Issuu on Google+

Igreja Viva e Peregrina Publicação Bimestral da Paróquia São Roque

APROVEITAR A QUARESMA! O Carnaval já passou e a vida voltou ao normal. Iniciou-se a Quaresma. Portanto, é necessário tirar a “fantasia” e entrar na Quaresma sem máscaras para estar consigo mesmo, com Deus e com os irmãos. Seguem-se aqui alguns pensamentos para ajudar o leitor a viver a Quaresma de modo diferente e com proveito. Cada pensamento merece ser lido, relido e refletido; senão permanece apenas letra impressa e morta. Bom proveito! O Carnaval e as fantasias: Entende por fantasia faculdade criadora pela qual o homem cria, inventa ou evoca imagens. É a capacidade do ser humano projetar imagens. E no carnaval ela ganha um sentido todo especial: Traje fantasioso usado pelos foliões. Veste-se a fantasia, de acordo com o gosto da pessoa ou característica do grupo. Porém, queremos falar de outras fantasias - aquelas máscaras que escondem os nossos desejos, pensamentos, inclinações, sentimentos... E, por que não, nossos pecados! Falamos daqueles artefatos que criamos para disfarçarmos perante nós mesmos, perante os demais, porém, não diante de Deus. Aliás, seria fácil disfarçar diante do outro. Porém, pior é disfarçar diante da própria consciência. Portanto, Quaresma é tempo de tirar as fantasias e olhar com humildade para dentro de si. Folhar o livro da própria história não obstante as páginas mal escritas, cheias de rabiscos e coisas que não gostamos de revelar. Necessário é contemplar as “fachadas” de nossa vida e substituí-las por uma vida realmente sincera e autêntica. Resgatar a própria identidade. Estar disposto a ver seu lado sombrio e profundo. É lá que se encontra Deus e acontece a conversão!

SEMANA SANTA 2012 X 01 de abril: Domingo de Ramos “Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e início da Semana Santa” 07h30 - Santa Missa 08h30 - Procissão - Igr. S. Benedito, Bênção dos Ramos na Matriz e Santa Missa 19h00 - Santa Missa X 02 de abril: Procissão do Encontro 19h00 - Mulheres: Igreja São Benedito com Nossa Senhora das Dores Homens: Capela São José com Nosso Senhor dos Passos Encontro na Igreja Matriz 19h30 - Santa Missa X 03 de abril: “Ofício das Trevas” 19h00 - Meditação - Sermão das Sete Palavras de Cristo na Cruz X 04 de abril: Quarta-feira Santa 06h00 - Missa Penitencial 20h00 - Santa Missa na Catedral Santo Antônio (Osasco) Bênção dos Santos Óleos - Renovação do Ministério Sacerdotal

O Carnaval e o barulho: Certamente, não há Carnaval sem samba, como não há festa sem rojão! Não há festa sem brio e sem barulho! Festejar é preciso, porém, não de qualquer jeito.

Pe. Daniel Balzan - Pároco

Expediente

Pág. 08

“...A juventude não é tão superficial como é acusada de o ser; os jovens querem saber deveras no que consiste a vida... este livro é cativante porque nos fala do nosso próprio destino e portanto refere-se de perto a cada um de nós.” (Página 05)

X 05 de abril: Quinta-feira Santa Porém, há aquele barulho que adoece e que violenta os nossos Ceia do Senhor - Lava-Pés - “Instituição da Eucaristia” ouvidos. Aliás, os médicos insistem quanto ao perigo de sons 20h00 - Missa com a Cerimônia do Lava-Pés demasiadamente altos e que prejudicam o nosso aparelho auditivo. 22h00 - Transladação e Vigília de Adoração ao Santíssimo Barulho de carros, músicas em volume estridente, sirenes gritando... X 06 de abril: Sexta-feira Santa Tanto barulho! E o que dizer do berro emitido com raiva e ódio contra o Celebração da Paixão e Morte do N. Senhor (Dia de Jejum e Abstinência) irmão que mora em casa! Palavrões que humilham o ser humano! 00h00 - Vigília de Adoração ao Santíssimo Xingamentos que envergonham o próprio ser! 15h00 - Solene Ação Litúrgica - Adoração de Cristo na Cruz Mas há outro barulho que não parece tão perigoso assim. A correria 19h00 - Procissão do Senhor Morto da vida, o estresse que se vive, a ânsia de consumir, a TV sempre ligada, X 07 de abril: Sábado Santo o celular sempre chamando, a dependência da Internet... Este tipo de Vigília Pascal barulho também adoece. Será que temos receio de estarmos a sós, na 20h00 - Missa da Vigília Pascal companhia de nós mesmos? O nosso coração precisa de silêncio para poder fazer a avaliação da própria vida e projetar o próprio futuro. X 08 de abril: Domingo da Páscoa Ressurreição do Senhor - “O Senhor ressuscitou! A vida venceu a Lembre-se que os grandes segredos entre as pessoas que se amam são morte, alegremo-nos! Aleluia!!!” revelados em silêncio genuíno. 07h30, 09h00 e 19h00 - Santa Missa A Quaresma nos oferece três pistas concretas de proveito: o Jejum, a Renovação do Conselho de Pastoral Pág. 02 Esmola e a Oração. O Jejum - a maneira como se relaciona consigo Vida Cristã Pág. 02 mesmo. A Esmola / Caridade - o modo como relaciona com os outros. Avaliação Bíblica / Agenda Paroquial Pág. 03 A Oração - o jeito de se relacionar com Deus. Pelo jejum a gente Atividades Permanentes Pág. 04 procura mergulhar no próprio poço e buscar o Senhor que oferece Pastoral da Juventude / Comunidade Pág. 04 água viva. Pela esmola e caridade a gente cria pontes para ir ao YOUCAT Pág. 05 encontro dos outros. Tornar-se próximo do outro e de modo especial Mãe Peregrina / Catequese Pág. 06 dos que necessitam de nós. Valorizar o dom da amizade e do Festa do Divino 2012 Pág. 06 Festas de Agosto 2012 Pág. 07 serviço para o crescimento do irmão. Pela oração sincera, R.C.C. - São Roque Pág. 07 estar diante do Pai como filho arrependido e que decidiu Álbum dos Ex-Festeiros (49) Pág. 08 voltar para casa! Bom proveito!


mar / abr

Página 2

RENOVAÇÃO DO CONSELHO DE PASTORAL PAROQUIAL “Ide vós também para a minha vinha” (Mt 20,7). Iluminada por este versículo do grande evangelista São Mateus, a Paróquia São Roque, sob a coordenação do Pároco Pe. Daniel Balzan, com a colaboração dos membros do Conselho de Pastoral, deu início em janeiro de 2012 ao Processo de Renovação do Conselho de Pastoral Paroquial - CPP.

O Código de Direito Canônico e as Diretrizes Diocesanas estabelecem que, em cada Paróquia, deve ser constituído um Conselho de Pastoral, o qual deve ser eleito em Assembleia Paroquial, com um mandato diocesano de 04 anos. Sendo assim, no dia 09 de janeiro, a Paróquia São Roque realizou a 1ª Assembleia Paroquial, na qual foram explicados detalhes quanto à estruturação da Paróquia, finalidade do CPP e como seria o processo de escolha dos membros do novo Conselho de Pastoral. Para esta reunião foram convocados todos os ministros, todos os coordenadores de cada pastoral, movimento, associação, grupo e as lideranças que atuam na Paróquia. Como tarefa de casa, estes coordenadores voltaram às suas bases e indicaram dois nomes de qualidade como possíveis candidatos para o novo CPP. Com estas indicações em mãos, o atual CPP fez uma triagem, elaborou uma lista de 18 nomes e os dividiu nos seis setores que compõem o Conselho de Pastoral: Ministérios, Catequese, Movimentos, Pastorais, Comunicação e Obras Sociais. Desta forma, no dia 30 de janeiro, segunda-feira, às 19h30, no Salão do Colégio São José, em um ambiente alegre e dinâmico, com um clima de unidade paroquial, realizou-se a 2ª Assembleia Paroquial para a Eleição do Conselho de Pastoral Paroquial 2012-2015. Este processo foi

VIDA CRISTÃ Há quarenta e oito anos, a Igreja, sob os auspícios da C.N.B.B. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - deu início a Campanha da Fraternidade procurando irradiar entusiasmo em todos que querem colaborar para melhorar nosso país. Ao longo destes anos o mundo deu muitas voltas, caíram barreiras, referências e até “muros”. Houve muitas mudanças, nosso país progrediu e cresceu a ponto de hoje ser considerado a oitava economia mundial. Porém é preciso constatar que com todo esse crescimento a miséria não foi eliminada. Existem milhões de pessoas vivendo, se é possível, abaixo da linha da pobreza. A Igreja Católica trabalhou e trabalha para combater esse estado de coisas com o trabalho efetuado por todos e principalmente pelos senhores Bispos que para melhor participarem, desde o ano de 1964 com as Campanhas da Fraternidade, percorreram e percorrem etapas importantes da vida cristã e também etapas importantes da vida nacional, é só atentarmos para alguns slogans das Campanhas da Fraternidade, a começar da primeira: Lembre-se você também é Igreja. 1965: Faça de sua paróquia uma comunidade de fé, culto e amor. 1970: Ser cristão é participar. 1972: Descubra a felicidade de servir. Enfim todas as Campanhas da Fraternidade sempre visaram e visam uma verdadeira evangelização marcada por atos e atitudes correspondentes. Haja vista a C. F. do ano passado: Fraternidade e a Vida no Planeta que deve ser lembrada e praticada por todos, mas também por ela ter suscitado algumas perguntas do Padre Daniel Balzan no Igreja Viva e Peregrina de janeiro/fevereiro 2011: “O que a questão do Planeta Terra tem a ver com a religião?” e “O que a fé, em Jesus Ressuscitado, tem a ver com a Vida no Planeta?”. Perguntas que o próprio Padre Daniel, deu a resposta: “A Igreja

muito bem conduzido pelos membros do Conselho de Assuntos Econômicos da Paróquia. Terminada a votação e apuração, foram anunciados os nomes dos paroquianos que irão compor o Conselho de Pastoral 2012-2015: - Setor 01 - Ministérios: Domingos Rodrigues Trindade - Setor 02 - Catequese: Maria Morales da Rosa - Setor 03 - Movimentos: Elaine Cristina da Silva Gonçalves Mota - Setor 04 - Pastorais: Clemira das Dores dos Santos Marques - Setor 05 - Comunicação: Thaíza Thiemi da Luz Diez Vecino Kono - Setor 06 - Obras Sociais: Teresa Aparecida Dias Fernandes Hilário Após o anúncio, o Pe. Daniel agradeceu os atuais membros do Conselho pelo trabalho desenvolvido ao longo destes últimos quatro anos e deu posse aos novos membros, agradecendo o “sim” e desejandolhes muita luz. Juntamente com o Vigário Paroquial Pe. Emilson, ministrou a santa bênção a todos os presentes. Em seguida, foi servido um delicioso lanche, onde todos puderam se confraternizar.

A fim de garantir a continuidade dos trabalhos que a nossa Paróquia vem desenvolvendo, a transição do Conselho de Pastoral dar-se-á de forma gradativa. Nos próximos três meses, os novos conselheiros participarão das reuniões do atual Conselho de Pastoral e, no dia 11 de março, receberão o mandato em uma Santa Missa de Envio. Rogamos a intercessão dos nossos padroeiros São Roque e Nossa Senhora da Assunção junto a Deus Pai, para que possamos sempre trabalhar com zelo e presteza na Vinha do Senhor!!! Véra Lucia Kono - Setor 5 Comunicação

Católica quer contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade. Mostrando, todas elas, a beleza da solidariedade humana indicando caminhos concretos de amor ao próximo.” Lembra ainda Padre Daniel, no mencionado artigo, que “As Campanhas têm como objetivo a fraternidade e que a fraternidade é o sinal que pertencemos ao grupo de Jesus, que disse: ‘Nisso conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.’ (Jo 13,35).” Todas as Campanhas da Fraternidade, nos conclamam a lutar por um mundo melhor, mais humano. A deste ano: Fraternidade e Saúde Pública, precipuamente visando o trabalho a favor da promoção humana e à saúde, denuncia as deficiências de nossos hospitais públicos que, com poucas e dignificantes exceções, deixam muito a desejar e sempre superlotados deixam de cuidar dos que deles dependem exclusivamente. Esta situação precisa ter um fim. Todos que se sentem incomodados por essas injustiças cometidas contra os mais pobres, devem perguntar: o que eu posso fazer para ajudar? Os caminhos e disposição dependem de cada um. Em última instância até doar sangue é uma alternativa. Todos podemos em nossas orações pedir a Deus iluminar nossos governantes, aqueles que ocupam os cargos pelos nossos votos, - votos pedidos por eles - para realmente ajudarem nosso Brasil, cuidando das leis e zelando para que as verbas dos ministérios sejam aplicadas corretamente e nunca desviadas, como infelizmente é comum acontecer. Dentro do possível, vamos contribuir para por em prática o pedido que fazemos ao nosso Padroeiro, nas novenas em preparação às Festas de Agosto: “Queremos ajudar os pobres e os doentes” empregando todos os instrumentos e subsídios na luta para que um dia todos possam se alimentar, trabalhar e obter uma renda digna, ter escola, saneamento básico, educação, acesso à cultura. Pedindo ao Pai que dê pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão. Colaboração: Synesio de Paula Santos


mar / abr

Página 3

AVALIAÇÃO BÍBLICA - Quaresma Teste o seu conhecimento sobre a Quaresma. Há um total de 12 perguntas de múltipla escolha. As respostas podem ser encontradas no final do teste. Bom Proveito! (Pe. Daniel Balzan - Pároco) 1. Quaresma é um tempo religioso de preparação c) Semana Santa; d) Ramos; d) Cinco: Tempo do Advento, Tempo do para a maior festa da Liturgia cristã. Natal, Tempo Comum, Tempo da e) Adoração da Cruz. Quaresma e Tempo da Páscoa. a) Natal; b) Páscoa; c) Pentecostes; 7. Qual das seguintes Denominações Religiosas e) Seis: Tempo do Advento, Tempo do Natal, d) Todos Santos; e) Nenhum desses. não observa a Quaresma? Tempo da Quaresma, Tríduo Pascal, Tempo a) Católicos Romanos; b) Anglicanos; 2. O tempo santo da Quaresma perdura quantos da Páscoa e Tempo Comum; dias? c) Luteranos; d) Metodistas; 11. O Jejum é uma das práticas religiosas a) 10; b) 15; c) 20; d) 30; e) 40. e) Testemunhas de Jeová. sugeridas pela Igreja na Quaresma. Como se 3. Como os cristãos devem praticar a Quaresma? 8. Como é chamado o 1º dia da Quaresma? pratica o dia de Jejum na Tradição Católica? a) Fazer Jejum; b) Fazer Penitência; a) Domingo de Ramos; a) Uma refeição completa apenas e nada mais; c) Praticar a Caridade; d) Intensificar a b) Quarta-feira de Cinzas; b) Uma refeição completa e e) Todos estes. Oração c) Sexta-feira da Paixão; algum alimento outras d) Morte de Jesus na Cruz; duas vezes no dia; 4. Qual destas observâncias não faz parte da e) Missa do Galo. c) Duas refeições completas; Quaresma? d) Uma refeição leve apenas; a) Quarta de cinzas; b)Domingo de Ramos; 9. Não se canta a “Aleluia” no tempo da e) Jejum absoluto o dia todo. c) Finados; d) Quinta-feira Santa. Quaresma. e) Sexta-feira Santa a) Verdadeiro; b) Falso. 12. A Quaresma deve ser vivida de modo consciente em 5. Qual a cor tradicional da Quaresma amplamente 10. Quantos e quais os Tempos do Ano Litúrgico comemoração ao último utilizada nas Celebrações Litúrgicas? Católico Romano? sacrifício de Jesus. a) Verde; b) Branco; c) Vermelho; a) Um: Um Ano dividido em doze meses; a) Verdadeiro; b) Falso. d) Roxo; e)Preto. b) Dois: Tempo do Advento e tempo da Quaresma; 6. Como é chamada a última semana da c) Quatro: Tempo do Advento, Tempo da Quaresma? Quaresma, Tempo do Natal e o da Páscoa; a) Tríduo Pascal; b) Vigília Pascal;

Classificação: Mais de 10 corretas - Expert; De 8 a 10 corretas - Intermediário; Menos que 8 corretas - Principiante.

Respostas da Avaliação Bíblica: 1-b, 2-e, 3-e, 4-c, 5-d, 6-c, 7-e, 8-b, 9-a, 10-e,11-b, 12-a

Nota de Falecimento Comunicamos, com grande pesar, que no dia 13 de janeiro deste ano, na Ilha de Malta, às 07h43, no Hospital Mater Dei, aos 74 anos, faleceu o sr. Joseph Balzan, irmão do nosso pároco Padre Daniel Balzan. Nós, da Paróquia São Roque, queremos nos unir em oração, pedindo que Deus conforte o nosso pároco e seus familiares! Joseph era o primeiro de nove irmãos, quatro dos quais já faleceram. Casado com Beatriz. Ambos eram muito devotos de Nossa Senhora. Dá-lhes, Senhor, o descanso eterno! “O Senhor é o meu pastor. Nada me falta. Em verdes pastagens me faz repousar; para fontes tranquilas me conduz, e restaura minhas forças. Ele me guia por bons caminhos, por causa do seu nome.” (Salmo 23, 1-3)

AGENDA PAROQUIAL Março 04 mar 07 mar 10 mar 11 mar 12 mar 13 mar 13 mar 13 mar 14 mar 15 mar 16 mar 17 mar 17 mar 18 mar 18 mar 18 mar 20 mar 21 mar 21 mar 22 mar 23 mar 24 mar 24 mar 25 mar 26 mar

Guaçú II São Benedito Santa Quitéria Nossa Senhora das Graças Santa Casa Santo Antônio Guaçú I Cambará São Benedito Junqueira Matriz - Novena de São Roque Restinga Verde * Vila Nova São Roque Matriz - Mãe Peregrina * Guaçú I Matriz - Novena do Divino Vila Aguiar * São Benedito * Goianã * Santa Quitéria * Mutirão de Confissões Cambará * Taboão * Nossa Senhora das Graças * Guaçú I *

10h30 18h00 19h00 17h00 18h00 19h30 19h30 19h30 18h00 19h30 19h00 16h00 19h30 07h30 09h00 19h00 19h30 18h00 19h30 19h00 18h30 18h00 19h30 17h00 19h30

27 mar 28 mar 28 mar 30 mar 31 mar

Vila Mike * Saboó * Junqueira Matriz - Santa Teresinha Vila Nova São Roque

19h30 19h30 19h30 19h00 19h30

Abril 01 abr 01 abr 02 abr 02 abr 03 abr 04 abr 04 abr 04 abr 05 abr 05 abr 06 abr 06 abr 07 abr 07 abr 08 abr 08 abr 09 abr 10 abr

Domingo de Ramos - Procissão 08h30 Guaçú II 10h30 Procissão do Encontro 19h00 Matriz 19h30 Matriz - Ofício das Trevas 19h00 Matriz - Missa Penitencial 06h00 São Benedito 19h00 Osasco - Bênção dos Santos Óleos 20h00 Nossa Senhora das Graças 19h30 Matriz - Lava-Pés 20h00 Matriz - Paixão de Cristo 15h00 Procissão Nosso Senhor Morto 19h00 Vila Nova São Roque 19h30 Matriz - Vigília Pascal 20h00 Nossa Senhora das Graças 17h00 Matriz - Páscoa do Senhor 19h00 Santa Casa 18h00 Santo Antônio ** 19h30

11 abr 11 abr 12 abr 13 abr 13 abr 14 abr 15 abr 15 abr 16 abr 17 abr 18 abr 18 abr 19 abr 21 abr 21 abr 22 abr 22 abr 23 abr 24 abr 25 abr 25 abr 28 abr 28 abr 30 abr

São Benedito Nossa Senhora das Graças ** Guaçú I ** Guaçú I Cambará ** Santa Quitéria ** Guaçú I Matriz - Novena do Divino ** Matriz - Novena de São Roque Vila Aguiar São Benedito - Mãe Peregrina Goianã ** Junqueira Restinga Verde Vila Nova São Roque Nossa Senhora das Graças Santa Quitéria Taboão ** Vila Mike ** São Benedito Saboó ** Cambará Junqueira ** Matriz - Santa Teresinha * Peregrinação da Mãe Rainha ** Peregrinação do Divino

18h00 19h30 19h30 19h30 19h30 19h00 09h00 19h00 19h00 19h30 19h00 19h30 19h30 16h00 19h30 17h00 19h00 19h30 19h30 18h00 19h30 18h00 19h30 19h00


mar / abr

Página 4

Atividades Permanentes

F

Funcionamento da Igreja * 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira: 06h30 às 18h30 * 4ª feira: 06h30 às 17h30 * Sábado e Domingo: 06h30 às 20h30

F

Secretaria Paroquial 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira: 09h00 às 12h00 14h00 às 17h00 Sábado: 09h00 às 12h00 Telefone: 4712-2377

F

Missas Semanais 3ª, 5ª e 6ª feira: 18h00 Sábado:19h00 Domingo: 07h30, 09h00 e 19h00

F

F F F F F F

F F

PASTORAL DA JUVENTUDE Ser Coordenador da Pastoral da Juventude! Muita responsabilidade! Ser coordenador da Pastoral da Juventude exige muita responsabilidade, perseverança, disponibilidade, vontade de fazer acontecer e acima de tudo, amor à nossa Igreja e a Jesus! A tarefa não é nada fácil, é muito trabalhosa, mas como sempre dizemos nos fins de cada encontro: vale à pena! E realmente vale! A comunhão com amigos e com o maior deles, Jesus, é o que nos move nessa missão de evangelizar a juventude. Juventude que é o futuro de nossa igreja. Alguns podem até pensar que nós jovens somos meio doidos e que não temos responsabilidade para assumir cargos dentro da Igreja! Engano desses. Porém, não cabe a mim discutir se somos competentes no que fazemos ou não, mas, o certo é que tudo o que nos propomos a fazer, é por Jesus! É nosso motivo principal! Afinal, “tudo o que é feito com amor, nunca fica perdido”. A nós, cabe levar o que um dia nos ensinaram e mostrar para essa nova geração, que “ser PJ”, ser amigo de Jesus, ser um jovem evangelizado e evangelizador, é definitivamente muito gratificante! Ranielli B. Christanelli - Coordenador da PJ

“Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 Jo 4,8)

Neste ano de 2012, a Pastoral da Juventude conhece antes mesmo de nossa concepção. traz como tema para a reflexão o Amor de “Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu Missas Mensais Deus, o Ágape, amor incondicional e sem o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o Sagr. Coração de Jesus: 1ª sexta-feira às 19h00 limites, pois Deus é “rico em amor e consagrei, para fazer de você profeta das fidelidade” (Ex 34,6). nações” (Je 1,5). Past. da Juventude: 1º Domingo às 19h00 Assim, podemos ver no logo o coração, À esquerda, encontramos o PJ, que E.C.C.: 2º Domingo às 19h00 símbolo do amor como o destaque, porém ele simboliza a juventude que está presente em Enfermos: 2ª segunda-feira às 18h00 não está vazio, ao centro (Santa Casa) percebemos a cruz de Cristo, lembrando que Mãe Peregrina: Dia 18 às 19h00 precisamos abrir nosso Santa Teresinha: Dia 30 às 19h00 coração a Cristo para Novenas Mensais que nosso amor seja verdadeiro com nosso São Roque: Dia 16 às 19h00 próximo e não fique Div. Espírito Santo: 3º Domingo às 19h00 apenas nas palavras, Culto da Palavra que possamos amar verdadeiramente nosso 2ª a 6ª feira: 07h00 Jovens com o Logotipo da PJ irmão e coloquemos Confissões e Aconselhamento em pratica o “Amai-vos 3ª e 5ª feira: 09h00 às 11h00 e uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12), cada um de nós dentro de nossos corações, 14h00 às 16h30 independente de nossas idades devemos manter em nosso cotidiano. nossa fé jovem, renovada e forte, para que À direita, na parte superior, encontramos Casamentos assim continuemos mantendo nossos olhos em uma pomba simbolizando o Divino Espírito Sábado: 11h00, 14h00, 15h00, Santo, aquele que nos ilumina e santifica, nos Deus “porque fomos lavados por sua 16h00 e 17h00 conduz ao caminho do bem e da justiça, que só misericórdia através do poder regenerador e Batizados pode ser praticado plenamente através do amor renovador do Espírito Santo” (Tt 3,5). Por fim, a estrela que é o símbolo do verdadeiro. “Deus derramou abundantemente 5º Domingo após a Missa das 09h00 o Espírito sobre nós por meio de Jesus Cristo nascimento, principalmente do nascimento de Reuniões um amor renovado a cada dia que não nosso Salvador” (Tt 3,6). * Ministro: Na parte inferior, encontramos a mão de enfraquece e permanece firme junto da cruz, 1ª terça-feira às 19h30 Deus que nos sustenta e nos auxilia em nossas relembrando a maior prova de amor que já dificuldades, não nos deixando nunca, estando existiu que foi o sacrifício de Cristo por nós. * Conselho de Pastoral: Lucas Soares Cobello - Coordenador da PJ presente em todos os momentos, aquele que nos 1ª quinta-feira às 19h30 * Conselho de Assuntos Econômicos: Atividades para o bimestre março-abril 2ª quinta-feira às 20h00 ü 04 de março: Missa dos Jovens, às 19h00 ü 01 de abril: Missa dos Jovens, às 19h00 * Pastoral da Saúde: ü 18 de março: Reencontro, às 15h00 ü 06 de abril: Hora Santa, às 11h00 3ª terça-feira às 15h00 Jovens, somos chamados a participar de toda Programação da Semana Santa! Legião de Maria Contamos com a sua presença e participação!!! 5ª e 6ª feira: 15h00 Renovação Carismática 3ª feira: 19h30

F

Hora Santa 1ª sexta-feira: 09h00 e 15h00

F

Novena Perpétuo Socorro 4ª feira: 15h00

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (Cambará)

“Jesus nos confiou a missão de evangelizar, isso significa transmitir o amor ensinado por Ele a todas as pessoas para que tenham a oportunidade de conhecê-lo, amá-lo e segui-lo.” Com esse pensamento, iniciamos nossa catequese no dia 03 de março, com o “Encontro da Família”, contando a presença dos pais e catequizandos de nossa comunidade.

Convite: Com a missão de continuar a evangelização dos jovens de nossa Paróquia, estamos iniciando a catequese “Pós-Crisma”. Convidamos todos os jovens crismados para essa caminhada com Jesus. Inscrições com Lucas ou com os catequistas aos sábados, após a Liturgia da Palavra, às 18h00. Fernando e Regina - Coord. da Catequese do Cambará


Página 5

mar / abr

JOVEM: VOCÊ CONHECE O CATECISMO QUE O PAPA FEZ PRA VOCÊ? Reproduzimos aqui as próprias palavras do Papa Bento XVI aos nossos jovens: “Queridos jovens amigos! Hoje aconselho-vos a leitura de um livro extraordinário. É extraordinário pelo seu conteúdo mas também pelo modo em que se formou, que desejo explicar-vos brevemente, para que se possa compreender a sua particularidade. Youcat teve origem, por assim dizer, de outra obra que remonta aos anos 80. Era um período difícil para a Igreja e para a sociedade mundial, durante o qual surgiu a necessidade de novas orientações para encontrar o caminho rumo ao futuro. Após o Concílio Vaticano II (1962-1965) e no mudado clima cultural, muitas pessoas já não sabiam correctamente no que os cristãos deveriam acreditar exactamente, o que a Igreja ensinava, se ela podia ensinar algo tout court e como tudo isto podia adaptar-se ao novo clima cultural. O Cristianismo como tal não está superado? Pode-se ainda hoje racionalmente ser crente? Estas são as questões que muitos cristãos se formulam até nos nossos dias. O Papa João Paulo II optou então por uma decisão audaz: deliberou que os bispos do mundo inteiro escrevessem um livro com o qual responder a estas perguntas. Ele confiou-me a tarefa de coordenar o trabalho dos bispos e de vigiar a fim de que das suas contribuições nascesse um livro - quero dizer, um livro verdadeiro e não uma simples justaposição de uma multiplicidade de textos. Este livro devia ter o título tradicional de Catecismo da Igreja Católica e todavia ser algo absolutamente estimulante e novo; devia mostrar no que a Igreja Católica crê hoje e de

que não só os continentes e as culturas das suas populações são diferentes, mas também no âmbito de cada sociedade existem diversos “continentes”: o trabalhador tem uma mentalidade diferente do camponês; um físico de um filólogo; um empresário de um jornalista, um jovem de um idoso. Por este motivo, na linguagem e no pensamento, tivemos que nos colocar acima de todas estas diferenças e, por assim dizer, buscar um espaço comum entre os diferentes universos mentais; com isto tornamo-nos cada vez mais conscientes do modo como o texto exigia algumas “traduções” nos diversos mundos, para poder alcançar as pessoas com as suas mentalidades diferentes e várias problemáticas. Desde então, nas jornadas mundiais da juventude (Roma, Toronto, Colónia, Sydney) reuniram-se jovens de todo o mundo que querem acreditar, que estão em busca de Deus, que amam Cristo e desejam caminhos comuns. Neste contexto perguntamo-nos se não deveríamos traduzir o Catecismo da Igreja Católica na língua dos jovens e fazer penetrar as suas palavras no seu mundo. Naturalmente, também entre os jovens de hoje existem muitas diferenças; assim, sob a comprovada guia do arcebispo de Viena, Christoph Schönborn, formou-se um Youcat para os jovens. Espero que muitos se deixem cativar por este livro. Algumas pessoas dizem-me que o catecismo não interessa à juventude moderna; mas não acredito nesta afirmação e estou certo de que tenho razão. A juventude não é tão superficial como é acusada de o ser; os jovens querem saber deveras no que consiste a vida. Um romance policial é empolgante porque nos envolve no destino de outras pessoas, mas que poderia ser também o nosso; este livro é cativante porque nos fala do nosso próprio destino e portanto refere-se de perto a cada um de nós. Por isso, exorto-vos: estudai o catecismo! Estes são os meus votos de coração. Este subsídio ao catecismo não vos adula; não oferece fáceis soluções; exige uma nova vida da vossa parte; apresenta-vos a mensagem do Evangelho como a “pérola de grande valor” (Mt 13, 45) pela qual é preciso dar tudo. Portanto, peço-vos: estudai o catecismo com paixão e perseverança! Sacrificai o vosso tempo por ele! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o em dois, se sois amigos, formai grupos e redes de estudo, trocai ideias na internet. Permanecei de qualquer modo em diálogo sobre a vossa fé!

Deveis conhecer aquilo em que credes; deveis conhecer a vossa fé com a mesma exactidão com a qual um perito de informática conhece o sistema operativo de um computador; deveis conhecê-la como um músico conhece a sua peça; sim, deveis ser muito mais profundamente radicados na fé do que a geração dos vossos pais, para poder resistir com força e decisão aos desafios e às tentações deste tempo. Tendes Como podiam homens que vivem em continentes diversos, e não só necessidade da ajuda divina, se a vossa fé não quiser esgotar-se como sob o ponto de vista geográfico, mas inclusive intelectual e cultural, uma gota de orvalho ao sol, se não quiserdes ceder às tentações do produzir um texto dotado de uma unidade interna e compreensível em consumismo, se não quiserdes que o vosso amor afogue na pornografia, todos os continentes? se não quiserdes trair os débeis e as vítimas de abusos e violência. A isto acrescentava-se o facto de que os bispos deviam escrever não Se vos dedicardes com paixão ao estudo do catecismo, gostaria de simplesmente como autores individuais, mas em representação dos seus vos dar ainda um último conselho: sabei todos de que modo a irmãos e das suas Igrejas locais. Devo confessar que até hoje me parece comunidade dos fiéis recentemente foi ferida por ataques do mal, pela um milagre o facto de que este projecto no final se realizou. penetração do pecado no seu interior, aliás, no coração da Igreja. Não Encontramo-nos três ou quatro vezes por ano por uma semana e tomeis isto como pretexto para fugir da presença de Deus; vós próprios debatemos apaixonadamente sobre cada parte do texto, na medida em sois o corpo de Cristo, a Igreja! Levai o fogo intacto do vosso amor a que se desenvolvia. esta Igreja todas as vezes que os homens obscurecerem o seu rosto. Como primeira atitude definimos a estrutura do livro: devia ser “Sede diligentes, sem fraqueza, fervorosos de espírito, dedicados ao simples, para que cada grupo de autores pudesse receber uma tarefa serviço do Senhor” (Rm 12, 11). clara e não forçar as suas afirmações num sistema complicado. É a Quando Israel se encontrava no ponto mais obscuro da sua história, mesma estrutura deste livro; ela é tirada simplesmente de uma Deus chamou em seu socorro não os grandes e as pessoas estimadas, experiência catequética de um século: o que cremos / de que modo mas um jovem de nome Jeremias; ele sentiu-se chamado a uma missão celebramos os mistérios cristãos / de que maneira temos a vida em demasiado grande: “Ah! Senhor Javé, não sou um orador, porque sou Cristo / de que forma devemos rezar. Não quero explicar aqui o modo ainda muito novo!” (Jr 1, 6). Mas Deus replicou: “Não digas: sou ainda como debatemos sobre a grande quantidade de questões, até chegar a muito novo - porquanto irás aonde Eu te enviar, e dirás o que Eu te compor um livro verdadeiro. Numa obra deste gênero são muitos os mandar” (Jr 1, 7). pontos discutíveis: tudo o que os homens fazem é insuficiente e pode ser melhorado, e não obstante, trata-se de um grande livro, um sinal de Abençoo-vos e rezo cada dia por todos vós.” Bento PP. XVI unidade na diversidade. A partir das muitas vozes pôde-se formar um Pais, padrinhos de crisma, amigos, namorados: presenteiem aos coro porque tínhamos a comum partitura da fé, que a Igreja nos seus! Não existe melhor presente a quem se ama do que a doutrina que transmitiu desde os apóstolos, através dos séculos até hoje. nos leva ao céu! Por que tudo isto? Desde a redação do CIC, tivemos que constatar Pe. Emilson Aparecido Ferreira - Vigário Paroquial que maneira se pode acreditar de modo racional. Assustei-me com esta tarefa e devo confessar que duvidei que algo semelhante pudesse ter bom êxito. Como podia acontecer que autores espalhados pelo mundo pudessem produzir um livro legível?


mar / abr

Página 6

MÃE PEREGRINA Visita da Mãe Peregrina Diocesana Neste Tempo de Quaresma, a Mãe de Jesus vem nos visitar novamente e nos convida a contemplar a Cruz de seu Filho como a maior expressão de amor de Deus por nós. Ela vem nos ajudar a abraçar nossa cruz e dar-nos ânimo para que busquemos a Fidelidade do Evangelho, e para que o Espírito Santo dê Luz e Força às comunidades cristãs para chegarmos à Glória de seu Filho Jesus. A Visita da Mãe Peregrina Diocesana aqui na nossa Paróquia será realizada de 17 a 28 de março, conforme a programação abaixo. Participem conosco! Que Deus abençoe a todos! Dia 17 18 19 20 21 21 22 23 24 24 24 25 25 26 27 28

Comunidade Restinga Verde Igreja Matriz São Roque Junqueira (RCC) Vila Aguiar São Benedito Goianã Santa Quitéria Mosteiro Cristo Rei São Pedro e Irmãs Missionárias Cambará e Santo Antônio Taboão Vila Nova São Roque Nossa Senhora das Graças Guaçú I e Guaçú II Vila Mike Saboó

Horário 16h00 07h30 19h00 19h30 18h00 19h30 19h00 07h00 16h00 18h00 19h30 07h30 17h00 19h30 19h30 19h30

FESTA DO DIVINO 2012 Jantar dos Ex-Festeiros do Divino Foi com muita honra que recebemos os festeiros que nos antecederam no tradicional: Jantar de Confraternização. Obrigado a Deus por nos dar a oportunidade de participar deste momento. Obrigado aos estimados ex-festeiros do Divino por terem enriquecido esta noite de confraternização com

(Parte da venda das passagens será destinada à Festa do Divino Espírito Santo 2012)

Calendário da Peregrinação 2012

CATEQUESE Congresso Catequético 2012

Rodrigo José Rosa - Setor 2 Catequese

Dia: 17 de março de 2012 (sábado) Saída: 05h00 Retorno previsto: 14h00 Local da Saída: Largo dos Mendes (Centro) Valor da Passagem: R$ 45,00

a felicidade de vossas presenças. Obrigado às Contatos: equipes que colaboraram para a realização do F Amauri e Tânia Telefones: (11) 4712-7879 / 7581-9880 mesmo. Saibam que seremos eternamente E-mail: amaurigvieira@ig.com.br gratos pela valiosa colaboração. “Tudo que é bom dura o tempo suficiente F Augusta (Translal) para se tornar inesquecível em nossas mentes e Telefones: (11) 4712-6453 / 9673-4077 no nosso coração.” E-mail: translal@hotmail.com

Sebastião e Elaine Mota Coordenadores do Mov. Mãe Peregrina - Cidade

No domingo, dia 26 de fevereiro, foi realizada mais uma edição do Congresso Regional de Catequese da Região Pastoral São Roque no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Ibiúna. Para esse ano, a coordenação achou interessante iniciar, neste Congresso, a E.C.O. (Escola Catequética de Osasco), a fim de mobilizar os catequistas para uma participação significativa tanto nos Núcleos São Roque como também em Ibiúna. O dia começou com a Santa Missa presidida pelo pároco Pe. Antônio Machado Ferreira, que fez uma acolhida especial aos participantes, mostrando a necessidade da participação nesses encontros. A assessoria ficou a cargo da Irmã Vanessa Kely de Oliveira Alves, mjs, que abordou sobre todos os temas que serão desenvolvidos na E.C.O.. A Paróquia São Roque também se fez presente neste encontro, onde todos os seus catequistas se abasteceram das informações catequéticas e se confraternizaram com os irmãos catequistas das Paróquias vizinhas. A coordenação de catequese desta Paróquia agradece o empenho dos coordenadores e a participação dos catequistas neste Congresso. Vale lembrar que a E.C.O. acontece todo o segundo sábado do mês, das 14h00 às 17h00, na Comunidade São Judas Tadeu, no Junqueira, durante os meses de março a outubro.

Peregrinação para Aparecida do Norte

Devotos do Divino, com vocês, juntos nos preparamos para a Páscoa de Jesus Cristo. O Tempo da Quaresma é o caminho para a festa, preparada no coração, através da oração, do jejum e da caridade. É também o tempo de conversão e entrega na prática e na solidariedade de Jesus. É um tempo de profunda expectativa e inteligente concentração para vivermos as alegrias da Ressurreição do Senhor. Peçamos: Alarga, Senhor, o nosso coração e olhar, muitas vezes tomados pela incredulidade, pela incapacidade de ir além, e dá-nos a coragem para mudarmos interiormente.

Convite - Novena Mensal Convidamos a todos para estarem conosco na 8ª e 9ª Missa da Novena Mensal em louvor ao Divino Espírito Santo, sempre aos domingos, na Igreja Matriz São Roque, às 19h00. Dia 18 de março - Convidados: Cavaleiros de São Jorge, Paróquia São João Batista (São João Novo) e suas Comunidades. Dia 15 de abril - Convidados: Matriz (São Roque e N. Sra. Assunção), Centro (São Benedito) e Encontro de Casais com Cristo (São José) “É por graça que vós sois salvos” (Ef 2,5)

Data 10.04 11.04 12.04 13.04 14.04 15.04 17.04 18.04 19.04 20.04 21.04 22.04 23.04 24.04 25.04 26.04 27.04 28.04 29.04 30.04 01.05 02.05 03.05 04.05 05.05 06.05 07.05 08.05 09.05 10.05 11.05 12.05 13.05 14.05 15.05

Dia Horário 3ª feira 19h30 4ª feira 19h30 5ª feira 19h30 6ª feira 19h30 Sábado 19h00 Domingo 19h00 3ª feira 19h30 4ª feira 19h30 5ª feira 19h30 6ª feira 19h30 Sábado 19h00 Domingo 16h00 2ª feira 19h30 3ª feira 19h30 4ª feira 19h30 5ª feira 19h30 6ª feira 19h30 Sábado 19h30 Domingo 18h30 2ª feira 19h30 3ª feira 09h00 4ª feira 19h00 5ª feira 19h30 6ª feira 19h30 Sábado 19h30 Domingo 16h00 2ª feira 19h30 3ª feira 19h30 4ª feira 19h30 5ª feira 19h30 6ª feira 19h30 Sábado 16h00 Domingo 17h00 2ª feira 19h30 3ª feira 19h30

Comunidade Santo Antônio N. Sra. das Graças Guaçú I Cambará Santa Quitéria Matriz - Centro Vila Aguiar Goianã Gabriel Piza Remédios Jardim Villaça Ponte Lavrada Taboão Vila Mike Saboó Taipas de Pedra Maylasky Junqueira Centro Teresiano Araçariguama Pirapora São Benedito Sorocamirim Santa Cruz Vila Nova S. Roque Guaçú II Rosário Santa Teresinha São João Novo Canguera Pavão Restinga Verde Radar Mosteiro Cristo Rei Lar Div. Providência

“Sereis minhas testemunhas” (At 1,8)

Amauri Gabriel Vieira e Tânia Cristina Antunes Vieira - Festeiros do Divino Espírito Santo 2012


mar / abr

Página 7

FESTAS DE AGOSTO 2012

R.C.C. - SÃO ROQUE

Páscoa, o centro da fé cristã!

Santidade e alegria: um encontro de Carnaval com muitos frutos!

A celebração primeira e fundamental dos cristãos é a Páscoa, ela é o centro da fé cristã. Doutrinas e normas somente se entendem a partir da novidade da Páscoa de Jesus. A sua morte na cruz e a sua ressurreição foram o primeiro anúncio dos apóstolos após a chegada do Espírito Santo, no dia de Pentecostes. É justamente para nos ajudar sempre a entender e a acreditar de maneira nova e melhor na Páscoa de Jesus, com mais entusiasmo e alegria, que a Igreja nos convida a viver intensamente o tempo da Quaresma. Quarenta dias para “refazer” um caminho. Começamos a Quaresma com o sinal das cinzas em nossas cabeças. As cinzas nos lembram a precariedade da vida. Não somos tão poderosos como pensamos ser, e menos ainda, imortais. Nossa igreja nos propôs, por meio do evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três “obras” quaresmais: a esmola, o jejum e a oração. Não somente durante a quaresma, mas em todos os dias de nossas vidas, os cristãos devem buscar o reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Tudo isso feito sem alarde para ser algo de gratuito; feito para agradar a Deus e não aos homens. Se chamarmos atenção, diz o evangelho, “já recebemos a nossa recompensa”: os aplausos e as manchetes dos homens! A esmola nos obriga a avaliar os nossos relacionamentos com os outros, devendo ser entendida como uma verdadeira generosidade, uma atenção aos irmãos pobres e sofredores. O jejum diz a respeito de nós, da honestidade com a nossa pessoa. É renúncia mesmo; é escolha do que consideramos mais importante na nossa vida deixando de lado o que nos prende e condiciona, sufocando a nossa liberdade de fazer o bem. Por fim, a oração. Ela diz respeito sobre o nosso relacionamento com Deus. Afinal quem é Ele para nós? O que representa na nossa vida? A oração nos pede mais que palavras, mais que louvores cantados ou gritados, nos pede o silêncio da interiorização, o silêncio do quarto - também da igreja e da liturgia - onde nos colocamos com a nossa pobreza na frente daquele que é o Senhor da vida, porque, com a sua Páscoa venceu, uma vez por todas, a morte. A Quaresma é caminho bom e importante, mas caminho para se chegar à Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo e à participação na sua vida. É como condição fundamental para ser discípulo do Senhor. O percurso da quaresma é acompanhado pela realização da campanha da fraternidade - a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. A campanha da fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais. Neste ano de 2012 a Campanha da Fraternidade destaca a saúde e suas variantes. Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “ Que a saúde se difunda sobre a terra”, a Campanha da Fraternidade 2012 reflete o cenário da saúde no Brasil, conscientizando o Governo da precarização de condições dos hospitais e mobilizando a sociedade civil para reivindicar melhorias. A partir de agora, vamos todos juntos, refletir e viver verdadeiramente a nossa fé cristã!

A expectativa era grande. Afinal, foi um fim de semana junto de antigos e novos amigos. Música animada, muita dança, alegria contagiante. Sim, foi Carnaval! Mas um Carnaval diferente: cheio da presença de Deus, com diversão sadia.

Essa é, de fato, uma alegria que não acaba na quarta-feira de cinzas. Foi o Encontro de Carnaval da Renovação Carismática Católica, tradicionais espaços de celebração do Movimento e que acontecem em grande parte do Brasil. Os encontros de carnaval são também grandes portas de entrada para o Movimento, mas em especial para a Igreja. Organizado pelos Grupos de Oração de nossa cidade, o Encontro foi realizado na Capela do Colégio São José e contou com a presença de cerca de 250 participantes por dia, para escutar a Palavra de Jesus e viver intensamente a alegria de pertencer a Ele. Este ano o tema do encontro foi: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” - Sl 22. Os pregadores do encontro foram o Pe. Emilson (Vigário da Paróquia São Roque), Charles (Comunidade Elyon - São José dos Campos), Alexandre (G.O. Adoremos ao Senhor - Araçariguama), Ney (RCC Osasco) e Carlão (Missão IDE - Pardinho). A Eucaristia foi celebrada diariamente pelos Pe. Anderson (Paróquia São Luís Gonzaga), Pe. Daniel Balzan e Pe. Emilson (Paróquia São Roque). Aconteceu: Em prol as Festas de Agosto 2012, foi realizada no dia 11 de fevereiro, no colégio A todos os servos que trabalharam para a São José, a “Noite Brega & Chique”. A noite foi divertidíssima e tudo aconteceu com muito bom realização deste encontro e a todos aqueles que humor e alto astral, acompanhado de excelente jantar e música!!! colaboraram direta ou indiretamente, nossos

Convite: Neste bimestre, convidamos a todos, para juntos, estarem conosco na 5ª e 6ª Missa sinceros agradecimentos. Deus abençoe a todos. da Novena Mensal em louvor aos nossos padroeiros São Roque e Nossa Senhora da Assunção, Que a Virgem Maria interceda por todos nós! a serem realizadas nos dia 16 de março e 16 de abril, às 19h00, na Igreja Matriz São Roque. Jeferson Corrêa - Vice Coordenador Regional da R.C.C. Fazendo parte do calendário de jantares temáticos em prol as Festas de Agosto 2012, no dia 24 de março, será realizada a tradicional “Noite Portuguesa”. Convites podem ser adquiridos com Rádio Imaculada Conceição - 1430 AM nossos Casais de Apoio e Festeirinhos. Ouça e Participe!!! Viva São Roque!!! Viva Nossa Senhora da Assunção!!! Acesse: www.miliciadaimaculada.org.br Roque e Bete / Leôncio e Nadir - Festeiros de Agosto 2012


mar / abr

Página 8

ÁLBUM DOS EX-FESTEIROS (49) 1967 - Festas de Agosto Festeiros de São Roque: João Poccioti e D. Cilda Poccioti Festeiros do Divino: Sr. Luiz Belmonte e D. Zilda M. Belmonte Vigário: Pe. Luciano Túlio Grilli (Notícia publicada pelo “O DEMOCRATA”, em agosto de 1967) Antes: Desde o dia 6 de agosto, vem se realizando com esplendor e devoção as tradicionais Festas de São Roque e do Divino Espírito Santo. No último domingo, tivemos a tradicional entrada dos carros de lenha, tendo abrilhantado o desfile a Corporação Musical “Carlos Gomes” e após a bênção dos mesmos foi servido lauto almoço aos carreiros. Tivemos este ano pela primeira vez, o Concurso dos Carros mais bem enfeitados, tendo sido pela comissão julgadora, composta dos srs. Jarbas de Moraes, representando o sr Prefeito Municipal; prof. Linneu de Góes, Presidente da Câmara Municipal; Revmo. Pe. Luciano Túlio Grilli e srs. Festeiros, premiados os seguintes carros: 1º prêmio, d. Sofia Godinho, de Sorocamirim, (carroça), 1 taça transitória e 1 medalha; 2º prêmio, sr. Durval Batista Alves, de Gabriel Piza (carroça), 1 medalha; 3º prêmio, sr. Julio Cezar da Silva, de Vargem Grande (caminhão), 1 medalha.

Na segunda-feira, tivemos o início da Novena de Missa, e por volta das 20,00 horas, na Praça da Bandeira, com a presença da Corporação Musical “Carlos Gomes”, com fogos e vivas, foi levantado o mastro com a Bandeira do Espírito Santo, tendo sido Capitão do Mastro, o sr. Flávio Luiz de Almeida e Alferes da Bandeira, a sra. d. Neide Rodrigues de Almeida. Convidamos as Famílias Sanroquenses para a Guarda de Honra, durante a Solene Novena de São Roque. Depois: Estiveram imponentes as Festas em Honra ao nosso Padroeiro. 40 mil fiéis acompanharam a Procissão de São Roque. Graças aos esforços e bom gosto dos festeiros sr. Luiz Belmonte e sra. d. Zilda M. Belmonte; sr. João Pocciotti e sra. d. Cilda Pocciotti, que muito bem souberam aplicar as suas atividades e boa vontade no desempenho de suas missões; as festividades notadamente às religiosas, revestiram-se de grande brilhantismo e a contendo geral. É justo também enaltecer a boa vontade e a dedicação dos cavalheiros, senhoras e senhorinhas que tomaram parte na quermesse, coadjuvando com sua graça e esforços para o seu êxito. É justo que se destaque também o trabalho desenvolvido pelas graciosas Bonequinhas Viva. As cerimônias religiosas foram executadas magnificamente, na direção do nosso virtuoso Vigário Pe. Luciano Tulio Grilli, que teve a cooperação de diversos sacerdotes e pelo côro paroquial. As Missas e comunhões tiveram uma concorrência extraordinária. As Corporações Musicais “Carlos Gomes”, “Liberdade” e “7 de Setembro”, executaram no coreto da Praça da Matriz, com maestria, belissimas peças de seus repertórios. A iluminação era feérica e os enfeites da nossa Matriz, foram muito elogiados. O aspecto da Praça da Matriz, Avenida Tiradentes, Jardim Público e Largo dos Mendes, era belissimo. O parque de diversões e outros divertimentos armados no Largo dos Mendes, deram muita alegria aos nossos festejos. Destacamos os arrojados e acrobáticos numeros apresentados pelos “Motoristas Malucos”, que com um carro Dauphine, fizeram vibrar à massa popular reunida no Largo dos Mendes. Um espetáculo que deixou boa impressão, pelo arrojo, precisão e coordenação de movimentos. Os cinemas repletos e a Sociedade “São Roque Clube”, deu os seus 5 bailes, alcançando grande sucesso, animados por ótimas orquestras. Em sumas houve muita alegria e satisfação. Procissões: Não podemos deixar de elogiar a organização das procissões, no dia 13 de agôsto, tivemos a magnifica procissão de São Jorge,

com uma belissima guarda de honra e com a participação de mais de 800 cavaleiros e inúmeras charretes, tendo sido um espetáculo de verdadeira fé e grandeza. Dia 15, a procissão do Divino Espírito Santo, enalteceu pela majestosa afluência dos fiéis e a crescente devoção do nosso povo. Os enfeites dos andores, deu àquela solenidade de fé, tôda a graça divinal. Dia 16, o Grande Dia do Nosso Padroeiro, esteve repleto de forasteiros e dos fiéis devotos sanroquenses e a procissão, foi um desses espetáculos dificeis de se descrever. Uma multidão calculada em mais de 40 mil pessoas, comovia o profundo respeito e devoção com que acompanhava a Sagrada Imagem do nosso Glorioso Padroeiro, levando a todos que tiveram a felicidade de assistir à solenidade de fé, a convicção inconfundível, do espírito religioso de nosso povo, divisa altaneira de suas cristandade. Conforme iam chegando os andores na porta da Matriz, o Revmo. Pe. Luciano T. Grilli, ia explicando ao povo a biografia de cada Santo e na chegada do nosso Padroeiro, falaram em comovente sermões que calou fundo nos corações dos fiéis, os Revmos. Mons. Constantino, Reitor do Seminário do Ibaté; Pe. Luciano Grilli e Mons. Victor Ribeiro Nickelsburg. O Pe. Luciano Grilli, fez entrega de uma lembrança a uma devota que a 30 anos, vem acompanhando a procissão do nosso glorioso Padroeiro. Após a bênção ao povo, com a Relíquia do Padroeiro, e agradecimentos aos festeiros e a todos que colaboraram, foram sorteados os novos festeiros para 1968 que são: sr. cont. Adhemar Gomide e sra. profa. Ginetta C. Gomide, do Divino Espírito Santo e sr. cont. Luiz Mirim e sra. profa. Olga L. Mirim, de São Roque. Foram muito apreciados os fogos de artifícios, queimados na noite do dia 16 de agôsto. Dia 17, São Cristovão, o protetor do viajor, recebeu também condigna homenagem de seus fiéis, tendo, a sua imagem, num espetáculo soberbo e comovedor, percorrido de automóvel, ás principais ruas da cidade, seguido por centenas de automóveis e caminhões. Por êste belo espetáculo de verdadeira fé, apresentamos a comissão organizadora, os nossos parabéns. Por tudo o que falamos, é justo salientar com satisfação a boa ordem e o trabalho perfeito da nossa Polícia. Ao encerrar estas linhas, não podemos deixar de felicitar aos esforçados e abnegados festeiros e ao Revmo. Pe. Luciano T. Grilli, que tudo fizeram para o êxito das festas de São Roque, estendendo essas felicitações a todos que os auxiliaram para o seu grande brilhantismo.

Agradecimento: Os Festeiros de São Roque e do Divino Espírito Santo, agradecem à todos que os auxiliaram para o êxito das festas, pedindo aos milagrosos Santos, que derrame à todos copiosas bênçãos. A Passagem do Andor - Sanroquenses e Peregrinos, unidos pela mesma Fé, transportam a imagem de nosso Santo Padroeiro, pelas ruas da cidade. A passagem do andor é por todos saudado; com um olhar, com um gesto, com uma prece: “São Roque, sede contra a peste nosso advogado”. J.A.S.

Para o Boletim Informativo Maio / Junho, favor enviar matérias até o dia 15 de abril de 2012!

“Isto é o meu corpo que será entregue por vós” (Lc 22, 19) Expediente: Publicação Bimestral da Paróquia São Roque Ano XIV - nº 91 - Março / Abril 2012 Coordenação: Véra Lucia da Luz Diez Vecino Kono Colaboradores: Pe. Daniel, Pe. Emilson, Festeiros, Synesio, João Poccioti e Jamil Diagramação: Thaíza Thiemi da Luz Diez Vecino Kono E-mail: verakono@hotmail.com / Telefone: (11) 4712-5391 Impressão: Gráfica O Democrata / Distribuição Gratuita


"Igreja Viva e Peregrina" março-abril 2012