Page 1

19 anos de lealdade com o leitor

R$ 1,00

www.costanorte.com.br - Edição 1134 - 09 a 15 de Julho de 2011 - Diretor Presidente: Ribas Zaidan

SANTOS

Governador Alckmin anuncia criação de campus da USP P

refeito santista, João Paulo Tavares Papa, entre outros, participou da cerimônia nesta sexta-feira (08).Unidade será instalada na Vila Mathias, em área que abriga o imóvel onde funcionava uma escola estadual e o galpão da garagem municipal. As atividades terão início em 2012, com cursos de graduação, especialização e de mestrado. Para pós-graduação, inclusive, 5 das 9 cidades da Baixada foram contempladas com a distribuição das vagas desse curso.

TADEU NASCIMENTO

PAG. 08

BERTIOGA

Casa dos Conselhos é roubada 7 computadores, 1 impressora, 1 estabilizador e 1 telefone, todos da prefeitura foram furtados, durante a madrugada do último dia 27.

PÁG. 10

GUARUJÁ

Servidor agora pode financiar a casa própria Servidores do quadro permanente, comissionados e inativos já têm à disposição linhas de crédito imobiliário, com taxas de juros reduzidas, oferecidas por instituições bancárias. Dentre elas, o Banco do Brasil, que realiza o 1º Salão Imobiliário na cidade. Objetivo da transferência do curso de Engenharia de Petróleo é atender demanda gerada pela Petrobras com a exploração no pré-sal

EDITORA NEOTROPICA

BERTIOGA

Conclusão do PS fica para o final do ano Contrato com o Ministério da Saúde termina neste mês de julho, entretanto, serão necessárias obras de acabamento, assegura o secretário municipal da Saúde, Manuel Prieto Alvares, o Manolo.

PÁG. 07

REGIÃO

BERTIOGA

Guia interativo mapeia sapos

Força-tarefa recolhe 10 moradores de rua

PÁG. 06

PÁG. 09

A ação foi realizada no centro, nas proximidades das avenidas Vicente de Carvalho e Anchieta, perto da entrada principal da cidade, a av. 19 de Maio, um dos pontos mais críticos.

PÁG. 10

LITORAL PAULISTA

BERTIOGA

SANTOS

Veja os shows do Dia Mundial do Rock

‘Costa Norte Escola’ serve de exemplo para o Estado

Petrobras inicia construção de sua sede no Valongo

PÁG. 10

MARFRANZ

ILHABELA

Ato foi marcado por cerimônia no local da obra, na quarta (06), com a presença de autoridades, como o gerente-geral da Unidade, José Luiz Marcusso, além de diretores e funcionários da empresa. Estimativa é que a 1ª fase do empreendimento seja entregue até o final de 2013 e abrigue 2,2 mil funcionários.

PÁG. 08

Mortalidade infantil é a mais baixa do LN PÁG. 06

SÃO SEBASTIÃO

Ernane solicita apoio ao secretário Bruno Covas CAMILA GARCÊZ/PMI

Os chefes do Executivo das outras 3 cidades do Litoral Norte também fizeram parte do encontro. Toninho Colucci (Ilhabela), Eduardo César (Ubatuba) e Antonio Carlos (Caraguá) estavam igualmente unidos para tratar de importantes questões ambientais. Elogio pela iniciativa foi feito pelo secretário Bruno Covas, durante cerimônia de premiação dos alunos. Gerente da Sabesp, Nicolas Alvarez também esteve presente na festiva.

PÁG. 05

PÁG. 07 HALSEY MADEIRA/ PMSS

BERTIOGA BAIXADA SANTISTA

Vem ai o curso Mourão quer de férias PD da região Nesta edição, atividade que será iniciada em 18 de julho, no Forte São João, tem como tema ‘Os Brasileirinhos da Floresta’, com destaque para os animais brasileiros ameaçados de extinção.

PÁG. 09

capa_1134.indd 1

É o que determina a Proposta de Emenda à Constituição apresentada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), pelo deputado federal, com o apoio de 205 parlamentares.

PÁG. 02

BERTIOGA

ILHABELA

Dia 10 tem Há cinema prova natatória de graça Disputa acontece às 10h, no Cantão da Praia do Indaiá. Expectativa é que entre 600 a 800 atletas de diversas categorias e regiões do Estado participem da 6ª etapa da competição.

Atração da Semp Toshiba está fazendo sucesso na cidade, com filmes gratuitos para todos os gostos e idades. Sala fica instalada na Vila, durante todo esse mês.

PÁG. 13

PÁG. 12

08/07/2011 22:20:33


TADEU NASCIMENTO

2 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 09 a 15 de Julho - Edição 1134

| COSTA NORTE

PEDIDO ATENDIDO A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta teve seu pedido atendido pelo governador Alckmin, nesta sexta (08): a doação de 2 terrenos do Estado, em Vic.Carvalho e na Prainha, para implantar 2 Usafas.

PODER

BAIXADA SANTISTA

Mourão quer plano diretor para regiões metropolitanas

redacao@costanorte.com.br

T

odas as regiões metropolitanas instituídas de acordo com a Constituição terão de dispor obrigatoriamente de um Plano Diretor Metropolitano, como hoje acontece com as cidades brasileiras. É o que determina a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) apresentada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), pelo deputado federal, Alberto Mourão (PSDB-SP), com o apoio de 205 parlamentares.

Com sua proposta, o deputado - que representa a Região Metropolitana da Baixada Santista - procura corrigir uma omissão constitucional e fazer do Plano Diretor Metropolitano uma ferramenta para integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum das cidades que fazem parte de uma determinada região metropolitana. JUSTIFICATIVA Mourão destacou: “Não se pode pensar em planejamento urbano tecnicamente

HÁ MESES A PEC vem sendo estudada por Mourão há meses e é resultado de sua experiência como prefeito por 3 mandatos em Praia Grande, e como ex-presidente do Condesb, o Conselho de prefeitos e representantes do Estado de SP que administra a região da Baixada. Em todo esse período de atuação, há cerca de 15 anos, Mourão insiste na necessidade de elaboração desse plano, cuja execução, o Condesb aprovou, recentemente.

REGIÃO

Abertas inscrições para Aprender a Empreender DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

P

ara quem planeja dar os próximos passos rumo à independência e deseja abrir seu próprio negócio, o Escritório do Sebrae-SP na Baixada Santista está com inscrições abertas para novas turmas para o curso ‘Aprender a Empreender’. As aulas ocorrem de 18 a

23 de julho, em 2 períodos: das 9h às 13h e das 18h30 às 22h30, mais das 14h às 18h de sábado (23/07). O objetivo do curso é capacitar atuais e futuros empreendedores, empresários formais e informais, em questões essenciais que envolvem o funcionamento da gestão de um pequeno negócio. De acordo com estudos realizados pelo Sebrae-SP, 1

EXPEDIENTE JORNAL COSTA NORTE LTDA - EPP Redação e Publicidade: Av. 19 de Maio, 695 – Jd. Albatroz Bertioga/SP – CEP.: 11.250-000 - Fone/Fax: (13) 3317-1281 E-mail: jcnorte@uol.com.br / redacao@costanorte.com.br Diretores: Ronaldo Berlofi Zeidan e Roberto Berlofi Zeidan Edição: Lúcia Bakos (MTb:39.479) Reportagens: Ana Cláudia Gomes Fotos: JCN Impressão: Diário do Grande ABC Circulação: Baixada Santista e Litoral Norte

Solange quer debater sobre unidade de tratamento de resíduos

economicamente é previsto um ANÁLISES grande voluDe acordo me de resíducom o vereador os, que supera Maurício Baro que é produsco (PPS), na duzido hoje audiência reali- Ninguém quer DA REPORTAGEM apenas em zada esse mês, redacao@costanorte.com.br São Sebasna Costa Norte, a unidade de a prefeitura ain- tratamento na porta tião”. Sobre vereadora de São Sea discussão da não consebastião, Solange Ramos do local onde guiu esclarecer de casa, mas em (PPS), por meio de requeritodas as dúvidas algum lugar vai ficar a usina será mento, solicita ao Executivo a instalada, PH da população. realização de novas audiências ressalta que “Estamos sem Coringa públicas para que a população essa definição conhecimento se manifeste sobre a questão será dada pela Cetesb. da usina e do local onde seria do gerenciamento de resíduos instalada. Duas coisas que sólidos no município. EXEMPLO devemos ponderar e pensar “Sou contra que o tratamento Já Marcos Tenório (PMDB) muito”, disse. seja feito na Costa Norte. Em explicou que o município de O parlamentar Amilton Paminha opinião deve ser na Costa Caraguá, há 12 anos, aguarcheco (PSB) sugere que o preSul. O prefeito [Ernane Primazzi da resposta da Cetesb sobre feito Ernane Primazzi (PSC) (PSC)] diz que uma área onde ficará o aterro se reúna com não pode porsanitário. “É preciso saber se representantes que na região Caraguá vai querer receber o de outros musul fica apenas Acredito que não nosso lixo”, disse. E finalizou: nicípios do Li30% dos mora“Repito que se a usina não for toral Norte para será lá [na Costa dores, mas não boa para a Costa Norte não será discutir a opção concordo com Sul] porque os ‘bam de tratamento para todo município”. essa explica- bam bam’ não O vereador Luis Antônio Barde resíduos e o ção. Eu acreroso (DEM), o Coringa, líder local de forma dito que não querem de governo, explicou que os conjunta. será lá porque Solange Ramos critérios adotados pela prefeiO vereador os ‘bam bam tura são técnicos. “Ninguém Paulo Henrique, bam’ não querem”, afirmou. quer a unidade de tratamento o PH (PDT), ressaltou que uma A vereadora solicitou ao prena porta de casa, mas em allei federal determina que cada sidente da Câmara, Artur Balut gum lugar vai ficar”. município resolva, até 2014, (PSDC), que marque uma visita O presidente da Câmara, os problemas referentes ao lixo de todos os parlamentares até a Balut, ressaltou que vai anaque produz. “Eu entendo que cidade de Paulínia, no Interior, lisar a ida dos parlamentares essa discussão deve ser levada onde já existe uma unidade de a cidade de Paulínia, sugerida à Frepap-LN (Frente Parlamentratamento biológico de resídupor Solange, após o recesso tar) para analisar a formação de os semelhante a que está sendo parlamentar, que termina no um consórcio entre as cidades, discutida em São Sebastião. dia 02 de agosto. pois para viabilizar a usina

Ela solicitou à Câmara visita dos parlamentares até Paulínia

A

CELSO MORAES/CMSS

DA REPORTAGEM

O QUE PREVÊ Pela PEC, o Plano Diretor Metropolitano deverá ser revisto, no mínimo, a cada 10 anos. A proposta ainda prevê sanção para os Estados que tenham regiões metropolitanas instituídas e não cumpram, em 3 anos, a determinação de elaboração do Plano Diretor Metropolitano: a suspensão das transferências voluntárias de recursos federais.

SÃO SEBASTIÃO

Intenção é corrigir uma omissão constitucional

consistente no país se nossas regiões metropolitanas e outras aglomerações urbanas continuarem a ser geridas sem uma abordagem integradora, que inclua, entre outros pontos, a compatibilização dos diferentes planos diretores referentes aos municípios insertos em áreas conurbadas.”

ARQUIVO/PEDRO REZENDE

DEPUTADO FEDERAL APRESENTOU PEC, COM APOIO DE 205 PARLAMENTARES

em cada 4 empresas morrem em menos de 1 ano depois de abertas. Por isso, o 1º passo para ter sucesso nos negócios é buscar capacitação e informações pertinentes com a área que pretende atuar. SERVIÇO O curso é gratuito e será ministrado no Escritório do Sebrae-SP na Baixada que fica na avenida Ana Costa, 418, Gonzaga, em Santos. Mais informações no: 0800 570 0800 ou (13) 3289-5818.

Vereadora reivindica novas audiências públicas

As páginas sociais são de total responsabilidade de seus autores, assim como a veracidade dos classificados gratuitos.

pagina_02.indd 1

08/07/2011 21:39:44


COSTA NORTE | Bertioga, 09 a 15 de Julho de 2011 - Edição 1134

www.costanorte.com.br > 3

PALHAÇO O palhaço Bole-Bole, nome artístico do profº Fabrício Pereira Barbosa, quer lançar candidatura de protesto para as eleições, em Guarujá, com o slogan: “o candidato que tem a verdadeira cara do eleitor”.

ALBATROZ

REGIÃO

LIGAÇÃO DIRETA A prefeitura de Ilhabela está desenvolvendo o projeto ‘Fale com a Prefeitura’, para facilitar a comunicação por telefone entre a população e os setores do Executivo. Com a divulgação de números diretos, as pessoas poderão ligar no ramal desejado, sem precisar passar pela central telefônica. Os telefones podem ser conferidos no site www. ilhabela.sp.gov.br.

COLUNA

ATENDIMENTO Ás 17h30 da próxima segunda-feira (11), no Paço, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar (DEM), inaugura o PAM (Posto de Atenção ao Munícipe). O PAM foi construído para concentrar todos os atendimentos ao contribuinte em um único espaço. PARA O TURISMO O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou autorização de liberação de verba no valor de R$ 25,6 milhões para ser aplicada no turismo de Santos. O valor é proveniente do Dade (Departamento de Apoio às Estâncias). O anúncio foi feito nesta sexta (08), durante visita de Alckmin a cidade. PAPA GOVERNADOR Durante essa visita, cujo principal objetivo foi a assinatura de convênio com a USP, para criação de um campus da universidade em Santos, um dos representantes da instituição de ensino, durante discurso, se confundiu em qualificou, por engano, o prefeito santista João Paulo Tavares Papa (PMDB) como governador. Em seguida, consertou o erro, com uma brincadeira: “Quem sabe já estou prevendo o futuro”.

GUARUJÁ

CADÊ A GUARDA Na sessão da Câmara desta terça (05), o vereador Marinaldo Nenke Simões (DEM), questionou o paradeiro dos guardas municipais da cidade. De acordo com o edil são poucos o que ele consegue encontrar no patrulhamento. Há quem diga que muitos estão exercendo outras funções. Logo, os vereadores prometem investigar. EM DISCURSO No último dia 30, em evento em que a prefeita Antonieta entregava a reurbanização da av. Tancredo Neves, o vereador Nenke só teceu elogios à0 Administração. Em discurso, ele afirmou: “Podem falar tudo o que quiserem deste vereador e desta prefeita. Só não podem nos chamar de ladrões, de corruptos e de covardes. Não prometemos sonhos e sim realidades, como esta avenida, uma realidade que, por muitos anos, foi reivindicada pela população”. O discurso do vereador arrancou muitos aplausos. SOMENTE A MULHER A prefeita, por sua vez, acrescentou que foi preciso uma mulher para resolver um problema que atormentava a população há décadas. E os aplausos foram ainda mais extensos. Nenke olhou para Antonieta, sem entender aquela argumentação, e a prefeita, sem dar tempo ao questionamento, se sobressaiu dizendo que por trás de uma mulher sempre tem a figura de um expressivo homem, que a ajuda em decisões difíceis. Novamente foi ovacionada. EM RECESSO Desde esta terça ((05), a Câmara está em recesso. Porém, engana-se quem acredita que os vereadores irão curtir férias. Boa parte deles já começou a montar bases, buscar aliados e organizar estratégias, visando a reeleição. Quem frequenta os pontos de encontros dos políticos, de imediato, percebe que as reuniões estão criando força. SEM CANDIDATO Segundo a “rádio pião”, o PT de Guarujá luta para trazer legenda para prefeito na cidade. Mas, até o momento, o que se sabe é que o partido não lançará candidato nas eleições de 2012. E tudo indica que apoiará o PMDB. Alguns políticos lembram, entretanto, que ainda é cedo para especulações. EMENDA NA LDO O vereador Edilson Dias (PT) apresentou na Câmara emenda visando garantir na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) a recuperação das vias públicas destruídas pelo tráfego de carretas. O objeto é atender os bairros mais afetados, como Jardim Boa Esperança, Jardim Conceiçãozinha, Vila Áurea e Monteiro da Cruz, locais estes visivelmente degradados. PRAÇAS LOTADAS Os festejos juninos têm atraído centenas de pessoas às praças 14 Bis, em Vicente de Carvalho, do Povo, em Santa Rosa, na Vila Zilda, em Santa Cruz dos Navegantes e no Perequê. A Secretaria da Cultura tem proporcionado a população vários shows, com músicos de renome nacional. O evento gratuito segue até o dia 17. FORMATURA A Fundação Settaport realiza na próxima terça (12), cerimônia de formatura dos alunos do curso de Agente

pagina_03.indd 1

PODER Logístico Portuário, turmas 2010/2011. O evento será em Santos, no Teatro Coliseu (rua Amador Bueno, 237, centro). Informação: (13) 3213-4900, ramal 226.

CUBATÃO DE VOLTA Afastado da presidência do PSP, numa rápida manobra do diretório municipal, o vereador Edson Aparecido, o Dedinho, conseguiu, no início da semana, reverter a situação e já tem o controle absoluto do partido em Cubatão. Pelo menos até a convenção, em setembro. OPOSIÇÃO... Pilotada pela vice-presidente dos socialistas, Marilda Canelas – que no início da administração Márcia Rosa (PT) ocupou a Secretaria de Cultura - a manobra, na realidade, queria levar o partido para a oposição ao atual governo. ... E SITUAÇÃO Com dois vereadores, o PSB está com um pé em cada canoa: Dedinho na base de apoio da prefeita e, Alemão, na oposição. A manobra para derrubar Dedinho da presidência, no entanto, não contou com o apoio de Alemão. Já o retorno teve o dedo do cacique socialista Márcio França, atual secretário de Estado do Turismo. Marilda saiu “atirando” para todos os lados. DEPOIS DAS FÉRIAS A discussão em torno do aumento do número de vereadores para a próxima legislatura deverá ser levada a plenário somente no início de agosto. As alterações na lei orgânica do município não podem ocorrer durante o recesso parlamentar. Este número deverá ficar em 15. PENA ALTERNATIVA A instalação de uma Central de Penas e Medidas Alternativas em Cubatão está sendo debatida entre representantes do Judiciário, Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania do Governo do Estado e prefeitura. Para o juiz Frederico dos Santos, cerca de 400 cubatenses podem ser beneficiados com penas alternativas. IGUALDADE RACIAL Júlio Evangelista Santos Júnior é o novo titular da Coordenadoria da Igualdade Racial de Cubatão, desde o último 04 de julho. Militante atuante, ele é também coordenador do Educafro na Baixada e do Comitê de Saúde Regional da População Negra. RECADASTRAMENTO Moradores da Vila dos Pescadores, beneficiários do Bolso Família do governo federal devem fazer o recadastramento neste sábado (9), na UBS do bairro. Quem pretende requerer o benefício deve se informar pelo telefone: (13) 3372-6426. EMPREGO A partir de agosto, Cubatão receberá o programa estadual ‘Via rápido emprego’, que pretende qualificar trabalhadores para o mercado de trabalho. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Desenvolvimento, Ciências e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa. INSCRITOS QUEREM... Os inscritos no concurso seletivo para o preenchimento de 250 vagas no PSF (Programa de Saúde da Família), cancelado em maio passado, pela prefeitura, por suspeita de fraude, estão encontrando dificuldades para o ressarcimento da taxa de inscrição. ... O DINHEIRO DE VOLTA Como o Gruhbas – Projetos Educacionais e Culturais, responsável pela organização do concurso, não está efetuando o ressarcimento, os interessados estão sendo orientado a ingressar no Juizado de Pequenas Causas para receber a taxa de inscrição. NOVO CONCURSO Até a prefeitura realizar um novo concurso, a Fundação Lusíada foi contratada, emergencialmente, por 6 meses e R$ 4.840 milhões para “tocar” o PSF. Uma das únicas exigências da prefeitura à Fundação foi a contratação de agentes de saúde residentes na área de atuação. CEV A CEV (Comissão Especial de Vereadores) que está apurando o atraso no repasse de verba municipal para as entidades socioassistenciais se reunirá segunda-feira (11). O encontro, que terá representantes das entidades, será realizado às 11h, no Anfiteatro da Câmara. A CEV é composta pelos vereadores Dédinho, presidente; Geraldo Guedes (PR), relator; e Aguinaldo Araújo (PDT), membro.

GESTOR DO PARQUE II A definição do nome de Carlos Sérgio como gestor, partiu do secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas. “É uma pessoa capacitada, tecnicamente, que mora há muitos anos em Bertioga e será um elo entre a comunidade e a Secretaria de Estado”, comentou Covas. PLANO DE MANEJO Sobre o Plano de Manejo do PERB, documento que determinará quais atividades serão desenvolvidas no local, Covas comentou que será uma decisão em conjunto com os bertioguenses. “Serão realizadas audiências públicas e, só então, o plano será apresentado para aprovação do Consema”, disse, referindo-se ao Conselho Estadual de Meio Ambiente. CONSELHO CONSULTIVO No próximo dia 29, às 9h, acontece nova reunião, na Casa da Cultura (av. Thomé de Souza, 130, centro), com representantes do Estado para apresentação das entidades que tiverem interesse em compor o Conselho Consultivo do PERB. As entidades interessadas podem obter mais informações sobre as funções dos conselheiros pelo decreto estadual 49.672/05. PLANO DIRETOR O vereador Ney Lyra (PRP) solicitou ao prefeito Orlandini (DEM) que envie à Câmara os documentos relacionados à revisão do PD (Plano Diretor), que já foram adequados pelo Executivo. Ney pretende agilizar os procedimentos para votação do projeto. Além de ser um projeto extenso, o vereador ressaltou o fato de 2012 ser um ano eleitoral, o que pode afetar a agilidade dos procedimentos para a revisão. VESTIBULAR ETEC O índice de abstenção nas provas do vestibulinho da Etec, em Bertioga, foi de 32%. Dos 168 inscritos, 115 fizeram as provas para o preenchimento das 80 vagas. A lista de classificação geral será divulgada quarta-feira (13) e poderá ser conferida pelos sites www.centropaulasouza.sp.gov.br e www.vestibulinhoetec. com.br. A cidade vai ganhar uma classe descentralizada da Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes. FISCALIZAÇÃO DE OBRAS Lojistas, empresários e engenheiros irão fiscalizar o andamento das obras da av. 19 de Maio e disponibilizarão as imagens e comentários em página na internet. A iniciativa, cujo lançamento será quinta (14), é uma parceria da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Associação dos Engenheiros e Riviera Administradora, por meio da ITV Brasil. O evento de lançamento do software terá início às 19h30, na sede no Lions Clube (av. 19 de Maio, 338, centro). FERIADO Apesar do feriado referente à Revolução Constitucionalista de 1932 ser comemorado neste sábado (09), os serviços essenciais não serão alterados no município. O Mercado de Pescados atenderá os consumidores normalmente, das 8h às 19h, assim como o Forte São João, das 8h às 17h. PRAIA SUSTENTÁVEL Nesta segunda (11) o programa ‘Praia Sustentável’, da rádio Praia FM – 106,1, estreia com programação e horário novos. Agora vai ao ar, ao vivo, de segunda a sexta, das 7h às 8h. BERTIOGA ENCENA Artistas de rua, monólogos e grupos teatrais, amadores ou profissionais, terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos. Em parceria com a prefeitura, a Cia. Teatral Armageddon promove, de 20 a 25 de agosto, ‘Bertioga Encena – 1ª Mostra de Teatro Competitivo’. As inscrições, gratuitas, estarão abertas a partir de segunda (11) até 15 de agosto, na Casa da Cultura. MÚSICA É CULTURA A Casa da Cultura recebe sábado (09), às 20h, Adriano Grineberg (teclados e voz) e Edu Gomes (guitarra,violão e voz), que mostram a ‘Música Meditativa’, uma experiência singular onde as composições são apresentadas ao vivo e servem de guia para despertar os recursos naturais dos ouvintes, aflorando um processo de auto-cura pela ampliação da consciência. A entrada é franca. TEATRO INFANTIL Já no domingo (10), o Sesc-Bertioga, em parceria com a prefeitura leva teatro infantil para a Casa da Cultura, às 11h, apresentando o espetáculo ‘Guarda-Zool’, da Cia. Circo de Bonecos. A entrada também é livre.

BERTIOGA

OFICINAS CULTURAIS Segue até o dia 15, na Casa da Cultura, a exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos dos cursos de Pintura em Tela, com a profª Maria Olívia; e de Artesanato, com as profªs. Maria Luiziane e Maria Helena. A visitação é aberta ao público, de segunda a sexta, das 10h às 18h; e aos sábados e domingos, das 10h às 22h.

GESTOR DO PARQUE O gestor do PERB (Parque Estadual Restinga de Bertioga), Carlos Sérgio dos Santos, participou do programa ‘Café da Manhã’, da TV Costa Norte – Canal 48 UHF, nesta quinta (07), e pediu a colaboração de toda a sociedade na condução das atividades do parque. “Nossa sociedade é composta por diversos segmentos e todos devem acompanhar a tomada de decisão”, disse.

ARTE NO PARQUE No Parque dos Tupiniquins, o visitante também poderá conferir a feira de artesanato local, denominada ‘Arte no Parque’. Nos fins de semana de julho, em função da Festa da Tainha, a feira fica aberta das 16h às 23h. No mesmo local, o visitante também pode conferir exposição e venda de orquídeas, com agricultores de Mogi das Cruzes.

08/07/2011 22:23:46


4 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 09 a 15 de Julho - Edição 1134

Vip

Destaques do Litoral Mais de 200 pessoas prestigiaram a premiação dos concursos do ‘Costa Norte Escola - Comunicando para Educar’, do Sistema Costa Norte e prefeitura de Bertioga, em evento no Sesc. Cada um dos alunos autores dos 15 melhores trabalhos ganharam um Playstation II

Orgulhosos com os alunos estavam a secretária da Educação, Dulce Ceneviva, o prefeito Mauro Orlandini e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas

| COSTA NORTE

“As dificuldades que você encontra se resolverão conforme você avançar. Prossiga e a luz aparecerá e brilhará com clareza crescente em seu caminho.” Jean le Rond D Alembert

Ribas Zaidan ladeado pelo secretário de Administração, Francisco Rocha e Batuba, chefe de Gabinete de Bertioga

Zaidan junto com o promotor de Justiça de Bertioga, Diogo Pacini, que também compareceu à festiva

Além do Playstation II, alunos premiados ganharam do prefeito Orlandini botons com o brasão do município

O idealizador do ‘CNE’ e diretor do Sistema, Roberto Zaidan, fez questão de agradecer toda a sua equipe de funcionários

O Poder Legislativo foi outro a participar. Os vereadores Caio Matheus, Vando, Toninho Rodrigues e o presidente da Casa, Marcelo Vilares, junto com Zaidan

Ao centro, os proprietários do Sistema Costa Norte de Comunicação junto de grande parte de sua equipe de funcionários do Jornal, TV e Rádio, da Administração e do Departamento Comercial

O deputado Gondim ressaltou a importância do apoio familiar

Juliana Pacheco, organizadora do CNE e a diretora Lúcia Helena

pagina_04_social.indd 1

O diagramador do JCN, Everton e a esposa Karen, felizes da vida, com a chegada de Isaac Vieira Abreu da Silva, no dia 02 último

08/07/2011 20:17:30


COSTA NORTE | Bertioga, 09 a 15 de Julho - Edição 1134

VESTIBULAR NAS FÉRIAS Interessados em ingressar na faculdade no 2º semestre do ano, podem realizar provas agendadas nesse mês para 6 cursos na Unibr - Faculdade de São Vicente. Detalhes: 0800 771 12 13.

www.costanorte.com.br > 5

COMUNIDADE

BERTIOGA

‘Costa Norte Escola’ é exemplo para o Estado FOTOS: CRISTIANE SILVA

EM CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DOS ALUNOS, SECRETÁRIO BRUNO COVAS ELOGIOU INICIATIVA DO SISTEMA

Ribas Zaidan e Bruno Covas, durante o evento

pagina_05.indd 1

ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

“E

ssa é uma iniciativa que serve de exemplo para todo o Estado de São Paulo”. A afirmação é do secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, sobre o concurso ‘Costa Norte Escola: comunicando para educar’, que premiou 15 alunos da rede municipal de ensino de Bertioga, vencedores das etapas realizadas no 1º semestre deste ano. O secretário foi o convidado de honra da cerimônia que aconteceu quarta-feira (06), no auditório do Sesc-Bertioga, onde os protagonistas foram as crianças. O mote do encontro foi educação e meio ambiente, uma vez que o concurso premiou as crianças que realizaram trabalhos, entre cartazes, frases, poesia e redação, sempre com tema ambiental. A união entre educação e meio ambiente foi destacada por Covas como uma “semente que se planta”. “A criança é o cidadão do futuro e ela leva para casa atitudes ambientalmente corretas”, comentou o secretário. PAPEL SOCIAL O presidente do Sistema Costa Norte de Comunicação, Ribas

Zaidan, considerou a integração entre diretores, professores, alunos e familiares importante para o desenvolvimento da sociedade. “É um projeto que tem um alcance muito maior do que se pode imaginar”. Ele ainda defendeu o papel social das instituições privadas. “Uma empresa não é só gerar empregos, mas também se conscientizar de seu papel na comunidade na qual está inserida”. SUPERAÇÃO Um vídeo com a aluna Luana Gonçalves, do 5º ano da Emeif Vista Linda, que conquistou o 3º lugar na modalidade redação, emocionou o público. A aluna foi destacada por sua superação. Segundo a mãe, Silvana Gonçalves, há 2 anos, a filha tinha problemas de aprendizagem. Mas superou as dificuldades e conquistou a colocação. “A criança tem que ser estimulada, só assim ela consegue superar as dificuldades”, considerou Silvana. PRÊMIOS Os alunos que conquistaram as 3 primeiras colocações de cada categoria receberam como premiação um vídeo game PlaySta-

tion II; os professores e diretores uma câmera fotográfica digital cada; e a escola, uma premiação especial, de acordo com a quantidade de alunos vencedores, entre impressora, multifuncional e ar condicionado. O público, formado por professores, diretores e familiares, demonstrava com palmas o orgulho de ver as crianças receberem a premiação depois de se empenharem no desenvolvimento dos trabalhos. Para cada pequeno cidadão, o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini entregou um botom com o brasão da cidade.

“As crianças participam porque gostam”

2º SEMESTRE O concurso ‘Costa Norte Escola: comunicando para educar’ prossegue no 2º semestre, envolvendo os mais de 4 mil alunos da rede pública de ensino. O projeto é realizado pelo Sistema Costa Norte de Comunicação e prefeitura de Bertioga. Tem como principal apoiador a Sabesp, além da Riviera de São Lourenço, SescBertioga, CDHU, Incorporadora Mare, Engeterra, Atkan, AGS-3, Ramon Alvares & Associados, Costa Hirota, Zogbi Engenharia,

PRESENÇAS Também estiveram presentes o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS); o gerente da Sabesp na região, Nicolas Alvarez; o diretor da Sobloco, Luis Augusto; o presidente da Câmara, Marcelo Vilares; os vereadores Antonio Rodrigues Filho, Caio Matheus, Vando da Silva; e as secretárias da Educação de Bertioga, Dulce Ceneviva, e de Praia Grande, Maura Ligia Russo, entre outros.

Câmara Municipal de Bertioga e Fafex Transportes.

08/07/2011 19:46:58


6 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 09 a 15 de Julho - Edição 1134

| COSTA NORTE

BOA AÇÃO

O Fundo Social de Solidariedade de Bertioga recebeu na tarde do dia 21/06 a doação de 200 cobertores antialérgicos, entregues pela Viação Bertioga, em prol da Campanha do Agasalho 2011.

COMUNIDADE

BERTIOGA

Conclusão da reforma do Pronto Socorro fica para final do ano CONTRATO COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE TERMINA EM JULHO, ENTRETANTO, SERÃO NECESSÁRIAS OBRAS DE ACABAMENTO

anaclaudia@costanorte.com.br

O

contrato com o Ministério da Saúde para reforma do PS (Pronto Socorro) do Hospital de Bertioga se encerra em 30 de julho, mas, a utilização efetiva do equipamento não ocorrerá neste momento. Isto porque, o contrato contemplava a reforma do local, com a ampliação, troca de piso e pintura, e não previa serviços de elétrica, hidráulica, gases e lógica, que compreende a instalação de telefonia e computadores, assegura a prefeitura. “A estrutura será entregue em julho e a partir daí, teremos 2 alternativas”, explicou o secretário da Saúde, Manoel Prieto Alvarez, o Manolo. A 1ª delas, diz, é a aplicação de cerca de R$ 350 mil da FuABC, gestora do Hospital –, como parte dos investimentos que a entidade deve realizar por força contratual. A 2ª é a

abertura de licitação por parte da prefeitura para conclusão dos serviços. DECISÃO Segundo Manolo, a decisão será tomada somente após 30 de julho, prazo estipulado pela administração da FuABC para definir se o valor referente a investimentos será aplicado na conclusão da reforma do PS, uma vez que a entidade também deve obedecer à legislação específica para contratação de serviços. “Temos outra alternativa, que é encaminhar à Câmara um pedido de remanejamento de verba no valor da obra, para conclusão do serviço”, revelou Manolo. Após a aprovação do Legislativo, pode ser aberta licitação, de acordo com o secretário. O prazo previsto para as obras de elétrica, hidráulica, gases e lógica é de 60 dias. “O prefeito Orlandini já determinou que o PS esteja funcio-

R$ 350 mil

JCN

ANA CLAUDIA GOMES

serão necessários para conclusão da obra

nando para a próxima temporada”, afirmou Manolo. INVESTIMENTOS O secretário informou que a FuABC vem realizando os investimentos estipulados em contrato, com equipamentos, materiais, mobiliários e obras de ampliação, no total de cerca de R$ 1 milhão. ENTREGA PREVISTA Em sua edição de 30 de abril a 06 de maio, o JCN (Jornal Costa Norte) publicou reportagem na qual o secretário da Saúde afirmava que a FuABC aplicaria os recursos necessários para o término da obra, como investimento, e que a reforma do PS – cuja obra iniciou em dezembro de 2009 – seria entregue em julho deste ano.

Serviços de elétrica, hidráulica, gases e lógica não estavam previstos, diz Manolo

BERTIOGA

BERTIOGA

ILHABELA

Contrato de coleta de lixo garante usina de reciclagem

Missão e Visão são temas de oficina no Hospital

Índices de mortalidade infantil e de consultas pré-natal são os melhores do LN

ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

A

renovação do contrato para coleta e transbordo do lixo de Bertioga trará novidades a partir de agosto, quando está prevista a assinatura da ordem de serviço entre a prefeitura e a empresa vencedora da licitação, a Terracom Construções Ltda., a mesma que já vinha prestando o serviço no município. Entre as novidades está a instalação de uma usina de reciclagem na área de transbordo, localizada na rodovia Rio-Santos, no bairro Sítio São João. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rogério Leite, essa foi uma exigência contratual no Redução de resíduos para o aterro será de 30%

pagina_06.indd 1

processo de licitação. “Esse trabalho será garantido em parceria com uma cooperativa, conforme sugere a lei da política nacional de resíduos sólidos”, informou. Após a assinatura da ordem de serviço, a empresa tem 6 meses para implantação efetiva do projeto, o que deverá ocorrer a partir de janeiro de 2012. ECONOMIA A previsão do município é de que o novo sistema de coleta reduza em até 30% a tonelagem de lixo encaminhada para o aterro sanitário no Sítio das Neves, em Santos. “O dinheiro economizado será reinvestido na usina”. Bertioga transporta cerca de 2,3 toneladas de lixo por mês. O valor da tonelagem no contrato em vigência é de R$ 144 a tonelada e passará para R$ 200. “O valor estava muito defasado. Com a nova negociação, a tonelagem estará dentro da média da região, que é de R$ 190”, comentou Leite.

COOPERATIVA No local serão construídos 2 galpões para separação do lixo seco (não-orgânico), trabalho que será realizado em parceria com a cooperativa já existente na cidade. Também serão instaladas 2 usinas, uma para beneficiamento do óleo de cozinha e outra para resíduos de construção. “O óleo pode ser transformado em combustível para abastecer a própria usina, e os resíduos de construção podem ser utilizados pela prefeitura”, explicou o secretário. Ele ainda revelou que a Câmara tem sido parceira nas tratativas com empresas de caçambas que fazem o recolhimento do material de construções. Segundo o secretário, também serão instalados equipamentos para processamento de pneus velhos e cocos, e outra para o reaproveitamento de rejeitos de pescados. RECICLAGEM O contrato também prevê a coleta seletiva que, segundo o secretário, exige algumas adaptações da empresa. “São caminhões específicos para coleta de material orgânico e inorgânico. Além disso, a população deverá colaborar”, comentou. Leite explica que a prefeitura fará campanhas antes do início da coleta. Serão construídos ainda 7 pontos de coleta de material reciclável na cidade.

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br FUABC

Também estão previstas usinas de beneficiamento de óleo de cozinha

Média da cidade, no ano passado, é de 10,2 por mil nascidos vivos DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

O

s valores, a missão e a visão do Hospital Municipal de Bertioga, gerenciado pela FuABC são temas de uma série de oficinas entre colaboradores, iniciadas no final do mês passado e que prosseguem a partir de 08 de julho, no salão da Igreja Batista Ágape. O objetivo das dinâmicas é proporcionar momentos de reflexão e alinhar conhecimentos sobre humanização no atendimento público de saúde entre os mais de 370 profissionais que atuam na unidade. “É a oportunidade para que todos compartilhem ideais e pensem como podemos tornar nosso atendimento cada vez mais humano”, explica o superintendente do Hospital, o médico Jurandyr José Teixeira das Neves.

última média oficial da mortalidade infantil e das consultas de pré-natal no Estado atesta a qualidade do serviço de saúde oferecido em Ilhabela. O município teve os melhores índices entre as 4 cidades do Litoral Norte. Em relação à mortalidade infantil, em 2010, Ilhabela registrou a média de 10,2 por mil nascidos vivos, ficando, inclusive, abaixo do Estado, que é de 12,5 mortes/mil. Caraguá registrou 18,7; Ubatuba 12,6; e São Sebastião 12,03 mortes para cada mil nascidos vivos/menores de 1 ano.

Pré-natal

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o pré-natal é um conjunto de cuidados médicos, psicológicos, nutricionais e sociais destinado a proteger a mãe e a criança durante a gestação, o parto e o período pós-parto, com objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil.

Nos anos de 2007 e 2008, o índice da mortalidade infantil em Ilhabela atingiu 15,0 e 15,8, conforme dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análises de Dados). CONSULTAS A melhora, segundo afirma a prefeitura é reflexo do serviço oferecido que possui, por exemplo, o maior índice de atendimento de pré-natal. Ilhabela registrou 87,5% de mães que tiveram 7 ou mais consultas durante a gravidez, enquanto Caraguá teve 81,8%; Ubatuba 74,01%; e São Sebastião 74%. A média estadual de mulheres que tiveram 7 ou mais consultas de pré-natal é de 75,7%. “Só este ano estão previstos R$ 23 milhões para a saúde no orçamento”, informou o prefeito Toninho Colucci (PPS). PARTOS A maternidade é um dos destaques do Hospital Mário Covas e realiza uma média de 40 partos por mês, 80% deles normais. Para se ter um bom prénatal, o Ministério da Saúde preconiza o mínimo de 6 consultas médicas para gestantes de baixo risco. Em Ilhabela, 87,5% tiveram 7 ou mais consultas este ano e 84,9% em 2010.

08/07/2011 19:40:44


COSTA NORTE | Bertioga, 09 a 15 de Julho- Edição 1134

www.costanorte.com.br > 7

CENTRO DE CONVENÇÕES

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci confirmou para esta semana o início da fase de fundação da obra do Centro de Convenções e Teatro Municipal, no Engenho D’Água. Ao preço de R$ 4.389.322,02, a obra deve durar 18 meses.

COMUNIDADE

GUARUJÁ

Prefeitura e Dersa estudam realizar convênio para melhorar travessia de balsas MEDIDA POSSIBILITARIA COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTRE OS ÓRGÃOS LUIZ MOREAUX

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

prefeitura de Guarujá e a Dersa estudam a realização de um convênio para a implantação de sistemas eletrônicos de monitoramento do trânsito no processo da travessia de balsas Guarujá/ Santos. A medida possibilitaria o compartilhamento de informações entre os órgãos, a realização de ações conjuntas para o controle da fila e a melhora dos serviços prestados aos usuários do sistema. Em reunião nesta terça-feira (05), no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho, a Dersa apresentou a proposta de convênio ao município e demonstrou ao secretário-adjunto da pasta Executiva de Coordenação Governamental, Antônio Henrique Gabriel, e ao diretor de Trânsito

Agora, minuta proposta pela Dersa será avaliada por setores do município

e Transporte Público da cidade, Wilson Caruso, as tecnologias apontadas pela empresa como ideais para esse controle.

EM TEMPO REAL Pela proposta da Dersa, a partir da formalização do convênio entre a empresa e prefei-

tura, será instalado sistema de monitoramento por imagens em tempo real nas embarcações e no entorno da praça de pedágio, onde normalmente se forma a fila. O objetivo é dimensionar a situação para poder fazer uma gestão efetiva. O convênio proposto prevê, ainda, a instalação de painéis eletrônicos ao longo da avenida Adhemar de Barros, com informações em tempo real sobre a travessia de balsas e publicidades institucionais.

BERTIOGA

Mangue Seco participa do ‘Projeto Oásis’ Iniciativa do Instituto Elos visa tornar realidade anseios do bairro ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

O

FURA-FILAS Também está prevista a mudança da fila da balsa para o lado esquerdo daquela avenida; ação proposta pela prefeitura, que objetiva minimizar a ação dos fura-filas e acomodar melhor o trânsito local, que por vezes é prejudicado em função da fila.

GUARUJÁ

Convênio com banco garante financiamento da casa própria para servidor MARCOS MIGUEL FRANÇA/PMG

Funcionários podem financiar imóveis novos e usados com baixas taxas DA REDAÇÃO redacao@costanorte.com.br

S

ervidores municipais de Guarujá já podem adquirir um lugar para chamar de seu. A prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) está firmando convênios com bancos oficiais, com Opção está disponível no hall do Paço Raphael Vitiello: av. Santos Dumont, 640, Santo Antônio os quais o município já possui parceria, para possibilitar linha ser feitos em até 300 meses, entrada do Paço Municipal manente, comissionados e inade financiamento habitacional ou seja, 25 anos. Raphael Vitiello tivos já têm à disposição linhas voltada ao funde crédito imoBanco também cionalismo púDIFERENCIAIS biliário, com Atendimento: blico, com condioferece a O Salão Imobiliário contaxas de juros De segunda a sexta, das 10h ções especiais de tará com 4 postos de atendireduzidas, ofepossibilidade de às 17h, no Salão Imobiliário pagamento. Com mento, para apresentar aos recidas por alO que levar: originais e cóisso, o sonho da compra do segundo gumas instituiservidores os diferenciais pias simples do CPF e RG ou imóvel casa própria fica mercadológicos e condições ções bancárias. CNH (Carteira Nacional de mais próximo de especiais do convênio firDentre elas, o Habilitação). É indispensáse tornar realidade. mado com a prefeitura. O Banco do Brasil, que realiza vel apresentação dos comfuncionalismo poderá contar, o 1º Salão Imobiliário voltado provantes de rendimento e QUEM PODE inclusive, com simulação de aos servidores de Guarujá, de residência atuais. Servidores do quadro perfinanciamentos, que podem 11 a 15 de julho, no hall de

SÃO SEBASTIÃO

Ernane solicita apoio ao secretário Bruno Covas em questões ambientais Encontro contou com a participação dos demais prefeitos do LN DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi (PSC), junto ao secretário municipal de Meio Ambiente,

pagina_07.indd 1

Eduardo Hipólito do Rego, estiveram quarta-feira (06), na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, na capital, para se reunirem com o secretário Bruno Covas. Os prefeitos das outras 3 cidades do Litoral Norte também fizeram parte do encontro. Toninho Colucci (Ilhabela), Eduardo César (Ubatuba) e Antonio Carlos (Caraguá) estavam unidos para tratar de questões ambientais.

REIVINDICAÇÕES Foram protocoladas 3 reivindicações: o retorno dos trabalhos do grupo setorial do gerenciamento costeiro, a revisão da legislação sobre a restinga, além do pedido de apoio do Governo para a inserção de São Sebastião, Ubatuba e Caraguá na área de influência do EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental) dos testes

de longa duração do pré-sal. Para o secretário Eduardo Hipólito, as tratativas foram “as melhores possíveis” e, segundo o prefeito Ernane, a retomada do gerenciamento costeiro será de especial importância para São Sebastião, já que vem ao encontro das ideias inseridas no Plano Diretor da cidade, cujo processo de elaboração deve concluir-se até o final do ano.

Instituto Elos, de Santos, identificou o bairro Mangue Seco, em Bertioga, como uma das comunidades mais engajadas da cidade. Por isso, o bairro participará do ‘Projeto Oásis’, desenvolvido pela organização. O objetivo é envolver a comunidade para identificar seus anseios e colocar em prática as atividades solicitadas. A comunidade já se reuniu durante esta semana e irá colocar a “mão na massa”, durante no final de semana (11 e 12), das 9h às 18h. A intenção é criar 2 espaços novos de recreação: um bem próximo à Emeif Jardim Rio da Granja e o outro em área do conjunto habitacional da CDHU. Ambos locais ficam na rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, s/nº e passarão a contar com campo de futebol, espaço para ginás-

Elos

O Instituto Elos foi criado há 11anos, em Santos, e vários projetos Oásis já foram implantados lá e também em São Vicente.

tica, plauground e mesa de jogos, como damas e xadrez. “É uma forma de aumentar a autoestima da comunidade e mostrar que ela pode conseguir o que quer”, comentou Paulo Farine, facilitador do instituto. A comunidade se reuniu por 2 vezes esta semana para identificar quais os anseios e elaborar esse plano de ação. Em uma das reuniões, os 17 membros do Instituto, entre eles, um grupo de holandeses, visitaram o bairro para identificar as lideranças. “Eles fazem a visita com um olhar apreciativo, identificando pessoas talentosas, como marceneiro, pedreiros e outros”. RECURSOS Segundo Farine, os recursos para colocar em prática os sonhos das comunidades são provenientes de patrocínios e de verbas de consultorias, uma vez que o grupo é formado por profissionais como engenheiros e arquitetos. “É uma organização de negócios sociais”, disse. Entre as atividades mais desenvolvidas pelos grupos já visitados pelo Instituto estão em 1º lugar as que se referem às crianças. “As comunidades sempre procuram criar espaços como parques e praças”.

Coluna Antonio Carlos Mendes Thame deputado federal (PSDB/SP), professor licenciado da ESALQ-USP e advogado. dep.mendesthame@camara.com.br e twitter.com/ mendesthame

Havendo atraso na entrega da obra, construtora deve devolver parcelas pagas pelo comprador O STJ (Superior Tribunal de Justiça) rejeitou o recurso com o qual uma construtora tentava reverter sentença de 2ª instância, que a condenou a devolver todas as parcelas já pagas por um comprador, devido ao atraso na conclusão das obras de suas unidades. No caso, o comprador ajuizou ação de rescisão de contrato de promessa de compra e venda contra a construtora, pedindo a desconstituição do negócio e a devolução de todas as parcelas pagas, acrescidas de juros e multa, atualizadas monetariamente, bem como perdas e danos. Em 1ª instância, o pedido foi julgado procedente. A construtora apelou da sentença. O Tribunal Regional deu parcial provimento somente para afastar da condenação a imposição da multa prevista no artigo 35 da lei 4.591/64,

que dispõe sobre condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias. A construtora recorreu ao STJ, sustentando que a decisão violou o artigo 1.092 do antigo Código Civil, já que, tendo o comprador entendido que a construtora não iria cumprir o contrato dentro do prazo previsto, deveria ter consignado as prestações seguintes, em vez de simplesmente suspender o pagamento das parcelas. Por isso, não se poderia exigir o adimplemento contratual da construtora, pois o comprador não cumpriu a parte dele. Segundo o STJ, ficou patente que o atraso que já se configurava revelava claramente a inadimplência da construtora, e que a cessação do pagamento pelo comprador era medida defensiva, para evitar prejuízo maior. (REsp 593471)

08/07/2011 19:42:41


8 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 09 a 15 de Julho - Edição 1134

| COSTA NORTE

NA SANTOS OFFSHORE

A Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento terá forte presença na Santos Offshore Oil & Gas Expo 2011, que acontece de 18 a 21 de outubro, na cidade santista.

DESENVOLVIMENTO

SANTOS

Alckmin anuncia criação de campus da USP ATIVIDADES TERÃO INÍCIO EM 2012, COM CURSOS DE GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO E DE MESTRADO JCN

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

SANTOS

O

Petrobras inicia construção de sede no Valongo

governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (08) a criação do campus da USP (Universidade de São Paulo), em Santos. A unidade será instalada no bairro Vila Mathias, em área que abriga o imóvel onde funcionava a EE Cesário Bastos e o galpão da garagem municipal, cedido pela prefeitura. Caberá à USP fazer a reforma e a adaptação do local. As atividades terão início em 2012, com os cursos de graduação em Engenharia de Petróleo, especialização semipresencial em Ética, Valores e Cidadania na Escola e mestrado em Sistemas Logísticos. NOVAS TURMAS Desde 2002, o curso de Engenharia de Petróleo era ministrado na Cidade Universitária, na capital. A partir do

próximo processo seletivo, as novas turmas serão transferidas para Santos. As inscrições para o vestibular da Fuvest terão início no dia 26 de agosto. Serão oferecidas 10 vagas, o mesmo número que era disponibilizado em SP. A previsão Inscrições: a partir de segunda-feira (11), pelo site www. fuvest.br.

da diretoria da Poli é aumentar esse número posteriormente para 50 vagas. PRÉ-SAL O objetivo da transferência do curso de Engenharia de Petróleo para o Litoral é atender à demanda gerada pelas instalações da Petrobras para a exploração do petróleo da camada pré-sal na Bacia de Santos, o que irá colaborar diretamente nas ações para expansão dos benefícios econômicos e sociais que as atividades petrolíferas vão gerar em toda a Baixada Santista. Além da implantação do novo campus universitário, o acordo prevê a integração da USP ao Parque Tecnológico e a implementação do Instituto Oceanográfico no Porto de Santos. PÓS-GRADUAÇÃO Também foi lançado o novo curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola, resultado de uma parceria entre a USP e Univesp. Das 9 cidades da Baixada Santista, 5 delas foram contempladas com a distribuição das vagas (vide quadro). O curso é direcionado a

pagina_08.indd 1

portadores de diploma do ensino superior que estejam exercendo atividades de professor, coordenador pedagógico, vice-diretor ou diretor, em instituição de educação infantil, ensino fundamental, médio ou profissional. Com duração de 18 meses, em formato semipresencial, o curso de especialização é gratuito, tem carga horária de 480h e garante ao formando o diploma da USP.

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS: Bertioga - 50 Guarujá – 50 Praia Grande – 50 Santos – 100 São Vicente – 50 São Paulo (EACH-Zona Leste) – 150 São Paulo (Butantã) – 150 São Carlos – 50 Ribeirão Preto – 100 Campinas – 100 Bauru – 50 Piracicaba – 50 Lorena – 50 Total - 1000

Estimativa é que 1ª fase seja entregue até o final de 2013 DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

construção da nova sede da Unidade de Exploração e Produção de Gás e Petróleo da Bacia de Santos, da Petrobras, no Valongo, foi iniciada. O ato foi marcado quarta-feira (06) por cerimônia no local da obra, com a presença de autoridades, diretores e funcionários. A estimativa é que a 1ª fase do empreendimento seja entregue até o final de 2013 e abrigue 2,2 mil funcionários. A Petrobras ocupará uma área de 25 mil m² no Largo Marquês de Monte Alegre, alavancando a revitalização da região central histórica. No seu entorno, onde já se encontram a antiga Estação Ferroviária e o Santuário Santo Antônio do Valongo, está sendo erguido o Museu Pelé, e projetado o complexo turístico, náutico e empresarial Porto Valongo Santos. O propósito da Cia. é de se integrar às características do bairro, unindo

tecnologia e preservação do patrimônio. DETALHES Com as 3 torres de escritórios e salas de trabalho, a pedido da prefeitura, a sede da Petrobras terá parque e praça do conhecimento abertos ao público, que retratarão fases importantes da história econômica da cidade. Além disso, o Museu do Petróleo ocupará o antigo armazém ferroviário no local. SUSTENTÁVEL A 1ª torre terá 15.500 m² e o prédio cumprirá exigências internacionais de sustentabilidade ambiental, usando menos energia elétrica e ar condicionado e mais luz e ventilação naturais. Haverá ainda área verde com espécies nativas da região. GASTOS Os investimentos da Petrobras com a nova sede em Santos são de R$ 380 milhões. As outras 2 torres serão construídas de acordo com a demanda das operações de petróleo e gás na Bacia de Santos, segundo informou o gerente-geral da Unidade, José Luiz Marcusso.

08/07/2011 19:55:10


COSTA NORTE | Bertioga, 09 a 15 de Julho - Edição 1134

www.costanorte.com.br > 9

PEQUENOS APRENDIZES

A Emei Chapeuzinho Vermelho, de São Sebastião, tem ensinado seus alunos a importância de plantar, cuidar e colher alimentos. Além de interagir com a natureza, eles se alimentam de forma saudável.

AMBIENTE

REGIÃO

Guia interativo mapeia sapos DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

Mata Atlântica é considerada um dos 25 ecossistemas mais ameaçados do planeta. Atualmente, sua extensão representa apenas 7% da cobertura original da floresta. Mesmo assim, a biodiversidade desse bioma é surpreendente: abriga mais de 500 espécies de anfíbios anu-

Saiba distingui-los: Sapos – São mais encontrados em terra firme. Sua pele é rugosa e cheia de verrugas. Apresentam perna curta e não pulam alto. Alguns possuem glândulas de veneno na pele que são visíveis a olho nu. Rãs – Habitam principalmente o ambiente de lagoas. Têm a pele lisa e brilhante. Pulam bastante. Certas espécies apresentam membranas natatórias nas patas traseiras. Pererecas – São muito encontradas sobre a vegetação. Apresentam olhos esbugalhados, saltados para fora. Têm pernas finas e longas, que permitem realizar grandes saltos. Possuem um tipo de ventosa nas pontas dos dedos, que auxilia a subida nas árvores.

ros (sapos, rãs e pererecas). Pensando nisso, a Editora Neotropica lançou, durante o XIV Simpósio de Biologia Marinha da Unisanta, em Santos, ocorrido de 04 a 08 deste mês, um guia interativo em CD-Rom, que traduz toda essa diversidade. Produzido em parceria com a RBMA (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica), com o patrocínio da Usiminas, o CD contém informações sobre 70 espécies de sapos, rãs e pererecas encontrados nesse ecossistema. Cada uma delas é identificada segundo a sua família, estratégia de defesa, atividade, abundância, hábito, tamanho, habitat e distribuição pelos Estados brasileiros. PARA AS ESCOLAS O CD-Rom é parte da coleção ‘Fauna da Mata Atlântica’, que reúne também as publicações ‘Guia de Anfíbios’ e ‘Guia de Peixes’. A produção de um material audiovisual interativo complementa as informações dos livros. Ao todo, 120 escolas municipais de Cubatão, São Vicente e Santos receberam o guia, que poderá ser apresentado aos alunos na lousa eletrônica, presente na maioria

FOTOS: EDITORA NEOTROPICA

ALÉM DE VÍDEOS, FOTOS E MAPAS, CD-ROM VEM COM O COAXAR DE 70 ESPÉCIES DE ANFÍBIOS DA MATA ATLÂNTICA

Anuros utilizam-se de diferentes estratégias de defesa: alguns apresentam substâncias tóxicas na pele, algumas vezes associadas a cores vívidas

das escolas da região. Durante a Semana do Meio Ambiente, o guia foi apresentado a 50 professores da rede municipal, em oficina realizada em Cubatão. O CD-Rom também pode ser comprado pelo site: www.editoraneotropica.com.br. NO CELULAR O coaxar de todos os anfíbios catalogados foi gravado, para ajudar a identificação das espécies em campo. Os arquivos de áudio disponíveis no guia também podem ser baixados para toque de celular. Além das informações de cada espécie, com os respectivos sons emitidos e fotos, o guia traz vídeos

Entenda: O nome “anfíbio” significa “duas vidas”. A maior parte nasce na forma de girino, em meio aquático, e sofre metamorfose, adaptandose também ao ambiente terrestre. Além de apresentar pulmões em sua fase adulta, as espécies ainda respiram pela pele, que é altamente vascularizada e umedecida.

Ameaça

O ecossistema com alta umidade da Mata Atlântica é bastante propício à reprodução e desenvolvimento dos anfíbios. O desmatamento das florestas tropicais é uma ameaça à extinção dessas espécies, devido à redução de abrigos úmidos e de oferta de alimentos.

Defesa

Já certas espécies têm a habilidade de camuflagem, possuindo cores, forma s e texturas que os confundem com o ambiente

didáticos sobre a diversidade da Mata Atlântica e também

formas de predação, defesa e reprodução dos anfíbios.

Comportamento que mais chama atenção em alguns anfíbios é a capacidade de fingir-se de morto, para ficarem menos atrativos aos predadores. No entanto, não existe espécie de anfíbio que não tenha predador natural.

BERTIOGA

Na segunda (11) começam inscrições para o curso de férias Atividade, com tema ‘Os Brasileirinhos da Floresta’, iniciam dia 18, no Forte São João e oferecem 40 vagas DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

pagina_09.indd 1

A

partir da próxima segunda-feira (11), estarão abertas inscrições para as crianças de Bertioga, com idade entre 09 e 12 anos, participarem do curso de férias do Meio Ambiente do município. Nesta edição, a atividade que será iniciada em 18 de julho, no Forte

São João, região central, tem como tema ‘Os Brasileirinhos da Floresta’, com destaque para animais brasileiros ameaçados de extinção. Serão oferecidas 40 vagas. PROGRAMAÇÃO As aulas serão desenvolvidas até o dia 22, com palestras so-

bre posse responsável e a diferença entre animais domésticos, exóticos e de criação, com a chefe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) local, a veterinária Maria Luíza Mazzucatto. Também haverá visita ao zoológico, na capital, e, uma pernoite no Parque dos Tupiniquins (dias

Inscrições

Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú De segunda a sextafeira, das 8h às 17h

20 e 21), quando os alunos deverão acordar às 4h para observar aves noturnas. O encerramento das atividades contará com apresentação de peça teatral realizada pelas crianças, sobre o que elas aprenderam durante o curso, e entrega de certificados de participação.

08/07/2011 20:24:00


10 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 09 a 15 de Julho - Edição 1134

| COSTA NORTE

TRÁFICO DE PESSOAS

SEGURANÇA

Bertioga recebeu quinta (07) o Comitê Regional Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, para discutir ações regionais ao problema.

BERTIOGA

Força-tarefa recolhe 10 moradores de rua AÇÃO ACONTECEU COM APOIO DA PM, GCM E SECRETARIA DA SAÚDE JCN

DA REPORTAGEM

BERTIOGA

redacao@costanorte.com.br

A

força-tarefa para diminuir a incidência de moradores de rua, em Bertioga, anunciada pela Secretaria de Ação Social, na última semana, teve início nesta quinta-feira (07). A ação foi realizada no centro, nas proximidades das avenidas Vicente de Carvalho e Anchieta, próximo à entrada principal da cidade, a av. 19 de Maio, um dos pontos mais críticos em aglomeração de moradores de rua. Dez pessoas foram recolhidas na ação, que contou com a participação da PM (Polícia Militar), GCM (Guarda Civil Municipal), Secretaria da Saúde, que disponibilizou enfermeiras, e da Ação Social, que destacou as assistentes sociais para acompanhamento. Parte desse grupo, porém, deverá permanecer nas ruas e só se dirigir ao Albergue para se alimentar e dormir, conforme informou, por

Computadores da Casa dos Conselhos são roubados Não houve arrombamento e alarme foi desligado ANA CLÁUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

Um dos pontos mais críticos encontra-se na avenida Anchieta, na região central

telefone, nesta sexta (08), uma funcionário do Albergue. AVALIAÇÃO O secretário, Dinarte Sevilhano, acompanhou o trabalho e considerou produtivo. “Todas as pessoas abordadas não ofe-

receram resistência e aceitarem ficar no Albergue Municipal”, comentou. A PM e a GCM acompanharam a ação para garantir segurança para os demais profissionais, em caso de resistência por parte dos mo-

radores de rua. O próximo passo, de acordo com o secretário, será a verificação da documentação das pessoas recolhidas. As ações da força-tarefa devem continuar na próxima semana em outros bairros.

ete computadores, uma impressora, um estabilizador e um telefone sem fio, todos de propriedade da prefeitura de Bertioga, foram furtados da Casa dos Conselhos, na região central, durante a madrugada do último dia 27. Conforme descrito no BO (Boletim de Ocorrência), registrado na Delegacia do município, a representante da prefeitura, jornalista Vanúzia Teixeira comunicou que os equipamentos foram subtraídos do interior da

casa, e que, aparentemente, não ficaram vestígios de arrombamento. Ainda segundo consta no BO, o alarme do local foi desligado. A prefeitura de Bertioga foi procurada e informou que vai aguardar o término das investigações para se pronunciar oficialmente sobre o caso. DE EMENDA Os computadores roubados faziam parte de emenda do então deputado federal e atual secretário de Estado do Turismo, Márcio França (PSB), que destinou verba para a cidade para aquisição de computadores e acesso à internet gratuita da população, por meio do projeto ‘Cidade Digital’.

CULTURA BERTIOGA

SÃO SEBASTIÃO

Prosseguem as feiras do Projeto Clorofila

Patrulha do Espaço é atração principal no Dia Mundial do Rock

Programa da Sobloco visa promover a sustentabilidade

JCN

DA REPORTAGEM

DA REPORTAGEM

redacao@costanorte.com.br

redacao@costanorte.com.br

A

Iniciativa já está em sua 3ª edição no município

PROGRAMAÇÃO Este ano, as escolas prepararam a seguinte programação: Oficinas: - Reciclagem de papel - Confecção de blocos de recado com reutilização de papel - Sabão caseiro, com óleo de cozinha descartado - Puxa-saco (utensílio para guardar sacos e sacolas) - Aproveitamento de retalhos (fuxico) - Culinária criativa - Hortinha suspensa - Cortina com sucata

OUTRAS ATRAÇÕES: - Contação de estórias

OUTRAS BANDAS O evento, que tem apoio municipal, também contará com a participação de bandas locais e as veteranas Sabugo Seco, Código de Barra

- Degustação de alimentos com proposta de aproveitamento integral - Feira de plantas

Cristina Perez, coordenadora do Clorofila

- Produtos de limpeza biodegradáveis (sabão, detergente e

- Banca de trocas - Cantina sustentável - Jogo do lixo seletivo Exposição de pássaros da Mata Atlântica amaciante de roupas) - Repelente de insetos

DIVULGAÇÃO

Ícone do rock nos anos 80, Kid Vinil fará palestra e show

INGRESSOS Para assistir aos shows, de acordo com Silvio dos Santos Braz, 38, um dos organizadores da iniciativa, é necessário levar 1 kg de alimento não perecível ou 1 livro. Ele explica que os alimentos serão repassados às famílias carentes cadastradas na ESF (Estratégia Saúde da Família) e para o Fundo Social de Solidariedade. Com relação aos livros, ele informa que todo o material será entregue à Biblioteca Municipal de Boiçucanga, como forma de estimular a leitura. Além das atrações musicais, o evento oferece praça de alimentação e mural com informações sobre o rock.

- Cinema com tema ambiental

A feira acontece todo ano porque ainda temos muito o que aprender e mudar

pagina_10.indd 1

A 8ª edição do Dia Mundial do Rock, em Barra do Una, Costa Sul de São Sebastião, acontece na próxima quarta-feira (13). E a principal atração da noite é a banda Patrulha do Espaço, criada em 1977, por Arnaldo Baptista (ex-Mutantes), juntamente com o baterista Rolando Castello Junior, que já havia tocado com o Made in Brazil e o Aeroblus, da Argentina. Também faz parte o baixista Oswaldo “Cokinho” Gennari e o guitarrista irlandês John Flavin (ex-Secos & Molhados).

e Espírito de Sogra, além da Sapiens Demens. A festa terá, ainda, apresentação da banda iniciante, Califórnia, do bairro de Maresias. Além disso, a organização convidou a banda Hipertimia, da Bahia, para mostrar o seu trabalho aos fãs do rock no Litoral Norte paulista.

Guarujá também comemora a data

DIVULGAÇÃO

P

ara incentivar boas práticas que sirvam de inspiração àqueles que querem colaborar para um meio ambiente saudável, o Programa Clorofila de Educação Ambiental, da Sobloco Construtora, recentemente, realizou mais uma Feira Clorofila, em Bertioga. A iniciativa já está em sua 3ª edição e é geralmente realizada em junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse ano, a feira ocorreu na EE Willian Aureli, Emeif Governador Mário Covas Júnior, EE Maria Celeste Pereira Leite, EM Jardim Vista Linda e na EE Jardim Vista Linda. Os eventos reuniram educadores, alunos e seus familiares nas escolas. Os programas são organizados pelas comissões de meio ambiente, compostas por alunos, que são multiplicadores dos conceitos do Clorofila.

Atração em Barra do Una oferece praça de alimentação e mural

Com 34 anos de estrada, banda é uma das principais expressões do rock brasileiro

Também para lembrar o Dia Mundial do Rock, a prefeitura de Guarujá promove o evento Pérola do Rock. A programação inclui palestra interativa e apresentação musical do cantor Kid Vinil, ícone do rock brasileiro nos anos 80, e de outros grupos. A atividade começa às 18h30 da próxima quarta (13), com palestra do cantor Kid Vinil e Judaz Mallet, no Teatro Procópio Ferreira. O tema abordado é ‘O Rock de Ontem e Hoje’. A partir das 19h, haverá shows das bandas locais Rising Sun e Lado S/A, além do grupo paulista Mariposa, na praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho. Kid Vinil sobe ao palco às 22h. O evento gratuito é produzido pela Bolso do Céu Shows e Eventos, com apoio da Rádio Guarujá AM/FM.

08/07/2011 21:46:17


COSTA NORTE | Bertioga, 09 a 15 de Julho de 2011 - Edição 1134

www.costanorte.com.br > 11

11ª FESTA DA MANDIOCA

Até domingo (10) tem a 11ª edição da Festa da Mandioca, no campo de futebol do Sertão do Ubatumirim, em Ubatuba. O evento começa a partir das 12h, com diversas atrações musicais, além das deliciosas comidas feitas à base de mandioca. PIADAS

www.piadas.com.br

No exército português, o superior chega para o soldado Melo e pergunta: O que é a pátria para você, soldado Melo ? Ele responde: É minha mãe, senhor. Cheio de orgulho o superior faz a mesma pergunta para o próximo, que responde: É a mãe do soldado Melo, senhor. Joãozinho está na aula de português e a professora faz a seguinte pergunta: - Joaozinho, conjugue o verbo andar no presente do indicativo! Joaozinho começa: Eu ando, tu andas, ele anda... A professora fala: - mais rápido Joãozinho! e o joaozinho: - Eu corro, tu corre, ele corre, nós corremos...

RECEITAS

http://cybercook.terra.com.br/

Bolo de Banana e Aveia INGREDIENTES: 4 unidade(s) de banana amassada(s) 100 gr de margarina 3 unidade(s) de ovo 1 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar 1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo 1 xícara(s) (chá) de aveia 1 colher(es) (sobremesa) de canela-da-china em pó 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó MODO DE PREPARO: Bata no liquidificador as bananas, os ovos, a margarina e o açúcar. Passe a mistura do liquidificador para uma tigela e misture a farinha,a aveia,a canela e por último o fermento. Coloque em uma fôrma untada e leve ao forno médio (180ºC) por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja pronto. Se quiser,com o bolo ainda morno,polvilhe açúcar e canela.

DIVIRTA-SE ENCANTO CIGANO

Confira as promoções vigentes da rádio: ‘TODA SEXTA É DIA DE CESTA’ Às sextas-feiras, durante o programa ‘Forró na Praia’, com Luri Justino, é sorteado um ouvinte do bairro que contar com o maior número de inscrições na referida promoção. O prêmio é uma cesta básica do Supermercado Albatroz. ‘ZELAR’ Já no programa ‘Praia Total’, com Cristina Gonçalves, às sextas, é sorteado um ouvinte que ganha um brinde especial da loja Zelar. E cada semana é um prêmio diferente. SORTEIOS EXTRAS De segunda a sexta, no programa ‘Forró na Praia’, com Luri Justino, ocorrem outros vários sorteios entre os ouvintes que acertarem a pegadinha do ‘O que é o que é?’. Diariamente, no decorrer da programação da Praia FM – 106,1, ainda são feitos sorteios de CD’s variados e convites para os eventos que acontecem em Bertioga. Participe você também! Atenção: Para participar dessas promoções, os ouvintes devem se inscrever durante a semana, pelos telefones (13) 3317-4661 ou 3317-4642, e deixar os dados pessoais (nome completo, data de nascimento, endereço e telefone para contato). NOVIDADE E vem aí a nova promoção ‘ANIVERSARIANTE DO MÊS’. Na data do aniversário, o ouvinte pode ganhar a festa no local que escolher, com tudo pago. Para participar, basta já ter cadastro na rádio. Confira regulamento completo pelo site: www.praiafm.com.br.completo pelo site: www.praiafm.com.br.

QUE TAL ADOTAR UM DELES, COM RESPONSABILIDADE? VÁRIOS CÃES E GATOS DE TAMANHOS E IDADES DIFERENTES

Se você está à procura de um amigo fiel, que acima de tudo esteja por e para você; coma todos os dias a mesma comida sem reclamar a falta ou excesso de tempero; escute suas broncas, seu mau-humor e reclamações, mas também tudo de bom e positivo que tem a dizer, e que ainda saiba quando e como se aproximar para te dar apoio e carinho, dê uma passadinha no CCZ de Bertioga. Lá, você certamente encontrará seu parceiro ou parceira para todas as horas. Lembre-se: adotar não é só um ato de caridade, é fazer a diferença na vida de um bichinho que sofreu muito. Pense nisso e adote com Responsabilidade!

CONSULTAS COM CARTAS CIGANAS

MARCELO DI SHADAY

(13) 9767-3868 - 9701-5906

E-mail: marcelodishaday@hotmail.com Twiter: www.twiter.com/CartomantCigano

PUNHAL

MOEDAS

21/03 A 20/04

23/09 A 22/10

Momentos de luz e prosperidade, uma semana de novidades que vão te tirar de suas costumeiras rotinas. Uma pequena indecisão pode fazer com que você mude alguns de seus planos pessoais. O momento pede luz e paz para os seus caminhos. Não se deixe levar pelo medo nem pelas incertezas que podem surgir em seu coração, deixe tudo acontecer, não atropele o tempo.

Uma nova oportunidade pode surgir em seus caminhos, mas você terá que deixar tudo acontecer, não se desespere, pois a sua ansiedade pode atrapalhar um pouco. É hora de dar a volta por cima, uma fase de luz e sorte para os seus caminhos, você vai se sentir bem e vai deixar tudo acontecer de uma forma mágica e reconquistadora. Tenha calma que tudo está sobre controle.

COROA

ADAGA

21/04 A 20/05

23/10 A 21/11

Pequenos imprevistos podem fazer com que você mude suas opiniões. Não é hora de temer as situações, o momento é de luz e prosperidade pessoal, mas talvez alguns de seus pensamentos não estejam em sintonia com os fatos ocorrentes. No amor, tente ser compreensível, faça tudo acontecer de uma maneira mais positiva em sua vida. Momentos de prosperidade e paz.

Tudo pode mudar de repente em seus caminhos, você poderá decidir de uma vez por todas uma questão que muito está te preocupando. Não fuja de seus sentimentos e pensamentos, em vez disso, coloque tudo em ordem, é hora de reformular tudo, de deixar tudo acontecer de uma maneira muito mais positiva em seus caminhos. Momentos de muita luz e paz, de encontrar dentro de você a resposta para todas as questões.

CANDEIAS

MACHADO

21/05 A 20/06

22/11 A 21/12

Mantenha a calma, você pode se dar bem em tudo o que você faz, tudo acontece de uma maneira bem favorável, mas muitas vezes você não consegue ver da maneira correta, como tudo realmente é. Controle seus impulsos, não crie situações desagradáveis, o momento é de paz em sua vida, permaneça na paz, pois tudo ficará melhor, em breve. Cuide de sua saúde, o momento é bem delicado.

Algumas questões terão rumos diferentes, e você encontrará a paz desejada em breve. Os momentos de paz se seguem, é hora de colocar tudo em ordem, facilitando assim os seus caminhos pessoais. Estude as novas oportunidades que surgirem, você está numa fase muito favorável, e encontrará a paz em breve. Muita sorte e luz em seus caminhos, muita paz se segue depois de uma nova conquista onde você se sentirá bem e feliz. Fase de prosperidade no amor e no trabalho.

RODA

FERRADURA

21/06 A 20/07

22/12 A 20/01

Uma nova aventura pode mexer com seus sentimentos, e tudo pode ser diferente a partir desta semana. Imprevistos sempre surgem, mas desta vez você não se abaterá com tais, mas você está disposto (a) a mudar alguns de projetos pessoais. Pequenos imprevistos trabalhistas, que te deixarão com certas incertezas, possivelmente você venha a mudar alguns de seus planos.

Dias de novidades que mudarão alguns de seus caminhos, fase de prosperidade e paz. Você terá pequenos imprevistos relacionados aos estudos, mas tudo ficará bem. Novidades amorosas podem fazer com que você encontre a paz desejada. Momentos de avaliações pessoais. Olhe ao seu redor e veja tudo o que vem acontecendo e analise se é melhor mudar alguns de seus sentimentos e pensamentos.

ESTRELA

TAÇA

21/07 A 22/08

21/01 A 19/02

Novas decisões poderão ser tomadas por você, onde tudo pode ficar diferente, até mesmo algumas questões pessoais, pois esta é uma fase de mudanças, onde tudo ficará bem diferente. O momento é de paz espiritual, uma fase de luz e equilíbrio, onde você vai colocar a sua cabeça em ordem e conseguirá resolver algumas de suas questões pessoais. No amor, fase de tranquilidade e de muita paz pessoal.

Uma nova fase de luz e prosperidade pessoal, os momentos que se seguem são de paz e novas oportunidades. Não se deixe levar pelo medo, faça valer os seus projetos pessoais. No amor, uma nova fase mais tranquila se segue, o momento é de luz e novas oportunidades, mas você talvez opte por dar mais uma chance às questões que estão ao seu redor. Reconquiste o seu espaço, refaça os seus planos.

SINO

CAPELA

23/08 A 22/09

20/02 A 20/03

Liberdade pessoal, uma fase de reconquistas e novas aventuras, há possibilidades de você conseguir algo que muito te agrada, mas mesmo assim, você estará bem e feliz por estes dias. Momentos de novas oportunidades onde tudo pode ficar bem, mas você precisa manter a calma e o equilíbrio pessoal de uma maneira muito favorável, onde tudo pode ficar bem, de uma maneira equilibrada. No amor, tenha calma, pois tudo ficará bem, tudo se conserta.

Você pode estar julgando muito a alguém e poderá se dar mal, por tal comportamento. Tente manter a calma ao lidar com situações constrangedoras. No momento, o melhor a fazer é manter a calma e não se deixar levar por assuntos que não são relacionados a você. Mantenha a calma, a sorte pode estar ao seu lado, mas você pode estar deixando se levar por questões alheias. Procure encontrar a luz dentro de você, e tudo ficará bem.

OTEMPO

Sábado

Domingo

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

PRAIAS Impropria Enseada Vista Linda Indaiá Riviera Guaratuba São Lourenço

Própria

FASES DA LUA QUARTO CRESCENTE

CHEIA

15/07 03:39

08/07 03:30

QUARTO MINGUANTE

NOVA

23/07 02:02

30/07 15:39 Fonte: INPE/DAS

Para conhecer e adotar os bichinhos visite o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Bertioga, que fica na rua Manoel Gajo, 2644, Parque Estoril, ou ligue: 3316-4079 e 9610-7578.

TÁBUA DAS MARÉS 09/07 03h39 0.6 10h47 1.0 15h13 0.7 18h08 0.8 20h39 0.8

10/07 00h45 1.0 05h19 0.5 12h09 1.1 17h53 0.8 20h53 0.7

11/07 01h23 1.1 06h11 0.4 13h17 1.2 21h06 0.6

12/07 01h58 1.1 06h54 0.2 14h08 1.3 21h19 0.6

13/07 02h26 1.2 07h36 0.1 14h47 1.3 21h19 0.6

14/07 02h45 1.2 08h15 0.0 15h11 1.4 21h19 0.5

15/07 02h54 1.3 08h58 0.0 15h24 1.4 21h34 0.5 Fonte: DHN

pagina_11.indd 1

08/07/2011 20:00:03


12 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 09 a 15 de Julho de 2011 - Edição 1134

| COSTA NORTE

FESTAS JULINAS Danças e comidas típicas da época é o que promete o ‘Arraiá’ da Emeif Dino Bueno, em Bertioga a partir das 17h de sábado (09), na rua José Rodrigues, 15, centro. Também há festejos, às 19h, no Ana Paula e em Boracéia.

CULTURA

SÃO SEBASTIÃO

Associação de Boracéia se prepara para a sua 33ª Festa da Tainha RICARDO FAUSTINO/PMSS

EVENTO TAMBÉM TERÁ PRESENÇA DA DUPLA SERTANEJA MARCOS E MINGO PARA ANIMAR O PÚBLICO DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A Associação de Amigos da Praia de Boraceia, de São Sebastião, vai realizar no próximo dia 16, a partir das 19h, a sua tradicional Festa da Tainha no bairro, na Costa Sul do município. Em sua 33ª edição, o evento, que conta com apoio da prefeitura visa preservar o costume da comunidade caiçara e atrair turistas na região durante a baixa temporada. A festa acontece ao lado do Posto de Saúde, na Alameda Penápolis, próximo à Escola Municipal. DUPLA SERTANEJA A festividade também contará com a presença da dupla sertaneja Marcos e Mingo para animar o público. Conforme a organização, o valor do convite antecipado é R$ 25 e pode ser adquirido em estabelecimentos comerciais de Boracéia, como restaurante Rainha de Boracéia, padaria Pit Stop Napadóc e supermercado Albatroz, todos situados na avenida Manoel Rebelo Filho, a Rio-Santos.

pagina_12.indd 1

ILHABELA

Festival de Cinema Semp Toshiba segue até o fim do mês Sala está instalada na Vila e só não funciona as segundas DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

Peixe assado é tradição na comunidade caiçara

Na data do evento, segundo o representante da entidade, Fabio Pereira, a tainha assada a ser servida com vinagrete e farofa será vendida por R$ 30. A expectativa é atrair centenas de pessoas, entre moradores e veranistas dos bairros vizinhos, além de turistas. EM BERTIOGA Durante todos os finais de semana deste mês, até dia 31,

também acontece a 34ª edição da Festa da Tainha de Bertioga, realizada pelo Lions Clube local, com apoio da prefeitura. Na arena montada na Praça de Eventos, na Praia da Enseada, centro, os visitantes podem provar a tainha assada na brasa ou espalmada. Ambas servem bem até 3 pessoas e há arroz, farofa, pão e vinagrete à vontade, além de bebidas à parte. O convite custa R$ 48, no local da festa.

Festival de Cinema Semp Toshiba está fazendo sucesso em Ilhabela, com filmes para todos os gostos e idades. No último sábado (02), o prefeito Toninho Colucci (PPS), acompanhado do presidente da Semp Toshiba, Afonso Hennel, participou da sessão de estreia que exibiu o filme infantil ‘Shrek para Sempre’. A sala de cinema está instalada na Vila e integra a programação cultural da 38ª Semana Internacional de Vela. Segundo Colucci, essa parceria com a empresa vai proporcionar cultura aos moradores e turistas durante todo o mês de julho.

ESTRUTURA Com capacidade para 84 pessoas, a sala de cinema exibirá filmes em 4 sessões. Somente não funcionará às segundas-feiras. A entrada é franca e a retirada dos ingressos deve ser feita 1h30 antes de cada sessão. RACE VILLAGE Também ocorre durante esse mês, programação cultural no Race Village montado na rua Dr. Carvalho, na Vila. Em parceria com a revista Hola! Brasil/Grupo Siquini e Semp Toshiba, a prefeitura ampliou a programação de eventos, que prevê atrações como shows musicais, exposições, teatro, cinema. A programação completa que inclui entre outras atrações os cantores Paula Lima, Chico Teixeira e Zé Geraldo, está disponível no site: www.ilhabela.sp.gov.br.

Confira a programação: Dias 09 e 10 13h30 - Shrek para sempre (reserva para alunos da rede municipal) 15h30 - Shrek para sempre 18h30 – Avatar 21h30 – A rede social De 12 a 17 13h30 – Toy Story 3 15h30 – Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas 18h30 – Senna 21h30 – Chico Xavier *Todos os domingos sessões às 10h30 – exibição de desenhos animados * Os horários podem sofrer alterações *Programação completa: www.semptoshiba.com.br

08/07/2011 20:03:01


REPRODUÇÃO

COSTA NORTE | Bertioga, 09 a 15 de Julho - Edição 1134

www.costanorte.com.br > 13

ARTES MARCIAIS Dia 16, às 15h, tem o Festival de Artes Marciais 2011, no Ginásio Tubão, em Ubatuba. Participam as modalidades kung-fu, hapkido/kum do, capoeira, contato total português, jiu-jitsu, judô, kickboxing, muay thai, boxe e karatê. A entrada será 1 kg de alimento não perecível. Detalhes: (12) 3832-2098.

ESPORTE

BERTIOGA

Domingo (11) tem a 6ª etapa do Circuito Paulista de Travessias Aquáticas MARCOS PERTINHES/PMB

PROVA SERÁ DIVIDIDA POR IDADE DOS PARTICIPANTES, PODENDO TOTALIZAR ATÉ 60 CATEGORIAS GUARUJÁ

BERTIOGA

‘2º Açai da Ilha Surfest’ acontece dias 30 e 31

Mais de 80 alunos fazem exame de faixas de karatê

Inscrições custam R$ 35 e podem participar atletas de 8 categorias ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

O

Expectativa é que entre 600 a 800 atletas de variadas localidades participem da prova DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

6ª etapa do Circuito Paulista de Travessias Aquáticas acontece neste domingo (10), às 10h, no Cantão da Praia do Indaiá. A expectativa é que entre 600 a 800 atletas de diversas categorias e regiões do Estado participem. As atividades terão início

pagina_13.indd 1

às 9h, porém, a 1ª largada, com distância de 1.000m, acontecerá às 10h. Na sequência, ocorrerão as 2ª e 3ª etapas, com percursos de 500m e 3000m, respectivamente. Cada prova será dividida por categoria, ou seja, idade dos participantes, podendo totalizar até 60 categorias. O término da competição está previsto para as 13h.

PREMIAÇÕES Ao final, ocorre a premiação dos 3 primeiros colocados de cada categoria. A organização do evento informa que todos os participantes que concluírem os percursos também serão premiados com um troféu comemorativo. A prova é realizada pela Gaivotas Eventos Esportivos e conta com infraestrutura da prefeitura local.

‘2º Açaí da Ilha Surfest Action Now’ acontece nos dias 30 e 31 de julho, na Prainha Branca, em Guarujá. A organização é de Franclau e Action Now. As inscrições custam R$ 35 e podem ser feitas na loja Still Pitangueiras, em Guarujá; na Blue By You, em Bertioga; na Action Now, do Shopping Mogi, em Mogi das Cruzes; e pelo site www. acaidailhasurfest.com.br. As vagas são limitadas.

Cerimônia será realizada a partir das 14h, na sede Prodesan, Indaiá DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

itenta e oito alunos de karatê, estilo Kata Shobu do Ryu, do mestre Douglas Pageú, de Bertioga, ligados ao projeto ‘Educando para Cidadania’, desenvolvido pela prefeitura, farão neste sábado (09), exame para troca de faixas. O evento será na antiga sede da Prodesan, no Indaiá, e envolverá alunos dos 2 polos da cidade: Indaiá e Rio da Granja (Mangue Seco). A cerimônia, que terá início às 14h, contará com a participação de mestres do karatê do Estado do Rio de Janeiro, entre eles, o presidente e o vice da Federação Internacional de Karatê, Sérgio Francisco de

Sena e Alexandre Augusto, respectivamente. As aulas de karatê oferecidas pelo município de Bertioga são gratuitas e atendem a alunos de 04 a 40 anos. INTERESTADUAL No próximo dia 17, o mestre Pageú, que é bicampeão brasileiro de Lutas e campeão brasileiro, na categoria Katá, estará representando Bertioga no Campeonato de Karatê Interestadual, em São Gonçalo (RJ). Um dia antes (16), ele participará da mesa examinadora em troca de faixas, também em São Gonçalo.

Polos:

- Indaiá: Antiga sede da Prodesan rua David Pimenta, 425; Terças, quintas e sextas, das 19h às 21h, e sábados, das 15h às 18h30. -Rio da Granja: EM do bairro rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, s/nº; Sábados, das 10h às 12h. Inscrições: (13) 3317-2004 ou 3317-4887.

NA DISPUTA Estarão em disputa 8 categorias e os primeiros colocados receberão prancha, kit e troféu como premiação. Os segundos, kits e medalhas.Ano passado, cerca de 50 atletas participaram da prova, que contou com 6 categorias.

08/07/2011 20:05:31


14 < CLASSIFICADOS www.costanorte.com.br

Bertioga, 09 a 15 de Julho - Edição 1134

| COSTA NORTE

IMÓVEIS | VEÍCULOS | DIVERSOS | EMPREGOS ANUNCIE GRÁTIS (13) 3317-1281 OU MANDE UM E-MAIL: CLASSIFICADOSGRATUITOS@ COSTANORTE.COM.BR SEGUNDA E TERÇA DAS 09 ÀS 18H QUARTA 09 ÀS 14H

CARROS VENDE-SE GOL – gl, 1.8, 92 (motor AP), gasolina, aceito moto como parte do pagamento. Tratar: (13) 3383-2506/ 9789-0671 EXPO 93, com 7 lugares, câmbio automático, completo, aceito proposta, valor: 10 mil, Tratar: (13) 3317-2307/ 9735-2315 PICK- UP, corsa 00/01, prata, valor: 17 500. Tratar: (13) 3317-2404/ 0119524-8700 OU TROCO, Santana, gls 2000, gás; 95, 4 ptas, vinho, compl., menos ar, sup; conservado, valor: 10 mil. Tratar: (13) 9794-5440 PARATY, prata, 89, 1.8, álcool, motor AP. Tratar: (13) 9718-3020 CORSA classic, 2003, 4 portas, prata, ótimo estado, valor: 15. 800. Tratar: (13) 3273-2097/8114-5318 ECOSPORT, 08/08, prata, gas; automática, 2.0, completa, único dono, em perfeito estado. Tratar: (13) 3317-4121/ 8129-7883/ Daniel ESCORT 87, vermelho, em bom estado, álcool, valor: 2500 + 700, documentação, placa de SP. Tratar: (13) 8100-6420 GM MONZA SL/e, ano 84, motor 2.0 álcool, doc. OK. Valor: 3.500. Tratar (13) 3317-5600. TIIDA, Nissan, 10/11, automático, completo, rodas de liga leve, teto solar, prata, 7 mil km, valor: 54 mil. Tratar: (13) 7808-1650 VENDO um carro, Chevette ano 89, Doc; e mecânica OK, valor: 3100. Tratar: (13) 9609-0954 CARRO, valor: 2500, aceito proposta. Tratar: (13) 8165-2668/ 9623-2297 FIESTA 2004, 1.6 class, completo, verde, gasolina, valor: 21 mil. Tratar: (13) 9743-3385/ Marcos BESTA, 95, em ótimo estado, valor 18 mil, aceito contraproposta. Tratar: (13) 9708-4695/ 3317-1599. UNO FIRE 2003, 2 portas, valor: 12.500, troco lancha, jet ou moto. Tratar: (13) 9608-1625/ 81036123. IPANEMA, 92, com kit gas, valor: 7 mil, troco lancha, jet ou moto. Tratar: (13) 9608-1625/ 81036123. RENAULT Megane, 2000, Hatch, completo, valor: 130 mil ou Troco por lancha, jet ou moto. Tratar: (13) 9608-1625/ 81036123. PICKU UP, corsa, 2000, prata. Tratar: (13) 81353598/ (11) 7254-7222 MONTANA SPORT 10/10, único dono 16.000km R$ 36mil aceito proposta. 7806 9927 /3313 1239 Fernando CELTA life 06, azul, único dono, valor: 17 mil. Tratar: (13) 3313-2135/ 9137-0321 PARATY, 95, em bom estado, placa de SP, valor: 4.500 + transferência de financiamento, Tratar: (13) 33117028/8120-2240 TROCO carro Elba em ótimo estado, por moto. Tratar 8130-0881/ 33174989/ Felipe FORD KA, ano 99, 1.0, cor vinho. Valor: 8 mil. Tratar: (13) 7803-0870. PEUGEOT, 2001, prata, dir. hidráulica, ar-cond., trio elétrico, único dono em excelente estado. Tratar: (13) 3312-7235/ (11) 9990-3112 FIAT tipo, completo, em bom estado. Tratar: (13) 3316-4140/ 9793-1075 PARATY ano 90, motor 1.6,, valor: 5.500, bom estado. Tratar: (13) 9744-0567 CARRETA fazendinha emplacada ou troco por moto, volto à diferença. Tratar: (13) 9703-0873 RENAULT Kango exprl10, por mais valor, ou com divida ou troco. Tratar: (13) 97282371/3313-2565 CHEVETE 89, doc ok, 5 anos no meu nome, alguma coisinha p/ fazer na lataria, valor: 3700

pagina_14_15_class.indd 2

13 97030873 CAMINHÃO 1113, ano 81, com caçamba de entulho, trabalhando. Tratar: (13) 3316-4113/ (11) 98683698 JEEP, 54 willys, valor: 10 mil. Tratar: (12) 3862-0446 GOL 88, 1.8, vermelho, otimo estado e doc ok, pneus e lateral novas, valor: 7,500, ou troco por moto. Tratar: (13) 96061483 COURRIE, 98, azul, motor 1,4, otimo estado, valor: 8 mil, ou troco por moto. Tratar: (13) 9606-1483 GOL, 89, azul, 1.6. Valor: 4.500, em bom estado. Tratar: (13) 9771-6240 S-10, 96, deluxe, preta, ótima para trabalho, valor 12.500, a vista. Tratar: (13) 3317-7170/ 9608-1625 Vendo Paraty, 4 portas, 2001, prata. Tratar: (13) 9794-2527 VENDO OU TROCO Kombi ano 2000 linda, placa SP aceito terreno 20 mil. Marisa 9604-3078 BLAZER 2005, advant, gás, cinza met., 2, 4,63. 500 km, revis, com manual, excelente estado. Tratar: (13) 9702-5539 SANTANA QUANTUM, ótimo estado, 94, motor 2.0, valor: 7.500. Tratar: (13) 9759-2530. KOMBI FLEX stander, 2008, único dono, perfeito estado. Tratar: (13) 9763-8731. VENDO PARATY, 96, completa, ar condicionado com gasolina GNV, 1.6, preta, valor: 15 mil. Tratar: (13) 9718-5713. VENDO CORSA sedan, modelo novo, 2004, bege, completo. Tratar: (13) 9716-5352. GALLOPER TURBO Diesel 99 4x4 Prata, alarme, ar condicionado, vidros e travas elétricas, valor: 33 mil. Tratar: (12) 91453671/ 3896-2737/João. VENDO CAMINHÃO Ford, 11000 ano 83, cinza, valor: 17 mil. Tratar: (13) 3317-3173. VENDO UNO cs, 90, bonito, valor: 6.500. Tratar: (13) 3311-9540/ 9778-8898. VENDO GOL special, 2002, cinza chumbo, com 44 mil km originais, valor: 14 000. Tratar: (13) 3313-1393. VENDO MONZA 4 portas 94/95, valor: 6 mil. Tratar: (13) 3311-9794/ 9142-9823. VENDO HONDA civic, 2002, inteiro, revisado, completo, banco de couro roda, roda, automático, prata, único dono. Tratar: (013) 33167598/ (011) 9957-8799 VENDO PALIO edx, ano 98, com trava elétrica, direção hidráulica, mecânico ok e documentos ok, nada a fazer, valor 10.000. Tratar: 97784767/ 9771-5868. CITROEN CHANTIA, ano 96, modelo 7 cor verde, valor 13.000, com documentos ok. Tratar: 9606-3850. VENDO VAN branca da Volkswagen estilo fiorino, com kit gás, quitada valor 10.000. Tratar: (13) 97796110/ Cláudio. VENDO VECTRA gls 94 vinho, ótimo estado com manual e estepe original, ótimo estado. Tratar: (13) 8134-8268/ Sérgio. VENDO VOYAGE ano 94, perfeito estado, preço a combinar. Tratar (13) 9700-2687. VENDO CORSA classic 2003 prata, ótimo estado, valor 16.900. Tratar: (13) 3273-2097/ 8114-5318. VENDO GOL 1.0, 2004, 18 km rodados. Valor 18 mil. Tratar: (13) 33173329/ Urbano. VENDO ESCORT gl/87 vermelho, álcool, funilaria perfeita. Preço a com-

binar. Tratar: (13) 97635626/ Jacir. VENDO CORSA CLASSIC completo ar, cd, roda, vidro, trava e direção hidráulica, ano 2001, valor 15.000. Tratar: (13) 9703-4235. VENDO CARRO gol special 2001/2002 com 40.000 km originais, valor 14.000. Tratar: (13) 3313-1393. VENDO F 4000, diesel ano 89. Tratar: (12) 38653745/ 9767-2773. VENDO FIAT UNO ano 90/91 com 2 portas cor prata, documentação ok, funilaria, pintura, pneus e motor novos, valor 8.000. Tratar: Emilio (13) 9706-9582. VENDO OU TROCO Ranger XL Cinza 2001, 4X4 Cab Simples - Diesel Tratar: (12) 7898-6602.

MOTOS VENDE-SE FALCON, 2005, preta, único dono, valor: 9500. Tratar: (13) 9791-2675/ 9738-9512/ Mauricio BIS KS, 2010, manual, ferramentas, c/ 4 mil Km, toda original, vinho, impecável, valor: 4.300. Doc OK. Tratar: (13) 9716-6621/ Pacheco HONDA, NXR Bros, 150 ESD, 2006/07, documentos OK. Tratar: (13) 9624-3108 / 9707-2320/ Rafael TWISTER, 2006, prata, semi- nova. Tratar: (13) 9613-7344 SUZUKI intruder 125, 06/07, IPVA e Seguro obrigatórios 2011 pagos, valor: 2.500. Tratar: (13) 9770-8460/ 3317-3398 FAZER, 250, vermelha, 2008, personalizada, valor: 4500 de entrada + 8 parcelas de 370, ou troco por veiculo. Tratar: (13) 9600-7732 125 CG, 2002, tudo ok, valor: 3200. Tratar: (13) 9703-0873 VENDO HONDA Bros 150 KS, branca, 2007/07, valor: 3.500. Tratar: (13) 8127-0294 VENDO 2 motos, Honda Bros 150 KS, documentos ok. Tratar: (13) 81270294 TITAN, 2007, vermelha, documento ok, valor: 3500. Tratar: (13) 97237321/ Araci/ 9712-5784/ Bira HONDA, pop, 2007, amarela, valor: 2500. Tratar: (13) 9775-4224 HONDA FAN 125, 2007, Baixa Km, Aceito financiamento. Tratar: (13) 9709-3952 XR 250 tornado, 2001, modelo 2002, toda original, doc ok, valor: 5500. Tratar: (11) 9657-3497/ (13) 3317-6366 7 GALO Honda, 88, conservadíssima, vermelha. Tratar: (13) 3311-6257/ (11) 6883-7839 300 BR, 2010, vermelha, kitada valor a negociar. Tratar: (13) 3311-6257/ (11) 6883-7839 , CG Titan KS 150, 2007, prata, valor: 4.200. Tratar: (13) 3316-1600/ (11) 9563-2659/ Amauri VENDO MOTO 0 KM, 2010, DAFRA. Tratar: (13) 3311-9789/ 97565149. VENDO OU TROCO BIZ, 2004 KS, vermelha, 100 cilindradas, valor: 2.500, aceito proposta. Tratar: (13) 9720-6003/ 3317-1919. VENDO TITAN ks 2003 preta, ótimo estado. Tratar: (13) 8134-8268 VENDO OU TROCO Titan 150 prata 07, Ótimo estado. Tr. Rosangela (13) 3317-6278

VENDO SUNDOW, 2007 . Valor 2.500.00 estudo proposta . Valor (13) 9713-7183 VENDO BIS 2002. Tratar (13) 3317-4927 Vendo Bross Branco /04 125 cc, documentação em dia, motor 0 de retifica R$ 4.000 (Aceito Notebook) - Jean (13) 3317-2021 / 3317 2464 VENDO TWISTER Preta 2002, Valor 7 mil reais .Tratar (11) 7366-8054 / (13) 3316-8107 VENDO HONDA bros 150cc ES 2007 - 13000km - preta R$ 5900 somente a vista. Tratar 13 8118-8670 VENDO MOTO Yamaha YBR. Tratar com Vanessa (13) 3311-6053 VENDO CG 150 JOBY ano 2005 - R$ 2.000,00 Tratar Fone: (12) 78136481 NEXTEL ID: 96*19558 VENDO BIS 100 ES, ano 2003 , preta. Valor R$ 3.100.00 . Tratar (13) 9168-5939 - Samuel VENDO BIS, 100 cilindradas, azul 2003. R$ 2.500.00. Tratar (13) 9607-3123 VENDO TWISTER 05/05 preta R$ 5500 Tratar 97003669 / 33176573 VENDO MOTO Honda Drin , 100 cilindrada. R$ 1.800.00. Com documentação OK . Fone .(13 ) 3317-1694 / ( 13 ) 9755-5567. Fernando VENDO URGENTE, cg titan 150cc, 2008, preta, quitada. 3 mil reais. Fone: (11)86404167 ou (13)33162840. VENDO TITAN 150 ES 06 ótimo estado. Tel 13 78053684 MAN VENDO MOTO Xr-200, ano 95, vermelha. Fone: 33127676 ou 91144360 VENDO CG 125, ano1998, Ótimo estado. Tratar Fone (12) 91433988 ou (12) 3862-1706 VENDO BIZ ES, 2006, preta, 4.500 reais. Fone: 97279599. VENDO CG TITAN ks, cinza, ano 2000. 3.500 reais. Fone: (13)97660526 ou 97237473. VENDE-SE Honda Biz ano 99 mod 2000 Fone: (13) 9773-8844 VENDO BROS, ano 2004/05, único dono, vermelha, 4.500 Reais. Fone: (13)33177652 ou 97832585. VENDO BIZ 2003 azul, único dono, partida elétrica, preço a combinar. Fone: (13)33172169 ou 97346195 - Jéferson Lilian. VENDO OU TROCO Honda CB 450 custom, ano 85, documento OK, por moto menor. Fone: (13)33174638 TROCO MOTO TITAN 150 ano 2005, por Kombi. Fone: (13) 3311-6375 - 9784-6997 - Nego VENDO TITAN 150 es, 08, cinza metálico. Fone: (13) 9747 3844 - 3312 7676 c/ Fabio VENDO TWISTER 07, preta, único dono, aberto p/ negociação, doc ok, quitada. Fone: (13) 9165 7495 VENDO TWISTER, 08, em ótimo estado, R$ 9 mil. Fone: (13) 9165 8495. VENDO HONDA BROZ 150, 06/07. R$ 6.200,00. Fone: (13) 3311 8829 VENDO HONDA STRADA 99/00, preta, perfeito estado. Fone: (13) 9734 2373 - 8151 9822 c/ Bily VENDO TWISTER 08, doc ok, alarme. A vista R$ 8.900 ou transfiro divida, R$ 1.400 + 48 de R$ 245. Fone: (13) 8156 5111 c/ Roberson

CLASSIFICADOS ALUGA-SE BERTIOGA POUSADA solar da sereia aptos suítes com pisc, prox ao mar, valor diária 100 3316-4111 r 3 n 92, / 11 8738-0776 SUÍTES cem pousada, próx; ao mar, r, 3 n° 92, valor: 500, Maitinga. Tratar: (13) 3316-4111/ (11) 8738-0776 CASA na Vista Linda c/ 4 cômodos, área e churrasqueira, na r: Emmanuel Thaumaturgo, n° 501. Tratar: (11) 3409- 1315/ 87461321/ 4747-2288 SUÍTE na R: Manoel Gajo próximo a praia/ Sup. Krill. Tratar: (13) 9755-7070 (das 9h às 19h) Casa c/ PIS, churras, p/ fins de semana, temporada, eventos e aniversario. Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029 APTO no Jd Indaiá, a 100 metros da praia c/ 2 dorms, 2 wc, coz, valor: 800. Tratar: (13) 9759-2530/ Mansur Apto c/ 2 quartos, sala, coz; e banheiro, valor: 370. Tratar: (13) 97192057/ Neide APTO na Chácara Vista Linda, c/ quarto, sala, e coz; americana, valor: 300. Tratar: (13) 97192057/ Neide APTO no Jd Paulista sem fiador c/ 1 dormitório e demais dependências, valor: 500. Tratar: (13) 3317-7730/ 9706-2147/ Ana CASA no centro, para até 2 pessoas, valor: 350. Tratar: (13) 33174608/9758-1244 KIT net, centro, perto de tudo mobiliada, para 1 ou duas pessoas, rua julio prestes 284,. Tratar 33171195/9745-2006 APTO no JD. Paulista sem fiador, c/ 1 dorm e demais dependências, valor: 600. Tratar: (13) 3317-7730/ 9706-2147/ Rodrigo CASA para casal térrea próx; as casas Bahia c/ 1 dorm, sala, coz americana, WC, a.s, interna e externa, vaga para auto. Tratar 9761-0248 QUARTOS semi-mobiliados, para 1 pessoa, valor: 250, incluindo água e luz. Tratar: (13) 3317-4614/ 8152-3626 KIT net no centro para 1 ou 2 pessoas, mobiliada e incluso água e luz valor: 400. Tratar 3317-4614/ 81523626 CASA próximo ao correio. Tratar: (13) 9774-3765/ Nilton EDÍCULA, para casal, valor: 400 com 3 meses adiantados no City mar. Tratar: (13) 33131260/9781-7055 SOBRADO para casal, valor: 400 com 3 meses adiantados no City Mar. Tratar: (13) 3313-1260 KIT NETS em condomínio com ou sem mobília, manutenção total inclusa, Jd. Ana Paula. Tratar: (13) 3316389/9703-9705 APARTAMENTO com 2 quartos no City Mar. Tratar: (13) 3313-2135/ 9137-0321 SUÍTE mobiliada, com água e luz, valor: 400, no centro, sentido praia. Tratar: (13) 3317-3353/ Francisco CASA no JD. Albatroz, quarto, sala, WC, toda independente, valor: 450. Tratar: (13) 3317-2325/

Graça/ Toninho CHÁCARA em Caiubura, com, piscina nascente, lago, campo de 350m, com 3 casas. Tratar: (13) 9707-0298 CASA para temporada com 2 suítes e garagem. Tratar: (13) 8273-9272/ Denis SUÍTE mensal, na R Manoel Gajo, próximo a praia. Tratar: (13) 9755-7070. KIT NET, mobiliada em São Lourenço. Tratar: (13) 8128-0995 APTO világio com 2 quartos, cozinha americana, 2 banheiros e garagem, na vila Agaó. Tratar: (13) 7850-2283 ALUGO OU VENDO casa próximo ao correio na rua 2, 471. Tratar: (13) 97743765/ Nilton CASA GERMINADA prox. as Casas Bahia, c/ 2 dorms, sala, cozinha, WC, garagem coberta, AS, para casal. Tratar: (13) 9761-0248 CASA NO MAITINGA, c/ 2 dormitórios e demais dependências mobiliado para finais de semana e temporada. Tratar: (13) 81230210/ 9601-1581 CASA MOBILIADA prox. ao correio, para natal e ano novo. Tratar: (13) 9774-3765/ Nilton ALUGO APARTAMENTO com dois quartos e independências no condomínio city mar, valor 350. Tratar: (13) 9701-9744. VENDO APARTAMENTO no Jardim São Rafael, próxima á Anchieta. (13) 9751-3043. ALUGO CASA para fins de semana e temporada. Tratar: Vânia (13) 97927079/ 3317-5870. ALUGO CASA em chácara vista linda, valor 250, independente. (13) 3311-8180/ 9616-3204. Vandete. ALUGO CHÁCARA no caiubura. Tratar: (13) 3319-4169/ 9714-3218. ALUGA CASA para final semana e temporada. Tratar: (13) 3317-2798/ 9166-7698. ALUGO CASA para finais de semana 2 quarteirões da praia próximo ao centro . Tratar (13) 3317-2954 / (11) 9259- 0962 ALUGO OU VENDO casa, próximo Correio. Rua dois n° 471.Jd Albatroz. Tel (13) 9774-3765 c/ Nilton ALUGO SOBRADO na Vista Linda para casal frente para o mar de 1 quarto, sala cozinha, casa de fundos. Tratar com Elaine (13) 3313-1260 ALUGA-SE KITNET com 2 quartos, cozinha e banheiro na Vila HO 2, próximo a Rio Santos. Fone (13) 9789-8001 ALUGO QUARTO para uma pessoa. Fone: 9789-7781. ALUGO OU VENDO casa prox ao correio. Parcelamos. Fone: 97743765 Nilton. PROCURO CASA para alugar em Bertioga. Fone: 3317-6696 ALUGO UM QUARTO com banheiro no centro de Bertioga, p/ rapaz ou senhor só, mobiliado. Fone: 33171195. ALUGO QUARTO P/A MOÇA que trabalhe ou senhora aposentada. Fone:33116072 – dona Cida. ALUGA-SE GARAGEM coberta (4 vagas), para carrinho de praia, 50 metros da praia do indaiá. Fone: 33131205 – Martha. PROCURO EDÍCULA para comprar ou alugar contrato anual em Bertioga. Fone: (11) 46395327(Poá)

VENDE-SE CASAS E APTO BERTIOGA CASA no Mangue Seco, rua 24, n° 14 (final da rua do SESC), com terreno desmatado, valor: 25 mil. Tratar: (13) 9759-3626 CASA na Vista Linda, c/ 4 cômodos, área e churrascaria, R: Emmanuel Thaumaturgo, n° 501. Tratar: (11) 3409- 1315/ 8746-1321 CASA na vista linda ou troco, valor: 45 mil, a combinar. Tratar: (13) 9789-6881/ 8825-8263/ Regina CASA no Jd lido c/ 3 dorm, sendo (1 suíte), pisc, churras; sal; de jogos, gar coberta, à 1 Q da praia, valor: 290 mil. Tratar: (13) 33177730/ 9706-2147 EXCELENTE sobrado, Vila Agaó, proprietário estuda proposta, valor: 235 mil. Tratar: (11) 4330-9286 CASA no Jd Ana Paula, rua A, n 48, 2 quartos, coz; WC, com garagem. Tratar: (13) 3317-1460/ Adeni CASA na Vista Linda c/ 2 dorms, (1 suíte), 2 WC, coz; americana e área de serviço, valor: 85 mil, estrada 10, n° 12. Tratar: (13) 8163-9192 CASA no, City mar, 58,30 M², R: A, n° 30, faço negócio na saveiro, valor: 52 mil. Tratar: 13 - 9701-0532/ 9795-4166 CASA no city mar, 58, 30m², na r: A, n ° 30, faço negócio no Saveiro, valor: 52 mil, c/2 quartos e demais dependências. Tratar: (13) 9701-0532/ 9795-4166 CASA próxima a av. Anchieta no bairro JD. Rio da Praia, DOC; ok, valor: 75 mil. Tratar: (13) 33171544/9612-1517 CASA 2 dormitórios, sendo 1 suíte, sala, cozinha, 2 banheiros, valor: 140 mil, no Parque Estoril. Tratar: (13) 3317-3013/ 9625-7147 CASA no Sitio São João, KM 226, quartos, sala ampla, cozinha americana e 3 WC, DOC Ok, valor: 40 mil , Tratar: (13) 9778-9529 Casa nova no centro, a 100 metros da praia, na rua Jorge Ferreira, 253, valor 280 mil. Tratar: (13) 9764-5097/7809-2250 2 sobrados com acabamento, Chácara vista linda, rua 11, 330, sala, com demais dependências, valor: 40 mil. Tratar: (13) 3317-2680/ 9771-2804 Ou troco Apto vila Itapanhaú,vista maravilhosa, 4° andar, 2 quartos e demais dependências, próx ao Hospital. Tratar: (13) 3317-2709 Chácara, fica a 100 metros da Rio Santos, km 228, na entrada da alambique, com escritura ok. Tratar: (13) 3317-6233/ Maria/ Alberto Casa no Jd Indaiá, c/ 3 dorms (1 suíte), sala conj. c/ coz; e garagem coberta, valor: 165 mil facilitados. Tratar: (13) 78081607/ 3313-1393 Apto, City Mar, 2 quartos e garagem, todo reformado, valor: 30 mil, transferência de divida, 170 por mês. Tratar: (13) 30244702/8828-5594 Casa na Costa do sol, Guaratuba, 4 cômodos, edícula

EDITAL DE CITAÇÃO

Autos 075.01.2009.003045-3, ordem 1.1913/2009, da 1ª Vara de Bertioga, Ação de Usucapião. O Dr. RODRIGO DE MOURA JACOB, na forma da lei, faz saber à JOÃO PINTO DA SILVA, ALBERTO BERTI e DIRCE LUCIA ZAMBELLI, ARMANDO PICCINO e MARIA DOS SANTOS PICCINO, PAULO PONTE e ELIANA PICCINO PONTE, EDISON PICCINO e MARIA AUGUSTA DUARTE PICCINO e ESPÓLIO DE MANOEL GAJÓ e/ou SUCESSORES, bem como à quem mais possa interessar: 1-Por este Juízo e Ofício Judicial processam-se os termos da ação de usucapião do lote 130, da quadra M, do Loteamento Parque Estoril, em Bertioga/SP. 2-Fiquem os eventuais interessados citados e cientes de que, a contar da publicação deste, terão o prazo de 30 dias para contestar a ação, sob pena de não o fazendo, presumirem-se como verdadeiros os fatos alegados na inicial. 3-E para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, foi expedido o presente, que será publicado e fixado na forma lei. Bertioga 09 de julho de 2011.

e demais dependências, valor: 180 mil ou financio. Tratar: (13) 9797-3263 Casa na chácara Vista Linda, com 1 suíte, sala, quarto, cozinha e grande espaço externo. Tratar: (13) 8839-9461/ 8825-8263 Casa no Jardim Albatroz 1, próximo ao correio. Tratar: (13) 9774-3765/ Nilton Apto no City Mar, condomínio Hans Staden.

PONTO COMERCIAL BERTIOGA ALUGA-SE PIZZARIA e esfiharia, na Av. Anchieta. Tratar: (13) 9709-5185 PASSO cantina completa funcionando com boa freguesia, na vista linda, r Nicolau Miguel obeide, 1374. Tratar: (13) 9753-3989 LOJA de calçados, Indaiá, aceito troca como parte da divida. Tratar: (13) 8805-4320/ Edinaldo SALA para dentista ou médico ou outros no Jd. Vista Linda no asfalto. Tratar: (13) 8146-4729 SALA para cabeleireiras Jd. Vista linda no asfalto. Tratar: (13) 8146-4729 CASA com comércio, no Jd Ana Paula. Valor: 70 mil. Tratar: (13) 96140049/9719-5147 TRAILER de lanche, ano 2001, valor: 7 mil, todo reformado, ou troco por carro. Tratar: (13) 9606-1483 BANCA de jornal, na Av. 19 de maio, 720. Com cota, valor: 20 mil. Tratar: (13) 9757-4990 SALA COMERCIAL, Rua Rafael Costabile, 708, com internet. Tratar: (13) 33173883/ (11) 9533-7689 POUSADA, semi-acabada na Rua b, Jd Ana Paula, sentido praia, ao lado da pousada do Pacífico. Tratar: (13) 97117250/ Rosinete MÁQUINA de sorvete, Yuki, 6 garrafas, semi nova, valor: 5 mil. Tratar: (13) 9731-0364/ 33172685/ Careca. AV. ANCHIETA 12.250. Tratar: (13) 3313-2590/ 3317-4073 SALÃO na R Bartolomeu F Gonçalves, 510, perto de 1 faculdade e 3 escolas próx. a pad. 4 ases. Tratar: (13) 3317-4093 BANCA DE JORNAL Arrenda-se, do lado do PS, boa clientela, c/ cotas das distribuidoras. caução: 3 mil, 600 mês. Tratar: (13) 9700-8707 EXCELENTE NEGÓCIO na Riviera, escola de surf – procuro parceiros. Tratar: (13) 3316- 9793/ 9757-0055 BANCA DE JORNAL e revistaria. Arrend. Comercial, ao lado do PS, boa clientela, c/ cotas das distribuidoras de revistas e jornal. Tratar: (13) 9700-8707 PONTO COM 20M², indaiá, próx ao colégio Bava, valor: 350. Tratar: (13) 8830-1939 ALUGO MEU galpão para guardar carrinho de praia, trailer e firmas no jardim são Lourenço. Tratar: (13) 3316-1281.

ALUGO SALÃO na rua A, nº 2230, jardim Ana Paula. Tratar: (13) 3317-6622/ SALAS COMERCIAIS a partir de 250R$/mês, ponto estratégico, av. 19 de maio, 990 (em cima da friscap) Fone: 33171868 – Daniel. VENDO CARRINHO de praia, bebidas e lanches, em frente ao bouganville I. Ótimo ponto, aceito carro como pagamento. Fone: (13)81557904 – Welton. VENDO OU TROCO por carro, brechó bem montado, localizado na Anchieta próximo ao sesc. Fone: 13 97477825 - Edson. SALA COMERCIAL em frente ao Fórum. R$ 350,00 (condomínio e IPTU incluso) Fone: (13) 97934149 SALAS P/ FESTAS no Indaiá, ótimo preço, com som e luz, fone: (13) 9703 0873 ALUGA-SE Box comerciais e de alimentação, sala para escritórios, clinicas e advocacia fone: (13) 3317-6190 c/ João Batista.

PONTO COMERCIAL BERTIOGA VENDE-SE LAN HOUSE no centro, c/ 12 PCs 2 impr; 2 TVs de 29 , comp, funcionando, valor: 30 mil. Tratar: (13) 8139-0062/ 9725-0299 TRAILER de 5m, novo c/ 2 eixos, ótima localização, com licença. Tratar: (13) 9782-8719/ 9700-8387 CARRINHO de praia completo. Tratar: (13) 8116-5297/ Claudia (Tratar em horário comercial). Passo ponto, lanchonete e sorveteria, em ótimo estado e localização. End: AV Anchieta 100, loja – 07/ (11) 7176-7222 CARRINHO de praia, sem licença, em inox, bem conservado, com freezer, boca de fazer pasteis, porções e etc. Tratar: (13) 9794-7765/ 3312-1165 RESTAURANTE e lanchonete, valor: 60 mil, no centro. Tratar: (13) 9625-7147. TRAILLER de lanche, sem licença, 4x2 com documentos, todo reformado, valor: 5 mil. Tratar: (13) 9606-1483 PADARIA na Vista Linda na Rua José Carlos Passi, c/ orestes colombari, valor: 80 mil, ótima localidade. Tratar: (13) 33116018/ Tiago CARRINHO de chop na enseada, c/ ótimos ganhos trabalhando, doc. ok, só pegar e trabalhar. Tratar: (13) 9714-4512/ (11) 7874-5029 1 APTO + 3 lojas para alugar na Av. Anchieta, 12.250. Tratar: (13) 3317-4073/ Ester/ 3313-2590/ Edalina LOJA de calçados no Indaiá. Tratar: (13) 8805-4320/ Edinaldo PASSO MERCEARIA em ótima localidade no Indaiá, mercearia surtida c/ açougue, só entrar e trabalhar. Tratar: (13) 3313-3291/ 9620-2938 PASSO RESTAURANTE funcionando c/ todas instalações, 36 lugares, na Anchieta, Parque Estoril, valor: 25 mil. Tratar: (13) 3317-2417 TRAILER p/ lanches, sem ponto, novo, valor: 16 mil, ou troco por veículo, pago a diferença. Tratar: (13) 9710-6901

LOTES BERTIOGA VENDE-SE VENDO Terreno no Jd. Veleiros; próx; ao canal, balsa e peixaria, 10x25m, valor: 55 mil. Tratar: (13) 9744-1769 VENDO terreno próx; ao cemitério, 10x25m, docs ok, valor: 55 mil. Tratar: (13) 9744-1769 VENDO terreno na Vila Itapanhaú, c/ área de 394m, 12m frente x 15m nos fundos. Valor: 85 mil. Tratar: (13) 9744-1769 VENDO terreno, prox. a prefeitura, área de 12x30m c/ escritura definitiva, valor: 70mil. Tratar: (13) 9744-1769 VENDO terreno no Jd. Rafael, 498m, na R: José Armirante, ao lado do n° 997, 16.60 x 30. Tratar: (11) 3409- 1315/ 8746 - 1321 VENDO terreno no Jd Rafael, 498m, na R: José Almirante, ao lado do n° 997. Tratar: (11) 3409-1315/ 8746-1321/4747-2288 VENDO terreno no Jd. Ana Paula, 6x34, desmatado, semi aterrado à 300m da praia, valor: 21 mil. Tratar: (13) 9741-2850 VENDO terreno, na Chácara Vista Linda, final da rua do porto de areia, valor: 10 mil, Doc Ok. Tratar: (13) 9743-4570 VENDO terreno no Jd. São Lourenço, documentação ok, c/ escritura 12.5 x 40, valor : 110 mil. Tratar: (13) 9701-0001 VENDO terreno 10x94 sítio São João, perto da cachoeira, km 229, valor: 25 mil ou troco por carro. Tratar: (13) 9787-5679 VENDO terreno de 3600m no Sitio São João na Rio Santos. Tratar: (13) 33421777/ 7805-6133 TERRENO com 442 m², em condomínio fechado, Vila Agaó. Escritura definitiva, valor: 170 mil. Tratar: (13) 7803-0870 VENDO terreno no City Mar, 10x15, valor: 20 mil. Tratar: (13) 97898038/ 9727-0656 VENDO terreno, 5x90 de frente e 15 de lado. Tratar: (13) 9743-1580 ALUGO TERRENO de 1000 metros aterrado. Tratar: (13) 9712-0301 TERRENO, na rua do buba 5x50 aterrado e desmatado, aceito troca. Tratar: (13) 9723-6369 CHÁCARA de 1000m em Caiubura, murada, c/ casa mais 3 quartos e churrasqueira, valor: 72 mil. Tratar: (13) 97246723/ Claudio Terreno na Rua 7, chácara vista linda, 5x50, c/ escritura, valor: 10 mil. Tratar: (13) 9700-2845 VENDO TERRENO próximo ao SESC metragem 300m² telefone 97493079 120 mil ALUGO TERRENO de 1000 metros, 20x50 na vista linda. Rua 8. Tratar: (13) 9712-0301 VENDO ÁREA, ou passo ponto c/ propriedade, p/ qualquer tipo de comercio, Rod Rio Santos. Tratar: (13) 7802-6010/ 7802-2803 VENDO TERRENO de 10x50 na Rua do Buba. Tratar: (13) 9723-6369/ (11) 9990-1582

COMUNICADO DE EXTRAVIO -A EMPRESA SUINÃ TURISMO ECOLÓGICO E EVENTOS LTDA EPP, CNPJ 00759590/0001-30, I.M. 4669, SITUADA NA AVENIDA 19 DE MAIO, 695, SALA 04, JARDIM ALBATROZ, MUNICÍPIO DE BERTIOGA-SP, COMUNICA O EXTRAVIO DE TODOS OS SEUS TALÕES DE N.F. DE SERVIÇO, DE Nº 001 A Nº 750.”

08/07/2011 20:27:12


COSTA NORTE | Bertioga, 09 a 15 de Julho - Edição 1134 IMOVEIS OUTRAS CIDADES VENDO apartamento de 3 quartos em São Vicente. Tratar: (13) 3561-4557 VENDO ou troco sobrado, com 2 suítes no Guarujá, Vila Zilda por casa em Bertioga. Valor: 110 mil. Tratar: (13) 8845-9063 APTO para temporada no Guarujá em frente ao mar em pitangueiras Tratar: (13) 9155-0703/ Julio VENDO doceria e lanchonete em Vicente de carvalho no Guarujá, ótimo ponto, valor: 15 mil a vista .Tratar: (13) 30274144/ Gustavo PASSO ponto de lojas de calçados, morrinhos, Guarujá. Tratar: (13) 7805-6133/ 3342-1777 VENDO sobrado em Santos próx; as torres, na ponta da praia c/ 3 suítes e demais dependências. Tratar: (13) 9184-5363 VENDO uma casa em Suzano ou troco por casa em Bertioga. (enseada ou na Vista Linda) Tratar: (11) 4747-2937 VENDO casa em Suzano ou TROCO POR CASA EM BERTIOGA. Tratar: (11) 4747-2937 VENDO CASA em São Sebastião c/ 3 quartos, 2 coz, 2 WC, uma sala grande, garagem. Tratar: (13) 9735-8146/9721-8099 TROCO 2 SALÕES comerciais com moradia em Poá por casa em Bertioga. Tratar (11) 9550-7906/7626-7966 ALUGO PONTO COMERCIAL ao lado do mercado barra do una. Tratar 12 – 3867-1197/ Benedito. VENDO TERRENO residencial, vitoria parque, Guarujá, valor: 19 mil, mais parcelas, aceito propostas. Tratar: (13) 9181-3603/9182-7088 VENDO TERRENO NA RUA Sebastiana Felício de oliveira, 10x24, maçaguaçu, Caraguatatuba. Tratar: (13) 3223-5575 APTO EM ILHA BELA/ chalé - área de 90m². Em cond. fechado c/ ampla área verde 6.500m², valor: 180 mil. Tratar: (11) 8125-4467 VENDO EM BARRA do Una, terreno de 23x400 com morro, e escritura. Tratar: (12) 3867-1197 URGENTE VENDO restaurante e lanchonete, boa localização, centro de Caraguatatuba Tratar: (11) 6444-5090 TROCO 6 LOTES em Praia Grande por imóvel em Bertioga ou Vale do Ribeira no valor de 180 mil . Tratar (12) 31433282 /(13) 8821-6787 ALUGA-SE CASA em Ilhabela, 2 suítes em condomínio fechado prox. Pereque, nova,mobiliada,com terreno. Valor R$ mil reias.Tratar:01197086122 c/Flavio ALUGO IMÓVEIS em São Sebastião para comércio no centro. Tratar fone: (12) 3892-2940 VENDO IMÓVEL em São Sebastião adaptado p/ restaurante Bairro arrastão.(550 m²) Tratar fone: (12) 3892-2940 ALUGO PONTO COMERCIAL ao lado do supermercado de Barra do Una , Direto com o Proprietário. Fone ( 13) 9763-4988

pagina_14_15_class.indd 3

ALUGO PONTO COMERCIAL em Ilha Bela na Galeria Bela vista com wc individual e estacionamento.Apox.7 min.da balsa e próximo ao mercado Colina. Contato 12 38951120/91686352 VENDO TERRENO em São Sebastião, no bairro S. Francisco, Vista p/ Ilha Bela. Aprox. 32.277m². Fone: (12)38622558 ou (12)81469381. Edilene. VENDO OU TROCO terreno em Mogi c/ duas casas por casa em Bertioga. Fone: (13)33171596 VENDO TERRENO de 500m² Fone (12) 97581064 (13)97238318 VENDO TERRENO 6.900m² prox a praia de capricórnio, troco por imóvel em Bertioga, base de preço 160 mil. Fone: (12)81419112 – Zé Carlos. TROCO 8 TERRENOs na Praia Grande, Vila Ribeiropolis, por imóvel em Bertioga. Fone: (12)81419112 – Zé Carlos. VENDO TERRENO, 12x30, 360m², no morro do algodão em Caraguá, 18 mil reais, doc OK IPTU. Fone:(11)35670268 ou (11)85014423. VENDO CASA de 3 quartos no Jd. Guaçu, em São Vicente, Valor: 220 mil reais. Fone: (13)35614557 – Nilton. VENDO CASA alto padrão em condomínio, na Ilha bela. Fone: 12 3896 2929 ou 3896 3093 ou 12 78503903. VENDO CASA em Itanhaem c/ 5 cômodos. Valor: 25 mil reais. Fone: (13)34269461 – Neilda. TERRENO-ITANHAÉMJD Cel-10x30-Escrit. OK! Vdo Urgente $10.000,00Selma (13) 81129245/3021-1295 (h.c.)

EMPREGO ADMITE-SE VENDEDOR de varejo, experiência c/ 2 anos.; possuir carro, salário fixo mais comissão e ajuda de custo c/ carro, 2 grau completo, conhecimento básico de palm-top Enviar currículo: r.tanzini@grupoarthur.com.br EMPREENDEDOR de sucesso, baixo investimento, produtos de alto giro. Tratar: (13) 33177344/andreia.oliveira33@ hotmail.com CELMAR móveis planejados, precisa de projetista, com experiência, salário + comissão. Tratar: (13) 3311 8183/ 7802-6153 ROÇADORES e serviços gerais. Levar currículo após as 18h, na R: Oswaldo Cruz, 1501 – Mais Vias. SECRETARIA c/ boa apresentação, culta e inteligente, com CNH ou esteja tirando. Tratar: (13) 3316-1739/ Andreza FUNCIONÁRIO para fabricar blocos, na Vista Linda, na R: Lincoln Bolívar Neves, n° 1012. Tratar: (13) 3311-9839 SERRALHEIRO e soldador URGENTE. Comparecer das 07h às 17h, na R: Aprovada 597, n° 197 atrás do Atacadão das Plantas. VAGAS para a oficina de teatro para formação de turmas a partir do 2° semestre. Tratar: (13) 33162707/ 3317-6004 PADARIA caravelas

precisa de padeiro com experiência, Entregar currículos, em frente ao Hospital. REPOSITOR c/2º grau completo, para famosa marca de bebidas. Enviar CV para: rosa@parceira. com.br/ 0800-722-553-5 INSTALADOR de calhas, com experiência. Tratar: (13) 3312-3247 CASEIROS s/ filhos, ela com habilidades na cozinha e ele em manutenção, morar no local. Procurar no indaiá Praia Hotel. R: Manoel Ruas Perez, 15, JD Indaiá/ 3313-1380 MANICURES e pedicures. Tratar: (13) 33167718/ Jacques Janine Riviera no piso superior do Shopping Riviera PIZZAIOLO com experiência e forneiro, Boracéia. Tratar: (12) 3867-6408/ (13) 7807-4201 TÉCNICO de planejamento, de edificação, assistente ADM, pedreiro ajudante. Mandar currículo p/: João. godoy@terracom.com.br VENDEDORES externos, p/ atuar como vendedores de material de piscina, área à combinar. Currículo por fax (13) 3317-5163/ sac@ lareciautilidades.com.br QUAL o tamanho do seu sonho, ganhe R$ 1.620 vendendo 3 perfumes por di,. sem deixar o que você faz. Tratar: (13) 97555567/3317-1694 OPORTUNIDADE da sua vida, empresa esta a procura de supervisores e lideres, são 9 formas de ganhos, reais, VP 300. Tratar: (13) 97555567/3317-1694 PESSOAS comunicativas, educadas, com ou sem experiência (há treinamento). Tratar: equipesucesso_saude@yahoo. com.br/ (11) 4692-3673 Patrícia PRECISO de senhor (a), p/ trabalhar das 17h às 22h em carrinho de espetinho. Tratar: (13) 33172347/Neusa PINTOR e ajudante, pedreiro e ajudante, pintor de balancinho e encarregado de obras. Tratar: (13) 3316-2537/ PAT – Av. Anchieta, 1.500 – Jd Lido COZINHEIRO de A La Carte, especializado em frutos do mar. Tratar: (13) 9710-7520 Rodovia Rio Santos, km 193, praia de Boracéia/ VENDEDORES c/ ou s/ experiência vendas p/ plano de saúde e damos treinamento. Tratar: (13) 3316-4597/ 3316-4312/ 120*26318. VENDEDORA projetista, c/ conhecimentos em AutoCAD e pacote Office. Para trabalhar na Riviera. Tratar: vagas.riviera@yahoo.com.br PRECISO de homem para roçada em sitio. Tratar: (13) 81318463/9144 7917 PRECISO de representante, que atue na região, com experiências, comprovada em depósitos em materiais. Enviar Cv: vendas@ferbatfios.com PROFESSORES polivalentes entregar currículos no colégio Caiçara.

VENDEDORES (as), p/ atuar na área de vendas externas no ramo de material gráfico. Somente comissão. Tratar Av. 19 de Maio 133. 2 Farmacêuticos, c/ urgência. Tratar: (13) 33174222/farma100bertioga@ ig.com.br SERVIÇOS gerais condomínio. Tratar: (13) 33174111/ horário comercial FANCOULD Service contrata: mecânico de ar-condicionado. Tratar: (11) 4994-9126/ Fátima. mota@fancould.com.br PRECISO de funcionaria com experiência em departamento pessoa l e escrita fiscal. Enviar cv para: tfcontabilidade@litoral.com.br PRECISO de moças e rapazes com experiência, para trabalhar em trailer. Tratar: (13) 9781-6055. PROJETISTA PROMOB 5, para móveis palnejados. Tratar: (13) 97441769/ ID: 122*2776. WIZARD contrata professores de todos os idiomas. Enviar currículo para: bertioga@wizard.com.br REVENDEDORAS para sex shop. Tratar: (13) 9778-3129 CORRETORES para Riviera. Tratar: (13) 97422078/3316-6117/ Enviar CV para: inanna@consultoria.com.br PRECISO de pessoa para trabalhar em linha de montagem de 18 a 25 anos mulher. Tratar 33173604/madalena LAS PALMAS precisa de pizzaiolo, cozinheiro, ajudante de cozinha e garçom. Tratar: (13) 3317-3510/ av. Vicente de carvalho, 52. PRECISO de cozinheira para carrinho de praia, com experiência. Tratar: (13) 9619-7504 VIVEIRO DE MUDAS, precisa de jardineiro. Tratar: (13) 3316-8535 PRECISO DE COZINHEIRA de forno e fogão, que resida em Bertioga, e tenha disponibilidade até as 19 horas. Tratar: (13) 3316-7338/ (11) 62302847/ Andreza PRECISA-SE SERRALHEIRO com experiência .Tratar av anchieta 1133 PRECISA-SE DE colocador de calhas com experiência . Tratar (13) 9723-5853 /(13)

www.costanorte.com.br CLASSIFICADOS > 15 EMPREGO OFEREÇC-ME COMO Home Care com experiência. Tratar: (13) 3317-7469/ 9731-8695 AULAS particulares de instrumento musical, violão, guitarra, baixo e teclado. Tratar: (13) 9734-2472 QUE DELICIA, doces, salgados e congelados. Tratar: (13) 9626-6294/ 9621-2428/ 3317-3527/ Cleide/ Nice ALUGO carrinho de pipoca, churros e crepe para festas e aceito encomendas de salgados e doces. Tratar: (13) 3316-2738 COMO diarista de 2ª a 6ª feira, serviços gerais ou caseira em Guarujá. Tratar: (13) 3383-1442/ 9707-7075 após as 17H. COMO Home Care, c/ experiência, cursando: técnica de enfermagem. Tratar: (13) 3317-7469/ 9731-8695 JARDINEIRO - Manutenção e Reformas, desde 1997 ( Sts, SV, Gjá e Bertioga ) TRATAR: (13) 7809-6522 / 8138-3936 FAÇO faxina com disponibilidade de segunda à quinta feira, com referências Tratar: (13) 81498525/ 9761-3440 FAÇO carreto em todo litoral de SP. Tratar: (13) 9794-2527 MONTA - se bike por encomenda, serviços a domicilio, peças e acessórios. Tratar: (13) 97943052/ 9608-1932 Uilson COMO cozinheira de forno e fogão. Tratar: (11) 9496-7011 COMO baba, atendo na minha casa. Tratar: (13) 3311-7099/9784-4535 COMO recepcionista, aux; de escritório, entre outros, tenho boa aparência e sou comunicativa. Tratar: (13) 9726-8401/ 3317 -1705/ Andréia RAPAZ maior de idade, oferece seus serviços para trabalhar em portaria. Tratar: (13) 8110-5942 ESTAGIÁRIO cursando ciencias contabeis tratar: (13) 3317-2589/ Jeferson MOTORISTA com carteira D com ajudante oferece para trabalhar em Bertioga e região, para entrega. Tratar: (13) 8110-5942 EXECUTA se reforma

de telhados em geral. Tratar: (13) 3319-4148/ 9752-5909 INSTALA-SE calhas rufos e coifas, orçamento sem compromisso. Tratar: (13) 3319-4148/ 9752-5909 INSTALO toldos e outros. Tratar: (13) 33194148/ 9752-5909 COMO diarista e cuido de crianças. Tratar: (13) 3319-4148/ 9752-5909 COMO vendedora, comunicativa, recepcionista, ótimo atendimento. Tratar: (13) 33174942/9158-5053 DESBLOQUEIO celulares, Nokia, LG, Sony Ericsson, Motorola e etc, valor: 30, enviar modelo para: bebetoss@gmail.com DOU aulas particulares de Excel básico e intermediário, valor: 30/ hora. Tratar: (13) 8100-6420. FAZEMOS decorações com arco de flores, pingente, torre aspiral, e outros. Solicite orçamento sem compromisso. Tratar: (13) 3316-4413 COMO passadeira, com referencias, não tenho filhos menores, 52 anos. Tratar: (11) 8653-8033/ 3311-9555 COMO ajudante geral, motorista, manobrista, e motoqueiro sem moto. Tratar: (13) 9179-6102/ 9800-7187 VENDO salgados para festas e eventos a partir de 30 reais. Tratar: (13) 3311-9683 VENDO sushi, sashimi e temaki por encomenda. Tratar: (13) 9789-7982/ 8100-2128 LEVO no Atacadão, Krill e outros percursos. Tratar: (13) 9794-2527 COMO caseiro. Tratar: (13) 9617-9875 FAÇO viagens p/ aeroporto de congonhas, Guarulhos ou Viracopos, entre outros. Tratar: (13) 8100-6420/bebetoss@ gmail.com COMO casal para caseiros. Tratar: (13) 96079875/ Eduardo EXECUTO serviços de conserto e manutenção, construções de portões, portas de madeira e ferro, orçamento sem compromisso. (13) 3311-7014/ 8100-7292 Como cozinheira para forno e fogão especializados em frutos do mar. Tratar: (13) 3317-7130/ Jeorgia

Para trabalhar como doméstica. Tratar: (13) 3311-7188 FAÇO declaração de imposto de renda, 2011 para pessoa física, taxa: 50. Tratar: (13) 8100-6420 DOU aulas particulares de Excel básico e intermediário, valor: 30 à hora. Tratar: (13) 8100-6420 DESBLOQUEIO celulares, valor: 30. Enviar modelo para: bebetoss@gmail.com COMO caseiro, com experiência em Ilhabela de 3 anos, Brasília de 10 anos. Tratar: (13) 3317-2617. FAÇO filmagens de festas, aniversários, eventos empresarias e esportivos, produção em DVD. Tratar: (13) 9619-7504/ André FAÇO carreto e mudanças em Bertioga, serviço rápido. Tratar: (13) 3317-7635/ Fabio FAÇO carreto pro litoral e Atacadão. Tratar: (13) 9794-2527/ Ricardo ACEITA se encomenda, bombons e ovos de páscoa. Tratar: (13) 9600-3349/ 9626-6726 CASAL de aposentados oferece seus serviços para trabalhar como caseiros. Tratar: (13) 3296-3513/ 9778-7987/ Sra. Izabel VENDO salgados e doces a partir de R$ 20 o cento. Tratar: (13) 3311-9683/ 9778-5901/ R Augusto R. Pacheco, 216 - Jd. Rafael CASAL como caseiro. Tratar: (13) 8843-5608 KOMBI, 2007, para transporte de carga ou pessoal para viagens. Tratar: (11) 9550-7906 CASAL como caseiro. Tratar; 8843-5608 KOMBI 2007 p transporte de carga ou pessoal para viagens. Tratar 11-9550-7906 FAÇO ARCO de entrada, arco de flores, pingente, torre espiral e quadrada, solicite orçamento. Tratar: (13) 3316-4413 CUIDO de criança por meio período ou período integral, na rua da borgusese, centro. Tratar: (13) 9797-6147 DJ com som e iluminação para festas. Tratar: (13) 9742-6263/ 3317-5362/ DJ Ana/ Roney FAÇO MANUTENÇÃO em computadores. Tratar: (13) 8845-1883/bebetoss@gmail.com DOU aulas partic. de reforço escolar. P/ concursos: Matemática e informática. Tratar: (13) 8845-1883/bebetoss@gmail.com CONSERTO computadores, impressoras, eletrônicos, monitores de vídeo e etc. Tratar: (13) 8845-1883/ bebetoss@gmail.com DESBLOQUEIO celulares de todas as marcas via software ou cabo de dados. Tratar: (13) 8845-1883/ bebetoss@gmail.com VENDO ISCA (pitu) para pescaria de Robalos e alugo barco. Tratar: (13) 96192843/ 3317-4993/ Tião CORTO CABELO de segunda a domingo das 09 às 19h. Tratar: (13) 3317-6411/ Rua 5, 77, JD. Albatroz 2/ Chico MARIDO DE ALUGUEL, faço, pequenos reparos. Tratar: (13) 3311-7121/ 8122-9623 ACEITO ENCOMENDA de bolos. Tratar: (13) 33117121/ 8122-9623/ Jaqueline MARA ARTESANATO, artesanato em geral, brinquedos artesanais educativos e pedagógicos. Tratar: (13) 9733-6216/ 3317-1970 FAÇO FAXINA e passou roupa. Tratar: (13) 9600-

DIVERSOS VENDE-SE VENDO BICICLETA semi nova, prata e vermelha queimada, c/ cadeado e pézinho, valor: R$ 200. Tratar: (13) 9798-7095/ 9737-9629 VENDO Computador tela LCD 15”,Processador Intel Core 2 Dual, 2 GB memoria, HD 320 GB, Gravador de DVD ‘LG’, R$ 600 - tel (13) 97082965 - Everton VENDO violino Eagle, modelo 144, com Nota Fiscal e apostila, novíssimo. Tratar: (13) 9744-1769 VENDO aparelho de ondas curtas, Emai 350 plus, valor: 1500. Tratar: (13) 33119985/9779-8442 VENDO 3 macas com escadinha, valor: 150 cada . Tratar: (13) 33119985/9779-8442 ALUGO e vendo cadeiras de rodas, muletas e andador. Tratar: (13) 33119985/ 9779-8442 VENDO rack de madeira maciça, com rodinha, novo, valor: 400. Tratar: (13) 9778-9529 VENDO fogão de 6 bocas, Brastemp, usado, em perfeito estado, valor: 200. Tratar: (13) 97963822/ 9759-9007 VENDO 2 tapetes, um azul e outro vermelho, 15x1,20, próprio para igreja e sala. Tratar: (13) 3317-5885/ 9726-5854 VENDO jaqueta de couro nova. Tratar: (13) 97093952/ após as 10h VENDO fogão c/ 4 bocas, 32 portas usadas em madeira, c/ 3 vidros cada, 74 CM. Tratar: (13) 97093952/ Após as 10h VENDO 5 telhas, Eternit, grande, valor: 20 cada. Tratar: (13) 3317-3085/ 9790-6384/ Rocha VENDO celular LG 310, c/ 3 meses de uso, valor 300, dual chip com cartão de memória de 2 GB. Tratar: (13) 9797-5372 VENDO geladeira, armário, cozinha, fogão c/ bujão e cômoda, todos usados. Tratar: (13) 33173721/ 9723-7070 VENDO CD, Sanyo, módulo 100W, antena elétrica, bloqueador car system e trava multilock, valor: MIL. Tratar: (13) 3311-7028 / 9788-8223 / 8120-2240 VENDO videokê, profissional, RAF, com 200 músicas, amplificador e caixa de som. Tratar: (13) 9778-4767 VENDO, portas, janelas, vasos sanitários, cubas e tanque, motivo reforma. Tratar: (13) 9704-0410/ 9701-4964 VENDO Play 2, com 2 controles e 20 jogos, novo na garantia, valor: 350. Tratar: (13) 91007459/ 9100-5968 VENDO caixa d’água, tigre de mil litros com tampa, valor: 150. Tratar: (13) 9100-7459/ 9100-5968 VENDO máquina com gabinete Singer, valor: 250. Tratar: (13) 91007459/ 9100-5968

VENDO guitarra, Tajima, Tzero, azul, com micro afinação, valor: 450. Tratar: (13) 9730-4494/ 3317-2038 VENDO saco de pancada de 90 CM, bom estado, pouco uso, azul, valor: 70. Tratar: (13) 9611-8584 VENDO máquina de frango com capacidade para 30 frangos e fogão semi industrial com forno 4 bocas. Tratar: (13) 3311-8908 Vendo maquina de lavar louça, cônsul simples. Tratar: (13) 3313-2750/ 9700-5732/ 9777-5519/ Cleiciane Vendo uma parabólica nova, valor: 200 Tratar: (13) 97519860 Vendo Xbox com kinect novo na caixa e 2 jogos. Tratar: (13) 8142-5747 Vendo PS3 com 2 manetes, novo na caixa com jogos e nota fiscal. Tratar: (13) 8142-5747 Vendo geladeira duplex 340L, Eletro Lux, semi nova, valor: 800. Tratar: (13) 9760-0644 Vendo sofá em ótimo estado, laranja c/ 3 lugares da Tok Stok, valor: 300. Tratar: (13) 9760-0644 Maquina de costura, semiindustrial, interlock, completa c/ mesa e motor, valor: 1 mil. Tratar: (13) 3317-4638 Aceito doações de computadores usados ou de camas. Tratar: (11) 98784008/ 8351-3029 Vendo, cadeira p/ carro, de bebe, e cadeira refeição, ou troco por colchão. Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029/ Retorno VENDO Geladeira comercial em aço inox, 4 portas medindo 1,94x 1,25x 0,63 marca KLIMA (13)97556636 / Tratar: Sérgio VENDO PSP novo com memory card de 2gb c/ case e carregador (game rockband incluso) R$400,00 (13) 97556636 Sérgio VENDO escada de madeira extensível, fechada 4x20 – aberta 7x20, valor: 350. Tratar: (13) 33172221/ 9787-0903 Vendo barzinho completo de sala com 2 banquetas, valor: 250. Tratar: (13) 3317-2221/ 9787-0903 VENDO Mesa de computador, marfim, valor: 150. Tratar: (13) 33172221/ 9787-0903 VENDO microondas de 110W, valor: 100. Tratar: (13) 9100-7459/ 9100-5968 VENDO TV, tela plana de 29 polegadas, valor: 350. Tratar: (13) 33172221/ 9787-0903 VENDO Microondas da Brastemp, 330L, semi novo, com garantia. Tratar: (13) 8144-7080 VENDO câmera digital e filmadora, tekpix, zerada, com nota fiscal. Tratar: (13) 9701-4136/9778-4658 VENDO TV de 14 polegadas Philco. Tratar: (13) 8144-7080 VENDO microondas Brastemp, semi-novo e um forno elétrico. Tratar: (13) 9701-4136/9778-4658 VENDO barco de alumínio de 5 metros, motor Johnson de 15 HP. Valor:

3500. Tratar: (13) 97172730/ 9108-8203 VENDO rack de Tv, novo, Tok Stok, branco, valor: 220. Tratar: (13) 9632-9918 VENDO maquina Brastemp, 7 kg, valor: 300 reais. Tratar: (13)3313-3242 VENDO fogão inox com 5 bocas e grill, com garantia. Tratar: (13) 8144-7080 VENDO motor de barco Johnson, 86, 15 HP, valor: 2 mil. Tratar: (13) 3313-3242 VENDO máquina de cortar frios, filizola, modelo 103JR. (13) 9701-9717 VENDO Balcão de Vidro desmontável. (13) 9701-9717 VENDO motor de Polpa Johnson, 10 Hp. Tratar: (13) 9701-9717 VENDO Telemensagem, funcionando, c/ todos os equipamentos, computador e impressora. Tratar: (13) 3311-7299/ 9781-3256 BATERIA RMV, pele, remo, vermelha completa com Chimbal. Tratar (13) 9616-1480 VENDO guitarra modelo T 0, nova, com micro afinação, azul, valor: 600. Tratar: (13) 9616-1480 VENDO play 2, destravado com 4 jogos, valor: 170. Tratar: (13) 9794-5686 PRECISA SE DE SÓCIO para Lan House. Tratar: (13) 3313-117/96071296/ Av. Anchieta 11558, Jd Indaiá. VENDO Play 2, destravado, 1 controle e 5 jogos e memory card, valor: 170. Tratar: (13) 3316-4149 VENDO telão da Epson, projetor. Tratar: (13) 8820-7935/ 9613-3832 VENDO vaporizador ideal para pessoas que tenham problemas respiratórios. Tratar: (13) 9747-4047 VENDO conjunto de sofá de 2 e 3 lugares, semi novo, em Korino náutico, branco, valor: 450. Tratar: (13) 3317-2248/ Marcos. VENDO Semp Toshiba, semi novo, preto, operadoras: Oi, claro e Tim, valor: 180. Tratar: (13) 3311-9683 / 9778-5901 VENDO Nokia N70, semi novo, cahmpagne, operadoras: Tim e Oi, valor: 200 Tratar: (13) 3311-9683 / 9778-5901 VENDO Samsung SGHL760V, semi-novo, azul prateado, operadoras: OI, Claro e Tim, valor: 200. Tratar: (13) 33119683 / 9778-5901 VENDO sofá, 3 lugares da Tok Stok, valor: 300. Tratar: (13) 9760-0644 AVON Kits pronta entrega promocionais (13) 9708-2965 Karen VENDO Nokia 2330, novo, valor: 150, operadoras: OI, Claro e Tim. Tratar: (13) 3311-9683 / 9778-5901 VENDO Nokia 5200, usado, em ótimo , azul e branco, com todos acessórios, operadoras: OI e Claro, valor: 130. Tratar: (13) 3311-9683 / 9778-5901 VENDO micro system valor: 200 e 1 mesa de computador, valor: 100. Tratar: (13) 8839-9461/

08/07/2011 20:06:48


16 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 09 a 15 de Julho - Edição 1134

| COSTA NORTE

Vip

Celebridades em foco UM NOVO CONCEITO EM COLUNA SOCIAL

Edison Prata (13) 7850-2283 edisonprata@ig.com.br

O Guarujá Golf Club realizou o XXVII Torneio Aberto de Golf. Vale comentar que a entrega da premiação aconteceu no Sofitel Jequitimar de Guarujá, reunindo um grupo seleto de convidados e amigos. Confira...

Presidente e diretoria do Guarujá Golf Club: Dr. Miguel Calmon Nogueira da Gama, Virgilio Carolino, Siegfried Grotzinger, Antonio Ferreira, Bob Bauchat, Marcello Zuccas e Domênico Abate ....

O vice-capitão Bob Bauchat, com Domênico Abate...

Roberto Nemer, Marcello Zuccas e Domênico Abate....

Provando que é um verdadeiro esportista, mais uma vez, o empresário Hugo Rinaldi faturou o 1º lugar, em sua categoria. Nesta foto, com a sua filha Bruna Rinaldi (centro) e uma amiga....

Dora Nascimento, Paula Caldwel, Erinaldo, Luis Antonio de Mello Awazu e Viviene , com grandes revelações do Golf: os irmãos Cauê e Caio Nascimento....

Os ganhadores foram recepcionados no requintado Sofitel Jequitimar, de Guarujá.... Daniel Garcia, Adalto Kiota, o desembargador Dr. Itamar e Ricardo Pastori....

A primeiradama do GGC, Dra. Cleide Calmon com Lucinda Carolino...

O capitão Antonio Ferreira Filho com a esposa Matiko Yashiro, e Domênico Abate....

pagina_16.indd 1

08/07/2011 20:07:48

Jornal Costa Norte  

edição 1134

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you