
4 minute read
EXPECTATIVAS, DESAFIOS, TENDÊNCIAS, NOVIDADES... franchising em 2023
Para falar como isso impacta o franchising, quais setores devem ganhar destaque, as tendências do mercado, além de temas relevantes do segmento, a Franquias & Cias entrevistou Lyana Bittencourt, Diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt
Segundo pesquisa da ABF, o mercado de franquias fechou 2022 com saldo bastante positivo. Como o franchising se reinventou para superar as dificuldades do ano anterior? No que apostou?
Advertisement
O franchising tem ferramentas importantes em mãos e muitas delas estão ligadas ao relacionamento do franqueado com o franqueador e claro, aos benefícios de estar em um sistema que opera em rede. O cenário macroeconômico instável e inflacionário exigiu um olhar estratégico para o negócio. Alguns pontos importantes tomaram maior proporção por conta do impacto direto no negócio como por exemplo, as negociações com fornecedores em favor da rede e reestruturação de processos para ganho de eficiência (em grande parte das vezes amparados por inserção e atualização da tecnologia).
Quais as expectativas e os maiores desafios do setor para 2023?
Em 2022 o cenário estava mais incerto por conta de todas as questões políticas e pré eleitorais mas agora, em 2023. um novo ciclo se inicia, e temos a possibilidade de ter um pouco mais de sensibilidade em saber por onde a economia vai caminhar, apesar dos grandes desafios em relação ao equilíbrio das contas públicas e manutenção dos programas sociais – tudo isso pode e deve ser motivo para aumento dos juros e impostos. Os desafios do setor continuarão no âmbito do ganho de eficiência e pela retenção de mão de obra qualificada. Em momentos como esses, uma governança muito bem estruturada ajuda a manter o plano, a não ceder às intempéries do mercado. O franchising tem o desafio de passar por tudo isso e ainda continuar desenvolvendo o negócio e fazendo a rede crescer com novas unidades e franqueados obstinados a fazer dar certo.
Quais os setores do franchising que podem ser vistos como mais atrativos para o próximo ano?
No ultimo ano a recuperação dos setores foi quase unanime. E, para este ano, alguns devem ganhar ainda mais destaque como os de fintechs e openfinance e tecnologias para o varejo – a modernização dos meios de pagamento e a busca incessante por melhores taxas faz com que esse setor esteja cada vez mais pujante. Da mesma forma, aqueles que prezam por uma visão mais ampliada do impacto dos negócios com uma abordagem ESG devem sair na frente por estarem melhor estruturados e preparados para cenários mais desafiadores. E, de uma forma geral, os setores que souberem aproveitar as modalidades de social selling devem sair na frente pelo simples fato de estarem onde o consumidor está. E isso independe do setor de atuação.
Baseado nas mudanças de hábitos dos consumidores ou pelas novas necessidades do mercado, quais as ferramentas que o empreendedor deve usar para acompanhar as novas tendências do mercado?
Hoje, a profusão de informações que recebemos diariamente são mais motivo de preocupação do que de solução. Isso porque o empreendedor precisa se atentar ao que recebe, filtrar o que faz sentido e colocar em prática o que é importante. Então, é fundamental um bom plano estratégico para se saber aonde se quer chegar e quais as oportunidades que se deseja explorar Muitas vezes uma ajuda de consultoria especializada faz sentido para que todo esse mapeamento seja eficaz e colocado em prática com foco em resultado.
Muitos empreendedores sonham em franquear sua marca. Quais os indicadores de que uma empresa está preparada para se tornar uma franquia?
Alguns pontos são indicadores de que está na hora de pensar em franquear a marca:
§ Reconhecimento do mercado e clientes
§ Negócio rentável
§ Processos organizados que dão agilidade no dia a dia do negócio
§ Marca consolidada
§ Visão de potencial para ocupar novos espaços
§ Diferenciais competitivos fortes frente à concorrência
§ Abertura para trazer novos parceiros estratégicos para o negócio
§ Capacidade de abastecimento
Quais os pontos fundamentais na relação franqueador e franqueado?
O principal é a relação de interdependência e a consciência que o sucesso do franchising se estabelece numa relação ganha-ganha. Respeito mútuo, consciência do papel de cada um e reconhecimento de sua importância para o sucesso da rede.
Como o franchising se prepara para contribuir com o sucesso da agenda 2030 de sustentabilidade da ONU?
São muitas as batalhas da agenda de 2030 e não se espera que uma única empresa lute com todas elas. Mas na prática, o que cada franqueadora pode e já deveria estar fazendo é olhar para os 17 ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) e entender como pode apoiar para atingir esse objetivo e como a empresa vai de fato contribuir para a solução do tema. Estamos falando de temas como erradicação da pobreza, fome zero e agricultura responsável, educação de qualidade, igualdade de gênero, energia limpa e muitos outros. Então, com um olhar atento não é difícil imaginar que as empresas têm condições de alguma forma de contribuir para a realização dessa agenda.
Como o Metaverso pode “mexer” com a estrutura do franchising?
O metaverso se apresenta como uma terceira dimensão, um outro lugar que passaremos a ocupar e que passa a ser também mais um canal de vendas. Se hoje falamos da importância do elemento humano nas vendas do e-commerce, os avatares multiplicam de forma significativa a possibilidade de presença humana, quebrando a barreira física de espaço e tempo. Isso muda tudo no varejo e também para as redes de franquia, que podem utilizar a tecnologia para o treinamento de equipes, imersão de candidatos a franquia, a apresentação de novos produtos, entre outros, criando novas experiências no metaverso sem a necessidade de sair do lugar.
Como você vê presença da mulher cada vez mais relevante no franchising?
Grandes redes de franquias foram fundadas e são geridas pelas mulheres. Alguns setores antes tidos como mais masculinos já tem lideranças femininas – segundo dados da ABF, 48% do total de franqueados das redes são mulheres. Ainda há muito o que ser conquistado em relação aos postos de liderança nas franqueadoras, mas o tema não é mais ignorado como no passado. www.bconnected.com.br
O BCONNECTED é um dos maiores eventos de gestão de negócios da America Latina. O que esperar dele em 2023?
A cada ano nossa intenção é fazer um evento mais memorável do que o do ano anterior. E memorável em todos os sentidos, como conteúdo, experiências e relacionamento. O evento já está lançado com venda de ingressos com valor promocional para compra antecipada. Nossa intenção é fazer o evento ocupando um espaço maior e com ainda mais oportunidades de realização de negócios e interação entre os participantes.
Lyana Bittencourt atua desde 2000 no Grupo Bittencourt desenvolvendo as áreas de formatação, expansão e gestão de redes de franquias, e na coordenação do marketing da empresa. Formada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Lyana é pós-graduada em MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA), e em 2013 foi nomeada embaixadora brasileira da International Franchise Association – IFA.