Page 1

www.correiodevenezuela.com

Rif.: J-40058840-5

P r é m i o Ta l e n t o d a C o m u n i c a ç ã o S o c i a l 2 0 0 9 Caracas, Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014 • Publicação Semanal Nº 557

Ano 14 • Depósito Legal: 199901DF222 • BsF. 10

cultura / pág. 20

Chacao celebrou o Dia da Europa cultura /

Consulado de Valência acolheu noite de Fados

especial/ pág. 8

Metro de Caracas: um mundo subterrâneo De Propatria a Palo Verde, o Metro é uma alternativa de transporte para os caraquenhos. Desde a sua inauguração, a 2 de Janeiro de 1983, os 6,7 km iniciais passaram para os 67 km.

portugal / Pág. 10

Recuperação será “moderada” mas “não está em causa”

Trabalhadores da Bolipuertos formados em Leixões Vinte trabalhadores da Bolivariana de Puertos (Bolipuertos) receberam os certificados do curso de gestão portuária no quadro da construção do novo terminal de contentores do porto de La Guaira. pág. 3

Canaimitas chegam a Monagas

pág.4

comunidade / pág. 14-15

A trajectória de recuperação da economia portuguesa vai ser “moderada”, mas “não está em causa”, apesar dos números recentemente conhecidos sobre a actividade económica, defendem os economistas contactados pela Lusa.

A devoção pela Virgem de Fátima foi expressa por todo o país

Beneficência / Pág. 5

As festividades em honra da Virgem de Fátima, que se realizaram um pouco por toda a Venezuela, juntaram muitas centenas de fiéis e, nalguns casos, milhares.

Sociedade de Damas portuguesas celebrou 45.º aniversário pub

pág. 20

desporto / pág. 26

Cristiano Ronaldo partilha ‘Bota de Ouro’ com Luis Suárez


2

Correio da Venezuela

Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

a semana

fotoflash

E

stamos numa época em que a quantidade de informação disponibilizada através dos diferentes canais que hoje são os mensageiros da notícia, se atropela e entrecruza no caminho para os receptores. Mais atentos ao mau do que ao bom, achamos que é tempo de começarmos a valorizar as mensagens que nos trazem boas novas, que conseguem elevar-nos o espírito e garantir-nos a esperança de que no futuro algo mudará, resultado de uma atitude mais positiva e mais aberta para cooperar na solução das grandes questões que hoje afectam o nosso dia-a-dia. A primeira parte do destaque desta semana vai para uma questão que nos é cara, que é precisamente as remessas da emigração. Durante anos tiveram uma importância muito grande na economia portuguesa. No virar de mais um capítulo da história político-económica de Portugal, há poucos dias, com a saída da ‘troika’ volta a ser importante e é bom que voltemos a olhar com mais cuidado e atenção para os números. Na Diáspora está, sem dúvida, um motor, em velocidade constante e sempre ligado, que pode ter ainda maior intervenção no País. Não só pelo dinheiro em si, motivo de algumas visitas simpáticas de governantes aos países de acolhimento, mas também pela experiência e pela garra que esses Portugueses conquistaram além-mar.

I

ndo directamente aos números verificamos que as remessas dos emigrantes aumentaram 1,4% no primeiro trimestre deste ano, para 228,5 milhões de euros, enquanto o dinheiro enviado pelos imigrantes em Portugal diminuiu 2,9%, para 115,4 milhões de euros, segundo um relatório do Banco de Portugal. A França continua a ser o país de onde é enviado mais dinheiro, com 202 milhões de euros, seguida pela Suíça, com 151 milhões, Angola, com 75 milhões, a que se somam os 41 milhões de euros enviados pelos portugueses no Reino Unido e em Espanha e na Alemanha, com valores ligeiramente acima dos 39 milhões de euros, e nos EUA, com 29,9 milhões. De acordo com os valores com base nos dados disponíveis do Banco de Portugal, a diferença mais significativa face aos valores do primeiro trimestre do ano passado aconteceu com os emigrantes de São Tomé e Príncipe, que tinham enviado 356 mil euros no primeiro trimestre de 2013, e mandaram apenas 107 mil euros de Janeiro a Março deste ano, o que mostra uma redução de 70%. A Venezuela continua afastada destas listagens. Todos sabemos porquê, mas fica-nos a consolação de que no sector da cooperação e intercâmbio entre os dois países o saldo é francamente favorável a Portugal, com a boa nova de que estão algumas centenas de técnicos portugueses deslocados em Venezuela, onde trabalham em diversas frentes, em obras estruturais incluídas nos diversos convénios assinados entre Portugal e Venezuela.

O

caminho faz-se caminhando. É bem a frase que se pode aplicar com outra notícia que nos chega esta semana: Portugal subiu três posições, tornando-se no 43.º país mais competitivo do mundo, num ranking liderado pelos Estados Unidos da América, segundo um relatório divulgado pelo Centro de Competitividade Mundial, com sede na cidade suíça de Lausanne. Os EUA lideram a tabela dos países mais competitivos do mundo pela resistência da sua economia, recuperação do emprego e pela sua posição dominante na área da tecnologia e infra-estruturas, segundo um relatório do Centro de Competitividade Mundial. Alguns países mais afectados pela crise da dívida soberana, e posteriormente, pela crise económica e consequentes perdas de emprego subiram no ranking, como é o caso de Portugal, que passou da 46.ª posição para a 43.ª, a Irlanda, que subiu duas posições, para a 15.ª, e Espanha, que passou da 45.ª para 39.ª. A segunda posição do ranking global da competitividade é ocupada pela Suíça, seguindo-se Singapura e Hong Kong, três economias que devem a sua prosperidade às exportações, à eficiência das suas empresas e à inovação. Ainda nos países mais afectados pela crise, Grécia e Itália perderam terreno, fixando-se no 57.º e 46.º, respectivamente, depois de no anterior ranking ocuparem os 54.º e 44.º lugares. Suécia, Alemanha, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Dinamarca e Noruega são os restantes países que pertencem ao grupo dos dez primeiros. A Europa melhorou a posição em relação ao ano anterior, um reflexo de que “voltou para o caminho certo”, com uma recuperação gradual na sua economia.

Grupo Editorial

www.correiodevenezuela.com Rif.: J-40058840-5

Director Aleixo Vieira Subdirector Agostinho Silva Gerente: Carla Vieira Editor Sergio Ferreira Soares Endereço: Av. Veracruz. Edif. La Hacienda. Piso 5, ofic. 35F. Las Mercedes, Caracas. Telefones: (0212) 9932026 / 9571 Telefax: (0212) 9916448 E-mail: editorial@correiodevenezuela.com

Conhecimento luso transferido para Venezuela

Não é segredo para ninguém que nos últimos anos, diferentes empresas portuguesas têm transmitido novos conhecimentos e novas tecnologias em Venezuela, através de diversos projectos em que têm colaborado. Esta semana assistimos à entrega de certificados de habilitação a 20 trabalhadores do novo terminal de contentores do Porto de La Guaira, no Estado Vargas. As acções de formação e de capacitação foram da responsabilidade de quadros da empresa que gere o Porto de Leixões, e decorreram entre o porto situado nos arredores da cidade do Porto, no Norte de Portugal, e o Terminal Marítimo ‘José Maria Vargas’, em Venezuela. Foi mais uma demonstração da crescente relação entre ambos os países e a prova de que se vive um bom momento, resultado de um excelente relacionamento diplomático entre Lisboa e Caracas.

destaque

voz do leitor

Planificação malfeita Amigos da nossa Comunidade, escrevo esta carta para chamar a atenção de todos para um assunto que acho relevante. Todos sabemos que graças a Deus e à Nossa Virgem de Fátima, o povo português em Venezuela está suficientemente organizado e tem à disposição diversos clubes e instituições que lhes garante múltiplas opções de convívio e de participação em actividades nas quais se eleva o orgulho e a chamada Portugalidade. Sem dúvida que temos notado nos últimos anos, em diversas ocasiões, que são tantos os eventos que se organizam para decorrer nos mesmos dias, que somos obrigados a optar por aqueles aos quais deveremos participar ou assistir. Isto é triste, já que lamentavelmente sempre existem alguns eventos que registam maior assistência que outras, o que leva alguns promotores a pensarem

que estão a perder o seu tempo, face a algumas participações reduzidas. Igualmente temos verificado que alguns eventos são anunciados em cima da hora, às vezes com poucos dias de antecedência, outros até com poucas horas, e outros ainda sem nenhuma divulgação antes de ocorrerem. Pensamos que os representantes das instituições deveriam pensar no planeamento dos eventos, conferindo se as datas são as melhores, já poderão existir outras iniciativas marcadas, e fazendo uma melhor divulgação das realizações, se possível com algumas semanas de antecedência para que possam garantir a presença das pessoas interessadas e cuja presença os possa incentivar para organizações futuras e até para prazer e satisfação de todos quantos participam. Lucinda da Silva

Chefe de redacção Sergio Ferreira Soares |Jornalistas Carla Salcedo Leal, Victoria Urdaneta, Yasireth De Aguiar, Jean Carlos de Abreu, Kenner Prieto, Antonio Da Silva |Correspondentes Edgar Barreto (Falcón), Carlos Balaguera (Carabobo), Sandra De Andrade (Aragua), Sandra Rodríguez (La Victoria), Trinidad Macedo (Lara), Silvia K. Gonçalves (Bolívar), Ricardo Santos (Nueva Esparta), Luis Canha (Mérida), Daniela García (Miranda), Antonio Dos Santos (Zulia) |Colaborações Catanho Fernandes, Arelys Gonçalves, Antonio López Villegas, Isabel Idárraga, |Administração Ma.Fernanda Pulido |Publicidade e Marketing Carla Vieira |Paginação Elsa de Sá |Fotografia Francisco Garrett |Distribuição Luis Alvarado, Carlos Agostinho Perregil R. |Impressão Cadena Capriles, Operadora La Urbina C.A. Caracas -Venezuela |Tiragem 15.000 exemplares |Fontes de Informação Agência Lusa, Diário de Notícias, Diário de Notícias da Madeira, Ilhapress, Portuguese News Network e intercâmbio com publicações em língua portuguesa.


Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

Correio da Venezuela

3

Venezuela Qualificação profissional

Porto dos Leixões formou trabalhadores da Bolipuertos Operários de Bolivariana de Puertos frequentaram curso de formação em Gestão Portuária Yasireth De aguiar ydeaguiar@correiodevenezuela.com

Um total de 20 trabalhadores da Bolivariana de Puertos (Bolipuertos) receberam os certificados do curso de gestão portuária no cuadro da construção do novo terminal de contentores do porto de La Guaira. O acto de entrega decorreu na Sala Simón Bolívar do referido terminal marítimo, na passada sextafeira, 17 de Maio, e contou com a presença de representantes do Porto de Leixões, que conduziram a formação. O curso constou de 12 módulos, dos quais sete foram ministrados na cidade do Porto, Portugal, e os cinco restantes nas instalações do Terminal Marítimo “José María Vargas”. Os trabalhadores receberam conhecimentos nas áreas de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal; Direito Comercial Marítimo; Comércio Internacional (INCOTERMS); Segurança; e Compreensão das Cadeias Logísticas. O General de Divisão Tomás Enrique Martínez Macías, gerente geral do porto de La Guaira, afirmou que estes intercâmbios de conhecimentos são possíveis graças à aliança estratégica celebrada entre a República Bolivariana da Venezuela, através de Hugo Chávez, Nicolás Maduro e Hebert García Plaza, em conjunto com a República de Portugal. “Este intercâmbio traz grandes benefícios económicos para o país. A construção deste terminal vai permitir a atracagem de navios de grande calado e operar uma maior quantidade de contentores, o que activará ainda mais o desenvolvimento económico de Vargas e do nosso país”, declarou Martínez. Segundo o General, este novo terminal vai impulsionar a melhoria do funcionamento da descarga dos navios, gerando 1.900 empregos indirectos e 400 directos. “Os contributos são muito significativos, tanto para o nosso país como para a nossa empresa Boli-

matérias facultadas, foi a constante prática de conhecimentos que faz a experiência. Quando todos estes trabalhadores estiveram no Porto de Leixões foi-lhes permitido experimentar como se faz tudo lá” assegurou, acrescentando que “mais que ensinar, há que transmitir experiências e conhecimentos”. Rui Manuel Cunha, Direstor Operações Portuárias e Segurança do Porto de Leixões, assegurou que este terminal é de última geração, pelo que necessita a transferência ser eficiente para que Lusos satisfeitos com o intercâmbio contribua para o desende conhecimento José Lima Torres, Asvolvimento do porto de teórico-prático sessor Administração do La Guaira e da VenezuePorto de Leixões, explila. “Os portos são pontos revelou-se cou que este projecto foi estratégicos para todos fundamental para os países, porque 90% iniciado há quase três anos, quando a Teixeira das importações e exporos formandos.” Duarte firmou um protações nacionais passam tocolo com a Bolivariana por esse ponto. Este prode Puertos. “Recentemente, a empresa jecto é um grande desafio para todos Teixeira Duarte, que está construindo por ser uma nova forma de trabalhar”, o novo terminal de Bolipuertos, convidisse Cunha. A transferência de condou-nos para colaborar neste projecto hecimento teórico-prático revelou-se no que respeita à transferência de confundamental para os formandos, com hecimentos sobre tecnologia de gestão como a utilização dos diferentes equido nova terminal”, indicou. pamentos de trabalho disponibilizados Lima Torres explicou que o curso aos trabalhadores. Mas Cunha consiteve uma duração de um mês e meio no dera que nesta acção de formação toPorto e de uma semana em La Guaira. dos os conhecimentos partilhados são “O mais importante do curso, além das importantes.

Breves

Ojeda participou na 67.ª Assembleia Mundial da Saúde Na passada segunda-feira, 19 de Maio, instalouse em Genebra, Suíça, a 67.ª Assembleia Mundial da Saúde, presidida pela República de Cuba, representada pelo ministro da área, Roberto Morales Ojeda. Esta assembleia decorre no Palácio das Nações até ao próximo sábado, 24, e reúne delegações de 194 países membros da Organização Mundial de Saúde (OMS). A delegação da República Bolivariana da Venezuela é encabeçada pelo ministro do Poder Popular para a Saúde, Francisco Armada. Destaca-se na agenda desta 67.ª Assembleia Mundial da Saúde o “programa de erradicação de doenças conhecido como Decénio das Vacinas”. A Venezuela continuará a impulsionar, nesta área, o seu modelo solidário e humanista para conseguir avanços concretos no âmbito global da saúde.

variana de Puertos”, indicou Tomás Enrique Martínez Macías. O contributo dos portugueses foi qualificado como “extraordinário” pelo gerente do porto de La Guaira, sobretudo o da empresa Teixeira Duarte, que no tempo estipulado tem cumprindo cabalmente com o contrato, logrando que a obra leve um 92% de avanço. Estima-se que a conclusão do terminal de contentores seja efectivada em Agosto deste ano.

Cendas: Cabaz alimentar fixou-se nos Bs.10.444,23 em Abril O cabaz alimentar familiar situou-se nos 10.444,23 bolívares no mês de Abril, segundo reportou o Centro de Documentação e Análise Social da Federação Venezuelana de Maestros (Cendas-FVM). O Cendas informou que os seguintes alimentos aumentaram de preço no mês de Abril: Açúcar e sal, 16,3%; frutas e hortaliças, 11,3%; café, 9,5%; leite, queijos e ovos, 4,7%; molhos e maionese, 2,1%; peixes e mariscos, 1,9%; cereais e produtos derivados, 1,2% e carnes e seus preparados, 1,1%. Os preços das gorduras e óleos mantiveram o mesmo preço que o mês passado enquanto as raízes, tubérculos e outros baixaram de preço.


4

Correio da venezuela

venezuela

Ensino

Canaimitas chegam ao estado de Monagas Os computadores lusos tornaram-se numa importante ferramenta de ensino na Venezuela. sergio Ferreira soares sferreira@correiodevenezuela.com

O projecto educativo Canaima, impulsionado em 2008 pelo ex-Presidente Hugo Chávez, continua a expandir-se por toda a venezuela. no passado dia 20, o ministro da educação, Héctor Rodríguez, entregou computadores a alunos da escola Básica Cacique Guanaguanai, em Maturín, estado de Monagas. até à data, mais de 3 milhões e 700 mil destes computadores de origem lusa foram entregues a alunos da educação básica, média e diversificada de todo o país. a entrega de computadores portáteis faz parte do programa Canaima, com a finalidade de fortalecer a educação “libertadora” para a formação dos meninos, meninas e adolescentes em saberes, valores e práticas sistemáticas. Recorde-se que no passado dia 25 de abril, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Manuel Fernández, e o ministro da educação, Héctor Rodríguez, encabeçaram a montagem do computador Canaima número um milhão, no Complexo Tecnológico Simón Rodríguez em la Carlota, Caracas. a montagem de computadores Canaima conseguiu, em 2011, altura em que se iniciou o processo directamente na venezuela, uma produção

de 50.257 computadores, rio. entretanto, o grupo enquanto em 2012 foi auFé e alegria informou, a finalidade mentado em 170.688, e em através de comunicado, do programa 2013, para 587.090. até à que no passado dia 24 de data, já foram montados Março, um grupo de doCanaima é na venezuela pelo menos centes marcou presença fortalecer 1.004.523 Canaimitas. no escritório de Caraa educação Durante a iniciaticas deste organismo, no va, foram aprovados âmbito do ‘Projecto Ca“libertadora”. 2.806.894.640 de bolívares naima educativa’, com para o financiamento e a finalidade de reforçar dotação de computadores os conhecimentos de inpara a população estudantil venezuelaformática, partilhar experiências e adna, valor com o qual será coberta, praquirir novas técnicas para colocá-las ticamente na sua totalidade, a procura em prática em cada um dos centros nos dos colégios públicos em todo o territóquais se utilizam ‘canaimitas’.

actividades para todos os gostos nos altos Mirandinos A comunidade lusa encontra-se vibrante e com múltiplas actividades.

a réplica moderna do Santuário de nossa Senhora de Fátima, em Carrizal, acolheu, no passado domingo, 18, mais um arraial. a festa ficou marcada por uma grande afluência de pessoas, sendo mesmo considerado por muitos o arraial onde participou mais gente. Depois da missa e procissão, o padre José antónio da Conceição mos-

Breves

Designados novos embaixadores crioulos Na Gazeta Oficial 40.408, publicada na passada segunda-feira, 12 de Maio, foram designados Embaixadores da Venezuela na Costa Rica e Dinamarca. Por meio de uma resolução do Ministério de Relações Exteriores, foi designado o cidadão Jesús Javier Arias Fuenmayor como “Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Bolivariana da Venezuela na Costa Rica, responsável pela unidade administradora que nela se indica. No mesmo texto oficial, estabelece-se que será Aura Mahuampi de Ortíz a “Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República Bolivariana de Venezuela ante o Reino de Dinamarca, responsável dela unidade administradora que nela se indica”.

Mais de 150 corpos policiais receberam assistência da Visipol

ComunidadE

daniela Garcia dgarcia@correiodevenezuela.com

Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

trou a sua satisfação pelo fim da fase de construção da estrutura e revelou que Giorgio Roddy e os filhos doaram o relógio que será mostrado na fachada do Santuário. Comida típica e música tradicional portuguesa e venezuelana animaram o público presente numa festa que assinalou o 97.º aniversário da aparição da virgem de Fátima. Próximo encontro para

recolha de fundos O comité de Damas da associação Civil amigos de nossa Senhora de Fátima levará a cabo o II Grande Bingo Familiar pró-fundos para ajudar à continuidade da construção do Santuário. O evento está marcado para 29 de Junho, a partir das 2 pm, no Centro Comercial Súper líder. O público poderá contar com ambiente musical, bingos dançáveis e venda de bebidas típicas portuguesas, entre outras opções. O

O vice-ministro do Sistema Integrado de Polícia, Marcos Rojas Figueroa, informou, no passado dia 19, que mais de 150 corpos policiais receberam assistência técnica por parte da Visipol. Anunciou que em breve dará informação sobre cinco corpos de segurança que deverão adequar-se ao novo modelo de formação policial. Recordou as seis intervenções nos corpos de polícias dos Estados de Sucre e Amazonas, e os municipais de San Diego em Carabobo; Miranda, Cañada de Urdaneta e Baralt del Zulia, nos quais se está a dar atenção aos casos de violação de direitos humanos, incursão em redes de delinquentes ou em actividades contra a ordem constitucional. O representante da Visipol precisou que as intervenções se realizam de acordo com as denúncias recebidas ou a pedido dos respectivos alcaldes ou governadores, e outras por decisões do ministro de Relações Interiores, Justiça e Paz, M/G Miguel Eduardo Rodríguez Torres.

custo da entrada no evento é de 300 bolívares, valor que dá direito a um cartão de jogo e a um sorteio especial. Compadres organizam almoço Por seu turno, a academia do Bacalhau de los altos Mirandinos convida a comunidade em geral para o almoço mensal da associação, que está marcado para 8 de Junho, no Salão de Festa el Topacio, situado no Centro Comercial la Casona, San antonio de los altos, a partir das 2:00 pm. Consulado apela ao voto nas eleições europeias O Consulado Honorário de Portugal em los altos Mirandinos convida toda a comunidade lusitana a exercer o seu direito de voto nas eleições para o Parlamento europeu. Para isso, os eleitores deverão dirigir-se à sede consular: Sábado, 24 de Maio, das 7:00 am às 7:00 pm e domingo, 25 de Maio, das 7:00 am às 1:00 pm.


Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

venezuela

Correio da venezuela

5

Beneficência

amigas da espetada celebraram cinco anos de trabalho em Caracas Josué e Carlos Kanto animaram o momento festivo com as suas canções

Beneficência

Damas celebram 45.º aniversário

Há 45 anos que esta associação ajuda os mais necessitados da comunidade portuguesa. Yasireth De aguiar

sergio ferreira soares

O Salão Río Manzanares do Hotel Meliá Caracas foi o espaço escolhido pela academia da espetada de Caracas para celebrar em grande os seus primeiros cinco anos de trabalho em benefício de diversas causas sociais. no evento participaram as famílias das “amigas”, com a finalidade de demonstrar aos cônjuges e aos filhos o trabalho que é desenvolvido no seio desta instituição. Boa música, comida, mesa de quei-

jos e um grande bolo, foi como Sílvia Henriques, presidente da instituição, juntamente com as suas colaboradoras e colegas da junta directiva, receberam os convidados de modo a que se sentissem como se estivessem em casa. É assim desde sempre, já que as “amigas” pautam a sua actuação pelos princípios da camaradagem e a proximidade entre todos os elementos que integram as suas fileiras. O grande entretenimento da noite foi protagonizado pelos cantores Josué e Carlos Kanto.

nova direcção a Sociedade de Beneficência de Damas Portuguesas organizou o bingo correspondente ao 45.º aniversário no passado dia 15, no Centro Português, em Caracas, com a finalidade de celebrar e dar continuidade ao trabalho de responsabilidade social. a presidente que está de saída da associação, Teresa Fernandes, considera que, apesar da situação do país, a participação e apoio da comunidade continua a ser incondicional: “Oferecem sempre o seu apoio”. Foram muitas as pessoas que marcaram presença na celebração, enchendo o Salão nobre. Houve uma grande variedade de prémios, não só no tradicional bingo, mas também em sorteios realizados pelo número do cartão e numa rifa especial. Plantas, garrafas de vinho, panos bordados, imagens da virgem, electrodomésticos, bandejas de prata e um sem fim de outros objectos alegraram cada uma das pessoas que cantou ‘Bingo’. Teresa Fernandes recordou que, para além deste evento de aniversário,

A Sociedade de Beneficência de Damas Portuguesas levou a cabo a eleição da junta directiva no passado dia 7 de Maio. O grupo passa a ser presidido por Maria Eugénia de Freitas, seguida de Maria de Fátima de Pita como vice-presidente; Teresa Fernandes, tesoureira; Maria José de Vieira, vice-tesoureira; Lucila de Barreto, secretária; Noélia Rodrigues, vice-secretária; e Maria Inocência da Silva como vogal. realizam-se anualmente outras três iniciativas que permitem recolher fundos. “no mês de Março, realizamos o cozido à portuguesa; no mês de Maio, o bingo aniversário; em Outubro, um almoço de Outono, cujos fundos são doados integralmente ao lar Padre Joaquín Ferreira; e em novembro, o almoço de São Martinho”, afirmou. O valor recolhido pela instituição destina-se a apoiar 45 famílias da comunidade que pedem a ajuda das Damas Portuguesas. “algumas vezes contribuímos para a realização de cirurgias, mas muito pouco”, acrescentou Fernandes.

cluBes

alfredo amaral assume as rédeas em Turumo sergio ferreira soares

Se há alguém que conhece a fundo o Centro Marítimo de venezuela é alfredo amaral Saraiva, já que fez parte, durante alguns anos, das juntas directivas deste centro social e participou em diferentes actividades associativas pelo menos durante as últimas duas décadas. no entanto, agora vai estar no olho do furacão: no passado domingo, 18, foi eleito presidente da associação para o período de 2014-2015.

Depois de um processo eleitoral que começou pelas 10 da manhã e terminou às 6 da tarde, amaral e os membros da sua lista, a única que se candidatou, foram declarados vencedores, com 84,6% dos votos. acompanham este português os accionistas Manuel Fernando Ferreira (vice-presidente), Maria elena Padrón (Secretária), Fernando Costa Caldas (Tesoureiro), augusta Manuela de noronha Gamelas (Relações Públicas e Cultura), Danny Molina Rujano (Director de Desporto) e Susana Tarasona (Directora Suplente).


6

Correio da venezuela

venezuela

Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

Clubes

Centro Português prepara 56 aniversário A festa, como é sabido, coincide com o 10 de Junho, dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas Macaracuay. Posteriormente, sócios e convidados vão dirigir-se para a Capela de ainda faltam duas semanas para a nossa Senhora de Fátima, no centro celebração do Dia de Portugal, de Casocial, onde pelas 5 da tarde o grupo mões e das Comunidades PortugueCoral do CP interpretará os hinos de sas, mas as instituições portuguesas Portugal, da venezuela e do Centro já programaram as acPortuguês. O momentividades que irão levar to será ainda marcado nesse dia para comemopela habitual deposição rar tão importante data. de uma oferenda floral Às 8:45 será no caso do Centro Porante os bustos de Caentregue o tuguês, em Caracas, foi mões e de Simón Bolí“Grande Cordão preparada uma grande var, além da realização festa, já que o 10 de Junde uma missa solene Centro Português ho coincide com o 56.° de acção de graças, que - João Fernandes aniversário deste censerá oficiada pelo padre leão Pacheco”. tro social. alexandre Mendonça. a jornada festiva coÀs 7 da noite, no meçará às 4 da tarde, Cantinho da Cultura, com o hastear das bandeiras na Praça será inaugurada uma interessante luís vaz de Camões, situada na aveexposição que contém obras alusivas nida que também ostenta o nome do ao tema da portugalidade e que são grande poeta luso, na urbanização da autoria de diferentes artistas lusosergio Ferreira soares sferreira@correiodevenezuela.com

descendentes. Quinze minutos depois, os convidados vão deslocar-se para a Galeria do centro social, onde será colocada uma placa comemorativa com os nomes dos membros da Junta Directiva, Mesa da assembleia e Conselho Fiscal do período anterior; além de se proceder à assinatura do livro de Ilustres visitantes, por parte de Cesar Miguel Rondón, orador convidado. as comemorações no Salão nobre arrancarão às 7:45 da noite, com a instalação da mesa de honra. após a interpretação dos hinos nacionais, o presidente do Centro Português, Juan

Clubes

Centro Social Madeirense elege nova direcção em Junho Os mais de 2800 associados preparam-se para eleger o substituto de José Fernández na presidência. sergio Ferreira soares

O Centro Social Madeirense de valência, estado de Carabobo, divulgou a agenda para a eleição da junta directiva e do conselho fiscal que vão gerir os destinos desta associação para o período de 2014-2016. Mais de 2800 associados poderão participar neste acto eleitoral, a fim de seleccionar quem dará continuidade ao trabalho empreendido pela actual direcção, presidida por José Fernández. as listas foram entregues no passado fim-de-semana. uma vez aprovadas pela comissão eleitoral, começa o processo de campanha eleitoral, no próximo dia 23, decorrendo até 6 de

Manuel Dos Santos, dará as boas-vindas alem de dirigir umas breves palavras aos presentes. Às 8:30 será entregue o Prémio “Obrigado” e 15 minutos depois terá lugar acto de condecoração “Grande cordão Centro Português - João Fernandes leão Pacheco. Às 9 da noite deverão começar as intervenções da noite; primeiro através de Cesar Miguel Rondón, orador convidado, que será seguido pelo representante da embaixada de Portugal na venezuela. Segue-se um evento musical e um cocktail.

Junta directiva cessante Período 2010-2014 Presidente - José Fernández Vice-Presidente - Sidonio Pestana Secretário General - Ana Freitas Secretário de Actas - Danny Barradas Secretário de Finanças - Rafael Pita Sub-Secretário de Finanças - Carlos Hernandez Director de Obras e Manutenção - Norberto de Almada Director de Cultura e Emigração - José Erick de Abreu Director de Desportos - Wilson Rodriguez Director de Relações Públicas e Institucionais Hugo D. Martinez Director de Eventos e Festejos - Leonel Moniz 1.º. Suplente - Alexis Franquet 2.º. Suplente - Juan Rodriguez Junho, e o acto eleitoral está marcado para 8 de Junho, domingo, entre as 9 da manhã e as 6 da tarde. a origem do Centro Social Madeirense remonta ao ano de 1978, quando 60 pessoas provenientes da ilha da Madeira decidiram criar um clube e iniciaram o movimento para a sua fundação.


Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

publicidade

correio da Venezuela

7


8

Correio da Venezuela

Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

Especial Victoria Urdaneta

De Propatria a Palo Verde, o Metro é uma alternativa de transporte para os caraquenhos. Desde a sua inauguração, a 2 de Janeiro de 1983, os 6,7 km iniciais passaram para os 67 km. Num ano foram registados aproximadamente 490 milhões de bilhetes, sem incluir os cerca de 200 mil das pessoas com deficiências nem os dos idosos, elementos da população isentos do pagamento pelo que não passam pelos torniquetes. Este número tem vindo a aumentar quando se compara com outros anos, como 2012, no qual se registaram 490.013.357 entradas, o que representou um incremento da ordem dos 9,2% em relação ao ano anterior, que contabilizou 448.335.695 entradas. A visão dos utentes Para Carlina Duque, transportar o filho Víctor Manuel, 4 anos, que padece de uma incapacidade motora, é uma árdua tarefa que deve cumprir cada vez que oleva para a escola. No entanto, diz que o metro ajudou-a a resolver “bastante esta situação”, já que “os operadores ajudam a movimentar a cadeira de rodas pelas escadas”, relata. “É a via mais prática”, afir ma Jennifer Farías, que aproveita o metro para levar a carga dos seus produtos para vender, ainda que não seja permitido viajar com pacotes nem malas. “É única maneira de me trasladar”, observa. Segundo Martin Rodríguez, estudante num liceu situado a oeste da cidade, o metro “é um meio necessário mas demasiado stressante devido ao número de pessoas que entram e saem a toda a hora. Há que deixar passar vários vagões porque todos estão cheios”. A exemplo deste interlocutor, muitos utentes ressaltam as vantagens e desvantagens do metro, mas todos coincidem em afirmar que se trata dum meio de transporte rápido. Todos conhecem muitos episódios com piada fruto das vivências no metro. Por exemplo, Gilberto Pereira comenta que “se pode escutar mil e uma histórias numa só viagem, desde uma pessoa que pede uma colaboração até outra que conta anedotas, ou desde um “rapero” ou um “coplero” de música crioula, improvisando com os restantes utentes que seguem na composição”. Inclusivamente, os trabalhadores do gabinete de Atendimento ao Cidadão da Estação Chacaíto (existe outra na Estação Plaza Venezuela) já viram “de tudo”. No Metro “encontramos títulos universitários, passaportes, bastões, chaves, óculos, telefones de última geração, entre muitas outras coisas que guardamos para quando venham procura-las”, asseguram.

Metro de Caracas:

um mundo

subterrâneo

Utentes, cantores, malabaristas, indigentes, todos confluem nos vagões repletos que cruzam a cidade

Rede ampliada Os subsistemas do Metro de Caracas, conformados pelo Cabletren e os MetroCables de Mariche e de San Agustín, registraram 11.200.54 utentes no ano passado, segundo um balanço da empresa. O Cabletren conecta a linha 1 do Metro de Caracas, desde a Estação Petare com a Linha 5 (em construção) na estação Warairarepano, com composições que passam por vias férreas elevadas e possuem uma capacidade para 232 passageiros. Foi inaugurado a 14 de Agosto de 2013 e tão só nas primeiras semanas de operação comercial, contabilizara-se 112.594 entradas. Incorporará as estações já operacionais (Petare II, 19 de Abril e 5 de Julho) os novos pontos de acesso 24 Julho e Warairarepano. Quanto a Metrocables, um funciona na populosa zona de San Agustín e foi inaugurado em 2010, com um percurso de 1,8 quilómetros. Em quatro anos de operação foram contabilizadas 10.500.000 visitas. Neste meio de transporte funcionam 52 cabinas (com capacidade de oito pessoas cada uma) para o transporte dos utentes por cinco estações: San Agustín, El Manguito, La Ceiba, Hornos de Cal e Parque Central, onde conecta com a Linha 4 do Metro. Também existe o Metrocable de Mariche, inaugurado em Dezembro de 2012, que percorre 4,79 quilómetros desde a estação de Palo Verde. Actualmente encontra-se em construção mas um troço que terá uma extensão de 3,6 quilómetros e também partirá da estação Palo Verde, mas passará pelas estações Guaicoco e La Dolorita, com um trajecto de aproximadamente 20 minutos. As cifras indicam que o Metrocable de Mariche sumou 7.211.000 de entradas e o de San Agustín 1.702.000 de utentes no ano passado, enquanto que o Cabletren leva 2.300. 935. No último ano, mais de 73 milhões de entradas foram registadas pela Metrobús – BusCaracas (Linha 7). O número representa um incremento de 57% em comparação com o mesmo período de 2012, quando foram transportadas através da rede de superfície do Metro de Caracas 46.405.380 pessoas.


Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

publicidade

correio da Venezuela

9


10

Correio da Venezuela

Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

Portugal Economia

Recuperação será “moderada” mas “não está em causa”

Apesar dos números menos positivos recentemente divulgados sobre a actividade económica coRREio/LUSa

A trajectória de recuperação da economia portuguesa vai ser “moderada”, mas “não está em causa”, apesar dos números recentemente conhecidos sobre a actividade económica, defendem os economistas contactados pela agência Lusa, num artigo publicado no passado domingo, 18 de Maio. O indicador coincidente da actividade económica recuou 0,1 pontos percentuais em Abril face ao mês anterior, para os 0,6%, depois de quatro meses estável, mantendo-se em terreno positivo, segundo dados divulgados na sextafeira anterior, pelo Banco de Portugal (BdP). Também números do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados na quinta-feira, 15, indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,7% no primeiro trimestre face ao trimestre anterior, embora tenha registado um crescimento homólogo de 1,2%. A economista Paula Carvalho, do BPI, disse à Lusa que se trata “apenas de um reajustamento”, antecipando que haja “uma recuperação no segundo trimestre”. “Não nos parece que esteja em causa a trajectória de recuperação. Só que esta recuperação vai ser muito moderada e muito assente nas exportações e eventualmente no investimento, embo-

Governo e os credores prevêem que a economia cresça 1,2% em 2014.

ra ainda não haja certezas quanto à evolução do investimento”, explicou Paula Carvalho, acrescentando que a economia está a assistir a “um movimento de estabilização”. O BPI estima que se registe um crescimento homólogo de 1% no segundo trimestre e que a economia portuguesa cresça “à volta de 1% no conjunto do

ano”, o que “supõe uma recuperação do crescimento em cadeia” nos próximos trimestres. Também a Universidade Católica considera que os “dados desfavoráveis” da economia portuguesa revelados na quinta-feira pelo INE “não colocam em causa” a recuperação da economia, mas alerta que “o abrandamento das expor-

Fundo de resgate adverte que reformas devem prosseguir coRREio/LUSa

A trajectória de recuperação da economia portuguesa vai ser “moderada”, mas “não está em causa”, apesar dos números recentemente conhecidos sobre a actividade económica, defendem os economistas contactados pela agência Lusa, num artigo publicado no passado domingo, 18 de Maio. O indicador coincidente da actividade económica recuou 0,1 pontos percentuais em Abril face ao mês anterior, para os 0,6%, depois de quatro meses estável, mantendo-se em terreno positivo, segundo dados divulgados na sexta-feira

anterior, pelo Banco de Portugal (BdP). Também números do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados na quinta-feira, 15, indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,7% no primeiro trimestre face ao trimestre anterior, embora tenha registado um crescimento homólogo de 1,2%. A economista Paula Carvalho, do BPI, disse à Lusa que se trata “apenas de um reajustamento”, antecipando que haja “uma recuperação no segundo trimestre”. “Não nos parece que esteja em causa a trajectória de recuperação. Só que esta recuperação vai ser muito mode

tações é a informação mais preocupante”. Os economistas do Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP) afirmam que “estes dados desfavoráveis não colocam em causa a hipótese de recuperação da economia portuguesa ao longo de 2014”, mas advertem que esta hipótese é agora “menos intensa face ao anteriormente previsto”. Para os investigadores, “o abrandamento das exportações é a informação mais preocupante, embora haja efeitos de deflatores, de calendário de base e mesmo operacionais que permitem tratar este dado como uma oscilação pontual num quadro geral favorável”. O Montepio considera igualmente que “não se trata de uma reversão da tendência” de recuperação económica, considerando que a queda do PIB no primeiro trimestre “terá sido sobretudo um percalço”, segundo disse à Lusa o economista-chefe do banco, Rui Bernardes Serra. O responsável justifica este “percalço” com um misto de factores: o mau tempo, a paralisação da refinaria da Galp para manutenção, a “inesperada não aceleração da zona euro” e a entrada em vigor das “novas medidas de austeridade” do Orçamento do Estado de 2014. O Governo e os credores internacionais prevêem que a economia portuguesa cresça 1,2% em 2014, uma estimativa que foi revista em alta (dos 0,8% para o 1,2%) na 11.ª avaliação regular ao Programa de Assistência Económica e Financeira. Também o Banco de Portugal espera que Portugal cresça 1,2% este ano, previsão que foi melhorada em Março, mas a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) antecipa um crescimento ligeiramente inferior, de 1,1% em 2014.

Bruxelas diz não haver “complacência” para o período pós-’troika’ A Comissão Europeia advertiu Portugal, no domingo, 18 de Maio, de que não haverá “complacência” no ‘pós-troika’, tendo que ser mantidas nos próximos meses e anos as políticas orçamentais sólidas e assegurado o compromisso com reformas que estimulem o crescimento. “Depois da Irlanda e da Espanha, Portugal é o terceiro país da zona euro a sair com sucesso do seu programa de assistência. Apesar de ser um motivo para celebração, não é razão para complacência”, anunciou o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Siim Kallas, em comunicado. “Para se chegar a uma recuperação mais robusta e fazer baixar o ainda inaceitavelmente alto nível de desemprego,

será essencial manter um compromisso inabalável com políticas orçamentais sólidas e que favoreçam as reformas estimuladoras do crescimento nos próximos meses e anos”, adiantou o comissário. Bruxelas salientou ainda ter ficado “ao lado de Portugal durante a crise” e o comunicado destaca que o executivo comunitário “continuará a apoiar e a encorajar os esforços que Portugal continua a fazer para construir uma base económica mais sólida para o futuro dos cidadãos”.


Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

portugal

Economia

Correio da Venezuela

11

País

país no “caminho Mário Soares diz que situação em portugal certo” graças “é uma desgraça” a “três motores” coRREio/LUsa

segundo o governante, “são claros” os “sinais” de que Portugal vai crescer em 2014.

elevado desde outubro de 2010, enquanto o indicador de actividade económio ministro da Economia, pires de lima, ca voltou a aumentar em Março para assinalou, na terça-feira, 20 de Maio, o máximo desde agosto de 2010, pires que portugal está no “caminho certo”, de lima fez questão de reafirmar que no crescimento económico e na redução o país está “num momento de viragem do desemprego, graças a “três motores económica”. Segundo o governante, essenciais”, que são “as exportações, o “são claros” os “sinais” de que portugal consumo privado e o investimento”. “vai ter em 2014 um ano de crescimento, “os dados mais recentes da econopela primeira vez em vários anos”. mia portuguesa, relativamente ao cono primeiro trimestre, aludiu, regissumo e ao investimento, dizem-nos que tou “um crescimento previsto de 1,2%, estamos na direcção certa. Esses dados face ao trimestre homólogo de 2013”, o não eram assim há nove meses”, frisou. que “está em linha” com “a melhor prouma situação que, sejecção do governo feita gundo o ministro da Ecoem abril”. nomia, constitui “uma o mesmo período, Pires de novidade muito imporcontinuou, fechou com Lima destaca tante”, porque é demonsuma taxa de desemprego trativa da “confiança” de 15,1%, a qual “ainda é bom momento na economia, uma vez alta”, mas “está 2,6 ponnas exportações, que, “não existe consumo tos percentuais abaixo nem investimento se não daquela” que o país tinconsumo privado existir confiança”. ha “há um ano”. “pore o investimento” tugal foi um dos países portugal, por isso, já não tem “só um motor a da Europa que mais viu puxar pela economia”, baixar a taxa de desemmas sim “três motores essenciais”, saprego, ao longo dos últimos 12 meses”, lientou antónio pires de lima, indicanargumentou ainda pires de lima. E, do as “exportações, consumo privado e por isso, “tanto em termos de cresciinvestimento”. o ministro discursava mento como em termos de redução do na universidade de Évora, durante a cedesemprego”, o país está “no caminho rimónia de assinatura do memorando certo”, acentuou. de entendimento entre o Estado e a emlançando ‘farpas’ a quem tentar pôr presa Capgemini portugal para a aber“em causa a bondade deste crescimentura de um centro de serviços remotos to”, perante “qualquer sinal ou notícia na cidade alentejana. menos positiva”, o governante lembrou No mesmo dia em que o Instituto que “quem é verdadeiramente o motor Nacional de Estatística (INE) divulgou do crescimento económico não é o Esque o indicador de clima económico em tado, nem sequer o governo, muito meportugal atingiu em abril o valor mais nos o ministro da Economia”. coRREio/LUsa

o antigo presidente da república Mário Soares criticou, na terça-feira, 20 de Maio, a actual situação no país, considerando que “o que se está a passar neste momento é uma desgraça de todos os pontos de vista”. “Eu acho que o que se está a passar em portugal, neste momento, é uma desgraça de todos os pontos de vista”, disse Mário Soares na conferência “os exilados políticos portugueses em França face à revolução do 25 de abril”, organizada pela Embaixada de França em portugal e o Institut Français du portugal. ressalvando que não é altura de fazer declarações sobre o que se passa no país porque se está em vésperas de esperança que “a Europa não caia no eleições e não quer “perturbar essas abismo”. “Se os mercaeleições”, Mário Soares dos vão continuar a adiantou que “realmenmandar na política é te o que se passa em porcerto e sabido que a tugal hoje é qualquer “as pessoas direita domina e que coisa de extraordinário empobreceram, dominando a direita de mau”. têm que exilar, são os mercados que “Mas que o país nesmuitos deles mandam e não a políte momento, desde há três anos, é uma coisa dormem no chão, tica e nesse altura vai haver, porventura, completamente diferenoutros tem que coisas muito graves, te, isso é verdade. Era dar de comer aos mas eu espero que a impensável na altura, Europa não caia no para quem quer que fosfilhos e para isso abismo”, sustentou. se que isso acontecesse, vão buscar aos No final do debamas aconteceu e não sítios piores”. te, Mário Soares foi foi só em portugal, mas questionado pelos também em Espanha jor nalistas sobre a e na própria Europa”, campanha eleitoral para as euroafirmou. Mário Soares manifestou ainda peias, mas escusou-se a responder. puB


12

Correio da Venezuela

Breves

Nova nota de 20 euros lançada em 2015 e de 50 euros em 2016 O administrador do Banco de Portugal José António da Silveira Godinho afirmou, terça-feira, 20 de Maio, no Porto, que a nova nota de 20 euros, da série “Europa”, deverá ser lançada “ainda em 2015” e a de 50 euros no ano seguinte. Falando durante um seminário de apresentação da nova nota de 10 euros - que entra em circulação a 23 de Setembro deste ano nos 18 países da zona euro, depois de a de 5 euros ter sido introduzida a 2 de Maio de 2013 - José António da Silveira Godinho adiantou que “a ideia é manter um ritmo quase anual, de 15 em 15 meses”, de introdução das novas notas da série “Europa”.

Condenado a 19 anos de prisão homem que matou mulher à paulada O Tribunal do Fundão condenou, na terça-feira, 20 de Maio, a 19 anos de cadeia o homem que estava acusado de ter assassinado a mulher à paulada e que já tinha sido julgado há um ano em processo sumário. No primeiro julgamento, a pena tinha sido fixada em 20 anos de cadeia, mas, agora, o colectivo de juízes optou por reduzi-la em um ano, tendo em conta a confissão realizada de forma “livre, consciente e sem reservas” e o pedido de desculpas formais do arguido à família. “A sua confissão foi valorada, mas não de forma muito extensa. Valorámos também o pedido de desculpa formal que dirigiu à sua família. [Essa atitude] teve algum peso, até mais do que o da confissão, que teve pouco peso”, explicou Gabriel dos Santos.

portugal

Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

ensino

Nuno Crato admite segunda língua estrangeira obrigatória Ministro admitiu a possibilidade de o ensino de inglês ser alargado de cinco para sete anos. CoRReio/LUsa

o ministro da Educação afirmou, na terça-feira, 20 de Maio, que a união Europeia pretende aumentar a cooperação com universidades africanas e asiáticas, nomeadamente com a China, e admitiu que o ensino de uma segunda língua estrangeira possa vir a ser obrigatório. as posições de Nuno Crato foram assumidas em declarações aos jornalistas em Bruxelas, à margem da reunião do Conselho de Educação. o governante português adiantou que a introdução de uma segunda língua estrangeira obrigatória nas escolas é uma hipótese em cima da mesa entre os 28 Estados-membros e admitiu a possibilidade de o ensino de inglês ser alargado de cinco para sete anos. “Como sabem nós transformámos o inglês em língua obrigatória ao longo de cinco anos de escolaridade, foi uma decisão deste governo, e estamos a estudar a possibilidade de esse ensino obrigatório ser introduzido mais cedo e

nuno Crato revelou a media em declarações aos jornalistas em Bruxelas.

ser estendido a sete anos”, disse. Sobre a possibilidade de ser introduzida uma segunda língua estrangeira entre as disciplinas obrigatórias, Nuno Crato afirmou que os ministros europeus têm a ambição de estender a medida “a todos os países”. “temos a possibilidade de estudar alemão, estudar espanhol, estudar francês, como segunda língua e surgiu re-

centemente a possibilidade de estender o mandarim como uma das disciplinas opcionais a ter no ensino secundário e talvez mesmo no ensino básico”, disse. outros dos pontos de discussão foi “o reforço da internacionalização das universidades europeias”, especialmente com “vários países africanos e asiáticos com os quais a Europa tem preocupação especial de cooperação, nomeadamente com a China”. Neste ponto, o ministro da Educação sublinhou a importância da recente viagem do presidente da república à China. “tive a oportunidade de informar o Conselho dos nossos esforços recentes em diálogo com os responsáveis chineses para termos uma maior cooperação de nível universitário e de ensino em geral. É muito significativo que entre os muitos acordos assinados na recente viagem presidencial à China o ensino e a ciência tenham surgido como temas essenciais de acordos assinados na presença dos dois presidentes”, considerou.

saúde

proposta aliança de países para “clarificar” preço de remédios para hepatite C Paulo Macedo lembrou que os preços dos novos fármacos “têm um considerável impacto no orçamento da saúde”

27ª Cimeira lusoespanhola a 4 de Junho A 27.ª edição da cimeira luso-espanhola realizase a 4 de Junho em Vidago, prevendo-se reuniões sectoriais sobre energia, emprego e saúde e uma declaração conjunta que incidirá também na “recuperação económica”. De acordo com fonte oficial, o programa provisório da cimeira, que se realiza em Vidago, Chaves, prevê o início dos trabalhos às 9:00 com reuniões sectoriais, uma reunião plenária e uma conferência de imprensa dos chefes de governo português, Pedro Passos Coelho, e espanhol, Mariano Rajoy. Entre as reuniões sectoriais, está previsto um encontro sobre Economia e Transportes com o ministro português da Economia e os ministros espanhóis do Fomento e da Indústria e Turismo.

CoRReio/LUsa

o ministro da Saúde português sugeriu, na terça-feira, 20 de Maio, na assembleia Mundial da Saúde uma aliança de vários países para uma “maior clarificação dos preços” dos novos medicamentos para a hepatite C. Durante o seu discurso em genebra, na assembleia da organização Mundial da Saúde, a que a agência lusa teve acesso, o ministro paulo Macedo lembrou que os preços dos novos fármacos para a hepatite C “têm um considerável impacto no orçamento da saúde”. “portugal está disponível para colaborar com os outros estados membros no sentido de resolver a situação con-

creta no que se refere à hepatite C, mas também a outras situações análogas. Desafiamos os outros estados membros a colaborar na implementação de medidas de melhor regulação e maior clarificação dos preços estabelecidos para os novos medicamentos e dispositivos médicos”, afirmou paulo Macedo. Na semana passada, um estudo apresentado por um grupo de peritos indicou que portugal deve adotar novos modelos de financiamento e negociação que garantam o acesso dos doentes com hepatite C aos medicamentos mais eficazes para a doença, que custa anualmente 70 milhões de euros.“o novo grupo de fármacos permite a cura definitiva em mais de 90% dos doentes

tratados”, lembrava o Consenso Estratégico para a gestão da Hepatite C em portugal. o ministro paulo Macedo reconheceu que o sistema de saúde “não é imune aos efeitos da austeridade”, mas considerou que a maioria dos indicadores em portugal continuam a “exibir uma tendência positiva”. um dos exemplos dados foi a taxa de mortalidade infantil, que no ano passado foi inferior a três por mil nascimentos, e a mortalidade materna, que se situou em oito por 100 mil nascimentos vivos. paulo Macedo recordou ainda que portugal se encontra no “top 10” dos países com maior esperança de vida à nascença no sexo feminino.


Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

publicidade

correio da Venezuela

13


14

Correio da Venezuela

Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

Cultura

Santuário de Carrizal O arraial levado a cabo no domingo, 18 de Maio, no local onde se encontra em construção o Santuário da Virgem, no município Carrizal, Estado de Miranda, converteu-se na festa com maior assistência desde o início do projecto.

Centro português O Centro Português, em Caracas, foi a primeira associação a prestar tributo à santa com uma procissão de velas levada a cabo na noite de terça-feira, 12 de Maio.

Fotorreportagem

A devoção pela Virgem de Fátima foi expressa por todo o país Sergio Ferreira Soares sferreira@correiodevenezuela.com

As festividades em honra da Virgem de Fátima, que se realizaram um pouco por toda a Venezuela, juntaram muitas centenas de fiéis e, nalguns casos, milhares. A exemplo do que acontece todos os anos, grupos de pessoas, igrejas e instituições prestaram homenagem à santa que há 97 anos, a 13 de Maio, apareceu a três pastores nos campos da Cova da Iria, no centro de Portugal. Com missas solenes, rosários, procissões e até verbenas de grande dimensão, os fiéis expressaram mais uma vez o fervor da sua devoção pela Virgem, apesar da distância em relação à sua terra natal. O CORREIO esteve presente nestas festividades e deixa aqui uma fotorreportagem para os leitores apreciarem os melhores momentos de algumas iniciativas religiosas.

Igreja Santa teresa Na Igreja Santa Teresa, em Caracas, também hastearam a bandeira da portugalidade expressando a sua fé na Virgem de Fátima com uma missa.


Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

Correio da Venezuela

15

Boca de Uchire Uma grande festa foi promovida a 17 de Maio na localidade de Boca de Uchire, Estado de Anzoátegui. A população local aderiu em massa às actividades religiosas, desportivas e culturais.

Santuário de Guatire Os fiéis continuam a apoiar a construção do Santuário de la Paz, em honra da Virgem de Fátima, que é promovido pelo Centro Sociocultural Virgem de Fátima, situado no sector Castillejo de Guatire, Estado de Miranda.

Twitter Graças a uma iniciativa promovida pelo CORREIO através da sua conta @correiodvzla do Twitter, foi possível recolher a partilha de imagens de algumas festividades, através da etiqueta #Fatima2014

Casa Portuguesa de Aragua A Casa Portuguesa de Aragua promoveu as suas festas entre sexta-feira, 16, e domingo, 18 de Maio. Centenas de fiéis participaram nas três jornadas, que compreenderam actos religiosos complementadas com eventos festivos com música e comida tradicional.

- A junta organizadora das festividades de Nossa Senhora de Fátima em Puerto Píritu, Estado de Anzoátegui, convidou a comunidade para que comparecer na Capela Virgem del Valle, situada em Parcelamiento El Tejar, a 25 de Maio, a partir das 6 da tarde, de modo a poder participar na jornada que contará com missa, procissão e festa. - O Centro Social Madeirense de Valência, no Estado de Carabobo, promove a Festa em

honra da Virgem de Fátima, no domingo, 1 de Junho, à uma da tarde no Salão Madeira. A jornada iniciar-se-á com uma missa, seguindo-se a procissão e fogos de artifício, para posteriormente dar lugar às actuações de vários grupos folclóricos e musicais. - As tradicionais Festas de Fátima que se realizam todos os anos no Sector El Tibrón de El Junquito, Estado de Vargas, vão decorrer entre 23 e 25 de Maio. Os fiéis vão poder escolher entre várias opções religiosas e festivas. - A Praça Bolívar de El Hatillo, no Estado de Miranda, vai receber mais uma vez as festividades em honra da Virgem, desta feita entre 24 e 25 de Maio, e que contarão com a venda de comidas e bebidas, além de música e actuações de grupos folclóricos.

A Igreja de San Pedro, situada na Avenida Victoria, em Caracas, também acolher uma missa solene e procissão. Posteriormente, os fiéis desfrutaram de actuações musicais.

Em diferentes regiões da Venezuela foram promovidas iniciativas para celebrar a devoção pela Virgem de Fátima

Festas por realizar - As celebrações em Los Valles del Tuy, Estado de Miranda, prosseguem agora a 24 e 25 de Maio, na paróquia Santa Teresa de Jesus de Santa Teresa del Tuy: após os ofícios religiosos, incluirá a apresentação do Grupo Folclórico do Centro Luso Venezuelano de los Valles del Tuy.

Parroquia San Pedro

El Paraiso Apesar de já não se realizarem as grandes festividades de antigamente na urbanização de La Paz, a oeste de Caracas, os fiéis continuam a participar com muita fé na tradicional missa e na procissão. A organização entregou donativos a diversas causas sociais.


16

Correio da Venezuela

Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

Diáspora França

Quanto à importância deste projecto, José Cesário admitiu trata-se “da maior afirmação de Portugal em França por representar um passo muito significativo na imagem do investimento e dos investidores portugueses em França”, acrescentando que “o dia

de hoje é simbólico porque coincide com o fim da visita do Presidente da República à China e com o fim do Salão do Imobiliário Português em Paris”. A cerimónia contou com cerca de 1.300 convidados, entre os quais os deputados do PSD Carlos Gonçalves e do PS Paulo Pisco, cujas visões sobre os apoios do executivo ao investimento dos emigrantes portugueses na terra natal diferem. “As pessoas investem por razões afectivas e acabam por desistir face às dificuldades que encontram. O Governo tem de olhar de uma vez por todas para a importância dos empresários emigrantes que querem investir em Portugal e que devem ser encarados com a deferência necessária para facilitar os seus investimentos”, alertou Paulo Pisco. Já o deputado do PSD Carlos Gonçalves rejeita a falta de apoio governamental aos empresários emigrantes, ainda que admita “algumas dificuldades em termos burocráticos e administrativos causadas, por vezes, ao investimento das comunidades portuguesas como ao investimento em geral”. “Em termos de diplomacia económica nunca como hoje se trabalhou tanto com as empresas das comunidades portuguesas. O Governo realiza aquilo que nunca tinha sido feito, com encontros para criar redes de empresários e os núcleos distritais têm vindo a trabalhar com os empresários da diáspora em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros. A prova disso é que os números de investimento não pararam de aumentar nestes três anos”, declarou Carlos Gonçalves à Lusa.

o presidente da sociedade para o desenvolvimento empresarial dos açores.

emigrantes poderá constituir um fator contributivo fulcral num novo ciclo de desenvolvimento da região, não só como exemplo a seguir, como também no sentido da capitalização de oportunidades de cooperação e de sinergias que, até à data, talvez não tenham sido exploradas em todo o seu potencial”, declarou. Arnaldo Machado sublinhou as “vantagens competitivas” dos Açores devido à sua posição geoestratégica. “Encaramos este primeiro encontro como parte integrante de um plano de mudança do paradigma de desenvolvimento económico da região, que tem vindo a ser levado a cabo pelo Governo dos Açores”, declarou. Arnaldo Machado frisou que o Governo dos Açores tem-se empenhado na “mitigação dos múltiplos factores de constrangimento que têm limitado a exploração do verdadeiro potencial económico da região”. “Hoje, estamos melhor preparados do que nunca para proporcionar à iniciativa privada condições que optimizem os seus investimentos”, disse, Machado.

Empreendimento é a “maior afirmação de Portugal “ José Cesário no lançamento da construção de um empreendimento comercial de 600 milhões junto ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris Correio/Lusa

Decorreu no passado 18 de Maio a cerimónia do lançamento da construção de um empreendimento comercial de 600 milhões junto ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, numa iniciativa do emigrante português Carlos de Matos. Apesar de criticar a burocracia em Portugal e de afirmar já ter desistido de projectos no país de origem, o empresário admitiu à Lusa poder vir a investir em Portugal no futuro “porque o Governo - que está aqui representado hoje - manifestou uma vontade desde há alguns meses de estar mais ligado ao emigrante e às empresas portuguesas no mundo”. Nesse sentido, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, confirmou à Lusa que está a funcionar, há cerca de meio ano, sob a sua tutela directa, um Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, cujo objectivo é acompanhar o desenvolvimento de negócios. “Os municípios também estão a dar

a iniciativa empresarial é do emigrante português Carlos de matos.

um salto para melhorar a rapidez da resposta administrativa no plano de licenciamento. Mas é verdade que os problemas - que limitaram bastante o investimento de muitos portugueses em Portugal - se vão esbatendo e desaparecendo”, declarou.

Comunidades

Açores querem “novo ciclo” de cooperação económica Correio/Lusa

O presidente da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) referiu, no passado 8 de Maio, que a região pretende avançar para um “novo ciclo de cooperação” entre o tecido empresarial do arquipélago e os empresários da diáspora. “Esta é uma iniciativa com a qual se pretende assinalar um novo ciclo de cooperação entre o tecido empresarial açoriano e os empresários da diáspora e que, por esta via, tem como propósito conjugar vontades de quem, estando nos Açores ou alcançando sucesso

noutras paragens, se preocupe com o desenvolvimento da nossa região”, declarou Arnaldo Machado, na abertura do “I Encontro empresarial da diáspora dos Açores”, em Ponta Delgada, que conta com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros. O presidente da SDEA considerou que este evento poderá “representar um ponto de partida importante na promoção de parcerias e de troca de experiências, conducentes à concretização de projectos conjuntos de investimento”. “Consideramos que a apreciável riqueza em termos de experiência e de saber fazer dos nossos


Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

publicidade

correio da Venezuela

17


18

Correio da Venezuela

Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

Cultura Recomendação de Teatro Por Victoria Urdaneta

‘en la Soledad de los Campos de Algodón’ Assim se chama a obra trazida pela Aliança Francesa, no âmbito dos seus 40 anos de trabalho na Venezuela. Foi escrita pelo dramaturgo francês Bernard-Marie Koltés, conta com a produção do grupo Teatro Ouróboro e direcção de Alberto Alcalá. Conta a história de um vendedor clandestino e o seu cliente, que se envolvem numa série de conflitos que vão dando forma à peça de teatro. Data: De 3 de Maio a 1 de Junho. Sexta e sábados às 7:00 pm e aos domingos às 6:00 pm Local: Río Teatro Caribe, avenida Rodolfo Ernst, San Bernardino.

‘Lo demás no es monte y culebra’ Três comediantes da nova geração, Franchutte, Jairo Guitarreao e Reuben Morales, chegam a Caracas com um espectáculo de stand-up comedy que promete ficar em cartaz durante um bom tempo. Reuben Morales é caraquenho e tem 12 anos de carreira. Foi actor no programa humorístico de TV ‘Misión Emilio’ e participou em muitas comédias de teatro, como ‘Le Cuartet Up’ e o seu unipessoal ‘Yo no fui’. Jairo Guitarreao é guayanês. Humorista, músico e cantor, participou em várias comédias teatrais, como ‘¡Qué locura de amor!’ e ‘Buenas Noches’. Franchutte é oriundo de Puerto Ordaz, mas actualmente vive Caracas. É comediante e músico. Local: Centro Cultural B.O.D de La Castellana Sextas 8:00 e sábados e domingos 6:00 pm. ...e depois do Festival de Teatro Continua a febre do teatro, e para mostra, um botão, ou melhor, três: A obra ‘Leve’, escrita por Karin Valecillos; também se destaca o clássico de Eurípides, ‘Las Bacantes’; e ‘Bingo’, de Román Chalbaud, com um elenco integrado por Aura Rivas, Francis Rueda, Gladys Prince, Ludwig Pineda, entre outros. Data: ‘Leve’ está em cena até dia 1 de Junho, às sextas e sábados às 8:00 pm e domingos às 6:00 pm. ‘Las Bacantes’, de 16 a 31 de Maio, às sextas e sábados às 7:00 pm. ‘Bingo’, sextas e sábados às 8:00 pm e domingos às 6:00 pm. Local: ‘Leve’ no Teatro San Martín, Av. Principal San Martín com a ponte 9 de Dezembro; ‘Las Bacantes’ no Teatro Simón Bolívar, frente à praça Bolívar do centro de Caracas; e ‘Bingo’ no CELARG, Av. Luis Roche com a 3.ª transversal, Altamira.

múSiCA

Oswaldo Ponte apoia carreira de novo solista Depois de quase 30 anos de exclusividade, o manager decidiu abrir um espaço para a carreira a solo de Ronald Borjas. Carla Salcedo Leal csalcedo@correiodevenezuela.com

Todos conhecem o enorme trabalho feito ao longo de anos por Oswaldo Ponte, o português mais notável da música na Venezuela, que fez carreira como solista do grande maestro Oscar D´León. Mas recentemente, foi divulgado oficialmente que Oswaldo e o filho decidiram apoiar a carreira de outro grande cantor ‘maracucho’ como solista. Trata-se de uma das vozes mais destacadas da música venezuelana, Ronald Borjas, ex-membro do grupo mais premiado da Venezuela, Guaco, onde esteve durante 11 anos seguidos, sendo capaz de sair das suas fileiras para empreender o seu projecto a solo, com o apadrinhamento dos Ponte. Oswaldo Ponte, um notável manager latino-americano de origem portuguesa, trabalha com Oscar D´ León há mais de 30 anos, o que torna a sua relação mais de amizade do que laboral, pois, como bem diz o ‘sonero’ do mundo, tudo o que conseguiu foi graças ao apoio do seu amigo Ponte, que apesar

de receber múltiplas ofertas de trabalho de reconhecidos músicos, decidiu dedicar a sua carreira exclusivamente a Oscar, até ao momento em que assume o desafio de dirigir a carreira de Borjas como solista. Nos próximos dias, serão divulgadas mais informações sobre este novo projecto para o qual Ponte dirige as suas energias a fim de assegurar uma carreira com êxito ao ex-Guaco.

Recomendação de Cinema Por Sergio Ferreira

Rio 2 / Rio 2 Blu vive feliz no Rio de Janeiro ao lado da companheira Jade e seus três filhotes, Carla, Bia e Tiago. Os seus donos, Linda e Túlio, estão agora na floresta amazônica, fazendo novas pesquisas. Por acaso eles encontram a pena de uma ararinha azul, o que pode significar que Blu e sua família não sejam os últimos da espécie. Após vê-los em uma reportagem na TV, Jade insiste para que eles partam para a Amazônia. Blu inicialmente reluta, mas acaba aceitando a ideia. Assim, toda a família parte em uma viagem pelo interior do Brasil rumo à floresta amazônica sem imaginar que, logo ao chegar, encontrarão um velho inimigo: Nigel.

Transcende: identidad Virtual A primeira realização de Pfister, apresenta a história de um cientista que é assassinado por terroristas anti tecnologia, mas cuja mulher incorpora no seu cérebro um supercomputador que criou, permitindo-lhe a habilidade de se comunicar através dele e continuar a conduzir a sua pesquisa. Uma ficção científica a não perder este ano e que conta no elenco com nomes como Johnny Depp, Rebecca Hall e Morgan Freeman. Na história deste filme, o Dr. Will Caster (Johnny Depp) é o mais notável pesquisador no campo da Inteligência Artificial e as suas experiências vão o tornar o alvo principal dos extremistas anti-tecnologia.

BeLezA

Luso-descendente quer tornar-se no “Mister Venezuela”

Yasireth De Aguiar

A organização Miss Venezuela já tem os nomes dos doze participantes que disputam, no próximo dia 24 de Maio, o título de Mister Venezuela Mundo 2014. Entre eles figura o luso-descen-

dente Carlos Eduardo Aguiar Yánez, que nasceu em Caracas a 7 de Dezembro de 1988, e cujos avós paternos são de São Vicente, Madeira. O jovem de 26 anos perfila-se já como um dos grandes favoritos na contenda. Carlos estuda Ciências Políticas na Universidade Central de Venezuela e é modelo profissional, para além de ser apaixonado por futebol e por praia. O jovem considera que tem talento para a moda e para a representação, pelo que gostaria de deixar uma marca com a passagem pelo concurso de beleza. No seu currículo encontram-se já títulos como o de American Model 2010 e Mister Handsome Venezuela Inter 2011.

Operación monumento Baseado na história verídica da maior caça ao tesouro de sempre, «The Monuments Men Caçadores de Tesouros» centra-se num improvável pelotão da Segunda Guerra Mundial, enviado para a Alemanha a fim de resgatar grandes obras de arte de ladrões nazis e devolvê-las aos seus legítimos proprietários. Seria uma missão impossível: com a arte presa para lá das linhas inimigas e com o exército alemão com ordens para destruir tudo durante a queda do Reich, como poderiam estes homens - sete diretores de museus, curadores e historiadores de arte, mais familiarizados com Michelangelo que com armas – ser bem sucedidos? Ao se encontrarem numa corrida contra o tempo para evitar a destruição de 1.000 anos de cultura, os chamados Caçadores de Tesouros arriscam as suas vidas, para proteger e defender as melhores obras criadas pelo homem.


Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

publicidade

En Canadá

¡APRENDE INGLÉS DONDE ES! Village English Language School

NO DEJES QUE TE LO CUENTEN… CONTÁCTANOS Y DESCUBRE PORQUE SOMOS TU MEJOR OPCIÓN Los mejores programas de inglés para todo público No necesitas visa con tu pasaporte de la Comunidad Europea ¡Comienza cuando quieras!

Solicita tu presupuesto sin compromiso FUNDADA EN 1995

www.village-english.com Servicios en español: Caracas, Venezuela +58 212 720 7056 Toronto, Canadá +1 905 542 7056

correio da Venezuela

19


20

Correio da Venezuela

Cultura

ler está na moda Victoria Urdaneta

Sophia de Mello Breyner Andresen foi a primeira poetisa portuguesa a receber o Prémio Camões (1999), escreveu 15 livros de poesia (publicados entre 1944 e 1997) e obteve o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (2003). Nasceu no Porto a 6 de Novembro de 1919, proveniente de uma família tradicional da oligarquia portuense. Passou a infância numa quinta que recordaria nas suas histórias e episódios da vida, como o facto de ter descoberto a poesia com apenas 3 anos de idade, quando uma pessoa que cuidava dela a ensinou a recitar o poema ‘A Nau Catrineta’, e depois com o avô, aprendeu a recitar poemas de Camões e de Antero de Quental. Estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa, e ainda que não tenha terminado o curso, aprendeu, colaborou com a revista Cadernos de Poesia e foi dirigente de movimentos católicos universitários. Publicou o seu primeiro livro em 1944. Casou com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares em 1946, e depois da Revolução dos Cravos, foi eleita, em 1975, deputada à Assembleia Constituinte pelo círculo do Porto, na lista do Partido Socialista, em contraste com o marido, que era do Partido Social Democrata. Morreu em Lisboa a 2 de Julho de 2004, mas o seu legado está cada vez mais vivo. Os seus leitores ficam enredados com os motivos helenísticos na sua obra, com as evocações da Natureza, da noite e do mar. De todos os seus poemas, seleccionamos para esta edição um que está muito ligado à actual situação do país, quando se procura a reconciliação, o entendimento e a paz. a paz sem vencedor e sem vencidos Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos A paz sem vencedor e sem vencidos Que o tempo que nos deste seja um novo Recomeço de esperança e de justiça. Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos A paz sem vencedor e sem vencidos Erguei o nosso ser à transparência Para podermos ler melhor a vida Para entendermos vosso mandamento Para que venha a nós o vosso reino Dai-nos A paz sem vencedor e sem vencidos Fazei Senhor que a paz seja de todos Dai-nos a paz que nasce da verdade Dai-nos a paz que nasce da justiça Dai-nos a paz chamada liberdade Dai-nos Senhor paz que vos pedimos A paz sem vencedor e sem vencidos

actividades culturais

Chacao celebrou o Dia da Europa População local desfrutou das mais tradicionais iguarias europeias, em mais uma edição do Passeio Gastronómico carla salcedo leal csalcedo@correiodevenezuela.com

a alcaldia de Chacao e a delegação da união Europeia na Venezuela organizaram a quarta edição do Passeio Gastronómico Chacao, ‘Dia de Europa 2014’, no passado sábado, 17, com diversas actividades culturais e culinárias no município. O alcalde, ramón Muchacho, emitiu um comunicado a manifestar a sua satisfação, agradecendo a participação em massa da população, e a confiança da união Euro-

Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

peia no município onde se realizaram as diferentes actividades. a praça la Castellana foi o local escolhido para dar início ao evento, no qual marcaram presença a nova embaixadora da união Europeia na Venezuela, aude Maio-Coli, e a presidente executiva de Cultura Chacao, albe Pérez. “Este tipo de eventos culturais e gastronómicos reforça os nossos laços, os nossos vínculos, que são indissolúveis. a Europa está aqui, a Europa vive aqui, vive fortemente no ‘casco’ de Chacao, vive em todo o Chacao. temos uma comunidade europeia de espanhóis, italianos, portugueses e muitos mais que nos fazem sentir realmente muito orgulhosos, são parte de nós mesmos, porque enriqueceram o país e as nossas tradições”, afirmou o alcalde Muchaho. “É o intercâmbio entre a Europa e a Venezuela que segue, que continua, porque a longa história da imigração europeia na Venezuela é muito importante. Hoje temos um milhão de pessoas com passaporte europeu neste país, e isso reflecte-se em Chacao, onde há muitos restaurantes e comércios cujos proprietários são europeus, e quem os gere é de origem europeia. O sentimento e as recordações tornam-se mais efectivas com os sabores e com os aromas, e isso reflecte-se neste Passeio Gastronómico”, disse a embaixadora, aude Maio-Coli. Durante a quarta edição do Passeio Gastronómico Chacao, o público participante contou com uma variada oferta gastronómica em diferentes restaurantes e locais da zona, onde se ofereceram pratos típicos de países como Espanha, Portugal e Itália, para além das actuações de alguns grupos de folclore de diferentes nações, e grupos musicais contemporâneos como Gaélica, que mostram as suas origens europeias através da música celta.

actividades culturais

Consulado de Valência acolheu noite de Fados carlos Balaguera cbalaguera@correiodevenezuela.com

O Consulado Geral de Portugal em Valência celebrou o 13 de Maio, dia da Virgem de Fátima, com uma noite de Fados. Sandra e ricardo rodrigues, acompanhados por ricardo Dias, na guitarra portuguesa, e luís Ferreirinha, na guitarra Espanhola, ofereceram um selecto repertório de Fados, entre os quais se destacaram o “Fado Florista” de Maximiliano de Sousa, “Meu fado”, de Paulo Carvalho

e “abril em Portugal”, entre outros. tema após tema, o duo, que celebra este ano duas décadas de carreira artística, prenderam a atenção do público, que demonstrou através dos seus aplausos a emoção sentida por estar a assistir ao concerto. O Cônsul Geral de Portugal em Valância, João Pedro Brito Câmara, agradeceu a todos os presentes que formavam o público, bem como a Sandra e ricardo e aos dois guitarristas pela sua excelente apresentação. a iniciativa foi patrocinada pela

Embaixada de Portugal, o Consulado Honorário de Portugal em Maracay, a Casa Portuguesa do Estado de aragua, a Distribuidora luso e Disluvenca Centro.


Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

publicidade

correio da Venezuela

21


22

Correio da Venezuela

Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

Opinião Cartas dos leitores

Quem é que entende? Para ninguém é um segredo que a Venezuela tem uma muito má planificação relativamente ao sector da água: em vários momentos da nossa história fomos submetidos a racionamentos, devido a secas que afectaram o território nacional. Sabemos que a falta de chuvas não é culpa de ninguém, já que é impossível controlar o clima; mas se há alguém a quem podemos culpar é a Hidrocapital, agora nas mãos do governo nacional, pela sua má planificação. Agora iniciamos o racionamento mais exigente de sempre e muitos de nós perguntamos porquê. Algumas zonas passam dois a três dias seguidos sem receber uma gota de água, enquanto que noutras apenas chega este recurso uma vez por semana. O que entendo cada vez menos é porque é que aparece o ministro na televisão a assegurar que depois de uma visita às represas se constatou que estão com 75% de capacidade, pelo que se pode fornecer água durante os próximos dois anos. Será que em dois anos não vai chover? Ou é outra mentira do governo para não aceitar que também fez uma má gestão nesta matéria tão importante para todos? Basta de mentiras e de medidas que afectam a nossa vida. María Cecilia Baez

“Crónicas de

Lisboa” serafim Marques

Os Muros da Indiferença

A

vid a é um ris c o, para todos nós e esse risco nasce logo com o nosso próprio par to, ou mesmo antes. Assim, cada um de nós corre riscos de vida desde o nascimento até à morte, esta última como etapa final desse mesmo risco, se ela ocorrer, não por “morte natural”, mas sim por actos mais ou menos violentos. Há riscos cujas causas não dominamos e, por isso, nos ultrapassam, por mais cuidadosos que sejamos. Outros e são muitos, dependem da acção e influência de terceiros ou da própria natureza, mas, em muitas situações, descuramos os cuidados respectivos, sendo, por vezes, excessivamente temerários. Infelizmente, no nosso país, muitas das mortes violentas e prematuras têm causas por riscos assumidos por nós próprios, alguns subavaliando os efeitos e as consequências, mas noutros, o homem desafia as diversas “leis da natureza”, em sentido lato. Às mortes provocadas por acidentes rodoviários, “autêntica guerra” que assola, há muito, o nosso país, acrescentemos as mortes prematuras e causadas por outros riscos assumidos como o consumo do tabaco, do álcool, das drogas, etc. Todos os dias, ocorrem mortes provocadas por estes riscos assumidos e os números estatísticos são assustadores, mas não fornecem matéria jornalística de interesse mediático, exce pto alguns acidentes ro d ov i á r i o s b r u t a i s q u e, vitimam, predominantemente, pessoas na plenitude da vida. Há ainda muitas mortes provocadas por acidentes de trabalho, principalmente, em sectores como as pescas (este o sector com maior índice de sinistralidade profissional), na construção civil, vítimas de homicídios por assaltos, cada vez mais violentos, tal como as mortes por violência doméstica. No espaço de cinco meses, mor reram oito jovens estudantes universitários e, talvez por isso, a morte, como perda definitiva, é mais

dolorosa para os familiares, diria mesmo inimaginável a dor sentida pelos pais, até porque alguns eram filhos ú n i c o s. A q u e l a s m o r t e s, profundamente mediatizadas e com matéria jornalística inesgotável, foram provocadas por causas imprevistas ou por riscos assumidos pelos jovens? Se na Universidade do Minho (UM) o causador da morte pode ser atribuída à queda dum pequeno muro, nas mortes na praia do Meco também estas podem ser imputadas, em sentido figurado, a diversos “muros”, não em queda, mas na sua vertente de fortaleza, porque as praxes da universidade lisboeta estavam bloqueadas por “muros fortificados”, cuja transponibilidade só era acessível a pessoas com mentalidades e atitudes que extravasavam a sua formação, porque a vida universitária é um local e um tempo de formação e não de diversão ou doutro predominante fim. A solidez dos “muros” era tanta que ninguém externa às COPAs conseguia ver ou imaginar o que ali se passava ou viam e assobiavam para o lado? No caso do muro da UM, este sim visível por todos que, por várias razões, estavam ligados àquele recanto da praça, porque o perigo era visível e, por isso, já tinha havido uma acção de queixa junto da CMBraga, embora esta tenha devolvido a queixa para a entidade com responsabilidade na manutenção daquela propriedade. Uma dúvida de quem era o dono do muro? Outras pessoas, como disse um residente que ali deixou de estacionar a sua viatura, porque temia que o muro lhe caísse em cima e a danificasse, contor navam o problema, como é muito usual na nossa mentalidade, e nada fizeram. Quem, como vizinho ou mesmo familiar, não conhece ou presencia casos de violência doméstica e infantil e fecha os olhos ao que vê ou sabe, p ro t e g e n d o o s m u ro s d a violência e da indiferença? Não tenho dados fidedignos dos factos, nem sou juiz, para concluir se nos dois casos das

mortes dos universitários se tratou de praxes ou se foram causas da natureza, num caso a “onda assassína” e noutro o pequeno “muro velho”, mas ambos os casos deveriam servir de exemplo para levar os jovens a pensarem em actividades de menor risco de vida, porque só têm uma. Aliás, estes dois factos ocorridos poderiam levar-nos a concluir que alguns estudantes universitários estão mais interessados em aplicarem as suas energias, próprias da idade, em todo o tipo de actividades lúdicas e hedonistas e não tanto na sua formação escolar e humana. E, afinal, há tantas áreas, por exemplo, voluntariado (social, da nature za, etc), prática desportiva, etc, actividades muito mais enriquecedoras do que algumas das praxes e actividades similares que eles praticam. O sucesso escolar, no tempo e em qualidade, depende muito da aplicação e dedicação de cada estudante, pelo que o desvio de tempo e energias, p a r a c e r t a s a c t iv i d a d e s, terá os seus efeitos na vida formativa: estudar e aprender. Atente-se, por exemplo, que os Duxes são eleitos dentre os alunos que tenham mais anos de matrícula do que anos tem o respectivo curso! Não é preciso ser “doutor” para saber ler este triste status. Significa que aqueles não tiveram um aproveitamento escolar a 100% e, no caso da UM, é o contribuínte que paga esse custo real dum a l u n o u n ive r s i t á r i o , n o mínimo, o quíntuplo daquilo que ele paga, se não tiver ainda uma qualquer bolsa de estudo. Dói ver estudantes universitários, se calhar aplicados nos estudos, terem que abandonar os estudos, por incapacidade financeira das famílias, enquanto outros queimam recursos, próprios e públicos, pavoneando-se em festas de capa e batina, por vezes a “cheirarem a hábitos caducos”. Fala-se tanto em revolução como se esta significasse um passe mágico que tudo de bom traria e tudo de mau levaria, ambas sem qualquer esforço de cada um de nós.

O CORREIO da Venezuela não pode ser considerado responsável e/ou patrocinador das opiniões que são expressas neste espaço.


Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

publicidade

correio da Venezuela

23


24

Correio da Venezuela

Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

Lazer Pensa Verde Por Carla Salcedo Leal

Maio: Mês da reciclagem

Horóscopo da Semana

É

Por Carla Salcedo Leal

Carneiro

Touro

Gémeos

Amor: Deixe o ciúme de lado e aproveite bem os momentos escaldantes. O companheirismo é a base de qualquer relação. Saúde: Cuidado com os excessos alimentares.

Amor: Poderá receber um presente da sua cara-metade, o que o deixará radiante. Dê asas à sua imaginação e revolucione a sua vida afectiva. Saúde: Não se deixe abater por uma dor insignificante.

Amor: Pense muito bem antes de falar, a impulsividade joga muitas vezes contra si. Saúde: Cuidado com os pulmões, aparelho respiratório frágil.

Caranguejo

Leão

Virgem

Amor: O ciúme não é o seu maior aliado, pense nisso. Está a ultrapassar uma fase de instabilidade emocional. Saúde: Poderá sofrer fortes dores de cabeça. Dinheiro: Possibilidade de ganhar algum dinheiro extra.

Amor: Algumas recordações do seu passado emocional vão ocupar-lhe a mente. Tenha mais atenção às suas reacções e poderá compreender porque é que a sua alma gémea está diferente consigo.

Amor: A sua relação estará em profunda harmonia. O seu esforço vai ser recompensado pois o seu par vai mostrar-se muito apaixonado e arrebatador. Saúde: Cuidado com o sistema nervoso.

Balança

Escorpião

Sagitário

21/03 - 20/04

22/06 - 21/07

a 17 de Maio que se celebra o Dia Internacional da Reciclagem, mas em países como a Venezuela, algumas instituições públicas e privadas optaram por organizar actividades relacionadas ao longo de todo o mês, por forma a conseguir resultados mais favoráveis para o ambiente, e conseguir levar a mensagem a muitas mais pessoas. Mas para começar, falemos da origem deste dia, que surgiu como forma de promover a responsabilidade sobre a matéria e os desperdícios que causam impactos negativos na Natureza. Foi assim que nasceu esta celebração, no Estado do Texas, justamente onde se movimenta a quinta economia mais forte e estável do Mundo, em 1994, e o México adoptou a celebração quatro anos mais tarde. Foi a partir dessa altura que a necessidade de impulsionar a reciclagem se estendeu a todos os países do Mundo, incluindo a Venezuela, onde se ganhou maior consciência deste dia depois de 2008. O leitor pode estar a questionar-se sobre as razões de celebrar um dia da reciclagem, sem imaginar os incontáveis benefícios que esta actividade proporciona à nossa grande casa, o Planeta, como a poupança de energia, a redução da contaminação, a poupança de matérias-primas, a redução do volume de resíduos e a preservação dos recursos naturais que tornam os nossos processos de vida mais eficazes e muito mais amigos do Planeta Terra. Tendo aprendendo isto, também é bom saber que o símbolo da reciclagem foi criado em 1970, graças a um concurso de design no qual participaram estudantes norte-americanos, e do qual saiu vencedor Gary Andersen, aluno, na época, da Universidade da Califórnia do Sul. Este símbolo consiste num círculo de Möbius junto a três flechas que representam o processo de reciclagem, nas suas fases de reduzir (consiste na redução de objectos que se possam tornar resíduos), reutilizar (voltar a usar um produto para dar-lhe o mesmo ou outro uso) e reciclar (tratamento de resíduos que são reintroduzidos no ciclo de vida). Para além disso, foi idealizada uma forma de tornar mais fácil o processo de reciclagem, separando, por cores, os contentores nos quais se deve colocar os materiais a reciclar. Por exemplo, os contentores verdes são para as embalagens de vidro, enquanto os cinzentos são para os resíduos de metal. Os azuis são para os resíduos como cartão, papéis de embrulho e jornais, enquanto os alaranjados são os únicos que aceitam resíduos orgânicos e os amarelos, onde se reúne tudo o que tem a ver com plásticos.

Sabia que?

23/09 - 22/10

21/04 - 20/05

22/07 - 22/08

23/10 - 21/11

21/05 - 21/06

23/08 - 22/09

22/11 - 21/12

Amor: Procure ser sincero nas suas promessas se quer que a pessoa que tem a seu lado confie em si. Que a sabedoria infinita esteja sempre consigo! Saúde: Liberte-se e a sua saúde irá melhorar.

Amor: Deixe o orgulho de lado e peça desculpa quando errar. Que a compreensão viva no seu coração! Saúde: Agasalhe-se mais, pois as constipações andam por aí. Dinheiro: Cuidado com os gastos supérfluos.

Amor: A seta do Cupido espera por si. A sua relação com aqueles que o rodeiam está agora bastante positiva, pois depositam muita confiança em si. Saúde: Tendência para dores musculares.

Capricórnio

Aquário

Peixes

Amor: Não se deixe influenciar por terceiros, poderá sair prejudicado. Procure gastar o seu tempo na realização de coisas úteis a si e aos outros. Saúde: Cuidado com os seus ouvidos.

Amor: Esta não é a melhor altura para arriscar, deixe para outra ocasião. Saúde: Não estará na sua melhor forma, o cansaço será mais forte. Dinheiro: Se pretende investir, esta é a melhor altura para os negócios, mas seja prudente.

Amor: Cuide da sua aparência física para conquistar quem tanto deseja. Saúde: Poderá surgir uma infecção urinária, procure o seu médico. Dinheiro: Poderá conseguir atingir o seu objectivo, com a ajuda de patrocínios que irão surgir.

21/12 - 20/01

21/01 - 19/02

Ventilador, uma invenção milionária

20/12 - 20/03

Sudoku

Solução Actual

N

estes dias em que o calor aperta, será que não pensou, ainda que por momentos, na mente brilhante que inventou o ventilador? Se bem que os aparelhos de ar condicionado tenham ocupado um espaço maior à nossa volta, o certo é que não há ventilador que deixe alguém mal na hora de refrescar. O ventilador, máquina encarregue de produzir uma corrente de ar, foi uma criação do norte-americano Schuyler S. Wheeler, que tornou realidade a ideia de um ventilador eléctrico em 1882. Antes deste modelo, existiam modelos manuais como o leque, que tinha uma função muito semelhante ao do popular ventilador de hoje em dia, utilizado para fazer deslocar o ar ou gás de um lugar para o outro, dentro ou entre espaços, para fins industriais ou residenciais, para ventilação ou para aumentar a circulação de ar num espaço habitado, basicamente para refrescar. Como cultura geral, é importante que saiba que é também um ventilador a máquina turbo que absorve energia mecânica e que a transfere para um gás, proporcionando-lhe um aumento de pressão não superior a 1.000 mmH2O, aproximadamente, pelo que dá lugar a uma variação muito pequena do volume específico e só pode ser considerada uma máquina hidráulica. Mas para além de nos refrescar, praticamente todos os objectos que conhecemos na actualidade contam com um sistema de ventilação, como os computadores, os automóveis, os frigoríficos, os televisores e até as casas-de-banho, com os extractores a se tornarem numa ferramenta muito útil. O senhor Wheeler provavelmente não imaginou o quão milionário se tornaria com a sua invenção, e como asseguraria o futuro dos seus descendentes ao materializar uma ideia milionária, que durante anos beneficiou a sociedade em diferentes aspectos, dos locais de trabalho aos edifícios habitacionais.


Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

publicidade

correio da Venezuela

25


26

Correio da Venezuela

Quinta-feira, 22 de Maio a Quarta-feira, 28 de Maio de 2014

Desporto

Taça de PorTugal

Benfica fecha época com ‘chave de ouro’

Primeira equipa a conquistar os três principais troféus nacionais numa época CorreIo/luSa

O Benfica fechou com chave de ouro, no domingo, 18 de Maio, uma época que roçou a perfeição, ao vencer por 1-0 o Rio Ave na final da Taça de Portugal, tornando-se a primeira equipa a conquistar os três principais troféus nacionais. O golo marcado pelo extremo argentino Nico Gaitán, aos 20 minutos, foi suficiente - ao contrário do que sucedeu na final da temporada passada - para que a equipa lisboeta erguesse pela 25.ª o troféu, em 35 finais disputadas, apesar de ter protagonizado uma exibição pouco entusiasmante. Com simbolismo, o Benfica completou o seu processo de regeneração, no mesmo palco onde há um ano bateu no fundo, ao perder a taça para o Vitória de Guimarães (2-1), o último dos três troféus que deixou escapar entre os dedos, depois do campeonato, para o FC Porto, e da Liga Europa, para o Chelsea. Tal como na época passada, o Benfica subiu ao relvado do Estádio Nacional, em Oeiras, poucos dias depois de ter perdido a final da segunda prova europeia, desta vez frente ao Sevilha, mas já com o título nacional e Taça da

o Benfica de Jorge Jesus “esqueceu” os pesadelos da época passada.

Liga na galeria de troféus e um estado de espírito diametralmente oposto. Presente pela segunda vez no Jamor, 30 anos depois de ter perdido por 4-1 com o FC Porto, o Rio Ave voltou a falhar a conquista do seu primeiro título nacional, revelando-se incapaz de evitar o mesmo desfecho da final da Taça da Liga, que perdeu há pouco mais de uma semana para o Benfica (2-0).

Cristiano Ronaldo partilha ‘Bota de Ouro’ com Luis Suárez CorreIo/luSa

O português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, vai partilhar a “Bota de Ouro”, referente ao melhor marcador dos campeonatos europeus, com o futebolista uruguaio Luis Suárez, do Liverpool, depois de ambos assinarem 31 golos. Cristiano Ronaldo, que foi o melhor marcador da Liga espanhola, fez os 31 golos em 30 jogos, menos três do que Suárez precisou para fazer os seus. Esta é a terceira vez que o internacional português conquista a “Bota de Ouro”, troféu que já recebeu em

2007/08 no Manchester United, com 31 tentos, e em 2010/11 com a marca de 40 golos, mas é a primeira vez que divide o prémio. Ronaldo iguala assim o seu eterno rival, o argentino Lionel Messi, que já tem três distinções como melhor goleador europeu (2009/10, 2011/12 e 2012/13). O avançado do Real Madrid podia ter conquistado a “Bota de Ouro” sozinho, mas uma lesão impediu-o de disputar, no sábado, 17 de Maio, o último encontro da Liga espanhola frente ao Espanyol, tal como tinha acontecido na semana anterior com o Celta de Vigo.

Sem aviso prévio, o equilíbrio da fase inicial do encontro foi desfeito aos 20 minutos de forma brusca por Nico Gaitán, que, com um raro remate com o pé direito, visou o ângulo superior direito da baliza vila-condense e tornou inútil a estirada do guarda-redes brasileiro Ederson. Os reflexos de Ederson revelaramse preciosos cinco minutos mais tarde, evitando que os “encarnados” au-

mentassem a vantagem na sequência de um cabeceamento de Garay, após livre de Gaitán, e até ao intervalo o guardião do Rio Ave não teve muito mais trabalho. A equipa de Vila do Conde entrou na segunda parte determinada a chegar ao empate e logo nos minutos iniciais criou um lance muito perigoso na área benfiquista, sem que vários jogadores conseguissem encontrar espaço para rematar. A substituição do lesionado Ruben Amorim por André Gomes não ajudou o Benfica a recuperar as “rédeas” do jogo e, depois de Lima ter procurado o 2-0, só o poste esquerdo da baliza de Oblak impediu que o remate de Pedro Santos restabelecesse a igualdade aos 63 minutos. O guarda-redes do Benfica brilhou a grande altura pouco depois, desviando sobre a barra um remate de longe de Ukra que parecia destinado a responder à letra ao de Gaitán na primeira parte. Na sequência do canto, o cabeceamento de Marcelo errou o alvo por muito pouco. Markovic, que tinha substituído minutos antes o apático Rodrigo, deu nota da reacção “encarnada”, obrigando Ederson a defesa apertada, mas até ao apito final o Rio Ave manteve sempre o Benfica na iminência de ter de disputar o prolongamento para conquistar a 10.ª “dobradinha”, que não conseguia há 27 anos. Jorge Jesus, que conquistou pela primeira vez a Taça de Portugal após duas tentativas falhadas, emocionouse e a festa dos adeptos do Benfica tomou conta do Estádio Nacional e o cartão vermelho mostrado pelo árbitro Carlos Xistra ao defesa vila-condense Lionn, já depois do apito final, passou despercebido a muitos.

Quaresma entre os sete excluídos de Paulo Bento CorreIo/luSa

Ricardo Quaresma foi um dos sete jogadores que ficou fora dos 23 futebolistas chamados pelo seleccionador português, Paulo Bento, para o Mundial2014 de futebol, que se disputa de 12 de Junho a 13 de Julho. Além do futebolista do FC Porto, e em relação à pré-convocatória de 30, ficaram de fora Anthony Lopes (Lyon), Antunes (Málaga), Rolando (Inter), André Gomes (Benfica), João Mário (Vitória de Setúbal) e Ivan Cavaleiro (Benfica). Apesar das dificuldades físicas sentidas ao longo da temporada, Nani, Vieirinha e Hélder Postiga fazem parte da lista de Paulo Bento. Os futebolistas do Sporting de Bra-

ga Rafa e Éder são duas das grandes novidades da lista. Portugal está integrado no Grupo G do Mundial2014 de futebol, juntamente com Alemanha, Gana e Estados Unidos. A equipa das “quinas” estreia-se a 16 de Junho, em Salvador, frente à Alemanha, seguindo-se o confronto com os Estados Unidos, a 22, em Manaus, antes de fechar a primeira fase com o Gana, a 26, em Brasília. O estágio da selecção portuguesa inicia-se na quarta-feira, no Estoril, seguindo-se uma semana em Óbidos, antes do particular com a Grécia, a 31 de Maio, no Estádio Nacional. A preparação de Portugal continua depois, de 2 a 10 de Junho, nos Estados Unidos. A chegada ao Brasil está prevista para 11 de Junho.


Quinta-feira, 8 de Maio a Quarta-feira, 14 de Maio de 2014

TriaTlo

Atletas do Cp destacam-se em Anzoátegui Atletas do Centro Português, de Caracas, integraram o “top ten” do Trianz 2014 Sergio Ferreira Soares sferreira@correiodevenezuela.com

Cinco atletas do Centro português, de Caracas, destacaram-se na oitava edição do “trianz”, prova de triatlo levada a cabo no passado domingo, 18 de Maio, em Lechería, estado de Anzoátegui. Fabio Vaz Fernandes, Andy de sousa, Juan eduardo da silva, Jonathan Leca e Jonhatan Marin, que são treinados pela também atleta Gellytza rodriguez, lograram boas marcas e lugares no “top ten” do evento desportivo. A melhor posição foi conseguida por Andy de sousa, que ficou em segundo lugar na categoria 25 a 29 anos, graças ao estabelecimento de uma nova marca pessoal de 2 horas e 17 minutos. Fabio Vaz participou na categoria 30 a 34 anos, ficando em quinto lugar com um tempo de 2 horas e 13 minutos, enquanto que Jonhatan Marin ocupou o nono posto nos 35 a 39 anos. por seu turno, Juan eduardo da silva ficou em décimo lugar na categoria “spring”, com o tempo de 1 hora e 18 minutos. Nesta categoria participou também Jonathan Leca. Finalmente, a treinadora do ginásio do centro social luso, Gellytza rodrí-

Correio da Venezuela

desporto

27

Breves

Desporto na Venezuela é um instrumento para a paz O desporte na Venezuela é um instrumento para a paz. Assim acredita o governo do país e seu Presidente, assinalou, na terça-feira, 20 de Maio, o ministro do sector, Antonio Álvarez. Em entrevista no canal privado Venevisión, o ministro ressaltou o apoio recebido na pasta que dirige por parte do Executivo e em especial do chefe de Estado, Nicolás Maduro, quem tem feito todos os esforços não só econômicos, mas também no acompanhamento pessoal e psicológico em função de desenvolver essa atividade. Houve pronunciamentos de elogio aos Jogos Sul-americanos que se realizam nestes dias e à atuação desta nação, que conquistou já sete medalhas de ouro e caminha na frente no placar.

Faleceu Jack Brabham Ciclistas todo-o-terreno competem em oripoto

guez, obteve o segundo lugar na categoria 30 a 34 anos, graças à marca de 2 horas e 21 minutos. esta prova decorreu entre a avenida Camejo octavio e o prolongamento do “bulevar” de playa Lido, e contou com uma maior participação de atletas relativamente a edições anteriores. o caraquenho Miguel López foi o melhor na divisão elite com um tempo de 1 hora e 53 minutos.

Outros atletas deste centro social, membros da equipa BTTCP (Bicicletas todo-o-terreno Centro Portugués), participaram na Segunda Porva do evento Bicicletas de Montanha Puro Asfalto, “Reto Volcán”, também levada a cabo no passado domingo, mas desta feita em Oripoto, Estado de Miranda. Marco Pereira participou na categoria Master 31 a 38 anos, tendo conseguido um tempo de 1:33:55, enquanto que Adrian Carvalho, que competiu na categoria Master B, obteve um tempo de 1:28:00. Finalmente, Andres Eloy Carvallo participou na categoria “Expertos” 18 a 30 anos, logrando um tempo de 1:20:00.

Morreu Jack Brabham, tricampeão da Fórmula 1 O histórico piloto de Fórmula 1 Jack Brabham morreu, na segunda-feira, 19 de Maio, vítima de doença prolongada, informaram a família e a federação automóvel australiana. “É um dia muito triste para todos nós. O meu pai morreu serenamente em casa, aos 88 anos, esta manhã”, disse David Brabham, em comunicado. Estreou-se na F1 em 1955 e seria campeão pela primeira vez em 1959, protagonizando uma das cenas mais emblemáticas da F1. No último Grande Prémio da temporada, nos Estados Unidos, o seu Cooper Climax ficou sem gasolina a 100 metros da meta. Jack Brabham saiu do carro e empurrou-o até à linha meta, conseguindo o quarto lugar na prova, o suficiente para ser campeão.

Treino

Cp serviu de palco às certificações de trX e spinning Sergio Ferreira Soares

Ao longo de três fins-de-semana, o Centro português foi sede das certificações nacionais em trX e spinning, recebendo um grande número de atletas não só da associação mas também de todo o país. As jornadas, que decorreram aos sábados e domingos, realizaram-se entre 26 de Abril e 11 de Maio. Como parte desta iniciativa, e graças a um protocolo conseguido por Manuela simões com a marca trX, vários sócios do centro social inscreveram-se para a certificação de forma totalmente gratuita, com a finalidade de

se tornarem instrutores oficiais da modalidade. Nesse sentido, os sócios sandra pestana, Cecília de Abreu, Andy de sousa e Fabio Fernández foram certificados em spinning. em trX, foram certificados a professora Manuela simões (suspensão training), Fábio Fernandes (suspensão training) e Andy de sousa (rip training). destacou-se ainda o trabalho de avanço dos instrutores Armando Figueroa, Manuela simões e Nancy rodrigues. Vale a pena sublinhar a elevada participação nas diferentes jornadas realizadas, com 23 participantes cada uma.

Vargas quer mais jogos

“temos aqui muitos atletas que estão a avançar na prática de desportos. Com estas iniciativas, procuramos dar a oportunidade para que se preparem e se tornem professores no nosso ginásio. Faço, por isso, um apelo a todos os sócios para que aproveitem as instalações que temos, que são maravilhosas. temos o máximo para aproveitar e praticar desporto”, disse Manuela simões.

O director geral dos III Jogos Sul-americanos de Vargas 2014, Pedro Rodríguez, destacou que o êxito da competição abriu as portas à região para solicitar ser a sede dos Jogos Centro-americanos e do Caribe 2015, e dos Bolivarianos de praia 2016. Esta solicitação surge após a conclusão bem sucedida dos Jogos Sul-americanos de Vargas, que resultaram ser um ambicioso projecto para converter o Estado não só num destino turístico como também desportivo. Rodríguez destacou que a Venezuela formalizará o pedido para ser a sede dos referidos jogos com a finalidade de que o destino, nesta oportunidade, seja a cidade de Puerto La Cruz.


dEspOrtO / pág. 27

CulturA / pág. 18

Atletas do CP destacam-se em Anzoátegui

Luso-descendente quer tornar-se no Mister Venezuela

www.correiodevenezuela.com ∙ Facebook: El Correio | Correio de Venezuela ∙ Twitter: @correiodvzla

IMAGEM dA sEMAnA

dAdO dA sEMAnA vEnEzuElA

Hidrocapital constatou nível de água em Camatagua

vEnEzuElA

Depois de um percurso realizado pelo reservatório de Camatagua, Estado de Aragua, o presidente da Hidrocapital, Ernesto Paiva, detalhou que a represa se encontra actualmente a 75% do total da sua capacidade. Em declaração aos meios de comunicação na passada segunda-feira, Paiva explicou que “dos 1.571 milhões de metros cúbicos do reservatório de Camatagua, actualmente temos 1.186 milhões de metros cúbicos. É muito bom nível e dá para bombear os 13.000 litros por segundo que estamos a enviar por 836 dias”. O reservatório de Camatagua é o maior e principal fornecedor de água potável para a cidade de Caracas, Altos Mirandinos e Valles del Tuy. Representa 86% da capacidade total de armazenagem para estes sectores. Disse ainda que ainda que as condições naturais tenham permitido manter o reservatório no seu nível óptimo, é necessário sermos conscientes no que diz respeito ao uso racional do líquido vital.

Caracas declarada território livre de homofobia Caracas foi declarada território livre de homofobia no passado sábado, mediante um acordo aprovado por 12 votos a favor e uma abstenção do Concelho Municipal da cidade que “condena a discriminação por orientação sexual, identidade ou expressão de género”. A afirmação é da vice-presidente da referida instância, Carmen Zerpa, durante a comemoração do Dia Mundial contra a Homofobia, em Sabana Grande, em companhia de sete dos oito vereadores do município Bolivariano Libertador. A intenção desta declaração é promover acções em governos, meios de comunicação e organizações sociais que ajudem a erradicar esta forma de discriminação que mina a vida de quem defende a sua orientação sexual ou identidade de género.

pOrtuGAl

Autarca de Barcelos orgulhoso por o galo do concelho chegar à NBA O presidente da Câmara de Barcelos manifestou “orgulho” pelo anúncio do co-proprietário dos Boston Celtics Stephen Pagliuca de que vai levar um galo de Barcelos para o “draft” da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA). Miguel Costa Gomes lembrou ainda que o galo de Barcelos dá “sorte” a quem o detém. Stephen Pagliuca disse ao canal televisivo americano ESPN que ia levar, na quarta-feira, 21, um galo de Barcelos para o draft da NBA, esperando que sirva de amuleto para o sorteio.

pOrtuGAl

“Desassossego” de Fernando Pessoa inspira dez esculturas em Leiria O “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa, inspira uma exposição de dez esculturas de Abílio Febra, que a partir de sábado, 24 de Maio, lança em Leiria um novo olhar sobre aquela obra da literatura portuguesa. O escultor explicou à agência Lusa que escolheu dez excertos do livro e, a partir deles, desenvolveu as peças em azul valverde, uma pedra extraída na região de Leiria, no Maciço Calcário Estremenho. “Não procurei relatar ou descrever cada excerto. Procurei desenvolver formas que sugerem algumas situações, palavras, o ritmo das próprias palavras”, notou Abílio Febra.

Correio da Venezuela 557  

Edición 557

Correio da Venezuela 557  

Edición 557

Advertisement