Issuu on Google+

19 anos de lealdade com o leitor

R$ 1,00

www.costanorte.com.br - Edição 1147 - 08 a 14 de Outubro de 2011 - Diretor Presidente: Ribas Zaidan

ESTADUAL

JCN

Parcerias privadas nas Unidades de Conservação O

‘II Fórum de Cooperação Internacional’, realizado quinta-feira (06), na capital, contou com 2 importantes ações que beneficiam a preservação do meio ambiente no Estado de SP: a criação do Programa de Parcerias para Sustentabilidade das UCs (Unidades de Conservação) e a instituição da Comissão Paulista de Biodiversidade.

Na oportunidade, o governador Geraldo Alckmin assinou decreto que autoriza a Fundação Florestal a formalizar parcerias com a iniciativa privada para exploração dos atrativos turísticos nas UCs. O objetivo é buscar recursos para fortalecer as ações de conservação e produção florestal. Ainda visa oferecer serviços de qualidade de ecoturismo.

JCN

PAG. 09 REGIÃO

“A Baixada é modelo para o Brasil” Comentário é do secretárioadjunto de Desenvolvimento Metropolitano do Estado, Edmur Mesquita, que participou de entrevista ao vivo, nesta sexta-feira (07), na TV Costa Norte – Canal 48 UHF. “Vamos cuidar do gerenciamento dessas áreas por meio de parcerias e do estabelecimento de normas para a boa gestão dos parques e reservas estaduais”, afirmou o governador Alckmin, durante o evento, na capital.

CNE divulga os alunos vencedores do 4º ano Escola Municipal que conquistou o 1º lugar, pela 2ª vez neste ano, também é a 1ª no ranking do IDEB na cidade.

PÁG. 07 BAIXADA SANTISTA

GUARUJÁ

CUBATÃO

PRAIA GRANDE

BERTIOGA

Tombo obtém novo selo internacional

Musical com crianças entra em cartaz

Mais de 90 animais são mortos no ano

FuABC divulga o seu balanço de dois anos

Pela 2ª vez, a praia conquistou a renovação da certificação bandeira azul para a Temporada 2011/2012.

Espetáculo ‘As Aventuras de Tito & Clara’ também arrecadará brinquedos para distribuir em comunidades carentes locais.

Do total de 130, apenas 40 estavam vivos; equipe da Guarda Costeira alerta para poluição ambiental e pesca predatória.

No período de administração do hospital, a gestora teve despesas de R$ 43,2 milhões e quase 295 mil atendimentos registrados.

PÁG. 10

PÁG. 12

PÁG. 10

Via Rápida Emprego convoca mais 660 inscritos Candidatos chamados têm até o próximo dia 11 para confirmar a matrícula; aulas do programa têm início em 17 de outubro.

SILAS AZOCAR/PMI

Vem ai a Regata Santos/ Ilhabela Uma das mais tradicionais provas de longo percurso já está com data marcada: 21 de outubro.

Variadas atrações infantis Animação e diversão prometem tomar conta do projeto ‘Eu sou Criança’, que terá em sua programação atividades lúdicas e recreativas para a garotada, até o dia 23.

PÁG. 12

PÁG. 13

capa_1147.indd 1

Projeto ‘Eu Sou Criança’ recomeça neste sábado (08), no bairro de Juquehy, na Costa Sul da cidade.

BERTIOGA

UBATUBA

BERTIOGA

GUARUJÁ/SANTOS

Dia das Crianças com muita festa e diversão

‘Aventura Selvagem’ na Ilha Anchieta

Sesc comemora sábado (08) o Dia Mundial da Ave

Leônidas Cristino visita obras da Perimetral

Em alusão à data festejada durante esta quarta-feira (05), haverá evento com várias atividades, no Ginásio de Esportes da Colônia de Férias, no período das 14h às 17h.

Ministro, que é o titular da SEP, ainda assistiu a mais uma explosão da pedra de Tefée, na margem direita do Porto, em Santos, e encerrou visita no 6º Forum Brasil ComexLog.

PÁG. 09

PÁG. 08

PÁG. 11

FUNDAÇÃO FLORESTAL

Intenção do Fundo Social de Solidariedade é transformar as instalações da antiga Colônia de Férias da Prodesan, no Jardim Indaiá, em um grande parque de diversões, durante o próximo dia 12.

PÁGS. 14 E 15

ARNALDO KLAJN/PMSS

SÃO SEBASTIÃO

PÁG. 05 LITORAL

PÁG. 06

PÁG. 10

ARQUIVO/JCN

BERTIOGA

PÁG. 07

07/10/2011 22:35:15


2 < www.costanorte.com.br

Bertioga,08 a 14 de Outubro - Edição 1147

| COSTA NORTE

Nº DE VEREADORES

A partir do pleito de 2012, a Câmara de São Sebastião, que atualmente possui 10 vereadores, terá 12 representantes. A modificação na Lei Orgânica foi realizada na sessão desta terçafeira (04), com 3 votos contrários.

PODER

BERTIOGA

Novos filiados do PTB são oficializados DURANTE O EVENTO, 2 NOMES FORAM ANUNCIADOS: JURANDYR TEIXEIRA DAS NEVES E RIBAS ZAIDAN JCN

ANA CLÁUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

PSB reúne mais de 400 pessoas durante festiva de filiação

O

MESMO LADO O advogado Ênio Xavier, também presente, comentou sobre a filiação de Neves. “Aprendi a admirá-lo, mesmo estando em lados opostos. Já o considerava extremamente

Encontro contou com a participação do secretário de Estado do Turismo, Márcio França ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

Vilares, Vando, Jurandyr e Zaidan, durante o encontro político

leal, agora, estando no mesmo grupo, minha admiração é ainda maior”.

INOVAÇÃO Para o atual presidente da Câmara, vereador Marcelo Vilares, Neves é um nome importante para o grupo, por já ter sido vereador e por estar realizando bom trabalho à frente da gestão do Hospital de Bertioga. “Ele inovou na gestão de uma das áreas mais complexas, que é a Saúde”. PRESENÇAS O evento do PTB contou também com simpatizantes de outros partidos, como PTC,

PMN, PRTB e PPL. Entre os presentes estiveram o prefeito Mauro Orlandini (DEM), os vereadores Toninho Rodrigues (DEM), Caio Matheus (PSDB), Pastor Clayton (PMN), Ney Lyra (PRP) e Adiel Pereira (PR). O ex-prefeito e diretor regional da CDHU, Luiz Carlos Rachid (PSDB) também compareceu, assim como Valéria Bento (PMDB) e Kaled El Malat (PSDC). O vereador de Guarujá, Cândido Garcia Alonso (PMDB) prestigiou o evento, que também contou com a presença de Johenil, assessor do deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que não pode comparecer.

NACIONAL

CCJ aprova PEC que quer fim das coligações partidárias TSE

Há ainda outras 4 PECs relacionadas à reforma política tramitando no Senado DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê o fim das coligações partidárias recebeu nesta quarta-feira (05), novo aval da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, em Brasília (DF). O texto, que já estava no plenário da Casa, tinha retornado à comissão para que fossem analisadas 3 emendas de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). As emendas, todas rejeitadas, tratavam de um mesmo assunto. O senador propunha que, diante da proposta de fim das coligações para eleições proporcionais, os partidos passassem a poder se reunir em federações. Após se unirem, as agremiações passariam então a atuar como um único partido.

Esta sexta-feira (07) marcou exatamente 1 ano de antecedência das eleições 2012

REJEITADA A sugestão foi rejeitada pelos senadores da CCJ, que consideraram que a finalidade seria a mesma das coligações eleitorais. “Temos que fazer uma opção com clareza: queremos construir partidos políticos ou queremos sustentar promiscuidades partidárias existentes na política brasileira?”, indagou o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR).

EXPEDIENTE JORNAL COSTA NORTE LTDA - EPP Redação e Publicidade: Av. 19 de Maio, 695 – Jd. Albatroz Bertioga/SP – CEP.: 11.250-000 - Fone/Fax: (13) 3317-1281 E-mail: jcnorte@uol.com.br / redacao@costanorte.com.br Diretores: Ronaldo Berlofi Zeidan e Roberto Berlofi Zeidan Edição: Lúcia Bakos (MTb:39.479) Reportagens: Ana Cláudia Gomes Fotos: JCN Impressão: Diário do Grande ABC Circulação: Baixada Santista e Litoral Norte As páginas sociais são de total responsabilidade de seus autores, assim como a veracidade dos classificados gratuitos.

pagina_02.indd 1

JCN

PTB de Bertioga realizou festiva nesta segunda-feira (03), no Restaurante Thobias, para marcar a filiação de novos nomes. Entre eles, o vereador licenciado, Jurandyr Teixeira das Neves e o empresário do ramo de Comunicação, Ribas Zaidan. “Este é um grupo preocupado com o desenvolvimento da cidade. São pessoas que trabalham e buscam o fortalecimento da sociedade”, considerou Zaidan. Para Jurandyr, o grupo conta com nomes fortes para a disputa eleitoral de 2012. “Mas o povo é quem vai nortear quem será o candidato e isso só vai ocorrer no ano que vem”, afirmou. “O pensamento único é em prol do município”, comentou o presidente do PTB, o vereador Vando da Silva, que considera os novos filiados importantes para os objetivos do partido. “São pessoas que trabalham pela cidade, geram emprego e divisas”.

BERTIOGA

NANICOS O líder do PCdoB, senador Inácio Arruda (CE), chegou a defender a manutenção das coligações como única forma de sobrevida para os pequenos partidos. “O caminho não é o da restrição”, sustentou. Mas o pleito dos pequenos partidos não foi atendido pelo relator da matéria, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Na opinião dele, o fim das coligações partidárias para eleições proporcionais – de deputados e vereadores – irá fortalecer as agremiações, que passarão a manter seus programas partidários. PRÓXIMOS PASSOS A PEC, que faz parte do conjunto de propostas da reforma política no Senado, voltará agora para ser apreciada pelo plenário, onde precisará passar por 5 sessões de discussão antes de ser votada em 2 turnos. Para ser aprovada, ela precisa receber voto favorável de 49 senadores. O texto mantém a possibilidade de coligações para eleições majoritárias – para chefes do Poder Executivo e senadores. No entanto, as regras do processo eleitoral de 2012 não podem mais ser mudadas, segundo informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na terça (04). “Toda e qualquer lei sancionada este ano que alterar o processo eleitoral não valerá para as eleições de 2012”, assegurou o órgão.

O

PSB de Bertioga realizou evento para marcar a filiação de novos nomes, sábado passado (1º), no Colégio Caiçara, no Maitinga. Mais de 400 pessoas estiveram na festiva e, segundo Silvio Magalhães, pré-candidato a prefeito pelo partido, o número de précandidatos a vereador já passa de 90. “Com esse número já temos candidatos a vereador suficientes”, disse. O deputado licenciado e atual secretário de Estado do Turismo, Márcio França (PSB), também esteve presente e elogiou a atividade política de Magalhães. “Essa junção de candidatos significa que as pessoas enxergam nele a possibilidade de vitória”, comentou. França também revelou que o PSB realiza pré-pesquisas eleitorais a cada 2 meses nas cidades que contam com précandidatos a prefeito. “Entre eles, o Silvio Magalhães está bem qualificado. Do Vale do Ribeira até Ubatuba, o partido

CARTA DO LEITOR

G

ostaria de registrar e tornar público minha indignação quanto à falta de respeito da Operadora Vivo com seus consumidores. Não sou a primeira, sei que no ranking das queixas/reclamações estão as operadoras de telefonia sejam elas fixas ou móveis. Ainda tento acreditar que os órgão reguladores, de fato funcionem, entretanto, questiono se frequentemente lemos e ouvimos na mídia as queixas dos consumidores, porque nada é feito? Porque sempre temos que manter nossas contas em dia e quando precisamos dos serviços eles não funcionam? Temos tantas leis maravilhosas que não se aplicam na verdadeira defesa do consumidor/ cidadão que tanto paga em imposto. Pago mensalmente pelo serviço de modem para aces-

Sílvio Magalhães apresentou alguns dos pré-candidatos

tem cerca de 12 candidatos e destes, 7 estão na preferência do eleitor”, garantiu. O secretário, porém, reconheceu que ainda é cedo para fazer previsões. “É um processo que vai ter muita maturação, mas pretendemos fazer em Bertioga uma candidatura com proposta e que abra as portas da cidade para os governos federal e estadual”. NOVOS FILIADOS Participação e democratização das informações foi a proposta de Magalhães para atrair novos filiados. “O que a gente precisa é de diretrizes e metas. Só podemos conseguir isso fazendo com que as pessoas da cidade discutam os problemas de forma democrática e organizada para estabelecer

as ações de emergência para a nossa cidade”, disse. Segundo Magalhães, seu grupo conta com filiados de diferentes segmentos e que darão condições de criar um debate permanente durante todo o processo, até a eleição e também para um plano de governo. O VICE A escolha do pré-candidato a vice-prefeito, de acordo com Magalhães, será com base na democratização. “Vamos reunir todo o grupo e escolher um nome”, afirmou, adiantando os pré-requisitos do candidato: “É uma função extremamente importante. No nosso modelo de governo, o prefeito toma conta da executiva e o vice, da parte política. É o vice que vai buscar verbas, que vai cuidar da parte orçamentária. E o prefeito vai cuidar da população, da saúde, vai para os bairros e vai montar os conselhos, junto com as sociedades amigos.” PRESENÇAS Também estiveram presentes ao encontro Pacífico Júnior (PSDB), Valéria Bento (PMDB), Maurício dos Santos Souza (PT) e os atuais vereadores Marcelo Vilares (PTB), Toninho Rodrigues (DEM) e Vando da Silva (PTB).

INDIGNAÇÃO sar a internet, entretanto, há aproximadamente uma semana não consigo conexão. Hoje (05/10/2011) fiquei “pendurada” no telefone de 14:00 às 17:00 horas tentando resolver ou ser encaminhada e pelo menos oito vezes consegui o contato, permanecendo horas ouvindo a “musiquinha” e solicitando informações pessoais e do modem. Confirmaram, diversas vezes, que a linha estava “paga”, entretanto, ninguém resolveu meu problema. Algumas vezes informaram que iam repassar para o setor de conectividade e a ligação caia e aí começava tudo de novo....”Seu nome por favor...” Também não consegui RECLAMAR no site. Um dos protocolos anotados: 20111065854483 (por volta de 15:55 hs). Percebe-se que o gasto na mídia para vender serviços é muito

maior, do que manter serviços e consumidores satisfeitos. A questão só será resolvida a partir do momento em que TODOS “escancararem” sua insatisfação e as Agências Reguladoras, dentro da sua função fiscalizadora, aplique penalidades severas, concretizando condenações em quantia significativa, a ponto de a empresa sentir no bolso, da mesma forma que o consumidor sente quando é mal tratado, senão desrespeitado em seus direitos. A fornecedora pensaria duas vezes ao disponibilizar, por exemplo, serviço de atendimento ao cliente por meio de telefone, onde os atendentes são treinados para não resolver nada, levando o consumidor a desistir de finalizar sua reclamação. Erenita Maria Barbosa Parque São Luis, Cubatão (SP)

Com informações da Agência Brasil

07/10/2011 22:18:00


COSTA NORTE | Bertioga,08 a 14 de Outubro de 2011 - Edição 1147

www.costanorte.com.br > 3

NOTA FISCAL PAULISTA A DRT/2 (Delegacia Regional Tributária do Litoral) realiza este mês e em novembro plantões sobre a Nota Fiscal Paulista em Santos, Bertioga, São Vicente, Cubatão e Praia Grande, além de Registro. O objetivo é prestar informações sobre o programa e efetuar o cadastramento de consumidores no sistema. Detalhes no www.fazenda.sp.gov.br.

ALBATROZ

REGIÃO ÁREAS DE RISCO Para prevenir acidentes naturais nas encostas dos morros, o prefeito de Santos, João Paulo Papa (PMDB) e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, assinaram nesta sexta (07), contrato para a atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos da cidade, confeccionado originalmente em 2005.

COLUNA

ÁREAS DE RISCO II O trabalho inclui o mapeamento de áreas antigas e novas e será realizado por técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), com recursos do Patem (Programa Estadual de Apoio Tecnológico aos Municípios). Para a realização do estudo, a SDECT disponibiliza R$ 218.200,76. Caberá à prefeitura a contrapartida de R$ 111.800,33, correspondente às diárias pagas para os técnicos do IPT envolvidos no projeto. CÂMARA DA JUVENTUDE A prefeita de Guarujá e presidente do Condesb, Maria Antonieta de Brito (PMDB), propôs a criação da Câmara Temática de Políticas Públicas para a Juventude Permanente. A iniciativa se deve à conclusão do trabalho da Câmara Temática Especial de Políticas Públicas para a Juventude, cujo relatório foi apresentado na 146ª reunião do Condesb, realizada terça (04).

COM O SUMAN Marcelo Mariano, por sua vez, deixa o PMDB e vai para o PSD, o partido criado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab, que em Guarujá tem o comando de Givaldo do Açougue e Maurílio Mariano. Nesta legenda, o médico e vereador Valter Suman também embarcou, mas para ser candidato a prefeito. Deixa o PSDC. COM O RIBAMAR Outro que está de malas prontas é o Nego Walter, que completa a quadra atual de vereadores do PDT. Walter deve filiar-se ao PSB, do empresário Ribamar Brandão, que por sua vez pretende ser o candidato a prefeito da legenda de Márcio França. Na mesma canoa, embarcou a filha do ex-prefeito Maurici, Angélica Mariano, que tentará uma vaga na Câmara.

CUBATÃO

GUARUJÁ

CINQUENTA Nesta quinta-feira (06) chegou a 50 o número de substituições no secretariado de Márcia Rosa (PT), em 34 meses de governo. Caiu o secretário de Finanças, João Paulo Pucciariello Perez. Interinamente, até o retorno da prefeita que está na China, responde o assessor especial de Planejamento Governamental, Marco Antonio Arroyo Valdebenito.

ORÇAMENTO O orçamento de Guarujá para 2012 deu entrada na Câmara na sessão desta terça (04), com uma previsão de R$ 976 milhões, quase R$ 1 bilhão, entre receitas e despesas, para este que será o último ano deste mandato da prefeita Antonieta (PMDB). Os vereadores devem apresentar suas emendas e votar o orçamento até o fim de outubro.

“VIERAM PARA O GOVERNO... Nada menos do que 3 partidos claramente de oposição não resistiram às articulações políticas pilotadas pelo chefe de Gabinete, José Carlos Ribeiro dos Santos e passaram a apoiar a administração Márcia Rosa: PPS, PMDB e PDT. Os novatos PEN, PDS e PPL também já estariam instalados no leque de alianças do PT para as eleições de 2012.

AUMENTO O orçamento para 2012 representa um aumento de 22% em relação ao deste ano. Na mensagem, a prefeita explica que o orçamento inclui sugestões encaminhadas pela própria população, durante as audiências públicas realizadas em Vicente de Carvalho, Morrinho, Perequê e Centro. Também prevê o repasse de recursos federais para obras inseridas no PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

... FAZER PARTE DO PROCESSO José Carlos que não assume a articulação política no município tem uma explicação na ponta da língua para a surpreendente migração de legendas oposicionistas para o lado do governo: “As lideranças políticas estão percebendo que Cubatão está mudando para melhor e querem fazer parte desse processo.”

SETORES Ao setor da Educação, o orçamento prevê a destinação da maior parte dos recursos, R$ 273 milhões, enquanto a área da Saúde tem reservados R$ 165 milhões. Do montante previsto para o ano de 2012, pelo menos R$ 380 milhões serão gastos com despesas de pessoal e encargos trabalhistas. OBRAS Entre as obras previstas no orçamento, estão projetos de urbanização de favelas, o prolongamento da av. Dom Pedro, aumento de leitos hospitalares, obras de adaptação para acesso dos portadores de deficiências e a implantação do Aeroporto Civil Metropolitano, entre outras. DANÇA Na véspera do limite do período eleitoral, vários vereadores e outros políticos de Guarujá promoveram uma verdadeira dança das cadeiras. Pela ordem alfabética, Antonio Addis Filho deixou o PV, legenda pela qual cumpriu seus 4 mandatos. Anunciou a saída e disse que decidira seu futuro político junto com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Edson Aparecido, de quem é parceiro e aliado. A PEDIDOS Jaime Ferreira Filho, o Jaiminho, deixou o PP a convite da própria legenda, que via nele um entrave para obter mais candidatos. Os que estavam no PP à procura de uma vaga entenderam que com Jaiminho, Sato e Doidão não teriam chance alguma de eleição. Daí, pediram a cabeça de um dos três. Jaiminho foi para o PMDB. COM O FÁBIO Ao que tudo indica, a mudança mais bombástica será com o presidente da Câmara, José Carlos Rodriguez, que deixa o DEM para filiar-se ao PPS, comandado por Fábio Gil Gaze, que pretende ser candidato a prefeito. Com sua ida, o presidente empresta um

pagina_03.indd 1

aval institucional ao pré-candidato, filho do empresário Viola e ex-secretário de Desenvolvimento na gestão Farid (PDT).

GATO E RATO No meio do tiroteio político, o grupo do médico Eduardo Paiva Magalhães, candidato derrotado ao Executivo em 2008, saiu do PR e foi para o PMDB liderado pelo ex-vereador Michajlo Halajko, para disputar a sucessão de Márcia Rosa. GATO E RATO II No entanto, sem aviso prévio, o presidente estadual do PMDB, Baleia Rossi, que pretende reeditar em Cubatão a dobradinha vitoriosa que levou Dilma Roussef à presidência da República, promoveu a intervenção do partido no município, destituiu os dirigentes e a legenda passou a integrar o bloco de apoio para a reeleição de Márcia Rosa. GATO E RATO III Disposto a manter a candidatura de Eduardo Paiva ao Executivo, Michajlo e todos os expeemedebistas se filiaram ao PPS. Mais uma vez, em menos de 1 mês, ficou no mato sem cachorro. Rogério Barreto, coordenador do PPS na região e secretário adjunto de Emprego e Relação do Trabalho do Estado, anunciou oficialmente o apoio da legenda à administração Márcia Rosa. TIRO PELA CULATRA? Não são poucos os analistas políticos que entendem que o cerco sem trégua ao grupo de Eduardo Paiva Magalhães foi o principal responsável pelo fortalecimento do PSB que, de braços abertos, acolheu todos na legenda. Paiva Magalhães deve disputar a indicação dos socialistas ao lado de 2 outros pré-candidatos ao Executivo: os vereadores Dedinho e Doda. PERDEU! Depois de anunciar aos quatro ventos que era o novo presidente do PSD e que estaria ao lado das oposições para “derrubar” o governo petista em Cubatão, Rodryell Pivato não chegou nem mesmo a esquentar a cadeira da presidência. O partido foi parar nas mãos do vereador Francisco Leite da Silva, o Bigode, que saiu do PP. “Foi um ato de traição”, reagiu Pivato.

PODER ESQUENTANDO CHAPA O ex-vereador e secretário municipal de Turismo, Luis Carlos Costa, pretende retornar ao Legislativo. Acabou de assumir a vice-presidência do PPS e deve engrossar a chapa de candidatos ao lado do secretário de Planejamento Urbano, José Roberto Kalazans, Marcelo Henrique e do líder comunitário Sebastião Ribeiro, o Zumbi. VOLTOU Depois de 3 meses afastado para tratar de problemas pessoais, Cesar Cunha Ferreira reassumiu, nesta sexta (06), a Secretaria de Meio Ambiente. Durante sua ausência, respondeu interinamente pela pasta o secretário de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Benito Santiago Gonzalez. MARAJÁS Os 3 vereadores socialistas, Doda, Alemão e Dedinho derrubaram proposta de emenda à Lei Orgânica, de autoria do Executivo, que pretendia acabar com as incorporações salariais dos servidores que ocupam cargos em comissão ou função gratificada. MARAJÁS II A intenção era acabar com os altos salários que, em alguns casos, ultrapassam R$ 40 mil. Para aprovar a emenda eram necessários 2/3 de votos (8). No entanto, Aguinaldo Araujo (PDT) faltou à sessão desta terça (04), enquanto que Dedinho (PSB) e Bigode (PSD) deixaram o plenário na hora da votação.

BERTIOGA OBRAS DA ORLA O vereador Caio Matheus (PSDB), na sessão da Câmara do último dia 27, apresentou requerimento cobrando do Executivo informações sobre o pagamento dos funcionários que estão realizando a obra de reurbanização de trecho da Praia da Enseada. OBRAS DA ORLA II Recente reportagem do JCN dava conta de que funcionários alegaram atraso no pagamento, falta de benefícios, inclusive registro em carteira de trabalho e recolhimento de direitos do trabalhador junto aos órgãos federais e tributos municipais, além da falta de equipamentos de segurança. O vereador também verificou que a empresa vencedora da licitação, a Monte Azul, subcontratou a Rocha do Vale Engenharia, sendo esta última, responsável pelos funcionários. CONFERÊNCIA O CMDCA convoca a população para discutir a situação das crianças e adolescentes na 9ª Conferência Municipal, que acontece dia 20/10, das 9h às 13h, no sede do Sindicato dos Servidores Públicos (estrada 04, 38, quadra L, Chácara Vista Linda). DESTINAÇÃO CRIANÇA O Conselho também participa da Campanha Destinação Criança 2011, que acontece no próximo dia 26, das 9h às 16h, no Parque dos Tupiniquins.No local, as entidades que atendem crianças e adolescentes no município poderão demonstrar seus trabalhos nas ocas espalhadas pelo parque. DESTINAÇÃO CRIANÇA II Para destinar, mediante apresentação do recibo do depósito, o Conselho emitirá comprovante em favor do doador, especificando nome, CNPJ ou CPF, data e o valor efetivamente recebido em dinheiro. Esses recibos devem ser conservados pelo contribuinte, pelo prazo de 5 anos para eventual comprovação junto à Receita Federal. É preciso estar atento ao prazo, pois só serão dedutíveis em 2011 as destinações feitas até dia 31 de dezembro de 2010. CONSOCIAL No próximo dia 21, acontece a 1ª Consocial (Conferência Municipal sobre Transparência e Participação). Bertioga está entre as 10 cidades do Estado de SP a convocar a Conferência, que irá acontecer das 9h30 às 18h, no Salão anexo à Secretaria da Educação, no Paço Municipal. ANIVERSÁRIO DA APAE A Apae vai comemorar o seu 9º aniversário na próxima terça-feira (11), às 19h, na sede da entidade. O endereço da Apae é av. Anchieta, 544, centro. Mais informações no (13) 3317-2940.

07/10/2011 22:33:19


4 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 08 a 14 de Outubro - Edição 1147

| COSTA NORTE

Vip

Destaques do Litoral Filiações do PSB

Filiações do PTB

Orlando Silva, o secretário de Estado do Turismo, deputado Márcio França e o presidente do PSB Jorge Cipriano, no evento de filiação do PSB, realizado sábado último (1), no Colégio Caiçara.

O empresário Sylvio Magalhães (centro), acompanhado de alguns dos amigos e partidários, posaram para fotos.

Os vereadores Marcelo Vilares e Orvando Silva, junto com os novos filiados do PTB: o médico Jurandyr Teixeira das Neves e o empresário Ribas Zaidan, no evento desta segunda (03).

Além dos petebistas, políticos locais, como o prefeito Orlandini e vereadores da cidade prestigiaram o evento, realizado no restaurante Thobias.

Chegada da TIM

Os empresários Israel Lins e Monique Mirassol, festejaram na noite desta quinta-feira (06) a inauguração da nova loja de revenda da TIM, no centro de Bertioga.

pagina_04_social.indd 1

Posse de vereador

Nosso mais novo vereador, Adiel Pereira e a sua família, na posse do edil, que ocorreu nesta terçafeira (04), na Câmara de Bertioga.

Gincana beneficente

Funcionários da Viação Bertioga realizaram, este mês, a gincana beneficente ‘Tô Nessa’ para a ApaeBertioga. Foram arrecadados mil produtos de higiene para a entidade. A presidente Miriam agradece!

Queijo &Vinho

O casal Israel e Monique, junto da nova equipe de trabalho da loja de aparelhos celulares.

A profª Maria Rita Passos, Márcia, do Verd’s Mar e Caio César Braz, no jantar do ‘Queijo & Vinho’ promovido pelo Lions Clube Bertioga, sábado último (1º), na sede do Lions.

07/10/2011 21:58:47


COSTA NORTE | Bertioga, 08 a 14 de Outubro - Edição 1147

www.costanorte.com.br > 5

ESTÁGIO NA VALE A Vale Fertilizantes abriu inscrições para o Programa de Estágio 2012. São mais de 80 vagas para estudantes do Ensino Médio Técnico e do Ensino Superior, em Cubatão e em outras unidades. O bolsa-auxílio é de R$ 700 a R$ 1,1, mais transporte, alimentação e assistência médica. Inscrições até 09/10, no www.valefertilizantes.com.

OPORTUNIDADE

BAIXADA SANTISTA

Via Rápida Emprego convoca mais 660 inscritos CANDIDATOS CHAMADOS TÊM ATÉ O PRÓXIMO DIA 11 PARA CONFIRMAR A MATRÍCULA; AULAS TÊM INÍCIO DIA 17 tão, Guarujá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. (vide tabela). Os primeiros telegramas de Secretaria de Estado de convocação já foram enviados. Desenvolvimento EcoOs candidatos selecionados, nômico, Ciência e Tecnologia que receberem iniciou nesta seo aviso, devem gunda-feira (03) comparecer ao mais uma etapa local indicado d a c o n v o c a ç ã o Até o final deste na carta, até o para a formação ano, serão dia 11 de oude novas turmas tubro, munidos d o Vi a R á p i d a realizadas novas de RG e CPF Emprego. Nes- convocações em para realizar a ta semana serão matrícula. chamados 4.980 todo o Estado inscritos no pro- secretário estadual Paulo LOCAIS grama, que ini- Alexandre Barbosa Os cursos ciarão as aulas têm duração no próximo dia máxima de 3 17. A chamada meses e serão realizados em acontece em 120 cidades. Etecs, Fatecs do Estado de Na Baixada Santista, serão SP e em estruturas do Senac convocadas 660 pessoas para e do Senat (Serviço Nacional cursos em Bertioga, Cuba-

DA REPORTAGEM

redacao@costanorte.com.br

A

de Aprendizagem do Transporte). BENEFÍCIOS Além do material didático, os candidatos convocados receberão subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, terão direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

O programa O Via Rápida Emprego visa oferecer capacitação profissional gratuita, por meio de cursos de curta duração. São mais de 130 opções e 30 mil vagas. Mais informações: www. viarapida.sp.gov.br

Município Atendido Curso Nº Convocados Bertioga Recepção e Atendimento 30 Cubatão Assistente Adm. em Transporte 30 Guarujá Operador de Telemarketing 30 Guarujá Almoxarife e Estoquista 30 Guarujá Recreacionista 30 Peruíbe Assistente de Logística 30 Praia Grande Operador de Telemarketing 30 Praia Grande Porteiro 30 Praia Grande Almoxarife e Estoquista 30 Santos Assistente Administrativo 30 Santos Técnicas em Vendas 30 Santos Assistente de Logística 30 Santos Assistente de Logística Portuária 30 Santos (idosos) Camareira 30 Santos (idosos) Manipulação e Hig. de Alimentos 30 Santos (idosos) Recreacionista 30 Santos (Pessoa com deficiência) Formação em Telemarketing 30 Santos (Pessoa com deficiência) Informática Básica 30 São Vicente Assistente Administrativo 30 São Vicente Informática Básica 30 São Vicente - Bom Prato Manipulação e Hig. de Alimentos 30 São Vicente - Bom Prato Ajudante de Cozinha 30

Fonte: SEDECT

BERTIOGA

CARAGUÁ

CDL terá curso de Vitrinismo

Instituto Federal abre 160 vagas para cursos técnicos

Intenção é qualificar e habilitar aluno para ações que envolvam espaços promocionais nas vitrines DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

E

m parceria com o Senac, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), de Bertioga traz à cidade 20 vagas do curso de Vitrinismo Básico. O ensino será ministrado pelo vitrinista, cenógrafo e especialista em visual merchandinsing, Ronaldo Rotschelli. Também publicitário, ele tem mais de 35 anos de experiência no mercado paulista e, atualmente, é comentarista do programa Tudo A Ver, da TV Record, de Santos. Destinado ao comércio, em

pagina_05.indd 1

geral, o curso objetiva colocar o participante em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho e das empresas. Também visa qualificar e habilitar o aluno para ações que envolvam espaços promocionais nas vitrines e pontos de venda, buscando melhor aproveitamento do espaço físico do ambiente e o aumento do volume de vendas.

CARGA HORÁRIA A carga horária é de 36h e as aulas acontecerão sempre às segundas e terças-feiras, das 18h30 às 22h30, no período de 24 de outubro a 28 de novembro, na sede da CDL-Bertioga, centro da cidade.

Inscrições: (13) 3317 – 2541. Custo: R$ 356; Associados CDL podem pagar em até 3 parcelas no cheque. Não-associados, o pagamento é à vista.

Inscrições podem ser feitas a partir do dia 24 de outubro; taxa é de R$ 20 DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

Dados

Publicitário Ronaldo Rotschelli é quem ministrará o curso

Início previsto 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011 17/10/2011

IFSP (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de SP), campus Caraguá, está com 160 vagas abertas para 4 cursos de nível técnico, com início no 1º semestre de 2012. A seleção será por meio de vestibular realizado pela Vunesp. Estão disponíveis os cursos de Técnico em Comércio

e Técnico em Informática para Internet, com 40 vagas cada, ambos com duração de 3 semestres para o período da tarde; e Técnico em Edificações, com 80 vagas divididas entre os períodos da tarde e noturno.

Endereço: IFSP – Campus Caraguá: av. Rio Grande do Norte, 450, Indaiá Tel. (12) 3885-2100 Disque Vunesp: (11) 38746300 (em dias úteis, das 8h às 20h) Site: www.Ifsp.edu.br

INSCRIÇÕES Os interessados podem se inscrever a partir do dia 24 de outubro, pelo site www. vunesp.com.br, e pagar uma taxa de R$ 20. O aluno poderá solicitar a isenção até o dia 26. As inscrições terminam em 11 de novembro. A elaboração, aplicação e correção das provas serão feitas pela Vunesp. PELO SISU Todas as vagas do Ensino Superior do IFSP serão oferecidas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Para o preenchimento da vaga, o candidato deve realizar a prova do Enem e se inscrever no Sisu.

07/10/2011 21:28:58


6 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 08 a 14 de Outubro - Edição 1147

| COSTA NORTE

VESTIBULINHO ETEC A Etec-Bertioga está com inscrições abertas para o 1º semestre do Vestibulinho 2012, para os cursos de Administração e de Logística. Destinados a estudantes dos ensinos Médio, Técnico e Técnico Integrado ao Médio, as inscrições gratuitas podem ser feitas até as 15h do dia 18/10, via www.vestibulinhoetec.com.br. Detalhes: 0800 772 2829.

COMUNIDADE

BERTIOGA

FuABC divulga balanço de 2 anos QUASE 295 MIL ATENDIMENTOS FORAM REALIZADOS; PREFEITURA RENOVA CONTRATO DE ADMINISTRAÇÃO POR MAIS 1 ANO anaclaudia@costanorte.com.br

E

m 2 anos de administração do Hospital de Bertioga, a FuABC teve despesas de R$ 43,2 milhões. Já os atendimentos com internações e consultas médicas, no mesmo período (de setembro de 2009 a agosto de 2011), foram quase 295 mil. A partir de setembro do ano passado, começou a ser tabulado também a quantidade de exames realizados na unidade. Até o último mês de agosto, esses exames somaram 217 mil. Os dados foram transmitidos na noite de quarta-feira (05), pelos funcionários da Fundação e pelo superintendente do Hospital, Jurandyr Teixeira das Neves, no Sesc-Bertioga. Durante o encontro, ele afirmou que a entidade não busca lucro, “mas a satisfação dos usuários.” Nesse item, de acordo com pesquisa realizada pela FuABC, a média do índice de satisfação dos pacientes é 80% nos últimos 2 anos. “A satisfação de usuários do SUS,

no Estado de SP é de 47%”, comparou Neves.

JCN

ANA CLAUDIA GOMES

ATENDIMENTOS Entre os serviços prestados, a equipe que realizou a apresentação do balanço destacou outros trabalhos desenvolvidos com o corpo de funcionários, como a capacitação profissional, que inclui técnicas de humanização. Também foram citadas iniciativas administrativas, como a implantação de holerites eletrônicos, o plano de gerenciamento de resíduos e o grupo de voluntariado. INOVAÇÕES Algumas inovações no atendimento também foram destacadas, como a certidão de nascimento emitida na hora pela internet e as pulseiras de identificação para acompanhantes dos pacientes internados.

Superintendente, o médico Jurandyr comparou o índice de satisfação do SUS com o do hospital público

queríamos: a prefeitura tratar da prevenção, por meio das UBSs”, comentou. “Temos acompanhado de perto todo o balanço e os atendimentos no hospital”, completou o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Paulo Braga. Segundo ele, a comunidade verifica, por meio

CONSELHO Ao analisar os números, o prefeito Mauro Orlandini considerou como acertada a decisão de separar a doença da saúde. “Quando contratamos a Fundação, era isso que

do Conselho, a qualidade dos serviços da Fundação. RENOVAÇÃO DE CONTRATO Na última semana, a prefeitura renovou o contrato de prestação de serviço com a FuABC, com uma correção financeira de 6%. O valor

investimentos com instalação de gás e mobiliário. Os investimentos da Fundação podem ser utilizados para isso”, afirmou o superintendente, referindo-se à verba de R$ 5 milhões, anunciada pelo governador Geraldo Alckmin, no início desse ano e que permitirá a construção de um anexo, com capacidade para 30 leitos masculinos, 30 femininos e outros 20 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo 10 infantis e 10 adultos.

mensal pago à Fundação passou de R$ 2 milhões para R$ 2,3 milhões. De acordo com o secretário da Saúde, Manoel Prieto Alvarez, o Manolo, também foi negociado um passivo de R$ 2,3 milhões, referente à diferença do atendimento realizado a maior, uma vez que no início do contrato, a expectativa de atendimentos era de 7,5 mil e foram realizados cerca de 11 mil. “Com a pactuação, o valor ficou em R$ 1,7 milhões, parcelado em 8 vezes, a partir de janeiro do ano que vem”, detalhou.

ANEXO APROVADO O secretário da Saúde lembrou ainda que o projeto de construção desse anexo, que ficará entre o PS e a atual sede da Câmara Municipal, já foi aprovado pelo Estado e aguarda a liberação de verba. A previsão de construção é de 1 ano. “Para complementar a obra, vamos precisar de equipamentos e a FuABC vai contribuir”, assegurou Manolo, reforçando também que os investimentos necessários já foram elencados e aprovados pelo Conselho de Saúde do município.

INVESTIMENTOS De acordo com o superintendente do hospital, o contrato estabelece 2,5% do valor total para investimentos, que são utilizados para renovação de equipamentos, como já estaria ocorrendo. Entretanto, esse valor poderá ser utilizado para o término da reforma do PS (Pronto Socorro) da unidade, conforme revelou Neves. “O Governo do Estado vai disponibilizar verba para a construção de anexo ao hospital, mas serão necessários

BERTIOGA

ESTADUAL

Campanha busca possíveis doadores de medula óssea

Treinamento ‘express’ e hospitais de campanha contra a dengue JCN

Interessados podem comparecer a três pontos da cidade para a coleta

redacao@costanorte.com.br

A

ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

‘C

Manolo apresentou a campanha para mais de 30 entidades locais

de Pré e Pós Transplantados), de Santos, além dos hemonúcleos de Santos e de Marília.

aprovado e registrado pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), por meio do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), um banco de dados com informações de possíveis doadores. “Somente após a compatibilidade, o doador é contatado para a retirada de 600 ml de sangue e da medula”, revelou o secretário.

Quem pode doar: Pessoas entre 18 e 55 anos; Quem não pode doar: pessoas que tenham tido hepatite depois dos 10 anos, que tenham feito quimioterapia ou radioterapia, e diabéticos dependentes de insulina.

IMPORTANTE As pessoas que tiverem interesse em doar amostra de sangue para compor o cadastro de doadores, devem comparecer aos locais de coleta com documentos pessoais e um comprovante de residência. Também são necessários contatos de, pelo menos, 3 pessoas da família. “É muito difícil quando se encontra uma pessoa compatível, mas não se consegue o contato”.

DOAÇÃO Manolo explicou que no dia da doação, serão coletados somente 4 ml de sangue para testes, que vão determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Essas características farão parte de um cadastro nacional, MARCOS PERTINHES/PMB

adastra-se – Doe Vida!’. Essa é a campanha que visa a doação de sangue para o cadastramento de possíveis doadores de medula óssea e que vai acontecer pela 1ª vez em Bertioga, neste sábado (08), das 9h às 16h. A coleta de sangue estará disponível em 3 pontos: na Emef Giusfredo Santini (rua Epifânio Batista, 66, Jd. Vicente de Carvalho II); no estacionamento do Krill Supermercadosl (av. Anchieta, 2.300, Jd. Albatroz); e na sede da antiga Prodesan (rua David Pimenta, 425, Jd. Indaiá). A campanha foi apresentada para mais de 30 entidades locais, nesta terça-feira (04). A intenção é que esses representantes sejam multiplicadores da ideia. “O objetivo é estimular o voluntarismo, para que portadores de leucemia e outras doenças do sangue possam ter ampliadas as suas oportunidades de cura”, afirmou o secretário da Saúde, Manolo. Ele quem fez a apresentação da campanha, viabilizada por meio de parceria com a CPPT (Casa

pagina_06.indd 1

DA REPORTAGEM

BERTIOGA DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

E

m clima de alegria, cerca de 300 integrantes do Centro de Convivência do Idoso Zeferino Orlandini e do Grupo Vivência, ambos de Bertioga,

Secretaria de Estado da Saúde apresentou segunda-feira (03), na capital, o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue para o período 2011-2012, com o objetivo de evitar o avanço da doença no próximo Verão. As medidas incluem novas estratégias em relação a ações executadas em anos anteriores. O anúncio foi feito em encontro com prefeitos e secretários municipais e a participação do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri. Mapeamento realizado pela pasta apontou 283 (43%) dos municípios paulistas como de risco alto ou muito alto para a ocorrência de dengue neste Verão. Da Baixada Santista e do Litoral Norte, todas as cidades constam na lista. A classificação levou em conta fatores como histórico de transmissão da doença e índices de infestação de larvas do Aedes aegypti, por exemplo. DE BERTIOGA O secretário da Saúde de Bertioga, Manolo, não compareceu ao encontro, mas

informou que os funcionários que fazem parte do Plano de Contingência do município estiveram presentes. Para ele, a preocupação de Bertioga é com a possibilidade de penetração da dengue tipo 4, que ainda não foi detectada na cidade. Ele ainda citou como principais problemas da doença, a falta de treinamento de pessoal para detecção de criadouros e dos profissionais da Saúde que atuam nas UBSs.

uma cartilha com as informações referentes a combate ao Aedes aegypti e tratamento dos infectados.

O PLANO O plano visa reorganizar a assistência médica aos pacientes com suspeita de dengue, para evitar o agravamento dos casos ou óbitos, além de medidas para aprimorar o controle de vetores. Um dos principais pontos do plano prevê o trabalho de equipes estaduais de “Treinamento Express” em 67 municípios considerados prioritários. A ideia é capacitar e atualizar os profissionais de saúde em seus próprios locais de trabalho, focando em temas como manejo clínico, avaliação de risco e organização de serviços. O treinamento acontecerá nos próprios serviços de Saúde, de forma compacta, com duração média de 15 minutos. Os gestores municipais também receberão treinamento e

HOSPITAIS O plano prevê também a montagem de “hospitais de campanha”, que oferecerão um tratamento especializado. A Secretaria irá destacar cerca de 700 profissionais da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) para acompanhar as visitas casa a casa realizadas por agentes municipais visando o controle e eliminação de criadouros. Serão realizadas, ainda, 5 oficinas macrorregionais sobre dengue para municípios prioritários e regiões Metropolitanas da Grande SP, Baixada Santista e Campinas, com duração de 3 dias. NOVO SOROTIPO Haverá ampliação do monitoramento da circulação viral em municípios paulistas considerados prioritários. Nesses municípios, nos casos com suspeita de dengue, será utilizado o exame NS1 como triagem para a realização de exame de sorotipagem viral, visando identificar os subtipos de vírus em circulação.

Miss e Mister Terceira Idade comemoraram a Semana do Idoso - Dia Nacional (27/09) e o Dia Internacional (1º/10), no último dia 30, na sede do Fundo Social de Solidariedade do município. Mas a novidade da festa foi o ‘Concurso de Miss e Mister Ber-

tioga na Melhor Idade’, elegendo a Miss Olívia Carvalho Orantes e o Mister Paulo Ricardo da Mota. O concurso também premiou o casal Cecília Massako Kaneko Kaw e Arnaldo Schmolzer como Miss e Mister Elegância; e Yo-

landa Szczecinski e Antônio P. de Oliveira, como Miss e Mister Simpatia, respectivamente. Dados do Conselho Municipal do Idoso apontam que atualmente 5 mil idosos, acima dos 60 anos, vivem em Bertioga.

07/10/2011 21:30:10


COSTA NORTE | Bertioga, 08 a 14 de Outubro - Edição 1147

www.costanorte.com.br > 7

CARAVANA DA CIDADANIA A antiga sede da Prodesan (rua David Pimenta, 425, Jd. Indaiá), em Bertioga, recebe sábado (08), a Caravana da Cidadania, a partir das 9h. Haverá serviços gratuitos de saúde, educação e assistência social. Também terá a Operação Cata-Treco e o Médico Veterinário da Saúde, das 10h às 13h.

COMUNIDADE

REGIÃO

“Baixada Santista é modelo para o Brasil”, afirma Edmur Mesquita SECRETÁRIO-ADJUNTO DE DESENVOLVIMENTO METROPOLITANO ESTEVE NA TV COSTA NORTE – CANAL 48 UHF anaclaudia@costanorte.com.br

“A

Região Metropolitana da Baixada Santista é modelo para o Brasil, de articulação e planejamento”. A opinião é do secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, que participou do programa ‘Café da Manhã’ da TV Costa Norte – Canal 48 UHF, nesta sexta-feira (07). Mesquita lembra que a RMBS foi a 1ª constituída por lei, exceto as que compunham as capitais do país. “Isso ocorreu em 1996, quando

Mário Covas era governador do Estado”, lembrou. A RMBS vem adiantar o processo de crescimento econômico, com qualidade de vida, conforme avalia Mesquita. “É um esforço conjunto entre Estado e prefeitos, em torno de prioridades estabelecidas pela região em vários setores”, diz. SECRETARIA O reconhecimento da importância das regiões metropolitanas para o Governo do Estado fica evidente, de acordo com o secretário-adjunto,

quando o governador Geraldo Alckmin criou a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Metropolitano. “O objetivo é pensar de forma preventiva e apresentar soluções de logística e infraestrutura para a região”, afirmou. TÚNEL Mesquita destacou alguns assuntos que confirmam essa preocupação do Estado, como a ligação seca entre Santos e Guarujá. “Depois de muitos estudos realizados com técnicos da Dersa, que fizeram um trabalho primoroso, o túnel já

está definido”, ressaltou ele, lembrando que a previsão é de que a obra esteja concluída em 2016. VLT A questão da mobilidade urbana também foi destacada por Edmur, tendo como principal solução a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). “O 1º trecho, entre Santos e São Vicente, fica pronto em 2014. Na sequência será aberta licitação para operação do VLT. Se não houver interessados, o Estado assumirá, por meio da CPTM”, garantiu Mesquita.

JCN

ANA CLÁUDIA GOMES

Programa, ao vivo, foi ao ar na manhã desta sexta (07)

BERTIOGA

BERTIOGA

CNE divulga os vencedores do 4º ano DIVULGAÇÃO/PMC

REPRODUÇÃO

Escola vencedora, pela 2ª vez neste ano, também é a 1ª no ranking do IDEB no município ANA CLÁUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

IDEB Pela 2ª vez neste ano, a Emef Delphino Stockler de Lima conquistou o 1º lugar no CNE. A mesma escola ocupa também outro importante 1º lugar: o do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), desenvolvido pelo

anaclaudia@costanorte.com.br

Bertioga acaba de ganhar uma loja de revenda da TIM. O evento de lançamento aconteceu na noite de quinta-feira (06), na loja que fica na av. Anchieta, 1510, na região central. De acordo com o proprietário, Israel Lins, a loja conta com um estoque de mais de 120 aparelhos, com o melhor em tecnologia. Seis funcionários já foram treinados para atender os clientes. “Tudo que antes o cliente teria que ir para Santos para ser atendido, agora, ele fará aqui, em Bertioga”, assegurou.

Os trabalhos de Gabriela de Araújo Avelar, Maria Eduarda Oliveira Alves e de Jenniffer Alves das Neves

MEC (Ministério da Educação e Cultura). Em 2009, a escola conquistou nota 5,7 no ranking das melhores municipais de Bertioga. Entretanto, não ocupar as melhores colocações no IDEB também não impediu que outra unidade escolar se destacasse no CNE. A Emeif Dr. José Ermírio de Morais Filho, que teve pontuação de 2,8, ficou em 2º lugar no concurso. IMPARCIAL “Isso só reforça a máxima de que o CNE é imparcial, democrático e consegue atin-

gir todos os alunos da rede municipal de ensino. Mostra, ainda, que qualquer criança, se esforçando e, com o auxílio dos profissionais da Educação, consegue obter bons resultados, tanto no concurso quanto no IDEB”, afirmou o diretor do Sistema Costa Norte de Comunicação, Roberto Zaidan, que é o idealizador do projeto. Para ele, o CNE muito mais do que levar à competição entre escolas e premiar os melhores alunos, tem como objetivo principal promover as discussões da importância da preservação ambiental nos

mais jovens. “É uma semente que se planta para colher bons frutos no futuro”, concluiu. CERTIFICADOS Os alunos receberão o certificado informando a referida classificação e, no final do ano, a premiação será entregue, durante evento que reunirá, além dos alunos e professores, os seus familiares. PRÓXIMA ETAPA Os alunos do 3º ano já podem se preparar para desenvolver propagandas (cartazes) com o tema ‘Preservação dos

Elementos da Natureza’. Até o dia 28 deste mês, os trabalhos devem ser entregues na diretoria das escolas municipais. APOIO O concurso CNE é uma iniciativa do Costa Norte e conta com o apoio da prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria da Educação. Ainda tem como colaboradores a Sabesp, Incorporadora Mare, Construtora Costa Hirota, Ramon Alvares Associados, Fafex Serviços de Transportes, Zogbi Engenharia, Construções e Terracom.

À DISPOSIÇÃO O gerente da loja, Vinícius Pestana também explicou que o cliente tem à disposição celulares, chips e acessórios. Em serviço, estão disponíveis desbloqueio de aparelhos e portabilidade. “São mais de 50 modelos de celulares, incluindo o Iphone 4”, explicou. O pagamento, segundo ele, pode ser feito em até 12 vezes, sem juros.

BERTIOGA

redacao@costanorte.com.br

U

m grupo de moradores da Vila Agaó III, em Bertioga, se reuniu com o prefeito Mauro Orlandini, nesta quarta-feira (05), para reivindicar melhorias no trecho da rodovia Rio-Santos, próximo ao bairro. Semana passada, uma mulher morreu atropelada na via. Entre as rei-

pagina_07.indd 1

RESPOSTAS Orlandini informou que vai reiterar o pedido feito ao Governo do Estado de maior segurança na Rio-Santos. “A iluminação no bairro, é pos-

sível e faz parte de um pacote junto à Elektro”, prometeu. Também presente, o diretor de Trânsito, Nelson Jorge de Castro disse que estão sendo providenciadas a implantação de 2 marginais, entre o condomínio Bouganville e a Pedralina. Ele ainda informou que encaminhará à CEAT (Comissão de Estudos Análise do Transporte Urbano) pedido para que avaliem a possibilidade do ônibus escolar entrar no bairro. Já com relação ao ponto de ônibus, ele afirmou já ter autorização do DER para tal instalação.

MARCOS PERTINHES/PMB

DA REPORTAGEM

vindicações está a instalação de iluminação na rodovia, de um ponto de ônibus coberto e que o ônibus escolar entre no bairro para atender aos alunos, evitando assim, o perigo de acidentes. Os moradores informaram que contam com um abaixo-assinado com essas reivindicações e que já conta com mais de 290 adesões.

JCN

Vila Agaó III reivindica segurança na Rio-Santos Moradores buscam, por meio de ajuda do município, melhorias no trecho da via, próximo ao bairro

Mais de 50 modelos de celulares estão à disposição do cliente ANA CLÁUDIA GOMES

A

criatividade dos alunos do 4º ano das escolas municipais de Bertioga foi colocada à prova e o resultado foram textos informativos de qualidade, no 2º concurso do ‘Costa Norte Escola: Comunicando para Educar’, o CNE, com o tema ‘Problemas Ambientais Globais’. Os vencedores desta etapa foram Gabriela de Araújo Avelar, do 4º ano B, da Emef Delphino Stockler de Lima, que ficou em 1º lugar; Maria Eduarda Oliveira Alves, do 4º ano D, da Emeif Dr. Ermírio de Morais Filho, em 2º; e em 3º, Jenniffer Alves das Neves, do 4º ano B, da Emeif Jardim Rio da Granja.

Cidade ganha loja de revenda da TIM

Grupo se reuniu com o prefeito Orlandini na quarta-feira (05)

Nesta sexta (07), unidade recebeu trio cover do Blue Man Group

07/10/2011 22:17:00


8 < www.costanorte.com.br

Bertioga,08 a 14 de Outubro - Edição 1147

| COSTA NORTE

NOVO RECORDE A movimentação de cargas no Porto de Santos registrou em agosto último o total de 9.249.963 toneladas, elevando o acumulado para 64.305.630 toneladas, novo recorde para o período, superando em 2,3% o verificado até agosto de 2010.

DESENVOLVIMENTO

BERTIOGA

Riviera de São Lourenço serve de exemplo como bairro planejado DESSA VEZ, DIRETOR DA SOBLOCO FALA SOBRE O PROJETO BEM SUCEDIDO EM FORUM DE FLORIANÓPOLIS ARQUIVO/PEDRO REZENDE

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

P

rojetar e viabilizar a realização de espaços urbanos com setores definidos para moradia, lazer, comércio, educação e preservação ambiental é o desafio de grandes empresas responsáveis pela ocupação e desenvolvimento de novas áreas. Exemplos consagrados de projetos bem sucedidos no setor do desenvolvimento urbano, como a Riviera de São Lourenço, localizada em Bertioga, o Parque Faber-Castell, em São Carlos e o Espaço Cerâmica, em São Caetano do Sul, foram apresentados pelo diretor da Sobloco Construtora, Luiz Augusto Pereira de Almeida, nesta quinta-feira (06), durante o seminário ‘Comunidades Planejadas: a experiência brasileira no desenvolvimento de bairros e resorts planejados’, em Florianópolis (SC). O evento é realizado pela ADIT (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), com

pagina_08.indd 1

Um dos destaques do empreendimento é a preservação ambiental

apoio institucional da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis). PARTICIPANTES Com a participação das principais empresas do Brasil que atu-

am no desenvolvimento de bairros e resorts planejados, o forum reuniu investidores, developers, bancos, proprietários de terras, loteadores e consultorias turísticas, imobiliárias e ambientais. Também fizeram parte advoga-

dos, arquitetos, redes hoteleiras, administradoras condominiais e todos aqueles players atuantes neste segmento de mercado, que tem passado por considerável aumento de interesse, por conta da necessidade de se produzir terra urbanizada no Brasil. EXPERIÊNCIAS Ao todo foram 40 especialistas no setor, de todo o Brasil, discutindo os mais variados assuntos acerca das comunidades planejadas: a experiência brasileira de desenvolvimento de comunidades planejadas; o papel do máster developer na criação de lotes urbanizados e no investimento e gestão de longo prazo da infra estrutura, espaços comerciais, manutenção e marketing do empreendimento; construindo cidades sustentáveis: o papel da iniciativa privada; tendências urbanísticas no desenvolvimento de comunidades planejadas, desafios do licenciamento ambiental; funding para bairros planejados e outros.

GUARUJÁ

Ministro Leônidas Cristino e prefeita Antonieta visitam obras da Perimetral Titular da SEP ainda assistiu a mais uma explosão da pedra de Tefée DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

ministro do Portos, Leônidas Cristino, acompanhado da prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), realizaram nesta quarta-feira (05), visita técnica à região das obras de implantação da avenida Perimetral do Porto, em Guarujá. A programação teve início junto à praça 14 Bis, em área recentemente revitalizada pela Codesp (Cia. Docas do Estado de SP), em parceria com a pre-

feitura, para oferecer à população mais um espaço para lazer. Em seguida, o ministro e a prefeita, acompanhados pelo presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra se deslocaram para visita técnica à 1ª fase das obras da avenida Perimetral. O titular da SEP (Secretaria Especial de Portos) ainda assistiu a mais uma explosão da pedra de Tefée, na margem direita do Porto, em Santos, e encerrou a visita no 6º Forum Brasil ComexLog, no Mendes Convention Center, também em Santos. A 1ª fase da Perimetral de Guarujá começa com a cravação das estacas para construção de 2 viadutos justapostos, para acesso e saída da área portuária.

07/10/2011 21:32:51


COSTA NORTE | Bertioga, 08 a 14 de Outubro - Edição 1147

www.costanorte.com.br > 9

MUTIRÃO DE LIMPEZA Visando a conscientização para a preservação ambiental voltada a animais marinhos, a prefeitura de Bertioga realiza, no próximo dia 14, um mutirão de limpeza no costão rochoso da Praia do Indaiá. A ação, das 9h até as 14h será desenvolvida com crianças da EM de Boracéia, dentro do projeto Ecocaiaque.

AMBIENTE

ESTADUAL

Governo autoriza parceria para investimentos particulares nas UCs OBJETIVO É FORTALECER AÇÕES DE CONSERVAÇÃO E OFERECER SERVIÇOS DE ECOTURISMO JCN

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

‘II Fórum de Cooperação Internacional’, realizado quinta-feira (06), no Palácio dos Bandeirantes, capital, contou com 2 importantes ações que beneficiam a preservação do meio ambiente no Estado de SP: a criação do Programa de Parcerias para Sustentabilidade das UCs (Unidades de Conservação) e a instituição da Comissão Paulista de Biodiversidade. Na oportunidade, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou decreto que autoriza a FF (Fundação Florestal) a formalizar parcerias com a iniciativa privada para exploração dos atrativos turísticos nas UCs. O objetivo é buscar recursos para fortalecer as ações de conservação e produção florestal. Por outro lado, visa oferecer serviços de qualidade de ecoturismo. A medida também beneficia diretamente Bertioga, devido ao recém-criado PERB (Parque Estadual Restinga de Bertioga), único no Estado concentrado no bioma restinga, além de outros municípios do Litoral. “Vamos cuidar do gerenciamento dessas áreas por meio de parcerias e do estabelecimento

Secretário Bruno Covas: “Vamos gerar renda para a população local das Unidades”

de normas para a boa gestão dos parques e reservas estaduais. Precisamos ampliar nosso trabalho, abrir nossas áreas protegidas à visitação”, declarou o governador.

INVESTIMENTOS O programa foi construído com diretrizes estratégicas da SMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) e FF, em parceria com o Instituto Semeia e o Programa de Ecoturismo na Mata Atlântica, financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que injetou mais de R$ 30 milhões em 6 UCs de SP.

A exploração comercial, a educação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico devem ser desenvolvidos, desde que se protejam os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e cultura. O Programa de Parcerias prevê ainda a recuperação de ecossistemas degradados e a criação de meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental.

CAPACIDADE OPERACIONAL Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, a ideia é aumentar a capacidade operacional da FF, com foco na conservação e melhorar os serviços voltados para atendimento ao público visitante. “Com o programa, também vamos gerar renda e oportunidades para a população local e do entorno das Unidades, além de captar recursos para a sustentabilidade financeira”, afirmou Covas. São 33 unidades aptas a participarem do programa, sendo 29 parques estaduais, 2 monumentos naturais e 2 parques ecológicos. Os princi-

pais atrativos naturais abertos à visitação são 169 trilhas, 77 cachoeiras, 25 cavernas, 42 poços abertos e 94 atrativos históricos culturais. São unidades com estrutura de lazer para uso público, pousadas, camping, lanchonetes, restaurantes, entre outros serviços. A estimativa é que os primeiros editais estejam prontos no início de 2012.

COMISSÃO DA BIODIVERSIDADE Já a Comissão de Biodiversidade será formada por 17 membros, entre representantes da SMA, da sociedade, do Ministério Público, entidades ambientais e universidades. A finalidade é elaborar e implantar estratégias para que se alcance a plena conservação da diversidade biológica e para o acompanhamento e implementação das metas de Aichi (Nagoya). As ações que o Estado precisa desenvolver foram pactuadas na Conferência dos Estados Parte, realizada na cidade de Nagoya, em outubro de 2010. A comissão deve elaborar, no prazo de 6 meses, um plano de ação com a finalidade de cumprir essas metas. As ações devem ser executadas no período de 2011 a 2020.

BERTIOGA

Sesc comemora sábado (08) o Dia Mundial da Ave Entre as atrações haverá demonstração de vôo livre e manobras com falcões e corujas DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

pagina_09.indd 1

E

m comemoração ao Dia Mundial da Ave, celebrado nesta quarta-feira (05), o Sesc-Bertioga realizará sábado (08), um evento com várias atividades em seu Ginásio de Esportes, no período das 14h às 17h. Conhecer este fascinante mundo colorido e aproximar as crianças e adultos desses animais que fazem

parte de nosso dia-a-dia é a proposta do evento. Para tanto, haverá observação de pássaros, oficinas, vivências, contação de histórias e falcoaria (demons-

Endereço: Sesc-Bertioga: rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, Jd. Albatroz

tração de vôo livre e manobras com falcões e corujas), entre outras atrações. PARTICIPAÇÕES O evento conta com a participação do Projeto Albatroz, em parceria com a prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. A entrada é franca.

Plano de Manejo é essencial para captação de investimentos

O

Plano de Manejo é requisito básico para receber investimentos, de acordo com a FF (Fundação Florestal). Nesse documento é que estão relacionadas as atividades permitidas ou proibidas no parque e são determinados os locais onde as atividades ou ações podem ser implantadas. “Desta forma, o Plano de Manejo é essencial, inclusive para o investidor, que o usaria como um guia. Não há motivos para abrir licitação sem antes determinar as regras do parque. Ou seja, sem plano de manejo, não pode haver investimentos e nem parcerias”, consta em nota encaminhada pela FF. PERB “Esse decreto é uma ‘luz no fim do túnel’”, afirmou o gestor do recém-criado PERB (Parques Estadual Restinga de Bertioga) – que ainda não conta com Plano de Manejo -, Carlos Sérgio dos Santos. Ele acredita que com investimentos particulares será possível transformar o Parque em algo importante para o município, tanto na área turística, como na de negócios. “Se ficarmos restritos a investimentos somente do Estado, nos resumiremos à fiscalização, que não rende receita para o município”, ponderou Santos, que completou: “O gestor não pode ficar preocupado somente em como conseguir dinheiro para gerir o local.” CONSELHO Para o gestor, o decreto não

tira autonomia do Conselho Consultivo do PERB. “Pelo contrário, tudo que for feito no Parque deverá passar pela aprovação do Conselho”. Ele reconhece, no entanto, que o 1º passo é o Plano de Manejo, cujas discussões devem iniciar na próxima reunião do Conselho do PERB, que acontecerá no dia 21 de outubro. “O importante é que se tenha projetos e o Conselho estabeleça metas, que analise se é viável economicamente, se interessa para o município e, principalmente, se está no contexto ambiental”. FISCALIZAÇÃO Vale ressaltar que a FF será a gestora dos contratos, quando forem realizadas as licitações e definirá o escopo do que vai ser concessionado, se concessão, cessão de uso, autorização de uso, ou outra. Como gestora dos contratos, ela ainda fará o acompanhamento e a fiscalização dos contratos, promovendo as medidas corretivas sempre que necessário e aplicando multas, conforme estipulado pela legislação e nos contratos. PESQUISA CIENTÍFICA Ainda de acordo com a FF, as atividades de pesquisa científica não estão incluídas na concessão, que será somente de serviços. A intenção é conceder os serviços para que a Fundação Florestal possa se dedicar a atividade de pesquisa cientifica para preservação e conservação do meio ambiente.

07/10/2011 21:34:18


10 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 08 a 14 de Outubro de 2011 - Edição 1147

| COSTA NORTE

DIVULGAÇÃO EM 6 RODAS Agora, 2 ônibus de viagens da empresa União do Litoral, de São Sebastião levarão o nome da cidade para várias regiões do país e até do Exterior. Imagens das belezas naturais e dos pontos turísticos históricos podem ser vistos na parte de trás da carroceria dos coletivos.

HALSE

Y MA D

E IR A /

PM S S

AMBIENTE

GUARUJÁ

Tombo conquista selo internacional pela 2ª vez NOVA BANDEIRA AZUL CHEGARÁ AO BRASIL SOMENTE APÓS O DIA 20 DE NOVEMBRO DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

Praia do Tombo, em Guarujá, única a conquistar o selo de balneabilidade e infraestrutura bandeira azul, em 2010, conquistou a renovação internacional da certificação para a Temporada 2011/2012. Isto porque a área cumpriu 32 critérios relacionados à proteção e atitudes voltadas à preservação do ambiente costeiro. O Tombo e a Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ), são os únicos locais no Brasil onde a bandeira azul, que simboliza o

programa, continuará hasteada por mais 1 ano. De acordo com o Instituto Ambiental Ratones, representante da certificadora no Brasil, o júri internacional parabenizou a prefeitura local por enviar a documentação de forma organizada e confiável, comprovando o cumprimento dos critérios do programa. A coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul do Brasil e operadora do Instituto Ambiental Ratones, Leana Bernardi, também parabenizou a cidade “pelo trabalho desenvolvido na Praia do Tombo para a manutenção da

LUIZ MOREAUX/PMG

certificação Bandeira Azul, que ainda incentiva a extensão do programa a outras praias do município.” PRAZO A Temporada no Hemisfério Sul 2011/2012 inicia, oficialmente, em 1º de novembro e o prazo máximo para a cerimônia de troca da bandeira é até dia 15 de dezembro. Para a solenidade, a placa informativa do programa para a Temporada 2011/2012 deverá estar afixada. A bandeira para este novo momento da Praia do Tombo chegará ao Brasil somente após o dia 20 de novembro.

Os 32 critérios relacionados à proteção foram cumpridos na praia

UBATUBA

‘Aventura Selvagem’ visita a Ilha Anchieta Gravação, feita com estudantes do ensino fundamental irá ao ar dia 13, às 20h15, no SBT DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

lunos de uma escola municipal de Ubatuba viveram uma ‘Aventura Selvagem’ ao lado de Richard Ramussen, no último sábado (1º). O apresentador do programa do SBT esteve na cidade para gravar a edição especial do Dia das Crianças, que irá ao ar na próxima quinta-feira (14), às 20h15. Entre os lugares visitados, as crianças tiveram a oportunidade de fazer um passeio de escuna até o Parque Estadual da Ilha Anchieta, onde tiveram contato com animais típicos da Mata

FUNDAÇÃO FLORESTAL

Atlântica, como quatis, macaquinhos conhecidos como saguis do tufo preto, cotias e outros bichos. Durante o trajeto de barco, as crianças ainda puderam tocar e conhecer animais marinhos que vivem no tanque de toque do Aquário de Ubatuba. GRAVAÇÃO Com muita espontaneidade, o apresentador conversava com as câmeras e com as crianças que o acompanharam na gravação, explicando a importância de uma UC (Unidade de Conservação) como o Parque Estadual da Ilha Anchieta; sobre o comportamento dos animais e sobre as formas de interagir com eles de forma segura e respeitosa. Por ter um programa que mistura aventura, conhecimentos de natureza, diversão e interatividade com os mais diver-

Programa será uma homenagem ao Dia das Crianças (12)

sos animais, Richard conquistou o público infanto-juvenil. Durante as gravações, os estudantes pareciam fascinados por estarem ao lado de um ídolo, vivendo com ele, uma de suas aventuras. EFICIENTE Richard também explicou que a televisão é uma ferramenta muito eficiente, porém, pouco explorada para promover a educação ambiental. “Nosso programa atrai o público por ter entretenimento, mas principalmente, por mostrar os bichos em seu habitat, de forma dinâmica, divertida e com conteúdo de informações. Aqui, no nosso caso, uma saída como esta vale por 10 aulas dentro da sala de aula. Por estarmos numa Unidade de Conservação, estamos tendo

contato com elementos de história, geografia e biologia, sem falar no contato com a natureza, que é uma experiência impagável”, disse. ONG DACNIS A visita da equipe do programa ‘Aventura Selvagem’ também foi motivada pela inauguração da ONG Dacnis, realizada no último dia 25. A entidade está sediada em Ubatuba e tem como enfoque de trabalho a defesa da Mata Atlântica e de seus habitantes. Por esta razão, o grupo desenvolve projetos que focam não somente o estudo de espécies da mata, mas também envolve as comunidades locais, considerando o conhecimento popular como algo de extrema importância para as pesquisas científicas.

PRAIA GRANDE

Guarda Costeira do município encontra mais de 130 animais durante este ano EDMILSON LELO

Desses, apenas 40 estavam vivos; equipe alerta para poluição ambiental e pesca predatória DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

OUTROS ANIMAIS Foram encontrados ainda 18 pinguins (7 vivos), 12 golfinhos (todos mortos), 8 atobás (7 vivos), 7 gaivotas (todas vivas), 4 arraias (2 vivas), 4 lobos marinhos (todos vivos), 2 bobos pequenos (1 vivo), 2 albatrozes (1 vivo), 2 baleias (todas mortas), 1 biguá (vivo), 1 padela (viva), 1 telha mar (vivo), 1 fragata (viva), 1 petrel gigante (morto), 1 trinta reis (morto), 1 pombo do cabo (vivo) e 1 garça dorminhoca (viva).

O

Grupamento de Guarda Costeira da Guarda Civil de Praia Grande encontrou este ano, de janeiro a 04 de outubro, 132 animais marinhos. Destes, 40 estavam vivos e foram encaminhados à reabilitação. A maioria, porém, estavam mortos e foram vítimas de poluição ambiental ou pesca predatória. A espécie com maior número de vítimas foi a tartaruga. Foram 60 mortas e apenas 5 vivas. Somente de domingo último (02) até esta quartafeira (04), o Grupamento encontrou 11 tartarugas, 10 da espécie verde e 1 de pente, ameaçada de extinção. Segundo o inspetor do Gru-

pagina_10.indd 1

após necropsia, todas tinham lixo no estômago, mas em 3 casos, a causa morte não foi o lixo: em 2 foram encontradas marcas de rede e 1 estava com o casco rompido por provável colisão com embarcação.

Espécie com maior número de vítimas foi a tartaruga: 60 mortas

pamento de Guarda Costeira, Delfo de Almeida Monsalvo, de acordo com o laudo do

Gremar (Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos), com sede em Guarujá,

MORTALIDADE “Alertamos constantemente sobre a pesca predatória. Realizamos um trabalho

de patrulhamento constante na costa de Praia Grande, que consiste em abordar a embarcação, orientando o pescador quanto a distância regulamentada em lei, e verificamos se há o dispositivo de descarte de tartaruga. A patrulha é constante durante o dia, só que por não haver fiscalização de noite, as embarcações infringem a lei e promovem a mortandade enorme de peixes e animais marinhos”, lamenta Monsalvo.

Crime

- A lei federal 9.605/98 de Crimes Ambientais, artigo 35 é clara: é proibida a pesca de espécies que devam ser preservadas ou espécimes com tamanhos inferiores aos permitidos. Quem infringir esta lei poderá sofrer detenção de 1 a 3 anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

AJUDA Ele ainda pede ajuda à população. “Pedimos que nos ajudem quanto a isso. Se alguém estiver caminhando na praia e avistar uma embarcação estranha, é só ligar para o telefone 199, que essa denúncia será registrada e encaminhada ao Grupamento de Guarda Costeira, que tomará as devidas providências. ALERTA Outro alerta que o inspetor faz e para os banhistas, para que, caso encontrem animais marinhos, vivos ou mortos, não encostem, acionem imediatamente o telefone 199. “O animal pode transmitir alguma doença e, se estiver vivo pode ser violento e ferir a pessoa. No caso dos pescadores, se pegarem animais mortos não devem misturar com os pescados que podem contaminá-los”.

07/10/2011 21:53:25


COSTA NORTE | Bertioga, 08 a 14 de Outubro de 2011 - Edição 1147

www.costanorte.com.br > 11

FESTA NORDESTINA

Acontece até sábado (08), a partir das 20h, a 3ª Festa Nordestina do Lions Clube Guarujá Sul (av. Vicente de Carvalho, 275, Jd. Boa Esperança). Os participantes podem desfrutar de comidas típicas, doces e peças de artesanato do segmento, que representa grande parte da população Vicente de Carvalho.

BERTIOGA

A

Escola Estadual Archimedes Bava, em Bertioga, recebe neste sábado (08), no período das 10h às 20h, a 3ª edição do ‘Anime Beach’. Entre as atrações do evento gratuito constam aulas de desenhos e origami, RPGs, exibição de animes, karaokê, batalha campal e karatê. Outra diversão será o teatro cosplay, que será tudo improviso.

Endereço: R u a Wa s h i n g t o n C u r v e l o Aguiar, s/nº, Indaiá, Bertioga

BANDAS Também está agendado acontecer apresentações das bandas musicais Sdruviez, Rock Beer e Feh&Bia. A organização do evento está a cargo do professor de Inglês da escola, Ariamiro.

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

Fundo Social de Solidariedade de Bertioga quer transformar as instalações da antiga Colônia de Férias da Prodesan, no Jardim Indaiá, em um grande parque de diversões, no próximo dia 12, para comemorar o Dia da Criança. O evento é voltado para o público infantil entre 04 e 10 anos. A festa, segundo a integrante da comissão organizadora, Luiza Brotto, tem colaboração de empresários e comercian -

Endereço: PIADAS

www.piadas.com.br

Uma mulher envia ao juiz uma petição pedindo divórcio, e o juiz a questiona: — A senhora tem certeza do que esta pedindo? A senhora quer divórcio por compatibilidade de gênios? Não seria o contrário? — Não, meritíssimo, é por compatibilidade mesmo. Eu gosto de cinema, o meu marido também, eu gosto de ir a praia e ele também, eu gosto de ir ao teatro e ele também, eu gosto de homem e ele também! Salário mínimo é como menstruação, vem uma 1 vez por mês, dura 3 ou 4 dias e se atrasar deixa todo mundo louco

CONSULTAS COM CARTAS CIGANAS

Fundo Social vai comemorar ‘Dia da Criança’ com festa e diversão REPRODUÇÃO

redacao@costanorte.com.br

ENCANTO CIGANO

BERTIOGA

Archimedes Bava recebe o III anime Beach DA REPORTAGEM

DIVIRTA-SE

Prodesan: rua David Pimenta, 425, Jd. Indaiá. Nace: rua Alzemiro Ballio, s/nº, Jd. Vista Linda.

tes locais e ocorrerá das 9h às 16h. Contará com brincadeiras, shows com palhaços e a distribuição de doces, pipocas e kits de brinquedos. A expectativa é atrair 2 mil crianças, que deverão estar acompanhadas dos familiares. A festa terá a colaboração de uma equipe formada por educadores, servidores e voluntários. NO NACE O Nace (Núcleo de Apoio à Criança Especial) também prepara uma festa para 120 crianças, entre alunos e pacientes atendidos, no próximo dia 13, a partir das 10h. Haverá brincadeiras (pula-pula, cama elástica, etc.), lanches, doces e a distribuição de brinquedos.

Confira as promoções vigentes da rádio: ‘‘MULTIBOMBAS’ ‘AVENIDA SILCAR ESTÉTICA AUTOMOTIVA’ Todos os sábados, no programa ‘Agito na Praia’ são sorteados 2 veículos para limpeza (simples, sem água). MULTIBOMBAS’ Toda sexta-feira, no programa ‘Forró na Praia’ é sorteado um conjunto de jantar. ‘TIKO MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA’ Dia 17 de outubro será sorteado um kit de distribuição (correia dentada com tensionador), com garantia de 2 anos, para veículo Fiat (Palio, Siena, Uno, Strada, Idea ou Punto), 1.3 ou 1.4, do ano mínimo de 2003. Ao se inscrever, o ouvinte deve citar uma palavra chave, que será divulgada no final do comercial semanalmente. O sorteio será no programa ‘Forró na Praia’, que será ao vivo, da loja. ‘TODA SEXTA É DIA DE CESTA’ Às sextas-feiras, durante o programa ‘Forró na Praia’, com Luri Justino, é sorteado um ouvinte do bairro que contar com o maior número de inscrições na referida promoção. O prêmio é uma cesta básica do Supermercado Albatroz.

MARCELO DI SHADAY

(13) 9767-3868 - 9701-5906

E-mail: marcelodishaday@hotmail.com Twiter: www.twiter.com/CartomantCigano

Acompanhe também o programa ‘Praia Zen’, às 15h de todos os sábados, pela rádio Praia FM - 106,1 ou pelo site: www.praiafm.com.br.

23/09 A 22/10

Dias de sorte, luz e paz pessoal para a sua vida. Momento de encontrar novos caminhos, colocando em ordem a sua vida pessoal. Não se deixe levar pelo medo, encare novos desafios, encontre a luz através da paciência e do equilíbrio. Você vai ter uma importante missão dentro de alguns dias, e conseguirá realizála com êxito. O momento é de luz para questões amorosas, onde você encontra a paz desejada.

NOVIDADE E ve m a í a n o v a p ro m o ç ã o ‘ANIVERSARIANTE DO MÊS’. Na data do aniversário, o ouvinte pode ganhar a festa no local que escolher, com tudo pago. Para par ticipar, basta já ter cadastro na rádio. Confira regulamento completo pelo site: www.praiafm.com.br.

pagina_11.indd 1

ADAGA

COROA

21/04 A 20/05

23/10 A 21/11

Novidades favoráveis, momentos de luz e paz pessoal, onde você encontrará a alternativa correta para seus caminhos.Não se sinta incapaz em suas questões, na verdade, nem sempre tudo é da maneira como você imagina. Você tem um forte poder de concentração, mas se entrega a bobeiras banais, sem sentido, e acaba se prejudicando por causa disso. Encontre a luz que está dentro de você, e verá suas capacidades pessoais triplicarem.

Momento de valorizar o aprendizado, embora sua mente esteja em outro foco, você aprenderá ma importante lição através de um ser humilde, alguém que você nem mesmo imagina, deixará gravado em sua mente uma maneira diferente de pensar, de encarar a vida, onde você vai analisar tudo de uma maneira bem diferente. Não questione nada, coloque tudo em ordem de uma maneira bem positiva, deixe tudo acontecer, a natureza se encarrega dos fatos.

MACHADO

CANDEIAS

21/05 A 20/06

22/11 A 21/12

Semana de indecisões, principalmente em questões amorosas.Momento de buscar a paz interior, acreditando nas suas capacidades pessoais, portanto, não se deixe levar pelo sentimentalismo, é hora de concentrar-se em seus novos projetos, nesta nova fase que se inicia em sua vida, separando os setores de sua vida de uma maneira positiva.Reviravolta favorável em sua vida, concentre em seus objetivos, tudo ficará bem.

Momento de encontrar a calma, buscando a luz pessoal, embora tudo possa ser de uma maneira mais favorável, o seu corpo e a sua mente estão cansados, quer encontrar o equilíbrio, o descanso. Dentro de alguns dias tudo ficará melhor para você, onde a liberdade chegará de uma maneira muito mais positiva, te deixando em plena paz pessoal. Concentrese em seus objetivos, e tudo ficará melhor em sua vida.

FERRADURA

RODA

21/06 A 20/07

22/12 A 20/01

Semana de alegrias, onde a resposta positiva chega até você de uma maneira mais positiva. Dias de luz e paz pessoal, onde tudo pode ser esclarecido de uma maneira favorável. Encontre a paz dentro de ti, tranquilize o seu coração, muitas vezes você fantasia os fatos e acaba não dando oportunidade para algo que realmente interessa em sua vida. No amor, procure entender os sentimentos da pessoa amada, colocando em ordem todos os seus objetivos pessoais.

O amor pode te pegar de surpresa, e você ficará na dúvida entre amizade e amor. Uma semana de surpresas inesperadas, onde tudo pode mudar de quadro, te deixando completamente sem ação. Momento de valorizar o aprendizado, encontrando resoluções para algumas questões pessoais. Dias de sorte e luz pessoal, onde você se depara com questões desafiadoras, mas encontra a saída para todas elas.

TAÇA

ESTRELA

21/07 A 22/08

21/01 A 19/02

Você está confuso(a) entre um sentimento verdadeiro e uma fantasia, encontra dificuldades para resolver uma determinada questão amorosa. No meio de uma determinada questão, você se depara com provações nas quais talvez não esteja preparado (a) para enfrentar. O momento requer equilíbrio, a busca de paz interna, onde tudo pode ficar melhor. Você vai colocar alguns pontos finais em histórias mal resolvidas, vai conseguir colocar a sua vida em ordem.

Desafios amorosos pela frente, uma semana onde você ficará com algumas dúvidas pessoais, mas as vencerá de uma maneira mais favorável com o decorrer dos dias. Controle os seus impulsos, invista em suas capacidades pessoais, vá ao encontro de novas energias astrais para você. Talvez você esteja passando por pequenas dificuldades pessoais, e precisa encontrar a paz desejada para os seus caminhos. Busque a sua força interior, fazendo com que tudo aconteça de uma maneira mais favorável.

CAPELA

SINO

23/08 A 22/09

20/02 A 20/03

Indecisões, incertezas, uma semana de muita batalha pessoal, onde seus medos começam a se aflorar. Vença-os com o pensamento positivo, pois tudo pode ficar em paz dentro de alguns dias. Situações favoráveis surgem no fim de semana, onde a resposta ideal chega até você. Momento de encontrar o equilíbrio, pois de cabeça quente nada se resolve. Você terá a oportunidade de resolver tudo de uma maneira favorável, embora não concorde com alguns fatos, tudo será melhor, muito mais positivo.

Momento de encontrar a paz desejada, é hora de ir ao encontro de novos dias, uma luz pessoal onde tudo pode ficar melhor. Mantenha a calma ao lidar com assuntos relacionados ao amor, pois tudo pode ganhar uma outra proporção se você não souber lidar com a questão. Hora de buscar luz espiritual, deixando de lado a teimosia e encontrando a paz desejada para seus caminhos.

OTEMPO

Sábado

Domingo

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

PRAIAS Impropria Enseada Vista Linda Indaiá Riviera Guaratuba São Lourenço

‘ZELAR’ Já no programa ‘Praia Total’, com Cristina Gonçalves, às sextas, é sorteado um ouvinte que ganha um brinde especial da loja Zelar. E cada semana é um prêmio diferente. SORTEIOS EXTRAS De segunda a sexta, no programa ‘Forró na Praia’, com Luri Justino, ocorrem outros vários sorteios entre os ouvintes que acertarem a pegadinha do ‘O que é o que é?’. Diariamente, no decorrer da programação da Praia FM – 106,1, ainda são feitos sorteios de CD’s variados e convites para os eventos que acontecem em Bertioga. Participe você também!

MOEDAS

PUNHAL

21/03 A 20/04

Liberdade, uma semana de luz e paz pessoal. Momentos de prosperidade e alegrias, onde tudo começa a ficar melhor. Momentos de esclarecimentos pessoais, onde você encontra a paz pessoal. Deixe de lado velhas rixas, concentre-se no que há de novo em sua vida, acreditando na sua capacidade pessoal, indo mais além do que você pode, de maneira positiva, confiante, e certeira. O universo conspira a seu favor, aproveite tal momento para crescer novamente, encontrando a luz pessoal.

Própria

FASES DA LUA QUARTO CRESCENTE

CHEIA

11/10 23:07

04/10 00:15

QUARTO MINGUANTE

NOVA

20/10 00:31

26/10 16:57 Fonte: INPE/DAS

TÁBUA DAS MARÉS 08/10 00h43 1.1 06h11 0.1 12h47 1.1 18h47 0.4

09/10 01h09 1.3 06h53 0.0 13h08 1.2 19h11 0.3

10/10 01h41 1.4 07h28 0.0 13h36 1.3 19h47 0.2

11/10 02h09 1.4 08h06 0.0 14h02 1.3 20h21 0.1

12/10 02h43 1.4 08h47 0.0 14h28 1.3 20h56 0.1

13/10 03h09 1.4 09h21 0.1 14h54 1.2 21h28 0.1

14/10 03h39 1.3 09h56 0.2 15h17 1.2 21h54 0.2 Fonte: DHN

07/10/2011 21:43:31


12 < www.costanorte.com.br

Bertioga,08 a 14 de Outubro - Edição 1147

| COSTA NORTE

PARA PEQUENOS O Shopping Ferry Boat´s Plaza, (Pça. das Nações Unidas, s/nº, travessia de balsas Guarujá/Santos), está com programação especial gratuita, de 08 a 15/10. Há o Espaço Kids, Esculturas de Balões e Maquiagem Artística e apresentação da dupla Patati e Patatá cover. Informações: (13) 3348-4411

CULTURA

ILHABELA

Padroeira do Brasil será homenageada ATELIÊ FIRENZE

FESTA PARA NOSSA SENHORA APARECIDA ESTÁ AGENDADA PARA OCORRER ENTRE OS DIAS 08 E 12 DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

Secretaria da Cultura de Ilhabela e a Capela Nossa Senhora Aparecida, da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, realizam de 08 a 12 deste mês uma grande homenagem à Padroeira do Brasil. A festa terá shows musicais e sorteios de prêmios, no Campo do Galera, na Água Branca, e toda a programação religiosa, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na Barra Velha. A quermesse será aberta às 20h e os shows musicais sempre a partir das 22h. Neste sábado (08), a animação, no

Campo do Galera, será de João Marcos & Juliano, com sertanejo universitário, e na sequência, o sorteio de um curso para habilitação em auto escola da cidade.

droeira, haverá programação religiosa com procissão, às 18h. A concentração será em frente ao Fórum e a chegada na Capela, onde será realizada a missa festiva, às 19h.

GRUPOS DE PAGODE Já no domingo (09), o show será do grupo de samba e pagode Pronúncia no Olhar, seguido do sorteio de uma moto 0 km. Na segunda-feira (10), a atração será o grupo paulistano

A CAMINHO DE OZ O Circuito Cultural Paulista também traz para Ilhabela neste sábado (08), o espetáculo teatral ‘A Caminho de Oz’, uma adaptação do ‘O Mágico de Oz’, um dos maiores clássicos da literatura infantil, escrito por Frank Baum. Com entrada gratuita, a peça acontece às 19h, no Galpão das Artes, na Cocaia. A adaptação, o texto e a direção geral é de Carolina Sampaio Giatti.

KATINGUELÊ. Para a terça (11), show de forró com Rolney Alves e, em seguida, o sorteio de um veículo Celta 0 km. Na quarta-feira (12), Dia da Pa-

O espantalho está na peça que conduz a plateia a uma jornada aventureira

SÃO SEBASTIÃO

Outubro tem atrações infantis em todo o município RICARDO FAUSTINO/PMSS

Projeto ‘Eu Sou Criança’ recomeça neste sábado (08), em Juquehy DA REPORTAGEM

N

OFICINAS As crianças poderão conferir ainda as aulas de dança de rua e jazz; aula aberta de taboa, exposição de arte caiçara, aula de mangá, grafite e capoeira; apresentações dos grupos das Oficinas Culturais; exposição de taboa; oficina de brinquedos; roda de capoeira; maculelê e oficina de teatro.

pagina_12.indd 1

Costa Sul Sábado (08) – CAE (Centro de Apoio Educacional) de Juquehy. Domingo (09) – EM Antonio Luiz Monteiro, Boiçucanga. Região central Quarta-feira (12) – Rua das Mangueiras, Topolândia.

redacao@costanorte.com.br

este mês das crianças, a Administração de São Sebastião retomou o projeto ‘Eu sou Criança’, cujos objetivos são melhorar e ampliar o atendimento à população e aproximar a relação das Secretarias com os munícipes. Animação e diversão prometem tomar conta do evento, que terá em sua programação carrinhos de pipoca e algodão doce, cama elástica, pintura de rosto, tererê, mini quadras de vôlei, basquete e futebol; além de atividades lúdicas e recreativas, como jogos de tabuleiro (xadrez e dama), desenhos, atividades circenses, balões e pula-pula.

Confira a programação:

Costa Norte Sábado (15) – Centro Comunitário do Jaraguá. Domingo (16) – Quadra de Esportes da Enseada.

Atividades lúdicas prometem agitar o evento

Costa Sul Domingo (23) – Praça de Eventos da Vila Sahy.

Festa das crianças em Caraguá será neste sábado (08)

E

m comemoração ao Dia das Crianças (12), Caraguá realiza neste sábado (08) a Festa das Crianças. A programação começa às 14h e acontece no Ciase (Centro de Integração de Ações Socioeducativas), do bairro Travessão. A expectativa é que participem 500 pessoas entre colaboradores, parceiros, pais e alunos dos projetos do Ciase e comunidade. O evento municipal tem entrada franca.

RECREAÇÃO Para animar a criançada, a festa contará com recreação em brinquedos infláveis como tobogã, futebol de sabão, Tombo Legal e Castelinho, além de cama elástica e pintura no rosto. Já a programação cultural fica por conta das apresentações de Ginástica Rítmica e do Circo Escola dos alunos do Ciase. Além das brincadeiras, serão distribuídos lanches, pipoca e algodão doce.

CURTA EM

BERTIOGA Música é Cultura – Duo Choro de Bolso é a atração do projeto ‘Música é Cultura’ deste sábado (08), às 20h, na Casa da Cultura ((av. Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada). Formado por Marcos Canduta (violão) e Débora Gozzoli (flauta), o duo executa obras de grandes compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Pixinguinha e Tom Jobim. Contação de Histórias – O Sesc-Bertioga, junto com a prefeitura realiza no próximo dia 15, a partir das 14h, a Oficina de Contação de Histórias: ‘O Imaginário dos Contos’. As inscrições para as 20 vagas (maiores de 17 anos) já estão abertas na Casa da Cultura, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h. A oficina será realizada no Centro Cultural Centro (av. Thomé de Souza, 555, Praia da Enseada).

CUBATÃO

‘As Aventuras de Tito & Clara - O Musical’ entra em cartaz no Dia das Crianças Espetáculo arrecadará brinquedos para distribuir em comunidades carentes locais DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

partir de quarta-feira (12), o espetáculo ‘As Aventuras de Tito & Clara - O Musical’ entra em cartaz na Região. Trata-se do 1º musical infantil de Cubatão. Com direção geral de Danilo Diniz e de produção da Flair Produção Cultural, em parceria com a Pim Pom Produções Artísticas e Via Arte Produções, a peça é formada por 15 atores mirins que estão sendo capacitados desde o início do ano. “Estamos cuidando de todos os detalhes para que o espetáculo seja a abertura da porta de um sonho para cada um dos atores”, garante Danilo Diniz. Segundo ele, o grande objetivo do musical foi proporcionar às crianças a experiência de, pela 1ª vez, demonstrar suas habilidades de canto, dança e interpretação no palco. “Foi marcante vivenciar essa junção das artes, reconhecer que o elenco se adaptou bem ao método de fazer teatro musical”. VÁRIOS PROFISSIONAIS As crianças são dirigidas por Vanessa Rodrigues e recebem diariamente aulas de vários profissionais: Sonia Onuki (direção musical),

Cris Novaes (preparadora musical e vocal), André Santos (direção de coreografia), Gigi Fernandes (direção de bonecos) e de Rodrigo Miallaret (orientador de teatro musical). Durante o processo teatral, as crianças aprenderam a contracenar com bonecos, gravaram músicas no estúdio e até apresentaram cenas no 3º Festival da Juventude, na capital. TROCA DE BRINQUEDOS Para assistir às sessões do musical no Bloco Cultural de Cubatão, o espectador deve trocar um brinquedo em bom estado pelo ingresso. Todos os produtos serão distribuídos em comunidades carentes do município. “Encenaremos ‘O Natal Encantado de Tito & Clara’ ao distribuir os presentes às crianças no fim do ano”, finalizou Diniz.

Veja a agenda: 12 a 14/10 – 17h – Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº) – Ingressos: TROQUE UM BRINQUEDO NOVO 15 e 16/10 – 15h e 20h – Bloco Cultural – Ingressos TROQUE UM BRINQUEDO NOVO 18 a 21/10 – 10h e 15h – Teatro do Kaos (praça Cel. Joaquim Montenegro, 52) – Ingressos a R$ 5 para escolas do município. Outras informações. www.titoeclaraomusical.com.br

07/10/2011 21:44:43


COSTA NORTE | Bertioga,08 a 14 de Outubro - Edição 1147

www.costanorte.com.br > 13

MOUNTAIN BIKE Bertioga passa a ter representante oficial nas disputas de Mountain Bike. O jovem Thiago Boaretto participa domingo (09) de etapa da Copa Brasil de Downhill, na categoria profissional, em Serra Negra.

ESPORTE

REGIÃO

Vem aí a ‘Regata Santos/Ilhabela 2011’ CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO E CONFRATERNIZAÇÃO SERÁ REALIZADA NA NOITE DO PRÓXIMO DIA 22 SILAS AZOCAR/PMI

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

U

ma das mais tradicionais regatas de longo percurso já tem data marcada: 21 de outubro. Trata-se da emocionante ‘Regata Santos/Ilhabela 2011’, que movimenta as flotilhas das 2 cidades litorâneas. Para os competidores, o evento tem início no próximo dia 20, às 20h, onde acontecerá um jantar de confraternização, na sede do Iate Clube de Santos. No dia seguinte (21), às 13h, será dada a largada para a regata, na Baía de Santos.

BERTIOGA

Basquete de rua do Belegarde conquista 3º lugar no Circuito Liibra ARQUIVO PESSOAL

Equipe também ficou em 1º nos Jogos Estudantis do Estado de SP ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

A

Inscrições:

R$ 40 por tripulante. - Em Ilhabela: pelos emails nautica@ilhabela.sp.gov.br ou esportes@ilhabela.sp.gov. br ou ainda pelo fax (12) 3896-6737. - Em Santos: nautica@icsantos.com.br ou Secretaria Náutica do Iate Clube de Santos. Mais informações: (13) 33484000 ou (12) 3896-5330.

BERTIOGA

Chegada será em frente ao píer da Vila, no arquipélago

A chegada será em frente ao píer da Vila, em Ilhabela. CLASSES Estão convidados para a regata os barcos das classes ORC Club, RGS, Multicasco e Revec (Regra para Velejadores de Cruzeiro). A cerimônia de premiação e con-

fraternização será realizada no dia 22, às 20h, na sede da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, em Ilhabela. A Regata é promovida pelas prefeituras de Ilhabela e Santos com apoio do Iate Clube de Santos, Clube Internacional de Regatas de Santos e Capitania dos Portos de SP.

equipe de basquete de rua de Bertioga, formada por estudantes da EE Prof. Armando Belegarde, conquistou o 3º lugar no ‘Circuito Nacional da Liibra’ (Liga Internacional de Basquete de Rua), organizado pela Cufa (Central Única de Favelas), entre os dias 23 e 25 de setembro, no Rio de Janeiro. O prêmio, além de medalhas e troféus, foi de R$ 500 que, segundo o treinador do grupo, Clark Jorge Romão, será destinado a formar um fundo que irá viabilizar as próximas viagens da equipe. Romão ainda lembra que o mesmo grupo, formado por 6 atletas, todos estudantes da escola, conquistou o 1º lugar nos Jogos Estudantis do Estado de SP. “Essa vitória deu o direito de representar o Estado no torneio da Liibra”, comentou.

O grupo de jogadores bertioguenses festeja a vitória REGIONAL Já na Baixada Santista, o grupo ficou em 2º lugar nos Jogos Regionais deste ano. “Nos primeiros anos de competição, não eram colocações tão boas e agora está diferente”, contou o treinador. TREINOS Segundo Romão, o grupo não está aberto a novos atletas. “Como não é um projeto do município, não podemos atender jovens que não estejam matriculados no Belegarde.

COMPROMETIDOS A equipe, que treina atualmente é formada por 15 jovens, de 15 e 16 anos que competem na categoria sub-17. “Não são apenas jovens que treinam, são 15 atletas preocupados e comprometidos com o esporte e com o sonho de conquistar alguma coisa com o basquete”, completou. PRÓXIMO TORNEIO O próximo evento que o grupo participará será o Torneio AABB de Basquete de Rua, que acontece no próximo dia 29.

BERTIOGA

Muay Tai conquista resultados em Campeonato Brasileiro DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

S

eis atletas da Academia de Esportes da prefeitura de Bertioga, treinados pelo mestre Luiz Brum, demonstraram muita técnica e conquistaram troféus e meda-

lhas no recente Campeonato Brasileiro de Muay Tai, em São Caetano do Sul. O município foi representado por Ademilson Cruz (55 kg), José Osório (63 kg), Marcelo Sampaio (66 kg), André Ricardo (73 kg), José Alexandre (73 kg) e Naiane Lameu (55 kg).

PROMESSAS “Temos grande conquistas e grandes promessas nessa modalidade”, comemorou mestre Brum. O evento foi realizado pela Iska Brasil, presidida pelo mestre Clayton Monteiro

BERTIOGA

Copa de Futsal tem 11 jogos neste domingo (02) DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

C

om mais 11 jogos neste sábado (08) e 9 partidas no domingo (09), prossegue em Bertioga a 7ª Copa de Futsal, aberta oficialmente no último dia 22. A disputa conta com a participação de 32 equipes nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15. Os jogos (masculino e feminino), que têm início às 10h, acontecem no Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves, que fica na rua Henrique Montês, s/nº, na Vila Itapanhaú. A Copa se estende até 03 de dezembro.

pagina_13.indd 1

07/10/2011 21:45:24


14 < CLASSIFICADOS www.costanorte.com.br

Bertioga, 08 a 14 de Outubro - Edição 1147

| COSTA NORTE

IMÓVEIS | VEÍCULOS | DIVERSOS | EMPREGOS ANUNCIE GRÁTIS (13) 3317-1281 OU MANDE UM E-MAIL: CLASSIFICADOSGRATUITOS@ COSTANORTE.COM.BR SEGUNDA E TERÇA DAS 09 ÀS 18H QUARTA 09 ÀS 14H

CARROS VENDE-SE CELTA SPIRIT 1.0 2007, vermelho, 4 portas, flex, R$ 21.900, Mizutavel (13) 3317-3685. CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.6 2003, prata, gas., R$ 19.900, Mizutavel (13) 3317-3685. ASTRA HATCH 2.0 2007, preto, flex, R$ 31.900, Mizutavel (13) 3317-3685. KA 2007, 49 mil km originais, única dona, com todas revisões em concessionária, valor: 16.500. Tratar: (13) 7808-1607 FUSCA 77, branco, valor: 3 mil. Tratar: (13) 3316-1974//9777-4653 TEMPRA IE, 8V, preto, completo e revisado. Tratar: (13) 9731-0519/ 9611-9324/ ID44*10345 SIENA FIRE, 2004, trava e vidros elétricos, ar quente/desembaçador traseiro, prata. Tratar: (13) 9784-5667. LOGUS 95 1.8, gás, doc. OK, valor: 6 mil. Tratar: (13) 9706-9822/ Dalva. PALIO YOUNG 2002 1.0, cinza, gas., valor: 14.900, Mizutavel (13) 3317-3685. GOL SPECIAL 2003, vermelho, gas., valor: 15 mil, Mizutavel (13) 33173685. CORSA HATCH 1997, cinza, 4 portas, gas., valor: 12.900, Mizutavel (13) 3317-3685. PARATI GL 1.8 1996, verde, 4 portas, gas., valor: 12.900, Mizutavel (13) 3317-3685. ECOSPORT XLT 1.6 2004, preta, gas., valor: 28.900, Mizutavel (13) 3317-3685. KA 1.0 2000, branco, gas., valor: 11.900, Mizutavel (13) 3317-3685. PALIO WEEKEND 1.6, cinza, completo, gas., valor: 17.900, Mizutavel (13) 3317-3685. GOL 1.0 2008, cinza, flex, valor: 20.900, Mizutavel (13) 3317-3685. PAJERO TR4 2.0 4X4 2003, prata, autom., gas., valor: 31.900, Mizutavel (13) 3317-3685. FIESTA PERSONALITE 2004, branco, gas., valor: 18.900, Mizutavel (13) 3317-3685. OMEGA SUPREMA 94, vinho metálico, 2° dono, impecável, DOC Ok, completo c/teto solar. Valor: 7800. Tratar: (13) 8149-1196 GOL 94, prata, valor: 6500. Aceito troca, doc ok. Tratar: 97628981/9*458633 GOL PLUS 1.0, prata, 97, duas portas, valor: 11.500. Tratar: (13) 9196-6608 FUSCA 73 DOC OK, SEM MOTOR ParaREFORMA, valor: 800. TRATAR: (13) 97566327 GOL, 86, BX, doc; Ok, à ar, 1.6, original, motor ok, suspensão e amortecedores ok, Valor: 3.500. Tratar: (13) 7808-2318 GOL 8V 4P FLEX Revisado/Financ./ oport.$1.400 + prest. $465. Tratar: (12) 30210223/3341-0223 GOL G4 FLEX 08 Revisado/oport./$1.700 + prets.$550. Tratar: (12) 3021-0223/3341-0223. CORSA HATCH 4P 01 Prata Revis./Financ./ oport.$1.100 + prest; $373. Tratar: (12)30210223/3341-0223

CORSA Sd M 03 AZUL $1.300 + prest.422. Tratar: (12)3021-0223/3341-0223 GOL 1.6 G3 00 Revisado/Financ./oport;1.300 + prest.414. Tratar: (12)30210223/3341-0223 GOL BOLA 99 Revisado/ Financ./oport.$1.000 + prest.330. Tratar: (12)30210223/3341-0223 MONTANA conquest, 2006 flex, prata, valor: 23 mil. Tratar: (13) 97252465/ Marcelo DAEWOO ESPERO, 95, 2.0, bem conservado, prata. Tratar: (13) 9749-5325 FUSCA 78 doc ok, valor: 2500. Tratar: (13) 96236824/ 9700-4714/ 33164180 SAVEIRO 93/93, totalmente reformado, excelente estado. Tratar: (13) 331738920/8114-6070 GOL 94, branco 1.6 documentação OK rodão, passo c/ som de brinde caixas de som, corneteira c/ os módulos (13) 97340590 robson FUSCA 72, do interior rep. Funilaria, motor 1.500. Tratar: (13) 9709-3952/ Após as 10h RENAULT Clio Sedan 2001, valor: 6 mil + 11 parcelas de 440. Tratar: (13) 337-3027/ 9619-8343/ Após as 18h L 200, 95. Tratar: (13) 33116363 FIESTA, flex, modelo 08, c/ vidro elétrico, trava e rodas de liga leve, valor: 6 mil + 45 de 560. Tratar: (13) 91202450/ 3361-4333 FUSCA, 80, motor 1500, valor: 5 mil, documentação ok, com som, estofamento de couro, verde. Tratar: (12) 9137-3055 PARATY, 95, placa de SP e se encontra presa no pátio da policia rodoviária, o custo é só a despesa do pátio e IPVA. (pequena taxa do financiamento). Tratar: (13) 8120-2240 CAMINHÃO vascular, ano 76, ótimo estado, valor: 15 mil. Tratar: (13) 9764-9610 FIESTA, modelo 09, valor: 28 mil. Tratar: (13) 8805-4320/ 9119-5257 GOL 1000, quadrado, 96, gasolina, impecável, valor: 9 mil. Tratar: (13) 3317-5600 / 9732-1069 GURGEL BR 800, 91, vermelho, conservado, valor: 4.500. Tratar: (13) 9741-7066 CORSA life, prata, 05, revisado, finac/oportunidade, valor: 18 mil + prestações de 432. Tratar: (12) 3021-0223/3341-0223 CORSA 2000, pequena entrada + prestações de 359. Tratar: (12)30210223/3341-0223. SCENIC 01 e Honda 99, verde, completo, valor: 17 mil cada. Motivo: desocupar espaço. Tratar: (13) 3316-1739/ 9120-6760 TROCO Ford Fiesta 96’ + Biz + 99’ por um Ford Ká 2005 em diante. Tratar: (13) 3312-2422 CAMINHONETE, Toyota Hilux, 98, completa, valor: 37 mil. Tratar: (13) 78182385/90*61432 CITROEN, 4 portas, verde, completo, valor: 8 mil. Tratar: (13) 8101-0431. CITROEN Picasso 2007, 1.6, 16 válvulas, de couro, completo, valor: 28 mil. Tratar: (13) 3017-5601/ 96*77898 RENAULT SCENIC, 2001, completo, valor: 17 mil, ou troco por terreno. Tratar: (13) 3316-1739/ Andreza HONDA CIVIC, 99, c/ Doc ok, completo, valor: 17 mil, ou troco por terreno. Tratar: (13) 3316-1739/ Andreza

F 1000, 94, completa, diesel, valor: 37.900, em perfeito estado, ou troco no Saveiro/ Currie. Tratar: (13) 9776-6547 PICK- UP CORSA 00/01, prata, valor: 17 500. Tratar: (13) 3317-2404/ 01195248700 OU TROCO SANTANA GLS 2000, gás; 95, 4 ptas, vinho, compl., menos ar, sup; conservado, valor: 10 mil. Tratar: (13) 9794-5440 PARATI, prata, 89, 1.8, álcool, motor AP. Tratar: (13) 9718-3020 CORSA CLASSIC 2003, 4 portas, prata, ótimo estado, valor: 15. 800. Tratar: (13) 3273-2097/8114-5318 ECOSPORT, 08/08, prata, gas; automática, 2.0, completa, único dono, em perfeito estado. Tratar: (13) 3317-4121/ 81297883/ Daniel ESCORT 87, vermelho, em bom estado, álcool, valor: 2500 + 700, documentação, placa de SP. Tratar: (13) 8100-6420 GM MONZA SL/e, ano 84, motor 2.0 álcool, doc. OK. Valor: 3.500. Tratar (13) 3317-5600. TIIDA, Nissan, 10/11, automático, completo, rodas de liga leve, teto solar, prata, 7 mil km, valor: 54 mil. Tratar: (13) 7808-1650 CHEVETTE 89, Doc; e mecânica OK, valor: 3100. Tratar: (13) 96090954 CARRO, valor: 2500, aceito proposta. Tratar: (13)

MOTOS VENDE-SE CB 300, 0 km, preta, doc ok, valor: 9.800 a vista ou entrada de 1.200 + divida. Tratar: (13) 8169-0163 YBR,K , 04 modelo 05, preta.valor: 2.300. Tratar: (13). 3316-1974//9777-4653 YBR FACTOR 09, azul, partida elétrica, doc. Ok, ótimo estado. Tratar: (13) 9706-1392 / Carlos CG 150 2008, ks, doc. ok valor: 3.900. Tratar: (13) 3317-7592/ 9619-9685 CBR 600 RR 2008, preta, com 6 mil km, valor: 39 mil. Tratar: (16) 3339-6194/ 9794-6855 CB 300, 9.700, vermelha, 2010. Tratar: (16) 3339-6194/ 9794-6855 HONDA CB 300, 0 km, preta, Doc; ok, valor: 9800 a vista, ou pequena entrada mais parcelas. Tratar: (13) 8169-0162 HONDA, Cg 150, 2008, Tratar: (13) 9602-2048 SUZUKI, 125, ano 05, valor: 2.200. Tratar: (13) 81673380/ 3317-2061/ Marcelo TROCO TITAN 2005 KS, preta, por carro. Tratar: (13) 9711-6941 BIZ, 93, 5 km originais, novíssima, verde e Doc; OK, valor: 3.500. Tratar: (13) 3311-9702 NXR Bross, 2007, baixa quilometragem, documentação Ok, valor: 5 mil. Tratar: (13) 9727-6592 SUNDOWN, 200 cilindradas, prata, valor: 4.500. Tratar: (13) 81327816/3316-8209 BURGMAN, 125, 2006, documentação ok, valor: 2.500. Tratar: (13) 9772-3290/ jacielbisk8@ hotmail.com HONDA BIZ, 125, 07, modelo 08, vermelha. Tratar: (13) 9795-7773 YAMAHA factor 125, vermelha, linda 9.500 km, valor: 2 mil + transferência de divida. Tratar: (13) 8156-4803/ Carlos

ABANDONO DE EMPREGO A empresa NATALIA E GABRIELE DE OLIVEIRA GUEDES LTDA. solicita o comparecimento do senhor AUGUSTO CESAR PACHECO DOS SANTOS, portador da CTPS 25.714, série 49BA, no prazo de 24 horas, sob pena de caracterização de abandono de emprego, previsto no art.482 “I” da CLT.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS VENDEDORES AMBULANTES E QUIOSQUES DE BERTIOGA, convoca todos os interessados para a Assembléia Geral, que será realizada no dia 15/10/2011, às 17:00 em primeira chamada e às 17:30 em 2ª chamada, na sede social, à Av.Thomé de Souza, s/n, Quiosque 07, Box 26, Praia da Enseada, Bertioga/SP, para Eleição da Diretoria Administrativa e do Conselho Fiscal - Biênio 2011/2013. Os interessados em participar do pleito deverão apresentar composição de chapa (em 02 vias) com até 03 dias antes da Assembleía, na sede da Associação.

pagina_14_15_class.indd 2

YBR 2003/2004. Tratar: (13) 9709-2005/ Helton FALCON, 2005, preta, único dono, valor: 9500. Tratar: (13) 9791-2675/ 9738-9512/ Mauricio BIZ KS, 2010, manual, ferramentas, c/ 4 mil Km, toda original, vinho, impecável, valor: 4.300. Doc OK. Tratar: (13) 9716-6621/ Pacheco TWISTER, 2006, prata, semi- nova. Tratar: (13) 9613-7344 SUZUKI intruder 125, 06/07, IPVA e Seguro obrigatórios 2011 pagos, valor: 2.500. Tratar: (13) 9770-8460/ 3317-3398 FAZER 250, vermelha, 2008, personalizada, valor: 4500 de entrada + 8 parcelas de 370, ou troco por veiculo. Tratar: (13) 96007732 125 CG, 2002, tudo ok, valor: 3200. Tratar: (13) 9703-0873 HONDA Bros 150 KS, branca, 2007/07, valor: 3.500. Tratar: (13) 8127-0294 2 HONDA BROS 150 KS documentos ok. Tratar: (13) 8127-0294 TITAN, 2007, vermelha, documento ok, valor: 3500. Tratar: (13) 9723-7321/ Araci/ 9712-5784/ Bira HONDA POP 2007, amarela, valor: 2500. Tratar: (13) 9775-4224 XR 250 TORNADO 01/02, toda original, doc ok, valor: 5500. Tratar: (11) 9657-3497/ (13) 3317-6366 7 GALO Honda, 88, conservadíssima, vermelha. Tratar: (13) 3311-6257/ (11) 6883-7839 300 BR, 2010, vermelha, kitada valor a negociar. Tratar: (13) 3311-6257/ (11) 6883-7839 DAFRA 0 KM 2010. Tratar: (13) 3311-9789/ 97565149. OU TROCO BIZ 2004 KS, vermelha, 100 cilindradas, valor: 2.500, aceito proposta. Tratar: (13) 9720-6003/ 33171919. TITAN KS 2003 preta, ótimo estado. Tratar: (13) 8134-8268 SUNDOW, 2007. Valor 2.500.00 estudo proposta . Valor (13) 9713-7183 BIZ 2002. Tratar (13) 3317-4927 BROSS Branco /04 125 cc, documentação em dia, motor 0 de retifica R$ 4.000 (Aceito Notebook) - Jean (13) 33172021 / 3317 2464 TWISTER Preta 2002, Valor 7 mil reais .Tratar (11) 7366-8054 / (13) 3316-8107 HONDA bros 150cc ES 2007 - 13000km - preta R$ 5900 somente a vista. Tratar 13 8118-8670 YAMAHA YBR. Tratar com Vanessa (13) 33116053 CG 150 JOBY ano 2005 R$ 2.000,00 Tratar Fone: (12) 7813-6481 NEXTEL ID: 96*19558 BIZ 100 ES, ano 2003 , preta. Valor R$ 3.100.00 . Tratar (13) 9168-5939 Samuel BIZ, 100 cilindradas, azul 2003. R$ 2.500.00. Tratar (13) 9607-3123 TWISTER 05/05 preta R$ 5500 Tratar 97003669 / 33176573 HONDA DRIN, 100 cilindrada. R$ 1.800.00. Com documentação OK. Fone (13) 3317-1694 / (13) 9755-5567. Fernando URGENTE, CG 150 CC 2008, preta, quitada. 3 mil reais. Fone: (11)86404167 ou (13)33162840. TITAN 150 ES 06 ótimo estado. Tel 13 78053684 MAN XR-200 95, vermelha. Fone: 33127676 ou 91144360 CG 125, ano1998, Ótimo estado. Tratar Fone (12) 9143-3988 ou (12) 38621706 BIZ ES, 2006, preta, 4.500 reais. Fone: 97279599. CG TITAN KS, cinza, ano 2000. 3.500 reais. Fone: (13)97660526 ou 97237473. HONDA Biz ano 99 mod 2000 Fone: (13) 9773-8844 BROS, ano 2004/05, único dono, vermelha, 4.500 Reais. Fone: (13)33177652 ou 97832585. BIZ 2003 azul, único

CLASSIFICADOS ALUGA-SE BERTIOGA QUARTOS para temporada modificar com piscina, churrasqueira e gar Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029 QUARTO, sala, cozinha e banheiro, com garagem, valor: 400, água e luz incluso. Tratar: (13) 33116942/ Miriam CASA c/ quarto cozinha e banheiro no JD. Albatroz c/ água e luz incluso, valor: 400. Tratar: (13) 9707-4626 CASA no Jardim São Lourenço, c/ 1 quarto, sala, cozinha, banheiro, valor: 500/mês. Tratar: (13) 33168348/ Marinilza. CASA no Jd. Canções para temporada, com 2 quartos e área para 5 autos. Tratar: (13) 9739-5985 CASA 3 dormitórios, todos com sacada, a 1 quadra do mar no centro, c/ piscina. Tratar : (13) 9625-7147 CASA, vila Agáo 2, na alameda A, 2 quartos, sendo 1 suíte, sala, ampla coz; amer;, 2 WC, garagem, valor: 800. Tratar: (13) 97460513/ 9715-8632 CHÁCARA p/ fds e temporada, acomodações para 15 pessoas, piscina, churrasqueira e salão de jogos. Tratar: (13) 8112-1933/ Fabio APTO com 1 dorm; sala, coz, banheiro, área de serviço e garagem, Maitinga, valor: 460, s/ condomínio. Tratar: (13) 3317-2248/ 3317-7679 CASA na Vista Linda c/ 2 dormitórios, 1 suíte, valor: 600. Tratar: (13) 97318958/Beatriz EDÍCULA no Albatroz 2, c/ 2 quartos, sala, cozi; e WC, s/ fiador. Valor: 550, c/ 2 meses adiantados. Tratar: (13) 9756-9202/ 8153-1128 CASA de FRENTE PARA PRAIA, INDAIÁ. Acomoda até 20 pessoas. Mobiliada. Churrasqueira. Garagem p/08 carros. Tratar: (13) 9743-9594 / 3313-1477, c/ Marco Antonio. CASA c/ 3 dorm (1 suíte), sala gde, coz.; terraço c/ edícula + dependências, valor: 1.800. Tratar: (11) 9907-5864 KIT nova em Boracéia nova mobiliada, atrás do super mercado krill. Tratar: (13) 3312-1163 CASA com 1 quarto, sala, cozinha e banheiro, na Av 19 de maio. Tratar: (13) 3317-7901/ 97267725/ Ricardo KIT NET, para casal sem filhos. Perto do OS. Tratar: (13) 9625-7147 POUSADA solar da sereia aptos suítes com pisc, prox ao mar, valor diária 100 3316-4111 r 3 n 92, / 11 8738-0776 SUÍTES cem pousada, próx; ao mar, r, 3 n° 92, valor: 500, Maitinga. Tratar: (13) 3316-4111/ (11) 8738-0776 APTO no Jd Indaiá, a 100 metros da praia c/ 2 dorms, 2 wc, coz, valor: 800. Tratar: (13) 97592530/ Mansur APTO c/ 2 quartos, sala, coz; e banheiro, valor: 370. Tratar: (13) 9719-2057/ Neide APTO na Chácara Vista Linda, c/ quarto, sala, e coz; americana, valor: 300. Tratar: (13) 97192057/ Neide APTO no Jd Paulista sem fiador c/ 1 dormitório e demais dependências, valor: 500. Tratar: (13) 3317-7730/ 9706-2147/ Ana KIT NET, centro, perto de tudo mobiliada, para 1 ou duas pessoas, rua julio prestes 284,. Tratar 33171195/9745-2006 APTO no JD. Paulista sem fiador, c/ 1 dorm e demais dependências, valor: 600. Tratar: (13) 3317-7730/ 9706-2147/ Rodrigo QUARTOS semi-mobiliados, para 1 pessoa, valor: 250, incluindo água e luz. Tratar: (13) 3317-4614/ 8152-3626 KIT NET no centro para 1 ou 2 pessoas, mobiliada e incluso água e luz valor: 400. Tratar 3317-4614/ 81523626 CASA próximo ao correio. Tratar: (13) 9774-3765/ Nilton EDÍCULA, para casal, valor: 400 com 3 meses adiantados no City mar. Tratar: (13) 33131260/9781-7055

SOBRADO para casal, valor: 400 com 3 meses adiantados no City Mar. Tratar: (13) 3313-1260 KIT NETS em condomínio com ou sem mobília, manutenção total inclusa, Jd. Ana Paula. Tratar: (13) 3316389/9703-9705 CHÁCARA em Caiubura, com, piscina nascente, lago, campo de 350m, com 3 casas. Tratar: (13) 9707-0298 CASA para temporada com 2 suítes e garagem. Tratar: (13) 82739272/ Denis KIT NET, mobiliada em São Lourenço. Tratar: (13) 8128-0995 ALUGO OU VENDO casa próximo ao correio na rua 2, 471. Tratar: (13) 97743765/ Nilton CASA NO MAITINGA, c/ 2 dormitórios e demais dependências mobiliado para finais de semana e temporada. Tratar: (13) 81230210/ 9601-1581 CASA MOBILIADA prox. ao correio, para natal e ano novo. Tratar: (13) 9774-3765/ Nilton APARTAMENTO com dois quartos e independências no condomínio city mar, valor 350. Tratar: (13) 9701-9744. VENDO APTO no Jardim São Rafael, próxima á Anchieta. (13) 9751-3043. CASA para finais de semana e temporada. Tratar: Vânia (13) 97927079/ 3317-5870. CASA em chácara vista linda, valor 250, independente. (13) 3311-8180/ 9616-3204. Vandete. CHÁCARA no caiubura. Tratar: (13) 3319-4169/ 9714-3218. CASA para final semana e temporada. Tratar: (13) 3317-2798/ 91667698. CASA para finais de semana 2 quarteirões da praia próximo ao centro . Tratar (13) 3317-2954 / (11) 9259- 0962 ALUGO OU VENDO casa, próximo Correio. Rua dois n° 471.Jd Albatroz. Tel (13) 9774-3765 c/ Nilton SOBRADO na Vista Linda para casal frente para o mar de 1 quarto, sala cozinha, casa de fundos. Tratar com Elaine (13) 3313-1260 KIT com 2 quartos, cozinha e banheiro na Vila HO 2, próximo a Rio Santos. Fone (13) 9789-8001 QUARTO para uma pessoa. Fone: 9789-7781. ALUGO OU VENDO casa prox ao correio. Parcelamos. Fone: 97743765 Nilton. PROCURO CASA para alugar em Bertioga. Fone: 3317-6696 QUARTO com banheiro no centro de Bertioga, p/ rapaz ou senhor só, mobiliado. Fone: 33171195. QUARTO P/ MOÇA que trabalhe ou senhora aposentada. Fone:33116072 – dona Cida. GARAGEM coberta (4 vagas), para carrinho de praia, 50 metros da praia do indaiá. Fone: 33131205 – Martha. PROCURO EDÍCULA para comprar ou alugar contrato anual em Bertioga. Fone: (11) 46395327(Poá) CASA, com 3 quartos, salão de festa c/ churrasqueira, piscina. Temporada ou definitivo. Fone: 33194202 ou 97143218 – Irene ou Lutel. CASA para festas, casamentos, aniversários e eventos em geral, varanda toda coberta, terreno gramado, 12mx30m, churrasqueira. Fone: 33172954 ou (11) 92590962. SUÍTE, quarto grande e cozinha americana em Guaratuba c/ varanda grande. Fone: 33127676

VENDE-SE CASAS E APTO BERTIOGA CASA Chácara Vista Linda, rua 8, 90m², com escritura. Tratar: (13) 97263276/ Pedro CASA em Boracéia, em vilagio, 2 dorms e demais dependências, valor: 30 mil e restante em 36x. Tratar: (13) 9759-9012 EDÍCULA c/terreno 7X30; no Itapanhau; valor: 70 mil. Tratar: (13) 8100-8839/ (87) 9925-0317 CASA em Vicente de Carvalho II. 2 dorm, sala, coz., WC e lavanderia + vaga. Construção na rua Principal, valor: 90 mil. Tratar: (13) 9768-9931. CASA no Sitio São João, vendo ou troco. Com 4 cômodos, 1 edícula no fundo, terreno de 7x50, 2 vagas para auto. Tratar: (13) 9709-0011 CASA com comércio, Jd Ana Paula, na rua C, valor: 80 mil. Tratar: (13) 96140049/ 9719-5147 APARTAMENTO no City Mar, bloco 2, apto 22, prédio 1. Tratar: (13) 9763-5937 CASA grande no Jd. São Lourenço, 12x40, Av 3, 2040, edícula com terreno pra fazer mais 2 casas. Tratar: (13) 3316-9988 CASA, no sitio São João, 4 cômodos, uma edícula terreno, 7x50, vendo ou troco. Tratar: (13) 97090011/ CEARA CASA na Vista Linda, com 4 dorms; + dependências + edícula c/ churras, a 100 metros da praia. Ou TROCO. Tratar: (13) 3311-7048 1/2 CHÁCARA c/1.200 metros, Caiubura 2. Tratar: (13) 3319-4129/ 91591951 APTOS no condomínio Costa do Sol, a 250M da praia, 130 mil, financiado pela Caixa Econômica Federal. Tratar: (13) 9701-3024 CASAS no Sitio São João, a partir de 35 mil, com 7 metros de frente. Tratar: (13) 9744-1769 CASA no Indaiá, 2 suítes, coz; grande, churrasqueira, área de lazer, terreno de 350M². Valor: 200 mil, na av. Anchieta. Tratar: (13) 3311-9702 CASA c/3 dórms, (1 suíte), sala grande, coz; terraço c/ edícula mais dependências, valor: 280 mil. Tratar: (11) 9907-5864 APTO, no City Mar, valor: 40 mil, passo divida, + 5 anos para terminar de quitar, (180 por mês). Tratar: (13) 9604-6929 CHALÉ em Guaratuba, valor: 25 mil. Tratar: (13) 9710-8875 APTO no City Mar, com 2 quartos. Tratar: (13) 9743-0525 CASA no Jd Ana Paula, c/ 2 quartos, (1 suíte), coz, amer, sala e demais dependências na Rua C, n 97, valor: 50 mil. Tratar: (13) 9727-7956 CASA na Vista Linda, c/ 4 cômodos, área e churrasqueira na R Emmanuel Thaumaturgo, n 501. Tratar: (11) 3409-1315/ 8746-1321 EDÍCULA Jd. Paulista, com terreno 15x30 bom para construção de casas geminadas, DOC OK. Tratar: (13) 9744-1769 EDÍCULA Jd. Das Canções, Mobiliada com Terreno 12x30, pronto para casa Principal ou Geminada, DOC OK. Tratar: (13) 9744-1769 CASA na Vista Linda, recém construída, c/2 dorm, cozinha e demais dependências, frente ao mercado Reis. Tratar: (13) 9702-6578

CASA 2 dorm(1suíte), sala, coz, edícula c/2 quartos, na R 6, 190, Jd Albatroz 2, prox. trevo. (13) 3317-1893 SOBRADO no Jd Albatroz, na R: 6, 103, c/ 4 quartos, edícula nos fundos com garagem coberta. Tratar: (13) 78090173/ 3311-6277 APTO na Vila Itapanhaú, 4° andar, próximo

PONTO COMERCIAL BERTIOGA ALUGA-SE MARLENE Modas, roupas e acessórios em geral, na av. Anchieta 11161, Jd Indaiá. Tratar: (13) 33133336/ (11) 7240-8423 ARRENDO barraca de feira e a licença pra atuar nas feiras livres. Tratar: (13) 9618-8720/bebetoss@gmail.com LOJA no Caruara, nova, toda reformada, o começo da R: Andrade Soares, valor: 650. Tratar: (13) 32681149/ (11) 8555-6861 PIZZARIA e esfiharia, na Av. Anchieta. Tratar: (13) 9709-5185 LOJA de calçados, Indaiá, aceito troca como parte da divida. Tratar: (13) 8805-4320/ Edinaldo SALA para dentista ou médico ou outros no Jd. Vista Linda no asfalto. Tratar: (13) 8146-4729 SALA para cabeleireiras Jd. Vista linda no asfalto. Tratar: (13) 8146-4729 CASA c/comércio, no Jd Ana Paula. Valor: 70 mil. Tratar: (13) 96140049/9719-5147 BANCA de jornal, na Av. 19 de maio, 720. Com cota, valor: 20 mil. Tratar: (13) 9757-4990 SALA COMERCIAL, Rua Rafael Costabile, 708, com internet. Tratar: (13) 33173883/ (11) 9533-7689 POUSADA, semi-acabada na Rua b, Jd Ana Paula, sentido praia, ao lado da pousada do Pacífico. Tratar: (13) 9711-7250/ Rosinete MÁQUINA de sorvete, Yuki, 6 garrafas, semi nova, valor: 5 mil. Tratar: (13) 9731-0364/ 33172685/ Careca. AV. ANCHIETA 12.250. Tratar: (13) 3313-2590/ 3317-4073 SALÃO R Bartolomeu F Gonçalves, 510, prox. faculdade+3 escolas+4 ases. Tratar: (13) 3317-4093 BANCA DE JORNAL Arrenda-se, do lado do PS, boa clientela, c/ cotas das distribuidoras. caução: 3 mil, 600 mês. Tratar: (13) 9700-8707 EXCELENTE NEGÓCIO na Riviera, escola de surf – procuro parceiros. Tratar: (13) 33169793/ 9757-0055 BANCA DE JORNAL e revistaria. Arrend. Comercial, ao lado do PS, boa clientela, c/ cotas das distribuidoras de revistas e jornal. Tratar: (13) 9700-8707 PONTO COML 20M², indaiá, próx ao colégio

Bava, valor: 350. Tratar: (13) 8830-1939 GALPÃO p/guardar carrinho de praia, trailer e firmas no jardim são Lourenço. Tratar: (13) 33161281. SALÃO na rua A, nº 2230, Jd. Ana Paula. Tratar: (13) 3317-6622/ SALAS COMERCIAIS a partir de 250R$/mês, ponto estratégico, av. 19 de maio, 990 (em cima da friscap) Fone: 33171868 – Daniel. VENDO OU TROCO por carro, brechó bem montado, localizado na Anchieta próximo ao sesc. Fone: 13 97477825 - Edson.

PONTO COMERCIAL BERTIOGA VENDE-SE RESTAURANTE e lanchonete, excelente ponto c/ boa freguesia, completo c/ 2 ambientes, na Av. 19 de maio c/ ótima localização. Tratar: (11) 9972-4368 PASSO lava-rápido Minas Car, Av. 19 de maio, posto Ipiranga, com ótima clientela. Tratar: (13) 3317-6286/ ID 86*14930/ 9723-1044 CARRINHO DE PRAIA, em frente ao hotel Buriquioca, próximo ao antigo Ralf. Tratar: (13) 97460807 PASSO cantina completa funcionando com boa freguesia, na vista linda, r Nicolau Miguel obeide, 1374. Tratar: (13) 9753-3989 TRAILER de lanche, ano 2001, valor: 7 mil, todo reformado, ou troco por carro. Tratar: (13) 9606-1483 CARRINHO DE PRAIA, Riviera, entre o módulo 4 e o 3. Tratar: (13) 9732-4424 ABRA sua locadora com 20 prateleiras novas, balcão e 1000 DVD’s, valor: 6 mil. Tratar: (13) 97122777/ 96*926 PASSO mercado na Chácara Vista Linda, estrada 1, n° 600. Tratar: (13) 9607-6150/ 9608-1039 SALÃO CML, em Vicente de Carvalho 2, R: 1B, 762, com área de 267m², Doc ok, Tratar: (13) 97280424/ 267m² CHALÉ GUARATUBA. Valor: 25 mil. Tratar: (13) 9770-8416/ (11) 97108875/ Rose LAN HOUSE no centro, c/ 12 PCs 2 impr; 2 TVs de 29 , comp, funcionando, valor: 30 mil. Tratar: (13) 8139-0062/ 9725-0299 TRAILER de 5m, novo c/ 2 eixos, ótima localização, com licença. Tratar: (13) 9782-8719/ 9700-8387 CARRINHO DE PRAIA completo. Tratar: (13) 81165297/ Claudia (horário comercial). PASSO PONTO, lanchonete e sorveteria, em ótimo estado e localização. End: AV Anchieta 100, loja – 07/ (11) 7176-7222 CARRINHO DE PRAIA s/licença, em inox, bem conservado, com freezer, boca de fazer pasteis, porções e etc. Tratar: (13) 9794-7765/ 3312-1165

LOTES BERTIOGA VENDE-SE TERRENO na Chácara Vista Linda, 10x20, aterrado, 20 mil, Doc ok, estudo proposta e facilito. Tratar: (13) 9775-7067 CHÁCARA Vista Linda 10x50, com uma casa de 3 cômodos, doc ok, na estrada 7, 55 mil. Tratar: (13) 9775-7067 TERRENO 7X23; no Itapanhaú; valor: 20 mil. Tratar: (13) 8100-8839/ (87)9925-0317 EDÍCULA com terreno 7x30, no Itapanhaú, valor: 70 mil. Tratar: (13) 81008839 TERRENO7x23, no Itapanhaú, valor: 20 mil. Tratar: (13) 8100-8839 LOTE, desmatado e aterrado, 10x25 na Vista Alegre, a 500M da praia. Tratar: (13) 9744-1769 LOTE na Vista Linda, 10x30, 50% murado e a 150M do asfalto. Tratar: (13) 9744-1769 TERRENO no Jd Veleiros. Tratar: (13) 97441769 TERRENO no Jd Rafael, 498M, na R José Armirante, ao lado do n° 997. Tratar: (11) 34091315/ 8746-1321 SÍTIO em Caiubura, 18x36m (648m²) c/ casa construída, 2 quartos (1 Suíte), valor: 70 mil. Tratar: (13) 9137-2677/(13) 3358-3114 TERRENO desmatado e aterrado no Rio da Praia, 12x32 PRONTO para 2 casas geminadas. Tratar: (13) 9744-1769 TERRENO no Jd. Veleiros; próx; ao canal, balsa e peixaria, 10x25m, valor: 55 mil. Tratar: (13) 9744-1769 TERRENO próx; ao cemitério, 10x25m, docs ok, valor: 55 mil. Tratar: (13) 9744-1769 TERRENO na Vila Itapanhaú, c/ área de 394m, 12m frente x 15m nos fundos. Valor: 85 mil. Tratar: (13) 9744-1769 TERRENO, prox. a prefeitura, área de 12x30m c/ escritura definitiva, valor: 70mil. Tratar: (13) 97441769 TERRENO no Jd Rafael, 498m, na R: José Almirante, ao lado do n° 997. Tratar: (11) 3409-1315/ 8746-1321/4747-2288 TERRENO no Jd. Ana Paula, 6x34, desmatado, semi aterrado à 300m da praia, valor: 21 mil. Tratar: (13) 9741-2850 TERRENO na Chácara Vista Linda, final da rua do porto de areia, valor: 10 mil, Doc Ok. Tratar: (13) 9743-4570 TERRENO no Jd. São Lourenço, documentação ok, c/ escritura 12.5 x 40, valor : 110 mil. Tratar: (13) 9701-0001 TERRENO 10x94 sítio São João, perto da cachoeira, km 229, valor: 25 mil ou troco por carro. Tratar: (13) 9787-5679

DESAPARECIDO Adão Rodrigues de Oliveira, Nascido em 25/06/1967, Natural de Tremedal (BA), desapareceu no Centro de Bertioga(SP), provavelmente no dia 26/08/2011. Caso alguém o veja andando pela cidade, por favor, informar pelo telefone (11) 5487-3407, com Fabiana. a família agradece.

CÃO DESAPARECIDO O pastor alemão, de nome KLAUS desapareceu no dia 14 deste mês, no Jardim Paulista, em Bertioga. Ele tem a cara preta e uma cicatriz grande na barriga. O dono afirma gratificar quem achar o seu cão. Contato: (13) 3317-5719, com Joel Viriato

07/10/2011 21:48:47


COSTA NORTE | Bertioga, 08 a 14 de Outubro - Edição 1147 IMOVEIS OUTRAS CIDADES VENDO apto, embaré/ Santos, c/ sala, coz, 2 quartos, WC e garagem aberta, valor: 130 mil. Tratar: (13) 30297109/3019-3419 VENDO OU TROCO casa no Itaim Paulista por casa em Boracéia. 05 cômodos c/garagem. Tratar: (11) 7209-3969/ (13) 9742-4835 VENDO terreno na R. Sebastiana Felício de Oliveira, 10x24, Maçaguaçu, Caraguatatuba, valor: 25 mil. Tratar: (13) 3223-5575 VENDO ou troco, sobrado com 2 suítes, Guarujá, Victoria parque. Tratar: (13) 8845-9063 CASA p/ fds e temporada mobiliada, c/ 3 quartos, faço reservas. Caruara, R. Andrade soares Tratar: (13) 3268-1149/ (11) 8555-6861 VENDO terreno com casa simples em Boiçucanga na R. das Flores, valor: 130 mil. Tratar: (13) 9760-3658 TROCO ou vendo casa no Humaitá em São Vicente, c/ 3 quartos e demais dependências, um salão em cima. Tratar: (13) 3319-4129/ 91591951 VENDO casa em Praia Grande ou troco por casa em Bertioga, com contrato de compra e venda, valor: 55 mil. Tratar: (13) 3495-5573 VENDO casa de Vicente de Carvalho, Guarujá + 1 edícula e pequeno comercio na frente. Tratar: (13) 3355-9749/9772-1019 VENDO carrinho de açaí, completo, valor: 1000, facilito. Tratar: (12) 8139-0649/ Luciana VENDO terreno de 2200m², no sul de Ilhabela, com vista e acesso ao mar. Tratar: (12) 38941995/ pcgodoy@live.com VENDO casa c/ 3 dorms; (2 suítes) em Vicente de Carvalho, valor: 48 mil + divida. Tratar: (13) 30175601/ 96*77898 ALUGO casa em Ilhabela, anualmente, em condomínio fechado. Tratar: (11) 8173-1530 VENDO apartamento de 3 quartos em São Vicente. Tratar: (13) 3561-4557 APTO para temporada no Guarujá em frente ao mar em pitangueiras Tratar: (13) 9155-0703/ Julio VENDO doceria e lanchonete em Vicente de carvalho no Guarujá, ótimo ponto, valor: 15 mil a vista .Tratar: (13) 3027-4144/ Gustavo PASSO ponto de lojas de calçados, morrinhos, Guarujá. Tratar: (13) 7805-6133/ 3342-1777 VENDO sobrado em Santos próx; as torres, na ponta da praia c/ 3 suítes e demais dependências. Tratar: (13) 9184-5363 VENDO uma casa em Suzano ou troco por casa em Bertioga. (enseada ou na Vista Linda) Tratar: (11) 4747-2937 VENDO casa em Suzano ou TROCO POR CASA EM BERTIOGA. Tratar: (11) 4747-2937 VENDO CASA em São Sebastião c/ 3 quartos, 2 coz, 2 WC, uma sala grande, garagem. Tratar: (13) 9735-8146/9721-8099 TROCO 2 SALÕES comerciais com moradia em Poá por casa em Bertioga. Tratar (11) 9550-7906/7626-7966 ALUGO PONTO COMERCIAL ao lado do mercado barra do una. Tratar (12) 3867-1197/ Benedito. VENDO TERRENO residencial, vitoria parque, Guarujá, valor: 19 mil, mais parcelas, aceito propostas. Tratar: (13) 91813603/9182-7088 APTO EM ILHA BELA/ chalé - área de 90m². Em cond. fechado c/ ampla área verde 6.500m², valor: 180 mil. (11) 8125-4467 VENDO EM BARRA do Una, terreno de 23x400 com morro, e escritura. Tratar: (12) 3867-1197 URGENTE VENDO restaurante e lanchonete, boa localização, centro de Caraguatatuba Tratar: (11) 6444-5090 TROCO 6 LOTES em Praia Grande por imóvel em Bertioga ou Vale do Ribeira no valor de 180 mil . Tratar (12) 31433282 / (13) 8821-6787 ALUGA-SE CASA Ilhabela, 2 suítes em condomínio fechado prox.Pereque, nova,mobiliada,com terreno. R$ mil reias.Tratar: (11) 9708-6122 c/Flavio ALUGO IMÓVEIS em São Sebastião para comércio no centro. Tratar fone: (12) 3892-2940 VENDO IMÓVEL em São Sebastião adaptado p/ restaurante Bairro arrastão.(550 m²) Tratar fone: (12) 3892-2940 ALUGO PONTO COMERCIAL ao lado do supermercado de Barra do Una , Direto com o Proprietário. Fone ( 13) 9763-4988 ALUGO PONTO COMERCIAL em Ilha Bela na Galeria Bela vista com wc individual e estacionamento.Apox.7 min.da balsa e próximo ao mercado Colina. Contato 12 38951120/91686352 VENDO TERRENO em São Sebastião, no bairro S. Francisco, Vista p/ Ilha Bela. Aprox. 32.277m². Fone: (12)38622558 ou (12)81469381. Edilene. VENDO OU TROCO terreno em Mogi c/ duas casas por casa em Bertio-

pagina_14_15_class.indd 3

ga. Fone: (13)33171596 VENDO TERRENO de 500m² Fone (12) 97581064 (13) 97238318 VENDO TERRENO 6.900m² prox a praia de capricórnio, troco por imóvel em Bertioga, base de preço 160 mil. Fone: (12) 81419112 – Zé Carlos. TROCO 8 TERRENOs na Praia Grande, Vila Ribeiropolis, por imóvel em Bertioga. Fone: (12)81419112 – Zé Carlos. VENDO TERRENO, 12x30, 360m², no morro do algodão em Caraguá, 18 mil reais, doc OK IPTU. Fone: (11)35670268 ou (11) 85014423. VENDO CASA de 3 quartos no Jd. Guaçu, em São Vicente, Valor: 220 mil reais. Fone: (13)35614557 – Nilton. VENDO CASA alto padrão em condomínio, na Ilha bela. Fone: 12 3896 2929 ou 3896 3093 ou 12 78503903. VENDO CASA em Itanhaem c/ 5 cômodos. Valor: 25 mil reais. Fone: (13)34269461 – Neilda. TERRENO-ITANHAÉM JD.Cel (10x30) Escrit. OK! Vdo Urgente $10.000,00Selma (13) 81129245/3021-1295 (h.c.) VENDO OU TROCO casa em Suzano, por casa em Bertioga, ou chácara em Vista Linda.Valor 90 mil, aceito propostas. Fone: 11 47472937. ALUGO CASAS e aptos. novos, com 01 e 02 dorms. Fone: (12) 38922940 c/ Marilene. VENDO ÓTIMA CASA em São Vicente, com 3 quartos. Fone: (13)35614557 – Milton. VENDO LOJA de uti-

EMPREGO ADMITE-SE INSTALADOR de som automotivo, eletricista de auto e aplicador de insulfilm. Tratar: (13) 3317-7752/ Av. Anchieta, 1106 – Centro. PIZZAIOLO com prática no restaurante Dona DEJA, Boracéia. Tratar: (13) 97107520/ ou pessoalmente. FUNILEIRO para trabalhar na vista linda. Tratar: (13) 3317-7137 PROFESSOR DE PORTUGUÊS p/reforço; em casa. Tratar: (13) 3311-6011/ 9748-0440 MOÇA ou SENHORA p/ trabalhar em casa de família. Tratar: (13) 3313-1260/ 9781-7055 c/Elaine PRECISO de costureira industrial. Tratar: (13) 3317-1041 SANFONEIRO bom, para tocar em banda de sertanejo universitário. Tratar: (13) 8149-1196 / Ricardo VENDEDOR(A) EXTERNO c/ carro próprio p/ empresa do ramo de construção sustentável. Enviar CV c/ foto p/ bertioga.2@lucsol. com.br VIGILANTE LÍDER. 2 vagas. Ensino médio completo. 6 meses exper. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice./ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. AUXILIAR ESCRITÓRIO. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. PAT Guarujá (13) 33413431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice./ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. GERENTE LOJA. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. comprov. em Carteira Trabalho. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. VENDEDOR EXTERNO. 10 vagas. Ensino médio completo. 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. PROMOTOR VENDAS. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. + conh. rotinas de banco. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. ALMOXARIFADO. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. OPERADOR CALDEIRA. 1 vaga. Curso técnico mecânica + CNH “B” + 6 meses exper. comprov. em Carteira Trabalho. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer

cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. APONTADOR (PADEF). 1 vaga. Ensino médio completo + 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. SUPERVISOR LIMPEZA. 1 vaga. Ensino médio completo + 6 meses exper. comprov. em Carteira Trabalho + conh. rotinas adm. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo. sp.gov.br. TELEOPERADOR. 723 vagas. 2º grau completo + bom vocabulário + fluência verbal + relacionamento interpessoal + informática + digitação. Santos. Cadastrar CV no site www.atento.com.br. VENDEDOR (PESSOAS C/ DEFICIÊNCIA FÍSICA). 05 vagas. Ensino médio. Salário 613. Para NET. Baixada Santista. Tratar: Plura Consultoria e Inclusão Social: (11) 3206-4455 / mayra@ plura.com.br / www.plura. com.br PROCESSO SELETIVO. 1.500 vagas. Contrato de 6 meses p/ áreas bar, cozinha, entretenimento, limpeza, recepção, restaurante e vendas. Entre 21 e 35 anos. Salário 1.109 a 3.962. Para Cias de Cruzeiros Marítimos. Enviar CV: comunicação@staffwork.com.br ou www.staffwork.com.br RECEPCIONISTA. Costa Sul. PAT São Sebastião Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. VENDEDOR em domicílio. 10 vagas. Ensino médio. 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá. Tratar: (13) 3341-3431, R Cunhambebe, 500 – V.Alice/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. OPERADOR TELEMARKETING. 6 vagas. Ensino médio completo. 6 meses exper. Guarujá. PAT Tratar: (13) 33413431, R Cunhambebe, 500 – V.Alice/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br INSPETOR NAVAL. 2 vagas. Ensino médio completo + CNH “D”. 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. ENCARREGADO LIMPEZA. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www. empregasaopaulo.sp.gov.br. ALMOXARIFADO. 1 vaga. Ensino médio completo. 6 meses exper. Guarujá. PAT Guarujá (13) 3341-3431, rua Cunhambebe, 500 – V.Alice. Fazer cadastro pessoalmente ou no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. MÉDICO ATLS. Socorrista. Centro e Costa Norte. PAT São Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 38924606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. MOTOBOY. Centro e Costa Norte. PAT São Se-

bastião Tratar: (12) 38921600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo. sp.gov.br. MOTORISTA DE ÔNIBUS. Masc. e fem. Centro e Costa Norte. PAT São Sebastião Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. OPERADOR GUINCHO. Habilitação “C”. Centro e Costa Norte. PAT São Sebastião Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. PIZZAIOLO. Centro e Costa Norte. PAT São Sebastião Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. PROFESSOR INGLÊS. Centro e Costa Norte. PAT São Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. PROFESSOR ENGENHARIA CIVIL. Centro e Costa Norte. PAT São Sebastião Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. PROFESSOR MECÂNICA. Centro e Costa Norte. PAT São Sebastião Tratar: (12) 38921600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo. sp.gov.br. TÉCNICO GESSO. Centro e Costa Norte. PAT São Sebastião Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 38924606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. TÉCNICO ELETRICISTA. Centro e Costa Norte. PAT São Sebastião (Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 38924606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. AUXILIAR COZINHA. Costa Sul. PAT São Sebastião Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. AUXILIAR MANUTENÇÃO. Costa Sul. PAT São Sebastião (Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. CUMIM. Costa Sul. PAT São Sebastião Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. CARGO DEPTO. FISCAL com experiência. Deixar currículo na IJS Assessoria Contábil, Av. Anchieta, 1.737, Pq. Estoril. Tratar: (13) 3317-5326 c/Elizabeth. PROFESSOR GESSO ou DRYWALL, para lecionar em Bertioga. Tratar: (19) 9242-8570. DENTISTA (graduado c/ CRO). Centro e Costa Norte. PAT São Sebastião. Tratar: (12) 38921600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo. sp.gov.br. ELETRICISTA. Média tensão, c/ habilitação “D”. Centro e Costa Norte. PAT São Sebastião (12) 38921600 / (12) 3892-4606 Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. ELETRICISTA AUTOMOTIVO. Centro e Costa Norte. PAT São Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. ENGENHEIRO ELÉTRICO. Centro e Costa Norte. PAT São Sebastião Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 3892-4606/ www.empregasaopaulo.sp.gov.br. FUNILEIRO. Centro e Costa Norte. PAT São Sebastião Tratar: (12) 3892-1600 / (12) 3892-4606/ www.em-

www.costanorte.com.br CLASSIFICADOS > 15 EMPREGO OFEREÇC-ME CUIDO de crianças em casa ou no local, em Bertioga. Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029 LOCAÇÃO de andaimes, equip; p/ construção, fretes e carretos para qualquer localidade. Tratar: (13) 3024-0444/ 9119-9625 FAÇO consulta online do Serasa e envio resultado por e-mail, valor: 7 simples e 10 a consulta completa. Tratar: bebetoss@gmail.com ALUGO cadeira de roda, banho e andador e muletas. Tratar: (13) 9779-8442/8141-4443 LIMPEZA de lotes. Tratar: (13) 9759-9012 Pintura de telhados. Tratar: (13) 9759-9012 CASEIRO. Solteiro, c/experiência. Tratar: (13) 8837-0137 VENDO gesso em pó, valor: 15 o saco, Placa, valor: 9.50 e bloquete, valor: 25. Tratar (13) 33121334/ 9791-1950 COSTUREIRA. Bertioga. Serviços expressos (bainha, encurtes, troca de elástico, botões e zíper) e costura e alta costura (roupas sob medida). (13) 9610-7578 ou atelieartecostura@hotmail.com MANUTENÇÃO em PC e Notebook. Tratar: (13) 8118-5802 ATENDENTE, RECEPCIONISTA ou AUX. ESCRITÓRIO exp. c/ público, boa aparência. Tratar: (13) 8108-5667/ (11) 7186-5279/Paula VENDO cachecóis, boinas, golas e tocas em tricô. Aceito encomendas. Tratar: (13)9720-4060/ João ramalho 658/ centro ACEITO encomendas de bolos, doces e salgados p/ festa, valor: 30 o cento. Tratar: (13) 9756-9202/ 8153-1128. TRABALHOS GRÁFICOS no computador: cartões de visita etc. Preço por encomenda. Tratar: (13) 9618-8720/bebetoss@gmail.com AULAS de matemática, português, informática e área de direito pra concursos. Tratar: (13) 96188720/bebetoss@gmail. com CABELEIREIRO, na rua 5, n° 107, Jd Albatroz 2. Tratar: (13) 3317-6411 QUALQUER tipo de serviço, dentro da área residencial, passo, limpo, entre outros. Tratar: (13) 9614-3031 MANUTENÇÃO ou ZELADORIA. Tratar: (13) 9751-2663/ (11) 73040121/ Robson PEDREIRO, MOTORISTA c/exp. categorias A/B. Tratar: (13) 9623-6824/ 3316-4180 ATENDIMENTO GERAL, CAIXA, entre outros. Formada em Direito e cursei 1 ano de letras. Tratar: (11) 7186-5279 / (13) 8108-5667 FORMADO EM ENFERMAGEM com Coren. Tratar (13) 8108-5667/ (11) 7513-9950 PORTEIRO, AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS, entre outros. Tratar (13) 8108-5667/ (11) 7513-9950 ALUGO CADEIRAS e MESAS, para festas e eventos. Tratar: (13) 9794-2527

AULA francês, c/ Francês nato. Tratar: (13) 3312-1163 ORIENTAÇÃO Psicológica PA Adultos e Adolescentes. Av. Conselheiro Nébias, 730 - Cj.61 – Centro Tratar: (13) 3317412/ 8129-7883 AULAS de excel básico e intermediário. Tratar: (13) 8100-6420 SITES e SISTEMAS. Desenvolvimento e serviço de suporte e hospedagem. Tratar: (13) 33121806/ Luis CASEIRA c/ moradia. Tratar: (13) 3311-7095/ Sandra AULAS de surf p/ iniciantes, intermediários e avançados, (Mensalidades ou Avulsos). Tratar: (13) 9778-0604 / ID 119*92313/e-mail: aulasurf@hotmail.com VOCALISTA c/ exp. de 15 anos, p/ igreja e casamentos, c/ repertório próprio e atualizado. Tratar: (13) 3317-4942/91585053/ Paula FAÇO frete e carreto. Tratar: (13) 9776-6547. CONSERTO máquinas de lavar roupa e fogões. Tratar: (13) 9701-0734 FAXINEIRA, AJUDANTE GERAL e DIARISTA. Tratar: (13) 9772-9397/ Roberto CALHAS, rufos, coifas e condutores, fabricação e instalação. Tratar: (13) 3311-8074/9775-6457/ 125*102567 AULAS particulares de instrumento musical, violão, guitarra, baixo e teclado. Tratar: (13) 9734-2472 QUE DELICIA, doces, salgados e congelados. Tratar: (13) 9626-6294/ 9621-2428/ 3317-3527/ Cleide/ Nice ALUGO carrinho de pipoca, churros e crepe para festas e aceito encomendas de salgados e doces. Tratar: (13) 3316-2738 DIARISTA de 2ª a 6ª feira, SERVIÇOS GERAIS ou CASEIRA em Guarujá. Tratar: (13) 3383-1442/ 9707-7075 após as 17H. HOME CARE, c/ experiência, cursando: técnica de enfermagem. Tratar: (13) 3317-7469/ 9731-8695 JARDINEIRO - Manutenção e Reformas, desde 1997 (Sts, SV, Gjá e Bertioga ). Tratar: (13) 78096522/8138-3936 FAXINEIRA c/disponibilidade de segunda à quinta feira, c/referências Tratar: (13) 8149-8525/ 9761-3440 CARRETO em todo litoral de SP. Tratar: (13) 9794-2527 MONTA-SE BIKE sob encomenda, serviços a domicilio, peças e acessórios. Tratar: (13) 97943052/ 9608-1932 Uilson COZINHEIRA cozinheira de forno e fogão. Tratar: (11) 9496-7011

BABÁ. atendo na minha casa. Tratar: (13) 33117099/9784-4535 PORTEIRO. Maior de idade. Tratar: (13) 8110-5942 ESTAGIÁRIO cursando Ciências Contábeis; tratar: (13) 3317-2589/ Jeferson MOTORISTA c/carteira D e ajudante oferece para trabalhar em Bertioga e região, para entrega. Tratar: (13) 8110-5942 EXECUTA-SE reforma de telhados em geral. Tratar: (13) 3319-4148/ 9752-5909 INSTALA-SE calhas rufos e coifas, orçamento sem compromisso. Tratar: (13) 3319-4148/ 9752-5909 DIARISTA E CUIDO DE CRIANÇAS. Tratar: (13) 3319-4148/ 9752-5909 VENDEDORA. Comunicativa, recepcionista, ótimo atendimento. Tratar: (13) 3317-4942/9158-5053 DESBLOQUEIO celulares: Nokia, LG, Sony Ericsson, Motorola etc, R$30; enviar modelo: bebetoss@gmail.com DECORAÇÃO c/arco de flores, pingente, torre aspiral e outros. Solicite orçamento sem compromisso. Tratar: (13) 3316-4413 PASSADEIRA c/referências, não tenho filhos menores, 52 anos. Tratar: (11) 8653-8033/ 3311-9555 AJUDANTE geral, motorista, manobrista e motoboy (s/moto). Tratar: (13) 91796102/ 9800-7187 VENDO salgados para festas e eventos a partir de 30 reais. Tratar: (13) 3311-9683 VENDO sushi, sashimi e temaki por encomenda. Tratar: (13) 9789-7982/ 8100-2128 LEVO no Atacadão, Krill e outros percursos. Tratar: (13) 9794-2527 CASEIRO. Tratar: (13) 9617-9875 FAÇO viagens p/ aeroporto de congonhas, Guarulhos ou Viracopos, entre outros. Tratar: (13) 8100-6420/bebetoss@ gmail.com CASEIRO. Casal. Tratar: (13) 9607-9875/ Eduardo EXECUTO serviços de conserto e manutenção, construções de portões, portas de madeira e ferro, orçamento sem compromisso.(13) 33117014/ 8100-7292 COZINHEIRA forno e fogão especializados em frutos do mar. Tratar: (13) 3317-7130/ Jeorgia DOMÉSTICA. Tratar: (13) 3311-7188 FAÇO declaração de imposto de renda, 2011 para pessoa física, taxa: 50. Tratar: (13) 8100-6420 CASEIRO c/experiência em Ilhabela de 3 anos, Brasília de 10 anos. Tratar: (13) 3317-2617. FAÇO filmagens de festas, aniversários, eventos

DIVERSOS VENDE-SE COSTUREIRA. Bertioga. Serviços expressos (bainha, encurtes, troca de elástico, botões e zíper) e roupas sob medida. (13) 9610-7578 ou atelieartecostura@hotmail.com. VENDO ipod touch, semi-novo, 32Gb, 3ª geração c/ fone novo, impecável, c/ NF, valor: 700 (a vista). Tratar: (13) 3317-6071/ Gustavo VENDO barco de alumínio de 5M, borda alta, c/ motor Yamaha, 15HP, tudo novo. Tratar: (13) 3313-1004 VENDO TV 29p, aywa, valor: 300. Tratar: (13) 3317-2221/9787-0903 Vendo fogão Brastemp c/ 6 bocas, ótimo estado. Tratar: (13) 9759-9007. VENDO maquina de costura industrial, overloque da união, máquina de bordar de joelho marca BARATO, JUQ mod; DDW 126. Tratar: (13) 3311-6942 VENDO som da Sony, 5 CDs, 1300W, semi novo, valor: 350. Tratar: 30297109/ Mauricio VENDO celular, valor: 180 reais. Tratar: (13) 9636-6232/ Leandro VENDO celular, 2 chips com tv e radio,valor: 100. Tratar: (13) 8839-5964 VENDO carrinho de passeio, WS, verde c/ detalhe vermelho em bom estado, valor: 80. Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029 VENDO cadeira de refeição, burigotto, valor: 40. Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029 PROCURO casa individual para alugar no Rio da Praia, valor até R$ 500,00. Tratar: (13) 97514660 / 9719-1213 VENDO celular, mp10, c/2 chips e TV; valor: 90. Tratar: (13) 9624-1052/ 9161-6300 VENDO som de carro Sanyo; módulo de 1000W,

trava Mul-T-Lock, alarme Car System e antena elétrica; valor: 800. Tratar: (13) 8120-2240/ 9788-8223 VENDO ar condicionado, parede, 7500 btus; ótimo estado; valor: 180. Mostramos s/compromisso. Tratar: (13) 3311-9683 VENDO kit completo para trabalhos de douração, talheres, tesouras etc. Tratar: (13) 30220277 VENDO cinta, nova na caixa, tamanho G, valor: 200. Tratar: (13) 32681149/ (11) 8555-6861 CURSO GRATUITO no SENAI Bertioga para Eletricista Instalador Residencial (das 13:30 às 17:30h). Para outubro. Duração de 160 horas. Inscrição: levar RG e CPF na Av. Tomé de Souza, 11.833, Jd. Indaiá (ao lado do Campo de Futebol Indaiá); informações: (13) 33132104. CURSO GRATUITO no SENAI Bertioga para Pedreiro Assentador (aos sábados, das 08:00 às 17:00h). Início em 17/09. Duração de 160 horas. Inscrição: levar RG e CPF na Av. Tomé de Souza, 11.833, Jd. Indaiá (ao lado do Campo de Futebol Indaiá); informações: (13) 33132104. CURSOS GRATUITOS no SENAI Bertioga: Assistente Administrativo, Leitura e Interpretação de Desenho de Construção Civil, Pintura Decorativa, Pintor de Obras, Pedreiro Revestidor, Instalador Hidráulico e Informática, além de outros à sua disposição. Informações: (13) 33132104. Inscrição: levar RG e CPF na Av. Tomé de Souza, 11.833, Jd. Indaiá (ao lado do Campo de Futebol Indaiá); VENDO 02 máq. costura industrial: uma reta e uma pesponteira. Tratar: (13) 3311-6072/

9608-7171/ Cida VENDO bomba de encher pneu de bike, porta garrafão de água mineral, panela de pressão, clock, valor: 10 cada. Tratar: (13) 3317-4614/Ana VENDO freezer consul, vertical, de 7 gavetas, valor: 250. Tratar: (13) 33174614/Ana VENDO pedal DST-2, onner, novo, valor: 240, ou troco por Wah Tel. Tratar: (13) 9730-4494/ 3317-2038 VENDO quadriciclo MVK,-X-CAPE 200. Tratar: (13) 3316-7439 VENDO Celular Motorola, touch screen com tv, novo 2011. Valor: 300. Tratar: (13) 3317-2507 VENDO som da Sony com 5 CDs 1400 Watts, valor: 400. Tratar: (13) 3029-7109 VENDO aparelho auditivo, phonak, novo na caixa. Tratar: (13) 3029-7109 VENDO 32 portas de madeira e vidro, usadas, valor: 2 mil. Tratar: (13) 9709-3952/ Após às 10h VENDO cadeira odontológica Gnatus, cinza, controle de mão, valor: 1000. Retirar em São Sebastião. Tratar: (11) 81254467/ (12) 3896-6618 VENDO bicicleta seminova, valor: 140. Tratar: (13) 7817-5703 VENDO bicicleta, aro de alumínio, raio grosso, inox, pneus novos, freio de mão. Tratar: (13) 9796-3822 VENDO som de carro, Aiwa c/ 2 auto falantes de porta, 1 bateria Delcom de 60 Amps; valor: 200. Tratar: (13) 9722-7846 VENDO lancha 16 Pes, alumínio, Marajó, B alta, Reg; na cap; de Santos, mrr, Evenrude 55Hp, valor: 15 mil. Tratar: (11) 9744-6085 VENDO mesa de snooker, valor: 1000. Tratar: (13) 3317-2684 VENDO Freezer vertical, valor: 400 e horizontal (2 portas), 4 meses de uso, novo, valor: 1000. Tratar:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO O GRÊMIO ESPORTIVO CAIÇARA, estabelecido à rua Estevão da Costa, 1.005, V. Itapanhaú, Bertioga/SP, CEP 11250-000, convoca todos os gremistas que tenham direito ao voto para a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DE ELEIÇÃO, que será realizada no dia 06/11/2011, das 09h00 às 15h00, nas dependências do Grêmio, para escolha do seu PRESIDENTE, VICE PRESIDENTE, PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO E DO CONSELHO FISCAL, conforme estatuto vigente, para exercício de novembro de 2011 à outubro de 2012. JOSÉ ROBERTO AMÂNCIO, PRESIDENTE.

EXTRAVIO DE NOTA FISCAL A empresa Polimix Concreto Ltda, situada em Bertioga-SP, à Av. Central,122, Vista Linda, I.E 738080044113, CNPJ 29067113/0195-39, comunica o extravio da nota fiscal fatura número 003492.

07/10/2011 21:53:49


16 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 08 a 14 de Outubro - Edição 1147

| COSTA NORTE

Vip

Celebridades em foco

Edison Prata (13) 7850-2283 edisonprata@ig.com.br

UM NOVO CONCEITO EM COLUNA SOCIAL

SÓ ENTRE NÓS... INFORMAÇÃO O projeto Dom Pedro I é dividido em três partes e aguarda aprovação do licenciamento ambiental para as duas outras etapas. A segunda compreende a extensão da av. Cruzeiro do Sul, seguindo pela Avenida do Bosque e continuando em uma nova via a ser construída, paralela ao condomínio Jardim Acapulco, desembocando na av. Dom Pedro I. A última fase se refere a todo o restante da extensão da via. Avenida Marjory Prado – Com extensão de 2,1 km, a via será repavimentada e receberá uma ciclovia na lateral, ao lado da praia. Avenida do Bosque – A via será ampliada em 1,76 km, 24m de largura, com passeios laterais, duas pistas com 7m de largura e ciclovia central.Avenida Dom Pedro I – O prolongamento será de 1,9 km, com 40m de largura, dividido em dois leitos carroçáveis, passeios laterais, canteiro central e ciclovia, implantada sobre a galeria central de drenagem. A intersecção das avenidas Dom Pedro I e do Bosque será resolvida com uma rotatória.

Quando o assunto é cooperação, aqui estão as mulheres que fazem a diferença: Lika Rodrigues, Késia Bevilaqua e Iracema Almeida. São empresárias que doam seu tempo em prol da comunidade

O cinegrafista Borges com o apresentador e colunista social, Edison Prata e o presidente do Rotary Club Guarujá, Luiz Carlos Bevilacqua....

Os rotarianos Jorge dos Santos, Luis Carlos Bevilacqua, Jorge Castelão e Carlinhos Alberto, cooperando com a vacinação na creche Joaquim Fernandes, junto com a diretora da creche, Eloína....

O corretor de imóveis e ex-presidente do Rotary Club Ilha de Santo Amaro, Luiz Lang, com o cunhado Elias Camargo (à esquerda), futuro presidente do Rotary Club Itapeva, junto com a esposa Cecília Camargo....

Da esquerda para a direita: Roberto Luciano Fagundes, presidente da ACMinas e Michel Tuma Ness, em recente evento, em Minas Gerais....

Aluízio Rangel, Jaqueline Guimarães e Roberto Luciano Fagundes....

Da esquerda para a direita: José Eugênio de Aguiar, Aluízio Rangel, Roberto Luciano Fagundes, Jaqueline Guimarães, Michel Tuma Ness e Vitor Daniel....

pagina_16.indd 1

Destaque especial para a primeira-dama do Guarujá Golf Club, Dra. Cleide Calmon, com o esposo Miguel Calmon Nogueira da Gama....

07/10/2011 21:46:51


Jornal Costa Norte