Issuu on Google+

19 anos de lealdade com o leitor

R$ 1,00

www.costanorte.com.br - Edição 1149 - 22 a 28 de Outubro de 2011 - Diretor Presidente: Ribas Zaidan

LITORAL PAULISTA

Faltam leitos para dependentes químicos O

J JOSÉ MÁRIO ALVES /PMC

Litoral Paulista é a região mais carente de leitos para dependentes químicos, especialmente de crack, na rede pública do Estado de São Paulo. Além disso, faltam recursos para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas para o tratamento e a prevenção ao uso de drogas. O diagnóstico foi confirmado por uma pesquisa feita pela Frente Parlamentar Estadual para o Enfrentamento do Crack e Outras Drogas, da Assembleia Legislativa paulista. Os números foram apresentados nesta sexta-feira (21), durante audiência pública realizada em Cubatão, com a presença dos deputados estaduais Telma de Souza e Donizete Braga, ambos do PT, entre outras autoridades.

PAG. 10

“É preciso encarar o problema de frente”, advertiu a deputada estadual Telma de Souza, que é membro da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack, na Assembleia.

GUARUJÁ

SANTOS

BERTIOGA

Em debate, o Desenvolvimento Regional

Parque Tecnológico ganha Gaema se manifesta destaque na ‘Santos Offshore’ favorável a licenciamentos

PAG. 07

PAG. 08

PAG. 03 LITORAL NORTE

GUSTAVE GAMA/PMI

BERTIOGA

JCN

Senac inaugura seu primeiro núcleo no município

ILHABELA/S.SEBASTIÃO

Cobradas melhorias na balsa O prefeito do arquipélago, Toninho Colucci, voltou a cobrar esta semana melhorias no sistema de travessia. Ele conversou com o engenheiro João Henrique Poiani, da Dersa.

PÁG. 05

PÁG. 07

Colucci (centro) conversou com o diretor de operações da Dersa.

‘Litoral Encena’ apresenta teatro de rua e bonecos Festival em 13 cidades da região pretende incentivar o movimento teatral por meio da formação de núcleos nas escolas.

PÁG. 12 UBATUBA

Prefeitura inaugura obras em comemoração aos 374 anos Inaugurações acontecerão quarta e quinta (26 e 27), antecedendo o dia 28, quando haverá o tradicional desfile cívico do aniversário.

PÁG. 07

ITANHAÉM

BERTIOGA

NACIONAL

Segue a campanha de prevenção ao câncer de mama

Município abre concursos públicos com 346 vagas

BERTIOGA

Sesc implanta atividades gratuitas

Clorofila é implantado em mais duas escolas

Os novos critérios de partilha dos royalties

Maior número de chances está na Educação, Cultura e Saúde; salários chegam a R$ 3 mil.

PÁG. 06

PÁG. 04

Ações permanentes são para toda a família e serão promovidas por meio dos programas ‘Sesc de Esportes’, ‘Corpo & Expressão’ e o ‘Cursos e Oficinas’. Inscrições começam sábado (22).

SOBLOCO

Iniciativa denominada ‘Outubro Cor de Rosa’ acontece nas UBSs, até 15 de novembro. Ação é direcionada para mulheres a partir dos 35 anos e para as fizeram o exame há mais de 1 ano.

JOSÉ CRUZ/ABR

BERTIOGA

PÁG. 12 PÁG. 02

LITORAL NORTE

BERTIOGA/S.SEBASTIÃO

PERB já conta com 5 Câmara Temáticas

Duplicação da Tamoios começa em março

Maratona de Revezamento é sábado (22)

Anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, terça-feira (18), na capital, na abertura do ‘II Sobratema Fórum - Brasil Infraestrutura Cidades’.

Largada da primeira categoria será na Praça de Eventos, região central bertioguense, a partir das 6h45. Cerca de 2 mil atletas de várias localidades devem participar da prova.

PÁG. 08

PÁG. 13

ARQUIVO/PEDRO REZENDE

BERTIOGA

PÁG. 09

capa_1149_2.indd 1

Dessa vez, unidades estadual e municipal Jardim Vista Linda é que receberam o projeto, durante a manhã desta sexta (21).

PÁG. 09 BERTIOGA

Polícia Rodoviária auxilia travessias na Rio-Santos PAG. 06

PÁGS. 14 E 15

21/10/2011 22:54:53


2 < www.costanorte.com.br

Bertioga,22 a 28 de Outubro - Edição 1149

| COSTA NORTE

SERÁ EM SAMPA!

A Fifa escolheu na quinta-feira (20), em Zurique, na Suíça, a cidade que receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014. Não houve surpresas: SP venceu a disputa e a Arena de Itaquerão, estádio em construção com capacidade para 68 mil pessoas, será o palco da 1ª apresentação da Seleção Brasileira no mundial.

PODER

NACIONAL

Sarney colocará em votação Emenda Ibsen, caso Câmara não aprecie royalties até dia 26 PRESIDENTE DO SENADO DIZ QUE ESSA FOI UMA DECISÃO TOMADA POR TODOS OS LÍDERES PARTIDÁRIOS DO CONGRESSO JOSÉ CRUZ/ABR

BERTIOGA

Flutuante é instalado JCN

Concreto usinado utilizado ainda precisa secar, por isso, entrega acontece na próxima semana ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

Plenário do Senado aprova o substitutivo ao projeto de novos critérios de partilha dos royalties

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

calendário de votação do projeto que altera a distribuição dos royalties do petróleo no Brasil está mantido e, caso a Câmara dos Deputados não vote a matéria até a próxima quartafeira (26), haverá uma sessão do Congresso, em Brasília (DF), para apreciar a chamada Emenda Ibsen, que prevê a distribuição igualitária entre os Estados. Foi o que disse nesta quarta-feira (20) o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Ele afirmou que essa foi uma decisão tomada por todos os líderes partidários da Câmara e do Senado e não há como ele deixar de cumpri-la. Sarney ressaltou que para haver qualquer alteração no calendário, que foi acordado por unanimidade, será preciso uma nova convocação dos líderes das duas Casas, além do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). O presidente do Senado destacou sua posição sobre o assunto. “A minha posição, quero reiterar uma vez mais, é de magistrado, de presidir sem tomar parte de coisa nenhuma até mesmo

porque sou impedido pelo regimento de votar. Sou apenas a pessoa encarregada de dirigir as votações”, disse Sarney.

AUTOR DO PL Mais cedo, o autor do projeto de lei, Wellington Dias (PT-PI), informou que a tendência na Câmara, até o momento, é “tirar ainda mais recursos dos Estados produtores”, em especial do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Segundo ele, na Câmara, as posições sobre o assunto “estão mais radicalizadas” que no Senado. Além de integrar a Comissão do Senado que tentou elaborar um projeto que chegasse o mais próximo possível de um acordo, Wellington Dias tem participado periodicamente das negociações na Câmara para garantir a votação da matéria até a próxima semana. ENTENDA A proposta aprovada no Senado nesta quarta-feira (19) prevê que, a partir de 2012, a redistribuição de royalties de campos já licitados deve ser feita a todos os Estados e municípios brasileiros, e não apenas aos Estados e municípios produtores. Assim, nos poços já licitados, a fatia

EXPEDIENTE JORNAL COSTA NORTE LTDA - EPP Redação e Publicidade: Av. 19 de Maio, 695 – Jd. Albatroz Bertioga/SP – CEP.: 11.250-000 - Fone/Fax: (13) 3317-1281 E-mail: jcnorte@uol.com.br / redacao@costanorte.com.br Diretores: Ronaldo Berlofi Zeidan e Roberto Berlofi Zeidan Edição: Lúcia Bakos (MTb:39.479) Reportagens: Ana Cláudia Gomes Fotos: JCN Impressão: Diário do Grande ABC Circulação: Baixada Santista e Litoral Norte As páginas sociais são de total responsabilidade de seus autores, assim como a veracidade dos classificados gratuitos.

da União na distribuição cai de 30% para 20% no ano que vem. Na participação especial, tributo cobrado sobre os campos mais produtivos, a parcela da União reduz de 50% para 42%. Já para os Estados produtores, a fatia dos royalties cai de 26,25% para 20% em 2012. Na participação especial, recua de 40% para 34%.

MAIOR PERDA A maior perda ficou na parcela de municípios produtores, que a partir de 2012 terão sua fatia nos royalties reduzida de 26,25% para 17%. Depois, essa cota terá queda gradual, até 4% em 2020. No caso da distribuição de royalties do futuro sistema de partilha de produção, o governo conseguiu aprovar emenda retomando para a União a fatia prevista no projeto do ex-presidente Lula, de 22%. Também ficaram mantidos os percentuais para os Estados produtores (22%), municípios produtores (5%), municípios afetados (2%), Estados não-produtores (24,5%) e municípios não-produtores (24,5%). PRÓXIMOS PASSOS Agora, a proposta segue para aprovação na Câmara dos Deputados e, se aprovada, ainda dependerá de sanção da presidenta Dilma Rousseff. Governadores de Estados produtores sinalizam que, caso o projeto seja mesmo sancionado, eles irão recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal). Com informações da Agência Brasil

A

instalação do flutuante que permitirá o embarque e desembarque de passageiros no píer Licurgo Mazzoni, em Bertioga, foi concluída esta semana, entretanto, ainda não pode ser utilizado, conforme afirmou o diretor de Assuntos Náuticos do município, Rodrigo do Espírito Santo. Segundo ele, o estaqueamento foi feito com concreto usinado e ainda será necessário aguardar cerca de uma semana para secagem do material.

O local está isolado e a GCM (Guarda Civil Municipal) vai realizar fiscalização para evitar atracação de embarcações, até a conclusão definitiva. RAIA PARA PESCA A rampa de acesso também já foi instalada. O diretor informou que a prefeitura enviou ofício para a Marinha do Brasil solicitando a instalação de raia

para pesca turística em frente ao píer. “É uma delimitação com corda e bóia para evitar que as embarcações naveguem na área de pesca”, explicou. A iluminação do flutuante também será concluída na semana que vem, quando deverá ser instalada a sinalização exigida pela Marinha. O píer ainda receberá nova iluminação.

BERTIOGA

PAT oferece 15 vagas de emprego Interessados devem comparecer ao posto que fica na avenida Anchieta, 1500, Jardim Lido DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Bertioga está com ofertas de vagas de emprego em 15 funções: garçom (05 vagas), pedreiro (02), ajudante geral na construção civil (06), ajudante de instalador de som para carros (01), e cozinheiro (a) para restaurante, com experiência comprovada (01).

DOCUMENTOS Os interessados devem comparecer à unidade, no período das 9h às 16h, munidos dos documentos pessoais (carteira profissional, RG e CPF). O posto fica situado na avenida Anchieta, 1.500, no Jardim Lido. Mais informações pelo telefone (13) 3316-2537.

GUARUJÁ

Giusfredo Santini implanta Horta Experimental no sábado (22) Com iniciativa da Termag e apoio municipal, alunos irão gerenciar o espaço com hortaliças DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

EE Giusfredo Santini, no bairro Morrinhos, em Guarujá, dará início ao ‘Projeto Horta Experimental de Olho na Educação Ambiental’, neste sábado (22). A inauguração acontece a partir das 9h, na própria unidade de ensino. O projeto é uma par-

pagina_02.indd 1

GCM vai fiscalizar para evitar atracação de embarcações

ceria da Secretaria Municipal de Educação, com a empresa Termag. Cerca de 240 alunos, do 2º e 3º ano do ensino fundamental, participarão das atividades. As hortas serão inseridas na escola como uma ferramenta de educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada. As hortaliças colhidas serão usadas na merenda da própria escola. Haverá também apresentações musicais e jogral para os presentes. ATRELADAS Segunda a diretora da unidade, Débora Guido, as atividades por meio da Horta

Experimental serão atreladas às disciplinas dos estudantes. “Serão abordados vários tipos de conteúdo como história, geografia, matemática, meio ambiente e educação física. Todas essas temáticas farão parte do processo”, explicou. A coordenadora do projeto, Márcia Helena Dutra Bastos, diz que a ideia do projeto também é trabalhar com o voluntariado dentro da escola. “Toda a preparação do local para a implantação da horta foi feita através de trabalho voluntário. A ideia é fazer este movimento dentro da escola com os próprios alunos”, disse.

21/10/2011 21:39:28


COSTA NORTE | Bertioga,22 a 28 de Outubro de 2011 - Edição 1149

www.costanorte.com.br > 3

CANDIDATURA DE LUCIANO BATISTA O TSE deferiu o registro de candidatura de Luciano Batista (PSB-SP) ao cargo de deputado. Ele foi eleito em 2010, mas não pode assumir por ter o registro indeferido. Batista teve as contas rejeitadas por ter recebido salário acima do teto quando era presidente da Câmara de São Vicente. Os valores recebidos a mais foram devolvidos aos cofres públicos.

ALBATROZ

REGIÃO NOVAS FILIAÇÕES Terminou sexta passada (14) o prazo para os partidos políticos informarem à Justiça Eleitoral a relação atual de seus filiados em todo o Brasil. Dados do TSE mostram que foram mais de 1,8 milhão pessoas se filiaram a algum partido nos últimos 6 meses. Esse período corresponde ao intervalo entre abril e outubro, meses em que as legendas são obrigadas a enviar os dados. Em abril de 2012 será aberto um novo prazo para informações da base de filiados no sistema ‘Filiaweb’, do TSE.

COLUNA

DESFILIAÇÕES Também foram registrados, entre abril e outubro deste ano, 543.306 desfiliações de eleitores. Essa movimentação foi motivada pelas eleições 2012, que estão marcadas para o dia 07 de outubro do próximo ano. MUDANÇA DE VEREADORES Com o final do prazo para divulgação das listas oficiais de novos filiados por parte dos partidos políticos, que terminou sexta passada (14), há mudanças na composição das Câmaras Municipais. Em Praia Grande, dos 13 parlamentares, 4 mudaram de partido. AMORIM EM SANTOS Os 4 anos do programa ‘História Oral’ serão comemorados segunda-feira (24), em Santos, em evento que deve contar com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim. A celebração será na sala de câmara do Teatro Coliseu (rua Amador Bueno, 237, Centro Histórico), a partir das 17h. O programa é realizado pela prefeitura, por meio da Fams (Fundação Arquivo e Memória de Santos), em parceria com a Unimonte. REUNIÃO DO CONDESB O Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista) realiza reunião ordinária na terça (25), em Mongaguá, às 10h, no Centro Cultural Raul Cortez (av. São Paulo, 3.465, Vera Cruz). Pelo Fundo Metropolitano serão liberados R$ 347 mil para Mongaguá investir em iluminação pública; R$ 500 mil para Cubatão ampliar a oferta de vagas de atendimento ambulatorial; e R$ 100 mil para Bertioga aplicar em placas do projeto Sinaltur. GREVE A greve nacional dos Servidores do Judiciário Federal completa 1 mês na quinta (27) no Estado de SP e já se estende a outros 14 Estados. Os servidores de Santos denunciam as péssimas condições de trabalho na JT-Santos, onde as paredes e pisos estão estufados e rachados, situação que vem agravando-se com a falta de reparos, colocando em risco a segurança dos que frequentam o local. GREVE II O comando regional de greve definiu que será realizado um novo ato conjunto na Justiça Federal de Santos na segunda-feira (24), às 12h30. O mesmo ocorre em outros Estados que também programam manifestações para a próxima semana, com a invasão de Brasília no próximo dia 26, data que está prevista a votação do PCS da categoria na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. MÉDICOS DO SUS Na terça (25) acontece a mobilização dos médicos que atuam no SUS, convocado pelas entidades médicas nacionais. Eles irão protestar, em ações programadas em todos os Estados, contra a baixa remuneração, as más condições de trabalho, a insuficiência de recursos e a precariedade da assistência prestada à população no sistema público de saúde. CUBATÃO COLIGAÇÕES PARA ... Esgotado o prazo do já famoso “trocatroca” das filiações partidárias para os que pretendem concorrer a um cargo nas eleições de 2012, recomeça a correria. Desta vez, atrás das articulações para formar coligações objetivando a conquista de uma das 11 cadeiras do Legislativo. ... O COEFICIENTE Apesar do prazo final para a definição das coligações ser somente em julho de 2012, não são poucos os candidatos e partidos que já estão conversando, e muito, para construir a estratégia

pagina_03.indd 1

necessária para alcançar o “temível” coeficiente eleitoral que, em Cubatão, está calculado em nada menos do que 7,5 mil votos. COMPOSIÇÃO DE FORÇA Se as alianças para o Legislativo estão em ebulição, para a eleição majoritária os partidos já estão praticamente definidos. Devem apoiar a reeleição de Márcia Rosa, além de seu partido PT, o PMDB, PPS, PDT, PSD, PPL, PSC. Na oposição, que pretende lançar candidatura única, com exceção do PCdoB, estão PSDB, PTB, PP e PSB. FOGO AMIGO Lideranças políticas responsáveis pela articulação da unificação dos partidos de oposição em torno de apenas uma candidatura à prefeitura desconfiam, e muito, da resistência do pré-candidato do ex-vereador Sebastião Henrique da Silva, o Tião, do PCdoB, em aderir à tese da oposição única. FOGO AMIGO II Apesar de não confessarem publicamente, para manter a possibilidade do PCdoB revisar sua posição, o entendimento nos bastidores da política cubatense é o de que uma candidatura comunista fora do bloco de oposição beneficia, única e exclusivamente, a reeleição de Márcia Rosa. Principalmente porque as eleições no município são resolvidas em apenas um turno. ACORDO... Os partidos de oposição têm se reunido quinzenalmente e estão determinados a manter a tese da candidatura única, apoiando o melhor colocado nas pesquisas de opinião pública que serão realizadas ainda no 1º semestre de 2012. ...FIRMADO Pelo menos 7 candidatos ao Executivo assumiram o compromisso com a candidatura única: Nei Serra e Arlindo Fagundes (PSDB), Pedro Tosta (PTB), Geraldo Guedes (PR), Severino Tarcício, José Aparecido dos Santos e Eduardo Paiva Magalhães (PSB). FIM DO MISTÉRIO O ex-prefeito Osvaldo Passarelli, que nos últimos anos comandou o PP, agora neo-tucano, segundo fontes muito bem colocadas no cenário político de Cubatão, não vai participar das prévias internas do PSDB para disputar o Executivo. Deve ser candidato a vereador. NOME PARA VICE Depois de muita reflexão e análise política, o presidente da OAB/Cubatão, André Loro, acabou se filiando ao PSC, partido que compõe o leque de aliança da prefeita Márcia Rosa. Com a decisão, abortou o projeto de lançar seu nome ao Palácio Piaçaguera. NOME PARA VICE II Ainda que evite admitir, ou até mesmo comentar, existe uma corrente muito forte entre os militantes petistas que gostaria de ver o presidente da OAB como vice de Márcia Rosa. Seu vice, na OAB, Mário Sergio Gochi, ó atual secretário de Assuntos Jurídicos da cidade. DINHEIRO CHINÊS Ainda que oficiosamente, sabe-se que Márcia Rosa trouxe na bagagem propostas concretas de investimentos chineses em Cubatão. Entre os muitos investimentos, o mais discutido e que gerou maior interesse dos empresários chineses, foi o Pinc (Porto Industrial Naval de Cubatão), desenhado na administração de Clermont Castor. OPORTUNISTA Secretário de Ação de Governo e de Cultura na administração Clermont Castor, Carlinhos de Freitas (PSDC) mostrou oportunismo ao iniciar a coleta de assinaturas para apresentar proposta de emenda à LOM (Lei Orgânica Municipal) para acabar com as incorporações salariais dos funcionários públicos. SAIU NA FRENTE Inconformado com os vereadores da situação que “derrubaram” o projeto de iniciativa do Executivo com o mesmo propósito, o vereador Adeildo Heliodoro dos Santos, o Dinho, do PT, anunciou durante a sessão da Câmara desta terça (18) que iria reapresentar o projeto. Desta vez, de iniciativa popular. Carlinhos saiu na frente!

PODER BERTIOGA LICENCIAMENTO AMBIENTAL Apesar da decisão liminar que impede o município de expedir licença ambiental em caráter exclusivo, ainda em vigor, por solicitação dos técnicos da prefeitura e intervenção do prefeito Mauro Orlandini (DEM) junto ao Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), órgão do MP (Ministério Público) autor da ação, este se manifestou favorável à continuidade de licenças que não são realizadas em caráter exclusivo. LICENCIAMENTO AMBIENTAL II Baseado nesta manifestação do Gaema, a prefeitura solicitou o retorno das anuências prévias junto à Cetesb que, após consulta a sua consultoria jurídica, se manifestou pela continuidade das emissões de anuências prévias que seguem a lei federal de proteção da Mata Atlântica e, portanto, independem da celebração de convênio. LICENCIAMENTO AMBIENTAL III O secretário de Meio Ambiente de Bertioga, Rogério Leite, reforça que a decisão judicial está mantida, “embora as manifestações do Gaema e Cetesb permitam que o município continue sua trajetória de desenvolvimento sustentável baseado em princípios técnicos rigorosos.” ENTREGA DE CHAVES A prefeitura fará na próxima segundafeira (24), a entrega oficial das chaves e assinatura dos contratos das 56 unidades habitacionais do Jardim Indaiá e das outras 23 do Jardim Vista Linda, todas do PSH (Programa de Subsídio Habitacional), do governo federal. A cerimônia será realizada às 16h, na Vista Linda, e às 17h no Indaiá. ENTREGA DE CHAVES II No mês passado, a prefeitura havia anunciado a entrega das chaves das 23 unidades da Vista Linda. Já as do Indaiá estavam na pendência da ligação de energia pela Elecktro. Porém, a cerimônia não ocorreu, naquela ocasião, em virtude de uma decisão judicial liminar em mandado de segurança, expedida pela Justiça de Bertioga, em 16 de setembro, solicitando a suspensão da entrega das casas. ENTREGA DE CHAVES III De acordo com o procurador geral do município, Ericsson da Silva, no processo, os autores questionavam a forma de distribuição das unidades do Indaiá. Porém, a prefeitura apresentou defesa e o juiz da 2ª Vara do Foro Distrital de Bertioga cassou a liminar e julgou improcedente o processo porque os autores da ação não demonstraram que tinham direito a receber uma das moradias em questão. REUNIÃO CONDEMA O Condema (Conselho de Meio Ambiente) realiza reunião ordinária às 9h de terça (25), no Paço Municipal. Na pauta estão os itens: audiência pública sobre arborização urbana; atualização do Código Ambiental; Plano de Resíduos Sólidos; e ZEE-BS (Zoneamento Ecológico Econômico da Baixada Santista). AUDIÊNCIA PÚBLICA E na quinta (27), a prefeitura promove audiência pública para discutir o Plano de Arborização Urbana. O evento é aberto a todos os interessados e ocorre a partir das 18h, na Sala de Reunião anexa à Secretaria da Educação, no Paço. O material para consulta está disponível na Secretaria de Meio Ambiente ou no site www.bertioga. sp.gov.br/secretarias.php?secao=8. Mais informações: (13) 3317-6902 ou 3317-7073. UM DIA NA PRAIA A Oscip Boracéia Viva realiza domingo (23) o evento ‘Um dia na praia’, com a participação da Univida, que atende crianças soropositivas e seus familiares. O evento acontece das 9h às 17h, na praia de Boracéia. Haverá brincadeiras e guloseimas e a expectativa é que cerca de 300 crianças participem. CINECLUBE BURIQUIOCA No próximo sábado (29), o Cineclube Buriquioca apresenta o filme ‘À noite sonhamos’, a partir das 20h, na Casa da Cultura (av. Thomé de Souza, 130, centro). O filme é uma biografia de um dos maiores gênios da música de todos os tempos, Frédéric Chopin. A entrada é gratuita.

21/10/2011 22:26:24


4 > www.costanorte.com.br

Bertioga, 22 a 28 de Outubro - Edição 1149

| COSTA NORTE

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL Palestra do Sebrae, com o tema ‘Empreendedor Individual’ (EI) será dada na CDL-Bertioga (av. Anchieta, 1189, centro), às 19h de 10/11. Com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo (13) 3317-2541, em horário comercial.

OPORTUNIDADE

ITANHAÉM

Prefeitura abre concursos públicos com 346 vagas MAIOR NÚMERO DE CHANCES ESTÁ NAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO, CULTURA E SAÚDE; SALÁRIOS SÃO DE R$ 631 A R$ 3.141 redacao@costanorte.com.br

A

prefeitura de Itanhaém lançou 2 concursos públicos para o preenchimento de 346 vagas. O maior número de oportunidades está nas áreas da Educação, Cultura e Saúde, para cargos de níveis superior, médio e fundamental. Ambos os concursos têm validade de 2 anos e os aprovados serão nomeados pelo regime estatutário. Os salários variam de R$ 631 a R$ 3.141. Para participar dos concursos é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos, ser elei-

Em breve Locais, datas e horários das provas serão informados no: www.itanhaem.sp.gov.br.

tor e estar quite com a Justiça Eleitoral. Não ter registro de antecedente criminal e possuir, no ato da convocação, os requisitos míninos exigidos para os cargos, que estão disponíveis nos editais publicados no site da prefeitura e no Boletim Oficial do Município nº 185, são outras exigências. Se o candidato for do sexo masculino, este ainda deverá estar em dia com o Serviço Militar. MAIORIA Somente no edital realizado pela CKM Serviços Ltda., são oferecidas 306 vagas para as áreas de Educação e Saúde, além de oportunidades para Marceneiro e Orientador Socioeducativo, sendo que 5% das vagas serão destinadas para pessoas portadoras de necessidade especial. Os salários

variam de R$ 631 a R$ 3.141 e as inscrições seguem até 06 de novembro, pelo site http:// www.makiyama.com.br. As taxas variam de R$ 10 a R$ 25, dependendo do nível de escolaridade. ATÉ 08/11 Já no edital feito pela empresa Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Administração são oferecidas 40 vagas para as áreas de Cultura e Saúde, sendo que 20% das vagas serão destinadas para portadores de necessidade especial. Os salários variam de R$ 758 a R$ 2.468. Essas inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 08 de novembro, pelo site: www. cetroconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 16 a R$ 21,80 dependendo do nível de escolaridade.

BERTIOGA

Curso de Vitrinismo tem inscrições prorrogadas DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

s inscrições para o curso de Vitrinismo Básico, que será aplicado na sede da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), de Bertioga, foram prorrogadas. Anteriormente

pagina_04.indd 1

previsto para começar no dia 24 deste mês, o ensino iniciará em 07 de novembro. Assim, os interessados têm até o próximo dia 30 para se inscrever. O curso, com 20 vagas é uma parceria do Senac com a CDL e será ministrado pelo vitrinista, cenógrafo e especialista

em visual merchandinsing, Ronaldo Rotschelli. A carga horária é de 24h e o custo é de R$ 356 em 3 parcelas. As aulas acontecerão às segundas e terças-feiras, das 18h30 às 22h30, até 29 de novembro, na sede da CDL-Bertioga. Inscrições no (13) 3317-2541.

CARAGUÁ

Iniciam as inscrições para curso de Bombeiros Mirins Critério da seleção será por sorteio, em 31 de outubro, na sede da corporação

GIANNI D’ANGELO/ PMC

DA REPORTAGEM

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

s interessados em se candidatar para o curso de Bombeiros Mirins têm até o próximo dia 28 para se inscrever, na sede do Corpo de Bombeiros, no bairro Indaiá, em Caraguá. São cerca de 60 vagas para meninos e meninas com idades entre 12 e 15 anos. O critério da seleção será por sorteio, a ser realizado no dia 31 de outubro, às 9h, na sede da corporação. O curso tem início em fevereiro de 2012, com duração de 12 meses. São 20 matérias entre práticas e teóricas. OBJETIVO De acordo com o 1º sargento e responsável pelo curso,

Curso tem início em fevereiro, com duração de 12 meses

Adir Barbosa, o objetivo é preparar o cidadão do futuro para o desempenho de suas missões estabelecidas pela Constituição da República Federativa do Brasil. “Os alunos aprendem técnicas de primeiros socorros, combate a incêndios, técnicas de salvamento e resgate. Além disso, temos atividades como natação, judô e capoeira”, explicou.

Critérios:

- Idade entre 12 e 15 anos; - 2 fotos 3x4 (recentes); - Xerox do boletim escolar (o aluno deve ter boas notas na escola, no máximo, 3 notas vermelhas no último bimestre); - Cópia do comprovante de residência; - Exame de eletrocardiograma do aluno (o resultado deve ser entregue até o dia do sorteio); - Efetuar o pagamento no valor de R$ 300, no dia do sorteio, referente à aquisição do uniforme; - Ter disponibilidade de terça a sábado, no horário das aulas; - Ter uma frequência nas aulas do projeto de, no mínimo, 80% (o aluno só pode ter 3 faltas por mês); - Aceitar cumprir os horários, normas e regulamentos internos; - Autorização dos pais ou responsáveis, devidamente assinada.

Serviço:

11º Grupamento de Bombeiros de Caraguatatuba: av. Vereador Aristides dos Santos, 393, Indaiá Tel.: (12) 3883-1717/1043

21/10/2011 21:34:37


COSTA NORTE | Bertioga,22 a 28 de Outubro - Edição 1149

www.costanorte.com.br > 5

CONCURSO FUNDACI As provas práticas do concurso público da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), para os cargos de auxiliar de serviços gerais e mantenedor de equipamentos e instalações, acontecem domingo (23). Horários e locais no www.institutomais.org.br.

OPORTUNIDADE

BERTIOGA

Senac inaugura núcleo na cidade MAIS DE 35 CURSOS, A MAIORIA GRATUITOS, ESTARÃO DISPONÍVEIS. A PARTIR DE JANEIRO DO ANO QUE VEM JCN

ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

A

partir de janeiro do ano que vem, a comunidade de Bertioga terá à disposição mais de 35 cursos de qualificação que serão ministrados pelo Senac (Serviço Nacional do Comércio), em áreas como administração, trabalho e renda, tecnologia da informação, hotelaria, saúde e meio ambiente, e quase a totalidade, gratuita. Isto porque uma parceria com o Sesc-Bertioga possibilitou a implantação do Núcleo Bertioga do Senac, cujo evento de inauguração aconteceu nesta quinta-feira. (20). A escolha do município para receber a unidade deuse após estudos realizados na região, com apoio do Sesc-SP, que apontaram Bertioga como a de maior demanda por um ensino profissional de qualidade. Além de Bertioga, serão contempladas as cidades de Biritiba-Mirim, Guarujá e Salesópolis. CURSOS O núcleo tem capacidade para atender 618 alunos por dia em cursos nas modalidades de capacitação, com 2 meses de duração; de qualificação, com 3 meses; e de técnico, com duração de 18 meses. Ainda serão ministrados cursos livres, de curta duração, com cerca de 2 semanas. PRÉ-REQUISITOS Os cursos são destinados a pessoas com idade a partir de 16 anos, que necessitam de

pagina_05.indd 1

Unidade fica instalada nas dependências do Sesc-Bertioga

qualificação ou recolocação profissional. Para concorrer as vagas, o principal prérequisito é ter renda familiar por pessoa de até 2 salários mínimos (R$ 1090). O candidato também não pode participar de nenhum outro processo de triagem de bolsas de estudo e não pode ter sido reprovado por faltas como bolsista da instituição. INVESTIMENTO Para a implantação do Núcleo Bertioga do Senac foram investidos cerca de R$ 1,2 milhão. De acordo com o diretor Regional do SenacSP, Luiz Francisco Salgado, trata-se de um investimento do empresariado que retorna para o próprio empresário, em forma de mão de obra qualificada. “Os empresários pagam e a comunidade tem condição de usufruir da qualificação”, comentou. Vale ressaltar que o Senac tem a gestão da Fecomercio (Federação do Comércio de

Trabalho e Renda

Bens, Serviços e Turismo do Estado de SP) e reúne a força de 1,8 milhão de empresas. CONTRATAÇÕES A partir do mês que vem, o Senac-Bertioga inicia o processo seletivo para contratação do corpo docente e administrativo, conforme explicou a gerente Andréia Melgaço. “Esperamos contratar cerca de 30 funcionários e, de preferência, da região”. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (13) 3317-1436. INFRAESTRUTURA O Núcleo Bertioga conta com 480m² de área construída. São 6 salas de aula convencionais, 1 biblioteca aberta à população e 1 laboratório de informática com equipamentos de última geração. As salas têm computadores com acesso à internet, projetores multimídia, lousa interativa e sistema de som. O laboratório de informática tem 28 computadores e a sala multiuso 24 notebooks.

CONFIRA AS OPÇÕES: PRÉ-REQUISITO Ter 16 anos completos e estar cursando o ensino médio. Ter 18 anos, no mínimo, e o Ensino Médio completo. Ter no mínimo 18 anos e, pelo menos, o Ensino Médio completo Ter 18 anos e Ensino Médio completo. Jovens de 14 a 18 anos, cursando no mínimo o Ensino Fundamental II. Tecnicas de Zeladoria e Segurança 18 anos e 6a. Série do ensino fundamental. de Condomínios Promotor de Vendas 16 anos e ensino fundamental completo Operador de Supermercado 16 anos e 6a. Série do ensino fundamental. Recepção e Atendimento A partir de 16 anos e escolaridade mínima de 6a. Série do ensino Telefônico fundamental Assistente Financeiro Cursando ensino médio Assistente em Recursos Humanos Estar cursando no mínimo a 2a. Série do Ensino Médio. Assistente em Logística EmpreDeve estar cursando a 2a. Série do ensino médio. sarial Técnico em Administração Cursar no mínimo o 2o. Ano do ensino médio. Aprendizagem - Gestão de “Ter no, mínimo, 14 anos e, no máximo, 24 anos na data de término Negócios do Programa;Estar cursando o ensino fundamental ou médio ou já ter concluído o ensino médio;Estar contratado como aprendiz em empresas dos ramos atacadista, varejista e de serviços, tais como: supermercados, lojas e escritórios em geral, para atuação em atividades administrativas e comerciais. Aprendizagem - Lazer e HospiTer no mínimo 14 anos e no máximo 24 anos na data de término do talidade Programa, estar cursando o ensino fundamental ou médio e que seja contratado como aprendiz, para atuação em empresas dos ramos de hospitalidade e lazer, tais como: hotéis, clubes, serviços de alimentação. Empreender em pequenos negóIdade mínima: 17 anos e ensino fundamental incompleto. cios Empregada Doméstica 18 anos e ensino fundamental completo. Agente Socio Ambiental 17 anos e ensino fundamental incompleto Básico em Computação Office Ter, no mínimo, 14 anos de idade e o 6º ano do ensino fundamental - 2010 concluído Informática para Maturidade 7o. Ano do ensino fundamental Operador de Computador Ter, no mínimo, 16 anos de idade e o 6º ano do ensino fundamental concluído. Excel 2010 Ter, no mínimo, 14 anos de idade, no mínimo o 6ª ano do ensino fundamental . Word 10 Ter, no mínimo, 14 anos de idade, o 6ª ano do ensino fundamental Programador Web Ter no mínimo 16 anos de idade, estar cursando o ensino médio

ÁREA CURSO Administração Atendimento ao cliente Geral Tecnicas de Chefia e Liderança Logistica, Marketing e Vendas Logística Integrada Auxiliar de Escritório

Tecnologia da Informação

Saúde

Capacitação para Camareira Organizador de Eventos Recepcionista em meio de hospedagem Tecnico em Hospedagem Doceira Salgadeira Higiene na Manipulação de Alimentos Garçom Básico Formação de Bartender Monitor de Recreação Agente Cominitário em Saúde Primeiros Socorros Monitor de Educação Ambiental Técnico em Segurança do Trabalho

CH 15 horas 15 horas 15 horas 24 horas 160 horas 160 horas 160 horas 160 horas 160 horas 160 horas 200 horas 160 horas 800 horas 1300

1300

160 horas 160 horas 160 horas 75 horas 36 horas 160 horas 24 horas 24 horas 240 horas

mínimo de 18 anos e ser alfabetizado Mínimo de 18 anos e ensino médio completo mínimo de 18 anos e ser alfabetizado

160 horas 160 horas 160 horas

Mínimo cursando o segundo ano do ensino médio. A partir de 16 anos e ser alfabetizado 18 anos e 4a. Série do ensino fundamental. Ensino fundamental completo

800 horas 160 horas 160 horas 20 horas

18 anos e ensino fundamental completo. 160 horas 18 anos e estar cursando o ensino fundamental. 45 horas 16 anos e estar cursando pelo menos o ensino médio. 160 horas 18 anos e ensino fundamental completo. 400 horas Mínimo 16 anos 16 horas Estar cursando no mínimo a 2a. Série do Ensino Médio. 240 horas 17 anos completos e, no mínimo, estar cursando a 2ª série do ensino 1200 horas médio. Fonte: Senac - Bertioga

21/10/2011 21:38:04


6 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 22 a 28 de Outubro - Edição 1149

| COSTA NORTE

OUTUBRO ROSA Uma tenda com distribuição de adesivos e panfletos alertando as mulheres sobre os exames necessários para a detecção precoce do câncer de mama foi montada quarta (19), em frente ao Krill Supermercados, no Jd. Albatroz. A mobilização da campanha ‘Avon Contra o Câncer de Mama no Outubro Rosa’ teve apoio municipal e da Associação de Mulheres de Bertioga.

COMUNIDADE

BERTIOGA

Campanha de prevenção ao câncer de mama segue até 15 de novembro AÇÃO TAMBÉM TEM POR FINALIDADE CONSCIENTIZAR AS MULHERES SOBRE A NECESSIDADE DO EXAME PREVENTIVO DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

P

ermanece em atividade nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Bertioga, até 15 de novembro, a campanha ‘Outubro Cor de Rosa’, da Secretaria da Saúde da cidade. A ação é direcionada para mulheres a partir dos 35 anos e para as fizeram o exame há mais de 1 ano. O principal objetivo é a identificação precoce do câncer de mama, por meio de exames de mamografia, que é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas, visando diminuir a mortalidade por este tipo de tumor.

HORÁRIO / BAIRRO Centro Das 08h às 17h

ENDEREÇO / TELEFONE Rua Jorge Ferreira, nº 60 Centro Fone: (13) 3316-4147 / 3317 1163 Jardim Vicente Carvalho II UBS – Vicente de Rua Epifânio Batista, nº 637 Vic. Carvalho Das 08h às 17h Carvalho II II Fone: (13)3317-2001 Vista Linda Das 08h às 17h UBS – Vista Linda Rua Alzemiro Balio, s/nº Vista Linda Fone: (13) 3311-9165 Jardim Indaiá Das 08h às 17h UBS - Indaiá Rua São Francisco do Sul, s/nº Jd. Indaiá Fone: (13) 3313-1971 Boracéia Das 08h às 17h UBS - Boracéia Rua Mario Schemberg n 81 Boracéia Fone: (13) 3312-2641 *As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fonte: PMB

PROCEDIMENTO As mulheres devem se dirigir às UBSs para preencher uma ficha com dados pessoais para que o procedimento seja agendado e, na sequência, rea-

POSTO CS III de Bertioga

lizado no Centro de Saúde III, que fica na região central. Os exames serão analisados por mastologistas (médicos que se dedicam ao estudo das glândulas mamárias) e os diagnós-

BERTIOGA

Vereador pede mudança no critério da atribuição de classe dos professores

ticos que apresentarem qualquer tipo de alteração serão encaminhados para clínicas especializadas do município para a realização de estudos ainda mais detalhados.

BERTIOGA

Polícia Rodoviária auxilia travessias na Rio-Santos JCN

Viaturas e efetivo estão sendo disponibilizados em três pontos da cidade ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

A

Polícia Rodoviária vem auxiliando pedestres na travessia da rodovia RioSantos, no trecho de Bertioga, principalmente em locais próximos a unidades escolares. De acordo com o comandante da 5ª Cia do 1º BPRV (Batalhão da Polícia Rodoviária), capitão Gilson Gonçalves, a reivindicação da comunidade, bem como da municipalidade era antiga, entretanto, dificuldades logísticas impediam o atendimento. “Essas dificuldades foram superadas e estamos dispondo de três viaturas que auxiliarão basicamente em três pontos da cidade”, disse. PERÍODOS As viaturas ficam no trecho do bairro Vicente de Carvalho II, na Vista Linda e próximo ao km 218 da Rio-Santos, nos períodos das 6h30 às

Um dos pontos será próximo ao bairro Vicente de Carvalho II, o mais populoso da cidade

7h30, 12h às 13h e das 17h às 19h. O comandante ressaltou também que em caso de emergências, as viaturas serão deslocadas. OUTRAS OPERAÇÕES O capitão ressaltou que durante este Verão, apesar de não haver travessia de escolares, a operação será mantida, em

razão do provável aumento de pedestres na rodovia. Ele ainda lembrou que Bertioga será contemplada com o aumento de efetivo por meio da ‘Operação Verão’, do Governo do Estado, o que reforçará o atendimento à comunidade. Também serão mantidas as operações ‘Direção Segura’ e ‘Radar ’, com o objetivo

de coibir o uso de álcool por motoristas e o excesso de velocidade, respectivamente.

Contato:

O comandante disponibiliza um e-mail e telefone para contatos com a Polícia Rodoviária: 1bprv5cia@policiamilitar.sp.gov.br e (13) 3341-5460.

Pastor Clayton quer a revogação da resolução que passa atribuição para os diretores de escolas ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

O

vereador de Bertioga, Clayton Fernandes Baptista, o Pastor Clayton (PMN), apresentou indicação na sessão plenária da Câmara desta semana solicitando a revogação da Resolução 18/2011, da Secretaria da Educação de Bertioga, que estabelece mudanças nos critérios para atribuição de classe dos professores no ano que vem. O trabalho do vereador, que foi subscrito pelos demais, pede que a resolução seja revogada, uma vez que fere a lei 129/99, que determina que a atribuição de classes seja feita pelo próprio docente. “Com a resolução, o diretor fará a atribuição de classe, o que é diferente do que estabelece a lei. Para mudar uma lei, é preciso passar pela aprovação da Câmara”, comentou o vereador. SINDICATO A presidente do Siproem (Sindicato dos Professores das Escolas Públicas Municipais), Joanice Gonçalves, afirma que a entidade tem o mesmo entendimento. Ela ainda acrescenta que a atribuição de classe de aula é um direito do professor, inclusive, determinado em edital de concurso público. “Quando é o diretor que atribui está cerceando o direito do professor de escolher a classe com a qual ele quer trabalhar”. REGIMENTO DAS ESCOLAS Joanice ainda reforça que para alterar a atribuição, a

Secretaria também alterou o Regimento Interno das Escolas. “Não somos contra, mas a decisão deve passar pela discussão com o Sindicato e, se for o caso, fazer a alteração da lei com a anuência dos vereadores”. Segundo a presidente do Siproem, a alteração da atribuição é determinada pelo Conselho Nacional de Educação, com base no método de Bloco Pedagógico, que prevê a Progressão Continuada. “Como não existe reprovação, o professor deve acompanhar a turma por 3 anos. Por isso, a alteração. Mas não pode ser de forma imposta como aconteceu”, disse. OUTRO LADO Por meio de nota, a Secretaria da Educação de Bertioga informou que foi cumprido o que determina a lei municipal. A alteração nos critérios, no caso, decorreu do que dispõe o artigo 220 da lei 129, de 29 de agosto de 1995 – Estatuto do Funcionário Público – e da necessidade de adequação do processo de atribuição de classes à legislação federal, Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010. PRERROGATIVA Sobre a consulta ao Sindicato para a mudança da atribuição, a Secretaria informou: “É prerrogativa da Secretaria da Educação baixar normas e regulamentos. No caso específico dessa resolução de atribuição de classes, há uma comissão legalmente constituída pelo Poder Executivo, que fez os estudos necessários observando o embasamento legal.” A nota ainda informa que não existe possibilidade de revogação da resolução, uma vez que não fere nenhum dispositivo legal.

GUARUJÁ

Na próxima quinta-feira (27), município promove treinamento para orientar segmento DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), conseguiu junto ao Banco do Brasil a

pagina_06.indd 1

reativação da linha de crédito para os pescadores. Diante disso, na próxima quinta-feira (27), o município promove o curso ‘Bancarização: Planejamento Financeiro Pessoal para o segmento’. O treinamento acontece às 18h30, no Cati (Centro de Atendimento à Terceira Idade), localizado na av. Adhemar de Barros, 571. O objetivo é orientar os profissionais

sobre as linhas de crédito da instituição financeira, com taxa de juros diferenciada para o segmento. VIABILIDADE O diretor de Pesca, Aquicultura e Atividades Náuticas, Ricardo Louzada disse que o financiamento será viabilizado pelo Desenvolvimento Regional Sustentável, projeto estratégico do Banco

do Brasil voltado a essa e outras cadeias econômicas. Mas, para acessar o crédito é necessário participar do curso, que será ministrado por técnicos do banco. “Esse crédito é uma importante conquista para os pescadores da cidade, pois estava bloqueado há vários anos e só foi reativado graças a gestões e articulações da prefeita”, afirmou Louzada.

MARCOS FRANÇA/PMG

Pescadores voltam a ter linha de crédito

Categoria poderá contar com taxa de juros diferenciada

21/10/2011 21:41:16


COSTA NORTE | Bertioga,22 a 28 de Outubro - Edição 1149

www.costanorte.com.br > 7

PARA A MELHOR IDADE Bertioga promove no próximo sábado (29) o 3º Encontro da Melhor Idade, das 9h às 16h, no Parque dos Tupiniquins, centro. A programação visa proporcionar lazer, entretenimento e medidas preventivas, voltada aos idosos do município.

COMUNIDADE

UBATUBA

Prefeitura inaugura obras em comemoração aos 374 anos da cidade SERÃO ENTREGUES À POPULAÇÃO SETE IMPORTANTES OBRAS, EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO PMU

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

Colucci volta a cobrar melhorias no sistema de travessia

CONVÊNIO Já no dia 27, as inaugurações começam às 10h, com a entrega da reurbanização da marginal do Lázaro. A obra, realizada em convênio com o Estado, por meio do Dade (Departamento de Apoio ao De-

BERTIOGA

Caravana da Cidadania retorna à Chácara Vista Linda Evento municipal ocorre neste sábado (22), no Neim do bairro DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

D

epois de 4 meses, a Caravana da Cidadania, de Bertioga, retorna à Chácara Vista Linda neste sábado (22), a partir das 9h. O atendimento ao público será no Neim do bairro (rua Lincoln Bolivar Neves, 15), até as 15h. O evento municipal visa levar à comunidade serviços de saúde, incluindo consulta médica com clínico geral, e programas sociais, como o Bolsa Família e a emissão de documentos, entre outros. Também estará presente a Unidade Móvel de Saúde Bucal, que atenderá o limite de 30 pacientes. O prefeito Mauro Orlandini também deve estar presente para conversar com os moradores. Haverá ainda a ‘Operação Cata-treco’ e se houver necessidade, a desratização, por uma equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) do município.

PRÓXIMAS EDIÇÕES As próximas Caravanas serão realizadas no Jardim Rafael (05/11); no Jardim Rio da Praia (26/11) e em Vicente de Carvalho II (10/12.

pagina_07.indd 1

CAMILA GARCÊZ/PMI

O

prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar (DEM) vai entregar à população 7 obras concluídas, como presente pelo aniversário de 374 anos da cidade, a ser festejado na sexta-feira que vem (28). As inaugurações acontecerão nos próximos dias 26 e 27, antecedendo o dia 28, quando haverá o tradicional desfile cívico. Na quarta (26), as inaugurações iniciam às 16h, com a entrega da ponte que dá acesso ao bairro da Colônia, próximo ao Pé da Serra. Lá, foi atendida reivindicação dos moradores para substituição de uma ponte antiga, que os deixava praticamente ilhados em dias de fortes chuvas. Em seguida, às 19h, será inaugurada a iluminação da orla da Praia Grande, com 165 luminárias. A obra também contemplou a construção de um muro de contenção próximo aos quiosques, que visa conter o avanço das ondas em dias de forte maré.

ILHABELA

Ossada de baleia e chafariz foram inclusos em praça, no bairro Itaguá

senvolvimento das Estâncias), visou melhorar o tráfego na via que margeia a rodovia SP55. Foi feita a pavimentação e implantados passeio e ciclovia, além de sistema de drenagem de águas pluviais. Nesta ocasião, será realizado plantio de mudas de árvores. Ainda no dia 27, às 14h, será entregue a reurbanização da marginal do Jardim Carolina. Lá, foi feita pavimentação asfáltica na rua que margeia o bairro, na rodovia Oswaldo Cruz, além de guias e sarjetas. SEM MAU CHEIRO Em seguida será a vez da entrega da pavimentação no entorno do Mercado de Pei-

xes, às 16h. No local foram implantados blocos sextavados e guias, sarjetas e calçada em paver. Além disso, na área de carga e descarga houve a construção de canaletas para escoamento da água que normalmente sai dos caminhões de pescado e que causava mau cheiro. Às 19h, o prefeito vai inaugurar a iluminação da av. 9 de Julho, no centro. Foram colocadas 84 novas luminárias, sendo 65 entre a praça Alberto Santos e a pista de skate. Os postes possuem 8m de altura, dificultando a ação de vândalos. CARTÃO POSTAL Para finalizar, às 19h30,

será entregue oficialmente a obra na praça Alberto Santos, no Itaguá. O local, que antes estava abandonado e também era um ponto de usuários de drogas, hoje é um dos mais procurados cartões postais da cidade, com a ossada de uma baleia exposta e chafariz. No local também foi realizada nova jardinagem, implantação de playground e Academia da Terceira Idade. Os 374 anos de Ubatuba irão contar ainda com atrações e eventos, como campeonato de skate, encenação da Paz de Iperoig, Salão de Belas Artes, Feira das Nações e torneio de futebol

GUARUJÁ

Em discussão, o desenvolvimento socioeconômico da região Evento deve contar com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

P

ara destacar o atual cenário do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Baixada Santista, Guarujá sedia o seminário ‘Trabalho, Qualificação e Desenvolvimento Regional’, nas próximas segunda e terça-feira (24 e 25). O evento, promovido pela prefeitura e pelo Conselho Sindical Regional da Baixada, Litoral Sul e Vale do Ribeira, deverá contar com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A solenidade de abertura está agendada para às 17h de segunda (24), no auditório da Unaerp (av. D. Pedro I, 3.300, Enseada). Segundo a organização, a intenção é fortalecer a participação dos trabalhadores no processo, que já apresenta transformações significativas nas relações de trabalho social em diversas regiões do Estado. EM DESTAQUE Na ocasião, deverá ser destacado o crescente interesse dos empresários sobre

Programação: Segunda (24) 17h - Abertura: Carlos Lupi - ministro do Trabalho e Emprego 19h – ‘Trabalho e Desenvolvimento Regional frente ao Cenário Econômico Nacional’. Mesa de Abertura dos Trabalhos: Luiz Antônio Awazu e Ricardo Centofanti Terça (25) ‘O Mundo do Trabalho, Qualificação e Inclusão da Força de Trabalho Regional’ 9h: Projetos e programas federais Convidados: Marcos Verlaine, do DIAP, e José Roberto Melo, superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Estado de SP 10h - Coffee break 10h30 – ‘Perfil das Oportunidades e Inclusões’ Convidados: Ciesp-Cubatão e Comissões de Emprego de Cubatão e Guarujá 13h – ‘Potencial Socioeconômico Instalado e a Gestão de Novos Investimentos na Região - Expectativas e Realidade sobre o Pré-Sal, Porto e Turismo’ Convidados: Petrobras/UOBS e empresários do setor 14h30: ‘Trabalho: Ações e Investimentos em Movimento’ Convidados: prefeitura de Guarujá, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente; e Settaport 16h - Café 16h30: ‘Consolidando o Futuro: Debate e Encaminhamentos’ Convidados: prefeitura de Guarujá, Representação Patronal, Centrais Sindicais, GRTE-Santos, Conselho Sindical Regional e Conselho de Emprego, Trabalho e Renda de Santos. Fonte: PMG

Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente e Praia Grande. O foco principal do evento é a sustentabilidade ambiental, com a ocupação de novos

espaços pelos trabalhadores e a efetiva valorização dos contornos educacionais e culturais do mundo do trabalho regional.

Vista aérea da travessia de balsa São Sebastião/Ilhabela

Segundo prefeito, Dersa informou que em novembro, 5 balsas voltarão a operar DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), voltou a cobrar esta semana melhorias no sistema de travessia de balsas. Ele conversou com o diretor de operações da Dersa, o engenheiro João Henrique Poiani, responsável pela administração das 8 travessias litorâneas do Estado (Litoral Norte, Baixada Santista e Litoral Sul). Segundo a Dersa, a balsa Valda retorna no fim deste mês e assim, no início de novembro, o sistema de travessia São Sebastião/ Ilhabela volta a operar com 5 embarcações. “A informação da Dersa é que as chuvas em Santa Catarina prejudicaram o planejamento da manutenção das balsas, de maneira que a Valda não retornou a tempo da saída da FB-25, que tem capacidade para 100 veículos e que também seguiu para o estaleiro. Com a chegada da Valda no fim deste mês, voltaremos a ter 5 balsas na travessia em novembro, tendo a garantia do retorno da FB-25 em dezembro”, informou o prefeito. ENCONTRO RECENTE No mês de agosto, Colucci recebeu no gabinete o diretor presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, para falar sobre projetos que devem melhorar o sistema de travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela, como a obra dos

novos atracadouros prevista para 2012 e o cronograma de manutenção das embarcações. O serviço de travessia é alvo de reclamações por parte da população e a prefeitura afirma que vem buscando estreitar o relacionamento junto à diretoria da Dersa, a fim de firmar parcerias e garantir a qualidade do sistema, única via de acesso dos moradores de Ilhabela ao continente. ASSUNTOS Entre os assuntos abordados, na ocasião, estavam a reforma dos atracadouros nas 2 cidades, aquisição de novas embarcações, implantação de lanchas para pedestres, que viabilizariam uma possível hidrovia de norte a sul, com a parceria da prefeitura e um novo estudo encomendado ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) sobre a possibilidade de navegação com ventos mais fortes do que os estabelecidos nas normas atuais. Segundo o diretor presidente, as regras vigentes foram baseadas em embarcações que comportavam até 36 veículos, porém, atualmente a Dersa já opera com balsas mais modernas e com capacidade para até 100 carros. Com essa medida, o serviço não ficaria tão vulnerável às condições climáticas. PARA 2012 A obra de reforma do atracadouro de Ilhabela deve ser licitada em 2012. O projeto vai prever gavetas de atracação para as balsas, o que garante mais estabilidade, além de mobilidade na hora do carregamento e descarregamento.

21/10/2011 21:43:58


8 < www.costanorte.com.br

Bertioga,22 a 28 de Outubro - Edição 1149

| COSTA NORTE

REUNIÃO DOS PRODUTORES

Itanhaém recebe às 10h de 25/11 a IX reunião da Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural, Petróleo, Possuidores de Gasodutos, Oleodutos, Áreas de Tancagem e Estação de Bombeamento no Estado de SP). O encontro acontece na Câmara (rua João Mariano Ferreira, 229, Vl. São Paulo).

DESENVOLVIMENTO

REGIÃO

Parque Tecnológico de Santos ganha destaque no 1º dia da ‘Santos Offshore’ SECRETÁRIO ESTADUAL DE ENERGIA, JOSÉ ANÍBAL FALOU DA IMPORTÂNCIA DE TRANSFORMAR O LOCAL EM POLO AVANÇADO

O

1º dia da 5ª edição da ‘Santos Offshore Oil & Gás Expo’, maior feira de petróleo e gás do Estado de SP e a 3ª mais importante do país, teve como destaque o Parque Tecnológico de Santos, nesta terça-feira (18), no Mendes Convention Center, em Santos. A cerimônia de abertura teve a presença do secretário estadual de Energia, José Aníbal e do gerente-geral da Unidade de Operações da Bacia de Santos da Petrobras, José Luiz Marcusso, entre outras autoridades. José Aníbal falou da importância de transformar o Parque Tecnológico santista em polo avançado, com empresas inovadoras desenvolvendo pesquisas de ponta. “Tem que haver ousadia e sabedoria para não fazer do pré-sal uma riqueza efêmera. É necessário agregar valores e preparar as empresas para receber tudo que poderá vir com o pré-sal”, afirmou o secretário estadual. A FEIRA Este ano, a ‘Santos Offshore’ reuniu mais de 400 expositores, de terça (18) até a noite desta sexta-feira (21), no Mendes Convention Center. A partir dessa edição, a feira passou a integrar o portfólio da Reed Exhibitions, maior organizadora de feiras business-to-business do mundo. Assim, a expectativa é de crescimento para os próximos 5 anos.

pagina_08.indd 1

Cepg determina áreas para implantação de fornecedores da cadeia de petróleo e gás ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

O

Cepg (Conselho Estadual de Petróleo e Gás), do Governo do Estado de SP, vem realizando estudos de áreas pública e privadas para a instalação de fornecedores para a cadeia de petróleo e gás. Foi assim que aconteceu durante a fase que precedeu a implantação da sede da Petrobras, no Valongo, em Santos, conforme explicou na terça-feira (18) o gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras, José Luiz Marcusso. Ele concedeu entrevista ao JCN (Jornal Costa Norte), durante o 1º dia da feira ‘Santos Offshore 2011’, encerrada nesta sexta (21), em Santos. “Houve uma participação efetiva do Governo do Estado para a aprovação do projeto”, comentou. No mesmo dia (18), Marcusso ainda participou de entrevista no estúdio da TV Costa Norte – Canal 48 UHF, montado no estande da revista Beach&Co., na feira. Outros projetos, segundo ele, também estão sendo fruto de estudos do Cepg, como a implantação de uma unidade da USP, em Santos, o Centro de Pesquisa da Petrobras e as parcerias com Fatecs e Etecs para a região. ESTALEIROS Estudos para a implantação de estaleiros são outros que

LITORAL NORTE LÚCIA BAKOS

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

Marcusso concedeu entrevista ao JCN no 1º dia da feira

passam pelo Cepg, conforme lembrou Marcusso. “É muito mais do que um levantamento de áreas em todo o Litoral Paulista. Contempla também a questão de energia elétrica, meio ambiente, transporte, fornecimento de água. É um trabalho muito bem feito, que não envolve somente a Secretaria de Estado de Energia, mas todas as outras”. BASE AÉREA A utilização da Base Aérea de Santos, localizada em Guarujá, como base offshore da Petrobras, também partiu de um estudo da então Cespg (Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de SP), criado na gestão anterior e que pertencia à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. “O Estado está utilizando o mesmo material [atualmente no Cepg] para fomentar a vinda de outros fornecedores da cadeia de petróleo e gás”, afirmou.

Governador anuncia que duplicação da Tamoios começa em março Anúncio foi feito por Alckmin na abertura do ‘II Sobratema Fórum - Brasil Infraestrutura Cidades’ DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

s obras para duplicação da rodovia dos Tamoios estão previstas para começar em março de 2012 e devem ser concluídas num prazo de 20 meses. Orçada em R$ 4,3 bilhões, ela terá 53km de extensão e facilitará a ligação com o Litoral Norte e com o Porto de São Sebastião. A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante a abertura do ‘II Sobratema Fórum - Brasil Infraestrutura – Cidades’, na terça-feira (18), na capital. “A duplicação da Tamoios permitirá o acesso a um dos melhores portos do Brasil, que é o de São Sebastião, pois ele tem 16m de calado e tem uma condição geográfica privilegiada, pois não assoreia”, disse o governador.

EM PARCERIA Segundo ele, a duplicação da Tamoios será feita pelo Governo na parte de planalto e, em parceria com a iniciativa privada, no trecho de serra. De acordo com Alckmin, a obra é parte de um grande esforço do Estado para melhorar a infraestrutura logística e portuária no Estado, principalmente tendo em vista as perspectivas futuras em relação à produção do pré-sal. DUTOS Paralelamente à duplicação da rodovia, serão feitos investimentos em dutos, em especial, para o transporte de etanol até o Porto sebastianense. “Não dá mais para sermos competitivos transportando etanol em caminhões”, disse o governador.

ainda adiantou que deve estar previsto até a passagem de um sistema de transporte de VLT (Veículo Leve sobre Trilho) pelo futuro túnel. TREM BALA Outra frente que o Estado deve abrir, segundo o governador é em relação ao apoio ao Trem Bala. “Se ele não sair, temos um projeto nosso, que batizamos de ‘Expresso Bandeirantes’. Seria uma ligação moderna e rápida por ferrovia entre Campinas, Guarulhos e São José dos Campos. Com isso interligaremos o maior aeroporto de cargas do Brasil, que é Viracopos, com o maior aeroporto de passageiros do país, Cumbica, além de facilitar o acesso, com a chegada até São José, ao maior porto da América Latina, que é Santos”, completou.

TÚNEL NA BAIXADA Ainda em relação às obras de infraestrutura no Litoral, Alckmin também afirmou que está em fase final a licitação para a construção de um túnel que ligará Santos ao Guarujá. O governador

21/10/2011 21:48:08


COSTA NORTE | Bertioga, 22 a 28 de Outubro - Edição 1149

www.costanorte.com.br > 9

PNEUS POR ÁRVORES Proprietários de borracharias e moradores de Ilhabela podem trocar pneus inservíveis por mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, do Viveiro Municipal Aroeira. A ação da prefeitura será sábado (22), entre 9h e 13h, na praça Allan Kardec, na Barra velha.

AMBIENTE

BERTIOGA

PERB já conta com 5 Câmara Temáticas ESTA É A 1ª FASE PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL

O

PERB (Parque Estadual Restinga de Bertioga) já conta com 5 Câmaras Temáticas. São elas: Uso Público/ Educação; Assuntos Fundiários; Proteção/Fiscalização; Pesquisa Científica; e Análise de Projetos/Licenciamento. A definição ocorreu durante reunião do Conselho Consultivo, na manhã desta sexta-feira (21), na Casa da Cultura da cidade. As Câmaras Temáticas serão formadas por membros do Conselho e estarão abertas à participação de não conselheiros, conforme explicou o gestor do PERB, Carlos Sérgio Santos. Cada Câmara deverá elaborar um plano de trabalho que será apresentado e aprovado pelo Conselho. “Deve ser composto por estudos técnicos e que tenham embasamento”, explicou Santos. PLANO DE MANEJO O trabalho das Câmaras Temáticas será utilizado para a elaboração do Plano de Manejo, que foi comparado ao PD (Plano Diretor) dos municípios, uma vez que vai determinar as diretrizes para utilização do PERB. “É um

pagina_09.indd 1

processo que dura cerca de um ano e envolve vários estudos, de flora, fauna, recursos hídricos e questões sociais. É realizado um mapeamento de toda área, com determinação das zonas, por tipos de uso”, detalhou a representante da FF (Fundação Florestal), Suely Lorenjan, que presta assessoria para o Conselho do PERB. PROTEÇÃO DA REGIÃO Com a criação do PERB pelo Governo do Estado, o Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) de Santos, órgão do MPE-SP (Ministério Público), determinou a elaboração de um plano de ação para proteção da região do Itaguaré, praia e foz do rio Itaguaré, bem como a trilha do Itapanhaú, na descida da Serra Mar. A prefeitura de Bertioga, por meio da DOA (Diretoria de Operações Ambientais), está elaborando o plano, que deverá ser apresentado ao Gaema até o próximo dia 29. Segundo o diretor da DOA, Bolívar Barbanti, o trabalho está sendo elaborado com apoio da FF, Polícia Ambiental e DER. “Serão ações pontuais e educativas nas áreas, incluindo fiscalização, coleta de lixo, além de

JCN

ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

BERTIOGA

Clorofila é implantado em mais 2 escolas Junto com a Primavera, unidades estadual e municipal que funcionam no mesmo espaço recebem o projeto DA REPORTAGEM Reunião aconteceu na Casa da Cultura, na manhã de sexta (21)

orientação aos usuários”, disse. VILA DA MATA Um dos assuntos que ocupou grande parte das discussões na reunião foi com relação às ocupações irregulares que se encontram dentro da área, como é o caso da comunidade conhecida como Vila da Mata. Os moradores demonstraram preocupação com relação à desocupação. O gestor informou que todos os imóveis que contam com escritura farão parte do processo de indenização do Estado, que acontecerá aos poucos. “Os que não contam com documentação também terão que deixar

a área, mas não é motivo de preocupação. Ningu��m vai ser despejado. Vai ser realizado um trabalho social”, assegurou Santos, que se dispôs a comparecer na comunidade para prestar mais esclarecimentos. FUNCIONÁRIA O PERB também já conta com uma funcionária, contratada pela FF. Marta Cury é estudante de Gestão Ambiental e já vem acompanhando as fiscalizações realizadas pela DOA na área do parque. A próxima reunião do Conselho acontece dia 18 de novembro, às 9h, na Casa da Cultura.

redacao@costanorte.com.br

A

s escolas estadual e municipal Jardim Vista Linda, em Bertioga, que funcionam no mesmo espaço, já são parceiras da Sobloco Construtora no projeto ‘Agenda 21 na Escola’ desde 2009. Agora, ambas unidades vivenciam a Primavera, promovendo um plantio coletivo de árvores, flores e hortaliças. Alunos, professores, pais, funcionários e moradores do bairro participaram nesta sexta-feira (21) da implantação nas escolas do projeto Clorofila, também da Sobloco. Por meio do programa, as unidades educacionais terão

sua paisagem transformada pelo projeto paisagístico elaborado pela educadora Elisa Tomioka, da empresa, a partir do levantamento de sugestões da comunidade escolar sobre o que e onde plantar. Árvores nativas como a Palmeira Jerivá e o Guanandi farão sombra e embelezarão os espaços livres da escola. Toda a calçada será arborizada com mudas de Aroeira Salsa. Ainda conforme o projeto será criado um cantinho especial para atividades fora da classe como leitura e recreação. Também haverá uma horta e um belo jardim na entrada da escola.

Objetivo O Clorofila visa recriar o espaço da escola, de maneira participativa, instaurando uma relação mais afetiva com o ambiente, por parte dos que nele convivem diariamente.

21/10/2011 21:50:17


10 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 22 a 28 de Outubro de 2011 - Edição 1149

| COSTA NORTE

BASE NA COSTA SUL Em recente reunião, o subcomandante da GCM de São Sebastião, Edson Rosalvo da Silva informou que, em breve, a divisão trabalhará na região da Costa Sul com base móvel. O objetivo é oferecer melhor atendimento à população, de preferência já na próxima Temporada.

SEGURANÇA

LITORAL PAULISTA

Faltam leitos para os dependentes químicos na região DEPUTADOS ESTADUAIS DEBATERAM ALTERNATIVAS PARA ENFRENTAMENTO AO CRACK, EM CUBATÃO, NESTA SEXTA (21)

O

Litoral Paulista é a região mais carente de leitos para dependentes químicos, especialmente de crack, na rede pública do Estado de SP. Além disso, faltam recursos para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas para o tratamento e a prevenção ao uso de drogas. O diagnóstico foi confirmado por pesquisa feita pela Frente Parlamentar Estadual para o Enfrentamento do Crack e Outras Drogas, da Assembleia Legislativa. Os números foram apresentados nesta sexta-feira (21), em audiência pública em Cubatão, com a presença dos

deputados estaduais Telma de Souza e Donizete Braga, ambos do PT. NAPS Conforme o levantamento, das 9 cidades da Baixada Santista, Santos é a única que possui leitos para dependentes de drogas, no Hospital Guilherme Álvaro. No início da década de 90, a cidade foi referência no tratamento de viciados, quando a então prefeita Telma de Souza criou os Núcleos de Apoio Psicossocial, os Naps. A pesquisa identificou, ainda, que não há leitos específicos no Vale do Ribeira e no Litoral Norte. As 3 localidades são as únicas das 15 regiões administrativas paulistas que não têm

Evento reuniu cerca de 200 pessoas no Bloco Cultural

BERTIOGA

Mãe e filho são atropelados na calçada ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

JCN

Palestra com Carlos Cabral aconteceu durante o ‘1º Fórum Municipal sobre Drogas’ ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

O

Para promotor, prevenção é feita com investimentos

feita no dia a dia, não somente com dependentes de drogas, mas também de álcool e até nas questões de violência doméstica”, afirmou. INTERNAÇÃO Ao ser questionado se a solução para dependentes químicos é a internação, Cabral afirma que a alta incidência de usuários de crack acabou mudando a realidade. “Antigamente, antes do crack, era fácil falar em tratamento sem a internação, mas atualmente, é necessário. Talvez, isso venha a mudar com o tempo”. Por isso, o promotor reforça

que o governo federal vem investimento no aumento de leitos. TERAPIA ÚNICA “O mais inovador que aprendemos no Fórum é a necessidade de soluções multidisciplinares”, comentou o técnico da Secretaria da Saúde, Fernando Moreira de Oliveira, responsável pela realização do evento. Ele lembrou que especialistas afirmam que não se pode buscar uma solução única para o problema das drogas. “É preciso investir na pessoa, não existe uma terapia única que atenda a todos”, finalizou.

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

juiz Sandro Cavalcanti Rollo, do Fórum de Ilhabela, revogou nesta quarta-feira (19) a liminar que suspendia a construção da ciclovia Barra Velha-Perequê. A paralisação havia sido requerida em ação impetrada pela Associação dos Advogados da cidade, representada pelos advogados Sérgio Luiz Ribeiro de Oliveira e Antonio Caio de

pagina_10.indd 1

Carvalho. Contudo, em seu despacho, o magistrado salientou que houve reunião da prefeitura e SPU (Serviço de Patrimônio da União), no qual o órgão se manifestou pela continuação da ciclovia. Apenas a construção de uma rampa e o seu entrocamento deverão continuar paralisados. Em seu parecer, o juiz ressaltou que o município apresentou todos os pareceres da Cetesb, bem como as autorizações e a manifestação favorável da Marinha do Brasil.

JCN

ILHABELA

Justiça revoga liminar e obra da ciclovia Barra Velha-Perequê prossegue

RECURSOS Para Telma, o governo estadual não destina quantidade de recursos suficiente para o atendimento dos usuários na rede pública. Para os próximos 4 anos estão previstos R$ 240 milhões, em uma conta que envolve serviços voltados à Saúde dos Idosos, Saúde Bucal e Tratamento de Drogas. “Por ano, cada setor desse vai receber só R$ 20 milhões, o que é muito pouco para o tratamento. No mínimo, deveria ser o dobro, o que as cidades reivindicam”, afirmou a parlamentar.

BARATA Donizete Braga destacou que o crack, por ser a droga mais barata, em torno de R$ 2, é a mais presente nos municípios paulistas, em grande parte deles com mais intensidade do que o álcool. Das 325 cidades que responderam ao questionário da Frente, 79% não têm leitos públicos para tratar os dependentes, que se encontram entre 16 e 35 anos, em sua maioria. Para o coordenador da Frente, é necessário aplicar cada vez mais recursos públicos no tratamento e na prevenção ao crack. Para isso, ele defende que sejam reservados recursos, por meio de emendas parlamentares, ao Orçamento do Estado de 2012 para as cidades.

BERTIOGA

Promotor defende tratamento individual para dependentes químicos

‘1º Fórum Municipal sobre Drogas’, desenvolvido pela prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, reuniu mais de 50 pessoas, entre entidades públicas e privadas nesta quinta-feira (19), no auditório do Sesc local. O promotor de Justiça da Infância e Juventude de Praia Grande, Carlos Cabral Cabreira, apresentou palestra e defendeu um projeto terapêutico individual para dependentes químicos. “Não aposto somente em internação, no tratamento ambulatorial ou comunidade terapêutica. Deve haver o tratamento da pessoa. Se for caso de internação, interna, mas os investimentos públicos não devem ser feitos somente em uma área”. A prevenção também é uma solução, o que, para o promotor, é feito quando o poder público investe em esporte, cultura e lazer. “A prevenção é

as vagas. No total, o Estado de SP tem apenas 68 Naps, sendo 20 deles na capital.

M

ãe e filho, moradores de Bertioga foram atropelados na calçada do número 1.617 da avenida Anchieta, região central da cidade, nesta quinta-feira (20). O acidente foi ocasionado devido a uma motorista perder o controle do carro ao tentar estacioná-lo. M.E.F., de 29 anos, e o filho G.F.O., de dois anos, tiveram ferimentos leves quando foram atingidos por um veículo de marca Pegeaut. O acidente aconteceu por volta das 12h30, quando a motorista N.M.D. estacionava o veículo sobre a calçada, em frente à loja Basic. Ela perdeu

o controle, bateu na jardineira em frente ao comércio e atingiu mãe e filho, que no momento passavam pelo local. EM OBSERVAÇÃO Ambas as vítimas fo ram encaminhados ao PS

(Pronto Socorro) do município, onde permaneceram em observação, devido aos ferimentos leves que tiveram. O B.O. (Boletim de Ocorrência) foi registrado pelo delegado José Aparecido Cardia. JCN

redecao@costanorte.com.br

JOSÉ MÁRIO ALVES

DA REPORTAGEM

A jardineira da calçada ficou destruída com o impacto

BERTIOGA

Savila pede unidade móvel da PM Comandante Fincatti afirma que pedido será atendido, na medida do possível ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

R

epresentantes da Savila (Sociedade Amigos de Vista Linda e Vista Alegre), em Bertioga, entregaram, nesta sexta-feira (21), um requerimento ao comando da 3ª Cia do 21º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), solicitando a instalação de uma base móvel da PM no bairro, no período de dezembro deste ano até o fim do período de

Carnaval, em 2012. De acordo com o vicepresidente da entidade, José Cândido da Silva, a instalação da unidade é necessária devido à grande quantidade de pessoas que freqüentam os bairros Vista Linda e Vista Alegre durante o Verão. O comandante da 3ª Cia, capitão PM, Renato Fincatti recebeu o documento e afirmou que, na medida do possível, a base móvel será instalada. OPERAÇÃO VERÃO Fincatti adiantou que a corporação já está se preparando para a Temporada, por meio da ‘Operação Verão’, do Governo do Estado, que terá

início em 26 de dezembro. Para Bertioga serão destinados mais 160 policiais, que se juntarão ao efetivo fixo local, além de bombeiros e policiais rodoviários. Fincatti ainda lembrou que no ano passado, os dois bairros contaram com a permanência de 2 viaturas, além da patrulha de bicicleta. DIREÇÃO SEGURA A Base Comunitária Móvel também estará disponível para os bairros, integrando a ‘Operação Direção Segura’, conforme o comandante. “A unidade ficará disponível em locais com maior concentração de pessoas”, afirmou Fincatti.

Nova ciclovia vai de um bairro ao outro, no trecho de orla

21/10/2011 22:15:37


COSTA NORTE | Bertioga, 22 a 28 de Outubro de 2011 - Edição 1149

www.costanorte.com.br > 11

EDIFÍCIO JOELMA

O Galpão das Artes, no bairro Cocaia, em Ilhabela, receberá o filme ‘Joelma 23º Andar’ junto com o diretor Clery Cunha no próximo dia 29, às 19h30, com entrada gratuita. Após a exibição do longa, o cineasta conversará com a plateia sobre os bastidores do filme.

DIVIRTA-SE

QUE TAL ADOTAR UM DELES, COM RESPONSABILIDADE?

BRANCO: ele tem por volta de 2 anos, é SRD e grande. Foi encontrado abandonado para morrer na Rio-Santos, num trecho distante de qualquer residência. Tinha uma coleira com um pedaço de ferro amarrado nela. Estava com um ferimento enorme na traseira e cheio de bichos. Agora está lindo, curado e pronto para encontrar um novo lar. É muito meigo, carinhoso, respeitador e dócil. Em 40 dias de tratamento na clínica, nunca ameaçou morder ninguém e não teve problemas com crianças que fizeram visitas. Mas é um cão muito ciumento com outros cães, assim, acredita-se que o melhor seria criá-lo sozinho ou com fêmeas, pois delas ele não tem ciúmes. Branco está sob os cuidados e proteção dos profissionais da Clínica Petit Colosso. Para conhecê-lo, é só ligar no (13) 3317-5765. STAR: uma mocinha de 2 aninhos, que foi abandonada por seu antigo protetor no CCZ e soube voltar para o Indaiá sozinha, direto para quem a abandonou... Daí pode-se concluir que fidelidade é pouco pra definir esta pequena de 10 kg. Ela está castrada, vermifugada, vacinada e sem parasitas; passa por um tratamento para Sarna Negra, mas é uma fofa, carente e brincalhona! Quer conhecê-la? Ligue: (13) 3313-1716

ENCANTO CIGANO

CONSULTAS COM CARTAS CIGANAS

MARCELO DI SHADAY

(13) 9767-3868 - 9701-5906

E-mail: marcelodishaday@hotmail.com Twiter: www.twiter.com/CartomantCigano

Acompanhe também o programa ‘Praia Zen’, às 15h de todos os sábados, pela rádio Praia FM - 106,1 ou pelo site: www.praiafm.com.br.

MOEDAS

PUNHAL

21/03 A 20/04

Renovação, energia, uma fase de conforto e paz. Você resolve a questão que tanto deseja, e consegue driblar todas as crises pessoais.Momento de iluminação, onde você procura cuidar-se espiritualmente, vencendo seus medos e idealizando seus objetivos. Uma fase de auto-crítica, você começa a corrigir seus próprios erros, acreditando em seu potencial. Momento de buscar a luz desejada de uma maneira equilibrada e com muita paz.

ADAGA

COROA

21/04 A 20/05

23/10 A 21/11

É hora de acreditar novamente, reconstruindo a sua vida particular. Os momentos que se seguem são favoráveis, e você consegue encontrar o equilíbrio e a paz pessoal. Novas oportunidades trabalhistas, uma fase de conquistas financeiras. Semana onde as importantes decisões serão tomadas, e você decidirá de vez o lado em que apostará em uma questão. Melancolias em questões amorosas, não é hora de fazer manha diante da pessoa amada.

Semana de reconquistas; é hora de tomar posse do seu espaço novamente. Fase de luz espiritual, você começa a cuidar de si mesmo.Momento de encontrar o equilíbrio, de refazer os caminhos que tanto deseja, colocando em ordem a sua vida pessoal. Faça com que o seu espaço seja melhor, proporcionando maior tranquilidade para os seus caminhos. Você vai enfrentar um novo desafio, e terá que se preparar para que nada te pegue de surpresa

MACHADO

CANDEIAS

21/05 A 20/06

22/11 A 21/12

Uma nova luz para uma importante questão. Você está numa fase de desconforto pessoal, onde seus medos e ansiedades estão à flor da pele. Controle-se, não é hora de dar preferência ao desespero, é hora de filtrar os seus sentimentos e pensamentos, colocando em ordem os seus objetivos principais. Você está fantasiando demais as questões que estão ao seu redor, não é assim que se resolve a questão. Tudo tem o seu momento oportuno, não tenha medo, tudo se resolve com o tempo.

Semana de luz, onde as questões financeiras ganham respostas positivas. Fase de carência afetiva, onde você sente a necessidade de estar perto da pessoa amada. Uma fase de conquistas pessoais, onde tudo pode ficar melhor, mesmo que seus sentimentos estejam meio que confusos, o seu lado profissional brilha de uma maneira muito favorável e você conquista o espaço que tanto deseja. Uma surpresa amorosa fará com que você mude de opinião.

FERRADURA

RODA

Para conhecer e adotar os bichinhos visite o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Bertioga, que fica na rua Manoel Gajo, 2644, Parque Estoril, ou ligue: 3316-4079.

RECEITAS

http://cybercook.terra.com.br/

Caneloni de Berinjela INGREDIENTES 2 unidade(s) de berinjela 2 colher(es) (sopa) de suco de limão quanto baste de sal quanto baste de pimenta-do-reino branca 1 unidade(s) de cebola picada(s) 2 colher(es) (sopa) de azeite 250 gr de patinho moído(s) 200 gr de Queijo Prato fatiado(s) 1 xícara(s) (chá) de molho de tomate quanto baste de parmesão ralado(s) 1 colher(es) (chá) de Aji-no-moto MODO DE PREPARO Corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento. A seguir, tempere com o suco de limão e sal. Coloque as fatias em um refratário, tampe e leve ao micro-ondas por 5 a 6 minutos na potência alta. Reserve. Coloque a cebola e o azeite em um refratário e leve ao micro-ondas por 3 a 4 minutos na potência alta. Junte a carne moída e cozinhe por mais 5 a 6 minutos na potência alta, mexendo na metade do tempo. Acrescente o Aji-no-moto, sal e pimenta a gosto. Reserve..

Mousse de Maracujá INGREDIENTES

1 lata(s) de leite condensa 150 ml de suco de maracujá 1 lata(s) de creme de leite 1 envelope(s) de gelatina incolor sem sabor 5 unidade(s) de clara de ovo em neve 5 colher(es) (sopa) de água MODO DE PREPARO Bata as claras de ovos em neve e separe. hidrate a gelatina na água e depois dissolva em banho-maria Bata o leite condensado, o suco e o creme de leite no liquidificador , em seguida ainda batendo coloque a gelatina dissolvida. Junte a mistura batida no liquidificador com as claras em neve. Coloque em taças e leve ao congelador por 10 minutos, depois coloque na geladeira. Decore com sementes de maracujá. Observação: De preferência para fazer a receita com 6 horas de antecedência.

pagina_11.indd 1

21/06 A 20/07

22/12 A 20/01

Você pode ter cometido um erro em sua vida, não é hora de se entregar a tal energia, portanto, corra atrás do prejuízo, ou melhor, procure resolver tudo de uma maneira melhor. Semana de decisões importantes para você, tanto no trabalho, como no amor. Deixe de lado as energias que em nada te favorecem, pois o momento requer madureza de espírito, inteligência e habilidade para lidar com algumas questões.

Dias de novidades pessoais, fase onde tudo pode ficar melhor para os seus caminhos. Você terá a oportunidade de colocar a sua vida em ordem de uma maneira mais favorável. No amor, desafios podem surgir, mas tenha calma ao lidar com assuntos relacionados ao coração, pois você pode ter decepções se agir de maneira descontrolada. Você fez algo de maneira precipitada, tenha calma para resolver tudo agora.

TAÇA

ESTRELA

Confira as promoções vigentes da rádio: ‘AVENIDA SILCAR ESTÉTICA‘‘MULTIBOMBAS’ AUTOMOTIVA’ Todos os sábados, no programa ‘Agito na Praia’ são sorteados 2 veículos para limpeza (simples, sem água). MULTIBOMBAS’ Toda sexta-feira, no programa ‘Forró na Praia’ é sorteado um conjunto de jantar. ‘TODA SEXTA É DIA DE CESTA’ Às sextas-feiras, durante o programa ‘Forró na Praia’, com Luri Justino, é sorteado um ouvinte do bairro que contar com o maior número de inscrições na referida promoção. O prêmio é uma cesta básica do Supermercado Albatroz. ‘ZELAR’ Já no programa ‘Praia Total’, com Cristina Gonçalves, às sextas, é sorteado um ouvinte que ganha um brinde especial da loja Zelar. E cada semana é um prêmio diferente. SORTEIOS EXTRAS De segunda a sexta, no programa ‘Forró na Praia’, com Luri Justino, ocorrem outros vários sorteios entre os ouvintes que acertarem a pegadinha do ‘O que é o que é?’. Diariamente, no decorrer da programação da Praia FM – 106,1, ainda são feitos sorteios de CD’s variados e convites para os eventos que acontecem em Bertioga. Participe você também!

23/09 A 22/10 Revoluções pessoais, uma semana de pequenos chiliques, onde no meio de pensamentos e sentimentos, você tome até mesmo umas decisões errôneas, fazendo com que você se arrependa posteriormente. É hora de agir com mais naturalidade, não julgar antecipadamente as atitudes que estão ao seu redor. Mantenha a calma, a paz que tanto deseja pode estar mais perto do que você imagina, até mesmo dentro de você, basta que para isso você comece a enxergar com outros olhos as questões ao redor.

21/07 A 22/08

21/01 A 19/02

Momento de encontrar a paz pessoal, onde você estará disposta (o) a refazer os seus planos, além de conseguir colocar os seus sentimentos em ordem de uma maneira mais positiva, você vai conseguir realizar tudo o que deseja. Não tente esconder a sua opinião diante de um determinado assunto, ou uma reunião trabalhista. Você precisa esclarecer alguns assuntos trabalhistas, mesmo que não tenha a resposta no momento, pelo menos, sua opinião já foi expressa.

Liberdade pessoal, uma fase de prosperidades onde você começa a reerguer-se de uma maneira favorável. Você encontra luz em seus caminhos, começa a colocar tudo em ordem em sua vida. Momento de paz no amor, onde tudo começa a ficar melhor em sua vida, e você consegue ficar bem em diversos assuntos pessoais. Dias de novas oportunidades, onde você encontrará a paz e o amor desejado para os seus caminhos. Fase de esclarecimentos e reconquistas.

CAPELA

SINO

23/08 A 22/09

20/02 A 20/03

Uma semana de revoluções pessoais, onde você começa a colocar tudo em ordem. Você pode ter pequenos imprevistos pessoais, onde tudo pode ficar melhor. Não se incomode com assuntos alheios, pois nada te fará mudar de opinião no momento. Procure focar os seus objetivos, pois você pode começar a alcançálos dentro de alguns dias. Semana de bons fluídos pessoais, que te trarão a sorte desejada para os seus caminhos.

Uma nova luz surge no fim do túnel, e você aproveita com todas as forças a oportunidade que tanto deseja. Fase de oportunidades favoráveis, onde você encontra a paz desejada para a sua vida. Momento de reconquistar o seu espaço, onde você estará apostando de uma maneira bem mais positiva em seus caminhos. Uma nova luz para a sua vida, momento de equilíbrio e paz pessoal, fase de bom equilíbrio e luz.

OTEMPO

Sábado

Domingo

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Tempestade

PRAIAS Impropria Enseada Vista Linda Indaiá Riviera Guaratuba São Lourenço

Própria

FASES DA LUA

NOVIDADE E vem aí a nova promoção ‘ANIVERSARIANTE DO MÊS’. Na data do aniversário, o ouvinte pode ganhar a festa no local que escolher, com tudo pago. Para participar, basta já ter cadastro na rádio. Confira regulamento completo pelo site: www.praiafm.com.br.

CHEIA

QUARTO MINGUANTE

10/11 23:07

16/11 00:31

NOVA

QUARTO CRESCENTE

25/11 13:38

22/11 16:57

Fonte: INPE/DAS

TÁBUA DAS MARÉS PIADAS

www.piadas.com.br

Na aula de Português, a professora pede para a classe conjugar um a um os verbos que ela dasse, - Foi todo mundo Joãozinho foi o ultimo e ela fala : Joaozinho conjugue o verbo nadar Ai o Joazinho disse gritando: Eu nado Tu nadas Ele nada Aí a professora falou: Joaozinho mais baixo Ai ele continuando GRITANDO fala: Eu mergulho Tu Mergulhas Ele mergulha

22/10 04h04 1.3 10h26 0.3 15h45 1.1 22h21 0.2

23/10 04h38 1.2 11h00 0.4 16h08 1.1 22h56 0.3

24/10 05h13 1.0 11h45 0.5 16h41 1.0 23h53 0.3

25/10 06h17 0.9 12h49 0.6 17h17 0.9

26/10 01h04 0.4 09h54 0.9 14h21 0.6 20h43 0.8

27/10 02h38 0.4 11h02 1.0 16h41 0.6 22h43 0.9

28/10 04h19 0.3 11h56 1.2 17h38 0.4 23h34 1.1 Fonte: DHN

21/10/2011 21:58:58


12 < www.costanorte.com.br

Bertioga,22 a 28 de Outubro - Edição 1149

| COSTA NORTE

SOTAQUES DO BRASIL Com muito samba no repertório, Caraguá recebe o ‘Quinteto em Branco’ pela Caravana ‘Sotaques do Brasil’, às 21h deste sábado (22), no Teatro Mario Covas (av. Goiás, 187). O projeto tem música brasileira de qualidade e a entrada é gratuita. O evento também acontece nos dias 12 e 13/11.

CULTURA

BERTIOGA

Sesc implanta atividades permanentes gratuitas INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS DESTE SÁBADO (24) ATÉ 27 DE OUTUBRO, DE SEGUNDA A QUINTA-FEIRA, NA UNIDADE redacao@costanorte.com.br

O

Sesc-Bertioga implantou atividades permanentes para toda a família, por meio dos programas ‘Sesc de Esportes’, ‘Corpo & Expressão’ e o ‘Cursos e Oficinas’. A proposta do 1º é um estímulo prazeroso para a conquista da autonomia corporal, a melhoria da qualidade de vida e o aprendizado de novas habilidades e expressões corporais, pela educação por meio do esporte e para o esporte. Faz parte deste programa os projetos: Esporte Criança, atendendo crianças de 6 a 10 anos; Esporte Jovem, para crianças e jovens de 11 a 15 anos; e o

QUEM PODE Os programas ‘Sesc de Esportes’ e o ‘Corpo & Expres-

Esporte Adulto

são’ são destinados às pessoas com cartão de matrícula do Sesc (comerciários e usuários) e também ao público em geral. As Atividades ‘Cursos & Oficinas’ são destinadas exclusivamente aos matriculados no Sesc. Para saber como ser comerciário ou usuário, basta entrar em contato com a Central de Atendimento do Sesc-Bertioga, no (13) 3319-7700. INSCRIÇÕES As inscrições estão abertas deste sábado (24) até 27 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 15h às 20h, na sede do Sesc-Bertioga. Todas as atividades são gratuitas. Esporte Criança

A partir de 16 anos das 19h às 20h30.

6 a 8 anos

Clube do Vôlei de Quadra: segundas (30 vagas)

Terças e quintas

Clube do Tênis: Turma 1 | terças (20 vagas). Turma 2 | Quintas (20 vagas) Clube do Basquete: quartas (30 vagas) Clube da Corrida e Caminhada: quartas (40 vagas) Clube do Futebol Society: Turma 1 (a partir de 50 anos) | quartas. Turma 2 (16 a 30 anos) | sextas. Turma 3 (30 a 50 anos) | sextas (30 vagas por turma) Clube do Boxe: Terças e Quintas (20 vagas) Corpo & Expressão A partir de 16 anos das 19h às 20h30. Vivências Corporais Atividade Física com o Peso do Próprio Corpo: segundas, dias: 31|Out; 7, 21 e 28|Nov. (25 vagas) Pilates de Solo: terças, dias: 1, 8, 22 e 29|Nov (25 vagas) Alongamento e Relaxamento: quartas: dias: 9, 16, 23 e 30|Nov (25 vagas) Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa: quintas, dias: 3, 10, 17 e 29|Nov (25 vagas)

Turma 1 | 8h30 às 11h30 (20 vagas) Turma 2 | 15h30 às 18h30 (20 vagas) Quartas e sextas Turma 3 | 15h30 às 18h30 (20 vagas) 9 a 10 anos Terças e quintas Turma 4 | 15h30 às 18h30 (30 vagas) Quartas e sextas

Módulo I – Samba: segundas, dias: 31|Out; 7, 21 e 28|Nov; 5 e 12|Dez (30 vagas)

Criação com Cerâmica: segundas, dias: 31|Out; 7, 21 e 28|Nov (30 vagas) Trançado em Palha de Coqueiro: quartas, dias: 9, 16, 23 e 30|Nov (30 vagas) Fonte: Sesc-Bertioga

pagina_12.indd 1

Pequenos brincaram e ainda aprenderam conceitos como respeito ao próximo ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

C

erca de 300 crianças de Bertioga participaram da festa realizada pela Igreja Bola de Neve, sábado passado (15), na sede da entidade que fica na rua Oswaldo Cruz, 551, Jardim Paulista, em comemoração ao dia delas. Pula-pula, cama elástica e piscina de bolinhas, além de guloseimas, como algodão doce e cachorro quente deixaram o evento ainda mais animado. O ponto alto foi a apresentação do teatro de bonecos,

Ponto alto do evento foi a apresentação do teatro de bonecos

com ensinamentos religiosos. De forma lúdica, os pequenos puderam aprender conceitos como respeito ao próximo e solidariedade. BRINCANDO Para o pastor responsável pela Bola de Neve, Ulisses Cunha, as crianças aprendem

brincando. “Com as brincadeiras, elas aprenderam a dividir brinquedos e com o teatro, aprenderam sobre o amor de Deus, que é a essência da vida”. O evento foi uma realização da Igreja Bola de Neve e do Sistema Costa Norte de Comunicação.

LITORAL NORTE

Turma 6 | 15h30 às 18h30 (30 vagas)

‘Litoral Encena’ apresenta teatro de rua e bonecos na região

Esporte Jovem 11 a 12 anos Terças e quintas Turma 1 | 13h30 às 15h (30 vagas) Turma 2 | 19h às 20h30 (30 vagas)

Futebol Terças e quintas | 19h às 20h30 (30 vagas)

Cursos & Oficinas A partir de 16 anos das 19h às 20h30

Bola de Neve realiza festa em comemoração ao Dia das Crianças

Turma 5 | 8h30 às 11h30 (30 vagas)

13 a 15 anos

Danças de Salão

BERTIOGA

JCN

Esporte Adulto, para jovens e adultos a partir de 16 anos. No ‘Corpo & Expressão’ há atividades voltadas para a saúde, prazer, autonomia e consciência corporal, proporcionando a integração e o conhecimento básico de atividades específicas, como dança de salão e vivências corporais. Voltados ao desenvolvimento artístico, cultural e social, o ‘Cursos & Oficinas’ oferece aos participantes a possibilidade do aprendizado de diferentes técnicas que propiciam o lazer e permitem a criação de trabalhos que poderão ser revertidos em renda.

DA REPORTAGEM

Handebol Quartas e sextas | 13h30 às 15h (30 vagas)

Festival pretende incentivar o movimento teatral por meio da formação de núcleos nas escolas DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

Secretaria de Estado da Cultura apresenta, a partir deste sábado (22) até 29 de outubro, a 5ª edição do ‘Litoral Encena – Mostra

Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos’. São mais de 60 apresentações em 13 cidades da região do Litoral Norte e Vale do Paraíba. O festival contempla espetáculos de todos os gêneros, que serão levados para as cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, Jambeiro, Monteiro Lobato, Lagoinha, Paraibuna, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Salesópolis, Santa Branca,

São Luiz do Paraitinga, Ubatuba e São Sebastião. GRÁTIS O evento contará com apresentações inéditas na região dos melhores grupos de teatro de rua e de bonecos em atividade no país. Essas apresentações acontecerão gratuitamente em vários pontos das cidades e pretendem surpreender o público.

21/10/2011 21:54:09


COSTA NORTE | Bertioga,22 a 28 de Outubro - Edição 1149

www.costanorte.com.br > 13

JOGADORAS DE FUTEBOL A Secretaria de Esportes e Lazer de Guarujá e a Liga de Futebol da cidade convidam jogadoras de futebol para treinamentos, visando formação de equipe na cidade para os Jogos Regionais e outros. Detalhes com Edson Biro, pelo (13) 3018-9325; (13) 8853-8295 ou (13) 9794-4765.

ESPORTE

BERTIOGA/S. SEBASTIÃO

Maratona de Revezamento acontece sábado LARGADA SERÁ NA PRAÇA DE EVENTOS, REGIÃO CENTRAL BERTIOGUENSE, A PARTIR DAS 6H45 DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

C

BERTIOGA

Jogos da Copa de Futsal são retomados Disputas ocorrem neste fim de semana (22 e 23), a partir das 10h, no Ginásio

Municipal

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

ARNALDO KLAJN/PMSS

erca de 2 mil atletas devem participar da Maratona de Revezamento Bertioga/Maresias, que acontece neste sábado (22). O percurso da prova é de 75 km entre os 2 municípios e o trajeto é desafiador, já que passa por areia fofa e dura, terra e asfalto. A largada acontece a partir das 6h45, em Bertioga, na Praça de Eventos, na região central. Já a chegada está marcada ocorrer em frente à Praça de Maresias, Costa Sul de São Sebastião.

CATEGORIAS A prova contará com 4 categorias diferentes: Trio; Aberta, composta de 6 atletas; Força Livre, com a participação de 9 atletas; e a The Suvivors-Solo (individual). A categoria The Survivors será a 1ª a largar, às 6h45, seguida pelos Trios, que largarão às 7h; a Aberta às 7h30; e, por fim, a categoria Força Livre, às 8h. A chegada das primeiras equipes na cidade sebastianense está prevista para o começo da tarde. A Maratona de Revezamento Bertioga/São Sebastião é uma realização da Cia. de Eventos, com apoio das prefeituras de Bertioga e de São Sebastião.

Prova conta com quatro categorias diferentes

pagina_13.indd 1

O

s jogos da 7ª edição da Copa Bertioga de Futsal prosseguem neste fim de semana (22 e 23), a partir das 10h, no Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves. Iniciada em 22 de setembro, a disputa conta com a participação de 32 equipes nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15. Os jogos (masculino e feminino) se estenderão até 03 de dezembro. Haverá premiação para os campeões e vice-campeões de cada categoria, com troféus e medalhas. Também serão premiados o artilheiro e o melhor goleiro de cada categoria, assim como a equipe mais eficiente, que receberá o troféu de campeão geral.

RESULTADOS DAS RODADAS 08/10 - Sábado - Ginásio Municipal Alberto Alves 025

10h00

Feminino

D

Colégio Metodista

02 x 04

Siriguets

026

10h40

Sub 09

C

Objetivo / Saber

01 x 03

Programa Vida Saudável

027

11h10

Sub 09

A

IPVC

01x 00

Colégio Metodista

028

11h50

Sub 15

C

Associação União Cultural

03 x 01

IPVC

029

12h20

Sub 11

C

Txeru Ba’e Kua I

03 x 03

IPVC

030

13h00

Feminino

C

Txeru Ba’e Kua I

00 x 05

Programa Vida Saudável

031

13h40

Sub 15

D

MPV

03 x 03

Colégio Metodista

032

14h20

Sub 13

B

MPV

04 x 02

Txeru Ba’e Kua I

013

14h50

Sub 15

B

Txeru Ba’e Kua I

02 x 10

EE Jd Vicente de Carvalho

033

15h30

Sub 11

D

CAEC André LG

02 x 03

Programa Vida Saudável

034

16h10

Sub 13

F

CAEC André LG

01 x 08

Meninos do Futuro

09/10 - Domingo - Ginásio Municipal Alberto Alves 035

10h00

Sub 13

A

CAEC DS / Diniz Martins

08 x 01

Sofistic FC

036

10h40

Sub 09

B

Sofistic FC

02 x 04

MMA FC

037

11h10

Sub 15

B

EE Jd Vicente de Carvalho

04 x 02

CAEC DS / Diniz Martins

038

11h50

Sub 15

A

Aspem JPG

05 x 02

Sofistic FC

039

12h30

Sub 13

E

Aspem JPG

04 x 01

PEA Igreja Batista

040

13h10

Sub 13

C

MMA

02 x 05

Objetivo / Saber

041

13h40

Sub 15

E

Objetivo / Saber

01 x 07

MMA FC

042

14h20

Sub 11

B

Prainha Branca

03 x 01

Delphino Stockler

043

15h00

Sub 13

D

Guaratuba FC

05 x 11

EE Mª Aparecida P.A. Magno

044

15h30

Sub 15

F

Guaratuba FC

01 x 03

Jud. Ricardo Sampaio Cardoso Fonte: PMB

21/10/2011 22:02:25


14 < CLASSIFICADOS www.costanorte.com.br

Bertioga,22 a 28 de Outubro - Edição 1149

| COSTA NORTE

IMÓVEIS | VEÍCULOS | DIVERSOS | EMPREGOS ANUNCIE GRÁTIS (13) 3317-1281 OU MANDE UM E-MAIL: CLASSIFICADOSGRATUITOS@ COSTANORTE.COM.BR SEGUNDA E TERÇA DAS 09 ÀS 18H QUARTA 09 ÀS 14H

CARROS VENDE-SE FM, 4.000, 97, branco, guincho, plataforma fixa, valor: 55 mil. Tratar: (13) 9760-7840/ Alessandro RENAULT scénic, 2001, completo, valor: 17 mil, aceito proposta. Tratar: (13) 9120-6760/ 33161739/Andreza/ Osvair HONDA Civic, verde, completo, 99, valor: 6 mil, aceito proposta. Tratar: (13) 9120-6760/ 33161739/Andreza/ Osvair CORSA pick up, 96, Km: 117 mil, originais, azul ou troco. Tratar: (13) 8100-7426 BUG, 91, vermelho, ótimo estado, valor: 2.500. Tratar: (12) 9121-5687 SAVEIRO, 93, motor novo, pneus e estofamento. Ou vendo por moto. Tratar: (13) 33177170/ 9608-1625 GOL CITY 1.0 8V 2003, preto, 4 portas, gás., R$ 18.900, Mizutavel (13) 3317-3685. PALIO EX 2000 1.0, VE + TE +DH, R$ 14.900, Mizutavel (13) 3317-3685. PALIO 1996, azul, 4 portas. (13) 9754-7638 GOL 2005 8V, MI, 4P, flex. Revis., financ., entrada de 1.400 + prestações de 451. Tratar: (12) 3021-0223/3341-0223. GOL 2006, 4P, preto, flex. Entrada de 1.500 + prestações de 506. Tratar: (12) 30210223/3341-0223. GOL BOLA 99, entrada de 900 + prestações de 312. Tratar: (12) 30210223/3341-0223. GOL BOLA 97, revisado, entrada de 900 + prestações de 283. Tratar: (12) 3021-0223/3341-0223. CORSA HATCH 98. Revis., oport., entrada de 800 + prestações de 255. Tratar: (12) 30210223/3341-0223. CORSA SUPER 01, Revis., financ., oport., entr. de 1.200 + prestações de 385. Tratar: (12) 3021-0223/3341-0223. CORSA SEDAN 06, flex, 1.400 + prestações de 476. Tratar: (12) 30210223/3341-0223. CELTA SPIRIT 1.0 2007, vermelho, 4 portas, flex, R$ 21.900, Mizutavel (13) 3317-3685. CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.6 2003, prata, gas., R$ 19.900, Mizutavel (13) 3317-3685. ASTRA HATCH 2.0 2007, preto, flex, R$ 31.900, Mizutavel (13) 3317-3685. KA 2007, 49 mil km originais, única dona, com todas revisões em concessionária, valor: 16.500. Tratar: (13) 7808-1607 FUSCA 77, branco, valor: 3 mil. Tratar: (13) 3316-1974//9777-4653 TEMPRA IE, 8V, preto, completo e revisado. Tratar: (13) 9731-0519/ 9611-9324/ ID44*10345 SIENA FIRE, 2004, trava e vidros elétricos, ar quente/desembaçador traseiro, prata. Tratar: (13) 9784-5667. LOGUS 95 1.8, gás, doc. OK, valor: 6 mil. Tratar: (13) 9706-9822/ Dalva. GOL SPECIAL 2003, vermelho, gas., valor: 15 mil, Mizutavel (13) 33173685. CORSA HATCH 1997,

cinza, 4 portas, gas., valor: 12.900, Mizutavel (13) 3317-3685. PARATI GL 1.8 1996, verde, 4 portas, gas., valor: 12.900, Mizutavel (13) 3317-3685. ECOSPORT XLT 1.6 2004, preta, gas., valor: 28.900, Mizutavel (13) 3317-3685. KA 1.0 2000, branco, gas., valor: 11.900, Mizutavel (13) 3317-3685. PALIO WEEKEND 1.6, cinza, completo, gas., valor: 17.900, Mizutavel (13) 3317-3685. PAJERO TR4 2.0 4X4 2003, prata, autom., gas., valor: 31.900, Mizutavel (13) 3317-3685. FIESTA PERSONALITE 2004, branco, gas., valor: 18.900, Mizutavel (13) 3317-3685. OMEGA SUPREMA 94, vinho metálico, 2° dono, impecável, DOC Ok, completo c/teto solar. Valor: 7800. Tratar: (13) 8149-1196 GOL 94, prata, valor: 6500. Aceito troca, doc ok. Tratar: 9762-8981/9*458633 GOL PLUS 1.0, prata, 97, duas portas, valor: 11.500. Tratar: (13) 9196-6608 FUSCA 73 DOC OK, SEM MOTOR ParaREFORMA, valor: 800. TRATAR: (13) 97566327 GOL, 86, BX, doc; Ok, à ar, 1.6, original, motor ok, suspensão e amortecedores ok, Valor: 3.500. Tratar: (13) 7808-2318 GOL 8V 4P FLEX Revisado/Financ./oport.$1.400 + prest. $465. Tratar: (12) 3021-0223/3341-0223 GOL G4 FLEX 08 Revisado/oport./$1.700 + prets.$550. Tratar: (12) 3021-0223/3341-0223. CORSA HATCH 4P 01 Prata Revis./Financ./ oport.$1.100 + prest; $373. Tratar: (12)30210223/3341-0223 CORSA Sd M 03 AZUL $1.300 + prest.422. Tratar: (12)3021-0223/3341-0223 GOL 1.6 G3 00 Revisado/Financ./oport;1.300 + prest.414. Tratar: (12)30210223/3341-0223 GOL BOLA 99 Revisado/ Financ./oport.$1.000 + prest.330. Tratar: (12)30210223/3341-0223 MONTANA conquest, 2006 flex, prata, valor: 23 mil. Tratar: (13) 97252465/ Marcelo DAEWOO ESPERO, 95, 2.0, bem conservado, prata. Tratar: (13) 9749-5325 FUSCA 78 doc ok, valor: 2500. Tratar: (13) 96236824/ 9700-4714/ 33164180 SAVEIRO 93/93, totalmente reformado, excelente estado. Tratar: (13) 331738920/8114-6070 GOL 94, branco 1.6 documentação OK rodão, passo c/ som de brinde caixas de som, corneteira c/ os módulos (13) 97340590 robson FUSCA 72, do interior rep. Funilaria, motor 1.500. Tratar: (13) 9709-3952/ Após as 10h RENAULT Clio Sedan 2001, valor: 6 mil + 11 parcelas de 440. Tratar: (13) 337-3027/ 9619-8343/ Após as 18h L 200, 95. Tratar: (13) 33116363 FIESTA, flex, modelo 08, c/ vidro elétrico, trava e rodas de liga leve, valor: 6 mil + 45 de 560. Tratar: (13) 91202450/ 3361-4333 FUSCA, 80, motor 1500, valor: 5 mil, documentação ok, com som, estofamento

CÃO DESAPARECIDO O pastor alemão, de nome KLAUS desapareceu no dia 14 deste mês, no Jardim Paulista, em Bertioga. Ele tem a cara preta e uma cicatriz grande na barriga. O dono afirma gratificar quem achar o seu cão. Contato: (13) 3317-5719, com Joel Viriato

de couro, verde. Tratar: (12) 9137-3055 PARATY, 95, placa de SP e se encontra presa no pátio da policia rodoviária, o custo é só a despesa do pátio e IPVA. (pequena taxa do financiamento). Tratar: (13) 8120-2240 CAMINHÃO vascular, ano 76, ótimo estado, valor: 15 mil. Tratar: (13) 9764-9610 FIESTA, modelo 09, valor: 28 mil. Tratar: (13) 8805-4320/ 9119-5257 GOL 1000, quadrado, 96, gasolina, impecável, valor: 9 mil. Tratar: (13) 3317-5600 / 9732-1069 GURGEL BR 800, 91, vermelho, conservado, valor: 4.500. Tratar: (13) 9741-7066 CORSA life, prata, 05, revisado, finac/oportunidade, valor: 18 mil + prestações de 432. Tratar: (12) 3021-0223/3341-0223 CORSA 2000, pequena entrada + prestações de 359. Tratar: (12)30210223/3341-0223. SCENIC 01 e Honda 99, verde, completo, valor: 17 mil cada. Motivo: desocupar espaço. Tratar: (13) 3316-1739/ 9120-6760 TROCO Ford Fiesta 96’ + Biz + 99’ por um Ford Ká 2005 em diante. Tratar: (13) 3312-2422 CAMINHONETE, Toyota Hilux, 98, completa, valor: 37 mil. Tratar: (13) 78182385/90*61432 CITROEN, 4 portas, verde, completo, valor: 8 mil. Tratar: (13) 8101-0431.

MOTOS VENDE-SE KASINSKI, mirage, 250, 2009, semi-nova, quitada e financio. Tratar: (13) 9743-0525/ 3317-3389 CB 300, 0 km, preta, doc ok, valor: 9.800 a vista ou entrada de 1.200 + divida. Tratar: (13) 8169-0163 YBR,K , 04 modelo 05, preta.valor: 2.300. Tratar: (13). 3316-1974//9777-4653 YBR FACTOR 09, azul, partida elétrica, doc. Ok, ótimo estado. Tratar: (13) 9706-1392 / Carlos CG 150 2008, ks, doc. ok valor: 3.900. Tratar: (13) 3317-7592/ 9619-9685 CBR 600 RR 2008, preta, com 6 mil km, valor: 39 mil. Tratar: (16) 3339-6194/ 9794-6855 CB 300, 9.700, vermelha, 2010. Tratar: (16) 3339-6194/ 9794-6855 HONDA CB 300, 0 km, preta, Doc; ok, valor: 9800 a vista, ou pequena entrada mais parcelas. Tratar: (13) 8169-0162 HONDA, Cg 150, 2008, Tratar: (13) 9602-2048 SUZUKI, 125, ano 05, valor: 2.200. Tratar: (13) 81673380/ 3317-2061/ Marcelo TROCO TITAN 2005 KS, preta, por carro. Tratar: (13) 9711-6941 BIZ, 93, 5 km originais, novíssima, verde e Doc; OK, valor: 3.500. Tratar: (13) 3311-9702 NXR Bross, 2007, baixa quilometragem, documentação Ok, valor: 5 mil. Tratar: (13) 9727-6592 SUNDOWN, 200 cilindradas, prata, valor: 4.500. Tratar: (13) 81327816/3316-8209 BURGMAN, 125, 2006, documentação ok, valor: 2.500. Tratar: (13) 9772-3290/ jacielbisk8@ hotmail.com HONDA BIZ, 125, 07, modelo 08, vermelha. Tratar: (13) 9795-7773 YAMAHA factor 125, vermelha, linda 9.500 km, valor: 2 mil + transferência de divida. Tratar: (13) 8156-4803/ Carlos YBR 2003/2004. Tratar: (13) 9709-2005/ Helton FALCON, 2005, preta, único dono, valor: 9500. Tratar: (13) 9791-2675/ 9738-9512/ Mauricio BIZ KS, 2010, manual, ferramentas, c/ 4 mil Km, toda original, vinho, impecável, valor: 4.300. Doc OK. Tratar: (13) 9716-6621/ Pacheco

COMUNICADO SUELI FIORI COLICHINI MATERIAIS ME. torna público que requereu na CETESB de forma concomitante a Licença Prévia e a Licença de Instalação para Área de Transbordo e Triagem de Resíduos da Construção Civil, à Avenida Marginal A - BR 101, s/nº - Vila Agaó II - Bertioga/SP.

pagina_14_15_class.indd 2

TWISTER, 2006, prata, semi- nova. Tratar: (13) 9613-7344 SUZUKI intruder 125, 06/07, IPVA e Seguro obrigatórios 2011 pagos, valor: 2.500. Tratar: (13) 9770-8460/ 3317-3398 FAZER 250, vermelha, 2008, personalizada, valor: 4500 de entrada + 8 parcelas de 370, ou troco por veiculo. Tratar: (13) 96007732 125 CG, 2002, tudo ok, valor: 3200. Tratar: (13) 9703-0873 HONDA Bros 150 KS, branca, 2007/07, valor: 3.500. Tratar: (13) 8127-0294 2 HONDA BROS 150 KS documentos ok. Tratar: (13) 8127-0294 TITAN, 2007, vermelha, documento ok, valor: 3500. Tratar: (13) 9723-7321/ Araci/ 9712-5784/ Bira HONDA POP 2007, amarela, valor: 2500. Tratar: (13) 9775-4224 XR 250 TORNADO 01/02, toda original, doc ok, valor: 5500. Tratar: (11) 9657-3497/ (13) 3317-6366 7 GALO Honda, 88, conservadíssima, vermelha. Tratar: (13) 3311-6257/ (11) 6883-7839 300 BR, 2010, vermelha, kitada valor a negociar. Tratar: (13) 3311-6257/ (11) 6883-7839 DAFRA 0 KM 2010. Tratar: (13) 3311-9789/ 97565149. OU TROCO BIZ 2004 KS, vermelha, 100 cilindradas, valor: 2.500, aceito proposta. Tratar: (13) 9720-6003/ 33171919. TITAN KS 2003 preta, ótimo estado. Tratar: (13) 8134-8268 SUNDOW, 2007. Valor 2.500.00 estudo proposta . Valor (13) 9713-7183 BIZ 2002. Tratar (13) 3317-4927 BROSS Branco /04 125 cc, documentação em dia, motor 0 de retifica R$ 4.000 (Aceito Notebook) - Jean (13) 33172021 / 3317 2464 TWISTER Preta 2002, Valor 7 mil reais .Tratar (11) 7366-8054 / (13) 3316-8107 HONDA bros 150cc ES 2007 - 13000km - preta R$ 5900 somente a vista. Tratar 13 8118-8670 YAMAHA YBR. Tratar com Vanessa (13) 33116053 CG 150 JOBY ano 2005 R$ 2.000,00 Tratar Fone: (12) 7813-6481 NEXTEL ID: 96*19558 BIZ 100 ES, ano 2003 , preta. Valor R$ 3.100.00 . Tratar (13) 9168-5939 Samuel BIZ, 100 cilindradas, azul 2003. R$ 2.500.00. Tratar (13) 9607-3123 TWISTER 05/05 preta R$ 5500 Tratar 97003669 / 33176573 HONDA DRIN, 100 cilindrada. R$ 1.800.00. Com documentação OK. Fone (13) 3317-1694 / (13) 9755-5567. Fernando URGENTE, CG 150 CC 2008, preta, quitada. 3 mil reais. Fone: (11)86404167 ou (13)33162840. TITAN 150 ES 06 ótimo estado. Tel 13 78053684 MAN XR-200 95, vermelha. Fone: 33127676 ou 91144360 CG 125, ano1998, Ótimo estado. Tratar Fone (12) 9143-3988 ou (12) 38621706 BIZ ES, 2006, preta, 4.500 reais. Fone: 97279599. CG TITAN KS, cinza, ano 2000. 3.500 reais. Fone: (13)97660526 ou 97237473. HONDA Biz ano 99 mod 2000 Fone: (13) 9773-8844 BROS, ano 2004/05, único dono, vermelha, 4.500 Reais. Fone: (13)33177652 ou 97832585. BIZ 2003 azul, único dono, partida elétrica, preço a combinar. Fone: (13)33172169 ou 97346195 - Jéferson - Lilian. VENDO OU TROCO Honda CB 450 custom, ano 85, documento OK, por moto menor. Fone: (13)33174638 TROCO MOTO TITAN 150 ano 2005, por Kombi. Fone: (13) 3311-6375

CLASSIFICADOS ALUGA-SE BERTIOGA CASA c/ 3 dorms, sendo, 1 suíte e demais dependências, 1 quadra da praia, na R: João Ramalho, 936, valor: 1.500. Tratar: (11) 9907-5864 CASA para revellion e temporada, ao lado do Sesc, Rua Francisca Martins da Cunha. Tratar: (11) 2236-9732/ 7313 5004 CASA c/ acomodações, p/ 15 pessoas p/ temporada, pacote de final de ano, valor: 2 mil Tratar: (13) 3317-1872/ 9747-5108/ 9705-8265 CASA c/ dormitório e demais dependências. Tratar: (13) 3317-4962/ Maria CASA no Jardim São Lourenço, c/ 1 quarto, sala, cozinha, banheiro, valor: 500. Tratar: (13) 3316-8348/ Marinilza. QUARTOS p/ temporada modificar com piscina, churrasqueira e gar Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029 QUARTO, sala, cozinha e banheiro, com garagem, valor: 400, água e luz incluso. Tratar: (13) 33116942/ Miriam CASA c/ quarto cozinha e banheiro no JD. Albatroz c/ água e luz incluso, valor: 400. Tratar: (13) 9707-4626 CASA no Jardim São Lourenço, c/ 1 quarto, sala, cozinha, banheiro, valor: 500/mês. Tratar: (13) 33168348/ Marinilza. CASA no Jd. Canções para temporada, com 2 quartos e área para 5 autos. Tratar: (13) 9739-5985 CASA 3 dormitórios, todos com sacada, a 1 quadra do mar no centro, c/ piscina. Tratar : (13) 9625-7147 CASA, vila Agáo 2, na alameda A, 2 quartos, sendo 1 suíte, sala, ampla coz; amer;, 2 WC, garagem, valor: 800. Tratar: (13) 97460513/ 9715-8632 CHÁCARA p/ fds e temporada, acomodações para 15 pessoas, piscina, churrasqueira e salão de jogos. Tratar: (13) 8112-1933/ Fabio EDÍCULA no Albatroz 2, c/ 2 quartos, sala, cozi; e WC, s/ fiador. Valor: 550, c/ 2 meses adiantados. Tratar: (13) 9756-9202/ 8153-1128 CASA de FRENTE PARA PRAIA, INDAIÁ. Acomoda até 20 pessoas. Mobiliada. Churrasqueira. Garagem p/08 carros. Tratar: (13) 9743-9594 / 3313-1477, c/ Marco Antonio. CASA c/ 3 dorm (1 suíte), sala gde, coz.; terraço c/ edícula + dependências, valor: 1.800. Tratar: (11) 9907-5864 KIT nova em Boracéia nova mobiliada, atrás do super mercado krill. Tratar: (13) 3312-1163 CASA com 1 quarto, sala, cozinha e banheiro, na Av 19 de maio. Tratar: (13) 3317-7901/ 97267725/ Ricardo KIT NET, para casal sem filhos. Perto do OS. Tratar: (13) 9625-7147 POUSADA solar da sereia aptos suítes com pisc, prox ao mar, valor diária 100 3316-4111 r 3 n 92, / 11 8738-0776 SUÍTES cem pousada, próx; ao mar, r, 3 n° 92, valor: 500, Maitinga. Tratar: (13) 3316-4111/ (11) 8738-0776 APTO no Jd Indaiá, a 100 metros da praia c/ 2 dorms, 2 wc, coz, valor: 800. Tratar: (13) 97592530/ Mansur APTO c/ 2 quartos, sala, coz; e banheiro, valor: 370. Tratar: (13) 9719-2057/ Neide APTO na Chácara Vista Linda, c/ quarto, sala, e coz; americana, valor: 300. Tratar: (13) 9719-2057/ Neide

APTO no Jd Paulista sem fiador c/ 1 dormitório e demais dependências, valor: 500. Tratar: (13) 3317-7730/ 9706-2147/ Ana KIT NET, centro, perto de tudo mobiliada, para 1 ou duas pessoas, rua julio prestes 284,. Tratar 33171195/9745-2006 APTO no JD. Paulista sem fiador, c/ 1 dorm e demais dependências, valor: 600. Tratar: (13) 3317-7730/ 9706-2147/ Rodrigo QUARTOS semi-mobiliados, para 1 pessoa, valor: 250, incluindo água e luz. Tratar: (13) 3317-4614/ 8152-3626 KIT NET no centro para 1 ou 2 pessoas, mobiliada e incluso água e luz valor: 400. Tratar 3317-4614/ 81523626 CASA próximo ao correio. Tratar: (13) 9774-3765/ Nilton EDÍCULA, para casal, valor: 400 com 3 meses adiantados no City mar. Tratar: (13) 33131260/9781-7055 SOBRADO para casal, valor: 400 com 3 meses adiantados no City Mar. Tratar: (13) 3313-1260 KIT NETS em condomínio com ou sem mobília, manutenção total inclusa, Jd. Ana Paula. Tratar: (13) 3316389/9703-9705 CHÁCARA em Caiubura, com, piscina nascente, lago, campo de 350m, com 3 casas. Tratar: (13) 9707-0298 CASA para temporada com 2 suítes e garagem. Tratar: (13) 82739272/ Denis KIT NET, mobiliada em São Lourenço. Tratar: (13) 8128-0995 ALUGO OU VENDO casa próximo ao correio na rua 2, 471. Tratar: (13) 97743765/ Nilton CASA NO MAITINGA, c/ 2 dormitórios e demais dependências mobiliado para finais de semana e temporada. Tratar: (13) 8123-0210/ 9601-1581 CASA MOBILIADA prox. ao correio, para natal e ano novo. Tratar: (13) 9774-3765/ Nilton APARTAMENTO com dois quartos e independências no condomínio city mar, valor 350. Tratar: (13) 9701-9744. VENDO APTO no Jardim São Rafael, próxima á Anchieta. (13) 9751-3043. CASA para finais de semana e temporada. Tratar: Vânia (13) 97927079/ 3317-5870. CASA em chácara vista linda, valor 250, independente. (13) 3311-8180/ 9616-3204. Vandete. CHÁCARA no caiubura. Tratar: (13) 3319-4169/ 9714-3218. CASA para final semana e temporada. Tratar: (13) 3317-2798/ 9166-7698. CASA para finais de semana 2 quarteirões da praia próximo ao centro . Tratar (13) 3317-2954 / (11) 9259- 0962 ALUGO OU VENDO casa, próximo Correio. Rua dois n° 471.Jd Albatroz. Tel (13) 9774-3765 c/ Nilton SOBRADO na Vista Linda para casal frente para o mar de 1 quarto, sala cozinha, casa de fundos. Tratar com Elaine (13) 3313-1260 KIT com 2 quartos, cozinha e banheiro na Vila HO 2, próximo a Rio Santos. Fone (13) 9789-8001 QUARTO para uma pessoa. Fone: 9789-7781. ALUGO OU VENDO casa prox ao correio. Parcelamos. Fone: 97743765 Nilton. PROCURO CASA para alugar em Bertioga. Fone: 3317-6696

VENDE-SE CASAS E APTO BERTIOGA CASA 3 dorms, sendo 1 suíte, sala, grande, terraço e demais dependências, 1 quadra da praia, João ramalho 936, valor: 280 mil. Tratar: (11) 9907-5864 2 CASAS no valor: 35 mil, toda acabada, rua 11, 330, c/ sala, quarto e banheiro. Tratar: (13) 9771-2804 CASA no mangue seco, valor: 45 mil, garagem, sala, coz, 2 WC, área de serviço, Doc ok. R: Particular D, 8. Tratar: (13) 9709-5757 CASA na Vista linda prox. a rio Santos, sendo 2 dorm, 1 suite, toda prontinha, valor: 67 mil. Tratar: (13) 9798-9601 CASA próximo próxima ao pronto socorro, valor: 85 mil. Tratar: (13) 9705-1903 CASA no cond, Costa do Sol, c/ 374M, 2 dorms + 1 suíte, a 800 metros da praia, valor: 200 mil. Tratar: (13) 3317-4726 EDÍCULA no Caiubura c/ 1800m, doc. do INCRA, valor: 48 mil. Tratar: (13) 3317-1872/ 9747-5108/ 9705-8265 Deni/ Careca EDÍCULA no P. Estoril, terreno de 6x35, doc. de compra e venda, valor: 46 mil. Tratar: (13) 33171872/ 9747-5108/ 97058265/ Deni CASA Chácara Vista Linda, rua 8, 90m², com escritura. Tratar: (13) 97263276/ Pedro CASA em Boracéia, em vilagio, 2 dorms e demais dependências, valor: 30 mil e restante em 36x. Tratar: (13) 9759-9012 EDÍCULA c/terreno 7X30; no Itapanhau; valor: 70 mil. Tratar: (13) 8100-8839/ (87) 9925-0317 CASA em Vicente de Carvalho II. 2 dorm, sala, coz., WC e lavanderia + vaga. Construção na rua Principal, valor: 90 mil. Tratar: (13) 9768-9931. CASA no Sitio São João, vendo ou troco. Com 4 cômodos, 1 edícula no fundo, terreno de 7x50, 2 vagas para auto. Tratar: (13) 9709-0011 CASA com comércio, Jd Ana Paula, na rua C, valor: 80 mil. Tratar: (13) 96140049/ 9719-5147 APARTAMENTO City Mar, bloco 2, apto 22, prédio 1. Tratar: (13) 9763-5937 CASA grande no Jd. São Lourenço, 12x40, Av 3, 2040, edícula com terreno pra fazer mais 2 casas. Tratar: (13) 3316-9988 CASA, no sitio São João, 4 cômodos, uma edícula terreno, 7x50, vendo ou troco. Tratar: (13) 97090011/ CEARA CASA na Vista Linda, com 4 dorms; + dependências + edícula c/ churras, a 100 metros da praia. Ou TROCO. Tratar: (13) 3311-7048 1/2 CHÁCARA c/1.200 metros, Caiubura 2. Tratar: (13) 3319-4129/ 9159-1951 APTOS no condomínio Costa do Sol, a 250M da praia, 130 mil, financiado pela Caixa Econômica Federal. Tratar: (13) 9701-3024 CASAS no Sitio São João, a partir de 35 mil, com 7 metros de frente. Tratar: (13) 9744-1769 CASA no Indaiá, 2 suítes, coz; grande, churrasqueira, área de lazer, terreno de 350M². Valor: 200 mil, na av. Anchieta. Tratar: (13) 3311-9702 CASA c/3 dórms, (1 suíte), sala grande, coz; terraço c/ edícula mais dependências, valor: 280 mil. Tratar: (11) 9907-5864

APTO, no City Mar, valor: 40 mil, passo divida, + 5 anos para terminar de quitar, (180 por mês). Tratar: (13) 9604-6929 CHALÉ em Guaratuba, valor: 25 mil. Tratar: (13) 9710-8875 APTO no City Mar, com 2 quartos. Tratar: (13) 9743-0525 CASA no Jd Ana Paula, c/ 2 quartos, (1 suíte), coz, amer, sala e demais dependências na Rua C,

PONTO COMERCIAL BERTIOGA ALUGA-SE

MARLENE Modas, roupas e acessórios em geral, na av. Anchieta 11161, Jd Indaiá. Tratar: (13) 33133336/ (11) 7240-8423 ARRENDO barraca de feira e a licença pra atuar nas feiras livres. Tratar: (13) 9618-8720/bebetoss@gmail.com LOJA no Caruara, nova, toda reformada, o começo da R: Andrade Soares, valor: 650. Tratar: (13) 32681149/ (11) 8555-6861 PIZZARIA e esfiharia, na Av. Anchieta. Tratar: (13) 9709-5185 LOJA de calçados, Indaiá, aceito troca como parte da divida. Tratar: (13) 8805-4320/ Edinaldo SALA para dentista ou médico ou outros no Jd. Vista Linda no asfalto. Tratar: (13) 8146-4729 SALA para cabeleireiras Jd. Vista linda no asfalto. Tratar: (13) 8146-4729 CASA c/comércio, no Jd Ana Paula. Valor: 70 mil. Tratar: (13) 96140049/9719-5147 BANCA de jornal, na Av. 19 de maio, 720. Com cota, valor: 20 mil. Tratar: (13) 9757-4990 SALA COMERCIAL, Rua Rafael Costabile, 708, com internet. Tratar: (13) 33173883/ (11) 9533-7689 POUSADA, semi-acabada na Rua b, Jd Ana Paula, sentido praia, ao lado da pousada do Pacífico. Tratar: (13) 9711-7250/ Rosinete MÁQUINA de sorvete, Yuki, 6 garrafas, semi nova, valor: 5 mil. Tratar: (13) 9731-0364/ 33172685/ Careca. AV. ANCHIETA 12.250. Tratar: (13) 3313-2590/ 3317-4073 SALÃO R Bartolomeu F Gonçalves, 510, prox. faculdade+3 escolas+4 ases. Tratar: (13) 3317-4093 BANCA DE JORNAL Arrenda-se, do lado do PS, boa clientela, c/ cotas das distribuidoras. caução: 3 mil, 600 mês. Tratar: (13) 9700-8707 EXCELENTE NEGÓCIO na Riviera, escola de surf – procuro parceiros. Tratar: (13) 33169793/ 9757-0055 BANCA DE JORNAL e revistaria. Arrend. Comercial, ao lado do PS, boa clientela, c/ cotas das distribuidoras de revistas e jornal. Tratar: (13) 9700-8707 PONTO COML 20M², indaiá, próx ao colégio Bava, valor: 350. Tratar: (13) 8830-1939

GALPÃO p/guardar carrinho de praia, trailer e firmas no jardim são Lourenço. Tratar: (13) 3316-1281. SALÃO na rua A, nº 2230, Jd. Ana Paula. Tratar: (13) 3317-6622/ SALAS COMERCIAIS a partir de 250R$/mês, ponto estratégico, av. 19 de maio, 990 (em cima da friscap) Fone: 33171868 – Daniel. VENDO OU TROCO por carro, brechó bem montado, localizado na Anchieta próximo ao sesc. Fone: 13 97477825 - Edson.

PONTO COMERCIAL BERTIOGA VENDE-SE

RESTAURANTE e lanchonete, excelente ponto c/ boa freguesia, completo c/ 2 ambientes, na Av. 19 de maio c/ ótima localização. Tratar: (11) 9972-4368 PASSO lava-rápido Minas Car, Av. 19 de maio, posto Ipiranga, com ótima clientela. Tratar: (13) 3317-6286/ ID 86*14930/ 9723-1044 CARRINHO DE PRAIA, em frente ao hotel Buriquioca, próximo ao antigo Ralf. Tratar: (13) 9746-0807 PASSO cantina completa funcionando com boa freguesia, na vista linda, r Nicolau Miguel obeide, 1374. Tratar: (13) 9753-3989 TRAILER de lanche, ano 2001, valor: 7 mil, todo reformado, ou troco por carro. Tratar: (13) 9606-1483 CARRINHO DE PRAIA, Riviera, entre o módulo 4 e o 3. Tratar: (13) 9732-4424 ABRA sua locadora com 20 prateleiras novas, balcão e 1000 DVD’s, valor: 6 mil. Tratar: (13) 97122777/ 96*926 PASSO mercado na Chácara Vista Linda, estrada 1, n° 600. Tratar: (13) 9607-6150/ 9608-1039 SALÃO CML, em Vicente de Carvalho 2, R: 1B, 762, com área de 267m², Doc ok, Tratar: (13) 9728-0424/ 267m² CHALÉ GUARATUBA. Valor: 25 mil. Tratar: (13) 97708416/ (11) 9710-8875/ Rose LAN HOUSE no centro, c/ 12 PCs 2 impr; 2 TVs de 29 , comp, funcionando, valor: 30 mil. Tratar: (13) 8139-0062/ 9725-0299 TRAILER de 5m, novo c/ 2 eixos, ótima localização, com licença. Tratar: (13) 9782-8719/ 9700-8387 CARRINHO DE PRAIA completo. Tratar: (13) 8116-5297/ Claudia (horário comercial). PASSO PONTO, lanchonete e sorveteria, em ótimo estado e localização. End: AV Anchieta 100, loja – 07/ (11) 7176-7222 CARRINHO DE PRAIA s/licença, em inox, bem conservado, com freezer, boca de fazer pasteis, porções e etc. Tratar: (13) 9794-7765/ 3312-1165 RESTAURANTE e lanchonete, valor: 60 mil, no centro. Tratar: (13) 9625-7147. TRAILLER de lanche, sem licença, 4x2 com documentos, todo reformado, valor: 5 mil. Tratar: (13) 9606-1483

LOTES BERTIOGA VENDE-SE VENDO, terreno no Indaia, proximo a av. Anchieta, sendo, 12x40M, Doc Ok, valor: 70 mil. Tratar: (13) 9798-9601 VENDO terreno na Vista Alegre, prox. a av. Anchieta, se, 10/30, valor: 55 mil, doc. ok Tratar: (13) 9798-9601 TERRENO na Chácara Vista Linda, 10x20, aterrado, 20 mil, Doc ok, estudo proposta e facilito. Tratar: (13) 9775-7067 CHÁCARA Vista Linda 10x50, com uma casa de 3 cômodos, doc ok, na estrada 7, 55 mil. Tratar: (13) 9775-7067 TERRENO 7X23; no Itapanhaú; valor: 20 mil. Tratar: (13) 8100-8839/ (87)9925-0317 EDÍCULA com terreno 7x30, no Itapanhaú, valor: 70 mil. Tratar: (13) 8100-8839 TERRENO7x23, no Itapanhaú, valor: 20 mil. Tratar: (13) 8100-8839 LOTE, desmatado e aterrado, 10x25 na Vista Alegre, a 500M da praia. Tratar: (13) 9744-1769 LOTE na Vista Linda, 10x30, 50% murado e a 150M do asfalto. Tratar: (13) 9744-1769 TERRENO no Jd Veleiros. Tratar: (13) 9744-1769 TERRENO no Jd Rafael, 498M, na R José Armirante, ao lado do n° 997. Tratar: (11) 34091315/ 8746-1321 SÍTIO em Caiubura, 18x36m (648m²) c/ casa construída, 2 quartos (1 Suíte), valor: 70 mil. Tratar: (13) 9137-2677/(13) 3358-3114 TERRENO desmatado e aterrado no Rio da Praia, 12x32 PRONTO para 2 casas geminadas. Tratar: (13) 9744-1769 TERRENO no Jd. Veleiros; próx; ao canal, balsa e peixaria, 10x25m, valor: 55 mil. Tratar: (13) 9744-1769 TERRENO próx; ao cemitério, 10x25m, docs ok, valor: 55 mil. Tratar: (13) 9744-1769 TERRENO na Vila Itapanhaú, c/ área de 394m, 12m frente x 15m nos fundos. Valor: 85 mil. Tratar: (13) 9744-1769 TERRENO, prox. a prefeitura, área de 12x30m c/ escritura definitiva, valor: 70mil. Tratar: (13) 9744-1769 TERRENO no Jd Rafael, 498m, na R: José Almirante, ao lado do n° 997. Tratar: (11) 3409-1315/ 8746-1321/4747-2288 TERRENO no Jd. Ana Paula, 6x34, desmatado, semi aterrado à 300m da praia, valor: 21 mil. Tratar: (13) 9741-2850 TERRENO na Chácara Vista Linda, final da rua do porto de areia, valor: 10 mil, Doc Ok. Tratar: (13) 9743-4570

DESAPARECIDO Adão Rodrigues de Oliveira, Nascido em 25/06/1967, Natural de Tremedal (BA), desapareceu no Centro de Bertioga(SP), provavelmente no dia 26/08/2011. Caso alguém o veja andando pela cidade, por favor, informar pelo telefone (11) 5487-3407, com Fabiana. a família agradece.

21/10/2011 21:27:07


COSTA NORTE | Bertioga, 22 a 28 de Outubro - Edição 1149 IMOVEIS OUTRAS CIDADES VENDO memorial em santos, são 2 lóculos, 4° andar, 4-A, 17.2/ 18,2/ ao lado do morro. Tratar: (13) 9614-3527 CASA ao lado do terminal rodoviário de Cubatão, rua Francisco Teixeira Pinto, 116, Vila Couto. Tratar: (13) 33175422/9622-8277 VENDO OU TROCO casa no Itaim Paulista por casa em Boracéia. 05 cômodos c/garagem. Tratar: (11) 7209-3969/ (13) 9742-4835 VENDO terreno na R. Sebastiana Felício de Oliveira, 10x24, Maçaguaçu, Caraguatatuba, valor: 25 mil. Tratar: (13) 3223-5575 VENDO ou troco, sobrado com 2 suítes, Guarujá, Victoria parque. Tratar: (13) 8845-9063 CASA p/ fds e temporada mobiliada, c/ 3 quartos, faço reservas. Caruara, R. Andrade soares Tratar: (13) 3268-1149/ (11) 8555-6861 VENDO terreno com casa simples em Boiçucanga na R. das Flores, valor: 130 mil. Tratar: (13) 9760-3658 TROCO ou vendo casa no Humaitá em São Vicente, c/ 3 quartos e demais dependências, um salão em cima. Tratar: (13) 33194129/ 9159-1951 VENDO casa em Praia Grande ou troco por casa em Bertioga, com contrato de compra e venda, valor: 55 mil. Tratar: (13) 3495-5573 VENDO casa de Vicente de Carvalho, Guarujá + 1 edícula e pequeno comercio na frente. Tratar: (13) 3355-9749/9772-1019 VENDO carrinho de açaí, completo, valor: 1000, facilito. Tratar: (12) 8139-0649/ Luciana VENDO terreno de 2200m², no sul de Ilhabela, com vista e acesso ao mar. Tratar: (12) 38941995/ pcgodoy@live.com VENDO casa c/ 3 dorms; (2 suítes) em Vicente de Carvalho, valor: 48 mil + divida. Tratar: (13) 30175601/ 96*77898 ALUGO casa em Ilhabela, anualmente, em condomínio fechado. Tratar: (11) 8173-1530 VENDO apartamento de 3 quartos em São Vicente. Tratar: (13) 3561-4557 APTO para temporada no Guarujá em frente ao mar em pitangueiras Tratar: (13) 9155-0703/ Julio VENDO doceria e lanchonete em Vicente de carvalho no Guarujá, ótimo ponto,

pagina_14_15_class.indd 3

valor: 15 mil a vista .Tratar: (13) 3027-4144/ Gustavo PASSO ponto de lojas de calçados, morrinhos, Guarujá. Tratar: (13) 7805-6133/ 3342-1777 VENDO sobrado em Santos próx; as torres, na ponta da praia c/ 3 suítes e demais dependências. Tratar: (13) 9184-5363 VENDO uma casa em Suzano ou troco por casa em Bertioga. (enseada ou na Vista Linda) Tratar: (11) 4747-2937 VENDO casa em Suzano ou TROCO POR CASA EM BERTIOGA. Tratar: (11) 4747-2937 VENDO CASA em São Sebastião c/ 3 quartos, 2 coz, 2 WC, uma sala grande, garagem. Tratar: (13) 97358146/9721-8099 TROCO 2 SALÕES comerciais com moradia em Poá por casa em Bertioga. Tratar (11) 9550-7906/7626-7966 ALUGO PONTO COMERCIAL ao lado do mercado barra do una. Tratar (12) 3867-1197/ Benedito. VENDO TERRENO residencial, vitoria parque, Guarujá, valor: 19 mil, mais parcelas, aceito propostas. Tratar: (13) 9181-3603/9182-7088 APTO EM ILHA BELA/ chalé - área de 90m². Em cond. fechado c/ ampla área verde 6.500m², valor: 180 mil. (11) 8125-4467 VENDO EM BARRA do Una, terreno de 23x400 com morro, e escritura. Tratar: (12) 3867-1197 URGENTE VENDO restaurante e lanchonete, boa localização, centro de Caraguatatuba Tratar: (11) 6444-5090 TROCO 6 LOTES em Praia Grande por imóvel em Bertioga ou Vale do Ribeira no valor de 180 mil . Tratar (12) 31433282 / (13) 8821-6787

EMPREGO ADMITE-SE ASSISTENTE p/ área contábil c/ formação téc; a partir do 2° ano, em ciênc; contáb;. Enviar CV, c/ foto, pretensão salarial c/ a sigla “Tempo/ Contábil”, p/ caixa postal 01- Bertioga – SP, CEP 11250-000 PRECISO de revendedora de lingerie. Tratar: (13) 9601-2550 SECRETARIA, culta e inteligente, boa aparência. Tratar 13-9120-6760/ Andreza / CV c/ foto: andbebe70@ yahoo.com.br HOMENS maiores de idade, p/ trabalhar de ajudante geral, valor: 600, em São Lourenço, pagamos transporte. Tratar: (13) 33161683/Gislaine/Rogério MULHER para trabalhar no setor administrativo, valor: 600 + transporte. Tratar: (13) 3316-1683/ Gislaine/ Rogério

MAIORES de 21 anos, c/ escolaridade média, boa aparência e disposição para ser um vencedor. Tratar: (13) 3351-9265/Jeane RAPAZES/ MULHERES de boa aparência, maiores de 18 anos, para trabalhar com chopp. Tratar: (13) 8120-2240/ Lourival WIZARD Bertioga contrata assessor comercial e assistente administrativo. Tratar: (13) 3317-7416/ 3317-2730/Enviar Cv p/: bertioga@wizard.com.br PROFESSOR DE INGLÊS. Tratar: (13) 33162646 /Rua Dr. Leonardo de Bonna, 97, perto do pronto socorro. Levar currículo. MECÂNICO AUTOS c/ 3 anos experiência, Mogimec, em Maitinga. Tratar: (13) 7809-4460/3313-3264 c/ Carlos. 1/2 OFOCIAL MECÂNICO AUTOS c/ experiência, Mogimec, em Maitinga. Tratar: (13) 7809-4460/3313-3264 c/ Carlos. 2 AUXILIARES. Deixar CV no, Passeio das Caravelas, 178, módulo 3/ Riviera 2 PORTEIROS. Deixar CV no, Passeio das Caravelas, 178, módulo 3/ Riviera MOTORISTA c/ experiência, SOMAR Material de Construção. Tratar: (11) 9624-0002 INSTALADOR de som automotivo, eletricista de auto e aplicador de insulfilm. Tratar: (13) 3317-7752/ Av. Anchieta, 1106 – Centro. PIZZAIOLO com prática no restaurante Dona DEJA, Boracéia. Tratar: (13) 97107520/ ou pessoalmente. FUNILEIRO para trabalhar na vista linda. Tratar: (13) 3317-7137 PROFESSOR DE PORTUGUÊS p/reforço; em casa. Tratar: (13) 3311-6011/ 9748-0440 MOÇA ou SENHORA p/ trabalhar em casa de família. Tratar: (13) 3313-1260/ 9781-7055 c/Elaine PRECISO de costureira industrial. Tratar: (13) 3317-1041 VENDEDOR(A) EXTERNO c/ carro próprio p/ empresa do ramo de construção sustentável. Enviar CV c/ foto p/ bertioga.2@lucsol. com.br VIGILANTE LÍDER. 2 vagas. Ensino médio completo. 6 meses exper. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice./ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. AUXILIAR ESCRITÓRIO. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. PAT Guarujá (13) 33413431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice./ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. GERENTE LOJA. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. comprov.

www.costanorte.com.br CLASSIFICADOS > 15

em Carteira Trabalho. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. VENDEDOR EXTERNO. 10 vagas. Ensino médio completo. 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. PROMOTOR VENDAS. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. + conh. rotinas de banco. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. ALMOXARIFADO. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. OPERADOR CALDEIRA. 1 vaga. Curso técnico mecânica + CNH “B” + 6 meses exper. comprov. em Carteira Trabalho. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. APONTADOR (PADEF). 1 vaga. Ensino médio completo + 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br.

EMPREGO OFEREÇC-ME CASAL sem filhos com experiência para trabalhar de caseiro na riviera ou região. Tratar: (13) 9613-0456/ 9702-0210 PINTURA EM GERAL. Residências, apartamentos e telhados. (11) 9957-4375 ASSIST. TÉCNICA computadores. Tratar: (13) 9752-5329. CASAL s/filhos com experiência para trabalhar de caseiro na Riviera ou região. Tratar: (13) 9613-0456/ 9702-0210 PROFESSOR de Inglês, nativo da África do Sul, para conversação. Tratar: (13) 9713-6333/ bright.future1357@yahoo.com.br CUIDO de crianças em casa ou no local, em Bertioga. Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029 LOCAÇÃO de andaimes, equip; p/ construção, fretes e carretos para qualquer localidade. Tratar: (13) 30240444/ 9119-9625 FAÇO consulta online do Serasa e envio resultado por e-mail, valor: 7 simples e 10 a consulta completa. Tratar: bebetoss@ gmail.com ALUGO cadeira de roda, banho e andador e muletas. Tratar: (13) 9779-8442/8141-4443 LIMPEZA de lotes. Tratar: (13) 9759-9012 PINTURA TELHADOS. Tratar: (13) 9759-9012 VENDO gesso em pó, valor: 15 o saco, Placa, valor: 9.50 e bloquete, valor: 25. Tratar (13) 33121334/ 9791-1950 MANUTENÇÃO em PC e Notebook. Tratar: (13)

8118-5802 ATENDENTE, RECEPCIONISTA ou AUX. ESCRITÓRIO exp. c/ público, boa aparência. Tratar: (13) 8108-5667/ (11) 7186-5279/Paula VENDO cachecóis, boinas, golas e tocas em tricô. Aceito encomendas. Tratar: (13)9720-4060/ João ramalho 658/ centro ACEITO encomendas de bolos, doces e salgados p/ festa, valor: 30 o cento. Tratar: (13) 9756-9202/ 8153-1128. TRABALHOS GRÁFICOS no computador: cartões de visita etc. Preço por encomenda. Tratar: (13) 9618-8720/bebetoss@gmail.com AULAS de matemática, português, informática e área de direito pra concursos. Tratar: (13) 96188720/bebetoss@gmail. com CABELEIREIRO, na rua 5, n° 107, Jd Albatroz 2. Tratar: (13) 3317-6411 QUALQUER tipo de serviço, dentro da área residencial, passo, limpo, entre outros. Tratar: (13) 9614-3031 MANUTENÇÃO ou ZELADORIA. Tratar: (13) 9751-2663/ (11) 73040121/ Robson PEDREIRO, MOTORISTA c/exp. categorias A/B. Tratar: (13) 9623-6824/ 3316-4180 ATENDIMENTO GERAL, CAIXA, entre outros. Formada em Direito e cursei 1 ano de letras. Tratar: (11) 7186-5279 / (13) 8108-5667 FORMADO EM ENFERMAGEM com Coren. Tratar (13) 8108-5667/ (11) 7513-9950 PORTEIRO, AUXILIAR

ABANDONO DE EMPREGO A empresa NATALIA E GABRIELE DE OLIVEIRA GUEDES LTDA. solicita o comparecimento do senhor AUGUSTO CESAR PACHECO DOS SANTOS, portador da CTPS 25.714, série 49BA, no prazo de 24 horas, sob pena de caracterização de abandono de emprego, previsto no art.482 “I” da CLT.

SERVIÇOS GERAIS, entre outros. Tratar (13) 8108-5667/ (11) 7513-9950 ALUGO CADEIRAS e MESAS, para festas e eventos. Tratar: (13) 9794-2527 AULA francês, c/ Francês nato. Tratar: (13) 3312-1163 ORIENTAÇÃO Psicológica PA Adultos e Adolescentes. Av. Conselheiro Nébias, 730 - Cj.61 – Centro Tratar: (13) 3317412/ 8129-7883 AULAS de excel básico e intermediário. Tratar: (13) 8100-6420 SITES e SISTEMAS. Desenvolvimento e serviço de suporte e hospedagem. Tratar: (13) 33121806/ Luis CASEIRA c/ moradia. Tratar: (13) 3311-7095/ Sandra AULAS de surf p/ iniciantes, intermediários e avançados, (Mensalidades ou Avulsos). Tratar: (13) 9778-0604 / ID 119*92313/e-mail: aulasurf@hotmail.com VOCALISTA c/ exp. de 15 anos, p/ igreja e casamentos, c/ repertório próprio e atualizado. Tratar: (13) 3317-4942/91585053/ Paula FAÇO frete e carreto. Tratar: (13) 9776-6547. CONSERTO máquinas de lavar roupa e fogões. Tratar: (13) 9701-0734 FAXINEIRA, AJUDANTE GERAL e DIARISTA. Tratar: (13) 9772-9397/ Roberto CALHAS, rufos, coifas e condutores, fabricação e instalação. Tratar: (13) 3311-8074/9775-6457/ 125*102567 AULAS particulares de instrumento musical, violão, guitarra, baixo e teclado. Tratar: (13) 9734-2472 QUE DELICIA, doces, salgados e congelados. Tratar: (13) 9626-6294/ 9621-2428/

DIVERSOS VENDE-SE VENDO Artigos Evangélicos. Preços imbatíveis. Tratar: (13) 8824-4899 VENDO mesa de snooker, nos Jd das canções, R: Jaime Pina dos Nascimento, n° 10 Tratar: (13) 3317-2684 VENDO CELULAR MP11, com TV, filmadora, câmera, carregador e USB, valor: 150. Tratar: (13) 96322871/ Heder/ Carla VENDO TV, DE 32 P, de tubo Sony, valor: 250. E 1 TV de 37, P, de tubo gradiente, valor: 500. Tratar: (13) 33171729/ 9725-2708. VENDO APARELHO DE SOM LG, valor: 200, DVD, britânia, valor: 100 e Home theater Philco 400. Tratar (13) 3317-1729/ 9725-2708. VENDO, FREEZER Vertical, c/ porta de vidro para bebidas, usado em bom estado TRATAR: (13) 9705-4066 VENDO BIKE, pata ambos os sexos, valor: 150. Tratar: (13) 7817-5703/ Juliana VENDO MESA tampa de vidro, 6 cadeiras estofadas, aparador e espelho, valor: 1200. Tratar: (13) 9606-1750 VENDO raridade, móveis antigos, chippendale, (estilo rococó inglês – 1896/ 1924), 22 peças. Tratar: (13) 3313-1205/ horário comercial VENDO banheira Jacuzzi de canto, excelente estado com todo encanamento bomba e aquecedor. Completa. Tratar: (13) 9705-2904 VENDO carrinho de churrasco, completo, 400. Tratar: (13) 9728-2313/ Sergio VENDO geladeira, marrom, Electrolux, valor 300. Tratar: (13) 9795-9964 INDICAÇÃO. Recomendo dar nome do Padre Fernão Luiz Carapeto a uma rua de Bertioga. José Carlo So.

COSTUREIRA. Bertioga. Serviços expressos (bainha, encurtes, troca de elástico, botões e zíper) e roupas sob medida. (13) 9610-7578 ou VENDO ipod touch, semi-novo, 32Gb, 3ª geração c/ fone novo, impecável, c/ NF, valor: 700 (a vista). Tratar: (13) 3317-6071/ Gustavo VENDO barco de alumínio de 5M, borda alta, c/ motor Yamaha, 15HP, tudo novo. Tratar: (13) 3313-1004 VENDO TV 29p, aywa, valor: 300. Tratar: (13) 3317-2221/9787-0903 Vendo fogão Brastemp c/ 6 bocas, ótimo estado. Tratar: (13) 9759-9007. VENDO maquina de costura industrial, overloque da união, máquina de bordar de joelho marca BARATO, JUQ mod; DDW 126. Tratar: (13) 3311-6942 VENDO celular, valor: 180 reais. Tratar: (13) 9636-6232/ Leandro VENDO celular, 2 chips com tv e radio,valor: 100. Tratar: (13) 88395964 VENDO carrinho de passeio, WS, verde c/ detalhe vermelho em bom estado, valor: 80. Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029 VENDO cadeira de refeição, burigotto, valor: 40. Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029 PROCURO casa individual para alugar no Rio da Praia, valor até R$ 500,00. Tratar: (13) 9751-4660 / 9719-1213 VENDO celular, mp10, c/2 chips e TV; valor: 90. Tratar: (13) 9624-1052/ 9161-6300 VENDO som de carro Sanyo; módulo de 1000W, trava Mul-T-Lock, alarme Car System

e antena elétrica; valor: 800. Tratar: (13) 81202240/ 9788-8223 VENDO ar condicionado, parede, 7500 btus; ótimo estado; valor: 180. Mostramos s/compromisso. Tratar: (13) 3311-9683 VENDO kit completo para trabalhos de douração, talheres, tesouras etc. Tratar: (13) 30220277 VENDO cinta, nova na caixa, tamanho G, valor: 200. Tratar: (13) 32681149/ (11) 8555-6861 CURSO GRATUITO no SENAI Bertioga para Eletricista Instalador Residencial (das 13:30 às 17:30h). Para outubro. Duração de 160 horas. Inscrição: levar RG e CPF na Av. Tomé de Souza, 11.833, Jd. Indaiá (ao lado do Campo de Futebol Indaiá); informações: (13) 33132104. CURSO GRATUITO no SENAI Bertioga para Pedreiro Assentador (aos sábados, das 08:00 às 17:00h). Início em 17/09. Duração de 160 horas. Inscrição: levar RG e CPF na Av. Tomé de Souza, 11.833, Jd. Indaiá (ao lado do Campo de Futebol Indaiá); informações: (13) 3313-2104. CURSOS GRATUITOS no SENAI Bertioga: Assistente Administrativo, Leitura e Interpretação de Desenho de Construção Civil, Pintura Decorativa, Pintor de Obras, Pedreiro Revestidor, Instalador Hidráulico e Informática, além de outros à sua disposição. Informações: (13) 33132104. Inscrição: levar RG e CPF na Av. Tomé de Souza, 11.833, Jd. Indaiá (ao lado do Campo de Futebol Indaiá);

21/10/2011 21:27:30


16 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 22 a 28 de Outubro - Edição 1149

| COSTA NORTE

Vip

Celebridades em foco

Edison Prata (13) 7850-2283 edisonprata@ig.com.br

UM NOVO CONCEITO EM COLUNA SOCIAL

SÓ ENTRE NÓS..... Autoridades, personalidades e muita gente bonita participaram da feira de negócios ‘Santos Offshore 2011’, no Mendes Convention Center, em Santos, durante essa semana. Confira:

O secretário estadual de Energia, José Aníbal e o empresário do Costa Norte, Ribas Zaidan, após entrevista à TV Costa Norte – Canal 48 UHF, no estande da revista Beach&Co.

Funcionárias do Costa Norte e toda a dedicação ao sucesso do evento, na coleta de informações e na recepção de grandes autoridades: a publicitária Cátia Lisboa, a editora Lucia Bakos e a jornalista Ana Cláudia Gomes.

Não poderia deixar de clicar também a responsável pela decoração do ambiente e colaboradora do Costa Norte, a amiga Maristela Balles.

A ilustre prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito fala com exclusividade para a TV Costa Norte. Nesta foto, com o comunicador e apresentador, Ribas Zaidan....

Recepcionando amigos e convidados no estande da Beach&Co., Tatiane Cristina de Abreu, ao lado do diretor comercial da Supertech, o empresário Roberto Haddad.

Vale comentar que o estande da Beach&Co. foi um dos mais freqüentados durante o evento. Nesta foto, o secretário de Governo de Guarujá, Ricardo Joaquim com o professor Iberê Sirna...

Também presentes no estande da Beach&Co., o secretário de Meio Ambiente de Bertioga, Du Zuppani, com o prefeito Mauro Orlandini, o gerente geral da Petrobras na Baixada, José Luís Marcusso, e o empresário Ribas Zaidan.

O diretor do Jornal Costa Norte, Roberto Zaidan, com o gerente do Pão de Açúcar, da loja Riviera, em Bertioga, Ernane Parreira.

Ilustres personalidades, como o ex-presidente da Varig e Embraer e atual reitor da Unimonte, Ozires Silva, acompanhado do prefeito Orlandini, de Bertioga.

O recém-nomeado pela OAB-Guarujá a presidente da Comissão de Assuntos Relevantes Portuários e Pescadores em Áreas Estuarinas, Edison Prata, com o gerente geral da Petrobras na Baixada José Luis Marcusso.

As recepcionistas do estande vizinho; Carla, Sandy e Tássia colaboram para a beleza e atração da feira ....

pagina_16.indd 1

21/10/2011 21:33:46


Jornal Costa Norte