar: (13) 9730-4494/ 3317-2038 VENDO quadriciclo MVK,X-CAPE 200. Tratar: (13) 3316-7439 VENDO Celular Motorola, touch screen com tv, novo 2011. Valor: 300. Tratar:

(13) 3317-2507 VENDO som da Sony com 5 CDs 1400 Watts, valor: 400. Tratar: (13) 3029-7109 VENDO aparelho auditivo, phonak, novo na caixa. Tratar: (13) 3029-7109 VENDO 32 portas de madeira e vidro, usadas, valor: 2 mil. Tratar: (13) 9709-3952/ Após às 10h VENDO cadeira odontológica Gnatus, cinza, controle de mão, valor: 1000. Retirar em São Sebastião. Tratar: (11) 8125-4467/ (12) 3896-6618 VENDO bicicleta seminova, valor: 140. Tratar: (13) 7817-5703 VENDO bicicleta, aro de alumínio, raio grosso, inox, pneus novos, freio de mão. Tratar: (13) 9796-3822 VENDO som de carro, Aiwa c/ 2 auto falantes de porta, 1 bateria Delcom de 60 Amps; valor: 200. Tratar: (13) 9722-7846 VENDO lancha 16 Pes, alumínio, Marajó, B alta, Reg; na cap; de Santos, mrr, Evenrude 55Hp, valor: 15 mil. Tratar: (11) 9744-6085 VENDO mesa de snooker, valor: 1000. Tratar: (13) 3317-2684 VENDO Freezer vertical, valor: 400 e horizontal (2 portas), 4 meses de uso, novo, valor: 1000. Tratar: (13) 8120-2240 VENDO duas impressoras HP com pequeno defeito. Valor: 100. Tratar: (13) 9618-8720/ Roberto PROCURO sócio, para Lan House, que já tenha o ponto e os computadores. Tratar: (13) 9618-8720/ Roberto REVENDER perfumes e cosméticos através de kit´s. Comissao pelas vendas. Tratar: bebetoss@gmail.com PROCURO cabeleireira e manicure pra montar um salão em sociedade. Tratar: (13) 9618-8720/ bebetoss@gmail.com VENDO cama rosa, para criança. Tratar: (13) 97116941 VENDO berço com gaveta e porta rosa. Tratar: (13) 9711-6941 VENDO máquina de cortar grama, de rodinha, marca Trap, valor: 250. Tratar: (13) 9725-2708/ 3317-1729 VENDO DVD, valor: 100. Tratar: (13) 9725-2708/ 3317-1729 BIKE semi-nova, valor: 130. Tratar: (13) 9789-7524 VENDO barraca 3x3 fixa. Tratar: (13) 9717-4929/ Gilmar VENDO balde de açaí, na caixa, de 5 litros e no copo. Também faço eventos com açaí e festas infantis. Tratar: (13) 9618-8720/bebetoss@ gmail.com VENDO coco verde, valor: 4 a unidade. Entrego em festa e eventos. Tratar: (13) 9618-8720/bebetoss@gmail.com EXCURSÃO /Aparecida do Norte, 08/10. Tratar: (13) 9725-7852 / Mazinho VENDO rádio de carro, pioneer, mp3, semi novo, valor: 150. Tratar: (13) 8857-3728 VENDO 2 jaquetas de couro legitimo tamanho M, branca e marrom, estilo country, valor: 150 cada. Tratar: (13) 9789-3146 VENDO mesa de bilhar com tampo para ping- pong. Tratar: (13) 3312-1163 VENDO lancha de alumínio c/4,5m de borda alta, capota com console, motor Johnson 20hp, valor: 5.500. Tratar: (13) 8139 5120 VENDO MOTOR de popa Johnson 25hp, c/ nota fiscal, valor: 3.500 Tratar: (13) 8139 5120

VENDO LANCHA de alumínio com 5,5m, borda alta colocada, valor: 1.200. Tratar: (13) 8139 5120 VENDO motor de popa 25hp Evinrude, valor: 2.500. Tratar: (13) 8139 5120 VENDO casco de madeira, lancha, Cabrasmar 27, valor: 6.500. Tratar: (13) 8139 5120 VENDO Skate Off Road com motor, valor: 1.300. Tratar: (13) 8139 5120 VENDO Reversor marítimo, Velvet 1x1, para qualquer embarcação, valor: 2.500. Tratar: (13) 8139 5120 PSICÓLOGO c/ sala montada, bem localizada e estruturada, procuro profissional da área para dividir espaço. Tratar: (13) 9724-9420 VENDO TV, Philips, 30P, semi-nova. Tratar: (13) 9165-5565/ Ciro VENDO Home Theater, Panasonic, completo, para 5 CDs, valor: 300. Tratar: (13) 9165-5565/ Ciro VENDO som AIWA, com 3 CDs, semi novo, valor: 200. Tratar: (13) 9165-5565/ Ciro VENDO som automotivo, Sony, novo na caixa, valor: 200. Tratar: (13) 91655565/ Ciro VENDO roçadeira, marca stihl, gasolina sem uso, valor: 1100. Tratar: (13) 9735-3350/ 3313-1586 COMPRO barraca de artesanato c/ lona de 1,50 a 2,00 mt. Ou barraca de 2M comp; para feira livre. Tratar: (13) 8100-6420 VENDO 2 impressoras usadas com defeito simples. Valor: 180. Tratar: (13) 8100-6420/33176777/ Roberto VENDO rádio e CD de carro Renault Scenic, valor: 100. Tratar: (13) 33119422/ Sandra/ Paulo VENDO Kit Bomba para módulo de combustível recondicionada do Renault Scenic, valor: 100. Tratar: (13) 3311-9422 VENDO Micro Ondas, 27L, Bluesky, 220 w, valor: 130. Tratar: (13) 3311-9422/ Sandra/ Paulo VENDO geladeira Bosch Intelligent, frost free, 440L, branca, 220 w, valor: 1290. Tratar: (13) 3311-9422 VENDO jogo de sofá cor verde de 3 e 2 lugares, valor: 300. Tratar: (13) 33119422/ Sandra/ Paulo VENDO jogo de sofá cor verde de 3 lugares e 2 poltronas. Tratar: (13) 33119422/ Sandra/ Paulo VENDO ferragem de 2 toldos, medindo, com 3,50M, outro com 2,90M. Tratar: (13) 3311-9422/ Sandra/ Paulo VENDO urgente instalação para bicicletaria completa. Tratar: (13) 9795-7773 VENDO churrasqueira com fogão e forno a lenha de ferro (preta) com chaminé. Tratar: (13) 33171143 VENDO pá carregadeira, W-7, valor: 30 mil. Tratar: (11) 9624-0002/ Norberto VENDO TV de 29p, Sony + DVD Philips, valor: 600. Tratar: (13) 9776-2940/ 8126-2475 VENDO centrifuga de roupa nova, Arno, 10 kg, valor: 300. Tratar: (13) 3312-2422 VENDO carretinha de ferro com eixo Ok, e pneu furado e tem que fazer reforma na estrutura, valor: 600. Tratar: (13) 9778-0604 / ID 119*92313 VENDO, Funboards, Evolutions, Pranchinhas numerações de 6.0 á 9.1 (todos os tipos). Tratar: (13) 97780604 / ID 119*92313/ E-mail: aulasurf@hotmail. com VENDO geladeira, semi nova, branca, Electrolux com 2 portas, 470L. Tratar: (13) 9749-3460/

9713-8667 VENDO TV Sony 34p, play 2 compl; + 250 jogos, 1 ventoinha. Valor: 750, tudo. Tratar: (13) 97252708/ 3317-1729/ João VENDO AQUÁRIO de 1,5x50 cm de Largura, novo com bomba americana, novo. Tratar: (13) 9714-4512 VENDO SOM de carro/ Sanyo, módulo de 1000W, trava Mul-Tlock, alarme car system e antena elétrica, valor: 800. Tratar: (13) 81202240/ 9788-8223 VENDO TV de 14 polegadas, cor, com videocassete, valor: 150. Tratar: (1) 9798-2302 VENDO FREEZER, funcionando, em perfeito estado, valor: 150. Tratar: (13) 3317-1694/ 9755-5567 VENDO CELULAR p/ 3 chips, desbloqueado, Wi-fi, internet, 230. Tratar: (13) 3317-1694/ 9755-5567 VENDO BICICLETA semi nova, prata e vermelha queimada, c/ cadeado e pézinho, valor: R$ 200. Tratar: (13) 9798-7095/ 9737-9629 VENDO violino Eagle, modelo 144, com Nota Fiscal e apostila, novíssimo. Tratar: (13) 9744-1769 VENDO aparelho de ondas curtas, Emai 350 plus, valor: 1500. Tratar: (13) 3311-9985/9779-8442 VENDO 3 macas com escadinha, valor: 150 cada . Tratar: (13) 33119985/9779-8442 ALUGO e vendo cadeiras de rodas, muletas e andador. Tratar: (13) 33119985/ 9779-8442 VENDO rack de madeira maciça, com rodinha, novo, valor: 400. Tratar: (13) 9778-9529 VENDO fogão de 6 bocas, Brastemp, usado, em perfeito estado, valor: 200. Tratar: (13) 97963822/ 9759-9007 VENDO 2 tapetes, um azul e outro vermelho, 15x1,20, próprio para igreja e sala. Tratar: (13) 3317-5885/ 9726-5854 VENDO jaqueta de couro nova. Tratar: (13) 97093952/ após as 10h VENDO fogão c/ 4 bocas, 32 portas usadas em madeira, c/ 3 vidros cada, 74 CM. Tratar: (13) 97093952/ Após as 10h VENDO 5 telhas, Eternit, grande, valor: 20 cada. Tratar: (13) 3317-3085/ 9790-6384/ Rocha VENDO celular LG 310, c/ 3 meses de uso, valor 300, dual chip com cartão de memória de 2 GB. Tratar: (13) 9797-5372 VENDO geladeira, armário, cozinha, fogão c/ bujão e cômoda, todos usados. Tratar: (13) 33173721/ 9723-7070 VENDO videokê, profissional, RAF, com 200 músicas, amplificador e caixa de som. Tratar: (13) 9778-4767 VENDO, portas, janelas, vasos sanitários, cubas e tanque, motivo reforma. Tratar: (13) 9704-0410/ 9701-4964 VENDO Play 2, com 2 controles e 20 jogos, novo na garantia, valor: 350. Tratar: (13) 9100-7459/ 9100-5968 VENDO caixa d’água, tigre de mil litros com tampa, valor: 150. Tratar: (13) 9100-7459/ 9100-5968 VENDO máquina com gabinete Singer, valor: 250. Tratar: (13) 91007459/ 9100-5968 VENDO saco de pancada de 90 CM, bom estado, pouco uso, azul, valor: 70. Tratar: (13) 9611-8584 VENDO máquina de frango com capacidade para 30 frangos e fogão semi industrial com forno 4 bocas. Tratar: (13) 3311-8908

EXTRAVIO DE NOTA FISCAL A empresa MARIA LUCILENE RODRIGUES DE OLIVEIRA - ME, CNPJ 06.061.332/0001-62, comunica o extravio do TALÃO de notas fiscais do nº 01 ao nº 50.

ABANDONO DE EMPREGO A empresa ROBERTO NUNES VIVEIROS PEÇAS ME, inscrita no CNPJ sob nº 04.807.132/0001-80, vem comunicar o abandono de emprego do Sr. JOSE DOUGLAS PENHA DE ALMEIDA, portador da CTPS Nº2330266 SÉRIE:001-0 PR. A empresa aguarda o comparecimento do mesmo para fins de providências trabalhistas.

pagina_14_15_class cor.indd 3

25/11/2011 23:44:36


20 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 26 de Novembro a 02 de Dezembro - Edição 1154

| COSTA NORTE

Vip

Celebridades em foco UM NOVO CONCEITO EM COLUNA SOCIAL

O Guarujå Golf Club (GGC), uma das instituiçþes que mais contribui com o social carente de Guarujå, realizou mais um Torneio de Golf, em seu belo campo. A disputa conta ponto para os esportistas e encerrarå com os melhores de 2011, no próximo mês. Nesta foto, dr. Miguel Calmon Nogueira da Gama, o presidente do GGC ....

Enquanto os maridos jogam, as esposas descobrem um novo ponto para colocar a conversa em dia: Viviene, dra. Cleide Calmon, Silvana Marani, Maria Eunice e Mariana Laskani...

Domênico Abate, com a esposa Silvana Marani. Participação total nos eventos do GGC....

Provando que sempre estĂĄ em campo, um dos vencedores em sua categoria, recebe o trofĂŠu das mĂŁos do presidente do GGC....

Edison Prata (13) 7850-2283 edisonprata@ig.com.br

O importante ĂŠ estar sempre em forma e, nada melhor do que um bom esporte....

Super atuante na administração do GGC, o diretor Ziegfried Grotzinger e o seu orgulho em VHUJRO¿VWD

Arnaldo Goldstein e Rodolfo, com Mariana Laskani, Ivete Chemin, Ana Tereza e Carol Dalelone...

$JROÂżVWD0DWLNRFRPDÂżOKD)HUQDQGDHRHVSRVR$QWRQLR)HUUHLUD)DPtOLDXQLGDMRJDXQLGD

A categoria e classe de Ricardo Pastore.....

2GLUHWRUDGPLQLVWUDWLYRHÂżQDQFHLURGD7HGULYH%RE%DXFKDWH Gerhard Kochendoerfer, com as esposas....

Mårio Grieco, com a esposa Silvana e a caçula Nina....

Caio Nascimento, a revelação do GGC, sempre faturando prêmios....

pagina_20.indd 1

25/11/2011 23:34:18

Jornal Costa Norte  

edição 1154

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you