2 minute read

Pedro Martins Ayoub Fernandes Escola para quê?

dado pelas famílias; promover um espaço de convívio e troca; preparar os jovens para o mercado de trabalho. Esta última, porém, não deveria ser considerada como única ou como a função principal, como hoje é vista. Este pensamento costuma vir junto com o princípio da meritocracia. Na meritocracia, considera-se que o esforço é o único fator que determina o sucesso, o que já foi provado como falso, pois nem todas as pessoas partem de uma mesma situação social. Desta maneira os mais favorecidos socialmente alcançam bons empregos com mais facilidade, perpetuando a desigualdade social.

A escola também é vista como a solução para a desigualdade social, mas, segundo o estudo dos sociólogos Marcelo Medeiros, Rogério Barbosa e Flávio Carvalhes, se tivermos uma educação perfeita desde 1994, a desigualdade social e o nível de pobreza só reduziria em 4%. Como foi analisado, houve uma redução mas a educação só pode ser vista como uma alternativa para solucionar as questões de pobreza e desigualdade social a muito longo prazo, o que não é viável para um problema tão urgente como é no Brasil.

Advertisement

O estudo da Ana Luiza Machado e Miriam Muller, de 2018, para o Grupo Banco Mundial, mostra que só criar mais cursos técnicos não significa mais pessoas trabalhando, isto porque são necessárias outras mudanças, como ajudar estes jovens a se inserir no mercado de trabalho.

No meu entender, a função principal da escola é ensinar a juventude a pensar, compreender e criticar o mundo à sua volta. Isto vai levar a população a refletir, e perceber as injustiças da sociedade de que participam, o que um governo opressor e as classes altas não desejam. Assim, precisam manter as classes mais baixas desmotivadas, sem re cursos críticos e desta maneira sem mobilidade social.

Segundo Paulo Freire – o objetivo principal da escola é ensinar o aluno a ler o mundo

e assim poder transformá-lo.

Pedro Ayoub

Escola pra quê?

A função da escola é muito complexa, relativa[,] é muito difícil de ser atingida nos dias de hoje. A escola representa uma instituição para socializar os valores, transmitir conhecimentos e valores, desenvolver as potencialidades físicas, cognitivas e emocionais dos indivíduos, a função da escola é garantir o aprendizado para que o indivíduo tenha a capacidade de exercer sua cidadania, conseguir um emprego e participar de maneira efetiva dentro da sociedade.

O sistema educacional no Brasil é quase o mesmo que no século passado, com alunos sentados em suas carteiras enfileiradas e seus professores dando suas matérias em pé na frente de todos, porém a educação é muito mais do que acontece em uma sala de aula. Atualmente a escola não tem suporte do bom senso e das ciências, é um sistema que não está funcionando.

O nosso sistema educacional pode ser considerado universal, que é realmente muito bom, mas a evasão escolar é muito alta. Alguns estudos indicam que temos uma geração de excluído, que são