
3 minute read
Tremor de terra em SP provavelmente foi causado por falha geológica, explica pesquisadora
Com epicentro no Vale do Ribeira, abalo sísmico foi sentido em mais de 20 cidades do estado; tremor de terra por falha geológica se difere dos abalos por choques de placas tectônicas, explica a geógrafa Técia Bérgamo
Praia Grande: nova loja do Assaí no Litoral Plaza Shopping já tem data para inaugurar
Advertisement
São Paulo
Da redação
Otremor de terra com epicentro no Vale do Ribeira registrado na manhã desta sexta-feira (16) e sentido por moradores em mais de 20 cidades de São Paulo provavelmente foi provocado por uma falha geológica, explicou, em entrevista, a geógrafa Técia Bérgamo. “No Brasil, nós temos mais esses tremores provocados por falhas geológicas, que são grandes blocos rochosos do nosso relevo com uma ruptura”, afirma a estudiosa que coordena os cursos de geografia EAD Unimes (Universidade Metropolitana de Santos).
Este tipo de abalo, acrescenta ela, se difere dos causados por encontros de placas tectônicas. “Essas placas se movimentam, às vezes se chocam e, no momento do choque, há um soerguimento que causa o abalo sísmico. A magnitude de um terremoto é medida de 0 a 10 de acordo com a escala Richter. No caso desse [em SP], não chegou a 6”.
Segundo ela, as características da falha geológica é que vão determinar se haverá ou não outros tremores. “Se vão ocorrer [mais tremores] com maior intensidade, vai depender mesmo dessa falha”.
SP estuda concessão das travessias litorâneas, diz vice-governador
Litoral de SP Da redação
Em entrevista concedida ao programa Café com Zaidan da TV Cultura Litoral, o vice-governador Felício Ramuth antecipou que há estudos por parte do governo estadual para conceder o Sistema de Travessias Litorâneas e destacou alguns planos do governo na área. “Nós vamos conceder essas travessias. Queremos ter inovação, tecnologia. Estamos estudando trazer energia verde, híbrida ou até elétrica para as travessias de balsa”, explicou o vice-governador.
Questionado sobre o andamento do projeto, o governo disse que o estudo para avaliar a viabilidade técnica e financeira da concessão das travessias ainda está em fase de contratação e ainda não tem prazo.
“É um novo projeto que irá construir modelagem e soluções próprias, sem se ater a modelos anteriores. Dentro do objetivo dos estudos está a análise de incorporação de embarcações
Vice-governador Felício Ramuth, durante entrevista híbridas e outras soluções que permitam a diminuição do impacto ambiental da operação das travessias”, explicou, por meio de nota, a secretaria de Parceria em Investimentos.
Praia Grande Da redação
Quem não perde uma inauguração de supermercado, pode anotar aí na agenda: a nova loja do atacadista Assaí, localizada no Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande, já tem data para inaugurar; será no dia 23 de junho, às 8 horas.

A nova loja ocupará o espaço que já foi do antigo Extra Hipermercados e é resultado do processo de conversões dos pontos de hipermercados adquiridos pelo Assaí em 2021. Segundo apurado pelo Portal
Costa Norte, o Assaí Praia Grande Litoral Plaza oferecerá diversos novos serviços, como açougue e empório de frios.
A unidade gerou cerca de 160 novos empregos para complementar o time da antiga unidade – 100% dos colaboradores foram transferidos para o novo endereço, o que totaliza 323 pessoas contratadas.
A loja antiga, também localizada dentro do complexo do Litoral Plaza Shopping, será fechada no dia 20 de junho.

Leia a matéria completa
Maior medalhista olímpico do Brasil fala da importância da Semana de Vela de Ilhabela
Reprodução/Internet
Scheidt tem uma história com a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que completa nesta temporada a sua 50ª edição de 120 embarcações já estão confirmadas para o festival.
Omaior medalhista olímpico do Brasil, Robert Scheidt, destacou a importância da Semana de Vela que é realizada anualmente na cidade de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. “É o evento mais importante de vela oceânica da América Latina, sem dúvida nenhuma. É tradicional e muito importante”, afirmou o atleta paulista, que é referência na modalidade.
Scheidt tem uma história com a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que completa nesta temporada a sua 50ª edição. Ele participa da competição desde os anos 1980, quando ainda corria na Semana de Monotipos na classe Optimist. O evento vai acontecer de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela. Mais
Em 2022 Robert Scheidt foi convidado para ser a figura principal no Caballo Loco, barco de Mauro Dottori, campeão da classe C30 de 2022. “Esse evento junta também toda a comunidade da vela brasileira, sul-americana e mundial”, declarou o atleta. Por fim, Scheidt afirma que participar deste evento em Ilhabela é fundamental para a formação de velejadores no país.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela acontece entre os dias 22 e 29 do mês que vem; as inscrições para participar das competições continuam abertas e devem ser feitas por meio do site oficial do evento.
Leia a matéria completa