1 minute read

“Zero de Desperdício” nas refeições escolares

AEscola Básica D. Carlos I, em Lourel, Sintra, promoveu no dia 15 de fevereiro, uma Assembleia da Comunidade Educativa, subordinada ao tema "Desperdício Alimentar", iniciativa que contou com a presença de Paulo Parracho, presidente da União das Freguesias de Sintra e da comunidade escolar. Na ocasião, foi apresentado um estudo, realizado por uma equipa da Câmara Municipal de Sintra, que revelou “um desperdício superior a 38% no conjunto das 400 refeições servidas diariamente naquela escola”. Feitas as contas, durante uma semana, foram desperdiçados cerca de 66 quilos de comida nos pratos dos alunos, o equivalente a equivalente a 192 refeições.

Recorde-se a autarquia no ambito do programa “Movimento Zero Desperdìcio” tem vindo a promover ações de sensibilização e de combate ao desperdício alimentar, recuperando importantes recursos e assegurando a sua efectiva entrega a quem deles precisa, promovendo ativamente a doação das sobras alimentares geradas nos seus refeitó- pósito de aproximar criadores, criações e espectadores, contando com mais de 10 produções.

Advertisement

De referir que o Periferias pretende construir um espaço de valorização e apresentação da "criação teatral das regiões periféricas” portuguesas e das “periferias de países de língua oficial portuguesa". Por outro lado, pretende promover o encontro e a formação de criadores, o desenvolvimento de públicos e constituir um motor de atração de novos públicos e de criação de novas centralidades no território.

SERVIÇOS

CORTE E LIMPEZA DE MATOS/JARDINS/TERRENOS PEQUENAS E GRANDES REPARAÇÕES rios, cantinas, escolas básicas, ou outros locais da sua responsabilidade.

PARA TRABALHOS DIFÍCEIS ESCOLHA PATAMAR TANGÍVEL!

Viatura combinada de Intervenção Rápida

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) contam com uma nova viatura combinada de intervenção rápida, para a manutenção das redes de drenagem de águas residuais.

O novo veículo ligeiro, 4x4, dispõe de um sistema combinado que permite, simultaneamente, a desobstrução e limpeza de coletores, mas que incorpora ainda a vertente de aspiração das caixas de visita de saneamento.

Assumindo-se como um veículo versátil, "a nova viatura permite aceder com mais facilidade a ruas estreitas e é passível de circulação em segurança em piso escorregadio ou de difícil tração, nomeadamente em zonas como o Centro His- tórico de Sintra ou algumas localidades da zona rural do concelho", explicam os SMAS de Sintra.

Entretanto já foi já constituída uma equipa de piquete autónoma, dedicada integralmente à desobstrução de ramais domiciliários e trabalhos de manutenção preventiva e corretiva da rede de drenagem urbana.

A viatura dispõe de dois depósitos, com uma capacidade total de 1200 litros, dos quais 800L para água suja/ lamas e 400L para água limpa. Os equipamentos de trabalho (bomba de pressão e bomba de aspiração) podem ser comandados diretamente ou através de um comando à distância, facilitando o trabalho da equipa de piquete.