3 minute read

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos

TIPO DE APOIO Financeiro / Material

Advertisement

INICIATIVAS / PROJETOS APOIADOS Apoio domiciliário / Centro de Dia / Cantina Social / Banco de Ajudas e Equipamentos Técnicos

Nº ESTIMADO DE BENEFICIÁRIOS DIRETOS 200

ENTREVISTA COM Sr. Sebastião Ferreira Vice-Presidente Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos

Figurando hoje como um dos bastiões na assistência humanitária e social do território, esta entidade, equiparada a IPSS, surgiu da necessidade de dar um conjunto de respostas sociais adequadas às necessidades da população de várias freguesias que ainda hoje se encontram um pouco distantes da qualidade de oferta de serviços sociais e de saúde das cidades-sedes de concelho de Vila Nova de Famalicão e Barcelos.

Mais que a criação do corpo de bombeiros de Viatodos, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos conseguiu atenuar o isolamento e privação social destas populações.

Além dos contributos de vários sócios desta organização benemérita ao longo dos anos, muitas das iniciativas e respostas para o território só têm sido viabilizadas pelo apoio da Segurança Social e pelo apoio de várias entidades vizinhas onde se destaca a CEVE como um dos ‘patrocinadores sociais’ mais relevantes.

“A AHBVV deve muito aos donativos e apoios dos seus vizinhos, desde empresas a pessoas singulares. Nesse capítulo a importância da CEVE é enorme. Diria mesmo que é porventura dos parceiros mais importantes da associação. Além disso, a cooperativa sempre demonstrou muita sensibilidade para as questões de emergência social e numa proximidade com as nossas iniciativas.”

Esta relação de proximidade da cooperativa com o trabalho desenvolvido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos tem sido determinante no conjunto de apoios concedidos de forma contínua a esta IPSS de forma a que consiga alcançar os seus objetivos de construir um leque de respostas sociais adequadas às necessidades prementes no território.

“O apoio da CEVE tem sido muito importante para desenvolvermos o nosso trabalho na associação, pois também como bombeiros conhecemos de perto os problemas, as necessidades e dificuldades das pessoas, aqui na zona. A cooperativa tem-nos dado apoio financeiro e em material e isto tem sido muito importante para a associação e as suas respostas sociais.”

Entre as diversas respostas para o território realce para o carácter de emergência social protagonizado pelos diversos projetos/iniciativas apoiados pela CEVE.

Fotografia ilustrando projeto Banco de Ajudas e Equipamentos Técnicos - Associação Humanitária Bombeiros Voluntários Viatodos

Temos a registar o Apoio Domiciliário empreendido através da sinalização de situações críticas e posterior acompanhamento de idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Existe ainda neste caráter assistencial, focado nas pessoas seniores e nas pessoas em risco de pobreza, a oferta dos serviços presentes no Centro de Dia e na Cantina Social da Associação.

Neste capítulo assistencial destaque para o projeto de saúde Banco de Ajudas e Equipamentos Técnicos, vocacionado para as muitas pessoas com dificuldade em arranjarem bens e equipamentos técnicos que lhes permita ter um maior conforto e uma maior qualidade vida na situação de privação de saúde em que se encontram.

Tendo sido uma iniciativa da Cooperativa Eléctrica do Vale d’Este este projeto passa primeiro por um acompanhamento, mapeamento e sinalização das pessoas com maiores necessidades. Depois passa por uma listagem de todas estas situações com correspondência ao tipo de bens e equipamentos necessários (camas articuladas, cadeiras de rodas, sofás articulados, muletas, etc), por último e após aquisição destes bens, os mesmos são disponibilizados temporariamente às pessoas e famílias, sendo cada caso acompanhado de forma individual pela associação.

Cada uma destas respostas sociais da AHBVV representa já em si um impacto relevante no território, justificando por si só o apoio da CEVE a esta entidade e ao seu trabalho nas áreas da assistência e emergência social. Além disto, o impacto positivo de alguns projetos da CEVE na comunidade é mesmo fiabilizado pelo testemunho recolhido junto da direção desta IPSS.

“Aqui as pessoas não são só servidas diretamente com os projetos da nossa associação ou de outras IPSS mas com projetos que servem o bem maior de todos nesta região. As pessoas aqui pagam um serviço de eletricidade a uma empresa que criou o sistema das Passadeiras Seguras que, enquanto bombeiro, posso assegurar-lhe, veio transformar radicalmente a qualidade vida de todos nós: muito menos sinistros e a inexistência hoje de atropelamentos mortais em passadeiras.”