Page 1

19 anos de lealdade com o leitor

R$ 1,00

www.costanorte.com.br - Edição 1131 - 18 a 24 de Junho de 2011 - Diretor Presidente: Ribas Zaidan

REPRODUÇÃO

BERTIOGA

19 de Maio definida

Descaracterização do canteiro central, incluindo bolsões de estacionamento, com cerca de 115 vagas. Essa

foi a solução encontrada pelos técnicos da prefeitura de Bertioga e representantes do comércio para alteração

do projeto de revitalização da avenida 19 de Maio, principal via de entrada na cidade.

ITANHAÉM

Daesp vai construir novo hangar no Aeroporto

PMI

PAG. 07

BERTIOGA

Pq. Tupiniquins é que recebe o Circuito Sesc de Artes Programação será desenvolvida a partir das 16h de domingo (19)

PÁG. 12 SESC-SP

Órgão estadual abriu nesta sexta (17) as propostas do processo licitatório, mas o nome da empresa vencedora só será revelado na semana que vem.

PÁG. 02 BAIXADA SANTISTA

Proposta de nova rodovia será levada ao governador PÁG. 08

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Obra ocupará área de 2.458,75 m² para atividades aeronáuticas.

ESTADUAL

Sábado (18) tem vacinação contra paralisia infantil e sarampo

Domingo (19) há vestibulinho da Etec

PÁG. 05

JCN

PÁG. 06

BERTIOGA

ILHABELA

Senado aprova o título de Capital Nacional da Vela PÁGS. 02 E 13

JCN

BAIXADA SANTISTA DIVULGAÇÃO

GUARUJÁ

3 são detidos por tráfico

Roubos na mira das Polícias

PÁG. 10

PÁG. 10

SÃO SEBASTIÃO

BAIXADA SANTISTA

BERTIOGA

Boiçucanga recebe Cidadania em Ação

Pré-sal dobra valor de imóveis na região

‘CN Escola’ já tem vencedores de Redação

PÁG. 07

capa_1131.indd 1

Novo projeto foi aprovado em consenso pelos comerciantes, em reunião, ocorrida quarta-feira (15) no Paço de Bertioga. TADEU NASCIMENTO/PMS

Projeto não tem necessidade de votação em plenário e segue para publicação. Mês que vem, começa a 38ª Semana de Vela.

PÁG. 08

PÁG. 07

Pessoalmente, a presidenta da Sabesp, Dilma Penna assinou quinta (16) o patrocínio da companhia na construção do Museu Pelé, em Santos. Na foto, o Rei do Futebol cumprimenta Dilma e agadece o incentivo.

17/06/2011 22:27:33


2 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 18 a 24 de Junho - Edição 1131

| COSTA NORTE

EXIGÊNCIA PELO DIPLOMA A Fenaj e os Sindicatos de Jornalistas realizaram quarta (15) ato político de protesto, em Brasília, pelos 2 anos da decisão do STF que extinguiu a exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão (17/06/2009). O movimento reivindicou a tramitação e aprovação da PEC 33/09 no Senado e da PEC 386/09 na Câmara dos Deputados.

PODER

ILHABELA

Senado aprova título de Capital Nacional da Vela para arquipélago SENADOR SÉRGIO PETECÃO FOI O RELATOR DO PROJETO, QUE JÁ HAVIA SIDO APROVADO PELA CÂMARA LUÍS DANIEL/PMI

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

I

IN LOCO O senador Sérgio Petecão visitou Ilhabela em março deste ano e conferiu de perto a vocação turística da cidade, bem como as atividades náuticas. “Há mais de 30 anos, a Semana Internacional da Vela, considerada a maior competição náutica da América Latina, é realizada no município. O título representará o reconhecimento pelo esforço empreendido pela cidade no

ITANHAÉM

Daesp vai construir novo hangar no Aeroporto Obra anunciada confirma plano de expansão das atividades aéreas

DA REPORTAGEM

O prefeito Colucci e o senador Petecão, durante recente reunião, em Brasília

apoio a essa modalidade esportiva”, relatou o senador. 38ª EDIÇÃO No mês que vem, a cidade promove a 38ª edição da Semana Internacional de Vela, sendo de 02 a 09 de julho, a ‘Rolex Ilhabela Sailing Week’, com organização do YCI (Yacht Club de Ilhabela); e de 15 a 17 de julho, a ‘Monotipos’, com organização da prefeitura (vide matéria na pag 13).

SÃO SEBASTIÃO

redacao@costanorte.com.br

O

Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de SP) abriu nesta sexta-feira (17), em sua sede, na capital, as propostas de processo licitatório para construção de um hangar no Aeroporto Regional Dr. Antonio Ribeiro Nogueira Júnior, em Itanhaém. O nome da empresa vencedora, entretanto, só será revelado pelo órgão na segunda ou terça-feira (20 e 21). A obra ocupará área de 2.458,75 m² e será destinada para atividades aeronáuticas.

É uma chancela oficial para o município, que já tinha uma autodenominação por sua vocação náutica. Conseguimos agora garantir de forma inquestionável esse título tão importante para Ilhabela prefeito Toninho Colucci

lhabela, a ‘Capital Nacional da Vela’. O projeto que dá o título para o município foi aprovado pelo Senado, em Brasília (DF), nesta terça-feira (14). A proposta foi aprovada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, e teve como relator o senador Sérgio Petecão (PMN-AC). Não há necessidade de votação em plenário e o projeto segue agora para publicação, que deve ocorrer nos próximos 5 dias. Em seguida, a proposta vai para a sanção da presidenta Dilma Rousseff. O projeto foi apresentado em 2009 pelo então deputado federal Marcelo Ortiz (PV-SP) e aprovado pela Câmara dos Deputados, em 2010.

INFRAESTRUTURA Serviços de adequação da área e outros julgados necessários à infraestrutura do local serão incluídos, como acesso de veículos e aeronaves, energia elétrica, telefonia, água, esgoto,

Secretário do Meio Ambiente apresenta ‘Pacotão Ambiental’ na Câmara

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

O

secretário da Semam (Meio Ambiente) de São Sebastião, Eduardo Hipólito do Rego, expôs na abertura da sessão ordinária da Câmara dos Vereadores desta terça-feira (14) os detalhes de um pacote de projetos ambientais, previstos para serem implementados ainda este ano. A apresentação do chamado “Pacotão Ambiental” foi solicitada formalmente ao presidente da Casa, vereador Artur Balut, pela própria Semam, para que os parlamentares e a população pudessem ter acesso aos itens do pacote, viabilizando assim mais

uma oportunidade de conhecimento público sobre o planejamento das ações da pasta. METAS Eduardo Hipólito fez uma explanação sobre as metas que o “pacotão” pretende atingir até o final deste ano, ou até no máximo o mês de fevereiro de 2012. São 13 itens que, segundo ele, têm como objetivo trazer um equilíbrio adequado entre a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população local. Há ainda outros projetos, como atendimento às comunidades isoladas. QUESTIONAMENTO Após a apresentação foi aberto espaço para o questionamento dos vereadores. O item mais questionado foi o da instalação da usina de Tratamento Mecânico Biológico para Resíduos

EXPEDIENTE JORNAL COSTA NORTE LTDA - EPP Redação e Publicidade: Av. 19 de Maio, 695 – Jd. Albatroz Bertioga/SP – CEP.: 11.250-000 - Fone/Fax: (13) 3317-1281 E-mail: jcnorte@uol.com.br / redacao@costanorte.com.br Diretores: Ronaldo Berlofi Zeidan e Roberto Berlofi Zeidan Edição: Lúcia Bakos (MTb:39.479) Reportagens: Ana Cláudia Gomes Fotos: JCN Impressão: Diário do Grande ABC Circulação: Baixada Santista e Litoral Norte As páginas sociais são de total responsabilidade de seus autores, assim como a veracidade dos classificados gratuitos.

pagina_02.indd 1

VALÉRIA BORGES/PMSS

Detalhes dos projetos foram passados na abertura da sessão

Eduardo Hipólito fala aos vereadores sobre o ‘pacotão’

VOOS NOTURNOS Em fevereiro deste ano, Itanhaém recebeu a homologação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar voos noturnos. A decisão incluiu o aeroporto da cidade no livro de rotas da aviação civil a autorização para funcionamento 24h e a ampliação da pista. Itanhaém também é responsável pelo transporte dos funcionários da Petrobras até as plataformas de Merluza (184 km de distância da costa paulista) e a de Mexilhão (320 km), a 50 minutos de helicóptero. No local, a Petrobras produz gás natural e condensado de petróleo.

CUBATÃO

Prefeitura anuncia solução para a Ponte Preta Local encontra-se interditado pelo município, devido à decisão judicial

anos, a ponte está com a estrutura totalmente comprometida devido a adiantado estado de corrosão, correndo o risco eminente de desabamento.

DA REPORTAGEM

INTERDITADA O local encontra-se interditado pela prefeitura, devido à decisão judicial. Por causa disso, o Poder Público vem garantindo gratuitamente o transporte entre os dois núcleos habitacionais, por meio de micro-ônibus, com saídas das 7h às 17h em intervalos de meia hora. Outra garantia dada é o transporte de estudantes que frequentam a escola Zenon Cleantes de Moura, na Fabril, no período noturno.

redacao@costanorte.com.br

Itens do “pacotão”: 01. Plano Diretor; 02. Plano Municipal de Saneamento (tratamento de água e esgoto); 03. Selo Municipal de Inspeção Sanitária do Pescado (que não existem no Litoral Norte; projeto de São Sebastião aguarda somente a aprovação na Câmara Municipal e tem como um dos objetivos incluir o peixe na merenda escolar); 04. Cooperativa de Recicláveis (capacitação e capitação de renda); 05. Tratamento Mecânico Biológico para Resíduos Sólidos; 06. Projeto ‘Visão Costeira’ e APA Municipal Alcatrazes (que leva à população a educação ambiental, por meio da vivência e do conhecimento da região); 07. Aquicultura na aldeia Guarany do Rio Silveiras, Costa Sul (aumentar o número de tanques de 3 para 5); 08. Departamento de Pesca (diagnóstico de pesca, cursos técnicos, fazendas marinhas, reforma dos ranchos de Boiçucanga e Juquehy); 09. Fazendas Marinhas (incentivar a formação dos cultivos e também a realização de visitas monitoradas para expandir o conhecimento deste processo); 10. Municipalização do Licenciamento Ambiental; 11. Retomada do Plano Apell, no centro, e contingentes, na Costa Sul (plano de alerta e preparação para acidentes de vazamento de óleo); 12. Píer do São Francisco; 13. Taxa de fiscalização do Porto.

condições físicas do terreno abrangendo limpeza, remoção de vegetação, movimento de terra, além de possíveis interferências como cercas e postes. Todos os serviços ficarão a cargo da empresa vencedora da licitação. Em contrapartida, a empresa concessionária utilizará as futuras instalações da edificação no aeroporto.

A

prefeitura de Cubatão, Usiminas, Petrobras e o Grupo MN assinam na próxima terça-feira (21), às 11h, no miniauditório do Paço Municipal, termo de parceria para recuperar a Ponte Preta, que liga Pilões à Água Fria. Por meio do termo, a Petrobras irá elaborar um projeto de recuperação que será executado pela NM Engenharia, com aço doado pela Usiminas. Construída há 110

17/06/2011 22:18:57


COSTA NORTE | Bertioga, 18 a 24 de Junho - Edição 1131

www.costanorte.com.br > 3

BERTIOGA

“A ligação seca entre o Saboó e a Ilha Barnabé para dar acesso à rodovia Domênico Rangoni é uma solução que contemplaria todos os tipos de veículos e não causaria tanto impacto”, Paulino Vicente, diretor da Codesp, sobre ponte ou túnel entre Santos e Guarujá. perdeu um tempo precioso e vai perder mais um pouco para se reestruturar.

SESSÃO CURTA A sessão da Câmara desta terça (14) teve apenas a leitura de PL que trata da lei orçamentária 2012. Em 1ª votação, o projeto já foi aprovado. A 2ª votação deve ocorrer dia 28. Com 129 emendas, o projeto voltará à discussão e a expectativa é de que será aprovado, sem grandes problemas.

CARTÃO VERMELHO O vereador Edson Aparecido dos Santos, o Dedinho (PSB) foi sumariamente destituído da presidência do diretório municipal do PSB, semana passada. Em seu lugar, a executiva do partido elegeu Marilda Canelas.

ALBATROZ

GUARUJÁ

HOMENAGEM Nesta sexta (17), uma sessão extraordinária homenageou a sra. Setsuko Uehara, em comemoração ao Dia da Imigração Japonesa, instituída por lei municipal. E a homenageada, que está na cidade há 41 anos fez questão de dançar um ritual japonês para o público. Ela foi super aplaudida.

COLUNA

MURMURINHOS As articulações e alianças políticas vão de “vento e polpa”. A cada dia surgem nomes de pessoas que pleitearão uma cadeira na Câmara ou a do Executivo, em 2012. Há quem diga até que, nas próximas eleições, haverá mais candidatos do que eleitores. Pode?! VERBAS Guarujá foi beneficiada com o repasse de R$ 1,3 milhão, do Ministério da Saúde. Segundo a prefeitura, o dinheiro será utilizado para compra de equipamentos e material para estruturação da rede de serviços de Atenção Básica de Saúde.

CUBATÃO FIM DA OPOSIÇÃO Nos últimos 2 meses, o “desejo de consumo” dos oposicionistas à administração Márcia Rosa (PT) foi o vereador petista Adeildo Heliodoro, o Dinho. Nesse período, Dinho sinalizou seu “descontentamento” com o governo e a disposição de partir para a oposição. Do plenário da Câmara atacou “figuras” do primeiro escalão, preservando sempre a prefeita. FIM DA LUA DE MEL Amigo de Márcia Rosa, de quem foi líder na Câmara e secretário de Finanças, Dinho partiu para a lua de mel (casou no último 27), deixando a oposição absolutamente fortalecida com a sinalização de que “na volta” definiria seu futuro político. FIM DA CANDIDATURA “Volta” que, nos corações oposicionistas, significava o rompimento definitivo com a Administração e com o PT. Nos bastidores da política cubatense, o PSB liderou francamente a bolsa de apostas e já havia socialista dando como certo a filiação de Dinho para disputar o Palácio Piaçaguera.

NADA CONTRA... Não há, nem técnica nem politicamente, nenhum impedimento para que a instalação de um campus avançado da Poli/USP, em Cubatão, se transforme, depois de décadas de tentativas, em realidade. ...TUDO A FAVOR A diretoria da Emae já sinalizou que está disposta a conversar para ceder áreas da Usina Henry Borden; a prefeita está empenhada; os empresários do Pólo Industrial da mesma forma; e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, em cuja pasta está a USP, também. TRANSPARÊNCIA Márcia Rosa e seu secretariado se reúnem com a população ás 19h de segunda (20), na sede da Acic (rua Bahia, 171, Vl. Paulista), para discutir o orçamento participativo de 2012. RACHOU DE VEZ Depois de 16 meses do rompimento político da prefeita com seu vice Arlindo Fagundes, finalmente foi jogada uma pá de cal sobre qualquer possibilidade de reaproximação política. Nesta quinta (16) foram exonerados 5 assessores do vice-prefeito. NA PORTA? O vice confessou ter sido surpreendido com as exonerações e teme, agora, perder seu gabinete no Paço, onde conta apenas com o suporte de uma patrulheira do CAMP. “Se acontecer isso”, ameaça: “Monto acampamento na porta da prefeitura ou da Igreja Matriz”. CONCURSO A prefeitura vai contratar mais 82 professores aprovados no concurso público. O edital está no site www. cubatao.sp.gov.br. Os convocados devem comparecer à rua Padre Nivaldo Vicente dos Santos, 51, 1º andar, centro, para a realização de exames médicos admissionais. O não comparecimento caracterizará desistência.

BERTIOGA SUCESSÃO Está se desenhando uma nova opção rumo à cadeira de alcaíde de Bertioga, terra da morada dos macacos, grandes e gordos. Esta nova opção passa bem dentro das entranhas do Poder Legislativo bertioguense.

FIM DO INDEPENDENTE Até que, no finalzinho da sessão desta terça (14), Dinho jogou um balde de água fria nos sonhos da oposição e comunicou a “suas excelências” que continuaria no PT e na base de apoio da prefeita. Mais: anunciou o fim da postura de “vereador independente”, que havia assumido.

SUCESSÃO II A opção que se desenha é a dobradinha Caio Matheus e Marcelo Vilares, ou vice-versa. Essa dupla contaria hoje com o aval dos edis Vando, Pastor Clayton, Toninho Rodrigues, Ênio Xavier e outros simpatizantes.

GOLPE ... Não são poucos os que acompanham os bastidores da política local e que entendem que a “rebeldia” de Dinho, registrada nos últimos meses, funcionou como catalisador da oposição que sonhava com uma candidatura capaz de derrotar Márcia Rosa nas urnas, em 2012.

SUCESSÃO III Resta saber quais seriam os partidos que estes coadjuvantes conseguiriam angariar para engrossar o caldo. Caio e Toninho no DEM, que hoje namora com Silvio Magalhães; Marcelo e Vando no PTB; Pastor Clayton no PMN, que hoje namora com Orlandini, que é do DEM. Parece o samba do crioulo doido!

... DE MESTRE? Esses analistas entendem que Dinho, vereador mais votado nas últimas eleições, conseguiu unir os partidos de oposição em torno de sua possível ruptura com o governo. Ele, inclusive, chegou a anunciar que sairia do PT, correndo o risco de perder o mandato, e lançar sua candidatura ao Executivo. Com isso, a oposição

SUCESSÃO IV Em outra ponta desta equação, vem Silvio Magalhães (PSB), que conta com a simpatia do PT, que tem o dr. Jurandyr também querendo entrar na disputa dessa cadeira. Hoje, Jurandyr tem prestígio na cidade, pois na área da Saúde, onde é administrador do Hospital de Bertioga, as coisas vão muito bem, obrigado.

BERTIOGA

Audiência pública vai discutir a LDO Encontro acontece no plenário da Câmara, na noite de segunda-feira (20) DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

Câmara de Bertioga realiza às 19h de segundafeira (20), audiência pública para discutir o Planejamento Orçamentário do município. Serão apresentadas propostas para a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2012 e

pagina_03.indd 1

modificações do PP (Plano Plurianual) 2010/2013. A expectativa é que a população compareça para acompanhar as discussões da peça, fundamental na implantação de projetos e melhorias da cidade. “Nossa intenção é que as pessoas tenham acesso às informações e saibam onde serão aplicados os quase R$ 290 milhões previstos na LDO para o ano que vem”, afirmou o secretário-geral da Câmara, Aude Muquer de Oliveira.

DETALHAMENTO Pela projeção da prefeitura, o orçamento de Bertioga para 2012 será de R$ 289.548.235,00. O detalhamento desse valor, porém, só será apresentado na LOA (Lei Orçamentária Anual), cuja apreciação pela Câmara se dará no final do ano. Os dois projetos estão disponíveis no site www.camarabertioga. sp.gov.br. A previsão é que eles sejam votados antes do recesso parlamentar, que tem início em 1° de julho.

SUCESSÃO V Já comendo por dentro do prato quente e, querendo fazer mais 4 anos, está o alcaíde Orlandini, que conta com a força de sua simpatia e o peso da caneta. Orlandini está muito animado, pois agora começam as obras do seu governo: av. 19 de Maio, orla da Praia, rodoviária, av. Anchieta, drenagens, escolas e UBSs. SUCESSÃO VI Também correndo para o pódio nº 1, a presidente do PMDB, Valéria Bento, que vem fazendo bom trabalho na comunidade. Além dela, desponta ainda Kaled, que, segundo Beto Mansur, deverá ser o presidente do PP, em Bertioga. E ainda poderão surgir novos nomes ou coligações. Vamos aguardar, pois quem sentar na cadeira do alcaíde para o período de 2013/2016 vai administrar um orçamento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.

PODER ESTADO DE GREVE Os motoristas da Viação Bertioga estão em ‘estado de greve’. Em assembleia na terça (14), eles rejeitaram reajuste de 9% a partir da data-base de maio. Eles terão nova assembleia às 19h30 do dia 21, para avaliar possível melhoria da proposta ou decretar a greve. Nesse caso, a paralisação será a partir de 27 de junho (UMA segunda-feira). Os motoristas reivindicam a equiparação salarial com os trabalhadores de Guarujá ou, no mínimo, 13%. NOME DE RUA Os vereadores aprovaram, nesta terça-feira (14), o PL 31/11, que denomina de rua Paulo Sérgio Martinez, a rua Projetada Enseada A, no Jardim Albatroz. VERÃO AZUL Pela 3º vez foi adiada a prestação de contas do projeto ‘Verão Azul’, que deveria ser apresentada na reunião do Contur (Conselho de Turismo) do dia 07 último. Segundo o diretor de Turismo, Flávio Lessa, a pessoa responsável pelos esclarecimentos é o presidente da comissão do ‘Verão Azul’, Flávio Galante, que estaria de férias. Desta forma, ficou definido que a comissão, composta também por 2 membros do Contur, irá analisar as contas no retorno de Galante. PARABÉNS AO JCN O vereador Ney Lyra (PRP) apresentou moção de parabenização ao JCN (Jornal Costa Norte) pelo novo layout do periódico. Segundo o vereador, o jornal está se modernizando, trazendo uma proposta de leitura mais dinâmica, acompanhando tendência mundial. A moção foi assinada pelos demais vereadores. PARABÉNS AO JCN II O JCN também foi parabenizado pelo vereador Toninho Rodrigues pela reportagem ‘Zoneamento de Bertioga é aprovado’, publicada na edição de 04 a 10 de junho. O texto menciona os desafios que os governantes de Bertioga enfrentam para o desenvolvimento do município que conta com 94% de seu território como área de preservação. Dos 6% restantes, 4,5% já estão ocupados, restando, portanto, 1,5%. DESEQUILÍBRIO “Não sou contra o meio ambiente, mas como homem público, sou cobrado por desenvolvimento”, comentou Rodrigues, durante a sessão. Para ele, homem e árvore podem conviver, desde que haja equilíbrio. “Não posso pensar que o homem não tenha sustento, isso é desequilíbrio e não sustentabilidade”. FAIXA VIVA O vereador Vando apresentou indicação em que sugere a implantação da campanha de trânsito ‘Faixa Viva’, que consiste na travessia de pedestres nas faixas de segurança, nos locais onde não há semáforos, apenas com a indicação do braço esticado e a palma da mão voltada para os automóveis, nos moldes em que vem ocorrendo em Santos. ÔNIBUS DE GRAÇA Já Caio Matheus apresentou indicação em que solicita ao Executivo a criação de lei que isente de tarifa do transporte público coletivo os portadores de doenças crônicas ou degenerativas. EMEIF VISTA LINDA O vereador Alemão apresentou indicação em que solicita serviços de manutenção na Emeif Vista Linda. Alemão afirma que o prédio da escola está com paredes rachadas, as janelas estão quebradas e as grades de contenção da piscina estão enferrujadas e caindo. PARQUE RESTINGA A Fundação Florestal e a prefeitura realizam dia 29, às 9h, na Casa da Cultura, reunião visando a discussão da formação do Conselho Consultivo do Parque Estadual Restinga de Bertioga. O encontro é aberto a todos. HEPATITE C CRÔNICA A prefeitura inaugura também no dia 29, às 15h, o Centro de Tratamento Acompanhado, dirigido aos portadores de Hepatite C Crônica, nas dependências do Centro de Saúde III, na região central. Assim, os pacientes locais não precisarão mais ser deslocados para hospitais das cidades vizinhas. REUNIÃO CONSEG O Conseg (Conselho Municipal de Segurança) realiza reunião ordinária na segunda-feira (20), das 19h às 21h, na Emef José Carlos Buzinaro, no bairro de Guaratuba. PROGRAMA CLOROFILA As escolas EE Maria Celeste Pereira Leite e EMEIF Mário Covas vão realizar mais uma feira, promovida pelo Programa Clorofila, da Sobloco. O evento, que acontece quarta (22), consiste na exposição de boas práticas que ajudam a preservar o meio ambiente. A feira será aberta ao público em geral e acontecerá das 9h às 14h, na av. São Lourenço, 2.160, na Riviera.

17/06/2011 22:21:48


4 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 18 a 24 de Junho - Edição 1131

Vip

Destaques do Litoral

“As dificuldades que você encontra se resolverão conforme você avançar. Prossiga e a luz aparecerá e brilhará com clareza crescente em seu caminho.” Jean le Rond D Alembert

Podio feminino

Homenagem

O secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, recebeu o título de ‘Cidadão Vicentino’, em recente evento, na cidade de São Vicente.

Novidade no Hospital Gilherme Alvaro

A engenheira florestal de Bertioga, Maria de Carvalho Tereza (em pé) e a dentista Solange Peres (sentada à dir.) foram algumas das colaboradoras no plantio de mudas de árvores no Parque dos Tupiniquins, durante a 3ª Semana do Meio Ambiente na cidade.

Na TV Costa Norte

Duíno Fernandes, secretário de Desenvolvimento Urbano de Guarujá (esq.), em entrevista com Ribas Zaidan, na TV Costa Norte – Canal 48 UHF. O engenheiro Carlos Sérgio, de Bertioga; Bruno Covas; e Luiz Carlos Rachid, diretor da CDHU no Litoral Paulista e Vale do Ribeira, durante inauguração da estação de medição da qualidade do ar, em Santos.

Mauro Orlandini, prefeito de Bertioga (centro), em entrega simbólica da rede de esgoto nos conjuntos habitacionais Nedda I e II, no Indaiá.

pagina_04.indd 1

| COSTA NORTE

A ala feminina dos 5 km no pódio: Tatiane Ferreira, Eliane Oliveira e Eleni Nogueira. Todas comemoraram a subida ao pódio, durante a 3ª etapa do ‘Circuito das Praias Bertioga By Night’, na noite de sábado passado (11). Tambamdestaque

Da Beach&Co.

Outro bertioguense que se destacou na competição esportiva foi o atleta, André Santos.

Mais saude a 1 76 moradores Além de jornalista, a editora da revista Beach&Co., Eleni Nogueira, é uma grande adepta de competições esportivas. No último sábado (11), inclusive, ela foi uma das vencedora nos 5 km do ‘Circuito das Praias Bertioga By Night’.

17/06/2011 21:26:27


COSTA NORTE | Bertioga, 18 a 24 de Junho - Edição 1131

www.costanorte.com.br > 5

NOVO ENDEREÇO O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), de Praia Grande, mudou para o bairro Quietude, na sede da Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho (av. Ministro Marcos Freire, 6.650).

OPORTUNIDADE

ESTADUAL

Domingo (19) tem vestibulinho da Etec SOMENTE EM BERTIOGA, 168 JOVENS CONCORREM A 80 VAGAS, UMA MÉDIA DE 2,1 CANDIDATOS POR VAGA

C

om duração de 4h, as provas do vestibulinho das Etecs (Escolas Técnicas) em todo o Estado de SP acontecem neste domingo (19), a partir das 13h30. No site www.vestibulinhoetec.com. br já consta a lista dos locais de exame. Em Bertioga, 168 jovens se inscreveram para concorrer a 80 vagas, sendo 40 delas para Técnico em Comércio e outras 40 para Técnico em Logística, o que equivale a uma demanda média de 2,1 candidatos por vaga. A média na Baixada Santista é de 5 candidatos por vaga, já que 12.033 pessoas se inscreveram para disputar as 2.400 vagas disponíveis em 7 municípios da região. Assim, a média de candidato por vaga em Bertioga é bastante baixa, se comparada à da Baixada. Entretanto, o estudante deve conferir algumas dicas que irão auxiliar antes e durante o exame, conforme sugere o responsável pela área de Classificação do Centro Paula Souza, Nelson Kakuiti. CONTEÚDOS A prova, segundo ele, inclui conteúdos do Ensino

ARQUIVO/PEDRO REZENDE

ANA CLÁUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

Dicas para uma prova tranqüila: 1. Anote o endereço de onde a prova será realizada e procure saber com antecedência como chegar e quanto tempo você vai levar no transporte. 2. Chegue com antecedência de meia hora: às 13h. Assim você tem tempo para encontrar a sala onde vai fazer sua prova. 3. Leve um documento de identificação pessoal original com foto. Fique ligado: precisa ser o mesmo documento que você indicou na ficha de inscrição. 4. Leve água, bolacha e um doce, para te dar energia. 5. Material para a prova: lápis, borracha, régua e, para assinalar as alternativas corretas, caneta esferográfica. Prefira a de tinta preta, que aparece melhor no gabarito! 6. Leia as questões com muita calma e atenção. As questões não são divididas por disciplina, e sim por assunto. Exemplo: logo após um texto, podem vir várias questões, que envolvem conhecimentos de português, matemática, história e geografia.

Fundamental e atualidades, com questões de múltipla escolha. Podem fazer parte das questões, fatos importantes, como a tragédia no Japão ou grandes desmatamentos. Vale lembrar, ainda, que o candidato também deverá interpretar crônicas, poesias, charges, tabelas, gráficos, mapas e imagens. CLASSE DESCENTRALIZADA A Etec de Bertioga é uma classe descentralizada, isto é, uma unidade implantada

em parceria com a prefeitura, sob administração de uma outra Etec, no caso, a de Mogi das Cruzes.

Em Bertioga, prova acontece na Fabe, que fica na av. Manoel da Nóbrega, 966, Jd. Lido

OUTROS MUNICÍPIOS O Centro Paula Souza também oferece cursos técnicos em Etecs nos seguintes municípios: Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente. Além da classe descentralizada de Bertioga, há outra em Peruíbe, onde 323 candidatos se inscreveram para 120 vagas disponíveis.

BRASIL

Sebrae mostra vantagens da internet para pequenos negócios Conjunto de soluções é desenvolvido pela instituição

BERTIOGA

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

Curso promove qualificação em vinhos e queijos DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

V

inte e três profissionais da área de Hotelaria participaram, esta semana, do ‘1º Curso de Vinhos e Queijos’ de Bertioga. A iniciativa é do Sindicato dos Trabalhadores no Setor de Bares e Similares. O curso, gratuito, com o professor Heitor Magalhães aconteceu no Restaurante Boulevard, na Riviera de São Lourenço e foram 30h de qualificação, sendo 5h por dia. Os profissionais receberam noções básicas de enologia (ciência que estuda os aspectos relativos ao vinho), como os tipos de uvas, as viníferas, vinhos dos diversos continentes, além de combinações entre os tipos da bebida com os diversos queijos existentes. Cristiane Madrid, do Res-

pagina_05.indd 1

taurante Boulevard explica que, com a reforma da sede do Sindicato, ela viu uma oportunidade de realizar o curso em Bertioga. “Conseguimos trazer o curso para qualificar as pessoas da cidade”, comentou. PRÓXIMO CURSO O próximo curso que ela pretende trazer para Bertioga é o de bartender (profissional que trabalhar servindo em um

Sebrae acaba de disponibilizar para empresários e empreendedores de todo o país a versão on line de curso que mostra como utilizar a internet para melhorar a gestão do negócio. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela página www.ead.sebrae. com.br. Também estão disponíveis nas unidades estaduais do Sebrae, 3 novas oficinas presenciais voltadas para o tema: ‘Como criar um site de sucesso’, ‘Como usar um blog para a sua empresa’ e ‘Como abrir uma loja virtual’. O curso e as oficinas, palestras e

Contatos:

Interessados podem entrar em contato pelo e-mail: alcilene.lima@ gmail.com ou pelo telefone (13) 3219-5559. bar). Mas para viabilizá-lo são necessários pelo menos 25 alunos. A idade mínima é 16 anos e não é necessário estar trabalhando na área. JEFERSON MARQUES

Profissionais da área de Hotelaria receberam o treinamento

O

publicações integram o conjunto de soluções ‘Internet para Pequenos Negócios’, desenvolvido pelo Sebrae. São produtos que estão disponíveis nas versões presenciais e à distância. As palestras podem ser assistidas presencialmente ou por vídeo via TV Sebrae e Portal Sebrae. Já o curso - agora transposto para a internet - está distribuído em 4 módulos a serem feitos em 16h. PÚBLICO-ALVO O público-alvo das soluções são empreendedores e empresários de qualquer ramo de negócio, com pouca ou nenhuma experiência no uso da internet. drenagem no Litoral.

Resultados

Participantes saem de cada oficina com seus próprios blogs, sites e lojas virtuais. Ainda este ano deverão ser formatadas mais 3 oficinas para ajudar os donos de pequenos negócios a fazer buscas na internet, anunciar via sites de vendas e utilizar as redes sociais em favor dos seus negócios.

Serviço

Mais detalhes na Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800.

Objetivo é mostrar que por meio das ferramentas disponíveis na internet é possível o empresário ampliar a rede de contatos, estruturar o relacionamento com o cliente, divulgar e promover vendas e melhorar as gestões.

Ensino gratuito contou com 30h de qualificação, sendo 5h por dia

17/06/2011 21:29:15


6 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 18 a 24 de Junho - Edição 1131

| COSTA NORTE

GALERIA PLUVIAL

Já está assinada a ordem de serviço para início da construção da galeria de drenagem de águas pluviais na rua Aleixo Garcia, em Bertioga, no trecho entre av. Thomé de Souza e rua Mestre Pessoa, centro.

COMUNIDADE

BERTIOGA

Definição da licitação para lojas da Rodoviária será em agosto ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

A

té agosto deste ano, a prefeitura de Bertioga deve definir a forma de licitação para destinação das 8 lojas comerciais que serão construídas no Terminal Rodoviário da cidade, na Vista Linda. A informação é do secretário de Planejamento, José Marcelo Marques, que afirmou que a municipalidade está procurando o melhor modelo para atender o equipamento. “Ainda não sabemos se será concessão ou permissão”, disse. EMPREGOS EM VISTA A obra, além de permitir melhor ordenamento do sistema de transporte intermunicipal, pode se tornar uma possibilidade de emprego, como para o jovem Walber Oliveira, de

18 anos, que mora na rua Francisco de Assis Galvão Porto, ao lado do futuro terminal. “Um comércio no local seria bom para gerar emprego”, comentou o rapaz que já vê uma possibilidade de trabalho até para o irmão, de 22 anos, que também está desempregado.

fica às margens da rodovia Rio-Santos (SP-55), Lerch adiantou que já foi encaminhada solicitação ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) de estudos para a viabilização de acessos pela estrada. “Pode ser feita uma sobrelevação na rodovia, nos dois sentidos, dando acesso à rodoviária”. Ele ainda informou que a prefeitura já está estudando a construção de m a rg i n a i s , p e r m i t i n d o o acesso pelos bairros.

FUNDAÇÕES De acordo com o diretor de Planejamento, Ricardo Lerch, a obra está na fase de sondagem e prospecção do solo. Na próxima semana está previsto o início das fundações. “Grande parte do projeto conta com estruturas metálicas pré-moldadas, que dependerão apenas de instalação no local”, afirmou.

INFRAESTRUTURA A previsão de conclusão do 1º Terminal Rodoviário de Bertioga é fevereiro de 2012. O espaço é de 1.127,70 mil m² e a empresa vencedora da licitação é a PS Engenharia Construção e Comércio Ltda..

ACESSO Sobre o acesso ao local, que

JCN

PREVISÃO DE CONCLUSÃO DA OBRA É FEVEREIRO DE 2012; PREFEITURA VAI DEFINIR SE SERÁ CONCESSÃO OU PERMISSÃO VALOR O contrato de construção é de R$ 1,18 milhão, sendo R$ 1 milhão de emenda parlamentar da então deputada estadual Haifa Madi (PDT), e o restante (R$ 187, 771,21) contrapartida municipal.

Construções prevista: - 6 baias de ônibus - 8 lojas de 11 a 15m² - Postos de Juizado de Menores e da PM - Ambulatório de saúde - Área administrativa - Alojamento para motoristas - Guichês de vendas de passagem - Banheiros e fraldários Obra está na fase de sondagem e prospecção do solo

ESTADUAL

BERTIOGA

Vacinação contra paralisia e sarampo começa sábado

Conjuntos Neda I e II já contam com rede de esgoto

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

Entrega simbólica aconteceu sábado (11), com a presença do prefeito

BERTIOGA A ação, em Bertioga, acontecerá das 8h às 17h nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e também no Centro de Saúde III, situado no centro. Trabalharão neste sábado (18), durante o chamado ‘Dia da Mobilização’, os profissionais da Secretaria da Saúde do município, distribuídos em 22 postos fixos. A cidade ainda vai contar com dois postos volantes, que atenderão a comunidade, do Caiubura até Boracéia.

ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

P

Idades:

Crianças entre 0 e 1 ano – vacina contra a paralisia infantil Entre 1 e 4 anos – sarampo e paralisia infantil Entre 5 e 6 anos – somente sarampo ARQUIVO/ PEDRO REZENDE

Secretaria Estadual da Saúde abre neste sábado (18), a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil em todo o Estado, que também incluirá a imunização de crianças contra o sarampo. O objetivo é proteger a população infantil contra as 2 doenças, antes do período de férias. Deste sábado até 1º de julho devem ser levadas às salas de vacinação todos os paulistas com até 6 anos de idade. Além disso, haverá atualização de eventuais doses em atraso na caderneta. O Estado de SP não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da

Ásia, é fundamental que todas as crianças sejam imunizadas anualmente com as duas gotas da vacina Sabin.

JCN

Crianças até 6 anos de idade devem receber as doses

or meio do programa ‘Onda Limpa’, do governo estadual, a Sabesp implantou rede de esgoto nos conjuntos habitacionais Neda I e II, localizado no Jardim Indaiá, em Bertioga. A entrega simbólica aconteceu sábado último (11), com a presença do prefeito Mauro Orlandini (DEM) e de secretários municipais. O sistema irá beneficiar as 176 casas dos 2 conjuntos. O esgotamento do local consistia em uma estação de bombeamento, que dependia de limpeza periódica. Esse sistema será desativado. A ligação à rede de esgoto era uma reivindicação antiga da comunidade, que tinha que conviver com o esgotamento constante da estação, o que provocava o transbordamento. ATÉ A ETE O secretário de Planejamento, José Marcelo Marques, explicou que foi realizada a ligação da rede das casas até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Vista Linda.

Chefe do Executivo falou com a comunidade local, assim que chegou ao bairro

Para o prefeito, a obra é o resgate da auto-estima da comunidade dos 2 conjuntos. “Eles não precisarão mais conviver com o esgoto retornando para as casas. Isso dá mais dignidade, além de garantir qualidade de vida”. PLANTÃO DA CDHU Também presente ao ato simbólico, o diretor da CDHU na Baixada Santista e Vale do Ribeira, Luiz Carlos Rachid,

esclareceu algumas dúvidas dos mutuários. Segundo ele, nos próximos dias, um plantão da CDHU irá esclarecer ainda mais as dúvidas dos proprietários, principalmente com relação à inadimplência. “Ninguém precisa se preocupar, pois haverá uma renegociação de dívidas”, garantiu Rachid, que informou que a data do plantão será informada oportunamente.

Campanha estadual prossegue até o dia 1º de julho

pagina_06.indd 1

17/06/2011 21:24:56


COSTA NORTE | Bertioga, 18 a 24 de Junho - Edição 1131

www.costanorte.com.br > 7

CENSO DO IBGE

Esta semana, a Comissão Censitária do IBGE, em Bertioga, reuniu-se para avaliar o mapeamento dos aglomerados subnormais, levantados na realização do Censo na cidade. Pelo IBGE constam 11 e pelo PLHIS são 36.

COMUNIDADE

BERTIOGA

19 de Maio vai ter bolsões de estacionamento PARA ATENDER REIVINDICAÇÃO DOS COMERCIANTES, CANTEIRO CENTRAL DA VIA SERÁ PARCIALMENTE DESCARACTERIZADO E GANHARÁ 100 VAGAS JCN

ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

D

escaracterização do canteiro central, incluindo bolsões de estacionamento, com cerca de 115 vagas. Essa foi a solução encontrada pelos técnicos da prefeitura de Bertioga e representantes do comércio para alteração do projeto de revitalização da avenida 19 de Maio, principal entrada da cidade. O novo documento foi aprovado em consenso pelos comerciantes presentes à reunião, ocorrida quarta-feira (15) no Paço Municipal. A adequação do projeto será agora encaminhada ao Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias), órgão que destinará parte do valor para obra, R$ 1,52 milhões – o restante, R$ 1,64 milhões são provenientes da prefeitura. Para o prefeito Mauro Orlandini, o procedimento não vai interferir na obra, que já teve início nesta quarta (15), como já estabelecido anteriormente. Segundo o prefeito, a proposta foi fazer uma junção das 2 su-

passada – nesta proposta foram criadas 100 novas vagas de estacionamento. OS BOLSÕES Para Orlandini, os bolsões de estacionamento trarão mais segurança, uma vez que os ocupantes dos veículos terão um local adequado para sair do carro, ao contrário do que vem ocorrendo hoje. Além disso, haverá um trecho de desaceleração na entrada dos bolsões.

Prefeito Orlandini e secretário Zé Marcelo explicaram as mudanças no projeto

gestões apresentadas semana passada, cujo principal objetivo era permitir o estacionamento no lado esquerdo da via, próximo ao canteiro central. NOVO DESENHO O novo desenho mantém a ciclovia, mas com novo traçado. Na anterior, a ciclovia ocupava parte da faixa de rolamento, de ambos os lados

do canal, com uma mão de direção de cada lado. Na atual, a pista para bicicletas é única, com 2 mãos de direção, fazendo um traçado sinuoso sobre o jardim existente. Um terço do canteiro central, cerca de 400m, foi descaracterizado e serão criados 6 bolsões de estacionamento, em 45 graus, com cerca de 19 vagas em cada. Os bolsões adentrarão

o jardim e parte do canal será coberto. “Isso não impedirá a limpeza do canal”, garantiu o secretário de Planejamento, José Marcelo Marques. Os bolsões serão instalados em ambos os lados da via, de forma intercalada. Para tanto, segundo o secretário, alguns coqueiros do jardim serão remanejados. Comparando-se com o projeto anterior – apresentado semana

CALÇADAS Durante a reunião, os próprios comerciantes manifestaram a intenção de reformar as suas calçadas, visando, além do embelezamento, o melhor acesso para os clientes e acessibilidade para pedestres. Segundo o prefeito, a municipalidade pode intimar cada proprietário a realizar a obra ou executar as calçadas e fazer a cobrança por meio de contribuição de melhoria. Os comerciantes consideraram a 2ª proposta mais viável, uma vez que o projeto pode ser padronizado. A presidente da CDL, Marisa Negro, sugeriu que seja mantida

a comissão que tratou do projeto para a fiscalização da execução da obra na avenida, bem como para acompanhar a reforma das calçadas. “O grupo pode acompanhar o cronograma da obra e também padronizar o material que será usado em todas as calçadas, garantindo qualidade e resistência”, comentou. SEM TRANSTORNOS O secretário de Planejamento informou ainda que a prefeitura já solicitou à empreiteira vencedora da licitação – a Terracom –, que realize a intervenções de forma a evitar transtorno para os comerciantes. “O serviço será iniciado pelo canteiro central e somente no momento de pavimentar a pista, a avenida será interditada”, garantiu Marques.

Prazo Prazo contratual da obra é de 12 meses, mas para o prefeito Orlandini, será possível concluir os trabalhos até o final deste ano.

BERTIOGA

BERTIOGA

‘Costa Norte Escola’ já tem os Casamento Comunitário acontece em novembro vencedores de Redação Alunos da rede municipal disponibilizaram os trabalhos esta semana ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

A

e autoridades municipais e regionais, entre outros.

CERIMÔNIA A expectativa agora é pela realização da cerimônia para entrega da premiação. O evento acontece no dia 06 de julho, no Sesc-Bertioga, quando se reunirão, além dos protagonistas, que são os alunos, os seus familiares

RECESSO ESCOLAR Após o recesso escolar, o ‘Costa Norte Escola: comunicando para educar’ deverá ser retomado, com novos temas, sempre buscando conciliar educação com preservação ambiental.

Interessados devem entregar documentos até o final de julho

PRÊMIOS Os 3 melhores trabalhos de cada categoria recebem prêmios. Os alunos, um vídeo game Play Station 2; o professor e o diretor da escola, uma câmera fotográfica digital; e a escola, pode escolher entre um scanner, uma impressora ou uma multifuncional. O concurso conta com apoio da Sabesp, Sesc-Bertioga e Secretaria Municipal da Educação.

ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

O

s casais de Bertioga interessados em participar do ‘Casamento Comunitário’, realizado pelo ‘Escola da Família’ já podem iniciar os preparativos. Os documentos devem ser entregues até o final de julho, conforme explica a coordenadora do programa estadual, Mariana Santos Souza. O objetivo do evento é proporcionar aos casais a regularização da união com o custo mais baixo possível. Os interessados podem procurar a coordenadora aos sábados e domingos, na EE Vicente

REPRODUÇÃO

última etapa do 1º semestre do ano do projeto ‘Costa Norte Escola: comunicando para educar’, encerrou esta semana com a escolha dos vencedores do ‘Concurso de Redação’, de Bertioga. Os alunos do 5º ano, Agnes Bernardes Wegener, da Emef Dr. Dino Bueno; Daniela Campos Dias, da Emef Delphino Stockler de Lima; e Luana Gonçalves Moreira, da Emeif Vista Linda foram os vencedores, em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. Eles desen-

volveram redações com o tema ‘O ar que respiro’. Mais uma vez, a equipe de jornalistas do JCN (Jornal Costa Norte) se surpreendeu com a qualidade dos trabalhos e o empenho dos alunos. Foram 52 redações, 2 de cada sala de aula, escolhidas pelos professora, que foram analisadas. No total, 500 textos foram encaminhados para o jornal, confirmando o sucesso do projeto que este ano passou a fazer parte do conteúdo programático da Secretaria de Educação.

Documentos necessários: - Solteiros: 2ª via atualizada até 6 meses da certidão de nascimento, RG, comprovante de renda, carteira de trabalho ou declaração de renda de próprio punho. - Divorciados: 2ª via atualizada até 6 meses da certidão de casamento com a averbação do divórcio. - Viúvos: 2ª via atualizada até 6 meses da certidão de casamento com anotação do óbito e certidão de óbito.

Boiçucanga recebe o ‘Cidadania em Ação’ no sábado (18) redacao@costanorte.com.br

M

pagina_07.indd 1

CRITÉRIOS Para o ‘Casamento Comunitário’ é necessário comprovar a renda do casal de até 2 salários mínimos. Os que tiverem renda maior podem participar, entretanto, deverão pagar a taxa do Cartório.

Em 2008, 48 casais participaram; em 2010, foram 15.

SÃO SEBASTIÃO

DA REPORTAGEM

Da esq. p/ dir., as redações vencedoras das estudantes Agnes, Daniela e Luana

de Carvalho, que fica na rua Francisco Pinto, s/nº, ou pelo telefone (13) 9726-5382. O ‘Casamento Comunitário’ que pode ser somente civil ou religioso ou, ainda, ambos, vai acontecer em 12 de novembro. A previsão é de que cerca de 40 casais participem. A ideia, segundo Mariana, é de que os casamentos aconteçam na própria escola. “Mas ainda vamos decidir”, comentou, lembrando que as pessoas que quiserem colaborar com o evento também podem procurá-la.

ais um ‘Cidadania em Ação’ acontece sábado (18) na Costa Sul de São Sebastião. Com atividades voltadas para a comunidade, o projeto – que já percorreu diversos bairros do município ao longo dos últimos meses – deve oferecer aos moradores de Boiçucanga serviços gratuitos, alguns essenciais, como a emissão de documentação pessoal de identificação. Os trabalhos das equipes

voluntárias das Secretarias Municipais terão início às 9h, na EM Profº Antonio Luiz Monteiro, com previsão de término para as 16h. Durante esse período, a população terá ao seu dispor a emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho e orientação trabalhista; aferição de pressão arterial, exame para diabetes, orientações sobre DSTs, Aids e Dengue e exames oftalmológicos. OUTROS SERVIÇOS Também haverá programação esportiva e muita recreação

para a criançada. Na área de cidadania, propriamente dita, serão oferecidas orientações sobre o Bolsa Família, PAT, Banco do Povo, Conselho Tutelar e Associação Antiaalcoólica. Equipes da Defesa Civil também estarão à disposição. ÔNIBUS PARA VOLUNTÁRIOS A prefeitura ainda colocou à disposição dos servidores municipais voluntários 2 ônibus para transportá-los à Costa Sul, com saída às 8h, defronte ao Paço Municipal.

17/06/2011 21:31:12


8 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 18 a 24 de Junho - Edição 1131

“Vamos nos reunir com as prefeituras no 2º semestre para desenvolvermos um plano de infraestrutura. A Baixada é um dos principias corredores logísticos do país”.

Secretário estadual Edson Aparecido, sobre plano de infraestrutura para a região.

| COSTA NORTE

DESENVOLVIMENTO

BAIXADA SANTISTA

Pré-sal dobra valor de imóveis na região DESDE O ANÚNCIO DA DESCOBERTA, PREÇO DAS HABITAÇÕES EM SANTOS E REGIÃO QUASE DOBROU, SEGUNDO O SECOVI-SP

E

m julho de 2006, a Petrobras anunciou a descoberta de petróleo na chamada camada do pré-sal da Bacia de Santos. A partir do anúncio da estatal, a Baixada Santista começou a receber uma série de investimentos, que impulsionaram o mercado imobiliário da região. Logo, o preço dos imóveis em Santos e outras cidades da Baixada quase dobrou, segundo o Secovi-SP (Sindicato da Habitação de SP). Um estudo divulgado nesta terça-feira (14) pela entidade aponta que o preço médio do m² de um imóvel residencial de um dormitório, por exemplo, passou de R$ 2.602 para R$ 5.182 de agosto de 2006 a abril deste ano. A quantidade de imóveis ven-

O mercado está aquecido. Aonde a Petrobras chega há um ciclo de crescimento imobiliário. Ela está chegando a Santos Robert Zarif, consultor do Secovi-SP

didos também aumentou de forma expressiva. Em agosto de 2006, 162 imóveis de 3 quartos haviam sido negociados na Baixada. Em abril deste ano foram comercializados 540 imóveis desse tipo, quase 3,5 vezes mais.

PICO DO MERCADO Segundo o consultor do Secovi-SP e um dos autores do estudo, Robert Zarif, todos os tipos de imóveis são vendidos com facilidade, atualmente na Baixada. Desde salas comerciais a apartamentos de alto padrão. Por isso, o aumento do número de unidades vendidas e do preço não o surpreende. “Há lugares em que o preço aumentou mais”. Zarif afirmou, contudo, que o crescimento do mercado imobiliário da região está longe de atingir seu pico. Nos próximos 10 anos, pelo menos, os investimentos para extração do petróleo do pré-sal devem aumentar. Isso também deve alavancar a venda e os preços dos imóveis.

SANTOS

Codesp apresenta projeto do PAC-Copa para o Porto Projeto amplia capacidade para atender até seis navios no cais de Outeirinhos DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

Codesp (Companhia Docas do Estado de SP) realizou nesta quinta-feira (16), uma audiência pública sobre as obras de construção e adequação para alinhamento do cais de Outeirinhos, em Santos, previstas no chamado PAC-Copa, com recursos do governo federal.

Com informações da Agência Brasil

BAIXADA SANTISTA

Proposta de rod. ParelheirosItanhaém irá ao governador DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

pontada como alternativa viável para desafogar o saturado sistema viário da Região Metropolitana da Baixada Santista, a rodovia Parelheiros-Itanhaém pode estar próxima de virar realidade. A realização da obra, classificada como essencial para o Litoral Sul será discutida com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e com o secretário de Estado dos Transportes, Saulo de Castro, juntamente com autoridades da região. A reunião ainda será agendada, mas já foi acertada com o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, na terça-feira (14), e o prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell (PSDB), em

ALTERNATIVA Forssell lembrou que o SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) sempre apresenta congestionamentos crônicos nos feriados prolongados e perí-

pagina_08.indd 1

Prazos Trabalhos devem ser concluídos em 26 meses, com entrega da 1ª fase em abril de 2013; e da 2ª fase, em dezembro de 2013. Baixo impacto Nota técnica do Ibama diz que empreendimento foi classificado como de baixo impacto, dispensando a elaboração de EIA-Rima. Mão-de-obra Serviços deverão gerar cerca de 600 empregos diretos. Custo Empreendimento está avaliado em R$ 352 milhões.

odos de férias escolares aos finais de semana. “Com essa nova ligação, certamente, o paulistano ganhará uma nova alternativa rápida para chegar até o Litoral Sul”, avaliou. EM ANÁLISE O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) confirmou recentemente que o projeto está em fase de análise. Dados preliminares apontam que o traçado definido da estrada passaria por propriedades particulares.

Objetivo é permitir a oferta de 15,4 mil leitos flutuantes

ITANHAÉM

Gov. federal avalia Aeroporto como apoio na Copa Encontro serviu para reforçar a importância da área

Histórico

- Em 1997, o então governador Mário Covas sancionou lei que autorizava a abertura de processo licitatório para construção e exploração da rodovia Parelheiros-Itanhaém. Mas desde então, projeto não saiu do papel; - Parelheiros é um distrito localizado no extremo sul de SP; - É o 2º maior em extensão territorial: 360,6 km², embora seja pouco povoado; - Tem a maior parte da área coberta por reservas ambientais de Mata Atlântica; - Está localizado a cerca de 15 km de Itanhaém.

Previsão é de, em médio prazo, colocar Santos pelo menos entre os 5 maiores portos em movimentação de passageiros no mundo.

Números: Na última temporada, Porto registrou o total de 1,1 milhão passageiros, em 284 escalas. Com a obra concluída possibilita-se o crescimento da oferta para até 2,5 milhões de passageiros por temporada.

DIVULGAÇÃO/CODESP

encontro na capital. Edson Aparecido concluiu que o assunto precisa ser discutido com o governador. Ele reconheceu o forte caráter metropolitano da obra, que é consenso entre os prefeitos de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

ARQUIVO/PEDRO REZENDE

Estrada defendida por prefeitos vem sendo discutida há anos

CAPACIDADE Para a cidade santista está

programado estender o cais para ampliar a capacidade de atracação nesse trecho de 3 para 6 navios transatlânticos, em 1.323m de cais, permitindo a oferta de 15,4 mil leitos flutuantes, complementando, dessa forma, a estrutura hoteleira da região para o maior evento esportivo do planeta.

DA REPORTAGEM

NECESSIDADE O ministro conheceu detalhes da situação atual do aeroporto, que se encontra praticamente pronto para operar comercialmente. E lembrou que a Baixada San-

tista, com quase 2 milhões de habitantes, necessita mesmo de um aeroporto regional. “Não seria preciso nem subir a Serra”, destacou, enfatizando que o governo federal dará apoio a iniciativa. PMI

redacao@costanorte.com.br

DA REPORTAGEM

redacao@costanorte.com.br

O

“Discutir a obra com o governador dá um peso maior para a concretização desse sonho antigo da região”,diz Forssell

governo federal não descarta a possibilidade de tornar o Aeroporto de Itanhaém como base de apoio para o turismo durante a Copa de 2014. A informação foi dada pelo ministrochefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, durante reunião com representantes da prefeitura de Itanhaém e da Abetar (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional) realizada em Brasília, no último dia 09.

O assessor da prefeitura, Waldomiro Martinez, representou o prefeito Forssell, na ocasião

17/06/2011 21:19:27


COSTA NORTE | Bertioga, 18 a 24 de Junho - Edição 1131

www.costanorte.com.br > 9

EXPERIÊNCIA NOVA

Crianças da creche da Barra Velha, em Ilhabela, participaram de uma experiência nova nesta segunda (13): conheceram o Parque das Cachoeiras, onde foram apresentadas fotos da fauna da cidade, e o Viveiro Municipal, com aula prática de cultivo de mudas.

AMBIENTE

SANTOS

Aquário Municipal: referência no atendimento à fauna marinha EQUIPAMENTO CONTA COM VERDADEIRA FORÇA-TAREFA PARA MANTER O PLANTEL E ATENDER OS ANIMAIS FRANCISCO ARRAIS

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

E

Por ser referência no tratamento de animais e pioneiro no país na recuperação de pinguins, o Aquário de Santos norteou a criação do protocolo de atendimento em vigor em todo o território nacional

prefeito João Paulo Tavares Papa.

Empresário e designer www.bambus.com.br

Semana do Meio Ambiente e o Bambu Você sabia que uma casa inteira pode ser feita de bambu? Na recente semana do Meio Ambiente tive o privilégio de receber a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Bertioga, numa visita programada pela Secretaria de Meio Ambiente local. Sinto-me honrado por poder passar um pouco do meu conhecimento nessa área. Com isso faço a seguinte proposta: Utilizar bambu ao invés de cortar árvores; Utilizar bambu ao invés de explodir pedreiras; Utilizar bambu ao invés de dragar areia; Utilizar bambu ao invés de explorar metais. Uma habitação pode ser construída com bambu. E não me refiro a uma cabana ou palhoça. Dá para se construir uma casa com a mesma qualidade e padrão de uma construção convencional e ainda sem degradar o meio ambiente. Sua construção é mais leve, resistente e durável. Também é rápida, segura e bela. Pode-se fazer desde o alicerce até os acabamentos. A madeira pode ser substituída por estruturas de bambu, a brita por pedaços picados de bambu, a areia pela serragem e os metais por barras de bambu que tem resistência semelhante. Alguns países já apostam nas vantagens e benefícios do bambu, inclusive, têm apoio de seus governos, a exemplo da China, que tem uma das maiores áreas cultivadas em todo o mundo. Devido ao desmatamento acelerado o governo chinês colocou severas restrições à derrubada de árvores, o que abre a possibilidade para o uso da tecnologia do bambu na construção civil. Dada a grande disponibilidade de bambu nesse país, uma casa pode ser fabricada a um custo mais baixo do que as tradicionais de alvenaria. No Brasil, não é diferente, temos o material em abundância. Necessitamos de tecnologia, investimentos em máquinas e treinamentos de pessoas. Estamos avançando, porém ainda estamos no começo dessa jornada. Já temos alguns estudiosos e universidades pesquisando e colaborando com profissionais empenhados neste trabalho. Minha proposta é divulgar a cultura do bambu. Criar e desenvolver soluções inovadoras com o material de forma a estimular o interesse do nosso governo a nos apoiar e a desenvolver normas técnicas que regulamentem o seu uso. Bertioga pode ser considerada um ícone de desenvolvimento desta atividade onde também já está sendo criado um instituto que poderá ser o Pólo Nacional do Bambu.

Com o tempo, tartarugas passam a se comportar como bichos de estimação

levados por banhistas que se dispõem a pedir socorro à Polícia Ambiental, ao Ibama ou ao Corpo de Bombeiros para garantir-lhes atendimento. A simples brincadeira é medida de estimulação para o bemestar do animal em cativeiro.

Profissionais detalham os tratamentos necessários

NÚMEROS Primeiro aquário público do Brasil e 2º parque em visitação no Estado - atrás apenas do Zoológico da capital – o equipamento conta com verdadeira força-tarefa para manter o plantel e atender os animais. De 1993 até este ano, recebeu cerca de 1.791 desses seres marinhos, entre os quais 449 pinguins, outras 316 aves e 230 tartarugas. ANDERSON BIANCHI

les chegam debilitados, feridos, muitas vezes depois de suportar viagens de mais de 100 km dentro de caixas, até chegar a Santos. São animais como tartarugas e aves marinhas - gaivotas, fragatas e atobás - recolhidos no mar ou na faixa de areia. Não demora muito para alguns se comportarem como bichos de estimação. ‘Chiquinha’, por exemplo, adora cosquinhas! Na quarentena, a tartaruga vira-se de costas para receber carinhos na barriga, bate as nadadeiras e espalha água para todos os lados. “Parece um cachorrinho”, comentam os tratadores e estagiários de biologia do Aquário Municipal de Santos, para onde os animais são

COLUNA J.NUNES

Os veterinários do Aquário Municipal de Santos, Cristiane Lassálvia e Gustavo Dutra são os primeiros a avaliar os animais. “Se conseguem se alimentar, recebem apenas medicamentos em função de sua condição clínica. Do contrário, garantimos alimentação parenteral”, contam. Como quase sempre chegam desnutridas, as tartarugas têm amostras de sangue recolhidas e recebem soro, se necessário. “A maioria apresenta lixo no intestino e temos que estimular a evacuação. Se isso acontece em uma semana, há chance de sobrevivência”, diz Cristiane. Segundo a veterinária, 60% das tartarugas morrem, apesar dos esforços, pela ingestão de plástico, fios e rede de pesca, e até pedaços de brinquedos.

HIGIENIZAÇÃO Os tanques da quarentena são higienizados diariamente. Os de exposição ao público, além de terem o fundo aspirado, são avaliados com a mesma frequência, com testes como alcalinidade, nitrito, amônia, cloro e salinidade. “Qualquer dado diferente dos parâmetros exige providências imediatas”, frisa Sérgio Luiz da Silva, chefe do Aquário. PREFERÊNCIAS À PARTE Embora garantam gostar de todos os animais, os profissionais do equipamento deixam escapar preferências. Recentemente, o parque recebeu um biguá “que subia no ombro de todos, pedindo mais comida”, diz Cristiane Lassálvia. O biólogo Demétrio Martinho apreciava o melro de 80 kg que durante muito tempo viveu no tanque oceânico, enquanto o veterinário Gustavo Dutra estuda o grupo das tartarugas, que o atrai desde 1990. Já Alex Ribeiro, da Unidade de Educação Ambiental, entendese bem com tubarões de cerca de 90 kg, e pega-os no colo para que sejam submetidos a exames. “Eles conviveram com dinossauros há 450 milhões de anos e mantêm essa forma há 100 milhões. Isso me fascina!”, descreve. ANDERSON BIANCHI

CUIDADOS NECESSÁRIOS Os cerca de 2 mil animais do parque consomem 1,100 tonelada de peixes e frutos do mar por mês – no Inverno, 1,600 tonelada. A preferência é por sardinha (400 kg mensais) e manjuba (350 kg), mas eles recebem também merluza, camarão, lula, marisco, siri, trilha, anchova, tilápia, cavala, tambaqui e bonito. As tartarugas comem três vezes por semana e os pinguins, com metabolismo acelerado, 2 vezes por dia. Ao contrário do dito popular, os peixes não morrem pela boca, já que se alimentam apenas três vezes por semana.

“São animais com metabolismo lento, que rejeitam comida em excesso. E o alimento a mais pode deteriorar as condições da água”, explica Cristiane.

Aquário Municipal fica na av. Bartolomeu de Gusmão, s/nº, Ponta da Praia, em Santos

Visitas

Das 9h às 18h de terça a sexta; e aos sábados e domingos, das 9h às 20h

Ingressos

R$ 5. Crianças até 12 anos e maiores de 60 anos não pagam; e estudantes com carteirinha pagam meia entrada.

Pinguins, com metabolismo acelerado, comem 2 vezes por dia

pagina_09.indd 1

17/06/2011 21:16:14


10 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 18 a 24 de Junho - Edição 1131

| COSTA NORTE

CASO DE ESTUPRO Para o delegado Cardia, de Bertioga, a suspeita de que o autor do estupro ocorrido em 30/05 ser um andarilho se confirma pela não-reincidência de casos. Mas ele diz que outros municípios da região se mantêm em alerta para a captura do autor.

SEGURANÇA

BAIXADA SANTISTA

DIG de Santos e Civil de Bertioga investigam roubos nas Casas Bahia TRÊS LOJAS DA REGIÃO FORAM ASSALTADAS E SUSPEITA É QUE SEJA A MESMA QUADRILHA já solicitou à empresa Nextel que informe quais rádios operaram no dia e hora dos crimes, prática comum em todos os casos. “Desta forma, vamos identificar o usuário e chegar aos criminosos”, disse Cardia. Além desse procedimento, a polícia já solicitou à diretoria das Casas Bahia as imagens do circuito de segurança. Até a tarde desta quinta-feira (16), entretanto, a loja de Bertioga ainda não havia

ANA CLÁUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

A

EM BERTIOGA No último dia 04, por volta das 20h, 3 homens que estavam dentro da loja de Bertioga, que fica na av. Anchieta, centro, renderam os funcionários que se preparavam para fechar o

“ Loja de Bertioga foi roubada no último dia 04, em Santos e Praia Grande também teve roubos

estabelecimento. Os ladrões obrigaram os funcionários a colocar as mercadorias em sacolas e caixas. Em seguida, fugiram em dois veículos. O valor total do prejuízo da loja não foi divulgado, mas a polícia

adiantou que foi levada grande quantidade de aparelhos eletrônicos, entre eles, notebooks e celulares. Os funcionários, conforme afirmaram à polícia, não conseguiram visualizar os demais

integrantes da quadrilha. Os ladrões que estavam dentro da loja não usavam de artifício para esconder o rosto. RÁDIO E CÂMERAS Segundo o delegado, a polícia

Provavelmente, esse tipo de aparelho eletrônico tem receptador certo e estamos checando as denúncias recebidas

Polícia Civil de Bertioga está trabalhando em conjunto com a DIG (Delegacia de Investigação Geral) de Santos para apurar a autoria de recentes roubos em lojas das Casas Bahia. Três delas, em Bertioga, Praia Grande e Santos, foram roubadas nas últimas semanas e, ao que tudo indica, por uma mesma quadrilha, conforme explica o delegado de Bertioga, José Aparecido Cardia. “É uma quadrilha que conhece a rotina das lojas e as investigações preliminares já dão conta de que não é um crime comum”, informou o delegado, lembrando que pode ser uma quadrilha qualificada, que utiliza linguagem de comunicação em comum.

Cardia, delegado de Bertioga

fornecido as imagens. INFORMAÇÃO “A Polícia Civil rechaça a informação de que as câmeras existentes na loja estariam inoperantes”, reclamou Cardia, se referindo à informação que teria sido divulgada por um veículo de comunicação. “A pessoa que está divulgando isso será chamada a prestar esclarecimentos a fim de se apurar em que condições essa informação foi transmitida”, completou o delegado. RECEPTAÇÃO Ainda de acordo com o delegado, a polícia desconfia que exista uma estrutura maior por trás desses roubos, pois foram focados objetos pequenos, mas de considerável valor comercial. O delegado fez também uma advertência: adquirir produtos roubados é passível de prisão em flagrante e não é admitida fiança. “Nunca se deve comprar aparelhos eletrônicos sem nota fiscal. O barato pode sair caro”.

GUARUJÁ

BERTIOGA

Jovem e menores são detidos por tráfico de drogas

Polícia está prestes a solucionar crimes

DA REDAÇÃO redacao@costanorte.com.br

A

semana começou com apreensão de drogas em Guarujá. Denuncia anônima levou os policiais civis Liliana Santos e Jaime Junior, sob o comando do investigador-chefe Paulo Carvalhal, a estourarem ponto de processamento, embalagem e comercialização de entorpecentes no município. Segundo os policiais, ao chegarem a um sobrado na Vilela 2 de Janeiro, na Vila Selma, eles sentiram cheiro de produtos químicos. Ao entrarem, encontraram em um dos cômodos, um casal de adolescentes, F.L.N. e J.T.A, ambos de 15 anos. No quarto onde estavam os menores, encontraram uma pistola de 9mm carregada com 15 balas, um revólver calibre 38 sem numeração e com 6 balas, além de 5 munições 9mm e outras 5 de 38, mais 2 porções de maconha prensadas, 30 de crack e 151 pinos de cocaína. FOTO DE BIN LADEN Em outro cômodo, os policiais afirmaram ter apreendido milhares de adesivos com a foto de Bin Laden, 2 liquidificadores, 1 peneira, 3 bacias plásticas, centenas de sacos plásticos tipo “chup-chup”, 1

pagina_10.indd 1

rolo de papel alumínio e pinos plásticos vazios. Mesmo diante do flagrante, os menores optaram pelo silêncio e não revelaram o dono do material. Porém, quando a equipe foi até a residência de um dos adolescentes, na rua Ceará, Vila Edna, para falar com seu responsável, no quarto do menor foram encontrados mais 10 pinos de cocaína e 4 celulares. Os menores foram então apreendidos, assim como todo o material encontrado. SANTA CRUZ DOS NAVEGANTES Já na terça-feira (14), os policiais Eloy Florido e Manoel Cruz, também sob o comando de Carvalhal, estavam em diligência em Santa Cruz dos Navegantes, quando se depararam com um jovem entrando num beco e retirando uma sacola de dentro de um buraco, em um muro. A atitude chamou a atenção dos policiais, que retornaram para abordá-lo. Ao perceber a aproximação, Welton da Costa Rodrigues, de 24 anos, tentou se livrar da sacola, mas sem sucesso. No interior estavam armazenados 13 pinos de cocaína e 27 porções de maconha, sendo que apenas uma das porções não estava embalada. Foram encontrados também R$ 72,50. Welton recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de entorpecentes e foi encaminhado à Delegacia da cidade.

Segundo delegado, 2 casos estão em fase adiantada de investigações ANA CLÁUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

A

Polícia Civil de Bertioga está prestes a solucionar dois crimes que aconteceram em Bertioga. A informação é do delegado-titular Maurício

Da Liquigaz foram roubados

R$ 2 mil

Barbosa Júnior. Um dos casos aconteceu na madrugada de domingo (12), no local onde ocorre a quermesse do bairro Mangue Seco. O marceneiro M.B.G., de 34 anos, foi baleado no rosto, socorrido em seguida e passa bem. De acordo com o delegado,

o motivo da agressão teria sido a recusa em pagar R$ 0,50 para usar o banheiro de um estabelecimento comercial que fica próximo ao local da festa. “As investigações estão em fase adiantada e nos próximos dias vamos elucidar os fatos”, afirmou Barbosa. NA LIQUIGAZ O outro crime aconteceu no último dia 05, por volta das

21h, quando 2 homens, um deles armado, entraram na loja da Liquigaz, que fica na av. Anchieta, 1.657, centro. A dupla rendeu o funcionário e roubou cerca de R$ 2 mil. Enquanto isso, um terceiro homem ficou do lado de fora da loja, dando cobertura. Nenhum deles estava com o rosto coberto. “Nesse caso, as investigações também estão bastante adiantadas”, reforçou o titular.

LITORAL NORTE

Frepap volta a discutir segurança pública Evento reuniu autoridades do setor, como o delegado seccional

LN, Artur Balut, representou a Casa no evento, ao lado do vereador Amilton Pacheco, vice-presidente da Frente.

DA REPORTAGEM

PRINCIPAIS NECESSIDADES Os vereadores apresentaram para as autoridades as principais necessidades da região. Solicitaram a revisão da decisão do Estado de fechar distritos policiais e pediram empenho na destinação de mais verbas para o setor de segurança no Litoral Norte. O aumento dos efetivos policiais também constou de um documento que será repassado ao secretário estadual de Segurança Pública, por meio do deputado Rossi.

redacao@costanorte.com.br

A

Segurança Pública foi, mais uma vez, o principal tema da reunião da Frepap-LN (Frente Parlamentar dos Vereadores) do Litoral Norte, realizada na tarde desta quinta-feira (16), no auditório do Campus Avançado da Unitau, em Ubatuba. O evento reuniu autoridades do setor na região, como o delegado seccional de Polícia do Litoral Norte, Múcio Alvarenga e o deputado estadual Adilson Rossi (PSC), presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, na capital. O presidente da Câmara de São Sebastião, também secretário executivo da Frepap-

APONTAMENTO DE DADOS A Frente Parlamentar apontou dados que podem resultar em aumento dos índices de

criminalidade na região, como a duplicação da rodovia dos Tamoios; a instalação do CDP em Caraguá, e ainda investimentos econômicos a curto e médio prazos na região, como a Base de Gás, também em Caraguá, e a ampliação do Porto de São Sebastião. O presidente Balut disse que a região tem necessidades urgentes no setor e não pode mais esperar muito tempo por soluções para os graves problemas gerados pela violência urbana no Litoral Norte. “Nossos efetivos, tanto da Polícia Civil

quanto Militar, estão defasados nas quatro cidades e em Bertioga”, declarou Balut. FRACA POLITICAMENTE Ele ainda lembrou que, politicamente, o Litoral Norte sofre em função do baixo índice populacional. “Temos poucos eleitores na região e isso a torna fraca politicamente. Quando o Estado toma decisões, prefere investimentos em regiões com mais densidade habitacional e eleitoral, como são os casos do Vale do Paraiba e da Baixada Santista”, salientou Balut. CELSO MORAES/CMSS

Em um dos casos, policiais estouraram ponto de processamento

Balut: “Estamos cansados de promessas não cumpridas”

17/06/2011 21:15:14


COSTA NORTE | Bertioga, 18 a 24 de Junho de 2011 - Edição 1131

www.costanorte.com.br > 11

MEMÓRIAS DA CIDADE

O Fotoclube Lente Caiçara está lançando a campanha ‘Mande sua Foto’ (fotoclubelentecaicara@gmail.com). A ideia é divulgar a história de Bertioga por meio de fotos antigas, inéditas e curiosas. (13) 9727-3262. RECEITAS

http://cybercook.terra.com.br/

Cação com Abóbora INGREDIENTES:

500 gr de cação quanto baste de suco de limão quanto baste de sal 1 unidade(s) de cebola em rodelas 1 lata(s) de tomate pelado 1/2 unidade(s) de pimentão vermelho picado(s) 500 gr de abóbora moranga em pedaços pequenos 1 xícara(s) (chá) de palmito em pedaços pequenos 1/2 xícara(s) (chá) de leite de coco quanto baste de coentro picado(s) finamente 1 xícara(s) (chá) de água

MODO DE PREPARO: Tempere o peixe com o suco de limão e o sal. Coloque a cebola, o tomate pelado, o pimentão e a abóbora em uma frigideira e regue com 1 xícara de água. Quando a abóbora começar a amolecer, adicione o peixe, o palmito e o coentro.Deixe mais um pouco e adicione o leite de côco. Sirva em seguida.

PIADAS

www.piadas.com.br

Havia duas mulheres assistindo o telejornal das 22h, uma loira e uma morena. Quando a morena perguntou à loira: -Vamos apostar R$ 50 que quando voltar dos comerciais, aquele homem vai se jogar da cobertura do prédio? A loira concordou em apostar. Quando voltou dos comerciais o homem se jogou e a loira entregou os R$50 para a morena. A morena, então, falou: -Eu não posso aceitar, não é justo... E a loira:

DIVIRTA-SE

Confira as promoções vigentes da rádio: ‘TODA SEXTA É DIA DE CESTA’ Às sextas-feiras, durante o programa ‘Forró na Praia’, com Luri Justino, é sorteado um ouvinte do bairro que contar com o maior número de inscrições na referida promoção. O prêmio é uma cesta básica do Supermercado Albatroz. ‘ZELAR’ Já no programa ‘Praia Total’, com Cristina Gonçalves, às sextas, é sorteado um ouvinte que ganha um brinde especial da loja Zelar. E cada semana é um prêmio diferente. ‘CASA DAS EMBALAGENS’ Também em todas as sextas-feiras, ainda no programa ‘Praia Total’ é sorteado um ouvinte que ganha um jantar para 2 pessoas no Restaurante Varandas. O presente é oferecido pela Casa das Embalagens. Atenção: Para participar dessas promoções, os ouvintes devem se inscrever durante a semana, pelos telefones (13) 3317-4661 ou 33174642, e deixar os dados pessoais (nome completo, data de nascimento, endereço e telefone para contato). SORTEIOS EXTRAS De segunda a sexta, no programa ‘Forró na Praia’, com Luri Justino, ocorrem outros vários sorteios entre os ouvintes que acertarem a pegadinha do ‘O que é o que é?’. Diariamente, no decorrer da programação da Praia FM – 106,1, ainda são feitos sorteios de CD’s variados e convites para os eventos que acontecem em Bertioga. Participe você também! NOVIDADE E vem aí a nova promoção ‘ANIVERSARIANTE DO MÊS’. Na data do aniversário, o ouvinte pode ganhar a festa no local que escolher, com tudo pago. Para participar, basta já ter cadastro na rádio. Confira regulamento completo pelo site: www.praiafm.com.br.

-Claro que é justo, é honesto, aceite. A morena: -Eu já vi este noticiario no telejornal das 19h e sabia que ele ia se jogar... A loira: -Eu também já tinha visto, mas eu pensei que ele não seria tão estupido de se jogar duas vezes. Onde fica a Itália.

Joãozinho responde:

Joãozinho estava estudando

- Geografia, mamãe!

Geografia quando de repente

Então ela continua:

sua mãe entra no quarto e

- Então, onde fica a Itália?

pergunta:

Joãozinho responde:

- O quê você está estudando?

- Na página 83.

ENCANTO CIGANO

QUE TAL ADOTAR UM DELES, COM RESPONSABILIDADE? CLARA: ansiedade é o sobrenome desta mocinha. Ela adora “conversar” e pede atenção o tempo que estiver perto de você. Também sofreu bastante e, após um período de invisibilidade sob os pés de transeuntes do Jd. Indaiá, foi resgatada. Muito magra e com a cicatrização dos ossos do quadril deslocada, ela manca bastante, mas isso não a impede de correr, bagunçar, fazer estripulias e ser feliz! Acreditamos que ela tenha 2 anos e já está castrada, vermifugada e disposta às brincadeiras de um novo lar.

JACOB: extremamente dócil e companheiro, o “JAC”, obteve esse apelido carinhoso por ser um rapazinho que sofreu bastante e que busca felicidade a partir de agora. Foi encontrado na av. 19 de Maio, com bicheira, anemia, a patinha dianteira cicratizada de forma irregular após algum acidente e muito debilitado. Estima-se que tenha 3 ou 4 anos. Será castrado, foi vermifugado e está se recuperando muito bem após tanto tempo de abandono.

CONSULTAS COM CARTAS CIGANAS

MARCELO DI SHADAY

(13) 9767-3868 - 9701-5906

E-mail: marcelodishaday@hotmail.com Twiter: www.twiter.com/CartomantCigano

PUNHAL

MOEDAS

21/03 A 20/04

23/09 A 22/10

Liberdade à vista, um período de descanso mental, momentos de novas vitórias pessoais, que te deixarão mais feliz em seus caminhos. Não se deixe levar pelas aparências dos fatos, encontre dentro de você uma luz satisfatória e encontre a resposta ideal para os seus caminhos. Momentos de luz e paz em todos os sentidos. É hora de harmonizar os seus pensamentos e sentimentos.

Vibrações positivas para os seus caminhos, uma nova fase de luz e prosperidade pessoal. Semana de novas alegrias, de uma nova fase de companheirismo e paz. Momentos de sorte no amor, uma fase de alegrias e de novas aventuras. A sorte te acompanha e você pode dar a volta por cima dentro de alguns dias, tenha calma e sinta as mudanças como uma bênção vinda do céu.

COROA

ADAGA

21/04 A 20/05

23/10 A 21/11

Novidades surpreendentes podem fazer com que você comece a mudar a sua maneira de pensar e de agir. O período é de sorte, mas os seus medos precisam ser vencidos, é hora de encarar as realidades e os fatos ocorrentes. Não tenha medo de lutar, encontre dentro de você todas as forças que precisa, para conseguir dar a volta por cima e voltar ao domínio de suas questões.

Momentos de decisões pessoais, você terá que optar por um dos dois lados da moeda, chegou o momento de encarar as situações e resolver tudo de vez. Uma semana de luz e prosperidade pessoal, onde você encontrará verdadeiros motivos para continuar apostando em seu talento próprio. Fuja de confusões desnecessárias, afastese de fofocas e conversas tolas.

CANDEIAS

MACHADO

21/05 A 20/06

22/11 A 21/12

Liberdade pessoal, uma semana de lutas pessoais que te trarão uma luz oportuna, onde você conseguirá tudo o que deseja. No momento, suas indecisões pessoais passam por mudanças, e você pode voltar atrás de algumas questões de sua vida. Uma semana agitada, porém, muito produtiva para você, onde tudo ganha vida e forças.

Uma alegria pessoal te deixará muito feliz, você terá uma resposta muito positiva para o que deseja. Vitórias, novas conquistas, alegrias pessoais, um período de luz e paz para os seus caminhos. É hora de levantar a cabeça e ir, enxergar suas novas conquistas, ver o quanto você conseguiu dar a volta por cima. Momentos de vitórias pessoais e de muita paz.

RODA

FERRADURA

21/06 A 20/07

22/12 A 20/01

Momentos de alegrias, vibrações positivas, encontro da luta com a força de vontade, uma semana de muitos agradecimentos pessoais, onde você começa a enxergar tudo de uma maneira bem diferente, começa a acreditar em seus sonhos, constrói um novo período de sua vida pessoal, apostando em suas capacidades pessoais.

Controle os seus impulsos, o momento pede para que você use sua sabedoria para lidar com alguns assuntos pessoais e bem delicados.Não tenha medo do que parece ser um obstáculo, você verá que dentro de alguns dias tal obstáculo sairá de seu caminho. Mantenha a calma e acredite no seu profissionalismo.

ESTRELA

TAÇA

21/07 A 22/08

21/01 A 19/02

Momentos de muita luz e paz para os seus caminhos. Você atravessa uma fase de mudanças de pensamentos e sentimentos. Sua mente pede sossego, paz mental, onde tudo tenha uma nova história em sua vida. Seus sentimentos, embora confusos por algumas questões que ainda te rondam, pedem mudanças, novas conquistas, te guiam para uma nova história que ainda há de ser escrita.

Dias de paz e sorte em seus caminhos, você encontrará a luz desejada para uma questão pessoal. O momento pede calma ao lidar com algumas questões pessoais. Não se deixe levar pelo medo, encare todas as situações e veja que tudo não passou de pequenos maus entendidos. O seu coração está um pouco confuso, mas tudo ficará bem depois de tudo esclarecido.

SINO

CAPELA

23/08 A 22/09

20/02 A 20/03

Uma nova luz fará com que você mude alguns de seus conceitos, mesmo que tudo pareça meio que difícil. Tenha calma, as mudanças que estão em seu caminho, na verdade, são apenas alguns pormenores que se seguem. No amor, uma alegria pessoal te deixará com a certeza de que tudo ficará bem, mas você precisa mudar alguns de seus conceitos, e algumas maneiras de agir.

Bons momentos de luz e paz pessoal. Uma semana de decisões, onde você além de esclarecer alguns assuntos, terá a oportunidade de resolver tudo o que está ao seu redor. Não se deixe levar pelo medo, encare todos os assuntos e faça com que tudo fique bem esclarecido.Momentos de raciocínio lógico, você precisa colocar a sua cabeça em ordem.

OTEMPO

Sábado

Domingo Segunda

Terça

Quarta Quinta Sexta

PRAIAS Impropria Enseada Vista Linda Indaiá Riviera Guaratuba São Lourenço

Própria

FASES DA LUA CHEIA

Para conhecer e adotar os bichinhos visite o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Bertioga, que fica na rua Manoel Gajo, 2644, Parque Estoril, ou ligue: (13) 3316-4079 e 9610-7578. Balanço da Feira de Doação de Animais, de 04 de junho: dos 12 animais (08 do CCZ e 04 da Clínica La Matilha) encaminhados para o evento, foram doados 03 cães e 03 gatos, ao todo. O baixo número de doações deve-se em parte à chuva que atrapalhou a feira, na ocasião. O CCZ continua com a Feirinha de Doação de FILHOTES, todas as quartas-feiras, das 09h às 13h, no estacionamento do Supermercado Krill, no Jd. Albatroz.

pagina_11.indd 1

QUARTO MINGUANTE

15/06 17:13

23/06 08:49

NOVA

QUARTO CRESCENTE

01/07 05:53

08/07 03:30 Fonte: INPE/DAS

TÁBUA DAS MARÉS 19/06 03h58 1.2 06h23 0.4 16h58 1.3 22h58 0.6

20/06 03h58 1.2 12h13 0.2 17h26 1.3 23h09 0.6

21/06 04h17 1.2 13h00 0.3 18h02 1.2 23h15 0.7

22/06 04h36 1.1 13h47 0.4 18h41 1.2 23h30 0.7

23/06 04h53 1.0 06h49 0.9 09h30 1.0 14h34 0.5 19h23 1.1

24/06 00h06 0.8 04h23 0.8 05h58 0.8 10h38 1.1 15h24 0.5 20h15 1.0

25/06 05h56 0.7 11h28 1.1 16h21 0.6 22h00 1.0

Fonte: DHN

17/06/2011 21:09:32


12 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 18 a 24 de Junho de 2011 - Edição 1131

| COSTA NORTE

QUERMESSES Já tiveram início as festividades juninas em Bertioga. Sempre a partir das 19h, acontecem quermesses no Mangue Seco e na Praça de Eventos, centro. Neste fim de semana (17 e 18) também tem festa em Guaratuba.

CULTURA

BERTIOGA

Confira a mostra de Criatividade TRABALHOS FICAM EXPOSTOS ATÉ DIA 23; NESTE SÁBADO (18) TEM WORKSHOP COM A ARTISTA IRAMAR PENTEADO anaclaudia@costanorte.com.br

A

ACCB (Associação Civil Cidadania Brasil), entidade que presta serviço para a prefeitura de Bertioga está realizando mostra dos trabalhos desenvolvidos por seus alunos das oficinas de Criatividade, Artesanato e Pintura em Tela. A exposição acontece na Casa da Cultura, que fica na av. Tomé de Souza, 130, centro. Até o dia 23, a artista plás-

Não existe certo ou errado e nem feio e bonito

artista plástica Iramar Penteado

WORKSHOP Neste sábado (18), a partir das 14h, Iramar realiza um workshop com alunos que também é aberto a qualquer interessado, a partir dos 5 anos. Será gratuito e não é necessário levar nenhum material. APRENDIZADO Matheus Guilherme Ramos,

de 8 anos, é aluno da artista há 2 meses e diz que adora as aulas. “Sei pintar um pouco, mas estou aprendendo muito mais”, contou.

JCN

tica Iramar Penteado, está expondo cerca de 80 trabalhos de seus alunos da Oficina de Criatividade. São esculturas com alumínio, desenho, colagem e monotipia (tipo de gravura), confeccionados por crianças entre 5 e 13 anos. “O objetivo é despertar o interesse das pessoas pela arte”, explicou Iramar. Segundo ela, suas técnicas procuram liberar o interior das pessoas, sem cobrança de resultados.

OUTRAS EXPOSIÇÕES No próximo dia 24, a exposição ficará por conta da artista e artesã Maria Luiziane, que apresentará os trabalhos de seus alunos. Já no dia 1º de julho, haverá mostra das telas produzidas pelos alunos da artista Olívia Rodrigues. E, no dia 8, Roberto Dante expõe os trabalhos de seus alunos do curso de desenho artístico. As mostras serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e, aos fins de semana, das 10h às 20h. Interessados em realizar os cursos da ACCB podem entrar em contato pelo (13) 3317-6004.

Professora Iramar dá as aulas para crianças de 5 a 13 anos, na Casa da Cultura

BERTIOGA

Parque dos Tupiniquins é que recebe atrações do Circuito Sesc de Artes SESC-SP

ANA CLAUDIA GOMES

GUARUJÁ

Baile dos Namorados da CDL reúne mais de 250 comerciantes Cassino dos Sargentos e Soldados da redacao@costanorte.com.br Base Aérea de Santos, localizado em Guarujá, ficou pequeno para os convidados que prestigiaram o baile em homenagem ao Dia dos Namorados, dia 10 último. O evento foi realizado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Vicente de Carvalho. Centenas de comerciantes dançaram ao som da banda Imagem, que tocou vários estilos musicais. O presidente da CDL, Olivan Belarmino da Silva fez questão de recepcionar a todos e, ao final, prometeu: “No próximo ano faremos em outro local, e o resultado será melhor ainda”. O major PM, José Mecina Filho, comandante interino do 21º BBPM/I parabenizou a diretoria da CDL, por manter o convívio com a sociedade e por prestigiar aqueles que trabalham no comércio.

DIVULGAÇÃO

DA REPORTAGEM

O

Apresentações chegam com intuito de intervir no espaço público

Programação será a partir das 16h deste domingo (19) DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

E

m função da festa junina promovida pela Paróquia São João Batista, de Bertioga, na Praça de Eventos, as atrações do

Circuito Sesc de Artes, que aconteceria no local, neste domingo (19), foram transferidas para o Parque dos Tupiniquins, centro. A iniciativa, que começa às 16h é do Sesc-SP e tem o apoio do Sesc-Bertioga e prefeitura. O circuito chega com o intuito de intervir no espaço público, propondo uma suspensão no cotidiano das 88 cidades paulistanas por

onde está passando, desde o último dia 1º. LINGUAGENS A programação é bem diversificada e contempla linguagens artísticas por meio da música, teatro, circo, dança, artes visuais, literatura, artemídia e performances, proporcionando lazer, entretenimento e interatividade com o público.

Emef José Inácio Hora comemora ‘Semana do Meio Ambiente’ DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

A

Emef Profº José Inácio Hora, de Bertioga, realizou diversas atividades em comemoração à ‘Semana do Meio Ambiente’, entre os dias 06 e 10 últimos. De acordo com a coordenadora

pagina_12.indd 1

ELIETE FREIRE

BERTIOGA

pedagógica da unidade, Eliete Freire, foram utilizadas estratégias pedagógicas e lúdicas como música, feira de ciências, brincadeiras, jogos, cartazes e filmes, com o objetivo de formar na criança a consciência ecológica, o respeito e o cuidado com a natureza.

17/06/2011 21:14:45


COSTA NORTE | Bertioga, 18 a 24 de Junho - Edição 1131

www.costanorte.com.br > 13

CAMPEONATO DE FREESTYLE Até domingo (19), o Ginásio Guaibê (av. Santos Dumont, 420, Santo Antônio), em Guarujá, vai soar o ronco de motores com potência acima de 600cc. É o Campeonato de Freestyle, que acontece a partir das 8h.

ESPORTE

ILHABELA

Rolex divulga as divisões da classe ORC A

comissão técnica da ‘Rolex Ilhabela Sailing Week’ decidiu juntar os barcos das classes ORC Internacional e ORC Club em grupos para melhorar a competitividade da ORC. Serão 4 divisões na categoria. O maior evento náutico da América Latina ocorre de 03 a 09 de julho, no YCI (Yacht Club de Ilhabela). As classes confirmadas são: S40, ORC, HPE 25, J-24 e BRA-RGS. O calendário de provas começa na manhã dia 03 de julho, com as regatas Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, Ilha de ToqueToque por Boreste e Renato Frankenthal - HPE 25.

ORGANIZAÇÃO O evento náutico tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. Ainda tem apoios da Marinha do Brasil, da CBVM (Confederação Brasileira de Vela e Motor), e parcerias do YCA (Yacht Club Argentino), da prefeitura de Ilhabela e da Brancante Seguros. A organização, sede e a realização são do YCI.

CARLO BORLENGHI/ROLEX

DA REPORTAGEM redacao@costanorte.com.br

Veja as divisões: ORC 500 - GPH <= 585 ORC 600 - GPH >585 e GPH <= 645 ORC 650 - GPH >645 e GPH <=712 ORC 700 - GPH > 712 ou Loa <= 27 Pés

José Nolasco, diretor de vela do YCI Matrero, o vencedor da ORC Club 600, no ano passado

BERTIOGA

BERTIOGA

Prova aconteceu sábado (11) na cidade, com largada ao lado do Forte São João ANA CLAUDIA GOMES anaclaudia@costanorte.com.br

M

ais de 600 atletas participaram da 3ª etapa do ‘Circuito das Praias Bertioga By Night’, que aconteceu sábado pass a d o ( 11 ) , e m B e r t i o g a , com largada e chegada na Praia da Enseada, ao lado do Forte São João.

pagina_13.indd 1

JCN

Corrida ‘By Nigth’ atrai mais de 600 atletas Daniel Ricardo Damásio, de Cubatão, foi o vencedor na categoria geral-masculino 10 km. Mesmo não estando acostumado com provas noturnas, ele considerou um circuito muito bom. “É diferente correr à noite, mas gostei”. Ele venceu a prova com o tempo de 32min27s. Já na categoria geral-feminino 10 km, a vencedora foi Angelina das Graças Rafael, que considerou o nível da prova bastante alto. “Competimos com vários atletas de ponta e isso é bom”, comentou a atleta que completou a prova em 40min03s.

A mudança atende às solicitações dos próprios comandantes e competidores da ORC. A separação de ORCi e ORCc será mantida para o Campeonato Sul Americano da categoria

ORGANIZAÇÃO COLOCA BARCOS DAS CLASSES ORC INTERNACIONAL E ORC CLUB NA MESMA DISPUTA

Ao todo houve participação de 16 corporações nas 20 modalidades

DE BERTIOGA Dois bertioguenses se destacaram na prova. Na categoria 6569 anos, nos 10 km, o vencedor foi Antonio Monteiro da Silva, com o tempo de 41min12s. A jornalista Eleni Nogueira foi a vencedora na categoria feminina, no percurso de 5 km, com o tempo de 26min02s. PRÓXIMA ETAPA A próxima etapa do ‘Circuito das Praias’ acontece dia 14 de agosto, também em Bertioga. Informações pelo site www. th5eventos.com.br. A prova tem patrocínio do Sesc e Sistêma Costa Norte de Comunicação.

Termina Olimpíada das GCMs

DA REDAÇÃO redacao@costanorte.com.br

E

Daniel Ricardo foi o vencedor na geral-masculino

m clima de festa foi celebrado domingo último (12) o encerramento da IV Olimpíada das GCMs (Guardas Civis Municipais) do Estado de SP, sediada em Bertioga, nesta edição, desde 03 de março. O evento ocorreu na antiga Prodesan, no Jardim Indaiá, e contou com as presenças do prefeito Mauro Orlandini e membros do Executivo, além dos guardas de Bertioga, Itu, Praia Gran-

de, Hortolândia, São Bernardo do Campo e Suzano. CLASSIFICAÇÕES A classificação geral apontou Bertioga com a 1ª colocação, com 379 pontos, seguida por Itu, com 317 pontos, e por São Bernardo do Campo, com 315 pontos. Já no quadro de medalhas, Itu obteve o 1º lugar, com 22 ouros, 16 pratas e 11 bronzes. A 2ª colocação ficou com Bertioga, com 17 ouros, 19 pratas e 10 bronzes; e a 3ª posição, com São Bernardo do Campo, com 10 ouros, 19 pratas e 20 bronzes. O critério para definir a classificação geral desse quadro foi a maior somatória de medalhas de ouro, seguida por prata e bronze.

17/06/2011 21:13:52


14 < CLASSIFICADOS www.costanorte.com.br

Bertioga, 18 a 24 de Junho - Edição 1131

| COSTA NORTE

IMÓVEIS | VEÍCULOS | DIVERSOS | EMPREGOS ANUNCIE GRÁTIS (13) 3317-1281 OU MANDE UM E-MAIL: CLASSIFICADOSGRATUITOS@ COSTANORTE.COM.BR SEGUNDA E TERÇA DAS 09 ÀS 18H QUARTA 09 ÀS 14H

CARROS VENDE-SE OU TROCO, Santana, gls 2000, gás; 95, 4 ptas, vinho, compl., menos ar, sup; conservado, valor: 10 mil. Tratar: (13) 9794-5440 PARATY, prata, 89, 1.8, álcool, motor AP. Tratar: (13) 9718-3020 CORSA classic, 2003, 4 portas, prata, ótimo estado, valor: 15. 800. Tratar: (13) 3273-2097/8114-5318 ECOSPORT, 08/08, prata, gas; automática, 2.0, completa, único dono, em perfeito estado. Tratar: (13) 3317-4121/ 8129-7883/ Daniel ESCORT 87, vermelho, em bom estado, álcool, valor: 2500 + 700, documentação, placa de SP. Tratar: (13) 8100-6420 GM MONZA SL/e, ano 84, motor 2.0 álcool, doc. OK. Valor: 3.500. Tratar (13) 3317-5600. TIIDA, Nissan, 10/11, automático, completo, rodas de liga leve, teto solar, prata, 7 mil km, valor: 54 mil. Tratar: (13) 7808-1650 VENDO um carro, Chevette ano 89, Doc; e mecânica OK, valor: 3100. Tratar: (13) 9609-0954 CARRO, valor: 2500, aceito proposta. Tratar: (13) 8165-2668/ 96232297 FIESTA 2004, 1.6 class, completo, verde, gasolina, valor: 21 mil. Tratar: (13) 9743-3385/ Marcos BESTA, 95, em ótimo estado, valor 18 mil, aceito contraproposta. Tratar: (13) 9708-4695/ 3317-1599. UNO FIRE 2003, 2 portas, valor: 12.500, troco lancha, jet ou moto. Tratar: (13) 9608-1625/ 81036123. IPANEMA, 92, com kit gas, valor: 7 mil, troco lancha, jet ou moto. Tratar: (13) 9608-1625/ 81036123. RENAULT Megane, 2000, Hatch, completo, valor: 130 mil ou Troco por lancha, jet ou moto. Tratar: (13) 9608-1625/ 81036123. PICKU UP, corsa, 2000, prata. Tratar: (13) 81353598/ (11) 7254-7222 MONTANA SPORT 10/10, único dono 16.000km R$ 36mil aceito proposta. 7806 9927 /3313 1239 Fernando CELTA life 06, azul, único dono, valor: 17 mil. Tratar: (13) 3313-2135/ 9137-0321 PARATY, 95, em bom estado, placa de SP, valor: 4.500 + transferência de financiamento, Tratar: (13) 3311-7028/81202240 TROCO carro Elba em ótimo estado, por moto. Tratar 8130-0881/ 33174989/ Felipe FORD KA, ano 99, 1.0, cor vinho. Valor: 8 mil. Tratar: (13) 7803-0870. PEUGEOT, 2001, prata, dir. hidráulica, ar-cond., trio elétrico, único dono em excelente estado. Tratar: (13) 3312-7235/ (11) 9990-3112 FIAT tipo, completo, em bom estado. Tratar: (13) 3316-4140/ 9793-1075 PARATY ano 90, motor 1.6,, valor: 5.500, bom estado. Tratar: (13) 9744-0567 CARRETA fazendinha emplacada ou troco por moto, volto à diferença. Tratar: (13) 9703-0873 RENAULT Kango exprl10, por mais valor, ou com divida ou troco. Tratar: (13) 9728-2371/33132565 CHEVETE 89, doc ok, 5 anos no meu nome, alguma coisinha p/ fazer na lataria, valor: 3700 13 97030873 CAMINHÃO 1113, ano 81, com caçamba de entulho, trabalhando. Tratar: (13) 3316-4113/ (11) 9868-3698 JEEP, 54 willys, valor: 10 mil. Tratar: (12) 3862-0446 GOL 88, 1.8, vermelho, otimo estado e doc ok, pneus e lateral novas, valor: 7,500, ou troco por moto. Tratar: (13) 9606-1483

pagina_14_15_class.indd 2

COURRIE, 98, azul, motor 1,4, otimo estado, valor: 8 mil, ou troco por moto. Tratar: (13) 9606-1483 GOL, 89, azul, 1.6. Valor: 4.500, em bom estado. Tratar: (13) 9771-6240 S-10, 96, deluxe, preta, ótima para trabalho, valor 12.500, a vista. Tratar: (13) 3317-7170/ 9608-1625 Vendo Paraty, 4 portas, 2001, prata. Tratar: (13) 9794-2527 VENDO OU TROCO Kombi ano 2000 linda, placa SP aceito terreno 20 mil. Marisa 9604-3078 BLAZER 2005, advant, gás, cinza met., 2, 4,63. 500 km, revis, com manual, excelente estado. Tratar: (13) 9702-5539 SANTANA QUANTUM, ótimo estado, 94, motor 2.0, valor: 7.500. Tratar: (13) 9759-2530. KOMBI FLEX stander, 2008, único dono, perfeito estado. Tratar: (13) 9763-8731. VENDO PARATY, 96, completa, ar condicionado com gasolina GNV, 1.6, preta, valor: 15 mil. Tratar: (13) 9718-5713. VENDO CORSA sedan, modelo novo, 2004, bege, completo. Tratar: (13) 9716-5352. GALLOPER TURBO Diesel 99 4x4 Prata, alarme, ar condicionado, vidros e travas elétricas, valor: 33 mil. Tratar: (12) 91453671/ 3896-2737/João. VENDO CAMINHÃO Ford, 11000 ano 83, cinza, valor: 17 mil. Tratar: (13) 3317-3173. VENDO UNO cs, 90, bonito, valor: 6.500. Tratar: (13) 3311-9540/ 9778-8898. VENDO GOL special, 2002, cinza chumbo, com 44 mil km originais, valor: 14 000. Tratar: (13) 3313-1393. VENDO MONZA 4 portas 94/95, valor: 6 mil. Tratar: (13) 3311-9794/ 9142-9823. VENDO HONDA civic, 2002, inteiro, revisado, completo, banco de couro roda, roda, automático, prata, único dono. Tratar: (013) 33167598/ (011) 9957-8799 VENDO PALIO edx, ano 98, com trava elétrica, direção hidráulica, mecânico ok e documentos ok, nada a fazer, valor 10.000. Tratar: 97784767/ 9771-5868. CITROEN CHANTIA, ano 96, modelo 7 cor verde, valor 13.000, com documentos ok. Tratar: 9606-3850. VENDO VAN branca da Volkswagen estilo fiorino, com kit gás, quitada valor 10.000. Tratar: (13) 97796110/ Cláudio. VENDO VECTRA gls 94 vinho, ótimo estado com manual e estepe original, ótimo estado. Tratar: (13) 8134-8268/ Sérgio. VENDO VOYAGE ano 94, perfeito estado, preço a combinar. Tratar (13) 9700-2687. VENDO CORSA classic 2003 prata, ótimo estado, valor 16.900. Tratar: (13) 3273-2097/ 8114-5318. VENDO GOL 1.0, 2004, 18 km rodados. Valor 18 mil. Tratar: (13) 33173329/ Urbano. VENDO ESCORT gl/87 vermelho, álcool, funilaria perfeita. Preço a combinar. Tratar: (13) 97635626/ Jacir.

VENDO CORSA CLASSIC completo ar, cd, roda, vidro, trava e direção hidráulica, ano 2001, valor 15.000. Tratar: (13) 9703-4235. VENDO CARRO gol special 2001/2002 com 40.000 km originais, valor 14.000. Tratar: (13) 3313-1393. VENDO F 4000, diesel ano 89. Tratar: (12) 38653745/ 9767-2773.

MOTOS VENDE-SE SCOOTER kasinski, 01, ótimo estado, doc; ok, valor: 1.800. Tratar: (13) 3311-6151 XR 200, 99, ótimo estado, doc; ok, valor: 3.900. Tratar: (13) 3311-6151 HONDA, NXR Bros, 150 ESD, 2006/07, documentos OK. Tratar: (13) 9624-3108 / 9707-2320/ Rafael TWISTER, 2006, prata, semi- nova. Tratar: (13) 9613-7344 SUZUKI intruder 125, 06/07, IPVA e Seguro obrigatórios 2011 pagos, valor: 2.500. Tratar: (13) 9770-8460/ 3317-3398 FAZER, 250, vermelha, 2008, personalizada, valor: 4500 de entrada + 8 parcelas de 370, ou troco por veiculo. Tratar: (13) 9600-7732 125 CG, 2002, tudo ok, valor: 3200. Tratar: (13) 9703-0873 VENDO HONDA Bros 150 KS, branca, 2007/07, valor: 3.500. Tratar: (13) 8127-0294 VENDO 2 motos, Honda Bros 150 KS, documentos ok. Tratar: (13) 8127-0294 TITAN, 2007, vermelha, documento ok, valor: 3500. Tratar: (13) 9723-7321/ Araci/ 9712-5784/ Bira HONDA, pop, 2007, amarela, valor: 2500. Tratar: (13) 9775-4224 HONDA FAN 125, 2007, Baixa Km, Aceito financiamento. Tratar: (13) 9709-3952 XR 250 tornado, 2001, modelo 2002, toda original, doc ok, valor: 5500. Tratar: (11) 9657-3497/ (13) 3317-6366 7 GALO Honda, 88, conservadíssima, vermelha. Tratar: (13) 3311-6257/ (11) 6883-7839 300 BR, 2010, vermelha, kitada valor a negociar. Tratar: (13) 3311-6257/ (11) 6883-7839 , CG Titan KS 150, 2007, prata, valor: 4.200. Tratar: (13) 3316-1600/ (11) 9563-2659/ Amauri VENDO MOTO 0 KM, 2010, DAFRA. Tratar: (13) 3311-9789/ 9756-5149. VENDO OU TROCO BIZ, 2004 KS, vermelha, 100 cilindradas, valor: 2.500, aceito proposta. Tratar: (13) 9720-6003/ 3317-1919. VENDO TITAN ks 2003 preta, ótimo estado. Tratar: (13) 8134-8268 VENDO OU TROCO Titan 150 prata 07, Ótimo estado. Tr. Rosangela (13) 3317-6278 VENDO SUNDOW, 2007 . Valor 2.500.00 estudo proposta . Valor (13) 9713-7183

VENDO BIS 2002. Tratar (13) 3317-4927 Vendo Bross Branco /04 125 cc, documentação em dia, motor 0 de retifica R$ 4.000 (Aceito Notebook) - Jean (13) 3317-2021 / 3317 2464 VENDO TWISTER Preta 2002, Valor 7 mil reais .Tratar (11) 7366-8054 / (13) 3316-8107 VENDO HONDA bros 150cc ES 2007 - 13000km - preta R$ 5900 somente a vista. Tratar 13 8118-8670 VENDO MOTO Yamaha YBR. Tratar com Vanessa (13) 3311-6053 VENDO CG 150 JOBY ano 2005 - R$ 2.000,00 Tratar Fone: (12) 7813-6481 NEXTEL ID: 96*19558 VENDO BIS 100 ES, ano 2003 , preta. Valor R$ 3.100.00 . Tratar (13) 9168-5939 Samuel VENDO BIS, 100 cilindradas, azul 2003. R$ 2.500.00. Tratar (13) 9607-3123 VENDO TWISTER 05/05 preta R$ 5500 Tratar 97003669 / 33176573 VENDO MOTO Honda Drin , 100 cilindrada. R$ 1.800.00. Com documentação OK . Fone .(13 ) 3317-1694 / ( 13 ) 9755-5567. Fernando VENDO URGENTE, cg titan 150cc, 2008, preta, quitada. 3 mil reais. Fone: (11)86404167 ou (13)33162840. VENDO TITAN 150 ES 06 ótimo estado. Tel 13 78053684 MAN VENDO BIZ ks preta. 2005. 3.500 reais (moto de mulher). Fone: 97933140. VENDO MOTO Xr 200, ano 95, perfeito estado. Valor de 2.800 reais. Fone: 97082177 (Kelly ou Alex). VENDO YBR, 2006, perfeito estado, 3.800 reais. Fone: (11)82528622 – Adriano. VENDO MOTO Xr-200, ano 95, vermelha. Fone: 33127676 ou 91144360 – Fábio. VENDO CG 125, ano1998, Ótimo estado. Tratar Fone (12) 91433988 ou (12) 3862-1706 VENDO BIZ ES, 2006, preta, 4.500 reais. Fone: 97279599. VENDO CG TITAN ks, cinza, ano 2000. 3.500 reais. Fone: (13)97660526 ou 97237473. VENDE-SE Honda Biz ano 99 mod 2000 Fone: (13) 9773-8844 VENDO BROS, ano 2004/05, único dono, vermelha, 4.500 Reais. Fone: (13)33177652 ou 97832585. VENDO BIZ 2003 azul, único dono, partida elétrica, preço a combinar. Fone: (13)33172169 ou 97346195 - Jéferson - Lilian. VENDO OU TROCO Honda CB 450 custom, ano 85, documento OK, por moto menor. Fone: (13)33174638 TROCO MOTO TITAN 150 ano 2005, por Kombi. Fone: (13) 3311-6375 - 9784-6997 - Nego VENDO TITAN 150 es, 08, cinza metálico. Fone: (13) 9747 3844 3312 7676 c/ Fabio

EDITAL

EDITAL DE EXTRAVIO A EMPRESA SOUZA RIBAS ENG. E REPRES. LTDA, CNPJ: 01.743.383/0001-50 , I.M. 33880,SITUADA NO MUNICIPIO DE BERTIOGA- SP , COMUNICA O EXTRAVIO DO TALÃO DE N.F SERVIÇO SÉRIE A Nº 201 A 250, SENDO UTILIZADO ATÉ O Nº 204 E O RESTANTE EM BRANCO, EM RAZÃO DO FURTO OCORRIDO EM VEICULO , B.O. Nº 3913/2011 - 27DP/ S.PAULO.

CLASSIFICADOS ALUGA-SE BERTIOGA CASA na Vista Linda c/ 4 cômodos, área e churrasqueira, na r: Emmanuel Thaumaturgo, n° 501. Tratar: (11) 3409- 1315/ 87461321/ 4747-2288 SUÍTE na R: Manoel Gajo próximo a praia/ Sup. Krill. Tratar: (13) 9755-7070 (das 9h às 19h) Casa c/ PIS, churras, p/ fins de semana, temporada, eventos e aniversario. Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029 APTO no Jd Indaiá, a 100 metros da praia c/ 2 dorms, 2 wc, coz, valor: 800. Tratar: (13) 9759-2530/ Mansur Apto c/ 2 quartos, sala, coz; e banheiro, valor: 370. Tratar: (13) 97192057/ Neide APTO na Chácara Vista Linda, c/ quarto, sala, e coz; americana, valor: 300. Tratar: (13) 97192057/ Neide APTO no Jd Paulista sem fiador c/ 1 dormitório e demais dependências, valor: 500. Tratar: (13) 3317-7730/ 9706-2147/ Ana CASA no centro, para até 2 pessoas, valor: 350. Tratar: (13) 33174608/9758-1244 CASA no sitio São João, km 226, depois da ponte, c/ 2 quartos, 2 WC, sala e coz; valor: 320. Tratar: (13) 9727-6592 KIT net, centro, perto de tudo mobiliada, para 1 ou duas pessoas, rua julio prestes 284,. Tratar 33171195/9745-2006 APTO no JD. Paulista sem fiador, c/ 1 dorm e demais dependências, valor: 600. Tratar: (13) 3317-7730/ 9706-2147/ Rodrigo CASA para casal térrea próx; as casas Bahia c/ 1 dorm, sala, coz americana, WC, a.s, interna e externa, vaga para auto. Tratar 9761-0248 QUARTOS semi-mobiliados, para 1 pessoa, valor: 250, incluindo água e luz. Tratar: (13) 3317-4614/ 8152-3626 KIT net no centro para 1 ou 2 pessoas, mobiliada e incluso água e luz valor: 400. Tratar 3317-4614/ 81523626 CASA próximo ao correio. Tratar: (13) 9774-3765/ Nilton EDÍCULA, para casal, valor: 400 com 3 meses adiantados no City mar. Tratar: (13) 33131260/9781-7055 SOBRADO para casal, valor: 400 com 3 meses adiantados no City Mar. Tratar: (13) 3313-1260 KIT NETS em condomínio com ou sem mobília, manutenção total inclusa, Jd. Ana Paula. Tratar: (13) 3316389/9703-9705 APARTAMENTO com 2 quartos no City Mar. Tratar: (13) 3313-2135/ 9137-0321 SUÍTE mobiliada, com água e luz, valor: 400, no centro, sentido praia. Tratar: (13) 3317-3353/ Francisco CASA no JD. Albatroz, quarto, sala, WC, toda independente, valor: 450. Tratar: (13) 3317-2325/ Graça/ Toninho CHÁCARA em Caiubura, com, piscina nascente, lago, campo de 350m, com 3 casas. Tratar: (13) 9707-0298 CASA para temporada com 2 suítes e garagem. Tratar: (13) 8273-9272/ Denis SUÍTE mensal, na R Manoel Gajo, próximo a praia. Tratar: (13) 9755-7070. KIT NET, mobiliada em São Lourenço. Tratar: (13) 8128-0995 APTO világio com 2 quartos, cozinha americana, 2 banheiros e garagem, na vila Agaó. Tratar: (13) 7850-2283 ALUGO OU VENDO casa próximo ao correio na rua 2, 471. Tratar: (13) 97743765/ Nilton CASA GERMINADA prox. as Casas Bahia, c/ 2 dorms, sala, cozinha, WC, garagem coberta, AS, para casal. Tratar: (13) 9761-0248 CASA NO MAITINGA, c/ 2 dormitórios e demais de-

pendências mobiliado para finais de semana e temporada. Tratar: (13) 81230210/ 9601-1581 CASA MOBILIADA prox. ao correio, para natal e ano novo. Tratar: (13) 9774-3765/ Nilton ALUGO APARTAMENTO com dois quartos e independências no condomínio city mar, valor 350. Tratar: (13) 9701-9744. VENDO APARTAMENTO no Jardim São Rafael, próxima á Anchieta. (13) 9751-3043. ALUGO CASA para fins de semana e temporada. Tratar: Vânia (13) 97927079/ 3317-5870. ALUGO CASA em chácara vista linda, valor 250, independente. (13) 3311-8180/ 9616-3204. Vandete. ALUGO CHÁCARA no caiubura. Tratar: (13) 3319-4169/ 9714-3218. ALUGA CASA para final semana e temporada. Tratar: (13) 3317-2798/ 9166-7698. ALUGO CASA para finais de semana 2 quarteirões da praia próximo ao centro . Tratar (13) 3317-2954 / (11) 9259- 0962 ALUGO OU VENDO casa, próximo Correio. Rua dois n° 471.Jd Albatroz. Tel (13) 9774-3765 c/ Nilton ALUGO SOBRADO na Vista Linda para casal frente para o mar de 1 quarto, sala cozinha, casa de fundos. Tratar com Elaine (13) 3313-1260 ALUGA-SE KITNET com 2 quartos, cozinha e banheiro na Vila HO 2, próximo a Rio Santos. Fone (13) 9789-8001 ALUGO QUARTO com banheiro, para moças e rapazes. Fone: 33175427 c/ Fátima. ALUGO QUARTO para uma pessoa. Fone: 9789-7781. ALUGO OU VENDO casa prox ao correio. Parcelamos. Fone: 97743765 Nilton. PROCURO CASA para alugar em Bertioga. Fone: 3317-6696 ALUGO UM QUARTO com banheiro no centro de Bertioga, p/ rapaz ou senhor só, mobiliado. Fone: 33171195. ALUGO QUARTO P/A MOÇA que trabalhe ou senhora aposentada. Fone:33116072 – dona Cida. ALUGA-SE GARAGEM coberta (4 vagas), para carrinho de praia, 50 metros da praia do indaiá. Fone: 33131205 – Martha. PROCURO EDÍCULA para comprar ou alugar contrato anual em Bertioga. Fone: (11) 46395327(Poá) ALUGA-SE CASA, com 3 quartos, salão de festa c/ churrasqueira, piscina. Temporada ou definitivo. Fone: 33194202 ou 97143218 – Irene ou Lutel. ALUGO APARTAMENTO sem fiador no maitinga, bairro nobre de Bertioga, 1 dorm. sala, cozinha, banheiro, área de serv. e garagem p/ seu carro. Fone:33177730. ALUGO CASA para festas, casamentos, aniversários e eventos em geral, varanda toda coberta, terreno gramado, 12mx30m, churrasqueira. Fone: 33172954 ou (11) 92590962. ALUGO SUÍTE, quarto grande e cozinha americana em Guaratuba c/ varanda grande. Fone: 33127676 ou 91144360. ALUGO CASA pequena para solteiros. Fone: 97897781 - Ana Paula. ALUGO UMA KITNET PARA casal ou pessoa sozinha. Fone: 33164170. ALUGA-SE QUARTO no indaiá, 25 reais por pessoa. 97732371 – Walace. ALUGA-SE IMÓVEL na Vila Agaó, com 2 quartos, sala, cozinha, 2 WC, área de serviço e garagem, tipo vilagio. Tratar 13-78502283 PROCURA-SE ALGUÉM para dividir kitnet próxima a praia. Fone:91628623 – Edson. ALUGA-SE CONDOMÍNIO fechado no indaiá, c/ 1 dormitório, reservas na conexão imóveis. Fone: 33131774 ou 33132093.

VENDE-SE CASAS E APTO BERTIOGA CASA no Jd lido c/ 3 dorm, sendo (1 suíte), pisc, churras; sal; de jogos, gar coberta, à 1 Q da praia, valor: 290 mil. Tratar: (13) 33177730/ 9706-2147 EXCELENTE sobrado, Vila Agaó, proprietário estuda proposta, valor: 235 mil. Tratar: (11) 4330-9286 CASA no Jd Ana Paula, rua A, n 48, 2 quartos, coz; WC, com garagem. Tratar: (13) 3317-1460/ Adeni CASA na Vista Linda c/ 2 dorms, (1 suíte), 2 WC, coz; americana e área de serviço, valor: 85 mil, estrada 10, n° 12. Tratar: (13) 8163-9192 CASA no, City mar, 58,30 M², R: A, n° 30, faço negócio na saveiro, valor: 52 mil. Tratar: 13 - 9701-0532/ 9795-4166 CASA no city mar, 58, 30m², na r: A, n ° 30, faço negócio no Saveiro, valor: 52 mil, c/2 quartos e demais dependências. Tratar: (13) 9701-0532/ 9795-4166 CASA próxima a av. Anchieta no bairro JD. Rio da Praia, DOC; ok, valor: 75 mil. Tratar: (13) 33171544/9612-1517 CASA 2 dormitórios, sendo 1 suíte, sala, cozinha, 2 banheiros, valor: 140 mil, no Parque Estoril. Tratar: (13) 3317-3013/ 9625-7147 CASA no Sitio São João, KM 226, quartos, sala ampla, cozinha americana e 3 WC, DOC Ok, valor: 40 mil , Tratar: (13) 9778-9529 CASA no Mangue Seco, Rua 254, n 14, (final da Rua do SESC), com terreno demarcado, valor: 22 mil. Tratar: (13) 9759-3626 Casa nova no centro, a 100 metros da praia, na rua Jorge Ferreira, 253, valor 280 mil. Tratar: (13) 9764-5097/7809-2250 Casa, no JD Albatroz 2, perto do trevo, n°190, c/ edícula atrás, quarto e demais dependências, valor: 150 mil Tratar: (13) 3317-1893 2 sobrados com acabamento, Chácara vista linda, rua 11, 330, sala, com demais dependências, valor: 40 mil. Tratar: (13) 3317-2680/ 9771-2804 Ou troco Apto vila Itapanhaú,vista maravilhosa, 4° andar, 2 quartos e demais dependências, próx ao Hospital. Tratar: (13) 3317-2709 Chácara, fica a 100 metros da Rio Santos, km 228, na entrada da alambique, com escritura ok. Tratar: (13) 3317-6233/ Maria/ Alberto Casa no Jd Indaiá, c/ 3 dorms (1 suíte), sala conj. c/ coz; e garagem coberta, valor: 165 mil facilitados. Tratar: (13) 78081607/ 3313-1393 Apto, City Mar, 2 quartos e garagem, todo reformado, valor: 30 mil, transferência de divida, 170 por mês. Tratar: (13) 30244702/8828-5594 Casa na Costa do sol, Guaratuba, 4 cômodos, edícula e demais dependências, valor: 180 mil ou financio. Tratar: (13) 9797-3263 Casa na chácara Vista Linda, com 1 suíte, sala, quarto, cozinha e grande espaço externo. Tratar: (13) 8839-9461/ 8825-8263 Casa no Jardim Albatroz 1, próximo ao correio. Tratar: (13) 9774-3765/ Nilton Apto no City Mar, condomínio Hans Staden. Tratar: (13) 8128-7329/ 3313-1099 Casa no Jd. Albatroz 2, lote 88, 190, com edícula e demais dependências, valor: 150 mil. Tratar: (13) 3317-1893 Casa c/ 2 dórms (1 suíte) e demais dependências, valor: 85 mil, Chácara Vista Linda. Tratar: (13) 8163-9192 Vendo casa mobiliada no JD Rio da Praia c/ 2 quartos, sala, cozinha e banheiro, garagem para 2 carros, valor: 60 mil. Tratar: (13) 9606-1483 Chácara de 1000M, Caiubura, murada c/ casa de 3 quartos, churrascaria, valor: 72 mil. Tratar: (13) 9724-6723/ Claudio

Casa Jd. Rio da Praia, c/ 2 dórms, mais terreno, valor: 150 mil, direto com proprietário Tratar: (13) 3317-7130/ Mauricio Casa c/ 3 dormitórios, churrasqueira e piscina a 30 metros da praia, canto de Itaguá Boracéia. Tratar: (13) 9710-7520

PONTO COMERCIAL BERTIOGA ALUGA-SE LOJA de calçados, Indaiá, aceito troca como parte da divida. Tratar: (13) 8805-4320/ Edinaldo SALA para dentista ou médico ou outros no Jd. Vista Linda no asfalto. Tratar: (13) 8146-4729 SALA para cabeleireiras Jd. Vista linda no asfalto. Tratar: (13) 8146-4729 CASA com comércio, no Jd Ana Paula. Valor: 70 mil. Tratar: (13) 96140049/9719-5147 TRAILER de lanche, ano 2001, valor: 7 mil, todo reformado, ou troco por carro. Tratar: (13) 9606-1483 BANCA de jornal, na Av. 19 de maio, 720. Com cota, valor: 20 mil. Tratar: (13) 9757-4990 SALA COMERCIAL, Rua Rafael Costabile, 708, com internet. Tratar: (13) 33173883/ (11) 9533-7689 POUSADA, semi-acabada na Rua b, Jd Ana Paula, sentido praia, ao lado da pousada do Pacífico. Tratar: (13) 9711-7250/ Rosinete MÁQUINA de sorvete, Yuki, 6 garrafas, semi nova, valor: 5 mil. Tratar: (13) 9731-0364/ 3317-2685/ Careca. AV. ANCHIETA 12.250. Tratar: (13) 3313-2590/ 3317-4073 SALÃO na R Bartolomeu F Gonçalves, 510, perto de 1 faculdade e 3 escolas próx. a pad. 4 ases. Tratar: (13) 3317-4093 BANCA DE JORNAL Arrenda-se, do lado do PS, boa clientela, c/ cotas das distribuidoras. caução: 3 mil, 600 mês. Tratar: (13) 9700-8707 EXCELENTE NEGÓCIO na Riviera, escola de surf – procuro parceiros. Tratar: (13) 3316- 9793/ 9757-0055 BANCA DE JORNAL e revistaria. Arrend. Comercial, ao lado do PS, boa clientela, c/ cotas das distribuidoras de revistas e jornal. Tratar: (13) 9700-8707

PONTO COM 20M², indaiá, próx ao colégio Bava, valor: 350. Tratar: (13) 8830-1939 ALUGO MEU galpão para guardar carrinho de praia, trailer e firmas no jardim são Lourenço. Tratar: (13) 3316-1281. ALUGO SALÃO na rua A, nº 2230, jardim Ana Paula. Tratar: (13) 3317-6622/ SALAS COMERCIAIS a partir de 250R$/mês, ponto estratégico, av. 19 de maio, 990 (em cima da friscap) Fone: 33171868 – Daniel. VENDO CARRINHO de praia, bebidas e lanches, em frente ao bouganville I. Ótimo ponto, aceito carro como pagamento. Fone: (13)81557904 – Welton. VENDO OU TROCO por carro, brechó bem montado, localizado na Anchieta próximo ao sesc. Fone: 13

PONTO COMERCIAL BERTIOGA VENDE-SE CARRINHO de praia completo. Tratar: (13) 8116-5297/ Claudia (Tratar em horário comercial). Passo ponto, lanchonete e sorveteria, em ótimo estado e localização. End: AV Anchieta 100, loja – 07/ (11) 7176-7222 CARRINHO de praia, sem licença, em inox, bem conservado, com freezer, boca de fazer pasteis, porções e etc. Tratar: (13) 9794-7765/ 3312-1165 RESTAURANTE e lanchonete, valor: 60 mil, no centro. Tratar: (13) 9625-7147. TRAILLER de lanche, sem licença, 4x2 com documentos, todo reformado, valor: 5 mil. Tratar: (13) 9606-1483 PADARIA na Vista Linda na Rua José Carlos Passi, c/ orestes colombari, valor: 80 mil, ótima localidade. Tratar: (13) 33116018/ Tiago CARRINHO de chop na enseada, c/ ótimos ganhos trabalhando, doc. ok, só pegar e trabalhar. Tratar: (13) 9714-4512/ (11) 7874-5029 1 APTO + 3 lojas para alugar na Av. Anchieta, 12.250. Tratar: (13) 3317-4073/ Ester/ 3313-2590/ Edalina LOJA de calçados no Indaiá. Tratar: (13) 8805-4320/ Edinaldo

LOTES BERTIOGA VENDE-SE VENDO terreno no Jd Rafael, 498m, na R: José Almirante, ao lado do n° 997. Tratar: (11) 3409-1315/ 8746-1321/4747-2288 VENDO terreno no Jd. Ana Paula, 6x34, desmatado, semi aterrado à 300m da praia, valor: 21 mil. Tratar: (13) 9741-2850 VENDO terreno, na Chácara Vista Linda, final da rua do porto de areia, valor: 10 mil, Doc Ok. Tratar: (13) 9743-4570 VENDO terreno no Jd. São Lourenço, documentação ok, c/ escritura 12.5 x 40, valor : 110 mil. Tratar: (13) 9701-0001 VENDO terreno 10x94 sítio São João, perto da cachoeira, km 229, valor: 25 mil ou troco por carro. Tratar: (13) 9787-5679 VENDO terreno de 3600m no Sitio São João na Rio Santos. Tratar: (13) 33421777/ 7805-6133 TERRENO com 442 m², em condomínio fechado, Vila Agaó. Escritura definitiva, valor: 170 mil. Tratar: (13) 7803-0870 VENDO terreno no City Mar, 10x15, valor: 20 mil. Tratar: (13) 97898038/ 9727-0656 VENDO terreno, 5x90 de frente e 15 de lado. Tratar: (13) 9743-1580 ALUGO TERRENO de 1000 metros aterrado. Tratar: (13) 9712-0301 TERRENO, na rua do buba 5x50 aterrado e desmatado, aceito troca. Tratar: (13) 9723-6369 CHÁCARA de 1000m em Caiubura, murada, c/ casa mais 3 quartos e churrasqueira, valor: 72 mil. Tratar: (13) 97246723/ Claudio Terreno na Rua 7, chácara vista linda, 5x50, c/ escritura, valor: 10 mil. Tratar: (13) 9700-2845 VENDO TERRENO próximo ao SESC metragem 300m² telefone 97493079 120 mil ALUGO TERRENO de 1000 metros, 20x50 na vista linda. Rua 8. Tratar: (13) 9712-0301 VENDO ÁREA, ou passo ponto c/ propriedade, p/ qualquer tipo de comercio, Rod Rio Santos. Tratar: (13) 7802-6010/ 7802-2803

EDITAL DE ABANDONO

MPE - Montagens e Projetos Especiais S/A, CNPJ:31.876.709/0026-37, estabelecida a R.Major Sertorio, 349, 4º andar, Vila Buarque-SP, CEP 01222-001, convida o Sr. VANDER CLAYTON DOS SANTOS, CTPS 045540, serie 00295/ SP, a comparecer ao trabalho no prazo de 3 dias, a contar da data desta publicação, sob pena imediata de rescisão de contrato de trabalho por justa causa, comforme artigo 482 Letra I da CLT. Santos, 17 de junho de 2011.

17/06/2011 21:12:31


COSTA NORTE | Bertioga, 18 a 24 de Junho - Edição 1131

IMOVEIS OUTRAS CIDADES VENDO apartamento de 3 quartos em São Vicente. Tratar: (13) 3561-4557 VENDO ou troco sobrado, com 2 suítes no Guarujá, Vila Zilda por casa em Bertioga. Valor: 110 mil. Tratar: (13) 8845-9063 APTO para temporada no Guarujá em frente ao mar em pitangueiras Tratar: (13) 9155-0703/ Julio VENDO doceria e lanchonete em Vicente de carvalho no Guarujá, ótimo ponto, valor: 15 mil a vista .Tratar: (13) 30274144/ Gustavo PASSO ponto de lojas de calçados, morrinhos, Guarujá. Tratar: (13) 7805-6133/ 3342-1777 VENDO sobrado em Santos próx; as torres, na ponta da praia c/ 3 suítes e demais dependências. Tratar: (13) 9184-5363 VENDO uma casa em Suzano ou troco por casa em Bertioga. (enseada ou na Vista Linda) Tratar: (11) 4747-2937 VENDO casa em Suzano ou TROCO POR CASA EM BERTIOGA. Tratar: (11) 4747-2937 VENDO CASA em São Sebastião c/ 3 quartos, 2 coz, 2 WC, uma sala grande, garagem. Tratar: (13) 9735-8146/9721-8099 TROCO 2 SALÕES comerciais com moradia em Poá por casa em Bertioga. Tratar (11) 9550-7906/7626-7966 TERRENO residencial Vitoria Parque, Guarujá, na av. principal, valor: 19 mil, mais parcelas, aceito proposta. Tratar: (13) 3324-1155 ALUGO PONTO COMERCIAL ao lado do mercado barra do una. Tratar 12 – 3867-1197/ Benedito. VENDO TERRENO residencial, vitoria parque, Guarujá, valor: 19 mil, mais parcelas, aceito propostas. Tratar: (13) 9181-3603/9182-7088 VENDO TERRENO NA RUA Sebastiana Felício de oliveira, 10x24, maçaguaçu, Caraguatatuba. Tratar: (13) 3223-5575 APTO EM ILHA BELA/ chalé - área de 90m². Em cond. fechado c/ ampla área verde 6.500m², valor: 180 mil. Tratar: (11) 8125-4467 VENDO EM BARRA do Una, terreno de 23x400 com morro, e escritura. Tratar: (12) 3867-1197 URGENTE VENDO restaurante e lanchonete, boa localização, centro de Caraguatatuba Tratar: (11) 6444-5090 TROCO 6 LOTES em Praia Grande por imóvel em Bertioga ou Vale do Ribeira no valor de 180 mil . Tratar (12) 31433282 /(13) 8821-6787 ALUGA-SE CASA em Ilhabela, 2 suítes em condomínio fechado prox. Pereque, nova,mobiliada,com terreno. Valor R$ mil reias.Tratar:01197086122 c/Flavio ALUGO IMÓVEIS em São Sebastião para comércio no centro. Tratar fone: (12) 3892-2940 VENDO IMÓVEL em São Sebastião adaptado p/ restaurante Bairro arrastão.(550 m²) Tratar fone: (12) 3892-2940 ALUGO PONTO COMERCIAL ao lado do supermercado de Barra do Una , Direto com o Proprietário. Fone ( 13) 9763-4988 ALUGO PONTO COMERCIAL em Ilha Bela na Galeria Bela vista com wc individual e estacionamento.Apox.7 min. da balsa e próximo ao mercado Colina. Contato 12 38951120/91686352 VENDO TERRENO em São Sebastião, no bairro S. Francisco, Vista p/ Ilha Bela. Aprox. 32.277m². Fone: (12)38622558 ou (12)81469381. Edilene. VENDO OU TROCO

pagina_14_15_class.indd 3

terreno em Mogi c/ duas casas por casa em Bertioga. Fone: (13)33171596 c/ Maria Lucia. VENDO TERRENO de 500m² Fone (12) 97581064 (13)97238318 VENDO TERRENO 6.900m² prox a praia de capricórnio, troco por imóvel em Bertioga, base de preço 160 mil. Fone: (12)81419112 – Zé Carlos. TROCO 8 TERRENOs na Praia Grande, Vila Ribeiropolis, por imóvel em Bertioga. Fone: (12)81419112 – Zé Carlos. VENDO TERRENO, 12x30, 360m², no morro do algodão em Caraguá, 18 mil reais, doc OK IPTU. Fone:(11)35670268 ou (11)85014423.

EMPREGO ADMITE-SE CASEIROS s/ filhos, ela com habilidades na cozinha e ele em manutenção, morar no local. Procurar no indaiá Praia Hotel. R: Manoel Ruas Perez, 15, JD Indaiá/ 3313-1380 MANICURES e pedicures. Tratar: (13) 33167718/ Jacques Janine Riviera no piso superior do Shopping Riviera AUXILIAR de limpeza. Tratar: (13) 3316-2646 PIZZAIOLO com experiência e forneiro, Boracéia. Tratar: (12) 3867-6408/ (13) 7807-4201 TÉCNICO de planejamento, de edificação, assistente ADM, pedreiro ajudante. Mandar currículo p/: João. godoy@terracom.com.br VENDEDORES externos, p/ atuar como vendedores de material de piscina, área à combinar. Currículo por fax (13) 3317-5163/ sac@ lareciautilidades.com.br QUAL o tamanho do seu sonho, ganhe R$ 1.620 vendendo 3 perfumes por di,. sem deixar o que você faz. Tratar: (13) 97555567/3317-1694 OPORTUNIDADE da sua vida, empresa esta a procura de supervisores e lideres, são 9 formas de ganhos, reais, VP 300. Tratar: (13) 97555567/3317-1694 PESSOAS comunicativas, educadas, com ou sem experiência (há treinamento). Tratar: equipesucesso_saude@yahoo. com.br/ (11) 4692-3673 Patrícia PRECISO de senhor (a), p/ trabalhar das 17h às 22h em carrinho de espetinho. Tratar: (13) 33172347/Neusa PINTOR e ajudante, pedreiro e ajudante, pintor de balancinho e encarregado de obras. Tratar: (13) 3316-2537/ PAT – Av. Anchieta, 1.500 – Jd Lido COZINHEIRO de A La Carte, especializado em frutos do mar. Tratar: (13) 9710-7520 Rodovia Rio Santos, km 193, praia de Boracéia/ VENDEDORES c/ ou s/ experiência vendas p/ plano de saúde e damos treinamento. Tratar: (13) 3316-4597/ 3316-4312/ 120*26318. VENDEDORA projetista, c/ conhecimentos em AutoCAD e pacote Office. Para trabalhar na Riviera. Tratar: vagas.riviera@yahoo.com.br PRECISO de homem para roçada em sitio. Tratar: (13) 8131-8463/9144 7917 PRECISO de representante, que atue na região, com experiências, comprovada em depósitos em materiais. Enviar Cv: vendas@ferbatfios.com PROFESSORES polivalentes entregar currículos no colégio Caiçara. DOMESTICA para trabalhar de quinta a domingo. Tratar: (13) 3316-7900/ Sr. Amato VENDEDORES (as), p/ atuar na área de vendas externas no ramo de ma-

terial gráfico. Somente comissão. Tratar Av. 19 de Maio 133. 2 Farmacêuticos, c/ urgência. Tratar: (13) 33174222/farma100bertioga@ ig.com.br SERVIÇOS gerais condomínio. Tratar: (13) 3317-4111/ horário comercial FANCOULD Service contrata: mecânico de ar-condicionado. Tratar: (11) 4994-9126/ Fátima. mota@fancould.com.br PRECISO de funcionaria com experiência em departamento pessoa l e escrita fiscal. Enviar cv para: tfcontabilidade@litoral.com.br PRECISO de moças e rapazes com experiência, para trabalhar em trailer. Tratar: (13) 9781-6055. PROJETISTA PROMOB 5, para móveis palnejados. Tratar: (13) 97441769/ ID: 122*2776. WIZARD contrata professores de todos os idiomas. Enviar currículo para: bertioga@wizard.com.br REVENDEDORAS para sex shop. Tratar: (13) 9778-3129 CORRETORES para Riviera. Tratar: (13) 97422078/3316-6117/ Enviar CV para: inanna@consultoria.com.br PRECISO de pessoa para trabalhar em linha de montagem de 18 a 25 anos mulher. Tratar 33173604/madalena LAS PALMAS precisa de pizzaiolo, cozinheiro, ajudante de cozinha e garçom. Tratar: (13) 33173510/ av. Vicente de carvalho, 52. PRECISO de cozinheira para carrinho de praia, com experiência. Tratar: (13) 9619-7504 VIVEIRO DE MUDAS, precisa de jardineiro. Tratar: (13) 3316-8535 PRECISO DE COZINHEIRA de forno e fogão, que resida em Bertioga, e tenha disponibilidade até

as 19 horas. Tratar: (13) 3316-7338/ (11) 62302847/ Andreza PRECISA-SE SERRALHEIRO com experiência .Tratar av anchieta 1133 PRECISA-SE DE colocador de calhas com experiência . Tratar (13) 9723-5853 /(13) 3317-6028 PROCURA-SE SENHORA para serviços doméstico período 13:30 as 17:30 . Centro de Bertioga . Tratar (13)3316-4703 PRECISA-SE DE AJUDANTE para serralheria (13) 3317-6237 /(13)97012470 Vita PRECISA-SE DE EMPREGADA domestica para dormir no emprego c/ referência. 137803-6739 PRECISA-SE DE Revendedora AVON lucro de 30% . Tratar com (13) 3317-1531 /(13)81118865 Clissia PRECISA –SE DE COSTUREIRA, retista, overloquista e galonerista. Fone (13) 3311-6058 Izaura ou Waldemar PRECISO DE SERRADOR de ágata mármore com 3 meses de experiência (13) 3311-9514 PRECISA-SE DE HOMENS de 25 à 35 anos para trabalhar como ajudante geral.Entregar currículo na estrada 4, n°32 loja 2.Chácara Vista Linda. INTERESSADOS (AS) em Vender Produtos Tupperware, Cadastre-se Contato (13) 3013-0812 com Andrezza. PRECISA-SE DE rapaz a partir dos 25 anos p/ trabalhar em portaria, com ou sem experiência, diurno 12hx36h, Condomínio Hans Staden. Fone: 33130277 ou 96021849 Carlos. PRECISA-SE de ajudante de DJ, não precisa ter experiência. Fone: (13)97054063 ou 98617711.

www.costanorte.com.br CLASSIFICADOS > 15

EMPREGO OFEREÇC-ME MONTA - se bike por encomenda, serviços a domicilio, peças e acessórios. Tratar: (13) 97943052/ 9608-1932 Uilson COMO cozinheira de forno e fogão. Tratar: (11) 9496-7011 COMO baba, atendo na minha casa. Tratar: (13) 3311-7099/9784-4535 COMO recepcionista, aux; de escritório, entre outros, tenho boa aparência e sou comunicativa. Tratar: (13) 9726-8401/ 3317 -1705/ Andréia RAPAZ maior de idade, oferece seus serviços para trabalhar em portaria. Tratar: (13) 8110-5942 ESTAGIÁRIO cursando ciencias contabeis tratar: (13) 3317-2589/Jeferson MOTORISTA com carteira D com ajudante oferece para trabalhar em Bertioga e região, para entrega. Tratar: (13) 8110-5942 EXECUTA se reforma de telhados em geral. Tratar: (13) 3319-4148/ 9752-5909 INSTALA-SE calhas rufos e coifas, orçamento sem compromisso. Tratar: (13) 3319-4148/ 9752-5909

INSTALO toldos e outros. Tratar: (13) 33194148/ 9752-5909 COMO diarista e cuido de crianças. Tratar: (13) 3319-4148/ 9752-5909 COMO vendedora, comunicativa, recepcionista, ótimo atendimento. Tratar: (13) 3317-4942/9158-5053 DESBLOQUEIO celulares, Nokia, LG, Sony Ericsson, Motorola e etc, valor: 30, enviar modelo para: bebetoss@gmail.com DOU aulas particulares de Excel básico e intermediário, valor: 30/ hora. Tratar: (13) 8100-6420. FAZEMOS decorações com arco de flores, pingente, torre aspiral, e outros. Solicite orçamento sem compromisso. Tratar: (13) 3316-4413 COMO passadeira, com referencias, não tenho filhos menores, 52 anos. Tratar: (11) 8653-8033/ 3311-9555 COMO ajudante geral, motorista, manobrista, e motoqueiro sem moto. Tratar: (13) 9179-6102/ 9800-7187 VENDO salgados para festas e eventos a partir de 30 reais. Tratar: (13) 3311-9683 VENDO sushi, sashimi e temaki por encomenda. Tratar: (13) 9789-7982/

8100-2128 LEVO no Atacadão, Krill e outros percursos. Tratar: (13) 9794-2527 COMO caseiro. Tratar: (13) 9617-9875 FAÇO viagens p/ aeroporto de congonhas, Guarulhos ou Viracopos, entre outros. Tratar: (13) 8100-6420/bebetoss@gmail.com COMO casal para caseiros. Tratar: (13) 96079875/ Eduardo EXECUTO serviços de conserto e manutenção, construções de portões, portas de madeira e ferro, orçamento sem compromisso. (13) 3311-7014/ 8100-7292 Como cozinheira para forno e fogão especializados em frutos do mar. Tratar: (13) 3317-7130/ Jeorgia Para trabalhar como doméstica. Tratar: (13) 3311-7188 FAÇO declaração de imposto de renda, 2011 para pessoa física, taxa: 50. Tratar: (13) 8100-6420 DOU aulas particulares de Excel básico e intermediário, valor: 30 à hora. Tratar: (13) 8100-6420 DESBLOQUEIO celulares, valor: 30. Enviar modelo para: bebetoss@gmail.com COMO caseiro, com experiência em Ilhabela de 3 anos, Brasília de 10 anos. Tratar: (13) 3317-2617.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS, ARQUITETOS E AGRÔNOMOS DE BERTIOGA, convoca os seus associados em dia com as obrigações estatutárias para a Assembléia Geral, em conformidade com os parágrafos 1, 2, 3 e 4 do Artigo 31 de seus Estatutos, para a eleição da Diretoria e os 06 (seis) membros do Conselho Deliberativo, para o biênio 2011/ 2013. Data: 29 de Junho de 2011 – Quarta Feira Horário: das 9:00 às 18:00 horas Local: Sede da Associação, sito à Rua Luiz Pereira de Campos, 1086 – Vila Itapanhaú – Bertioga – SP. A apuração será realizada após o encerramento da votação. _______________________________ Eng. Paulo Roberto Maria Velzi Presidente do Conselho Deliberativo.

FAÇO filmagens de festas, aniversários, eventos empresarias e esportivos, produção em DVD. Tratar: (13) 9619-7504/ André FAÇO carreto e mudanças em Bertioga, serviço rápido. Tratar: (13) 3317-7635/ Fabio FAÇO carreto pro litoral e Atacadão. Tratar: (13) 9794-2527/ Ricardo ACEITA se encomenda, bombons e ovos de páscoa. Tratar: (13) 9600-3349/ 9626-6726 CASAL de aposentados oferece seus serviços para trabalhar como caseiros. Tratar: (13) 3296-3513/ 9778-7987/ Sra. Izabel VENDO salgados e doces a partir de R$ 20 o cento. Tratar: (13) 3311-9683/ 9778-5901/ R Augusto R. Pacheco, 216 - Jd. Rafael CASAL como caseiro. Tratar: (13) 8843-5608 KOMBI, 2007, para transporte de carga ou pessoal para viagens. Tratar: (11) 9550-7906 CASAL como caseiro. Tratar; 8843-5608 KOMBI 2007 p transporte de carga ou pessoal para viagens. Tratar 119550-7906 FAÇO ARCO de entrada, arco de flores, pingente, torre espiral e quadrada, solicite orçamento. Tratar: (13) 3316-4413 CUIDO de criança por meio período ou período integral, na rua da borgusese, centro. Tratar: (13) 9797-6147 DJ com som e iluminação para festas. Tratar: (13) 9742-6263/ 3317-5362/ DJ Ana/ Roney FAÇO MANUTENÇÃO em computadores. Tratar: (13) 8845-1883/bebetoss@gmail.com DOU aulas partic. de reforço escolar. P/ concursos: Matemática e informática. Tratar: (13) 8845-1883/bebetoss@gmail.com CONSERTO computadores, impressoras, eletrônicos, monitores de vídeo e etc. Tratar: (13) 8845-1883/bebetoss@ gmail.com

DIVERSOS VENDE-SE Vendo maquina de lavar louça, cônsul simples. Tratar: (13) 3313-2750/ 9700-5732/ 9777-5519/ Cleiciane Vendo mil telhas romanas, novas. Tratar: (13) 3313-2750/ 9777-5519/ 9700-5732 Vendo uma parabólica nova, valor: 200 Tratar: (13) 97519860 Vendo Xbox com kinect novo na caixa e 2 jogos. Tratar: (13) 8142-5747 Vendo videokê profissional RAF com 200 músicas, amplificador e caixa de som. Tratar: (13) 97784667 Vendo PS3 com 2 manetes, novo na caixa com jogos e nota fiscal. Tratar: (13) 8142-5747 Vendo geladeira duplex 340L, Eletro Lux, semi nova, valor: 800. Tratar: (13) 9760-0644 Vendo sofá em ótimo estado, laranja c/ 3 lugares da Tok Stok, valor: 300. Tratar: (13) 9760-0644 Maquina de costura, semi-industrial, interlock, completa c/ mesa e motor, valor: 1 mil. Tratar: (13) 3317-4638 Aceito doações de computadores usados ou de camas. Tratar: (11) 98784008/ 8351-3029 Vendo, cadeira p/ carro, de bebe, e cadeira refeição, ou troco por colchão. Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029/ Retorno Casa para aniversário de criança, temos: pulapula e piscina de bolinha. Tratar: (11) 9878-4008/ 8351-3029 VENDO Geladeira comercial em aço inox, 4 portas medindo 1,94x 1,25x 0,63 marca KLIMA (13)97556636 / Tratar: Sérgio VENDO PSP novo com memory card de 2gb c/ case e carregador (game rockband in-

cluso) R$400,00 (13) 9755-6636 Sérgio VENDO escada de madeira extensível, fechada 4x20 – aberta 7x20, valor: 350. Tratar: (13) 33172221/ 9787-0903 Vendo barzinho completo de sala com 2 banquetas, valor: 250. Tratar: (13) 3317-2221/ 9787-0903 VENDO Mesa de computador, marfim, valor: 150. Tratar: (13) 3317-2221/ 9787-0903 VENDO TV de 20 polegadas, valor: 120. Tratar: (13) 3317-2221/ 9787-0903 VENDO TV, tela plana de 29 polegadas, valor: 350. Tratar: (13) 33172221/ 9787-0903 VENDO rack de Tv, novo, Tok Stok, branco, valor: 220. Tratar: (13) 9632-9918 VENDO maquina Brastemp, 7 kg, valor: 300 reais. Tratar: (13)3313-3242 MANICURE Domiciliar: (13) 9777-3727/ Rosa VENDO motor de barco Johnson, 86, 15 HP, valor: 2 mil. Tratar: (13) 3313-3242 VENDO máquina de cortar frios, filizola, modelo 103JR. (13) 9701-9717 VENDO Balcão de Vidro desmontável. (13) 9701-9717 VENDO motor de Polpa Johnson, 10 Hp. Tratar: (13) 9701-9717 VENDO Telemensagem, funcionando, c/ todos os equipamentos, computador e impressora. Tratar: (13) 3311-7299/ 9781-3256 BATERIA RMV, pele, remo, vermelha completa com Chimbal. Tratar (13) 9616-1480 VENDO guitarra modelo T 0, nova, com micro afinação, azul, valor: 600. Tratar: (13) 9616-1480 VENDO play 2, destravado com 4 jogos, valor: 170. Tratar: (13) 9794-5686 PRECISA SE DE SÓCIO para Lan House. Tratar: (13) 3313-117/96071296/ Av. Anchieta 11558, Jd Indaiá.

17/06/2011 21:35:21


16 < www.costanorte.com.br

Bertioga, 18 a 24 de Junho - Edição 1131

| COSTA NORTE

Vip

Celebridades em foco UM NOVO CONCEITO EM COLUNA SOCIAL

Edison Prata (13) 7850-2283 edisonprata@ig.com.br

Recentemente, a FUNDAÇÃO ROTÁRIA DO ROTARY INTERNACIONAL realizou festiva, em Guarujá, para entrega do prêmio ‘PAUL HARRIS’ aos rotarianos que se empenharam e deram sua contribuição à sociedade guarujaense. Vale comentar que a prefeita Maria Antonieta de Brito participou da entrega do título ‘PAUL HARRIS’. CONHEÇA OS ROTARIANOS RECONHECIDOS PELO ROTARY INTERNACIONAL:

O empresário e presidente da SETECESP, Francisco Pelúcio...

O rotariano Orlando Viganó, com a prefeita Maria Antonieta

Eduardo Longaretti, reconhecido pelo Rotary Internacional...

Vale o duplo reconhecimento do ex-presidente Hugo Ramos de Almeida. Nesta foto, com Adilson de Jesus, José Carlos Rodrigues e Francisco Pelúcio...

Antonio Dantas da Rocha, com a esposa Maria Rosa (esq.), e a prefeita Maria Antonieta...

O ex-presidente do Rotary Club Guarujá, Luis Carlos Bevilacqua, com a secretária de Turismo, Maria Eunice e a prefeita Maria Antonieta...

Guilherme de Carvalho Lima....

Mario Anderson Prestes...

Em destaque, a prefeita Maria Antonieta e o presidente do Rotary Club Guarujá, Valberto Souza...

A prefeita Maria Antonieta com o rotariano Adilson de Jesus...

pagina_16.indd 1

17/06/2011 21:10:55

Jornal Costa Norte  

edição 1131

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you