
1 minute read
7.11 Conclusão
abdômen e causar peritonite, choque séptico e morte rapidamente. Pode ocorrer lesão renal irreversível com potencial chance de morte devido a inflamação da unidade básica do rim (glomérulos renais), e à desidratação grave. O diagnóstico pode ser realizado através da história clínica de cio há dois meses e achados de
ultrassonografia com aumento do tamanho do útero e acúmulo de líquido no seu interior.
Advertisement
Após estabilização dos casos mais críticos, o tratamento é a castração, com a retirada cirúrgica de ovários e útero, e antibioticoterapia. A castração também é o método de escolha para sua prevenção, pois remove a causa de base. O tratamento clínico apenas com antibioticoterapia é contraindicado.
7.11. CONCLUSÃO
Existem muitas bactérias que causam doenças nos tecidos animais, e algumas são zoonoses perigosas. Nesta breve exposição, ficam indicações para os reponsáveis por estes cães de identificar alteração relacionada com ações a campo, colaborando com o médico veterinário no diagnóstico e terapêutica. O histórico completo pode garantir 50% do diagnóstico, guiando o veterinário a escolher exames complementares e tratamento acertivos.
164
O uso indiscriminado de antibióticos gera seleção de determinadas bactérias e, como resultado, algumas medicações perdem o efeito diante destes microorganismos. Portanto, é de extrema importância a adequada indicação veterinária no tratamento das doenças bacterianas. O fácil acesso e a cultura de automedicação reflete na medicina veterinária, pois são muitos os atendimentos em que o paciente já fez o uso de diversos fármacos antimicrobianos para só depois procurar ajuda profissional. Essas decisões põem em risco não só os animais, mas toda a população humana devido à multirresistência aos antimicrobianos, desafio para a indústria farmacêutica e aos médicos veterinários.
165