1 minute read

Rafael Coutinho Talocchi Juventudes

RAFAEL COUTINHO TALOCCHI

A juventude é uma etapa muito importante da vida, que possui diversas questões e visões diferentes tanto dos próprios jovens como de pessoas já adultas. Mas um grande problema é a forma como esta juventude é vista por pessoas mais velhas e que nem sempre é a realidade.

Advertisement

Muitas vezes pessoas mais velhas podem ver a juventude como uma etapa da vida em que todos são extremamente irresponsáveis e não têm nenhuma capacidade de pensar o que é certo ou errado sozinhos. Este ponto de vista também impõe diversos estereótipos a estas juventudes e que se não forem cumpridos, o indivíduo será visto como alguém sem futuro e completamente sem solução.

Outro problema relacionado a este modelo de visão da juventude é que para estas pessoas mais velhas um jovem que se divirta e não consiga ir muito bem na escola é uma pessoa ruim e muitas vezes é atribuída certa culpa a estas pessoas por estarem aproveitando a vida.

Outra visão é também a de que a juventude no geral esteja sempre em festas, fazendo coisas erradas e causando problemas para a sociedade. Esta é uma visão comumente representada em filmes e séries já que nunca são mostrados os problemas da juventude é apenas a parte da diversão, ignorando as diversas mudanças que ocorrem na vida dos jovens nesta etapa da vida.

No geral existem muitos pontos de vista da sociedade em relação às juventudes, porém o que mais predomina é o de que os jovens estão sempre causando problemas e confusões e que não são capazes de fazer nada sem a ajuda de pessoas mais velhas.

Concluindo é possível dizer que não exista uma forma correta de analisar as juventudes, pois estas são muito diversas e específicas, sendo impossível encaixá-las em um único modo de julgá-las como se fossem todas iguais. Além disso generalizar a juventude como se todos fossem “vagabundos” e não tivessem nenhuma responsabilidade também é um equívoco já que cada indivíduo é diferente e mesmo que o jovem queira fazer algumas coisas que aos olhos de pessoas já adultas pareça um absurdo é sempre importante lembrar que um dia estas pessoas também já foram jovens e que faziam coisas similares eram julgadas por mais velhos.