


após sucessi vos prolongamentos da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomieli te, nenhuma entre as nove cida des da Baixada Santista chega a 65% de cobertura. De 99 mil crianças com até cinco anos na região, mais de 46 mil ainda não foram imunizadas contra a doença.
No PNI (Programa Nacional de Imunizações), o esquema de vacinação das crianças é com posto por cinco doses minis tradas dos dois meses ao final dos quatro anos. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% delas - este percentual é considerado como necessário para a cobertura de proteção.
Em crianças infectadas, a
poliomielite pode causar uma série de complicações. Nos casos severos, a doença pode provocar paralisia dos braços e das pernas e problemas no sistema respiratório. A doença, que não tem tratamento espe cífico, tem na vacinação sua única forma de prevenção.
Com campanhas de imuniza ção que já chegaram a 100%, o último caso de pólio notificado no Brasil foi em 1989. Porém, após uma sucessão de bai xas coberturas vacinais desde 2016, além de casos confirma dos em regiões do mundo onde a doença parecia erradicada,
incluindo os Estados Unidos, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) incluiu o Brasil na lista de países que estão sob alto risco de retorno da doença.
em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, tem uma nova data: 10 de novembro.
A cobrança estava prevista para ter início em junho, mas foi adiada para 20 de julho. Depois, mais um adiamento para o dia 20 de agosto.
Na última oportunidade, a administração afirmou que, por mudança nas regras de isenção da taxa, o início da cobrança teve de ser adiado mais uma vez.
Na última semana, uma lei complementar foi aprovada com
alterações para isentar morado res. Entre elas está o aumento do número de veículos que podem ser cadastrados por morador, redução dos documentos neces sários para o cadastro e compro vação de residência.
No atual projeto estão isen tos da taxa veículos que este jam de passagem rápida por Ubatuba, com período inferior a quatro horas. Também estão isentas ambulâncias, veículos oficiais, carros fortes e carros fúnebres devidamente cadastra dos no município.
Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em liberar o transporte público gratui to no segundo turno das eleições no dia 30 de outubro, muitas cida des do país começaram avaliar a possibilidade de oferecer o serviço para a população.
No Litoral Norte não é diferen te. O portal Costa Norte procurou as prefeituras da região para um posicionamento oficial sobre o caso. Apenas Caraguatatuba e Ilhabela res ponderam.
Em nota, a administração cara guatatubense afirmou que “está ciente da referida decisão judi cial e analisa a possibilidade de o município aderir a esta gratui dade. O estudo levará em consi deração, dentre outros detalhes,
a disponibilidade orçamentária e gerenciamento da operação”.
Ilhabela também informou que está ciente da decisão e que anali sa o caso.
A decisão do STF foi proferida na terça-feira e permite que os prefeitos que adotarem a medida não sejam responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral.
A decisão foi tomada a partir de uma ação protocolada pela Rede Sustentabilidade. A pedido do partido, no primeiro turno o ministro também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais e que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anterio res mantivessem a medida.
Segundo a Polícia Civil, cerca de oito denúncias de violên cias contra mulheres são regis tradas diariamente em Ubatuba, além dos casos de violência con tra crianças e adolescentes.
“Lutamos cotidianamente para diminuir esses índices e acolher essas vítimas de violência na nossa cidade. Por isso, fazemos questão de divulgar os equipa mentos públicos que hoje estão disponíveis. A luta em prol dos direitos das mulheres e crianças precisa e deve ser todos”, comen tou o secretário de Assistência Social, Anderson Paiva.
Para denunciar, acolher e assis tir mulheres e crianças em situa ção de violência, confira abaixo a rede completa de atendimento
disponível no município: Canais de denúncia:
• Delegacia de Polícia CivilRua Professor Thomaz Galhardo, 789 - Centro, tele fone: (12)3832-1297;
Delegacia de defesa da Mulher (DDM)- Rua Minas Gerais, 12, telefone: (12)3832-5260;
• Ministério Público/ Promotorias de Justiça de Ubatuba - Rua Sérgio Lucindo da Silva, 571- Estufa II, telefone: (12) 3832-6013;
Defensoria Pública/OAB - Rua dos Três Poderes, 75, Estufa II, telefone: (12)3832-4767;
• Conselho Tutelar - Rua Alfeu Guedes Nogueira, 81, Centro, telefones: (12)3832-4186/ (12) 3832-2415/ Plantão (12) 99745-6646;
• Guarda Municipal de Ubatuba, telefone: 153;
Polícia Militar, telefone: 190; Disque DenúnciaAtendimento Nacional, tele fone: 180;
Equipamentos de acolhimen to, orientação e acompanha mento:
Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), nas regiões:
Centro - Rua Paraná, 375, telefone: (12)3834-3504;
Oeste - Rua da Cascata, 744, Salas 03 e 04, telefone: (12) 38361002;
Sul - Rua Oscar Rossini, 10, Maranduba, telefone: (12)3849-5838.
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS):
Com uma equipe multidis ciplinar, o CREAS faz aco lhimento, escuta, orientação e
encaminhamento de pessoas em situação de risco pessoal e social nos casos de violência de direitos e/ou rompimento de vínculos familiares e comunitá rios, incluindo também mulhe res em situação de violência.
Serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI. Rua Maranhão,279 - Centro, telefone: (12)3833-3316/ (12)3833-2124 Horário de fun cionamento: Segunda a Sexta, das 8h às 17h.
Equipamentos da Saúde: Santa Casa de Ubatuba - Rua Conceição, 135, Centro, telefo ne: (12) 3834-3230; Núcleo de Cuidados - Rua dos Três Poderes, 101, Estufa II, telefone: (12) 3832-5431.
Equipamento da Sociedade Civil Organizada:
Segundo a Polícia Civil, cerca de oito denúncias de violências contra mulheres são registradas diariamente em Ubatuba
Instituto Todas por umaSede: Rua Amazonas, 286, Sala 03, Umuarama, telefone: (12) 99614-0790.
Equipamento que oferece orientação jurídica, psicológi ca e abrigo em casos extre
mos de violência doméstica e familiar que atua em parceria com a Secretária de Assistência Social.(Sedecon) de Guarujá reali zou na última quarta-feira (19), no Paço Moacir dos Santos Filho , uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Na pauta, os preparativos para Operação Verão 2022/2023, que deve receber o reforço de mais de 400 policiais na temporada. Participaram do encontro órgãos da seguran
ça pública e demais secreta rias municipais.
Segundo a Administração Municipal, foram discutidas ações estruturais na Praça Horácio Lafer, local que serve de apoio para os pou sos e decolagens do heli cóptero Águia da Polícia Militar. Além disso, foi feito o planejamento e a organiza ção da segurança durante os eventos de final de ano.
A operação faz parte de um convênio firmado entre a prefeitura e a Secretaria da Segurança Pública do Estado
de São Paulo, que tem por objetivo a junção de esforços e a cooperação técnica para a realização de ações poli ciais na cidade. O convênio envolve toda a estrutura dos alojamentos, fornecimento de alimentação, apoio téc nico e operacional para o desempenho das atividades de policiamento.
mandados de busca e apreen são contra pessoas e imóveis
São
operação “Blue Line” que teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão
por suspeita de participação no homicídio do policial civil Marcelo Cassola.
A operação teve êxito em capturar um dos suspeitos do homicídio de Marcelo, que era chefe do setor de identificação
da Polícia Civil. O profissional morreu fuzilado com mais de 30 tiros em agosto deste ano e deixado à beira de uma ciclovia em Santos.
Segundo o Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter-6), o homem de 23 anos foi preso em flagrante e
está à disposição da Justiça. Um outro homem de 33 anos foi preso em flagrante por posse de drogas.
Guarujá Da redação
U ma mulher foi roubada e agredida por bandi dos nas proximidades da Avenida Ademar de Barros, em Guarujá , Litoral de São Paulo.
A cunhada da vítima fez a denúncia nas redes sociais.
Um vídeo das câmeras de segurança também foi pos tado.
C om duas sacolas de plásti co em mãos em uma área de mata em Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo, dois homens foram presos por tráfico de drogas pela Polícia Militar, na última quarta-feira (19).
Segundo a polícia, os agen tes adentraram uma área de mata e avistaram dois sus peitos, ambos com sacolas de plástico na mão, que fugiram
ao perceberem a chegada dos policiais, mas foram captura dos na sequência.
Com eles foram apreendi das 491 porções de maconha, 245 pinos de cocaína, 169 pedras de crack, R$ 335 em espécie e um celular.
Os dois foram detidos e conduzidos à delegacia, onde permaneceram à disposição da Justiça.
Nas imagens é possível observar a vítima na bici cleta quando chegam dois homens também de bicicle ta. Um deles rouba a bici cleta e escapa. O segundo entra em confronto com a
vítima. Ela tenta escapar, mas é agredida por um dos bandidos. Segundo a cunhada, a víti ma reagiu porque os bandi dos não estavam armados. “É a bicicleta usada por ela para trabalhar. [Eles] a jogaram no chão e bate ram nela. Ela tem todos os documentos da bicicleta. Levaram também o celular que ela usa no trabalho. Um deles chegou a enforcá-la. Um prejuízo de R$ 4 mil, mas graças a Deus ela está bem”, escreveu a cunhada no Facebook.
Santos Da redaçãoCom uma das maiores popu lações infantis da Baixada Santista, São Vicente vaci nou pouco mais de um terço de suas quase 20 mil crian ças entre dois meses e cinco anos. De cada 100 crianças nesta faixa etária, 64 ainda não foram vacinadas contra a paralisia infantil. Os números
são do último painel de imuni zação do Ministério da Saúde, que contabiliza a vacinação até ontem (20).
No PNI (Programa Nacional de Imunizações), o esquema de vacinação das crianças é com posto por cinco doses minis tradas dos dois meses ao final dos quatro anos. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% delas - este percentual é considerado necessário para a
cobertura de proteção.
Em crianças infectadas, a poliomielite pode causar uma série de complicações. Em casos severos, a doença pode provocar paralisia dos braços e das pernas e problemas no sistema respiratório. A doença, que não tem tratamento espe cífico, tem na vacinação sua única forma de prevenção.
Um levantamento da repor tagem com base nos últimos
dados do Ministério da Saúde mostra que das 99.757 crianças com idade entre dois meses e cinco anos da Baixada Santista, pouco mais da metade foram vacinadas até ontem (20). Mais de 46 mil crianças da região ainda estão expostas à infecção e um possível retorno da para lisia infantil no radar da saúde.
Aconta de luz vai ficar mais cara a partir de domingo (23) em São Sebastião e Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, cidades atendidas pela con cessionária EDP.
O reajuste de 2,07% será para residências e foi autori zado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
na terça-feira (18).
Segundo a Aneel, os fato res que mais impactaram o aumento foram os custos com os encargos setoriais e tam bém os custos de operação. Para os consumidores com rede de alta tensão, como empresas e indústrias, a alta vai ser de 20,04%.
Bertioga está concorrendo nas categorias Turismo Cultural, Turismo Náutico e Ecoturismo, na qual a cidade foi vencedora em 2021, no prê mio Top Destinos Turísticos.
Para votar, basta acessar o site Vote Top, logado com um perfil do Facebook, e sele cionar a cidade nas catego rias em que está concorrendo. Somente será contabilizado um voto por pessoa. A votação popular para o prêmio segue aberta até 15 de novembro.
Oparatleta de Caraguatatuba, Marçal Leme da Costa, 45 anos, se prepara forte para a disputa do Mundial de parasurfe que será realizado em dezembro, na Califórnia (EUA).
O ISA World Para Surfing Championship será em Pismo Beach, Califórnia, de 4 a 11 de dezembro de 2022, e contará com os melhores parasurfis tas do mundo competin do por suas nações, além do cobiçado Troféu ISA World Para Surfing Team Champion.
O parasurfe conta com nove classes, e o campeão de cada categoria repre sentará o Brasil no exte rior. Após a conquista do Campeonato Brasileiro de parasurfe na Praia do Pontal de Maracaípe, em Ipojuca (PE), na catego ria PS Prone, em setembro passado, Marçal Leme tem enfrentado uma rotina de treinar dia sim, dia não e todos os finais de semana, faça chuva ou sol, visando conseguir um bom resulta do no mundial.
Ele relembra do aciden te que sofreu há 11 anos,
quando perdeu a perna e os movimentos de um braço.
Depois de ficar muito mal psicologicamente, entrou para a equipe de natação de Caraguatatuba com o trei nador Thiago Norberto e passou a viver mais, amar mais a vida.
“Queria me superar no esporte e fui para o surfe, treinando duro por nove anos para participar dessa competição de tão alto nível com sete campeões mundiais e 44 atletas e fui o melhor na minha catego ria e um dos melhores da competição”. Para ele, é muito importante treinar, ter foco; o sonho de todo atleta de alto rendimento: “Minha vida está melhor que antes do acidente. As limitações não impedem nossos sonhos”.
Marçal foi recebido pelo prefeito Aguilar Junior, ocasião em que apresen tou o troféu recebido em Pernambuco e agradeceu o apoio que ele, junto com o secretário de Esportes e Recreação, Edvaldo Ormindo, tem dado para o esporte praticado por pes soas com deficiência.
Bertioga está concorrendo em três categorias no prêmio Top Destinos Turísticos; saiba como votarA cidade está concorrendo nas categorias: Turismo Cultural, Turismo Náutico e Ecoturismo Divulgação/ Prefeitura de Bertioga Leia a matéria completaLeia a matéria completa Leia a matéria completa
Apto.
Apto.
Quartos
cluso água, luz e gás, c/ piscina. R$ 450. (13) 982066448 ligação/ (13) 98132-2313
Suíte na Rua Bartolomeu Fernando, 510, Ita panhaú. (13) 3317-4093/ (13) 99642-4032
Casa no Jd. Rafael c/ dois cômodos e wc, paga água e luz, R$500,00. (13) 99752-1920
Casa
Quarto
Casa
Sobrado
Chalé
(diária R$69,90
99755-8202
pessoa).
Casa no cond. Doradus, Rua Manoel Gajo, Nº 2407, bairro Parque Estoril, 1 caução, contrato de (36 meses), mantendo a permanência míni ma de (12 meses), reconhecido em cartório, 2 dorms, coz. americana, wc, área de serviço e uma garagem. (13) 99155-0190
Casa no bairro Caiubura, c/ 2 dormitórios, R$600,00. (13) 99724-1228
Vende-se / Bertioga Casa na Chácara Vista Linda, estrada 12, nº 41, R$ 60 mil. (13) 97408-4038/ (13) 99752-1920
Oportunidade única, abaixo da tabela: Casa emBertioga, na Rua Ênio Barbato, 710, c/ 2 dor ms, sendo uma suíte, sala, coz., garagem, wc, dispensa, churrasq.e varadão coberto grande, 12x30, R$279 mil. (13) 99617-0759 (só WhatA pp)/ (11) 97382-5069
Casa no Sitio São João, na Rua São José, nº 71, c/ dois dorms, sala, coz., 2 wcs, R$ 65 mil. (11) 97702-5328
Sobrado em área nobre em Bertioga/ Centro, c/ 3 suítes, duas vagas, lado praia, R$500 mil. (13) 3317-7730/ (13) 99661-5329
Vendo ou troco casa na Av. Enseada, 44, bair ro Albatroz I, R$ 80 mil, contrato de compra e venda. (13) 98185-2985/ (13) 99610-3285
Vende ou Aluga apto. no Centro, na Rua Enio Babarto, s/nº, Venda: R$160 mil s/ financiamento, Aluguel: R$900. (13) 3317-7888/(13) 98116-7473
Vendo imóvel comercial na Vista linda em frente á praia, duas frentes, área total 15x40, 600m², Av. Tomé de Souza,
R$1.200.000,00. (13) 99778-8898
Sobrado
Está
RP
de pessoal. (13) 3317-6690/ rpcasaadm@gmail.com
Motorista particular c/ 30 anos de experiência, curso superior c/ referências. (11) 97183-7054Email: sergioricardovieira2009@hotmail.com
Cuido de crianças (cuidado, alimentação,re forço escolar). Atendimento de segunda a sex ta, bairro Vista Linda. (11) 94718-5042/ (11) 99208-0806 whatsapp Profº Nivea
Motorista particular ou caseiro, c/ experiência e referência.(13) 98201-2727
Serviços de manicure a domicilio. (13) 997117713 c/Fátima
Elias Pinturas: sua pintura simples no valor de pechincha. (11) 94807-3529/ (13) 98844-5110 edelmirelias@gmail.com
NAUTILLUS TAPEÇARIA- automotiva-residen cial-naval- empresarial. (11) 97020-3601 nau tillustapecaria@hotmail.com
Profissional na área de massoterapia local: Shopping Riviera, empresa keikos. (11) 985555123 tonyspfc73@gmail.com/ Obs: Enviar cur rículo com foto / Falar com Tony 1636- AJUDANTE DE SERRALHEIRO e VEN DEDOR Homem,