
1 minute read
Introdução
Esta cartilha compõe o conjunto de materiais – livro e cartilha –resultantes da pesquisa realizada na cidade de Dom Joaquim/MG, sobre a luta empreendida pelo morador Domingos Xavier em prol da preservação de um patrimônio material e imaterial.
O texto da cartilha resgata, junto aos moradores da cidade, a memória do processo de instalação e, posteriormente, da retirada de duas gigantescas torres de telefonia celular do entorno da pequenina Capela de São Domingos do Rio do Peixe, patrimônio histórico-cultural e paisagístico da cidade.
Advertisement
Trata-se de uma iniciativa do Ministério Público, por meio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, no sentido de registrar a luta de mais de uma década cujo legado se materializa, agora, em formato de literatura.
O conteúdo desta cartilha foi construído a partir de depoimentos de moradores de Dom Joaquim. São, portanto, percepções registradas no momento presente sobre um fato ocorrido no passado, com sentido e significados diferentes para cada pessoa que o vivenciou. Sendo percepções, são também verdades individuais e coletivas sobre as quais não cabe dúvida ou comprovação. Cabe, isto sim, contemplação e deleite.
O material produzido é fonte de pesquisa sobre temas correlatos à cidadania, ao patrimônio, à cultura e à identidade de um povo cujo propósito comum ensejou a construção de um coletivo consciente de seu poder de transformação.
A leitura é recomendada a todas as pessoas interessadas em aprender.
Todas as pessoas presentes no mosaico de fotos desta página contribuíram para a composição da memória sobre a luta de Domingos Francisco Xavier pela preservação do cenário da Capelinha do Padre Bentopatrimônio material, como símbolo representativo da cidadania e, imaterial, pelo valor agregador para comunidade dom-joaquinense.
