2 minute read

Lara Greger Tavares Rocha Capitães da areia outro fim

Lara Greger Tavares Rocha

Capitães da Areia outro fim

Advertisement

Quando Pedro Bala e os Capitães da areia resgataram Dora e a levaram para o trapiche, eles perceberam que ela estava com febre bem alta. Logo eles chamaram a mãe de santo Don’Aninha para cuidar dela. Com o tempo ela começou a recuperar aquele seu mesmo semblante alegre e rosado de sempre, não estava mais triste e nem aflita como quando estava no orfanato. Voltou a ser a Dora que todos conheciam, Dora mãe, irmã, e a tão amada noiva de Pedro, todos estavam felizes com sua volta.

Passado muito tempo, com a volta de Dora, alguns membros do grupo começaram a buscar suas ambições. Volta Seca com o apoio da mesma se tornou um dos membros do bando de Lampião, Gato decidiu ir para Ilhéus junto com Dalva, Pirulito virou padre com a ajuda do Padre José Pedro, Boa Vida virou um malandro conhecido nas ruas da Bahia. Tudo estava sendo encaminhado e os que continuavam no trapiche, Professor, João Grande, estavam sempre ao lado de Pedro Bala, assim como Dora. O único que não havia encontrado nenhum caminho ou saída, era o Sem-Pernas todo o ódio já o consumia, não havia lugar para ele. Ele deveria acabar com esse sofrimento, dando um fim a sua vida, era o que ele estava determinado a fazer.

A greve havia começado na cidade, o barulho, os protestos, tudo aquilo despertava em Pedro Bala a vontade de participar também. Era um chamado, ele queria aquilo mais do que tudo, pertencer àquela luta assim como seu pai um dia havia pertencido. Eis que então chegaram João de Adão com seu companheiro Alberto e chamaram os capitães da areia para conter o grupo dos furadores de greve e Pedro ficou muito entusiasmado. Essa seria a oportunidade perfeita para que ele lutasse pela liberdade ao lado dos grevistas.

Ele vai até o trapiche e conta a todos sobre o que João de Adão havia dito e junto com Professor ele bola um plano para conter os furadores de greve. Eles iriam de madrugada onde se dividiram em três grupos, um chefiado por ele, outro por Professor e outro por João Grande, levando o máximo de armas que tinham.

— Se eu não voltar, é Dora quem vai chefiar vocês ouviram bem!? - Pedro Bala disse com muita confiança na coragem de Dora, e assim o plano seria executado na madrugada.

Estavam todos se preparando para ir quando Dora disse a Pedro:

— Obrigada por confiar em mim, mas por favor diga que tu vai voltar, assim poderemos nos casar ainda um dia, tenho fé em você - ao ouvir isso ele apenas depositou um curto beijo nos lábios dela e respondeu:

— Volto sim! - .

Os fura greves atacaram e numericamente eles estavam com uma vantagem muito maior que os Capitães da areia, mas, mesmo assim, os três grupos avançaram bravamente e lutaram. Pedro Bala liderava o que ia na frente, abateu muitos do grupo dos fura greves, até que, de repente, o líder dos furadores pegou Pedro Bala desprevenido com um tiro.

Assim que os Capitães da areia viram que Pedro havia sido atingido, avançaram com muita força para poder