2 minute read

Dora Bontempi Evasão Escolar é um Problema Social

apoio do Instituto Innocenti, do Unicef, e do Programa Mundial de Alimentos, PMA.

Também pode-se destacar, que esse problema não resultou apenas no Brasil, mas foi de ordem mundial. Desde o fechamento das escolas, em março passado, mais de 39 bilhões de merendas deixaram de ser distribuídas em todo o globo. A chefe do Unicef, Henrietta Fore, disse que, apesar das provas contundentes de que as escolas não são um centro de transmissão da Covid-19, milhões de crianças continuam fora das salas de aula. E, para os alunos que só comem no colégio, o fechamento representa mais do que perder o ensino, as crianças deixam de receber a nutrição para crescerem. Fore afirmou que, à medida em que se espera a vacina e se discute a reabertura das instituições de ensino, é preciso priorizar a merenda escolar. Ela defende mais investimento na higienização com fornecimento de sabão e água limpa em cada escola ao redor do mundo.

Advertisement

Um motivo de preocupação para o Unicef é o êxodo escolar. Com a pandemia, 24 milhões de alunos correm o risco de desistir da educação, o que causaria um retrocesso no aumento do número de matrículas, obtido nas últimas décadas. O diretor-executivo do Programa Mundial de Alimentos, David Beasley, disse que a perda da merenda escolar prejudica o futuro de milhões de crianças pobres pelo mundo. E o risco é para uma geração inteira. Durante a pandemia, houve uma redução de 39% na cobertura de serviços de merenda escolar incluindo programas de micronutrientes em países de rendas baixa e média.

Além disso, os projetos de combate à má nutrição infantil também foram prejudicados. Com o fechamento do ano passado, em alguns países, toda a merenda escolar foi suspensa. Podemos concluir, então, que a merenda escolar é essencial para muitos estudantes, e que a escola, além de ensinar crianças e jovens, serve para que muitos dos alunos de baixa renda consigam ter uma alimentação diária. Por conta desses alunos que dependem da merenda, o governo fez com que as escolas públicas tenham que oferecer a merenda de acordo com o número de estudantes. Outra observação é que a pandemia fez com que muitos alunos não conseguissem uma alimentação diária por conta da suspensão das aulas.

Dora Bontempi

Evasão Escolar é um Problema Social

Aescola tem como papel a formação conteudista, de ensinar o conhecimento de diferentes áreas visando [a] preparar os jovens para a vida adulta profissional. Além disso, o papel social da escola é extremamente importante: o desenvolvimento como indivíduo em relação ao outro, ter visão do coletivo e aprender a viver em sociedade. Porém, há várias barreiras que podem impedir essas funções de serem cumpridas e de fazerem sentido. Um forte indício disso é a evasão, um sintoma da falência educacional brasileira, cujas causas vão além da qualidade da escola e formação de professores. A evasão é um problema social. O primeiro fator que determina o abandono escolar é a baixa renda. Dados do IBGE mostram que o percentual de abandonos dos estudantes pobres, de 15 a 17 anos, sem concluir o ensino médio, é de 11,8%. Esse percentual é oito vezes maior do que os ricos (1,4%). Isso se dá pela necessidade imediata de geração de renda para apoiar a família e[,] além disso, a razão psíquica é um fator importante. A falta de conexão dos estudos com os desejos e interesses dos estudantes e também a consciência da mínima