Correio de Venezuela 304

Page 1

O jornal da comunidade luso-venezuelana. - Caracas, 16 a 22 de Abril de 2009

DepósitO LegAL: 199901DF222 - pubLiCAçãO semAnAL AnO 08 – n.º 304

VenezueLA: bs.F: 2,00 / pOrtugAL:

1,50

www.correiodevenezuela.com

CR7“estoira” com sonho portista na Champions /p.30

60 vítimas de sequestro em apenas três meses

Uma vez mais “Meninos” de Franco Rizzi brilharam em Barcelona /p.28

Cônsules de Caracas e Valencia alargam área de acção /p.06

Academia da Espetada abre sede em Caracas /p.08

PUBLICIDADE

Primeiro trimestre de 2009 tem sido arrasador e confirma os piores cenários ao nível de insegurança na Venezuela /p.03

Delegado da TAP Caracas transferido para Moscovo

/p.20


2

Editorial 16 a 22 de abril de 2009

Hino a Portugal Sendo mais do que evidente a força e a importância que tem o futebol para o orgulho da maioria das nações do mundo, em especial a forma como se vive esse fenómeno nas Comunidades, não é de mais relevar a importância de portugueses na mais importante competição de clubes no mundo. Vem isto a propósito da jornada inglória do FC Porto, e a espectacular marca - mais uma - deixada por Cristiano Ronaldo na Champions League, ao assinar o fabuloso golo que ditou o apuramento do Manchester United para as meias-finais da competição. Apesar da eliminação, os simpatizantes do FC Porto têm razões para estarem orgulhosos do seu clube. Após a interrupção de mais uma participação europeia, perdura a sensação que o melhor clube português da actualidade poderia ter chegado mais longe. Esta semana, os festejos penderam para os lados dos admiradores do futebol do Melhor Jogador do Mundo, em 2008. Não rejubilaram tanto como imaginaram no início da eliminatória, é verdade, mas com uma motivação mais do que suficiente. Afinal, na Liga dos Campeões segue em frente o mais brilhante Madeirense de sempre, após marcar um golo do outro mundo. Por apurar fica se o Ronaldo que se exibiu no Estádio do Dragão foi o da selecção, se o das frases que não caem bem, se aquele que o ex-treinador do Real Madrid, Bernd Schuster, queria mas que agora diz que já não fazia falta. Se ganhar ao Arsenal na meia-final, tudo se conjuga para que o Manchester jogue a finalíssima em Roma com o Barcelona do fabuloso Messi, indiscutivelmente o jogador em melhor forma na actualidade. Vai ser muito interessante assistir ao confronto do Cristiano Ronaldo dos 6-1 do Brasil, contra o Messi dos 6-1 da Bolívia. E se na véspera o treinador do Manchester decidir passar mais um raspanete ao madeirense, os adeptos do Barcelona vão ter que apupá-lo com muito mais força que os do FC Porto. Mas mesmo muito mais! PUBLICIDADE

Correio da Venezuela

a semana Muito Bom

Bom

Mau

Muito Mau

As excelentes referências para a comunidade de Los Altos Mirandinos, em Los Teques, nunca são de mais. O trabalho desenvolvido, que se sobrepõe aos interesses pessoais e às guerras de protagonismo a que se assiste noutras paragens, é o único responsável pela boa imagem que ressalta dia após dia. A igreja já construída e os eventos organizados demonstram uma dinâmica notável. O espectáculo com Jorge Ferreira merece a maior aderência!

Chegaram tarde, mas chegaram! As 'jornadas consulares', com os representantes do Consulado em Caracas e de Valencia a se deslocarem a sítios antes raramente visitados, representam uma melhoria significativa no acompanhamento que é devido às comunidades de portugueses radicadas em zonas mais longínquas. É pena que só após 40 anos de emigração é que se tenha decidido encurtar distâncias, mas ainda vamos a tempo.

Repete-se a crítica e o reparo: no Lar de Terceira Idade, em Los Anaucos, há idosos que nunca mais receberam uma visita de familiares directos, nalguns casos até de filhos. Para além de incompreensível e inconcebível, o abandono a que alguns familiares sem escrúpulos remeteram os seus idosos é verdadeiramente vergonhoso. Haja decência e coragem para reflectir e, sobretudo, actuar. Ainda vão a tempo.

Foi uma promessa no meio dos sorrisos e dos discursos. Apesar de tudo, é visível o esforço desenvolvido pelas autoridades e governo português, mas a verdade é que produtos portugueses como o bacalhau e o azeite continuam sem o tratamento a que o governo venezuelano se comprometeu. Iam ser incluídos na lista do Cadivi, mas o tempo passa e... nada. Azeite e bacalhau portugueses, só a preço de ouro!

O cartOOn da semana


O jornal da comunidade luso-venezuelana

16 a 22 de Abril de 2009

Actual

3

familiares de madeirense assassinado receiam ataques

Mais de 60 comerciantes sequestrados em três meses

Por receio de engrossar o número de vítimas da insegurança na Venezuela, a família de um agricultor português, assassinado em finais de Março, está " fora de casa" há mais de duas semanas, pernoitando rotativamente em casa de amigos. Desesperada com a situação, a família apela às autoridades venezuelanas e portuguesas que a ajude a regressar a casa e para que " se faça justiça com a detenção dos culpados" . " Se entraram e mataram o meu pai, em qualquer momento podem entrar, roubar-nos e fazer-nos algo" , desabafou António da Corte ( 43 anos), um dos cinco filhos de Manuel da Corte Gomes ( 74 anos), um agricultor natural da Ribeira Brava, que há 51 anos emigrou para a Venezuela " à procura de melhor vida" . O assassínio ocorreu pelas 7h15 horas ( 13h45 em Lisboa) no dia 27 de Março numa parcela de terreno chamada de Jardim Caney 25, na localidade de Andrés Bello, Brisas de Charallave ( 30 quilómetros a sul de Caracas), após vários assaltos. " Queremos que se faça justiça, porque a vida aqui neste país não vale nada. Roubaram-nos em Dezembro ( 2008) e fizemos a denúncia, por vingança roubaram-nos outra vez e mataram o meu pai. Não podemos viver mais aqui" , desabafou. António da Corte fez questão de sublinhar que se encontrava em casa com um empregado quando assassinaram o pai e denunciar que levaram um com-

Mais de 60 comerciantes portugueses foram vítimas de sequestros na Venezuela, no primeiro trimestre de 2009, segundo revelou, no passado 7 de Abril, o jornalista Wilmer Suárez durante uma entrevista no programa televisivo " La Bicha" , transmitido pela Rádio Caracas Televisão Internacional ( RCTV). " Falando desse tema tão delicado que nós sempre tocamos que é a insegurança, a comunidade portuguesa na Venezuela está com as mãos na cabeça" , começou por explicar Wilmer Suárez, do diário La Voz, a Berenice Gomez, condutora do programa. " Nestes ( primeiros) três meses que vão ( de 2009) há mais de 60 sessenta sequestros expressos de comerciantes portugueses que foram mantidos em cativeiro até 15 e 20 dias, obrigando-os a pagar somas que vão até seiscentos mil bolívares dos fortes ( 206.718 euros)" , explicou. Segundo Wilmer Suárez " o problema mais grave é que se não têm com que pagar, dão uma parte e o resto vai-lhes sendo cobrado mensalmente" . " Isto trouxe como consequências que tanto o consulado de Portugal como a embaixada se tenham reunido para estudar a possibilidade de trazer à Venezuela, através do convénio que há com a União Europeia, grupos policiais de investigação e da Scotland Yard ( polícia de Londres) para que investiguem, com licença do governo venezuelano, o que está acontecendo" , diz.

“Queremos justiça, porque a vida aqui neste país não vale nada”.

putador portátil onde se encontrava o arquivo de todas as fotos da família. Por outro lado, explicou que o pai tinha cinco filhos, " três varões que viviam com ele, para além da sua própria mulher com um filho. Duas outras filhas estão casadas e vivem noutro sítio" . " Andamos do 'timbo al tambo' ( para cima e para baixo). Um dos meus irmãos está ficando em casa de uma irmã, outro com a família da namorada, o meu filho fica em casa da sogra, a minha mulher e

eu passamos um dia com amigos e outro com primos" , explicou.

SentiMento de inSegurança levou faMília ao abandono da caSa O medo de regressar a casa impede-os ainda de conseguir o sustento da família, porque

todos trabalhavam numa pequena oficina de bate-chapas e pintura, situada na propriedade do pai. " Espero que o Consulado nos possa ajudar em algo" , exclamou, depois de salientar o receio pela insegurança e o pedido de justiça. Fontes não oficiais disseram que os suspeitos do assassínio do agricultor madeirense pertencem a uma quadrilha de 19 indivíduos procurados pelas autoridades, um dos quais já foi se encontra detido.

PUBLICIDADE


4

Venezuela

Correio Da VeNezuela

16 a 22 de abril de 2009

Centro maritimo de venezuela

Novos projectos

reserva a realização de uma missa, pelas 8: 30 da manhã, a qual dará passo à final de todos os torneios Uma jornada de grande anima- que se iniciaram no dia anterior. O encerramento da gala desção, intercalada por momentos de desporto e música, é que promete a portiva foi organizado no salão celebração do 37.º aniversário do Luso do CMV, onde os sócios mais antigos serão Centro Marítimo condecorados. da Venezuela, assoCiação de A ocasião consedeado na U r b a n i z a ç ã o turumo festeja este tará com a presença de três Turumo. fim-de-semana mais grupos musicais, Este sábado, que foram enca18, de manhã, o um ano de vida rregados de dar programa de fesCom uma grande um toque musitividades será cal, destacandoaberto com um jornada se as actuações torneio de bolas crioulas e diversos jogos de futebol, do grupo infantil " Estrelas que serão disputados tanto pelos Lusitanas" e o grupo folclórico do mais pequenos da casa como pelos clube homenageado. O presidente do CMV, Víctor veteranos. Está prevista a participaDa Silva, convidou a todos os ção de um clube convidado. Na parte da tarde terá lugar sócios a passarem pelo clube este uma exibição de karaté com os fim-semana. " Seria muito bom se desportistas do clube e as cheerle- viessem porque o que vamos fazer aders a animar os intervalos da é para eles. São momentos que as competição. Para domingo está pessoas têm de aproveitar" , disse.

A nova direcção do CMV tem estado bastante ocupada a trabalhar na organização das festas e ventos do aniversário, segundo observou Da Silva. Mas, a par deste trabalho, os dirigentes empenharam-se em desenvolver três projectos que serão levados a cabo a curto prazo. O responsável indicou que a nova Junta está trabalhar para "habilitar o estacionamento" que se encontra na parte debaixo da associação até que seja "reparado o que encontra depois da entrada principal". Depois, prosseguiu, "atacaremos as questões relativas à insegurança e de manutenção do edifício do clube e campos de futebol". Da Silva disse que para melhorar os referidos campos será necessário realizar uma série de movimentos de terras, os quais serão levados a cabo com os fundos disponíveis e com o dinheiro das quotas do clube.

37 anos assinalados Anaís Castrellón Castillo anaiscastrelloncastillo@ gmail.com

PUBLICIDADE

Víctor Da Silva convidou a os sócios a passarem pelo clube este fim-semana.


O jornal da comunidade luso-venezuelana

16 a 22 de Abril de 2009

“AindA fAltA muito”

Amigos de fátima angariam fundos Jean Carlos De Abreu deabreujean@ gmail.com Os concertos de Jorge Ferreira e Carlos Kanto, o almoço do Bacalhau e o arraia para angariar fundos para a construção do santuário em honra de Nossa Senhora são algumas das actividades que a Associação Civil Amigos de Nossa Senhora de Fátima vai realizar entre Abril e Maio com a finalidade de conseguir o dinheiro para apoiar a aquela obra, a qual se pretende que venha a ser um atractivo turístico e religioso nos Los Altos Mirandinos. O padre José António da Conceição, também membro daquela associação, disse ao CORREIO que 15 por cento da construção do Santuário já está concluída. Mas acrescentou depois que ainda falta muito, muito investimento, para terminar a obra. " O que angariámos no ano passado, graças à comunidade

portuguesa e empresas que nos ajudaram, está a terminar e temos de cobrir os ordenados dos trabalhadores" , disse Conceição. O sacerdote referiu que era necessário que mais pessoas, tanto jovens como adultos, se

diferentes ActividAdes estão previstAs entre Abril e mAio pArA AjudAr nA construção dA réplicA do sAntuário empenhem em ajudar a construir o templo, que é um dos sonhos de muitos portugueses que vivem em Los Altos Mirandinos. " Temos previsto realizar durante os meses de Abril e Maio várias actividades, que incluindo um concerto do conhe-

Os portugueses dos Altos Mirandinos têm previsto realizar várias actividades para angariar mais fundos.

cido cantor português Jorge Ferreira, que juntamente com Carlos Canto e David Melo, vai celebrar 30 anos de vida artística com os presentes num espectáculo a promover no 'sótano' do Súper Líder" , em Los Teques, estado Miranda. José António da

7

Venezuela

Conceição adiantou que já foram investidos mais de 3 milhões e 600 mil Bs.F dos cerca de 15 milhões que são necessários para concluir a obra. Apesar da situação actual de fracos recursos, mostrou-se confiante quanto à conclusão do santuário.

Comemorando a Virgem de Fátima Conceição revelou que no próximo 24 de Maio, data em que se comemora a primeira aparição da Virgem de Fátima, pelo meio dia, terá lugar uma missa com a presença do Núncio Apostólico, que antecederá um arraial no terreno onde se está a construir a réplica. "Teremos uma apresentação de grupos folclóricos, comes e bebes e muitas outras actividades. A ideia é que as pessoas partilhem um são convívio e testemunhem o avanço da obra", referiu. O sacerdote agradeceu ainda a ajuda por parte da juventude luso-venezuelana, dando como exemplo o trabalho que Fany Gonçalves, membro do grupo "Filhos de Portugueses Nascidos na Venezuela" (HPNV), está a levar a cabo para ajudar a angariar fundos no do arraial. PUBLICIDADE


8

Venezuela

fundação martins precisa de ajuda Anaís Castrellón Castillo anaiscastrelloncastillo@ gmail.com A Fundação Martins continua a solicitar o apoio de todos para poder continuar com o trabalho que desenvolve em prol das crianças com paralisia cerebral severa que atende actualmente na sua sede. A sede continua a ser a mesma desde a criação da fundação, há dez anos. É na casa da família Martins, situada no Município San Diego, urbanização Morro II, que o atendimento das crianças é realizado, dado que, até ao momento, ainda não foi possível recolher o apoio suficiente para terminar com a construção da nova sede da instituição. Por outro lado, segundo Leonel Martins, presidente da Fundação, é necessário um conjunto de medicamentos e artigos diversos, pelo que apela aos cidadãos e às empresas para apoiarem dentro da medida do possível o esforço que a instituição está a desenvolver.

PUBLICIDADE

Correio dA VeNezuelA

16 a 22 de Abril de 2009

Academia da Espetada com sede em caracas Anaís Castrellón Castillo anaiscastrelloncastillo@ gmail.com

Novamente em Caracas

As Damas da Espetada de Maracay, com a colaboração da ex-directora de Relações Públicas do Centro Marítimo da Venezuela, conseguiram reactivar a estrutura na cidade de Caracas. Por esse motivo, as amigas da Academia reuniram-se na passada sexta-feira para finalizar alguns detalhes com três dos membros da junta directiva de Caracas: Silvia Henriques, que vai assumir a presidência, Mónica da Silva, tesoureira, e Elsa de Abreu, secretária. No encontro, conseguiu-se o intercâmbio de diversas opiniões e sobretudo deixar bem claro o objectivo perseguido pela Academia da Espetada, entidade que deseja deixar a sua semente em diferentes regiões do país. A actual presidente da Academia na cidade Maracay, Ana Maria de Abreu, referiu que " queremos conseguir nos expandir por diversas partes do país. Temos esta reabertura em Caracas e está previsto inaugurar também uma em Barquisimeto e conseguir ir crescendo por toda a Venezuela" . Abreu sublinhou com clareza cada uma das metas que desejam alcançar, que se resumem no divertimento de cada uma das amigas, conseguir a felicidade, partilhar, e a aprendizagem e crescimento pessoal.

Apesar de a Academia que funcionará em Caracas ainda não ter uma junta directiva completa, porque a sua presidente deseja fazer uma busca e integração adequada da mesma. "Este deveria ser um grupo com ideias claras, pessoas educadas, responsáveis e consequentes ao emitir a sua opinião sem que isso ofenda nem prejudique as outras damas". Sílvia Henriques disse que o início oficial da Academia em Caracas está marcado para o próximo dia 18 de Maio e informou que haverá uma ceia mas que ainda não há data prevista para a mesma. Aquela responsável aproveitou a oportunidade para convidar todas as damas da sociedade luso-venezuelana a unir-se à Academia. "Convido-as a todas, sem distinção de raças, classe social ou nacionalidade, a que participem e cresçam connosco." A presidente da Academia em Caracas disse ainda que a experiência no lar Padre Joaquim Ferreira "deixou-me uma grande satisfação e fez com que me iniciasse nisto. A missão da academia não serve apenas para que as pessoas, de qualquer nacionalidade e que queiram ser membros, relaxem; serve também para contribuir para a comunidade", concluiu.

A entidade que deseja deixar a sua semente em diferentes regiões do país.

AmigAs dA EspEtAdA (mArAcAy) visitArAm A cApitAl pArA finAlizAr Acordos com A novA juntA dirEctivA Em cArAcAs Mais obras de beneficência

Estas damas pró-activas levam a cabo uma série de trabalhos sociais que dignificam Portugal e a Venezuela em conjunto, o que também é uma importante missão dentro do grupo. Os membros da Academia relembraram que no passado

mês de Fevereiro visitaram a Fundação Martins, no estado Carabobo, onde entregaram medicamentos, vacinas e diversos utensílios, sublinhando desta forma que o objectivo deste grupo não é apenas o divertimento mas também a responsabilidade social que têm na sociedade venezuelana. A vice-presidente da Academia da Espetada, Fátima Fernández, acrescentou que estão sempre à procura de ajudar o próximo. " A Fundação Martins precisa apenas de ajuda, porque o amor que dão a estas crianças é infinito, por isso nós focamo-nos tanto em ajudar fundações como esta e esperamos poder continuar a fazê-lo durante muito tempo" , disse.


O jornal da comunidade luso-venezuelana

16 a 22 de Abril de 2009

Venezuela

Filhos de Câmara de Lobos juntam-se pela terceira vez Jean Carlos De Abreu deabreujean@ gmail.com Este domingo 19, a partir da uma da tarde, o salão Nobre do Centro Português, em Caracas, acolherá o terceiro encontro da associação Filhos de Câmara de Lobos, evento que contará com a presença do presidente município de câmara-lobense, Arlindo Gomes, e do presidente da Junta de Freguesia da Quinta Grande, Manuel Pedro Pinto. O presidente daquela associação, Fernando Lucas, observou ao CORREIO que está previsto participarem na festividade cerca de 900 pessoas. Além disso, referiu que a celebração do encontro contará com o cantor português José Décio Gonçalves, uma orquestra de música de dança, o grupo folclórico " Os Lusíadas" , além de uma 'miniteca' e a respectiva

Está previsto participarem na festividade cerca de 900 pessoas.

hora louca para que os presentes desfrutem de uma momento diferente. O custo de entrada será de 230 BsF. Os bilhetes poderão ser adquiridos na Fonte de Soda

MaiS de 850 peSSoaS São eSperadaS no Centro portuguêS, eM CaraCaS

e no Caney do Centro Português. Lucas disse que a finalidade desta reunião é partilhar momentos de são convívio entre todos os naturais daquela freguesia da Região Autónoma da Madeira. O presidente do Município de Câmara de Lobos, Arlindo Gomes, que esteve presente na constituição daquela Associação em 2007, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Câmara de Lobos, regressa à Venezuela na companhia pelo presidente da Quinta Grande, Manuel Pedro Pinto. O primeiro aniversário foi comemorado em 2008 com a realização de um grande arraial, ao melhor estilo madeirense, no Centro Paroquial de nossa Senhora de Fátima de Guatire, festa que serviu ainda para angariar fundos para as obras de das instalações desta instituição.

9

Semana Santa ao ritmo da salsa Silvia Karina Goncalves O Centro Português Venezuelano de Guayana ( CPVG) preparou para os sócios uma Semana Santa ao som da melhor salsa da região, pela mão de grupos como 'Salsa y Control' e 'Ensamble 5'. Os grupos apresentaram-se na parte da tarde de Quinta-feira Santa até ao sábado de Aleluia. Os grupos animaram todos os sócios que decidiram ficar na localidade, usando um bom repertório musical de salsa ao estilo guayanés, na zona da piscina. Estes grupos foram acompanhados por um dj, que animou o clube de segunda a domingo. Para os mais novos, foi montado um espaço com colchões insufláveis. Também o catamarã esteve ao serviço da associação nesta época, saindo da marina do clube e fazendo percursos pelo rio Caroní até locais históricos. PUBLICIDADE


10 Venezuela

Correio da Venezuela

16 a 22 de abril de 2009

a anabela quinteRo da séRie “amoR uRbano”

“Representar é o que mais quero”

Anaís Castrellón Castillo anaiscastrelloncastillo@ gmail.com " A representação é o que mais gosto de fazer e isto não o troco por nada" , diz Laura Viera, a jovem protagonista da série televisiva que transmitida pela Venevisión, " Amor Urbano" , interpretando a personagem de Anabela Quintero, junto a Tomás Rivero, que personifica Tomasito Quintero. Para esta jovem de 19 anos de idade, a sua actual experiência tem sido " o máximo" , pois tem trabalhado junto de grandes figuras da representação, estreitando fortes laços de amizade no elenco e sobretudo a " aprender muito" . De tal maneira que é capaz de assumir os próximos desafios que se venham a apresentar, ainda que não saiba qual será o seu novo projecto, explicou, dizendo que tem ouvido muitos rumores de novas actuações. " Mas não há nada

em concreto e eu prefiro não falar muito disso para não me distrair" , disse.

lauRa VieRa, 19 anos, destaca-se na RepResentação e espeRa cResceR mais nesta aRte Vieira nunca pensou em fazer carreira nesta arte. Começou a representar num caso fortuito. " Quando tinha 13 anos, fui acompanhar uma prima para um concurso de modelos, em que ela estava a concorrer e a senhora da agência que levava a cabo toda a organização, viu-me e perguntou se eu queria participar. Nunca me passou pela cabeça nada destas coisas, mas participei e fiquei como primeira fina-

lista" , contou. Depois de terminar esta pequena gala de beleza infantil, um membro do jurado, que é proprietária de uma reconhecida agência de publicidade, convidou-a fazer parte da sua equipa e a participar como talento de diferentes produções comerciais. Vieira aceitou e foi figura de grandes empresas de telefones móveis, bebidas, entre outros. Foi aos 15 anos de idade, Laura, que se descreve como uma " niña consentida" , começou a sua carreira de actriz. O seu primeiro trabalho foi realizado na série infantil " Tukiti" de Radio Caracas Televisión ( RCTV), onde interpretou uma personagem secundária. Depois trabalhou numa curta-metragem " Sin tu bendición" , dirigido por E d u a r d o

Troconis. Ambas experiencias são descritas como enriquecedoras pela jovem actriz.

PUBLICIDADE

Polémica transmissão Depois destas participações, a sua agência chamou-a para participar numa produção nacional independente, "Los muchachos de la acera de enfrente". Para tal, participou num 'casting', onde "estava um multidão", e no qual lhe pediram para fazer um monólogo improvisado. "Um mês depois chamaramme para dizer que tinha ficado como protagonista. Não conseguia acreditar, estava demasiado contente". "Los muchachos de la acera de enfrente" é uma série de Renato Gutiérrez, que foi transmitida pelo canal Tves. Mas trouxe a Vieira certas inquietações e até a envolveu em polémica, pois para esta jovem luso-descendente não tiveram uma boa programação. Disse que foi complicado sair através do canal, mas depois de todo decidiu participar e actualmente agradece o trabalho e a oportunidade que lhe ofereceram. Laura Viera assegura que na série foi dada a oportunidade a muitos jovens. "Se o teu sonho é ser actor, tens de aproveitá-la e dar o melhor de ti, demonstrar o teu talento". E efectivamente foi isso que fez.


O jornal da comunidade luso-venezuelana

16 a 22 de Abril de 2009

Freguesias

11

Boaventura é uma freguesia do concelho de São Vicente, ilha da Madeira, com 26,20 km2 de área e 1.537 habitantes (censos de 2001). Tem uma densidade populacional de 58,7 hab/km2.

Boaventura à espera da via expresso Emanuel Silva DN MADEIRA José Luís da Câmara tem 73 anos. Vive no sítio da Falca, Boaventura, onde fomos encontrá-lo a amanhar os vimes. Boaventura é uma freguesia essencialmente rural, composta na sua maior parte por terrenos agrícolas. O vime é uma das produções mais características, embora a vinha e a semilha existam em maior quantidade. A freguesia assenta a sua economia na agricultura ( autoconsumo) assim como no pequeno comércio, serviços e turismo. José Luís Câmara é pragmático na abordagem e na denúncia. " Quero saber como é possível que o Governo esteja a dar um subsídio a pessoas que, há anos, estão a queimar os vimes" , disse. A seu ver, os donos de vimeiros ou têm de os amanhar ou têm de os vender a quem o amanhe. Pede, por isso, mais fiscalização para que não ande gente " a ferrar lume no dinheiro do Governo" . Hoje, na Boaventura, só há

Ribeira da Janela quer apostar no turismo.

duas pessoas que amanham os vimes. A produção decresceu. José Luís lembra-se do tempo em que a Boaventura produzia mais de 70 a 80 toneladas de vimes. Hoje não chegam a 10, 15 toneladas. Os vimes são escoados para a Camacha. Escusou-se a avançar

com preços mas situa a questão: " Isto não é uma fortuna" . Só ele tem " mais de 300 contos" já empatados na colheita deste ano ( poda, transporte e pessoal). E a maior parte do trabalho está por fazer: cozedura, descasca, secagem. Isto para não falar na caldeira que lhe custou um dinheirão.

BREVES Emigração

Também Maria Olinda de Freitas, de 65 anos, perto da caldeira que irá cozer os vimes dentro de 15 dias, diz de sua justiça. " A produção de vime está-se a acabar" , disse. Os poucos que ainda cultivam o vime são perseverantes mas já há gente que nem quer vender. Faz a mesma denúncia de José Luís Câmara: Há gente a receber subsídio e a " abrasar" a colheita. Preferem queimar o troço dos vimeiros a vender. De resto, Boaventura aguarda pela chegada da via expresso. Mas Alfredo Fernandes Vitorino, de 76 anos, que fomos encontrar junto à igreja, tem outras preocupações. " A nova estrada trás bom e mau. Há muita malandragem" , disse. Os comerciantes, sobretudo os que irão ficar mais afastados da nova via, temem pela perda de clientes, num efeito similar à antiga estrada do Campanário. Alfredo Vitorino, reformado, disse que a freguesia está bem servida de transportes públicos e até os serviços postais.

Crise “aperta” Festas José Salvador DN MADEIRA Do calendário festivo da Boaventura fazem parte eventos como a Festa de Natal, 5º Encontro de Grupos Corais ( 17 de Maio), Santa Quitéria ( 31 de Maio), 7.ª Feira das Sopas ( primeiro fim-de-semana de Junho), Santíssimo Sacramento ( 3.º domingo de Agosto), Imaculado Coração de Maria ( 2.º domingo de Setembro - Fajã do Penedo), Santíssimo Sacramento ( 3.º domingo de Setembro, Fajã do Penedo), Sagrada Família ( 3.º

domingo de Julho - Falca), para além dos Santos Populares e Dia do Emigrante. Mas com a crise por aí, a verdade é que, como diz Robert Santos, da Casa do Povo da Boaventura, " as actividades decorrem normalmente, mas sem o fulgor de outros tempos, porque a crise chegou a todos" . E destacou: " Mas dentro do possível e com um grande trabalho de voluntariado temos mantido uma série de actividades na Casa do Povo e que incluem iniciativas com os idosos da freguesia, para além de assinalarmos as efemérides

A maior parte dos jovens da freguesia, acabado o ciclo básico de ensino na Escola Básica do 1º Ciclo e Pré-Escolar de Boaventura ( Pomar) - uma das primeiras da Madeira a tempo inteiro - emigra. Alguns ainda vão para a Secundária de São Vicente mas muitos encontram o futuro em Inglaterra ou França. Uns sazonalmente outros definitivamente.

Funchal mais perto

Com a chegada da via expresso - as obras dos túneis são bem visíveis do miradouro do centro da freguesia -, as coisas vão melhorar. Pelo menos é o que espera Ivo Neves. O presidente da Junta reconhece que as grandes obras, como uma via rápida, trazem " sempre benefícios para uns e inconvenientes para outros" . Todos passam a ser servidos por uma estrada, que vai colocar o centro do Funchal a meia hora de viagem, " mas alguns ficaram sem terrenos e queixam-se" .

Pouco emprego

mensais" . Já a Feira das Sopas, que vai na sétima edição, e o 5º Encontro de Coros da Boaventura, cujo programa está em preparação, são iniciativas da Casa do Povo local que ape-

sar do 'aperto' financeiro prometem durar: " Gostaríamos de ter uma margem maior na realização de alguns eventos. E no fundo esse 'aperto' económico veio condicionar esse trabalho" , rematou.

Manuel Vicente vive na Falca, um dos sítios mais afastados do centro da freguesia, e é deputado municipal, em São Vicente. Em Boaventura, garante, o principal problema é a falta de empregos que obriga os jovens a emigrar. " Fazem o 9º ano e depois vão procurar trabalho" , explica.


12 História de Vida

Correio da Venezuela

16 a 22 de abril de 2009

“Devo muito a este país” Valéria Costa valcosta29@ gmail.com Há 30 anos ( feitos no próximo mês de Julho), o empresário Avelino Barbosa Morais, de 52 anos, começou a escrever a sua história na Venezuela, mais especificamente na ilha de Margarita. Natural do distrito de Braga, o sonho de uma vida melhor trouxe-o a este país cheio de esperanças, quando tinha apenas 22 de anos de idade. Recém-casado em Portugal, ali deixou a mulher e o filho Ricardo, ainda bebé, e veio tentar a sorte em solo sul-americano.

PUBLICIDADE

Sem uma profissão específica, o primeiro trabalho de Avelino em Margarita foi na construção civil - sector que pulsava naquela altura - como ajudante de pedreiro. " Não era sequer pedreiro. O pouco que aprendi foi na prática" , conta. A solidão não foi tão grande porque por aqui já se encontrava um cunhado que o ajudou a se instalar e a encontrar trabalho. Um ano e meio mais tarde, regressou à sua terra para trazer a família. A vida, ao longo destes 30 anos, não foi fácil para esta

família, mas com muita fé, perseverança e trabalho, conseguiu cumprir os seus sonhos em terras de Bolívar. Actualmente, Avelino Barbosa dirige a sua própria empresa de distribuição de víveres em Porlamar, Margarita, e os dois filhos, já adultos, estão encaminhados na vida, ambos com cursos superiores. De grão em grão

Mas o caminho para a estabilidade financeira foi galgado de forma gradual. Durante quatro anos, ele conseguiu sustentar a família trabalhando em diversas obras de pequena dimensão, como construção de casas e residenciais, e a sua mulher ajudavao como caseira de um edifício. No entanto, ao longo desse período, nos primeiros anos da década de 80, o sector da construção entrou em crise em todo o país, afectando inúmeros postos de trabalho. Por conta desse panorama, o senhor Avelino esteve quatro meses desempregado, sem nenhuma perspectiva. Foi quando, inteligentemente, deu uma volta no seu modus operandis. " Naquela época, com recursos que tinha poupado, comprei um carro modelo pickup e comecei a vender massa ( macarronada) ao domicílio" , relembra. Daí, foi um salto para trabalhar numa pequena empresa de distri-

buição de alimentos. Avelino conta que conheceu um empresário deste sector e começou a trabalhar na sua empresa como motorista e, ao longo de mais de 20 anos, foi crescendo, de posto em posto, o que mais tarde serviu de base para poder gerir a sua própria empresa. Este empresário relata que de motorista passou a vendedor, depois a chefe de depósito e, com mais confiança, alcançou o posto de chefe de compras no sector administrativo da companhia. O crescimento de Avelino foi tanto que, em dado momento, chegou a ter 15% de acções da empresa, tornando-se num dos sócios do estabelecimento. Daí a ter seu próprio negócio foi apenas questão de tempo. Há quatro anos, em 2005, a sociedade naquela empresa terminou e Avelino - que estudou apenas até à 4ª classe em Portugal - realizou o sonho de trabalhar por conta própria, criando a sua microempresa de distribuição de alimentos, onde possui aproximadamente 30 funcionários. Afirma que todas as noções de administração, contabilidade, economia e o próprio acto empresarial foi aprendendo com a prática durante esses anos todos e lamenta o actual panorama político-financeiro em que o país se encontra, visto que muitas medidas tomadas pelo Executivo Nacional acabam por coibir a expansão das empresas, principalmente das pequenas como a dele. " Acredito que tem que haver o livre comércio, a oferta / procura" , acrescenta.

Gratidão

Avelino Barbosa mostra a sua gratidão para com a Venezuela e reconhece que aprendeu muito aqui nestes últimos 30 anos, inclusive, frisa, como ser humano, pois com a convivência com os "latinos", aprendeu a gostar mais das pessoas, visto que possuem um comportamento mais aberto e cálido. "Devo muito a este país e voltar definitivamente para Portugal hoje seria começar de novo. Penso que nunca devemos dizer 'dessa água não beberei', mas deixar a Venezuela tornou-se difícil", diz. Afirma nunca se ter arrependido de ter emigrado para cá, apesar de que quando desembarcou no aeroporto de Maiquetía teve muita vontade de regressar de imediato para a sua terra. "Foi uma mudança muito drástica", recorda. Todos os anos viaja com a sua esposa até Portugal, mas sublinha que já passou 12 anos sem pisar solo português e inclusive sem sair de Margarita, apenas trabalhando e trabalhando.


O jornal da comunidade luso-venezuelana

16 a 22 de Abril de 2009

casa de aragua apresenta “rainhas” Juan Carlos Adante, organizaram este evento de apresentação ao estilo dos grandes eventos de reiA Casa Portuguesa do estado nados que se realizam na Aragua apresentou à imprensa 25 Venezuela. Representantes dos diferentes candidatas, com idades compreendidas entre os 5 e os 19 anos, meios de comunicação social local foram para a eleição jurados na eleida princesinha, Belas jovens ção das difeprincesa, rainha do Carnaval, foram apresentadas rentes categorias como os rainda do aos meios de olhos mais Desporto, rainbonitos, miss ha da Casa comunicação social fotogenia, miss Portuguesa e simpatia, entre pela primeira de todo o país outros. vez, rainha da I s a b e l Virgem de Fátima, que representará a padro- Gómez de Alcarías explicou ao eira dos portugueses nas festivi- CORREIO que este evento sofreu uma mudança de 180 dades do mês de Maio. O Comité de Damas, presidi- graus uma vez que " estamos a do por Isabel Gómez de Alcarías, dar mais importância, nesta ocaem conjunto com a direcção e sião, aos meios de comunicação, com o decorador e organizador que são os convidados de primeidos eventos da Casa Portuguesa, ro plano. Carlos A. Balaguera carabal@ cantv.net

O evento sofreu uma mudança de 180 graus.

Lazer

13

Jovens destacam-se com a sua beleza A vice-presidente do Comité de Damas, Parmelia do Nascimento, enfatizou que estas 25 jovens são sócias do centro social. A eleição das rainhas decorre na sexta-feira, dia 17. Sandra Rodrigues e Vladimir da Costa encarregaram-se de dar emoção ao acto, que teve início com o desfile de seis aspirantes a miss princesinha, depois as candidatas a miss princesa, e por último as jovens que concorrem pela coroa da Casa Portuguesa do estado Aragua. As 25 concorrentes foram aplaudidas quando desfilaram em trajes de gala e de fato-de-banho. Cada jovem tinha uma faixa, e o salão Luís Vaz de Camões encheuse de gritos a favor delas. Para o encerramento do evento, o novo grupo infantil de dança da Casa Portuguesa dançou para os presentes.

PUBLICIDADE


14 Cultura

BREVES Pessoa visto por olhos norte-americanos Segundo Richard Zenith, escritor e investigador norte-americano, Pessoa “não era tão sério como parecia. Tinha um grande sentido do humor e vivia como quem brincava”. Zenith, que acaba de assinar os textos de nova Fotobiografia do poeta dos heterónimos, não hesita em definir-se como um apaixonado por Pessoa e por Lisboa. “Vim por seis meses para traduzir poesia medieval; afinal ainda cá estou”. E a verdade é que Zenith, que também é tradutor, deslocou-se à capital portuguesa por um período de seis meses e disso já lá vão vinte anos. Na Fotobiografia agora publicada, Richard Zenith afirma: “Pretendi fazer uma síntese da sua vida e obra ( de Pessoa), do seu tempo e dos lugares onde viveu.

Correio da Venezuela

16 a 22 de abril de 2009

Ribeiro Sanches, isolado e malquisto por judeu... primo, que o denuncia à Inquisição por um praticar a religião judaica, um crime terrível nesses dias. Para escapar das mãos dos inquisidores e quem sabe se da fogueira, o jovem doutor tem de fugir... e lá perdeu Portugal outro grande intelectual! Passa por Génova, Montpellier, Bordéus e Londres, cidades onde exerce a sua ciência. A sua meta é, porém, estudar com o famoso médico Hermann Boerhaave ( 1668-1738) e finalmente consegue-o em Leiden, Holanda. Estudar com quem era considerado o melhor médico da Europa não era fácil, mas Ribeiro Sanches estava talhado para o difícil. Esconde do mestre que já era médico e quando este descobre a verdade e pretende devolverlhe os custos do curso, Ribeiro Sanches nega-se a fazê-lo argumentado o muito que aprendeu com o seu mestre. Boerhaave finalmente entende as razões do português e recomenda-o à Rússia, para onde não tarda em partir, em 1731.

Passam agora 310 anos do nascimento de António Nunes Ribeiro Sanches, mais conhecido como Ribeiro Sanches. Nasceu em Penamacor, Beira Baixa, a 7 de Março de 1699 e faleceu em Paris, em 1783, depois de um périplo que o levou até à Rússia. Foi um intelectual de grande vulto, médico de reputação europeia e um verdadeiro enciclopedista, a tal ponto que há uma entrada sua na famosa obra que encabeçou Diderot! Nascido numa família de comerciantes abastados, todos eles cristãos-novos, Ribeiro Sanches foi “empurrado” para os estudos de Direito por um dos seus tios, jurisconsulto de renome, que pensava iniciá-lo nos segredos dos caminhos da lei. Obedecendo aos desejos da família, em 1716, começa a estudar Direito na Universidade de Coimbra.

Eleições no PEN Clube...

Um livro mUda-lhe a vida

Teresa Salema venceu as eleições do PEN Clube Portugal, que foi fundado em 1978 e era presidido, desde há nove anos, pelo poeta Casimiro de Brito, que já esteve duas vezes entre nós, e foi um dos fundadores do grupo, junto com Ana Hatherley e Pedro Tamen, poetas ambos. A escritora Teresa Salema, transita da vice-presidência para a presidência e Casimiro de Brito passa a formar parte da mesa da Assembleia Geral. A lista vencedora aposta na continuação do trabalho realizado durante os últimos anos. A lista derrotada, encabeçada por Rui Costa – acompanhado por Maria Alzira Seixo e José Viale Moutinho, entre outros.

O jovem António bem se esforçou para cumprir o destino que lhe tinham desenhado, mas não estava ali o seu futuro, brilhante como se verá um pouco mais adiante. Depois de ler Aforismos de Hipócrates convenceu-se que a sua verdadeira missão na vida era curar os seus semelhantes e assim, depois de muito argumentar com os seus maiores, lá parte o jovem cristãonovo para Salamanca, onde se matricula no respectivo curso de medicina. Decisão nada fácil para então. Aquela era uma época de intolerância. Desde há vários que as enfermidades, muito especialmente a lepra, eram consideradas como coisas sobrenaturais, frequentemente como castigos divinos, e não poucas vezes mui-

tos doentes eram tidos como possuídos pelo diabo. Poucos trabalhos havia de menos prestígio que o de cirurgião. Neste clima de intolerância, não era

nada fácil para um judeu, já de por si mal olhado e pior considerado, optar pelos estudos médicos. Contudo, o século XVIII, que é o que realmente corresponde a Ribeiro Sanches, começa a arrojar alguma luz sobre o conhecimento do corpo humano e ele vai ser um farol nesse processo. Os ares de Salamanca sentam-lhe bem e em 1724 alcança o grau de doutor em medicina e regressa a Portugal para exercer em Benavente, Guarda e Amarante. Foge antónio, qUe te qUerem qUeimar...

Em 1726 entrou em cena um

triUnFa na rússia e chega a médico da czarina...

Começa por ser médico militar e a sua carreira é tão brilhante que é designado clínico do Corpo Imperial dos Cadetes de São Petersburgo e em 1739 já aparece como membro da Academia das Ciências. AJUDE-NOS A DIVULGAR A CULTURA PORTUGUESA! Colabore com a campanha destinada à obtenção de fundos e de novos aderentes! Telefaxe. 0212 985.41.43 E-mail: - iptcultura@gmail.com ipcultura@yahoo.com http: //www.institutoportuguesde cultura.blogspot.com


O jornal da comunidade luso-venezuelana

16 a 22 de Abril de 2009

Obituรกrio

15


16 Funchal

16 a 22 de abril de 2009

Correio da Venezuela

PUBLICIDADE

Estrada monumental Esta obra, orçada Em cErca dE um milhão dE Euros, tEvE início Em 2008 E dEvErá ficar concluída até ao final do vErão dE EstE ano.

A construção da ciclovia ou reperfilamento da estrada Monumental, cujas obras decorrem entre a Praça Rotary Internacional ( junto ao Fórum Madeira) até à travessa dos Pironais, vai permitir melhorias no acesso pedonal e uma ciclovia que permitirá actividade física para toda a população. Localizada numa zona nova da cidade do Funchal, em que as pessoas vivem na sua grande maioria em apartamentos, a criação de novos espaços públicos de lazer é fundamental, para uma melhor qualidade de vida das mesmas e para que possam, em segurança, praticar actividade física e sair da sua rotina do dia a dia. Este projecto enquadra-se na requalificação urbana e valorização ambiental da zona da Frente Mar Turística prevista no Plano Director Municipal, permitindo o reordenamento urbanístico da antiga Estrada Monumental com introdução de um novo equipamento lúdico-turístico como seja a criação dum corredor para bicicletas num eixo viário que constitui ainda actualmente um


o jornal da comunidade luso-venezuelana

16 a 22 de abril de 2009

Funchal

17 PUBLICIDADE

ganha ciclovia " ex-libris" na movimentação pedonal e recreativa da Frente Mar Oeste da Cidade onde se concentra o maior número de unidades hoteleiras do concelho. A situação actual da Estrada Monumental onde a convivência peão/automóvel apresenta-se conflituosa em face do seu já antigo perfil transversal tipo, onde as próprias árvores de grande porte existentes no passeio sul já invadem a faixa de rodagem obriga a que o seu reperfilamento seja urgente de modo a valorizar essencialmente os percursos pedonais e introduzir novos elementos verdes para reequilíbrio ambiental. Esta situação é particularmente relevante na zona entre a Rotunda da Assicom e o nó do Fórum Madeira ( numa extensão de aproximada de 800 metros) que se pretende alterar numa 1ª fase, que constitui a presente empreitada, através da construção dum passeio sul de grande largura a que se associará um corredor de bicicletas, mantendo-se as quatro faixas de circulação automóvel divididas por um separador com nova vegetação arbórea e passeio norte exclusivamente pedonal e de menor dimensão. Com este projecto pretende-se assim contribuir não só para corrigir a mobilidade local quer automóvel quer pedonal, como também valorizar ambientalmente este percurso e consequentemente incrementar o desenvolvimento urbanístico e turístico da zona, melhorando a sua realidade socioeconómica. Ainda integrado na empreitada prevê-se a concretização do desenvolvimento deste projecto desde o nó do Fórum Madeira até a Rua Carvalho Araújo através da remodelação e organização de todo o sistema viário, tendo sempre por base a preocupação de incrementar espaços mais amplos com incidência pedonal e continuidade da ciclovia a implementar em fases posteriores.

PUBLICIDADE


18 Portugal

COrreiO Da VenezueLa

16 a 22 de abril de 2009

O deputado do PS Joaquim Ventura Leite considerou que " o país está num rumo que, não sendo corrrigido, irá conduzir ao desastre, ou pelo menos ao descrédito no plano internacional" .

Pinto Monteiro pede Ministério Público acima de interesses pessoais A inversão da tendência de " enfraquecimento" do MP por " restabelecer" a sua " segurança, transparência e credibilidade" , defende Pinto Monteiro RTP O procurador-geral da República considera que o Ministério Público ( MP) " atravessa uma fase de grande insegurança" e que, para se afirmar, tem de estar acima de querelas político-partidárias ou interesses corporativos. Pinto Monteiro voltou a denunciar tentativas de " descredibilização" e " enfraquecimento" do MP, vindas " de dentro e fora" do próprio organismo. " O MP para se afirmar tem que ser uma instituição acima de qualquer dessas querelas" , disse Pinto Monteiro, na tomada de posse dos novos procuradoresgerais adjuntos. As " pessoas passam e as instituições ficam" , por isso, " todas as querelas político-partidárias, corporativas ou até interesses pessoais desaparecerão um dia e o MP ficará" , argumenta o procurador-geral da República. Lembrando que o MP é " um pilar fundamental do Estado de Direito" , Pinto Monteiro defende ser " muito importante" o seu reforço para uma " melhor justiça" em Portugal. " O MP é um dos elos da Justiça e se um dos elos falhar a justiça não funciona" , argumenta.

oposição culpa Governo pela crise Os partidos da oposição responsabilizaram, quarta-feira, 15, o Governo pela situação económica do país, com o BE, CDS-PP a exigir um orçamento rectificativo e o PCP mais medidas anti-crise. No debate de actualidade pedido pelo CDS-PP para debater as previsões económicas do Banco de Portugal, que reviu em baixa as projecções para a economia, para uma contracção de 3,5 por cento em 2009, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, foi o alvo principal das críticas. " A primeira reacção do ministro causa estupefacção. Não se acredita que alguém veja a realidade económica pior dos últimos 30 anos e diga que não há mais nada a fazer. Tão grave como a recessão é a atitude de resignação" , criticou o líder do CDS-PP, Paulo Portas. " O que temos é um Governo que entrou em colapso e chegou ao fim da linha" , criticou Portas, defendendo que a atitude correcta " não é baixar os braços" e alertando que, com a inflação de menos 0,2 por cento, as pensões de reforma vão baixar em 2010. " Eu já nem pergunto onde é que está o socialismo, eu pergunto onde é que está a vossa justiça social" , afirmou Portas. O líder parlamentar do BE, Lu-

Governo foi alvo de muitas críticas no debate de actualidade pedido pelo CDS-PP.

ís Fazenda, defendeu que " o que se exige do Governo é uma atitude ousada, de trazer um novo orçamento rectificativo e um novo pacote anti-crise" . " Será que o Governo vai cruzar os braços e deixar que o desemprego atinja os números que se perspectivam" ?, questionou Luís Fazenda, num debate em que o ministro das Finanças foi o alvo principal das críticas por ter afirmado terça-feira que " não vale a pena pensar já noutras medidas" e que o objectivo do Governo é executar as já anunciadas.

E aCuSa MiniStRo tEixEiRa DoS SantoS DE "baixaR oS bRaçoS" Do lado do PSD, o deputado do PSD Miguel Frasquilho defendeu que a crise internacional " não explica tudo" e que " fica claro que o Governo socialista é o primeiro responsável pela desgraça-

da situação da economia" e que falhou o plano anti-crise. " E depois da crise internacional, Portugal, se não mudar de políticas, continuará em crise" , afirmou, considerando que " a desculpa da crise internacional é de mau pagador" , e que " o Governo nunca falou verdade aos portugueses" sobre a real situação da economia nos últimos anos. Jorge Seguro Sanches, do lado do PS, tinha afirmado que a actual recessão resulta " de uma conjuntura financeira internacional negativa" . O deputado do PCP Honório Novo considerou igualmente que " é urgente que o Governo fale verdade sobre a situação económica do país" e reiterou que o executivo dispõe de " uma margem orçamental suplementar" que pode ser usada para " aumentar os rendimentos de quem trabalha e as pensões dos reformados" . " Não aceitamos esta atitude de braços caídos do Governo" , afirmou. Do lado do PEV, a deputada Heloísa Apolónia alertou para a " previsível subida" do desemprego e exigiu a alteração das regras do subsídio frisando que actualmente " mais de 40 por cento" dos desempregados não têm acesso àquela prestação.

bREVES Retidos no Equador Dois surfistas portugueses menores, acusados de violação, estavam quarta-feira retidos no Equador, desde 5 de Abril, depois de participarem no Mundial de juniores, mas o presidente da Federação, que sublinha a falsidade da acusação, esperava o seu regresso " a qualquer momento" .

Contra a corrupção

Desce factura do gás

PS aprova lei do pluralismo

O PCP propõe a criação de taxas de 90 por cento sobre indemnizações a gestores de empresas e de 75 por cento para prémios e compensações, medidas para contrariar desigualdades na distribuição da riqueza em Portugal.

Os preços do gás natural para os consumidores domésticos vão baixar na média nacional 4,1 por cento a partir de 1 de Julho, segundo com uma proposta que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ( ERSE) apresentou.

O PS aprovou sozinho as alterações à lei do pluralismo e da não concentração dos meios de comunicação social, com acusações da oposição de ataque à liberdade de imprensa e cedência aos grupos económicos.


O jornal da comunidade luso-venezuelana

16 a 22 de abril de 2009

Portugal

19

a rádio portuguesa ganhou, no primeiro trimestre deste ano, quase 110 mil novos ouvintes, em relação ao mesmo período do ano anterior, com o grupo renascença a manter a liderança, segundo dados divulgados pelo Bareme rádio, da Marktest.

Vítor Constâncio prevê aumento da poupança O governador do Banco de Portugal previu um aumento do rendimento disponível das famílias em 2009, acompanhado por uma subida da taxa de poupança. " Esta diminuição [ do consumo privado em 0,9%] registar-se-á apesar de continuarmos a prever um aumento real de cerca de 2% do rendimento disponível médio das famílias portuguesas" , disse Vítor Constâncio, na conferência de imprensa de apresentação do Boletim Económico de Primavera. " Isto supõe uma forte subida da taxa de poupança dos particulares ( de 6,2 para 9% do rendimento disponível)" , afirmou o governador do banco central, apesar de acrescentar que um aumento desta amplitude " poderá não se verificar, uma vez que é muito difícil prever uma inversão de comportamento desta ordem" . " Cremos [ que a taxa de poupança] está de facto já a aumentar" , acrescentou Constâncio. Durante a conferência de imprensa, Constâncio disse ainda que

o desemprego contribui para deprimir o consumo. O governador do banco central considerou que o desemprego é " o drama social e económico que a recessão torna praticamente inevitável" . O Banco de Portugal não faz previsões para o desemprego, mas Constâncio adiantou que o número de desempregados deverá aumentar, ainda assim menos do que a " dimensão da recessão parecia

banCo DE PoRtuGaL aPonta PaRa CRESCiMEnto Da taxa DE afoRRo DaS faMíLiaS EM 2009 Foi prevista uma quebra do Produto interno Bruto ( PiB) de 0,8% para 3,7%.

indicar" . Isto porque, segundo o governador, as empresas têm tendência para " tentar conservar os trabalhadores na expectativa da quebra

de crescimento temporária" . " Tudo se apresenta, porém, muito incerto" , ressalvou Constâncio. O Banco de Portugal reviu em

baixa a previsão de crescimento da economia portuguesa, passando de uma projecção de quebra do Produto Interno Bruto ( PIB) de 0,8% para 3,7%.

60 quilos de cocaína apreendidos em Lisboa A Direcção-Geral das Alfândegas, em colaboração com a Polícia Judiciária, apreendeu num contentor no porto de Lisboa 61,350 quilos de cocaína que foram transportados num navio proveniente da Colômbia, foi anunciado na passada terça-feira, 14. Em comunicado, a DirecçãoGeral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo ( DGAIEC) explicou que a acção " realizada no inicio da semana" se inseriu numa " operação de cálculo de risco e detecção de substâncias ilícitas transportadas por navios provenientes da América Latina e visou contentores com origem nos portos de Turbo e Cartagena das Índias, na Colômbia" .

na última apreensão, foi detectada no mesmo navio uma quantidade de cocaína idêntica à agora apreendida.

" Um dos contentores seleccionados apresentava discrepâncias" e ao ser aberto foram encontradas duas sacas de serapil-

heira branca, com a inscrição " cocos seleccionados" , que continham 61,350 quilos de cocaína.

Um dos sacos continha 28 placas de cocaína, com um peso de 31,20 quilos, e o outro 27 placas, com 30,15 quilos. O navio onde foi transportado o contentor faz parte de uma frota de cargueiros oriundos da Colômbia que semanalmente aportam em Lisboa. " O facto de ser uma linha directa de um país produtor de cocaína para uma porta de entrada na Europa faz destes potenciais transportadores deste produto estupefaciente" , refere a DGAIEC. Desde o ano de 2006 foram efectuadas oito apreensões de cocaína no porto de Lisboa, num total de 238,220 quilos, no interior de navios ou em contentores por estes transportados.

Cavaco Silva quer contrariar “depressão” em relação à matemática O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou querer contribuir para alterar o " clima depressivo" existente em Portugal em relação à matemática e defendeu que a iliteracia neste domínio constitui " um obstáculo ao desenvolvimento" do país. " Os estudos realizados, principalmente pela OCDE ( Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), revelam que a competência no domínio da matemática é muito baixa no nosso país e isso constitui um obstáculo ao nosso desenvolvimento" , realçou. O Presidente da República, que falava aos jornalistas na Universidade de Évora, garantiu que este cenário justifica que a quinta jornada do seu Roteiro para a Ciência seja dedicada à Matemática. Esta jornada arrancou em Évora, na universidade local, com a apresentação de várias linhas de investigação em curso que demonstram a aplicação dos conceitos matemáticos para gerar conhecimento e inovação em várias áreas.


20 Economia Pedro Pinto viaja para Moscovo 16 a 22 de Abril de 2009

Andreina De Abreu dosreis.andreina@ gmail.com No final deste mês, Pedro Pinto vai deixar a direcção geral dos serviços da TAP Portugal para Venezuela para assumir um novo desafio nos escritórios da companhia lusa em Moscovo. Pinto explicou que serão em breve estabelecidas cinco ligações aéreas por semana entre a capital russa a portuguesa, sendo que o primeiro voo arranca a 5 de Junho. Este destino representa um mercado novo para a TAP. Pinto explicou que a Rússia " tem um potencial muito grande" , observando que " só na cidade de Moscovo residem 26 milhões de pessoas" . A transportadora aérea lusa, uma vez na Rússia, vai oferecer os seus voos através de agências locais. Pedro Pinto vai ficar destacado numa sede que tem presença quer em Moscovo como em São Petersburgo. O lugar deixado vago por Pinto será ocupado por João

A TAP vai oferecer os seus voos através de agências locais na Rússia.

Candeias, um dos responsáveis da TAP no Brasil. O novo director geral deverá chegar no início de Maio. "País de integração"

Depois de cerca de quatro anos de permanência na

Venezuela, Pinto diz ter-se integrado por completo neste país, agradecendo em especial à comunidade portuguesa por todo o apoio que têm dado à companhia para quem trabalha. Assegurou que foram " anos de crescimento para a TAP na

PUBLICIDADE

Com muitas dificuldades, especialmente pelo idioma, muitos portugueses buscaram ajuda de venezuelanos que estenderam a sua mâo amiga e solidária, e que tornaram-se em mais um elemento da sua familia. Esta semana no " Contacto Venezuela" vamos apresentar a história de vida de Carlos Purroy, considerado por muitos como o " Pai dos portugueses" , um dos tantos venezuelanos que sem pensar, nunca imaginaram que estariam a contribuir com a adaptaçâo e o crescimento dos portugueses numa terra alheia. Purroy nunca pensou que iria participar na história dos portugueses na Venezuela. Que juntos, iriam escrever o início de uma significativa e dinámica presença lusa longe de Portugal. Para muitos portugueses, Carlos Purroy, nâo foi só uma pessoa em quem confiar no dia-a-dia, um apoio a hora de fazer um negócio ou comprar uma casa, ate na hora de escolher as

namoradas, Purroy dava a sua opiniâo. Conduzido pela jornalista luso-descendente Sandra Rodrigues, " Contacto Venezuela" é transmitido quinzenalmente, todas as sextas-feiras, em três emissôes. Esta produzido por Roteiro Films C.A., Produtora Nacional Independente, que desde Novembro de 2007, é a responsável do programa " Contacto Venezuela" para RTPi. Através do endereço electrónico http: //ww1.rtp.pt/multimedia/index.ph p?tvprog=17736 poderam ver o arquivo dos programas recentemente emitidos.

Venezuela, que conseguiu expandir-se" . Uma das razões que motivaram este crescimento foi o " tráfego corporativo impulsionado pela actividade político-económica" , acrescentou. Durante os últimos anos, graças à aproximação política entre Lisboa e Caracas, muitas personalidades do governo português visitaram o país e vice-versa, observou. Outro dos aspectos que influenciaram este crescimento foi a promoção turística. São muitos os venezuelanos que se deslocam até Portugal para conhecer as 'bondades lusas" . Por outro lado, lembrou, são também muitos os portugueses radicados na Venezuela que a visitar a sua terra natal depois de décadas desde a partida. Pinto explicou que as iniciativas devem permanecer, fazendo referência ao convénio entre a corporação Salta, Intervisa e a companhia. " A política da empresa não vai mudar" , assegurou.

CoRReio dA VenezuelA

Saudades dos amigos e do clima Já com alguma nostalgia à mistura, Pinto explicou que o mais sentirá saudades da Venezuela são as grandes amizades que fez durante os anos em que viveu em Caracas. Reiterou que tanto os portugueses radicados no país como os próprios venezuelanos, são pessoas amáveis que recebem da melhor maneira quem os visita. Expressou também que uma das coisas que seguramente sentirá falta será o clima deste país tropical, o qual terá muito gosto em visitar sempre que tenha oportunidade para tal.

Director Da taP aceitou novo Desafio Profissional na seDe Da eMPresa na rússia


O jornal da comunidade luso-venezuelana

16 a 22 de Abril de 2009

Pinho destaca importância das energias renováveis O ministro da Economia, Universitários que participam na Manuel Pinho, esteve, no passado NEW - New Energy World. Uma 9 de Abril, em Fornelo do Monte, iniciativa do Ministério da na Serra do Caramulo, numa visi- Economia e da Inovação, que, ta ao parque eólico. O governan- apoiado por várias empresas do te destacou a aposta do Governo sector, reuniu 100 jovens de nas energias renováveis e lem- vários países para conhecerem o brou que os concelhos, dando que Portugal faz de melhor nas energias renocomo exemplo váveis. o de Vouzela Jovens de vários Jovens estuonde está insdantes dos talado o parPaíses do mundo, Estados Unidos, que eólico, só Reino Unido, têm a ganhar incluindo a China, Japão, em termos venezuela, visitaVenezuela, económicos Brasil, Polónia, com estes ram um Parque Marrocos, equipamentos. eólico em Portugal A r g é l i a , " As enerMoçambique, gias renováveis A n g o l a , são uma das áreas em que Portugal se está a República Checa, Tunísia, Rússia e distinguir mais a nível internacio- Índia partilharam experiências, durante uma semana, com jovens nal" , sustentou Manuel Pinho. A visita do governante esteve universitários portugueses e visitainserida no Encontro ram parques eólicos, barragens e Internacional de Jovens centrais solares por todo o país.

Economia

21

Prevêem um aumento do rendimento disponível Governador do Banco de Portugal aponta para um crescimento da taxa de poupança das famílias portuguesas em 2009 O governador do Banco de Portugal previu hoje um aumento do rendimento disponível das famílias em 2009, acompanhado por uma subida da taxa de poupança. " Esta diminuição [ do consumo privado em 0,9%] registarse-á apesar de continuarmos a prever um aumento real de cerca de 2% do rendimento disponível médio das famílias portuguesas" , disse Vítor Constâncio, na conferência de imprensa de apresentação do Boletim Económico de Primavera. " Isto supõe uma forte subida da taxa de poupança dos particulares ( de 6,2 para 9% do rendimento disponível)" , afirmou o governador do Banco Central.

Portugal tem apostado fortemente no desenvolvimento das energias alternativas. PUBLICIDADE


22 Opinião

Correio DA VenezuelA

16 a 22 de Abril de 2009

Histórias

navios que trouxeram esperanças e deixaram saudades madeirenses ( ii)

A

maioria dos Navios que traziam essa nobre carga humana proveniente da Madeira e de outros pontos de Portugal para a terra venezuelana, ou foram enviados para as sucatas de aproveitamento de ferro velho ou estão a prestar serviços precários em rotas curtas do continente africano. Mas muitos deles podem ser apreciados em exposições e postais alegóricos que pintores e fotógrafos deixaram em quadros e fotografias, que produzem no observador uma atitude de respeito, admiração e até emoção com lágrimas, ao recordar com saudades que foi nesses Navios que partiram milhares de portugueses para a Venezuela. Partiram para semear nobremente e produzir os bons frutos que hoje todos comem, cuidar da terra, colher boas colheitas, entre saudades e orgulho do trabalho levado a cabo, da empresa construída, da família reunida e com a maior das gratidões para com a Venezuela. Aqui, onde os portugueses deixaram de ser só portugueses

Carlos Teixeira

emigrantes para abraçarem os que generosamente lhe estenderam os braços e abriram o coração para sempre, assume-se com orgulho os luso-venezuelanos, que se converteram em histórias vivas de duas Nações que antes eram separadas pelo Oceano Atlântico mas que hoje são territórios unidos. Nunca será suficiente tudo o que se possa dizer sobre o espírito empreendedor madeirense, os seus marcadas costumes folclóricas, religiosos, gastronómicos, o bem-estar gerado graças ao seu esforço e solidariedade entre os compatriotas assim como também com os venezuelanos que valorizam e prestam tributo, respeito e homenagem a todos os que se atreveram a cruzar o mar sentindo a maior das saudades pela Madeira, a sua família e amigos. Imaginam, em retrospectiva, o silêncio comovedor do madeirense quando tudo o que amava e as suas melhores recordações ficavam para trás e o sulcar do mar de tantos navios, abria uma nova

senda, o rumo tomado pelos que agora carregando as suas malas de esperanças e sonhos, deram o enorme passo de se atreverem a tentar alcançar o progresso, a superação familiar e a felicidade de muitos em terras de heranças espanholas com tabiques portugueses. Resulta inevitável recriar as recordações e remover as saudades de muitos madeirenses, esses que foram e vieram, embarcados nos seguintes Navios: " Carvalho Araujo" , " Sao Tomé" , " Trajanus" , " Stuyvesant" , " Cottica" , " Jagielo" , " Shie" , " Bonaire" , " Hersilia" , " Luciano Manara" , " Ascania" e os emblemáticos " Serpa Pinto" , " Santa Maria" e " Vera Cruz" . Deles descenderam milhares de madeirenses com sacos e malas de cabedal, as mesmas que se abriram e permitiram o voo dos sonhos, as esperança e os anseios que voaram alto com asas de trabalho duro e honesto e com amor pelos seus, que regaram por todas as partes da Venezuela.

D

Jornalistas: Tomás Ramírez, António da Silva, Magnalis Tavares, Anaís Castrellón, Andreína de Abreu. Correspondentes: Francisco Javier Figuera (Valencia) Carlos Balaguera (Maracay e Valencia) Carlos Marques (Mérida) Edgar Barreto (Punto Fijo) Trinidad Macedo (Barquisimeto) Valéria Costa (Margarita) Francisco Figuera (Valencia) Silvia K Gonçalves (Guayana) Sandra Rodriguez (La Victoria) Colaborações: Raúl Caires (Madeira) António de Abreu, Arelys Gonçalves Antonio López Villegas, Luís Barreira, Álvaro Dias, Luis Jorge, Ysabel Velásquez Gerente Executivo Aurelio Antunes Administração: Gloria Cadavid Publicidade e Marketing: Carla Vieira Ventas María Eugenia Monteverde Assesoria Gráfica: Raimundo Capelo Paginação: María Alexandra Monteverde C.

alta tribuna

a História passa factura ( ii)

izia na primeira parte que a História mostra que tem havido tiranos que têm pretendido eternizar-se no poder, estragando a vida do resto dos seus compatriotas. Nesta esta segunda parte, quero continuar a recordar o antigo ditador do Uganda, Idi Amín, um dos estadistas mais despóticos e sanguinários de África, que esteve à frente dos destinos do seu país durante a década de 1970. Foi acusado de assassinar mais de 400 mil pessoas por não partilharem a visão do seu projecto político totalitário, além de expulsar dezenas de milhares de asiáticos do país. O sangrento e megalómano mandato do presidente Idi Amín foi, para a maioria dos 12 milhões de ugandeses, um pesadelo de oito anos de duração. Uma era de massacre e

Director: Aleixo Vieira Subdirector Agostinho Silva Coordenação em Caracas Jean Carlos De Abreu

Antonio López Villegas altatribuna@yahoo.com.mx

brutalidade, de ruína económica e de farsa diplomática, que deixou a nação na miséria, isolada em África e do resto do mundo. Homem complexo, impulsivo, sem educação, mas astuto e hábil na arte da sobrevivência política, ex-campeão de boxe de pesos pesados, exercitou o seu poder caprichosamente, aterrorizando o seu povo. Nas relações internacionais, a sua conduta era tão excêntrica que não raras vezes foi posta em causa a sua estabilidade emocional. O regime de terror de Idi Amín começou em 1971, quando através de um golpe de estado expulsou do poder Milton Obote. Impulsionador de uma política ultranacionalista, lançou um programa de " africanização" do Uganda, dando depois, em 1972, um prazo de três meses à comunidade asiática para abando-

nar o país. Acusou os membros desta comunidade exercer um monopólio do comércio e da agricultura em prejuízo da população local. Posteriormente, repartiu entre os seus sequazes, os negócios dos milhares de asiáticos que deixaram o país. Também foi acusado de canibalismo. Alguns dos seus funcionários confessaram essa prática. Suspendeu todas as actividades políticas no Uganda, aboliu todos os direitos da Assembleia, anulou o exercício das liberdades e estabeleceu o regime das detenções arbitrárias. Rompeu relações com Israel. Transformou as forças armadas no seu exército pessoal, os tribunais militares foram autorizados para julgar todo o tipo de delitos e adjudicou-se a si mesmo o poder judicial, legislativo e executivo.

Fotografia Leo Merchán Paco Garret Secretariado: Heisi Mayor Distribuição: Enrique Figueroa Impressão: Editorial Melvin C. A Calle el rio con Av. Las Palmas Boleita Sur - Caracas Venezuela Endereço: Av. Principal Las Mercedes. Edif. Centro Vectorial (Banco Plaza). Pent House, Urb. Las Mercedes, Baruta Caracas (Ao lado de CONAVI). Telefones: (0212) 9932026 / 9571 Telefax: (0212) 9916448 E-mail: correio@cantv.net URL: www.correiodevenezuela.com Tiragem deste número: 15.000 exemplares Fontes de Informação: Agência de Notícias Lusa, Diário de Notícias, Diário de Notícias da Madeira, Ilhapress, Portuguese News Network e intercâmbio com publicações em língua portuguesa, de diferentes partes do Mundo.


O jornal da comunidade luso-venezuelana

Cartas:

16 a 22 de Abril de 2009

23

Favor enviar as suas cartas e comentários ao endereço electrónico: correio.prensa@gmail.com

A vida não é só negócios!

A epidemia dos homens

Escrevi há tempos sobre a necessidade de os portugueses aprenderem a partilhar com a família e os amigos nas festas e até nas suas próprias casas. Sou filha de pais naturais da ilha da Madeira e choca-me, sobremaneira, o comportamento dos portugueses numa reunião familiar, por exemplo. Primeiro nunca se calam e falam muito alto. Depois, excedem-se sempre na ingestão de bebidas alcoólicas. E, o que mais me choca, é que estão sempre a falar de negócios, dos problemas do negócio, e sempre a falar de muitos milhões. Pior ainda, que é o caso do meu pai e dos seus sócios, que estão todos os dias juntos mais de 12 horas e depois vêm para as festas e reuniões sociais falar de negócio e dos problemas do negócio.Até quando vão falar só sobre as mesmas coisas? O pior é que na última reunião social de portugueses a que assisti, verifiquei com tristeza que os filhos já vão pelo mesmo caminho.

Fui a uma conferência, que teve lugar numa clínica muito reconhecida da capital, em que o tema era sexo, infidelidade e matrimónio. Foi muito participada pelo público, que interagiram com os especialistas naquelas matérias. Eu também intervim e expus que uma coisa má que estamos vivendo é que os homens confundem sexo com amor. Mulherengo para os homens é ter muitas mulheres. Mas não as satisfazem. Ser um bom amante e cavalheiro vale mais, porque se valoriza mulher e sabe-se como agradá-la.Tudo isto acontece também por causa da competição entre homens, por aparentarem, e acreditarem, que quantas mais mulheres têm, mais mulherengos são. Não sabem ser bons amantes e comportam-se como se encaram as mulheres como um 'self-service'. Se recuperarmos os valores, tenderemos mais casamentos felizes e menos divórcios e os filhos mais contentes. Rectificar não significa debilidade, mas sim sabedoria. Para os senhores cavalheiros, que já são poucos, o meus comprimentos.

Alexandra Ferreira

Cartas&Inquérito

Semana Santa em Margarita

Mau serviço e preços caros

Tudo começou numa noite a partir de um chat da Internet, onde sem pensar tive a oportunidade de conhecer uns bons amigos, com os quais tinha em comum as raízes portuguesas. Certo dia foi proposta a ideia de se realizar um encontro na Ilha de Margarita, a qual, depois de ser preparada com antecedência, se concretizou. Dias de praia, compras e loucuras marcaram a viagem tão ansiada por todos, à qual também se acrescentaram as noites de rumba.Viva todos os portugueses que estão cá. Viva os filhos dos portugueses!

Estive recentemente na ilha de Margarita, onde pude passar uma excelente semana. Lugares impressionantes, pessoas gentis e cheias de carisma são pequenos elogios para descrever o que encontrei na Pérola do Caribe. No entanto, nem tudo foi perfeito. O atendimento foi mau. Uma grande decepção assaltou-me quando ao sentar-me num restaurante perto da praia para comer uns rico mariscos. Quando chegou o prato, este continha cinco camarões, três 'tostones' e uma porção de salada que não chegava nem sequer para uma criança.Tudo isto a um preço que tocava nas nuvens. Apelo aos representantes do turismo na Venezuela para estarem atentos a este tipo de situações. É quase impossível conhecer um país se o atendimento é mau e os preços são caríssimos.

Mauro Figueira

Maria Paula de Nóbrega

Graciela Coelho

Inquérito: Como viu o dispositivo policial montado pelas várias forças de segurança para a quadra da Semana Santa?

Olga Dos Reis Desenhadora de Moda

Daniel Betancourt Técnico Superior de Informática

María José De Freitas Abreu Dona de Casa

Yolanda Moreno de Salom Professora

"Não saí de Caracas. Mas acho que foram destacados em muitas vias. Creio que não saíram muitas pessoas da cidade. Pareceu-me até que vieram mais pessoas passar a Semana Santa aqui".

"Qual dispositivo? Qual Semana Santa? Desde há uns anos que não temos visto nem dispositivos policiais nem celebrado Semanas Santas.Tudo se trata pela insegurança e por as pessoas terem saído de viagem. Eu não creio que tenha existido um dispositivo nem este ano nem nos anteriores".

"Não saí de Caracas e não sei se houve uma operação policial. Mas acho que devia haver e porque penso que é necessário para prevenir acidentes. Mas acho que nesta quadra saíram menos pessoas em comparação em quadras anteriores.

"Penso que o dispositivo devia ser permanente, em vez de apenas em certas alturas do ano. Mas sempre se evita muitas das mortes e feridos que habitualmente são registados nesta quadra. Mas acho que saíram bastantes pessoas porque Caracas me pareceu mais pacífica e tranquila".


24 Religião

Padre David Rodríguez

Meus queridos irmãos, neste tempo de festividade pascoal, continuamos a caminhar com a alegria de que o ressuscitado está connosco e que a sua ressurreição acompanha-nos e dános vida. No passado domingo, celebrámos a festa de Jesus da Divina Misericórdia, no Parque das Nações Unidas, em El Paraíso, Caracas. Muitas pessoas marcaram presença, vindas dos diversos pontos da nossa cidade de Caracas. A Missa Solene foi presidida pelo Cardeal Jorge Urosa Savino, arcebispo de Caracas. Foi uma festa planeada e organizada desde há muito tempo nas diversas paróquias, tendo sido organizada uma peregrinação até ao Parque das PUBLICIDADE

COrreiO da Venezuela

16 a 22 de abril de 2009

Misericórdia do Senhor para a Venezuela Nações Unidas. Foi um momento de renovação na fé, de procurar e aprofundar a fé na experiência do ressuscitado e na devoção dos raios de água e sangue que saem das suas costas para inundar a humanidade e a igreja dos bens da sua graça e dos sacramentos que a nossa mãe Igreja nos oferece. A festa da Divina Misericórdia do Senhor está muito enraizada entre os fiéis e é de grande importância para a Evangelização Continental que se leva a cabo na nossa igreja caraquenha. Jesus de Misericórdia quer, do fundo do coração, compadecer-se da Venezuela e de todos os seus habitantes nos tempos difíceis de prova que a nação está a passar e de saber rectificar e perdoar pelos erros que custaram caro ao país.

O Senhor Jesus tem misericórdia e perdão para cada um de nós.

Saber que é um acto repudiável e privar injustamente o inocente; não merecer pena aqueles que a merecem, e

serem considerados heróis; Nada disto é correcto, não se está a ver de forma clara, e pensa-se que o bom é mau, e

que o mau é bom. A festa da Divina Misericórdia quer recordar-nos que o Senhor Jesus tem misericórdia e perdão para cada um de nós, que cometemos uma falta para com ele ou com o irmão, mas o importante é que estejamos arrependidos e que o procuremos com o coração e rectifiquemos com rectidão de consciência. Meus queridos irmãos, oremos pela Venezuela e para que Jesus da Misericórdia inunde com o seus raios todo o país e a nós que fazemos parte da sua grande família. Que tire da nossa vida todo o obstáculo que impeça a unidade e a paz. Que Maria Santíssima nos ajude a procurar e conhecer Jesus da Misericórdia ressuscitado no meio dos irmãos. Deus os abençoe.


O jornal da comunidade luso-venezuelana

16 a 22 de Abril de 2009

Publicidade

25


26 Saúde

COrreiO da Venezuela

16 a 22 de abril de 2009

Hidrofit: a alma da bicicleta Jean Carlos de Abreu deabreujean@ gmail.com

lece a musculatura respiratória. RigoR faz o mestRe

O Hidrofit é um sistema criado para a utilização perfeita da 'water bike' ou bicicleta de água. Esta técnica desportiva foi desenvolvida no Brasil pelo polaco Leszec Antoni Szmuchrowski, doutorado em Educação Física e com grande experiência como preparador físico. Hoje, esta modalidade é usada para treinar atletas olímpicos, pois está comprovada a sua grande eficácia na preparação física. De entre os benefícios directos e segundo um estudo realizado no Brasil, depois das 12 primeiras sessões realizadas num mês, os glúteos ficam mais firmes e a cintura reduz-se em quatro centímetros. Para além disso, há uma grande perda calórica já que se colocam em movimento vários músculos do corpo. Há um menor impacto nas articulações e coluna, a água produz uma agradável sensação de relaxe da musculatura e também se forta-

Deve-se ter em conta que só pedalar sobre uma bicicleta na água não é Hidrofit. Félix do Nascimento, professor de educação física e director técnico de Hidrofit, esclarece que " é um

Manter-se eM forMa, exercitar-se e recuperar de dores Musculares são alguMas das vantagens deste exercício. conceito muito mais integral que trabalha todo o corpo de forma harmoniosa, sem impactos nas zonas das articulações, com benefícios para diferentes âmbitos ( musculatura, estética, autoestima, socialização) e que envolve vários músculos ao

O Hidrofit trabalha todo o corpo de forma harmoniosa, sem impactos nas zonas das articulações.

mesmo tempo com movimentos de ciclismo, remo e step" . O professor diz ainda que se trata de um sistema de treino com base na 'water bike' criado para melhorar a utilização da mesma, cuidando dos movimentos para que seja saudável e que deve ser conduzido por profissionais.

" É um exercício novo no mundo e os resultados que temos obtido são bastante significativos, mas esperamos muito mais. Fazemos um trabalho sério e vamos crescendo a pouco e pouco. Se eu não avalio os meus alunos, se não os acompanho nem escuto o que dizem, não posso pensar em crescer."

Para todos Cada sessão dura entre 30 e 45 minutos. A temperatura da água varia entre os 27 e os 29 graus e música tem um papel fundamental. Primeiro há o aquecimento e depois desenvolvem-se sequências coreográficas que conseguem exercitar absolutamente todos os músculos. O Hidrofit é viável para todas as idades e não importa a condição física das pessoas. Também não é preciso saber nadar ou andar de bicicleta. Os pedais podem ser ajustados, não existem selim, facilitando os movimentos, e há bicicletas mais pequenas que outras. "É ideal para pessoas que procuram uma actividade eficaz seja para reabilitação, treino aeróbico, anaeróbico e até para relaxar e para descompressão da coluna vertebral. Inclusive pode-se ler uma revista enquanto se pedala", diz Nascimento. Os alunos trabalham com medidores de frequência cardíaca.

PUBLICIDADE

TAP lança campanha especial “Açores, um mergulho na natureza!” TAP lançou ontem a campanha " Açores, um mergulho na natureza" , repleta de novidades e condições especiais, com destaque para a associação a várias unidades hoteleiras, com a oferta da primeira noite de alojamento, num pacote de três noites. Esta campanha especial oferece também a duplicação de Milhas Victoria nos produtos tap|executive, tap|plus, tap|classic e tap|basic, e a acumulação de 50% de Milhas Victoria ( em vez dos habituais 10%) sobre o total de milhas voadas no produto tap|discount. Também a Hertz se associa à TAP com uma promoção especial: num aluguer de viatura por três dias, o Cliente paga apenas dois. Para ter acesso a esta promoção, basta mencionar que se vai viajar na TAP e apresentar o cartão de embarque no balcão da Hertz. A reserva pode efectuar-se com antecedência ( através da central de reservas Hertz), desde que seja dentro da data da promoção. Esta oferta é válida nos levantamentos

efectuados entre 01 de Abril e 30 de Junho 2009 e sujeito à disponibilidade de frota no momento de levantamento da viatura. Na oferta da primeira noite de alojamento, num pacote de três noites, no momento de efectuar a reserva directa com o hotel, o Cliente deve fazer referência a esta campanha e, posteriormente, apresentar o cartão de embarque da TAP no momento do check-in no hotel. As reservas de hotel podem igualmente ser feitas através das agências de viagens. Hotéis Aderentes do Grupo Bensaude www.bensaude.pt Tel - 296 30 18 80 Fax 296 30 18 81/82 Estalagem dos Clérigos S. Miguel Hotel Avenida S. Miguel Hotel do Canal Faial Terceira Mar Hotel Terceira Válido de 01 a 30 de Abril. Hotel do Caracol Terceira www.hoteldocaracol.com Tel. 295 402 600 // 295 402 630


O jornal da comunidade luso-venezuelana

16 a 22 de Abril de 2009

Associativismo

27

O CLube OFereCe prOpOSTAS à SuA COmunidAde

Casa de Carabobo continua a crescer Anaís Castrellón Castillo anaiscastrelloncastillo@ gmail.com A Casa Portuguesa Venezuelana do estado Carabobo, situada na Avenida Principal Don Julio Centeno, Av. Intercomunal de San Diego, oferecer duas excelentes propostas à sua comunidade e aos 2.200 sócios que conta actualmente. O número de sócios, segundo o presidente Carlos Rodrigues, tem crescido através dos anos e por isso o clube mudou. " O nosso clube já não é o mesmo. Temos muitos mais sócios e as nossas obras vão de vento em popa" , assegura Rodrigues, observando que a Casa Portuguesa terá, durante os próximos meses, muitas actividades para associados e convidados. A direcção, diz, faz questão de convidar comunidade a participar activamente nas festividades e celebrações do clube. Carlos Rodríguez recomenda a celebração em honra da Virgem de

Fátima, no próximo 13 de Maio, e a festa que se realizará para angariar fundos com o fim de levar as diferentes equipas da associação aos jogos da Federação de Centros Portugueses da Venezuela ( Feceporven). São cerca de 135 desportistas

A CASA de CArAbObO é um dOS CenTrOS mAiS impOrTAnTeS dO pAíS A inCenTivAr e preServAr A CuLTurA LuSA que a Casa do estado Carabobo que levar à aquela competição, integrados em equipas de softball, jogos de mesa ( cartas, casino, dominó), futebol, natação, entre outros. 'Pro fondos'

Carlos Rodrigues revelou que

está previsto realizar a 21 de Junho, uma grande gala, que começará a partir das 9 da noite, para angariar os fundos necessários para participar nos jogos da Feceporven. A festividade terá música e entretenimento, posto que será animada pela " Orquesta Mivis Band" e um grupo de músicos que interpretarão melodias autóctones. Além da animação, haverá comes e bebes típicos de Portugal. O presidente apelou aos sócios do clube para participar massivamente nesta iniciativa de modo a que os objectivos sejam cumpridos. " Espero que esta vez possamos ser o exemplo para muitos outros clubes, pois não levaremos reforços de última hora nem ninguém que não seja sócios do clube. Os sócios desfrutarão de um verdadeiro convívio e tudo o que se seja angariado será usado para levar os desportistas aos jogos" , sublinhou.

Mais de 2 mil sócios tem este clube ubicado no estado Carabobo.

O presidente apelou aos sócios do clube para participar massivamente nas actividades da associação.

FOTOFLASH

Lembra-se dele? Há uns anos atrás fazia tudo para aparecer nas fotos junto das estrelas, como o capitão do Marítimo de Venezuela, Noel San Vicente, actual treinador do Caracas Futebol Clube. Neste tempo, Danny Alves já andava junto das estrelas e sonhava um dia chegar a ser uma delas. De menino apanha-bolas dos craques de então o luso-venezuelano passou a ser a estrela mais cintilante do campeonato russo de futebol. Conhecido na terra dos czars como o Senhor 30 milhões, Danny não esquece as suas raízes.


28 Desporto pequenos craques de franco rizzi Tfr volta a sagrar-se campeão em Barcelona

CORReiO dA VenezuelA

16 a 22 de Abril de 2009

Antonio Carlos da Silva F. magneticaudiovisuales@ gmail.com Talentos Franco Rizzi e suas Estrelas, a academia venezuelana de futebol filial do FC Barcelona, continua a colher troféus com a sua categoria " Benjamín" ( sub10). Acaba de conquistar o título da primeira edição da " Barcelona Premier Cup 2009" , prestigioso torneio de futebol de sete que foi disputado nas instalações do " Agapito Fernández" do CE Villa Olímpica de Barcelona, e que reuniu durante a Semana Santa os mais notáveis jogadores nas categorias sub-10 e sub-12 de toda a Catalunha, Castela e Leão. Depois de humillar por 4-0 a equipa sub-10 do FC Barcelona na primeira fase, venceu uma apaixonante final contra o Espanhol de Barcelona por 2-1. A escola dirigida pelo ex-capitão do Clube Sport Marítimo da PUBLICIDADE

Venezuela, somou assim outro galardão à série de títulos que incluem dois campeonatos do " Torneo de Peñas Barcelonistas" e outros tantos da " Academy Cup" , que foram conquistados praticamente pela mesma base de jogadores, todos eles potenciais valores da Vinotinto no futuro.

academia de franco rizzi conTinua a acumular êxiTos e Triunfos na caTalunha A equipa da categoria " Alevín" ( sub-12) também realizou uma competição brilhante, conquistando um terceiro lugar. Só foi derrotada na semifinal num

jogo muito disputado contra a categoria sub-12 do FC Barcelona, considerado o favorito para se sagrar campeão do torneio. Deixou uma bonita imagem nesta participação. O bom jogo demonstrado por ambas equipas venezuelanos foi elogiado tanto por técnicos, olheiros de talentos e público assistente. Ao nível individual merece um especial reconhecimento a actuação de Ander " El Pelusa" Valsechi, médio de 10 anos de idade do Centro Italiano Venezuelano e capitão da TFR. Um golão na marcação de um livre permitiu à equipa conquistar a vitória e o seu nome já figura na agenda dos técnicos de futebol de formação do Barcelona para uma futuro transferência. A actividade internacional dos Talentos de Rizzi não pára e os seus jogadores estão a prepararse para regressar a Espanha.

Outro título internacional para os Talentos de Rizzi.

Venezuelanos no Algarve Também durante a quadra pascal foi realizada, na cidade de Vila Real de Santo António, Algarve, outra edição do prestigioso Mundialito, que contou com uma participação recorde de representantes crioulos. A Academia Emeritense de Mérida, o SEFARTI de Valencia e as equipas caraquenhos da Academia Tricolor e a AVF, juntaramse a outras 116 equipas de 22 países numa competição onde o Benfica local (em duas categorias) e o Sevilha de Espanha resultaram vencedores.


O jornal da comunidade luso-venezuelana

16 a 22 de Abril de 2009

Pedro Barros abraça novos projectos

Piloto, futeBolista, Professor, locutor e emPresário vai dedicar-se à geração de relevo

Silvia Karina Goncalves R. Com apenas 27 anos, este luso-descendente já guarda no seu currículo uma carreira universitária, uma profissão que exerce num negócio familiar, ensino na educação superior, membro de uma equipa de futebol da segunda divisão, presidente do Guayana Sobre Ruedas até 2008 e da Associação de Karting do Estado Bolívar, e locutor de um programa desportivo. Barros foi nomeado pela imprensa local como o " Meteoro Guayanés" e foi reconhecido pela mesma como um piloto empreendedor e de grande categoria. A sua paixão pelas corridas surgiu graças a um tio muito querido, já falecido. Em declarações ao jornal Correo del Caroní, em 2007, Barros lembrou que ele era membro da Associação Sudeste de Automobilismo. " Comprou-

Pedro é agora presidente da Associação de Karting do Estado Bolívar.

me um carro de corridas, um Opel Manta, em 1997. Ao meu tio devo tudo o que consegui" . Começou desde muito jovem no mundo do automobilismo. E com apenas 16 anos conseguiu obter o seu primeiro título no

campeonato do sudeste e desde esse momento não parou de colher títulos ao nível regional e nacional. " Em 2001 sagrei-me sub-campeão do sudeste na categoria A e fiquei em quarto lugar no campe-

onato nacional de 'experto'" , lembrou. Manteve-se activo nas competições, ficando durante muito tempo como o único representante do estado Bolívar nos campeonatos nacionais. Tratou de alcançar melhores posições " e subir ao pódio" . Cinco anos depois, começou a envolver-se em tudo o que tinha a ver com a organização de eventos. " Eu quis contribuir com o meu grão de areia e tratar de resgatar as actividades de autódromo, que estavam muito abandonadas" . A partir daí, uniu-se ao Guayana Sobre Ruedas, organizando competições, ao mesmo tempo que era um piloto activo. " Posso lembrar que organizámos provas de automobilismo, exibições de karting, de aeromodelismo, piques sobre asfalto 4 cilindros, 8 cilindros, entre outros”.

Desporto

29

A verdadeira paixão Pedro Barros, fazendo jus à sua descendência portuguesa, joga futebol desde sempre. Conta, com alguma emoção, que é praticante a sério desde os seis anos. Pertence à equipa Orinoco, da segunda divisão da cidade. "Sempre tenho uma bola no meu carro. É o desporto que me apaixona e sempre gostei". Tive a oportunidade de o praticar de maneira profissional, mas enquanto treinava com a equipa Mineros de Guayana, sofri uma lesão. "Ali vi que as minhas possibilidades de chegar a outro nível não eram as mais óptimas". "Deus sabe porque faz as coisas. Tirou-me de um lado, mas pelo outro deu-me todo o prestígio, toda a fama que tenho graças ao automobilismo e todos os feitos que tive por este lado. Jamais pensei, juro, jamais pensei que podia porque não gostava da velocidade. Sou uma pessoa que não gosta de correr. Mas agora levou no sangue". PUBLICIDADE


30 Desporto

Correio dA VenezueLA

16 a 22 de Abril de 2009

Tiro de Ronaldo arrasa Dragão

Um golo fabuloso de Cristiano Ronaldo impediu quarta-feira, 15, o FC Porto de marcar presença entre as quatro melhores equipas da Europa e permitiu o triunfo do Manchester United por 1-0, na segunda " mão" dos quartos-definal da Liga dos Campeões em futebol. Depois do 2-2 registado em Old Trafford, o FC Porto partiu para o encontro bem posicionado para atingir as meias-finais da competição, mas foi o Manchester United a aparecer melhor e a marcar o golo solitário aos seis minutos, por intermédio do internacional português. Sem Jesualdo Ferreira, castigado pela UEFA na terça-feira com um jogo de suspensão, o FC Porto permitiu a primeira derrota em casa ante equipas PUBLICIDADE

inglesas e ofereceu ao United, que vai no 23º jogo sem perder na Champions, a possibilidade defender o título europeu conquistado a temporada passada. A primeira contrariedade, logo a seguir ao golo de Cristiano, foi a lesão de Lucho, aos 30 minutos, num ingrato sinal que a noite europeia podia

DRagões DeixaRam a Liga Dos Campeões Depois De peRDeRem em Casa Com manChesTeR correr mal aos tricampeões portugueses. Curiosamente com Ronaldo como ponta-de-lança nos

momentos iniciais, o Manchester socorreu-se do jogo de Rooney e Giggs, nas alas, mais Berbatov, pelo centro, para iniciar a partida dominante, mas foi um remate de Hulk, aos quatro minutos e na sequência de um livre directo da direita, a por à prova os reflexos dos guarda-redes. Dado este sinal, o Manchester United colocou-se em vantagem no encontro e na eliminatória: Ronaldo recuperou uma bola perdida e com um remate fortíssimo e sem hipóteses para Helton, ligeiramente adiantado, fez o seu segundo golo nesta edição da Champions. O FC Porto, no entanto, e apoiado pelo estádio do Dragão completamente lotado, voltou a ameaçar aos 20 e 25 minutos, num livre de Bruno Alves, ligeiramente ao lado, e um remate à

A saída de Lucho, por lesão, condicionou o esquema táctico do FC Porto.

meia-volta de Lisandro, para defesa do gigante holandês. Giggs atirou para sacudidela de Helton ( 30 minutos), Bruno Alves respondeu com um cabeceamento ao lado ( 41) e Vidic, completamente sozinho e já na pequena área, praticamente fechava a eliminatória ( 44), não fosse a ausência de pontaria. No segundo tempo, Berbatov voltou a testar Van der Sar, Raul Meireles enviou por

cima e Hulk, aos 57 minutos, na sequência de um livre, rematou forte, mas à figura do guardaredes da formação inglesa. Já com Ernesto Farias no lugar de Rodriguez ( 64 minutos), o FC Porto tornou-se mais ofensivo, mas o Manchester United, a espreitar as correrias de Rooney ou Ronaldo - e também Nani que substituiu Berbatov - ia controlando o ímpeto portista, com maior ou menor dificuldade.


O jornal da comunidade luso-venezuelana

16 a 22 de Abril de 2009

Nacional reforça candidatura europeia O Nacional reforçou a sua posição " europeia" na Liga portuguesa de futebol, ao vencer, segunda-feira, 13, no terreno do Trofense, por 2-1, com um " bis" de Nené, o que lhe permitiu isolar-se no quarto lugar à passagem 24ª jornada. No jogo que encerrou a ronda, a equipa da Madeira tirou o melhor partido do empate que o vizinho e rival Marítimo obteve sexta-feira, no campo do Sporting de Braga ( 1-1), que à Choupana na próxima jornada na condição de quinto classificado e com o Leixões à espreita. O brasileiro Nené, que marcou as 13 e 34 minutos, continua a liderar a lista de melhores marcadores, agora com 17 golos, tendo reposto a diferença para o mais directo perseguidor, o compatriota Liedson, do Sporting, que também bisou nesta jornada.

O Trofense, a quem o golo de Hugo Leal ( 78) nada valeu, somou o quinto jogo consecutivo sem ganhar e ficou na zona de despromoção ( 15º), apenas acima do Rui Ave, " empurrado" por um Belenenses que ganhou algum fôlego com o triunfo caseiro sobre o Vitória de Setúbal ( 2-1). A 24ª jornada, maioritariamente disputada sábado anterior, ficou

Alvi-Negros isolArAm-se No quArto lugAr dA ligA sAgres Ao veNcer 2-1 NA trofA Nené marcou os golos que ditaram a vitória dos madeirenses.

marcada pela derrota do Benfica, em casa, com a Académica ( 1-0), que praticamente afastou as

" águias" da luta pelo título, agora resumida ao líder FC Porto, que bateu o Estrela da Amadora ( 3-0),

e ao Sporting, que se impôs à Naval ( 3-1), mantendo-se a quatro pontos do tricampeão.

Desporto

31

Conservando a vantagem No Estádio da Luz, os "estudantes", mesmo reduzidos a 10 elementos no derradeiro quarto-de-hora, conservaram a vantagem mínima, conseguida pelo ganês Tiero, aos 23 minutos, e alcançaram a primeira vitória fora de casa nesta prova, quase garantindo a manutenção, enquanto os "encarnados" têm agora oito pontos de atraso para o FC Porto. No Estádio José Alvalade, o Sporting seguiu na corrida pelo campeonato, depois de bater a Naval 1º de Maio, por 3-1, com uma assistência para Pereirinha (13) e um "bis" do brasileiro Liedson (27 e 94). A quatro dias de voltar a defrontar o Manchester United, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, no Estádio do Dragão, Bruno Alves inaugurou o marcador, aos 29 minutos, e o argentino Farias marcou os outros dois tentos dos "azuis-e-brancos", aos 58 e 65 minutos, num 12º jogo seguido sem derrotas . PUBLICIDADE


ASSOCIATIVISMO

Casa de Carabobo continua a crescer

RIF: J-31443138-2

O jornal da comunidade luso-venezuelana Caracas, 16

a 22 de Abril de 2009.

/p.27

www.correiodevenezuela.com

“Filhos de Santa Cruz” recebidos na Madeira O presidente da Associação dos Filhos do Concelho de Santa Cruz, criada em Janeiro em Caracas, foi recebido a semana passada na Câmara Municipal de Santa Cruz, na Madeira. José de Freitas e o autarca José Alberto Gonçalves fizeram um ponto da situação sobre os progressos que, entretanto, a organização já logrou alcançar. Foi a segunda vez, desde que foi constituída na Venezuela, que a Associação dos Filhos do Concelho de Santa Cruz foi recebida nos Paços do Concelho. Desta vez, a delegação foi chefiada pelo presidente José de Freitas. " Aproveitámos também a oportunidade para oferecer ao Sr. Presidente da Câmara, José Alberto Gonçalves, algumas recordações da sua visita a Caracas quando presidiu á constituição da nossa Associação" , disse ao CORREIO, entusiasmado, o presidente José de Freitas. " Foram momentos muitos especiais e que marcaram a vida de todos os filhos do Concelho residentes na Venezuela" , rejubilou o representante da jovem associação. José de Freitas salientou

PUBLICIDADE

ULTIMA COLUNA “Há mais medidas” O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, afirmou que " há mais medidas" a tomar para responder à crise e que a prioridade são os desempregados, rejeitado baixar a carga fiscal.

Telemóveis em sandes Uma enfermeira do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira foi apanhada a tentar introduzir na cadeia dois telemóveis, escondidos em duas sandes que levava na merenda, contou à agência Lusa fonte do sistema prisional.

O presidente da Câmara de Santa Cruz recebeu uma delegação da Associação dos Filhos do Concelho.

que " não poderíamos passar pela Madeira sem visitar o nosso mentor e patrocinador" , revelou, em mais um gesto de reconhecimento pelo impulso dado pelo actual presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz. O momento foi igualmente aproveitado para felicitar José Alberto Gonçalves pela sua recandi-

datura à presidência da edilidade santacruzense. " Esta opção corresponde ao desejo da maioria dos nossos filiados que estão na Venezuela" , expressou, com convicção, José de Freitas. Por seu lado, José Alberto Gonçalves, voltou a agradecer o carinho com que foi recebido na Venezuela. " Sentimos que é nos-

so dever, como autarcas, estar junto dos munícipes, mesmo daqueles que se encontram fora do nosso país" , disse. " Estarei sempre disponível para apoiar qualquer iniciativa que surja, mesmo no estrangeiro, relacionada com os filhos do nosso Concelho" , concluiu o edil santacruzense.

Apoio para arrendamento Os desempregados na Madeira, inscritos no Instituto Regional de Emprego que não recebem o subsídio, dispõem a partir de agora de um regime de apoio ao arrendamento, a fundo perdido, que pode ascender 50 por cento da renda.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.