Page 1


Carta do Reitor

O ano de 2017, em que nós celebramos os

300 anos de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, foi um ano em que o povo brasileiro, como que grávido de mudanças, suportou o passar dos meses na esperança de dias melhores. Da nossa parte, isto é, do Colégio Santo Inácio, além dessa espera, aguardamos também ansiosamente o fim de tantas obras e reformas.

Em 2018, teremos um ano de eleição, um

ano importante para o exercício de nossa cidadania na escolha de novos representantes do nosso povo, na esperança de que exerçam uma nova política, transparente, justa, capazes de colocar nosso país no caminho do desenvolvimento das potencialidades humanas do povo brasileiro.

Em 2018, encontraremos um Colégio mais bonito, mais moderno e

confortável para nossos estudantes, nossas famílias e funcionários, não só do ponto de vista físico, estético, mas também acadêmico.

Em 2018, o Curso Noturno faz 50 anos de existência trabalhando

pela inclusão social. Assim, manifestamos nosso reconhecimento a toda a comunidade educativa do Noturno que, com carinho e profissionalismo, dá qualidade a esses cursos, dignificando a história de tantos jovens e adultos marcados pelo abandono das políticas públicas. Mas também nos lembramos de alguns alunos do diurno que, sensibilizados, dedicam tempo e carinho como tutores dos alunos do Noturno.

Nossos parabéns!

Por esse fato, o CSI dedica este ano de 2018 aos nossos Parceiros

Sociais que tanto colaboram na formação dos nossos alunos pelo simples fato de nos acolherem como parceiros: o CEPAC e a creche Mundo Infantil na Comunidade Dona Marta, o grupo TETO, o GRISOI, o Invest, a Escola Pe. Francisco da Motta. Esse envolvimento social é um diferencial do CSI que contribui fortemente para a formação integral dos nossos alunos.

Por fim, destacamos o papel da ARSOI – Arraial da Solidariedade

– uma festa que a cada ano vai se aperfeiçoando, seja como momento de fraternidade e lazer entre nossas famílias, seja na arrecadação que é compartilhada entre todas essas obras sociais. Parceiros na construção de um sinal concreto de que um mundo melhor, mais humano é possível. Sempre abertos à graça de Deus, contribuamos para que deem muitos frutos de paz e justiça.

Feliz Ano Novo!


Entrando para aprender

Os novos inacianos Os novos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deram início a sua vida acadêmica no CSI em 2017. Uma preparação para servir aos demais através do processo de formação integral proporcionado.


Entrando para aprender Jornada Inaciana para Pais (JIP) A Jornada Inaciana para Pais é um projeto de integração entre o colégio e a família com a finalidade de aproximar esses laços, a partir da experiência do modo de educar inaciano. A experiência da JIP permite a participação dos pais em diversos momentos da vida do CSI, especialmente os ligados à formação de seus filhos.


Entrando para aprender Chá com os avós As turmas do 1º do Ensino Fundamental recepcionaram os avós para o tradicional chá da tarde no mês de outubro. E além da entrega da medalha de Sant’Ana, padroeira dos avós, as crianças fizeram apresentação musical.


Entrando para aprender

Jogos Infantis Esportivos Os alunos do Ensino Fundamental I participaram das olimpíadas integradas, que além de atividades esportivas, também contou atividades psicomotoras, auxiliando no trabalho em equipe, desenvolvimento corporal e ajudando na integração entre os estudantes.


Entrando para aprender Fórum de Sustentabilidade Com o objetivo de despertar a consciência ecológica nas crianças e mobilizar as famílias sobre as questões ambientais, o 8º Fórum de sustentabilidade foi organizado pelos alunos do 2ºEF, que abordou temas como: a necessidade do consumo consciente, levando em consideração a qualidade de vida no planeta e o descarte irregular de materiais eletrônicos.


Nossa mística, nossa missão Lucernário A celebração da Páscoa foi marcada por orações e cantos sob a luz de velas, que reuniu alunos, famílias e colaboradores para o Lucernário. Uma cerimônia que remonta ao início da Era Cristã, quando fiéis se reuniam para festejar a vitória de Cristo (luz) sobre as trevas (escuridão).


Nossa mística, nossa missão Colômbia – Curso Taller Arrupe Pelo 6º ano consecutivo, alunos do Ensino Médio passaram duas semanas na Colômbia para participar do curso Taller de Formação Inaciana, projeto que busca desenvolver habilidades e potenciais de liderança nos estudantes. Após a conclusão do curso, seguiram para o interior do país, onde conheceram a realidade de populações carentes.


Nossa mística, nossa missão Amazônia - Projeto Arapiuns Em 2017, dois grupos com alunos do Ensino Médio viajaram até Santarém, no Pará, nos meses de junho e novembro. Os estudantes vivenciaram o dia a dia das populações ribeirinhas, realizaram atividades com os moradores e aprenderam um pouco da cultura local. Onde a troca de aprendizado, a experiência espiritual e também a conscientização para questões socioambientais são um dos objetivos do projeto.


Nossa mĂ­stica, nossa missĂŁo


Nossa mística, nossa missão

Marcha da Vida As alunas Mariana Meirelles e Laura Chaves da 2ª EM, viajaram até a Polônia e Israel em maio, com estudantes do Colégio Liessin, parceiro do CSI no projeto Vizinhos de Portas Abertas, para participar da Marcha da Vida. Programa que reúne anualmente alunos do mundo todo a fim de refletirem sobre o Holocausto e a vida judaica destruída durante a II Guerra Mundial e consequentemente estimular a integração entre grupos de religiões e culturas diferentes


Nossa mística, nossa missão

Semana Santa Jovem I e II Alunos do CSI aprofundaram o encontro com Deus na Santa Semana Jovem I, em Juiz de Fora, e II, em Corrêas. Durante a reunião os dois grupos fizeram orações, exercícios de espiritualidade e reflexões que levam a transformações no cotidiano. A SSJ I destina-se a quem vai ter sua primeira experiência com Deus, já a SSJ II é para quem deseja intensificar a vida espiritual.


Nossa mística, nossa missão

Crisma Em missa presidida pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, os alunos do Ensino Médio, funcionários do Curso Noturno e membros da comunidade receberam o sacramento da Crisma, optando por assumir uma vida cristã com a responsabilidade e maturidade de quem recebeu o dom do Espírito Santo de testemunhar a presença e o amor de Cristo.


Nossa mística, nossa missão

Dia de Santo Inácio O dia 31 de julho, dia de Santo Inácio, foi repleto de celebrações durante todo o dia no CSI. Os alunos cantaram a Oração de Santo Inácio, e, ao final das apresentações, foram lançados 550 balões coloridos no Pátio do Sino, além de distribuição de santinhos e picolés. À noite, aconteceu a tradicional missa na Igreja de Santo Inácio, que foi presidida pelo prefeito da igreja, Padre Carlos Palácio junto com sacerdotes da congregação e o reitor e diretor Pe. Antônio Monnerat.


Nossa mística, nossa missão Encontro de Formação Integral da Rede Jesuíta de Educação

O 2º Encontro de Formação Integral da RJE reuniu mais 40 estudantes de escolas jesuítas de todo o Brasil em setembro, no Colégio Loyola (Belo Horizonte/MG). Os alunos do CSI Mariana Castilho, da 1ªEM, Maria Carolina Zilio, Ian Araújo, Bianca Wolter e Julia Costa, da 2ªEM foram selecionados para essa experiência. O encontro tem o intuito de integração dos alunos, momentos de reflexão, celebração, partilha e oração inspirados na vida de Santo Inácio de Loyola, além de dois dias de experiências de voluntariado em instituições filantrópicas.


Nossa mística, nossa missão

300 anos Nossa Senhora Aparecida Fundado em 2003, o grupo o grupo de dança religiosa Sociedad Religiosa Thukkuri Corazón de María, da cidade de Arica, localizada no norte do Chile, se apresentou em agosto no CSI para alunos e educadores do diurno e noturno. O grupo utiliza a dança para manifestar seu amor a Deus através da intercessão de Maria e esteve no Brasil para participar das comemorações dos 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida.


Revelando talentos Grêmio Estudantil Depois de vencer as disputadas eleições para o Grêmio Estudantil Santo Inácio, a chapa Muda colocou em prática as promessas de campanha. Debate de candidatos à Prefeitura da cidade, palestras, campeonatos, atividades esportivas com crianças da Comunidade Santa Marta, campanha do agasalho e diversas atividades marcaram sua gestão.


Revelando talentos Programação Cultural na Biblioteca Após a reforma em 2015, a biblioteca central do CSI ganhou uma vasta programação cultural em 2016. Exposições, palestras, apresentações musicais e recitais ocuparam os espaços da Biblioteca Serafim Leite, que recebeu alunos do 6 EF à 3 EM, professores e colaboradores.


Revelando talentos II FECIT Incentivando a criatividade e a inovação nos alunos, através do desenvolvimento de projetos com base científica, em diversas disciplinas, a FECIT teve sua segunda edição realizada em outubro. Os estudantes do 5ºEF até a 2ªEM exibiram seus projetos relacionados às disciplinas: Biologia, Ciências, Física, Educação Física, Geografia, Física, Matemática, Química, Robótica, Mecatrônica, Informática e Mídias na feira que é sempre um sucesso.


Revelando talentos


Revelando talentos Palcos Abertos Alunos do 4ºEF à 3ªEM e colaboradores participaram dos Palcos Abertos durante o ano de 2017, onde puderam mostrar diversos talentos artísticos como: música, representação, poesia, dança etc. Além da descontração e diversão, os alunos são estimulados a exibirem seus talentos aos colegas.


Revelando talentos


Construindo solidariedade Fórum Maker O Arraial da Solidariedade Inaciana reuniu, em junho, cerca de 12 mil pessoas entre alunos, antigos alunos, familiares, professores e colaboradores do CSI, em um momento de confraternização e solidariedade. A arrecadação de R$ 53 mil com a venda de lanches, brindes e produtos diversos foi destinada às obras sociais parceiras do Colégio Santo Inácio, como o Centro Educacional Agostinho Castejón (CEPAC), Creche Mundo Infantil, Escola Padre Francisco da Motta, ONG TETO, INVEST E ASIA, beneficiando mais de mil crianças e 15 mil adultos.


Construindo solidariedade

Voluntariado Durante o ano, os alunos do Ensino Médio do CSI se empenham em participar de projetos de voluntariado, como: sebos e lanches solidários, recreação para crianças do CEPAC, monitoria no Curso Noturno do CSI, distribuição de refeições na Associação das Comunidades de Vida Mariana, construção de casas em Jardim Gramacho com o TETO, entre outras. Colocando em prática a solidariedade Inaciana aprendida no Colégio.


Construindo solidariedade

ARSOI O tradicional Arraial da Solidariedade Inaciana teve cerca de doze mil pessoas no dia 1° julho, que também foi aniversário de 114 anos do Colégio Santo Inácio, reunindo alunos, antigos alunos, familiares e colaboradores. As arrecadações com as vendas de lanches, brindes e produtos diversos foram destinadas às obras sociais parceiras do Colégio Santo Inácio.


Construindo solidariedade


Construindo solidariedade

Natal Mais Feliz e Solidário Cestas de alimentos foram montadas e distribuídas a partir de doações de alunos e colaboradores do Colégio. Voluntários se reuniram para a entrega que foi feita durante o mês de dezembro para famílias de crianças participantes dos projetos sociais apoiados pelo CSI, como: a Creche Mundo Infantil e o CEPAC, no Morro Santa Marta, a Escola Padre Francisco da Motta, no Morro da Conceição, além de famílias de Jardim Gramacho e da União das Operárias de Jesus, em Botafogo.


Construindo solidariedade GRISOI Cerca de 70 voluntários se reuniram em dezembro no CSI para organizar 260 cestas de alimentos - montadas com doações de alunos e colaboradores do colégio - que foram distribuídas durante o mês para famílias de crianças assistidas por projetos sociais apoiados pelo colégio, como a Creche Mundo Infantil e o CEPAC, no Morro Santa Marta, a Escola Padre Francisco da Motta, no Morro da Conceição, além de famílias de Jardim Gramacho e da União das Operárias de Jesus, em Botafogo.


Buscando excelência Participação em Competições Ao longo do ano de 2017, os alunos do Ensino Fundamental e Médio do CSI participaram de competições internas e externas, nas diversas áreas de conhecimento como: Astronomia e Astronáutica, Robótica, Física e Matemática. Na Olimpíada Brasileira de Física (OBF), dois alunos conquistaram medalha de prata. Quatorze alunos do CSI foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e um estudante da 3ªEM conquistou medalha de Ouro.


Buscando excelência Na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), três alunos do CSI conquistaram ótimos resultados, com medalha de prata e bronze. Na XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), 34 alunos foram premiados na competição com cinco medalhas de ouro, 20 de prata e nove de bronze. Além disso, três estudantes da 3ªEM foram convidados a participarem da XV Jornada Espacial.


Buscando excelência ONU Colegial

Com participação dos colégios Anchieta, Diocesano e Catarinense, os alunos do 9º e Ensino Médio se reuniram em julho para a XII ONU Colegial, que foi a edição mais numerosa, totalizando 291 participantes. Os estudantes analisaram e buscaram soluções para os conflitos como: Situação na Bósnia (1992), Situação de Guantánamo, Crise na Venezuela, Terceira Guerra Indo-Paquistanesa e O Mundo Árabe e a Economia Petrolífera.


Buscando excelência 1º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta e Bienal 2017

Realizado em 2016, o concurso contou com a participação de 13 colégios da RJE de todo o Brasil, cujo tema foi: a sustentabilidade e o meio ambiente e os ganhadores teriam seus textos lançados no livro “Que mundo queremos deixar às crianças que estão a crescer?”. As alunas Mariana Brandão, Luna Galera, Carolina Lima e Luiza Barreto, do 8ºEF, e Ana Luiza Pessoa, Marina França e Victória Branco, do 9ºEF foram as vencedoras e tiveram seus


Buscando excelência

Intercâmbio de Boston Cinquenta e um alunos do CSI e a professora de Inglês Luciana Ladeira participaram da 4ª edição do Intercâmbio de Boston. A viagem teve como objetivo fazer os alunos conhecerem algumas universidades como: Harvard e Boston College, e ter a experiência da educação fora do Brasil, desenvolver projetos e conhecer os pontos turísticos da cidade de Boston.


Buscando excelência

Praticando Esportes

Em solenidades após as missas de abertura e encerramento do ano letivo, o CSI demonstrou o apreço e reconhecimento aos alunos que se destacaram durante o ano. Ao entregar as medalhas de mérito nas áreas acadêmica, artística e cultural, de compromisso social, esportiva e técnico-científica, o Reitor do CSI, padre Luiz Antônio Monnerat, lembrou que a meritocracia é uma prática antiga da Pedagogia Inaciana, que estimula o esforço e a dedicação, sem incentivar a concorrência.


Buscando excelência Reconhecimento de mérito Após a missa de encerramento do ano letivo de 2017, o CSI demonstrou o apreço e reconhecimento aos alunos que se destacaram no decorrer do ano. A entrega das medalhas de mérito foi nas áreas acadêmica, artística e cultural, de compromisso social, esportiva e técnico-científica.


Investindo no social

Curso Noturno e Invest

Fundado em 1968, o Curso Noturno do Colégio Santo Inácio oferece Educação de Jovens e Adultos/EJA e Educação Profissional de qualidade e totalmente gratuitos. Em 2016, cerca de 850 alunos cursaram o Ensino fundamental, Ensino Médio, Curso Técnico em Enfermagem, Informática, Administração ou Análises Clínicas no CSI. Criado por um grupo de voluntários, todos antigos alunos do CSI, o Invest – curso pré-vestibular comunitário voltado a alunos de baixa renda do Rio de Janeiro – ocupa as salas do CSI durante o ano, de segunda a sábado.


Saindo para servir


Do CSI para o mundo Os alunos do Ensino Médio se despedem do Colégio e iniciam novas etapas de suas vidas. O Colégio Santo Inácio estará sempre aberto para recebê-los, assim como a todos que aqui desenvolveram o olhar dirigido ao outro para em tudo amar e servir.


Saindo para servir

Conclusão da 3 EM As seis turmas da 3ª série do Ensino Médio se encontraram pela última vez, como alunos do Santo Inácio, na noite do dia 15 de dezembro no CESI, para a solenidade de encerramento, que reuniu alunos, suas famílias, amigos, educadores e colaboradores do CSI. Discursos emocionantes de momentos felizes vividos durante a trajetória inaciana marcaram a conclusão do Ensino Médio, que teve ainda uma missa celebrada no dia 11 de dezembro na Igreja Santo Inácio.


Profile for Colégio Santo Inácio

Anuário 2017  

Anuário 2017  

Advertisement