5 minute read

Equipe SM-Corumi

Next Article
Conhece a Mari?

Conhece a Mari?

NOVO ANO, NOVOS PROJETOS... 2017 COMEÇA A TODO VAPOR!

Advertisement

Arquivo Pessoal

Nem bem começou 2017 e a Equipe SM - Corumi apresentou ao meio Hípico uma gama de novidades em suas instalações e serviços.

Em busca de constante evolução técnica e estrutural, o ano de 2017 deu-se início com uma grande reformulação não só no contexto físico, mas principalmente no contexto didático, pedagógico e metodológico da nossa Escola de equitação.

Graduado em educação física e com pós- -graduações nas áreas de saúde e ensino, o prof. Fred Almeida, conhecido preparador físico de cavaleiros e amazonas em Minas Gerais, agora integra a Equipe SM, coordenando e ministrando aulas na Escola de Equitação SM Corumi.

Sob a supervisão do cavaleiro e coordenador Sérgio Marins e apoio dos jovens talentos do nosso esporte, Gabriel Kayan e

Felipe Ferreira, a escola de equitação vem se qualificando e proporcionando a seus professores e instrutores a participação em cursos e clínicas de aperfeiçoamento por todo o Brasil. Além, é claro, da aquisição de animais de alta qualidade e performance para competições e provas da escolas de base.

Sem esquecer a evolução técnica e formação de cavaleiros, princípios básico para

o fortalecimento do nosso esporte, tivemos também o já conhecido “Carnacurso”, clíni- ca que foi realizada no período de carnaval e ministrada pelo cavaleiro Sérgio Marins.

Nessa edição, já de casa nova, cavaleiros e amazonas de todo o Brasil puderam vi- venciar o que de mais moderno e inovador existe no mundo hípico, possibilitando as- sim um desenvolvimento técnico na forma- ção de cavalos novos e cavaleiros, sem se esquecer da descontração e confraterniza- ção dos mais de 30 conjuntos participantes.

E não para por aí: as instalações apresen- tam novidades esse ano. Reformas em co- cheiras, pistas, cercas, piquetes e acesso. A Hípica SM-Corumi inovou e apresenta jun- to ao já conhecido e aconchegante restau- rante da hípica, um excelente espaço Kids Country, com diversas atividades infantis que possibilitam o contato com a natureza e com os cavalos através de diversas brin- cadeiras, gincanas, cavalgadas e até hipis- mo rural.

Portanto, convidamos todos a conhecer as novas instalações e vivenciar nosso estilo country de curtir nossos cavalos e amigos.

A Equipe SM tem trabalhado fortemen- te para alcançar a excelência. E excelência para nós é o bem estar de nossos cavalos, amigos, parceiros e crianças!

Queremos que a hípica SM-Corumi seja um local de encontro familiar, onde nossos clientes e amigos possam aprender a arte da equitação, mas também possam brincar, se divertir e, principalmente, ver seus cava- los serem “cavalos” de verdade!

Hípica SM Corumi: lugar de cavalos e pessoas felizes!

Arquivo Pessoal

UM IMPORTANTE ALIADO NA BUSCA PELA EXCELÊNCIA FLEXIBILIDADE

POR FRED ALMEIDA

Como em todo e qualquer esporte, músculos e articulações bem alongados e aquecidos contribuem de forma fundamental para uma melhor execução dos gestos técnicos.

No Hipismo Clássico não poderia ser diferente. Esporte olímpico, onde centenas de estudos são realizados com o intuito de maximizar os resultados (desde o desenho da cela, resistência e leveza dos estribos, eficiência das embocaduras, etc.), o cavaleiro não poderia ficar de fora dessa evolução.

Na busca incessante por tornar-se uma peça quase que anatômica no animal, o gesto técnico do cavaleiro sempre foi algo de suma importância para bons resultados nas pistas.

Após alguns estudos, percebemos que

Alongamento dos posteriores da coxa, com auxílio de uma corda ou fita elástica

dentre as valências físicas que podem auxiliar nesses resultados, a flexibilidade de determinados grupos musculares se tornam fundamentais para o desenvolvimento da equitação.

Desde o início de nossas aulas de equitação, costumamos ouvir nossos instrutores nos lembrando constantemente:

“ponta dos pés nos estribos e calcanhares para baixo!”. Após anos montando, sabemos a real importância desta postura básica dos membros inferiores para o nosso equilíbrio em várias situações, como por exemplo, no auxílio das posições esporte, entrada, fase suspensa e recepção do salto.

Se o cavaleiro ou amazona tiver um encurtamento muscular da musculatura dos gastrocnêmicos e sóleos ( comumente conhecidos como panturrilhas ou “batatas da perna”) esse simples gesto técnico se tornará elemento dificultador no equilibro dessas posições citadas acima, obviamente contribuindo negativamente na evolução do conjunto.

Continuando nossa análise, no momento da projeção de salto, temos diversos músculos envolvidos nesse gesto, possibilitando desde uma melhor execução do equilíbrio dinâmico até músculos que irão auxiliar na postura e estética do salto.

Se estiverem bem alongados, os músculos posteriores da coxa, glúteos e os paravertebrais possibilitarão ao cavaleiro uma perfeita projeção de seu salto, não havendo a necessidade de afastar-se de maneira demasiada seu assento da sela, além de uma melhor conexão das pernas junto ao dorso do animal e, com isso, não permitindo que as pernas “corram para trás”, como comumente ouvimos falar.

Já os músculos internos da coxa, conhecidos com adutores, possuem também sua importância na montaria. Além de auxiliar no contato do cavaleiro junto a sela, eles são acionados no momento que

Alongamento dos posteriores da coxa, paravertebrais e glúteos

montamos o animal. Ao passarmos a perna direita por cima da garupa do animal, acionamos esse músculo de forma exagerada, acima do limite que os usamos no dia a dia. Caso não estejam devidamente alongados e aquecidos, lesões como estiramentos e distenções podem ocorrer de forma muito mais comum do que imaginamos. Além de aumentarmos a possibilidade de tocar de forma brusca a garupa do animal, gerando assim a possibilidade de um leve susto ou até outra reação do animal (muito comum em alunos de escola).

Portanto, atividades que possibilitem o aumento e aprimoramento da capacidade elástica dos músculos são sempre bem-vindas antes e após nossos treinos de equitação e saltos. Pilates,Reeducação Postural Global (RPG), alongamentos balísticos, ativos e passivos, além de treina

mento funcional personalizado ao nosso esporte podem ser estratégias interessantes a serem utilizadas em prol de uma melhor equitação.

FRED ALMEIDA Personal Trainer - Preparação física para cavaleiros e amazonas Atendimento individual ou grupos - Treinamento funcional - Atividade física para grupos especiais - CREF 016.013 MG (31) 98419-1699 - @fredalmeida79 fredalmeida1979 www.fredalmeida.com.br

This article is from: