Ed 022_Abr a Mai 22_Conteúdo Compartilhado

Page 52

COLUNA CACO DA MOTTA

em um sebo. Porém, o marketing digital fez uma releitura disso usando novas ferramentas disponíveis para a captação de leads, os contatos que têm interesse no assunto ou produto oferecido. Uma das diferenças da isca de conteúdo dos anos 1950 para agora é que lá você lia a revista e fechava, ficando livre para seguir sua vida. Agora não, você lê o conteúdo e aquele banner ou e-mail, ou seja lá o que for, fica te perseguindo o resto do mês ou ano, torrando a paciência. Nisso, sim, podemos dizer que está sobrando insistência e faltando criatividade. Hoje, o volume de informação é tão grande que são mais raros os casos de histórias bem contadas como tínhamos nos anúncios das mídias tradicionais.

Caco da Motta (Porto Alegre) - A propaganda ainda é a alma do negócio?

Caco da Motta (Porto Alegre) - O que esperar do Metaverso? Pode ser um ambiente para empresas se apresentarem de uma forma inovadora e mais conectada com a geração que nasceu digital?

Caco da Motta (Porto Alegre) - A diversidade, sustentabilidade, transparência, ética e outros temas são condições importantes para uma marca ter um outro tipo de valor que não seja só o que se vende e aquilo que se faz hoje em publicidade e propaganda?

Carlo Manfroi (Florianópolis) - Todo o negócio, por melhor que seja, não acontece no escuro. Precisa divulgar, ser conhecido, dar publicidade. A opinião dos clientes, conhecida como propaganda, boca a boca, também faz isso acontecer, mas a divulgação para um grande número de pessoas de uma só vez potencializa os resultados. Dessa forma, o reconhecimento do negócio por pessoas distantes de onde a ação acontece também é possível, amplificando suas vendas. É uma questão numérica. A propaganda posiciona e espalha, para ganhar escala.

Carlo Manfroi (Florianópolis) - Com certeza, hoje o Metaverso é um ambiente de inovação, mas que está engatinhando. A exploração de suas possibilidades ainda está no início. Não existe base relevante formada de usuários, então tudo é experimental. No entanto, o ambiente crescerá de forma exponencial na medida que entrar de forma prática facilitando o dia a dia das pessoas. Por exemplo: em vez de ir em uma audiência pública em outro estado longínquo, é possível participar com seu avatar e estar presente lado a lado de seus colegas. Se isso fizer sentido e for mais eficaz do que uma simples chamada por câmera, o Metaverso passa a comprovar sua relevância e a ser adotado como prática diária. Se não conseguir vencer essa barreira corre o risco de virar mais um Second Life e entrar para o cemitério de inovações digitais.

Carlo Manfroi (Florianópolis) - A comunicação global e instantânea possibilitou isso. Foi um grande ganho para a humanidade. Assim como há muito lixo na internet, também podemos escolher olhar para o outro lado. Há muita troca de informações e conceitos altamente positivos. E sobre isso, a marca hoje é muito mais do que o produto físico que entrega. Entregar um tênis é uma coisa. Agora, entregar um tênis produzido de forma sustentável e respeitando os direitos humanos tem mais valor. Alguns não ligam para isso, outros procuram essas credenciais antes de efetuarem a compra. Acredito que seja questão de tempo. Assim como quando foi obrigatório o uso de cinto de segurança, aquilo parecia um absurdo. Hoje, é inquestionável e usamos não por medo de levar mul-

CONTEÚDO COMPARTILHADO

52


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.