
1 minute read
7.6 Leptospirose
7.6. LEPTOSPIROSE
As Leptospira sp. são bactérias em formato de espiral que possuem movimento, e são veiculadas por roedores e animais selvagens a partir da urina. A transmissão pode ocorrer principalmente pelo contato direto com urina e abortos contaminados; e por contato indireto com ambiente úmido contaminado com urina. A bactéria
Advertisement
sobrevive de semanas a meses no solo encharcado e com
temperatura em torno de 30°C, sendo um fator importante na transmissão da doença nos meses mais quentes e chuvosos e em regiões alagadas. Por ser uma bactéria móvel, pode penetrar na pele integra ou ferida, e também em mucosas.
A leptospirose é uma doença de elevado pontencial zoonótico, de curso agudo à crônica, que lesiona o fígado, os rins e os vasos sanguíneos, a qual pode ser fatal. Os sinais são febre passageira, rijidez ao caminhar, fraqueza, perda de apetite, vômitos, diarréia, mucosas orais e oftálmica e pele amareladas, dificuldade respiratória devido à pneumonia, inflamação dos olhos, convulsões, aumento excessivo de produção de urina ou mesmo ausência de sua produção devido à insuficiência renal, e morte.
158