3 minute read

Sociedade Festival de Sintra com itinerário musical e ciclo de cinema

OFestival de Sintra arranca com muitas novidades, de entre as quais concertos interligados ao ciclo de cinema.

Advertisement

O itinerário de concertos pelos Palácios inicia-se no Palácio Nacional de Queluz, a par com o primeiro dia do Festival de Sintra. Assim, pelas 18h30, do dia 15 de junho acontece o concerto “O Funchal em Londres – Concerti Grossi”, de António Pereira da Costa acompanhado pelo Ensemble Bonne Corde, e traz em uníssono um concerto e um lançamento de CD.

Já no dia 16 de junho, o concerto de Angélica Salvi chega à Sala da Música do Palácio de Queluz, pelas 23h00. A música da harpista espanhola Angélica Salvi situa-se entre a memória, familiaridade e relações.

Na Sala dos Cisnes do Palácio

Nacional de Sintra será palco para o concerto de Joana Gama “O Livro dos Sons”, de Hans Otte, no dia 19 de junho pelas 23h00. Ao piano, Joana Gama vai maravilhando novos públicos. No dia seguinte, 20 de junho, pelas 18h30 chega ao Palácio de Monserrate o concerto de João Barradas.

O Duelo de Pianistas, já com lotação esgotada, no Palácio de Seteais, marca a agenda de dia 20 de junho. Raúl da Costa e Vasco Dantas põem-se à prova, num duelo épico entre dois dos mais conceituados pianistas portugueses.

Na noite de dia 21 de junho chega a vez do Palácio Nacional de Sintra que recebe o Quarteto Accord com um programa que aborda a relação de György Ligeti com a música de Béla Bartók.

O Palácio Nacional de Sintra volta a receber o Festival de Sintra no dia 22 de junho, às 21h30, com as Vozes de Bronze: O cancioneiro de Carlos Gardel, num concerto de Jonatan Alvarado e convidados.

O itinerário de concertos nos palácios encerra às 21h30 do dia 23 de junho com Stravaganza: Árias para castrato, no Palácio Nacional de Queluz. Recorde-se, o 57.º Festival de Sintra, este ano sob direção artística de Martim Sousa Tavares, é uma organização da Câmara Municipal de Sintra e tem lugar de 15 a 25 de junho com programação variada que oferece concertos, cinema, dança, espetáculos para famílias e infância, palestras, workshops e outros formatos.

Várzea de Sintra com nova área de lazer e parque canino

Já se iniciaram os trabalhos de requalificação de dois espaços públicos, situados nas traseiras na Rua da Fundação, no Bairro das Chesmas, na Várzea de Sintra, num investimento de cerca de 64 mil euros. Segundo a União das Freguesias de Sintra, esta intervenção, inserida na Empreitada Melhoria e Reconversão do Espaço Público 2022 - Lote11,"consiste na construção de uma área de lazer e estadia e de um espaço canino, criando duas zonas diferenciadas, mas que, ao mesmo tempo, permitem uma coexis- tência, partilha e convivência, dando primazia ao usufruto independente ou combinado dos espaços".

Na parcela destinada à criação de um espaço canino serão instalados equipamentos específicos à criação de um circuito para cães, permitindo uma interação mais estreita entre tutores e animais.

A parcela destinada à construção de uma zona de lazer e estadia vai manter a naturalidade do terreno e será dotada de equipamentos compatíveis.

Os trabalhos levados a cabo pela

Câmara de Sintra em parceria com a União das Freguesias de Sintra, contemplam ainda a remoção de terras, remodelação do terreno (zona de lazer e estadia), demolição, reparação e construção de muretes, execução de novos percursos pedonais, colocação de vedação, plantação de espécies arbóreas e arbustivas, execução de passeios e requalificação do sistema de iluminação pública. "Esta intervenção tem por objetivo fomentar a valorização do espaço público", sublinha a Junta de Freguesia.

Freguesia de Algueirão Mem Martins vai ter novas instalações

Já foi assinado o contrato para a construção de um novo edifício de serviços da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins, na Quinta de Fanares, Estrada de Mem Martins, perto das antigas instalações do Centro de Saúde da freguesia. Um investimento de 700 mil euros no centro de Mem Martins e devolverá à comunidade um espaço verde e de lazer.

Para além de pretendermos dotar a junta de freguesia de condições dignas para os seus colaboradores, quisemos também criar um espaço verde e de lazer, para comunidade”, destacou Valter Januário, presidente da Junta de Freguesia, considerando que “este é o primeiro ato da qualificação que que- remos realizar”.

Para o autarca, a construção do edifício numa zona degradada e ao abandono, “não pode ser considerada um capricho deste executivo”, sublinhando que “o objetivo principal, é a centralização de todos os serviços num mesmo espaço, além de dar as melhores condições de trabalho e de atendimento”.

Os obras vão avançar por três fases.

A primeira será a construção do edifício da nova sede, ficando para uma segunda fase a requalificação da zona envolvente e a criação de um espaço