Leituras.

Page 1

LEITURAS.

de Vanusa Lima. um ensaio

A observação [...]

Observar leva à criação de imagens mentais e ao armazenamento na percepção de informações que permitirão inferir, em outras circunstâncias, propriedades das coisas, sentimentos etc. A partir daquilo que observamos surgem também as associações, e o pensamento e a imaginação são postos em funcionamento. A observação implica meticulosidade, intencionalidade. Ela está ligada à contemplação, que, longe de ser passiva, como se poderia supor superficialmente, mobiliza todos os sentidos e funções cognitivas, assim como as emoções. Por outro lado, observar e “ler” aparentam-se profundamente. “Um camponês ‘lê’ quando observa o entardecer do campo para planejar as tarefas do dia seguinte. Lê-se um mapa, um rosto, um ritmo. Lê-se uma cidade quando ela é percorrida, até mesmo quando alguém se perde nela e, à medida que é lida, torna-se mais habitável, mais própria; o ato de percorrê-la deixará sua marca na memória”. Os bebês leem seu entorno para encontrar continuidades humanas e materiais que lhes garantam segurança, além de descobertas. Na aparente quietude da observação-contemplação, a subjetividade fica alerta. (do livro Um mundo aberto: Cultura e primeira infância, de María Emilia López, tradução Cícero Oliveira, Instituto Emília, 2018)

Primeira leitura

Segunda leitura

Terceira leitura

Quarta leitura

Referências

López, María Emilia. Um mundo aberto: Cultura e primeira infância, tradução Cícero Oliveira, São Paulo: Instituto Emília, 2018, p.64-65.

Primeira Leitura

Fonseca, Edi. Interações: com olhos de ler – Apontamentos sobre a leitura para a prática do professor de Educação Infantil. Coordenadora Josca Ailine Baroukh, organizadora Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves, São Paulo: Blucher, 2012, p. 39.

Livro Neemias, capítulo 8:5; 8:12, Bíblia Sagrada.

Abramovich, Fanny. Literatura infantil – gostosuras e bobices. Série Pensamento e ação no magistério. Ed. Scipione, 1989, p. 141.

Música Sementes, letra e voz: de Emicida e Drik Barbosa. Campanha nacional contra o trabalho infantil, realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Justiça do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), 2020.

Segunda Leitura

Imagem Contação de Leitura, da experimentação “o caso”, disponível na Plataforma digital Issuu, link: https://issuu.com/contacaodeleitura/docs/hist_ria_-_o_caso2 , 2022.

Trecho da apresentação da Profa. Maria Isabel Cunha na Mesa Redonda: Docência Universitária –Redes Colaborativas e Perspectivas, Sessão 1034, Congresso Acadêmico UNIFESP 2022: Universidade, Conhecimento e Democracia, de 27/06/2022 a 01/07/2022, link:  https://congresso2022.unifesp.br/ , Canal Unifesp - Universidade Federal de São Paulo no YouTube, link: https://www.youtube.com/ watch?v=3oKaSiFHVa4&t=2522s .

Livro Jó, capítulo 12:7-9, Bíblia Sagrada. Agostinho, Santo, Bispo de Hipona. Confissões. Tradução Maria Luiza Jardim Amarante, revisão cotejada de acordo com o texto latino por Antônio da Silveira Mendonça. São Paulo, Ed. Paulus – Coleção Paturística, 1,2 Mb; Epub., 1984, p. 251.

Terceira Leitura

Música Deus É Capaz, letra de Walmir Alencar, CD Deus É Capaz, Banda Vida Reluz, Ed. Paulinas, 2003.

Música Senhor Fazei de Mim (Um Instrumento de Tua paz), versão de Marcelo Falcão, Álbum Viver (Mais leve que o ar), 2019.

Hino Sossegai, letra (1874) de Mary Ann Baker, música de Horácio Richmond Palmer, tradução (1903) de William Edwin Entzminger, Revista Ultimato Online, 2021, link: https://www.ultimato.com.br/conteudo/sossegai .

Lema do Contação de Leitura: “Quem pode ser um contador de histórias? Com o livro... você pode”.

Quarta Leitura

Livro Marcos, capítulo 4:38-40, Bíblia Sagrada.

Carta aos Filipenses, escrita pelo apóstolo Paulo, capítulo 2:14, Bíblia Sagrada.

Música: O céu, a terra e o mar, do Padre Jonas Abib, Álbum O amor vencerá, Comunidade Canção Nova, 1977.

Lema do Contação de Leitura: “Quem pode ser um contador de histórias? Com o livro... você pode”.

imagens produzidas para o perfil do Contação de Leitura nas redes sociais - Facebook e Instagram.

.São Paulo: Contação de Leitura, 2022 / 1. Leitura 2. História 3. Livro 4. Olhar

*Vanusa Lima. Educadora e assistente social. Especialista em A arte de contar histórias e em Educação Inclusiva e Deficiência Mental (Intelectual). Fez Seminário Teológico nível médio. Idealizadora do Contação de Leitura – um projeto social, um conceito. Conta histórias com os livros há mais de trinta anos. Trabalhou em organizações sociais na área da Assistência Social, grande parte com formação profissional. Participou do Grupo de Pesquisa “A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas”, certificado CNPq - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Foi aluna ouvinte do mesmo Programa. Foi bolsista CNPq como auxiliar de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política e Sociedade - PUC-SP. Foi aluna ouvinte do mesmo Programa. Foi bolsista de iniciação científica pelo PIBIC-CEPE/PUC-SP. Tem seus estudos sobre o livro, a leitura e a infância. Capa e designer gráfico de

*Débora Lima (lima.de). Artista visual, pesquisadora na área de Criação e arte-educadora. Mestranda em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP (com Bolsa CAPES). Graduada em Comunicação Social - Rádio e TV pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Formação em Artes Plásticas pela Escola Panamericana de Arte e Design. Atua como designer na área de Educação básica. É membro do Grupo de Estudos em Escrita Criativa na PUC-SP.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.