1 minute read

7.4 Botulismo

homem. Essa é uma informação que deve ser esclarecida ao tutor do animal para que um controle rigoroso de carrapatos.

Os carrapatos apresentam potencial zoonótico de vários tipos de doenças, ou seja, são transmissores de patologias aos animais domésticos e ao homem. Assim, seu controle e a prevenção devem ser realizados durante todo o ano através do uso de diversos tipos de produtos, como aqueles sob a forma de spot-on e coleiras, com os princípios ativos amitraz, fipronil ou permetrina, que apresentam ação repelente e ectoparasiticida.

Advertisement

7.4. BOTULISMO

O Clostridium botulinum é uma bactéria que produz a toxina botulínica em ambientes sem oxigênio como em carcaças em decomposição e em lagos com muito sedimento. A ingestão de água e alimentos com essa toxina causa paralisia flácida em até 6 dias e a gravidade dos sinais depende da quantidade da toxina consumida. O primeiro sinal é fraqueza seguida de perda do movimento dos membros posteriores, ascendendo para o tronco, membros anteriores, musculatura da face. A perda do tônus muscular causa a queda da temperatura podendo causar a morte

154

por hipotermia. Não há perda de consciência e de sensibilidade, assim como o movimento da cauda, pois não há envolvimento do sistema nervoso central. Nota-se latido fraco quase inaudível, pupilas dilatadas, dificuldade de fechar os olhos (gerando úlcera de córnea por falta de lubrificação), de deglutir e de defecar. Existem outras doenças neurológicas que podem ser confundidas com o botulismo e um histórico completo pode ajudar o veterinário no diagnóstico.

A hospitalização é necessária para cuidados de enfermagem para controle de temperatura, nutrição, hidratação, troca de decúbito, lubrificação oftálmica, medicação para estimular a motilidade gastro-intestinal, etc. É possivel utilizar o soro antibotulínico nos casos diagnosticados de botulismo para evitar que mais toxinas se liguem nos receptores musculares. Freqüentemente, não há indicação de utilizar antibiótico, pois a sintomatologia não é causada pela ingestão da bactéria e sim da toxina nos alimentos. Nos casos mais brandos, que não evoluem rapidamente para morte, a recuperação ocorre em duas a três semanas ou mais. Deve-se evitar que os cães entrem em contato com carcaças de animais mortos, lixo e de entrar em banhados e lagos que estão com baixo nível de água.

155

This article is from: